DOUTORES BRASILEIROS E ÁREA MULTIDISCIPLINAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOUTORES BRASILEIROS E ÁREA MULTIDISCIPLINAR"

Transcrição

1 Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira - Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, DOUTORES BRASILEIROS E ÁREA MULTIDISCIPLINAR 1. Introdução Este livro se dedica a aprofundar e divulgar conhecimentos sobre a formação, emprego e as características demográficas dos doutores no Brasil1. São apresentadas informações detalhadas e na sua maior parte originais sobre a formação 1 A realização desses estudos é resultado de um intenso processo de colaboração do CGEE com o próprio MCT, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Previdência Social.

2 de doutores titulados no Brasil no período e sobre o emprego destes no ano de A essas informações foi adicionada uma análise demográfica que buscou situar essa população específica na dinâmica populacional brasileira mais ampla. A expectativa é a de que esses registros possam vir a constituir-se numa importante fonte de informações sobre carências do mercado de trabalho brasileiro. Em especial, nesse momento, fizemos a seleção de informações e gráficos referentes aos doutores da Área Multidisciplinar. Esse eixo de formação no Brasil apresentou uma situação ímpar nesse relatório de 510 páginas sobre a atual pósgraduação brasileira. Referimo-nos a formação científica do país que passa por um intenso processo de crescimento, diversificação e amadurecimento, e nesse sentido, já atingiu uma escala e um padrão de qualidade que a distingue entre as nações emergentes. Os doutores constituem não só os indivíduos que receberam o mais elevado nível de qualificação educacional possível, como também compõem a parcela dos recursos humanos que foi treinada especificamente para realizar pesquisa e desenvolvimento (CGEE, 2010, p. 17). Mais de 87 mil pessoas obtiveram títulos de doutorado no Brasil no período de 1996 e O número de titulados no ano de 2008 foi 278% superior ao dos que titularam no ano de O objetivo principal do conjunto de estudos divulgados é contribuir para a ampliação e a divulgação de conhecimentos e informações sobre a população de doutores brasileiros, seu crescimento, diversidade, áreas de formação, condições de emprego, setores de atividade, remuneração, ocupação, composição por raça ou cor e por gênero, distribuição espacial, etc. (CGEE, 2010, p. 15). 2. Análise de Dados O desempenho mais destacado entre os doutores brasileiros aconteceu na área multidisciplinar. O crescimento anual médio do número de titulados nessa área foi de 59,8%. É bem verdade que a área praticamente não existia em 1996, quando apenas 3 doutores (0,1% do total) obtiveram seus títulos na área multidisciplinar. Contudo, o fato de a área ter titulado 415 doutores (3,9% do total) em 2008 e extraordinário e pode estar relacionado com o processo de mudança estrutural por

3 que passa atualmente a C&T, no qual se reduz a nitidez das fronteiras que separam as áreas do conhecimento e a própria ciência da tecnologia. Um item interessante é a inversão que teve no investimento das universidades federais que ultrapassaram o número de doutorados e da formação de doutores, em relação às universidades estaduais. Tanto, nota-se que o MEC a partir de suas normas e avaliações institucionais exigiu das universidades particulares adequações no sentido de estruturação de programas de pós-graduação. As universidades particulares absorvem mais facilmente a área multidisciplinar, pois seus editais são mais flexíveis e ainda se faz processos seletivos simples para cobrir espaços de docência em seus quadros.

4 O emprego dos doutores brasileiros é muito menos concentrado regionalmente do que a formação de doutores, isto é, muitos dos que titulam nos pólos de formação de doutores vão trabalhar em outras regiões ou unidades da federação. Além disso, o próprio emprego dos doutores está passando por um processo de progressiva desconcentração. Aos poucos ele começa a se direcionar para outras áreas de atuação além da educação. A docência ainda é a maior fonte de emprego e ressaltamos aqui as instituições federais, que tem uma formação contínua dentro do seu próprio quadro de professores. Professores que há 10 ou 15 anos atrás davam aula nessas instituições e não tinha formação stricto sensu, aos poucos receberam oportunidades, incentivos e valorização salarial para dar um upgrade na sua formação. Em destaque, professores que fizeram formação de doutorado no Exterior e os que recentemente foram incorporados aos Institutos Federais de Educação, que oportunizam aos professores fazer também essa formação, sem ônus para o colaborador, sem sair do sistema.

5 Chamamos atenção aqui para área de administração pública. No estado de Santa Catarina, vários concursos, principalmente os estaduais, já tem como etapa da seleção a prova de títulos. Nesta prova, existe uma valorização bem acentuada para os titulados mestres e doutores. Em relação quantidade de doutores e doutoras, as mulheres deixaram de ser minoria entre os doutores titulados no Brasil a partir do ano de O Brasil é um país pioneiro entre aqueles que conseguiram alcançar esse marco histórico da igualdade de gênero no nível mais elevado da formação educacional.

6 Em paralelo, acredito ser importante destacar as projeções demográficas da população brasileira. Indica-se que os grupos de idade acima de 25 anos serão, no Brasil, os de maior crescimento populacional durante os próximos trinta anos. Com isso, quase metade da população brasileira deverá estar na faixa de 35 a 54 anos de idade por volta do ano Projeções essas, que começam a direcionar públicos-alvo, concorrências possíveis e evolução no ensino, no sentido de mais pessoas envolvidas com pós-graduações.

7 O fato mais marcante do período foi à rápida expansão de programas de doutorado de natureza multidisciplinar, que cresceram 730% durante o período. Esta característica está certamente associada a recente evolução da ciência que tem integrado áreas tradicionais do conhecimento científico, aumentado a densidade de conhecimento científico na fronteira do desenvolvimento tecnológico e ampliado as zonas de fertilização mútua onde, muitas vezes, é difícil distinguir tanto os limites das disciplinas tradicionais, quanto às fronteiras entre aquilo que é considerado rigorosamente científico e aquilo que é essencialmente tecnológico. Existiu também um crescimento, na área multidisciplinar de programas com alta pontuação na avaliação da CAPES.

8 É interessante notar que os programas multidisciplinares são os mais recentes a se instalar no Brasil e que seu padrão de distribuição espacial reflete as novas tendências de desconcentração regional, as quais ainda vão provavelmente demorar a se manifestar nas áreas mais tradicionais da pós-graduação.

9 Aqui situamos a localização dos cursos da área multidisciplinar em instituições federais, estaduais, municipais e particulares, dando destaque a quantidade deles em instituições federais que gozaram de uma estrutura e financiamentos maiores do governo nos últimos anos.

10 Aqui se exemplifica alguns doutorados na área multidisciplinar e sua quantidade de alunos entre homens e mulheres. Destacando a maioria das mulheres em doutorados multidisciplinares na área de ensino e maioria de homens na área de materiais (engenharias). 3. O emprego dos doutores no Brasil Aqui, começamos uma discussão sobre a empregabilidade dos doutores formados em programas multidisciplinares. Em um panorama geral nota-se o aumento do desemprego para os titulados doutores no Brasil. Mas esse gráfico comparado com o aumento do número de doutores no Brasil nos últimos anos, mostra que o número de VAGAS não foi suficiente para absorver os docentes formados no mercado, ou em outras ocupações disponíveis. Cresceu muito o número de formados e as vagas não supriram essa necessidade de empregabilidade.

11 é curioso notar que os doutores das ciências exatas e da terra apresentam tanto a menor média de vínculos empregatícios, como a menor taxa de emprego, enquanto que os doutores das ciências sociais aplicadas não só apresentam a mais alta taxa de emprego, como estão no grupo que apresenta a média mais elevada de vínculos empregatícios. Aqui a percentagem dos doutores formados na área multidisciplinar se encontra em uma condição mediana.

12 Destaque para contratação e absorção desse contingente nos grandes centros urbanos, não necessariamente os estados mais populosos, dando destaque a região Sul e Sudeste Remuneração Os doutores titulados entre 1996 e 2006, que se encontravam empregados no ano de 2008, receberam a remuneração média mensal de R$ 7.671,00, a preços de novembro de 2009, na soma de seus vínculos empregatícios.

13 Os doutores do sexo feminino receberam no ano de 2008 uma remuneração mensal média 11% menor do que a dos doutores do sexo masculino. A remuneração média dos doutores, no ano de 2008, na região Centro-Oeste é 13% superior à média nacional. A área multidisciplinar continua com sua valorização, agora na área salarial, tendo a terceira maior remuneração. Destacamos novamente, que a área da educação é a maior empregadora dos doutores do Brasil com quase 77% das oportunidades, seguida da área pública com 11% das oportunidades. O caráter da formação de um doutorado é formar docentes e pesquisadores, não especificando na pesquisa sobre a diferença, por exemplo, de um mestrado acadêmico e profissional e suas destinações, nem dados de empregabilidade na área específica da pesquisa (P&D).

14 Os doutores foram analisados também, no sentido de saber a quantidade de vínculos empregatícios que eles tiveram. Geralmente a condição de vínculo em uma universidade federal, a maior empregadora desses doutores, exige dedicação exclusiva, o que diminui a média de vínculos.

15 Os recém-doutores da área Multidisciplinar não se distanciam na porcentagem de empregabilidade, estando em 5 lugar nesse item. Acompanhando o aumento de vagas nessa área e a quantidade crescente de doutores formados.

16 Essa empregabilidade e índice de vínculos empregatícios dentro da área multidisciplinar, em especial na área interdisciplinar, apresenta um bom índice de acesso ao mercado formal.

17 A partir deste relatório é possível traçar, sucintamente, parâmetros sobre a atual formação, atuação e empregabilidade dos doutores no Brasil e estratificar de forma positiva, que a área multidisciplinar se encontra em expansão e seu mercado de atuação cresce na mesma proporção. Com novos planos, ementas e vagas em concursos, propiciando ao doutor da área interdisciplinar uma boa perspectiva de surgir mais cursos formação e áreas de inserção profissional, aqui estamos, para construir com excelência a caminhada da área multidisciplinar.

A formação de doutores no Brasil: uma política de Estado em busca de maior integração com o Sistema Nacional de Inovação

A formação de doutores no Brasil: uma política de Estado em busca de maior integração com o Sistema Nacional de Inovação A formação de doutores no Brasil: uma política de Estado em busca de maior integração com o Sistema Nacional de Inovação Eduardo B. Viotti 1 Existe a percepção relativamente generalizada de que as políticas

Leia mais

Capítulo 3 O emprego dos mestres brasileiros

Capítulo 3 O emprego dos mestres brasileiros Capítulo 3 O emprego dos mestres brasileiros Eduardo Baumgratz Viotti Consultor legislativo do Senado Federal (licenciado) e pesquisador associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade

Leia mais

Manpower Development for the Nuclear Fuel Cycle

Manpower Development for the Nuclear Fuel Cycle LAS / ANS 21 SYMPOSIUM Hotel Intercontinental Rio de Janeiro - 21 to 25, 21 Manpower Development for the Nuclear Fuel Cycle Fernando Rizzo Tecnologia Centro de GestãoCiência, e Estudos Estratégicos e Inovação

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFF

ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

Leia mais

Capítulo 3 O emprego dos doutores no Brasil

Capítulo 3 O emprego dos doutores no Brasil Capítulo 3 O emprego dos doutores no Brasil Eduardo Baumgratz Viotti Consultor legislativo do Senado Federal (licenciado) e professor adjunto da School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado

Leia mais

Pós-Graduação Stricto Sensu: Pontos para discussão. Antonio Freitas Outubro/2016

Pós-Graduação Stricto Sensu: Pontos para discussão. Antonio Freitas Outubro/2016 Pós-Graduação Stricto Sensu: Pontos para discussão Antonio Freitas Outubro/2016 IDEB Resultados e Metas 2 IDEB Resultados e Metas 3 Matrículas : 2007-2014 Ano Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Especial 8 de Março Dia Internacional da Mulher Edição Especial INSERÇÃO DAS MULHERES DE ENSINO SUPERIOR NO MERCADO DE TRABALHO Introdução De maneira geral, as mulheres

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS EDITAL Nº 01/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO JUNTO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇAO EM AGRONOMIA, EDUCAÇÃO E ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (Acordo

Leia mais

Egressos da Pós-Graduação

Egressos da Pós-Graduação Egressos da Pós-Graduação DEP/CGNE/DAV Maio, 2017 Apresentação Objetivo: analisar os dados e as informações sobre egressos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação do país levantados pelo

Leia mais

Serviço de Informação sobre RH para CT&I. Menu de Serviços em RH para CT&I

Serviço de Informação sobre RH para CT&I. Menu de Serviços em RH para CT&I Serviço de Informação sobre RH para CT&I Menu de Serviços em RH para CT&I Atividade - Serviço de Informação sobre RH para CT&I Menu de Serviços em RH para CT&I Brasília, DF Dezembro, 2016 Centro de Gestão

Leia mais

CGEE. Mestres e Doutores Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, 2016

CGEE. Mestres e Doutores Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, 2016 ANAIS DA 68ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - PORTO SEGURO - BA - JULHO/2016 CGEE. Mestres e Doutores 2015. Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, 2016 O livro Mestres e Doutores

Leia mais

CURSOS DE DIREITO NO BRASIL

CURSOS DE DIREITO NO BRASIL CURSOS DE DIREITO NO BRASIL DISPARIDADES REGIONAIS, DESEMPENHOS E PROJEÇÕES 1 Advogados no Brasil Advogados no Brasil Há concentração de profissionais nas regiões Sul e Sudeste, mas a unidade da Federação

Leia mais

Venâncio Bonfim-Silva 1 Edinaldo Medeiros Carmo 2 INTRODUÇÃO

Venâncio Bonfim-Silva 1 Edinaldo Medeiros Carmo 2 INTRODUÇÃO AS PESQUISAS SOBRE SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO BRASIL: UM PANORAMA REGIONAL E INSTITUCIONAL DAS DISSERTAÇÕES E TESES ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2012 Venâncio Bonfim-Silva 1 Edinaldo

Leia mais

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1

Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Estabelecimentos e Empregos nas Micro e Pequenas Empresas 1 Neste texto é analisada exclusivamente a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com destaque para algumas características

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2012 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

Pesquisa Qualificação Profissional 2016

Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Coordenadores Paulo Tarso Vilela de Resende Paulo Renato de Sousa Paula Oliveira Simone Nunes (PUC-Minas) Bolsistas Fapemig Bruna Catão Braga Larissa de Freitas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DESENVOL CIONAL

ORGANIZAÇÃO DESENVOL CIONAL ORGANIZAÇÃO ANIZAÇÃO,, CRITÉRIOS E PERSPECTIVAS DO DESENVOL OLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO AÇÃO NO BRASIL: UM DESTAQUE PARA A TERAPIA OCUPACIONAL CIONAL DIRCEU COSTA 1 INTRODUÇÃO O Sistema Nacional de Pós-Graduação

Leia mais

Capítulo 2 Doutorados e doutores titulados no Brasil:

Capítulo 2 Doutorados e doutores titulados no Brasil: Capítulo 2 Doutorados e doutores titulados no Brasil: 1996-2008 Eduardo Baumgratz Viotti Consultor legislativo do Senado Federal (licenciado) e professor adjunto da School of International and Public Affairs

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2010 MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: PERGUNTAS E RESPOSTAS A Pesquisa Mensal de Emprego PME, implantada em 1980, produz indicadores

Leia mais

Boletim PNAD Resultados da PNAD 2011 Mercado de trabalho Janeiro de 2013

Boletim PNAD Resultados da PNAD 2011 Mercado de trabalho Janeiro de 2013 Boletim PNAD Resultados da PNAD 211 Mercado de trabalho Janeiro de 213 RESULTADOS DA PNAD 211 MERCADO DE TRABALHO Governo do Estado da Bahia Jaques Wagner Secretaria do Planejamento (Seplan) José Sergio

Leia mais

Programa Nacional Pop Ciência 2022

Programa Nacional Pop Ciência 2022 Programa Nacional Pop Ciência 2022 Associações Brasileiras, Centros e Museus de Ciências (ABCMC) A popularização da ciência é um movimento mundial motivado pela crescente demanda da população por um entendimento

Leia mais

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica

Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica Planejamento Estratégico Departamento de Expressão Gráfica 2012-2020 Apresentação: O DEGRAF Departamento de Expressão Gráfica faz parte do Setor de Ciências Exatas, antigo departamento de Desenho, que

Leia mais

A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA MARÇO - 2012 DINAMISMO DO MERCADO DE TRABALHO ELEVA A FORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE HOMENS E MULHERES, MAS A

Leia mais

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS 2 Sumário Introdução... 3 Objetivos do Programa... 3 Objetivo Geral... 4 Objetivos Específicos... 4 Sistematização do Programa... 4 3 Introdução A Faculdade

Leia mais

Workshop dos Resultados dos Estudos Temáticos de dezembro de 2006 PÓS-GRADUAÇÃO

Workshop dos Resultados dos Estudos Temáticos de dezembro de 2006 PÓS-GRADUAÇÃO Workshop dos Resultados dos Estudos Temáticos 13-14 de dezembro de 2006 PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadora e Relatora: Maria do Carmo de Andrade Nono LAS/CTE Relatora: Maria Lígia Moreira do Carmo GAB/STD Integrantes:

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia: Perspectivas e Desafios na FEG/UNESP. Prof. Otávio José de Oliveira

Pós-Graduação em Engenharia: Perspectivas e Desafios na FEG/UNESP. Prof. Otávio José de Oliveira Pós-Graduação em Engenharia: Perspectivas e Desafios na FEG/UNESP Prof. Otávio José de Oliveira otavio@feg.unesp.br ENGENHARIA Aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/PPGG O Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2011 Ano 4 Número Especial MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2011 Os resultados apresentados referem-se aos

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

1 de 14 INPE / OBT / DGI

1 de 14 INPE / OBT / DGI Pessoas Físicas 1 de 14 Participaram deste trabalho 3406 pessoas físicas (vide Quadro 03), sendo que 3243 (95,2%) residem no Brasil e 163 (4,8%) no exterior, em Países da América do Sul. Das 3406 pessoas

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

Análise dos artigos de Química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a Autor 1: Iara Terra de Oliveira

Análise dos artigos de Química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a Autor 1: Iara Terra de Oliveira Análise dos artigos de Química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a 2015 Autor 1: Iara Terra de Oliveira Autor 2: Leonardo José Steil Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Esse texto

Leia mais

A AVALIAÇÃO NO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO: QUALIDADE ACADÊMICA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS CAPES

A AVALIAÇÃO NO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO: QUALIDADE ACADÊMICA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS CAPES ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUANDOS MESA REDONDA SBPC A AVALIAÇÃO NO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO: QUALIDADE ACADÊMICA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Prof. Dr. Joviles Vitorio Trevisol Presidente

Leia mais

Anexo V. Questionário de auto-avaliação de cursos com baixa procura

Anexo V. Questionário de auto-avaliação de cursos com baixa procura Anexo V Questionário de auto-avaliação de cursos com baixa procura Esse questionário tem por objetivo realizar uma auto-avaliação dos cursos com baixa procura de modo que esse diagnóstico contribua para

Leia mais

Proposta sobre os Mestrados Profissionais encaminhada pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras à CAPES 1

Proposta sobre os Mestrados Profissionais encaminhada pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras à CAPES 1 Proposta sobre os Mestrados Profissionais encaminhada pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras à CAPES 1 Mestrado Profissional Portaria Normativa MEC/2009 Fomento do mestrado

Leia mais

Capítulo 4 Mestres, doutores e os brasileiros de todos os níveis educacionais: revelações do Censo 2010

Capítulo 4 Mestres, doutores e os brasileiros de todos os níveis educacionais: revelações do Censo 2010 Capítulo 4 Mestres, doutores e os brasileiros de todos os níveis educacionais: revelações do Censo 2010 Eduardo Baumgratz Viotti Consultor legislativo do Senado Federal (licenciado) e pesquisador associado

Leia mais

Mestrados e doutorado da Unimontes ganham destaque na avaliação trienal da Capes/MEC

Mestrados e doutorado da Unimontes ganham destaque na avaliação trienal da Capes/MEC Foi divulgada nessa terça-feira (10/12), a avaliação dos programas de mestrados e doutorados brasileiros, realizada a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),

Leia mais

Mestrado Profissional em Enfermagem. Dificuldades e avanços

Mestrado Profissional em Enfermagem. Dificuldades e avanços Mestrado Profissional em Enfermagem Dificuldades e avanços Drª. Zenith Rosa Silvino Coord. do MPEA Gestão 2010-2014 Programas da EEAAC - UFF Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial 1ª turma = 2004

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 UCS

EDITAL N.º 01/2016 UCS EDITAL N.º 01/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de docente na área de Filosofia para atuação em ensino, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG ESCOLA DE ENGENHARIA EDITAL N. 09/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG ESCOLA DE ENGENHARIA EDITAL N. 09/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG ESCOLA DE ENGENHARIA EDITAL N. 09/2017 A Escola de Engenharia torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para contratação

Leia mais

A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado.

A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado. A carreira acadêmica e a pesquisa científica como meio de empregabilidade para o profissional de secretariado. QUANTIDADE DE CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL. Em 2006 haviam 100 cursos (Machado, 2006)

Leia mais

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Censo da Educação Superior: Estratégias e Resultados Carlos Eduardo Moreno Sampaio Diretor de Estatísticas Educacionais

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E

CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E CARACTERÍSTICAS DA EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2002 E 2015 1 Tiago Woecichoshi 2, Jose Valdemir Muenchen 3, Dilson Trennepohl 4, Vinicio Gollin De Sena 5, Marlene Dal Ri Kohler

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO: EXPANSÃO E DESAFIOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO: EXPANSÃO E DESAFIOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL 03347 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO: EXPANSÃO E DESAFIOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL Adilene Gonçalves Quaresma UNA adilenequaresma@gmail.com Resumo: O mestrado profissional é uma

Leia mais

Condição de Atividade (em mil pessoas)

Condição de Atividade (em mil pessoas) NA REGIÃO METROPOLITANA E FORTALEZA 1 EZEMBRO E 2009 Ano 2 ivulgação Nº 12 esemprego mantém tendência de declínio, e a taxa de dezembro é a menor no ano. Os principais resultados da Pesquisa de Emprego

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

Docente efetivo ou contratado (substituto) pela UFMT, com matrícula confirmada no ato da inscrição.

Docente efetivo ou contratado (substituto) pela UFMT, com matrícula confirmada no ato da inscrição. PROCESSO SELETIVO PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (PSEM) NÚMERO 001/PSEM/SETEC/SPMA - Ano 2017 - PARA APOIO EM CURSOS DA UFMT NA QUALIDADE DE BOLSISTA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL 1 - OBJETIVO:

Leia mais

Renata Ramos da Silva Carvalho UEG/UFG Agência Financiadora: FAPEG e Apoio financeiro do Programa de Auxílio Eventos da UEG (Pró-Eventos)

Renata Ramos da Silva Carvalho UEG/UFG Agência Financiadora: FAPEG e Apoio financeiro do Programa de Auxílio Eventos da UEG (Pró-Eventos) GT11 - Política da Educação Superior Pôster 308 UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS: POLÍTICAS E DESAFIOS DE FINANCIAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIROS FRENTE ÀS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024)

Leia mais

Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração. Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari

Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração. Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari Sistema de Avaliação da Capes na área de Administração Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari ANÁLISE DOS RESULTADOS Sistema de Avaliação da CAPES CRITÉRIOS Proposta do programa DESDOBRAMENTO DE CADA QUESITO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho AÇÕES DA PROPG Gestão Júlio C. Durigan/Marilza Vieira Cunha Rudge Eduardo Kokubun PRÓ-REITOR DE PÓS GRADUAÇÃO CO 27/08/2015 PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

Leia mais

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira INFORMATIVO TÉCNICO Nº 2/2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: LINHA DE BASE E PROJEÇÕES DE METAS INTRODUÇÃO A Lei do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) estabelece

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados 1 RAIS: 1. A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais é um Registro Administrativo criado pelo Decreto nº 76.900/75, com declaração

Leia mais

MAPEAMENTO DO QUADRO DOCENTE DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO UTILIZANDO O SISTEMA CARREIRA

MAPEAMENTO DO QUADRO DOCENTE DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO UTILIZANDO O SISTEMA CARREIRA MAPEAMENTO DO QUADRO DOCENTE DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO UTILIZANDO O SISTEMA CARREIRA Viviani Priscila Piloni VILHEGAS 1 RESUMO: Este trabalho procura mostrar como a Associação Educacional Toledo

Leia mais

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres

Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO 2013 Melhoria no mercado de trabalho não garantiu igualdade de condições às mulheres De maneira geral, as mulheres

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Ceilândia Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital POSDOC FAPDF/PPGCR/FCE n.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Ceilândia Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital POSDOC FAPDF/PPGCR/FCE n. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO POSDOC/FAPDF/PPGCR/FCE n. 001/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Leia mais

Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004.

Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004. Portaria nº 087, de 09 de novembro de 2004. O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, usando das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL N 05/2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ABERTURA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDITAL CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE 2017-2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES VISITANTES RETIFICADO 2 O Reitor da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016 MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 001, de 02 de maio de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

IM 162 Tecnologias e Educação 60h 2 4. IM 107 Ensino de Geografia 60h 2 4. IM 527 Arte e Educação 30h 2 2. IM 192 Estudos Culturais e Educação 30h 2 2

IM 162 Tecnologias e Educação 60h 2 4. IM 107 Ensino de Geografia 60h 2 4. IM 527 Arte e Educação 30h 2 2. IM 192 Estudos Culturais e Educação 30h 2 2 EDITAL Nº 03 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR A Pró-Reitoria de Graduação, por intermédio da Coordenação Institucional do

Leia mais

Internacionalização e Oportunidades nos Setores Público e Privado

Internacionalização e Oportunidades nos Setores Público e Privado Internacionalização e Oportunidades nos Setores Público e Privado Mariano Laplane Presidente Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Cambridge, Novembro de 2012 CGEE - Estudos

Leia mais

A COLOCAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EGRESSOS DO PRODERNA ITEC/UFPA 1. Resumo

A COLOCAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EGRESSOS DO PRODERNA ITEC/UFPA 1. Resumo A COLOCAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EGRESSOS DO PRODERNA ITEC/UFPA 1 Autor: Genilda Teixeira Pereira Amaral 2 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Pará - UFPA (E-mail:

Leia mais

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES SÚMULA: Seleção de candidatos à realização de estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, com bolsa

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2012 Ano 5 Número Especial O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2012 Os resultados aqui apresentados referem-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990

ESTRUTURA E DINÂMICA DO SETOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EMPREGOS E SALÁRIOS NA DÉCADA DE 1990 Isabel Caldas Borges Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Marconi Gomes da Silva Professor Doutor do Departamento de Economia da Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Edital Interno 00/09: Credenciamento de Professor Colaborador- PPGEC

Leia mais

4 Perfil do Quadro de Servidores

4 Perfil do Quadro de Servidores 4 Perfil do Quadro de Servidores 4.1 Servidores Docentes O quadro de servidores docentes do IFRO é composto por Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico regidos pela Lei nº 8.112/90 e Lei nº

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Maio de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 JUNHO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica LXXXIIIª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes Brasília - 17/setembro/2009 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial

Leia mais

Escrito por Júlio Bastos Qui, 06 de Dezembro de :13 - Última atualização Qui, 03 de Setembro de :46

Escrito por Júlio Bastos Qui, 06 de Dezembro de :13 - Última atualização Qui, 03 de Setembro de :46 O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas (PCMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Universidade de Brasília (UnB) é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos inéditos,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID: UM INCENTIVO A FORMAÇÃO DOCÊNTE

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID: UM INCENTIVO A FORMAÇÃO DOCÊNTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID: UM INCENTIVO A FORMAÇÃO DOCÊNTE Reinilson Silva Pereira¹, Robson Pereira de Sousa² ¹Licenciando do curso de matemática IFRN. Email; reisp2008@hotmail.com

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DE DIADEMA Relatório Mensal: A Movimentação do Mercado de Trabalho Formal no Município de Diadema Março de 2008 Termo de Contrato Nº. 226/2007 MAIO de 2008 SUMÁRIO Apresentação

Leia mais

25/11/2016 IBGE sala de imprensa notícias PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução

25/11/2016 IBGE sala de imprensa notícias PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução PNAD 2015: rendimentos têm queda e desigualdade mantém trajetória de redução fotos saiba mais De 2014 para 2015, houve, pela primeira vez em 11 anos, queda nos rendimentos reais (corrigidos pela inflação).

Leia mais

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) DAS MULHERES CIENTISTAS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) DAS MULHERES CIENTISTAS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG 1 A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) DAS MULHERES CIENTISTAS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Raquel Quirino Centro Federal de Educação Tecnológica

Leia mais

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação

Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Integração da Análise SWOT com o Método ELECTRE TRI na Avaliação do Desempenho dos Programas de Pós-Graduação Mestranda: Roberta Braga Neves Orientador: Prof. Dr. Helder Gomes Costa Mestrado em Engenharia

Leia mais

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016

MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM. EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016 MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 003, de 03 de Outubro de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2010

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2010 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2010 Ano 3 Número Especial O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2010 Os resultados aqui apresentados referem-se

Leia mais

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL DE BOLSA Nº 004/2016 - PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: um mapeamento das dissertações e teses nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste Patrícia Sandalo Pereira UFMS Agência Financiadora CNPq Introdução No

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília Faculdade UnB Planaltina

UnB/Universidade de Brasília Faculdade UnB Planaltina EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL (PPG-MADER/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2013 1. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

DESIGUALDADE MARCA A PRESENÇA DE NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

DESIGUALDADE MARCA A PRESENÇA DE NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE Novembro de 2008 DESIGUALDADE MARCA A PRESENÇA DE NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO A sociedade brasileira comemora, em 20 de novembro,

Leia mais

PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO DE

PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO DE FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO G o v e r n o d e M i n a s G e r a i s I N F O R M A T I V O Mercado de Trabalho - Belo Horizonte Ano 1, nº 1, Junho 6 PERFIL DOS OCUPADOS SEGUNDO REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO

Leia mais

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 Itumbiara 19 de Abril de 2017 Aos Professores do IFG Câmpus Itumbiara Assunto: Licença para Capacitação Docente 2017/2 Seguindo os critérios para concessão

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2009

O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2009 NA REGIÃO METROPOLITANA E FORTALEZA 2009 Ano 2 Número Especial O MERCAO E TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA E FORTALEZA EM 2009 Os resultados aqui apresentados referem-se aos valores anuais médios dos principais

Leia mais

A inserção das mulheres no mercado de trabalho do Distrito Federal

A inserção das mulheres no mercado de trabalho do Distrito Federal A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL MARÇO - 2016 MARÇO - 2012 A inserção das mulheres no mercado de trabalho do Distrito Federal Inúmeras têm sido as abordagens sobre a crescente

Leia mais

Doutores titulados em programas com notas 6 e 7 são 35% do total em 2015 e vêm acompanhando a recente expansão

Doutores titulados em programas com notas 6 e 7 são 35% do total em 2015 e vêm acompanhando a recente expansão Dezembro 2016 Boletim nº 5 INDICADORES FAPESP Doutores titulados em programas com notas 6 e 7 são 35% do total em e vêm acompanhando a recente expansão São Paulo responde por 45% e as universidades estaduais

Leia mais

Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2016)

Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2016) Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2016) Departamento de Economia Araraquara 2017 A finalidade da educação não é apenas formar trabalhadores, mas também formar cidadãos

Leia mais

EDITAL SEI DIRFACED Nº 14/2018 REQUERENTE: FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS- ÁREA 1 - POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

EDITAL SEI DIRFACED Nº 14/2018 REQUERENTE: FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS- ÁREA 1 - POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Criada pelo Decreto Lei 76 de 14 de agosto de 1969 - Modificada pela Lei 6.5 de 4 de maio de 1978 FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL SEI DIRFACED Nº 14/018 REQUERENTE: FORMULÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO PERÍODO: MARÇO DE 2009 A MARÇO DE 2012 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO PERÍODO: MARÇO DE 2009 A MARÇO DE 2012 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO PERÍODO: MARÇO DE 2009 A MARÇO DE 2012 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL O Curso de Graduação em Engenharia Civil implantado em 2006, com a abertura de 40 vagas para alunos regulares,

Leia mais

EDITAL 36/13 DE 20 DE NOVEMBRO DE Seleção para o Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD

EDITAL 36/13 DE 20 DE NOVEMBRO DE Seleção para o Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD EDITAL 36/13 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2013 Seleção para o Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande, no uso das

Leia mais

Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento e Avaliação. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento e Avaliação. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Gabinete do Vice-Reitor Comissão Permanente de Avaliação Rua da Reitoria, 109 - São Paulo, SP Tel: (11) 3091.3094 Fax: (11) 3812.4374 Parecer sobre o Relatório de Acompanhamento

Leia mais

EDITAL 2º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR

EDITAL 2º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EDITAL 2º/2010 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) comunica a abertura de processo seletivo para contratação de professor,

Leia mais

IBGE DIVULGA ATUALIZAÇÃO DO RETRATO DO COMÉRCIO BRASILEIRO

IBGE DIVULGA ATUALIZAÇÃO DO RETRATO DO COMÉRCIO BRASILEIRO IBGE DIVULGA ATUALIZAÇÃO DO RETRATO DO COMÉRCIO BRASILEIRO Pesquisa Anual de Comércio radiografou as principais variáveis do comércio no Brasil ao fim do ciclo de forte expansão do setor. Entre 2007 e

Leia mais

Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação

Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação Documento de Área EDUCAÇÃO Coordenador(a) da Área Romualdo Portela de Oliveira Coordenador(a) Adjunto(a): Nelson Cardoso Amaral Coordenador(a) Adjunto(a) de Mestrado Profissional: Tânia Maria Hetkowski

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP PROGRAMAS DE BOLSAS FAPESP - PRINCIPAIS RESULTADOS Dados Gerais do Programa Período avaliado: 1995 2009. Concluído em 07/2012. Foram avaliados projetos de Iniciação

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco PESSOAS. que inspiram Relatório de Gestão

Universidade Federal de Pernambuco PESSOAS. que inspiram Relatório de Gestão Universidade Federal de Pernambuco PESSOAS que inspiram Relatório de Gestão -2015 Universidade Federal de Pernambuco PESSOAS que inspiram Relatório de Gestão -2015 Introdução A razão de ser de uma instituição

Leia mais