Glam. (catarina monteiro)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Glam. (catarina monteiro)"

Transcrição

1 olá

2 olá (benvindos)

3

4

5 Glam (catarina monteiro)

6 Glam (catarina monteiro)

7 Glam (catarina monteiro)

8

9 ARTE URBANA 2017

10 ARTE URBANA 2017

11 ARTE URBANA 2017 Panorama nacional

12 ARTE URBANA 2017 Panorama nacional

13 ARTE URBANA 2017 Panorama nacional

14 O QUE É A ARTE URBANA?

15 O QUE É A ARTE URBANA?

16 A arte urbana...

17 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. O objetivo é criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos a cidade de lisboa tornou-se uma das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

18 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. O objetivo é criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos a cidade de lisboa tornou-se uma das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

19 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. O objetivo é criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos a cidade de lisboa tornou-se uma das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

20 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. O objetivo é criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos a cidade de lisboa tornou-se uma das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

21 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. tem por objetivo criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos a cidade de lisboa tornou-se uma das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

22 A arte urbana... é um tipo arte pensada e feita para o espaço público. pode ter várias expressões para além da pintura mural, tais como escultura, azulejo... é muitas vezes confundida com o graffiti por partilharem a técnica da pintura em spray. é uma arte dirigida para a população, enquanto o graffiti é um trabalho pessoal, de auto-promoção, mais direccionado para outros pintores de graffiti. tem por objetivo criar proximidade com o observador e a comunidade envolvente. Nos últimos anos ganhou relevância em lisboa, tornando-se a cidade numa das capitais mundiais da arte urbana. Isso alastrou-se para muitas outras cidades do nosso país.

23 dicionário urbano

24 dicionário urbano

25 Dicionário urbano Writer - PINTOR de graffiti. Tag - Assinatura / Pseudónimo do artista. Hall of Fame - O Corredor da Fama é uma pintura geralmente legal num mural mais trabalhado, com mais de que um artista a pintar a obra, sendo esses artistas considerados experientes. Bombing - Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes. Throw-up - Estilo situado entre o tag / assinatura de rua e o bombing - letras rápidas com ou sem preenchimento de cor. Roof-top - Graffiti aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso, mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers. Wild Style - Estilo de letras esticadas, por vezes quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do graffiti. 3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilhos e sombras das letras. Bubble Style - Estilo de letras arredondadas, mais simples e primárias, mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes.

26 Dicionário urbano Train - Denominação de um comboio pintado. Whole Train - Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo. End to end - Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas). Top to bottom - Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais. Backjump - Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (Por EX. estação) Cap - BOTÃO DIFUSOR aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (Por ex: Skinny, Fat, ASTRO Fat, etc). Crew - Equipa, grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra. Cross - Pintar um graffiti por cima de um trabalho de um outro writer.

27 Dicionário urbano Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras. Highlight - Contorno geral de todo o grafitti, posterior ao outline. Outline - Contorno das letras. Por vezes essa cor é aplicada igualmente ao volume / Sombra das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade. Inline - Contorno das letras, realizado na parte de dentro das letras. Degradé - Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor. King - Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do graffiti. Um estatuto que todos procuram e que está ligado à qualidade, postura e anos de experiência. Toy - O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade. Bite - Cópia ou influência directa de um estilo de outro writer. Spot - Denominação dada ao lugar onde é feito um graffiti.

28

29 ARTISTAS MAIS RELEVANTES

30 ARTISTAS MAIS RELEVANTES

31 VHILLS (ALEXANDRE FARTO)

32 BORDALLO II (ARTUR )

33 akacorleone (pedro campiche )

34 kruella d enfer (ângela ferreira)

35 add fuel (diogo machado)

36 mar (gonçalo ribeiro)

37 draw (frederico)

38 ±MAIS MENOS± (Miguel januário )

39

40 galerias de ARTE URBANA

41 galerias de ARTE URBANA

42 MONTANA SHOP (cais do sodré)

43 underdogs GALLERY (braço de prata)

44 FESTIVAL O BAIRRO I O MUNDO (BAIRRO DA QUINTA Da fonte)

45 FESTIVAL O BAIRRO I O MUNDO (BAIRRO DA QUINTA Do mocho)

46 FESTIVAL O muro (BAIRRO padre cruz)

47 ARTE URBANA 2017 Panorama nacional

48 ARTE URBANA 2017 Panorama internacional

49 BAnksy (Robin Gunningham?) Banksy (Bristol, 1974/75) é um famoso artista de rua britânico, cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, mas também em Londres e em muitas outras cidades do mundo. Vários estudos apontam a sua verdadeira identidade como sendo Robin Gunningham. BANKSY É um pintor activista e os Seus trabalhos de crítica social e política tornaram-no num verdadeiro mito internacional. Exit through the gift shop, O documentário sobre arte urbana foi o primeiro filme de Banksy, tendo sua estreia mundial no Festival de Filmes de Sundance, sendo lançado no Reino Unido no dia 5 de março de No ano seguinte, foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Documentário. O filme foi aclamado pelas suas inovações na forma, e por expôr diversos artistas FAMOSOS A Fazer suas obras, entre eles o próprio Banksy.

50

51 FIM

52 FIM (obrigada)

DBAE Unidade Didáctica STREET ART Banksy

DBAE Unidade Didáctica STREET ART Banksy Universidade de Évora Mestrado em Ensino de Artes Visuais DBAE Unidade Didáctica STREET ART Banksy Didáctica das Artes Visuais Docente: Prof. Dr. Leonardo Charréu 1º Ano 2º Semestre Ano Lectivo 2011 2012

Leia mais

COLEGIO ÓFELIA FONSECA

COLEGIO ÓFELIA FONSECA COLEGIO ÓFELIA FONSECA Práticas estranhas ao meio ambiente construído da cidade: A experiência do grafite em Nova Iorque na década de 1970 e em São Paulo de 1980 até os dias atuais Isadora warcman São

Leia mais

Caminhos para a Juventude

Caminhos para a Juventude 1º Encontro de Graffiti de Mogi das Cruzes Caminhos para a Juventude APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS 1. A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Companhia Paulista

Leia mais

Graffiti: práticas, estilos e estéticas de uma identidade cultural

Graffiti: práticas, estilos e estéticas de uma identidade cultural CIES e-working Paper N.º 150/2013 Graffiti: práticas, estilos e estéticas de uma identidade cultural André Pereira CIES e-working Papers (ISSN 1647-0893) Av. das Forças Armadas, Edifício ISCTE, 1649-026

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O GRAFITE NA GALERIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O GRAFITE NA GALERIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O GRAFITE NA GALERIA RENATA GOMES DOMINGUES CENTRO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS SOBRE CULTURA E COMUNICAÇÃO (CELACC) São Paulo 2009 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O GRAFITE NA GALERIA

Leia mais

Banksy -pinta a parede! Exit throught the gift shop de Banksy 2010, EUA e Reino Unido, 89

Banksy -pinta a parede! Exit throught the gift shop de Banksy 2010, EUA e Reino Unido, 89 Banksy -pinta a parede! Exit throught the gift shop de Banksy 2010, EUA e Reino Unido, 89 apoio financeiro Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história do movimento street

Leia mais

Wall of Fame. Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão Universidade Fernando Pessoa

Wall of Fame. Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão Universidade Fernando Pessoa Wall of Fame Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão Universidade Fernando Pessoa Resumo Pretendo com este estudo entender o fenómeno do graffiti, desde o ponto de vista pessoal, social, cultural e lúdico.

Leia mais

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA

ARTE E GRAFITE NA ESCOLA ARTE E GRAFITE NA ESCOLA A arte deve ser a base da educação. O homem deve ser educado para se tornar o que realmente é. A Educação pela arte. Herbert Read O Graffiti O graffiti hoje se coloca como principal

Leia mais

Braga Street Art Project. Curriculum dos artistas participantes

Braga Street Art Project. Curriculum dos artistas participantes Braga Street Art Project Curriculum dos artistas participantes Concurso Braga vai passar Noite em Branco 2014 BENT Formação Académica Escola Artística Soares dos Reis - Design de Produto Faculdade de Belas

Leia mais

QUANDO AS PAREDES SE TRANSFORMAM EM TELAS

QUANDO AS PAREDES SE TRANSFORMAM EM TELAS Pág: 34 Área: 19,32 x 29,00 cm² Corte: 1 de 7 Grafilti por todo o País TE,To)osewitosaimmes QUANDO AS PAREDES SE TRANSFORMAM EM TELAS MÚSICA NOS PRÉDIOS DA FALAGUEIRA QUEM UTILIZA DIA- RIAMENTE A ESTA-

Leia mais

VISEU EDIÇÃO ESPECIAL STREET ART VISEU 2015

VISEU EDIÇÃO ESPECIAL STREET ART VISEU 2015 EDIÇÃO ESPECIAL STREET ART VISEU 07newsletter VISEU NOVO, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu... EDIÇÃO ESPECIAL STREET ART VISEU 2015 VISEUNOVO SRU Viseu Novo, SRU Sociedade de Reabilitação

Leia mais

ARTISTAS CONVIDADOS. MILLO (it)

ARTISTAS CONVIDADOS. MILLO (it) ARTISTAS CONVIDADOS MILLO (it) "O artista italiano Francesco Giorgino Camillo, mais conhecido como Millo, pinta murais de grande escala que se caracterizam por conter simpáticos habitantes que exploram

Leia mais

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA MAR/2016 Residência Porta Aberta ARTISTAS EM RESIDÊNCIA Carlos Mensil Pedro Ferreira e Assunta Allegiani Catarina Azevedo e Karen Lacroix Alexandra Rafael Carlos Mensil Para mim, enquanto autor, preparar

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

A INSERÇÃO DA MULHER NO GRAFFITI

A INSERÇÃO DA MULHER NO GRAFFITI A INSERÇÃO DA MULHER NO GRAFFITI CULTURA, ARTE E POLÍTICA Tata Maria Vocabulário Em uma conjuntura predominantemente masculina, mulheres grafiteiras desafiam os estigmas e vão às ruas para colorir muros.

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21)

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21) CURSOS DE VERÃO STREET ART história, técnica e prática de grafite COORDENAÇÃO Heleno Bernardi CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português INÍCIO 26 de fevereiro de 2016 TÉRMINO 04 de março de 2016 AULAS 26/02/2016

Leia mais

O Bairro Porto em Pelotas (RS): uma breve discussão sobre o Turismo Cidadão e grafite como atrativo turístico. Rita de Cassia Farias da Rosa

O Bairro Porto em Pelotas (RS): uma breve discussão sobre o Turismo Cidadão e grafite como atrativo turístico. Rita de Cassia Farias da Rosa O Bairro Porto em Pelotas (RS): uma breve discussão sobre o Turismo Cidadão e grafite como atrativo turístico. Rita de Cassia Farias da Rosa Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a arte urbana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Dissertação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Dissertação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS Dissertação CaligrafiAsnoum: graffiti, calligraffiti e criação de signos visuais Paulo Roberto Costa Cruz Júnior PELOTAS, 2016

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 119/05 PR. N. 048/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 119/05 PR. N. 048/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Dilva Inez Camargo nasceu em Palmitos, Santa Catarina, em 15 de setembro de 1961, filha de Primo Eugênio Turcatto e de Erica Becker Turcatto. Fez seus estudos primários em Caibi, SC,

Leia mais

Copyright é para perdedores

Copyright é para perdedores Copyright é para perdedores Contra seus princípios, Banksy exerceu o direito de ser identificado como autor desta obra, de acordo com a Lei de Copyright, Designs e Patentes de 1988. Os autores e o editor

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 6ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Guião de visionamento do filme ESTÓRIA DO GATO E DA LUA, de Pedro Serrazina, 1995

Guião de visionamento do filme ESTÓRIA DO GATO E DA LUA, de Pedro Serrazina, 1995 Por Dentro do Filme II / Construção de Guiões de trabalho Julho 2011 Tavira André Mantas Guião de visionamento do filme ESTÓRIA DO GATO E DA LUA, de Pedro Serrazina, 1995 Planificação de actividades para

Leia mais

18 alface adentro à lupa

18 alface adentro à lupa 18 alface adentro à lupa A relação entre Lisboa e a arte pública já não é um simples namoro. Cada vez mais encontros, exposições e ações ligadas à expressão criativa no espaço urbano têm contado com o

Leia mais

Amizade Autêntica OPEN CALL - CONvOCAtóriA

Amizade Autêntica OPEN CALL - CONvOCAtóriA Amizade Autêntica OPEN CALL - Convocatória ENQUADRAMENTO Considerada uma das mais relevantes cidades europeias no âmbito da produção plástica em graffiti e street art, Lisboa vai acolher a 2ª edição do

Leia mais

Equipe de Física. Física

Equipe de Física. Física Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2R Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Lançamento Vertical Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento

Leia mais

GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO. Arte de Rua

GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO. Arte de Rua GRAFITE, ALÉM DO NOSSO ENTENDIMENTO Arte de Rua O tipo de intervenção urbana conhecida como arte de rua, caracterizada normalmente pelo bom-humor, provocação e irreverência, ocupa as ruas preocupandose

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Mirim Santos: o artista de Ouro Preto Elaine Schmitt 1 As fotografias que compõem esse ensaio fotográfico foram feitas na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, em frente à Igreja Católica

Leia mais

3x3 BasketArt LEVAR O BASQUETEBOL MAIS LONGE ACORDO DE COOPERAÇÃO

3x3 BasketArt LEVAR O BASQUETEBOL MAIS LONGE ACORDO DE COOPERAÇÃO 3x3 BasketArt LEVAR O BASQUETEBOL MAIS LONGE ACORDO DE COOPERAÇÃO Entre: a) O Município de [..], pessoa coletiva de direito público número [ ], com sede na [ ], em [..] e o endereço eletrónico [ ], neste

Leia mais

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar.

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar. TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES AS VIAS HORIZONTAIS DE EVACUAÇÃO DEVEM CONDUZIR, DIRECTAMENTE OU ATRAVÉS DE CÂMARAS CORTA-FOGO, A VIAS VERTICAIS DE EVACUAÇÃO OU AO EXTERIOR DO EDIFÍCIO A DISTÂNCIA MÁXIMA A PERCORRER DE QUALQUER PONTO

Leia mais

ELISA TOLOMELLI PRODUTORA

ELISA TOLOMELLI PRODUTORA ELISA TOLOMELLI PRODUTORA 2017 PRODUÇÃO BERENICE PROCURA de Allan Fiterman MARIA DO CARITÓ de João Paulo Jabur ( Longa Metragem em Produção) LUNA CLARA de Flávia Lacerda ( Longa Metragem em Desenvolvimento)

Leia mais

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha.

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Estudou Artes Visuais na Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas. Em simultâneo a isso, realizou um workshop

Leia mais

relegado ao segundo plano. O objetivo é simular, da melhor forma, a terceira dimensão,

relegado ao segundo plano. O objetivo é simular, da melhor forma, a terceira dimensão, relegado ao segundo plano. O objetivo é simular, da melhor forma, a terceira dimensão, o que pode ser conseguido de diversas maneiras: pelo uso da cor, pela forma das letras, criando perspectiva, mudando

Leia mais

GNU Image Manipulation Program

GNU Image Manipulation Program GIMP O que é? O GIMP é uma ferramenta para edição de imagem de bitmap, com alguns recursos de edição vetorial. GIMP é a abreviação para GNU Image Manipulation Program. O GIMP se adequa a diversas tarefas

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Rose Ferreira Dificuldade: média Tempo de execução: 4 horas, sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco

Leia mais

Concurso: Veste uma chávena Bogani

Concurso: Veste uma chávena Bogani Concurso: Veste uma chávena Bogani Desperta para este desafio! Bogani é o teu novo café. É energia. É modernidade: o café das Mentes Despertas. Mentes dinâmicas como a tua, que está permanentemente à procura

Leia mais

Todo o conteúdo desta publicação está protegido pelos direitos de autor que assistem a www.amopintar.com A cópia ou reprodução total ou parcial de

Todo o conteúdo desta publicação está protegido pelos direitos de autor que assistem a www.amopintar.com A cópia ou reprodução total ou parcial de O propósito deste glossário de termos técnicos e artísticos, é ajudar aos amantes da pintura, artistas e amadores que seguem as nossas lições on-line ou através das publicações Amopintar, a se familiarizarem

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60

Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60 Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60 LY41200 - Proteção Interiores LYNX 4 em 1 Integral 4 em 1 Proteção ideal para o interior do veículo As vantagens do Integral 4 em 1 LY41200

Leia mais

Luiz Sacilotto. O artista plástico Luiz Sacilotto nasceu em Santo André, São Paulo, em 1924.

Luiz Sacilotto. O artista plástico Luiz Sacilotto nasceu em Santo André, São Paulo, em 1924. 1 Luiz sacilotto 14 O artista plástico nasceu em Santo André, São Paulo, em 1924. Sacilotto participou do Movimento Concretista Brasileiro, movimento cujas obras não se baseavam em modelos naturais ou

Leia mais

Computação Gráfica - 12

Computação Gráfica - 12 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 12 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav Realismo

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

Encontrando a Alma Brasileira na Natureza Observações artísticas das cores no céu e na terra Relato das aulas de arte com jóvens e adultos com

Encontrando a Alma Brasileira na Natureza Observações artísticas das cores no céu e na terra Relato das aulas de arte com jóvens e adultos com Encontrando a Alma Brasileira na Natureza Observações artísticas das cores no céu e na terra Relato das aulas de arte com jóvens e adultos com necessidades especiais Susanne Rotermund Associação Ita Wegman,

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

Via de regra, as inscrições são feitas e o contorno somente é aplicado

Via de regra, as inscrições são feitas e o contorno somente é aplicado Figura 99. Contorno. Spray verde. Via de regra, as inscrições são feitas e o contorno somente é aplicado quando a estrutura básica do preenchimento já foi finalizada. A linha de contorno serve também para

Leia mais

EXPERIMENTO : -Estudar a propagação de ondas transversais e longitudinais numa mola helicoidal;

EXPERIMENTO : -Estudar a propagação de ondas transversais e longitudinais numa mola helicoidal; THAÍS RIBEIRO/FABIANA SENA Fonte: AZEHEB. Manual de Instruções e Guia de Experimentos. COLÉGIO PEDRO CALMON Autores: Fabiana Sena; Thaís Ribeiro Experimento: Fenômenos Ondulatórios Componentes: DISCIPLINA:

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A EDITAL N.º /2016 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A EDITAL N.º /2016 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA EDITAL N.º /2016 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA Faz-se saber que, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 53.º, n.º 2 do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de

Leia mais

Art Na Parede: um retrato dos registros urbanos de Guarapuava 1 Isabela Letícia LESSAK 2 Veridiana AMARAL Fabiana ALVES 3

Art Na Parede: um retrato dos registros urbanos de Guarapuava 1 Isabela Letícia LESSAK 2 Veridiana AMARAL Fabiana ALVES 3 Art Na Parede: um retrato dos registros urbanos de Guarapuava 1 Isabela Letícia LESSAK 2 Veridiana AMARAL Fabiana ALVES 3 RESUMO O presente trabalho trata de uma pincelada da arte de rua encontrada em

Leia mais

Escolha a sua técnica

Escolha a sua técnica Acervo da Professora Escolha a sua técnica O Guache, pode ser usada de muitas formas cabe a cada artista experimentar como funciona e utilizar a técnica de acordo com sua experiência particular. Técnica

Leia mais

UNIDADE I Introdução à Topografia. palmo = 22 cm. Sistema sexagesimal (graus, minutos e segundos) Sistema centesimal (grados)

UNIDADE I Introdução à Topografia. palmo = 22 cm. Sistema sexagesimal (graus, minutos e segundos) Sistema centesimal (grados) FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS UNIFESO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CCT CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Profª Drª Verônica Rocha Bonfim Engª Florestal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003

Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003 Comboios em Portugal (fotografia e história) Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003 http://combport.pt.to Texto: João Pedro Joaquim Fotos: João Pedro Joaquim e Tiago Henriques As automotoras UME da série

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS

WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS LATA 65 WORKSHOP DE ARTE URBANA PARA IDOSOS A evolução científica e a democratização do acesso a serviços de saúde no último meio século trouxeram, entre outras coisas, o aumento da esperança média de

Leia mais

Estrutura e dinâmica. 1 D ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental: autores e obras fundamentais. P. 429

Estrutura e dinâmica. 1 D ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental: autores e obras fundamentais. P. 429 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Trabalho da disciplina Ensino de História Teoria e Prática do curso de História da Universidade de São Paulo. Professora Antônia

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS XI Congresso Nacional da ADFERSIT Os Transportes, a Energia e o Ambiente ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS Pedro Vazão de Almeida (Engenheiro reformado)

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Rua Professor Manuel José Ferreira, Nº23 4º esquerdo trás 2040-270 Rio Maior Portugal. Telefone(s) - Telemóvel: +351

Leia mais

Judith Lauand Pontal SP, 1922

Judith Lauand Pontal SP, 1922 Judith Lauand Pontal SP, 1922 Pintora e gravadora. Em 1950, forma-se na Escola de Belas-Artes de Araraquara, São Paulo, onde aprende pintura com Mario Ybarra de Almeida e Domenico Lazzarini. Dois anos

Leia mais

Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido layout) e o tamanho do objeto real representado.

Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido layout) e o tamanho do objeto real representado. 5.Escala: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Conceito Indica a proporção de grandeza entre o tamanho do desenho (definido pelo tamanho do layout) e o tamanho do objeto

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE ARTE (V.C. E R.V.) 6. o ANO Este folheto é um roteiro de estudo para você recuperar o conteúdo trabalhado em 2015. Como ele será utilizado

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Xardes Vives

Leia mais

Escola Artistica Soares dos Reis

Escola Artistica Soares dos Reis Escola Artistica Soares dos Reis PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina Imagem e som B 11º Ano Ano lectivo 2011/12 Joana Castelo TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA

Leia mais

Grande Quinta com Vista Mar, Estúdio de Dança e Yoga, Atelier e 3 Anexos, próximo de Tavira CASA DE CAMPO EM SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO

Grande Quinta com Vista Mar, Estúdio de Dança e Yoga, Atelier e 3 Anexos, próximo de Tavira CASA DE CAMPO EM SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO Grande Quinta com Vista Mar, Estúdio de Dança e Yoga, Atelier e 3 Anexos, próximo de Tavira CASA DE CAMPO EM SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO ref. TV867 1.650.000 6 9 411 m2 112.571 m2 Localização + Cidade

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

O apartamento... 3 Happy apartment in downtown Lisbon... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro...

O apartamento... 3 Happy apartment in downtown Lisbon... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro... 1 O apartamento... 3 Happy apartment in downtown Lisbon... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro... 4 De carro, onde estacionar... 6 Informação de segurança... 7 Ligação

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

KAUNASOPORTO Exchange JORNADAS DE ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA DA LITUÂNIA

KAUNASOPORTO Exchange JORNADAS DE ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA DA LITUÂNIA EXPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES 22 de MAIO a 20 DE JUNHO Espaço IMERGE RUA SANTA CATARINA, 777 (JUNTO AO ACP) 2ª a Sábado 10h-19h -------------------------------------- VÍDEO SAULIUS PALIUKAS n. 1977 pintura,

Leia mais

Estou nas Tintas : O homem à frente da obra

Estou nas Tintas : O homem à frente da obra Estou nas Tintas : O homem à frente da obra O Estou nas Tintas estreia a 6 de Janeiro de 2017, às 21h00, e as expectativas são imensas. Durante 13 semanas, o programa produzido pela RTP2 vai dar a conhecer

Leia mais

Arte no Túnel 1. PALAVRAS-CHAVE: Porto Alegre; graffiti; túnel; arte; rua; documentário

Arte no Túnel 1. PALAVRAS-CHAVE: Porto Alegre; graffiti; túnel; arte; rua; documentário Arte no Túnel 1 Professor Leo Flores Vieira NUNEZ 2 Giovani GAFFORELLI 3 Leonardo SOUZA 4 Luiz ANTUNES 5 Willian BALDON 6 Centro Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre, RS RESUMO O trabalho realizado

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série

Mecânica 2007/ ª Série Mecânica 007/008 ª Série Questões: 1. Se a velocidade média é nula durante um intervalo de tempo t e se v(t) é uma função contínua, mostre que a velocidade instantânea se deve anular em algum instante

Leia mais

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS?

O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? O QUE HÁ EM COMUM NESTES DESENHOS? E O QUE OS DIFERE DESTES? A RESPOSTA É PERSPECTIVA. A PERSPECTIVA é um campo de estudo da geometria, em especial a geometria descritiva. Desenhar em PERSPECTIVA é representar

Leia mais

Pixação e cidade: uma apropriação artístico-fotográfica

Pixação e cidade: uma apropriação artístico-fotográfica Pixação e cidade: uma apropriação artístico-fotográfica Cíntia Corona 1 A pixação está presente nos muros, nas fachadas, portas, postes, pontes, ruínas, monumentos e tantas outras superfícies que possam

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO STREET ART HELLBOY MODALIDADE:

REGULAMENTO DO CONCURSO STREET ART HELLBOY MODALIDADE: REGULAMENTO DO CONCURSO STREET ART HELLBOY MODALIDADE: OBJECTO Concurso para escolha do melhor graffiti inspirado no HELLBOY. O presente regulamento visa regular o Concurso entre os participantes do desafio

Leia mais

Rodrigo Alzamora. Entre sombras

Rodrigo Alzamora. Entre sombras Rodrigo Alzamora Entre sombras Oriente, 2013 Acrílico s/ tela, 100x81 cm (capa) Ao longo dos últimos cinco anos a obra de Rodrigo Alzamora tem mantido, entre diferenças, os seus dois estilos : O das

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

O apartamento... 3 Historic Lisbon with a terrace... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro...

O apartamento... 3 Historic Lisbon with a terrace... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro... 1 O apartamento... 3 Historic Lisbon with a terrace... 3 Como chegar ao apartamento... 4 Transfer... 4 Táxi ou Uber... 4 Metro... 4 De carro, onde estacionar... 6 Informação de segurança... 7 Ligação Wifi...

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

Cores SCANIA - Catálogos e informação geral.

Cores SCANIA - Catálogos e informação geral. CE 11 (11/11) Data de emissão: 29 de Dezembro de 2011 Cores SCANIA - Catálogos e informação geral. As cores recomendadas, as cores metalizadas e a chamada selecção de cores Scania encontram-se representadas

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a SmoothDraw M

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

Representação Desenho Arquitetônico. Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia

Representação Desenho Arquitetônico. Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia Representação Desenho Arquitetônico Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia OS ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais,

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 1ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

O Grafite Marginalizado

O Grafite Marginalizado PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA REGIONAL DE EUCAÇÃO CS EMEF VARGEM GRANDE TCA O Grafite Marginalizado Aline Catucci Fonseca 9C Professora Orientadora Vanessa Gustavo

Leia mais

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa.

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. Sumário Do Sol ao Aquecimento Unidade temática 1. Mecanismos de transferência de calor: a radiação, a condução e a convecção. O coletor solar e o seu funcionamento. Materiais condutores e isoladores do

Leia mais

IN I T N E T RVE V N E ÇÃO Ã O U R U B R ANA N ARTE T P ÚBLIC I A C

IN I T N E T RVE V N E ÇÃO Ã O U R U B R ANA N ARTE T P ÚBLIC I A C INTERVENÇÃO URBANA ARTE PÚBLICA ARTE QUE UNE, REVALIDA O SETIDO UTÓPICO DE APAGAR FRONTEIRAS ATRAVÉS DAS LINGUAGENS VISUSAIS. Wagner Barja O QUE É? É o termo utilizado para designar os movimentos artísticos,

Leia mais

SE18 - Física. LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo. Questão 1

SE18 - Física. LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo. Questão 1 SE18 - Física LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo Questão 1 Uma laranja foi lançada obliquamente nas proximidades do solo, movendo-se da esquerda para a direita. Desprezando influências do ar, indique

Leia mais

10 A 20 DE AGOSTO > PROPOSTA DE PARCERIA CINEMA AO AR LIVRE NAS ALDEIAS E LUGARES HISTÓRICOS DA RAIA

10 A 20 DE AGOSTO > PROPOSTA DE PARCERIA CINEMA AO AR LIVRE NAS ALDEIAS E LUGARES HISTÓRICOS DA RAIA 6º 10 A 20 DE AGOSTO DIREITOS HUMANOS. AMBIENTE. ARTE & CULTURA DERECHOS HUMANOS. MEDIO AMBIENTE. ARTE & CULTURA CINEMA AO AR LIVRE NAS ALDEIAS E LUGARES HISTÓRICOS DA RAIA CINE AL AIRE LIBRE EN LAS ALDEAS

Leia mais

A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROLBLEMAS COM GRAFFITIS EURO GUARDIAN SISTEMA ANTI GRAFFITI

A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROLBLEMAS COM GRAFFITIS EURO GUARDIAN SISTEMA ANTI GRAFFITI Borges da Silva COMERCIALIZÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, LDA A SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROLBLEMAS COM GRAFFITIS EURO GUARDIAN SISTEMA ANTI GRAFFITI ÚNICO SISTEMA COMPLETO. PRODUTOS DE LIMPEZA BIODEGRADAVEIS

Leia mais

Projecto piloto educativo* Material multimédia didáctico de genética e biotecnologia vegetal

Projecto piloto educativo* Material multimédia didáctico de genética e biotecnologia vegetal Actividade 1 Utiliza a Folha de Respostas para a realização destas actividades. Existem registos interessantes sobre pintores que vão além dos quadros por eles pintados. Os seus modos de vida são, por

Leia mais

a p r e s e n t a CARTILHA EXPO.GRITO

a p r e s e n t a CARTILHA EXPO.GRITO a p r e s e n t a CARTILHA EXPO.GRITO ÍNDICE Pré Produção 04 Produção 11 Pós Produção 12 Contatos 13 PRÉ PRODUÇÃO 1) Levantamento do SPOT Foto boa, Medidas, Características do ponto, Tratamento do local

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

História e Geografia de Portugal

História e Geografia de Portugal 6.º Ano História e Geografia de Portugal Joana Simas Localização Tempo 2.ª metade do século XIX (1851-1900) Espaço Portugal: Portugal na segunda metade do século XIX Contextualização Aspetos Políticos

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA Para atender os requisitos (BPL/ISO 17025) o projeto deve levar em conta: Dimensões. Detalhes construtivos. Localização/separação efetiva das diferentes atividades

Leia mais

Trabalhos executados por administração direta

Trabalhos executados por administração direta Trabalhos executados por administração direta Limpeza de valetas em diversos arruamentos, nas Freguesias do Monte, Murtosa e Torreira, e reposições de pavimentos em arruamentos e em espaços pedonais Reposição

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

João Marinho Alves. 1º Ano 1º Semestre Nº 20110204

João Marinho Alves. 1º Ano 1º Semestre Nº 20110204 Observação geral: o trabalho que revela algum trabalho de pesquisa, capacidade de observação... Porém: 1) A falta de qualquer análise de aspectos concretos (apesar do que é prometido na Introdução) resulta

Leia mais