Palavras -chave: Protagonismo feminino - Heloneida Studart - Cultura Política. Relações de Gênero.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras -chave: Protagonismo feminino - Heloneida Studart - Cultura Política. Relações de Gênero."

Transcrição

1 HELONEIDA STUDART: UMA ESCRITORA, MUITOS FEITOS, AS RELEMBRANÇAS TRANÇADAS NO TEAR DA HISTÓRIA RESUMO Elinalva Alves de Oliveira Mestre em Educação UECE Ana Maria do Nascimento Doutoranda -UFC, Bolsista da FUNCAP Este artigo se propõe a abordar a história de Heloneida Studart, cujo olhar se encaminha para a perspectiva da cultura política, as relações de gênero e as lutas feministas. Investiga a articulação entre os modelos então prescritos e as reivindicações de mulheres que se lançaram e por isso se destacaram na cena pública. Para isso recorremos aos depoimentos e entrevistas dadas à revista Manchete, ao Jornal do Brasil, assim como aos estudos de Girão (1986), Cunha (2008), Rago (2003), como suporte teórico; utiliza ainda fontes imagéticas sobre o Brasil e seus movimentos, com foco na ação dessas mulheres, incluindo a ação da própria Heloneida Studart, cuja luta coincide com a história do feminismo brasileiro. Encontra como resultado, que ela tem sido lembrada com respeito e admiração por sua forte militância nos diversos lugares por onde passou, ocupando diferentes papéis: 1) como escritora, no movimento feminista; 2) no parlamento, ou como jornalista, onde foi incansável batalhadora contra a opressão sofrida pelas mulheres e na reivindicação ao reconhecimento dos seus direitos. Palavras -chave: Protagonismo feminino - Heloneida Studart - Cultura Política. Relações de Gênero. Introdução Na pretensa ideia de reavivar, junto à sociedade civil e, em particular, à literatura e aos estudiosos, pesquisadores e interessados na memória daqueles que compuseram de forma altiva e patriótica os momentos mais decisivos de nossa história, passo a escrever sobre Maria Heloneida Studart Soares Orban, cidadã fortalezense, escritora, jornalista, radialista, ensaísta, teatróloga, feminista, política e mãe, aspectos importantes da história politica e social que lhe dão por direito estar presente nas coisas de seu tempo.

2 Alguns desconhecem sua luta e trajetória, seu desempenho em momento e cenários decisivos da história nacional, por certo, devido a uma relativa carência de divulgação dos seus feitos. Ao reescrever por meio de dados existentes para a posteridade o perfil dessa versátil escritora na dimensão pessoal, política e social, este resgate histórico vem perpetuar, embora de forma simples, a presença da imortal Heloneida Studart, revividas graças às lembranças protegidas em seus escritos, contribuição expressada na sua luta para alcançar a democracia, justiça e igualdade social, ao longo dos tempos. Em reconhecimento ao valor da eminente escritora e mulher pública presente nos destinos do País e no universo feminino é que entendemos a importância do passado reavaliando nossa visão no presente. Convido então a todos, a tomar conhecimento da existência dessa escritora brasileira e a ressaltar as virtudes que enalteceram seus dias entre nós e na atividade política que ela tanto honrou. O tempo, o início, um recorte na história. O tempo, na sua marcha inexorável em busca do amanhã, teima em deixar o ontem à sombra do esquecimento. Assim, pessoas de singular, porém valiosa contribuição na formação de nossa sociedade, que compõem o nosso patrimônio tecido no mosaico histórico e social, têm suas trajetórias de vidas perdidas em qualquer recanto, apagadas da lembrança e da memória. Nessa elaboração que ficará nos registros, relato um fato da história do Brasil, iniciado na região Nordeste, no Ceará, a presença de uma destemida criatura que não se abate frente ao pseudo, determinismo da época, mas se faz combativa e vai à luta rompendo padrões vigentes. Franzina, porém valente, lhes apresento uma escritora com muitos feitos. Teve como companheiro de sua vida o engenheiro têxtil e administrador de empresa Franz Orban, com quem teve seis filhos do sexo masculino e uma filha adotiva. De temperamento alegre, possuía hábitos simples; foi escritora, jornalista, radialista, ensaísta, teatróloga, feminista, mãe e política brasileira.

3 Esteve também nos acirrados debates da Televisão brasileira de concessão pública, a TVE que divulgava programas educacionais, aulas, conferências, palestras e debates, sem caráter comercial. Heloneida participava do "Sem Censura" (onde atuou durante dois anos, todas as quartas-feiras), dos programas de rádio e da publicação de artigos nos principais jornais cariocas. Considerada uma das 100 brasileiras mais importantes do século XX, foi cotada entre mulheres em 2006, pela Fundação de Mulheres Suíças para concorrerem ao prêmio Nobel da Paz. Dentre elas, 52 eram brasileiras (inclusive a escritora, jornalista cearense, e parlamentar carioca) que estavam lembradas e citadas. Em seus seis mandatos parlamentares de deputada estadual pelo Estado do Rio de Janeiro conseguiu por meio de legislação, trabalhar em três frentes: para as mulheres, para os trabalhadores, e projetos ecológicos, primando pela defesa da democracia e da justiça social. Seus feitos ficaram marcados na história por sua participação por ocasião da Assembleia Constituinte, no chamado "lobby do batom 1 cuja luta voltava-se para a inclusão de direitos trabalhistas específicos para mulheres, como a licença-maternidade de 120 dias. Nesse evento, a bancada feminina adotou o lema: "constituinte pra valer tem que ter palavra de mulher" (Studart, 2005). Conquistou na bancada do Parlamento estadual carioca, o direito da mulher de ser também chefe de família, eliminando o pátrio poder e a administração dos bens familiares somente pelo homem, o reconhecimento na igualdade salarial por trabalho igual e, segundo Heloneida, o mais difícil: aumentar para quatro meses o período de licença maternidade, para mulheres trabalhadoras formais. Foi responsável por leis para melhoria da condição de vida das mulheres e trabalhadores. A Lei 2.648/1996 beneficiou as mães de baixa renda possibilitando realizar, gratuitamente, o exame de DNA 2 ; a Lei 3.814/2002 permite que o serviço 1 Durante a Constituinte de 1988, a bancada de mulheres representando os interesses femininos nas discussões do Parlamento nacional formou um lobby nacional, o "lobby do batom", destacando-se aí Heloneida Studart que em sintonia com os movimentos populares conseguiram a aprovação de mais de 80% das reivindicações encaminhadas aos congressistas na área dos direitos da mulher. 2 O DNA é a maior macromolécula celular, sua estrutura identifica os seres vivos e apresenta características próprias permitindo, em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los.

4 público conceda um dia de licença por ano aos funcionários com 40 anos ou mais para exame preventivo de câncer. A Lei 4.103/2003 determinava que as unidades públicas e conveniadas de saúde realizassem cirurgia reconstrutiva de mama em mulheres mutiladas em decorrência do câncer; e a Lei 4.119/2003, garantindo a distribuição gratuita de medicamentos para tratamento e monitoramento da diabetes. Entre suas muitas tarefas, a escritora e deputada implantou o projeto "Libertas quae sera tamen", no Rio de Janeiro, incluindo os adolescentes em uma ação educativa cultural, esclarecendo ao público as lutas de libertação do povo brasileiro. Nesse sentido, encenaram as peças: Tiradentes, O Zé de Vila Rica, Bárbara do Crato e Frei Caneca. Essas ações, segundo Heloneida, focavam [...] os alunos das escolas públicas. Os atores eram adolescentes do Morro da Babilônia e do Chapéu Mangueira, quase todos negros". Essas peças foram dirigidas por Wilma Dulcetti, ficando por quatro anos em cartaz. Em 2007, afastada da vida parlamentar, assume os cargos de diretora do Centro Cultural da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico Jornalista Roberto Marinho, desse Estado. Entretanto, na manhã do dia 3 de dezembro de 2007, na cidade maravilhosa, deixa a convivência terrena aos 82 anos, em consequência de uma parada cardíaca. Um dia antes, havia sido eleita presidente da zonal de Laranjeiras do Partido dos Trabalhadores. A protagonista desta história é uma pequena notável que se tornou grande aos olhos de muitos, Maria Heloneida Studart Soares Orban, nasceu em Fortaleza Ceará, aos 9 dias do mês de abril de 1925, época em que Fortaleza em sua geografia urbana e costumes era uma cidade provinciana, vivendo o conflito da chegada dos primeiros ares da modernidade. Dizia ter pele morena em meio a uma família de "louras lindas". Conforme ressalta em seus escritos (Studart, 2005, s/p): nasci num casarão cheio de mulheres. O casarão do meu avô tinha sete alcovas, para que as mulheres não fossem às janelas, nem fossem vistas, pois as alcovas só abriam para dentro da casa. O casarão do meu avô tinha um piano na sala e seis empregadas na cozinha. As filhas se casavam e continuavam morando no casarão.

5 Nascida no meio de uma família ilustre, conservadora, cuja descendência materna tinha laços familiares bem dados, era sobrinha-neta do ilustre médico e historiador Barão de Studart 3 e, pelo lado paterno, o lado da família do meu pai, dos Bezerra de Menezes, que sempre foi profundamente subversivo, do líder abolicionista Antonio Bezerra de Menezes, um geógrafo reconhecido. Sua mãe era Edite Studart e seu pai Vicente Soares. Desde cedo, revelava o desejo pelo conhecimento, queria ser escritora, esta era sua meta prioritária de vida. Seguindo os costumes das famílias abastadas da época, o aprendizado escolar se deu no Colégio Imaculada Conceição administrado pelas irmãs Vicentinas de Fortaleza. Ali o ambiente exigia recato e muita oração, o que para Heloneida foi celeiro fértil para, aos nove anos, iniciar a escrever as suas histórias. E foi no texto intitulado A menina que fugiu do frio que se deu o encontro literário da promissora escritora com o mundo literário. Segundo Heloneida, quem lhe ensinou as primeiras letras, de fato, foi uma serviçal, hoje tratada como empregada doméstica, a quem suas tias chamavam "a negra", descendente de índios que, de forma nada convencional, alfabetizou-a clandestinamente. Desde cedo, teve o incentivo do pai, possuidor de uma biblioteca com mais de dois mil livros e que costumeiramente afirmava: "Você é a mais linda porque é a mais inteligente. Quando o tempo passar elas serão menos lindas e você estará mais inteligente". Assim, o pai despertara na filha o gosto pela leitura, o apego aos livros, à literatura (Idem). Nos tempos de férias escolares, seguiam à casa de praia da família em Iguape (no município de Aquiraz, muito próximo a Fortaleza) - relembra Heloneida (2005), acho que comecei a ser feminista quando eu tinha uns seis anos no Ceará, e a minha família ia passar as férias no interior, na praia, ao passarmos por um botequim, eu vi na parede um cartaz que até hoje não me sai dos olhos, onde estava escrito: Mulher aqui 3 Guilherme Chambly Studart, o Barão de Studart ( ), médico, intelectual, historiador e vice-cônsul do Reino Unido no Estado. Fundador do Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará (1887) preservou a historiografia cearense. Foi abolicionista, dedicando-se à caridade e à filantropia. Tornou-se membro de inúmeras instituições, fundou a Academia Cearense de Letra (1894) e o Círculo dos Operários Católicos de Fortaleza (1915), dentre outras.

6 só diz três coisas: Entra menino, Xô, galinha, e Sim, senhor. Esse Sim, senhor me marcou profundamente. Fiquei muito impressionada com isso. Outro episódio que a revoltava partiu de uma tia ao lhe afirmar: "Heloneida, fique certa que mulher não tem querer são preparadas para se tornarem esposas aos 17 anos, aos 18, sem ir para a faculdade, sem trabalhar fora, e passando do governo do pai para o governo do marido. Eu tinha 7 anos e resolvi que ia passar a minha vida mostrando que mulher tinha querer sim. A protagonista, aos 12 anos, decidiu que esse não seria o seu destino, nas rodas da família e repetia sua decisão que muito escandalizava e chocava aos seus. Com a idade de 13 anos, estando em sua residência em Fortaleza, ouviu gritos de pavor. Percebeu virem da casa de Bete, mocinha linda, que usava tranças, no cabelo. Quis saber a razão de tudo aquilo, do grito ecoado. Sai de casa e apenas uma hora depois conhece o fato, diz a escritora em fragmento de sua crônica memorialista "O poder desarmado" (2001), Jornal do Brasil, Rio de Janeiro: A linda mocinha de tranças, Bete fora acusada de não ser mais virgem e os dois irmãos a subjugavam em cima de sua estreita cama de solteira, para que o médico da família lhe enfiasse a mão enluvada entre as pernas e decretasse se tinha ou não o selo da honra. Como o lacre continuava lá, os pais respiraram, mas a Bete nunca mais foi à janela, nunca mais dançou nos bailes e acabou fugindo para o Piauí, ninguém sabe como, nem com quem. (Jornal do Brasil, 2001) Para Heloneida (2005), esses fatos permaneceram vivos em sua consciência; por isso, indagava: que poder é esse que a família e os homens têm sobre o corpo das mulheres. Antes, para mutilar, amordaçar, silenciar. Hoje, para manipular, moldar, escravizar aos estereótipos? Realmente, era atenta ao mundo que lhe rodeava e em nota citada no Jornal do Brasil, em 06/02/2001, pontuou mais um daqueles episódios cotidianos: Eu tinha apenas 14 anos, quando Maria Lúcia tentou escapar, saltando o muro alto do quintal de sua casa, para se encontrar com o namorado. Agarrada pelos cabelos e dominada, não conseguiu passar no exame ginecológico. O laudo médico registrou vestígios himenais

7 dilacerados e os pais internaram a pecadora no reformatório Bom Pastor para se esquecer do mundo. Esqueceu, morrendo tuberculosa. (Jornal do Brasil, 06/02/2001) Relembra que, aos 16 anos, empreende nova aventura. Segue ao interior do Ceará, de carona; vai tentar arranjar uma certidão para antecipar a sua maioridade. Com seus 21 anos, então, decide ir morar com o tio Osvaldo Studart, deputado pelo PSD no Rio de Janeiro, a capital da República à época, centro disseminador de cultura do país. Lá chegando, em 1949, vai cursar Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ali também firma-se profissionalmente como colunista, no jornal O Nordeste, sendo porta voz oficiosa da Igreja Católica expondo suas opiniões, suscitando polêmicas. Ao chegar ao Rio, foi logo trabalhar no Serviço Social da Indústria (SESI). Lá passou a comandar uma experiência nova: a biblioteca ambulante, que consistia num ônibus com um acervo de 500 livros, um microfone que transmitia para fora e uma aparelhagem de cinema que passava filme em qualquer parede. O trabalho era emprestar livros nos conjuntos habitacionais de trabalhadores. Ali também conheceu Franz Orban, seu futuro marido. Para Heloneida (2005): esse trabalho teve uma grande função na minha politização. Passei a ter um contato direto com os operários, eles falavam comigo, e fui me aprofundando na questão da injustiça social. Foi aí que começou a minha militância política. Embora exercendo outras atividades, nada a desviou do seu objetivo; sua tenacidade é admirável, mesmo em tenra idade se interessava por coisas além do seu tempo, e sua passagem pela vida literária, também, tem presença em Fortaleza, ao integrar o quadro de escritoras da Casa de Juvenal Galeno, participando da denominada Ala Feminina 4, dirigida por Henriqueta Galeno, escritora célebre que estimulava a atuação das mulheres nas letras cearenses. 4 Em 1936, a insigne beletrista Henriqueta Galeno, "a Joana d'arc das letras e das artes no Ceará" (definição dada pelo Dr. Mariano Martins, deputado estadual) criou no "Templo Sagrado" - a Casa Iluminada do Poeta Juvenal Galeno - a "Falange Feminina. Guardiã do "Templo", essa extraordinária "sacerdotisa" resolveu romper as barreiras e os grilhões que, encarceravam o "pensamento feminino", sufocando os eflúvios d'alma impossibilitando o registro da emoção. Fonte: (Wikipédia). Acesso em novembro /2014.

8 A Organização das Nações Unidas (ONU) institui o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher nominando os anos de 1975 a 1985 como a Década da Mulher em todo o mundo. Na Revista Manchete, em seus pontuados escritos, Heloneida ressaltava a situação das mulheres e as relações entre os sexos, destacando: Ao ficar para trás, aquecendo a primeira panela, a mulher se viu condenada a aquecer outras panelas, pelos séculos dos séculos, enquanto o homem foi utilizando progressivamente da roda, o motor, a eletricidade, a fissão do átomo 5. [...] É em torno desta panela, ancestral que muitos querem que a mulher, em 1975, viva, como vivia a sua antepassada do neolítico. (Revista Manchete, nº1187, 18/01/1975: 28) Dando continuidade à veia literária, de posse dos originais de A primeira pedra, romance (1953), incentivada por sua madrinha literária, Rachel de Queiroz, cearense, escritora, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), teve ânimo para publicá-lo. Então, edita o romance pela Saraiva. Nesse livro, dialoga com os estereótipos criados para a mulher ao longo da história ocidental em âmbito (religioso, político, jornalístico, médico, jurídico, imagético e literário) surgindo aí um certo dever feminino. O campo fértil se alastra, e nova produção é apresentada, desta feita a obra, Dize-me o teu nome - romance (1955), editado pela Livraria São José, alcançando sucesso de público e de crítica. Prefaciado por Alceu Amoroso Lima, é premiado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e laureado com o prêmio Orlando Dantas, do jornal Diário de Notícias no Rio de Janeiro. A respeito do livro, comenta Tristão de Ataíde (1955), citado por Girão e Sousa: É, antes de tudo, um romance escrito com uma simplicidade original como deve ser a verdadeira simplicidade estilística que não se confunde com a vulgaridade terra a terra, como tantos falsos escritores acreditam, pois não basta ser retórico para escrever bem. (GIRÃO e SOUSA, 1987, p. 220) 5 Quebra do núcleo de um átomo. Fonte: (Wikipédia). Acesso em dezembro /2014.

9 No Brasil, os anos de 1964 a 1985 trazem um cenário de supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão àqueles contra o nominado regime militar. Era um tempo em que falar de direitos era difícil, e a ditadura traz tempos difíceis para a escritora que ficou desempregada e até presa por algumas semanas em 1969, no presídio feminino São Judas Tadeu, na Rua da Relação, 40, esquina com a Rua dos Inválidos, no Centro do Rio de Janeiro. Ali, em meio ao ambiente hostil de repressão, escreve roteiros para o teatro rendendo bons frutos pelas peças Quero meu filho e Não roubarás exibida pela mídia brasileira, com sucesso. Passada essa dura experiência, Heloneida, vai laborar no jornal Correio da Manhã, um dos mais respeitáveis e longevos periódicos do país fundado em 1901, na cidade do Rio de Janeiro, recheado por críticas, editoriais e troças com a política e a sociedade local. Como redatora na Revista Manchete, fundada por Adolpho Bloch em 1952, ali permaneceu por dez anos, sendo porta-voz de denúncias acerca da condição das mulheres clamando a atenção de muitos, retratando os fatos sem rodeios, pois tinha voz autorizada. Sobre a festejada data do Dia Internacional da Mulher, em 18 de janeiro de 1975, escreve na Revista uma reportagem intitulada: 75, o ano da Mulher. Comenta que: Foram precisos sete mil anos de História contando-se do momento em que o homem começou a marcar as primeiras inscrições na pedra para que a mulher tivesse, finalmente, a atenção voltada para os seus problemas específicos. [...] O ano de 1975 será, portanto, um ano de reivindicações feministas. Em que as mulheres, como qualquer outra categoria oprimida, pretendem dizer vários bastas e proclamar outros tantos vivas. (MANCHETE revista nº1187, 18/01/1975: 26). Em seguida, descortinando nuances do cotidiano feminino por meio das experiências pessoais tidas no trabalho e fora dele, escreveu com maestria o ensaio Mulher, objeto de cama e mesa (1974) em cujos textos e imagens fala sobre a condição da mulher, seu corpo, sua representação. Publicado pela Editora Vozes (RJ), vendeu 280 mil exemplares, um best-seller que está em sua 27ª edição.

10 Realiza-se o Congresso Internacional de Mulheres no México, em 1975, e Heloneida faz a cobertura jornalística vinculada à Revista Manchete. Elas e outras destacadas personalidades presentes ao evento, ao retornarem ao Brasil, idealizam a primeira entidade feminista: o Centro da Mulher Brasileira (CMB). Foram elas: Rose Marie Muraro 6, Branca Moreira Alves, Moema Toscano. Segundo estas: "[...] não valia a pena só mudar as leis e que a luta tinha que ir mais fundo". Por esta ousada iniciativa, foram perseguidas pela polícia, mesmo assim, segundo afirmam: foi [...] um rastilho de pólvora", muitas mulheres aderiram às novidades e à luta, assim como a outras agremiações. Segundo Rago (2003), "[...] feministas das novas gerações defendiam prioritariamente as políticas do corpo e as questões da sexualidade". CUNHA (2008: 273), citando Heloneida Studart, diz que ela seguia aliando militância feminista e jornalismo e, como redatora do programa de rádio de Cidinha Campos 7 na Rádio Manchete elabora com Rose Marie Muraro, por sugestão de Juca Chaves 8, um roteiro de impacto: Homem não entra. O texto era um monólogo que objetivava sacudir as mentes femininas discutindo as mais diversas questões emergidas no ato teatral encenado nos palcos de várias cidades inclusive em Fortaleza, no Teatro José de Alencar ficando em cartaz por cinco anos, com sessões sempre lotadas. Logo após findar o cruel regime militar, a escritora apresenta três novos romances, nominando-os de "Trilogia da Tortura". O primeiro, O pardal é um pássaro azul (1975), traduzido em quatro idiomas, impresso pela Editora Círculo do Livro, São Paulo, reflete o papel político, a relação entre poder e discurso, o ver e dizer o mundo 6 Rose Marie Muraro, desde cedo lutou contra as dificuldades, físicas e sociais. Nasceu praticamente cega, mas a deficiência foi o grande desafio de sua vida. Somente aos 66 anos de idade, ao recuperar parte da visão por meio cirúrgico, viu o rosto pela primeira vez. Estudou Física, escreveu e editou livros, responsabilizou-se por publicações polêmicas e contestadoras. Foi pioneira ao levantar o problema da mulher no Brasil moderno. Em 1992, recebeu o titulo de Personalidade Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores. Por nove vezes esteve indicada por várias instituições Mulher do Ano e duas vezes uma das Mulheres do Século. Foi nomeada Cidadã Honorária de Brasília (2001) e de São Paulo (2004). Recebeu o prêmio Teotônio Vilela, em comemoração aos 20 anos da anistia no Brasil. Em 2005 recebeu o título de Matrona do Feminismo no Brasil. 7 Jornalista, radialista e política brasileira, é paulista. Fonte: Wikipédia, Nov/ Crítico do regime militar, da imprensa e do próprio mercado fonográfico. É cantor e compositor. Vive em São Paulo. Fonte: Wikipédia, Nov/2014.

11 contribuindo na criação do novo. Em francês recebeu o título de Le cantique de Memeia, em alusão à protagonista. No Canadá o livro teve formato de edição de bolso. Em O estandarte da agonia, segundo romance (1981), obra que ela considerou sua melhor produção literária, narra às memórias da era repressiva, pontuando nuances da vida de Zuleika Angel (Zuzu Angel), estilista brasileira de moda, sua amiga, mãe do militante político Stuart Angel Jones (desaparecido) e da jornalista Hildegard Angel. Encerrando a trilogia, brinda o público com O torturador em romaria, romance (1986) cujo protagonista é um torturador que transita entre o Rio de Janeiro e o Ceará em sua missão e peregrinação. Três anos depois, ofereceu mais uma obra de destaque e impacto, lançando Mulher, a quem pertence seu corpo? (1989), ensaio publicado pela Editora Vozes (Rio de Janeiro - Petrópolis). Está na 6ª. Edição. São de sua autoria A culpa, romance, (1963); Deus não paga em dólar, romance (1968) foi retirado do mercado literário durante a repressão, considerado pela crítica, um marco da literatura brasileira. A deusa do rádio e outros deuses, romance (1970), e China, o Nordeste que deu certo, reportagem (1977). O estandarte da agonia, romance (1981). No reino da boneca encantada (s/d); Selo das despedidas, romance (2000). Jesus de Jaçanã, romance (2000), relata a saga de um nordestino sem terra, também traduzido para o francês; Luiz, o santo ateu, biografia (2006) da vida do potiguar Luiz Maranhão Filho, professor, advogado, jornalista, ex-deputado estadual do RN e importante militante político do PCB, preso durante a ditadura militar, desaparecido desde abril de Em 2003, a escritora concorreu a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), um espaço hegemônico da cultura patriarcal, porém foi preterida na disputa com Marco Maciel. Colaborou com artigos, ensaios e crônicas, na Tribuna da Imprensa, O Globo e O Pasquim, dentre outros periódicos da cidade carioca. Como redatora e produtora do Programa de Cidinha Campos na rádio Tupi, ali permanecendo até o ano de 1982, quando passou a trilhar novos rumos, direcionados à vida parlamentar. Uma nova estrada, outra história.

12 Heloneida logrou êxito em seis legislaturas na Assembleia Leislativa do Rio, sendo seu último partido, o Partido dos Trabalhadores (PT). A longa carreira parlamentar começa em 1978 no Estado do Rio de Janeiro, onde residia desde tenra idade, quando deixou Fortaleza. Heloneida (2005) comenta assim esse início: um grupo de esquerda resolveu apresentar nomes para tentar a legenda do MDB. Não sei por que, pensaram no meu. Eu nem tinha ideia de como se fazia uma campanha política. Separaram para mim as favelas da Tijuca: Formiga, Borel e São Carlos. Naquele tempo as favelas eram pacíficas e eu subia aquilo todo fim de semana. ( HELONEIDA, 2005, p.?) Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), exerceu vários cargos importantes: foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Controle do Meio-Ambiente, integrou as comissões especiais dos direitos da mulher tratando sobre os direitos de reprodução, assim como da apuração das condições de atendimento da população nessa área; atuou, ainda, como vice-líder da bancada do PT (de 1991 a 1995; de 1995 a 1999). Sua atuação como parlamentar lhe permitiu exercer cargos de destaque. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no período de 1981 a 1982; presidiu uma comissão especial que apurava denúncias nas formas de arrecadação e distribuição dos direitos autorais no Rio de Janeiro. Foi presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos na mesma Casa Parlamentar. Nos anos de 2002 a 2006, foi primeira vice-presidente da Alerj, participando de projetos importantes como a fundação da TV Alerj, da construção e inauguração do Centro Administrativo da Casa, na Rua da Alfândega. Em 2007, a ex-deputada foi nomeada para os cargos de diretora do Centro Cultural e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, da Assembleia Legislativa. Algumas considerações: arrematando os fios da História

13 Vivendo, na sua grande maioria, sob o jugo de um sistema machista, patriarcal, os questionamentos sobre a ausência de direitos, a exclusão feminina da vida pública formavam o cenário da cultura política do país. Heloneida Studart foi uma voz atuante na luta em favor da conquista dos direitos das mulheres e contra a opressão e o preconceito impostos. Ela contribuiu com essa velada problemática. Sua luta e engajamento concorreram para alargar o ideal feminista, propiciar o debate e, assim, deu visibilidade às indagações pertinentes que se estamparam nas ações que realizou, em seus escritos, nos livros, na tribuna do parlamento ao aprovar diversas leis. Suas obras, baseadas em eventos históricos (embora fosse sutil ao mencioná-los) trazem forte traço autobiográfico, disposto pelo romance, que vão aquém de belas e criativas narrativas sobre o amor unindo história e ficção, recompondo costumes, personagens e acontecimentos. Está, aqui, a razão para se contar e espalhar esta história para que venha a ser conhecida, principalmente por aqueles que não puderam desfrutar e conviver com esta cidadã cearense, conhecida como a Sra. Heloneida Studart. Seu empenho e luta se destinaram, principalmente, para as mulheres necessitadas e marginalizadas; suas reivindicações revelaram os problemas e condições sociais da mulher, com os quais ela se identificou. Em O poder desarmando (2005), reflete: é preciso voltar os olhos para a população feminina como a grande articuladora da paz. E para começar, queremos pregar o respeito ao corpo da mulher. Dizia sempre: eu sou uma mulher que deu certo, que fez carreira política, fez carreira literária (Studart, 2003). Não deixou fortuna alguma, fez política sem intenção de auferir lucros econômicos, não poupou esforços para diminuir as desigualdades sociais. Incansável na luta partilhava todas as conquistas. E, vale pontuar, teve ética também na política. Referências

14 CUNHA, Cecília. Uma escritora feminista: fragmentos de uma vida. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.16, n.1, jan./abr. 2008, p ERGAS, Yasmine. O sujeito mulher. O feminismo dos anos In: DUBY, Georges; GIRÃO, Raimundo; SOUSA, Maria da Conceição. Heloneida (Maria) Studart. In: Dicionário da literatura cearense. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará, p RAGO, Margareth. Os feminismos no Brasil: dos anos de chumbo à era global. Revista Estudos Feministas, n. 3, jan./jul Disponível em: labrys3/web/bras/marga1.htm. Acesso em: 11 fev STUDART, Heloneida. O corpo das mulheres é desarmado. Jornal do Brasil, 25 out Entrevista: Entrevista no Caderno B. Disponível em Acesso em: 13 fev Depoimento: STUDART, Heloneida. Heloneida Studart (depoimento, 1999). Rio de Janeiro, CPDOC/ALERJ, Periódico: STUDART, Heloneida. O poder desarmado. Jornal do Brasil, 6 fev

UMA ESCRITORA FEMINISTA: FRAGMENTOS DE UMA VIDA

UMA ESCRITORA FEMINISTA: FRAGMENTOS DE UMA VIDA UMA ESCRITORA FEMINISTA: FRAGMENTOS DE UMA VIDA CECÍLIA CUNHA Universidade Federal de Santa Catarina Em 1974, Heloneida Studart, a convite da Editora Vozes, lançou o pequeno livro Mulher, objeto de cama

Leia mais

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Ele nasceu no dia 15 de abril de 1839,

Leia mais

TONI RODRIGUES. Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de. nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define.

TONI RODRIGUES. Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de. nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define. TONI RODRIGUES Toni Rodrigues, como é popularmente conhecido, é piripiriense de nascimento e altoense de coração, como ele próprio se define. Veio à luz do mundo aos oito dias de mês de Junho de 1968,

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

da Madeira, Senhoras e Senhores Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional, Entidades Convidadas, Minhas Senhoras e Meus Senhores,

da Madeira, Senhoras e Senhores Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional, Entidades Convidadas, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Senhor Presidente da República, Senhor Primeiro-Ministro Senhor Presidente do Tribunal Constitucional, Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Senhor Presidente do Supremo Tribunal Administrativo,

Leia mais

MutirãoAutogestão. Projeto de 700 famílias no bairro Parque São Rafael-SP

MutirãoAutogestão. Projeto de 700 famílias no bairro Parque São Rafael-SP MutirãoAutogestão Projeto de 700 famílias no bairro Parque São Rafael-SP Em abril de2014 começa as negociações! Falar do Projeto Parque São Rafael, essa luta começou com um grupo de terras, onde conseguimos

Leia mais

FREI LIBERDADE SONHOS E LUTAS DA INDEPENDÊNCIA

FREI LIBERDADE SONHOS E LUTAS DA INDEPENDÊNCIA PROJETO PEDAGÓGICO FREI LIBERDADE SONHOS E LUTAS DA INDEPENDÊNCIA Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

f^isfw^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA 1903/2QÍ4 REQUERIMENTO N 2014 Requer que seja outorgada a MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA ao Exmo. Sr. Engenheiro Aldenor Figueiredo Brito, Presidente Estadual do

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AUDITÓRIO ANTÓNIO DE ALMEIDA SANTOS PALÁCIO DE SÃO BENTO 18 JANEIRO 2017 Passa hoje um ano sobre o falecimento de António de

Leia mais

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, "História do Rio Grande do Norte", coligindo pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, História do Rio Grande do Norte, coligindo pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se Câmara Cascudo "Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações.

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0095 Título: Entrevista com Luis Oliveira de Sousa (Pastor Luis) Mídia: Mini DV Time Code in out 00:00 01:09 Imagem fechada no rosto do Pastor Luis. Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

REIMÃO, Sandra. Repressão e Resistência. Censura e Livros na Ditadura Militar. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 2011.

REIMÃO, Sandra. Repressão e Resistência. Censura e Livros na Ditadura Militar. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 2011. Resenha doi: 10.5212/Uniletras.v.35i1.0012 REIMÃO, Sandra. Repressão e Resistência. Censura e Livros na Ditadura Militar. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 2011. Maurício Silva* Desde a década 1980, em que ocorreu

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal

Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal 1 Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal O Supremo Tribunal Federal - instituição centenária - é essencial para o Estado Democrático de Direito. Ele é o guarda

Leia mais

REGISTRO DE AUTORIDADE ARQUIVÍSTICA DE EDMUNDO CARDOSO

REGISTRO DE AUTORIDADE ARQUIVÍSTICA DE EDMUNDO CARDOSO REGISTRO DE AUTORIDADE ARQUIVÍSTICA DE EDMUNDO CARDOSO 1 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Tipo de entidade Pessoa 1.2 Forma(s) autorizada(s) do Cardoso, Edmundo, 1917-2002 nome 2 ÁREA DE DESCRIÇÃO 2.1 Datas de

Leia mais

Pauloafonsinos homenageados pela Câmara Municipal de Delmiro Gouveia

Pauloafonsinos homenageados pela Câmara Municipal de Delmiro Gouveia Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA 12/06/2015-23:42 Pauloafonsinos homenageados pela Câmara Municipal de Delmiro Gouveia Giuliano Ribeiro e Osildo Alves recebem o título de Cidadãos Delmirenses. Antônio

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 8 Jornalismo

Leia mais

DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENG.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENG. Assembleia Nacional DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENG. JORGE SANTOS, NA ABERTURA DA CONFERÊNCIA COMEMORATIVA DOS 40 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DO REINO DE ESPANHA. Assembleia Nacional, Salão

Leia mais

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição:

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: MUSZINSKI, Luciana; PETRARCA, Fernanda Rios Luciana Muszinski

Leia mais

CANTINHO MISSIONÁRIO EBF 2019 Missionária Jô

CANTINHO MISSIONÁRIO EBF 2019 Missionária Jô CANTINHO MISSIONÁRIO EBF 2019 Missionária Jô Nome: Josimeire de Sousa Andrade Idade: 50 anos Natural: Timon MA Filiação: Maria Dalva de Sousa Profissão: Artesã (Crochê, bordados e artes em geral) Sou de

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Confira esta aula em: Professor Danilo Borges

Confira esta aula em:  Professor Danilo Borges Aula anterior... Os Movimentos Sociais Confira esta aula em: http://www.joseferreira.com.br/blogs/sociologia/ Professor Danilo Borges PARTICIPAÇÃO DO JOVENS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS SÉCULO XIX

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0037 Título: Entrevista com D. Mariana e Seu Pedro Mídia: Mini DV Time Code in Out 00: 08 02: 35 S. Pedro Antonio e D. Mariana num sofá, com uma bandeira de folia ao lado. (o filme começa

Leia mais

Câmara Municipal de Fortaleza Vereador Evaldo Lima - PCdoB

Câmara Municipal de Fortaleza Vereador Evaldo Lima - PCdoB REQUERIMENTO N 0010/2015 Requer seja efetuáda a transcrição, nos Anais desta Casa Legislativa Municipal, do artigo "Caravana pelo rio Ceará lembra a história dos negros", assinado pela jornalista Thaís

Leia mais

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Ureta. Depois de estudar na Academia Militar de Lima,

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

m m RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2012

m m RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2012 m m m RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2012 m Relatório da Secretaria Geral do Instituto do Ceará Valdelice Carneiro Girão * Introdução Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) ao completar

Leia mais

TÍTULO: CARA NOVA EM MALHAÇÃO: NEGRA E FAXINEIRA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL

TÍTULO: CARA NOVA EM MALHAÇÃO: NEGRA E FAXINEIRA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL TÍTULO: CARA NOVA EM MALHAÇÃO: NEGRA E FAXINEIRA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES): CELESTINO FRANCISCO

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0076 Título: Entrevista com Antônio Seixas e Benedito Seixas Mídia: Mini DV entrevista também gravada em áudio (k-7) Time Code in out 00: 00: 05 00: 01: 28 S. Antônio e S. Benedito na varanda

Leia mais

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49 A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo já finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 deste mês de setembro

Leia mais

A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura

A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura Brasil = último país a abolir a escravidão Luta contra o tráfico de escravos 1845 Bill Aberdeen (Lei Inglesa)

Leia mais

BIBLIOGRAFIA DE ANTÔNIO SALES

BIBLIOGRAFIA DE ANTÔNIO SALES BIBLIOGRAFIA DE ANTÔNIO SALES A. OBRAS DO AUTOR Versos diversos (1888-1890). Fortaleza, Tip. de José Lino, 1890. Trovas do norte (1891-1894). Fortaleza, Edição da Padaria Espiritual, 1895. A política é

Leia mais

Boletim do Tempo Presente - ISSN Boletim do Tempo Presente, nº 09, de 07 de 2014, p. 1-5,

Boletim do Tempo Presente - ISSN Boletim do Tempo Presente, nº 09, de 07 de 2014, p. 1-5, EVANDRO TEIXEIRA: O OLHO DA RESISTÊNCIA. Francisco Carlos Teixeira da Silva Meu olhar, meu protesto, era a fotografia. Foto de Evandro Teixeira O Golpe de 1964 encontrou no Brasil um jornalismo de grande

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA MARECHAL RONDON CAPELANIA Pastores Eduardo Camargo e Alexsandro Guimarães

COLÉGIO ADVENTISTA MARECHAL RONDON CAPELANIA Pastores Eduardo Camargo e Alexsandro Guimarães COLÉGIO ADVENTISTA MARECHAL RONDON CAPELANIA 2013 Pastores Eduardo Camargo e Alexsandro Guimarães APRESENTAÇÃO O CAMAR é um colégio que desde 1954 tem formado cidadãos à Luz do maior Mestre Jesus Cristo

Leia mais

Frida Kahlo Uma biografia

Frida Kahlo Uma biografia Frida Kahlo Frida Kahlo Uma biografia María Hesse Tradução de LUCÍLIA FILIPE Para o Alfonso, fazes de mim uma pessoa melhor. Introdução Quando tanto já se escreveu sobre Frida Kahlo, porquê voltar a

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA Autor: Heloisa Maria Murgel Starling e Regina Horta (org.) Editora:UFMG Ano: 2009 Páginas: 219 Resumo: As universidades contemporâneas enfrentam inúmeros

Leia mais

CHICO MENDES CHICO MENDES 15-12-1944---22-12-1988

CHICO MENDES CHICO MENDES 15-12-1944---22-12-1988 CHICO MENDES CHICO MENDES 15-12-1944---22-12-1988 Toda uma vida dedicada, em defesa do meio ambiente. Uma personalidade amada, todo o povo era a sua gente. Mestre e Santo Guerreiro, com o seu continente

Leia mais

Samuel Pereira continuará trabalhando pela família

Samuel Pereira continuará trabalhando pela família Samuel Pereira continuará trabalhando pela família Casado, pai de três filhas, Samuel Pereira está no segundo mandato e conseguiu se reeleger para ocupar o cargo em 2017. Evangélico da Igreja Assembleia

Leia mais

POLÍTICA OPERÁRIA. Sigla: POLOP Doação: Eduardo Navarro Stotz Datas-limite:

POLÍTICA OPERÁRIA. Sigla: POLOP Doação: Eduardo Navarro Stotz Datas-limite: POLÍTICA OPERÁRIA Sigla: POLOP Doação: Eduardo Navarro Stotz Datas-limite: 1962-2009 Política Operária (POLOP) foi uma organização brasileira de esquerda que lutou contra o regime militar de 1964 e que

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS NILTON SANTOS DE ATHAYDE (depoimento) 2011 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Pauta do dia ESCUTAR É PRECISO! Retomada do encontro anterior. Discussão do tema do dia. Atividade em grupos. Avaliação

Pauta do dia ESCUTAR É PRECISO! Retomada do encontro anterior. Discussão do tema do dia. Atividade em grupos. Avaliação Pauta do dia ESCUTAR É PRECISO! Retomada do encontro anterior Discussão do tema do dia Atividade em grupos u. Avaliação SÃO PAULO Morreu nesta quarta-feira (30 de maio de 2018) o jornalista e escritor

Leia mais

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com.

Especial. Sergipe CORESE SIRECOM. Sindicato dos Representantes Comerciais. 8 de março. Dia Internacional da Mulher. core-se.org.br. sirecomse.com. Especial 8 de março core-se.org.br sirecomse.com.br 8 de março Especial Conheça as principais lutas e conquistas das mulheres Desde o final do Século XIX, as mulheres mobilizaram-se no Brasil e no mundo

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro

I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro DE 20 A 23 DE NOVEMBRO E 3 E 4 DE DEZEMBRO DE 2014 Trabalhos desenvolvidos para este evento: Elaboração e/ou atualização de mailings; Redação

Leia mais

3/11 QUEM É HELOISA TOLIPAN? Dois anos depois, recebeu um convite para assumir a coluna Gente, que, posteriormente,

3/11 QUEM É HELOISA TOLIPAN? Dois anos depois, recebeu um convite para assumir a coluna Gente, que, posteriormente, 2/11 SITE O objetivo do site Heloisa Tolipan é abordar o que há de mais relevante no universo da moda, música, TV, teatro, literatura, turismo, arte e comportamento - e o que mais couber no nosso radar

Leia mais

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação

Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Atividade supervisionada de Assessoria de Comunicação Turma 131 Professora: Cleide Luciane Antoniutti Integrantes: Diego De Souza Basto França Lidiane Da Silva Barbosa Dos Santos Lilian de Melo Virginia

Leia mais

ROSALVO FLORENTINO E A EDUCAÇÃO PAULISTA.

ROSALVO FLORENTINO E A EDUCAÇÃO PAULISTA. ROSALVO FLORENTINO E A EDUCAÇÃO PAULISTA. Francisco Glauco Gomes Bastos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Marília DINTER UNESP/IFCE fcoglaucobastos@gmail.com; glauco.bastos@ifce.edu.br

Leia mais

A PERSONAGEM FEMININA NA LITERATURA INFANTIL. Palavras-chave: Literatura infantil. Personagem feminina. Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A PERSONAGEM FEMININA NA LITERATURA INFANTIL. Palavras-chave: Literatura infantil. Personagem feminina. Anos Iniciais do Ensino Fundamental A PERSONAGEM FEMININA NA LITERATURA INFANTIL ISBN 978-85-7846-516-2 Mikaela Francielle Alves Email: mikafalves@hotmail.com Rovilson José da Silva E-mail: rovilson@uel.br Eixo 1: Didática e Práticas de

Leia mais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha Da obra de Nathercia Lacerda Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha O

Leia mais

A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal

A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal A evolução da mulher na profissão de jornalista em Portugal Universidade Autónoma de Lisboa 1 Indíce Introdução... 3 Definição de jornalismo... 4 A primeira mulher jornalista em portugal... 3 A mulher

Leia mais

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente

militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente Entrevista por Daniela Araújo * Luíza Cristina Silva Silva militante LGBT e faz parte do Grupo Universitário de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes. Atualmente é estudante do curso de Geografia na

Leia mais

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO Renato Silvestre (1) Adelto Gonçalves (2) Universidade Santa Cecília Unisanta Santos (SP) 1. Resumo O Primeira Impressão é o

Leia mais

ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA

ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA ROTEIRO: A ROTINA DE UMA ÁRBITRA DE FUTEBOL FELIPE DE SOUSA E ÉDILAR FERREIRA / PERSONAGEM REGILDÊNIA DE HOLANDA MOURA FILME HOMENS DE HONRA GC- HOMENS DE HONRA 20TH CENTURY FOX HOME ENTERTAINMENT ESTADIO

Leia mais

Gênero em foco: Carta do leitor

Gênero em foco: Carta do leitor Gênero em foco: Carta do leitor Circula no contexto jornalístico e é definida como um texto em que o leitor de um jornal ou de revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade,

Leia mais

O criador de ilusões

O criador de ilusões O criador de ilusões De repente do escuro ficou claro, deu para ver as roupas brancas entre aventais e máscaras e foi preciso chorar, logo uma voz familiar misturada com um cheiro doce e agradável de

Leia mais

2 A menina do dedo torto: uma forma criativa de inclusão.

2 A menina do dedo torto: uma forma criativa de inclusão. 14 2 A menina do dedo torto: uma forma criativa de inclusão. Herminia Prado Godoy 1 e Helena Godoy 2 Educação inclusiva. Uma aluna pesquisou longamente Buscou um aprendizado integrador e inclusivo E assim

Leia mais

MÍDIA KIT OUTUBRO 2014

MÍDIA KIT OUTUBRO 2014 MÍDIA KIT OUTUBRO 2014 SOBRE O SALADA O Salada de Cinema busca informar, de maneira leve, sobre as novidades do cinema brasileiro e internacional por meio de notícias diárias, críticas dos lançamentos

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

FREIXO, M. Entrevista.

FREIXO, M. Entrevista. FREIXO, M. Entrevista. 141 A l e t h e s Alethes: Per. Cien. Grad. Dir. UFJF., v. 05, n. 07, pp. 143-145, mai., 2015 142 A l e t h e s FREIXO, M. Entrevista. Entrevista com Marcelo Freixo Marcelo Freixo

Leia mais

QUERIDO(A) ALUNO(A),

QUERIDO(A) ALUNO(A), LANÇADA EM 15 MAIO DE 2008, A CAMPANHA PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS É UMA DAS MAIORES MOBILIZAÇÕES PERMANENTES JÁ REALIZADAS NO PAÍS, COM FOCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS

Leia mais

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0011 Título: Entrevista com Eva da Conceição Mídia: 8mm Time Code in out 00:05 00:40 Imagem da Dona Eva Conceição sentada, plano americano. Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno

Leia mais

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia Datas Especiais JANEIRO 01 - Dia da Confraternização Universal Dia Mundial da Paz 04 - Dia Mundial do Braille 06 - Dia de Reis Dia da Gratidão 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia do Fotógrafo Dia

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

Regulamento. Realização

Regulamento. Realização 2007 Regulamento Hélio de Almeida Realização Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo Federação Nacional dos Jornalistas Associação Brasileira de Imprensa Comissão de Direitos Humanos

Leia mais

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares A Procura de Kelly Furlanetto Soares Peça escrita durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. Teatro Guaíra, sob orientação de Andrew Knoll, no ano de 2012. 1 Cadeiras dispostas como se

Leia mais

Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada. Prof. Luquinha - Literatura

Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada. Prof. Luquinha - Literatura Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada Prof. Luquinha - Literatura Quarto de Despejo Diário de uma Favelada Carolina Maria de Jesus Quarto

Leia mais

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências Joyce Felipe Cury Fotografia, audiovisual e jornalismo Solteira, Brasileira, 34 anos Rua Humaitá, 571, ap 74 - Bela Vista CEP 01321-010 São Paulo-SP Cel: (11) 95875-9615 E-mail: rp_joyce@yahoo.com.br Objetivos

Leia mais

ILDA MARIA RISTOW. Nascimento: 30 de Dezembro de Falecimento: 25 de Novembro de 2017.

ILDA MARIA RISTOW. Nascimento: 30 de Dezembro de Falecimento: 25 de Novembro de 2017. ILDA MARIA RISTOW Nascimento: 30 de Dezembro de 1954. Falecimento: 25 de Novembro de 2017. Como eu poderia dar a ela esta carta /Como eu vou deixar /Pra sempre aquela casa /Se eu já sou feliz /Se eu já

Leia mais

O HOMEM QUE COME, BEBE E RESPIRA POLÍTICA

O HOMEM QUE COME, BEBE E RESPIRA POLÍTICA O HOMEM QUE COME, BEBE E RESPIRA POLÍTICA MÁRIO SOARES ANA SÁ LOPES O HOMEM QUE COME, BEBE E RESPIRA POLÍTICA Introdução Mário Soares, o homem que come, bebe e respira política Mário Soares é o político

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Jade Coelho Copidesque Renata Souza Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados à Editora Viseu

Leia mais

A Pesquisa em Comunicação em Formato de Livro-Reportagem: Análise do Livro- Reportagem A História de Cássia Eller: Apenas uma Garotinha 1

A Pesquisa em Comunicação em Formato de Livro-Reportagem: Análise do Livro- Reportagem A História de Cássia Eller: Apenas uma Garotinha 1 A Pesquisa em Comunicação em Formato de Livro-Reportagem: Análise do Livro- Reportagem A História de Cássia Eller: Apenas uma Garotinha 1 Jeniffer de Souza ROCHA 2 Francisco de Assis Duarte GUIMARÃES 3

Leia mais

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança.

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Queridos irmãos na paz de Jesus! Hoje a avó Maria me disse assim: - Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Eu disse:

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA NA TERCEIRA VAGA DA DEMOCRATIZAÇÃO Palácio de São Bento 6 de dezembro de 2016 Senhoras e Senhores Deputados, Senhor

Leia mais

1. Atualização das pensões, Renascença - Notícias,

1. Atualização das pensões, Renascença - Notícias, Radios_27_Dezembro_2016 Revista de Imprensa 1. Atualização das pensões, Renascença - Notícias, 27-12-2016 1 2. Nova prestação social para pessoas com deficiência, Renascença - Notícias, 27-12-2016 2 3.

Leia mais

José Saramago

José Saramago José Saramago 1922-2010 José de Sousa Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, no sul de Portugal, no dia 16 de novembro de 1922 e faleceu em Tias, na ilha de Lanzarote, a 18 de junho de 2010. Seus pais

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Maio 2019 Edição extra

Pesquisa XP com a População. Maio 2019 Edição extra Pesquisa XP com a População Maio 2019 Edição extra Destaques A rodada extraordinária da pesquisa XP/Ipespe mostra, pela primeira vez neste ano, a avaliação negativa numericamente à frente da opinião positiva

Leia mais

CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO. 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ ANEXO

CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO. 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ ANEXO c* cr co CO c L N Departamento Legislativo CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ j c*. - ^^ tâs / PS^,^^K!4t&à_Ill ANEXO Ii3 _ /W/)/? 'Autor do Projeto Rua \. Thompsuii

Leia mais

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves

A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185113 A literatura é o lugar das possibilidades : entrevista com Ana Maria Gonçalves Por Graziele Frederico, 1 Lúcia Tormin Mollo 2 e Paula Queiroz Dutra 3 Ana Maria

Leia mais

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição y VOTO DE PESAR Pelofalecimento de Mário Soares Mário Soares é uma personalidade incontornável da Democracia Portuguesa e da História de Portugal do século XX. Foi um vigoroso defensor da liberdade, da

Leia mais

A Universidade de São Paulo durante o regime autoritário Comissão da Verdade USP FICHA INDIVIDUAL. I. Dados Pessoais

A Universidade de São Paulo durante o regime autoritário Comissão da Verdade USP FICHA INDIVIDUAL. I. Dados Pessoais FICHA INDIVIDUAL Pesquisador: Laerte Apolinário Júnior *Apresentar em todas as entradas referência a documento e/ou fontes bibliográficas, inclusive testemunhos, se houver. I. Dados Pessoais Nome: Alberto

Leia mais

especial, pois onde foi erguido o Palácio Tiradentes, sede da Alerj, existia a Cadeia Velha, onde Tiradentes ficou preso e de lá saiu para a forca

especial, pois onde foi erguido o Palácio Tiradentes, sede da Alerj, existia a Cadeia Velha, onde Tiradentes ficou preso e de lá saiu para a forca SinMed e médicos da rede pública municipal prestigiam solenidade de entrega da Medalha Tiradentes à Secretária Nacional de Direitos Humanos, Ministra Maria do Rosário A Deputada Inês Pandeló (PT) concedeu

Leia mais

Eu, Vereador IVO FIOROTTI, do Partido dos Trabalhadores (PT), venho respeitosamente, encaminhar-lhe Projeto de Lei, cuja disposição trata do seguinte:

Eu, Vereador IVO FIOROTTI, do Partido dos Trabalhadores (PT), venho respeitosamente, encaminhar-lhe Projeto de Lei, cuja disposição trata do seguinte: Ilmo. Senhor Ver. Cezar Paulo Mossini MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas Eu, Vereador IVO FIOROTTI, do Partido dos Trabalhadores (PT), venho respeitosamente, encaminhar-lhe Projeto de Lei, cuja

Leia mais

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/

10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA. 11/03/2018 à 17/ 10-ENSINANDO O CAMINHO AO PAI / PARABOLA DA GRANDE FESTA 11/03/2018 à 17/03 2018 EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM (João a imagem de uma lamparina e perguntar:

Leia mais

Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes

Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes Livraria online traz títulos diversos para esquerdistas e simpatizantes Com nome em homenagem ao grande filósofo e comunista italiano, a Livraria Antonio Gramsci conta com uma extensa gama de livros voltada

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões. Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP

Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões. Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP Dores do aprisionamento: a vivência das mulheres nas prisões Luana Hordones Chaves Pós-Doutoranda em Sociologia Pesquisadora do CRISP Sistema Prisional na Agenda de Pesquisa do CRISP Quem são, como vivem

Leia mais

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS.

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS. HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS. Maria de Fátima Carvalho Costa; Adenilza Silva Sousa; Mônica Soares da Silva; Glageane da Silva Souza. Universidade Federal de Campina Grande,

Leia mais

Unidade 1 Especificações do Exame

Unidade 1 Especificações do Exame Unidade 1 Especificações do Exame UNIDADE 1 As tarefas do exame podem envolver um conjunto variado de operações, propósitos, interlocutores, gêneros do discurso e tópicos. a) Operações: Reconhecer a situação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.

LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012. LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.) Este admirável mundo louco é composto por três contos que

Leia mais

REVISTA BIBLIOCANTO. CORDEL Rodrigo Cavalcanti Aluno do Curso de História da UFRN

REVISTA BIBLIOCANTO. CORDEL Rodrigo Cavalcanti Aluno do Curso de História da UFRN CORDEL Rodrigo Cavalcanti Aluno do Curso de História da UFRN Muito prazer pessoal Eu vou me apresentar Sou um senhor velhinho Com histórias pra contar, O meu nome é Zé Bedêu Bonito que só eu Sou da terra,

Leia mais

Cleodon de Oliveira. Cleodon de Oliveira é casado com a professora Gorete Soares, tendo um casal de filhos, Erich Soares e Beatriz Soares.

Cleodon de Oliveira. Cleodon de Oliveira é casado com a professora Gorete Soares, tendo um casal de filhos, Erich Soares e Beatriz Soares. Cleodon de Oliveira José Cleodon de Oliveira, Artista Plástico, Produtor e Gestor Cultural, Dramaturgo, Poeta, Diretor de Teatro, Ator Bonequeiro, um apaixonado pelas artes e dedicado a cultura desde os

Leia mais

Zero Hora Informe do Ensino Página 38

Zero Hora Informe do Ensino Página 38 13.10.2010 Zero Hora Informe do Ensino Página 38 13.10.2010 Correio do Povo Caderno It s Mais Página13 12.10.2010 Zero Hora Informe do Ensino Página 30 12.10.2010 Zero Hora Serviço Página 46 12.10.2010

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

Era uma vez uma princesa. Ela era a mais bela

Era uma vez uma princesa. Ela era a mais bela Era uma vez uma princesa. Ela era a mais bela do reino. Era também meiga, inteligente e talentosa. Todos a admiravam. Todos queriam estar perto dela. Todos queriam fazê-la feliz, pois o seu sorriso iluminava

Leia mais