Transformações da Matéria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transformações da Matéria"

Transcrição

1 APOSTILA TERMOQUÍMICA TERMOQUÍMICA: é o estudo das energias envolvidas às transformações da matéria. Transformações da Matéria Químicas (reações químicas) Físicas (mudanças de estado físico) Conceitos básicos para o estudo da termoquímica SISTEMA: é uma porção de matéria em estudo. Exemplo: água em um copo. A água é um sistema, desde que você esteja observando o comportamento dessa água. Copo com água VIZINHANÇA: é toda a matéria que interage com o sistema, inclusive o ar atmosférico. ENERGIA: é a capacidade de realizar uma ação. Um sistema químico armazena energia devido à movimentação das espécies químicas (energia cinética) e a energia de ligação (capacidade de ligar átomos e compostos). A somatória dessas energias é denominada energia interna (U). ENERGIA INTERNA (U): é a energia total de um sistema que não está em transformação. TEMPERATURA: medida do grau de agitação das partículas que formam a matéria. CALOR: é a energia transmitida de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura. Exemplo: copo de água quente e ar atmosférico. Quando um sistema se transforma química ou fisicamente ele pode trocar energia com a vizinhança na forma de calor ou trabalho. As transformações de um sistema (reação química ou mudança de estado físico), em relação à troca de energia com a vizinhança, podem-se classificar em: PROCESSO EXOTÉRMICO: o sistema libera energia para a vizinhança.

2 Exemplo: combustão da madeira, solidificação da água (formação de gelo). PROCESSO ENDOTÉRMICO: o sistema absorve energia da vizinhança. Exemplo: cozimento de uma carne, ferver a água (formação de vapor d água). Processos exotérmicos e endotérmicos e as mudanças de estado físico do sistema ENDOTÉRMICO SUBLIMAÇÃO FUSÃO VAPORIZAÇÃO SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO SOLIDIFICAÇÃO CONDENSAÇÃO RESSUBLIMAÇÃO EXOTÉRMICO EQUAÇÃO TERMOQUÍMICA: é a escrita teórica da transformação da matéria (equação química) informando a quantidade de energia envolvida no processo. Exemplo 1: Processo Exotérmico, o valor da energia envolvida vem somado ao produto. Formação de chuva a partir de uma nuvem de vapor d água. H 2 O (g) H 2 O (l) + 13,8Kcal Exemplo 2: Processo Endotérmico, o valor da energia envolvida vem somado ao reagente. Formação de vapor d água a partir da fervura da água. H 2 O (l) + 13,8Kcal H 2 O (g) EXERCÍCIOS 1) Classifique os processos abaixo como endotérmicos ou exotérmicos: a) Queima de parafina de uma vela... b) Dissolução do ácido sulfúrico concentrado na água liquida... c) Combustão do álcool hidratado em motores de automóveis... d) Vaporização da água de uma piscina, pela ação da luz solar... e) Formação de iceberg a partir da água do mar... f) Derretimento de um sorvete... g) H 2(g) + Cl 2(g) 2 HCl (g) + 184,9 kj... h) H 2(g) + I 2(g) + 51,8 kj 2 HI (g)... i) 6 CO 2(g) + 6 H 2 O (l) + calor C 6 H 12 O 6(aq) + 6 O 2(g)... j) Secagem de roupa no varal... k) Umidificar o ar... l) A + B + 20KJ AB...

3 2) (UFMG-2002) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Através de seus conhecimentos termoquímicos explique essa sensação de frio pelo fato de que ocorreu a evaporação da água. 3) (Cefet-SP) Calor é: a) energia em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles há uma diferença de temperatura. b) medido em graus de temperatura. c) uma forma de energia que não existe nos corpos frios. d) uma forma de energia que se atribui aos corpos quentes. e) o mesmo que temperatura. 4) De acordo com o que estudamos até o momento dê o conceito de termoquímica. 5) Dada a equação termoquímica: H 2(g) + I 2(s) + 12,4 kcal 2HI (g) Preencha a lacuna: Dois moles de ácido iodrídico gasoso tem uma energia 12,4 kcal a...que o sistema constituído por 1 mol de H 2 e I 2 gasoso e sólido respectivamente. Dados: a mais ou a menos 6) Dada a equação termoquímica: H 2(g) + 1/2 O 2(g) H 2 O (l) + 68 kcal Preencha a lacuna: Um mol de água líquida tem uma energia 68 kcal a...que o sistema constituído por 1 mol de H 2 e 1/2 O 2 gasosos. Dados: a mais ou a menos 7) Considere as transformações a que é submetida uma amostra de água, sem que ocorra variação da pressão externa: 1 3 Vapor d água 2 Água líquida 4 Gelo Pode-se afirmar que: a) As transformações 3 e 4 são exotérmicas. b) As transformações 1 e 3 são endotérmicas. c) A quantidade de energia absorvida em 3 é igual à quantidade liberada em 4. d) A quantidade de energia liberada em 1 é igual à quantidade liberada em 3. e) A quantidade de energia liberada em 1 é igual à quantidade absorvida em 2. 8) (UFMG) Quando colocamos água numa moringa ou jarro de barro, ela atravessa as paredes desse recipiente e, chegando à superfície externa, evapora-se lentamente. Com isso, a água restante diminui de temperatura mantendo-se fresca, ou seja, em temperatura menor que a do ambiente. Que explicação você poderia dar ao fenômeno? a) A água que evapora coloca calor no pote e na água restante. b) A água que evapora deixa mais concentrada a solução resultante.

4 c) A água que evapora se liquefaz umedecendo as paredes da moringa. d) A água que evapora rouba calor do pote e da água restante. e) A água que evapora deixa uma pressão de vapor maior no interior do pote, provocando a elevação da temperatura. 9) (FUVEST) Experimentalmente se observa que, quando se dissolve etanol na água, há um aumento de temperatura da mistura. Com base nesse fato, verifique se a afirmação abaixo está correta e discuta-a. A dissolução de etanol em água é um processo endotérmico. JOULE e CALORIA A energia liberada ou absorvida durante o processo (químico ou físico) é expressa em joule ou caloria. Caloria (cal) é uma unidade de medida de energia. Joule (J) é outra unidade de energia. A equivalência entre caloria e joule é dada pela relação: 1cal 4,18J Exemplo 1: Converter 600 cal em joules. 1 cal 4,18J 600 cal x J x = 600.4,18 x = 2520J Exemplo 2: Quantas calorias correspondem uma energia de 200J? 1 cal 4,18J x cal 200 J 4,18x = x 4,2 x = 47,6 cal 1) Faça as conversões: EXERCÍCIOS a) Converter 800cal em joules. b) Quantas calorias correspondem uma energia de 241,2kJ? c) Quantas calorias correspondem uma energia d) Converter 68,3kcal em joules. de 400J?

5 2) A queima de 5g de carvão (C) libera 7830 cal, de acordo com a equação: C (carvão) + O 2(g) CO 2(g) + calor. Determinar o calor de combustão de carvão em cal/mol. Dados: (C) = 12g. 3) Um motorista afirmou gastar em seu carro 10 litros de etanol por dia. Admitindo-se a combustão total, quantos kcal são liberados diariamente por esta quantidade de combustível? Dados: massa de 1 litro de etanol = 7.9 x 10²g e calor de combustão do etanol = 7.2kcal/g 4) Com a atual crise energética mundial, cresceu o interesse na utilização do H 2 como combustível, devido à grande quantidade de energia liberada por grama na sua combustão. Contudo, os balanços energéticos e econômicos envolvidos na utilização desse combustível ainda são desfavoráveis. Analise a reação abaixo: 2 H 2(g) + O 2(g) 2 H 2 O (g) + 78kJ E a combustão de 1mol de H 2(g) libera quanto de energia? 5) (UECE) Considerem-se as unidades caloria e joule. É correto afirmar: a) A caloria e o joule não podem ser comparados, porque a caloria é unidade de quantidade de calor e o joule é unidade de energia. b) O joule é maior que a caloria. c) A caloria e o joule são iguais. d) A caloria é maior que o joule. 6) A queima de 1 mol de C 2 H 5 OH (álcool etílico) libera 327 kcal, como mostra a reação: C 2 H 5 OH + 3O 2 2CO 2 + 3H 2 O Qual a quantidade de calor liberada na queima de 141g do mesmo? Dados: massas atômicas: C = 12; H = 1; O = 16 7) A queima de 11,4g de gasolina C 8 H 18 libera 120kcal e a de 9,2 de álcool libera 65,2 kcal. Qual dos dois combustíveis possui maior poder calorífico por grama de combustível. Justifique. ENTALPIA (H) Entalpia é a energia total do sistema em transformação a pressão constante. A entalpia de formação de cada substância é determinada experimentalmente, nas CNTP, através de um calorímetro e seus valores são tabelados como na figura a seguir: Entalpia padrão de formação ( H ) em kcal/mol H 2 O (l) - 68,3 HCl (g) - 22,0 HBr (g) - 8,6 NH 3 (g) - 11,0 CO 2 (g) - 94,1 Hl (g) + 6,2 O que faremos é o cálculo teórico da variação de entalpia ( H) de uma reação. A variação da entalpia ( H) é a diferença entre energia do sistema no início (Hr) e final (Hp) da transformação.

6 A H é a medida dessa troca de energia entre sistema e vizinhança. H = Hp Hr Onde: Hr = Entalpia dos reagentes Hp = Entalpia dos produtos Observação: O sinal negativo do H indica reação exotérmica. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (g) ΔH = - 241,2 kj/mol O sinal positivo do H indica reação endotérmica. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) ΔH = + 285,8 kj/mol EXERCÍCIOS 1) (UFRGS) Uma das etapas envolvidas na produção de álcool combustível é a fermentação. A equação que representa essa transformação é: C 6 H 12 O 6 C 2 H 5 OH + CO 2. Conhecendo as entalpias de formação da glicose (C 6 H 12 O 6 ) = -302kcal/mol, do gás carbônico (CO 2 ) = - 94kcal/mol e do álcool (C 2 H 5 OH) = -66 kcal/mol, podemos afirmar que a fermentação ocorre com: a) liberação de 18 kcal/mol de glicose b) absorção de 18 kcal/mol de glicose c) liberação de 142 kcal/mol de glicose d) absorção de 142 kcal/mol de glicose e) variação energética nula 2) Calcular a variação de entalpia na reação: CH 4 + O 2 CO 2 + H 2 O, utilizando as entalpias de formação, em kcal/mol: CH 4 = 17,9; CO 2 = 94,1 e H 2 O = 68,3. 3) Quando se adiciona cal viva (CaO) à água, há uma liberação de calor devida à seguinte reação química: CaO + H O Ca (OH) H =? Sabendo-se que as entalpias de formação dos compostos envolvidos são a 1atm e 25 C (condições padrão) H (CaO) = -151,9 kcal/mol H (H O) = -68,3 kcal/mol H (Ca(OH) ) = -235,8 kcal/mol Assim, calcule o valor de H da reação. E diga se essa reação é um processo endo ou exotémico. 4) O metanol é um combustível que recentemente assumiu grande importância em nosso país. Ele pode ser preparado sinteticamente através da reação de CO em H 2 segundo a reação: CO (g) + 2H 2(g) CH 3 OH (l) As entalpias de formação a 25 C de CO, H 2 são, respectivamente: -110; 0 e -727 kj/mol. Determine o calor da reação. 5) O ácido pirúvico (C 3 H 4 O 3 ), ao ser oxidado, segundo equação não balanceada a seguir, produz ácido acético (C 2 H 4 O 2 ) e gás carbônico (CO 2 ). Sabendo-se que os calores de combustão do ácido pirúvico e do ácido acético são -277,0kcal/mol e -207,0kcal/mol, respectivamente. Determine a variação de entalpia no processo de oxidação do ácido pirúvico a ácido acético e CO 2. C 3 H 4 O 3 + O 2(g) C 2 H 4 O 2 + CO 2(g) 6) (UnB) para uma reação exotérmica, indique quais são as informações corretas: a) a entalpia decresce. b) H tem sinal negativo.

7 c) a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes. d) o calor é absorvido pelo meio ambiente. 7) A equação termoquímica abaixo corresponde a uma das etapas da produção industrial de ácido sulfúrico e ocorre também na chuva ácida. 2 SO 2(g) + O 2(g) 2 SO 3(g) ΔH = kj Determine a entalpia para formação de 1 mol de SO 3(g). 8) O conteúdo energético de um sistema em transformação é denominado entalpia. Em uma reação endotérmica, ocorre absorção de energia. Numa reação endotérmica, portanto, a entalpia dos reagentes é...dos produtos. a) maior que a b) menor que a c) igual a 9) Um botijão de gás de cozinha, contendo butano, foi utilizado em um fogão durante certo tempo, apresentando uma diminuição de massa de 1,0 kg. Sabendo que C 4 H 10(g) + 6,5O 2(g) 4CO 2(g) + 5H 2 O (g) H = 2900 kj/mol a) Qual a quantidade de calor que foi produzida no fogão devido à combustão do butano? Dados: (H) = 1 g/mol; (C) = 12 g/mol; (O) = 16 g/mol. 10) O que é entalpia? Explique de acordo com o nosso estudo. LEI DE HESS Em seus experimentos Hess um químico suíço observou que: Quando a matéria se encontra no processo de transformação os reagentes se transformam em produtos intermediários (também denominados etapas da reação) antes de se tornarem produto final. Ou seja, no decorrer da reação encontramos infinitos valores de energia (entalpia) sendo trocadas com vizinhança dessa reação. A partir dessa observação Hess enunciou uma lei, denominada Lei de Hess: A variação da entalpia de uma reação é igual à soma das variações de entalpia de cada etapa (produtos intermediários) da reação. Logo, definimos a Lei de Hess como um cálculo utilizado para prever a variação de entalpia de uma reação química. O cálculo da Lei de Hess se baseia em duas regras: Se a equação química é invertida, o sinal de ΔH se inverte também. Se os coeficientes são multiplicados, multiplicar ΔH pelo mesmo fator, ou em outras palavras, multiplicando-se os coeficientes dos reagentes e produtos da equação termoquímica, o valor da variação da entalpia também será multiplicado por esse número. Exemplo 1: (UFG GO) Determine a entalpia de formação de ácido clorídrico gasoso, segundo a reação representada pela equação: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl (g) ΔH =? Dados: (I) H 2 (g) 2H (g) H o = 436 kj/mol (II) Cl 2 (g) 2Cl (g) H o = 243 kj/mol (III) HCl (g) H (g) + Cl (g) H o = 431 kj/mol Solução:

8 1º Passo: multiplicamos a terceira equação por 2 pois aparecem 2HCl na reação de interesse. Assim, temos: 2HCl (g) 2H (g) + 2Cl (g) Hº = 862 kj/mol 2º Passo: invertendo a equação obtida, temos: 2H (g) + 2Cl (g) 2HCl (g) Hº = kj/mol 3º Passo: somamos as equações cancelando os termos semelhantes que aparecem nos reagentes e produtos: H 2 (g) 2H (g) H o = 436 kj/mol Cl 2 (g) 2Cl (g) H o = 243 kj/mol 2H (g) + 2Cl (g) 2HCl (g) Hº = kj/mol H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl (g) H = -183 kj Portanto, a entalpia de formação de 2 mols de ácido clorídrico gasoso é -183 kj, ou ainda, 91,5 kj/mol. EXERCÍCIOS 1) (VUNESP-SP) Dadas as equações termoquímicas: (I) Pb (s) + Cl 2(g) PbCl 2(s) ΔH = - 359,4 KJ (II) Pb (s) + 2Cl 2(g) PbCl 4(l) ΔH = - 329,3 KJ Para a reação: PbCl 2(s) + Cl 2(g) PbCl 4(l), a variação de entalpia (ΔH ) é: a) + 30,1 KJ b) - 30,1 KJ c) + 688,7 KJ d) - 688, 7 KJ e) - 60,2 KJ 2) (UFPE) A partir das entalpias padrão das reações de oxidação do ferro dadas abaixo: (I) Fe (s) + ½ O 2(g) FeO (s) ΔH 0 = -64 Kcal/mol (II) 2Fe (s) + 3/2 O 2(g) Fe 2 O 3(s) ΔH 0 = Kcal/mol Determine a quantidade de calor liberada na formação de 0,8 mols de hematita a 298K e 1 atm na reação: 2FeO (s) + ½ O 2(g) Fe 2 O 3(s) 3) (PUC - PR) Aplicando-se a lei de Hess, determine o ΔH para a reação abaixo: 3C ( grafite) + 4H 2 C 3 H 8 Conhecendo-se as seguintes equações termoquímicas: (I) C (grafite) + O 2(g) CO 2 ΔH = - 94,0 kcal (II) H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) ΔH = - 68,3 kcal (III) C 3 H 8(g) + 5 O 2 3CO 2 + 4H 2 O ΔH = - 531,10 kcal O valor encontrado está representado na alternativa: a) + 24,10 kcal b) - 24,10 kcal c) +386,80 kcal d) - 386,80 kcal e) - 20,10 kcal 4) (FUVEST) - Com base nas variações de entalpia associadas às reações abaixo: (I) N 2(g) + 2 O 2(g) 2NO 2(g) ΔH = + 67,6 KJ (II) N 2(g) + 2 O 2(g) N 2 O 4(g) ΔH = + 9,6KJ Pode-se prever que a variação de entalpia associada à reação de dimerização do NO 2 : 2NO 2(g) N 2 O 4(g) ΔH =? 5) Enuncie a Lei de Hess.

9 6) Aplicando a Lei de Hess, determine a variação de energia ( H) da reação: Na (s) + ½ Cl 2(g) NaCl (s) Dados: (I) Na (s) + HCl (g) NaCl (s) + ½ H 2(g) H = -318,8 KJ/mol (II) ½ Cl 2 (g) + ½ H 2(g) HCl H = -92,3 KJ/mol

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj Questão 1 (PUC SP) Num calorímetro de gelo, fizeram-se reagir 5,400 g de alumínio (Al) e 16,000 g de óxido férrico, Fe 2 O 3. O calorímetro continha, inicialmente, 8,000 Kg de gelo e 8,000 Kg de água.

Leia mais

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos

TERMOQUÍMICA. 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos TERMOQUÍMICA 1 Fenômenos endotérmicos e exotérmicos a) Processos exotérmicos: Ocorrem com liberação de calor. Possuem variação de entalpia ( H) negativa. Ex: Combustão do metano (CH4) CH4 (g) + 2 O2 (g)

Leia mais

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM)

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) 1. Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina

Leia mais

Fotossíntese das plantas, o sol fornece energia

Fotossíntese das plantas, o sol fornece energia Unidade 6 - Conteúdo 13 - Termoquímica As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece.

Leia mais

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a

02)Numa reação endotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a 01)Numa reação exotérmica, há [1] de calor, a entalpia final (produtos) é [2] que a entalpia inicial (reagentes) e a variação de entalpia é [3] que zero. Completa-se corretamente essa frase substituindo-se

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

TERMOQUÍMICA. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat TERMOQUÍMICA Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br O QUE É? TERMOQUÍMICA: é a parte da físico-química que estuda o calor envolvido nas reações

Leia mais

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. a) Quantas calorias, de acordo com a tabela nutricional, foram ingeridas?

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. a) Quantas calorias, de acordo com a tabela nutricional, foram ingeridas? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química II Trimestre 2ºAno Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A 1- Depois do cinema, um grupo de amigos foi comer aquele sandubão no Mc Donald s. O pedido

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Prof. Neif Nagib.

TERMOQUÍMICA. Prof. Neif Nagib. TERMOQUÍMICA Prof. Neif Nagib neifnagib@yahoo.com.br Os princípios fundamentais do calor e do trabalho se aplicam no estudo de uma reação química e nas mudanças do estado físico de uma substância. Nesses

Leia mais

TERMOQUÍMICA- 3C13. As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria.

TERMOQUÍMICA- 3C13. As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria. TERMOQUÍMICA- 3C13 As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece. A Termoquimica

Leia mais

Prof. Rodrigo Bandeira. Termoquímica. Rodrigo. Química

Prof. Rodrigo Bandeira. Termoquímica. Rodrigo. Química Prof. Bandeira Termoquímica Termoquímica Chamamos de Termoquímica é a parte da Termodinâmica que estuda as quantidades de calor envolvidas durante as reações químicas e mudanças de estado físico. Conceitos

Leia mais

COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo

COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo 1. Considere as informações: I) A + B C + D Hº = - 10,0 kcal II) C + D E Hº = +15,0 kcal 2 Bimestre Calcule o H para cada uma das reações a seguir: a) C + D A + B

Leia mais

2. (Unicamp) Quantidades diferentes de entalpia são envolvidas na combustão do etanol, C H OH, e etileno, C H, como mostram as equações I e II:

2. (Unicamp) Quantidades diferentes de entalpia são envolvidas na combustão do etanol, C H OH, e etileno, C H, como mostram as equações I e II: Coordenação do 9º E.F ao 3º Ano E.M TERMOQUIMICA 1. (Unicamp) Um botijão de gás de cozinha, contendo butano, foi utilizado em um fogão durante um certo tempo, apresentando uma diminuição de massa de 1,0kg.

Leia mais

Universidade Federal do Acre Engenharia Agronômica PET- Programa de Ensino Tutorial. Termoquímica

Universidade Federal do Acre Engenharia Agronômica PET- Programa de Ensino Tutorial. Termoquímica Universidade Federal do Acre Engenharia Agronômica PET- Programa de Ensino Tutorial Termoquímica Bolsista: Joyce de Q. Barbosa Tutor: Dr. José Ribamar Silva Termodinâmica Conceitos Básicos Termoquímica

Leia mais

corresponde a força que se aplica ao corpo, para provocar um deslocamento. ( = F x Δe)

corresponde a força que se aplica ao corpo, para provocar um deslocamento. ( = F x Δe) Energia: é a capacidade de realizar trabalho Trabalho ( ): corresponde a força que se aplica ao corpo, para provocar um deslocamento. ( = F x Δe) Os sistemas não possuem calor ou trabalho. Essas modalidades

Leia mais

Disciplina: Química Data: 05 / 05 / Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo:

Disciplina: Química Data: 05 / 05 / Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo: Disciplina: Química Data: 05 / 05 / 2018 Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo: Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Thito Ass. do(a) Responsável: PROGRAMA

Leia mais

Termoquímica. Química 10/08/2015. Enem 15 Semanas. 1. Observando o diagrama a seguir, é correto afirmar que:

Termoquímica. Química 10/08/2015. Enem 15 Semanas. 1. Observando o diagrama a seguir, é correto afirmar que: Termoquímica 1. Observando o diagrama a seguir, é correto afirmar que: [Dadas as massas molares (g/mol): H=1 e O=16] a) para vaporizar 18g de água são liberados 10,5 kcal. b) o calor de reação, na síntese

Leia mais

MEDIDA DO CALOR DE REAÇÃO

MEDIDA DO CALOR DE REAÇÃO TERMOQUÍMICA A energia liberada nas reações químicas está presente em várias atividades da nossa vida diária. Por exemplo, á o calor liberado na queima do gás butano que cozinha os nossos alimentos, é

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEP. BIOLOGIA / LIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEP. BIOLOGIA / LIC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEP. DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL 2/2016 CURSOS: BIOMEDICINA / BACH. BIOLOGIA / LIC. BIOLOGIA LISTA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE QUÍMICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE QUÍMICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2017 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de recuperação. Valor:

Leia mais

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess

Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess Exercícios sobre Termoquímica- lei de hess 0. (UNESP - adaptada) Definir, ou conceituar, e discutir, usando exemplos quando julgar conveniente: a) entalpia molar padrão de formação de uma substância; b)

Leia mais

Termoquímica Entalpia e Lei de Hess

Termoquímica Entalpia e Lei de Hess Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Termoquímica Entalpia e Lei de Hess Sistemas a Pressão Constante Quando o volume do sistema não é constante,

Leia mais

Química C Extensivo V. 1

Química C Extensivo V. 1 Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 1.01) C Reação exotérmica liberação de calor H p < H r ΔH = 1.0) E Reação exotérmica liberação de calor diminuição de energia H r > H p ΔH = 1.0) C éter (L) T éter (V) absorve

Leia mais

Colégio Estadual Professor Ernesto Faria. Subprojeto Pibid - Química UERJ. Termoquímica

Colégio Estadual Professor Ernesto Faria. Subprojeto Pibid - Química UERJ. Termoquímica Colégio Estadual Professor Ernesto Faria Subprojeto Pibid - Química UERJ Termoquímica REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICAS Processo Exotérmico Libera calor para ambiente (vizinhança) Transmite sensação de

Leia mais

Química C Extensivo V. 4

Química C Extensivo V. 4 Química C Extensivo V 4 Exercícios 01) C 02) D I Errada degelo de um freezer (fusão do gelo) é um processo que absorve energia (endotérmico) II Errada A sublimação ocorre com absorção de energia (endotérmico)

Leia mais

Experiência 3: DETERMINAÇÃO DE CALOR DE REAÇÃO E DE CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO

Experiência 3: DETERMINAÇÃO DE CALOR DE REAÇÃO E DE CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO Experiência 3: DETERMINAÇÃO DE CALOR DE REAÇÃO E DE CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO 1. Objetivos Ao final desta aula experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - Compreender o funcionamento de um calorímetro.

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 2 ============================================================================================= Termoquímica

Leia mais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Termoquímica. Transformações físicas. Transformações químicas

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin. Termoquímica. Transformações físicas. Transformações químicas Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Termoquímica Transformações físicas Transformações químicas Termoquímica Estudo do calor trocado quando ocorrem reações químicas Sistema Sistema Vizinhança Se

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB REGRAS PRÁTICAS PARA A ESTEQUIOMETRIA X = 0,64 g EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM 01. As máscaras de oxigênio utilizadas em aviões contêm superóxido de potássio (K 2 O 4

Leia mais

Sequência didática sobre termoquímica

Sequência didática sobre termoquímica 1 COLÉGIO NEOLATINO EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2º ano do Ensino Médio Sequência didática sobre termoquímica É a parte da química que estuda a relação entre a reação química e o calor

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 4 ============================================================================================= Termoquímica

Leia mais

Observação Calor x Temperatura

Observação Calor x Temperatura Prof. Jackson Alves Definição Parte da química que estuda a energia na forma de calor envolvido, seja nos processos químicos ou físicos. Observação Calor x Temperatura Instrumento de medição: Calorímetro

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO 1 - Considere a seguinte reação termoquímica: 2NO(g) + O 2 (g) 2NO 2 (g) H = -13,5 kcal / mol de NO e assinale a alternativa falsa. a) A reação é exotérmica. b) São

Leia mais

Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química:

Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química: Atividade extra Exercício 1 Cecierj 2013 Um dos componentes do GLP (gás liquefeito do petróleo) é o propano (C3H8). A sua combustão pode ser representada pela seguinte equação química: C3H8(ℓ) + 5 O2 6

Leia mais

H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(l) H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(g) 6 NH 3 (g) + 9 O 2 (g) 2 HNO 3 (g) + 4 NO(g) + 8 H 2 O(g).

H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(l) H 2 (g) + ½ O 2 (g) H 2 O(g) 6 NH 3 (g) + 9 O 2 (g) 2 HNO 3 (g) + 4 NO(g) + 8 H 2 O(g). Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) Lista de Exercícios Lei de Hess 1. (FGV) Em um conversor catalítico, usado em veículos automotores em seu cano de escape, para reduzir a poluição

Leia mais

PROFª. KAÍZA CAVALCANTI

PROFª. KAÍZA CAVALCANTI Processos Químicos Quando ocorre uma alteração qualitativa do sistema, dos tipos de substâncias presentes ou de suas proporções. Processos Físicos Quando ocorre uma alteração qualitativa do sistema, dos

Leia mais

TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS.

TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS. TERMOQUÍMICA A QUÍMICA DOS EFEITOS ENERGÉTICOS. Nelson José Paraná da Silva - Prof. de Química (UFBA-BA) Colégios: Militar de Salvador, CEFET-BA, Mundial, São Francisco de Alagoinhas, BETA vestibular Alagoinhas,

Leia mais

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA Termodinâmica é a ciência que estuda as transformações de energia nas quais as variações de temperatura são importantes. A maioria das transformações químicas resulta em alterações

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 12 TURMA ANUAL 01. Item B Teremos em 100 g de água: mxilitol = 60,8 g msolução = 100,0 g+ 60,8 g= 160,8 g 160,8 g (solução) 60,8 g (xilitol) 8,04 g (solução) mxilitol

Leia mais

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA Termodinâmica é a ciência que estuda as transformações de energia nas quais as variações de temperatura são importantes. A maioria das transformações químicas resulta em alterações

Leia mais

- Exotérmico: ocorre com liberação de calor - Endotérmico: ocorre com absorção de calor

- Exotérmico: ocorre com liberação de calor - Endotérmico: ocorre com absorção de calor Fala gás nobre! Tudo bem? Hoje vamos para mais um assunto de química: A termoquímica. Você sabia que as reações químicas absorvem ou liberam calor, e desta forma, ocorre uma troca de energia? Pois é, a

Leia mais

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA

TERMODINÂMICA TERMOQUÍMICA Termodinâmica é a ciência que estuda as transformações de energia nas quais as variações de temperatura são importantes. A maioria das transformações químicas resulta em alterações nas temperaturas e,

Leia mais

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica 1) A entalpia da reação (I) não pode ser medida diretamente em um calorímetro porque a reação de carbono com excesso

Leia mais

Química Geral e Experimental II Termoquímica Resolução comentada de exercícios selecionados versão termo_v1_2005 Prof. Fabricio R.

Química Geral e Experimental II Termoquímica Resolução comentada de exercícios selecionados versão termo_v1_2005 Prof. Fabricio R. Química Geral e Experimental II Termoquímica comentada de exercícios selecionados Prof. Fabricio R. Sensato (1) O calor específico do níquel é 0,445 J/g K. Qual a quantidade de calor necessária para aquecer

Leia mais

a) 0,60 M e 0,20 M b) 0,45 M e 0,15 M c) 0,51 M e 0,17 M d) 0,75 M e 0,25 M

a) 0,60 M e 0,20 M b) 0,45 M e 0,15 M c) 0,51 M e 0,17 M d) 0,75 M e 0,25 M ª série E.M. - APE 1. (Vunesp) Medicamentos, na forma de preparados injetáveis, devem ser soluções isotônicas com relação aos fluidos celulares. O soro fisiológico, por exemplo, apresenta concentração

Leia mais

Relações de energia em Química

Relações de energia em Química Relações de energia em Química 1- Termoquímica mica Termodinâmica - o estudo da energia e suas transformações. Alterações termoquímicos - alterações de energia associados com reações químicas. Sistema

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo Lei de Hess e entalpias-padrão Respostas dos exercícios essenciais H C H 35 kj H total 60 kj B H 5 kj A H X H 3 0 kj Y H 4 40 kj H total 60 kj Z 3 H T H 6 30 kj U H 5 60 kj H total 30 kj S 5 a)

Leia mais

Lista de exercícios Termoquímica

Lista de exercícios Termoquímica Lista de exercícios Termoquímica Ludmila Ferreira, Miguel Almeida e Eliane de Sá Cavalcante Problema 1 (ITA - 2008) Assinale a opção ERRADA que apresenta (em kj/mol) a entalpia de formação ( H f ) da substância

Leia mais

ENSINO MÉDIO QUÍMICA

ENSINO MÉDIO QUÍMICA ENSINO MÉDIO QUÍMICA TERMOQUÍMICA TERMOQUÍMICA Termoquímica é a parte da química que estuda o calor associado a uma reação química. A unidade usada para medir a energia liberada ou absorvida por um sistema

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Lista de Exercícios Termodinâmica Curso: Data: / / Nome: Turma: Disciplina: Química (QB70D) - Profª Loraine 1. Defina:

Leia mais

Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia

Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia Exercícios sobre Termoquímica- variação de entalpia 1. (Cesgranrio) Quando se adiciona cal viva (CaO) à água, há uma liberação de calor devida à seguinte reação química: CaO H O Ca OH X kcal /mol Sabendo-se

Leia mais

Apostila de Química 02 Termoquímica

Apostila de Química 02 Termoquímica Apostila de Química 02 Termoquímica 1.0 Introdução A Termoquímica tem como objetivo o estudo das variações de energia que acompanham as reações químicas; Não há reação química que ocorra sem variação de

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Q = m.c.δθ

TERMOQUÍMICA. Q = m.c.δθ Química 2ª série EM Apostila 3 página 1 TERMOQUÍMICA Termodinâmica: (do grego: movimento de calor) É o estudo das trocas e transformações de energia que acompanham os fenômenos físicos e químicos. Termoquímica:

Leia mais

Prática 06 Calor de reação e calor de solidificação da Parafina

Prática 06 Calor de reação e calor de solidificação da Parafina UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 06 Calor de reação e calor de solidificação

Leia mais

Processo exotérmico: Ocorre com liberação de calor

Processo exotérmico: Ocorre com liberação de calor Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 10/10/16 Aula: Termoquímica 1: Reações exotérmicas e endotérmicas Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) A Termoquímica é parte de uma ciência determinada

Leia mais

Quase toda reação química é acompanhada de liberação ou absorção de calor (queima da gasolina, queima do etanol,

Quase toda reação química é acompanhada de liberação ou absorção de calor (queima da gasolina, queima do etanol, TERMOQUÍMICA TERMOQUÍMICA Quase toda reação química é acompanhada de liberação ou absorção de calor (queima da gasolina, queima do etanol, queima do GLP). A termoquímica estuda as quantidades de calor

Leia mais

a) 65,2 103 b) 32,6 103 c) 24, d) 16,3 103 e) 10,9 103

a) 65,2 103 b) 32,6 103 c) 24, d) 16,3 103 e) 10,9 103 01) (FEI-SP) A queima de 46 g de álcool etílico (C 2H 6O) libera 32,6 kcal. Sabendo que a densidade do álcool é de 0,8g/cm3, o calor liberado na queima de 28,75 litros de álcool será, em kcal, a) 65,2

Leia mais

Termoquímica. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Classe: 2 3 a série

Termoquímica. Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Classe: 2 3 a série Ensino Médio Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 3 a série QUÍMICA Termoquímica 1) (UFLA) Com base no conceito de entalpia de formação (H) e dado o diagrama de entalpia de formação

Leia mais

Então o monóxido de carbono formado nesta reação poderá ser queimado com oxigênio adicional.

Então o monóxido de carbono formado nesta reação poderá ser queimado com oxigênio adicional. EXPERIÊNCIA 4 CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO 1. OBJETIVOS No final desta prática o aluno deverá ser capaz de: Compreender o funcionamento de um calorímetro. Comparar o calor liberado na combustão

Leia mais

Figura 1. Representação dos componentes de um calorímetro.

Figura 1. Representação dos componentes de um calorímetro. Experiência 3: DETERMINAÇÃO DO CALOR DE REAÇÃO 1. Objetivos Ao final desta aula experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - Compreender o funcionamento de um calorímetro. - Comparar o calor liberado

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO II TRIMESTRE. a) Quantas calorias, de acordo com a tabela nutricional, foram ingeridas?

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO II TRIMESTRE. a) Quantas calorias, de acordo com a tabela nutricional, foram ingeridas? ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO II TRIMESTRE Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 2ºAno Setor A 1- Depois do cinema, um grupo de amigos foi comer aquele sandubão no Mc Donald s.

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 1

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 1 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 1 Prof ª. Giselle Blois Energia: é a capacidade de realizar trabalho

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Isomeria óptica Isomeria plana Termoquímica Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 3ºano Lista de exercícios 1- (VUNESP) Em uma cozinha, estão ocorrendo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE TERMOQUÍMICA. H = -70,09 kcal/mol

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE TERMOQUÍMICA. H = -70,09 kcal/mol ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE Nome: Ano: 3º E.M. Professor: CASSIO PACHECO DISCIPLINA: QUÍMICA TERMOQUÍMICA 1- A oxidação de açúcares no corpo humano produz ao redor de 4,0 kcal por grama de açúcar oxidado.

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 2º bimestre 2º ano Química

Programa de Retomada de Conteúdo 2º bimestre 2º ano Química Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular, Rua Cantagalo, 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 2º bimestre 2º

Leia mais

Termoquímica Pa P rte t 2

Termoquímica Pa P rte t 2 Termoquímica Parte 2 Entalpiasde mudançade de estado físico O calor necessário para mudar o estado físico de uma substância é conhecido como: Entalpia de fusão H fus ; ENDOTÉRMICO Entalpia de vaporização

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 5

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 5 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess - Parte 5 Prof ª. Giselle Blois Casos particulares das entalpias das reações

Leia mais

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA.

SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. SOS QUÍMICA - O SITE DO PROFESSOR SAUL SANTANA. QUESTÕES LISTA DE EXERCÍCIOS Cinética Química. 1) A tabela abaixo mostra a variação da massa de peróxido de hidrogênio que ocorre na reação de decomposição

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Observação: A primeira equação foi invertida, invertendo-se também o sinal do ΔH 0. é obtido pela somatória dos valores de ΔH 0 das equações acima:

Observação: A primeira equação foi invertida, invertendo-se também o sinal do ΔH 0. é obtido pela somatória dos valores de ΔH 0 das equações acima: 01. Item B Teremos em 100 g de água: mxilitol = 60,8 g msolução = 100,0 g+ 60,8 g= 160,8 g 160,8 g (solução) 60,8 g (xilitol) 8,04 g (solução) mxilitol mxilitol = 3,04 g mxilitol 3,04 nxilitol = nxilitol

Leia mais

QUÍMICA GERAL Termodinâmica

QUÍMICA GERAL Termodinâmica QUÍMICA GERAL Termodinâmica Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 18 de Setembro de 2018 Agronomia Sistemas, Estados e Energia

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º do Ensino Médio K L M N O P NOTURNO Professor: HUMBERTO/EMERSON

Leia mais

a) C 3 H 8 (g) 3C graf. + 4 H 2(g) C 3 H 8(g) b) C 2 H 6 O(l) 2C graf. + 3 H 2(g) + 1/2 O 2(g) C 2 H 6 O (l) c) Na 2 SO 4 (s)

a) C 3 H 8 (g) 3C graf. + 4 H 2(g) C 3 H 8(g) b) C 2 H 6 O(l) 2C graf. + 3 H 2(g) + 1/2 O 2(g) C 2 H 6 O (l) c) Na 2 SO 4 (s) setor 30 300408 Aula 3 TERMOQUÍMICA. ENTALPIA DE FORMAÇÃO Estado Padrão = Estado físico e alotrópico mais estáveis em condição ambiente (5 C, atm). Substâncias Simples no Estado Padrão H FORM H FORM =

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Termodinâmica

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Termodinâmica PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Termodinâmica 1. Escolha o termo melhor associado com cada exemplo, símbolo ou relação. (A) endotérmico (1) S (B) calor de formação (2) H < 0 (C) estado padrão (3) H para

Leia mais

Um dos grandes problemas mundiais é constante necessidade de geração de energia.

Um dos grandes problemas mundiais é constante necessidade de geração de energia. Termoquímica 1 2 Introdução Um dos grandes problemas mundiais é constante necessidade de geração de energia. A Termoquímica possibilita uma solução viável (econômica e ecológica) para esta crescente demanda.

Leia mais

2H 2 O (l) 2 H 2 (g) + O 2 (g)

2H 2 O (l) 2 H 2 (g) + O 2 (g) TERMOQUÍMICA PROF. Emanuel - INTENSIVO 1) Atualmente, uma opção também considerada para o problema dos combustíveis é o uso de gás hidrogênio. Esse gás apresenta diversas vantagens, entre as quais o fato

Leia mais

Os sistemas podem armazenar energia e está pode ser transferida.

Os sistemas podem armazenar energia e está pode ser transferida. AULA 13 Termoquímica A termoquímica é uma parte da físico-química que estuda as trocas de calor (entre os sistemas e o meio ambiente) que acompanha os fenômenos. Calor é uma energia em trânsito. Existem

Leia mais

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15.

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15. Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA - 2 ANO 01. A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 10 5 mol/litro. Se uma pessoa tomar

Leia mais

Professor Armando J. De Azevedo

Professor Armando J. De Azevedo Professor Armando J. De Azevedo Química Professor Armando J. De Azevedo WWW.quimicarmando.com REAÇÃO DE ADIÇÃO As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica

Leia mais

Prof. Msc. João Neto 2

Prof. Msc. João Neto 2 Prof. Msc João Neto Prof. Msc. João Neto 2 Temperatura de Ebulição Concentração Temperatura de Fusão Osmos e Pressão Máxima M de Vapor (PMV) Prof. Msc. João Neto 3 Menor Concentração Maior Volatilidade

Leia mais

2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 2º trimestre Sala de Estudo Química Data: 08/05/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Termoquímica (entalpia padrão de formação) Questão 01 - (PUC RS/2017) O metano é uma

Leia mais

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sistemas materiais Estados de agregação Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sólido forma e volume constantes. partículas com arranjo característico; formam estruturas

Leia mais

Determinaçao Indireta do Calor De Reaçao

Determinaçao Indireta do Calor De Reaçao Box 6 Determinaçao Indireta do Calor De Reaçao Vimos anteriormente que a variação de entalpia de uma reação é determinada experimentalmente no calorímetro. Existem, no entanto, maneiras indiretas de determinação

Leia mais

Resoluções. Termoquímica

Resoluções. Termoquímica Segmento: EM/Pré-vestibular Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 10 Resoluções Termoquímica 1. E I. Correta: O cloreto de cálcio é utilizado em compressas quentes devido ao fato

Leia mais

Química 2ª série Ensino Médio v. 2

Química 2ª série Ensino Médio v. 2 ª série Ensino Médio v Exercícios 01) A Para o aquecimento da água, o calor será fornecido para a panela e depois conduzido para a água recipiente e o líquido chegarão à mesma temperatura final Panela:

Leia mais

FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA

FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA FCAV/ UNESP NOÇÕES DE TERMODINÂMICA Profa. Dra. Luciana Maria Saran 1 1.TERMODINÂMICA Compreende o estudo da energia e suas transformações. Em grego, thérme-; calor, dy namis, energia. Termoquímica: área

Leia mais

Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 06, 07, 08 e 11/07/2015. Material de Apoio para Monitoria

Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 06, 07, 08 e 11/07/2015. Material de Apoio para Monitoria Termoquímica II 1.. (BRASÍLIA) A energia de ligação média para a ligação C H no metano CH4(g) é aproximadamente: Dados: ΔHf 0 (entalpia de formação-padrão) CH4(g) = -17,9 kcal/mol H(g) = +52,1 kcal/mol

Leia mais

b) Quando dissolvido em água, o CO causa diminuição do ph da mesma. Escreva a equação da dissociaçãao do ácido responsável pelo fenômeno.

b) Quando dissolvido em água, o CO causa diminuição do ph da mesma. Escreva a equação da dissociaçãao do ácido responsável pelo fenômeno. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO A produção de energia nas usinas de Angra 1 e Angra 2 é baseada na fissão nuclear de átomos de urânio radioativo U. O urânio é obtido a partir de jazidas minerais, na região

Leia mais

REVISÃO DE FÉRIAS C H

REVISÃO DE FÉRIAS C H 1. (Unesp) Analise os três diagramas de entalpia. REVISÃO DE FÉRIAS O H da combustão completa de 1mol de acetileno, a) b) c) d) e) 1.140 kj. 820 kj. 1.299 kj. 510 kj. 635 kj. C2H 2(g), produzindo CO 2(g)

Leia mais

Química I. Módulo 9. Questões de Aplicação H 2 + 2H 2. O 1 mol 2 mol 0,010 mol z z = 0,020 mol de Na OH 25 ml de NaOH (aq) + 2NaOH Na 2

Química I. Módulo 9. Questões de Aplicação H 2 + 2H 2. O 1 mol 2 mol 0,010 mol z z = 0,020 mol de Na OH 25 ml de NaOH (aq) + 2NaOH Na 2 Química I ódulo 9 1 Determinação separada do número de s de íons H + : a olaridade do ácido ------------------------- 2 / número de hidrogênios ionizáveis do ácido-----1 olume da solução ácida (litros)-------------------

Leia mais

Aula 7 Entalpia e Lei de Hess

Aula 7 Entalpia e Lei de Hess Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 7 Entalpia e Lei de Hess Dr. Tiago P. Camargo Entalpia Termodinâmica Num sistema de paredes rígidas V const.

Leia mais

Termoquímica: calor e os processos químicos. Profa. Claudia

Termoquímica: calor e os processos químicos. Profa. Claudia Termoquímica: calor e os processos químicos Profa. Claudia Termoquímica: 1)calor e unidades para expressá-lo 2)Entalpia e variação de entalpia 3)A lei de Hess 4)Estado-padrão 5)Entalpia padrão de combustão

Leia mais

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos 1 Calor e Trabalho Calor e trabalho são formas relacionadas de energia Calor pode ser convertido em trabalho

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR ASSESSORIA TÉCNICA Processo Avaliativo Recuperação - 3º Bimestre/2015 Disciplina: QUÍMICA 3ª série EM A/B Nome do aluno Nº Turma A Recuperação deve ser entregue no dia 08/09/2015.

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 10 TERMOQUÍMICA - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 10 TERMOQUÍMICA - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 10 TERMOQUÍMICA - PARTE 1 H (kcal/mol) Hmax Hr Hp A- +B Complexo ativo Ea H AB Caminho da reação H (kcal/mol) Hmax Complexo ativo Hp Hr A + B Ea AB H Caminho da reação H(kJ) 100,0

Leia mais

Semana 09. A queima do carvão é representada pela equação química:

Semana 09. A queima do carvão é representada pela equação química: . (Enem 6) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada

Leia mais

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios VII Olimpíada Catarinense de Química 2011 Etapa I - Colégios Fonte: Chemistryland Segunda Série 1 01 200 ml de uma solução de hidróxido de alumínio são diluídos em água destilada até a sua concentração

Leia mais

Entalpia. O trabalho realizado por esta reação é denominado trabalho de pressão-volume (trabalho PV)

Entalpia. O trabalho realizado por esta reação é denominado trabalho de pressão-volume (trabalho PV) Entalpia As reações químicas podem absorver ou liberar calor e também podem provocar a realização de trabalho. Quando um gás é produzido, ele pode ser utilizado para empurrar um pistão: Zn(s) + 2H + (aq)

Leia mais

Com base nesses dados, calcule: a) Concentração em g/l. b) Título em massa.

Com base nesses dados, calcule: a) Concentração em g/l. b) Título em massa. ALUNO(a): Nº: SÉRIE: ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /06 Obs.: Esta lista deve ser entregue apenas ao professor no dia da aula de Recuperação Valor: 5,0. Uma solução contendo 4 g de cloreto de sódio

Leia mais