Curriculum Vitae. Marcus Aguiar Gorini Ph. D. Columbia University School of Arts and Sciences, New York (1977).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curriculum Vitae. Marcus Aguiar Gorini Ph. D. Columbia University School of Arts and Sciences, New York (1977)."

Transcrição

1 Curriculum Vitae Marcus Aguiar Gorini Ph. D. Formação Acadêmica: B.Sc. em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro Master of Philosophy (M.Phil.) em Geologia e Geofísica Marinha (1974); Philosophical Doctor (Ph.D.) em Geologia e Geofísica Marinha, Lamont-Doherty Geological Observatory, Columbia University School of Arts and Sciences, New York (1977). Atividades de Pesquisa: Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, nas disciplinas de Geologia Geral, Geologia Marinha e Geotectônica avançada, para os cursos de Graduação e Pós-Graduação Fundador e Chefe do Laboratório de Geologia Marinha do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAGEMAR-IGEO/UFRJ) Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

2 1970 Fundador com o Dr. Jorge Jesus Cunha Palma do Programa Plurianual de Geologia e Geofísica Marinha - PPGM - Estudos de Reconhecimento da Margem Continental Brasileira, usando navios oceanográficos da Marinha Brasileira, com a participação de Instituições Universitárias Brasileiras e da Petrobrás em Expedições Oceanográficas GEOMARES Graduate Research Assistant, Lamont-Doherty Geological Observatory, Universidade de Columbia, New York, Departamento de Sismica Marinha 1973 Teaching Assistant no curso do Professor Bruce Heezen no curso The Floor of the Oceans, Universidade de Columbia, New York 1974 Teaching Assistant no curso do Professor Dennis Hayes em Marine Geology, Universidade de Columbia, New York 1975 Teaching Assistant no curso do Professor Richard Scheiwecker em Paleozoic and Later Stratigraphy of North America, Universidade de Columbia, New York Professor de Geologia na pós-graduação do Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense - UFF Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

3 Pesquisador II - A, I - C e Titular ( I - A ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 1978 Conferencista convidado para ministrar o Curso de Geotectônica-Tectônica de Placas na Companhia Metais de Goiás, METAGO (GO) Chefe do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Coordenador Geral do Projeto Delta do Paraíba, Departamento de Geologia, Instituto de Geociências - UFRJ, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O projeto Delta do Paraiba envolveu geologia continental, geologia e geofísica marinha Membro do Comitê Assessor de Oceanografia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

4 Coordenador Científico Nacional do Projeto CENTRATLAN resultante de acordo entre a Marinha do Brasil (DHN) e a Marinha Americana (NAVAL RESEARCH LABORATORY) para o Mapeamento Geológico do Fundo Submarino do Atlântico Sul utilizando um avião de geofísica (magnetometria e aero-gravimetria, pela primeira vez no mundo em avião convencional) com GPS diferencial, utilizando uma estação base terrestre e navios de geofísica com ecobatimetria multifeixe, perfilador de subfundo, sísmica monocanal, gravimetria e magnetometria Presidente da Área de Geociências da CAPES - Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - Ministério da Educação e Cultura - MEC Consultor como Geólogo e Geofísico Marinho de firmas prestadoras de serviços à PETROBRÁS, para estudos de riscos geológicos submarinos na Plataforma e Talude continental, visando a instalação de estruturas de exploração e produção de petróleo, tais como: sítios de perfuração, avaliação de riscos inerentes à escolha de rotas de dutos submarinos, estudos litorâneos acoplados a estudos offshore para chegada de dutos na costa, etc. Nessa qualidade, foram feitos inúmeros trabalhos de interpretação de dados geológicos e geofísicos sob a forma de mapas e relatórios à PETROBRÁS Consultor da COPPE - UFRJ para a elaboração do Documento sobre Recursos Minerais Marinhos (exceto hidrocarbonetos) envolvendo cenários até o ano 2000, para norteamento na elaboração do II Plano Setorial de Recursos do Mar ( PSRM ), da Comissão Interministerial sobre Recursos do Mar ( CIRM - Ministério da Marinha ). Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

5 Professor Adjunto do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, junto ao Laboratório de Geologia Marinha LAGEMAR lecionando na pós-graduação e orientando teses de mestrado e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha, em Geotectônica e em Geologia das Margens Continentais Professor do Curso de Especialização em Geologia e Geofísica Marinha, Universidade Federal Fluminense - UFF Consultoria para a Marinha Brasileira (COMGEPE) para a concorrência de equipamento de sísmica de multi-canais para Navio da Marinha Brasileira fazer pesquisas geofísicas na Antártida Membro Expert da Delegação Brasileira Junto à Lei do Mar - UNESCO - como membro do Training Panel. Encontros do PREPCOM New York e 1992, na Jamaica Professor convidado para ministrar palestras e cursos sobre Geologia Marinha na Fundação de Estudos do Mar FEMAR Representante brasileiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, e do Ministério das Relações Exteriores, no workshop internacional patrocinado pela UNESCO em Madras, Índia sobre Recursos Minerais Marinhos. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

6 Professor de Geotectônica no Curso de Graduação em Geofísica do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense. Experiência Profissional: 1967 Mapeamento geológico do Domo de Lajes, no estado de Santa Catarina, Brasil, com o Professor Louis de Lockzy Participação em diversos cruzeiros oceanográficos de geofísica e geologia marinha, a maioria como chefe Científico, totalizando 420 dias de mar em 17 expedições com navios estrangeiros e nacionais. Os cruzeiros incluíram levantamentos ecobatimétricos, sísmicos, magnetométricos e gravimétricos. Alguns dos navios foram: D/V GLOMAR CHALLENGER da NSF; R/V VEMA e R/V CONRAD da Universidade da Colúmbia- LDGO; NOc. ALMIRANTE SALDANHA e NOc. ALMIRANTE CÂMARA da Marinha Brasileira; USNS HAYES do Laboratório de Pesquisas Navais da Marinha Americana - NRL, R/V MAURICE EWING da Universidade de Columbia - LDGO e R/T FARNELLA fretado à Universidade de Londres Viagem geológica de campo na Ilha de Trindade, Margem Continental Sudeste Brasileira Viagem geológica de campo ao Sul dos Apallaches, nos Estados Unidos. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

7 1972 Mapeamento geológico em terreno de nappes de charriage, em Brandon, Vermont, Estados Unidos, com o Professor Marshall Kay, da Universidade de Columbia, Nova Iorque Viagem geológica de campo na Grenville Front, Canadá, com o Professor Ian W. Dalziel, da Universidade de Columbia, Nova Iorque Viagem geológica de campo ao Central Mobile Belt of Newfoundland, Canadá, com o Professor Marshall Kay, da Universidade de Columbia, Nova Iorque Viagem geológica de campo ao Hercynian Rocks na área da Nova Scotia, Canadá, com o Professor Marshall Kay, da Universidade de Columbia, Nova Iorque Desenvolvimento de projeto de tese de Ph.D. como Assistente de Pesquisa Graduado no Lamont-Doherty Geological Observatory, da Universidade de Columbia, Nova Iorque sobre as margens continentais do Brasil e da África e o meio do Oceano Atlântico na região equatorial. Consistiu em tese essencialmente de Geologia e Geofísica Marinha e Geotectônica Viagem geológica de campo ao Nordeste do Brasil e às ilhas de Fernando de Noronha para checar grandes estruturas tectônicas e feições geológicas relevantes para o projeto de tese de Ph.D. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

8 Viagens geológicas de campo para o Projeto do Delta do Paraíba, do Departamento de Geologia, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, que incluiam expedições terrestres e marinhas nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo Consultoria em Geologia e Geofísica Marinha para pesquisas objetivando a determinação de riscos geológicos do fundo oceânico para exploração offshore de petróleo, sítios de produção e colocação de dutos Participação em vôos do avião de aerogeofísica (magnetometria e aero-gravimetria experimental) P-3 Orion, do Naval Research Laboratory da Marinha Americana na Operação CENTRATLAN (Marinha), na região da margem continental brasileira ao largo dos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Espirito Santo Fundador e Diretor da Empresa GGG - Geologia, Geofísica e Geotectônica Consultoria LTDA. que realizou diversos trabalhos em geologia e geofísica marinha e fluvial, com objetivo de mineração na Amazônia (depósitos de placeres) e na plataforma continental (minerais pesados, areias e algas calcáreas) e diversos trabalhos de mapeamento em detalhe do fundo submarino (plataforma e talude continental) para fins de avaliação de riscos geológicos submarinos (PETROBRAS - Desenvolvimento dos novos campos profundos na Bacia de Campos). Para a Petrobrás atuou no processamento de dados magnetométricos e gravimétricos marinhos e também para o Projeto LEPLAC Levantamento da Plataforma Continental Brasileira para a Lei do Mar da Organização das Nações Unidas ONU. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

9 1998 Venda da Companhia GGG Geologia, Geofísica e Geotectônica Consultoria Ltda para o grupo internacional DSND CONSUB S.A Consultor na Companhia DSND CONSUB S.A. na área de Geologia Marinha e Terrestre, Geofísica e Geotectônica Consultor da Companhia Subsea Coordenador Técnico e Responsável pelo Projeto de Assessoria para o Estabelecimento de um Programa para o Delineamento da Plataforma Continental da Namíbia, sob a Lei do Mar das Nações Unidas, em conjunto com a Empresa Gerencial de Projetos Navais EMGEPRON, da Marinha do Brasil, sob a égide da MAG Mar, Ambiente, Geologia Consultoria Ltda.. Esse trabalho envolveu a elaboração de um Desktop Study sobre a Margem Continental da Namibia que possibilitou o planejamento de um survey geofísico da margem de 104 dias de duração. Todos os dados geofísicos de ecobatimetria de multifeixe, de perfilador de subfundo de 3.5 KHz, de sísmica de reflexão multi-canal e monocanal, de sísmica de refração por sonobóias, gravimetria e magnetometria foram interpretados pela MAG, com o controle de qualidade a bordo feito pela MAG. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

10 Presente Fundador da Companhia MAG - Mar, Ambiente, Geologia, Serviços Ltda. com foco em riscos geológicos submarinos para a implantação de estruturas de engenharia no solo submarino; e com foco na Lei do Mar da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar, para o estabelecimento do limite exterior submarino de países costeiros extensão da plataforma continental de estados costeiros Consultor ao Programa Uruguaio de Extensão de sua Plataforma Continental Membro da Delegação Namibiana para a apresentação da Submissão do Governo da Namíbia, para extensão de sua plataforma continental, junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental, nas Nações Unidas, New York Membro da Delegação Uruguaia na Defesa de sua Submissão junto à Subcomissão de Limites da Plataforma Continental, analisadora da mesma, nas Nações Unidas, New York Coordenador e Responsável pelo Projeto Técnico de Assessoria para a Interpretação dos Dados Geofísicos adquiridos na Segunda Fase do Programa para o Delineamento da Plataforma Continental do Brasil sob a Lei do Mar das Nações Unidas (LEPLAC). Este trabalho correspondeu à interpretação de 70 mil quilômetros de dados geofísicos consistindo de cinco sistemas geofísicos dos quais a MAG a saber: dados de batimetria multifeixe, dados de perfilador de subfundo de KHZ, dados de sísmica mono e multicanal 2D, e dados de gravimetria e magnetometria. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

11 Coordenador e Responsável técnico pelo Projeto de Extensão da Plataforma Continental Angolana (PEPCA). Esse projeto envolveu um Desktop Study considerando todos os dados existentes de domínio público na Margem Continental da República de Angola que culminou em um reconhecimento da geologia e geofísica da margem continental e constatou que era necessário um levantamento extensivo da Margem Angolana. Um planejamento detalhado para os objetivos da Lei do Mar foi feito e dois navios geofísicos realizaram esse estudo. Um navio multi-propósito consistindo de batimetria de multifeixe, perfilador de subfundo, sísmica monocanal, gravimetria e magnetometria e sísmica de refração por sonobóias percorreu Km na margem obtendo dados. Um outro navio de sísmica multicanal para a Geologia de Petróleo obteve Km de dados. Todos esses dados foram interpretados em conjunto com técnicos angolanos e resultaram na elaboração do Relatório de Submissão do Governo de Angola ao Secretariado das Nações Unidas para análise da Comissão de Limites da Plataforma Continental CLPC. Atividades relevantes: Membro do Comitê Executivo do LEPLAC ( Levantamento da Plataforma Continental Jurídica Brasileira ) que é responsável pelo estabelecimento da fronteira leste brasileira sob o mar ( presente). Também atuou junto à Marinha do Brasil em projetos para fins hidrográficos, de discriminação de feições de relevo, micro-relevo e sedimentos de fundo na plataforma continental e em áreas de baías, utilizando equipamentos de sonografia de varredura lateral. Elaborou relatórios internos a diversos outros contratantes da GGG Consultoria Ltda. incluindo a Marinha do Brasil, Vale do Rio Doce, Mineração Trindade - SAMITRI, Cimento Mauá, Andrade Gutierrez, e outras. Esses trabalhos envolveram estudos de Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

12 geomorfologia costeira (mecânica de formação de praias inclusive), do offshore raso, do talude e da elevação continental para fins diversos incluindo recursos minerais marinhos. Responsável técnico do levantamento sonográfico da Bacia de Campos pela Seafloor Surveys International com o Sea Marc II para SEGEN / GEINP / SEGDAD PETROBRÁS. Este trabalho até hoje consiste no mapa referência de Riscos Geológicos Submarinos da Bacia de Campos. Supervisor Geral e Responsável Técnico pelas pesquisas geofísicas em 17 praias brasileiras do Rio de Janeiro a Natal ( navegação DGPS, ecobatimetria, perfilagem de subfundo, sonografia de varredura lateral e amostragens), sob contrato com a WOSL Worldwide Ocean Surveying Limited para a SCEC - Schahin Cury Engenharia e Comércio sob contrato com a Empresa Brasileira de Telecomunicações EMBRATEL, para a implantação de sistema de cabo ótico submarino de telefonia e transmissão de dados ( ). Supervisor Geral e Coordenador da interpretação de dados geofísicos de alta resolução em águas profundas na área da Bacia de Campos para o SEGEN / DENPRO / SEGDAD PETROBRÁS (1988 a 1991; 1994 a 1998). Supervisor Geral e Responsável Técnico dos serviços de batimetria, sísmica, varredura com sonar e coleta de amostras de sedimentos superficiais em São Gonçalo de Paraty, para a S. A. WHITE MARTINS (1997). Supervisão geral de levantamentos geofísicos de alta resolução na Costa Brasileira e em cruzamentos de rios amazônicos para o SEGEN / DENPRO / SEGDAD PETROBRÁS durante os anos de 1995 a Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

13 Idealizador de Projeto Especulativo de Sísmica de Multi-Canal de Caráter Regional, para a indústria de petróleo, para a Fugro-Geoteam S.A. da Noruega (1999). O projeto envolveu as Bacias de Santos, Campos, Espírito Santo e Camamú com sísmica 2D de grande penetração (10Km de extensão de hidrofones). Trabalhos Publicados : 1969 Gorini, M.A. Geologic Observations in the Comissão Oceanográfica LESTE I aboard the Research Vessel - Almirante Saldanha. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v.41, n.4, p.642r - 643R Zembruscki S.G.; Gorini, M.A.; Palma, J.J.C.; Costa, M.P.A.- Fisiografia e Distribuição dos Sedimentos Superficiais da Plataforma Continental Norte Brasileira, PETROBRÁS, Bol. Téc., v.14, n.3/4, p Gorini, M.A. Figueiredo Jr., A.G.; Gamboa,L.A.P.; Alves,E.C.; Silva, Ma.M e Franke, J. Resultados preliminares do parcial processamento de ecogramas e testemunhos obtidos durante a Operação GEOMAR II, no NOc Almirante Saldanha. Relatório da II Reunião do Grupo Executivo do Programa Plurianual de Geofísica e Geologia Marinha, Porto Alegre (RS) Figueiredo Jr., A.C., Gamboa, L.A.P.; Gorini, M.A. e Alves, E.C.- Natureza da Sedimentação Atual do Rio Amazonas - Testemunhos e Geomorfologia Submarina, Canyon Amazonas, Testemunhos Submarinos. Anais do XXVI Cong.Bras.Geol., p Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

14 1973 Damuth, J.E.; Kumar, N. and Gorini, M.A., Morphology, Sediments and Age of Formation of the Amazon Cone; Geol. Soc. of America, Abstracts with Programs v.5,n.7, p Damuth, J.E. and Gorini, M.A., The Equatorial Mid Ocean Canyon: Western Equatorial Atlantic: Geol. Soc. of America, Abstracts with Programs, v.6,n.7, p Gorini, M.A.; Asmus, H.E. and Bryan, G.M., Zonas de Fratura Equatoriais e suas Influências na Geologia de Áreas Adjacentes do Atlântico Ocidental, Proceedings of the XXVIII Congresso Brasileiro de Geologia Gorini, M.A. and Bryan, G.M., A Semi-isolated Basin of Northeast Brazilian Margin, American Geophysical Union Trans., v.55, n.4, p Fairbridge, R.W., and Gorini, M.A., The encyclopedia of World Regional Geology Part I: Western Hemisphere, Dowden, Hutchinson and Ross, Inc.Publishers, Pensylvania, p Damuth, J.E. and Gorini, M.A., The Equatorial Mid Ocean Canyon: A Relict Deep-sea Channel on the Brazilian Continental Margin, Geol. Soc. of America, Bull., v.87, p Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

15 1976 Gorini, M.A. and Bryan, G.M., The Tectonic Fabric of the Equatorial Atlantic and Adjoining Continental Margins: Gulf of Guinea to Northeastern Brazil, in Continental Margins of Atlantic Type, Anais Acad. Bras. Ciências, v.48, supl., p Kumar, N.; Bryan, G.M.; Carvalho, J.C.; Gorini, M.A. and Damuth, J.E., Summary of REMAC - LDGO Cooperative Research on the Brazilian Continental Margin Part I: Northeastern Brazilian Margin, Proceedings of the XXVIII Cong. Bras. Geol Kumar, N.; Bryan, G.M.; Gorini, M.A. and Carvalho, J., Evolution of the Continental Margin and Hydrocarbon Potential, in Continental Margins of Atlantic Type, Anais Acad. Bras. Ciências, v.48. Supl., p Kumar, N.; Damuth, J.E. and Gorini, M.A., Relict Magnesian Calcite Oolite and Subsidence of the Amazon Shelf (Discussion), Sedimentology, v.24 p Bonatti, E.; Sarthein, M.; Boersna, A.; Gorini, M.A. and Honnorez, J., Neogene Crustal Emersion and Subsidence at the Romanche Fracture Zone, Equatorial Atlantic, Earth Planet, Sci.Lett Gorini, M.A., The Tectonic Fabric of the Equatorial Atlantic and Adjoining Continental Margins: Gulf of Guinea to Northeastern Brazil, tese de PhD, pp New York, Columbia University, USA. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

16 1978 Gorini, M.A. and Damuth, J.E., Evolução Geológica da Bacia de Fernando de Noronha, Anais do XXX Congresso Brasileiro de Geologia (resumo) Evolução Geológica da Margem Continental Norte Brasileira, Contexto da Abertura do Oceano Atlântico Sul, Volume-Coletânea do Projeto REMAC Brehme, I.; Gorini, M.A., Geomorfologia, Estrutura e Sedimentação do Canyon Submarino de Salvador. DHN DG 32 - X - LXXIV Comissão Oceanográfica Operação Geomar IX - 2ª fase 1980 Gorini, M.A.; Alves, E.C.; Brehme, I. and Freitas, L.C.S., Recent Sedimentation of the Continental Shelf and Slope of Cabo Frio - Vitória, Southeastern Brazil. Instituto de Geociências UFRJ (RJ). XXVI Congresso Internacional de Geologia - Paris. Breves Comunicações Dias, G.T.M. et Gorini, M.A., Evolution du Complexe Deltaique du Fleuve Paraíba do Sul, RJ, Brasil - Instituto de Geociências, UFRJ (RJ), XXVI Cong. Internacional de Geologia - Paris. Breves Comunicações Gorini, M.A.; Asmus, H.E.: Alves,E.C.; Amaral, C.A.B.; Carvalho, J.C. and Palma, J.J.C., Geologic Map of the Brazilian Continental Margin and Adjoining Deep Ocean Basin. XXVI Cong. Intern. Geol., Paris. Breve Comunicações. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

17 1981 Gorini, M.A., The Tectonic Fabric of the Equatorial Atlantic and Adjoining Continental Margins; Gulf of Guinea to Northeastern Brazil: Série do Projeto REMAC n.9, p ( PhD thesis) 1982 DNPM Mapa Geológico do Brasil e da Área Oceânica Adjacente, Incluindo Recursos Minerais. Mapa na escala 1: Departamento Nacional de Pesquisa Mineral Gorini, M.A.; Fleming, H.; R.K.; Griep, G.H.; Leite,O.R. and Carvalho, J.C., Zona de Fratura Bode Verde - Uma Zona de Fratura Dupla Traçada do Oceano à Margem Continental Brasileira. XXXII Cong. Bras. Geol., Salvador (BA). Breves Comunicações Fleming, H.; Perry, R.K.; Gorini, M.A.; Griep, G.H. e Carvalho, J.C. - Montes Submarinos da Bahia - Um novo lineamento na Margem Continental Nordeste do Brasil. In: XXXII Cong. Bras. Geol., Salvador (BA). Breves Comunicações Gorini, M.A.; Fleming, H.; Perry, R.K.; Griep, G.H.; Carvalho, J.C. - A Influência Estrutural na Sedimentação da Margem Continental ao Largo dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. In: XXXII Cong. Bras. Geol., Salvador (BA). Breves Comunicações Gorini, M.A.; Fleming, H., Projeto CENTRATLAN - Marinha do Brasil e Marinha Americana. Estudos Geológicos do Atlântico Sul. XXXII Cong. Bras. Geol., Salvador - BA. Breves Comunicações. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

18 1983 Gorini. M.A. e Carvalho. J.C. - Geologia da Margem Continental Brasileira e do Fundo Oceânico Adjacente. Cap.VIII, nota explicativa do Mapa Geológico do Brasil e da área oceânica adjacente, incluindo recursos minerais (escala 1: ) - Departamento Nacional de Pesquisa Mineral Damuth, J.E.; Kolla, V.R.D.; Kowsmann, R.O.; Monteiro, M.C.; Gorini, M.A.; Palma, J.J.C. and Belderson, R.H. - Distributary channel meandering and bifurcation patterns on the Amazon deep sea fan as revealed by long-range side scan sonar (GLORIA). Geology, v.11, p Damuth, J.E.; Kowsmann, R.O.; Flood, R.D.; Belderson, R.H. and Gorini, M.A., Age relationship of distributary channels on Amazon deep-sea fan; implications for fan growth pattern, Geology, v.11, p Gorini, M.A. e Roversi, M.S., Situação das Universidades e Empresas Brasileiras Envolvidas em Geologia e Geofísica Marinha no Brasil - I Simpósio de Sonar - Instituto de Pesquisas da Marinha - Arraial do Cabo Gorini, M.A.; Fleming, H.S.; Brozena,J.; Griep, G.II.; Cherkis, N.Z.; Carvalho, J.C.; Mello, S.L.M., Características Morfotectônicas da Zona de Fratura Dupla Bode Verde e o seu Traçado em Direção aos Montes Submarinos da Bahia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

19 1984 Gorini, M.A.; Pirmez, C.; Silva, C.G., Processos Evolutivos das Sequências Sismoestratigráficas Superiores do Leque Submarino do Amazonas. XXXIII Cong. Bras. Geol., Rio de Janeiro. Breves comunicações Gorini, M.A.; Alves, E.C.; Ponzi, V.R.A., Considerações Geoctônicas sobre a Margem Continental SE Brasileira, com implicações sobre a história geológica da Serra do Mar. XXXIII Cong. Bras. Geol., Rio de Janeiro. Breves comunicações Gorini, M.A., et al., Geologia do Fundo Atlântico Sul. II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, Rio de Janeiro. Resumo Gorini, M.A.; Ponzi, V.R.A. e Brehme, I., Banco Nacional de Amostras Geológicas. II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, Rio de Janeiro. Resumo Gorini, M.A., Recursos Minerais Marinhos : Situação Atual e Tendências Futuras - parte de um projeto extenso para planejamentode estudos marinhos no Brasil. Comissão Interministerial de Recursos do Mar - CIRM 1988 Damuth, J.E., Flood, R.D., Kowsmann, R.O., Belderson, R.H., Gorini, M.A., Anatomy and Growth Pattern of Amazon Deep-Sea Fan as Revealed by Long-Range Side-Scan Sonar (GLORIA) and High Resolution Seismic Studies. A.A.P.G. Bulletin, Volume 72/8, August Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

20 1989 LaBrecque, J.L.; Gorini, M.A., Development of the Sierra Geral - Rio Grande Rise Hot Spot Trend, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Breves comunicações Gorini, M.A.; Alves, E.C., Hiatos e Sequências Sedimentares Progradantes na Bacia de Santos, ao Longo do Rio de Janeiro e suas Prováveis Relações com a Gênese da Serra do Mar - I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Breves comunicações Gorini, M.A.; Alves, E.C.; Castro, J.R.J.C.; Duque, H.R.; Esteves, M.G.P.; Souza, E.A.; Facuri, M.T.; Miranda, J.V., Ocorrência de Sand Waves e de Beach Rocks na Plataforma Continental Externa ao Largo de São Tomé - RJ 1989 Reis, A.T.; Souza, E.A.; Castro, J.R.J.C.; Facuri, M.T., Cânions Submarinos do Leque de São Tomé - Bacia de Campos : Agentes Erosivos, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica; 1989 Gorini, M.A.; Castro, J.R.J.C.; Duque, H.R.; Palma, J.J.C; Reis A.T.; Esteves, M.G.P.; Abreu, J.G.N., Complexo Sedimentar do Leque Submarino de São Tomé - RJ / Sismoestratigrafia Rasa, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Breves comunicações. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

21 1989 Gorini, M.A.; Alves, E.C.; Castro, J.R.J.C.; Duque, H.R.; Facuri, M.T.; Souza, E.A.; Esteves, M.G.P.; Miranda, J.V., Voçorocamentos e Ravinamentos Submarinos no Talude Continental Superior ao Largo de São Tomé - Bacia de Campos - RJ, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Breves comunicações Gorini, M.A.; Reis, A.T.; Souza, E.A.; Castro, J.R.J.C.; Facuri, M.T., Cânions Submarinos do Leque de São Tomé - Bacia de Campos : Agentes Erosivos ou Construcionais - Uma Discussão - III Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica 1993 Gorini, M.A.; Souza, E.A.; Reis, A.T.; Castro, J.R.J.C.; Facuri, M.T., Geomorfologia e Aspectos Evolutivos do Complexo do Leque Submarino de São Tomé, Rio de Janeiro - III Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica Gorini, M.A.; Castro, J.R.J.C.; Souza, E.A.; Reis, A.T.; Facuri,M.T., Movimentação de Massa no Talude Continental ao Largo de São Tomé, Rio de Janeiro - III Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica Gorini, M.A., A Margem Equatorial Brasileira - Uma Visão Geotectônica - III Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

22 1996 Castro, J.R.J.C., Gorini, M. A., Silva, C.G., Souza, E.A., Oliver, F.Z., Prazeres,M.N., Interpretação de Dados oriundos de levantamentos sonográficos e de outros dados geofísicos de alta resolução na área do Leque Subamrino de São Tomé. Anais XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador BA, V.I, p Gorini, M.A., Silva, C.G., Alves, E.C. Geomorfologia e Distribuição de Sedimentos da Plataforma Continental entre Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Uma re-interpretação com base em dados pré-existentes. Anais XXXIXCongresso Brasileiro de Geologia, Salvador BA, V.I, p Gorini, M. A., Silva, C.G., Souza, E. A., Oliver, F.Z., Prazeres, M.N. Levantamentos Geofísicos ao Largo de 16 Praias do Litoral de 8 Estados Brasileiros. V Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, São Paulo, S.P. V.Z Gorini, M. A., Maldonado, P.R., Silva, C.G., Souza, E. A.,Bastos,A. C. Evaluation of Deep Water Submarine Hazards at Campos Basin Brazil Proceedings 30th Annual Offshore Technology Conference Volume 1 pág Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

23 Trabalhos para Implantação de Estruturas de Exploração e Produção de Petróleo Offshore: 01. Levantamento Sísmico, Sonográfico e Batimétrico na Área dos Oleodutos do Campo de Enchova - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 02. Correntometria - Regência - Espírito Santo. 03. Levantamento Sonográfico e Batimétrico da Locação 1-CES-53 - Ceará. 04. Levantamento Sonográfico e Batimétrico da Locação 1-APS-48 - Amapá. 05. Levantamento Batimétrico e Sonográfico da Locação 1-CES-52 - Litoral do estado do Ceará. 06. Levantamento Batimétrico próximo à Foz do Rio Doce - Regência - Litoral do Espírito Santo. 07. Levantamento Sonográfico e Batimétrico da Área de Campo de Cação - Litoral do Estado do Espírito Santo - ES. 08. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em torno da posição PCE-1 - Campo de Enchova - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 09. Levantamento Sonográfico e Batimétrico da Locação 1 - RNS Litoral do Rio Grande do Norte. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

24 10. Levantamento Batimétrico no canal de acesso a Guamaré - Litoral do Rio Grande do Norte. 11. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em Torno da Posição PCH-1 Campo de Cherne - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 12. Levantamento Batimétrico no Terminal de Embarque de Óleo de Itaparica - Litoral do Estado da Bahia. 13. Levantamento Sísmico e Batimétrico em torno da Posição PAG-2 - Litoral do Estado do Rio Grande do Norte. 14. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em torno da Posição PCH-2 - Campo de Cherne - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 15. Levantamento Sonográfico na Rota do Oleoduto de Caioba - Litoral do Estado de Sergipe. 16. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em torno da Locação CM SES - Sergipe. 17. Levantamento Geofísico de Alta Resolução na Rota do Gasoduto ligando PUB-2 ao Continente. 18. Radio posicionamento do Quadro de Bóias de Regência - Litoral do Estado do Espírito Santo. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

25 19. Levantamento Sísmico, Sonográfico e Batimétrico na Área de Pampo - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 20. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em torno da posição PNA-1A - Campo de Namorado - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 21. Levantamento Sonográfico e Batimétrico em torno da Posição PNA-2 Campo de Namorado - Bacia de Campos - Rio de Janeiro. 22. Levantamento Batimétrico na rota do futuro emissário submarino de Sergipe. 23. Posicionamento da BGL-1 durante o lançamento dos oleoduto e gasoduto do campo de Cação - Litoral do Estado do Espírito Santo. 24. Levantamento Sísmico, Sonográfico e Batimétrico na Área da PUB-9 Litoral do Rio Grande do Norte. 25. Levantamento Batimétrico no canal de acesso a Guamaré - Litoral do Estado do Rio Grande do Norte. (RC) Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

26 Execução de diversos relatórios concernentes a riscos geológicos submarinos para instalações de plataformas de perfuração, em conjunto com a Fairfield Industries de Houston, Texas: 01. Engineering Geophysical Report - Marathon Petroleum Norte Brasil Ltd. Amazon Delta Basin - NB-22-W-III Offshore Brazil - August, Engineering Geophysical Report - Companhia Esso Prospecção Brasil - Foz do Amazonas - Block NA-22-F-IV - Área A - Offshore Brazil - July, Engineering Geophysical Report - Companhia Esso Prospecção Brasil - Foz do Amazonas - Block NA-22-F-IV- Offshore Brazil - July, Engineering Geophysical Report - Marathon Petroleum Norte Brasil Ltd. Amazon Delta Basin - NB-22-W-III Área 4 - Offshore Brazil - October, Engineering Geophysical Report - Marathon Petroleum Norte Brasil Ltd. Amazon Delta Basin NB-22-W-III Área I - Offshore Brazil - October, Engineering Geophysical Report- Companhia Esso Prospecção Brasil - Bahia Offshore - Block SD-24-PI, Área A - Offshore Brazil - November, Engineering Geophysical Report - Companhia Esso Prospecção Brasil - Bahia Offshore - Offshore Brazil - February, Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

27 Distinções Recebidas: 1983 Medalha de Mérito Tamandaré conferida pelo Exmo. Sr. Ministro da Marinha Almirante Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca Diploma de Hidrógrafo Honorário conferido pelo Exmo. Sr. Diretor da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha Monte Submarino Gorini, proposto pela Federação Russa pelo Dr. Gleber Udintsev como uma homenagem ao geólogo brasileiro, Dr. Marcus Aguiar Gorini, por suas contribuições às pesquisas em geologia marinha no Atlântico Equatorial, no âmbito do Subcomitê da GEBCO (General Bathymetric Charts of the Oceans), na Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), Mônaco, na posição de coordenadas Lat N e Long W., durante o 130 encontro do Subcomitê de Nomes de Feições Submarinas. A proposta foi aprovada por unanimidade Medalha de Mérito Cartográfico conferida pela Sociedade Brasileira de Cartografia Medalha de Mérito Naval conferida pela Marinha do Brasil. Telefones: +55 (21) Fax: +55 (21)

Laboratório de Oceanografia Geológica

Laboratório de Oceanografia Geológica O Laboratório de Oceanografia Geológica LOG concentra suas pesquisas para no reconhecimento, e caracterização de ambientes costeiros e marinhos visando o aproveitamento do seu potencial natural, especificamente

Leia mais

45 mm INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS

45 mm INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS INDICADORES DE PALEOLINHAS DE COSTA E VARIAÇÕES DO NÍVEL DO MAR NA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS Fontes, L.C.S. 1 ; Santos, L.A. 1 ; Santos J.R. 1 ; Mendonça, J.B.S. 1 ; Santos, V.C.E 1 ; Figueiredo

Leia mais

45 mm CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO FUNDO MARINHO DO TALUDE CONTINENTAL DA BACIA DE CAMPOS, RJ.

45 mm CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO FUNDO MARINHO DO TALUDE CONTINENTAL DA BACIA DE CAMPOS, RJ. CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO FUDO MARIHO DO TALUDE COTIETAL DA BACIA DE CAMPOS, RJ. Anderson Gomes de Almeida 1 ; Renato Oscar Kowsmann 2 andersongomes@petrobras.com.br 1 - PETROBRAS S. A. E&P-SERV

Leia mais

MAPEAMENTO DO PALEOLEITO DO CANAL DO ALBARDÃO, BACIA DE PELOTAS - BRASIL MAPEAMENTO DO PALEOLEITO DO CANAL DO ALBARDÃO, BACIA DE PELOTAS - BRASIL

MAPEAMENTO DO PALEOLEITO DO CANAL DO ALBARDÃO, BACIA DE PELOTAS - BRASIL MAPEAMENTO DO PALEOLEITO DO CANAL DO ALBARDÃO, BACIA DE PELOTAS - BRASIL MAPEAMENTO DO PALEOLEITO DO CANAL DO ALBARDÃO, BACIA DE Rocha, R. 1 ; Griep, G. 2 ; Weigert, S. 3 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Email:renatafranciscon@gmail.com; 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

Leia mais

BASE DO TALUDE NA REGIÃO DO CONE DO AMAZONAS

BASE DO TALUDE NA REGIÃO DO CONE DO AMAZONAS BASE DO TALUDE NA REGIÃO DO CONE DO AMAZONAS Jeck, I.K 1.; Alberoni, A.A.L 1 ; Torres, L.C. 1 ; Gorini, M.A 2 1 Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) Marinha do Brasil Rua Barão de Jaceguai s/n - Ponta

Leia mais

PLATAFORMA CONTINENTAL O Novo Mapa de Portugal. Seminário Diplomático

PLATAFORMA CONTINENTAL O Novo Mapa de Portugal. Seminário Diplomático PLATAFORMA CONTINENTAL O Novo Mapa de Portugal 1/9/2014 PROJETAR PORTUGAL 1 1 Sumário O limite exterior da plataforma continental para lá das 200 milhas náuticas Plataforma continental: o projeto português

Leia mais

Anderson Gomes de Almeida 1, Alberto Garcia de Figueiredo Jr. 2, Gilberto Pessanha Ribeiro 3

Anderson Gomes de Almeida 1, Alberto Garcia de Figueiredo Jr. 2, Gilberto Pessanha Ribeiro 3 MODELAGEM NUMÉRICA DO TERRENO A PARTIR DA RECUPERAÇÃO DA BATIMETRIA DE 1958 NA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL E DA ÁREA DA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE, E SUAS APLICAÇÕES GEOLÓGICAS Anderson Gomes de Almeida

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 68, de 22 de julho

Leia mais

Augustinho Rigoti Curriculum Vitae

Augustinho Rigoti Curriculum Vitae Augustinho Rigoti Curriculum Vitae Julho/2014 Augustinho Rigoti Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Augustinho Rigoti Nome em citações bibliográficas RIGOTI, A. Nascimento 28/08/1950 - Itatiba do Sul/RS

Leia mais

Lindolpho de Carvalho Dias

Lindolpho de Carvalho Dias Lindolpho de Carvalho Dias Possui especialização em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1962). Atualmente é do Ministério da Ciência e Tecnologia. CNPq/C.Lattes

Leia mais

COORDENAÇÃO EXECUTIVA E TÉCNICA. Kaiser Gonçalves de Souza (1) SEDIMEOSSUPERFICIAIS DA PLATAFORMA GEOPROCESSAMENTO

COORDENAÇÃO EXECUTIVA E TÉCNICA. Kaiser Gonçalves de Souza (1) SEDIMEOSSUPERFICIAIS DA PLATAFORMA GEOPROCESSAMENTO COORDENAÇÃO EXECUTIVA E TÉCNICA Kaiser Gonçalves de Souza (1) SEDIMEOSSUPERFICIAIS DA PLATAFORMA GEOPROCESSAMENTO COORDENAÇÃO Francisco Edson M. Gomes (1) Patrícia Duringer Jacques (1) EXECUÇÃO Francisco

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Figueiredo Guedes. Doutorando em Ciências e Engenharia do Ambiente. Engenheiro Mecânico. Analista de Projetos Navais

CURRICULUM VITAE. José Figueiredo Guedes. Doutorando em Ciências e Engenharia do Ambiente. Engenheiro Mecânico. Analista de Projetos Navais CURRICULUM VITAE José Figueiredo Guedes Doutorando em Ciências e Engenharia do Ambiente Engenheiro Mecânico Analista de Projetos Navais Gestor Ambiental Perito e Auditor Ambiental Perito e Avaliador de

Leia mais

IAGC. Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica. Possui um Comitê Ambiental cuja missão é:

IAGC. Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica. Possui um Comitê Ambiental cuja missão é: IAGC Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica Possui um Comitê Ambiental cuja missão é: Estabelecer um fórum no qual se facilite o intercâmbio dos aspectos ambientais e assuntos relacionados

Leia mais

Ciências da Informação Geográfica Aula de Hidrografia. Definição e Objectivo da Hidrografia. Questão colocada a um painel de peritos em 1979

Ciências da Informação Geográfica Aula de Hidrografia. Definição e Objectivo da Hidrografia. Questão colocada a um painel de peritos em 1979 Hidrografia Definição e Objectivo da Hidrografia O que é a Hidrografia? Questão colocada a um painel de peritos em 1979 Identificados três vertentes essenciais Identificados três grupos de utilizadores

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Graduação Lato Sensu Extensão Graduação Diagnósticos Tecnológicos Soluções de Problemas Empresariais

Leia mais

Tipos de Depósitos de Algas Calcárias na Plataforma Continental Brasileira. Gilberto T. M. Dias UFF

Tipos de Depósitos de Algas Calcárias na Plataforma Continental Brasileira. Gilberto T. M. Dias UFF Tipos de Depósitos de Algas Calcárias na Plataforma Continental Brasileira Gilberto T. M. Dias UFF Itens abordados na apresentação: Algas calcarias como geradoras de depósitos sedimentares Relações com

Leia mais

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro.

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. comprometimento A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. Oferecemos todo tipo de serviços e soluções associados à preparação

Leia mais

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen).

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen). 18 2 Área de Estudo A Baía de Todos os Santos (BTS) (figura 2.1), localizada no estado da Bahia, considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Baía do Brasil, com cerca

Leia mais

CURRICULUM VITAE RESUMIDO

CURRICULUM VITAE RESUMIDO CURRICULUM VITAE RESUMIDO AGAMENON SERGIO LUCAS DANTAS Nascimento: 24/8/52 Recife-PE R.G. 5473164-1 SSP/SP FORMAÇÃO ACADÊMICA: Geólogo, Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1976). Mestrado em Geociências

Leia mais

CURRÍCULO PROFISSIONAL

CURRÍCULO PROFISSIONAL CURRÍCULO PROFISSIONAL ANDRÉ KUHN - MSc CURRÍCULO 1 - DADOS PESSOAIS: NOME: André Kuhn TÍTULOS: Bacharel em Ciências Militares - AMAN, Engenheiro de Fortificação e Construção - IME; Mestre em Engenharia

Leia mais

SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC.

SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC. SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC. De Oliveira, A.O 1 ; Calliari, L.J 2 ; Griep, G. 2 ; Corrêa, I.C.S 3 ; Goulart, E. 2 ; Veiga, F. 2. e Albergone, E. 2.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

OS ESTUÁRIOS NA MARGEM CONTINENTAL SUL dialética do acontecimento sedimentar

OS ESTUÁRIOS NA MARGEM CONTINENTAL SUL dialética do acontecimento sedimentar OS ESTUÁRIOS NA MARGEM CONTINENTAL SUL dialética do acontecimento sedimentar Publicado no site em 13/11/2014 Euripedes Falcão Vieira*/** Na margem continental sul-brasileira a presença de dois estuários

Leia mais

LIDERANÇA. Gardline Marine

LIDERANÇA. Gardline Marine LIDERANÇA A OceanPact é uma empresa brasileira dedicada ao gerenciamento e resposta a emergências e ao desenvolvimento e implantação de soluções ligadas ao meio ambiente marinho e costeiro, principalmente

Leia mais

Disciplina de Levantamentos Topográficos II 2013

Disciplina de Levantamentos Topográficos II 2013 Levantamentos Hidrográficos Disciplina de Levantamentos Topográficos II 2013 O que é um Levantamento Hidrográfico? É toda a pesquisa em áreas marítimas, fluviais, lacustres e em canais naturais ou artificiais

Leia mais

Importância das caracterizações ambientais marinhas para gestão ambiental

Importância das caracterizações ambientais marinhas para gestão ambiental Importância das caracterizações ambientais marinhas para gestão ambiental Ana Paula C. Falcão Eduardo H. Marcon Maria Eulália R. Carneiro Maurício L. Fonseca Talita A. A. Pereira CENPES/PETROBRAS Márcia

Leia mais

Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe. Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia

Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe. Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia Sondagem a prumo Sondagem com sondadores acústicos Sumário Introdução Requisitos mínimos

Leia mais

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa Data da Fundação e Público Alvo; Missão,

Leia mais

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 24/03/2012 Nota: Professor(a): Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

Inventar com a diferenca,

Inventar com a diferenca, Inventar com a diferenca, cinema e direitos humanos PATROCÍNIO APOIO REALIZAÇÃO Fundação Euclides da Cunha O que é Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos O projeto visa oferecer formação e

Leia mais

O Papel do Canal Submarino de Pernambuco na Margem Continental Oriental Brasileira

O Papel do Canal Submarino de Pernambuco na Margem Continental Oriental Brasileira O Papel do Canal Submarino de Pernambuco na Margem Continental Oriental Brasileira Author 1: Luiz Carlos, TORRES, Fundação de Estudos do Mar - FEMAR torres.luizcarlos@gmail.com Author 2: Hélio Heringer,

Leia mais

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Livio Amaral Diretor de Avaliação 17set13 A AVALIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (SNPG) (SNPG) -FUNDAMENTOS

Leia mais

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público nº 345 novembro 2014 Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público Odebrecht 70 anos: histórico e perspectivas em Óleo e Gás Foz Saneatins passa a se chamar Odebrecht Ambiental Saneatins

Leia mais

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing Edson José de Lemos Júnior Ermeson Gomes da Silva Jardson Prado Coriolano da Silva Marcos Antonio Santos Marinho Rosinaldo Ferreira da Cunha RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

3. do Sul-Sudeste. Sudeste.

3. do Sul-Sudeste. Sudeste. A Hidrografia Brasileira HIDROGRAFIA O Brasil apresenta hidrografia bastante diversificada e rica. Para se ter uma idéia, a Bacia Amazônica, que é a maior do mundo, tem 7.050.000 km, enquanto a do Congo,

Leia mais

Fichas FS-039-02 ou FS-078-98 ou FS-001-02 disponíveis em: http://water.usgs.gov/wid/index-environ.html.

Fichas FS-039-02 ou FS-078-98 ou FS-001-02 disponíveis em: http://water.usgs.gov/wid/index-environ.html. h CARTOGRAFIA DO FUNDO DO MAR Adaptado de: http://oceanexplorer.noaa.gov/explorations/deepeast01/background/education/dehslessons2.pdf TEMA Batimetria do fundo do mar (e.g. canhão submarino); NÍVEIS DE

Leia mais

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites.

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do Relevo Brasileiro

Leia mais

NApOc 'Ary Rongel' suspende para a Antártica

NApOc 'Ary Rongel' suspende para a Antártica NApOc 'Ary Rongel' suspende para a Antártica Por Guilherme Wiltgen O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44) suspendeu ontem da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) sob acenos, lágrimas e muita emoção

Leia mais

Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014

Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014 Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014 EQUIPE TÉCNICA DO IPETURIS Coordenação: Mariana Nery Pesquisadores: César Melo Tamiris Martins Viviane Silva Suporte: Gerson

Leia mais

Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE. Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012

Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE. Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012 Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012 PLATEC - CONCEITUAL Plataformas Tecnológicas É uma base de conhecimentos

Leia mais

CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE ENSAIOS AMAZÔNIA AZUL: O MAR QUE NOS PERTENCE

CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE ENSAIOS AMAZÔNIA AZUL: O MAR QUE NOS PERTENCE CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE ENSAIOS AMAZÔNIA AZUL: O MAR QUE NOS PERTENCE REGULAMENTO DO CONCURSO 1 DO OBJETIVO Com o objetivo de promover uma reflexão mais aprofundada sobre a importância do mar para o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO, ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

Investimentos em Prospecção: Bacia do São Francisco

Investimentos em Prospecção: Bacia do São Francisco Investimentos em Prospecção: Bacia do São Francisco Haroldo Lima Diretor-Geral da ANP Comissão de Serviços de Infra-Estrutura Senado Federal 27 de março de 2008 Situação atual do O&G no Brasil (2007) Reservas

Leia mais

3 Geo/Sensoriamento Remoto

3 Geo/Sensoriamento Remoto 3 Geo/Sensoriamento Remoto Neste item, serão apresentadas pesquisas desenvolvidas em programas da Coppe/UFRJ relacionadas à temática geo/sensoriamento remoto. Alguns resultados parciais desta linha temática

Leia mais

4. Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas

4. Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas (Mini-Seminário por Bioma) Objetivo das Reuniões Técnicas. Definição dos objetos conservação. Definição de metas de importância relativa de cada objeto. Definição das principais fontes de dados/informações

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Figueiredo Guedes. Engenheiro mecânico. Vistoriador Naval. Perito e Auditor Ambiental

CURRICULUM VITAE. José Figueiredo Guedes. Engenheiro mecânico. Vistoriador Naval. Perito e Auditor Ambiental CURRICULUM VITAE José Figueiredo Guedes Engenheiro mecânico Vistoriador Naval Perito e Auditor Ambiental 2006 2 1 DADOS PESSOAIS Nome José Figueiredo Guedes Nacionalidade Brasileira Naturalidade Vila Nova

Leia mais

PLANO DECENAL - ANP. Mauro Barbosa de Araújo Superintendência de Definição de Blocos

PLANO DECENAL - ANP. Mauro Barbosa de Araújo Superintendência de Definição de Blocos PLANO DECENAL - ANP Planejamento das Atividades de Estudos Geológicos & Geofísicos nas Bacias Sedimentares Brasileiras Visando a Exploração de Petróleo e Gás Natural Mauro Barbosa de Araújo Superintendência

Leia mais

Operação Cisne Branco 2015. Imagem: CB SEVERIANO

Operação Cisne Branco 2015. Imagem: CB SEVERIANO Operação Cisne Branco 2015 Imagem: CB SEVERIANO Operação Cisne Branco O que é e quem participa; Como participar; Concurso de Redação; Prêmios; Conhecendo a Marinha do Brasil; e Como ingressar na Marinha.

Leia mais

BANCO NACIONAL DE DADOS OCEANOGRÁFICOS

BANCO NACIONAL DE DADOS OCEANOGRÁFICOS BANCO NACIONAL DE DADOS OCEANOGRÁFICOS SUMÁRIO LEGISLAÇÃO DADOS ARMAZENADOS USUÁRIOS ATENDIMENTOS NECESSIDADES AÇÕES EM ANDAMENTO PERSPECTIVAS FUTURAS INFORMAÇÕES E CONTATOS LEGISLAÇÃO DECRETO de 5 de

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS. Lei 12.334/2010. Carlos Motta Nunes. Dam World Conference. Maceió, outubro de 2012

POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS. Lei 12.334/2010. Carlos Motta Nunes. Dam World Conference. Maceió, outubro de 2012 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS Lei 12.334/2010 Carlos Motta Nunes Dam World Conference Maceió, outubro de 2012 Características da barragem para enquadramento na Lei 12.334/10 I - altura do

Leia mais

MIEMBRO DE LA RED IBEROAMERICANA DE HIDROLOGIA MÉDICA

MIEMBRO DE LA RED IBEROAMERICANA DE HIDROLOGIA MÉDICA CURRICULUM VITAE Nombres:GEÓLOGO Enzo Luís Apellidos: Nico Júnior Fecha denacimiento: 03 de Junio de 1949 Ciudad: São Paulo - SP. País: Brasil. Telefone: Residencial (011) 3064-6779. Celular (011) 99 33

Leia mais

Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr

Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr Imagem: Santa Casa de Santos fundada em 1543 Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr ópicos Filantró Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB Objetivos do Projeto Governança Metodologia Seleção

Leia mais

Paleoplataformas e Progradação Deltaica do Neógeno na Margem Continental do Uruguai e Norte da Argentina

Paleoplataformas e Progradação Deltaica do Neógeno na Margem Continental do Uruguai e Norte da Argentina ISSN 1678-5975 Janeiro - 2003 Nº 1 40-46 Porto Alegre Paleoplataformas e Progradação Deltaica do Neógeno na Margem Continental do Uruguai e Norte da Argentina C. M. Urien*; L. R. Martins* and I. R. Martins*

Leia mais

Case Costa Brasileira: Gerenciamento Costeiro de Pernambuco RECIFE, NOVEMBRO 2014

Case Costa Brasileira: Gerenciamento Costeiro de Pernambuco RECIFE, NOVEMBRO 2014 Case Costa Brasileira: Gerenciamento Costeiro de Pernambuco RECIFE, NOVEMBRO 2014 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA LEI 7661/88 ZONA COSTEIRA PERNAMBUCANA PERNAMBUCO FAIXA TERRESTRE Municipios

Leia mais

Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015

Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015 Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015 PRESIDENTE: Marciano Gianerini Freire EQUIPE TÉCNICA: Coordenação: Mariana Nery Pesquisadores: Heike Duske César Melo

Leia mais

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados.

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Nossos serviços Nossa equipe atende empresas que investem em responsabilidade

Leia mais

Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr

Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr Imagem: Santa Casa de Santos fundada em 1543 Atualização: 26/outubro Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantr ópicos Filantró Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB Objetivos do Projeto Governança

Leia mais

Hidrocarbonetos nos mares da lusofonia

Hidrocarbonetos nos mares da lusofonia Hidrocarbonetos nos mares da lusofonia José Eduardo Sequeira Nunes Chefe do Gabinete da Presidência Lisboa, 29 de outubro de 2013 Operador integrado de energia focado na exploração e produção Subida do

Leia mais

Impactos da Lei Geral (LG) nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil

Impactos da Lei Geral (LG) nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil Impactos da Lei Geral (LG) nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil Observatório das MPEs SEBRAE-SP Março/2008 1 Características da pesquisa Objetivos: Identificar o grau de conhecimento e a opinião dos

Leia mais

Endereços das Secretarias Estaduais de Educação

Endereços das Secretarias Estaduais de Educação Endereços das Secretarias Estaduais de Educação ACRE MARIA CORRÊA DA SILVA Secretária de Estado da Educação do Acre Rua Rio Grande do Sul, 1907- Aeroporto Velho CEP: 69903-420 - Rio Branco - AC Fone: (68)

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH. Recursos Humanos Universidade Petrobras

PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH. Recursos Humanos Universidade Petrobras PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PFRH Recursos Humanos Universidade Petrobras PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - PFRH Objetivo Ampliar e fortalecer a formação de recursos

Leia mais

BACHARELADO EM GEOLOGIA

BACHARELADO EM GEOLOGIA BACHARELADO EM GEOLOGIA Estrutura Curricular Duração : 10 semestres Mínima: 10 semestres Máxima: 20 semestres Currículo para ingressantes a partir de 2004 s Obrigatórias (Sequência Aconselhada) Conjunto

Leia mais

Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros

Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros Diagnóstico da institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social nos estados brasileiros Denise Mafra Gonçalves; Maria Cristina Abreu Martins de Lima;

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia A Coppe Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia nasceu disposta a ser um sopro de renovação na

Leia mais

Prova de Informática Petróleo e Gás PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICA PETRÓLEO & GÁS

Prova de Informática Petróleo e Gás PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICA PETRÓLEO & GÁS PROVA DE INFORMÁTICA BÁSICA PETRÓLEO & GÁS 1 Sumário 1.0 - Curso de Petróleo e Gás...3 1.1 O Profissional...3 1.2 Mercado De Trabalho...3 1.3 O Curso...4 2.0 Informações sobre Petróleo e Gás...5 2.1 Dados

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização

Organização da Aula. Política de Desenvolvimento Econômico. Aula 2. Contextualização Política de Desenvolvimento Econômico Aula 2 Prof. Nivaldo Vieira Lourenço Organização da Aula Aspectos conceituais do desenvolvimento regional Mudanças no conceito de região Regionalização brasileira

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

Gerência de HSE e Operações HSE

Gerência de HSE e Operações HSE Gerência de HSE e Operações HSE AGENDA Mitigação e compensação Estudos de caso Mitigação "Ações propostas com finalidade de reduzir a magnitude ou a importância dos impactos ambientais adversos são chamadas

Leia mais

Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação

Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação Recursos Humanos Universidade Petrobras Brasil 12 a 14 de novembro Hotel Transamérica São Paulo. 2 Petrobras A PETROBRAS Atua como

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE MINERAIS PESADOS COM A DENSIDADE GAMA E A GRANULOMETRIA

RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE MINERAIS PESADOS COM A DENSIDADE GAMA E A GRANULOMETRIA RELAÇÃO ENTRE O TEOR DE MINERAIS PESADOS COM A DENSIDADE GAMA E A GRANULOMETRIA Rodrigo Coutinho Abuchacra 1 ; Paula Ferreira Falheiro 1 ; Carolinne L. Soares Macedo 2 ; Sabrina Felix de Oliveira; Alberto

Leia mais

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014.

Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Acumulados significativos de chuva provocam deslizamentos e prejuízos em cidades da faixa litorânea entre SP e RJ no dia 24 de abril de 2014. Ao longo de toda a quinta-quinta (24/04) a intensa convergência

Leia mais

JORGE DARLAN RODRIGUES ORTIZ

JORGE DARLAN RODRIGUES ORTIZ JORGE DARLAN RODRIGUES ORTIZ Rua Carazinho, 501/210 B. Petrópolis (51)3332-1907; (79)9981-6225 90460-190 - Porto Alegre - RS darlan.ortiz@gmail.com jdarlan@tviva.com.br Expertise Geólogo Sênior Especialista

Leia mais

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UF PB ASSUNTO: Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

Termômetro da Consultoria Organizacional e Pesquisa Rápida de Honorários. 9ª edição

Termômetro da Consultoria Organizacional e Pesquisa Rápida de Honorários. 9ª edição Termômetro da Consultoria Organizacional e Pesquisa Rápida de Honorários 9ª edição Av Paulista, 6 Conj 77 Bela Vista CEP -9 São Paulo SP Fone/Fax: 89-5/6 897 ibco@ibcoorgbr - wwwibcoorgbr Agosto de 8 Índice

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 7 às 9h Quarta 9 às 12h museu IC II Aula 2 Deriva continental e Tectônica de placas Turma: 2015/2 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Dinâmica da Terra Deriva

Leia mais

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de 2004 - Clube de Engenharia

SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro 30 de setembro de 2004 - Clube de Engenharia Urânio: Alguns Aspectos relacionados com as Pesquisas, Produção, Demanda e Mercado de Urânio no Brasil e no Mundo SEMINÁRIO RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL: PETRÓLEO, GÁS, URÂNIO E CARVÃO Rio de Janeiro

Leia mais

Introdução à Geodésia

Introdução à Geodésia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Leitura e Interpretação de Cartas Introdução à Geodésia Prof. Dr. Richarde Marques richarde@geociencias.ufpb.br

Leia mais

ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS

ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS ESCOLA FERREIRA CASTRO 13/14 PROFª SANDRA NASCIMENTO III TECTÓNICA DE PLACAS Regresso à deriva continental O interesse pela Teoria da Deriva Continental reacendeu-se, por volta de 1950, quando se começou

Leia mais

Secretarias Municipais de Meio Ambiente Lista atualizada em 06/05/2005 por Fernando Tatagiba

Secretarias Municipais de Meio Ambiente Lista atualizada em 06/05/2005 por Fernando Tatagiba Secretarias Municipais de Meio Ambiente Lista atualizada em 06/05/2005 por Fernando Tatagiba ACRE Rio Branco SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO - SEMEIA Arthur César Pinheiro Leite Antônio da Rocha

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da Projeto Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e ( pt ) Automação na Wikipédia Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da ( 2009 UFLA (II Professores: Roberto

Leia mais

POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013

POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013 Ministério da Educação POLOS DE INOVAÇÃO Institutos Federais Brasília, junho de 2013 ATIVIDADE ECONÔMICA (organizações empresariais e comunitárias) IMPACTOS: PD&I Aumento da competitividade industrial

Leia mais

PESQUISA de HONORÁRIOS e TENDÊNCIAS da CONSULTORIA no BRASIL 11ª edição- 2011 / 2012

PESQUISA de HONORÁRIOS e TENDÊNCIAS da CONSULTORIA no BRASIL 11ª edição- 2011 / 2012 Member of ICMCI International Council of Management Consulting Institutes PESQUISA de HONORÁRIOS e TENDÊNCIAS da CONSULTORIA no BRASIL 11ª edição 2011 / 2012 Av. Paulista, 326 Conj. 77 Bela Vista CEP 01310902

Leia mais

HOMOLOGADO EM 09/10/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

HOMOLOGADO EM 09/10/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de UF: DF Pessoal de Nível Superior - CAPES ASSUNTO: Reconhecimento dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

ROV s robots submarinos. Disciplinas intervenientes Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica, Ciências Naturais, Língua Inglesa.

ROV s robots submarinos. Disciplinas intervenientes Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica, Ciências Naturais, Língua Inglesa. Disciplinas intervenientes Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica, Ciências Naturais, Língua Inglesa. 1 Motivação. Visita ao Instituto Hidrográfico ou. Visita a um Veículo de Operação Remota

Leia mais

LEVANTAMENTO FISCAL SITE KADOX

LEVANTAMENTO FISCAL SITE KADOX LEVANTAMENTO FISCAL SITE KADOX SUMÁRIO 1 ICMS 1.1 CONTRIBUINTE 1.2 FATO GERADOR DO IMPOSTO 1.3 BASE DE CÁLCULO DO IMPOSTO 1.4 REDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO 1.5 CARTA DE CORREÇÃO 1.6 CÓDIGO DA SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

MESA 4 - Acidentes e desastres naturais

MESA 4 - Acidentes e desastres naturais Porquê ocorre erosão da costa? Falta de sedimentos Exaustão da fonte Retenção de sedimentos Tempestades Elevação do nível do mar Datação C14 sem correção reservatório Datação com correção com calibração

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

Valor das marcas dos 17 clubes mais valiosos do Brasil

Valor das marcas dos 17 clubes mais valiosos do Brasil Valor das marcas dos 17 clubes mais valiosos do Brasil Edição de 2012 Valor das marcas dos 12 clubes mais valiosos do Brasil Pelo quarto ano consecutivo a BDO publica seu estudo avaliando as marcas dos

Leia mais

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012 Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2012 Informações Básicas Recursos Humanos Foram pesquisadas as pessoas que trabalhavam na administração direta e indireta por vínculo empregatício e escolaridade;

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

Contas Regionais do Brasil 2010

Contas Regionais do Brasil 2010 Diretoria de Pesquisas Contas Regionais do Brasil 2010 Coordenação de Contas Nacionais frederico.cunha@ibge.gov.br alessandra.poca@ibge.gov.br Rio, 23/11/2012 Contas Regionais do Brasil Projeto de Contas

Leia mais

45 mm SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL.

45 mm SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL. SEDIMENTAÇÃO NO SEGMENTO COSTEIRO DE ITAIPU-CAMBOINHAS (NITERÓI-RJ) DURANTE O PLEISTOCENO MÉDIO/FINAL E HOLOCENO INICIAL. Lucas Araujo Costa 1 ; Renato Rodriguez Cabral Ramos 2 ; Fábio Ferreira Dias 3

Leia mais

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação;

V - promover a cooperação internacional na área de ciência, tecnologia e inovação; DECRETO Nº 7.642, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 * Programa Ciência sem Fronteiras. * Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. A Presidenta da República, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,

Leia mais