Instituto Federal Sul de Minas Gerais SIASS. Cartilha Orientativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Federal Sul de Minas Gerais SIASS. Cartilha Orientativa"

Transcrição

1 Instituto Federal Sul de Minas Gerais SIASS Cartilha Orientativa Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor

2 A Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor da Diretoria de Gestão de Pessoas, buscando melhorar o entendimento dos servidores sobre a legislação pertinente sobre afastamentos médicos e otimizar os serviços prestados, confeccionou esta cartilha, que tem como objetivo explicar como o SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) funciona. Nesta cartilha, você encontrará explicações sobre como proceder em casos de licenças médicas, sendo para tratamento de sua saúde ou da saúde de seu familiar, desde a sua ida ao médico, até o encaminhamento do seu atestado ao SIASS. A leitura deste documento é de extrema importância, pois é um assunto que interessa a todos.

3 1. O que é o SIASS? O SIASS (Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor), é um módulo do SIAPENET, responsável pelas licenças, pela promoção à saúde, e pelos exames periódicos dos servidores públicos federais. O SIASS-IFSULDEMINAS, é uma Unidade Administrativa que responde ao SIASS-INSS de Belo Horizonte. A equipe do SIASS é composta por peritos e gestores, que cuidam da parte administrativa. O SIASS-IFSULDEMINAS, não trata das licenças apenas dos servidores do IFSULDEMINAS. Há um termo de cooperação entre vários órgãos federais em Pouso Alegre e arredores. 2. Quando você precisará do SIASS? Quando você ter um afastamento de um dia ou mais, é necessário que você procure o SIASS. Atestados de comparecimento (horas), não são de responsabilidade do SIASS, sendo resolvidos administrativamente, com sua chefia. O servidor tem o direito de se ausentar por um período de tempo do seu local de trabalho para a realização de exames, consultas, entre outros. A NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 09/2015/DENOP/DESAP/SEGEP/MP expõe o assunto. 3. Prazo e forma de entrega dos atestados O servidor deve preencher um formulário que está no site do IFSULDEMINAS: edu. br/ documentos/ dgp/ pdf/ extensaosiass. pdf e anexar o atestado ou documento afim, para que as providências sejam tomadas. O prazo para entrega dos atestados é de cinco dias, contados a partir do primeiro dia de afastamento. O atestado deve ser entregue para os responsáveis no RH de cada campus ou DGP, no caso da Reitoria.

4 O atestado deve ser entregue em envelope lacrado, com o requerimento grampeado pelo lado de fora. Isso é necessário para que o sigilo seja mantido, uma vez que só o servidor e os responsáveis nos campi e pelo SIASS podem ter acesso ao atestado. A chefia imediata no ato da assinatura do requerimento não terá acesso ao atestado, mas apenas ao requerimento. Se o servidor está afastado e não pode realizar a entrega do atestado pessoalmente, pode encaminhar o atestado digitalizado, ou até mesmo foto (desde que esteja legível) para o do RH ou diretamente para o do SIASS: siass@ifsuldeminas.edu.br. 4. O que acontece quando o servidor não entrega o atestado no prazo de cinco dias? Se o servidor não realizar a entrega do atestado dentro do prazo máximo de cinco dias, o mesmo deve se justificar por escrito e a justificativa será avaliada pelo SIASS. Se a justificativa for plausível e realmente justificar o motivo de atraso, as medidas para homologação do período de afastamento serão tomadas. Se o motivo não justificar o atraso, o período contará como falta injustificada. 5. Prazos para perícias singulares para tratamento de saúde (próprio servidor) Se o atestado for de até a cinco dias, o servidor é dispensado de perícia. Para isso o atestado deve conter alguns requisitos (de acordo com o item 8). Quando o servidor se afasta por mais de cinco dias (corridos), é necessário que este seja submetido à perícia singular, ou seja, composta de apenas um médico. Há também a possibilidade do servidor se submeter à perícia singular sem ter ultrapassado os cinco dias corridos. Isso ocorre quando dentro do período de um ano o servidor ultrapassar 14 dias de afastamento (o período começa a contar a partir do primeiro afastamento). 6. Prazos para perícias singulares por doença em pessoa da família O servidor pode se afastar para acompanhamento de pessoa da família, que inclui: pai/mãe, filhos, padrasto/madrasta, enteada (o), cônjuge e dependentes financeiros.

5 É importante que se cadastre todos os familiares no sistema para que as ações sejam efetivas e rápidas, evitando interrupções e problemas, pois se o familiar não estiver no sistema, não há possibilidade de realizar os registros/perícias. Nos casos de doença em pessoa da família, o familiar do servidor que é submetido à perícia (salvo exceções). Atestados de até três dias, são dispensados de perícia (mas devem também conter uma série de requisitos, que serão descritos a seguir). Superiores a três dias, terão que ser submetidos à perícia. 7. Prazos para JMO (Junta Médica Oficial) Os prazos para afastamentos por tratamento de saúde e doença em pessoa da família são os mesmos. Até 120 dias, os afastamentos são homologados através de perícia singular. Após os 120 dias os afastamentos devem ser homologados por JMO, que são realizadas por três peritos. 8. O que o atestado deve conter? Para que o servidor seja dispensado de perícia, não apenas o atestado deve ser de até cinco dias (tratamento de saúde), ou de até três dias no caso de doença em pessoa da família. Ele precisa conter alguns requisitos para que o servidor ou familiar seja dispensado de perícia, que são eles: Identificação do servidor e/ou dependente legal (no caso de doença em pessoa da família, o atestado deverá conter a justificativa quanto à necessidade de acompanhamento pelo servidor); CID ou diagnóstico; A data do atestado; O tempo de afastamento sugerido; Assinatura do médico, com carimbo (CRM ou CRO) * ; Esses requisitos são indispensáveis no atestado, pois eles garantem que o servidor/familiar não precise se deslocar para a realização de perícia. * Atestados com carimbos de outros conselhos, como CRN, não são aceitos pelo sistema do SIASS, sendo resolvidos administrativamente.

6 9. Decisão do(s) perito(s) em relação às concessões de licença/afastamento Apresentando um atestado que de alguma forma necessite de perícia, o servidor está sujeito à decisão do(s) perito(s). O perito, diferente do médico assistente, analisa a doença da pessoa em relação ao seu ambiente de trabalho. Portanto, eles podem conceder tanto mais dias quanto menos dias de licença. 10. Como são tratados os afastamentos que coincidem com férias? Se a licença começar antes do início das férias, estas deverão ser alteradas ou canceladas (dependendo de como o sistema permitirá). Se a licença teve início já com as férias em andamento, as mesmas não terão que ser alteradas, sendo os dias de licença coincidentes desconsiderados. 11. Licença gestante X Licença para tratamento de saúde As gestantes que apresentarem alguma intercorrência clínica após o início da 38 semana de gestação, ou início do nono mês, terão a licença gestante concedida de imediato via SIASS. Antes do início do 9 mês, a licença é considerada de tratamento da saúde. 12. Como o SIASS funciona para os servidores contratados em regime temporário? Para afastamentos de tratamento da própria saúde, os procedimentos são os mesmos. O que muda é a questão da perícia, que pode homologar apenas 15 dias de afastamento. O restante o contratado deve procurar o INSS para receber o auxílio doença. Os casos de afastamento por doença em pessoa da família não estão previstos em lei e assim, o contratado não terá o seu atestado homologado. Portanto, ele deverá resolver com sua chefia imediata para que possa posteriormente compensar o período. 13. É necessário que o perito seja especialista para realizar perícias singulares ou participarem de JMO?

7 Não é necessário que o perito seja especialista para realizar perícias singulares ou participarem de JMOs. Ele irá avaliar a repercussão da enfermidade/doença no trabalho desempenhado pelo servidor e poderá utilizar parecer de especialistas. A obrigatoriedade do especialista (médico psiquiatra) em JMOs reunidas para casos de processos administrativos disciplinares (PAD). 14. Acidentes em serviço deverão ser avaliados por perícia? O servidore vítimas de acidentes em serviço, obrigatoriamente deverão ser submetidos à perícia. Ele deverá preencher a CAT (Comunicação de acidente em serviço) e encaminhar ao SIASS, juntamente com a documentação complementar referente ao ocorrido. 15. Como proceder se o servidor não concordar com a decisão dos peritos? O servidor tem o direito de solicitar uma única vez a reconsideração, que é a realização da perícia singular/jmo novamente pelo(s) mesmo(s) perito(s). Se a reconsideração for indeferida, o servidor pode solicitar uma nova instância, que é através do recurso. O recurso é realizado por outro(s) perito(s). Persistindo o indeferimento, os dias que o servidor não compareceu ao trabalho, serão dados como faltas não justificadas. 16. O que ocorre quando o servidor não comparece à perícia agendada ou não entrega atestado médico sobre um período de afastamento? O servidor convocado para perícia e que se ausentar da mesma, sem ter avisado com o mínimo de 24 horas de antecedência, terá os dias computados como falta. O servidor que se afastar por motivo de doença, mas não apresentar a documentação necessária que prove que esteve afastado realmente por motivo de doença, terá os dias computados como falta. 17. Se o servidor precisar se deslocar até outra cidade para ser submetido à perícia, quem arcará com o transporte?

8 O órgão não tem obrigação de arcar com o transporte dos servidores que irão ser submetidos à perícia. Para que isso ocorra, o servidor deve estar a serviço, o que não ocorre nos casos de perícia. Sendo assim, o servidor deve arcar com o seu transporte e se coincidentemente haver carro de seu órgão disponível para o mesmo destino onde será realizada a perícia, pode-se ver a possibilidade de carona, ficando a cargo do responsável pelos transportes. 18. O servidor poderá ser periciado na presença de um acompanhante? Fica a critério do perito a presença de acompanhante durante a perícia, desde que este não interfira nem seja motivo de constrangimento, pressão ou ameaça ao perito ou ao periciado. 19. A perícia pode ser filmada/gravada? A filmagem ou gravação da avaliação pericial é vedada (processo consulta CFM nº 1.829, de 2006, Parecer CFM Nº 9, de 2006, Capítulo IV do Código de Ética Odontológica e art. 6º da Resolução CFO nº 87, de 2009).

9 Contatos SIASS-IFSULDEMINAS Telefone: (35) Celular: (35) siass@ifsuldeminas.edu.br Requerimento Maiores informações Portal SIASS

Operações SIASS. Cartilha Orientativa. Julho/2017. Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor

Operações SIASS. Cartilha Orientativa. Julho/2017. Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor Operações SIASS Cartilha Orientativa Julho/2017 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO REQUISITOS ATESTADOS DE CONSULTA E/OU EXAME PRAZO E FORMA DE

Leia mais

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE LICENÇA DISPENSADA DE PERÍCIA Atestados com duração de até cinco dias corridos, computados finais de semana e feriados, desde que, no período de 12 (doze) meses,

Leia mais

Serviços de Perícias Médicas e. Medicina do Trabalho

Serviços de Perícias Médicas e. Medicina do Trabalho PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Serviços de Perícias Médicas e Medicina do Trabalho Criação e estrutura SerPM Serviço de Perícias Médicas SerMT Serviço de Medicina do Trabalho PRÓ-REITORIA DE GESTÃO

Leia mais

SIASS. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Universidade Federal do Ceará

SIASS. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. Universidade Federal do Ceará SIASS Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Universidade Federal do Ceará PERÍCIA x ASSISTÊNCIA À SAÚDE Assistência: tratamento da enfermidade. Perícia: verificação do estado de saúde, com

Leia mais

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE Licença a que o servidor faz jus quando acometido de doença que não lhe permita exercer as atividades do cargo, sendo possível sua concessão a pedido ou de ofício,

Leia mais

Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES

Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES Orientações sobre os procedimentos para registro de atestados médicos na Unidade SIASS CEUNES/UFES Em cumprimento ao Decreto nº 6.833/09, que institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

Leia mais

Cartilha do servidor

Cartilha do servidor Cartilha do servidor Elaboração: Claudia Maciel Enes Assistente Social Viviane Félix Silveira Gestora Operacional Coordenação: Ronaldo Pedro de Freitas Gestor Técnico O que é e como funciona o SIASS? O

Leia mais

LICENÇAS MÉDICAS: COMO PROCEDER

LICENÇAS MÉDICAS: COMO PROCEDER LICENÇAS MÉDICAS: COMO PROCEDER PERÍCIA É o ato administrativo que consiste na avaliação técnica de questões relacionadas à saúde e à capacidade laboral (médica ou odontológica). A perícia poderá ser subsidiada

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL UNIFEI Procedimento: 47R2 Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Padronizar o processo e instruir os servidores quanto

Leia mais

1. O que é e como funciona o SIASS? 2. Qual é a base legal para a sua implantação? 3. Quais órgãos podem ser atendidos pelo SIASS?

1. O que é e como funciona o SIASS? 2. Qual é a base legal para a sua implantação? 3. Quais órgãos podem ser atendidos pelo SIASS? Apresentação Esta cartilha foi elaborada para apresentar o projeto da Unidade SIASS-IFPE e orientar os servidores quanto aos seus direitos e deveres com relação à saúde, possibilitando uma consulta rápida

Leia mais

PORTARIA Nº 253 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA Nº 253 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012 3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Fx Nova Camobi Cep: 97110-767 - Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COSSBE/SIASS INFORMATIVO DO SERVIÇO DE PERÍCIA MÉDICO/ODONTOLÓGICA DA UNIDADE SIASS/UFJF Descreve sobre os procedimentos para Solicitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2017 PROGEPE Estabelece as diretrizes para licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família no âmbito da Unila. O Pró-Reitor de Gestão de

Leia mais

GUIA de PROTOCOLO DE ATESTADO MÉDICO PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS SOBRE LICENÇA POR MOTIVO DE SAÚDE

GUIA de PROTOCOLO DE ATESTADO MÉDICO PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS SOBRE LICENÇA POR MOTIVO DE SAÚDE 1. Objetivos Orientar servidores técnicos administrativos e docentes sobre os principais procedimentos em caso de licença médica para tratamento de saúde do servidor/familiar, licença maternidade e licença

Leia mais

PORTARIA Nº 1.714, DE 11 DE OUTUBRO DE 2013

PORTARIA Nº 1.714, DE 11 DE OUTUBRO DE 2013 PORTARIA Nº 1.714, DE 11 DE OUTUBRO DE 2013 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais, nomeado pelo Decreto Presidencial de 08.04.2013,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS

Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS Universidade Federal de Santa Maria Serviço de Perícia Oficial em Saúde - SIASS Fabiane M. Drews Assistente Social Serviço de Perícia Oficial em Saúde - UFSM//PROGEP/SIASS Atividades do Serviço de Perícia

Leia mais

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE. Exigência Documental

LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE. Exigência Documental LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE Exigência Documental Requerimento Licença Saúde (Anexo I); Formulário de Justificativa (Anexo II). Obs: Preencher somente quando não atender o prazo de 05(cinco)

Leia mais

Reitoria ANEXO I DO OFÍCIO-CIRCULAR 008, DE 13 DE AGOSTO DE 2010.

Reitoria ANEXO I DO OFÍCIO-CIRCULAR 008, DE 13 DE AGOSTO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS Reitoria ANEXO I DO OFÍCIO-CIRCULAR 008, DE 13 DE AGOSTO DE 2010. MANUAL DE PROCEDIMENTOS A SEREM

Leia mais

Assunto: Regras gerais para licença por razões de saúde e perícias oficiais em saúde

Assunto: Regras gerais para licença por razões de saúde e perícias oficiais em saúde Nota Informativa nº. 01/2016 - Governador Valadares IFMG/SETEC/MEC Governador Valadares, 12 de Agosto 2016. Aos Servidores do campus Governador Valadares Assunto: Regras gerais para licença por razões

Leia mais

Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av.

Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av. MANUAL DO SERVIDOR REALIZAÇÃO:: Equipe Multidisciplinar do SIASS/FUNASA/AP: Annie Nayara Cavalcante, Psicóloga Averaldo Monteiro, Engenheiro Gerdiluce Souza, Gestão Av. Antônio Coelho de Carvalho, 2474,

Leia mais

Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE

Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE 1. DEFINIÇÃO: SERVIDOR ESTATUTÁRIO - DOCENTES E TÉCNICOS

Leia mais

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018.

DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. DECRETO Nº. 052 DE 05 DE MARÇO DE 2018. Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença para tratamento de saúde e licença por motivo de doença em pessoa da família dos servidores públicos

Leia mais

Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA POR DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA

Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA POR DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA Diretoria de Gestão de Pessoas Departamento de Qualidade de Vida Coordenação de Atendimento Psicossocial LICENÇA POR DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA SERVIDOR ESTATUTÁRIO - DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Leia mais

GUIA de PROTOCOLO DE ATESTADO MÉDICO PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS SOBRE LICENÇA POR MOTIVO DE SAÚDE

GUIA de PROTOCOLO DE ATESTADO MÉDICO PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS SOBRE LICENÇA POR MOTIVO DE SAÚDE 1. Objetivos Orientar servidores/servidoras técnicos administrativos e docentes sobre os principais procedimentos em caso de licença médica para tratamento de saúde do servidor/servidora ou de seu familiar/dependente,

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença para tratamento da própria saúde

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença para tratamento da própria saúde PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL UNIFEI Procedimento: 49R2 Título: Licença para tratamento da própria saúde DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Padronizar o processo e instruir os servidores quanto à licença

Leia mais

EDIÇÃO 2015/1 FOZ DO IGUAÇU-PR

EDIÇÃO 2015/1 FOZ DO IGUAÇU-PR EDIÇÃO 2015/1 FOZ DO IGUAÇUPR ORIENTAÇÕES SOBRE LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE NO SUBSISTEMA INTEGRAL DE ATENÇÃO A SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL SIASS Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Adjunta GUIA DE BOAS PRÁTICAS Licenças relacionadas a saúde para os servidores docentes e técnicoadministrativos

Leia mais

Memorando Circular Perícia. Afastamento por Licença para Tratamento de Saúde

Memorando Circular Perícia. Afastamento por Licença para Tratamento de Saúde Memorando Circular Perícia Afastamento por Licença para Tratamento de Saúde O trabalhador, ou na sua impossibilidade, a pessoa responsável por ele, deverá comunicar sobre o adoecimento e indicação de afastamento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica:

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 600 Prefeitura Municipal de publica: Portaria n º 005/2018, de 06 de março de 2018 Fica nomeado o Sr. Idalécio José Nunes de Souza para exercer o cargo em comissão de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE Cód.: LTS Nº: 75 Versão: 11 Data: 12/04/2018 DEFINIÇÃO Licença concedida ao servidor para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publica:

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2388 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 035/2019, de 04 de fevereiro de 2019- Dispõe sobre a regulamentação do Protocolo para Atestado Médico, como abaixo se especifica.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Publicada no Boletim de Serviço, n. 8, p. 17-22 em 7/8/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 198, DE 20 DE JULHO DE 2015 Regulamenta a licença para tratamento de saúde e a licença por motivo de doença em pessoa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 308 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 020/2018, de 01 de março de 2018 - Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença a servidores públicos

Leia mais

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO

INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO INFORMAÇÕES - ACIDENTE EM SERVIÇO / DE TRABALHO 1. Definições - Acidente em serviço é aquele ocorrido com o servidor no exercício do cargo ou função, que se relacione direta ou indiretamente com as atribuições

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 335 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 020/2018, de 01 de Março de 2018 - Normatiza os procedimentos para análise e concessão de licença a servidores públicos

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SAST Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador

DÚVIDAS FREQUENTES SAST Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador DÚVIDAS FREQUENTES SAST Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador 1. O que é a licença para tratamento de saúde? É um direito do servidor a realização de tratamento de saúde sem prejuízo de sua remuneração.

Leia mais

guia sobre afastamentos e licenças de docentes

guia sobre afastamentos e licenças de docentes guia sobre afastamentos e licenças de docentes O que são afastamentos e licenças? Os períodos denominados afastamento ou licença são possibilidades, direitos, que o servidor possui de se ausentar do cargo

Leia mais

LICENÇAS PREVISTAS NA LEI Nº 8.112/90 Parte 1

LICENÇAS PREVISTAS NA LEI Nº 8.112/90 Parte 1 Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos LICENÇAS PREVISTAS NA LEI Nº 8.112/90 Parte 1 Instrutora: Ramana Guimarães Soares Belo Horizonte Setembro/2016 LICENÇA PARA TRATAMENTO

Leia mais

1. PROCEDIMENTOS PARA A CONCESSÃO DE LICENÇA A SERVIDOR da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

1. PROCEDIMENTOS PARA A CONCESSÃO DE LICENÇA A SERVIDOR da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) Memorando Circular N 002/2016/SIASS-UFG Goiânia, 13 de maio de 2016. Aos Senhores Servidores da Universidade Federal de Goiás Assunto: Procedimentos para a concessão de Licença para Tratamento de Saúde

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014)

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014) ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014) A SCAP, no uso das atribuições conferidas pelo art. 34 do Decreto

Leia mais

Uni..ersldade Federal do Espirito Santo. Data de Abertura: 31/ Hora: 09:09:06. Procedência: Departamento de Atenção à Saúde

Uni..ersldade Federal do Espirito Santo. Data de Abertura: 31/ Hora: 09:09:06. Procedência: Departamento de Atenção à Saúde Uni..ersldade Federal do Espirito Santo Número do Processo : 23068.77334312013 31 Documento Origem.' Data de Abertura: 31/1012013 Hora: 09:09:06 Procedência: 1.01.43.04.00.00.00 Departamento de Atenção

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 17, DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos relativos à concessão das licenças para tratamento da própria saúde, por motivo de doença em pessoa da família, à gestante, e por

Leia mais

Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança no Trabalho. Procedimento para Comunicação de Acidente em Serviço (CAT/SP)

Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança no Trabalho. Procedimento para Comunicação de Acidente em Serviço (CAT/SP) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR Memorando Circular Vigilância em Saúde e Segurança

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 06 de março de 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 06 de março de 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 06 de março de 2015. Institui normas para substituições ou reposições de aulas para docentes do. O Diretor-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

OFICINA ADMINISTRATIVA

OFICINA ADMINISTRATIVA OFICINA ADMINISTRATIVA PORTARIA GR-6.658, de 08/04/2015: Normativas para concessão de abono de faltas, afastamento e licenças por motivo de saúde (Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 3080 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº. 003/2017 - O atestado médico apresentado pelo médico ou odontólogo, só será aceito pelo respectivo departamento

Leia mais

LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA DECLARAÇÃO DO SERVIDOR. Eu,,

LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA DECLARAÇÃO DO SERVIDOR. Eu,, DECLARAÇÃO DO SERVIDOR Eu,, (Nome Civil ou Nome Social) matrícula SIAPE nº, ocupante do cargo de, lotado (a) no, com fundamento no artigo 83 da Lei nº 8.112/90, parágrafo 1º : Art. 83. Poderá ser concedida

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal PORTARIA Nº 149, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2001 Estabelece critérios e procedimentos para concessão e homologação de atestados médicos relativos à Licença para Tratamento de Saúde, Licença por Motivo de Doença

Leia mais

Data: 20 de julho de 2010.

Data: 20 de julho de 2010. DECRETO Nº. 14.088 Data: 20 de julho de 2010. Súmula: Regulamenta as atividades do serviço de Perícia Médica, fixando os documentos necessários para a realização de Exame Médico Admissional e para a concessão

Leia mais

MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO MANUAL DE PESSOAL VIG: 06.10.2014 1/2 MÓDULO 31: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO CAPÍTULO 5: HOMOLOGAR LICENÇA MÉDICO-ODONTOLÓGICA DE 05 A 15 DIAS OU SUPERIOR EM LOCALIDADES COM

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PRDI Nº 02, DE 06 DE OUTUBRO DE Considerando a Lei nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990;

INSTRUÇÃO NORMATIVA PRDI Nº 02, DE 06 DE OUTUBRO DE Considerando a Lei nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990; INSTRUÇÃO NORMATIVA PRDI Nº 02, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017. Normatiza e uniformiza os procedimentos da perícia oficial em saúde no âmbito do Instituto Federal Farroupilha.. A PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 001/2018-DETEC/IFMA - Monte Castelo Sem sábados

NOTA TÉCNICA Nº 001/2018-DETEC/IFMA - Monte Castelo Sem sábados SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO / DIRETORIA DE ENSINO TÉCNICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2018-DETEC/IFMA

Leia mais

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal. EXAMES PERIÓDICOS. Informações básicas

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal. EXAMES PERIÓDICOS. Informações básicas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal.

Leia mais

DO ATESTADO MÉDICO OU ODONTOLÓGICO

DO ATESTADO MÉDICO OU ODONTOLÓGICO RESOLUÇÃO N o 610, DE 20 DE JUNHO DE 2016 Documento nº 00000.034950/2016-11 O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 95, incisos III e VI,

Leia mais

REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018.

REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018. REGULAMENTO N.º 001 de 07 de maio de 2018. Regulamenta o Regime Especial, disposto no Regimento Geral da Faculdade de Ensino Superior de Linhares FACELI e dá outras providências: A Diretora Acadêmica da

Leia mais

INDICE Da Pericia Oficial em Saúde...3. Das Ações da Pericia Oficial em Saúde...4. Do Envio de Atestados.5. Algumas Regras...6

INDICE Da Pericia Oficial em Saúde...3. Das Ações da Pericia Oficial em Saúde...4. Do Envio de Atestados.5. Algumas Regras...6 Cuiabá 2015 INDICE Da Pericia Oficial em Saúde...3 O que é Modalidades Compreendidas Das Ações da Pericia Oficial em Saúde...4 Do Envio de Atestados.5 Algumas Regras...6 Da Licença para Tratamento da Saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA PRG Nº 01 DE 2017- Aprovada pela Resolução PRG Nº21, de 27 de junho de 2017 Dispõe sobre procedimentos

Leia mais

Acidentes de Trabalho

Acidentes de Trabalho Acidentes de Trabalho Orientações Básicas Institucionais Elaboração: Raoni de Lucena Souza Colaboração: Equipe DPVS / CASQ 2017 O que são Acidentes de Trabalho? Acidentes de trabalho são aqueles ocorridos

Leia mais

Guia Funcional de Afastamentos_

Guia Funcional de Afastamentos_ Guia Funcional de Afastamentos_ Guia Funcional de Afastamentos É Importante Saber 3 É Importante Saber_ Ao longo deste material, você encontrará diferentes termos relacionados à política de afastamentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004, DE 24 DE OUTUBRO DE 2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004, DE 24 DE OUTUBRO DE 2018 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004, DE 24 DE OUTUBRO DE 2018 Dispõe sobre os Procedimentos de Programação, Autorização e Usufruto de Férias de servidores pertencentes ao quadro deste Instituto Federal de Educação,

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO PRORH N 003/2017

ORDEM DE SERVIÇO PRORH N 003/2017 ORDEM DE SERVIÇO PRORH N 003/2017 Considerando a Lei Estadual 617 4/70 - Estatuto do Servidor I Funcionários Civis do Paraná; Considerando a Resolução SEAP n 6105/2005 que aprovou o Manual da Perícia Médica

Leia mais

PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG

PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS SUBSISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR (SIASS/UFG) PROTOCOLO DE ACIDENTE EM SERVIÇO DO SIASS/UFG 2017 1 APRESENTAÇÃO Este protocolo foi

Leia mais

Orientações aos servidores quanto a atestados médicos e férias Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEA) - Câmpus Bagé

Orientações aos servidores quanto a atestados médicos e férias Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEA) - Câmpus Bagé MININISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO- GRANDENSE CÂMPUS BAGÉ Orientações aos servidores quanto a atestados

Leia mais

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Afastamento de servidores docentes e técnicos administrativos para estudo ou aperfeiçoamento em níveis de Mestrado, Doutorado e

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO Nº 02/2019 AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO Nº 02/2019 AFASTAMENTO DOCENTE PARA QUALIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MUZAMBINHO EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CPPD MUZAMBINHO

Leia mais

Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT)

Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT) . Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT) Unidade organizacional responsável por elaborar, executar e supervisionar a Política de Atenção a Saúde do Servidor, coordenar a Unidade SIASS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 016/2017, DE 27 DE MARÇO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 016/2017, DE 27 DE MARÇO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS Decreto Municipal 4.729/2015 O QUE É ATESTADO MÉDICO? Considera-se Atestado Médico aquele emitido por profissional

Leia mais

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2018/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL DIRETORIA GERAL NOTA ORIENTATIVA N 02/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL DIRETORIA GERAL NOTA ORIENTATIVA N 02/2017 PARA: Servidores do Campus Bacabal NOTA ORIENTATIVA N 02/2017 ASSUNTO: Orientações sobre justificativa de falta e outras ausências I. JUSTIFICATIVA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01 /2014 - Atualizada em 20/11/2017 Estabelece os procedimentos a serem adotados no âmbito

Leia mais

Informe Secretaria Acadêmica Regime do Exercício Domiciliar. Diretoria Acadêmica Diretoria de Controle e Registro Acadêmico

Informe Secretaria Acadêmica Regime do Exercício Domiciliar. Diretoria Acadêmica Diretoria de Controle e Registro Acadêmico Informe Secretaria Acadêmica Regime do Exercício Domiciliar Diretoria Acadêmica Diretoria de Controle e Registro Acadêmico Definição: O aluno impossibilitado de frequentar as aulas é amparado pela Legislação

Leia mais

Chamada Interna n 01/2016/DGP ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2016/DGP ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PRAE/PROGRAD

INSTRUÇÃO NORMATIVA PRAE/PROGRAD INSTRUÇÃO NORMATIVA PRAE/PROGRAD Estabelece as diretrizes para licença para tratamento de saúde de estudantes no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino- Americana UNILA. A PRÓ - REITORIA DE

Leia mais

EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016. EDITAL Nº 212, DE 20 DE JUNHO DE 2016. PROCESSO DE SELEÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DO IF FARROUPILHA PARA AFASTAMENTOS INTEGRAIS PARA QUALIFICAÇÃO SELEÇÃO 2016/I O PRÓ-REITOR DE

Leia mais

Chamada Interna Nº01/2017 das Coordenações de Pesquisa e Extensão do Campus Santa Inês

Chamada Interna Nº01/2017 das Coordenações de Pesquisa e Extensão do Campus Santa Inês Chamada Interna Nº01/2017 das Coordenações de Pesquisa e Extensão do Campus Santa Inês Apoio a Servidores para Participação com Publicação de Trabalhos em Eventos Técnico- Científicos, conforme o Decreto

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Segunda-feira Ano V Nº 1435 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Portaria Nº. 092 de 06 de fevereiro de 2017 - Estabelece procedimentos para as concessões de Licença por Motivo de Doença em Pessoa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PAULO AFONSO BURMANN REITOR LUCIANO SCHUCH VICE-REITOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PAULO AFONSO BURMANN REITOR LUCIANO SCHUCH VICE-REITOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PAULO AFONSO BURMANN REITOR LUCIANO SCHUCH VICE-REITOR MARCIA HELENA DO NASCIMENTO LORENTZ PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS LILIANI MATHIAS BRUM COORDENADORA DO SERVIÇO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Licença Médica Breve Informativo Belém-PA 2011 ELABORAÇÃO: Selma Silveira

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos

PERÍCIA MÉDICA IPSM RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES. Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos PERÍCIA MÉDICA RESPOSTAS ÀS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES IPSM Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos SAIBA MAIS SOBRE A PERÍCIA MÉDICA DO IPSM Esta cartilha tem por objetivo atender

Leia mais

MUDANÇAS NOS PROCEDIMENTOS DE: ENTREGA DE FOLHA DE PONTO, REQUERIMENTO DE FÉRIAS E LICENÇA MÉDICA. FOLHA DE PONTO

MUDANÇAS NOS PROCEDIMENTOS DE: ENTREGA DE FOLHA DE PONTO, REQUERIMENTO DE FÉRIAS E LICENÇA MÉDICA. FOLHA DE PONTO MUDANÇAS NOS PROCEDIMENTOS DE: ENTREGA DE FOLHA DE PONTO, REQUERIMENTO DE FÉRIAS E LICENÇA MÉDICA. FOLHA DE PONTO (Servidores do quadro, extra quadro e cedidos) A partir de outubro de 2015 as folhas de

Leia mais

DEPOIS DO NASCIMENTO ANTES DO NASCIMENTO RETORNANDO AO TRABALHO

DEPOIS DO NASCIMENTO ANTES DO NASCIMENTO RETORNANDO AO TRABALHO LICENÇA-MATERNIDADE A gestação e o nascimento do bebê são fases muito significativas na vida da mulher, com muitas novidades a cada mês. Para garantir que o seu período de afastamento e retorno ao trabalho

Leia mais

Cartilha de orientação

Cartilha de orientação Cartilha de orientação O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que todo empresário precisa saber para tornar-se um bom gestor e evitar que a empresa seja autuada de acordo com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013. Revoga a Resolução nº 003, de 18 de maio de 2011 que estabelece os procedimentos para justificativa e abono de faltas e exercícios domiciliares dos estudantes

Leia mais

EFETIVIDADE. Procedimentos para afastamentos

EFETIVIDADE. Procedimentos para afastamentos EFETIVIDADE Procedimentos para afastamentos PERÍODO DE TRANSIÇÃO Período de transição para adequação à sistemática do relógio ponto. Efetividade de 15/11/2017 a 14/12/2017 (entregue em 15/12/2017). Efetividade

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL - PROJETO BARUERI

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL - PROJETO BARUERI o REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL - PROJETO BARUERI MANUAL DE PROCEDIMENTOS RECURSOS HUMANOS Este regulamento tem por objetivo realizar a contratação e seleção de Recursos Humanos, sob o Regime Jurídico

Leia mais

Informativo da SEGEP

Informativo da SEGEP TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEGEDAM/SEGEP/DSAUD SPS - Serviço de Perícia em Saúde Informativo da SEGEP MANUAL DE PERÍCIA NA ÁREA DE SAÚDE (Instituído pela Portaria-TCU n 137, de 14 de maio de 2010 - BTCU

Leia mais

DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de D E C R E T A:

DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de D E C R E T A: DECRETO Nº 7.819, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. Altera a redação do Decreto nº 5.754, de 22 de fevereiro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS, ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP Nº 017/2012

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP Nº 017/2012 ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP Nº 017/2012 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE INCLUSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS, PERÍCIA MÉDICA DO INSS, RETORNO AO TRABALHO E SALÁRIO FAMÍLIA. A SCAP, no uso das atribuições conferidas

Leia mais

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS Cartilha esocial 2 O que é o esocial? ESOCIAL DOMÉSTICO / SIMPLES DOMÉSTICO O recolhimento obrigatório a partir da competência OUTUBRO/2015. Por intermédio

Leia mais

CONFERÊNCIA DOS PROCESSOS CDP CONFERÊNCIA DOS PROCESSOS CDP

CONFERÊNCIA DOS PROCESSOS CDP CONFERÊNCIA DOS PROCESSOS CDP INSTRUÇÃO PROCESSUAL Processo devidamente protocolado; Montar com capa de processo; O Processo deve ser montado com colchetes e não grampeado; Folha 02 deve ser o requerimento; Anexar os necessários; Por

Leia mais

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite.

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite. OCORRÊNCIAS Adicional por tempo de serviço A cada 5 anos de serviço, tem um acréscimo de 5% ao salário. - - - Sexta Parte Convocação para júri Doação de Sangue Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo

Leia mais

Atestado de Prova. Como solicitar? A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria do Curso. Qualéoprazopararetiradadodocumento? 07(sete) dias.

Atestado de Prova. Como solicitar? A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria do Curso. Qualéoprazopararetiradadodocumento? 07(sete) dias. PRAZOS Atestado de Prova Oqueé? Atesta a presença do acadêmico no Curso em determinada data e horário realizando Prova. As informações são verificadas diretamente com o(s) professor(es) da(s) disciplina(s).

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR

MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR Contrato de Trabalho É o contrato entre empregado e empregador, onde o empregado é a pessoa física que presta serviços de natureza contínua ao empregador, pessoalmente,

Leia mais

Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor

Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor Av. Mato Grosso,3370

Leia mais