começar Para Ideias Brilhantes para Eficiência Energética na América Latina e Caribe

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "começar Para Ideias Brilhantes para Eficiência Energética na América Latina e Caribe"

Transcrição

1 Ideias Brilhantes para Eficiência Energética na América Latina e Caribe O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Internacional de Energia (AIE) vêm apoiando governos e organizações na aplicação de boas práticas para melhorar a eficiência energética na América Latina e Caribe. Esta publicação, dirigida à população da América Latina e Caribe em geral tem o objetivo de ajudar você a economizar energia no seu dia a dia, sem sacrificar o conforto na sua casa, no seu trabalho ou sua mobilidade, através de 25 recomendações práticas sobre eficiência energética. Esta publicação surge no contexto da colaboração do BID e da AIE com a iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas Energia Sustentável para Todos que tem entre seus objetivos o de duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética. Você poderá encontrar mais informação do BID e da AIE sobre eficiência energética em: y Para começar Envolva toda a sua família. Converse com os seus familiares sobre como é possível reduzir o consumo de energia com a participação de todos. Seja na cozinha, ao ver televisão, ao carregar a bateria do celular, no lazer ou no transporte. Aproveite os programas de apoio e incentivo existentes. Procure os postos do governo, concessionárias e autoridades locais para descobrir se há programas de ajuda ou incentivo que possam beneficiar a sua casa ou o seu trabalho. Se tiver acesso à internet, pesquise quais as entidades que oferecem esse tipo de programas Verifique quais os seus gastos com energia. Seja a conta de luz, gás ou combustível do seu veículo, calcule quanto você gasta com energia por mês. Em seguida aplique as ideias a seguir para melhorar a sua eficiência energética e reduzir os seus gastos energéticos a longo prazo. Informe-se bem antes de comprar. Quando for adquirir novos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, seja para sua casa ou trabalho, verifique quais são os modelos mais eficientes. O ideal é pesquisar sobre isso antes mesmo de ir à loja. Fale com a sua comunidade. Compartilhe com os amigos, familiares e vizinhos notícias, dicas e sugestões sobre como economizar energia e reduzir os seus custos.

2 Eficiencia Energética começa na sua casa 6 Verifique se a sua casa atende aos padrões mais modernos de energia. As paredes, pisos e tetos devem ter um bom isolamento térmico com vedações nas juntas de janelas e portas, vidros duplos (especialmente em regiões com invernos e verões muito intensos) para ajudar a reduzir a variação de temperatura dentro de casa. Isso reduz os gastos com energia, reduzindo o funcionamento dos equipamentos de ar condicionado e de aquecimento quando existentes. Além disso, isolam a sua casa do ruído exterior. Em todo caso evite a necessidade do uso de ar condicionado, procurando usar ventiladores, ventilação natural e sombreamento externo veja a recomendação 7 em relação ao sombreamento. 7 Se você está planejando construir ou comprar uma nova casa, ou reformar a sua atual, aproveite para incluir medidas de economia de energia no seu projeto. Certifique-se de que seu construtor e/ou projetista aplicam estratégias de eficiência energética na sua obra. A posição da casa em relação ao sol, à topografia e sombras, tipos de janelas e sistemas naturais de aquecimento e ventilação são estratégias que melhoram o conforto dentro da casa, reduzindo a necessidade de consumo de energia e, portanto, os seus custos. 8 Leve em conta estas dicas simples para reduzir os gastos com energia na sua casa: a. Se tem um sistema de aquecimento central, certifique-se de que esteja regulado para uma temperatura amena e não quente demais. O padrão costuma ser próximo dos 21ºC. b. Se tem um sistema de aquecimento central de água com boiler (termo acumulador), a temperatura não deve ser maior que 60ºC. c. Sempre que possível, use ventiladores no lugar do ar condicionado. d. Se tiver um sistema de ar condicionado, verifique o termostato. Normalmente a temperatura ideal é próximo a 23ºC. e. Quando está muito frio no exterior: i. Feche as janelas e cortinas à noite para manter o calor dentro de casa, e ii. Ao ventilar e renovar o ar da casa, mantenha desligado o aquecimento. f. Quando lá fora estiver muito calor: i. Se tiver ar condicionado, mantenha as janelas e cortinas fechadas para reduzir a entrada do calor. Se não tiver ar condicionado, em climas quentes e úmidos a recomendação é exatamente o contrário. ii. Ao ventilar ou renovar o ar da casa, mantenha desligado o ar condicionado.

3 ...sua casa 9 Quando alugar ou comprar uma casa, verifique se existe uma certificação de desempenho energético e, se possível, escolha uma casa com a maior eficiência energética possível. 10 Desfrute do melhor desempenho energético na sua casa (especialmente se tiver equipamentos de ar condicionado ou calefação): a. Não aqueça ou resfrie sua casa com ar condicionado ou calefação, com as portas e janelas abertas, b. Procure só aquecer ou resfriar os cômodos da casa onde há pessoas, c. Na medida do possível, escolha cortinas bloqueadoras, chamadas de Blackouts, que permitem economizar tanto no aquecimento quanto no uso de ar condicionado, d. Certifique-se de que seus sistemas de aquecimento e ar condicionado recebem manutenção periódica adequada, inclusive limpando e substituindo os filtros sempre que necessário, e. Procure substituir seu sistema de calefação antigo (mais de 10 a 15 anos de uso) por outros mais modernos e de melhor desempenho energético. Se tiver dúvidas, consulte a etiqueta de eficiência energética do equipamento, f. Da mesma forma, se seu sistema de ar condicionado tiver mais de 10 anos de uso, procure substituí-lo por um sistema moderno e mais eficiente, assim como sua geladeira e freezer. Prefira os sistemas de ar condicionado com inversores (inverter). Se tiver dúvidas, consulte a etiqueta de eficiência energética do equipamento. g. Se você mora numa região fria e pretende substituir as janelas da sua casa, procure escolher as de vidros duplos e reflexivos, para ajudar a manter o calor dentro de casa e o frio lá fora. h. Se o seu sistema de aquecimento de água é com boiler, considere substituir por um de passagem. Melhor ainda se puder instalar um sistema de aquecimento solar.

4 Eletrodomésticos na sua casa Ao comprar novos eletrodomésticos, verifique sempre o selo de desempenho energético. Escolha o mais eficiente. Isso permitirá que você recupere pelo menos parte do investimento na compra com a redução na sua conta de energia ao longo da vida útil do equipamento. 11 Obtenha o melhor desempenho energético dos seus eletrodomésticos: a. Substitua a sua geladeira e freezer com mais de 10 anos de uso por outros mais eficientes. Certifique-se de que estão instalados longe de fontes de calor (inclusive do sol!). b. Certifique-se de que a vedação imantada da porta da geladeira e do freezer estão funcionando adequadamente. Ao colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira ao fechar, a folha não deve sair com facilidade. Se sair, é necessário substituir a vedação. c. Verifique se o termostato da geladeira funciona corretamente. Se não estiver controlando bem a temperatura, substitua o termostato. d. Máquinas de lavar roupas ou louça, assim como as máquinas de secar roupa, devem ser usadas sempre na sua máxima capacidade. Se usar com menos roupas ou louças, consumirá a mesma quantidade de água e energia. e. Ao passar a ferro as roupas, comece com aquelas que precisam do ferro menos quente. Ao desligá-lo faça o mesmo Reduza facilmente seus gastos com energia, simplesmente mudando seus hábitos no dia a dia: a. Use a função de economia de energia em computadores e tablets. b. Desligue todos os equipamentos e sistemas de lazer como TV e jogos eletrônicos quando não estiverem em uso. c. Procure desligar da tomada os equipamentos quando não estiverem em uso: mesmo quando parecem desligados, eles continuam consumindo eletricidade para luzes de alerta ou relógios, por exemplo. d. Mantenha a geladeira e o freezer regulados para a temperatura mais recomendada, normalmente próximo de 5ºC e -18ºC respectivamente. e. Use panelas de pressão com bases grossas e tampadas. Mantenha o forno fechado: o forno consome muito mais energia para aquecer do que para se manter aquecido, por isso procure assar ou aquecer várias coisas ao mesmo tempo. f. Verifique se suas instalações elétricas não têm fugas: desligue todos seus equipamentos elétricos das tomadas e certifique-se de que todos os interruptores estão desligados. Em seguida, verifique se o medidor de energia na entrada da casa acusa algum consumo. Se ainda houver consumo de energia é porque tem uma fuga: peça ajuda de um eletricista qualificado para corrigir o problema.

5 Iluminação bem feita 14 Se apaixone pelas lâmpadas eficientes! As lâmpadas LED consomem no mínimo 10% menos de eletricidade que as lâmpadas fluorescentes e sua vida útil é pelo menos 3 vezes mais longa. Quando comparadas às lâmpadas incandescentes a relação é ainda maior: 85% menos consumo e vida útil até 50 vezes maior. Ao jogar fora suas lâmpadas fluorescentes e reatores antigos, lembre-se de descartar para reciclagem e não no lixo comum. 15 Para reduzir seus custos com iluminação, acostume-se a: a. Aproveitar ao máximo a iluminação natural. b. Apagar as luzes quando não precisar delas, a começar com os cômodos onde não tiver ninguém. c. Iluminar só onde é necessário: não precisa iluminar o cômodo inteiro se uma luminária de leitura atende às suas necessidades, por exemplo. d. Limpar periodicamente as suas lâmpadas, luminárias, difusores e refletores. A poeira obstrui a luz, por isso lâmpadas e luminárias bem limpas têm melhor desempenho. e. Onde for adequado, use sensores de presença e timers. Podem ser os tradicionais mas também há os eletrônicos, até com acesso a internet, para seu controle à distância.

6 Nas vías 16 Ao comprar ou alugar um veículo, verifique antes seu rendimento (quantos quilômetros roda por litro de combustível) e pesquise se há modelos mais eficientes como, por exemplo, os híbridos ou os elétricos (se estiverem disponíveis em seu país). 17 Verifique se há incentivos, como por exemplo, redução de impostos, para compra de veículos mais eficientes. Seja um eco-motorista e melhore o consumo de combustível: a. Evite acelerar rapidamente. b. Procure manter velocidades constantes e usar as marchas mais altas. c. Mesmo que tenha que aguardar menos de 30 segundos, é mais econômico desligar o motor e depois ligar novamente quando for necessário. Alguns veículos já fazem isso automaticamente Melhore o desempenho do seu veículo para reduzir o consumo de combustível cuidando também de outros componentes não relacionados com o motor: a. Prefira a ventilação natural ao ar condicionado, sempre que for possível. b. Aplique filme de proteção solar nos vidros, para ajudar a reduzir a temperatura no interior do veículo. Mas fique atento a quais os tipos de filme que são permitidos pela legislação local. c. Mantenha os pneus sempre bem calibrados: os pneus com apenas 0,5 bar a menos que o recomendado, além de causar maior desgaste aos pneus, fazem o carro consumir de 2% a 3% a mais de combustível. d. Ao comprar pneus, verifique se há informação sobre o seu desempenho e a sua eficiência no sentido de reduzir o consumo de combustível. e. Faça manutenção periódica do seu veículo: controlar o nível e a qualidade do óleo do motor, assim como manter o alinhamento de rodas e o ajuste dos freios, contribui para a redução do consumo de combustível. f. Prefira veículos de cores claras, que em geral absorvem menos calor para dentro do veículo. Considere a possibilidade de ir a pé, de bicicleta, compartilhar o carro ou usar transporte público ao invés de usar seu carro. 20

7 No seu Trabalho 21 Pergunte ao administrador do seu local de trabalho sobre programa de gestão de energia do edifício e da empresa ou instituição como um todo. Se não houver, pergunte se já foi feita alguma auditoria para identificar possíveis medidas para redução de custos com energia. 22 Considere a possibilidade de substituir motores elétricos industriais, principalmente quando começam a falhar, por modelos de alta eficiência com menores custos de operação. Certifique-se de que seja selecionado um modelo de tamanho adequado: o tamanho é importante, mas um motor superdimensionado não é necessariamente melhor! Outras medidas técnicas aplicáveis à indústria como compressores, bombas, sistemas de distribuição de ar comprimido, variadores de velocidade, etc, também devem ser consideradas. Na área térmica também se recomenda promover melhor o isolamento térmico de caldeiras, eficiência de queimadores, purgadores de vapor, fugas de vapor, etc. 23 Verifique outras formas da sua empresa/instituição estimular melhor o uso da energia, como por exemplo, no transporte dos funcionários para/do trabalho: a. Ofereça vale-transporte ao invés de estacionamento, para estimular o uso do transporte público. b. Estimule o compartilhamento de carros particulares ( carpool ), c. Disponibilize bicicletarios e chuveiros para estimular o uso de bicicletas. d. Melhore a eficiência dos veículos de transporte da própria empresa/instituição. 24 Estabeleça um prêmio anual para funcionários que proponham ideias para reduzir o consumo de energia da empresa/instituição. 25 Estimule a aplicação de práticas de eficiência energética como, por exemplo, apagar as luzes e os monitores dos computadores quando não estiverem em uso.

8 Esta publicação é uma adaptação da obra intitulada 25 Bright Ideas da Agencia Internacional de Energia (AIE) e foi preparada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ), em consulta com a AIE. O BID preparou as versões em Espanhol e Português desta publicação; podem haver algumas discrepâncias com a versão em Inglês. Copyright OCDE/AIE, 9 rue de la Fédération, París Cedex 15, Francia e BID, 1300 New York Avenue N.W. Washington, D.C, 20577, Estados Unidos da América. Esta publicação está sujeita aos termos de licença Creative Commons IGO 3.0 Reconhecimento-NãoComercial-CompartilharIgual (CC- IGO 3.0 BY-NC-SA) ( e pode ser reproduzida para qualquer fim não comercial, seja como obra original ou como qualquer obra derivada, desde que seja outorgado o respectivo reconhecimento a OCDE/ AIE e ao BID e que as obras derivadas estejam sujeitas a uma licença que contemplem os mesmos termos e condições que a licença aplicável a obra original. A OCDE/AIE e o BID não são responsáveis por qualquer erro ou omissão nas obras derivadas e não garantem que tais obras derivadas não infrinjam direitos de terceiros. Qualquer disputa relacionada com o uso desta publicação que não se possa ser resolvida amistosamente, será submetida a arbitragem de acordo com as regras da CNUDMI (UNCITRAL). O uso do nome da OCDE, da AIE e/ou do BID para propósitos distintos ao do reconhecimento e o uso do logotipo da OCDE, da AIE e/ou do BID estão sujeitos a um acordo de licença separado, por escrito, entre o proprietário do logotipo correspondente e o usuário e não estão autorizados como parte desta licença CC-IGO. Note que o enlace URL inclui termos e condições adicionais a esta licença. As opiniões expressas e os argumentos empregados nesta publicação não refletem necessariamente a opinião oficial da OCDE ou dos países membros da AIE ou do BID, seu Diretório Executivo, ou os países que representam. Reconhecimento - Por favor cite a publicação da seguinte maneira: 2016 OCDE/AIE e BID, 25 Ideias Brilhantes sobre Eficiência Energética para América Latina e o Caribe, AIE Publishing. Licença: CC-IGO 3.0 BY-NC-SA. Traduções Ao traduzir esta publicação, por favor nos informe sobre a tradução enviando um correio eletrônico a rights@iea.org e INE-ENE@iadb.org. Também inclua o seguinte enunciado a sua tradução junto com o Reconhecimento mencionado anteriormente: Esta tradução não foi realizada pela Agencia Internacional de Energia ou pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (os Autores) e não deve ser considerada como uma tradução oficial de qualquer dos Autores. Os Autores não serão responsáveis do conteúdo nem erros de tradução. Adaptações Ao realizar uma adaptação desta publicação, por favor inclua o seguinte enunciado junto ao Reconhecimento mencionado anteriormente: Esta é uma adaptação de uma publicação original da Agencia Internacional de Energia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (os Autores). A responsabilidade da adaptação, incluindo os pontos de vista e opiniões expressas nela, é exclusivamente do autor da adaptação. A adaptação não está endossada por nenhum dos Autores. Conteúdo de terceiros - A AIE e o BID (os Autores) não necessariamente são proprietários de cada componente do conteúdo desta publicação. Portanto, nenhum dos Autores garante que o uso de qualquer componente de propriedade de terceiros que seja parte do conteúdo da publicação não infringirá os direitos destes terceiros. O risco de denúncias e reclamações que resultem desta infração é exclusivamente sua. Se deseja reutilizar um componente da publicação, será sua responsabilidade determinar a necessidade de pedir permissão para essa reutilização e obter tal permissão do proprietário dos direitos de autor. Exemplos de componentes podem incluir, mas não se limitam a tabelas, figuras ou imagens.

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização Eficiência energética o que é? A Eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de Energia empregada para uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. Ou em outras palavras,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

Apresenta: Supermercado

Apresenta: Supermercado Apresenta: Supermercado Red desper uzindo o dício de energia no seu negóci o. CAPItao VAREJO em: eficiencia energetica Bom dia, Capitão Varejo! Temos um novo desafio para hoje. Desta vez, vamos ensinar

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL EXCLUSIVO PARA EMPRESAS QUE REDUZIR SEUS CUSTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL 10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL Prezado Empresário, O Grupo Quality preparou esse manual para ajudá-lo a implantar ações

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2 COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ e-bok2 #e-book 2 06 DICAS PARA REDUZIR A CONTA DE LUZ Você também é capaz de reduzir sua conta de energia. 1 SUMÁRIO Neste E-Book você encontrará: 1. Aproveite

Leia mais

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF A zero hora do dia 15 de outubro, na madrugada de sábado para domingo, população deve adiantar o relógio em uma hora. A medida vale para o Distrito

Leia mais

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia Dicas de Economia de Energia Dicas de iluminação Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e/ou as cortinas e aproveite ao máximo a luz do dia. Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes,

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. QUANDO VOCÊ UTILIZA ENERGIA DE FORMA EFICIENTE, TODO MUNDO SAI GANHANDO.

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 APRESENTAÇÃO A busca de soluções sustentáveis que visam a causar o mínimo impacto ao meio ambiente tornou-se prioridade mundial. O futuro depende

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

Como reduzir as contas de Casa

Como reduzir as contas de Casa Como reduzir as contas de Casa 1) Como reduzir a conta de energia elétrica? Crie o hábito de apagar a luz toda vez que sair de um cômodo; Tire todos os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Leia mais

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA?

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Energia consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Confira, nas próximas páginas, dicas para uma utilização mais racional e consciente da energia. LUZ Durante o

Leia mais

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo!

Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Orientar sobre práticas de Economia de energia? Conta comigo! Tudo o que você precisa saber sobre economia de energia! Quando se fala em energia elétrica em condomínios a missão é sempre a mesma: economizar.

Leia mais

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA AdEPorto Agência de Energia do Porto Associação privada sem fins lucrativos que atua no território da Área Metropolitana do Porto

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental - 2 - Toda geração de energia agride o meio ambiente. Portanto,

Leia mais

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO?

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? No Escritório Ar-condicionado Pela manhã, abra as janelas para resfriar o ambiente Na hora da compra, verifique se o aparelho possui

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em colaboração com a sociedade civil, o Município de Palmela elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP)

Leia mais

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Frigorífico 2 Energias renováveis 22 Iluminação 14 Arrefecimento 18 Resíduos 24 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em

Leia mais

Ideias luminosas para reduzir a fatura de energia

Ideias luminosas para reduzir a fatura de energia Ideias luminosas para reduzir a fatura de energia A luz faz parte do dia-a-dia, e no caso da iluminação artificial, torna-se essencial não só para execução das várias atividades, quando a luz natural não

Leia mais

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração):

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração): Informações gerais sobre consumo de corrente Informações gerais sobre consumo de corrente VIKTIGT! Para prevenir danos na bateria, a capacidade de carga do alternador deve ser adaptada ao consumo de corrente.

Leia mais

Para usar no Desafio 1

Para usar no Desafio 1 Para usar no Desafio 1 Com este instrumento, nós vamos coletar informações sobre equipamentos elétricos e hidráulicos da escola (lâmpadas, uso de tomadas, computadores, refrigeradores, torneiras etc.).

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3492 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE Portaria/SAAE/VAL n. º 079/2018- Estabelece boas práticas de gestão

Leia mais

continuidade e confiabilidade adequação às especificações Cargas eletrônicas são as mais afetadas pela má qualidade energética

continuidade e confiabilidade adequação às especificações Cargas eletrônicas são as mais afetadas pela má qualidade energética Qualidade de energia Qualidade de energia é o grau de proximidade que a tensão fornecida pela concessionária tem com o caso ideal Qualidade do serviço: continuidade e confiabilidade Qualidade do produto:

Leia mais

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia Frigorífico / arca congeladora / combinado l Coloque o equipamento afastado de fontes de calor (ex.: forno, aquecedor, janela, etc.). l Afaste o equipamento da parede de modo a permitir a ventilação da

Leia mais

Fonte:

Fonte: Fonte: www.atkinsglobal.com Fonte: www.atkinsglobal.com Fonte: www.atkinsglobal.com Fonte: www.atkinsglobal.com Fonte: www.atkinsglobal.com Bahrain World Trade Center Primeiro arranha-céu utilizando turbinas

Leia mais

Instruções de Uso e Características do Funcionamento do Produto BBI08A, BBI12A, BBI18A, BBI24A, BBJ08A, BBJ12A e BBJ18A Brastemp

Instruções de Uso e Características do Funcionamento do Produto BBI08A, BBI12A, BBI18A, BBI24A, BBJ08A, BBJ12A e BBJ18A Brastemp BT 0563 05.11.99 Assuntos: Modelos: Marca: Instruções de Uso e Características do Funcionamento do Produto BBI08A, BBI12A, BBI18A, BBI24A, BBJ08A, BBJ12A e BBJ18A Brastemp Como esta mencionado no BT0562

Leia mais

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina?

1. Quais elementos devem ser avaliados antes da construção de uma piscina? Neste espaço você encontra dicas sobre instalação e manutenção dos nossos equipamentos, e também como solucionar suas dúvidas referentes à garantia dos nossos produtos, SAC, entre outras. {slide=sac}{/slide}{slide=dicas

Leia mais

Fonte: KAWAKAMI (2009)

Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) Fonte: KAWAKAMI (2009) 4 LEED s no Brasil

Leia mais

COMO AUMENTAR A SUA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA? SAIBA COMO REDUZIR A SUA CONTA DE ENERGIA COM ATITUDES SUSTENTÁVEIS

COMO AUMENTAR A SUA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA? SAIBA COMO REDUZIR A SUA CONTA DE ENERGIA COM ATITUDES SUSTENTÁVEIS COMO AUMENTAR A SUA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA? SAIBA COMO REDUZIR A SUA CONTA DE ENERGIA COM ATITUDES SUSTENTÁVEIS 1. O QUE É EFICIÊNCIA 2. QUAIS AS AÇÕES CONTRIBUEM PARA SE ATINGIR UMA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

Leia mais

Roteiro da Aula. Automação Predial e Domótica. Iluminação Elétrica. Iluminação Natural. Iluminação Natural. Iluminação Natural 03/05/17

Roteiro da Aula. Automação Predial e Domótica. Iluminação Elétrica. Iluminação Natural. Iluminação Natural. Iluminação Natural 03/05/17 Roteiro da Aula Automação Predial e Domótica Sistemas de Automação Residenciais Fabricia Neres Iluminação elétrica; Iluminação natural; Tomadas Comandadas Climatização; Home Theater Sonorização ambientes;

Leia mais

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA.

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. FAMÍLIA INTELIGENTE, CONSUMO CONSCIENTE. Poupar energia é bom para todo mundo. Você diminui seus gastos com o orçamento, evita desperdícios e ainda cuida

Leia mais

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves

Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Princípios Básicos de Manutenção de Veículos Leves Segurança, rendimento e preservação do meio ambiente Conservar o seu veículo em boas condições de funcionamento pode dar trabalho, mas é muito importante

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade 1 Agenda Apresentações Consumo consciente: do que se trata? Economize o Planeta: o que é? como usar? Ações para reduzir emissões:

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Refrigerador de Vinho Termelétricos

Refrigerador de Vinho Termelétricos Refrigerador de Vinho Termelétricos Adega Modelo ADG02 1 Manual de Instrução Por favor, leia com cuidado e siga todas as normas de segurança e instruções de funcionamento antes de usar. I. Importantes

Leia mais

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas.

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas. Guia de eficiência energética da sua empresa Boa energia gera Boas dicas. 1 2 Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por

Leia mais

Cooler Portátil. manual de instruções TV013

Cooler Portátil. manual de instruções TV013 Cooler Portátil manual de instruções TV013 Parabéns por adquirir o COOLER PORTÁTIL Multilaser, um produto compacto e versátil. Com capacidade para até 7L, o COOLER PORTÁTIL Multilaser possui funções de

Leia mais

Sistemas de gestão energética ISO 50001

Sistemas de gestão energética ISO 50001 Sistemas de gestão energética ISO 50001 Marisa Almeida Ambiente e sustentabilidade 6 Maio 2015 1 CTCV Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro Centro para a promoção da inovação e do desenvolvimento das

Leia mais

Equipamentos de Uso Comum: Na maioria dos casos, os equipamentos que mais contribuem para o consumo de energia em um condomínio são os seguintes:

Equipamentos de Uso Comum: Na maioria dos casos, os equipamentos que mais contribuem para o consumo de energia em um condomínio são os seguintes: Economia de Energia Boa parte das despesas de um condomínio decorrem do consumo de energia em setores e equipamentos comuns a todos os moradores de edifícios de apartamentos. Depois de ler atentamente

Leia mais

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação.

Os sistemas de aquecimento dividem-se em três tipos básicos: de aquecimento localizado, de passagem e de acumulação. Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou local Por Arq. Iberê M. Campos Ao projetar, construir ou reformar habitações o fornecimento de água quente

Leia mais

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura?

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura? PREFÁCIO Sua casa é segura quando o assunto é instalação elétrica? É de suma importância conhecer e adquirir produtos certificados e regulamentados a fim de proteger sua casa e sua família contra os perigos

Leia mais

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante.

#e-book 10 Saber sobre eletricidade é importante. PREFÁCIO A eletricidade é um risco oculto que habita nas paredes de, praticamente, todos os locais que frequentamos. E é por esse motivo que ela deve ser levada muito a sério. A informação é a arma mais

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO

LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO 01 - (ENEM) Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: - Substitua lâmpadas incandescentes

Leia mais

PORTARIA Nº XXX/2018 DE XXX DE ABRIL DE 2018

PORTARIA Nº XXX/2018 DE XXX DE ABRIL DE 2018 PORTARIA Nº XXX/2018 DE XXX DE ABRIL DE 2018 Institui medidas de conservação e uso racional de energias na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. O DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA,

Leia mais

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTERNAS AVALIAR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OBJETIVOS:

Leia mais

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas.

Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar. Boas práticas. Qualidade em Instalações de Aquecimento Solar Boas práticas O sistema de aquecimento solar e seus componentes O que é sistema de aquecimento solar (SAS) A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Leia mais

EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia

EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia EN-2416 Energia, meio ambiente e sociedade Necessidades humanas, estilos de vida e uso final da energia João Moreira UFABC Necessidades humanas e energia Existência humana - nas residências Movimento,

Leia mais

Informações gerais sobre consumo de combustível

Informações gerais sobre consumo de combustível Resumo Resumo Este documento resume e explica os fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo. Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos: Pneus Condução

Leia mais

Procel Selo. Inauguração oficial do Laboratório de Eficiência Energética em Hidráulica e Saneamento - Lenhs da UFMS e da UFRGS;

Procel Selo. Inauguração oficial do Laboratório de Eficiência Energética em Hidráulica e Saneamento - Lenhs da UFMS e da UFRGS; Inauguração oficial do Laboratório de Eficiência Energética em Hidráulica e Saneamento - Lenhs da UFMS e da UFRGS; Apoio técnico à elaboração do PNEf. Vista superior do Lenhs da UFRGS Procel Selo Instituído

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

Manual Técnico. Condicionadores de Ar Série KOJ G1 (FM-FC-110)

Manual Técnico. Condicionadores de Ar Série KOJ G1 (FM-FC-110) Manual Técnico Condicionadores de Ar Série KOJ G1 (FM-FC-110) QUADRO DE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 1 MODELO Dados Técnicos Versão Capacidade Tensão/Fase Corrente de operação Consumo Frequência Vazão de ar

Leia mais

Refrigerador de Vinho Termelétricos

Refrigerador de Vinho Termelétricos Refrigerador de Vinho Termelétricos Adega Modelo ADG03 1 Manual de Instrução Por favor, leia com cuidado e siga todas as normas de segurança e instruções de funcionamento antes de usar. I. Importantes

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

kit de eficiência energética

kit de eficiência energética www.ecosist.net kit de eficiência energética Bem-vindo Conteúdo... Este guia contém informações e ideias para adoptar uma utilização racional da energia, isto é, adoptar hábitos que permitam poupar energia

Leia mais

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS A TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL As bombas de calor são uma solução sustentável e inovadora para a produção de água quente para a lar. As mesmas utilizam uma fonte de energia

Leia mais

MASTER GRILL. Manual de Instruções

MASTER GRILL. Manual de Instruções MASTER GRILL Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

Dicas para a instalação correta do seu botijão

Dicas para a instalação correta do seu botijão Dicas para a instalação correta do seu botijão O botijão de gás é um recipiente seguro e de fácil instalação, mas é preciso seguir algumas normas de segurança. Confira estas dicas e aproveite todas as

Leia mais

Certifi cado de Garantia 9

Certifi cado de Garantia 9 8 CERTIFICADO DE GARANTIA O seu Aquecedor Ceramic Cadence, Modelo AQC405, tem garantia contra defeitos de fabricação pela Cadence Indústria e Comércio Ltda., por um período superior ao estabelecido por

Leia mais

SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS (AQS) POR BOMBA DE CALOR viterm

SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS (AQS) POR BOMBA DE CALOR viterm Bomba de Calor 1 SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS (AQS) POR BOMBA DE CALOR Principio de Funcionamento: A bomba de calor assume, nos dias de hoje, a alternativa energética mais apetecível

Leia mais

CORTINA DE AR MANUAL DE INSTALAÇÃO

CORTINA DE AR MANUAL DE INSTALAÇÃO CORTINA DE AR MANUAL DE INSTALAÇÃO Obrigado por comprar esta cortina de ar, Leia atentamente estas instruções antes de usar. 1. INTRODUÇÃO AO PRODUTO A cortina de ar é um dos novos produtos de primeira

Leia mais

MOONFLOWER 61 MANUAL DE OPERAÇÃO

MOONFLOWER 61 MANUAL DE OPERAÇÃO MOONFLOWER 61 MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR TERMOVENTILADOR AQC418 AQC419 Obrigado por adquirir o Aquecedor Termoventilador Cadence AQC418 AQC419, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante

Leia mais

Tabela de conteúdos. Introdução Manual de instruções. Especificações elétricas. Instruções de instalação

Tabela de conteúdos. Introdução Manual de instruções. Especificações elétricas. Instruções de instalação Tabela de conteúdos Páginas Introdução Manual de instruções Especificações elétricas Instruções de instalação Cuidados e Manutenção Guia de solução de problemas 2 4 5 6 9 10-1 - Introdução Introdução Para

Leia mais

Professor: Gabriel Alves

Professor: Gabriel Alves Professor: Gabriel Alves Questão 01 - (IFPE/2016) Em muitas casas brasileiras, para um maior conforto, é comum ter instalado um chuveiro elétrico. Seu funcionamento se dá graças à resistência presente

Leia mais

Bebedouro Hot And Cold N

Bebedouro Hot And Cold N N MODIFICAÇÃO POR Arquivo Liberado Kaue 14-3-212 3/12 81-9-5 778272 REV. SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃO PODERÁ SER UTILIZADO POR

Leia mais

SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE CONDICIONADOR DE AR:

SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE CONDICIONADOR DE AR: Memorando Circular N o 02/2016 DIMEC-DINFRA-PROADI/UNIFESSPA À Comunidade Acadêmica. Marabá, 19 de Maio de 2016. Assunto: Boas práticas de uso de Energia Elétrica. Uma das grandes preocupações hoje é com

Leia mais

MOONFLOWER 342 MANUAL DE OPERAÇÃO

MOONFLOWER 342 MANUAL DE OPERAÇÃO MOONFLOWER 342 MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir

Leia mais

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE ÁGUA Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

INÍCIO Instruções para a Aplicação

INÍCIO Instruções para a Aplicação INÍCIO Instruções para a Aplicação As advertências devem ser seguidas cuidadosamente para evitar lesões corporais DESEMBALANDO 1 Remover as lâmpadas da embalagem cuidadosamente 1. A máquina deve ser utilizada

Leia mais

Dê as boas-vindas à eficiência energética

Dê as boas-vindas à eficiência energética Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por fontes de energia renováveis e não renováveis (fóssil). Comparativamente com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED

MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED MANUAL DE INSTRUÇÕES LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA LED * Estas luminárias apenas ser montados em superfícies não-combustíveis (gesso, concreto, peças de metal, etc.), de modo que: "EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 11

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS. CONFORTO AMBIENTAL Aula 11 TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL Aula 11 USO RACIONAL DA ENERGIA Identificar onde, na edificação, ocorrem os maiores gastos. Geralmente consegue-se reduzir o gasto energético reduzindo

Leia mais

Saiba mais sobre. Proteções. Solares

Saiba mais sobre. Proteções. Solares Saiba mais sobre Proteções Solares 1 ENQUADRAMENTO 01 TIPOS DE PROTEÇÕES SOLARES EXTERIORES INTERIORES INTEGRADOS FIXAS MÓVEIS (funcionamento manual ou automático) MÓVEIS (funcionamento manual ou automático)

Leia mais

1. S e u f r i g o b a r D a d o s t é c n i c o s D i a g r a m a e l é t r i c o... 4

1. S e u f r i g o b a r D a d o s t é c n i c o s D i a g r a m a e l é t r i c o... 4 Conteudo: 1. S e u f r i g o b a r.................................. 3 2. D a d o s t é c n i c o s............................. 3 3. D i a g r a m a e l é t r i c o.............................. 4 4.

Leia mais

Caracterização genérica Reunião de divulgação de resultados do projeto AdaPT AC:T Hotéis parceiros do projeto

Caracterização genérica Reunião de divulgação de resultados do projeto AdaPT AC:T Hotéis parceiros do projeto Caracterização genérica Reunião de divulgação de resultados do projeto AdaPT AC:T Hotéis parceiros do projeto Lisboa, LNEC, 25 de maio de 2016 Sumário 1. Aspetos gerais 2. Arquitetura 3. Qualidade térmica

Leia mais

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia

Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização no uso de energia MEMORANDO FCAT Nº 06/2016 Dracena, 12 de fevereiro de 2016. Prezado, A Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) apresenta um Plano de Ações para o ano de 2016 em relação à redução e à conscientização

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico 1 O que é a Eco-condução: Critérios e Importância Tiago Farias Instituto

Leia mais

Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012

Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012 Turismo e Sustentabilidade Energética Dia Mundial do Turismo 2012 Caraterização das práticas das empresas de alojamento turístico de Montemor-o-Novo Anualmente, no dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial

Leia mais

8W-18W. LED Solar iluminação externa autônoma. Manual do Usuário

8W-18W. LED Solar iluminação externa autônoma. Manual do Usuário 8W-18W LED Solar iluminação externa autônoma Manual do Usuário Prezado cliente, Obrigado por escolher um modo limpo e renovável de iluminação externa LED Solar. Este manual contém instruções e recomendações

Leia mais

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso EP-COZVPII 1 Guia de uso Health Line Introdução Você acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos à sua confiança. Leia atentamente as recomendações e suas instruções

Leia mais

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos na conta de luz Lucas Guimarães Barros CFP/UFRB 21 de setembro de 2013 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais. 9/23/2010 UTFPR Campus Curitiba DAELT Instalações Prediais 1

Instalações Elétricas Prediais. 9/23/2010 UTFPR Campus Curitiba DAELT Instalações Prediais 1 Instalações Elétricas Prediais 9/23/2010 UTFPR Campus Curitiba DAELT Instalações Prediais 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Cargas de iluminação Cargas de tomadas -TUG s Cargas de tomadas

Leia mais

Harmônicos provocados por eletroeletrônicos

Harmônicos provocados por eletroeletrônicos 40 Apoio O Setor Elétrico / Novembro de 00 s provocados por eletroeletrônicos Capítulo XI Formas de onda e espectro harmônico das simulações de cenários residenciais e comerciais Igor Amariz Pires* Este

Leia mais