Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo"

Transcrição

1 LEATHER CHEMICALS

2

3 Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de produtos da indústria do couro, a Oxiteno desenvolve soluções destinadas a todas as etapas de processamento, desde o tratamento da pele até o acabamento do couro e a produção do calçado. A empresa é guiada pela inovação e sustentabilidade e investe constantemente no aperfeiçoamento e competitividade de seus processos e no uso de matérias-primas renováveis e tecnologias limpas. Presente em nove países das Américas, Europa e Ásia por meio de operações industriais e comerciais, e com atuação global, a Oxiteno atende os mercados de Agrochemicals, Home Care and I & I, Paints & Coatings, Personal Care, Oil & Gas e Performance Products.

4 PRODUTOS PARA CURTUME Para os curtumes, a Oxiteno dispõe de produtos que desempenham diferentes funções, como umectantes, detergentes, dispersantes de corantes, recurtentes e solventes, e que contribuem para a obtenção de couros com elevado padrão de qualidade. Para as primeiras etapas de processamento, do tratamento da pele ao curtimento com cromo ou tanino vegetal, a Oxiteno oferece produtos como: Tensoativos para umectação, limpeza e emulsionamento da gordura e sujeira. A utilização destes produtos permite atingir os limites de teor de gordura para couro wet blue de boa qualidade e facilita o processo em todas as etapas, melhorando a troca de água e insumos químicos entre o banho e as peles. Auxiliares de depilação, que proporcionam melhor abertura dos poros, limpeza do couro e remoção de raízes de pelos, com vantagens adicionais como redução do consumo de sulfeto de sódio, utilizado em processos do tipo "hair saving". Agentes hidrostáticos, que possibilitam a maior retenção de água no couro wet blue atingindo padrões que possibilitam a aceitação desses couro nos mercados mais exigentes. Para as etapas de curtimento vegetal e recurtimento do couro curtido com cromo, a Oxiteno oferece produtos utilizados para dispersão de corantes e de taninos vegetais, possibilitando ganhos de tempo de processo, uniformização da cor e igualização de propriedades físicas nas diferentes partes da pele. Para o acabamento, dispõe de solventes e agentes penetrantes que são utilizados nas formulações de tintas e lacas, de forma a adequar a viscosidade às condições de aplicação e a permitir a obtenção de um acabamento mais profundo e resistente.

5

6 PRODUTOS PARA FORMULADORES QUÍMICOS Para as empresas químicas que atuam com foco no processamento de couros, a Oxiteno oferece uma ampla variedade de produtos, que são agrupados de acordo com as suas funções: Bases detergentes, tensoativos não-iônicos e aniônicos biodegradáveis, empregados em formulações de desengraxantes; Solubilizantes que facilitam a incorporação de tensoativos em formulações de desengraxantes; Emulsionantes empregados em formulações de óleos de engraxe, resinas de recurtimento e resinas para formulações de acabamento base água. A Oxiteno dispõe de uma linha de tensoativos em ampla faixa de HLB e diferentes famílias químicas; Agentes neutralizantes com aplicações diversificadas em todas as linhas de produto utilizadas em couros, especialmente em desengraxantes e taninos vegetais; Intermediários para auxiliares de depilação, aminas não voláteis utilizadas em formulações depilantes de processos do tipo hair saving, com benefícios ao meio ambiente, às condições de trabalho e à qualidade do couro, com maior abertura e limpeza dos poros e rendimento de área; Solventes para formulações de acabamento; Dispersantes para formulações de taninos vegetais e corantes.

7 PRODUTOS PARA INDÚSTRIA DE CALÇADOS E SOLADOS Para a indústria de solados, a Oxiteno oferece auxiliares de vulcanização, utilizados na obtenção de borrachas translúcidas e coloridas, que permitem a melhor incorporação de sílica à mistura, o que evita a adsorção dos aceleradores e facilita o processo de vulcanização. São fornecidos, também, solventes utilizados nas formulações de adesivos para solados.

8 PRODUTOS PARA INDÚSTRIA DE CALÇADOS E SOLADOS NOME DESCRIÇÃO Remolho Depilação e Caleiro Descalcinação e Purga PROCESSAMENTO DE COUROS Píquel e Curtimento Recurtimento Tingimento Engraxe Desengraxe Acabamento METILETILCETONA Metiletilcetona ETILGLICOL Éteres glicólicos BUTILGLICOL Éteres glicólicos ULTRASOLVE M 1200 Acetato do álcool sec-butílico ACETATO DE ETILGLICOL Acetato de éteres glicólicos ACETATO DE BUTILGLICOL Acetato de éteres glicólicos SEC-BUTANOL Álcool sec-butílico ÁLCOOL ISOBUTÍLICO Álcool isobutílico ISOPENTANOL Álcool isopentílico ULTRADER DGW 710 Poliéter glicólico graxo ULTRADER S 100 Nonilfenol etoxilado 9,5 EO ULTRADER DNF 100 Blend de tensoativos ULTRANEX NP 1000 W 30 Nonilfenol etoxilado 100 EO ULTRANEX NP 300 Nonilfenol etoxilado 30 EO

9 APARÊNCIA 25º C APLICAÇÃO Solvente ativo leve para acabamento de couros, pintura de solados e formulações adesivas para calçados. Solvente ativo de média evaporação para formulações de acabamento de couros; penetrante para acabamentos. Solvente ativo de média evaporação para formulações de acabamento de couros. Solvente ativo de baixa evaporação para formulações de acabamento de couros; retardador de secagem. Solvente ativo de baixa evaporação para formulações de acabamento de couros; retardador de evaporação. Co-solvente; retardador de evaporação. Reduz a tensão superficial do banho, o que facilita a penetração de agentes curtentes, recurtentes e corantes, além de proporcionar uma boa limpeza de equipamentos e áreas de manipulação das peles. Reduz a tensão superficial do banho, o que facilita a penetração de agentes curtentes, recurtentes e corantes, além de proporcionar uma boa limpeza de equipamentos e áreas de manipulação das peles. Proporciona melhor umectação das peles e ajuda a evitar a fixação excessiva do licor de cromo sobre a flor, evitando as manchas ocasionadas pelo mesmo. Base não iônica para formulações de tensoativos desengraxantes para couros. Sólido Base não iônica para formulações de tensoativos desengraxantes para couros. As marcas com o símbolo são registradas no Brasil.

10 NOME DESCRIÇÃO Remolho Depilação e Caleiro Descalcinação e Purga PROCESSAMENTO DE COUROS Píquel e Curtimento Recurtimento Tingimento Engraxe Desengraxe Acabamento ULTRANEX NP 120 Nonilfenol etoxilado 12 EO ALKOPON CN ALKOPON N Álcool graxo etoxilado sulfatado e Álcool graxo etoxilado sulfatado DIETANOLAMINA Etanolaminas DIETANOLAMINA W ULTRATAN D Naftalenos sulfonato ULTRATAN DL Naftalenos sulfonato ALKONAT 1618 C30P Álcool ceto-estearílico ALKONAT 1214 CH Álcool laurílico ALKONAT L Álcool laurílico etoxilado (1EO a 23 EO) ULTRAMINA 200 Amina graxa etoxilada ALKEST TW 80 Éster de sorbitan etoxilado ALKEST SP 80 Monooleato de sorbitan ALKEST SP 60 Monoestearato de sorbitan

11 APARÊNCIA 25º C APLICAÇÃO Pasta Base não iônica para formulações de tensoativos desengraxantes para couros. Pasta Base aniônica para formulações de tensoativos desengraxantes para couros. Intensificam o efeito redutor sobre os poros e as raízes dos pelos, resultando numa excelente limpeza, na remoção da camada de epiderme e abertura do couro; permite desenvolver os processos preservando o pelo, o que facilita a remoção em peneiras e reduz consideravelmente a carga orgânica no tratamento de efluentes, evita-se assim a formação da pasta de queratina degradada, difícil de separar do efluente. Pó Auxiliar de penetração de corantes e agentes de recurtimento aniônicos; tanino de enchimento. Sólido / Pastilhas Este tensoativo pode ser aplicado em diversas etapas do processamento de couros com ação emulsionante e de engraxe. Emusionante recomendado para o engraxe do couro. a Sólido Emulsionante recomendado para as etapas de remolho e caleiro. Amina depilante recomendada para etapa do caleiro. Emulsionante recomendado para recurtimento e engraxe. Emulsionante recomendado para recurtimento e engraxe. Sólido / Pastilhas Emulsionante recomendado para recurtimento e engraxe. As marcas com o símbolo são registradas no Brasil.

12 NOME DESCRIÇÃO Remolho Depilação e Caleiro Descalcinação e Purga PROCESSAMENTO DE COUROS Píquel e Curtimento Recurtimento Tingimento Engraxe Desengraxe Acabamento ALKOMOL L Álcool laurílico etoxilado e propoxilado ALKOMOL IT Álcool isotridecílico etoxilado e propoxilado ULTRASOL RH 400 Óleo de mamona hidrogenado etoxilado GLICENAT GC K Glicerina CUIREXTAN AB Óxido de cromo CUIREXTAN B33 Sulfato básico de cromo CUIREXTAN B50 Sulfato básico de cromo CUIREXTAN BS Sulfato básico de cromo IMBIREX L Blend de tensoativos CUIROIL D6 Blend de óleos DERMAREX BC Blend de óleos DERMAREX FG Engraxante sintético RESINREX Q7 Resina melamínica REXTAN FN Derivado fenólico

13 APARÊNCIA 25º C APLICAÇÃO Emulsionante e Desengraxante para diversas etapas do processamento do couro. Emulsionante e Desengraxante para diversas etapas do processamento do couro. Emusionante recomendado em formulações de engraxe e recurtimento do couro. Tensoativo para aplicação em formulações que necessitem de ação desengraxante. Pó Produto com carácter de autobasificação e excelente fixação os quais favorecem a redução do teor de Cromo no banho final. Pó Produto favorece a suavidade e o enchimento do couro conferindo um grão fino. Pó Produto favorece o curtimento / recurtimento elevando a afinidade do couro a corantes, o que possibilita a obtenção de couros mais flexíveis, elásticos e com toque suave. Pó Produto de carácter aniônico com fácil solubilização e penetração no couro, onde adquire carácter catiônico elevando sua reatividade, fato que antecipa o processo de basificação evitando a formação de precipitados de cromo. líquido Produto indicado para todos os tipos de pele com alta característica emulsionante e umectante. líquido Emulsionante recomendado para recurtimento e engraxe, o qual favorece a penetração e fixação de óleos engraxantes. líquido Produto com excelente penetração e umectação o qual favorece a maciez do couro evitando a soltura da flor. líquido Produto possibilita a obtenção de couros esponjosos, de baixo peso, alta suavidade e maciez. Pó Produto proporciona um grão fechado e o enchimento seletivo, otimizando a resistência a luz. Além disto não endurece o couro. Pó Produto com excelente propriedade de curtimento o qual proporciona um grão fino favorecendo o polimeto do couro. Altamente indicado para tons claros de couro. As marcas com o símbolo são registradas no Brasil.

14 PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA FABRICANTES DE ADESIVOS E HOT-MELT A linha de solventes oxigenados da Oxiteno possibilita aos fabricantes de adesivos desenvolverem formulações mais amigáveis, livre de solventes aromáticos de baixo VOC, com alto desempenho e custos competitivos. NOME COMERCIAL TAXA DE EVAPORAÇÃO (Ac. Butila = 100) FUNÇÃO Co-solvente Solvente Ativo Coalescente Retardador de Evaporação Acoplante Ésteres ACETATO DE ETILGLICOL ACETATO DE BUTILGLICOL ACETATO DE ISOPENTILA ULTRASOLVE M 1200 ULTRASOLVE M 1280 ULTRASOLVE P 1105 ULTRASOLVE 1300 ECO ULTRAFILM 1000 ECO ULTRAFILM 2000 ECO ULTRAFILM 3000 ECO 19 3, <0,1 0,9 <0,1 <0,1 <0,1 Éteres Glicólicos ETILGLICOL ETILDIGLIGOL BUTILGLICOL BUTILDIGLICOL ULTRASOLVE P 240 A 35 <1 7 <1 <0,1 Cetonas METILETILCETONA (MEK) 390 Álcoois ULTRASOLVE L 1100 ISOBUTANOL ISOPENTANOL 89,7 82,0 20 As marcas com o símbolo são registradas no Brasil.

15 A linha EMCAplus oferece óleos minerais brancos naftênicos e parafínicos com teores de pureza elevados que atendem aos padrões de qualidade USP, NF e FDA (A), FDA (B) e FDA (C). Os óleos minerais da Oxiteno são incolores, inodoros e não fluorescem à luz do dia. Possuem portfólio diversificado contendo óleos de caráter naftênicos e parafíncos, com diferentes viscosidades, que podem ser utilizados em adesivos sensíveis a pressão (PSA) em aplicações de adesivos para higiene e fitas, e adesivos hot-melt. ÓLEOS MINERAIS Aparência 25 C Ponto de Fulgor COC C Viscosidade cst 100 F Viscosidade SSU 100 F EMCAplus 140 límpido 190 mín 29,65 34,10 140,0 160,0 EMCAplus 200 límpido 200 mín 40,70 45,15 190,0 210,0 EMCAplus 350 N límpido 210 mín 73,20 77,70 340,0 360,0 EMCAplus 450 N límpido 210 mín 90,50 99,30 420,0 460,0 As marcas com o símbolo são registradas no Brasil.

16 ÁFRICA AMÉRICA ÁSIA EUROPA OCEANIA AGO 14

PERFORMANCE PRODUCTS CONSTRUCTION CHEMICALS

PERFORMANCE PRODUCTS CONSTRUCTION CHEMICALS PERFORMANCE PRODUCTS CONSTRUCTION CHEMICALS HÁ MAIS DE 40 ANOS DESENVOLVENDO SOLUÇÕES QUE EVOLUEM O MUNDO Para o mercado da construção civil, a Oxiteno desenvolve aditivos que melhoram a fabricação e

Leia mais

Amplo portfólio de soluções químicas para Tintas e Revestimentos

Amplo portfólio de soluções químicas para Tintas e Revestimentos Aditivos Building blocks Coalescentes Amplo portfólio de soluções químicas para Tintas e Revestimentos Emulsificantes Solventes oxigenados TINTAS E REVESTIMENTOS Presença Global Bélgica Bruxelas Estados

Leia mais

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA

ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA ABR 15 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1) 20/05/15 15:49 catalogo_cosmeticos_pt_maio.indd Spread 2 of 6 - Pages(2, 11) 20/05/15 15:49

Leia mais

PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE COUROS Rejane Paiva Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento

PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE COUROS Rejane Paiva Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DE COUROS Rejane Paiva Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento REFLEXÃO A sociedade está cada vez mais consciente e atenta ao conceito de desenvolvimento sustentável,

Leia mais

ACETATO DE BUTILA EMCAPLUS PLASTIFICANTE MESAMOLL ACETATO DE ETILA EMULSÃO DE SILICONE 36% POLIETILENOGLICOL ACETONA ETILGLICOL PROMOTOR DE ADESÃO

ACETATO DE BUTILA EMCAPLUS PLASTIFICANTE MESAMOLL ACETATO DE ETILA EMULSÃO DE SILICONE 36% POLIETILENOGLICOL ACETONA ETILGLICOL PROMOTOR DE ADESÃO LISTA DE PRODUTOS ACETATO DE BUTILA EMCAPLUS PLASTIFICANTE MESAMOLL ACETATO DE ETILA EMULSÃO DE SILICONE 36% POLIETILENOGLICOL ACETATO DE ETILGLICOL ESTABILIZANTES POLIÓIS ACETONA ETILGLICOL PROMOTOR DE

Leia mais

Solventes. Junho 2015

Solventes. Junho 2015 Junho 2015 Solventes Solventes Conheça os Solventes da Braskem. A solução para o seu negócio. Amplo portfólio de solventes com alta performance na solubilização de compostos químicos Desenvolvimento de

Leia mais

ENGRAXANTES. CARACTERÍSTICA QUÍMICA: Lecitina em emulsão aditivada. CARÁTER IÔNICO: Aniônico. CONCENTRAÇÃO: Aprox. 40%. ph (solução 10%): 6,5-8,0

ENGRAXANTES. CARACTERÍSTICA QUÍMICA: Lecitina em emulsão aditivada. CARÁTER IÔNICO: Aniônico. CONCENTRAÇÃO: Aprox. 40%. ph (solução 10%): 6,5-8,0 ENGRAXANTES ADL Pasta de cor acastanhada complexo-ativo aditivado com lecitina. # Especialmente indicado para napas, vestuário, estofamento e camurça, couros com maciez pronunciada e toque sedoso. # Pode

Leia mais

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Oil & Gas, a Oxiteno oferece tecnologias que vão da perfuração de poços até o refino, com

Leia mais

QUÍMICA DIVERSIFICADA

QUÍMICA DIVERSIFICADA QUÍMICA DIVERSIFICADA 1 O GRUPO Há 86 anos no mercado, o Grupo MCassab possui três grandes áreas de negócios: Distribuição de Produtos Químicos, Consumo e Incorporações & Participações. O diferencial do

Leia mais

Boletim Técnico. O(CH 2 CH 2 O) n H. em que: n = grau de etoxilação

Boletim Técnico. O(CH 2 CH 2 O) n H. em que: n = grau de etoxilação DESCRIÇÃO A linha ULTRANEX NP é composta por tensoativos não-iônicos, resultantes da reação de nonilfenol com um número variável de moléculas de óxido de eteno (EO). O número médio de moles de EO contidos

Leia mais

Soluções Químicas para o Mercado de Lubrificantes

Soluções Químicas para o Mercado de Lubrificantes Soluções Químicas para o Mercado de Lubrificantes Para cada necessidade, oferecemos uma solução. 2 Oferecemos excelentes soluções para produtores de lubrificantes industriais: o PIB, componente ideal para

Leia mais

Boletim Técnico. O(CH 2 CH 2 O) n H. onde: n = grau de etoxilação

Boletim Técnico. O(CH 2 CH 2 O) n H. onde: n = grau de etoxilação DESCRIÇÃO A linha é composta por tensoativos obtidos através da reação de nonilfenol com óxido de eteno. Em função do número de unidades de óxido de eteno (grau de etoxilação), obtém-se produtos que exibem

Leia mais

COSMÉTICOS GREENFORMANCE

COSMÉTICOS GREENFORMANCE COSMÉTICOS GREENFORMANCE Compromisso com a sustentabilidade O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente em nossas

Leia mais

Boletim Técnico. Produto Descrição Química Nome Chemical Abstracts Nº CAS. 3,6,9,12,15,18,21- Heptaoxatritriacontan-1-ol

Boletim Técnico. Produto Descrição Química Nome Chemical Abstracts Nº CAS. 3,6,9,12,15,18,21- Heptaoxatritriacontan-1-ol DESCRIÇÃO A linha é composta por produtos biodegradáveis, obtidos através da reação de álcool laurílico com óxido de eteno. Em função do grau de etoxilação, obtém-se produtos que exibem diferentes valores

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

Solução surfactante para substituição de solventes. Daniela Tristão Stepan Química

Solução surfactante para substituição de solventes. Daniela Tristão Stepan Química Solução surfactante para substituição de solventes Daniela Tristão Stepan Química Agenda INTRODUÇÃO E OBJETIVO PARCERIA STEPAN / ELEVANCE STEPOSOL MET 10-U A primeira geração solvosurfactant Características

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

Soluções para adesivos e selantes

Soluções para adesivos e selantes Soluções para adesivos e selantes Com atuação no setor químico e petroquímico global, a Braskem produz um amplo portfólio de resinas termoplásticas e produtos químicos básicos e de performance. Seus 8

Leia mais

Tintas. Compromisso com a qualidade

Tintas. Compromisso com a qualidade s Soluções para melhorar a qualidade dos seus produtos. Tintas Compromisso com a qualidade A Oxiteno produz tensoativos e especialidades químicas que melhoram ou contribuem para a qualidade de produtos

Leia mais

A Oxiteno trabalha para levar a evolução de dentro de seus laboratórios e fábricas para o cotidiano de pessoas de todas as partes do mundo.

A Oxiteno trabalha para levar a evolução de dentro de seus laboratórios e fábricas para o cotidiano de pessoas de todas as partes do mundo. Cosméticos Levando a evolução de seus laboratórios para os produtos do cotidiano. A Oxiteno trabalha para levar a evolução de dentro de seus laboratórios e fábricas para o cotidiano de pessoas de todas

Leia mais

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - Iônicas. Não iônicas. Óleo em água: O/A Água em óleo: A/O Múltiplas: A/O/A ou O/A/O

05/08/2016 SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - Iônicas. Não iônicas. Óleo em água: O/A Água em óleo: A/O Múltiplas: A/O/A ou O/A/O SISTEMAS HETEROGÊNEOS - FORMA FARMACÊUTICA: EMULSÃO - EMULSÕES Definição: São dispersões de dois líquidos não miscíveis entre si, que com a ajuda de um agente emulsionante formam um sistema homogêneo.

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

Portfólio de tensoativos aniônicos

Portfólio de tensoativos aniônicos Portfólio de tensoativos aniônicos TENSOATIVOS NÚMERO DE MOLES DE CMC g/l ºC TENSÃO SUPERFICIAL (mn/m) na CMC ºC SÓLIDOS (%) OXIMULSION B 0 0 0, 1 OXIMULSION B 00 0,1 OXIMULSION 0 0, OXIMULSION 1 7 0,7

Leia mais

O PROCESSO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA OXITENO JOSÉ RONALDO HACK BERLIM UBIRATAN AUGUSTO SILVA WILSON ANTONIO DE JESUS MOURA

O PROCESSO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA OXITENO JOSÉ RONALDO HACK BERLIM UBIRATAN AUGUSTO SILVA WILSON ANTONIO DE JESUS MOURA O PROCESSO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA OXITENO JOSÉ RONALDO HACK BERLIM UBIRATAN AUGUSTO SILVA WILSON ANTONIO DE JESUS MOURA Salvador-BA, setembro/2003 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CURSO

Leia mais

Qualidade e aproveitamento de peles de caprinos

Qualidade e aproveitamento de peles de caprinos Qualidade e aproveitamento de peles de caprinos Manuel Antonio Chagas Jacinto Pesquisador do IPT/CTCC Doutorando em Zootecnia na FCAVJ-UNESP, Campus de Jaboticabal A qualidade da pele e do couro, após

Leia mais

Aditivos de Superfície

Aditivos de Superfície DOWSIL é a marca Dow para a linha líder global em silicones, oferecendo expertise em produtos de alta performance que revolucionam o mercado há decadas. As tecnologias em silicone da DOWSIL auxiliam os

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico o desenvolvimento de produtos inovadores que visam

Leia mais

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico o desenvolvimento de produtos inovadores que visam

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

2012 Lenns Chemistry. Óleo Vegetal

2012 Lenns Chemistry. Óleo Vegetal Óleo Vegetal Nome Químico: Ésteres de ácido graxo com glicerol Natureza química:inseticida / anti -evaporante e adjuvante do grupo éster. Tipo de formulação: Concentrado emulsionável Ponto de fusão: não

Leia mais

Especialidades Químicas

Especialidades Químicas Especialidades Químicas Você sonha e nós realizamos juntos. A Braskem busca soluções que possam fazer a diferença tanto para Clientes quanto para a sociedade. Maior produtora de resinas termoplásticas

Leia mais

Por meio de indústrias diversificadas, porém focadas, a Dow fornece produtos e soluções inovadoras para mercados em todo o mundo.

Por meio de indústrias diversificadas, porém focadas, a Dow fornece produtos e soluções inovadoras para mercados em todo o mundo. A Dow reúne a força da ciência e da tecnologia para criar com paixão o que é essencial ao progresso humano. Conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

se sentem honradas em receber os Técnicos e Proprietários de Curtumes de Franca e outras importantes regiões

se sentem honradas em receber os Técnicos e Proprietários de Curtumes de Franca e outras importantes regiões & se sentem honradas em receber os Técnicos e Proprietários de Curtumes de Franca e outras importantes regiões Pidilite A Pidilite pertence ao grupo multinacional Indiano FEVICOL, pioneiro em Adesivos,

Leia mais

Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias. Daniela Tristão Abril/2018

Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias. Daniela Tristão Abril/2018 Soluções para melhoria de performance de formulações domissanitárias Daniela Tristão Abril/2018 Agenda Tensoativos Secundários em Detergentes Líquidos - Funcionalidade e Benefícios - AMMONYX LMDO vs. Amidas

Leia mais

Produtos Complementares

Produtos Complementares Produtos Complementares 28 AGENTES DE CONDICIONAMENTO Behentrimonium chloride (BTAC) Tensoativo catiônico com ótimo efeito condicionante, antiestático e emulsionante. Behentrimonium chloride 1-5% Cloreto

Leia mais

ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo

ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo ACUDYNE TM 1000 Polímero para Modelagem do Cabelo para excelente fixação e durabilidade do penteado Aspectos Gerais Com o Polímero para Modelagem do Cabelo ACUDYNE TM, os formuladores de produtos para

Leia mais

Aplicação do Polibutenos em couro

Aplicação do Polibutenos em couro Aplicação do Polibutenos em couro Unidade de Petroquímicos Básicos Núcleo de Especialidades Desenvolvimento: Engenheiro Aguinaldo Souza em parceria com SENAI ESTANCIA VELHA / RS Agenda Braskem Negócio

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar por meio de produtos suaves e sustentáveis.

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

VOC HS Máx. 420 g/l

VOC HS Máx. 420 g/l DELFLEET VOC HS 4 + 1 Máx. 420 g/l PRODUTOS Cores Delfleet HS 4+1 (Binder ) Catalisador Delfleet HS 4+1, F355 Diluente Lento Delfleet, F371 Diluente Delfleet, F372 Diluente Rápido Delfleet, F373 DESCRIÇÃO

Leia mais

HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE

HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE Compromisso com a sustentabilidade O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente

Leia mais

Produtos Complementares

Produtos Complementares Produtos Complementares ACIDULANTE Ácido Cítrico Amplamente utilizado devido às suas vantagens no tratamento como acidulante e agente de controle de ph. O ácido cítrico atua como um excelente regulador

Leia mais

Agroquímicos. Diversidade tecnológica, flexibilidade no atendimento.

Agroquímicos. Diversidade tecnológica, flexibilidade no atendimento. Agroquímicos Diversidade tecnológica, flexibilidade no atendimento. Agroquímicos Dispersantes Produtos DISPERSE 98 AG Poliacrilato de sódio em solução aquosa. SULFONOL NME PÓ AG Metil naftaleno sulfonato

Leia mais

Alternativas aos métodos tradicionais no processo de curtume

Alternativas aos métodos tradicionais no processo de curtume Outubro de 2017 Nesta edição: - Alternativas aos métodos tradicionais no processo de curtume - Depilação Enzimática Alternativas aos métodos tradicionais no processo de curtume O principal passo no fabrico

Leia mais

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE

ADITIVOS DE SUPERFÍCIE Líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação, a Dow Corning oferece mais de 7.000 produtos e serviços através de suas marcas Dow Corning e XIAMETER. As soluções de silicone da Dow

Leia mais

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico

A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico A KAO é uma empresa de origem japonesa, uma das maiores fabricantes de surfactantes e especialidades químicas mundiais, que tem como princípio básico o desenvolvimento de produtos inovadores que visam

Leia mais

Nesta edição: Dezembro de Wet-White Real alternativa ao curtume a Crómio? Vantagens e Desvantagens

Nesta edição: Dezembro de Wet-White Real alternativa ao curtume a Crómio? Vantagens e Desvantagens Dezembro de 2017 Wet-White Real alternativa ao curtume a Crómio? Vantagens e Desvantagens Nesta edição: - Wet-White Real alternativa ao curtume a Crómio? Vantagens e Desvantagens O curtume corresponde

Leia mais

Perspectivas para os Óleos Grupo III. Cristiano Albanez Maio, 2015

Perspectivas para os Óleos Grupo III. Cristiano Albanez Maio, 2015 Perspectivas para os Óleos Grupo III Cristiano Albanez Maio, 2015 Agenda A quantiq Tecnologia dos Básicos Grupo III A SK Conclusões Soluções quantiq para o mercado 2 A quantiq 3 3 A quantiq NÍVEL MUNDIAL

Leia mais

Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva

Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva Fluidos base água contendo a tecnologia anticorrosiva Proteção externa, formador de filme com atividade química Proteção interna na fase líquida e na fase vapor Produtos testados para toxicidade e biodegradabilidade

Leia mais

Lista mensal de documentos normativos editados

Lista mensal de documentos normativos editados Lista mensal de documentos normativos editados Data de edição: 2018-12-28 NP 160:1983 (reimpressão) Definição e classificação 4 IPQ NP 161:1983 (reimpressão) comuns Barras e blocos Tipos e características

Leia mais

OXIFLOW S 6800 Revelando o poder dos cadores reológicos

OXIFLOW S 6800 Revelando o poder dos cadores reológicos OXIFLOW S 6800 Revelando o poder dos cadores reológicos OXIFLOW S 6800 cador reológico altamente versátil para aplicações em Personal Care. OXIFLOW S 6800 foi especialmente desenvolvido para promover ciente

Leia mais

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO: PANORAMA E CONSIDERAÇÕES Apresentação: Katty Maria da Costa Mattos Preocupação ambiental alto volume gerado grau de contaminação com metais

Leia mais

VI-Oktober Fórum PPGEQ

VI-Oktober Fórum PPGEQ INFLUÊNCIA DO ACABAMENTO MOLHADO E DO ENVELHECIMENTO DO COURO NA OXIDAÇÃO DE CROMO Wagner Fernando Fuck 1, Mariliz Gutterres Soares 1, Nilson Romeu Marcilio 2 1 Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhÃ

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhà creating TOMORROW S SOLuTIONS REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO 2012 ATENdENdO hoje AS ExIgêNcIAS de AMANhà Artigo Técnico Atendendo hoje as exigências de amanhã Dispersões a base de acetato de

Leia mais

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL Processos Químicos Industriais II POLPAÇÃO QUÍMICA Os cavacos são cozidos em licores ou lixívias, isto é, em soluções aquosas contendo

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE E OS INSUMOS QUÍMICOS PARA COUROS MK QUÍMICA DO BRASIL LTDA

A SUSTENTABILIDADE E OS INSUMOS QUÍMICOS PARA COUROS MK QUÍMICA DO BRASIL LTDA A SUSTENTABILIDADE E OS INSUMOS QUÍMICOS PARA COUROS MK QUÍMICA DO BRASIL LTDA CONCEITOS O PRINCÍPIO O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio

Leia mais

UMA EMPRESA QUE PENSA EM VOCÊ

UMA EMPRESA QUE PENSA EM VOCÊ UMA EMPRESA QUE PENSA EM VOCÊ JANEIRO DE 2014 A CLEAN BIOS é uma empresa com produtos de alta tecnologia e inovação com aplicação em diversos segmentos. Nosso compromisso é crescer sem alterar nossos valores.

Leia mais

Pesquisas voltadas ao setor Couro. Profa Patrice Aquim

Pesquisas voltadas ao setor Couro. Profa Patrice Aquim Pesquisas voltadas ao setor Couro Profa Patrice Aquim 1 Pesquisas Relacionadas com o setor Couro - Estudos de distintos curtimentos; - Otimização no processo de couros através de um sistema de gestão baseado

Leia mais

Curtimento de peles de peixe

Curtimento de peles de peixe Curtimento de peles de peixe Curtimento de peles de pacu e tilápia. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-RS Centro Tecnológico do Couro SENAI Junho/2006 Edição atualizada em: 24/03/2014

Leia mais

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline

Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Professora Ligia Pauline Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes Professora Ligia Pauline Tintas Suspensão de partículas opacas (pigmentos) em veículo fluido; Função das partículas: cobrir e decorar as superfícies; Função do veículo:

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS

CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS CONSTRUÇÃO CIVIL / TINTAS ARACRYL E-03 43-46 4.000-6.000 8,0-9,0 1,01-1,04 ARACRYL E-400 S 51-54 300-800 7,5-8,0 1,01-1,05 ARACRYL E-950 48-51 4.000-8.000 8,0-9,0 1,01-1,04 ARACRYL E-1871 44-46 4.000-7.000

Leia mais

Fundada em 1924, a Univar é líder global em distribuição de produtos químicos e serviços inovadores.

Fundada em 1924, a Univar é líder global em distribuição de produtos químicos e serviços inovadores. Fundada em 1924, a Univar é líder global em distribuição de produtos químicos e serviços inovadores. A empresa opera uma rede de mais de 850 instalações de distribuição em toda a América do Norte, Europa

Leia mais

Química e Inovação: solução para a humanidade

Química e Inovação: solução para a humanidade Química e Inovação: solução para a humanidade André Luis Conde Gerente de Tecnologia e Inovação OXITENO Maio/2013 Agenda Inovação e Desenvolvimento A Inovação na Indústria Brasileira Inovação na OXITENO

Leia mais

Capítulo 32. b) os tanatos e outros derivados tânicos dos produtos incluídos nas posições a 29.39, ou a 35.04;

Capítulo 32. b) os tanatos e outros derivados tânicos dos produtos incluídos nas posições a 29.39, ou a 35.04; Capítulo 32 Extratos tanantes e tintoriais; taninos e seus derivados; pigmentos e outras matérias corantes; tintas e vernizes; mástiques; tintas de escrever Notas. 1.- O presente Capítulo não compreende:

Leia mais

Para cada necessidade, uma solução.

Para cada necessidade, uma solução. Para cada necessidade, uma solução. DELUSIN IN Naftaleno sulfonato de sódio. DISPERSE 98 AG. Poliacrilato de sódio em solução aquosa. SULFONOL 98 AG. Poliacrilato de sódio em pó. DISPERTAN HG 96 Copolímero

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1:

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1: ANEXO I TERMO DE REFERENCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1: ITEM PRODUTO DESCRIÇÃO QUANTIDD MÉDIA VALOR TOTAL 1 ÁGUA SANITÁRIA ÁGUA SANITÁRIA, solução aquosa, à base de hipoclorito sódio ou cálcio, embalagem

Leia mais

LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS

LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS LIQUITINT CORANTES POLIMÉRICOS SOBRE A UNIVAR Fundada em 1924, a Univar é líder global em distribuição de produtos químicos e serviços inovadores. A empresa opera uma rede de mais de 850 instalações de

Leia mais

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos.

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. ACRYCLEAN Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. para limpar e desengordurar antes de colar e recobrir elimina gordura, óleo e sujeiras de silicone, cera,

Leia mais

Nº 1 Nº Bilhões. Um rápido olhar Nosso Alcance. mais de. Desde 1924 levando a química até você! funcionários em.

Nº 1 Nº Bilhões. Um rápido olhar Nosso Alcance. mais de. Desde 1924 levando a química até você! funcionários em. Chemistry Delivered SM A Univar é mais do que uma empresa de distribuição somos um parceiro global, dedicado a aprimorar a qualidade de vida através de tecnologia a serviço das industrias mais essenciais

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1. EXTRATO DA ATA DO CONTRATANTE: /RN E FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE. CONTRATADA: RAIMILSON DANTAS DE LÓCIO - CNPJ: 24.201.527/0001-42. OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E FRACIONADA AQUISIÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU

ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU ANEXO I LISTA DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS PASSÍVEIS DE INCORPORAÇÃO À PREPARAÇÃO DO CDRU (1) Derivada da Instrução Normativa 13/2012 do IBAMA (Lista Brasileira de Resíduos Sólidos) 02 Resíduos

Leia mais

QUANTITATIVA DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS ENVOLVIDAS NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM CURTUMES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

QUANTITATIVA DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS ENVOLVIDAS NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM CURTUMES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA

Leia mais

Branqueamento de arreios de couro cru

Branqueamento de arreios de couro cru Branqueamento de arreios de couro cru Informações sobre a possibilidade de branqueamento de um arreio de couro cru. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-RS Centro Tecnológico do Couro SENAI

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------- Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São

Leia mais

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 DESENGRAXANTES - HOMY MAXCLEAN / HOMY 500 ANTI-ADERENTE PARA MÁQUINAS COMPACTADORAS - HOMY ECOPOL G DESPLACANTE

Leia mais

DEGALAN Coating Resins PORTFÓLIO DE PRODUTOS

DEGALAN Coating Resins PORTFÓLIO DE PRODUTOS DEGALAN Coating Resins PORTFÓLIO DE PRODUTOS DEGALAN PRODUTOS INOVADORES PARA AS MAIS DIVERSAS APLICAÇÕES A Evonik Industries desenvolve A Evonik oferece ampla variedade de matérias-primas base acrilato

Leia mais

CURAS QUÍMICAS para concreto

CURAS QUÍMICAS para concreto CURAS QUÍMICAS para concreto O Grupo Construquímica O Grupo Construquímica é uma multinacional de origem Americana que atua há mais de anos no mercado Brasileiro da construção civil, produzindo e comercializando

Leia mais

Viscosidade de Sol. de Nitrocel Tol. Xil. Nafta. Solv. em Água % Água em Solv. %

Viscosidade de Sol. de Nitrocel Tol. Xil. Nafta. Solv. em Água % Água em Solv. % Tabela de Solventes OXIGENADOS 25 Viscosidade de Sol. de Nitrocel (5) Diluição Parâmetro de (6) 20/20 a 20 20) ) CETONAS ACETONA CH3COCH3 520,0 56,0-57,0 20 12 4,5-0,7 COMPL COMPL 7,6 5,1 3,4 9,8 58,08

Leia mais

Mais do que proporcionar um sensorial agradável nas formulações, as bases desempenham cada vez mais um papel preponderante nos produtos para os

Mais do que proporcionar um sensorial agradável nas formulações, as bases desempenham cada vez mais um papel preponderante nos produtos para os Portfólio de bases Mais do que proporcionar um sensorial agradável nas formulações, as bases desempenham cada vez mais um papel preponderante nos produtos para os cuidados da pele, cabelos e também nos

Leia mais

Surfactantes EcoSense. Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis. Visão geral

Surfactantes EcoSense. Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis. Visão geral Surfactantes EcoSense Nossa nova linha de surfactantes provenientes de fontes naturais e biodegradáveis Visão geral Visão geral Os surfactantes EcoSense são uma nova linha de surfactantes da Dow Personal

Leia mais

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA LUVAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO 14/09/2011 1 LUVAS PARA PROTEÇÃO CONTRA SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO PROGRAMA: TIPOS DE LUVAS CONTRA PRODUTOS QUÍMICOS; PRINCIPAIS

Leia mais

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira.

Verniz PU Marítimo. Indicado para proteção de superfícies internas e externas de madeira. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 02) Verniz PU Marítimo É um verniz de fino acabamento que renova e protege e realça a cor natural das madeiras. Possui boa resistência ao intemperismo, ótimo acabamento,

Leia mais

LIQUITINT ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. CORANTES POLIMÉRICOS NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA ATRAIR CLIENTES DO QUE A COR.

LIQUITINT ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. CORANTES POLIMÉRICOS NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA ATRAIR CLIENTES DO QUE A COR. ESCOLHA UMA COR, QUALQUER COR. Qualquer uma que lhe inspire. E use-a para orientar, influenciar e moldar as impressões de seus clientes sem proferir uma única palavra. NÃO HÁ INFLUÊNCIA MAIS PODEROSA PARA

Leia mais

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e

Capítulo 34. a) originam um líquido transparente ou translúcido ou uma emulsão estável sem separação da matéria insolúvel; e Capítulo 34 Sabões, agentes orgânicos de superfície, preparações para lavagem, preparações lubrificantes, ceras artificiais, ceras preparadas, produtos de conservação e limpeza, velas e artigos semelhantes,

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

O Caleiro Sustentável. Um processo otimizado, econômico e de baixo impacto ambiental

O Caleiro Sustentável. Um processo otimizado, econômico e de baixo impacto ambiental O Caleiro Sustentável. Um processo otimizado, econômico e de baixo impacto ambiental ABQTIC Estância Velha/RS setembro 2011 Telmo Seganfredo Especialista 1 Sinopse 1. The Buckman Way 2. Teoria enzimática

Leia mais

Glucolam MG. PEG Methyl Glucose Dioleate

Glucolam MG. PEG Methyl Glucose Dioleate PEG - 120 Methyl Glucose Dioleate Agente Espessante Natural é obtido a partir da glucose do milho. é indicado para sistemas tensoativos (xampus & sabonetes líquidos). é um agente emoliente e redutor da

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

DELFLEET BC VERNIZ DELFLEET F390

DELFLEET BC VERNIZ DELFLEET F390 DELFLEET BC VERNIZ DELFLEET F390 PRODUTOS Cores Delfleet BC (Binder F344) Diluente Delfleet BC, F374 Verniz Delfleet F390 Catalisador Delfleet MS F361 Diluente Delfleet Lento, F371 Diluente Delfleet, F372

Leia mais

Substrato Lixamento Desengraxar

Substrato Lixamento Desengraxar VOC PRODUTOS Cores Delfleet 280 (Binder ) Catalisador Delfleet F363 Catalisador Delfleet MS VOC, F357 Catalisador Delfleet MS Lento VOC, F358 Catalisador Delfleet MS, F361 Catalisador Delfleet MS Rápido,

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Química. Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira

Mestrado Integrado em Engenharia Química. Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira Mestrado Integrado em Engenharia Química Alunos: Ana Catarina Pinto Ana Helena Reis Ana Isabel Gerós Ana Sofia Silva André Pinto Catarina Moreira Com o apoio de: Prof. João Bastos Víctor Jardim Índice

Leia mais

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40

FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 FLUIDOS DESENGRAXANTES VEGETAIS, ECOLÓGICOS E BIODEGRADÁVEIS - GREENSAVE LIFE 20E/20 e 40E/40 DESENGRAXANTES - HOMY MAXCLEAN / HOMY 500 ANTI-ADERENTE PARA MÁQUINAS COMPACTADORAS - HOMY ECOPOL G DESPLACANTE

Leia mais

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados:

Número: Cidade: UF: Insc. Estadual: Validade da Proposta: Favor cotar os preços para fornecimento dos materiais/serviços abaixo especificados: Page 1 of 7 1 100,00 UN BOBINA DE SACOLA PLÁSTICA (geladeira, freezer, microondas. Transparente tamanho 2kg. Bobina plástica para condicionamento de alimentos, 30x40cm, rolo com 500 unidades. Valor de

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

E-book. Emulsões e Géis. com Lucas Portilho

E-book. Emulsões e Géis. com Lucas Portilho E-book Emulsões e Géis com Lucas Portilho Emulsões As emulsões são dispersões estabelecidas por uma fase dividida determinada como interna, dispersa ou descontinua, e por outra fase que cerca as gotículas,

Leia mais

Palestrante: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO

Palestrante: André Luiz de Oliveira Empresa: Reichhold do Brasil SUMÁRIO SUSTENTABILIDADE E BAIXO VOC NA PINTURA E ADESÃO EM PISOS ASFÁLTICOS E DE CONCRETO FORMULANDO SISTEMAS ALQUÍDICOS E EPOXÍDICOS PARA ASFALTO E CONCRETOS COM POLÍMEROS A BASE DE ÁGUA E DE ALTO TEOR BIORRENOVÁVEL

Leia mais