I LOVE MY WHITE. Mulheres no Registro do Tráfico Ilegal de Drogas. Lúcia Lamounier Sena

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I LOVE MY WHITE. Mulheres no Registro do Tráfico Ilegal de Drogas. Lúcia Lamounier Sena"

Transcrição

1 I LOVE MY WHITE Mulheres no Registro do Tráfico Ilegal de Drogas Lúcia Lamounier Sena CRISP Abril de 2016

2 OBJETO A constituição dos sentidos da diferença de gênero em uma dinâmica criminal - tematizada através dos registros de participação de mulheres nas redes de comercialização de drogas ilegais Nesses registros alguns desdobramentos: Como são constituídos os determinantes de valor das posições nesse mercado ilegal? O que as posições observadas revelam sobre as relações de poder e gênero? Em que medida as posições são definidas por uma diversidade de sentidos contextuais de gênero?

3 APORTE EPISTEMOLÓGICO Os referenciais teóricos que nortearam o estudo contemplam as seguintes dimensões: O debate sobre diferença e gênero de algumas vertentes do campo teórico feminista e do debate sobre gênero e crime. A diferença tomada como uma essência X a diferença construída pelas intersecções de natureza diversa. Contextos específicos de experiência estruturadores dos sentidos. A lógica dos mercados ilegais de drogas referenciada como um sistema aberto, formado por uma padrão ampliado e autônomo de conexões, que estruturam uma dinâmica de rede.

4 METODOLOGIA Pesquisa de caráter etnográfico Encontros (frequência irregular) com pessoas ou grupos atuantes nos mercados de drogas ilegais em espaços de sociabilidade ou nos próprios locais em que ocorre uma dinâmica de comercialização (bares, residências, dentre outros). Participação em reuniões e eventos do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade/Escritório de Advocacia Popular. Entrevistas Pessoas que em algum momento atuaram nos mercados de drogas ilegais ou permanecem atuando. Agentes de segurança pública que atuam na repressão ao tráfico de drogas ilegais (Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, GEPAR, Policiais que atuam nas ruas, Divisão de Homicídios); Mulheres encarceradas, pelo crime do tráfico, que cumprem pena nas penitenciárias femininas Estevão Pinto (BH) e José Gonçalves Abranches (Ribeirão da Neves)

5 Pesquisa de Base Secundária METODOLOGIA Banco de dados estatísticos Infopen do Ministério da Justiça, comparando-se o ano de 2006 (ano que entra em vigor a nova lei de Tóxicos, (11343/2006) e o ano de 2011, tomado como fechamento da década (tratamento descritivo). Base de dados do universo da população prisional masculina (José Maria Alckmin) e das populações femininas (José Gonçalves Abranches e Estevão Pinto), referentes ao ano de 2013: dados da Diretoria de Gestão da Informação de Minas Gerais (Testes estatísticos Qui-quadrado e Regressão Binomial).

6 ESTRUTURAÇÃO DO ESTUDO No primeiro momento, uma breve retomada das discussões sobre diferença e gênero do campo teórico feminista e no debate sobre gênero e criminalidade. Contexto institucional como uma das bases de estruturação do sujeito da diferença Efeito diferencial do poder. Apresentação do perfil do encarceramento no Brasil. De forma específica, o encarceramento por tráfico de drogas. Apontamentos sobre a especificidade das taxas femininas.

7 Gênero e as Posições no Tráfico Os dados revelaram especificidades em que a dimensão de gênero sugere ter maior implicação.: Destacam-se a relação sexo e crimes violentos: cerca de duas vezes mais enquadramentos entre os homens do que entre as mulheres; O crime de Associação ao Tráfico (Art. 35) em que o percentual de mulheres enquadradas é três vezes maior do que o dos homens; O artigo 40, Inciso III, relativo à infração cometida nas dependências ou imediações de áreas aqui nomeadas como de interesse público (tais como estabelecimentos prisionais,escolas, centros recreativos) em que o percentual de mulheres é quatro vezes maior do que o enquadramento de homens e o tráfico Interestadual e Transnacional, com proporção de mulheres cinco vezes maior. O teste foi estatisticamente significativo para todos os cruzamentos, exceto diversos. Mas como as mulheres têm proporções maiores em todos os demais (a não ser no ART 33), este fato pode estar relacionado à proporção de mulheres enquadradas em tráfico, de maneira geral.

8 Regressão Binomial Verfiricação da possível diferença na distribuição dos enquadramentos entre homens e mulheres. Influência entre variáveis estabelece relações de causalidade. Os termos em que se estabelecem essas relações são dados em função das probabilidades, a chance de um indivíduo selecionado aleatoriamente possuir um enquadramento no crime em função das características pessoais selecionadas. No caso da variável sexo, qual a probabilidade (a chance) de uma mulher, selecionada aleatoriamente, possuir o enquadramento em um tipo de enquadramento qualquer.

9 Regressão Logística Binomial Verfiricação se há diferença na distribuição dos enquadramentos entre homens e mulheres. A Influência entre variáveis estabelece relações de causalidade. Os termos em que se estabelecem essas relações são dados em função das probabilidades, a chance de um indivíduo selecionado aleatoriamente possuir um enquadramento no crime em função das características pessoais selecionadas. As possíveis associações entre tipo de crime e sexo, buscou-se investigar (i) em que medida o enquadramento em tráfico, em crimes violentos e em crimes não violentos se relaciona com sexo, idade, escolaridade e tipos de crime; Em que medida o enquadramento em cada artigo da Lei de Tóxicos se relaciona com sexo, idade, escolaridade e tipo de crime Teste revelou relação de chance/probabilidade da variável sexo feminino para os seguintes enquadramentos na Lei de Tóxicos 11343/2006: Art. 35 :Associação ao tráfico (160%) Art 40 Inc IV: Delito cometido em localidades de Interesse público (254%)

10 DIÁLOGO ENTRE OS DADOS Busca de elementos relacionados aos resultados dos testes estatísticos nos dados da pesquisa de campo (entrevistas, observação etnográfica) A Estruturação das posições e práticas nos mercados ilegais é dado pela Funcionalidade moral : constituição do valor de um agente pela sua portabilidade de um valor de troca que aciona as conexões. A confiança é o bem de maior valor de troca nos mercados ilegais. É um valor individual e impermanente. A Funcionalidade moral é determinante das práticas e da especificidade da diferença de gênero assumida nos mercados ilegais de drogas.

11 Gênero e Funcionalidade Moral A funcionalidade moral legitima a diferença como uma essência estratégica que caracteriza o mundo (uma rede de comercialização) como espaço da diferença. Esse espaço é instituído por uma moralidade que define internamente os agentes, na especificidade da sua distinção de atuação nesse mercado, como portadores de uma posição diferencial de gênero. A Funcionalidade Moral, expressa-se através do gênero pela sua adequação, prática e simbólica, para o desempenho de uma atividade ( e uma posição) que outro agente, também pelo gênero representado como lhe sendo próprio, é destituído de valor ou pode abster-se de realizar.

12 Pressupostos Adotados Gênero e Funcionalidade Moral A posição diferencial da mulher é dada pela sua Funcionalidade Moral : Ativação estratégica dos princípios culturais e históricos das essencialidades de gênero Operacionalização da crença de uma posse, essencial das mulheres, do bem de maior valor de troca nos mercados do varejo das drogas ilegais: a confiança. A Funcionalidade Moral de gênero atua de forma favorável para uma mulher em termos de abertura para participação e formas de conexão e, também, para a operacionalidade dos fluxos da rede de comercialização na qual ela atua.

13 Gênero e Funcionalidade Moral Tanto os homens quanto as mulheres ativam uma performance de gênero quando se isentam ou se encarregam de alguma atividade no tráfico em nome de uma essência ; A instrumentalização das crenças e moralidades referentes às essências de gênero explica as associações entre a variável sexo e determinados enquadramentos; As práticas não são simples balizadoras das essências socialmente dominantes em que se baseiam as relações desiguais de gênero. Tanto ressignificam quanto referendam as diferenças. São transposições estratégicas dessas essências e que possuem forças explicativas no sistema como um todo.

14 Desdobramentos nos Capítulos da Tese I love my White - a essência como recurso Registros da funcionalidade moral através da figura da fiel. Constituição prática e simbólica dos lugares femininos nos domínios públicos e privados permeados pelos mercados ilegais de drogas. Durar é mudar - movimentos em Tatá - diversidade contextual das posições de gênero através dos trânsitos e negociação de sentidos nas intermitentes formas de atuação em uma rede. Eu não sou Índio, eu estou Índio : o ser e o estar das trajetórias - redes como constituidoras políticas da diferença. Externamente pela criminalização diferencial dos agentes e Internamente por uma dinâmica específica de constituição contextual de valores contrapostos aos socialmente hegemônicos.

FUNCIONALIDADE MORAL: GÊNERO E DIFERENÇA NO TRÁFICO ILEGAL DE DROGAS

FUNCIONALIDADE MORAL: GÊNERO E DIFERENÇA NO TRÁFICO ILEGAL DE DROGAS Artigos ISSN Eletrônico: 2316-1329 http://dx.doi.org/10.4322/2316-1329.032 Contemporânea v. 7, n. 2 p. 393-416 Jul. Dez. 2017 FUNCIONALIDADE MORAL: GÊNERO E DIFERENÇA NO TRÁFICO ILEGAL DE DROGAS Lúcia

Leia mais

ENCARCERAMENTO FEMININO

ENCARCERAMENTO FEMININO Policy Paper - Segurança e Cidadania ENCARCERAMENTO FEMININO Rio de Janeiro FGV DAPP 2018 Policy Paper Encarceramento Feminino 1 Mulheres e Prisão O crime de tráfico de drogas é, atualmente, o principal

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa de Estado Opinião do Pública Paraná Nacional Dezembro Junho de de 2018 2.018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

SISTEMA PENITENCIÁRIO

SISTEMA PENITENCIÁRIO Avante Instituto Brasil SISTEMA PENITENCIÁRIO Natália Macedo Sanzovo Coordenadora e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil Data: 31/12/2013 Evolução da População Carcerária (1990-2012*) 2 Evolução da

Leia mais

Audiência de custódia: mecanismo de garantia de direitos ou reforço de estruturas sociais desiguais?

Audiência de custódia: mecanismo de garantia de direitos ou reforço de estruturas sociais desiguais? Audiência de custódia: mecanismo de garantia de direitos ou reforço de estruturas sociais desiguais? Lívia Bastos Lages Orientação: Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro As audiências de custódia, que começaram

Leia mais

Segurança pública no Brasil

Segurança pública no Brasil Segurança pública no Brasil Diagnóstico e propostas Buenos Aires Argentina 28/03/2019 Parte 1 - Panorama Geral da Segurança Pública PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS 63.880 MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS Mortes Violentas

Leia mais

Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década

Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública

Leia mais

em 455% no Brasil. No mesmo período, a Rússia diminuiu em 2% o encarceramento deste grupo populacional.

em 455% no Brasil. No mesmo período, a Rússia diminuiu em 2% o encarceramento deste grupo populacional. 14 em 455% no Brasil. No mesmo período, a Rússia diminuiu em 2% o encarceramento deste grupo populacional. Gráfico 1. Variação da taxa de aprisionamento entre 2000 e 2016 nos 5 países com maior população

Leia mais

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE AUTOR(ES): RAIRINE CASTRO DA SILVA

Leia mais

Violência doméstica e familiar contra a mulher em Manaus: análise dos casos atendidos pelo Projeto Ronda Maria da Penha.

Violência doméstica e familiar contra a mulher em Manaus: análise dos casos atendidos pelo Projeto Ronda Maria da Penha. Violência doméstica e familiar contra a mulher em Manaus: análise dos casos atendidos pelo Projeto Ronda Maria da Penha. Resumo Esse estudo de caráter descritivo e analítico aborda o contexto de violência

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa de Estado Opinião do Pública Paraná Nacional Dezembro Junho de de 2018 2.018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 1 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DOUTORADO EM DIREITO Andrea Caon Reolão Stobbe DIREITO PENAL JUVENIL: DA SITUAÇÃO IRREGULAR DA CRIANÇA À IRREGULARIDADE DO ESTADO Rio de Janeiro 2017 2 Andrea Caon Reolão Stobbe

Leia mais

A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL

A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Administração Penitenciária Superintendência de Saúde SEAP A SAÚDE E AS DROGAS NO SISTEMA PRISIONAL Edison José Biondi Superintendente de Saúde

Leia mais

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais O que é um teste de hipótese? Queremos saber se a evidência que temos em mãos significa

Leia mais

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais O que é um teste de hipótese? Queremos saber se a evidência que temos em mãos significa

Leia mais

Lei de drogas e Justiça Criminal em São Paulo

Lei de drogas e Justiça Criminal em São Paulo Lei de drogas e Justiça Criminal em São Paulo O DISPOSITIVO MÉDICO -CRIMINAL Marcelo da Silveira Campos Doutor em Sociologia/USP Vice Coordenador PPGS/UFGD Coordenador do LADIF Belo Horizonte, 29 de Agosto

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA. Sobre a atuação policial, os capixabas também opinaram e, na avaliação deles, as ações. Dihego Pansini de Souza

SEGURANÇA PÚBLICA. Sobre a atuação policial, os capixabas também opinaram e, na avaliação deles, as ações. Dihego Pansini de Souza SEGURANÇA PÚBLICA Dihego Pansini de Souza O tema Segurança Pública pressupõe relações complexas envolvendo poder público, iniciativa privada e sociedade. A população não pode se furtar de discutir uma

Leia mais

Ela consegue manipular um homem, de preferência, e convence-lo a praticar o crime para ela.

Ela consegue manipular um homem, de preferência, e convence-lo a praticar o crime para ela. PSICOPATA MULHER POR QUÊ A PORCENTAGEM DE MULHERES PRESAS É MENOR? EXISTE MULHER PSICOPATA? Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, as mulheres representam

Leia mais

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais O que é um teste de hipótese? Queremos saber se a evidência que temos em mãos significa

Leia mais

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de 2000,

Leia mais

Diagnóstico sobre a resolutividade da atividade correicional em Minas Gerais

Diagnóstico sobre a resolutividade da atividade correicional em Minas Gerais Diagnóstico sobre a resolutividade da atividade correicional em Minas Gerais Análise dos casos concluídos em 2009 Junho de 2011 4º ano consecutivo da pesquisa, 2º de participação do CESeC No próximo (casos

Leia mais

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO

Leia mais

A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE

A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE A IMPUNIDADE COMO PRESSUPOSTO DA INAPLICABILIDADE DA NORMA JURÍDICA RESULTANTE DE UMA ESTRUTURA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA DEFICIENTE Autoria: Delane Silva da Matta Bonfim - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre

Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Desigualdade, pobreza e violência em Porto Alegre Letícia Maria Schabbach Depto. Sociologia/Curso de Políticas Públicas UFRGS leticiams65@gmail.com 1 Homicídio Barômetro bastante confiável da criminalidade

Leia mais

DOSSIÊ TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADES NO BRASIL: PORQUE O CRIME NO PAÍS AUMENTA?

DOSSIÊ TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADES NO BRASIL: PORQUE O CRIME NO PAÍS AUMENTA? DOSSIÊ TENDÊNCIAS DA CRIMINALIDADES NO BRASIL: PORQUE O CRIME NO PAÍS AUMENTA? Mateus Rennó SANTOS 1 Bráulio Figueiredo Alves da SILVA 2 Diversos estudos indicam que uma grande parte dos países do mundo

Leia mais

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada Les-0773: ESTATÍSTICA APLICADA III Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada AULA 1 12/05/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Maio de 2017 Introdução O que significa o termo estatística? No

Leia mais

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas Direito Penal Contravenção Penal e Lei de Drogas Infrações Penais: Crimes x Contravenção Noção Geral: Infração (ou o ilícito) penal = conduta em relação de contradição com a programação normativa esperada

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidente da República DILMA ROUSSEFF MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Ministro de Estado da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO Secretária-Executiva MÁRCIA PELEGRINI DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO

Leia mais

Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões. Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP

Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões. Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP Sistema Prisional na Agenda de Pesquisa do CRISP Quem são, como vivem

Leia mais

Segurança Pública e municípios

Segurança Pública e municípios Segurança Pública e municípios apontamentos regionais Paula Miraglia Segurança e municípios singularidade das políticas de segurança pública no Brasil: tema se apresenta como um problema cada vez mais

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ

PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ PLANO DE REDUÇÃO DE DANOS ÀS VIOLÊNCIAS NA MARÉ Sumário Introdução...pg.03 Meta 01: Reduzir número de mortes violentas durantes as Operações Policiais na Maré....pg.04 Meta 02. Reduzir situações de violação

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ESTATUTO DO DESARMAMENTO SETEMBRO DE 2003 OPP 153 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA - Levantar junto a eleitores da área em estudo opiniões relacionadas

Leia mais

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA

PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA PORTAL DE TRANSPARÊNCIA CARCERÁRIA Atendendo-se os Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública no Brasil, as diretrizes de Transparência em Gestão Pública contempladas na Lei n.º 12.527,

Leia mais

RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP

RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP Tabelas Índice de Tabelas Tabela 1. Distribuição das Entrevista por Setor... 3 Tabela 2 Conhece algum Policial que patrulha o bairro por tempo de Residência......

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 61 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS E ELABORADAS PELO EMMENTAL FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Olimpíadas no Rio e Violência

Olimpíadas no Rio e Violência Olimpíadas no Rio e Violência Fabiola Miranda von Rondow Após se candidatar três vezes e não conseguir ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, o Brasil finalmente foi o escolhido. Com isso, o

Leia mais

DESARMAMENTO. Leandro de Souza Lino

DESARMAMENTO. Leandro de Souza Lino DESARMAMENTO Leandro de Souza Lino Com o aumento da violência e de casos como o massacre de Realengo, como ficou conhecido o assassinato de crianças em uma escola no Rio de Janeiro, temas como o desarmamento

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

A questão das drogas Aula FGV

A questão das drogas Aula FGV A questão das drogas Aula FGV Julita Lemgruber 30 de agosto de 2012 Crescimento da População Carcerária no Brasil Brasil 1995 a 2011 Total e taxa por 100 mil habitantes Número de pessoas presas por sexo

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JUNHO DE 2015 JOB0744 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O objetivo principal é levantar a intenção de voto para as próximas eleições para presidente. Brasil.

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO ANTECEDENTES HISTÓRICOS O processo de concentração demográfica nos centros metropolitanos do país nas últimas décadas foi acompanhado

Leia mais

PUNIÇÃO PARA BANDIDOS

PUNIÇÃO PARA BANDIDOS PUNIÇÃO PARA BANDIDOS Leandro de Souza Lino Luciana Ghidetti de Oliveira Apesar do elevado índice de violência na Grande Vitória, percebe-se que a população ainda tem uma visão humanizada dos bandidos,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS FEVEREIRO DE 2018 JOB0104 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o posicionamento

Leia mais

Título: Mercantilização do gado bovino no Distrito de Chicualacuala. António Júnior

Título: Mercantilização do gado bovino no Distrito de Chicualacuala. António Júnior Título: Mercantilização do gado bovino no Distrito de Chicualacuala António Júnior Objectivo geral INTRODUÇÃO - I Analisar os factores que contribuem para a comercialização gado bovino no Distrito de Chicualacuala.

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS... 19 2. FUNDAMENTOS PUNITIVOS DOS DELITOS DE TERRORISMO: O BEM JURÍDICO TUTELADO...

Leia mais

Violência dentro da Escola: a Pesquisa do CNTE

Violência dentro da Escola: a Pesquisa do CNTE Violência dentro da Escola: a Pesquisa do CNTE Alba Zaluar As mais importantes conclusões da pesquisa do CNTE são: 1) que as condições de infra-estrutura das escolas têm influência na aprendizagem e no

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 02853/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2017 JOB0114 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO

A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO A PRETENSÃO DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E A REALIDADE DO EGRESSO Paola Cristina Silva Oliveira (PIBIC/CNPq/FA/UEM), Érika Mendes de Carvalho (Orientadora), erika.mendes0510@hotmail.com; Universidade

Leia mais

Investigação, Constituição e Direito de Defesa

Investigação, Constituição e Direito de Defesa Disciplina: Investigação em Espécie Crimes Federais 01/02 1/8 08/02 2/8 15/02 3/8 22/02 4/8 01/03 5/8 de Tráfico de Drogas Previdenciários e Tributários Investigação nos crimes de Tráfico de Pessoas e

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/ SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL...13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988....15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988....18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988...118 CÓDIGO PENAL...147 LEI

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012 C A R A C T E R Í S T I C A S D A P O P U L A Ç Ã O C A R C E R Á R I A A T E N D I D A N O S E R V I Ç O D E U R G Ê N C I A P S I Q U I Á T R I C A D O C E N T R O D E A T E N Ç Ã O I N T E G R A D A

Leia mais

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS 1 JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS No ano de 2012, foi publicada a Lei nº 12.694, a qual trata sobre o processo e o julgamento colegiado em 1º grau de jurisdição de

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 Metodologia Pesquisa de Opinião Pública Nacional Dezembro de

Leia mais

Aplicação da Pena. (continuação)

Aplicação da Pena. (continuação) LEGALE Aplicação da Pena (continuação) Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/ SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL...13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988....15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988....18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988...115 CÓDIGO PENAL...143 LEI

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA, PR

ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA, PR ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA, PR Viviane Silveira Batista 1 Alessandro de Melo 2 RESUMO: O Programa Patronato

Leia mais

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas

PENAS ALTERNATIVAS. Discriminação Racial e as Penas Alternativas PENAS ALTERNATIVAS Clyverson da Silva Souza (Bolsista CNPq¹). clyverson.cba@gmail.com; Profº Ms. Isael José Santana (Orientador²). isaelsantana@uems.br Discriminação Racial e as Penas Alternativas RESUMO

Leia mais

Pesquisa Extensiva. Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados. Programa de Doutoramento em Educação

Pesquisa Extensiva. Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados. Programa de Doutoramento em Educação Pesquisa Extensiva Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados, 2012 Sumário A pesquisa extensiva: etapas e principais características Fontes de informação de dados quantitativos:

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS MAIO DE 2015 JOB1845-5 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em relação

Leia mais

BRASIL. Comunicação INTRODUÇÃO

BRASIL. Comunicação INTRODUÇÃO Comunicação GRUPO ESPECIALIZADO EM ÁREAS DE RISCO (GEPAR) OS DILEMAS DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIOS EM FAVELAS VIOLENTAS EM BELO HORIZONTE, BRASIL.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO 35/206 Altera o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade

Leia mais

AULA 05 Teste de Hipótese

AULA 05 Teste de Hipótese 1 AULA 05 Teste de Hipótese Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução

Leia mais

20/04/2017 WALLACE FRANÇA LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE. 1. (Delegado - PCGO 2017) A respeito de crimes hediondos, assinale a opção correta.

20/04/2017 WALLACE FRANÇA LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE. 1. (Delegado - PCGO 2017) A respeito de crimes hediondos, assinale a opção correta. WALLACE FRANÇA LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE 1. (Delegado - PCGO 2017) A respeito de crimes hediondos, assinale a opção correta. a) Embora tortura, tráfico de drogas e terrorismo não sejam crimes hediondos,

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO A CRIAÇÃO DO NOVO MINISTÉRIO Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

Conceitos. Fundamentos.

Conceitos. Fundamentos. Conceitos. Fundamentos. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DA PRISÃO TEMPORÁRIA INTRODUÇÃO A PRISÃO TEMPORÁRIA é uma das modalidades de prisões cautelares. Prisão cautelar

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 1 Prof. Roberto Moreira de Almeida Introdução A polícia judiciária é o órgão de segurança pública incumbido de investigar e reprimir a prática de ilícitos penais (crimes e contravenções

Leia mais

Dourados-MS. Dourados-MS.

Dourados-MS.   Dourados-MS. RESUMO EXPANDIDO DIREITO PENAL MÍNIMO E A APLICAÇÃO DAS REGRAS DE BANGKOK EM FACE DO ENCARCERAMENTO DE MULHERES LIMA, Luana Rodrigues de 1 ; OLIVEIRA, Adriel Seródio de 2 RESUMO: O presente trabalho visa

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES. Estudo de Opinião

CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES. Estudo de Opinião CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES Estudo de Opinião DEZEMBRO DE 2014 Bom tarde/boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião na Região Autónoma da Madeira.

Leia mais

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1

1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1 Introdução aos Métodos Estatísticos para Geografia 1 1.1 Introdução 1 1.2 O método científico 2 1.3 Abordagens exploratória e confirmatória na geografia 4 1.4 Probabilidade e estatística 4 1.4.1 Probabilidade

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 1 CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

MONTAGEM DE HIPÓTESES

MONTAGEM DE HIPÓTESES MONTAGEM DE HIPÓTESES Metodologia Científica Graduação Tecnológica O Enunciado das Hipóteses * Toda pesquisa científica consiste em enunciar e verificar hipóteses... Hipótese é: * uma suposição que se

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO, Expulsão e Deportação 1ª Parte Professora Raquel Perrota 1. Conceito é a entrega, por um estado a outro, e a pedido deste, de pessoa que em seu território deva responder

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 06 de abril de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de consulta à população sobre avaliação das administrações

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Nacional Estado do Paraná Junho Julho de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

Pesquisa Online Nacional Legalização da Maconha

Pesquisa Online Nacional Legalização da Maconha Pesquisa Online Nacional Legalização da Maconha Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) M etodologia Metodologia Curitiba, 19 de Fevereiro de

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 28 de julho de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre avaliação do panorama político atual.

Leia mais

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral Direção-Geral da Administração da da Justiça - 2013 da Justiça DAS MEDIDAS DE COAÇÃO E DE GARANTIA PATRIMONIAL AS MEDIDAS DE COAÇÃO SÃO RESTRIÇÕES ÀS LIBERDADES DAS PESSOAS EM FUNÇÃO DE EXIGÊNCIAS

Leia mais

Anuário Antropológico. Juliana Melo I /I. Edição electrónica URL: ISSN: X

Anuário Antropológico. Juliana Melo I /I. Edição electrónica URL:   ISSN: X Anuário Antropológico I 2016 2015/I RIBEIRO DE OLIVEIRA, Luciana Maria. 2014. Crime é coisa de mulher Identidades de gênero e identificações com a prática de crimes em posição de liderança entre mulheres

Leia mais

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior Patrocínio: Patrocínio: O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) (Apensos os Projetos de Lei nºs. 6132, de 2002; 3716, de 2004;

Leia mais

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Distrito Federal, com o objetivo

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Distrito Federal, com o objetivo Curitiba, 19 de junho de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Distrito Federal, com o objetivo de consulta à população sobre a avaliação da administração

Leia mais

O que é o Sinesp? julho de 2012, que tornará obrigatória a produção e o envio de

O que é o Sinesp? julho de 2012, que tornará obrigatória a produção e o envio de O que é o Sinesp? O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) é um portal de informações integradas, possibilitando consultas operacionais, investigativas

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/ CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/ CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL... 13 ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CRFB/1988.... 15 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.... 18 ÍNDICE ALFABÉTICO-REMISSIVO DA CRFB/1988... 117 CÓDIGO PENAL... 145 LEI DE

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Junho de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles

A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles A escalada da violência diante dos avanços econômico-sociais na (re)produção das metrópoles Luis Flavio Sapori Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brasil A criminalidade violenta é o principal

Leia mais