SINOPSE OU STORYLINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SINOPSE OU STORYLINE"

Transcrição

1

2 PARTE 1

3 INTRODUÇÃO Nos próximos slides, vamos aprender um pouco sobre a produção, iluminação, edição e direção de um vídeo, filme, para TV / cinema / plataformas eletrônicas. As técnicas são gerais, devendo apenas passar uma noção da produção de um material audiovisual, devendo ser aprofundada na ramificação desejada.

4 INTRODUÇÃO A produção de uma obra audiovisual é um trabalho em grupo, envolvendo uma enorme quantidade de profissionais, serviços e equipamentos. Este guia básico, pretende traçar o caminho para que seu trabalho ocorra de forma mais organizada e rápida. Ele não vai abordar a filmagem em si mas sim o processo de organização da ideia ao trabalho concluído. A terminologia aqui usada é uma entre várias, portanto não estranhe caso veja termos diferentes do que costuma usar.

5 SINOPSE OU STORYLINE

6 1- Sinopse ou storyline: história contada em uma frase, serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do projeto (filme ou vídeo), no processo inicial de captação de recursos. "Ana Maria entrou na cabine e foi vestir um biquini legal, mas era tão pequenino o biquini que Ana Maria até sentiu-se mal. (mas ficou sensacional!)"

7 ARGUMENTO

8 2- Argumento ou pré-roteiro: Texto literário, com a história completa com todos seus elementos dramáticos. É a parte mais criativa do processo. Semelhante à um conto, porém mais objetivo, sem "literatices" e normalmente sem diálogos, apenas referência à estes.

9 Exemplo de Argumento Manhãzinha na praia do cedro, o sol já brilha, mas de tão baixo, ilumina a areia através das folhas de frondosos Chapéus de sol que separam a praia do resto do continente. De longe e saltitante vem Ana Maria. Radiante em seus mal completos 16 anos, os cachos loiros pulando como molas enquanto ela anda, não vê a hora de colocar seu novo biquíni. No caminho encontra Seu Pedro, sorveteiro de praia. Eles se cumprimentam. [...]

10 PESQUISA

11 Inicialmente, a produção parte de uma pesquisa, e não pense você que podemos passar por cima deste item, pois não dá, toda produção precisa de pesquisa, e quem deve fazê-la são seus produtores. O produtor deve ter conhecimento sobre o tema ao qual será desenvolvido o programa, deve-se selecionar os tópicos interessantes, colocando na produção o que for mais adequado e conveniente para o assunto que será tratado. O produtor é a única pessoa que está procurando os pontos que funcionarão melhor no vídeo.

12 Não podemos esquecer das imagens. Deve-se raciocinar em imagens formando seqüências visuais, além de já pensar, ou ter em vista, uma música, pois esta pode afetar a maneira de lidar com as imagens. O rítimo musical muitas vezes determina a velocidade em que será passada as informações. Tenha sempre as entrevistas registradas com qualidade, além de possuir um caderno de anotações, estes ajudam a organizar as idéias e podem ser úteis no futuro.

13 RECO Reconhecimento

14 Reco é o prefixo de reconhecimento. Seu uso é recomendável em toda produção, evita desperdício de tempo e orçamento. Com o Reco, é possível descobrir quais as melhores alternativas para a gravação: o melhor local, os melhores atores, a melhor equipe de produção. Isso ajuda a organizar melhor as ideias.

15 Seguir alguns passos básicos em um reco é a garantia de um sucesso de produção: - exploração do local, - conversa com as pessoas do local, - verificação do sol, - lista das seqüências de imagens que serão filmadas, - a relação das tomadas de cena procurando utilizar a criatividade, - checar a eletricidade e o som, - obter a permissão para filmagem, - estabelecimento do dia da gravação,

16 - verificar se no local há água e estacionamento para a produção, se é necessário algum equipamento especial, - levar sempre uma maquina fotográfica e um fotógrafo para fotos de divulgação e pra ajudar o pessoal da produção com luz, - cenário, - como se chega no local, - entre outros O reco de eventos deve ser feito com um detalhamento dos eventos programados, e sempre que possível levando um operador de câmera para evitar maiores imprevistos.

17 ALTERNATIVAS

18 Como todos sabemos, o sucesso de um bom profissional está em se atualizar. Não distante, estão os produtores, que devem sempre experimentar e ampliar suas técnicas de produção, o vídeo é um facilitador nesse caso, já que oferece uma infinidade de técnicas para levar a mensagem à audiência, como efeitos sonoros e de iluminação, movimentos zoom e pans, tomadas aéreas, cenário, platéia, apresentadores, atores, gráficos, desenhos entre outros, e muitas destas técnicas são muito simples. Não se deve adotar o lugar comum, existe sempre uma técnica para se comunicar o que deseja.

19 Ao assistir filmes ou programas de TV, deve-se sempre prestar atenção as técnicas utilizadas, assim, podemos pensar em adaptações que julgarmos conveniente ao nosso uso, sempre desfrutando de imaginação e a originalidade para botá-las em prática. Devemos pensar sempre em ajudar na produção, nunca deixando que nosso novo invento atrapalhe a mensagem que se deseja passar. Ex: Matrix

20 ROTEIRO

21 Depois da pesquisa preliminar é hora de escrever o roteiro. Roteiro: Texto técnico detalhado e descritivo, serve para levantamento das necessidades de cada cena e como guia de filmagem. Por convenção os diálogos são escritos com travessão.

22 A diagramação de um roteiro tem a seguinte forma: são basicamente duas divisões de quadros, uma em que as anotações das imagens ficam à esquerda e as de som à direita. Olhos atentos no roteiro! Deve-se sempre observar se o roteiro tem uma boa história, se ela está clara, se existe material suficiente para trabalhar, se não foi esquecido nada, se a ideia é informativa e relevante, porque um expectador assistiria a esta produção e porque esta historia esta sendo realizada agora e não em outra época.

23 Em um roteiro devemos também calcular os dias de filmagem necessários e passar uma idéia da duração total do produto final, isso se dá pela estimativa de duração de cada história, somando-as depois. Além de planejar cerca de 25%, a mais, de material daquilo já calculado.

24 ROTEIRO 1 Cena 01: Praia Manhã Plano 01 VIDEO AUDIO Plano geral de praia ao amanhecer poucas pessoas na praia, ao centro Ana Maria correndo na areia de vestido de algodão. Zoom in na AM até plano médio quando AM está ao lado de seu Pedro Ambiente de mar misturado com sons matinais. Continua até fim da cena. Plano 02 plano 03 Close seu Pedro Super close de AM virando o rosto em contra luz. Pedro (SD): - Bom dia Ana Maria!! AM (SD): - Bom dia seu Pedro!

25 ROTEIRO 2 (+ comum) VIDEO Fade in Cenas da entrevista realizada (em P&B) Fade out Tela preta Começa inserções sucessivas com cenas de tribos indígenas e cultura. Cenas da entrevista (em P&B) intercalam as cenas da tribo indígena Segue-se com essas intercalações até os 20 finais, entra cenas de violência com índios. FADE OUT FADE IN Tela preta, caracteres em branco: Programa de Índio FADE OUT AUDIO Som direto da entrevista Fade in - BG da música Bullet in your Head do Rage Against the Machine, segue até o fim do documentario. SOM BG SOM BG SOM BG SOM BG, entra uma voz metalizada: A mais de 500 anos enfiaram uma bala na cabeça da cultura brasileira. Tentaram catequizar um modo de vida. E só agora estão fazendo uma releitura de um estrago que já foi feito. SOM BG SOM BG Fade out

26 DICAS DE ROTEIRO

27 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS Todas as composições de cenas devem ser acompanhadas, quando necessário, da referência de transição das cenas: - Fade In: Início de cena. Sai-se de uma tela, geralmente, preta ou branca (pode ser de outras cores) para a o vídeo. - Fade Out: Término de cena, sai-se de uma tela de vídeo para uma tela, geralmente, preta ou branca (pode ser de outras cores). - Lap / Transição: Efeito de passagem de uma cena para outra, sem cortes bruscos, uma cena de vídeo da lugar a outra de forma suave, gradualmente.

28 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS Durante a redação dos roteiros, para a coluna de áudio, devem ser considerados: - LOC : significa LOCUTOR. - TEC : significa TÉCNICA. - Todos os numerais devem vir escritos e não em forma de número. Exemplos.: 01 UM 02 DOIS 300 TREZENTOS 1º - PRIMEIRO

29 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS - A parte falada, referente à locução deve vir OBRIGATÓRIAMENTE em LETRAS MAIÚSCULAS, para facilitar a visualização de quem lê o texto. - NÃO se deve justificar o texto, esta formatação pode confundir o locutor. - Quando a locução necessitar de escolha de gênero para voz ou locutor específico, descrimine: LOC FEM = Locução feminina LOC MASC = Locução masculina LOC FULANO = quer dizer que o FULANO é o solicitado para fazer aquela locução em específico. LOC = pode designar qualquer locutor sendo voz masculina ou feminina. Você, nesse caso, não descriminou a preferência.

30 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS - Descrimine o número de locutores, quando necessário, colocando um número a frente do LOC. Claro que cada frase colocada será referente a um profissional. Exemplo: LOC 1 = Um profissional deve gravar ou falar o que se encontra descrito a diante. LOC 2 = Um outro profissional deve continuar. LOC 3 = Outro profissional. LOC 2 = A palavra volta para o profissional 2. E assim por diante.

31 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS - A referência ao profissional ou ao técnico deve vir sublinhada, em negrito e itálico no sentido de designar e dirigir a palavra: LOC LOC MASC

32 CONSIDERAÇÕES PARA TODOS OS MODELOS - Vale a pena fazer uma claquete (cabeçalho) antes do início do roteiro, descriminando: * NOME DO CLIENTE * PRODUTO * NOME DA AGÊNCIA QUE ROTERIZOU O MATERIAL * NOME DO CONTATO PUBLICITÁRIO DA RÁDIO RESPONSÁVEL PELA AGÊNCIA E CLIENTE * TÍTULO DO MATERIAL A SER GRAVADO (Esse por fim, extremamente importante pois é o nome do arquivo digital final e é como ele vai ser procurado pelo diretor comercial e diretor de programação na hora da montagem dos intervalos e programas) * TIPO DO COMERCIAL: podendo ser, Spot, Jingle ou Testemunho (esse na s versões gravado e ao vivo.) * TEMPO DE DURAÇÃO podendo aparecer nos formatos 7,5 / 15 / 30 / 45 / 60 / e outros que cada rádio pode fornecer.

33 STORY BOARD

34 Story Board: h i s t ó r i a e m quadrinhos que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme segundo o roteiro. Não é obrigatório, mas ajuda muito

35 Story Board VIDEO AUDIO Fade in Cenas da entrevista realizada Fade out Som direto da entrevista Tela preta Fade in - BG da música Bullet in your Head do Rage Against the Machine, segue até o fim do documentario.

36 Story Board VIDEO AUDIO Começa inserções sucessivas com cenas de tribos indígenas e cultura. SOM BG SOM BG

37 Story Board VIDEO AUDIO Cenas da entrevista (em P&B) intercalam as cenas da tribo indígena SOM BG

38 Story Board VIDEO AUDIO Segue-se com essas intercalações até os 20 finais, entra cenas de vilência com índios. SOM BG, entra uma voz metalizada: A mais de 500 anos enfiaram uma bala na cabeça da cultura brasileira. Tentaram catequizar um modo de vida. E só agora estão fazendo uma releitura de um estrago que já foi feito.

39 Story Board VIDEO AUDIO FADE OUT SOM BG FADE IN Tela preta, caracteres em branco: Programa de Índio FADE OUT SOM BG Fade out

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

Guia Básico para Produção Audiovisual

Guia Básico para Produção Audiovisual Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/b/98/ca/mnemocine/public_html/libraries/gantry/core/gantrytemplate.class.php on line 645 Warning: array_key_exists() [function.array-key-exists]:

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques

Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques Produção Publicitária para Rádio Profa. Ms. Paula Marques Narração completa e ordenada da história e conteúdos do programa, levando em conta as características do meio. Muñoz & Gil apud Ortiz e Marchamalo

Leia mais

CELTX. Multimeios Setembro/2012

CELTX. Multimeios Setembro/2012 CELTX Multimeios Setembro/2012 CELTX Fabricante: Greyfirst Corp. Plataforma: Preço: GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/ Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção,

Leia mais

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais.

Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Stream de Vídeo e Softwares Educacionais. Parte 2: Técnicas de Roteiro, enredo e criação de personagens e conceito de personagem em uma história. Prof. Wagner

Leia mais

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como

Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como PARTE 2 DECUPAGEM TÉCNICA Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como decupagem. É aqui que se decide,

Leia mais

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN

Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Roteiro PROF. ANDRÉ GALVAN Primeiro Passo: Desenvolver uma Idéia. Todo roteiro - assim como toda obra literária e toda obra de arte - começa sempre a partir de uma Idéia. Idéias valem ouro! A criatividade

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário:

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário: Pré-produção A pré-produção compreende a elaboração do roteiro (Escaleta, Argumento, Roteiro Literário e Roteiro Técnico), a análise técnica e a elaboração do cronograma. O Roteiro: Como o próprio nome

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL 2010 1 CURSO: Design Gráfico TEMA: Identidade Visual OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento de identidade visual

Leia mais

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL

MANUAL PARA ENVIO DE IMAGENS FACEBOOK DEKALB BRASIL FACEBOOK DEKALB BRASIL ESTE MATERIAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR TODA A EQUIPE DEKALB SOBRE O ENVIO DE MATERIAIS PARA SEREM APROVEITADOS NOS CANAIS DIGITAIS DA MARCA. Recentemente, tivemos uma grande mudança

Leia mais

eprodução em vídeos domésticos, sua grande limitação é que o cassete não ultrapassa de 40 minutos em velocidade normal de gravação (SP).

eprodução em vídeos domésticos, sua grande limitação é que o cassete não ultrapassa de 40 minutos em velocidade normal de gravação (SP). Resolução de 500 linhas. imagens tecnicamente são Aperfeiçoamento do vídeo 8; 280 linhas.hi 8 (high band 8mm): profissionalmente em virtude de sua relação custobenefício;400 a 450 de resolução.resolução

Leia mais

TELEFILME DOCUMENTÁRIO

TELEFILME DOCUMENTÁRIO ANEXO IV PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS TELEFILME DOCUMENTÁRIO CATEGORIA: Categoria E -

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay

Rádio. Fundamentos e dados. Rodrigo Duguay Rádio Fundamentos e dados Rodrigo Duguay Fundamentos É um meio de caráter local. Como mídia Nacional ainda apresenta problemas: mesmo com a consolidação de algumas redes de rádio, é difícil obter-se grandes

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ELETRÓNICAS Para fazer uma apresentação de maneira eficaz deve seguir quatro passos fundamentais: Planear Preparar Praticar Apresentar.

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar as ideias, meios e recursos expressivos, suficientemente

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br O criativo é um desestruturador de fórmulas, de modelos conhecidos, de formatos convencionais. Ele quer experimentar o contrário, (...) por isso pensa

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 16/0002-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS DESCRIÇÃO

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 16/0002-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS DESCRIÇÃO CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 16/0002-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I ITEM USO INTERNO (RCMS) 1 15/5419-1 DESCRIÇÕES DOS ITENS DESCRIÇÃO LOCAÇÃO DE ESPAÇO NO SISTEMA DE SOM DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO PARA A DIVULGAÇÃO

Leia mais

ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA

ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS OBRA SERIADA FICÇÃO CATEGORIA: Categoria A - 13

Leia mais

MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções.

MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções. MODELO DE ROTEIRO CURTA-METRAGEM: Existem muitos modelos de formato de roteiro. Este é o que utilizamos em nossas produções. Um roteiro tem sempre que apresentar algumas características básicas, dentre

Leia mais

FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS

FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS FESTIVAL OLHAR INDEPENDENTE DE CURTAS REGULAMENTO 1.0 DOS OBJETIVOS A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Televisão Universitária, vinculada a Superintendência de Comunicação, realiza

Leia mais

9/15/2017 MÉTODOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS CONCEITO DE SEMINÁRIO

9/15/2017 MÉTODOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS CONCEITO DE SEMINÁRIO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA OS MAIORES MEDOS DAS PESSOAS: 4º lugar: Morte (18%); MÉTODOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS 3º lugar: Problemas financeiros e água profunda (19%); 2º lugar:

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio

KIT DE TREINO MULTIMEDIA. Apontamentos: Apresentação em Radio KIT DE TREINO MULTIMEDIA Apontamentos: Apresentação em Radio Elaborado por: AMARC Introdução Um princípio fundamental da apresentação em radio é a mistura harmoniosa dos elementos sonoros com a sua voz.

Leia mais

ESPECIAL NATAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 325/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 03 DE AGOSTO DE 2018

ESPECIAL NATAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 325/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 03 DE AGOSTO DE 2018 ESPECIAL NATAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 325/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 03 DE AGOSTO DE 2018 OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes soluções de comunicação diferenciadoras, que incluem televisão e digital,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira

1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S SMARTPHONES EBOOK. [ ] michael oliveira 1 2 D I C A S I N F A L Í V E I S DE COMO GRAVAR VIDEOS COM SMARTPHONES [ ] michael oliveira EBOOK BOAS VINDAS Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer por você ter feito o Download deste ebook.

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 347/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 11 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL NATAL

INFORMAÇÃO COMERCIAL 347/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 11 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL NATAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 347/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 11 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL NATAL OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes soluções de comunicação diferenciadoras, que incluem televisão e digital

Leia mais

Fazer a Diferença 1. Carlos SANTOS 2 Gustavo TERTULIANO 3 Thiago PEDROSO 4 Pedro PINTO 5 Universidade Federal de Mato Grosso, MT

Fazer a Diferença 1. Carlos SANTOS 2 Gustavo TERTULIANO 3 Thiago PEDROSO 4 Pedro PINTO 5 Universidade Federal de Mato Grosso, MT Fazer a Diferença 1 Carlos SANTOS 2 Gustavo TERTULIANO 3 Thiago PEDROSO 4 Pedro PINTO 5 Universidade Federal de Mato Grosso, MT RESUMO O presente paper apresenta o processo de criação de um spot de 30

Leia mais

OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO

OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO ANEXO V PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS OBRA SERIADA DOCUMENTÁRIO CATEGORIA (ASSINALAR A

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma reportagem para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma reportagem para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante para cativar os ouvintes a escutarem a estação de

Leia mais

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação estudo de pré-produção para animação ROTEIRO Cena 01 A - Padeiro no Altar - Int./Noite Corta. Close na mão do padeiro rezando. Cena 01 B - Padeiro no Altar - Int./Noite Padeiro rezando de costas: "O pão

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

BOOKTUBERS: o que é, quem são, o que fazem?

BOOKTUBERS: o que é, quem são, o que fazem? GUIA DO ALUNO apresentação Já parou para pensar que vocês passam várias horas do dia lendo? Posts em redes sociais, legendas e descrições de vídeos, blogs E se os livros fossem tão legais quanto todas

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16. Direção Comercial e Marketing

INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16. Direção Comercial e Marketing INFORMAÇÃO COMERCIAL 049/16 1 Direção Comercial e Marketing 11.01.2016 OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes soluções de comunicação diferenciadoras, que incluem televisão e digital para que possam comunicar

Leia mais

Vamos começar. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap MD100DTV 1

Vamos começar. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap MD100DTV 1 Vamos começar Aqui, você aprenderá a conectar e usar seu Moto Power Pack & TV Digital da Motorola. Conteúdo do guia: Conecte e remova seu Moto Snap Carregue seu Moto Snap e o telefone Visão geral do Moto

Leia mais

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS (Workshop Laboratório Sundance - 1996) Os elementos do roteiro Cabeçalhos Em inglês sluglines ou scenes headers. São escritos em maiúsculas e dão três informações:

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Apresentar os resultados de uma investigação Trabalho com som e imagem: PowerPoint, Prezi ou filme sumário Apresentar um trabalho em PowerPoint ou em Prezi Apresentação em PowerPoint

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas

YouTube. Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas YouTube Sobre a rede e suas potencialidades para videoaulas 2005: Chad Jurley e Jawed Karim Alternativa para compartilhar vídeos com a família 2006: comprado pelo Google Nova maior plataforma de entretenimento

Leia mais

O Som no audiovisual

O Som no audiovisual O Som no audiovisual O Som no audiovisual Quando se pensa em produção audiovisual, logo nos vem à cabeça a imagem como elemento central. As sociedades contemporâneas, sobretudo, são também muito imagéticas.

Leia mais

Especial Fim de Ano INFORMAÇÃO COMERCIAL 412/17

Especial Fim de Ano INFORMAÇÃO COMERCIAL 412/17 Especial Fim de Ano INFORMAÇÃO COMERCIAL 412/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 30 NOVEMBRO 2017 A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA ESTÁ DE VOLTA À TVI COM UM ESPECIAL FIM DE ANO! APRESENTAÇÃO DE CRISTINA FERREIRA

Leia mais

Workshop de Escrita de Argumento

Workshop de Escrita de Argumento Workshop de Escrita de Argumento Data: Maio e Junho de 2012 Concepção e monitorização dos workshops: Ana Sofia Pereira Cimbalino Filmes Programa: Sessão 1: Introdução ao Argumento Sessão 2: O Guião Técnico

Leia mais

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves Oficina de Roteiro Oficina de Roteiro O que é Roteiro? Podemos definir um roteiro de diversas maneiras. A forma escrita de qualquer espetáculo áudio e/ou visual. ( Doc Comparato) 2. Planta baixa ou um

Leia mais

truques práticos para bombar seu Instagram Stories

truques práticos para bombar seu Instagram Stories 16 truques práticos para bombar seu Instagram Stories Sumário Por que usar o Instagram Stories para divulgar sua marca?...03 1. Mais cores...04 2. sombreado nos textos...05 3. modo Mãos livres...06 4.

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS A tarefa de construção de materiais interativos é um desafio, uma vez que é pequeno o tempo de experiência da maioria dos profissionais de educação no planejamento de materiais

Leia mais

Revenda Autorizada (11)

Revenda Autorizada  (11) Revenda Autorizada Tour pelo Produto Você não vai encontrar em nenhum outro lugar uma solução que inclua um conjunto completo de ferramentas para obter criatividade, controle e publicação de conteúdo,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Ano Letivo / Semestre: 2012/2 Carga Horária: 60 Créditos Teóricos: 30 Créditos Práticos: 30

PLANO DE ENSINO. Ano Letivo / Semestre: 2012/2 Carga Horária: 60 Créditos Teóricos: 30 Créditos Práticos: 30 .3 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: São Borja Curso: Comunicação Social Relações Públicas Componente

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Spot SPOT Formato de anúncio gravado veiculado em rádio. Inserido durante o intervalo comercial dos programas. Em geral, é um texto falado, acompanhado

Leia mais

Vejamos alguns elementos importantes neste aprendizado de como comunicar-se por meio de imagens.

Vejamos alguns elementos importantes neste aprendizado de como comunicar-se por meio de imagens. 1 A linguagem audiovisual: o pensar por imagens Para construir um vídeo em linguagem audiovisual é necessário prestar atenção à especificidade deste tipo de narrativa. Mas como construir esta linguagem?

Leia mais

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé Antes - Verificar materiais que são necessários Câmara de filmar/ Smartphone Tripé O tripé é muito importante, pois ajuda a manter a imagem estável. A iluminação é outro tipo de equipamento de grande utilidade,

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin.

Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Noções básicas de planejamento visual. Fonte: Design para quem não é designer. Willians, Robin. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Vejamos a seguir uma capa de um relatório comum

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 011/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 15 DEZEMBRO 2017

INFORMAÇÃO COMERCIAL 011/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 15 DEZEMBRO 2017 INFORMAÇÃO COMERCIAL 011/18 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 15 DEZEMBRO 2017 O PRIMEIRO PROGRAMA SOBRE CASAMENTOS A CASAMENTEIRA É O PRIMEIRO PROGRAMA NACIONAL COM A TEMÁTICA CASAMENTOS ONDE TERESA GUILHERME

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Deadline para controle de datas Outras funções avançadas Formatação Condicional Tabelas Dinâmicas

Leia mais

COMO SE TORNAR UM ROTEIRISTA ROTEIRO E NARRATIVA

COMO SE TORNAR UM ROTEIRISTA ROTEIRO E NARRATIVA COMO SE TORNAR UM ROTEIRISTA ROTEIRO E NARRATIVA Objetivos Desenvolver as competências profissionais relacionadas à criatividade e construção de narrativas com foco em roteiros para narrativas em diferentes

Leia mais

o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende

o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende FOTO: nino andrés (JORGE MAUTNER) o conceito Para além das fronteiras entre estilos musicais, nichos ou cenas, nosso objetivo é criar materiais de grande qualidade, o que transcende conceitos estreitos.

Leia mais

CHECKLIST DE SEO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA VÍDEOS PASSO-A-PASSO PARA POSICIONAR OS SEUS VÍDEOS NO TOPO DAS BUSCAS

CHECKLIST DE SEO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA VÍDEOS PASSO-A-PASSO PARA POSICIONAR OS SEUS VÍDEOS NO TOPO DAS BUSCAS CHECKLIST DE SEO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA VÍDEOS PASSO-A-PASSO PARA POSICIONAR OS SEUS VÍDEOS NO TOPO DAS BUSCAS SUMÁRIO LISTA DE ITENS QUE DEVEM SER OTIMIZADOS Confira a lista de itens que devem ser

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2016/2017 1.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: DCA ANO: 12.º CURSO: Profissional Técnico de Multimédia Total de s Previstas: 76 Set. MÓDULO 7 Audiovisuais Out. Introdução ao Audiovisual:

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO 1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO Informação e Comunicação Escolaridade mínima: ensino fundamental completo; Idade mínima: 16 anos completos; 3. REQUISITOS DE ACESSO Ter concluído o

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DVR1 CANAL SCD - 101

MANUAL DO USUÁRIO DVR1 CANAL SCD - 101 MANUAL DO USUÁRIO DVR1 CANAL SCD - 101 1. CONEXÕES PARA SAÍDA DO MULT (VIDEO OUT) PARA ENTRADA DO MULT (VIDEO IN) ON OFF ENTRADA DE ÁUDIO SAÍDA DE ÁUDIO SAÍDA MONITOR 1 SAÍDA MONITOR 2 LIGA/ DESLIGA VENTOINHA

Leia mais

ESPECIAL 26º ANIVERSÁRIO INFORMAÇÃO COMERCIAL 114/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL 22 FEVEREIRO 2019

ESPECIAL 26º ANIVERSÁRIO INFORMAÇÃO COMERCIAL 114/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL 22 FEVEREIRO 2019 ESPECIAL 26º ANIVERSÁRIO INFORMAÇÃO COMERCIAL 114/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL 22 FEVEREIRO 2019 DIVERSÃO, ADRENALINA E MUITOS PRÉMIOS A celebrar o 26º aniversário da TVI, 10 programas inéditos e muito especiais

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro

Mariangela Ribeiro Mariangela Ribeiro Enquete realizada pelo Grupo dos Profissionais do Rádio entre os dias 16 e 21 de setembro de 2009 O convite para os ouvintes foi através de spot veiculado em algumas emissoras do Brasil. Encaminhamos via

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

MANUAL DE ILUMINAÇÃO JAGUARÃO EM DANÇA

MANUAL DE ILUMINAÇÃO JAGUARÃO EM DANÇA MANUAL DE ILUMINAÇÃO JAGUARÃO EM DANÇA 1. GERAIS PAR 1.1 Luz de Frente 1.2 Proscênio 1.3 Contra 1.4 Cruzadas Aéreas 1.5 Laterais 1.6 Plateia EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS Todas lâmpadas Par64. Os focos 1, 2

Leia mais

PowerPoint

PowerPoint PowerPoint Geral Quem perguntou? X X X 6, 7, 1, 2, 3, 4, 5 X O que é? O PowerPoint é um aplicativo visual e gráfico, usado principalmente para criar apresentações. Com ele, você pode criar, visualizar

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 5º CINESERRA (2017) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO

INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO 1 OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes que se queiram associar ao Fim-de-Ano, soluções de comunicação diferenciadoras,

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

WEBRÁDIO. Professoras multiplicadoras Nubea Rodrigues Xavier Zélia Caetano Cordeiro Chaves

WEBRÁDIO. Professoras multiplicadoras Nubea Rodrigues Xavier Zélia Caetano Cordeiro Chaves GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO À EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

Entre diversos serviços, somos especializados em

Entre diversos serviços, somos especializados em WhatsApp Marketing Quem somos Fundada em 2014, a Start é uma agência de Comunicação e Marketing Full Service especializada em Branding, Propaganda, Comunicação e Estratégias de Divulgação on e off line.

Leia mais

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver!

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! O que o QUANTA ESTÚDIO faz? O QUANTA ESTÚDIO é uma empresa dedicada à prestação de serviços nas áreas da Ilustração, seja ela editorial, voltada

Leia mais

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra Conceitos Story line - Semente da história, ideia primária - Síntese da história - clara, direta e curta - Resumo resumido - Apresentação, desenvolvimento e solução do conflito-matriz PERSONAGEM + DESEJO

Leia mais

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE...

INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE TENHA RESPONSABILIDADE... INTRODUÇÃO... 4 FAÇA SEU PLANEJAMENTO... 6 COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL.... 8 ABUSE DA CRIATIVIDADE... 10 TENHA RESPONSABILIDADE... 12 USE SUA PERSONALIDADE... 14 A MÁGICA DA EDIÇÃO DE VIDEO.... 16 CONCLUSÃO...

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente, porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 6º CINESERRA (2019) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018

INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018 INFORMAÇÃO COMERCIAL 028/19 - DIRECÇÃO COMERCIAL - 28 DEZEMBRO 2018 Os destaques do cartaz nacional, as novidades do circuito internacional e muitas entrevistas exclusivas estão garantidos todas as semanas

Leia mais