PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE TABAGISMO E ALCOOLISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE TABAGISMO E ALCOOLISMO"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE TABAGISMO E ALCOOLISMO IN-DEPENDÊNCIAS * Ferreira, Francisco ** Soares, Cecília *** Tomáz, Albano ACES BM1- URAP RESUMO O Programa IN-DEPENDÊNCIAS começou a ser desenvolvido em Abril de 2010 por Francisco A. P. Ferreira (Psicólogo Clínico) e Cecília Maria Monteiro Soares (Nutricionista), enquanto elementos da URAP ACES BM1. Tem como finalidade a diminuição da prevalência e incidência de consumidores de tabaco e álcool na comunidade escolar dos Agrupamentos de Escolas de Condeixa-a- Nova e Penacova. Converteu-se desde logo num trabalho de equipa, com as Direcções de ambos os agrupamentos, e o Programa foi inserido no Plano de Acção dos mesmos. Em Maio apresentava-se um desenho definitivo do Programa para se iniciar a sua implementação no início do ano lectivo, com base num cronograma estabelecido. Na semana que antecedeu a abertura do ano lectivo deu-se início formal ao programa, com apresentação a todos os directores de turma. Aposta numa intervenção Multi-componentes, Multi-focal e num registo longitudinal de 5 anos, para poder avaliar o seu verdadeiro impacte. Apresenta uma componente preventiva, através do Projecto Escolas Livres de Fumo! composto por um conjunto de sessões educativas, levadas a cabo por diferentes profissionais e a elaboração de um logótipo alusivo ao tema do projecto. Também tem uma componente curativa, através da criação do Projecto Cessação Tabágica em Grupo e/ou Individual.

2 A População-Alvo é toda a comunidade escolar, entre ela os alunos, professores, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação. Este programa destina-se à comunidade escolar dos Agrupamentos Escolares de Condeixa-a-Nova, abrangendo cerca de 1000 alunos e de Penacova, em que abrange um universo de 770 alunos. * Psicólogo Clínico ACES Baixo Mondego I Francisco.Ferreira@srscoimbra.min-saude.pt. Portugal ** Nutricionista ACES Baixo Mondego I Cecilia.Almeida@srscoimbra.min-saude.pt. Portugal *** Psicólogo Clínico ACES Baixo Mondego I Albano.Tomaz@srscoimbra.min-saude.pt. Portugal

3 Fundamentação O Programa apresenta um desenho com características de Investigação-Acção. Fundamenta-se na observação empírica, nos relatos dos responsáveis das Escolas. Enquadra-se também nas orientações inscritas no Plano de Acção 2010, da ARS do Centro, na Área de Intervenção III - Capacitação em Saúde e Intervenção Sobre os Determinantes de Saúde e nos dados da Organização Mundial de Saúde, que apontam o tabagismo activo como a primeira causa de morte evitável, conforme refere a sua Directora Geral Margaret Chan, ao proferir que proteger e promover a saúde das mulheres é fundamental para a saúde e desenvolvimento não só para os cidadãos de hoje, mas também para aqueles das gerações futuras. Finalidades: Obter dados de prevalência de consumidores de tabaco e álcool, dascomunidades escolares; Diminuir a prevalência e incidência de consumidores de tabaco e álcool. Metas: 1. Desenvolver um projecto de prevenção de dependências intitulado Escolas livres de fumo, com diagnóstico de situação, dados de prevalência e incidência

4 e actividades pré-definidas e destinado à comunidade escolar dos Agrupamentos de Escolas de Condeixa-a-Nova e Penacova; 2. Desenvolver um projecto curativo de dependências, nomeadamente tabaco, intitulado Fumo- Independente, em formato de Consulta de grupo, destinado aos elementos da comunidade escolar que se identificaram para o efeito, no diagnóstico inicial realizado no projecto Escolas livres de fumo ; 3. Encaminhar as pessoas para consulta individual de Cessação Tabágica, que se identificaram no diagnóstico inicial realizado no projecto Escolas livres de fumo e pretendem acompanhamento individual. Alcance: O protocolo do programa é aplicável às comunidades escolares de todos os Agrupamentos de Escolas do ACES BM1.

5 Organigrama do Programa: Prevenção e Tratamento de consumo Tabaco e Álcool na Comunidade Escolar PROGRAMA IN-DEPENDÊNCIAS Concretiza-se em: Meio escolar Unidades funcionais ACES BM1 PREVENTIVO Agindo directamente sobre: CURATIVO Consulta Alunos Pais Professores Auxiliares Grupo Individual Sessões Psicopedagógicas multidisciplinares Carta Organização das acções Logótipo Escolas Livres de Fumo PROJECTO ESCOLAS LIVRES DE FUMO PROJECTO FUMO INDEPENDENTE Objectivos gerais: 1. Obter Diagnóstico Situação inicial e final do projecto; 2. Aumentar quantidade e qualidade de informação, sobre dependências, nomeadamente tabagismo e alcoolismo; 3. Intervir nas necessidades diagnosticadas, para diminuir incidência e prevalência; 4. Adequar as intervenções com avaliação parcial das actividades. Objectivos específicos: 1. Fazer Diagnóstico de Situação a toda a comunidade escolar, através da aplicação de inquéritos; 2. Aumentar em 30% o conhecimento, em quantidade e qualidade de informação, sobre estas dependências; 3. Promover, no mínimo, 50 sessões psicoeducativas para alunos com avaliação das mesmas; 4. Encaminhar para Consulta de Cessação Tabágica em Grupo ou Individual 100% dos indivíduos que o solicitem.

6 Metodologia: As intervenções nestas áreas são habitualmente pontuais, isoladas, sem avaliação de impacte, não existindo Diagnóstico do estado de situação ao nível dos hábitos Tabágicos e Alcoólicos. Do ponto de vista metodológico o Programa vem contrariar este procedimento na medida em que, de forma estruturada, faz um Diagnóstico de situação e avalia parcial e globalmente o impacte das acções levadas a cabo.

7 ACTIVIDADES MESES 2010 Maio Setembro Outubro Novembro Dezembro 2011 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Balanço do ano 2011/ / / / 2015 Apresentação Programa Direcção Agrupamentos Apresentação Programa Directores Turma 1ª semana Aplicação Diagnóstico às Comunidades Escolares Tratamento Dados Concurso Logótipo Escolas Livres de Fumo / 9ºs 17 Novembro 31 Maio Sessões Multicomponentes 5ºs, 7ºs e 9ºs Consulta grupo Fumo Independente

8 Desta forma, seguindo o cronograma levou-se a cabo o Diagnóstico de Situação, no início do ano lectivo, obtendo dados que caracterizam a População-Alvo nos comportamentos alcoólicos e tabágicos. Na recepção aos Encarregados de Educação, os Directores de Turma aplicaram-lhe, sob a nossa orientação, o Questionário sobre Hábitos Tabágicos e Etílicos e preenchimento da folha de autorização dos seus educandos a participar no Programa. Neste momento estamos a carregar a base de dados, com 691 questionários introduzidos e apurados 93 pais que desejam ajuda para deixar de fumar e 20 que desejam ajuda para abandonar os hábitos etílicos. Total questionários introduzidos Número de pedidos de solicitação ajuda cessação tabágica 20 cessação alcoólica - Quadro referente aos questionários dos Encarregados de Educação

9 No primeiro mês de aulas foi passado a toda comunidade escolar um questionário acerca da Percepção e Conhecimento do Tabaco e Álcool. Este questionário servirá de indicador de impacte do programa, uma vez que se espera uma melhoria no score dos sujeitos no decorrer dos 5 anos. O Pessoal Docente e não Docente responderam ao Questionário sobre Hábitos Tabágicos e Etílicos. Neste momento estão carregados 91 questionários. Os alunos responderam ao Questionário Adaptado do Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), em que permite conhecê-los noutras dimensões habitualmente associadas aos hábitos tabágicos e etílicos e estão carregados 125 questionários. Neste momento encontra-se delineado um protocolo de intervenção para a Cessação Tabágica em grupo, tendo como referência as orientações básicas da consulta de CT do Ministério da Saúde, experiência dos profissionais na área e a bibliografia recente. Está previsto o início desta intervenção para o mês de Fevereiro do presente ano. Para reforçar a motivação dos pais a abandonarem os hábitos tabágicos, realizou-se um concurso da melhor carta elaborada pelos alunos, e enviada aos mesmos com esse propósito. Ao nível da acção preventiva do Programa, a área da Medicina já levou a cabo 23 sessões sobre Os Efeitos do Álcool e Tabaco no Organismo. A área da Psicologia levou a cabo 20 sessões, abordando os Mitos acerca do Álcool e Tabaco e Comunicação Humana Interpares e com a Família. No final de Janeiro vai intervir a área da Nutrição, estando programadas cerca de 20 sessões, em que abordará a Dependências associadas à Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis. Cada sessão psicoeducativa é avaliada no final, pelos alunos e pelos professores que os acompanham, respondendo a um Questionário de satisfação. Está criada uma base para esses dados, tendo-se carregado até ao momento 683 Questionários de alunos e 49 Questionários de professores. Ainda no âmbito da prevenção faz parte deste Projecto uma actividade em que os alunos do 9º anos participam num concurso, com regras bem estabelecidas, para a elaboração de um logótipo alusivo às Escolas Livres de Fumo, em que os vencedores ganham uma bicicleta e lhe será entregue no Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio).

10 Avaliação: Estamos em plena implementação do Programa e todas as actividades têm decorrido conforme o cronograma pré-estabelecido. Espera-se ter todos os questionários introduzidos em base de dados até ao final do ano lectivo corrente vindo a ser incluídos no relatório final do primeiro ano do Programa, no qual será destacado o Diagnóstico de Situação, no que respeita aos Hábitos Tabágicos e Alcoólicos. Daremos conta do número exacto dos profissionais envolvidos no Programa, mas estimamos que sejam mais de uma centena, incluindo psicólogos, nutricionista, professores, médicos e assistentes operacionais. Conclusão: O interesse tem sido evidenciado pelas atitudes e comportamentos da comunidade escolar em todas as actividades do programa, pelas respostas e opiniões.

11

O estado de saúde depende em muito de comportamentos saudáveis, como não utilizar drogas (licitas ou ilícitas), alimentar-se correctamente, praticar

O estado de saúde depende em muito de comportamentos saudáveis, como não utilizar drogas (licitas ou ilícitas), alimentar-se correctamente, praticar O estado de saúde depende em muito de comportamentos saudáveis, como não utilizar drogas (licitas ou ilícitas), alimentar-se correctamente, praticar exercício físico, entre outras. No entanto, e o nosso

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

CENTRO de SAÚDE de SANTA MARIA da FEIRA PROJECTO. COM PESO e MEDIDA. Enfermeira. Lara F. C. Monteiro

CENTRO de SAÚDE de SANTA MARIA da FEIRA PROJECTO. COM PESO e MEDIDA. Enfermeira. Lara F. C. Monteiro CENTRO de SAÚDE de SANTA MARIA da FEIRA PROJECTO COM PESO e MEDIDA Enfermeira Lara F. C. Monteiro Março, 2008 0. Sumário 1. Introdução... Pág. 02 2. Justificação do projecto... Pág. 03 3. Nome do projecto...

Leia mais

Serviço de Psicologia Externato da Luz

Serviço de Psicologia Externato da Luz Serviço de Psicologia Externato da Luz Índice Apresentação do Programa 3 Estrutura do Programa 4 Portefólio e Blogue Interactivo 5 Implementação do Programa 7 Grupos, horários e respectivos orientadores

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Comunicação Escola/Família. Condições Físicas, de Higiene e de Segurança. Componente de Apoio à Família.

Leia mais

A importância duma VISÃO HOLÍSTICA na abordagem dum Projecto de Educação para a Saúde num Agrupamento de Escolas

A importância duma VISÃO HOLÍSTICA na abordagem dum Projecto de Educação para a Saúde num Agrupamento de Escolas A importância duma VISÃO HOLÍSTICA na abordagem dum Projecto de Educação para a Saúde num Agrupamento de Escolas Ana Isabel Rodrigues Pinheiro avp.anapinheiro.520@gmail.com Saúde Covilhã, Dezembro 2010

Leia mais

Relatório Final de Actividade. Ano Lectivo 2010/2011

Relatório Final de Actividade. Ano Lectivo 2010/2011 Relatório Final de Actividade Ano Lectivo 2010/2011 A) DESENVOLVIMENTO DA ACTIVIDADE DESIGNAÇÃO: (+)APOIAR_PAT RESPONSÁVEIS: MARTHA FERNANDES E LICÍNIO PEREIRA LOCAL: ESCOLA EB 2,3 DIOGO CÃO DINAMIZADORES:

Leia mais

EPDRS. Plano de Ações de Melhoria Ano letivo 2015/16

EPDRS. Plano de Ações de Melhoria Ano letivo 2015/16 EPDRS Plano de Ações de Melhoria Ano letivo 2015/16 Introdução As organizações escolares devem revelar práticas sólidas e constantes de recolha de informação do seu desempenho e é manifesta a importância

Leia mais

Programa Cessação do Tabagismo

Programa Cessação do Tabagismo Programa Cessação do Tabagismo Vallourec do Brasil Ramo de atividade: Siderurgia Produto: Tubos de aço sem costura Presença no Brasil: desde 1952 Localização: Belo Horizonte/MG Empregos diretos: 4.000

Leia mais

Relatório Final de Actividade. Ano Lectivo 2010/2011 B) RELATÓRIO DA ACTIVIDADE

Relatório Final de Actividade. Ano Lectivo 2010/2011 B) RELATÓRIO DA ACTIVIDADE Relatório Final de Actividade Ano Lectivo 2010/2011 A) DESENVOLVIMENTO DA ACTIVIDADE Designação: (+) Sensibilizar Responsáveis: Elisa Melo Local: Escola EB 2,3 Diogo Cão Dinamizadores: Equipa Técnica Público-alvo:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Ano lectivo 2008/2009 Equipa responsável Susana Santos (Escola E. B. 2,3 de Matosinhos) Coordenadora do Projecto Educadora Regina Ferreira

Leia mais

PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR. Ministério da Saúde. Projecto AGUARELA ALIMENTAR

PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR. Ministério da Saúde. Projecto AGUARELA ALIMENTAR Ministério da Saúde Projecto PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR AGUARELA ALIMENTAR AGUARELA ALIMENTAR Caracterização: Projecto de intervenção a nível dos Cuidados de Saúde Primários Finalidade:

Leia mais

Plataforma Contra a Obesidade

Plataforma Contra a Obesidade Plataforma Contra a Obesidade 02 Enquadramento Finalidade Diminuir a incidência e a prevalência da pré-obesidade e da obesidade através da adopção de medidas integradas de prevenção primária, prevenção

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

Promoção do sucesso escolar na transição do 1º para o 2º ciclo: Apresentação de um programa de ajustamento social e escolar em contexto rural

Promoção do sucesso escolar na transição do 1º para o 2º ciclo: Apresentação de um programa de ajustamento social e escolar em contexto rural Promoção do sucesso escolar na transição do 1º para o 2º ciclo: Apresentação de um programa de ajustamento social e escolar em contexto rural Vitor Coelho Introdução Do que se trata? O Projecto Atitude

Leia mais

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM REDE. Albano Tomaz Susana Jorge ACES Baixo Mondego I

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM REDE. Albano Tomaz Susana Jorge ACES Baixo Mondego I PROJETO DE INTERVENÇÃO EM REDE Albano Tomaz Susana Jorge ACES Baixo Mondego I PROJETO DE INTERVENÇÃO EM REDE ACES Baixo Mondego I Concelhos de Penacova Coimbra Condeixa PROJETO DE INTERVENÇÃO EM REDE ACES

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Comunicação Escola/Família. Condições Físicas, de Higiene e de Segurança. Componente de Apoio à Família.

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas. +Sucesso Escolar

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas. +Sucesso Escolar Escola Secundária c/ 3º ciclo de Vendas Novas +Sucesso Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas Aprender Mais Situações/problemas que justificaram as Candidaturas: Insucesso acentuado num

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIAS Introdução A análise sobre dados recolhidos pela equipa de auto-avaliação do Agrupamento

Leia mais

Desafio Gulbenkian Não à Diabetes! Enquadramento

Desafio Gulbenkian Não à Diabetes! Enquadramento Breve Apresentação Enquadramento O programa Não à Diabetes promovido pela Fundação Gulbenkian visa responder ao desafio que a Diabetes representa em Portugal e pretende suster o crescimento da incidência

Leia mais

Plano de Trabalho. Ano lectivo 2010/2011

Plano de Trabalho. Ano lectivo 2010/2011 Plano de Trabalho Ano lectivo 2010/2011 1. Identificação do agrupamento de escolas/escola Nome agrupamento de escolas/escola: Agrupamento de Escolas Dona Joana de Castro Morada: Avenida de Angola, 2530-114

Leia mais

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600)

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600) Direcção Regional de Educação do Centro AULA ASSISTIDA Nº 16 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM ARTES VISUAIS ANO LECTIVO 2011/2012 PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA IDENTIFICAÇÃO PROFESSOR ESTAGIÁRIO

Leia mais

Estilos de vida saudáveis: Intervenção em meio escolar O consumo de substancias nocivas

Estilos de vida saudáveis: Intervenção em meio escolar O consumo de substancias nocivas Estilos de vida saudáveis: Intervenção em meio escolar O consumo de substancias nocivas Clara André, RN, MSc Professora Adjunta - Escola Superior de Saúde Santarém José Amendoeira, RN, MSc, PhD Professor

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009

PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009 PLANO DE ACÇÃO DA REDE PORTUGUESA DE CIDADES SAUDÁVEIS PARA 2009 O ano de 2009 é marcado, em termos internacionais, pelo início da V Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, com a reunião de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC SETEMBRO DE 2013 FUNDAMENTOS DO PLANO DE MELHORIA 2013/2015 O Agrupamento assume-se como construtor de uma visão

Leia mais

Manual do Processo de Monitorização da Auto- Avaliação da ESCS

Manual do Processo de Monitorização da Auto- Avaliação da ESCS Manual do Processo de Monitorização da Auto- Avaliação da ESCS O processo de monitorização das U.C. tem como objectivo apreciar a percepção dos estudantes sobre o funcionamento das U.C. pertencentes ao

Leia mais

Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física

Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física Concelho Nome do projeto Identificação da instituição promotora Equipa de trabalho/ dinamizadora Parceiros Enquadramento/

Leia mais

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Objectivos Gerais Elevar as competências básicas dos alunos portugueses. Assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos.

Leia mais

nocontexto dasorientaçõesestratégicas Plano Nacional de Saúde (PNS)

nocontexto dasorientaçõesestratégicas Plano Nacional de Saúde (PNS) Mais valor em saúde Cidadania Reforço da Saúde Pública Políticas saudáveis nocontexto dasorientaçõesestratégicas estratégicas Plano Nacional de Saúde 2011 2016 (PNS) Maria do Céu Machado, Paulo Ferrinho,

Leia mais

Campanha de Higiene das Mãos Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE

Campanha de Higiene das Mãos Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE Campanha de Higiene das Mãos Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE First Global Patient Safety Challenge Cuidados limpos são cuidados seguros Produtos limpos Práticas limpas Equipamentos limpos Ambiente limpo

Leia mais

Ganhos em Saúde! Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR

Ganhos em Saúde! Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR Melhorar a Saúde das Crianças e dos Jovens e da restante comunidade educativa Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde Ganhos

Leia mais

Eficácia Ponderação: 50% Aumentar para 40% o número de utentes inscritos em USF na região Norte até 31 de Dezembro de % 40% 15%

Eficácia Ponderação: 50% Aumentar para 40% o número de utentes inscritos em USF na região Norte até 31 de Dezembro de % 40% 15% Ministério: Ministério da Saúde Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte, IP QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - ANO 2010 MISSÃO: Garantir à população da sua área de influência o acesso

Leia mais

Programa AVES: relatório de avaliação da terceira fase de aplicação Escola Escola Secundária de Lousada

Programa AVES: relatório de avaliação da terceira fase de aplicação Escola Escola Secundária de Lousada Programa AVES: relatório de avaliação da terceira fase de aplicação 2008-2009 Escola Escola Secundária de Lousada Outubro 2009 Opinião dos Encarregados de Educação O Relatório que agora se envia apresenta

Leia mais

Comissão de Saúde Assembleia da República. 11 de Junho de 2014 VITOR NEVES

Comissão de Saúde Assembleia da República. 11 de Junho de 2014 VITOR NEVES Comissão de Saúde Assembleia da República 11 de Junho de 2014 VITOR NEVES Quem Somos A Europacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino foi criada no sentido de dinamizar as atitudes

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Gestão Integrada da Esclerose Múltipla - Indicadores de Qualidade e Desempenho Assistencial Nº: 47/DQS/DGIDI DATA: 11/12/09 Para: Contacto na DGS: Centros de Tratamento em Esclerose Múltipla e

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 Tipologias de Intervenção 3.6, 8.3.6 e 9.3.6 Qualificação dos Profissionais da Saúde I Prioridades a considerar na seleção de candidaturas para 2013 Concurso n.º13/2013

Leia mais

Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundária

Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundária Caracterização do Consumo de Tabaco dos alunos do 3º Ciclo - A realidade de uma escola básica e secundária Clara André Mª do Carmo Figueiredo Professoras Adjuntas - ESSS Rosário Martins Cristina Pinto

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 098 Gabinete Saude Marvila Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa

Leia mais

8. DETERMINANTES DA SAÚDE

8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8.1. Introdução Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças crónicas não transmissíveis constituem hoje a principal causa de morbilidade e mortalidade calculando-se,

Leia mais

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro. Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro. Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde Projeto na área da Promoção e Educação para a Saúde 2015/2018 I Diagnóstico da situação De modo a proceder a uma avaliação da Promoção e Educação para a Saúde no Agrupamento, o grupo de trabalho avaliou

Leia mais

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98

Educação Especial Josefa d Óbidos 2008/98 1 PRESSUPOSTOS E PRIORIDADES Autenticidade Acção Eficácia Simplicidade Abertura a todas as formas e pretextos de colaboração Partilha Articulação entre todos os responsáveis para que se concretize e execute

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017. Psicólogas do Externato

PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017. Psicólogas do Externato 1 PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO 2016/2017 Psicólogas do Externato Pré-Escolar Vera Almeida 1º Ciclo Vera Almeida 2º Ciclo Manuela Pires 3º Ciclo Irene Cardoso Ensino Secundário

Leia mais

Autoras: Enfermeiras Carla Silva, Manuela Dias e Susana Martins. Trabalho desenvolvido CSAH:

Autoras: Enfermeiras Carla Silva, Manuela Dias e Susana Martins. Trabalho desenvolvido CSAH: Autoras: Enfermeiras Carla Silva, Manuela Dias e Susana Martins Trabalho desenvolvido pela equipa do GSC do CSAH: Enfermeiras Carla Silva, Cecília Couto, Manuela Dias, Manuela Silva, Matilde de Aysa, Susana

Leia mais

A MINHA TURMA É UM ESPETÁCULO!

A MINHA TURMA É UM ESPETÁCULO! A MINHA TURMA É UM ESPETÁCULO! PODEMOS FAZER SEMPRE MAIS E MELHOR 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Este projeto é um projeto de escola, de identidade e de pertença, que vai ao encontro do Projeto Educativo

Leia mais

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios

A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios A saúde dos adolescentes em Portugal: respostas e desafios Andreia Jorge Silva Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde 1 PNS/ELS - Obesidade Saúde dos Adolescentes PNS/Saúde dos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta Setembro 2016 1 Equipa de Saúde Escolar: Matilde Chiote (Professora/Coordenadora)

Leia mais

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio Q U A D R O R E F E R E N C I A L Á R E A A A V A L I A R : 3. Desenvolvimento Curricular DIMENSÃO: Construído SITUAÇÃO: 3.1. Escola como lugar de aprendizagem de alunos e formandos Estatuto do Aluno:

Leia mais

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial PARECER OPP Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Abril 2019 Lisboa Parecer OPP Proposta de Criação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. MANUEL FERNANDES (401547) CONTRADITÓRIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. MANUEL FERNANDES (401547) CONTRADITÓRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. MANUEL FERNANDES (401547) CONTRADITÓRIO Na sequência da Avaliação Externa realizada ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, nos dias 4, 5 e 8 de Novembro

Leia mais

ATAS DO 11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE. Isabel Leal, Cristina Godinho, Sibila Marques, Paulo Vitória e José Luís Pais Ribeiro (Orgs.

ATAS DO 11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE. Isabel Leal, Cristina Godinho, Sibila Marques, Paulo Vitória e José Luís Pais Ribeiro (Orgs. ATAS DO 11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE Isabel Leal, Cristina Godinho, Sibila Marques, Paulo Vitória e José Luís Pais Ribeiro (Orgs.) Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Lisboa Actas

Leia mais

OBJECTIVOS: Prevenção Participação Associativismo Reflexão LINHAS DE ACTUAÇÃO:

OBJECTIVOS: Prevenção Participação Associativismo Reflexão LINHAS DE ACTUAÇÃO: LINHAS DE ACTUAÇÃO: OBJECTIVOS: Incentivar a criação das associações de pais e EE, do ensino não superior; Intervir e defender os interesses dos educandos, fomentando a colaboração entre pais, alunos e

Leia mais

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades do Agrupamento (PAAA) constitui um dos instrumentos do exercício da autonomia previsto no nº 1, do artigo 9º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, assumindo-se

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I Disposições Comuns Artigo 1º Objecto O presente regulamento interno procede à adaptação das regras

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão

Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão Agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária): elevado insucesso escolar absentismo e abandono precoce preocupantes Avaliação externa

Leia mais

Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação

Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Visão da OPP para o Futuro dos Psicólogos no Sistema Público de Educação Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS GESTÃO DO PROGRAMA Cristina Pecante - Médica, Saúde Pública Fátima Neves - Enfermeira Especialista, Saúde Comunitária

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TÍTULO DO CAMPO Data de submissão NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO TÍTULO DO COMPROMISSO SUMÁRIO DO COMPROMISSO Setembro 2017 Instituto de Apoio à Criança Matilde sirgado e Conceição Alves Recuperar,

Leia mais

Construir Caminhos para o Sucesso

Construir Caminhos para o Sucesso Construir Caminhos para o Sucesso Seminário Nacional do Programa Mais Sucesso Escolar 27-10-2010 1 Estrutura da apresentação Em Sala de Aula Exterior à Sala de Aula Outros recursos Serviço de Psicologia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MÃES D ÁGUA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Página 1 Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Leia mais

Manual de Nutrição. construir

Manual de Nutrição. construir Manual de Nutrição construir ÍNDICE Introdução Apresentação 1.ª parte: Apetece-me... construir um projecto A construção da equipa A identificação das necessidades A articulação do projecto com os programas

Leia mais

Unidade de Saúde Pública ACeS Cávado I - Braga

Unidade de Saúde Pública ACeS Cávado I - Braga RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO LOCAL DE SAÚDE 2014-2016 Unidade de Saúde Pública ACeS Cávado I - Braga Braga, abril de 2017 Ficha Técnica: Título Plano Local de Saúde 2014-2016 Relatório de Avaliação

Leia mais

Estratégias para a Saúde

Estratégias para a Saúde Estratégias para a Saúde V.1) Cadernos do PNS Acções e Recomendações Promoção da Cidadania em Saúde (Versão Discussão) ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE V.1) CADERNOS DO PNS - ACÇÕES E RECOMENDAÇÕES PROMOÇÃO DA

Leia mais

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Educação Grupo de Trabalho A 01 INTRODUÇÃO Áreas abrangidas Populações-alvo:

Leia mais

A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem

A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem A Doença Cardiovascular e a Evidência da Consulta de Enfermagem XXXII Congresso Português de Cardiologia Enf.ª Patrícia Alves UCIC CHVNGaia/Espinho,Epe Abril 2011 PATOLOGIA CARDIOVASCULAR Principal causa

Leia mais

Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa

Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa 1 FINALIDADES O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

Leia mais

Curso de de Modificação de hábitos de vida. Organização: Dra. Ivone Ferreira. Dia 7-2 das 17h00 às 19h00

Curso de de Modificação de hábitos de vida. Organização: Dra. Ivone Ferreira. Dia 7-2 das 17h00 às 19h00 Curso de de Modificação de hábitos de vida Organização: Dra. Ivone Ferreira Dia 7-2 das 17h00 às 19h00 Moderador: Dra. Ivone Ferreira - Assistente Hospitalar graduada de Medicina Interna, Responsável da

Leia mais

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados CATEGORIA AUTORIA AGOSTO 15 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados Tomada de Posição OPP Sugestão de

Leia mais

ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS

ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS ANEXO F ÁRVORE DE CATEGORIAS DAS ENTREVISTAS APRECIATIVAS Categorias Número de Referências Projecto Intervir A Técnicos no O Estruturação do Reconhecimento do Actividades Enquadramento da intervenção Trabalho

Leia mais

377 QUADRO nº 8 - ÁREAS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA, SUAS SUB-ÁREAS, ATRIBUIÇÕES E ESTRUTURAS IMPLICADAS

377 QUADRO nº 8 - ÁREAS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA, SUAS SUB-ÁREAS, ATRIBUIÇÕES E ESTRUTURAS IMPLICADAS 377 QUADRO nº 8 - ÁREAS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA, SUAS SUB-ÁREAS, ATRIBUIÇÕES E ESTRUTURAS IMPLICADAS ÁREAS ORGANI- ZACIONAIS ESCOLARESs - CURRICULAR SUB-ÁREAS ORGANIZACIONAIS Concepção e Desenho do currículo

Leia mais

II Encontro Bibliotecas de Bragança. Ler o Mundo: passaporte para o futuro. Agrupamento de Escolas André Soares. Ler. Projeto de leitura

II Encontro Bibliotecas de Bragança. Ler o Mundo: passaporte para o futuro. Agrupamento de Escolas André Soares. Ler. Projeto de leitura o Mundo: passaporte para o futuro Agrupamento de Escolas André Soares Génese do projeto II Encontro Bibliotecas de Bragança Pontos fracos Decréscimo de participação dos alunos do 3º ciclo nas atividades

Leia mais

Formação Parental. 1 Enquadramento do Projecto

Formação Parental. 1 Enquadramento do Projecto Formação Parental 1 Enquadramento do Projecto A necessidade de se desenvolver um projecto de Formação Parental na comunidade do Bairro CAR, especificamente com os pais das crianças que frequentam a EB1

Leia mais

Programa Pedagógico de Animação e Regulamento Interno. Alvará n 624/2010

Programa Pedagógico de Animação e Regulamento Interno. Alvará n 624/2010 Programa Pedagógico de Animação e Regulamento Interno Alvará n 624/2010 1 1. Programa Pedagógico de Animação Princípios orientadores: Os princípios orientadores do nosso projecto são para além do aumento

Leia mais

INICIO DO ANO LECTIVO

INICIO DO ANO LECTIVO INICIO DO ANO LECTIVO 2010-11 Dia Hora ACTIVIDADE / SERVIÇO 9.30-12.30 Recepção dos docentes do Agrupamento 1 14.30 Reunião Mediadores Cursos EFA+Direcção 15.00 Reunião de Coordenadores de Departamento

Leia mais

Reforma para os Cuidados de Saúde Primários Coordenação Estratégica

Reforma para os Cuidados de Saúde Primários Coordenação Estratégica ACES CARTA DE COMPROMISSO Unidade de Cuidados na Comunidade O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) representado pelo seu Director Executivo (DE) e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) representada

Leia mais

Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira

Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira Categoria Sub - Categoria Unidade de Registo A. Resultados Escolares B. Processo de Avaliação das aprendizagens dos alunos A1.

Leia mais

Ser focalizados num grupo específico, que apresente factores de risco ligados ao uso/abuso de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas;

Ser focalizados num grupo específico, que apresente factores de risco ligados ao uso/abuso de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas; O - PIF O PIF surge para dar resposta às necessidades identificadas no Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências Horizonte 2012, a Estratégia Europeia 2005-2012 e o Plano de Acção Europeu 2005-2008.

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

Carta do Director - Primavera 2010

Carta do Director - Primavera 2010 Carta do Director - Primavera 2010 Prefácio: Exmas. Sr as. e Sr s., Caras alunas e alunos, Aproximamo-nos do final do ano lectivo e gostaria de vos fazer chegar algumas informações sobre factos relevantes

Leia mais

Plano de Actividades Triénio 2017/2019

Plano de Actividades Triénio 2017/2019 Programa Nacional de Saúde Escolar Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte Equipa Coordenadora Jorge Nunes Médico de Saúde Pública Fátima Neves- Enfermeira de Saúde Comunitária Lola Monteiro Técnica

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TÍTULO DO CAMPO AVALIAÇÃO Data de submissão 17 de abril de 2017 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO TÍTULO DO COMPROMISSO SUMÁRIO DO COMPROMISSO Ordem dos Farmacêuticos Compromissos da Ordem dos

Leia mais

Fundação Macau Relatório sobre o Inquérito ao Grau de Satisfação referente ao ano de 2014

Fundação Macau Relatório sobre o Inquérito ao Grau de Satisfação referente ao ano de 2014 Fundação Macau Relatório sobre o Inquérito ao Grau de Satisfação referente ao ano de 2014 1. Resumo do Com vista a melhorar a qualidade e a eficiência dos seus, a Fundação Macau realizou, entre 1 de Janeiro

Leia mais

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento E s c o l a M a r t i m d e F r e i t a s Projecto Educativo Doc. orientador dos princípios e valores do Agrupamento. Projecto Curricular do Agrupamento Doc. que está intimamente relacionado com a ideia

Leia mais

I V Congresso Médico Centro Hospitalar Cova da Beira

I V Congresso Médico Centro Hospitalar Cova da Beira I V Congresso Médico Centro Hospitalar Cova da Beira Medidas Simples Salvam Vidas Ana Cristina Costa Divisão de Segurança do Doente 09 Outubro 2009 DEPARTAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE SEGURANÇA DO DOENTE

Leia mais

ESPAÇOS DE SAÚDE, APOIO E ORIENTAÇÃO NA ESCOLA

ESPAÇOS DE SAÚDE, APOIO E ORIENTAÇÃO NA ESCOLA ESPAÇOS DE SAÚDE, APOIO E ORIENTAÇÃO NA ESCOLA VISÃO PRELIMINAR Margarida Gaspar de Matos, PhD Psicóloga, Professora FMH/UTL & CMDT/IHMT/UNL A Saúde e o bem-estar estar em idade escolar Palavras chave:

Leia mais

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho. A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de olhar criticamente para si mesma com a finalidade de melhorar o seu desempenho. Finalidades Identificar pontos fortes e fracos e oportunidades de

Leia mais

PROJECTO EDUCATIVO TEIP CONVERGÊNCIAS REESTRUTURAÇÃO 2010/2011

PROJECTO EDUCATIVO TEIP CONVERGÊNCIAS REESTRUTURAÇÃO 2010/2011 PROJECTO EDUCATIVO TEIP CONVERGÊNCIAS REESTRUTURAÇÃO 2010/2011 ADENDA Para a elaboração do relatório final deste ano lectivo foram avaliadas as diferentes actividades para que fossem detectados os constrangimentos

Leia mais

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL. Experiência da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL. Experiência da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Experiência da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia Isabel Catarina Abreu Rodrigues Conselho Regional para a Modernização Administrativa 19 de Outubro de 2005

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Apresentação do. Projecto Educativo Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Apresentação do Projecto Educativo 2010-2013 O que é um Projecto Educativo? Um Projecto Educativo é um documento que contém as orientações para a organização do

Leia mais

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde Lisboa, 1 de Julho 2008 A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH Serviço de

Leia mais

CEVALOR. AEP Seminário. 02 de Abril de 2008 CEVALOR. Breves reflexões sobre a GRH

CEVALOR. AEP Seminário. 02 de Abril de 2008 CEVALOR. Breves reflexões sobre a GRH AEP Seminário 02 de Abril de 2008 Breves reflexões sobre a GRH - Programas de desenvolvimento dos recursos humanos não estão interligados com a estratégia - Recursos Humanos geridos como centros de custo

Leia mais

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção

Enquadramento Eixos Prioritários de Intervenção Enquadramento O Plano de Ação é um instrumento operativo, elaborado em cada ano, no qual se define e orienta o trabalho, estabelecendo e calendarizando as ações e atividades que irão ser desenvolvidas

Leia mais

Relatório do Plano de Melhoria

Relatório do Plano de Melhoria Agrupamento de Escolas de Vila Flor Relatório do Plano de Melhoria 2015/2016 Nota Prévia No presente ano letivo, e porque é o primeiro ano de implementação do Plano de Melhoria, o relatório incide essencialmente

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Trafaria Escola Básica 2,3 da Trafaria Plano de Acção da BE -2009/2013

Agrupamento de Escolas da Trafaria Escola Básica 2,3 da Trafaria Plano de Acção da BE -2009/2013 Para a elaboração do Plano de Acção foram considerados os documentos/instrumentos propostos pela RBE. O documento elaborado para a BE da Escola - sede deverá ser adoptado na BE da Escola EB1/JI, com as

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais