ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE"

Transcrição

1 ECODICAS COMO REDUZIR OS DESPERDÍCIOS COMO AMPLIAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

2 ÁGUA Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. O brasileiro gasta, em média, quase o dobro: aproximadamente 200 litros/dia, ou 73 mil litros/ano. O relatório anual da ONU estima que, em 2050, 45% da população mundial não terá a quantidade mínima de água necessária para o dia-a-dia. Atualmente, já existem mais de 1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce.

3 LIMPAR A CALÇADA Usar a mangueira para varrer a calçada é um costume em qualquer cidade brasileira. Se você também tem esse hábito, gasta 36 litros de água cada vez que fica com a mangueira ligada por 15 minutos. Isto significa que, se você lava a calçada uma vez por semana, gasta litros de água por ano nesta atividade. Em 20 anos, esse gasto sobe para litros. Essa quantidade de água tratada jogada no bueiro da rua seria suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma pessoa durante 47 anos. Para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la e, se for o caso, lavar com um balde (de preferência com a água usada da lavagem de roupa, por exemplo).

4 LAVAR O CARRO Com uma mangueira comum, ligada durante 20 minutos, o gasto é de aproximadamente 144 litros de água. Com quatro baldes de dez litros (dois para ensaboar e dois para enxaguar), é possível fazer uma lavagem completa, o que proporciona uma economia de 104 litros de água. Em uma cidade com 2 milhões de proprietários de carro, essa economia chegaria a 208 milhões de litros, quantidade que daria para abastecer uma cidade como Florianópolis por quase cinco dias.

5 USAR REGADOR EM SEU JARDIM Ao molhar as plantas durante dez minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Troque a mangueira pelo regador. No verão, molhe as plantas logo pela manhã ou à noite, para que a perda de água pela evaporação seja menor. No inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, você pode economizar até 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

6 LAVAR A LOUÇA Na cozinha: limpar bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. A dica é ensaboar tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abrir a torneira para lavar tudo de uma vez. Se a sujeira estiver muito colada, coloque os itens de molho cheios de água ou na pia, para soltar mais fácil. Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta, em média, 40 litros. Portanto, lembre-se de ligar o equipamento apenas quando estiver cheio.

7 ESCOVAR OS DENTES Se você escovar os dentes com a torneira aberta durante 2 minutos, vai gastar mais ou menos 13,5 litros de água, mas só precisaria de 0,5 litro se abrisse a torneira apenas quando necessário. Escovando os dentes três vezes ao dia, o desperdício será de 37,5 litros diariamente. E se você decidir fazer o mesmo todos os dias durante um ano, só com esse pequeno gesto, terá poupado quase 14 mil litros, correspondentes a um caminhão-pipa cheio de água.

8 TOMAR BANHO Por mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo! Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa. O ideal é ficar no máximo 15 minutos debaixo do chuveiro. O chuveiro elétrico convencional consome, em média, 144 litros de água em 15 minutos contra 243 litros do modelo ducha. No chuveiro elétrico, um banho diário de 15 minutos gera o consumo anual de aproximadamente 52,5 mil litros. Se você reduzir o ritual para cinco minutos, a economia é de 35 mil litros por ano, o que daria para suprir a necessidade de água de 318 pessoas em um dia. Se você espera a água esquentar antes do banho, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou o quintal. Para gastar menos energia, deixe o chuveiro na posição inverno somente quando estiver frio. E como o chuveiro consome muita energia elétrica, procure não tomar banho entre 18 e 21 horas, pois esse é o horário de maior consumo. E feche a torneira ao se ensaboar ou usar shampoo. Assim, além de energia elétrica, você também economiza água.

9 LIXO NO LIXO Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos e por aí vai. Lugar de lixo é no lixo e todo mundo sabe disso. Cada vez que você dá descarga, são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade. Se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal.

10 LAVAR E PASSAR ROUPA Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Assim você não terá de fazer outro enxágüe, gastando mais energia elétrica, além de sabão e água. Use a água de enxague para lavar quintal. Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica. Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

11 VAZAMENTOS Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada? Fique de olho, pois essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia. Isto é, cerca de litros por mês.

12 CONSUMO DE ENERGIA A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos: Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem. Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar. Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia. Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio escape e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente. Regule o termostato para que esfrie menos no inverno. Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada. Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.

13 ILUMINAÇÃO DE CASA Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais. Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes. Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e aproveite ao máximo a luz do dia. Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário. Ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia

14 USO DE APARELHOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior. Neste horário, a iluminação pública é acionada e as luzes das residências, acesas. A geração de energia tem de ser dimensionada para o consumo máximo, que ocorre no horário de pico. Se todos reduzissem o uso de eletricidade nessas horas, equilibrando mais o consumo ao longo do dia, não seriam necessários tantos investimentos em geração e distribuição de energia.

15 COMBUSTÍVEL DO CARRO A gasolina vem do petróleo, um recurso natural finito. E os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades, além de contribuírem com a emissão dos gases que causam o efeito estufa. Portanto, quanto menos gasolina se gastar, menos poluentes serão emitidos, amenizando o impacto do uso do automóvel tanto na saúde das pessoas quanto no ambiente. Veja como economizar combustível: Faça sempre a manutenção geral de seu carro e mantenha seu motor bem regulado. Motor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar. Verifique também velas e filtros de ar e de óleo. Andar com o ar condicionado ligado pode consumir até 5% a mais de combustível. Só o use se realmente necessário. Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral. Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo de combustível. Não estique as marchas. Mantenha seu motor sempre em baixa rotação. Mude as marchas no tempo certo. Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variando ou muito altas consomem mais combustível. Pneus com baixa calibração ou desalinhados implicam em um gasto muito maior de combustível. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%. Em engarrafamentos intensos, onde você percebe que as paradas vão ser demoradas, desligue o motor.

16 OUTRAS AÇÕES PARTICIPE DA EDUCAÇÃO DO POVO Ajude a educar o povo a cuidar dos parques e das praças, participe, dê sua opinião. Quando necessário for a intervenção de uma autoridade, chame a Prefeitura. INCENTIVE OS COLÉGIOS A ENSINAREM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Você melhora um país educando o seu povo. Uma educação que passa pelo conhecimento também com o ensino informal e chega ao seu auge através do respeito às leis e normas, as condições primordiais urbanas, para que o convívio coletivo não chegue ao extremo dos crimes e atritos. Fale com seus familiares, amigos, reuniões de escola a respeito de temas como consumo consciente, economia de energia e água e outros temas relacionados à construção de uma sociedade mais saudável. Presenteie as pessoas com plantas, objetos ecologicamente corretos, livros sobre o assunto, etc e ajude a economia verde a se desenvolver.

17 OUTRAS AÇÕES Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo. Cobre delas atitudes firmes no sentido de dar um tratamento adequado aos resíduos, como, por exemplo, implementar e ampliar a coleta seletiva. Apóie políticos que apresentam propostas viáveis para solucionar o problema. Colabore para não sujar sua cidade: não jogue lixo nas ruas e recuse qualquer tipo de folhetos de propaganda. Cuide de sua rua As árvores são públicas e se na sua rua existirem árvores, elas trarão muitos benefícios, como sombreamento, decoração, diminuição da poluição sonora, proteção contra os ventos, ação sobre o bem estar físico e psicológico dos moradores e transeuntes. Além disso, irá purificar o ar. Sendo assim se sua rua ao possui árvores, peça à Prefeitura de sua cidade para arborizá-la, ou plante você mesmo. Se sua rua possui árvores, ajude a cuidar delas. Não permita a depredação delas. Se observar alguém tomando esta atitude, procure explicar todos os benefícios que uma rua bem arborizada pode trazer.

18 CONSUMO DOMÉSTICO Higiene pessoal Banho Lavar louça Lavar roupa ATIVIDADE GASTO EM LITROS Lavar as mãos 7 Fazer a barba 75 Escovar os dentes 18 Ducha (15 minutos) 135 a 243 Chuveiro (15 minutos) 44 a 144 Apartamento (15 minutos) 117 Casa (15 minutos) 243 Lavadora (5 kg) 135 Tanque 117 a 279 Regar jardim durante 10 minutos 186 Lavar calçada 279 Mangueira (30 minutos) 216 a 560 Lavar carro Balde 40

19

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2019 Consumo consciente de energia 3 Você sabia? 4 Por que economizar energia? Antes de tudo, economizar energia é um exercício

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2019 Dia Mundial da Água 3 Estima-se que um bilhão de pessoas carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental

Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado do Meio Ambiente Unidade de Energia e Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental - 2 - Toda geração de energia agride o meio ambiente. Portanto,

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar.

Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. Consumo responsável. Sabendo usar não vai faltar. cartilha_uso_água.indd 1 23/08/16 09:08 SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Fundação Brasil Cidadão estão juntos nessa campanha. A crise no abastecimento

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

Economia começa dentro de casa!

Economia começa dentro de casa! 10 Guia Financeiro Economia começa dentro de casa! Você já reparou que, trabalhando bem em equipe, fica mais fácil atingir um objetivo? Nas finanças da família, também funciona assim: quando todos participam,

Leia mais

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Reunião nº 03/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa SEGURANÇA: Controle sistemático,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA Nº 03/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização

Copyright - Usesol Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido a distribuição deste materia sem autorização Eficiência energética o que é? A Eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de Energia empregada para uma atividade e aquela disponibilizada para a sua realização. Ou em outras palavras,

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA Nº 04/2018 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site

Leia mais

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ Cleiton Lyra (UNICENTRO), Glederson Ferreira Ribeiro (UNICENTRO), Karen Gisele Franciosi Gelinski (Orientador), karenfgelinski@yahoo.com.br

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. QUANDO VOCÊ UTILIZA ENERGIA DE FORMA EFICIENTE, TODO MUNDO SAI GANHANDO.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA Introdução O Manual de Orientação para o Uso Racional da Água foi elaborado pela Coordenação do Programa Melhoria do Gasto Público, após a publicação do

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32

Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta de luz de / 32 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos na conta de luz Lucas Guimarães Barros CFP/UFRB 21 de setembro de 2013 Consumo doméstico de eletricidade e redução de gastos 21 de na setembro conta

Leia mais

Acesso à água: uma questão de

Acesso à água: uma questão de 1 of 8 23/03/2018, 17:02 delas.pt Acesso à água: uma questão de género? delas 4-5 minutes Plantas: Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.

Leia mais

Dicas práticas para um consumidor consciente

Dicas práticas para um consumidor consciente + Dicas práticas para um consumidor consciente O consumo não é um ato isolado, e sim um processo, que começa antes da compra e termina depois que nós usamos o que compramos. Isso envolve escolhas, como:

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA.

VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. VOCÊ TEM TUDO PARA SER O POUPE STAR DA SUA CASA. FAMÍLIA INTELIGENTE, CONSUMO CONSCIENTE. Poupar energia é bom para todo mundo. Você diminui seus gastos com o orçamento, evita desperdícios e ainda cuida

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

Seca. Vamos poupar água?

Seca. Vamos poupar água? Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Seca Vamos poupar água? Seca Vamos poupar água? A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país, não

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO?

DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA OU NO ESCRITÓRIO? No Escritório Ar-condicionado Pela manhã, abra as janelas para resfriar o ambiente Na hora da compra, verifique se o aparelho possui

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF A zero hora do dia 15 de outubro, na madrugada de sábado para domingo, população deve adiantar o relógio em uma hora. A medida vale para o Distrito

Leia mais

POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA

POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA POUPA ÁGUA OU VAIS SENTIR A SUA FALTA Se o actual consumo se mantiver, em 2025, duas em cada três pessoas irão ser vítimas da falta de água. Se detectares uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da

Leia mais

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber

CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA O que você precisa saber CONSUMO DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-SP É permitida a reprodução total ou parcial, desde

Leia mais

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1

ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 ROTEIRO DO COLEGIO SANTA CATARINA DE ECONOMIA DE ENERGIA 1 APRESENTAÇÃO A busca de soluções sustentáveis que visam a causar o mínimo impacto ao meio ambiente tornou-se prioridade mundial. O futuro depende

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia

DDS Dicas de economia de energia. Dicas de Economia de Energia Dicas de Economia de Energia Dicas de iluminação Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra a janela e/ou as cortinas e aproveite ao máximo a luz do dia. Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes,

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA.

SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. SUA PARTE É TÃO IMPORTANTE QUANTO A NOSSA. ECONOMIZE ÁGUA. Transparente como tem que ser. AO USAR ÁGUA, EVITE O DESPERDÍCIO! A água é um bem valioso e escasso. Quando você usa sem desperdiçar, ajuda a

Leia mais

A água O nosso bem mais precioso

A água O nosso bem mais precioso Hugo Liziário João Galamba Vera Costa A água O nosso bem mais precioso Disciplina i de Geografia 9ºA 9.º Ano Orientador do trabalho: Professor Fernando Rolo Colégio D.Luísa Sigea Abril de 2008 SNIRH Junior

Leia mais

Manual de Boas Práticas e Ações

Manual de Boas Práticas e Ações Manual de Boas Práticas e Ações Núcleo de RSA SUMÁRIO I. Introdução II. Responsabilidade Social Voluntariado III. Responsabilidade Ambiental Água Energia Coleta Seletiva e Reciclagem No caminho de uma

Leia mais

Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. Manual de Consumo Consciente de Energia. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. Quando você utiliza energia de forma eficiente, todo mundo sai ganhando.

Leia mais

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE

Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes. Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes Alimento Seguro/PNAE Higiene de utensílios, equipamentos e ambientes O que é a higiene de utensílios, equipamentos e ambientes? Qual o objetivos destes procedimentos?

Leia mais

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo

Crise Hídrica. O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica O que eu posso fazer? Profa Dra Waverli Maia Matarazzo Neuberger Centro de Sustentabilidade Universidade Metodista de São Paulo Crise Hídrica: Uma Crise Sistêmica A crise hora instalada tem

Leia mais

O que você pode fazer...

O que você pode fazer... O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA?

Energia. consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Energia consciente QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE VOCÊ PODE TER PARA MELHORAR O MUNDO À SUA VOLTA? Confira, nas próximas páginas, dicas para uma utilização mais racional e consciente da energia. LUZ Durante o

Leia mais

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Como economizar água? 1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa shampoo no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água,

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS O Brasil vive uma crise hídrica e energética que está afetando a distribuição de ambos os recursos no país todo, em maior ou menor intensidade. O Estado de São Paulo, em especial a capital, vem sofrendo

Leia mais

Dicas para a instalação correta do seu botijão

Dicas para a instalação correta do seu botijão Dicas para a instalação correta do seu botijão O botijão de gás é um recipiente seguro e de fácil instalação, mas é preciso seguir algumas normas de segurança. Confira estas dicas e aproveite todas as

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em colaboração com a sociedade civil, o Município de Palmela elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP)

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Frigorífico 2 Energias renováveis 22 Iluminação 14 Arrefecimento 18 Resíduos 24 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em

Leia mais

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel

Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Consumo consciente! Orientador: Maicom Daniel Maicomsegprev@gmail.com Olá 035-991730245 035-991803900 Graduado em Direito Pericia trabalhista Pericia ambiental Orientador: Maicom Daniel Técnico em segurança

Leia mais

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Teste de inspeção visual e tátil-auditivo A SAN-LEX alerta É preciso ficar sempre atento às variações da conta de água, pois, muitas vezes, o hábito de consumo não mudou, porém, o consumo de água aumentou.

Leia mais

Manual do uso Racional de Água e Gás

Manual do uso Racional de Água e Gás Racional de Neon -Empresa Patrocinadora Núcleo SBCampo Introdução Introdução A atual crise de abastecimento de água promete se estender pêlos próximos anos, em quase todo o território brasileiro. Assim,

Leia mais

Saneamento no Distrito Federal

Saneamento no Distrito Federal Saneamento no Distrito Federal assunto Eng. Stefan Mühlhofer Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental Superintendente de Projetos Distribuição da Água no Planeta 2,10% 97% 0,90% 0,87% 0,03% Água

Leia mais

cuide da água com MEANDROS

cuide da água com MEANDROS cuide da água com www.econectando.com.br Quanto tempo você demora no banho? Menos de 5 minutos de 5 a 0 minutos de 0 a 5 minutos mais de 5 minutos 4 2 Como é a sua dieta? vegana 4 vegetariana consumo de

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

MANUAL LAVAR E PASSAR

MANUAL LAVAR E PASSAR MANUAL LAVAR E PASSAR Ana Afonso Sumário Apresentação... 4 LAVAR... 5 Como se organizar para lavar roupas... 6 Procedimentos: Pré-lavagem e Molho... 6 Organização da Lavanderia... 8 Produtos para cuidar

Leia mais

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA

MANUAL COM DICAS SOBRE CONSUMO DE ENERGIA SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DE ÁGUA a) Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar dê sempre preferência aos modelos com o Selo Procel. b) Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatórios)

Leia mais

acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br

acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br Educação consciente pela economia de água. acesse o site e saiba mais: ww w.disputaaz ul.com.br A Disputa Azul é uma campanha com o objetivo de estimular os estudantes de escolas públicas e privadas

Leia mais

Guia Verão Ambiente Nas férias proteja o Ambiente!

Guia Verão Ambiente Nas férias proteja o Ambiente! Guia Verão Ambiente 2010 Nas férias proteja o Ambiente! Neste período de férias, que designa um período de descanso, TODOS OS LOCAIS SÃO BONS e TODOS OS MOMENTOS SÃO OPORTUNOS para quem quer proteger o

Leia mais

SALVE O MEIO AMBIENTE

SALVE O MEIO AMBIENTE SALVE O MEIO AMBIENTE D O W N L O A D S A U D A V E L W W W. V I V A M E L H O R O N L I N E. C O M Lixo e mais lixo, desmatamentos em série, queimadas que já se tornaram naturais, consumo exagerado de

Leia mais

CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110

CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110 CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA Após desembalar o produto, os invólucros plásticos e outros materiais da embalagem deverão ficar longe do alcance de crianças e animais

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

DICAS PARA A HORA DO BANHO

DICAS PARA A HORA DO BANHO BANHO E TOSA DICAS PARA A HORA DO BANHO Algumas pessoas, por motivo de economia, costume ou praticidade, preferem dar banho em seus animais de estimação em casa. Cuidados profissionais de confiança trazem

Leia mais

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor 1. Monte as partes que estão desmontadas conforme visto na foto Abaixo Escapamento Cuidado quente!

Leia mais

Atribuição dos prémios decorreu no Parque Dr. José Gama

Atribuição dos prémios decorreu no Parque Dr. José Gama Educação Ambiente Ecoguia Cabanelas 2008 Dia Internacional da Luta Contra a Droga O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Mirandela assinalou o dia Internacional da Luta Contra a Droga (26 de Junho),

Leia mais

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA AdEPorto Agência de Energia do Porto Associação privada sem fins lucrativos que atua no território da Área Metropolitana do Porto

Leia mais

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente.

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente. Implementar ações voltadas ao uso racional de recursos sustentabilidade naturais para promover a ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. A Esplanada terá metas de racionalização do

Leia mais

Energia elétrica: como usar e economizar

Energia elétrica: como usar e economizar endividado.com.br Energia elétrica: como usar e economizar Como fazer uso eficiente de Energia Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a

Leia mais

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2

COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ. e-bok2 COLETÂNEA:ASEGURANÇADA SUACASADEPENDEDEVOCÊ e-bok2 #e-book 2 06 DICAS PARA REDUZIR A CONTA DE LUZ Você também é capaz de reduzir sua conta de energia. 1 SUMÁRIO Neste E-Book você encontrará: 1. Aproveite

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110 CAF111

MANUAL DO USUÁRIO CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110 CAF111 MANUAL DO USUÁRIO CAFETEIRA SINGLE CADENCE CAF110 CAF111 Obrigado por adquirir a Cafeteira Cadence CAF110 Single, CAF111 Single Red um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É Muito importante

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade 1 Agenda Apresentações Consumo consciente: do que se trata? Economize o Planeta: o que é? como usar? Ações para reduzir emissões:

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra

Dis i tr t i r b i ui u ç i ã ç o ã da Água na Terra O Caminho da Água Distribuição da Água na Terra Distribuição de Água na Terra 97 % da água disponível na Terra é salgada e está em oceanos e mares Distribuição de Água na Terra 3 % é doce, mas se encontra

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

COMO EVITAR A FALTA DE

COMO EVITAR A FALTA DE V. 02.2016 COMO EVITAR A FALTA DE GUIA COMPLETO SOBRE O USO CONSCIENTE PORQUE ESTAMOS FICANDO SEM ÁGUA? DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO. TUDO SOBRE CISTERNAS. ÁGUA, NOSSO MAIOR BEM A água é um recurso ambiental

Leia mais

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia

Não fique desligado! - Está ao seu alcance poupar energia Frigorífico / arca congeladora / combinado l Coloque o equipamento afastado de fontes de calor (ex.: forno, aquecedor, janela, etc.). l Afaste o equipamento da parede de modo a permitir a ventilação da

Leia mais

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso

II 1 P V Z O -C P E Guia de uso EP-COZVPII 1 Guia de uso Health Line Introdução Você acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos à sua confiança. Leia atentamente as recomendações e suas instruções

Leia mais

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA 01) Na comparação entre diferentes processos de geração de energia, devem ser considerados aspectos econômicos, sociais e ambientais. Um fator economicamente relevante nessa

Leia mais

Quedas em casa. Guia de segurança para pessoas idosas

Quedas em casa. Guia de segurança para pessoas idosas Quedas em casa Guia de segurança para pessoas idosas Não adianta fugir da realidade. Na medida em que a idade avança, a pessoa passa a ter as limitações próprias dos mais velhos. O risco de quedas por

Leia mais