Bebé nasce sobre asas da Força Aérea

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bebé nasce sobre asas da Força Aérea"

Transcrição

1

2

3

4 Bebé nasce sobre asas da Força Aérea 05 de janeiro 2013 Uma criança do sexo masculino nasceu esta tarde a bordo de um helicóptero EH-101 MERLIN da Força Aérea, que se encontrava a efetuar uma evacuação médica entre a ilha Graciosa e a ilha Terceira, nos Açores. O Simão foi a trigésima (30) criança e o primeiro bebé de 2013 a vir ao mundo numa aeronave da Força Aérea. Nasceu às 15H45 (hora nos Açores), quando esta sobrevoava o Monte Brasil, a poucos quilómetros do heliporto de Angra do Heroísmo. O parto foi assistido por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital de Angra do Heroísmo que horas antes acompanhou outra missão idêntica. Por pouco uma grávida de gémeos não deu à luz a bordo do EH-101 MERLIN que a transportou do Faial para o mesmo heliporto. As crianças nasceram minutos depois já no hospital de Angra do Heroísmo. As mães e as crianças encontram-se bem de saúde, num início de ano que fica marcado por mais um nascimento a bordo de uma aeronave da Força Aérea, nos Açores, tendo o primeiro ocorrido a cerca de 20 anos, em 13 de julho de 1993 na aeronave C-212 AVIOCAR. NOTA ÀS REDAÇÕES Para qualquer informação adicional contactar o Major Paulo Mineiro ( )

5 EH-101 resgata tripulante do navio GRANDE ARGENTINA Missão efetuada a 364 km a nordeste do Porto Santo. 21 de Janeiro Um EH-101 MERLIN resgatou hoje de manhã um tripulante do navio GRANDE ARGENTINA com necessidade de evacuação aeromédica imediata, devido a fortes dores torácicas, febre alta e tosse, a cerca de 364 km a nordeste do Porto Santo. Após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Força Aérea acionou um helicóptero EH-101 MERLIN, em alerta no Aeródromo de Manobra Nº3 - Porto Santo - que de imediato se aprontou para a missão e se dirigiu para a posição do navio. O tripulante, de 53 anos de idade e de nacionalidade filipina, foi resgatado pelas 11H50 através da ação do recuperador-salvador que o retirou do navio com recurso a uma maca. A missão decorreu com sucesso tendo o tripulante sido transportado para o Heliporto do Hospital Nélio Mendonça, onde aterrou pelas 14H09, em situação estável. Foi a segunda missão deste tipo efetuada este ano na Madeira, na qual o EH- 101 efetuou quatro horas de voo. Esta missão prolonga a atuação da Esquadra 751 que no passado fim de semana esteve envolvida na missão de busca e salvamento dos tripulantes do navio MERLE, ao largo de Aveiro, sob condições atmosféricas muito adversas.

6 Força Aérea na EXPONOR Demonstrações de cães militares. 26 e 27 de janeiro A Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, vai participar no 7º Salão Internacional de Zootecnia de 26 a 27 de janeiro de Demonstrações com cães militares e elementos do Centro de Recrutamento da Força Aérea marcam a presença do nosso ramo nesta Feira. Convidam-se os Jornalistas a conhecer melhor esta actividade da Força Aérea e assistir às demonstrações Cinotécnicas. Para qualquer informação adicional entrar em contacto com o Major Paulo Mineiro no local ou pelo número Fotografias de demonstrações cinotécnicas disponíveis para download através do seguinte link:

7 Força Aérea resgata tripulante ao largo da Figueira da Foz - Esquadra 751 faz nona evacuação médica este ano A Esquadra 751 da Força Aérea que comemora brevemente o seu 35º Aniversário efetuou esta quarta-feira a nona evacuação médica desde o início do ano. Esta missão foi efetuada a cerca de 52 km a noroeste da Figueira da Foz e consistiu na evacuação médica de um tripulante do navio SPARTO, com bandeira do Chipre. O homem de 46 anos de idade e nacionalidade filipina, queixava-se de fortes dores abdominais, suspeitando tratar-se de apendicite. O helicóptero EH-101 MERLIN da Força Aérea descolou da Base Aérea Nº6 Montijo pelas 10H50 e resgatou o homem pelas 11H50. Após o resgate, o helicóptero dirigiu-se para o Aeródromo de Trânsito Nº1 (AT1) Figo Maduro onde aterrou pelas 13H00, e daí transportado em ambulância para o Hospital de Santa Maria. Nota às Redações: Em anexo seguem fotografias da chegada do EH-101 MERLIN ao AT1. Dentro de momentos seguirá um outro comunicado de imprensa com link para descarregar imagens vídeo da missão.

8 Força Aérea resgata náufrago nos Açores - Homem participava na regata Vendée Globe quando foi recuperado por meios de alerta da Força Aérea A Força Aérea resgatou esta noite um homem de 43 anos de idade e de nacionalidade espanhola que participava na regata internacional Vendée Globe, num veleiro de 18m, que naufragou durante a prova, a cerca de 740Km a sul da ilha Terceira (Açores). Pelas 11H37 (Hora de Lisboa), do dia 3 de fevereiro, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada comunicou à Força Aérea que o veleiro ACCIONA 100% EcoPowered se encontrava a emitir sinais de emergência. A Força Aérea ativou de imediato uma aeronave C-295M que descolou da Base Aérea Nº4 (BA4) Lajes - pelas 14H45 em direção à posição do veleiro. Pelas 16H36, a tripulação do C-295M avistou o tripulante a bordo de uma balsa salvavidas, que estabeleceu contacto gestual e sinalizou a sua posição com recurso a flares de sinalização, indicando que se encontrava bem de saúde. Perto da sua posição estava o veleiro, naufragado. Após comunicar a situação e a posição do náufrago, a Força Aérea ativou uma aeronave EH-101 Merlin para o resgatar. O helicóptero descolou da BA4 pelas 18H05 e aterrou em Santa Maria para reabastecer. Voltou a descolar e rumou em direção à zona de operações, a cerca de 595Km a sul desta ilha. O tripulante foi resgatado pelas 23H15, revelando sinais de hipotermia. A equipa médica da Força Aérea a bordo do helicóptero prestou-lhe assistência médica e na avaliação efetuada decidiu que não necessitava de ser hopitalizado. A aeronave regressou para a BA4, onde já se encontrava o C-295M, pelas 03H30, do dia de hoje, concluindo a missão com sucesso, após 20H45 de voo totalizadas pelos meios operacionais no resgate do náufrago.

9 Força Aérea salva três vidas humanas - Esquadras de voo de alerta no Montijo e em Porto Santo empenhadas - 07 de Fevereiro 2013 As esquadras de voo 751 e 502 da Força Aérea de alerta nas bases aéreas do Montijo e Porto Santo efetuaram hoje três missões, duas de longa distância, nas quais foram salvas três vidas humanas. Uma aeronave C-295 da Força Aérea descolou da Base Aérea do Montijo para encaminhar um helicóptero EH-101 MERLIN que efetuou o resgate de um tripulante, de nacionalidade espanhola, que terá sofrido um ataque cardíaco, a bordo do pesqueiro marroquino SUENOS, a cerca de 400kms a oeste do Cabo de São Vicente. A missão decorreu em ambiente noturno sob condições atmosféricas muito adversas, com ventos fortes e vagas de 5 a 7 metros. Após uma primeira tentativa e depois de esgotado o tempo de permanência na zona de operações, o helicóptero EH-101 Merlin regressou para reabastecer. Retomou a missão e retirou o tripulante com sucesso, transportando-o para o Aeródromo de Trânsito Nº1 (AT1) Figo Maduro, de onde seguiu em ambulância para o Hospital de São José, em situação estável. Também duas aeronaves C-295 efetuaram duas evacuações médicas, uma do Montijo para a ilha Terceira e daqui para o AT1 e outra do Porto Santo para o Funchal, na Madeira. Os meios aéreos empenhados totalizaram cerca de 22 horas de voo em missões de interesse público. Nota à Comunicação Social: Para mais informações contactar o Major Paulo Mineiro através do seguinte número Poderá descarregar imagens da missão através do seguinte link: %2036%2718%20w011%2740/VIDEO_TS/VTS_01_2.VOB

10 Visita a Força Aérea na LeiriModel. 09 e 10 de fevereiro A Força Aérea vai estar presente na exposição de miniaturas LeiriModel, que decorre este fim de semana (9 e 10 de Fevereiro), no Centro Cultural de Sant Ana, em Leiria. A Sessão de Abertura vai ter lugar pelas 15H00 de sábado, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Miguel de Castro, e do Comandante da Base Aérea Nº5 Monte Real, Coronel Paulo Mateus. Os mais destemidos vão poder entrar num F-16 e visitar a exposição sobre Busca e Salvamento, com alguns equipamentos utilizados para salvar vidas em terra e no mar. Para além de poder falar com pilotos ou elementos das equipas de manutenção das aeronaves, os visitantes vão poder esclarecer dúvidas e candidatar-se ao ingresso na Força Aérea junto do stand de divulgação do Centro de Recrutamento da Força Aérea, presente no evento. Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes no sábado, informando desde já que o Major Paulo Mineiro ( ) se encontra disponível para qualquer esclarecimento.

11 Força Aérea Portuguesa realiza REAL THAW 2013 A Força Aérea Portuguesa vai realizar entre os dias 11 e 22 de fevereiro o seu exercício anual tático, o REAL THAW 2013 (RT13). O RT13, coordenado a partir da Base Aérea Nº5, em Monte Real, tem como principais objetivos treinar, qualificar e aprontar as forças participantes para as exigências que estrategicamente se apresentam hoje a Portugal e às Alianças Internacionais de que o país faz parte. Para o cumprimento destes objetivos estão planeadas missões aéreas e terrestres, que decorrerão em Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego, e que irão dotar os participantes de competências técnicas para os desafios das atuais operações militares. Conscientes de que a preparação e treino são necessários, participarão também no RT13 a Marinha, o Exército, e a nível internacional, forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da NATO e duas aeronaves da COBHAM. NOTA ÀS REDACÇÕES: O RT13 tem uma página na Internet dedicada ao exercício ( na qual os Órgãos de Comunicação Social poderão consultar e recolher toda a informação sobre o mesmo. Para efeitos de agendamento de reportagens contactar: Capitão Nuno Paixão

12 Ministro da Defesa Nacional assiste ao exercício REAL THAW fevereiro.2013 O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assiste ao exercício REAL THAW 2013, amanhã, dia 19 de fevereiro, na Base Aérea de Monte Real. Programa: 10H00 Chegada do Ministro da Defesa Nacional à Base Aérea de Monte Real 10H30 Briefing tático do Real Thaw H30 12H10 13H30 14H00 Visita à área de operações Almoço Observação das descolagens da tarde Fim do programa NOTA ÀS REDAÇÕES: Os órgãos de comunicação social (OCS) interessados em fazer a cobertura mediática do evento deverão contactar previamente as Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa: Capitão Paixão ou Alferes Ribeiro Informa-se os OCS interessados que se deverão dirigir à Porta de Armas da Base Aérea de Monte Real, até às 9H45.

13 Há 45 anos no Dever da Memória - Museu do Ar comemorou 45º aniversário e está entre os melhores do mundo de fevereiro Foi sob o mote Dever da memória que se comemorou o 45º Aniversário da criação do Museu do Ar (MUSAR). É o assinalar de um marco histórico de elevada importância para este espaço repleto de memórias da aviação, e para os portugueses e estrangeiros, entusiastas e apaixonados pelas aeronaves e pela história, ou simplesmente curiosos, que hoje se assinalou em Sintra. No decorrer da cerimónia, que contou com a presença de individualidades militares e civis, de entre as quais, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Fernando Seara, o Diretor do MUSAR, Coronel Antero Coutinho, proferiu uma breve alocução na qual se referiu à história, à importância da preservação do património da aviação e do conhecimento público, enriquecido pelos novos espaços que o MUSAR coloca atualmente à disposição de quem o visita. Este espaço museológico que ao longo destes anos recuperou e inventariou muito do património da Aviação em Portugal, tanto com atividades de restauro e recuperação de aeronaves e objetos aeronáuticos, bem como de recolha de testemunhos documentais, é hoje herdeiro de perto de peças, entre aeronaves, motores, hélices, equipamentos de voo e de navegação, painéis de instrumentos, simuladores, fardamentos, troféus aeronáuticos e vários objectos dos Pioneiros da Aviação Portuguesa, incorporando também dois valiosos acervos, da TAP e da ANA. O Museu do Ar que comemora 45 anos é considerado uma das vinte melhores coleções do mundo.

14

15

16 .17 de março de Como é público, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, determinou, em 11 de novembro de 2012, a abertura de um processo de averiguações para apuramento dos factos alegadamente praticados por uma militar da Força Aérea e que foram veiculados pela comunicação social. Uma vez concluído o processo de averiguações, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea determinou a abertura de um processo disciplinar por existirem indícios de infração de deveres militares. Concluído que está o processo disciplinar, informa-se que: 1 Ficou provada a violação grave de deveres militares; 2 Foi aplicada a sanção disciplinar de Cessação Compulsiva de Contrato, tendo a militar passado à disponibilidade em 08 de março de 2013.

17 Força Aérea resgata homem arrastado pela ribeira de S. Romão. 01 de abril Um helicóptero da Força Aérea salvou esta tarde um homem de 54 anos de idade que se refugiou no tejadilho da viatura em que seguia quando foi arrastada pela subida do caudal da Ribeira de São Romão, em Alcácer do Sal. Após pedido de apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil nesta missão, a Força Aérea empenhou um EH-101 MERLIN, da Esquadra 751, de alerta na Base Aérea Nº6 (BA6) Montijo que descolou pelas 13H40, atingindo a zona de operações 20 minutos depois. No local, o recuperador-salvador desceu para as águas da ribeira e nadou até junto da viatura, praticamente submersa. Retirou o homem do tejadilho e resgatou-o para bordo da aeronave, que aterrou na margem da ribeira onde se encontravam equipas dos Bombeiros de Torrão, que lhe prestaram os primeiros cuidados médicos no local. Após esta operação bem sucedida, o helicóptero abandonou o local e regressou à BA6, pelas 14H45. Esta é a vida 2851 salva pela Esquadra 751 que se encontra a comemorar 35 anos ao serviço de Portugal.

18 Força Aérea resgata inglês de paquete - Passageiro evacuado por helicóptero da Esquadra de abril Um helicóptero da Força Aérea efetuou esta tarde uma operação de salvamento de um passageiro do paquete SAGA SAPPHIRE, que se encontrava a cerca de 140 quilómetros a noroeste de Cascais. Após receber o pedido de assistência, foi desencadeada de imediato a missão de evacuação médica urgente do passageiro. Um EH-101 MERLIN de alerta na Base Aérea Nº6, no Montijo, descolou às 12H25 atingindo a zona de operações poucos minutos depois. No local, o passageiro do paquete, um cidadão de nacionalidade inglesa, de 79 anos de idade, que terá sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), entretanto estabilizado pela equipa médica a bordo, foi resgatado por um recuperador salvador, com recurso a uma maca. A retirada do passageiro e da sua esposa, que o acompanhou, ocorreu com sucesso, pelas 13H32, tendo posteriormente aterrado no Aeródromo de Trânsito Nº1 Figo Maduro - às 13H52. O passageiro foi transportado de seguida numa ambulância para o Hospital de Santa Maria Lisboa em situação estável. NOTA: Poderá descarregar o filme da missão através do seguinte link disponível até 22 de abril 2013: /ae5ef57c72c382b86c616b1c48541c0c /c95712

19 Força Aérea na de abril de 2013 Entre os dias 26 e 29 de abril a Força Aérea Portuguesa (FAP) está presente em mais uma edição da Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre na Exponor, no Porto. Para todos aqueles que queiram conhecer a missão da Força Aérea, suas especialidades, meios e atividades, este ano a FAP tem em exposição o helicóptero ALOUETTE III, que comemora 50 anos de operação; o veículo de comunicações aéreas avançadas HUMVEE; equipamentos de Busca e Salvamento; a cadeira de Barany; o simulador de voo e uma galeria fotográfica, na qual estão retratadas as diferentes tipologias de missão deste Ramo das Forças Armadas. Para além da área expositiva, todos os dias pelas 15H00, a Equipa de Demonstração Cinotécnica da Força Aérea vai efetuar vários exercícios que exemplificam o trabalho diário que é feito com os cães militares, nas vertentes de guarda e deteção de estupefacientes e explosivos. NOTA ÀS REDAÇÕES: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a visitar o Espaço da Força Aérea na Qualific@, devendo para o efeito contactar o Chefe da Área de Informação Pública, Major Paulo Mineiro, através do número

20 BUSCAS AO VELEIRO FRANCÊS GRAIN DE SOLEIL - 27 de abril No dia 24 de abril de 2013, pelas 17h37, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) recebeu um alerta de socorro do veleiro francês Grain de Soleil com 03 (três) tripulantes a bordo a 680 milhas (1260 Km) de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Foi alertada, de imediato, a navegação na área através de aviso à navegação para uma possível ação de salvamento, tendo sido divergidos para a área dois navios mercantes que navegavam nas imediações, assim como ativados os meios aéreos da Força Aérea Portuguesa que ficaram logo prontos para se deslocarem para o local assim que estivessem reunidas as condições para as buscas. As condições meteorológicas no início das buscas eram bastante adversas, com ventos até 80 Km/h, ondas entre os oito e os dez metros e temperatura da água do mar de 18ºC. Aos primeiros alvores do dia 25, o meio aéreo (C-295M), sediado na Base das Lajes (ilha Terceira), foi deslocado para área de busca. A busca pelos 3 tripulantes continuou ao longo de todo o dia 25. No dia 26 juntaram-se aos meios já existentes (navegação mercante, e C-295M) uma aeronave P-3C ORION vinda da Base Aérea de Beja (com capacidade superior de patrulhamento marítimo) e uma aeronave FALCON 50 francesa (voluntariamente cedido pelo MRCC Gris-Nez, de França). Como resultado das buscas, foram detetados destroços a cerca de 46 milhas (85 Km) a sul da posição inicial de alerta. As buscas ativas continuarão até ao pôr do sol do dia 27 com meios dedicados (P3-C ORION). A partir dessa altura será mantido aviso geral à navegação e solicitada colaboração a todos os navios em trânsito na área, reativando-se uma busca mais ativa caso surjam novos indícios. Até ao momento, a Força Aérea já totalizou nesta missão cerca de 21h50 de voo com a aeronave C-295 M e cerca de 15H50 com a aeronave P-3C ORION.

21 Cerimónia de ativação da Estação de Radar N.º 4-08 de Maio de Realiza-se amanhã, dia 9 de maio, no Pico do Areeiro ilha da Madeira, a cerimónia de ativação da Estação de Radar N.º4 (ER4), que será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro. A cerimónia terá o seguinte programa: 14H30 Chegada do GEN CEMFA à Unidade; 15H00 Início da Cerimónia Militar; Honras militares ao GEN CEMFA; Imposição de Condecorações; Cerimónia de Ativação da ER4, com leitura do documento legal que a determina; Entrega do Estandarte da Unidade; Alocução do Comandante da Unidade; Alocução do GEN CEMFA; 15H30 Descerramento da Placa Alusiva à Ativação da ER4; Visita à ER4; 16H00 Fim da cerimónia. NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social que queiram estar presentes na cerimónia deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea, através do número (Major Paulo Mineiro). Hora de chegada limite à ER4 14H15. ANEXO: Informações complementares (Resenha histórica da ER4 e biografia do Comandante). 1

22 RESENHA HISTÓRICA A criação da Estação Radar N.º 4 (ER4), situada no Pico do Areeiro, na ilha da Madeira é parte integrante e fundamental do projeto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) ao arquipélago da Madeira. Depois da concretização deste projeto na área de Portugal Continental, a sua natural extensão à Madeira, denominada Fase 3 (POACCS III), foi considerada, dentro da localização geoestratégica e da definição de ameaça atual, prioritária relativamente à posterior e completiva extensão ao arquipélago dos Açores (Fase IV). O POACCS III, operante em efetividade durante 24 horas por dia e durante todo o ano, com as suas capacidades próprias, para além de ampliar o alcance essencial da defesa aérea nacional, permitindo a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional (EEIN), e ser um fator persuasor e determinante na afirmação de soberania permite ainda aumentar substancialmente a eficácia e segurança no cumprimento de outras missões de interesse público, designadamente missões de alerta, busca e salvamento, fiscalização das atividades de pesca e da prática de atos ilícitos, e ao mesmo tempo a proteção do ambiente. No âmbito da segurança da navegação aérea, acrescente-se que a disponibilização do sinal do radar secundário da Madeira, ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, contribuirá para a melhoria no controlo e segurança do tráfego aéreo desta região. Considera-se como data oficial do início deste projeto o dia 19 de novembro de 1999, tendo os respetivos Requisitos Operacionais sido aprovados em 11 de janeiro de A escolha do local da instalação desta Estação Radar, das particularidades das necessárias infra-estruturas, sua construção e monitorização e do arranjo paisagístico da zona envolvente, resultaram dos referidos Requisitos Operacionais, de estudos prévios in loco, do Estudo de Incidência Ambiental do IDAD (da Universidade de Aveiro) e de recomendações da Comissão Europeia. Neste sentido, no dia 6 de agosto de 2004 foi, então, assinado o contrato técnico (POACCS III) de fornecimento e instalação dos equipamentos em causa com a firma Indra Systems, S.A, que compreendia, essencialmente, um radar de defesa aérea primário, tridimensional, de longo alcance (LANZA 3-P), um radar secundário (Monopulse Secondary Surveillance Radar MSSR), conjuntamente com comunicações associadas (UHF e VHF) e um novo subsistema de Link 11 (este último subsistema instalado na ilha de Porto Santo). Por sua vez, o concurso relativo à construção das infraestruturas da Estação de Radar foi outorgado em 9 janeiro de 2009 à firma construtora FDO. No final do mês de maio de 2011 foi concluída a obra de construção civil e a 1 de junho desse mesmo ano a Estação passou a ser ocupada 24 horas por dia 2

23 pelos militares afetos a esta Unidade, iniciando-se assim, nesta data, a implementação da ER4. O radar da ER4, situado a metros de altitude, cuja instalação está sujeita a fortes condicionalismos e circunstâncias meteorológicas adversas, sobretudo nos meses de Inverno, como seja a neve, acumulação de gelo e ventos fortes, começou a transmitir o primeiro sinal de radar para o CRC (Centro de Relato e Controlo) Monsanto em 9 de maio de 2012, considerandose, assim, este dia o dia da Unidade. A ER4 foi ativada no dia 18 de Fevereiro de 2013, tendo sido nomeado Comandante desta nova Unidade da Força Aérea o TCOR/ENGEL Sérgio Manuel Silvestre da Cruz. 3

24 Nota Biográfica do Comandante O Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico Sérgio Manuel Silvestre da Cruz nasceu em Setúbal, a 15 de julho de 1969, reside atualmente em Setúbal. É casado com Elisabete e tem um filho, Gonçalo. Ingressou voluntariamente na Força Aérea a 01 de março de 1989, no CI2 da Base Aérea N.º 2 na Ota, como Soldado Cadete onde durante dois meses e meio recebeu a instrução básica militar, tendo em vista o futuro ingresso no Curso de Oficiais Milicianos na Especialidade de Técnicos de Manutenção de Material Aéreo a 13 de maio de Nesta data é promovido a Aspirante a Oficial Miliciano onde frequentou cerca de um ano o Curso atrás referido. Em 12 de fevereiro de 1990 já com este Curso concluído é colocado na Base Aérea N.º 11, assumindo inicialmente as funções de Técnico Auxiliar das Publicações Técnicas e Adjunto do Chefe da Secção de Análise de Produção da Esquadra de Material daquela Unidade. A 13 de maio de 1990, é promovido ao posto de Alferes Miliciano e a 06 de julho desse ano é nomeado Chefe da Secção de Análise de Produção. A 11 de março de 1991 é colocado na 3.ª Repartição da Direção de Mecânica Aeronáutica como Gestor de Programas da 3.ª Secção. Ingressou na Academia da Força Aérea a 28 de outubro de 1991 no Curso Superior em Ciências Militares (Engenharia Eletrotécnica no ramo de Energia e Sistemas) concluindo o mesmo a 06 de abril de Durante este Curso foi promovido ao posto de Tenente Miliciano a 13 de maio de 1993 e a Tenente do Quadro Permanente a 01 de outubro de A 06 de maio de 1998 foi colocado na 3.ª Repartição na Secção de Infraestruturas Elétricas da Direção de Eletrotecnia tendo como funções atribuídas Engenheiro Projetista nas áreas de eletricidade, telecomunicações e instalações especiais, acumulando a fiscalização e o acompanhamento de obras em algumas Unidades da Força Aérea, donde se destaca a Base Aérea N.º 5. Para além destas funções assumiu também a responsabilidade técnica na área de energia e sistemas dessas Unidades. Frequentou o Curso Básico de Comando no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea no período compreendido entre 8 de janeiro a 30 de março de 2001, tendo sido posteriormente promovido ao posto de Capitão a 01 de outubro deste mesmo ano. De 10 de dezembro de 2001 a 15 de setembro de 2002 esteve colocado no Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea desempenhado as funções de Comandante Esquadrilha dos Cursos CBTMA, 1.º, 2.º e 3.º anos. Após este período regressa à Direção de Eletrotecnia, nomeadamente na 3.ª Repartição na Secção de Infra-estruturas Elétricas, assumindo as mesmas funções que já tivera no passado nesta Direção. 4

25 De 30 de outubro de 2006 a 6 de junho de 2007, frequentou o curso de Promoção a Oficial Superior, no Instituto de Estudos Superiores Militares, sendo promovido ao posto de Major a 01 de outubro de Entre 08 a 19 de outubro de 2007 frequentou o Curso de Fundamentos de Radar - Sistema RSRP, emanado pela Força Aérea, ministrado nas instalações da Estação de Radar N.º 1. De 29 a 30 de outubro de 2007 frequentou o LSAR Data Retrieval Tool Training Course, ministrado pela INDRA, no EMFA (Alfragide). De 26 de novembro a 11 de dezembro de 2007 frequentou o Curso Radar Fundamentals: Modern Radar Technology, Radar Design Philosophy, ministrado pela Universidade de Alcalá (Espanha). De 26 de novembro de 2007 a 25 de janeiro de 2008 frequentou o Curso LANZA 3P Radar System Engineers, ministrado pela INDRA, em Torrejón de Ardoz (Espanha). De 11 de junho de 2008 a 10 de março de 2009 esteve colocado na Direção de Infra-Estruturas no Gabinete de Programação e Controlo. Em 11 de março de 2009 regressa à Direção de Eletrotecnia, transitando em 01 de outubro do mesmo ano para a Direção de Engenharia e Programas, nomeadamente para o SICCAP, no sentido de abraçar o Projeto POACCS PHASE III Extenção ao Arquipélago da Madeira, sendo posteriormente nomeado pela Direção de Pessoal como Comandante Indigitado da futura Estação de Radar N.º 4 (ER4). Entre 01 a 09 de março de 2010, frequentou o Curso Material Communications / Link11 Maintenance Technicians at Madeira Site, ministrado pela INDRA, em Torrejón de Ardoz (Espanha). A partir desta altura começou a deslocar-se com maior frequência à Ilha da Madeira, tendo como objetivo inicial criar as condições mínimas e necessárias de habitabilidade dos apartamentos afetos à ER4. Em 03 de setembro de 2010 é colocado em diligência permanente na ER4, tendo como finalidade principal assistir à montagem dos vários sistemas radar e de comunicações, assim como iniciar a implementação e criação da Unidade. De 25 de outubro a 09 de novembro de 2012 frequentou o Training Course Material Radar Maintenance Technicians for POACCS PHASE III Project, ministrado pela INDRA, no Pico do Areeiro (Madeira). Entre 12 e 16 de novembro de 2012 frequentou o Training Course Material Communications Maintenance Technicians for POACCS PHASE III Project, ministrado pela INDRA, no Pico do Areeiro (Madeira). A 18 de fevereiro de 2013 foi colocado na Estação de Radar N.º 4 e nomeado Comandante desta nova Unidade militar. Foi promovido ao posto atual em 01 de outubro de 2012 e na sua folha de serviços, constam vários louvores e uma condecoração, nomeadamente a medalha de prata de comportamento exemplar. 5

26 Juramento de Bandeira na Academia da Força Aérea. 10 maio Realiza-se amanhã, dia 10 de maio, a Cerimónia de Juramento de Bandeira na Academia da Força Aérea, em Sintra. Nesta cerimónia, que será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, serão 23 os alunos do 1º ano do Ensino Universitário que jurarão Bandeira e 44 os alunos, quer do Ensino Universitário quer do Ensino Politécnico, que receberão a Espada. Programa: Nº1; 14H00 Hora limite de chegada dos OCS à Porta D Armas da Base Aérea 14H30 Início da Cerimónia Militar; Apresentação das Forças em Parada; Integração do Estandarte Nacional; Alocução alusiva à Cerimónia; Leitura dos deveres militares; Leitura da fórmula do Juramento de Bandeira; Bênção das espadas; Entrega das espadas; Cerimónia do Beijo à Bandeira ; Desfile das Forças em Parada; 15H40 Final da Cerimónia. Nota às redações Informa-se aos Órgãos de Comunicação Social (OCS), que desejem estar presentes, que deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea até às 11h00 do dia 10 de maio. Contactos: Tenente David Cavaco

27 FORÇA AÉREA FORMA MILITARES DA LITUÂNIA E MARROCOS - 10 de maio de 2013 A Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea, está a realizar um Curso de Sobrevivência em Terra e na Água, de 06 a 17 de maio de O Curso de Sobrevivência em Terra e na Água tem o objetivo de dotar um militar ou grupo de militares de várias valências, táticas, técnicas e procedimentos que serão primordiais para sobreviver quer em terra, quer na água, em situação de um abandono forçado de uma aeronave em voo ou após acidente. Este curso é igualmente realizado no âmbito das Relações Bilaterais que Portugal tem com outros países, nomeadamente Argélia, Lituânia e Marrocos. Este último, elegeu a Força Aérea para formar e auxiliar na criação de um Centro de Treino e Sobrevivência Nacional. Programa: 1ª Semana (06 a 10MAI13) Aulas teóricas no CTSFA Prática de Sobrevivência em Terra no Campo de Tiro: - Abrigos; - Fogo e Fogueiras; - Armadilhas; - Obtenção de água e comida; - Primeiros Socorros; - Travessia de pequenos cursos de água; - Transposição de Obstáculos; - Orientação e Topografia diurna e noturna; - Encaminhamento de aeronave; - Recuperação por guincho. 1

28 2ª Semana (13 e 17MAI13) Aulas teóricas no CTSFA Adaptação ao Meio Aquático Prática de Sobrevivência na Água em Tróia (15 a 17MAI13): - Transposição de Obstáculos na Água; - Arrastamento Ventral e Dorsal; - Permanência; - Recuperação por guincho; - Parasailing. NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social que desejem efetuar reportagem sobre o Curso deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea, através do número (Capitão Nuno Paixão). 2

29 Noite dos Museus no Museu do Ar - 18 de maio No âmbito do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus o Museu do Ar, em Sintra, abre as portas ao público em geral, amanhã, dia 18 de maio, a partir das 10H00, com várias atividades e eventos que pretendem assinalar a efeméride e dar a conhecer este espaço de Memória e de História. Entre as 10H00 e as 00H00, quem se deslocar ao Museu do Ar vai poder visitar o acervo aeronáutico nacional e, através de visitas guiadas, agendadas para as 11H00 e 15H00, conhecer em detalhe algumas das peças em exposição. Para quem é amante de cinema, e sendo o Museu do Ar um espaço museológico dedicado à Aviação, vai poder assistir, pelas 20H00, na sala multimédia, ao filme "O Aviador" de Martin Scorsese. ENTRADA LIVRE NOTA: Cartaz em anexo.

30 F-16 aterra em Elvas. 04 de junho No âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizam este ano em Elvas, a Força Aérea está a partir de hoje a montar um caça F-16, no Parque do Viaduto. Convidam-se os senhores jornalistas a visitarem o local e a montagem dos meios operacionais, pela primeira vez nesta cidade. Esta é a oportunidade dos mais curiosos verem de perto esta aeronave, antes do arranque do programa das Comemorações, que se inicia a 7 e termina a 10 de junho. A Força Aérea estará presente na exposição de Atividades Militares Complementares, onde terá à disposição dos visitantes: um caça F-16; um helicóptero ALOUETTE III; uma viatura táctica (HUMVEE); uma viatura blindada e de transporte de pessoal APC CONDOR; uma tenda de exposição onde estão integrados um simulador de voo, uma cadeira de desorientação espacial (Barany) e vários equipamentos utilizados nas missões efetuadas pela Força Aérea. NOTA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL: Os OCS interessados em obter mais informação sobre os meios da Força Aérea em exposição deverão contactar o Major Paulo Mineiro através do número

31 Cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4-05 de junho de Realiza-se amanhã, dia 5 de junho, a cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 (BA4), Lajes, que será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro. Programa: 11H00 - Início da Cerimónia Militar: Apresentação das Forças em Parada Integração do Estandarte Nacional na Formatura Alocução proferida pelo Comandante Rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade Cerimónia de Homenagem aos Mortos Imposição de Condecorações e entrega de Pergaminhos Comemorativos Desfile das Forças em Parada 12H30 - Fim da Cerimónia Militar NOTA aos OCS: Consulte o Press Kit com informação sobre a BA4 nas páginas seguintes.

32 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT * Antecedentes Históricos * Em 1926 tem lugar a primeira ligação aérea nacional LISBOA-AÇORES, sendo realizada em hidroavião FOKKER, oferecido à Aviação Portuguesa por Açorianos residentes na América do Norte. Em 1928, é nomeado o Tenente-Coronel CIFKA DUARTE para estudar a possibilidade de construir um aeroporto numa das Ilhas dos Açores, concluindo-se que a pista deveria ser construída na Achada, zona planáltica entre a cidade de Angra do Heroísmo e as Lajes, na Ilha Terceira. Em 04OUT30 foi solenemente inaugurado o Aeródromo da Achada com a descolagem do AVRO, um monomotor, biplano, ao qual foi simbolicamente dado o nome de Açor, tornando-se no primeiro aparelho a descolar de solo terceirense. A honra de o pilotar coube ao Capitão FREDERICO COELHO DE MELO, natural da freguesia de Altares, na Terceira. O retângulo da pista tinha 600 metros de comprimento e 70 metros de largura. Em 1934, o Serviço de Engenharia Militar, na sequência de estudo do Coronel EDUARDO GOMES DA SILVA, natural da ilha Terceira, inicia a construção de uma pista de terra compactada na planície das Lajes, sob a supervisão do Capitão Eng.º MAGRO ROMÃO. Em 1941, face à evolução da II Guerra Mundial, o Governo Português destaca para os Açores um Corpo Expedicionário, entre o qual se contam duas Esquadrilhas de Caça equipadas com aviões Gladiator. Uma (N. 1 comandada pelo Capitão Piloto Aviador Rodrigues Costa) destina-se a Santana, em S. Miguel e a outra (N. 2 comandada pelo Tenente Piloto Aviador Manuel Pinto Machado de Barros) destina-se às LAGENS, na ilha Terceira. Em 04AGO42, segundo narra o artigo 6. da Ordem de Serviço do Grupo de Esquadrilhas N. 2, as Forças de Aeronáutica nos Açores passaram a constituir a Base Aérea N. 4, no Aeródromo de SANTANA em S. Miguel, e a Base Aérea N. 5, no Aeródromo das LAGENS na Terceira. Em 08OUT43, após acordo assinado invocando a velha aliança existente entre Portugal e a Inglaterra, o Grupo-247 das Forças Inglesas chega à Terceira, aqui permanecendo até JUN46. De entre os melhoramentos e construções efetuadas destaca-se o revestimento da pista, construída pelos portugueses, com placas metálicas. Trinta dias após o desembarque inicial das Forças Inglesas, era afundado o primeiro submarino alemão.

33 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT Em FEV44 é a vez dos Estados Unidos aqui se instalarem com destacamentos da Força Aérea, da Marinha e do Exército. Em princípios de 1945, os EUA transferem o Destacamento para a Ilha de Santa Maria onde constroem o Aeroporto a partir do qual operam, enquanto os ingleses se mantêm nas Lajes. Em 03JUN46, após o final da guerra, termina a cedência da Base Aérea das Lajes à Grã-Bretanha. A Bandeira Britânica é arriada, içando-se a Bandeira Portuguesa na presença de representantes dos governos Português e Britânico. Em 1946, com a saída dos britânicos, um destacamento das Forças dos EUA transfere-se definitivamente para a BA4 (Lajes). A partir daí o aeródromo passa por uma série de melhoramentos, a estrutura da Base é reorganizada e assiste-se a um aumento considerável do movimento de aeronaves, como os BOEING B-17, DOUGLAS C-54, ALBATROZ SA-16, SYKORKY SH-19 e DAKOTA C-17, que passam a operar a partir das Lajes. À BA4 foi atribuída a missão de Busca e Salvamento. Secundariamente, executam-se missões de Reconhecimento Meteorológico, de Transporte Aéreo e de Formação de Pilotos e Navegadores para aviões plurimotores. De 1946 a 1961 a BA4 cumpre eficazmente a sua missão, sendo notório o abrandamento da sua atividade a partir daí, uma vez que o centro das atenções se transfere então para a guerra em África. Em 1978 a BA4 é integrada no Comando Aéreo dos Açores, sendo-lhe atribuída uma missão que engloba a Busca e Salvamento, o Transporte Tático e o Patrulhamento Marítimo na área do Arquipélago, atividades que continuam hoje como parte integrante da sua missão. As suas unidades aéreas desempenham, ainda, um papel preponderante no apoio às populações e autoridades civis locais, nomeadamente através das evacuações sanitárias e do transporte inter-ilhas. Testemunho do cabal cumprimento das missões atribuídas é a condecoração da BA4 com a medalha de ouro dos serviços distintos, concedida em 16JUL80 pelo Presidente da República, bem como o louvor e a medalha de ouro de serviços distintos concedidos ao Grupo Operacional 41 pelo Ministro da Defesa Nacional, respetivamente em 23 e 29MAI91. Em 1993 o dispositivo da Força Aérea nos Açores sofre grandes alterações. Assim, pelo Dec-Lei n.º 51/93, de 26FEV, é extinto o Comando Aéreo dos Açores ficando a Força Aérea a dispôr no Arquipélago unicamente de uma Unidade Base: a Base Aérea N. 4. Consequentemente, o CEMFA, através do Despacho n.º 22/93, de 08OUT, determina a reorganização da BA4, de que se salienta a extinção das Esquadras 503 e 752, aglutinadas numa única Esquadra, a 711, constituída por duas Esquadrilhas equipadas com as aeronaves das suas antecessoras e por uma Esquadrilha de Manutenção de Aeronaves.

34 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT Em 1995, através do Dec-Lei n.º 148/95 é alterada a estrutura orgânica da Força Aérea, sendo reativado o Comando da Zona Aérea dos Açores, que transitoriamente adota e funciona com a estrutura orgânica do extinto Comando Aéreo dos Açores. Por alvará de 01JUN00, considerando o elevado mérito dos serviços prestados à Comunidade, foi a Esquadra 711 da BA4 agraciada pelo Presidente da República com o Título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Mais recentemente, por alvará de 21JUL06, considerando a forma exemplar, com total dedicação e elevado profissionalismo como ao longo dos anos e em todas as circunstâncias vem desempenhando as exigentes missões que lhe têm sido atribuídas no âmbito da defesa integrada do território nacional, do salvamento de vidas humanas e do apoio às populações da Região Autónoma dos Açores, designadamente em situações de catástrofe, calamidade ou acidente, a BA4 foi agraciada pelo Presidente da República com o Título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Em 30NOV06, após 30 anos de serviço nos Açores, terminou a operação dos SA330 PUMA na Força Aérea. Em 11ABR07 foi desativada a Esquadra 711 Albatrozes, sendo simultaneamente ativado o Destacamento Aéreo nos Açores do C212 AVIOCAR. Em 24SET08, foi reativada a Esquadra 752 a operar com a aeronave SA330S PUMA. Em 12MAR10 e após 34 anos de serviço, o C212 AVIOCAR cessou a sua operação neste arquipélago. Em 05ABR2011, a frota Puma cessou a sua missão operacional na BA4.

35 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT * Biografia do Comandante da BA4 * O Coronel Piloto-Aviador Eduardo Jorge Pontes de Albuquerque Faria nasceu em Barcelos, em dezembro de Está habilitado com o Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa, tendo efetuado o seu estágio final de Pilotagem nos Estados Unidos da América. Possui o Curso de Promoção a Oficial Superior, Curso NATO STAFF OFFICER, Estágio CIMIC (UK), Estágio de Estados Maiores Conjuntos e vários cursos e estágios relacionados com a área de pilotagem aeronáutica. Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos das Forças Armadas, nomeadamente a Academia Militar, Escola Militar de Eletromecânica, Base Aérea N.º 1 (Sintra), Base Aérea N.º 3 (Tancos), Base Aérea N.º 6 (Montijo), Gabinete do Chefe do Estado Maior da Força Aérea, CINCSOUTHLANT (Oeiras), onde foi responsável pelos assuntos relacionados com o Diálogo do Mediterrâneo, Parceria para a Paz (PfP) e do "Plans and Policy Officer". Já na Base Aérea N.º 4 assumiu, em 2001, o comando da extinta Esquadra 711. Em maio de 2005, comandou o Destacamento de C-130 em Kabul, enquanto desempenhava as funções de Comandante do Grupo Operacional 41 da Base Aérea N.º 4. Em setembro de 2007, assumiu o cargo de Adido de Defesa na Embaixada de Portugal em Roma, acumulando as suas funções com a Turquia e Israel, até junho de Em junho de 2010, assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Zona Aérea dos Açores, tendo acumulado as funções de Piloto Comandante de SA330-Puma até fevereiro de 2011, aeronave na qual contabiliza cerca de 4000 horas de voo. O Coronel Eduardo Faria, tomou posse como Comandante da Base Aérea N.º 4 em 26 de outubro de 2012 e da sua folha de serviços, constam, entre outras, a Medalha de Mérito Militar 1ª Classe, Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, Medalha de Ouro de Serviços Distintos - coletiva (Presidente da República), a Medalha "NATO Non-Article Five", Medalha de S. Jorge 1.ª Classe e vários louvores ao nível de General/Almirante e Coronel.

36 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT * Missão * A Base Aérea N.º 4 enquadra-se nos Órgãos de Implantação Territorial e funciona da dependência hierárquica do Comando da Zona Aérea dos Açores, constituindo-se uma Unidade de Base que tem por missão: Garantir a prontidão das Unidades Aéreas atribuídas ou a atribuir em reforço; Garantir o apoio logístico e administrativo de unidades e órgãos nela situados mas dependentes de outros comandos; Garantir a exploração dos serviços de aeródromo; Garantir a segurança militar e a defesa imediata da área onde se encontra implantada e de outros pontos sob a sua jurisdição; Garantir a prontidão dos meios para as atividades de Busca e Salvamento na área atribuída. A Base Aérea N.º 4, onde estacionam forças estrangeiras, tem ainda por Missão assegurar o respeito pela soberania nacional, nos termos que estiverem estabelecidos nos acordos internacionais assumidos. * Destacamentos Aéreos * A Esquadra 751 (PUMAS), atualmente sedeada na Base Aérea N.º 6 Montijo, mantém em permanência um Destacamento Aéreo nos Açores com 1 aeronave Agusta-Westland EH-101 Merlin e uma tripulação. Missão Primária: Executar operações de busca e salvamento. Missão Secundária: Executar operações de Evacuação Sanitária. Executar operações de transporte aéreo geral.

37 Comemorações do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 PRESS KIT Motor: 3 motores Rolls Royce Turbomeca RTM 322-MK 250 Velocidade máxima 150 kts Velocidade cruzeiro 130 kts Teto máximo fts Peso máx descolagem 00 Kg Peso máx. de carga Kg Dimensões: Comprimento 19,3 0 Mts Altura 6,61 Mts Diâmetro 18,6 0 Mts A Esquadra 502 (ELEFANTES), atualmente sedeada na Base Aérea N.º 6 - Montijo, mantém em permanência um Destacamento Aéreo nos Açores com 1 aeronave EADS C-295M e uma tripulação. Missão Primária: Executar operações de transporte aéreo tático. Missão Secundária: Ministrar instrução complementar de pilotagem em aviões plurimotores, e instrução de navegação. Executar operações de busca e salvamento. Executar operações de transporte aéreo geral. Motor: 2 Motores Pratt & Whitney Canada PW-127G turbo hélice Velocidade máxima 470 Km/h Velocidade cruzeiro 410 Km/h Teto máximo 9900 m Peso máx descolagem 00 Kg Peso máx. de carga Kg Dimensões: Comprimento 24,5 Mts Altura 8,6 Mts Envergadura 25,8 Mts

38 Tripulante de navio resgatado por EH-101 ao largo de Sines.14 de junho de Um helicóptero EH-101 MERLIN, operado pela Esquadra 751, efetuou ao início da tarde do dia 14 de junho, ao largo de Sines, o resgate de um tripulante do navio mercante CELTIC VENTURE, que apresentava dificuldades respiratórias. Após a solicitação à Força Aérea por parte do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a tripulação de alerta do EH-101 descolou da Base Aérea Nº6, no Montijo, pelas 12H55 rumo à zona de operações, a cerca de 90 quilómetros a oeste de Sines. Em vinte minutos a tripulação do EH-101 chegou ao local e procedeu ao resgate do tripulante, de nacionalidade polaca e com 59 anos de idade, com sucesso. De imediato foi assistido pelo enfermeiro da Força Aérea que se encontrava a bordo e encaminhado para o Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro, onde já se encontrava uma ambulância e equipa médica do INEM para transportá-lo ao hospital. Com o sentimento de missão cumprida PARA QUE OUTROS VIVAM, a tripulação do MERLIN aterrou na BA6 pelas 14H35. NOTA ÀS REDAÇÕES: Através do seguinte link poderão descarregar as imagens (fotografias e vídeo) referentes à missão:

39 Helicóptero da Força Aérea resgata tripulante ferido do navio SZAFIR.15 de junho de Em pouco mais de 24H00 a tripulação de alerta da Esquadra 751 foi novamente ativada para realizar uma missão de evacuação médica de um tripulante do navio SZAFIR, que necessitava de assistência hospitalar urgente por ter sofrido um acidente numa mão. A pedido do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Força Aérea empenhou esta tarde o helicóptero EH-101, sediado na Base Aérea Nº6 (BA6) Montijo, que após o alerta descolou em direção à posição do navio, a cerca de 170 quilómetros a oeste do Porto, para proceder à operação de resgate. Já na zona de operações, pelas 15H40, a tripulação efetuou a recuperação do tripulante, de nacionalidade polaca e com 48 anos de idade, e a bordo foi assistido pelo enfermeiro da Força Aérea, encontrando-se em situação estável. De imediato rumaram para o Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde se encontrava uma ambulância e equipa médica do INEM para transportar o doente ao hospital. Mais uma missão cumprida fazendo jus ao lema PARA QUE OUTROS VIVAM.

40 Força Aérea resgata tripulantes de veleiro à deriva.18 de junho de A Força Aérea planeou e executou ontem à noite, com sucesso, o resgate de quatro tripulantes do veleiro SERENA, com bandeira finlandesa, que navegava a cerca de 370 quilómetros de Vigo e que apresentava danos na sua estrutura. Após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, foram empenhadas as tripulações de alerta do helicóptero EH-101 MERLIN e da aeronave C-295M para esta missão de busca e salvamento de longa distância, que respetivamente descolaram pelas 19H00 e 19H50 da Base Aérea Nº6 (BA6), no Montijo, rumo à zona de operações. Perto das 22H00 a tripulação do C-295M identifica a embarcação e encaminha o EH- 101 para o local, tendo-se iniciado o processo de resgate pelas 22H35 em condições meteorológicas adversas. Decorrida a operação com sucesso o helicóptero dirige-se para o Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, para reabastecer e o C-295 regressa à BA6. Durante o período de reabastecimento do helicóptero, no AM1, os quatro tripulantes, dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos, receberam roupa seca, cobertores e outros cuidados primários. Já na madrugada do dia 18 de junho, pelas 03H40, a tripulação do EH-101 aterra na BA6 Montijo e encaminha os tripulantes para o destino indicado pela Embaixada Finlandesa. Enquanto decorria esta operação de busca e salvamento, também as tripulações de alerta das Esquadras 502 e 751, destacadas na Madeira e nos Açores, foram acionadas para efetuar duas missões de evacuação médica inter-ilhas a dois doentes urgentes.

41 BASE AÉREA Nº6 ABERTA AO PÚBLICO.21 de junho de No âmbito das comemorações do 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), a Base Aérea Nº6 Montijo irá abrir as suas portas ao público no próximo domingo, dia 23 de junho, evento integrado no Dia de Bases Abertas, que tem como objetivo mostrar as diversas valências desta Base Operacional ao serviço da FAP. Com a abertura prevista para as 10H00 e término às 17H00, será um dia repleto de atividades e demonstrações que se destacarão pela interatividade e tratamento humanístico, numa ação de aproximação à população em geral. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as aeronaves e serviços da BA6 em exposição estática, bem como poderão assistir às demonstrações da Secção Cinotécnica e da Secção de Assistência e Socorro. O dia decorrerá de acordo com o seguinte programa: 10H00 Abertura ao Público 10H00 às 17H00 Exposição estática das aeronaves da BA6 Exposição estática das Esquadras e Serviços representativos da BA6 Exposição estática de material das Secções do Centro de Treino e Sobrevivência 10H30 e 15H30 Demonstração de cães militares da Secção Cinotécnica 11H30 e 16H00 Demonstração de meios da Secção de Assistência e Socorro 17H00 Encerramento NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social interessados em obter mais informações alusivas a este dia e às comemorações do 61º aniversário deverão entrar em contacto com Chefe da Área de Informação Pública - Major Paulo Mineiro através do número

42

43 COMUNICADO DE IMPRENSA EH-101 MERLIN efetua evacuação médica em alto-mar 24 de junho de 2013 A tripulação de alerta da Esquadra 751, que opera o helicóptero EH-101 MERLIN, foi acionada ontem à tarde, dia 23 de junho, para efetuar uma missão de evacuação médica a um tripulante do navio mercante BREADBOX MARLIN, que apresentava sintomas de insuficiência cardíaca. Após a solicitação à Força Aérea por parte do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, o EH-101 descolou da Base Aérea Nº6, no Montijo, pelas 18H00 rumo à zona de operações, a cerca de 240 quilómetros a sudoeste de Sagres, e ao chegar ao local iniciou o processo de resgate do tripulante. Apesar das condições de mar e vento bastante adversas, a operação decorreu com sucesso tendo o tripulante, de nacionalidade ucraniana e 60 anos de idade, sido encaminhado para o Aeroporto de Faro, onde já se encontrava uma ambulância e equipa médica do INEM para o transportar até ao hospital. Esta perfez a 4ª missão de evacuação médica urgente realizada nos últimos três dias pela Força Aérea, que totalizou 3H55 de voo. NOTA ÀS REDAÇÕES: Através do seguinte link podem ser descarregadas as imagens referentes à missão (fotos e vídeo):

44 COMUNICADO DE IMPRENSA Força Aérea comemora 61 anos em Leiria.24 de junho de A FORÇA AÉREA PORTUGUESA, constituída como Ramo independente das Forças Armadas a 1 de julho de 1952, celebrará entre os dias 28 de junho e 1 de julho, na região de Leiria, as comemorações do seu 61º ANIVERSÁRIO. Os seus 61 anos de existência e atividade serão assinalados com diversas atividades, exposições temáticas e de fotografia, uma cerimónia militar e dois concertos pela Banda de Música da Força Aérea. Em exposição estarão também algumas aeronaves, entre as quais o ALOUETTE III, que este ano celebra o seu 50º Aniversário ao serviço da Força Aérea. Para além das atividades programadas em Leiria também as Bases Aéreas vão estar abertas ao público, em datas já definidas, sendo esta uma excelente oportunidade para conhecer os meios e dispositivos que a Força Aérea coloca ao serviço de Portugal. Toda a informação referente às comemorações do aniversário da Força Aérea poderá ser consultada em

45 COMUNICADO DE IMPRENSA Conferência Participação do ALOUETTE III na guerra em África.26 de junho de Realiza-se amanhã, dia 27 de junho, no auditório do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, a conferência sobre a participação do helicóptero ALOUETTE III na guerra em África, nas suas componentes principais Operacional, Logística e de Formação. Este evento integra-se no Ciclo de Conferências alusivo às Comemorações dos 50 anos do ALOUETTE III na Força Aérea e enquadra-se no conjunto mais alargado de ações destinadas a fortalecer a identidade institucional, preservar e respeitar a memória e a divulgar os valores militares e aeronáuticos O 61º Aniversário da Força Aérea. PROGRAMA 14H30 Cerimónia de Abertura 14h40 Lançamento do Tema Tenente-General Alfredo Cruz 15h30 Esforço Logístico Major-General J. Beirão Belo 16h10 Intervalo 16h20 Percursos da Formação Tenente-Coronel F. Leitão 17h00 A Operação: Narrativa na 1ª pessoa Tenente-General Fidalgo Ferreira 17H45 Encerramento. NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social interessados em estar presentes na conferência deverão entrar em contacto com as Relações Públicas através dos números ou (Major Paulo Mineiro).

46 Voe para Leiria - Comemorações do 61º Aniversário da Força Aérea de junho A partir de amanhã e até 1 de julho visite as exposições do 61º Aniversário da Força Aérea e dos 50 Anos do ALOUETTE III em Portugal, no Mercado de Sant Ana e na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. Os visitantes vão poder participar em diversas atividades, experimentar um simulador de voo e um simulador de capotamento, a cadeira de barany, e ainda, visitar exposições estáticas de aeronaves e de viaturas militares, exposições temáticas e de fotografia. Para além destas atividades, no dia 30 de junho, os visitantes vão poder assistir, ao tradicional desfile militar, pelas 15h00, no Largo 5 de Outubro, e ao concerto popular da Banda de Música da Força Aérea, pelas 21h00, no Jardim de Camões. Horário da Exposição: 28 e 29 de junho Das 14h00 às 23h00 30 de junho e 1 de julho Das 14h00 às 19h00 NOTA ÁS REDAÇÕES: 1 - Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estar presentes e a participar nas diversas atividades, devendo para isso contactar o Major Paulo Mineiro ( ); 2 Por ocasião da Cerimónia Militar será libertado brevemente um comunicado de imprensa com informações detalhadas; 3 O Porta-Voz da Força Aérea, Coronel Rui Roque, está disponível para entrevistas relacionadas com o 61º Aniversário da Força Aérea (Contacto para agendamento: Major Paulo Mineiro )

47 COMUNICADO DE IMPRENSA Ministro da Defesa Nacional preside à cerimónia do 61º Aniversário da Força Aérea Portuguesa.28 de junho de Realiza-se no próximo domingo, dia 30 de junho, pelas 15H00, no Largo 5 de outubro, em Leiria, a cerimónia militar que assinala o 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco. PROGRAMA: 15H00 Início da Cerimónia Militar o Honras Militares o Integração do Estandarte Nacional e Escolta de Honra na Formatura o Alocução proferida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea o Alocução proferida pelo Ministro da Defesa Nacional o Cerimónia de Homenagem aos Mortos o Imposição de Condecorações o Desfile das Forças em Parada 16H00 Fim da Cerimónia Militar NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social interessados em fazer a cobertura mediática do evento deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea através do número Major Paulo Mineiro. Hora máxima de chegada ao largo 5 de Outubro (atrás da tribuna) 14H30.

48 - Base Aérea Nº1 abre portas à população - - Dia de Base Aberta em Sintra de junho No âmbito do 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa e no decurso da iniciativa de abertura de Bases Aéreas ao público, no dia 29 de junho, será o dia em que a Base Aérea Nº1- Sintra, abrirá as suas portas à comunidade, com o objectivo de mostrar as diversas potencialidades enquanto base aérea, dotada de valências no campo operacional e de instrução. Destaca-se que o Museu do Ar, sedeado no mesmo local, disponibilizará entrada livre ao público, no qual estarão estacionadas diversas aeronaves que serviram a FAP ao longo destas seis décadas de existência, possibilitando um contacto mais estreito com os meios operacionais que contemplam a história da aeronáutica portuguesa. Será um dia enriquecido com diversas actividades que ocorrerão em simultâneo, com abertura prevista para as 10h00 e encerramento agendado para as 16h15. Programa 10H00 - Abertura da Base ao Público 10H00/16H00 - Exposição Estática de Aeronaves (Épsilon e Chipmunk) e Visitas ao Simulador de Voo e Torre de Controlo 10H30 e 14H30 - Demonstração de cães militares da Secção Cinotécnica 11H00 e 15H00 - Demonstração de Falcoaria 11h30 e 15H30 - Demonstração da Secção de Assistência e Socorro 16H15 Encerramento NOTA À COMUNICAÇAO SOCIAL: Os OCS interessados em fazer a cobertura do evento deverão contactar o Major Paulo Mineiro através do número , que estará presente na unidade entre as 10H00 e as 12H00 para os receber.

49 Força Aérea resgata pescador - Pesqueiro encontrava-se a 40 quilómetros da Figueira da Foz de julho Um helicóptero EH-101 MERLIN da Força Aérea Portuguesa retirou hoje de urgência um tripulante do pesqueiro SCORPIUS que navegava a 40 quilómetros a sudoeste da Figueira da Foz, sendo depois transportado para o Hospital de Santa Maria. O pesqueiro de bandeira portuguesa, que se encontrava a navegar próximo da Figueira da Foz, enviou um pedido de ajuda por um tripulante, com 57 anos de idade e nacionalidade portuguesa, com insuficiência cardíaca. Após solicitação do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa a Força Aérea acionou de imediato um helicóptero da Esquadra 751, que descolou da Base Aérea Nº6, Montijo, pelas 10H35, rumo ao Aeródromo de Trânsito Nº1 (AT1), Figo Maduro, onde recolheu uma equipa médica do INEM, que acompanhou a missão. O helicóptero dirigiu-se depois para a zona de operações, resgatou o pescador e transportou-o para o AT1, onde aterrou pelas 12H40, tendo sido depois transportado em ambulância para o Hospital de Santa Maria. O EH-101 MERLIN aterrou na BA6 pelas 12H55, concluindo a missão com sucesso após duas horas e vinte de voo. NOTA ÀS REDAÇÕES: Poderá descarregar o vídeo da missão através do seguinte link disponível até 04 de julho:

50 COMUNICADO DE IMPRENSA Lançamento do Livro Para que Outros Vivam.03 de julho de Realiza-se amanhã, dia 4 de julho, em Sintra, a sessão solene de Lançamento do Livro Para que Outros Vivam, da autoria da jornalista Cristina Costa e Silva. Este livro retrata algumas das muitas histórias que a Esquadra 751, sediada na Base Aérea Nº 6 Montijo e responsável pela busca e salvamento em Portugal e na Força Aérea Portuguesa, viveu ao longo dos últimos 35 anos no desempenho das suas funções, contando já com quase 3000 vidas salvas. Desde resgates arriscados a nascimentos a bordo, passando por missões peculiares e pelo esforço dos elementos da manutenção, são 35 histórias representativas dos seus 35 anos de existência. PROGRAMA: 15H30 Hora limite de chegada dos jornalistas à Base Aérea Nº1 (Sintra) 16H00 Sessão solene de lançamento da obra: - Palavras de abertura da Sessão (CEMFA - General José Pinheiro); - Alocução pelo representante da editora; - Apresentação da obra (Tenente-General Alfredo Cruz); - Alocução da autora da obra (Cristina Costa e Silva). 16H40 Exposição Estática de aeronaves EH-101 e SA-3330 (Museu do Ar): Venda de livros e sessão de autógrafos. NOTA ÀS REDAÇÕES: Os Órgãos de Comunicação Social interessados em fazer a cobertura mediática do evento deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea através do número (Tenente Eliana Ribeiro) para efeitos de acreditação.

51 COMUNICADO DE IMPRENSA Helicóptero ALOUETTE III na missão de busca e salvamento ao largo de Aveiro.03 de julho de Um helicóptero ALOUETTE III (ALIII) pertencente ao destacamento da Esquadra 552 no Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, foi acionado esta tarde para a missão de busca e salvamento aos tripulantes da embarcação de pesca POR DEUS AJUDADO, que naufragou ao largo da Torreira, Aveiro. Após a solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a tripulação de alerta do ALIII descolou do AM1 pelas 14H15 e em poucos minutos chegou à zona de operações, tendo identificado a embarcação e quatro (4) tripulantes já na água. De imediato o recuperador salvador da Força Aérea iniciou o processo de resgate dos tripulantes para a lancha salva-vidas, que chegou ao local naquele instante, face ao estado debilitado com que os mesmos se encontravam. O ALIII, helicóptero que comemora este ano o seu 50º aniversário ao serviço da Força Aérea portuguesa, permaneceu na zona de operações em busca pelo sexto pescador desaparecido, tendo terminado a sua missão pelas 18H15. NOTA ÀS REDAÇÕES: Através do seguinte link poderão ser descarregadas fotos referentes à missão: %20ALIII_Aveiro/

52 - Base Aérea Nº5 abre portas à população - - Dia de Base Aberta em Monte Real de julho No âmbito do 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa e no decurso da iniciativa de abertura de Bases Aéreas ao público, no dia 07 de julho, será o dia em que a Base Aérea Nº5 (BA5) - Monte Real, abrirá as suas portas à comunidade, com o objectivo de mostrar as diversas potencialidades enquanto base aérea, dotada de valências no campo operacional. A BA5 disponibilizará entrada livre ao público possibilitando um contacto mais estreito com os meios operacionais que operam a partir desta unidade, os F-16. Será um dia enriquecido com diversas actividades que ocorrerão em simultâneo, com abertura prevista para as 10h00 e encerramento agendado para as 17h00. Programa 10H00 Abertura da Base ao Público; 10H45 e 14H30 Descolagem de aeronaves F-16; 10H50, 13H30 e 16H15 Demonstração da Secção Cinotécnica; 11H15, 13H00 e 15H40 Demonstrações de aeromodelismo; 11H45 e 15H30 Diversas aproximações e aterragem de aeronaves F-16; 17H00 Encerramento. Nota às redações: Estará presente no evento, a partir das 10H00, o Alferes Hugo Ribeiro ( ) que receberá, informará e acompanhará os OCS durante o evento.

53 Comunicado de Imprensa BASE AÉREA Nº11 ABERTA AO PÚBLICO.13 de julho de No âmbito das comemorações do 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), a Base Aérea Nº11 Beja irá abrir as suas portas ao público no próximo sábado, dia 13 de julho, evento integrado no Dia de Bases Abertas, que tem como objetivo mostrar as diversas valências desta Base Operacional ao serviço da FAP. Com a abertura prevista para as 10H00 e término às 16H00, será um dia repleto de atividades e demonstrações que irá decorrer de acordo com o seguinte programa: 10H00 Abertura ao Público; 10H00/16H00 Exposição estática de aeronaves e meios da BA11; 10H30 e 13H45 Descolagens de aeronaves; 10H00/12H00 e 14H00/15H30 Visitas à Torre de Controlo e Bombeiros; Batismo em Simulador de Alpha-Jet; 10H30/12H00 e 14H00/15H30 Passeios em Viaturas Táticas Militares; 11H00/11H30 Demonstração da Secção Cinotécnica; 16H00 Encerramento. NOTA ÀS REDAÇÕES: Na BA11 estará o Chefe da Área de Informação Pública Major Paulo Mineiro (nº ) que acompanhará os Órgãos de Comunicação Social interessados em comparecer a este evento.

54

55 Evacuação médica à embarcação "FASCÍNIOS DO MAR". 26 de julho Um EH-101 MERLIN da Esquadra 751 efetuou hoje, ao final da tarde, a evacuação médica de um tripulante da embarcação de pesca FASCÍNIOS DO MAR, que se encontrava a cerca de 170 quilómetros a oeste do Cabo Espichel. O tripulante, de nacionalidade portuguesa e 45 anos de idade, apresentava fortes dores abdominais, com agravamento do estado clínico desde terça-feira, necessitando por isso de evacuação imediata. Para o efeito, a Força Aérea empenhou um EH-101 MERLIN de alerta na Base Aérea Nº6 Montijo que rapidamente se dirigiu para a zona de operações e iniciou o procedimento para resgatar o tripulante. No local, e devido aos ventos fortes, o recuperador-salvador desceu para a embarcação com recurso à técnica "highline". Após atingir o FASCÍNIOS DO MAR e já com o tripulante acondicionado no "horse collar", o militar regressou para o interior do helicóptero, em segurança. A evacuação médica decorreu com sucesso, tendo o EH-101 MERLIN transportado o tripulante para o Aeródromo de Trânsito Nº1 - Figo Maduro - de onde seguiu em ambulância do INEM para o Hospital de São José, em situação estável.

56 Força Aérea.28 de julho de A Força Aérea Portuguesa informa e lamenta, com grande pesar, o falecimento de um militar holandês, vítima de um acidente de viação ocorrido hoje, 28 de julho, pelas 03H20, em Santa Maria da Feira, na estrada de acesso para o hotel onde se encontrava hospedado. Este acidente causou também um ferido ligeiro, outro militar holandês e ocorreu no período de interregno do Exercício HOT BLADE 2013, que decorre no Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), até ao próximo dia 31 de julho. Depois de cumpridas as formalidades legais o corpo seguirá para o país de origem do militar. Neste momento de pesar a Força Aérea Portuguesa lamenta profundamente a ocorrência e apresenta à família, amigos e camaradas as suas mais sentidas condolências.

57 Força Aérea interceta aeronaves. 08 de agosto A Força Aérea empenhou, no dia 8 de Agosto, uma parelha de caças F-16, de alerta na Base Aérea Nº5 (BA5) Monte Real para intercetar duas aeronaves que não respeitaram os procedimentos exigidos para entrar no espaço aéreo nacional. No âmbito do trabalho diário da vigilância e controlo do espaço aéreo nacional foram identificadas duas aeronaves provenientes de Espanha, que entraram no espaço aéreo nacional, na zona de Mértola, cerca das 10H45, sem autorização dos serviços competentes. Estas aeronaves não efetuaram os procedimentos de navegação, identificação e comunicação obrigatórios, desrespeitando assim as normas em vigor. De imediato, a Força Aérea empenhou uma parelha de caças F-16, de alerta na BA5, que intercetou os infratores. Em coordenação com as forças de segurança, os caças acompanharam as movimentações das aeronaves suspeitas, mantendo sempre o controlo sobre as mesmas e aplicando os procedimentos definidos para estas situações. As aeronaves acabaram por aterrar no Aeródromo de Lagos, cerca das 12H05, onde eram aguardadas pelas forças de segurança, que a partir daqui tomaram conta da situação. A Força Aérea efetuou esta missão por solicitação da Autoridade Aeronáutica Nacional.

58 Comunicado de imprensa Força Aérea resgata dois tripulantes em estado grave - 13 de agosto Um helicóptero da Força Aérea resgatou hoje dois tripulantes de um navio mercante que sofreram múltiplas fraturas após uma queda numa operação de rotina, a cerca de 100 quilómetros a sul do Cabo de São Vicente. O EH-101 MERLIN, da Esquadra 751, de alerta na Base Aérea Nº6 Montijo, descolou pelas 12H37 e atingiu a posição do navio pelas 13H40. Após chegar à zona de operações, a tripulação da Força Aérea iniciou o procedimento de resgate, com as devidas precauções, tendo em conta o diagnóstico grave dos tripulantes. Os indivíduos encontravam-se inconscientes. A operação delicada foi concluída após alguns minutos e já no interior da aeronave os feridos foram assistidos por uma equipa do INEM, que seguia a bordo. O helicóptero EH-101 MERLIN transportou os feridos para a Base Aérea Nº6 - Montijo - onde aterrou pelas 16H13. Um dos feridos não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer. O outro seguiu de ambulância para o Hospital de Santa Maria, em situação crítica. Esta missão foi efetuada após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

59 C-295M apoia Protecção Civil no combate aos incêndios.23 de agosto de Um avião C-295M operado pela Esquadra 502 foi acionado ao final do dia 22 de agosto, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), para apoiar as operações de combate aos incêndios na zona norte e centro do país. Com um elemento da ANPC a bordo, a tripulação do C-295M descolou da Base Aérea Nº6 pelas 20H20 e rumou em direção às zonas de operações, para os distritos de Viseu e Vila Real. Integrado no dispositivo especial de combate a incêndios como meio de Comando e Controlo, o C-295M consegue, através da vantagem da observação aérea e da utilização dos seus sensores e equipamentos, obter uma visualização estratégica da zona de operações e recolher informação sobre os fogos. Esta capacidade permite, numa primeira fase, identificar pontos de reabastecimento (água), localizar zonas críticas (habitações, infraestruturas, populações) e caracterizar as zonas de fogo para que, em coordenação com o elemento da ANPC, sejam posicionados e concentrados os meios aéreos e terrestres nas áreas de intervenção. Numa segunda fase, permite a definição de prioridades de zonas de fogo: identificar zonas para combate ao fogo (meios terrestres); identificar caminhos de acesso (entrada/saída); escolher pontos de água mais próximos e coordenar meios para combate simultâneo (aéreos e terrestres) contribuindo para a gestão eficaz dos meios. Numa última fase permite a atualização contínua da informação no local, identificando e monitorizando novos focos de incêndio; acompanhar evolução da frente de combate e identificar eventuais situações de perigo para as equipas de combate no terreno. A tripulação do C-295 operou durante 6H35, a maior parte em ambiente noturno com recurso a Night Vision Goggles (óculos/máscara de visão nocturna), outra das valências desta aeronave, tendo terminado a sua missão na madrugada do dia 23 de agosto, pelas 02H55. NOTA ÀS REDAÇÕES: A missão do C-295M foi documentada através dos seus equipamentos. O vídeo pode ser descarregado no seguinte link: %20ANPC_22e23AGO13.mov.

60 Força Aérea EH-101 resgata comandante da embarcação PANAMAX ALEXANDER.23 de agosto de A tripulação de alerta da Esquadra 751, que opera o helicóptero EH-101 MERLIN, efetuou esta tarde uma missão de evacuação médica ao comandante da embarcação PANAMAX ALEXANDER, vítima de um acidente vascular cerebral, quando navegava a cerca de 280 quilómetros a oeste de Sagres. Após a solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, a Força Aérea empenhou o EH-101, que descolou da Base Aérea Nº6 (BA6) pelas 11H50 com uma equipa médica do INEM a bordo, rumo ao navio mercante de bandeira cipriota e com 225 metros de comprimento. Ao chegar à zona de operações, a tripulação iniciou o processo de resgate do doente, um indivíduo de nacionalidade filipina e com 65 anos de idade. Às 13H20, terminada a operação com sucesso, o doente recebe assistência especializada a bordo do helicóptero e é encaminhado para o Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro, onde já os aguardava uma ambulância para transportá-lo ao hospital. Esta perfaz a terceira missão de evacuação médica efetuada nos últimos dias pela Esquadra 751, cumprindo o lema Para que outros vivam. NOTA ÀS REDAÇÕES: As imagens referentes à missão podem ser descarregadas através do link: %c3%a3o%20eh101_panamax%20alexander_23ago13/

61 - Depósito Geral de Material da Força Aérea comemora 95º Aniversário. 12 de setembro O Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA) comemorou esta quinta-feira dia 12 de Setembro o seu 95.º aniversário, que contou com a presença das mais altas patentes da Força Aérea, entre as quais o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, que presidiu à cerimónia militar. Neste dia, que assinala o Dia da Unidade do DGMFA, celebrou-se, bem cedo, uma missa em memória dos militares e civis que aí prestaram serviço. O programa prosseguiu com uma cerimónia militar na qual o Comandante do DGMFA, Coronel Fernando Barbosa, proferiu uma alocução. Fez o balanço das atividades desenvolvidas pela unidade, sempre com uma forte preocupação na manutenção dos elevados padrões de segurança e na preservação ambiental, regendo-se sob os princípios básicos de economia, eficiência e eficácia na prossecução da missão atribuída. Realçou ainda a introdução de novas tecnologias para otimizar a gestão dos recursos materiais pelos quais o DGMFA é responsável. Na sua alocução destacou também o sentido de dever e o espírito de missão que os militares têm demonstrado nas missões realizadas, que em muito contribuíram para os resultados obtidos. Seguiu-se a rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, uma cerimónia de homenagem aos mortos, a imposição de condecorações, a entrega de pergaminhos comemorativos aos funcionários civis, pelos 25 anos de serviço, e o habitual desfile das forças em parada, que encerrou a cerimónia militar.

62 - Base Aérea N.º 1 tem novo Comandante - O Coronel Rui Freitas nasceu em Lisboa, a 14 de novembro de Ingressou na Academia da Força Aérea em 1983, tendo concluído a Licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas na especialidade de Piloto Aviador em 1988, após o brevetamento em Williams AFB, Arizona, nos Estados Unidos da América. Foi piloto instrutor na Esqª 102, na Base Aérea de Sintra, voando o T-37 entre 1989 e Nos anos de 1991 a 1994 foi instrutor de voo, também do T-37, em Sheppard AFB, Texas, EUA, no programa da NATO de formação de pilotos a reação (ENJJPT). Em 1995, tornou-se piloto operacional em AJET, na Base Aérea de Beja, onde serviu na Esqª 301. Após concluir o Curso Promoção a Oficial Superior, foi promovido a Major em 1996 e colocado como Oficial de Operações na Esqª 101, voando o EPSILON. Comandou essa mesma esquadra entre 1998 e Em 2000 esteve em Angola, onde fez parte de um programa de Cooperação Técnico-Militar de formação de novos pilotos. Antes de ter sido promovido ao seu posto atual em 2008, o Coronel Freitas serviu no Comando Aéreo como Chefe das Operações 2000 a 2003, no Joint Command Lisbon na área das Operações Aéreas 2003 a 2004, no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional como Assessor da Força Aérea 2004 a 2007 e no Quartel-General da NATO, em Bruxelas, como Adjunto do Representante Militar Português 2007 a Após ter sido Subdiretor da Direção de Instrução de 2010 a 2011, Chefiou da Divisão de Planeamento no Estado-Maior da Força Aérea até setembro de O Coronel Freitas conta com mais de 3000 horas de voo na sua maioria como Piloto Instrutor.

63 Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam, quatro Medalhas de Serviços Distintos de Prata, Medalha de Mérito Militar de 2ª classe, Medalha da Defesa Nacional de 2ª classe e Medalha de Prata de Comportamento Exemplar. O Coronel Rui Freitas é casado com a Isabel e têm quatro filhos: a Margarida, o José Maria, a Leonor e a Sara.

64 AERÓDROMO DE MANOBRA Nº1 ABERTO AO PÚBLICO 28 e 29 de Setembro de 2013 No âmbito das comemorações do 61º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), o Aeródromo de Manobra N º 1 Ovar irá abrir as suas portas ao público no próximo fim-de-semana, dias 28 e 29 de setembro, evento integrado no Dia de Bases Abertas, que tem como objetivo mostrar as diversas valências deste Aeródromo de Manobra ao serviço da FAP. Com a abertura no sábado prevista para as 14H30 e término às 18H00 e no domingo abertura às 10H00 e término às 17H00, serão dois dias repletos de atividades e demonstrações que irão decorrer de acordo com o cartaz em anexo. NOTA ÀS REDAÇÕES: No Aeródromo de Manobra Nº1 estará o Chefe da Área de Informação Pública Major Paulo Mineiro (nº ) e o Alferes Hugo Ribeiro (nº ) que acompanharão os Órgãos de Comunicação Social interessados em comparecer a este evento.

65

66 Base Aérea Nº5 completa 54 anos e recebe novo comandante. 04 de outubro Foi sob o lema Alcança quem não cansa que a Base Aérea Nº5 (BA5) comemorou o seu 54º Aniversário e recebeu novo Comandante. Para assinalar esta data, bem como a rendição de comandante, realizou-se uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, com as presenças de altas patentes militares e de entidades civis da região. Tomou posse como Comandante da BA5, o Coronel Piloto-Aviador Alberto Manuel Alves Francisco, substituindo o Coronel Piloto-Aviador Paulo José Reis Mateus, nesta função desde outubro de No decorrer da cerimónia foram rendidos os Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, prestada uma homenagem sentida aos militares e civis da BA5 já falecidos e impostas condecorações, a militares que se destacaram pelos serviços prestados à instituição militar, e pergaminhos comemorativos, aos funcionários civis da Unidade que completaram 25 anos ao serviço da Força Aérea.

67 COMUNICADO DE IMPRENSA Força Aérea integra Operação HERMES. 04 de outubro de Na sequência do naufrágio de um navio com imigrantes ilegais, perto de Lampedusa, na Sicília, Sul de Itália, ocorrido a 3 de outubro, e do qual resultaram várias vítimas, a FRONTEX - Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia solicitou à Força Aérea Portuguesa o apoio à vigilância dessa área. A Força Aérea Portuguesa preparou um destacamento em 24 horas, que parte amanhã, dia 5 de outubro, para integrar a Operação Hermes (Itália). Este destacamento é composto por uma aeronave C-295M, equipada com um sistema de vigilância, e militares da Esquadra 502, que se farão acompanhar por elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que integram estas missões. O objetivo principal desta força passa por detetar, seguir e identificar alvos suspeitos que tentem entrar na União Europeia de forma ilegal e sem autorização, bem como auxiliar embarcações que se encontrem em dificuldades. Entre 2011 e 2013, a Força Aérea Portuguesa efetuou 274 missões, no âmbito da FRONTEX, e que resultaram no salvamento de 733 pessoas. No total foram percorridos mais de 14 milhões de quilómetros quadrados, em cerca de 1400 horas de voo. NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL: Para mais informação contactar o Major Paulo Mineiro ( ).

68 Força Aérea resgata tripulante ao largo de Faro. 15 de outubro A Força Aérea efetuou esta madrugada uma evacuação médica urgente de um tripulante, de nacionalidade inglesa e com 82 anos de idade, que terá sofrido um enfarte agudo do miocárdio, a bordo do navio "Saga Sapphire", a 63 km a sul de Faro. Para o efeito foi empenhado um helicóptero EH-101 MERLIN da Esquadra 751, que descolou da Base Aérea Nº6 Montijo - pelas 22H15, dirigindo-se de imediato para a zona de operações. Para além da tripulação de alerta, a bordo seguiu uma equipa médica do INEM que prestou apoiou na missão. O tripulante foi resgatado pelo recuperador-salvador, com recurso à balsa salvavidas, juntamente com a esposa. Ambos foram transportados para o Aeródromo de Trânsito Nº1 Figo Maduro - e encaminhados para o hospital de Santa Maria por ambulância do INEM, em situação estável. O EH-101 concluiu a missão com sucesso após mais de três horas de voo Para que outros vivam. OBS: Através do seguinte link poderá descarregar imagens vídeo da missão

69 COMUNICADO DE IMPRENSA Força Aérea deteta navio em atividades ilegais no Mediterrâneo 18 de outubro 2013 No âmbito da Operação JO Hermes 2013, da Agência Europeia de Gestão das Fronteiras Externas (FRONTEX), a Força Aérea Portuguesa (FAP) identificou, no dia 12 de outubro, um navio mãe em atividades ilegais, a sudeste de Itália. Uma aeronave C-295M realizou uma missão de deteção, identificação e seguimento de um navio mãe, que participava em ações de transporte de imigrantes ilegais. No decurso desta missão e com a utilização dos sensores e equipamentos da aeronave, assim como da sua autonomia em voo, a tripulação enviou informações vitais para o centro de controlo da missão fazendo com que, após 22 horas de voo, fosse possível a sua captura pela Guarda di Finanza Italiana, no dia seguinte. Foi a primeira vez que se efetuou uma detenção deste tipo de navio, desde o início da operação FRONTEX, em Esta missão foi extremamente importante na medida em que as imagens captadas pelo C-295M constituem matéria de prova em tribunal. A FAP participa em operações FRONTEX desde 2011, estando a integrar atualmente a Operação JO Hermes 2013, com o seu 4º destacamento. Esta força é constituída por uma aeronave C-295M, da Esquadra 502, sedeada no Montijo e com 18 militares das áreas das operações, manutenção, comunicações e logística. NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL: Poderá descarregar imagens vídeo da aeronave em missões deste tipo através do seguinte link

70 Força Aérea resgata passageira de Paquete "Nowergian Epic" ao largo da Madeira 24 de outubro de 2013 A Força Aérea Portuguesa efetuou na madrugada de 24 de outubro o resgate aeromédico de uma tripulante do navio paquete NORWEGIAN EPIC, que navegava a cerca de 222 Km a oeste da ilha de Porto Santo, Arquipélago da Madeira. A tripulação de alerta do Destacamento Aéreo da Madeira descolou o helicóptero EH-101 Merlin pouco depois da meia-noite, em direção à zona de operações. Assim que resgatou com sucesso a passageira do paquete e o seu companheiro, o EH-101 dirigiu-se para o Aeroporto do Funchal, onde a doente foi entregue a uma equipa médica. O EH-101 "Merlin" deu a missão como concluída ao aterrar no Aeródromo de Manobra N.º 3 (Porto Santo, onde efetua destacamento), após cerca de três horas de voo.

71 Força Aérea regressa da operação Hermes - FRONTEX 01 de novembro de 2013 Realizar-se-á - na Base Aérea n.º 6 (Montijo) -, pelas 11h45 do dia 04 de novembro de 2013 (segunda-feira), a cerimónia de receção dos militares que integraram o destacamento da missão FRONTEX. A cerimónia contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Piloto-Aviador José António de Magalhães Araújo Pinheiro, que presidirá à receção da tripulação que efetuou mais uma missão no âmbito FRONTEX. Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos. Contactos: Alferes Hugo Ribeiro, Relações Públicas da Força Aérea

72 4 de dezembro de 2013 Força Aérea promove concurso para elaboração do logótipo do Centenário da Aviação Militar No âmbito das comemorações do Centenário da Aviação Militar em Portugal, que se vão iniciar em 2014, a Força Aérea Portuguesa lança ao público um desafio a criação de um logótipo representativo da efeméride. Para a elaboração e apresentação das propostas, os participantes deverão consultar o regulamento do concurso em sendo que a data limite para receção dos trabalhos será o dia 4 de dezembro de Informação adicional: Em 14 de Maio de 1914 foi criada a Escola de Aeronáutica Militar que englobava os serviços de aviação e aerostação e, num anexo à escola, uma secção de Marinha. Esta data é considerada como o início da Aviação Militar em Portugal. A criação e desenvolvimento da Aviação Militar em Portugal, seguiu um conceito evolutivo que se refletiu num período de cerca de dois anos entre a publicação da legislação e o primeiro voo na Escola de Aeronáutica Militar de Vila Nova da Rainha, efetuado por um piloto militar português numa aeronave do Ministério da Guerra.

73 Força Aérea efetua quatro missões em menos de 24 horas A Força Aérea esteve envolvida em quatro missões em três áreas distintas, na noite de 06 para 07 de novembro. A aeronave EH-101 Merlin, da Esquadra 751 Pumas, foi ativada para efetuar buscas a um indivíduo desaparecido e dado como potencial vítima de afogamento na Praia dos Carneiros, Foz do Douro. Esta missão foi retomada na manhã do dia 07, com a aeronave Allouette III, da Esquadra 552 Zangões. Outro helicóptero EH-101 Merlin e uma aeronave C-295M, ambos destacados na Base Aérea N.º 4 (Terceira, Açores) foram ativados para efetuar o resgate médico de um tripulante do navio mercante "Port Saint Marie", a cerca de 110 km a Este das Lajes, Ilha Terceira. Ainda nos Açores, o EH-101 Merlin foi ativado para efetuar o transporte aeromédico de um paciente de 43 anos do sexo masculino, do Hospital de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) para o Hospital de Ponta Delgada (S. Miguel). No arquipélago da Madeira foi ativada a aeronave C-295M, destacada no Aeródromo de Manobra N.º 3 (Porto Santo) para efetuar o transporte aeromédico de dois pacientes do Porto Santo para a Madeira, com 29 e 86 anos, ambos do sexo masculino e com sintomas diferentes. No total das quatro missões, as aeronaves EH-101 Merlin voaram mais de nove horas. As aeronaves C-295M voaram cerca de uma hora e meia.

74 Tripulações de F-16 treinam e qualificam-se nos Açores 13 de novembro de 2013 Entre os dias 5 e 12 de novembro, a Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes Açores, recebeu um destacamento aéreo, constituído por cinco F-16 e 34 militares, que teve como objetivo o cumprimento do programa de manutenção de qualificações em F-16 e a realização de missões de instrução operacional. Durante os seis dias de atividade aérea, os cinco F-16 e pessoal da área operacional e manutenção da Base Aérea Nº5, Monte Real, bem como militares do Centro de Relato e Controlo destacados na BA4 concretizaram 26 missões e cerca de 60 horas de voo. Este destacamento de F-16 nos Açores permitiu treinar a projeção de forças; treinar e qualificar as tripulações que operam esta aeronave; testar a capacidade de Defesa Aérea instalada naquele arquipélago, bem como, no âmbito da instrução, realizar missões com pilotos a frequentar o curso de conversão operacional e missões de qualificação de comandante de parelha.

75 SEADN preside à abertura solene do Ano Letivo da Academia da Força Aérea.19 de novembro de A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional (SEADN), Dr.ª Berta Cabral, preside amanhã, dia 20 de novembro, à cerimónia de abertura do Ano Letivo da Academia da Força Aérea (AFA), em Sintra. PROGRAMA: 14H10 Hora limite de chegada dos OCS à Base Aérea Nº1; 14H30 Início da Sessão Solene: Hino da Força Aérea; Alocução pelo Comandante da AFA; Lição Inaugural subordinada ao tema Dinâmicas de novos fatores de poder nas relações internacionais ; Entrega de Cartas de Curso, Diplomas e Espadins; Atribuição de Prémios Escolares; Hino Nacional; 15H45 Final da Cerimónia. Nota às redações Informa-se que os Órgãos de Comunicação Social (OCS) que desejem estar presentes deverão contactar as Relações Públicas da Força Aérea até às 11H00 do dia 20 de novembro. Contactos: Tenente Eliana Ribeiro

76 Força Aérea resgata nove tripulantes de embarcação espanhola 22 de novembro de 2013 A Força Aérea resgatou, no dia 22 de novembro, nove tripulantes de uma embarcação espanhola que afundava a cerca de 240 Km a Sudoeste do Cabo Espichel. Pelas 11H40 o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa contactou o Centro de Operações Aéreas da Força Aérea a solicitar a ativação de meios aéreos para efetuar o resgate à tripulação da embarcação pesqueira GHANDHI, de bandeira espanhola e 20 metros de comprimento, que afundava. A Força Aérea ativou as aeronaves de alerta EH-101 Merlin (helicóptero) e C-295M (avião), da Base Aérea N.º 6 (BA6) Montijo - que seguiram para a zona de operações. Pelas 14H55, os nove tripulantes (dos quais dois são portugueses, cinco espanhóis e dois peruanos) da embarcação tinham já sido resgatados pelo EH-101 Merlin e encontravamse a bordo desta aeronave. O C-295M efetuou o acompanhamento e suporte de toda a operação. Após o resgate, o EH-101 Merlin seguiu para o Aeródromo de Trânsito N. º 1 em Figo Maduro, onde aterrou pelas 16H06, tendo deixado os resgatados entregues às entidades competentes. A Força Aérea foi informada que oito dos elementos da tripulação se encontravam bem de saúde e sem ferimentos e que um apresentava indícios de traumatismo craniano. A bordo do EH-101 Merlin seguiu um enfermeiro da BA6. Nota às redacções: Estamos a aguardar por imagens vídeo e fotografias da missão. Para mais informações, contactar os Alferes Hugo Ribeiro ou Ricardo Quintela através dos números ou

77 Cerimónia comemorativa do Dia de Unidade e de Rendição de Comandante do Aeródromo de Manobra Nº3 27 de novembro de 2013 Realiza-se no dia 29 de novembro, a cerimónia comemorativa do 4º Aniversário e de Rendição de Comandante do Aeródromo de Manobra Nº3 (AM3), no Porto Santo, que será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro. Toma posse o Tenente-Coronel Técnico de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego, Victor Amaro, substituindo na função o Coronel Técnico de Operações de Deteção e Conduta de Interceção, Telmo Reis. Programa: 14H30 - Início da Cerimónia Militar: Cerimónia de Homenagem aos Mortos; Imposição de Condecorações e entrega de pergaminhos comemorativos aos funcionários civis; Cerimónia de Tomada de Posse; Entrega do Brasão de Armas do Comandante da Unidade ao Comandante cessante; Alocução pelo novo Comandante; Alocução pelo General CEMFA; 15H15 - Fim da Cerimónia Militar. NOTA ÀS REDAÇÕES: Os OCS com necessidade de transporte no trajeto Funchal Porto Santo Funchal terão que contactar o Alferes Ribeiro através do número de telefone até às 12H00 do dia 28 de novembro. Serão dadas informações sobre procedimentos a seguir.

78 Lançamento do Livro 50 Anos ALOUETTE III na Força Aérea Irá realizar-se no dia 10 de dezembro, pelas 16H00, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, a sessão solene de lançamento do Livro 50 Anos ALOUETTE III na Força Aérea, da autoria de Alexandre Coutinho e André Garcez. Lançado pela editora Contra a Corrente, o livro 50 Anos ALOUETTE III na Força Aérea é uma obra histórica e técnica de referência no panorama dos livros de aviação e constitui-se como uma memória viva para todos os que o pilotaram, voaram e foram salvos por este aparelho. Para além da história do desenvolvimento do helicóptero, esta obra dá destaque à sua participação na Guerra do Ultramar, com testemunhos de antigos e atuais militares portugueses, não esquecendo as missões na Força Aérea, a presença em operações humanitárias, as Esquadras onde operou e a sua atuação na patrulha acrobática Rotores de Portugal. Programa: 16H00 Início da Sessão Solene de lançamento da obra: - Palavras de abertura da Sessão (General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea); - Apresentação da obra (Tenente-General Alfredo Cruz); - Alocução dos autores da obra.

79 Museu do Ar e Museu Machado de Castro recebem Prémio Museu Português de dezembro O Museu do Ar, em Sintra, e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foram distinguidos este ano, ex-aequo, com o Prémio Melhor Museu Português 2013 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A lista de premiados, com 24 categorias, foi anunciada no dia 13 de dezembro no Museu das Comunicações, em Lisboa, sob a presença da direção da APOM e de representantes das entidades nomeadas e galardoadas. O presidente da APOM, João Neto, justificou a escolha pelo projeto da responsabilidade da Força Aérea, que não se limitou a contar a História da Aviação, mas também a História do país. O Museu do Ar, conta com uma nova área expositiva desde 2011 e possui ainda um pólo em Alverca, aberto ao público desde 1971 e outro pólo em Ovar, no Aeródromo de Manobra Nº1.

80

Cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4

Cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4 Comunicado de Imprensa Cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4-05 de junho de 2013 - Realiza-se amanhã, dia 5 de junho, a cerimónia comemorativa do 72º Aniversário da Base Aérea Nº4

Leia mais

RESUMO DE IMPRENSA. Força Aérea salva velejador da regata Vendée Globe. Notícia SICN 4 de fevereiro Resgate ao largo dos Açores

RESUMO DE IMPRENSA. Força Aérea salva velejador da regata Vendée Globe. Notícia SICN 4 de fevereiro Resgate ao largo dos Açores RESUMO DE IMPRENSA Força Aérea salva velejador da regata Vendée Globe Notícia SICN 4 de fevereiro 2013 Resgate ao largo dos Açores - Entrevista ao velejador salvo pela Força Aérea Notícia RTP1 4 de fevereiro

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA N.º 4 ESCOLHA DO LOGÓTIPO. 75 Anos Base Aérea N.º 4

COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA N.º 4 ESCOLHA DO LOGÓTIPO. 75 Anos Base Aérea N.º 4 COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA N.º 4 ESCOLHA DO LOGÓTIPO CONSTITUIÇÃO DO JÚRI COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA N.º 4 CONCURSO DO LOGÓTIPO 75 ANOS DA BASE AÉREA N.º 4 CONSTITUIÇÃO

Leia mais

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

VOTO DE CONGRATULAÇÃO VOTO DE CONGRATULAÇÃO Numa Região como a nossa, com exigentes especificidades metereológicas, arquipelágicas e sismo-vulcanicas, com uma população dispersa por nove ilhas, algumas bem distantes umas das

Leia mais

Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA. Fotos SAj Élio Domingos

Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA. Fotos SAj Élio Domingos 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA Fotos SAj Élio Domingos Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, a Força Aérea Portuguesa celebrou o seu 64º aniversário co - mo ramo independente

Leia mais

NOTICIÁRIO em destaque

NOTICIÁRIO em destaque NOTICIÁRIO em destaque As FND na Lituânia recebem a visita do Ministro da Defesa Nacional O Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Azeredo Lopes, visitou no dia 30 de julho os dois contingentes

Leia mais

NOTICIÁRIO. Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu na Base Aérea nº 1

NOTICIÁRIO. Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu na Base Aérea nº 1 NOTICIÁRIO em destaque Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu na Base Aérea nº 1 O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu hoje, 13 de março de 2017, em sessão ordinária, sob a Presidência de

Leia mais

FORÇA AÉREA PORTUGUESA

FORÇA AÉREA PORTUGUESA FORÇA AÉREA PORTUGUESA Conferência sobre o Novo Aeroporto A VISÃO INSTITUCIONAL 18 DE JULHO DE 2017 GENERAL MANUEL TEIXEIRA ROLO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA FORÇA AÉREA A Força Aérea Portuguesa cumpre todos

Leia mais

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES A OMNI TAXI AÉREO é uma empresa de resgate e transporte aeromédicos em plataformas (MEDEVAC) e transporte de passageiros OFF SHORE, Líder no mercado. Sede: Rio de Janeiro.

Leia mais

Revista de Imprensa. Força Aèrea resgata nove tripulantes do GHANDHI

Revista de Imprensa. Força Aèrea resgata nove tripulantes do GHANDHI Revista de Imprensa Força Aèrea resgata nove tripulantes do GHANDHI Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Resgata pescadores Correio Manhã 23/11/2013 14 Nove pescadores

Leia mais

João Gomes Cravinho. Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho. Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da condecoração do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e cerimónia de receção

Leia mais

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976).

Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia Militar (1976). Força Aérea: Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho Nomeado para o STJ a 12 de Setembro de 2014 Nasceu em Janeiro de 1953 em Lisboa e é licenciado em Ciências Militares - Aeronáutica pela Academia

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais ANEXO (a que se refere o artigo único do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 70/2016, de 22 de junho) REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

Revista de Imprensa. Comemorações do 10 de Junho na Guarda

Revista de Imprensa. Comemorações do 10 de Junho na Guarda Revista de Imprensa Comemorações do 10 de Junho na Guarda Quinta-feira, 05 de Junho de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Avião caça F-16 no 10 de Junho Notícias 5/6/2014 11 6 equipamentos militares

Leia mais

Revista de Imprensa. Buscas por homem caído ao mar

Revista de Imprensa. Buscas por homem caído ao mar Revista de Imprensa Buscas por homem caído ao mar Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Força Aèrea procura homem caído ao mar Metro 11/2/2014 4 ARRASTADO POR ONDA DESAPARECE

Leia mais

NOTICIÁRIO. Referência também para uma corveta da Marinha Portuguesa que na zona de operações apoiou a missão.

NOTICIÁRIO. Referência também para uma corveta da Marinha Portuguesa que na zona de operações apoiou a missão. NOTICIÁRIO Uma missão conjunta a longa distância No dia 13 de Março, descolou da Base Aérea nº 4 (BA4), Lajes, pelas 12h50, um EH-101 Merlin para efectuar a recuperação de quatro tripulantes de um navio

Leia mais

NOTICIÁRIO. Brigadeiro-General Mário Barreto 52 MAISALTO

NOTICIÁRIO. Brigadeiro-General Mário Barreto 52 MAISALTO em destaque Força Aérea galardoada com Prémio de Excelência e Qualidade No âmbito da participação nas I Jornadas Ibéricas da Me - trologia e Qualidade, realizadas nos dias 2 e 3 de junho em Valença, a

Leia mais

NOTICIÁRIO. Base Aberta BA4 em 2 de agosto 52 MAISALTO

NOTICIÁRIO. Base Aberta BA4 em 2 de agosto 52 MAISALTO Base Aberta BA4 em 2 de agosto 52 MAISALTO Base Aberta BA1 em 5 de setembro MAISALTO 53 62º Aniversário da Base Aérea nº 6 A Base Aérea nº 6, no Montijo, celebrou no dia 17 de junho o seu 62º aniversário,

Leia mais

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NOTAS BIOGRÁFICAS MGEN FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS AGUDA 1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO -Data de Nascimento 1946/01/31; -Naturalidade S. Sebastião da Pedreira, Lisboa; -Estado Civil Casado; -Filhos Um Filho;

Leia mais

NOTICIÁRIO. General CEMFA condecorado pela República Federativa do Brasil. Base Aérea nº 5 obtém a Certificação EMAS

NOTICIÁRIO. General CEMFA condecorado pela República Federativa do Brasil. Base Aérea nº 5 obtém a Certificação EMAS em destaque General CEMFA condecorado pela República Federativa do Brasil O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General PILAV Manuel Teixeira Rolo, foi agraciado pela República Federativa do Brasil com

Leia mais

e contando com a presença de altas entidades relacionadas com o sistema de armas

e contando com a presença de altas entidades relacionadas com o sistema de armas Foto Luigino Caliaro AEsquadra 751, no passado dia 21 de Junho, assinalou mais um marco da sua história ao completar, com a aeronave Agusta-Westland EH-101 Merlin, 10.000 horas de voo ao serviço da Força

Leia mais

SUMÁRIO. - EUROMARFOR o Introdução o Organização o Activação da EUROMARFOR o História. - EUROMARFOR - Datas relevantes. - Comandantes da EUROMARFOR

SUMÁRIO. - EUROMARFOR o Introdução o Organização o Activação da EUROMARFOR o História. - EUROMARFOR - Datas relevantes. - Comandantes da EUROMARFOR SUMÁRIO - EUROMARFOR o Introdução o Organização o Activação da EUROMARFOR o História - EUROMARFOR - Datas relevantes - Comandantes da EUROMARFOR - CV do Vice-Almirante José Saldanha Lopes INTRODUÇÃO A

Leia mais

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia

Identificação abreviada: Maj Eng João Correia CURRICULUM VITAE Identificação abreviada: Maj Eng João Correia 1. DADOS PESSOAIS Nome: João Manuel Pinto Correia Data de nascimento: 21 de março de 1977 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Militar Funções

Leia mais

Índice: Organização e Caraterização da força Treino Operacional da Recce Coy Missão da Recce Coy Conceito de Emprego

Índice: Organização e Caraterização da força Treino Operacional da Recce Coy Missão da Recce Coy Conceito de Emprego Índice: 1. Organização e Caraterização da força 2. Treino Operacional da Recce Coy 3. Missão da Recce Coy 4. Conceito de Emprego 5. Possibilidades e Capacidades 6. Resenha Biográfica do Comandante da Recce

Leia mais

Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril

Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril Define as Competências, a Estrutura e o Funcionamento da Autoridade Aeronáutica Nacional A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

HÁ 50 ANOS, NA BASE AÉREA Nº 1

HÁ 50 ANOS, NA BASE AÉREA Nº 1 em destaque HÁ 50 ANOS, NA BASE AÉREA Nº 1 Presidida pelo Secretário de Estado da Aeronáutica, general Fran - cisco Chagas, realizou-se no dia 21 de Março, na Base Aérea n.º 1 (Sintra), a cerimónia de

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA NA CERIMÓNIA DE RECEÇÃO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA NO ÂMBITO DO COMANDO PORTUGUÊS DA FORÇA NAVAL DE REAÇÃO DA NATO (SNMG1) (08JUN-18DEZ15) (20 DE DEZEMBRO DE 2015)

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

Estatísticas Oficiais

Estatísticas Oficiais Estatísticas Oficiais ESTATÍSTICAS DOS TRANSPORTES 2016 Estatísticas oficiais ESTATÍSTICAS DOS TRANSPORTES NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 2016 ESCLARECIMENTO AOS UTILIZADORES Para qualquer sugestão, crítica

Leia mais

IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira ( )

IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira ( ) IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira (1929-2013) General Gabriel Augusto do Espírito Santo IN MEMORIAM :: Neste pdf - página 1 de 5 :: Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA. Senhor Representante da República na Região Autónoma da Madeira, Excelência;

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA. Senhor Representante da República na Região Autónoma da Madeira, Excelência; INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA Por ocasião da Comemoração do Dia do Comando Operacional da Madeira (29 de fevereiro de 2016) Senhor Representante da República na Região Autónoma da Madeira, Excelência;

Leia mais

Duas pessoas resgatadas no mar e três doentes transportados em menos de 24 horas

Duas pessoas resgatadas no mar e três doentes transportados em menos de 24 horas Comunicado de Imprensa Duas pessoas resgatadas no mar e três doentes transportados em menos de 24 horas Missões decorreram nos Açores e em Portugal Continental Em menos de 24 horas, a Força Aérea resgatou

Leia mais

Força Aérea Portuguesa assinala o 60.º Aniversário. Anulação do concurso para a nova arma ligeira

Força Aérea Portuguesa assinala o 60.º Aniversário. Anulação do concurso para a nova arma ligeira Crónicas Militares Nacionais Tenente-coronel Miguel Silva Machado Força Aérea Portuguesa assinala o 60.º Aniversário A passagem de 60 anos como ramo das Forças Armadas foi assinalada pela Força Aérea Portuguesa

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA Por ocasião da Comemoração do Dia do Comando Operacional dos Açores (26 de fevereiro de 2016) Senhor Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Excelência;

Leia mais

Decreto-Lei n. 15/94 de 22 de Janeiro

Decreto-Lei n. 15/94 de 22 de Janeiro Decreto-Lei n. 15/94 de 22 de Janeiro A assistência a pessoas em perigo no mar assume grande relevância e deve desenvolver-se nos Estados ribeirinhos através do estabelecimento de meios adequados e eficazes

Leia mais

Revista de Imprensa NACIONAL

Revista de Imprensa NACIONAL Revista de Imprensa NACIONAL Quinta-feira, 07 de Julho de 2016 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Imagens VIAGEM DE MARCELO PARA VER O EURO CUSTA 14 MIL Correio Manhã 7/7/2016 56 EUROS Viagem de Marcelo

Leia mais

NOTICIÁRIO em destaque

NOTICIÁRIO em destaque em destaque Ministro da Defesa Nacional acompanha a Missão BAP18 O Ministro da Defesa Nacional (MDN), Prof. Doutor José Azeredo Lopes, esteve presente na Cerimónia da Entrega da Bandeira Nacio - nal à

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª Recomenda ao Governo que aprofunde a colaboração entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) nas missões

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, no workshop Viver o Douro com mais segurança, organizado pela Autoridade Marítima

Leia mais

PT/AHM/FO/006/L/ :11:58 SR PT/AHM/FO/006/L/14. Datas descritivas Produtor. Cx. 752: sargentos, 1935 Cx.

PT/AHM/FO/006/L/ :11:58 SR PT/AHM/FO/006/L/14. Datas descritivas Produtor. Cx. 752: sargentos, 1935 Cx. PT/AHM/FO/006/L/14 Nível de descrição Código de referência Título SR PT/AHM/FO/006/L/14 Datas descritivas 1931-1939 Condecorações e Louvores. Dimensão e suporte 42 processos (cxs. 751-763). Produtor Ministro

Leia mais

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 67/X DETERMINA A EXTENSÃO DAS ZONAS MARÍTIMAS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO NACIONAL E OS PODERES QUE O ESTADO PORTUGUÊS NELAS EXERCE BEM COMO OS PODERES EXERCIDOS NO ALTO MAR A Assembleia da

Leia mais

NOTICIÁRIO. destaque. Receção das FNDs nas missões BAP18 e AM18. Força Aérea nas Comemorações do Dia da Implantação da República

NOTICIÁRIO. destaque. Receção das FNDs nas missões BAP18 e AM18. Força Aérea nas Comemorações do Dia da Implantação da República - NOTICIÁRIO destaque Receção das FNDs nas missões BAP18 e AM18 Realizou-se no dia 12 de setembro, na Base Aérea n.º 5 em Monte Real, a Cerimónia de Receção aos militares que integraram as missões Baltic

Leia mais

Revista de Imprensa. Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira

Revista de Imprensa. Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira Revista de Imprensa Resgate de tripulante a quase 600 Km da Terceira Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Homem com 46 anos evacuado de um barco nos Açores correiodosacores.net

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA a. Enquadramento Legislativo Nos termos conjugados dos artigos 19.º, 21.º, 25.º, 55º, do ponto ii), da alínea b), do nº1,

Leia mais

A Marinha Portuguesa na Grande Guerra

A Marinha Portuguesa na Grande Guerra A Marinha Portuguesa na Grande Guerra José Luís Leiria Pinto Contra-almirante Figura 1: Caça-minas Augusto Castilho. Constata-se que a participação da Marinha de Guerra, Portuguesa no primeiro grande conflito

Leia mais

Tenente-Coronel Piloto-Aviador Nuno André Barros Monteiro da Silva

Tenente-Coronel Piloto-Aviador Nuno André Barros Monteiro da Silva Curriculum vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Tenente-Coronel Piloto-Aviador Nuno André Barros Monteiro da Silva Rua Reitor Luís Nési, Lote 2, 2450-503 NAZARÉ (Portugal) 917914441 Nuno.Monteiro.da.Silva@gmail.com

Leia mais

Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA. 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017

Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA. 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017 Visita de Trabalho à Região Autónoma dos Açores PROGRAMA 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2017 1.º Dia 8 de outubro 10H55 voo Lisboa/Ponta Delgada (São Miguel) - TP 1867 12H20 Chegada a Ponta Delgada Viatura

Leia mais

Decreto n.º 44/92 Acordo no Domínio da Saúde entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau, bem como o respectivo Acordo Rectificativo

Decreto n.º 44/92 Acordo no Domínio da Saúde entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau, bem como o respectivo Acordo Rectificativo Decreto n.º 44/92 Acordo no Domínio da Saúde entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau, bem como o respectivo Acordo Rectificativo Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição,

Leia mais

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional

João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Ministério da

Leia mais

REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones

REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones 1 REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones ) OBJETO O Regulamento destina-se a estabelecer exclusivamente

Leia mais

Revista de Imprensa. Força Aèrea resgata tripulante holandês

Revista de Imprensa. Força Aèrea resgata tripulante holandês Revista de Imprensa Força Aèrea resgata tripulante holandês Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Viana do Castelo Holandês de 17 anos retirado de helicóptero de navio

Leia mais

CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010

CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010 CURRICULUM VITÆ MAJOR-GENERAL ANTÓNIO XAVIER LOBATO DE FARIA MENEZES Data de Referência: 25/01/2010 - ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO - Data de Nascimento 25/01/1960 - Naturalidade Pangim, Índia - Estado Civil

Leia mais

25 DE MAIO DE Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves

25 DE MAIO DE Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves 25 DE MAIO DE 2018 Cerimónia de Juramento de Bandeira dos Alunos do 1º Ano do Curso General Raúl Augusto Esteves PROGRAMA 25 DE MAIO DE 2018 15H00 Chegada de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

Observações. O aprontamento ficou concluído a 31 de Maio de 2010, prevendo-se a projecção da Força em 03 de Junho de 2010.

Observações. O aprontamento ficou concluído a 31 de Maio de 2010, prevendo-se a projecção da Força em 03 de Junho de 2010. FND LIBANO País LIBANO Organização ONU Ramos Exercito Ano início 2006 Ano fim Em curso Observações Organização das Nações Unidas, mandatada pelas resoluções n.º 425 de 19/03/1978, n.º 426 de 19/03/1978

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 Alfeite, Corpo de Fuzileiros, 3 de junho de 2019 Senhores Embaixadores e representantes

Leia mais

Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira

Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira Cerca de 75% dos pilotos de helicóptero que atuam hoje no Corpo Bombeiros, na Polícia Militar,

Leia mais

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO Fernando Melo Gomes Almirante Assembleia da República, 30 de maio de 2018 A génese do duplo uso Os marcos temporais Possuindo o paiz, infelizmente, uma marinha pequena,

Leia mais

Estrutura da apresentação: 1 Estudo de Viabilidade Técnica. 2 Enquadramento Estratégico. 3 Vantagens Competitivas

Estrutura da apresentação: 1 Estudo de Viabilidade Técnica. 2 Enquadramento Estratégico. 3 Vantagens Competitivas Estrutura da apresentação: 1 Estudo de Viabilidade Técnica 2 Enquadramento Estratégico 3 Vantagens Competitivas 4 Viabilidade de Financiamento 5 Etapas para a Operacionalização 1 1 Estudo de Viabilidade

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

Sistema Aeroportuário de Lisboa Constrangimentos e Soluções na perspetiva da NAV Portugal.

Sistema Aeroportuário de Lisboa Constrangimentos e Soluções na perspetiva da NAV Portugal. Sistema Aeroportuário de Lisboa Constrangimentos e Soluções na perspetiva da NAV Portugal NAV Portugal A nossa Missão Garantir a prestação Segura e Eficiente de Serviços de Navegação Aérea, contribuindo

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais Luís Cecílio Santos SERVIÇO MUNICIPAL PROTEÇÃO CIVIL COM PRESIDENTE DA CÂMARA SERVIÇO

Leia mais

ESCLARECIMENTO DO INEM SOBRE UTILIZAÇÃO DE VIATURA PARA OCORRÊNCIA EM BORBA

ESCLARECIMENTO DO INEM SOBRE UTILIZAÇÃO DE VIATURA PARA OCORRÊNCIA EM BORBA ESCLARECIMENTO DO INEM SOBRE UTILIZAÇÃO DE VIATURA PARA OCORRÊNCIA EM BORBA A propósito da notícia emitida ontem no Jornal da Noite da SIC e intitulada "Diretora de Saúde do Sul usou VMER para ir a Borba",

Leia mais

Intervenção sobre a Protecção Civil nos Açores

Intervenção sobre a Protecção Civil nos Açores Intervenção sobre a Protecção Civil nos Açores Sr. Presidente O Partido Socialista/Açores, aquando da sua primeira vitória nas legislativas regionais de 1996, encontrou uma região que apresentava nos mais

Leia mais

Relatório Diário. 11 de agosto 2016

Relatório Diário. 11 de agosto 2016 Relatório Diário de agosto 2016 1 Relatório Diário.08.2016 10:00 Report Highlights Para o dia.08.2016 importa destacar: Ligeira subida da temperatura em praticamente todo o país. 10 Distritos em aviso

Leia mais

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR PAÍS ORGANIZAÇÃO RAMOS KOSOVO NATO EXÉRCITO ANO INÍCIO 1999 ANO FIM OBSERVAÇÕES EM CURSO Força Militar liderada pela NATO, tendo por base a Resolução nº 1244 do Conselho

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 1 de fevereiro de Série. Número 21

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 1 de fevereiro de Série. Número 21 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL E SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS Despacho conjunto

Leia mais

MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FRADES SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL PARTE II

MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FRADES SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL PARTE II PARTE II NOVEMBRO DE 2015 ÍNDICE PARTE II ORGANIZAÇÃO DA RESPOSTA 3 1. CONCEITO DE ATUAÇÃO 3 2. EXECUÇÃO DO PLANO 4 2.1. FASE DE EMERGÊNCIA 4 2.2. FASE DE REABILITAÇÃO 4 3. ARTICULAÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES,

Leia mais

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez

Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez Mulheres iniciam formação de oficial combatente do Exército brasileiro pela primeira vez A Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre espaço para a entrada das suas primeiras alunas. Agora, mulheres

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA TEMPERATURAS EXTREMAS ADVERSAS. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 1 a 15 de JULHO 2013

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA TEMPERATURAS EXTREMAS ADVERSAS. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 1 a 15 de JULHO 2013 PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA TEMPERATURAS EXTREMAS ADVERSAS RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 1 a 15 de JULHO 13 SÍNTESE do período entre 1 e 15 de JULHO de 13 As temperaturas máximas e mínimas observadas nos

Leia mais

Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo UTAD Outubro-Abril

Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo UTAD Outubro-Abril Press-kit Ciclo de eventos comemorativos do centenário da 1.ª Guerra Mundial Ano letivo 2017-2018 UTAD Outubro-Abril PRESS RELEASE: Conferência dia 19 de outubro na UTAD Realiza-se na próxima semana, dia

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

Revista de Imprensa Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017

Revista de Imprensa Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017 Revista de Imprensa Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Imagens TRÊS MORTOS E UM DESAPARECIDO EM NAUFRËGIOabola.pt 29/11/2017 15:35 Corpo de terceiro pescador encontrado

Leia mais

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Aviação de Segurança Pública no Cenário Nacional Publicação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANO INÍCIO 1999 OBSERVAÇÕES

ORGANIZAÇÃO ANO INÍCIO 1999 OBSERVAÇÕES Press Kit FND Kosovo PAÍS ORGANIZAÇÃO RAMOS KOSOVO NATO ANO INÍCIO 1999 ANO FIM OBSERVAÇÕES EXÉRCITO EM CURSO Força Militar liderada pela NATO, tendo por base a Resolução nº 1244 do Conselho de Segurança

Leia mais

NOTICIÁRIO. em destaque

NOTICIÁRIO. em destaque em destaque Centro de Formação Militar e Técnica condecorado pelo Presidente da República No dia 1 de dezembro de 2016, o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 14 de setembro de Série. Número 162

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 14 de setembro de Série. Número 162 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, Série Suplemento Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 386/2016 Autoriza a repartição

Leia mais

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico Caças franceses estão engajados em um jogo de gato e rato com os russos nos céus acima dos países bálticos, enquanto a OTAN mantém um olhar

Leia mais

Balanço Oficial da época balnear 2011 em Portugal. Comandante Nuno Leitão

Balanço Oficial da época balnear 2011 em Portugal. Comandante Nuno Leitão DGAM AUTORIDADE INSTITUTO DE SOCORROS MARÍTIMA A NÁUFRAGOS NACIONAL DGAM INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS Balanço Oficial da época balnear 2011 em Portugal Comandante Nuno Leitão Portugal, uma Nação Marítima

Leia mais

30/01/2017 MÓDULO 6 - SOCORRO E SALVAMENTO OBJETIVOS GERAIS DO MÓDULO ÂMBITO DOS CONTEÚDOS. Tecnologias e Processos. Tecnologias e Processos

30/01/2017 MÓDULO 6 - SOCORRO E SALVAMENTO OBJETIVOS GERAIS DO MÓDULO ÂMBITO DOS CONTEÚDOS. Tecnologias e Processos. Tecnologias e Processos ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO MÓDULO 6 SOCORRO E SALVAMENTO Marília Soares OBJETIVOS GERAIS DO MÓDULO Identificar o sistema integrado de emergência médica; Identificar as situações

Leia mais

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS S. R. MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL CONSELHO DE CHEFES DE ESTADO-MAIOR MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS Aprovado em CSDN de 30 de julho de 2014. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MISSÕES a. Segurança e defesa do território

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

Comemoramos hoje o 19º aniversário do Comando Operacional da Madeira.

Comemoramos hoje o 19º aniversário do Comando Operacional da Madeira. ALOCUÇÃO DO COMANDANTE OPERACIONAL DA MADEIRA, MAJOR-GENERAL TIAGO VASCONCELOS, NA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO COMANDO OPERACIONAL DA MADEIRA Funchal, 6 de março de 2012 Senhores Oficiais Generais,

Leia mais

EDP quer reforçar quadros e contratar 200 jovens

EDP quer reforçar quadros e contratar 200 jovens DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal MAIO 2014 EDP quer reforçar quadros e contratar 200 jovens A EDP quer renovar os quadros e, para isso, está a recrutar 200 novos colaboradores.

Leia mais

Crónicas Militares Nacionais

Crónicas Militares Nacionais Crónicas Militares Nacionais Tenente-coronel Miguel Silva Machado Força Aérea e Exército participam no Airlift Block Training 2012 Em Fevereiro e Março de 2012, decorreu em várias regiões de Portugal,

Leia mais

Endereço para acessar este CV: Última atualização do currículo em 11/08/2014

Endereço para acessar este CV:   Última atualização do currículo em 11/08/2014 Sérgio Luiz Nideck Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8021084418040598 Última atualização do currículo em 11/08/2014 Militar da reserva da Aeronáutica (Capitão Especialista em Comunicações),

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n, 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0 COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro Recordando que a Convenção sobre o Direito do Mar foi adoptada em Abril de 1982 e assinada por 119 Estados e que nela estão

Leia mais

DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS

DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS DIRETIVA Nº 09/AED/17 Aprovação PCA xx/xx/2017 Página 1 de 11 LISTA DE PÁGINAS EFECTIVAS Páginas Data da

Leia mais

Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar. Unidade Orgânica: Escola Naval

Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar. Unidade Orgânica: Escola Naval Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar Unidade Orgânica: Escola Naval Mestrado Integrado em Ciências Militares Navais, especialidade Engenheiros Navais, ramo de Armas e Eletrónica Publicado

Leia mais

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i PLANO ESPECIAL DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL PARA RISCOS QUÍMICOS GRAVES EM S. JOÃO DA MADEIRA PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO DA FLEXIPOL Serviço Municipal de Protecção Civil Julho 2010 Plano de Emergência

Leia mais

CARTEIRA DE SERVIÇOS INEM

CARTEIRA DE SERVIÇOS INEM MINISTÉRIO DA SAÚDE CARTEIRA DE SERVIÇOS INEM Síntese Documento que resume a oferta dos serviços realizados pelo INEM Julho 2016 (Aprovado pelo CD e registado em ata: 39 de 2016) Carteira De Serviços INSTITUTO

Leia mais

Aeroporto das Flores. Reabilitação do pavimento da pista

Aeroporto das Flores. Reabilitação do pavimento da pista Aeroporto das Flores Reabilitação do pavimento da pista SUMÁRIO ENQUADRAMENTO SITUAÇÃO INICIAL FASEAMENTO DA OBRA E RESTRIÇÕES OPERACIONAIS INTERVENÇÃO 3 ENQUADRAMENTO O Aeroporto das Flores integra o

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional. Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional. Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião do 64º aniversário da Força Aérea. Lisboa, 1 de julho de 2016

Leia mais

2º Passeio 4x4 SOUSA & FERREIRA

2º Passeio 4x4 SOUSA & FERREIRA ILHA DO PICO A ilha do Pico é a segunda maior ilha do arquipélago e fica a 8,3 km do Faial e a 15 km de São Jorge. Tem cerca de 447 km² de superfície, 42 km de comprimento, por 20 km de largura e um número

Leia mais

Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte. Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS

Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte. Capítulo 42. Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS Capítulo 42 Apoio ao Helitransporte 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer as regras de segurança. Conhecer as características dos locais de aterragem. 1 2. HELICÓPTERO

Leia mais

Relatório Diário. 12 de agosto 2016

Relatório Diário. 12 de agosto 2016 Relatório Diário 12 de agosto 2016 1 Relatório Diário 12.08.2016 10:00 Report Highlights Para o dia 12.08.2016 importa destacar: Ligeira subida da temperatura em praticamente todo o país. 12 Distritos

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE COMUNICAÇÕES, DE DADOS E DE CIFRA DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições Gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE COMUNICAÇÕES, DE DADOS E DE CIFRA DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições Gerais ANEXO (a que se refere o artigo único do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 48/2016, de 10 de maio) REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE COMUNICAÇÕES, DE DADOS E DE CIFRA DA MARINHA

Leia mais