PROJETO INTEGRADOR 4º SEMESTRE ENGENHARIA CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO INTEGRADOR 4º SEMESTRE ENGENHARIA CIVIL"

Transcrição

1 PROJETO INTEGRADOR 4º SEMESTRE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO: Diretoria de Ciências Exatas Nome do projeto: Projeto integrador Maccherone Soportare Peso 1. OBJETIVO PRINCIPAL Promover junto aos alunos do curso de Engenharia Civil uma atividade com o intuito de exercitar habilidades de trabalho em grupo e desenvolver capacidade de elaboração e administração de projetos. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Possibilitar aos alunos o exercício da capacidade de trabalho em equipe e desenvolvimento de raciocínio lógico; 2. Desenvolver junto aos alunos a criatividade na resolução de problemas diversos e espírito de competitividade; 3. Buscar maior identificação dos alunos junto ao curso de Engenharia Civil. 3. PÚBLICO ALVO Todos os alunos que estão cursando o 4º semestre do curso de Engenharia Civil 4. NORMAS DO PROJETO INTEGRADOR A realização da atividade será baseada nas seguintes normas: 4.1 Participação: a) Os alunos poderão formar equipes de até 05 integrantes. b) Cada grupo poderá participar, no dia da competição, somente com uma ponte.

2 c) No dia da competição deverá ser entregue pelas equipes um relatório do projeto contendo uma prancha desenhada em papel sulfite A2 margeado com as seguintes vistas da ponte: superior, laterais, frontal e perspectiva. As vistas deverão estar devidamente cotadas e em escala. d) O projeto será submetido à avaliação com base nos seguintes critérios: 1-Qualidade do desenho da prancha; 2-Clareza das informações; 3-Conteúdo exigido; 4-Criatividade do protótipo; 5-Respeito ao cronograma estabelecido. O relatório de projeto deverá conter os seguintes itens, a saber: 1-Capa: deverá conter o nome do grupo, RA, professor orientador, título do projeto e semestre letivo; 2-Sumário; 3-Revisão bibliográfica (mínimo 10 páginas): deverão ser abordados os aspectos teóricos do cálculo utilizado para o projeto da ponte, baseado no conhecimento da disciplina de estática dos sólidos, também deverão ser feitas considerações sobre tipos, e processos executivos de pontes em geral; 5-Relação de materiais utilizados; 6-Memorial de cálculo: neste deverão ser relacionados os cálculos executado; 7- Custo do projeto; 8-Conclusões; 9-Referências Bibliográficas..

3 4.2 Normas para a construção da ponte: a) A ponte deverá ser indivisível, dessa forma, partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas. b) A ponte deverá ser construída utilizando-se apenas massa do tipo espaguete número 8 de qualquer marca comercial e colas epóxi do tipo massa (Durepox, Polyepoxi, Poxybonder etc) ou do tipo resina (Araldite, Poxipol, Colamix etc). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras dos nós. c) Toda a estrutura da ponte não deverá pesar mais do que 1500g. A pesagem será realizada antes da prova de carga da ponte. d) A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida. e) Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de ½ de diâmetro e 20cm de comprimento para facilitar o apoio das extremidades sobre as faces (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. O peso dos tubos de PVC será contabilizado no peso total da ponte. f) Cada extremidade da ponte deverá prolongar-se 5cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos como ponto de apoio da ponte. g) O tabuleiro da ponte deverá ser composto por um guarda corpo, localizado na lateral, de altura máxima de 5cm, com o intuito de se evitar o escorregamento do trem tipo de carga. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5cm e máxima de 20cm ao longo de todo seu comprimento. h) Um bloco de madeira simulando um trem tipo de comprimento 100 mm, largura 50 mm e altura 50 mm, deve ser capaz de atravessar a ponte em toda a sua extensão na direção longitudinal.

4 i) O ponto central da ponte deverá ser livre de obstáculos para possibilitar a instalação do equipamento de carregamento. 4.3 Normas para a realização dos testes de carga a) A ordem de realização dos testes de carga das pontes será determinada por sorteio. Cada grupo deverá indicar um membro para a execução dos testes de carga de sua ponte. Durante a prova, o aluno indicado deverá utilizar luva de proteção de borracha para evitar acidentes no momento de colapso da ponte. b) No dia da competição, será incorporada a esta estrutura uma plataforma de carregamento consistindo em um pedaço madeira de comprimento 100 mm, largura 50 mm e altura de 7 mm e um pino em U. Esta plataforma de carregamento será colocada no centro da ponte. Todas as cargas serão suspensas a partir deste pino em U. Deve haver um espaço diretamente abaixo dele para permitir que as cargas sejam colocadas. As cargas serão colocadas usando um gancho em S. Toda a carga será colocada por somente um dos integrantes da equipe. c) Será aplicada uma carga inicial de 2 quilogramas. Se após 10 segundos de aplicada a carga a ponte não apresentar danos estruturais ela estará habilitada a participar do teste de carga. d) Caso a ponte tenha passado no teste, descrito no item acima, as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pelos membros do grupo que está realizando o teste. Será exigido um mínimo de 20 segundos entre a aplicação de cada incremento de carga. e) Será considerado que a ponte atingiu o colapso quando esta apresentar severos danos estruturais em tempo menor que 20 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de colapso oficial será a última carga que a ponte for capaz de suportar durante 20 segundos sem que ocorressem severos danos à estrutura. f) Após o colapso da ponte, os restos desta poderão ser examinados pela comissão de fiscalização para se verificar se os materiais utilizados na construção foram os permitidos por este regulamento.

5 Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a equipe será sumariamente desclassificada. g) A pontuação referente a etapa de prova de carga deverá ser baseada no Coeficiente de Aproveitamento da ponte, calculado pela equação seguinte: M1 Ia x 1000 (%) M 2 Onde: M1=massa da ponte; M2=massa última suportada. A pontuação dada em função do valor do Coeficiente de Aproveitamento de cada ponte deverá ser feita da seguinte forma: 1º lugar 100 pontos; 2º lugar 90 pontos; 3º lugar 80 pontos. 4º para frente 70 pontos. Nota: Quanto menor o Coeficiente em porcentagem, maior deverá ser a pontuação, sendo o primeiro lugar aquele que obter o menor valor e assim por diante. h) Cada grupo deverá, no dia da competição, trazer uma placa de isopor com espessura mínima de 5cm e dimensões de 0,5mx0,5m. Esta placa deverá ser posicionada abaixo do vão central da ponte e terá como objetivo amortecer o impacto dos pesos no chão após o colapso da estrutura.

6 i) Caso haja insuficiência do sistema de carregamento e, dessa forma, não haver ruptura, a carga última a ser considerada para o cálculo do Coeficiente de Aproveitamento deverá ser obtida por meio da seguinte equação: Mf Mu *1,5 Onde: Mf: massa final de ensaio estimada; Mu:último carregamento suportado pela ponte estágio anterior de carga. Após a determinação do valor de Mf deverá ser calculado o Coeficiente de Aproveitamento. No dia da competição deverá ser seguida pelo professor responsável a seguinte ordem de atividades: 1- Pesagem das pontes; 2- Provas de carga; 3- Divulgação das notas e resultados finais. A tabela seguinte apresenta a pontuação de cada etapa da competição 1) Pesagem: estando a ponte em conformidade = 50 pontos; 2) Relatório = deverá variar entre 40 e 100 pontos**; 3) Cumprimento do cronograma = deverá variar entre 5 e 20 pontos; 4) Prova de carga = deverá variar entre 70 e 100 pontos. ** A nota do relatório deverá ser atribuída de acordo com o cumprimento dos tópicos relacionados anteriormente, no item 4.1. As notas das etapas, bem como os três grupos vencedores deverão ser divulgados no mesmo dia ao final da competição.

7 4.4 Aos grupos vencedores de cada sala de aula Os três grupos que alcançarem maior pontuação em sala de aula serão automaticamente classificados para a competição final que ocorrerá na unidade Memorial que reunirá os melhores colocados de todas as unidades, Esta etapa também contará com participação de grupos externos provenientes de outros semestres letivos e cursos. Todos os alunos que participarem desta última etapa receberão certificado atestando o cumprimento de 15 horas de atividade complementar independente de sua colocação no dia da competição entre unidades. Somente terão direito a este certificado os alunos que participarem desta etapa. Os três grupos vencedores receberão certificado atestando cumprimento de 20 horas de atividade complementar além de livros didáticos. Salienta-se que os grupos três vencedores poderão ser quaisquer equipes inscritas nesta etapa da competição.

8 Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Atividades Previstas Formação dos grupos e explicação das regras do projeto X Entrega de croqui da ponte acompanhado de relação de aquisição de materiais e custo x Entrega da Revisão Bibliográfica x Entrega de memória de cálculo X Entrega do projeto final Competição entre salas X X Competição final entre unidades X Datas específicas: Competição entre grupos de mesma sala e unidade: 08 à 13/11 Competição final entre unidades: 27/11

9 FOTOGRAFIAS ILUSTRATIVAS

10 Corpo docente: Professor Doutor. João Alexandre Paschoalin Filho Coordenadoria de Engenharias Ciclo Básico Professor Doutor. Julio César Dutra Diretoria de Ciências Exatas A distribuição e/ou acesso é limitado aos alunos do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Nove de Julho - Uninove, gratuitamente. É vedada a reprodução total ou parcial deste documento, por quais meios.

EDITAL 02/2014 Competição de Pontes de Macarrão

EDITAL 02/2014 Competição de Pontes de Macarrão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 02/2014 Competição de Pontes de Macarrão A Coordenação do Eixo de Controle e Processos Industriais torna público o presente edital, contendo o calendário, regulamento e disposições

Leia mais

REGULAMENTO VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE 2017/1. Prof. a : Paula Manica Lazzari, Msc.

REGULAMENTO VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE 2017/1. Prof. a : Paula Manica Lazzari, Msc. REGULAMENTO VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE 2017/1 Prof. a : Paula Manica Lazzari, Msc. (paula.lazzari@fsg.br) 1) VI Competição de Pontes de Espaguete A VI Competição de Pontes de Espaguete do Centro

Leia mais

Regulamento UTFPR- 2015

Regulamento UTFPR- 2015 5ª Competição de Ponte de Macarrão da UTFPR- Câmpus Pato Branco Departamento de Engenharia Civil Universidade Tecnológica Federal do Paraná a) Disposições gerais: Regulamento UTFPR- 2015 1. Cada grupo

Leia mais

1 A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

1 A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas. Regulamento da Competição PONTE DE MACARRÃO SEAT UNIMAR2013 A) Disposições gerais: 1 Taxa de inscrição da ponte na competição, será a doação de 1 (uma) lata de leite em pó para cada 2 (dois) participantes

Leia mais

REGULAMENTO DA VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE (CPE) - 1/2017 CRICTE 2017

REGULAMENTO DA VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE (CPE) - 1/2017 CRICTE 2017 REGULAMENTO DA VI COMPETIÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE (CPE) - 1/2017 CRICTE 2017 NOTA: Este documento é baseado no regulamento da competição de pontes de espaguete da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

III CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO

III CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO 3ª Mostra de Construção & Arquitetura IFPB campus Picuí III CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO 1. INTRODUÇÃO A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão

Leia mais

Concurso da Ponte de Macarrão

Concurso da Ponte de Macarrão Concurso da Ponte de Macarrão Datas Inscrição Até 27/09/2013 Entrega 21 à 25/10/2013 Competição 01/11/2013 1 Normas da Competição Disposições gerais 1.. Para inscrever a ponte na competição, é necessário

Leia mais

EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017

EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017 EDITAL DO 1º DESAFIO DA PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL IESACRE SEMANA DA ENGENHARIA 2017 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste

Leia mais

a) Construção da Ponte Materiais permitidos, dimensões limites e demais regras

a) Construção da Ponte Materiais permitidos, dimensões limites e demais regras REGULAMENTO - III Competição de Pontes da UCAM-Campos Disposições Gerais I. Será permitida a participação de apenas uma única ponte de palito para cada grupo inscrito; II. Uma vez inscrita na competição,

Leia mais

CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO. Regulamento

CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO. Regulamento CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO Regulamento - 2014 a) Disposições gerais: 1. Ao inscrever a ponte na competição, sugere-se que cada integrante do grupo doe um pacote de 500g de massa do tipo espaguete,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVOS

1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVOS 1 INTRODUÇÃO A equipe de Edificações do IFRN campus São Gonçalo do Amarante faz parte da gincana com a Competição Ponte de Macarrão. Essa iniciativa se baseia em experiências didáticas similares relatadas

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres 2º semestre de 2013 I. TEMA: PONTE DE MACARRÃO II. ETAPAS DO TRABALHO 1. Pesquisar o tema.

Leia mais

II COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

II COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO II COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO O Grupo PET - Estruturas do Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília estará realizando neste semestre a II Competição

Leia mais

I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO I COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO O Grupo PET - Estruturas do Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília estará realizando neste semestre a I Competição da

Leia mais

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL CREAJR - AM: PONTE DE MACARRÃO Manaus AM 2017 1. INTRODUÇÃO Esta atividade envolve estudantes dos cursos de Engenharia de todas as faculdades de Manaus, buscando estabelecer

Leia mais

Coordenação: Prof. Natália Daudt Prof. Eduardo Pasquetti Prof. Lucas Delongui Prof. Luciane Herter. Dúvidas

Coordenação: Prof. Natália Daudt Prof. Eduardo Pasquetti Prof. Lucas Delongui Prof. Luciane Herter. Dúvidas I Competição de Pontes de Espaguete UFSM/CS Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul Coordenação: Prof. Natália Daudt Prof. Eduardo Pasquetti Prof. Lucas Delongui Prof. Luciane Herter

Leia mais

III COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

III COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO III COMPETIÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO O Grupo PET - Estruturas do Curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília estará realizando neste semestre a III Competição

Leia mais

Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) DP - 2º semestres

Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) DP - 2º semestres Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) DP - 2º semestres I. TEMA: PONTE DE MACARRÃO II. ETAPAS DO TRABALHO 1. Pesquisar o tema. 2. Elaborar e desenvolver, de acordo com o regulamento,

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL DO CEULP/ULBRA V SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL III DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção

Leia mais

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO - 2017 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. TEMA DO CONCURSO 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete e material

Leia mais

Dúvidas e sugestões contatem a coordenação através do

Dúvidas e sugestões contatem a coordenação através do Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul Coordenação: Prof. Cristiano Frandalozo Maidana Professores participantes: Prof. Alessandro Rigão Prof. Luciane Herter Prof. Lucas Lamberti Dúvidas

Leia mais

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO

CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO CONCURSO l - PONTES DE MACARRÃO REGULAMENTO 2011 a) Disposições gerais: 1. Ao inscrever a ponte na competição, sugere-se que cada integrante do grupo doe um pacote de 500 g de massa do tipo espaguete,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CCET ENGENHARIA CIVIL EDITAL I CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Pontes

Leia mais

REGULAMENTO - GINCANA PONTE DE MACARRÃO. IV Semana tecnológica 2015 (21 a 24/10)

REGULAMENTO - GINCANA PONTE DE MACARRÃO. IV Semana tecnológica 2015 (21 a 24/10) REGULAMENTO - GINCANA PONTE DE MACARRÃO IV Semana tecnológica 2015 (21 a 24/10) I - INTRODUÇÃO A Gincana Ponte de Macarrão tem por objetivo propiciar a oportunidade de aplicação dos conceitos básicos fundamentais

Leia mais

Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI

Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI Edital da II COMPETIÇÃO DE PONTE DE MACARRÃO DA FACULDADE CEUPI Objetivos: Consolidar nos acadêmicos os conceitos das disciplinas básicas da área de estruturas. Integração dos alunos, com a motivação da

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS Rua José Antônio da Silva, 300, Jardim Oásis CEP: 58.900-000 Cajazeiras-PB Fone: (83) 3532-4100 E-mail:

Leia mais

REGULAMENTO. II Torneio de Pontes de Espaguete

REGULAMENTO. II Torneio de Pontes de Espaguete REGULAMENTO II Torneio de Pontes de Espaguete DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Cada equipe deverá ser formada por, no máximo, cinco alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. 2. Cada equipe poderá participar

Leia mais

III CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP

III CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP III CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP Prof. Marcius Fantozzi Giorgetti 1. Objetivos Oferecer aos alunos do curso de Engenharia Civil a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas,

Leia mais

Escolas de Engenharia, Tecnologias e Arquitetura

Escolas de Engenharia, Tecnologias e Arquitetura O EXPOTEC no uso de suas atribuições legais torna público o presente Edital com relação à competição de Pontes de Macarrão das Escolas de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura, torna públicas as normativas

Leia mais

Regulamento - Concurso Ponte de Macarrão A.A.A.E.C.R.L.

Regulamento - Concurso Ponte de Macarrão A.A.A.E.C.R.L. 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado no presente regulamento.

Leia mais

II CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP

II CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP II CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP 1. Objetivos Oferecer aos alunos do curso de Engenharia Civil a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, para a construção de um protótipo

Leia mais

EDITAL 03/ DE CONCURSO. Competição Ponde de Espaguete. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró

EDITAL 03/ DE CONCURSO. Competição Ponde de Espaguete. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró EDITAL 03/2015.2 DE CONCURSO Competição Ponde de Espaguete IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró 1. APRESENTAÇÃO A Universidade Potiguar - UnP, através da Comissão Organizadora

Leia mais

TecnoFacens ª Competição de Ponte de Macarrão. Revisão 1

TecnoFacens ª Competição de Ponte de Macarrão. Revisão 1 TecnoFacens 2018 1ª Competição de Ponte de Macarrão Revisão 1 Regulamento da 1ª Competição de Ponte de Macarrão 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Poderão participar do Concurso grupos formados exclusivamente

Leia mais

EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012

EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012 EDITAL PONTE DE MACARRÃO IFSP 2012 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1- Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ - CEUPI GRUPO EDUCACIONAL UNICEUMA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ - CEUPI GRUPO EDUCACIONAL UNICEUMA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO Edital CPEX 03/2017 III Competição de Ponte de Macarrão da Faculdade CEUPI 1 APRESENTAÇÃO A Coordenação de Pesquisa e Extensão - CPEX torna público a abertura de inscrição para a III Competição de Ponte

Leia mais

Precisarão apresentar, no ato da construção da ponte, cópia do comprovante de matrícula da instituição de ensino.

Precisarão apresentar, no ato da construção da ponte, cópia do comprovante de matrícula da instituição de ensino. Edital da I COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

IV CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP

IV CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP IV CONCURSO PONTE DE MACARRÃO EEP 29 de outubro de 2016 1. Objetivos Oferecer aos alunos dos cursos de Engenharia a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, para a construção

Leia mais

CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ

CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ - 2018.2 1. Objetivos: O concurso compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte, executado com palitos de picolé de madeira e ligados com cola.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS EDITAL Nº 35/2018-DG, DE 05 DE JUNHO DE 2018 R E S O L V E

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS EDITAL Nº 35/2018-DG, DE 05 DE JUNHO DE 2018 R E S O L V E CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS EDITAL Nº 35/2018-DG, DE 05 DE JUNHO DE 2018 O DIRETOR GERAL das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, no uso de suas

Leia mais

Dúvidas devem ser enviadas para o Prof. Cristiano Maidana ou para a monitora Juliana Macedo

Dúvidas devem ser enviadas para o Prof. Cristiano Maidana ou para a monitora Juliana Macedo Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul Coordenação: Prof. Cristiano Frandalozo Maidana Professores participantes: Prof. Eduardo Pasquetti Prof. Alessandro Onofre Rigão Prof. Lucas

Leia mais

Pontes de papel Regulamento

Pontes de papel Regulamento Pontes de papel Regulamento Goiânia, 2017 SUMÁRIO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS...3 1.1 Das inscrições...3 1.2 Da homologação das inscrições...3 1.3 Da competição...3 1.4 Da premiação...4 1.5 Do cronograma...4

Leia mais

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO

DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO DESAFIO DAS PONTES DE MACARRÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete e material colante,

Leia mais

CONCURSO l - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ

CONCURSO l - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ CONCURSO l - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO 2013 a) Objetivos: O concurso compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte, executado com palitos de picolé de madeira e ligados com cola. O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL. Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL. Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL Setembro de 2012 Fortaleza - CE EDITAL CAMPEONATO DE PONTE DE MACARRÃO Art. 1º. A Universidade Federal do Ceará (UFC) promoverá o II

Leia mais

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso.

Leia mais

GINCANA CULTURAL/NOITE DE TALENTOS 2011 (atualizado em 02/08/11)

GINCANA CULTURAL/NOITE DE TALENTOS 2011 (atualizado em 02/08/11) GINCANA CULTURAL/NOITE DE TALENTOS 2011 (atualizado em 02/08/11) A Gincana Cultural acontecerá como uma disputa entre classes em várias atividades culturais envolvendo temas de formação geral e de entretenimento.

Leia mais

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso.

Leia mais

I CONCURSO DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ. Instituto Federal de Goiás Campus Formosa

I CONCURSO DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ. Instituto Federal de Goiás Campus Formosa I CONCURSO DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ Instituto Federal de Goiás Campus Formosa OBJETIVO PRINCIPAL O concurso compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte, executado com palitos

Leia mais

III SAEC - SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Competição de Pontes de Palito

III SAEC - SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Competição de Pontes de Palito Competição de Pontes de Palito 1. Objetivo Esta Competição tem por objetivo testar a habilidade dos competidores na montagem de pontes de palito que será submetida a carregamento no vão livre central 2.

Leia mais

CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE DO CAMPUS LITORAL NORTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SEMESTRE 2017/1

CONCURSO DE PONTES DE ESPAGUETE DO CAMPUS LITORAL NORTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SEMESTRE 2017/1 OBJETIVO GERAL: Incentivar alunos e estudantes da comunidade em geral a engajarem-se no projeto e execução de uma ponte isostática construída com espaguete, como forma de estudar e estabelecer relações

Leia mais

EDITAL CONCURSO - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO

EDITAL CONCURSO - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO EXPOTEC 2018 EDITAL CONCURSO - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO a) Objetivos: O concurso compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte, executado com palitos de picolé de madeira e ligados

Leia mais

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ:

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: ESTRUTURA ESPACIAL DE PAPEL DE JORNAL JOÃO PESSOA PARAÍBA 2018.2 1 INTRODUÇÃO A Competição é uma atividade acadêmica bastante estimulante, realizada em várias instituições

Leia mais

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso.

Leia mais

UNIVERSIDADE SALVADOR EETI Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação. Desafio da Ponte. Semana de Engenharia

UNIVERSIDADE SALVADOR EETI Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação. Desafio da Ponte. Semana de Engenharia UNIVERSIDADE SALVADOR EETI Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação Desafio da Ponte Semana de Engenharia 1 ETAPAS DA ATIVIDADE A atividade consiste na apresentação do projeto de um protótipo de

Leia mais

PONTES DE ESPAGUETE DA UFSM-CS

PONTES DE ESPAGUETE DA UFSM-CS PONTES DE ESPAGUETE DA UFSM-CS Coordenação: Prof. Juan Galvarino Cerda Balcazar Colaboradores da competição: Amanda Costa da Silva (NCI) Prof. Cristiano Frandalozo Maidana Prof. Alessandro Rigão Prof.

Leia mais

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ:

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: ESTRUTURA PLANA DE PAPEL DE JORNAL JOÃO PESSOA PARAÍBA 2018.2 1 INTRODUÇÃO A Competição é uma atividade acadêmica bastante estimulante, realizada em várias instituições de

Leia mais

II DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ:

II DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: II DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: PONTE DE PAPEL PROF. DR. ANTÔNIO DA SILVA SOBRINHO JÚNIOR PROF. MSC. JACKSON PEDROSA DE FARIAS PROF. MSC. JOSÉ LUCIANO SOUSA DE ANDRADE PROFª. DRª. MARIA ÂNGELA PEREIRA XAVIER

Leia mais

REGULAMENTO Competição I Ponte de Palito de Picolé

REGULAMENTO Competição I Ponte de Palito de Picolé REGULAMENTO Competição I Ponte de Palito de Picolé a) Descrição: O concurso tem como objetivos a confecção de um modelo reduzido da estrutura de uma ponte (tabuleiro e pilares centrais), que deverá atender

Leia mais

UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres

UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres UNIPLAN Centro Universitário Planalto do Distrito Federal Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 1º e 2º semestres 2º semestre de 2016 I. TEMA: PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ II.

Leia mais

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: PONTE DE MACARRÃO

PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: PONTE DE MACARRÃO PROJETO DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: PONTE DE MACARRÃO PROF. DR. ANTÔNIO DA SILVA SOBRINHO JÚNIOR PROF. MSC. JACKSON PEDROSA DE FARIAS PROFª. DRª. MARIA ÂNGELA PEREIRA XAVIER PROF. DR. VALKISFRAN LIRA DE

Leia mais

I CONCURSO INTERCLASSE DE PONTES E ESTRUTURAS

I CONCURSO INTERCLASSE DE PONTES E ESTRUTURAS CENTRO UIVERSITÁRIO SÃO LUCAS ENGENHARIA CIVIL I CONCURSO INTERCLASSE DE PONTES E ESTRUTURAS Concurso Ponte de Macarrão Regulamento 2019 I) DISPOSIÇÕES GERAIS Poderão participar do Concurso grupos formados

Leia mais

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ REGULAMENTO - PONTE DE PALITO DE PICOLÉ A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso.

Leia mais

Concurso Ponte de Macarrão

Concurso Ponte de Macarrão X CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural Concurso Ponte de Macarrão Regulamento

Leia mais

Concurso Ponte de Palito de Picolé

Concurso Ponte de Palito de Picolé Concurso Ponte de Palito de Picolé 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte estaiada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme

Leia mais

Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura

Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura EDITAL 2017.1 - I COMPETIÇÃO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ Escolas de Engenharias, Tecnologias e Arquitetura A Faculdade Internacional da Paraíba FPB, por meio da Comissão Organizadora da I Competição

Leia mais

PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ/2018

PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ/2018 PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ/2018 Projeto: ponte de palitos de picolé - 2018 Desde os primeiros anos do desenvolvimento humano algumas crianças são incentivadas a brincar com bloquinhos de madeira, jogos

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ

EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ A SER REALIZADO NOS DIAS 10 A 14 DE NOVEMBRO DURANTE A V SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL 2015. TEMA: TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS

Leia mais

EDITAL II CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DO UNICERP ANO 2018

EDITAL II CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DO UNICERP ANO 2018 EDITAL II CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DO UNICERP ANO 2018 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos

Leia mais

RAÍZES COLEGIAL - I I SEMESTRE DE 2 014

RAÍZES COLEGIAL - I I SEMESTRE DE 2 014 PONTE DE MACARRÃO PÚBLICO ALVO : Ensino Médio Equipes de 4 alunos por turma OBJETIVO : A construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas epoxi e quente

Leia mais

Um aperto de mão, um parabéns e uma caixa de chocolate patrocinada pelo professor Daniel Duarte Costa.

Um aperto de mão, um parabéns e uma caixa de chocolate patrocinada pelo professor Daniel Duarte Costa. EDITAL COMPETIÇÃO DE PONTES TRELIÇADAS DE PALITO DE PICOLÉ 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de

Leia mais

Modalidade: Ponte de Macarrão

Modalidade: Ponte de Macarrão Edital do I SEC O DESAFIO Modalidade: Ponte de Macarrão 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão

Leia mais

UNICESUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ EDITAL VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO UNICESUMAR.

UNICESUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ EDITAL VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO UNICESUMAR. UNICESUMAR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ EDITAL VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO VI TORNEIO PROFESSOR MAURO ARAÚJO UNICESUMAR Edital MARINGÁ-PR 2016 DISPOSIÇÕES GERAIS O torneio Ponte de Macarrão do

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA III COMPETIÇÃO DE PONTES DE PAPEL EDITAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA III COMPETIÇÃO DE PONTES DE PAPEL EDITAL III COMPETIÇÃO DE PONTES DE PAPEL EDITAL 2º Semestre - 2016 III COMPETIÇÃO DE PONTES DE PAPEL Projeto dos Cursos de Edificações e Mecatrônica na disciplina de Resistência dos Materiais I, campus Registro.

Leia mais

VT - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ. Disciplina Resistência dos Materiais Eng. de Produção

VT - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ. Disciplina Resistência dos Materiais Eng. de Produção VT - PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ REGULAMENTO V.1.1 2017/1 Disciplina Resistência dos Materiais Eng. de Produção Prof. Dr. Diego Mendonça - Universo BH a) Objetivos: O VT compreende a avaliação de um protótipo

Leia mais

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA II TORNEIO DE GUINDASTE

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA II TORNEIO DE GUINDASTE FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA II TORNEIO DE GUINDASTE ITAJUBÁ 2016 GUINDASTE DE MACARRÃO ENGENHARIA MECANICA FEPI E-MAIL: mecanica@fepi.br 1 DISPOSIÇÕES GERAIS O torneio

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ A SER REALIZADO NOS DIAS 03 A 06 DE OUTUBRO DURANTE A 2 -

EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ A SER REALIZADO NOS DIAS 03 A 06 DE OUTUBRO DURANTE A 2 - EDITAL DO CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ CONCURSO DA PONTE DE PALITOS DE PICOLÉ A SER REALIZADO NOS DIAS 03 A 06 DE OUTUBRO DURANTE A 2 - EDITAL 1 01/10/2013 FTC COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA

Leia mais

Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL

Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL Olimpíadas FPU 2016_2 EDITAL 1 EDITAL 1º CONCURSO DE BRAÇOS HIDRÁULICO-PNEUMÁTICOS DA FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA 1. Disposições Gerais 1.1. Tema do Concurso A tarefa proposta é a construção e

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ E LINHA DE PESCAR 2018

NORMAS DO CONCURSO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ E LINHA DE PESCAR 2018 NORMAS DO CONCURSO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ E LINHA DE PESCAR 2018 1. Disposições gerais: 1.1. Tema do concurso: 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte utilizando

Leia mais

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA MECANICA I TORNEIO DE GUINDASTE ITAJUBÁ 2015 GUINDASTE DE MACARRÃO ENGENHARIA MECANICA FEPI E-MAIL: mecanica@fepi.br 1 DISPOSIÇÕES GERAIS O torneio

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSURSO Construção de Pontes de Macarrão (Trabalho da Disciplina de Teoria das Estruturas)

REGULAMENTO DO CONSURSO Construção de Pontes de Macarrão (Trabalho da Disciplina de Teoria das Estruturas) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROISSIONAL E TECNOLÓGIA INSTITUTO EDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS TRINDADE REGULAMENTO DO CONSURSO Construção de Pontes de Macarrão

Leia mais

II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ

II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ II CONCURSO DE PONTES DE MACARRÃO DA SEMANA DE ENGENHARIA CIVIL - UFRJ 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Inscrição 1.1.1 Cada equipe poderá participar com apenas uma ponte e cada pessoa só poderá integrar uma única

Leia mais

EDITAL II CONCURSO DE PONTE DE PALITO DE PICOLÉ

EDITAL II CONCURSO DE PONTE DE PALITO DE PICOLÉ UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL II CONCURSO DE PONTE DE PALITO Prof.ª Maila Aparecida Pereira da Silva Prof.º Rômulo Vieira Prof. William

Leia mais

TECNOFACENS 2015 III DESAFIO ESTRUTURAL. TecnoFacens 2016 IV DESAFIO ESTRUTURAL

TECNOFACENS 2015 III DESAFIO ESTRUTURAL. TecnoFacens 2016 IV DESAFIO ESTRUTURAL TECNOFACENS 2015 III DESAFIO ESTRUTURAL TecnoFacens 2016 IV DESAFIO ESTRUTURAL 1 CONSTRUÇÃO DE UMA VIGA TRELIÇADA UTILIZANDO PALITOS ROLIÇOS EM MADEIRA Resumo: Neste projeto, você irá construir um modelo

Leia mais

TecnoFacens 2017 III DESAFIO ESTRUTURAL. TecnoFacens º Desafio Estrutural

TecnoFacens 2017 III DESAFIO ESTRUTURAL. TecnoFacens º Desafio Estrutural TecnoFacens 2017 III DESAFIO ESTRUTURAL TecnoFacens 2017 5º Desafio Estrutural 1 Regulamento do 5º Desafio Estrutural 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Neste Desafio, os alunos irão construir com palito de pipa,

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 2º Semestre 2012 1. Disposições gerais 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada

Leia mais

IV Campeonato de Pontes da Candido Mendes - Campos. Tema do Trabalho

IV Campeonato de Pontes da Candido Mendes - Campos. Tema do Trabalho IV Campeonato de Pontes da Candido Mendes - Campos Tema do Trabalho O tema do trabalho proposto é o projeto, a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de bambu (tipo espeto

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL ANO LETIVO 2016/2017. Regulamento do Concurso de Pontes de Esparguete

ENGENHARIA CIVIL ANO LETIVO 2016/2017. Regulamento do Concurso de Pontes de Esparguete ENGENHARIA CIVIL ANO LETIVO 2016/2017 Regulamento do Concurso de Pontes de Esparguete Índice Artigo 1.º - Objetivo e âmbito... 3 Artigo 2.º - Inscrição... 3 Artigo 3.º - Qualidade e características dos

Leia mais

EDITAL PONTE PALITO DE PICOLÉ

EDITAL PONTE PALITO DE PICOLÉ UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL Prof.ª Maila Aparecida Pereira da Silva Prof.º Romulo Ulysses Vieira Rodrigues Prof. William Rozário

Leia mais

EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) I EECC COMPETIÇÃO DESAFIO DE TRELIÇAS

EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) I EECC COMPETIÇÃO DESAFIO DE TRELIÇAS EDITAL 001 RETIFICADO (RETIFICAÇÃO 001) I EECC COMPETIÇÃO DESAFIO DE TRELIÇAS Objetivos: Consolidar nos acadêmicos os conceitos das disciplinas básicas da área de estruturas. Integração dos alunos, com

Leia mais

VI Competição de Pontes de Espaguete EXPOTEC

VI Competição de Pontes de Espaguete EXPOTEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RN UNIDADE DE ENSINO DE NATAL DIRETORIA EDUCACIONAL DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL Av. Sen. Salgado Filho, 1559, 59.056-000- Natal/RN. Fone (084)4005-2635

Leia mais

TecnoFacens º Desafio Estrutural

TecnoFacens º Desafio Estrutural TecnoFacens 2018 6º Desafio Estrutural Regulamento do 6º Desafio Estrutural 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Neste Desafio Estrutural os alunos irão construir com palito de madeira uma viga treliçada projetada

Leia mais

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ:

VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: VII DESAFIO ESTRUTURAL UNIPÊ: PONTE ESTAIADA DE CONCRETO LEVE REFORÇADO COM FIBRAS JOÃO PESSOA PARAÍBA 2018.1 1 INTRODUÇÃO A Competição é uma atividade acadêmica bastante estimulante, realizada em várias

Leia mais

Modalidade: Ponte de Palito de Picolé

Modalidade: Ponte de Palito de Picolé Edital do I SEC O DESAFIO Modalidade: Ponte de Palito de Picolé 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

II Competição de Pontes de Espaguete SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

II Competição de Pontes de Espaguete SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA II Competição de Pontes de Espaguete SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Figura 1: Foto de Pontes de Espaguete. Fonte: Autor. A competição de Pontes de Espaguete é um evento que ocorre em vários países com

Leia mais

PONTE PASSO DO INFERNO

PONTE PASSO DO INFERNO Profº: Carlos Rodrigo Pinheiro David, MSc PONTE PASSO DO INFERNO Bruno Alves de Oliveira, Eduardo Rafael Idalencio, Jéssica Rosa Bandeira, Rafael da Cruz de Souza, Willian Andreola Souza Brunooli35@gmailcom,

Leia mais

INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDITAL 2º SEM./2017 COMPETIÇÃO DE PONTES EM PAPEL SEMANA NACIONAL DE TECNOLOGIA COMPETIÇÃO DE PONTES EM PAPEL Projeto do curso de edificações e mecatrônica na disciplina de Resistência dos Materiais, campus

Leia mais

Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos

Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos Engenharia Civil Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos Projeto Unificado I Regulamento Ponte com Palito de Picolé Professores de projetos: Ana Carla Stieven

Leia mais

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL XI TORNEIO PONTE DE MACARRÃO

FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL XI TORNEIO PONTE DE MACARRÃO FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL XI TORNEIO PONTE DE MACARRÃO ITAJUBÁ 2017 PONTE DE MACARRÃO ENGENHARIA CIVIL FEPI 1 DISPOSIÇÕES GERAIS O torneio Ponte de Macarrão do Curso

Leia mais