Gramática Tradicional Sintaxe 4 - Relações de concordância e regência
|
|
|
- Eric Godoi Salvado
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Gramática Tradicional Sintaxe 4 - Relações de concordância e regência Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Aula 6 Tutora: Thais Torres Guimarães [email protected]
2 O que é concordância? Concordância é a correspondência de flexão entre dois termos, podendo ser verbal ou nominal. Há os tipos: 1 gramatical ou lógica Ex.: Um bando de crianças passava. 2 por atração Ex.: Um bando de crianças passavam. 3 - ideológica ou silepse (concordância com a ideia que se tem em mente) Ex.: A bela Rio de Janeiro está muito violenta. (cidade)
3 1 - Encontre as concordâncias equivocadas: Ao partir de Itabira, Helena prometeu a Paulo que voltaria em breve. Comprometeu-se também a enviar pequenas surpresas, as quais seguiriam anexos aos documentos. Ele, então, transbordando de carinho e ternura, disse à amada que não precisava se comprometer daquela forma, porém ansiava por receber uma foto, que poderia seguir incluso à primeira remessa. Assim que chegou à Cidade Maravilhosa, Helena encontrou uma realidade totalmente diferente da do interior de Minas Gerais! Dia sim, dia não, chegava uma carta de Paulo, e Helena, atarefadíssima, não encontrava tempo para responder. Como arrumar uma brecha para isso em meio à tantas atividades. Ela mesmo não sabia. Ele continuava a escrever - já tinha chegado seis cartas dele - e ela, a não responder. Jamais ficariam quite naquela situação. Uma amiga tentou ajudar Helena. Muito obrigado, disse ela, eu mesmo vou ter de resolver essa situação.
4 1 - Concordâncias equivocadas: Ao partir de Itabira, Helena prometeu a Paulo que voltaria em breve. Comprometeu-se também a enviar pequenas surpresas, as quais seguiriam anexas aos documentos. Ele, então, transbordando de carinho e ternura, disse à amada que não precisava se comprometer daquela forma, porém ansiava por receber uma foto, que poderia seguir inclusa à primeira remessa. Assim que chegou à Cidade Maravilhosa, Helena encontrou uma realidade totalmente diferente da do interior de Minas Gerais! Dia sim, dia não, chegava uma carta de Paulo, e Helena, atarefadíssima, não encontrava tempo para responder. Como arrumar uma brecha para isso em meio A tantas atividades. Ela mesma não sabia. Ele continuava a escrever - já tinham chegado seis cartas dele - e ela, a não responder. Jamais ficariam quites naquela situação. Uma amiga tentou ajudar Helena. Muito obrigada, disse ela, eu mesma vou ter de resolver essa situação.
5 Concordância Nominal Os artigos, pronomes, numerais e adjetivos devem concordar com o substantivo em GÊNERO (masculino e feminino) e NÚMERO (singular e plural).
6
7 1- Qual a opção com a concordância adequada? I - Ele tornou possível // possíveis todos os meus sonhos. II - A Prefeitura não mantém limpas / limpo as ruas. III - O critério dele nos cartões estão muito bons. / está muito bom. IV - Temos doces / doce caseiros. V - É sempre imprecisa a fronteira que separa um e outro delitos / delito. VI Fica bem clara / Ficam bem claras a natureza e a posição dos grupos nessa situação. VII Paris Match dedicara um número às favelas do Rio, com estatísticas e fotografias clamorosa / clamorosas. VIII Não sou mais a presença que rouba a naturalidade e o bom humor geral / gerais.
8 1- Qual a opção com a concordância adequada? I - Ele tornou possível // possíveis todos os meus sonhos. II - A Prefeitura não mantém limpas / limpo as ruas. III - O critério dele nos cartões estão muito bons. / está muito bom. IV - Temos doces / doce caseiros. V - É sempre imprecisa a fronteira que separa um e outro delitos / delito. VI Fica bem clara / Ficam bem claras a natureza e a posição dos grupos nessa situação. VII Paris Match dedicara um número às favelas do Rio, com estatísticas e fotografias clamorosa / clamorosas. VIII Não sou mais a presença que rouba a naturalidade e o bom humor geral / gerais.
9 2 Qual é uma concordância nominal mais adequada para as seguintes sentenças: Será avaliado aquelas bailarinas que por sua vez tem um mínimo de 5(cinco) anos em dança no geral (...) (...) mostras e competições no âmbito estadual e federal. Venho por meio deste informar que todos os pagamentos referente ao curso (...) kit para decorar seu chá e deixar ainda mais lindo, estão super baratos para locação(...)
10 2 Qual é uma concordância nominal mais adequada para as seguintes sentenças: Serão avaliadas aquelas bailarinas que por sua vez têm um mínimo de 5(cinco) anos em dança no geral (...) (...) mostras e competições nos âmbitos estadual e federal. Venho por meio deste informar que todos os pagamentos referentes ao curso (...) kit para decorar seu chá e deixar ainda mais lindo, está super barato para locação(...)
11 2 Qual é uma concordância nominal mais adequada para as seguintes sentenças:
12 Concordância verbal O verbo deve concordar com o sujeito.
13 Concordância verbal O verbo deve concordar com o sujeito.
14 Concordância verbal
15 Concordância verbal
16 1 Qual é uma concordância verbal mais adequada para as seguintes sentenças: Será aberto uma poupança (...) (...) o nosso primeiro encontro será feito uma reunião para fecharmos em quais eventos (...)o Grupo deverá participação no ano de em caso de postagens inadequadas no facebook que denigre a imagem do artista (...) (...) ambientes que não condiz com a imagem do grupo Segue os cartazes dos cursos de férias (...)
17 1 Qual é uma concordância verbal mais adequada para as seguintes sentenças: Será aberta uma poupança (...) (...) o nosso primeiro encontro será feita uma reunião para fecharmos em quais eventos (...)o Grupo deverá participar no ano de em caso de postagens inadequadas no facebook que denigrem a imagem do artista (...) (...) ambientes que não condizem com a imagem do grupo Seguem os cartazes dos cursos de férias (...)
18 2 - Aponte V para as afirmativas corretas e F para as incorretas, justifique as incorretas. a Precisam-se de funcionários qualificados. ( ) b Fazem dez anos que não o vejo. ( ) c Alugam-se apartamentos para a temporada. ( ) d Cerca de duzentos candidatos concorreram a algumas vagas oferecidas pelo serviço público. ( ) e Mais de um aluno faltou à aula hoje. ( )
19 2 - Aponte V para as afirmativas corretas e F para as incorretas, justifique as incorretas. a Precisam-se de funcionários qualificados. ( F ) b Fazem dez anos que não o vejo. ( F ) c Alugam-se apartamentos para a temporada. ( V ) d Cerca de duzentos candidatos concorreram a algumas vagas oferecidas pelo serviço público. ( V) e Mais de um aluno faltou à aula hoje. ( ) V
20 (Fuvest - SP) Indique a alternativa correta: a) Tratavam-se de questões fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subúrbio. c) Precisam-se de datilógrafas. d) Reformam-se ternos. e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.
21 (Fuvest - SP) Indique a alternativa correta: a) Tratavam-se de questões fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subúrbio. c) Precisam-se de datilógrafas. d) Reformam-se ternos. e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.
22 (Fuvest SP) Disse o sabiá à flauta: Eu, tu e o artista de modo diferente; mas o artista e tu ---- de modo igual. Portanto, entre e há uma grande diferença. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do hipotético diálogo acima: a) Cantam, cantais, mim, tu b) Cantemos, cantam, eu, ti c) Cantamos, cantas, eu, tu d) Cantamos, cantais, mim, ti e) Cantais, cantam, eu, você
23 (Fuvest SP) Disse o sabiá à flauta: Eu, tu e o artista de modo diferente; mas o artista e tu ---- de modo igual. Portanto, entre e há uma grande diferença. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do hipotético diálogo acima: a) Cantam, cantais, mim, tu b) Cantemos, cantam, eu, ti c) Cantamos, cantas, eu, tu d) Cantamos, cantais, mim, ti e) Cantais, cantam, eu, você
24 O que é regência? Relações de dependência sintática entre as palavras; modo pelo qual um termo rege outro que o complementa (CEGALLA, p. 483) Função subordinativa de termos principais (regentes) sobre termos dependentes (regidos). Princípio que governa a estrutura da frase, dá-lhe conexão, equilíbrio e perspectiva. (LUFT, p. 41) Tipos: Nominal Ex.: É homem propenso à cólera. Verbal Ex.: Assistimos ao desfile. *o sujeito NUNCA é regido por preposição!
25 Regência nominal - exemplos Igual (a) Outro igual eu você não encontrará. (errado) Alienado (de, a, para) Estão todos alienados com os últimos acontecimentos. (errado) O veículo está alienado a um banco. O veículo está alienado para um banco. Curioso (de, sobre, por) Fiquei curioso com o que aconteceu. (errado) Recurso (de, contra) Não cabe recurso à decisão. (errado) Acostumado / Habituado (a, com) Fiquei acostumado de lanches na hora do almoço. (errado) Ansioso (por, para, de) Estava ansioso em conhecê-la. (errado) Confiante (em) Continuava confiante da vitória. (errado) Entendido, Perito (em) Era entendido de Mecânica. (errado) Incluído (em, entre) Foi incluído ao grupo. (errado) Morador / Residente / Situado/ Estabelecido (em, de) Residente à rua Vila Bernadete. (errado) Junto (de, a) O empresário não conseguiu quitar sua dívida junto ao banco. (errado)
26 Regência exemplos Cada uma pagará normalmente a mensalidade de acordo com a turma, horário, pacote em que a integrante escolher. Uma pessoa do Grupo ficará como responsável em prestar contas. Será feito uma reunião para fecharmos em quais eventos o Grupo deverá participação no ano de A coreografia pode ser em solo, duo, trio ou em grupo. Pesquisa de uma cigana em que mais se identifica (...)
27 (FUVEST) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes: A arma se feriu desapareceu. Estas são as pessoas lhe falei. Aqui está a foto me referi. Encontrei um amigo de infância nome não me lembrava. Passei por uma fazenda se criavam búfalos. a) que, de que, à que, cujo, que b) com que, que, a que, cujo qual, onde c) com que, das quais, a que, de cujo, onde d) com a qual, de que, que, do qual, onde (TJ SP) Indique onde há erro de regência nominal: a) Ele é muito apegado em bens materiais. b) Estamos fartos de tantas promessas. c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja. d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável. e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja
28 (FUVEST) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes: A arma se feriu desapareceu. Estas são as pessoas lhe falei. Aqui está a foto me referi. Encontrei um amigo de infância nome não me lembrava. Passei por uma fazenda se criavam búfalos. a) que, de que, à que, cujo, que b) com que, que, a que, cujo qual, onde c) com que, das quais, a que, de cujo, onde d) com a qual, de que, que, do qual, onde (TJ SP) Indique onde há erro de regência nominal: a) Ele é muito apegado em bens materiais. b) Estamos fartos de tantas promessas. c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja. d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável. e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja
29 Diante das orações que seguem, analise-as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição a : a) Estou ávido * boas notícias. b) Esta canção é agradável * alma. c) O respeito é essencial * boa convivência. d) Mostraram-se indiferentes * tudo. e) O filme é proibido * menores de dezoito anos. (CTFMG) A regência nominal está conforme a norma culta em: a) O filho tornou-se um profissional apto para exercer ao cargo de diretor. b) A estrangeira mostrava muita devoção a pesquisa do HIV, naquele hospital. c) A população simpatizava-se com as propostas apresentadas pelo Governo. d) O homem deve obediência aos princípios harmônicos que a natureza lhe oferece.
30 Diante das orações que seguem, analise-as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição a : a) Estou ávido * boas notícias. b) Esta canção é agradável * alma. c) O respeito é essencial * boa convivência. d) Mostraram-se indiferentes * tudo. e) O filme é proibido * menores de dezoito anos. (CTFMG) A regência nominal está conforme a norma culta em: a) O filho tornou-se um profissional apto para exercer ao cargo de diretor. b) A estrangeira mostrava muita devoção a pesquisa do HIV, naquele hospital. c) A população simpatizava-se com as propostas apresentadas pelo Governo. d) O homem deve obediência aos princípios harmônicos que a natureza lhe oferece.
31 (UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele. c) O filme a que assistimos foi ótimo. d) Faltou-me completar aquela página. e) Aspiro um alto cargo político. Qual a preposição adequada para a regência de cada verbo? a O filme * que assisti recebeu a melhor premiação durante o festival do ano passado. b Confio que estejas lutando para conquistar o cargo * que aspiras. c Passada a tempestade, esta é a cidade * que chegamos. d Aquela é a garota * quem muito simpatizei. e - Por favor, não altere a música * que mais gostei.
32 (UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele. c) O filme a que assistimos foi ótimo. d) Faltou-me completar aquela página. e) Aspiro um alto cargo político. Qual a preposição adequada para a regência de cada verbo? a O filme a que assisti recebeu a melhor premiação durante o festival do ano passado. b Confio que estejas lutando para conquistar o cargo a que aspiras. c Passada a tempestade, esta é a cidade a/em que chegamos. d Aquela é a garota por quem muito simpatizei. e - Por favor, não altere a música de que mais gostei.
33 A mudança de transitividade implica tão somente na mudança de significado. Qual é o sentido expresso pelo verbo nas seguintes sentenças: a - O garoto sempre agrada sua mãe. b As novas propostas não agradaram aos eleitores. c - Eu aspirei aquele inesquecível perfume. d - Todos aspiram a um bom cargo dentro da empresa. e Todas as noites, a enfermeira assistia o enfermo. f - Todos assistiram ao filme e ficaram encantados com o enredo. g Chamem os convidados para a abertura do evento. h - Seu pai chamou-lhe de incompetente.
34 (Fuvest-2001) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: a) O governador insistia em afirmar que o assunto principal seria as grandes questões nacionais, com o que discordavam líderes pefelistas. b) Enquanto Cuba monopolizava as atenções de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situação dos outros países passou despercebida. c) Em busca da realização pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando à empresas com atuação social. d) Uma família de sem-teto descobriu um sofá deixado por um morador não muito consciente com a limpeza da cidade. e) O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição. (ITA) Analisando as sentenças: I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas. II. Não fale tal coisa as outras. III. Dia a dia a empresa foi crescendo. IV. Não ligo aquilo que me disse. Podemos deduzir que: a) Apenas a sentença III não tem crase. b) As sentenças III e IV não têm crase. c) Todas as sentenças têm crase. d) Nenhuma sentença tem crase. e) Apenas a sentença IV não tem crase.
35 (Fuvest-2001) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: a) O governador insistia em afirmar que o assunto principal seria as grandes questões nacionais, com o que discordavam líderes pefelistas. b) Enquanto Cuba monopolizava as atenções de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situação dos outros países passou despercebida. c) Em busca da realização pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando à empresas com atuação social. d) Uma família de sem-teto descobriu um sofá deixado por um morador não muito consciente com a limpeza da cidade. e) O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição. (ITA) Analisando as sentenças: I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas. II. Não fale tal coisa as outras. III. Dia a dia a empresa foi crescendo. IV. Não ligo aquilo que me disse. Podemos deduzir que: a) Apenas a sentença III não tem crase. b) As sentenças III e IV não têm crase. c) Todas as sentenças têm crase. d) Nenhuma sentença tem crase. e) Apenas a sentença IV não tem crase.
36 Referências CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48ªed. Companhia Editora Nacional, LUFT, Celso P. Moderna gramática brasileira. 2ªed. São Paulo: Globo, MORENO, Claudio. Guia prático do português correto: sintaxe. Porto Alegre: L&PM, CIPRO NETO, Pasquale. Ao pé da letra. Rio de Janeiro:EP&A, 2001.
37 + informações extras Concordância nominal Concordância verbal Regência Dicas:
1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada
Lista de exercícios número 2 RECUPERAÇÃO 2ºTRIMESTRE - 8ºA Exercícios de Regência verbal e Regência nominal 1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada
Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova:
Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova: 1.(UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele.
Regência verbal e nominal. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é:
Regência verbal e nominal 1. (Fuvest-2001) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: a) O governador insistia em afirmar que o assunto
5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais
5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho
COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ
COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade
Pronome Relativo. Professora Gehilde Reis
Pronome Relativo Professora Gehilde Reis Pronome relativo - substitui um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que
405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:
CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se
PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE
PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso
REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS
REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes. Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu
P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal
Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se
PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS
PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso
REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:
REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos
Patrícia Rocha Lopes
Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração
REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.
REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre Língua Portuguesa 8 º anos Relato de viagem, regência nominal e colocação pronominal (próclise, ênclise e mesóclise) Lista de
PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier
PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.
Exercícios sobre regência
1- Assinale a opção correta quanto à regência verbal: a) [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. b) [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. c) Não [esquecerei / me esquecerei] de você,
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou
Professora Kalyne Varela
Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes
Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia
Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais
Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes
Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
Concordância e Regência Verbais
Concordância e Regência Verbais Enem 15 semanas 1. Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: a) Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. b) Têm
Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais
Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS
LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage
Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:
PORTUGUÊS. aula. Crase II
PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.
MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.
MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;
Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos
Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda
Lista de exercícios Provão Final Professor: Gessica Gomes Disciplina: Língua Portuguesa Data: / / 1º,2º,3º e 4º Bimestre Aluno(a): Ano: 9º Turma:
Lista de exercícios Provão Final Professor: Gessica Gomes Disciplina: Língua Portuguesa Data: / / 1º,2º,3º e 4º Bimestre Aluno(a): Ano: 9º Turma: 1) O período composto por coordenação é retratado por orações
Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo
Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos
7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no
7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,
CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017
CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava
Prof. Jorge Viana de Moraes
Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência
Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente
Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz
COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.
EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.
Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado
Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais
LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,
PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)
Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O
Data / /2012. DNA Tá com Dúvida? Faça DNA. Série: Aluno (a)
Data / /2012 Série: Professor: Aluno (a) DNA [email protected] Disciplina: Tá com Dúvida? Faça DNA 01) A Lei da Conservação da Energia assegura que não é possível criar energia nem a fazer desaparecer.
Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência
Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.
INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:
Regência Nominal e Verbal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.
Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.
CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra
Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.
CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra
Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente
Aula 12 Concordância nominal Professor Guga Valente Concordância Nominal O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos
Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.
1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA
rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo
rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo
Professora Patrícia Lopes
Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia
O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)
CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição
Professora Patrícia Lopes
Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL
Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)
13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.
13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.
SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.
PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO
ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e
A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.
Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide
O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.
CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois
CONCORDÂNCIA NOMINAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu
CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE
CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar
Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO
Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os
REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado
Sintaxe Aula 3 (Língua Portuguesa / Redação / Hermenêutica / Teologia Patrística / Teologia de Missões) Tel: 8566.8968 REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado (Língua Portuguesa / Redação /
PLANEJAMENTO ANUAL 2016
PLANEJAMENTO ANUAL 2016 Professor Joabe Bernardo dos Santos Língua Portuguesa 9º ano Colégio Nossa Senhora da Piedade Referências: -SAE, 9º ano: Língua Portuguesa. Livro do professor: livro 1 / IESDE BRASIL
PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE
FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre
Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase
Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes
Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.
Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra
Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:
CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre
Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.
Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem
Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I
Bárbara da Silva Português Aula 37 Preposições I Preposição - Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. - Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre
PORTUGUÊS III Semestre
Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
Português Aula 8 Concordância Verbal e Nominal A Língua Portuguesa é muito bem estruturada, portanto, tem várias regras que regem o seu uso. Para quem fala, lê e escreve nesse idioma, é fundamental conhecer
Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.
Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os
QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS
QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves
1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde
PORTUGUÊS. aula Regência verbal II
PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O
Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.
REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre
PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014
1 Edital SISTEMATIZADO ANATEL - Língua Portuguesa Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/anatel_14/arquivos/ed_1_abertura.pdf Olá, guerreiros! Em primeiro lugar, vamos aos tópicos exigidos nas últimas
Concordância Nominal
Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS
CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes
Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos
Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras
ALUNO(A): Lista de exercícios (P1 4º Bimestre)
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) Disponível em:
Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?
Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente
Quadro dos Pronomes Relativos. a qual cuja quanta. as quais cujas quantas
Quadro dos Pronomes Relativos Variáveis Masculino Feminino Invariáveis o qual cujo quanto os quais cujos quantos a qual cuja quanta as quais cujas quantas quem que onde Veja: Eu fiz um trabalho, o trabalho
Concordância Nominal
Concordância Nominal Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo,
Exercícios. Professor Guilherme Medeiros Honorato
Exercícios Professor Guilherme Medeiros Honorato (UNIRIO) Em: Na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido, temos oração: a) sem sujeito; b) com sujeito simples e claro; c) com sujeito oculto; d) com
FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA
CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a
REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS
REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável
Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo
Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado
QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO
PROFESSOR SANDRO LUCENA
PROFESSOR SANDRO LUCENA REGÊNCIA / CESPE Julgue os itens abaixo em relação à regência verbal. 01. Considere as frases Conheço a rua onde você corre todas as manhãs. e Vocês irão aonde vestidos assim? É
Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes
Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido
Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.
Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana
CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.
