Cartilha do Voluntariado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartilha do Voluntariado"

Transcrição

1 Cartilha do Voluntariado Mão na consciência......e mãos à obra!

2 Ser vol

3 untário é O QUE É SER VOLUNTÁRIO Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. COMO SER VOLUNTÁRIO A UNINOVE incentiva a sua participação de diversas formas - seja através da própria instituição, ou por qualquer outro meio. Esta cartilha é um guia inicial para a sua ação. Leia com atenção e mãos à obra!

4 PRINCIPAIS FORMAS E OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO AÇÕES INDIVIDUAIS Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo, entre outras. CAMPANHAS Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras. GRUPOS COMUNITÁRIOS Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, entre outras. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Organizações Sociais que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades de trabalho voluntário nas áreas de saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura e meio ambiente. Veja no final deste guia uma lista das organizações sociais cadastradas no CVSP que receberam o Selo Organização Parceira Para conhecer mais organizações visite o site: PROJETOS PÚBLICOS Trabalhar junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

5 VOLUNTÁRIO EM ESCOLAS Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Estado de São Paulo. Se liga na parada: ser voluntário é legal!

6 COMO SER VOLUNTÁRIO Conheça as diferentes atividades nas quais você pode ser voluntário. Existem inúmeras possibilidades, a seguir listamos algumas sugestões: EDUCAÇÃO Formal e informal para crianças, jovens, adultos e idosos; Programas de reforço escolar; Aulas e concursos de redação; Atividades extracurriculares, como oficinas de capacitação profissional, artesanato, iniciação à informática, culinária, corte e costura, jardinagem, horticultura, cenografia, fotografia, vídeo, etc; Atividades esportivas de recreação e entretenimento; Mutirões de reforma e consertos em escolas; Apoio às escolas abertas em finais de semana. CULTURA E ARTES Criação e expansão de acervos de museus, bibliotecas e centros culturais; Educação artística para todas as idades; Clubes do livro e círculos de leitores para estimular o hábito e o gosto pela leitura; Cursos, palestras, ciclos de debate sobre temas culturais, como música, teatro, dança, etc; Oficinas de arte ou artesanato e organização exposições; Teatro e coral para se apresentar em creches e casas de idosos. ESPORTE E LAZER Treinamento de equipes de futebol, vôlei, basquete, etc; Jogos e eventos esportivos; Corridas ou marchas por alguma causa social ou comunitária; Aulas de ginástica e educação física; Passeios com crianças, grupos de jovens ou pessoas idosas; Organizar passeios ou atividades de lazer com pessoas portadoras de necessidades especiais; Organizar festas, bailes e momentos de confraternização. SAÚDE Cuidados e educação relativos à saúde física e mental; Campanhas preventivas; Primeiros socorros; Visitas aos doentes internados em hospitais e apoio emocional e psicológico aos familiares; Atividades recreativas e artísticas em hospitais; Grupos de auto-ajuda e apoio mútuo; Doação de sangue e participação em campanhas de incentivo; Apoio a médicos e outros profissionais que realizam atendimento gratuito.

7 ASSISTÊNCIA SOCIAL Defesa dos direitos de pessoas carentes; Acolhida e atendimento a crianças em creches ou abrigos e idosos em lares; Distribuição de refeições para famílias e pessoas que vivem na rua; Aulas de prevenção a diversos tipos de doenças de risco; Atividades que resgatam a auto-estima. SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Programas de desenvolvimento comunitário; Incentivo à participação social e ao voluntariado; Defesa de direitos; Campanhas e programas de valorização da vida; Promoção de valores éticos; Acompanhamento e auxílio a famílias de pessoas presas; Assessoria jurídica; Serviços de atendimento telefônico para pessoas em situação de crise; Grupos ou brigadas de resgate ou salvamento; Combate à criminalidade e incentivo à segurança da comunidade; Trabalhos na área de educação no trânsito; Campanhas e orientação para conscientização do voto. MEIO AMBIENTE Campanha para a preservação do meio ambiente; Reciclagem; Reflorestamento; Educação ambiental; Cuidados e preservação de animais; Aulas de educação ambiental; Replantio de árvores; Monitoramento de ameaças de poluição ambiental; Mutirões de limpeza de jardins e praças. GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO Cursos profissionalizantes (informática, mecânica, manutenção de equipamentos elétricos, artesanato, corte e costura, etc); Campanhas de emprego para jovens formados em cursos profissionalizantes. CAPTAÇÃO DE RECURSOS Doação de material escolar, ex.: livros, brinquedos, roupas, etc; Por exemplo: compra de cadeiras de rodas ou máquinas de escrever em braile; Criação de material de divulgação para as organizações sociais. RECONHECIMENTO E INCENTIVO AO VOLUNTARIADO Identificar e divulgar novas oportunidades de trabalho voluntário; Criação de grupos de voluntariado; Campanhas de recrutamento de voluntários; Reportagens sobre ações voluntárias e solidárias; Incluir artigos sobre voluntariado em jornais internos de empresas, clubes, condomínios, etc.

8 ORGANIZAÇÕES SOCIAIS A ALTERNATIVA - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO EXCEPCIONAL fone: a.alternativa@uol.com.br Promove a integração de pessoas portadoras de deficiência mental, capacitando-as para trabalhar e participar significativamente do grupo em que vivem. AACD - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFICIENTE fone: vol-magda@aacd.org.br. Oferece tratamento e reabilitação para o deficiente físico, integrando-o à sociedade. ABRACE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ADOLESCENTE E CRIANÇA ESPECIAL fone: abrace.essaideia@globo.com Promove o desenvolvimento global de pessoas portadoras de deficiência mental, oferecendo meios e serviços que propiciem sua inclusão social e melhoria da qualidade de vida. ABRATA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMILIARES, AMIGOS E PORTADORES DE TRANSTORNOS AFETIVOS fone: contato@abrata.com.br Educa portadores de transtornos afetivos, depressão e transtorno bipolar, seus familiares, amigos, profissionais de saúde mental e a sociedade, conscientizando-os sobre o problema e seus tratamentos. AÇÃO COMUNITÁRIA fone: info@acb-brasil.org.br Visa estimular o desenvolvimento de crianças e jovens de comunidades de baixa renda, em parceria com lideranças formalmente organizadas. ACER ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA EM RISCO fone: projetos@acer.org.br Trabalha com crianças de rua ou em situação de vulnerabilidade social. ACTC ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA CARDÍACA E TRANSPLANTADA DO CORAÇÃO fone: actc@actc.org.br Atende crianças portadoras de problemas cardíacos, oferecendo hospedagem, alimentação, apoios sociais, psicológicos e pedagógicos ao paciente e seus acompanhantes. ADEFAV - ASSOCIAÇÃO PARA OS DEFICIENTES DA ÁUDIO-VISÃO fone: adefav@adefav.org.br Oferece a integração do surdo-cego e do deficiente múltiplo a uma vida plena. Também treina e capacita profissionais nessa área. ADJ - ASSOCIAÇÃO DE DIABETES JUVENIL fone: adj@adj.org.br Promove educação em diabetes para seus portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade, favorecendo sua qualidade de vida. AHPAS - ASSOCIAÇÃO HELENA PICCARDI DE ANDRADE SILVA piccardi@usp.br Oferece transporte confortável e gratuito no período do tratamento para crianças e jovens carentes com câncer. AMAVI - ASSOCIAÇÃO MAIS VIDA PROMOÇÃO EM SAÚDE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMUNITÁRIO fone: amavi@amavi.org.br Presta assistência a idosos, com ênfase na promoção e educação em saúde, desenvolvimento social e comunitário e qualidade de vida. APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO PAULO fone: voluntarios@apaesp.org.br Tem como missão prevenir a deficiência, e facilitar o bem estar e a inclusão social da pessoa deficiente mental.

9 ARRASTÃO MOVIMENTO DE PROMOÇÃO HUMANA fone: Oferece atividades sócio-educativas, iniciação profissional e atendimento médico, psicológico e odontológico à comunidade do Campo Limpo. ASCCI - AÇÃO SOLIDÁRIA CONTRA O CÂNCER INFANTIL fone: acao.solidaria@terra.com.br Acolhe e apóia a criança portadora de câncer e seus acompanhantes, durante o tratamento. ASCOSIF ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA SÍTIO DOS FRANCOS fone: ascocif@bol.com.br Trabalha pela defesa dos direitos da criança, desenvolvimento dos jovens, proteção ao idoso, apoio à família, preservação do meio ambiente e fomento ao associativismo e cooperativismo. ASSOCIAÇÃO ARTE DESPERTAR fone: projeto@artedespertar.org.br Utiliza a arte-educação como instrumento de expressão e acesso a bens culturais. Seu foco de atuação são crianças hospitalizadas. ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BENEDITO PACHECO fone: beneditopacheco@ig.com.br Promove reintegração e re-educação dos moradores de rua. ASSOCIAÇÃO CARPE DIEM fone: carpediem@carpediem.com.br Promove a inclusão de jovens a partir dos 13 anos e adultos com deficiência mental na sociedade, oferecendo oportunidades de capacitação profissional. ASSOCIAÇÃO CIVIL ENGLISH FOR ALL fone: voluntario@efall.org.br Oferece cursos gratuitos de inglês, destinados à população carente, em organizações sociais. ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DESPERTAR fone: asscomdespertar@uol.com.br Oferece creche para crianças, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, orientação educacional e psicológica e acompanhamento médico e odontológico. ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL fone: voluntariado@monteazul.org.br Tem como objetivo promover os desenvolvimentos integrais, atuando com educação, saúde e cultura, estimulando o indivíduo a desenvolver todas as suas potencialidades. ASSOCIAÇÃO CRIANÇA BRASIL fone: crianca@criancabrasil.org.br Oferece creches e atende a crianças em situação de risco pessoal e social. ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS fone: micheli@plugnet.com.br Apóia os serviços prestados pelo Hospital Infantil Darcy Vargas, oferecendo suporte emocional aos pacientes e familiares. ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS fone: voluntarias.avohc@hcnet.usp.br Presta apoio aos pacientes internados no Hospital das Clínicas e seus familiares. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL QUERO-QUERO DE REABILITAÇÃO MOTORA E EDUCAÇÃO ESPECIAL fone: queroque@terra.com.br Oferece atendimento pedagógico e terapêutico a portadores de deficiências neuromotoras impossibilitados de freqüentar a rede regular de ensino, embora tenham potencial de aprendizagem.

10 ASSOCIAÇÃO MINHA RUA MINHA CASA fone: Trabalha com moradores de rua em atividades sócio-educativas e pedagógicas,objetivando sua autonomia. ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ DO JARDIM FIM DE SEMANA fone: rainhadapaz@terra.com.br Oferece à comunidade: educação, saúde e cultura, estimulando o indivíduo a se desenvolver em todas as suas potencialidades, expandindo suas vocações e talentos. ASSOCIAÇÃO OBRA DO BERÇO fone: obradoberco@obradoberco.org.br Oferece creches, atividades sócio-educativas, cursos profissionalizantes, assistência às mães e gestantes e atendimento odontológico. ASSOCIAÇÃO PELA FAMÍLIA projetos@aspf.org.br Desenvolve programas educacionais para faixa etária entre 4 e 17 anos e atendimento às famílias. ASSOCIAÇÃO PROFISSIONALIZANTE BM&F fone: asspro@bmf.com.br Oferece cursos profissionalizantes e promove o desenvolvimento do jovem excluído, visando fazê-lo recuperar a auto-estima, dignidade, cidadania e empregabilidade. ASSOCIAÇÃO RECICLÁZARO fone:marcos@reciclazaro.org.br Reintegra dependentes de álcool e outras drogas e pessoas em situação de risco social, restabelecendo seus papéis como cidadãos por meio de ações sociais, educativas e de assistência à saúde, para a retomada de seus vínculos familiares. ASSOCIAÇÃO RODRIGO MENDES fone: amr@amr.org.br Oferece escola de artes. Atende portadores de deficiência - física, mental, sensorial ou múltipla - e visa possibilitar aos alunos os benefícios de conviver com a arte, respeitando as diversidades do ser humano. ASSOCIAÇÃO TERTIO MILLENNIO fone: tm@tmglobal.org.br Objetiva o desenvolvimento global das crianças e mães, através de cursos de formação profissional e creches, gerando o desenvolvimento das comunidades. ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER fone: sede@vivaedeixeviver.org.br Capacita contadores de história para atuarem com crianças hospitalizadas, transformando a internação da criança no hospital e a vivência na casa de apoio num momento mais leve, agradável e alegre. BANCO DE ALIMENTOS fone: info@bancodealimentos.org.br Luta contra o desperdício de alimentos e combate à fome com arrecadação e distribuição diária de sobras em mercados e sacolões, distribuindo-as às organizações sociais. Também ministra palestras sobre nutrição e saúde. BRAHMA KUMARIS fone: saopaulo@bkumaris.org.br Visa resgatar os valores espirituais do ser humano para a construção de um mundo melhor por meio de aulas e palestras. BRASCRI - ASSOCIAÇÃO SUÍÇO-BRASILEIRA DE AJUDA À CRIANÇA fone: brascri@uol.com.br Oferece educação supletiva a crianças e jovens carentes, com deficiências auditivas e bolsas de estudo para jovens.

11 CANTO CIDADÃO ORGANIZAÇÃO PARA PRODUÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO fone: programa@cantocidadao.com.br Produz e disponibiliza informações sobre a importância do exercício da cidadania e participação organizada da sociedade civil no desenvolvimento do terceiro setor e nas iniciativas de humanização hospitalar. CASA DE ASSISTÊNCIA FILADÉLFIA fone: casafiladelfia@uol.com.br Atende comunidades e famílias mais pobres, potencializando a experiência, a diversidade e os recursos existentes. CASA DE SAÚDE SANTA MARCELINA fone: toquevoluntario@ig.com.br Mantém diversos hospitais, creches, centros de atendimento a crianças e adolescentes. CASA JOSÉ COLTRO fone: casajosecoltro@casajosecoltro.com.br Tem como missão beneficiar as classes socialmente vulneráveis, trabalhando com jovens na prevenção à marginalidade. CASA TRANSITÓRIA FABIANO DE CRISTO fone: casa.transitoria@ig.com.br Oferece berçário, creche, asilo e orientação maternal, com assistência social, material, educacional, jurídica e atendimento específico às famílias de portadores de tuberculose. CEBASP COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE DO SÍTIO PINHEIRINHO fone: cebasp@amcham.org.br Oferece oficinas profissionalizantes para jovens carentes. CENHA CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DA PENHA fone: cenhatatuape@hotmail.com Oferece atendimento terapêutico e oficinas de iniciação profissional a pessoas portadoras de deficiência mental. CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR - CASAS ANDRÉ LUIS fone: voluntariado@feal.com.br Atende a portadores de deficiência mental, com ou sem deficiência física associada, em regime de internato e em ambulatórios. CENTRO SOCIAL BROOKLIN PAULISTA fone: centro_social@uol.com.br Oferece educação e desenvolvimento a crianças e jovens, proporcionando uma melhor formação para a vida e dando-lhes visão ampla do mercado de trabalho. CENTRO SOCIAL LAUZANE PAULISTA fone: cslp@bol.com.br Promove o bem-estar individual, o ajustamento e a integração na comunidade, por meio de atendimento educacional, médico e psicológico. CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO fone: centrosocialbomparto@ig.com.br Mantém 51 unidades na zona leste de São Paulo:creches, centros educacionais, casa-lar para crianças vítimas de violência e para portadores do vírus HIV, centro para moradores de rua, cursos profissionalizantes e programas de liberdade assistida. CHESP - CENTRO DOS HEMOFÍLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO fone: chesp@uol.com.br Defende os direitos dos hemofílicos e de seus familiares, melhorando sua condição global e sua qualidade de vida. COLMÉIA INSTITUIÇÃO A SERVIÇO DA JUVENTUDE colmeia@colmeia.org.br Contribui para a realização pessoal e profissional do jovem com orientação e desenvolvimento das suas potencialidades.

12 CONJUNTO ASSISTENCIAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA fone: Tem como objetivo levar a criança e o jovem à autonomia, por meio de atividades sócio-educativas, pré-escolares e profissionalizantes. Mantém creche e centro de juventude. CRIANÇA SEGURA - SAFE KIDS BRASIL fone: luciana@criancasegura.org.br Trabalha na prevenção de acidentes, principal causa da morte de crianças acima de um ano no Brasil. CROPH COORDENAÇÃO REGIONAL DAS OBRAS DE PROMOÇÃO HUMANA fone: croph@uol.com.br Coordena e administra programas sociais que atendem a crianças, jovens e adultos, com atividades sócio-educativas, pré-escolares e profissionalizantes. CRUZ AZUL DE SÃO PAULO fone: thaish@craz.com.br Oferece atendimento hospitalar, ambulatorial e internação com o apoio de voluntários. CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA fone: cvvcomunica@terra.com.br Tem como objetivo a prevenção do suicídio, através do atendimento a pessoas que queiram desabafar e que se sentem solitárias, deprimidas ou angustiadas. DJS - ORGANIZAÇÃO CIVIL DESENVOLVIMENTO COM JUSTIÇA SOCIAL fone: borny.cristiano@djs.org.br Luta por uma nação justa e igual. Tem como objetivo a promoção dos princípios cidadãos oferecendo oportunidades de inclusão social. ESTAÇÃO ESPECIAL DA LAPA fone: eelapa@fussesp.sp.gov.br Oferece atendimento a portadores de necessidades especiais e comunidade carente com cursos profissionalizantes encaminhando-os para o mercado de trabalho. FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL SÃO PAULO fone: diretoria@bandeirantesp.org.br Trabalha com educação não formal para crianças e jovens, visando o desenvolvimento da cidadania responsável e participativa. FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS fone: dir_voluntariado@fundacaodorina.org.br Atende pessoas de todas as idades, deficientes visuais e de visão sub-normal, preparando-as para sua integração na sociedade de forma produtiva. FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL fone: fyasp@uol.com.br Organização internacional que atua em 13 países com projetos sociais, educação infantil e bibliotecas comunitárias. FUNDAÇÃO GOL DE LETRA fone: eduardo@goldeletra.org.br Tem como missão investir na formação educacional de crianças e jovens. FUNDAÇÃO JULITA fone: fdjulita@terra.com.br Oferece informações e atividades na área de educação, cultura, saúde, lazer e cursos profissionalizantes. FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA fone: voluntariado@sosmatatlantica.org.br Promove a conservação dos patrimônios natural, histórico e cultural existentes nos remanescentes da Mata Atlântica. Desenvolve projetos de conservação, produção de dados e campanhas voltadas à educação ambiental e cidadania.

13 GRAACC - GRUPO DE APOIO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM CÂNCER fone: voluntariado@graacc.org.br Oferece atendimento e apoio a crianças e jovens com câncer e suas famílias. GRUPO ITÁPOLIS AÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL fone: contato@projetoanchieta.org.br Objetiva criar condições para a reestruturação de famílias, crianças e jovens em situação de risco social, bem como para o desenvolvimento de suas capacidades. GRUPO VIDA BARUERI fone: grupovidabarueri@grupovidabarueri.org.br Desenvolve programas de promoção da qualidade de vida, cidadania, solidariedade e manutenção da vitalidade física e intelectual para idosos. HOSPITAL BRIGADEIRO fone: hospital.brigadeiro@ig.com.br Atua na área da saúde com especialização em patologias graves. HOSPITAL ESPÍRITA FABIANO DE CRISTO fone: hefc@hefc.org.br Atende pacientes portadores de câncer provenientes de tratamento ou cirurgias realizadas em outros hospitais. HOSPITAL PSIQUIÁTRICO PINEL fone: hppinel@uol.com.br Promove a assistência integral à saúde em pacientes psiquiátricos, oferecendo abrigo quando necessário. INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO PRÓ-CIDADANIA fone: informacao@projetocidadania.com Tem a missão de capacitar, desenvolver e treinar para profissionalização, portadores de deficiência, cuidando para sua inclusão no mercado de trabalho. INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL EMANUEL - CENTRO DE TRATAMENTO BEZERRA DE MENEZES fone: bezerrademenezes@bezerrademenezes.org.br Assiste doentes mentais, alcoólatras e toxicômanos, ministrando cursos, seminários e palestras, produzindo material didático e jornalístico referente a essas especialidades. INSTITUTO PRÓ + VIDA SÃO SEBASTIÃO fone: morlini50@ig.com.br Tem a finalidade de melhorar o atendimento ao idoso. Oferece atividades e abrigo. INSTITUTO PRÓ-QUEIMADOS fone: institutoproqueimados.uas@uol.com.br Trabalha na prevenção de acidentes com queimaduras e colabora na recuperação física, no fortalecimento emocional e na inserção familiar das vítimas. IRMÃS HOSPITALEIRAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS fone: caminho@casadesaude.org.br Busca reintegrar as mulheres com doenças mentais na sociedade, oferecendo-lhes um atendimento humanizado. LAR DA IRMÃ CELESTE fone: lardairmaceleste@terra.com.br Visa amparar a infância desvalida e prestar assistência às famílias necessitadas da região de Guarulhos. LAR DAS CRIANÇAS DA CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA fone: larcip@cip.org.br Atende de forma integral crianças de 4 a 15 anos.

14 LAR ESCOLA CAIRBAR SCHUTEL fone: Abriga crianças de ambos os sexos encaminhadas pelo juiz da infância e adolescência, em regime de internato. LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO fone: diretoria@lesf.org.br Oferece reabilitação ao deficiente físico, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida. LARAMARA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AO DEFICIENTE VISUAL fone: laramara@laramara.org.br Atende crianças, jovens e adultos cegos, ou com visão subnormal, oferecendo oftalmologia, pedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, orientação para atividades da vida diária, brinquedoteca, natação, oficina artística, espaço de integração e convivência familiar. LIGA DAS SENHORAS CATÓLICAS DE SÃO PAULO fone: r. 111 voluntario@ligasolidaria.org.br Organização com a missão de assistir os mais desamparados e excluídos, promovendo-os a pessoas dotadas de auto-estima, caráter, orgulho de sua cidadania, capazes para o trabalho, auto-suficientes e cristãos. MAIS MOVIMENTO DE APOIO A INTEGRAÇÃO SOCIAL fone: coordenacao@mais.org.br Abriga em regime de lar, menores em situação de abandono. MÃOS JUNTAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VOLUNTÁRIOS SOCIAIS fone: maosjuntas@ig.com.br Leva benfeitorias e encaminha voluntários a diversas creches e centros de juventude do município de São Paulo. OBRA SOCIAL DOM BOSCO fone: comunicacao@domboscoitaquera.org.br Promove a formação integral da pessoa humana e oferece cursos de formação profissional para jovens. OPERAÇÃO ARCO-ÍRIS fone: operacaoarcoiris@operacaoarcoiris.org.br Oferece entretenimento a crianças hospitalizadas ou em tratamento ambulatorial. PLUGADOS NA EDUCAÇÃO fone: parceiros@plugadosnaeducacao.org.br Apóia as escolas públicas em suas necessidades. PROGRAMA SOCIAL GOTAS DE FLOR COM AMOR fone: gotasdeflor@uol.com.br Oferece oficinas educativas e musicais, alimentação, assistência à saúde, ensino e alfabetização para adultos. Mantém um abrigo para crianças vítimas de violência familiar, encaminhadas pelo juiz da infância e adolescência. PROJETO CASULO INSTITUTO DE CIDADANIA EMPRESARIAL fone: projetocasulo@ice.org.br Contribui para a melhoria da qualidade de vida da população do Real Parque e Jardim Panorama, por meio de ações ligadas à cultura, educação, desenvolvimento comunitário e lazer. PROJETO REVIVER - ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇA HIV+ fone: ambulatorioreviver@terra.com.br Atende crianças, adolescentes portadores de HIV/AIDS e suas famílias. Desenvolve programas para inclusão dos adolescentes na sociedade e oferece atencimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e odontologia. PROMOVE AÇÃO SÓCIO-CULTURAL fone: promove@promove.org.br Oferece atividades às crianças e jovens com necessidades especiais para que potencializem suas capacidades e favorece sua inserção no mercado de trabalho.

15 QUINTAL DE SÃO FRANCISCO ASS. BENEFICENTE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS fone: Protege e abriga cães e gatos abandonados, orienta a população sobre o bem estar animal. REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE SÃO CAETANO DO SUL fone: redefeminina@redefeminina.org.br Atende e orienta pacientes carentes portadores de câncer e seus familiares. SEFRAS SERVIÇO FRANCISCANO DE SOLIDARIEDADE fone: sefras@franciscanos.org.br Oferece abrigo e acolhimento a moradores de rua e os evangeliza a partir do testemunho e modo de vida franciscano de solidariedade. SHALOM LIGA ISRAELITA DO BRASIL OFICINA ABRIGADA DO TRABALHO E AUDIOTECA fone: oat@oat.org.br;fitoteca@shalom.org.br Capacita portadores de necessidades especiais para inseri-los no mercado de trabalho através de oficinas profissionalizantes. Mantém uma audioteca que oferece fitas gravadas para deficientes visuais e uma biblioteca circulante gratuita com obras que distribui para todo o Brasil. SIS - SOCIEDADE INSTRUÇÃO E SOCORROS fone: sis@osa.org.br Oferece assistência social, atendimento à saúde e educação das crianças, creche, centro de juventude, centro profissionalizante e alfabetização de adultos. SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS fone: servsocial@hsl.org.br Organização de voluntários que cooperam no aspecto humanitário com os serviços prestados pelo hospital. SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN fone: voluntarios@einstein.br Voluntários que cooperam com os serviços prestados pelo hospital, na sede e na comunidade de Paraisópolis. Atende idosos com abrigo, atividades físicas e culturais, visando dar qualidade a essa fase da vida. SOCIEDADE BENFEITORA JAGUARÉ fone: mempmegui@ibest.com.br Oferece atendimento, orientação e capacitação com creche, centro de juventude e oficinas profissionalizantes. SOCIEDADE PADRE COSTANZO DALBÉSIO fone: casasiloe@uol.com.br Mantém as Casas Siloé e Suzanne, onde atende crianças com HIV positivo, visando cuidar de sua saúde física, bem como integrá-las à sociedade. TRANSFORMAR - ASSOCIAÇÃO PARA O DESENV. DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA fone: atransformar@uol.com.br Habilita, reabilita, educa e promove a inclusão do indivíduo portador de deficiência. UNIBES UNIÃO BRASILEIRO-ISRAELITA DO BEM-ESTAR SOCIAL fone: voluntario@unibes.org.br Apóia a comunidade judaica carente e também a comunidade em geral na promoção e assistência social, oferecendo a crianças e jovens atendimento pedagógico, social, médico e psicológico. Para conhecer mais organizações acesse o site:

16 Realização: Apoio:

SELO ORGANIZAÇÃO PARCEIRA DO CVSP 2009/2010

SELO ORGANIZAÇÃO PARCEIRA DO CVSP 2009/2010 1 2 A.A.C.C. - Associação de Apoio à Criança com Câncer A.A.C.D. - Associação de Assistência à Criança Deficiente 3 ABIC - Associação Beneficente Imaculada Conceição 4 ABRATA - Associação Brasileira de

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde

1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde 1) Projeto Mais Saúde - Mutirões de Saúde A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo, cumprindo sua missão de prevenir e atenuar o sofrimento humano, promove ações voltadas à população vulnerável

Leia mais

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC

Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Associação dos Lojistas de Decoração do ABC Projeto Social: Desde 2005, o Polo Design Center, realiza projetos de revitalização nas estruturas físicas de Instituições Assistenciais da região do ABC paulista.

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL Walid Makin Fahmy Sistema SESI SESI - Serviço Social da Indústria Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. Projeto 2012 Identificação da Entidade ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

Leia mais

PROJETO SEMEANDO LEITORES

PROJETO SEMEANDO LEITORES PROJETO SEMEANDO LEITORES APRESENTAÇÃO: O Projeto Semeando Leitores, é um projeto de iniciativa voluntária que se propõe a contribuir para o estimulo a leitura, promoção da literatura piauiense, valorização

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

Instituições de Longa Permanência: Desafios e Modelos Possíveis. Neuma Nogueira Coordenadora do Grupo Vida - Brasil

Instituições de Longa Permanência: Desafios e Modelos Possíveis. Neuma Nogueira Coordenadora do Grupo Vida - Brasil Instituições de Longa Permanência: Desafios e Modelos Possíveis Neuma Nogueira Coordenadora do Grupo Vida - Brasil Há 17 anos promovendo os direitos dos idosos com qualidade de vida. Nossa História O Grupo

Leia mais

Projeto de Capacitação de Crianças e Adolescentes sobre Socorrismo, prevenção de acidentes, Defesa Civil e Cidadania

Projeto de Capacitação de Crianças e Adolescentes sobre Socorrismo, prevenção de acidentes, Defesa Civil e Cidadania R e s g a t e M i r i m Comunitário Projeto de Capacitação de Crianças e Adolescentes sobre Socorrismo, prevenção de acidentes, Defesa Civil e Cidadania 1 B E L O H O R I Z O N T E, S A N T A L U Z I A

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância

Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância Objetivo: Como previsto pelo estatuto da entidade, Art 2º, tem por finalidade a proteção e o amparo à crianças na faixa etária de 0 (zero)

Leia mais

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Maio 2011 Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Leia mais

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa Viver é Melhor Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV) Cidade: Londrina/PR

Leia mais

DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes

DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho M O V I M E N T O DEGRAU Desenvolvimento e Geração de Redes Ficha de Cadastro da Entidade Certificadora Dados da Entidade A. IDENTIFICACÃO 1. Entidade 2.

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios LEI N. 1.343, DE 21 DE JULHO DE 2000 Institui a Política Estadual do Idoso - PEI e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

PROJETO BRASIL CONTRA A VIOLÊNCIA

PROJETO BRASIL CONTRA A VIOLÊNCIA 1 Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais Comissão OABCidadã PROJETO BRASIL CONTRA A VIOLÊNCIA Em Minas Gerais, a Secional da Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão OAB/Cidadã, já

Leia mais

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Perguntaram à teóloga alemã Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria, Daria uma bola para que ele jogasse... ESPORTE EDUCAÇÃO CULTURA QUALIFICAÇÃO PLACAR

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015.

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. APRESENTAÇÃO O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. Seja parceiro de um serviço que é referência em geriatria

Leia mais

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã Entidades Promotoras de Voluntariado Câmara Municipal da Casa do Povo da Casa Pia de Lisboa Centro Social e Paroquial da ADAPECIL Associação Juvenil Tá a Mexer GEAL Junta de Freguesia de Ribamar LOURAMBI

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO EDITAL 01/2010 O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão,

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil 9ª Região Fiscal - Paraná e Santa Catarina DRF Cascavel - PR CONHECER PARA GERENCIAR

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

HUMAN INTEGRATION AND DEVELOPMENT INSTITUTE INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO HUMANA PROGRAMA CONVIVER

HUMAN INTEGRATION AND DEVELOPMENT INSTITUTE INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO HUMANA PROGRAMA CONVIVER PROGRAMA CONVIVER OBJETIVOS PARCERIAS Participarão do PROGRAMA CONVIVER como parceiros colaboradores e voluntários as entidades: PÚBLICAS FEDERAIS. PÚBLICAS ESTADUAIS. PÚBLICAS MUNICIPAIS. EMPRESÁRIOS.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES Projeto de Lei n 340/99 464 LEI N 4.864 DE 12 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES; FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

1) Socorro e Desastre Itaóca

1) Socorro e Desastre Itaóca 1) Socorro e Desastre Itaóca A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo deslocou um grupo de voluntários para prestar ajuda aos moradores da cidade de Itaóca, localizada no interior do estado,

Leia mais

III- DADOS DO PRESIDENTE

III- DADOS DO PRESIDENTE PLANO DE AÇÃO 2014 I- IDENTIFICAÇÃO Nome: Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista - ADEFILP Endereço: Pernambuco, 333, Jardim Cruzeiro Lençóis Paulista SP CEP 18680470 Telefone: (014) 3264-9700

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

CMDCA PROJETOS COOPERAÇÃO CAPELINHA/MG

CMDCA PROJETOS COOPERAÇÃO CAPELINHA/MG PROJETOS COOPERAÇÃO A trajetória da infância e adolescência em Capelinha, ao longo dos anos, teve inúmeras variações, reflexos das diferentes óticas, desde uma perspectiva correcional e repressiva, visando

Leia mais

PROJETO BOQUINHA ALEGRE

PROJETO BOQUINHA ALEGRE PROJETO BOQUINHA ALEGRE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A instituição Casas Lares Humberto de Campos é uma entidade, na modalidade de associação, sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Educacional e Assistencial

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1. SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - SENASP Gestão do Conhecimento e de Informações criminais; Formação e Valorização Profissional; Implantação

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel

Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel 1ª edição Abril de 2011 Nesta edição: Palavra da Presidente Casa Abrigo Betel uma historia de lutas e vitorias. O Serviço Social e a Educação 1 2 3 Palavra da Presidente

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Rede Solidária Anjos do Amanhã

Rede Solidária Anjos do Amanhã Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal Rede Solidária Anjos do Amanhã Voluntariado Beneficiando crianças e adolescentes com direitos violados Como funciona a Rede Solidária Como se tornar

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE ENSINO RELATÓRIO DE 2006 Em 2006 o Vila Fátima ampliou suas instalações físicas, possibilitando assim uma melhor organização das atividades de ensino-serviço. Contudo, esta ampliação não será suficiente, caso

Leia mais

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE, CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DA DIVISÃO DE MEIO-AMBIENTE E

Leia mais

Veja o resultado da sua contribuição

Veja o resultado da sua contribuição Resultados 2014 Veja o resultado da sua contribuição Beneficiados 25 municípios 44 instituições 6.705 crianças e adolescentes Mobilização Valor total arrecadado: R$ 1.421.122,00 Fundos Municipais dos Direitos

Leia mais

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração e acompanhamento das políticas públicas na área de cidadania, em nível municipal, estadual e nacional, promovendo

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

São Camilo Saúde. Regional Centro Sudeste

São Camilo Saúde. Regional Centro Sudeste São Camilo Saúde Regional Centro Sudeste Volume XXII Ano I 04-12-09 Informativo Semanal Acesse www.saocamilosaude.com E veja estas e outras notícias dos Hospitais da Regional Centro Sudeste da Sociedade

Leia mais

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com.

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com. - SECRETARIA DE SAÚDE - SÃO TIAGO MINAS GERAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 04 A 19 ANOS 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Responsabilidade Social Guia para Boas Práticas O destino certo para seu imposto Leis de Incentivo Fiscal As Leis de Incentivo Fiscal são fruto da renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais

Leia mais

Rede Solidária Anjos do Amanhã

Rede Solidária Anjos do Amanhã 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal Rede Solidária Anjos do Amanhã Voluntariado Contribuindo com crianças e adolescentes em risco social Saiba como se tornar um voluntário Como funciona

Leia mais

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica SECRETARIA MUNICIPAL DE POLITICAS SOCIAIS SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2010. Prezado Senhor, A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social,

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Proposta para Implementação de Serviço de Responsabilização e Educação de Agressores Grupo Paz em Casa

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

Transformando o presente, construindo o amanhã.

Transformando o presente, construindo o amanhã. Transformando o presente, construindo o amanhã. Primeira sede em 1988 História No dia 23 de novembro de 1988, a Fundação Belgo-Mineira foi oficialmente constituída, a fim de promover ações de marketing

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

Investimento Social Privado em Educação Infantil. Projeto AES Eletropaulo nas Escolas

Investimento Social Privado em Educação Infantil. Projeto AES Eletropaulo nas Escolas Investimento Social Privado em Educação Infantil Estratégia da AES Responsabilidade Social Educação, Cultura e Esporte Negócio Inclusivos e Sociais Quem somos O Centro Educacional Infantil Luz e Lápiséuma

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS DESCRIÇÃO: Modalidade: Centro Dia para pessoa Idosa Serviço voltado para o atendimento, regime parcial, de pessoas idosas de 60 anos ou mais, de

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

Tema: O Desafio de Serviços do Centenário de LCI

Tema: O Desafio de Serviços do Centenário de LCI Distrito Múltiplo LD - AL 2014-2015 Seminário de Governadores Eleitos PORTO ALEGRE RS 20 de maio de 2015 Tema: O Desafio de Serviços do Centenário de LCI Tema: O Desafio de Serviços do Centenário de LCI

Leia mais

PROJETO LEITURA INTERATIVA

PROJETO LEITURA INTERATIVA PROJETOS COMPLEMENTARES PROJETO LEITURA INTERATIVA Atividade planejada e permanente com os usuários, em grupos, que visa introduzir em sua vida a leitura diária de jornais, livros e revistas e atualização

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Porta de entrada dos munícipes que necessitam das ações de assistência social que potencializam a família, a comunidade de referência, fortalecendo seus

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Cartilha Informativa um direito da criança e do adolescente

Cartilha Informativa um direito da criança e do adolescente PEDAGOGIA Cartilha Informativa Hospitalar um direito da criança e do adolescente S Cartilha Informativa Copyright 2012by Etos Editora LTDA Direção Editoral Elita Coelho Marinho Produtor Gráfico José Bispo

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA

CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA VIII Colegiado Nacional de Saúde da Pessoa Idosa CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA CUCA FRESCA Marla Borges de Castro Terapeuta ocupacional, sanitarista Secretaria Municipal de Saúde Centro de Convivência

Leia mais

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município Estrutura Administrativa e Principais 01. Câmara Municipal - Lei Orgânica do Município de Teresina, de 05 de abril de 1991. - Votar o Orçamento Anual e o Plano Plurianual, bem como autorizar abertura de

Leia mais

Projeto: POUSADA SOLIDARIEDADE

Projeto: POUSADA SOLIDARIEDADE Projeto: POUSADA SOLIDARIEDADE 1. Área de Ação: Casa de hospedagem destinada com prioridade a crianças e adolescentes, e adultos, que buscam Porto Alegre, oriundos de outras cidades para realizarem um

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2015. Respostas sociais: O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais:

PROGRAMA DE AÇÃO 2015. Respostas sociais: O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais: PROGRAMA AÇÃO 2015 O GAS-SVP define, para 2015, como objectivos gerais: - Preservar a identidade da Instituição, de modo especial no que respeita a sua preferencial ação junto das pessoas, famílias e grupos

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

Projeto Bem-Estar. casos de menores infratores e crianças com necessidades especiais.

Projeto Bem-Estar. casos de menores infratores e crianças com necessidades especiais. Projeto Bem-Estar 1- Local CEACA Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente Endereço: Rua Fabiane dos Santos, 88 Jardim Padre Bento CEP 13.131-131 Itu/SP Telefone: (11) 4023-0603 Coordenador do Projeto:

Leia mais

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 2

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 2 CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 2 Nome de urna: Elda Clavé Número: 2413 - Exerceu o cargo de Conselheira Tutelar Substituta; - Membro da Rede de Leitura para Crianças em Bibliotecas Comunitárias; - Serviço

Leia mais

Ação Social Cooperada

Ação Social Cooperada Ação Social Cooperada Relatório de Atividades 2012 Cooperativismo em benefício de todos Cooperar é colaborar, é pensar e atuar coletivamente em benefício do todo. Como princípio do cooperativismo, a educação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 9

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 9 CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 9 Nome de urna: Jacque Pache Número: 9011 Experiência na Área da Infância: - conselheira tutelar 2008/2011. - assistente direção: fundação de proteção especial RS. FPE - Coordenadora

Leia mais

Creche Pré-Escolar 1º Ciclo

Creche Pré-Escolar 1º Ciclo Creche Pré-Escolar 1º Ciclo A NOSSA MISSÃO É O NOSSO COMPROMISSO... Contribuir para o desenvolvimento integral dos nossos Alunos. Ser uma escola que marca a diferença fazendo melhor. Ensinar com amor.

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA PROPOSTAS PARA A REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA 1. Criar o Fórum Metropolitano de Segurança Pública Reunir periodicamente os prefeitos dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo para discutir, propor,

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M

SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M SERVI O SOCIAL NOVA JERUSAL M Jardim das Paineiras Campinas/SP - Brasil - CEP.: 13.091-107 Fone.(19) 3255-8350 e-mail: falecom@ssnjcamp.org CNPJ: 67.170993/0001-10 Site: www.ssnjcamp.org SERVI O SOCIAL

Leia mais

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais).

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais). PLANO DE GOVERNO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA PARA 2013/2016 COLIGAÇÃO O PRESENTE NOS PERMITE SEGUIR EM FRENTE - CANDIDATO A PREFEITO PEDRINHO DA MATA 11 Ações a serem realizadas por Secretarias:

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão

Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão Espaço Criança Esperança São Paulo CEE Oswaldo Brandão OS RECURSOS FINANCEIROS DO ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA TV GLOBO realiza CAMPANHA CRIANÇA ESPERANÇA com programa na TV UNESCO recebe DOAÇÃO e apóia diferentes

Leia mais

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS: O QUE É QUE FAZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A Prefeitura de São Paulo, em maio de 2013, seguindo a política implementada nacionalmente e atendendo uma reivindicação histórica do movimento

Leia mais

Capacitação Gerencial PST

Capacitação Gerencial PST Capacitação Gerencial PST Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social SNELIS Ministério do Esporte Direito Social É dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não formais:

Leia mais

PROGRAMA TODOS COM A NOTA

PROGRAMA TODOS COM A NOTA GRUPO - A DATA: SEGUNDA 18/11/2013 10 09.981.341/0001-60 MATA NORTE AÇÃO PAROQUIAL DE ASSISTÊNCIA - CARPINA 21 28988.000596/94-81 40 16.630.030/0003-83 MATA NORTE DESAFIO JOVEM PENIEL 112001 2.535.067.680

Leia mais