LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012."

Transcrição

1 LIVRO PARADIDÁTICO: ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO (ROCHA, Ruth; Este admirável mundo louco. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Salamandra, 2012.)

2 Este admirável mundo louco é composto por três contos que exploram a temática futurista: No primeiro, um extraterrestre revela suas impressões sobre o planeta Terra, um mundo "habitado por seres que moram empilhados". O segundo descreve uma metrópole do futuro e as extravagâncias das pessoas por causa do trânsito; O terceiro é ambientado em uma escola que oferece educação de forma limitada, onde as crianças devem ficar dentro de potes de vidro.

3 Entretanto, por trás da fantasia e das alegorias, o leitor pode reconhecer e refletir a respeito de sua própria realidade. É exatamente esse filtro crítico que dá unidade ao livro. As histórias são contadas em primeira pessoa por narradores distintos, o que oferece ao leitor uma visão de mundo a partir de três ângulos diferentes. Para a criança que o lê, o livro constrói um percurso de progressiva aproximação e identificação: o primeiro conto é narrado por um ser totalmente ficcional, de uma realidade absolutamente distinta (de outro planeta); o segundo, por uma mulher adulta; e o terceiro é, enfim, narrado por uma criança.

4 Com esta obra, Ruth Rocha deixa claro que nossa sociedade ainda tem muito o que melhorar em vários sentidos. Por isso, é uma excelente obra para se abordar a importância de vivermos bem em sociedade, respeitando os direitos e deveres das pessoas. O conteúdo pode ser amplamente relacionado a valores morais, sociais, éticos, materiais e estéticos. Muitas questões que fazem parte do cotidiano dos alunos na escola podem ser abordadas a partir dessa leitura.

5 O livro apresenta oportunidades de atividades antes, durante e após sua leitura. Antes da leitura: 1. Pergunte aos alunos a respeito dos aparatos tecnológicos que têm ou gostariam de ter celular, ipod, pendrive, televisão, videogame, computador etc. Questione quanto tempo do dia passam utilizando esses objetos e se conseguem imaginar sua vida sem eles. 2. Depois, comente um pouco sobre o quão recentes são essas invenções e de como o homem passou muitos anos vivendo sem precisar desses aparelhos. 3. Desafie os alunos a produzirem um desenho imaginando como será o mundo no futuro, daqui a muitos e muitos anos. Fonte:

6 4. Leia para a turma as três primeiras frases da quarta capa do livro e convide-os a imaginar como seria se essas coisas acontecessem ou se o mundo fosse assim. 5. Pergunte aos alunos o que entendem por liberdade, em que momentos se sentem livres ou presos, como se sentem quando recebem ou devem cumprir ordens e quando acham que elas são justas ou não. 6. Agora, se aprofunde um pouco na ideia da diferença. Pergunte a eles se convivem com pessoas de universos diferentes do deles e se conseguem imaginar como deve ser viver em uma realidade muito diferente. Fonte:

7 Durante a leitura: 1. Peça para prestarem bastante atenção às situações narradas, pergunte se acham que elas correspondem a alguma coisa da vida deles ou se são apenas fantasia. 2. Enquanto leem o livro, proponha que selecionem notícias e reportagens, publicadas em jornais ou revistas, que se relacionem com os eventos narrados ou com os temas abordados no livro. 3. Peça para assinalarem passagens em que uma pessoa de uma procedência diferente consegue intervir em uma realidade que se apresenta à maioria. 4. Chame a atenção para o fato de que os nomes dos personagens do livro aludem a outras palavras. Peça para anotarem esses nomes e pensarem nos efeitos de sentido que Ruth Rocha pretendeu provocar quando os nomeou assim. Fonte:

8 Depois da leitura: 1. Peça para os alunos trazerem as matérias de jornal ou de revistas que separaram e converse com eles sobre as analogias que estabeleceram entre elas e o livro. Organizeos em grupos de acordo com os temas das matérias coletadas e peça que montem cartazes com as matérias e destaquem palavras-chave que indiquem os assuntos abordados. 2. Discuta com a turma as reflexões a respeito dos nomes das personagens e ajude os alunos a descrever cada uma delas a partir do significado das palavras com que foram nomeadas. 3. Proponha aos alunos que escrevam uma carta para um alienígena tentando explicar para ele como é a sua própria vida. Lembre que precisam levar em consideração que o tal alienígena não sabe nada sobre o nosso mundo. Fonte:

9 Finalizado o trabalho, troque as cartas entre eles para que escrevam a resposta do alienígena à carta elaborada por um dos colegas. Para tanto, é preciso imaginar como é o mundo do alienígena e de que jeito conseguiria explicá-lo. Outros estímulos: Para estimular a imaginação acerca do futuro, seguintes filmes: também pode-se trabalhar com os Matrix, de O Show de Truman. Lilo & Stitch. E.T. O Extraterrestre. Fonte: 8A7A83CB30D6852A01318B8F2CAE7C7D

10 Agora vamos conhecer um pouco sobre a autora e o ilustrador do livro.

11 A Autora Ruth Rocha tem mais de 130 livros publicados, entre ficção, didáticos, paradidáticos e até um dicionário. Suas histórias foram traduzidas para mais de 25 idiomas. Formada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhou durante 15 anos como orientadora educacional em um colégio de São Paulo. Começou a escrever em 1967, para a revista Cláudia, artigos sobre educação, depois participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, em que, a partir de 1969, teve suas primeiras histórias publicadas.

12 A Autora O interesse de Ruth Rocha pelos problemas sociais e políticos, sua tendência ao humor e suas posições feministas também são marcas do autor que mais influenciou o seu trabalho: Monteiro Lobato. Ruth Rocha ganhou as mais importantes premiações destinadas à Literatura Infantil: da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, cinco Prêmios Jabuti, da Associação Paulista de Críticos de Arte, da Academia Brasileira de Letras, Prêmio João de Barro, da Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge, e foi escolhida como membro do PEN CLUB Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro. Em 2008 foi eleita membro da Academia Paulista de Letras

13 O Ilustrador Walter Ono, arquiteto de formação, é um dos mais originais ilustradores da literatura brasileira para crianças. Trabalhou com Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Bartolomeu Campos de Queirós, entre outros renomados escritores. Recebeu prêmios Jabuti e o diploma de honra da IBBY. É também autor de quatro livros para crianças.

14

Este Admirável mundo louco

Este Admirável mundo louco Este Admirável mundo louco Ruth Rocha Ilustrações Walter Ono Elaboração Carolina Nóbrega Coordenação Maria José Nóbrega www.salamandra.com.br Um pouco sobre a autora Resenha Ruth Rocha tem mais de 130

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO (FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. São Paulo: Salamandra, 2013.) O livro utiliza a inocência e imaginação de uma menina muito esperta que adora inventar e imaginar

Leia mais

CONTRA PONTOS. 388 Entrevista Ruth Rocha

CONTRA PONTOS. 388 Entrevista Ruth Rocha Entrevis vista CONTRA PONTOS 388 Entrevista Ruth Rocha PONTOS CONTRA Para saber mais: http:// www2.uol.com.br/ ruthrocha/home.htm ENTREVISTA RUTH ROC OCHA HA Ruth Rocha nasceu em São Paulo. Estudou nos

Leia mais

s amigos do edrinho os amigos do pedrinho RUTH ROCHA projeto pedagógico coleção comecinho

s amigos do edrinho os amigos do pedrinho RUTH ROCHA projeto pedagógico coleção comecinho projeto pedagógico os amigos do pedrinho coleção comecinho RUTH ROCHA s amigos do edrinho Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 ILUSTRAÇÕES EDUARDO ROCHA divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

o Q ue e Que Jeanne Willis e Tony Ross Ana Maria Machado

o Q ue e Que Jeanne Willis e Tony Ross Ana Maria Machado A lesminha se sentia muito mal porque a mãe nunca a abraçava. Ela pede ajuda a vários animais para se tornar mais atraente. Aos poucos, ela consegue um novo visual. Será que finalmente sua mãe vai abraçá-la?

Leia mais

Um mundo de letras. Episódios: Um mundo imerso em palavras e O poder das histórias

Um mundo de letras. Episódios: Um mundo imerso em palavras e O poder das histórias Um mundo de letras Episódios: Um mundo imerso em palavras e O poder das histórias Resumo A série "Um Mundo de Letras" é composta por cinco episódios que abordam questões relativas à alfabetização, letramento

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTO COM 3º ANO C PROFESSORA: FERNANDA SILVA MELO ROCHA A BELA ADORMECIDA OBJETIVO Proporciona no aluno a habilidade de conhecer os diversos tipos de contos, e desenvolver no aluno

Leia mais

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura História de um primeiro amor Sugestão de Leitura Convidamos você e seus alunos adolescentes a conhecerem mais uma história de amor comovente: História de um primeiro amor, do escritor Drummond Amorim.

Leia mais

Daniela Macambira. Tarefas de Casa Volume Unico

Daniela Macambira. Tarefas de Casa Volume Unico Daniela Macambira Tarefas de Casa Volume Unico Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Ana Cristina Miranda da Costa Autora

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Máquinas do tempo Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

Um presente incrível

Um presente incrível Um presente incrível Texto e ilustrações de Guido van Genechten Tradução: Camila Werner Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental I Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA Goiânia, 4 de agosto de 203. Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira PESQUISA DIAGNÓSTICA Em 203 a nossa escola está organizada de forma diferente. Passou a oferecer

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

TERESA NORONHA. Sopa de letrinhas

TERESA NORONHA. Sopa de letrinhas Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente TERESA NORONHA Sopa de letrinhas ILUSTRAÇÕES: ORLANDO PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona Sopa de letrinhas TERESA NORONHA UM POUCO

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 1o ano Daniela Macambira Todos os direitos reservados Editora Autora Ana Cristina Miranda da Costa Daniela

Leia mais

IVAN ÂNGELO. O vestido luminoso da princesa

IVAN ÂNGELO. O vestido luminoso da princesa Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente IVAN ÂNGELO O vestido luminoso da princesa ILUSTRAÇÕES: ANGELO BONITO PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona O vestido luminoso da princesa

Leia mais

O Maior Tesouro da Humanidade

O Maior Tesouro da Humanidade elaboração: Tatiana Pita Mestre em Educação pela PUC (SP) O Maior Tesouro da Humanidade escrito por ilustrado por Patrícia Engel Secco Fábio Sgroi 2 O prazer da leitura Ler é um exercício de voar sem sair

Leia mais

Material. apoio ao professor. PNLD 2018 Literário. categoria 4 conto

Material. apoio ao professor. PNLD 2018 Literário. categoria 4 conto Material digital de apoio ao professor categoria 4 conto ensino fundamental PNLD 08 Literário Material digital de apoio ao professor O autor e ilustrador Alexandre Rampazo é paulistano, formado em Design

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

EB1/PE das Figueirinhas

EB1/PE das Figueirinhas EB1/PE das Figueirinhas A PAZ NÃO É A AUSÊNCIA DE CONFLITOS, É A CAPACIDADE DE RESOLVÊ-LOS SEM PREJUDICAR AO OUTRO OU A SI MESMO. UMA CRIANÇA MADURA PARA O CONFLITO É UMA CRIANÇA MADURA PARA A PAZ. Resolver

Leia mais

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Superligado Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

Meu pai é uma girafa!

Meu pai é uma girafa! Meu pai é uma girafa! Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental I (1 o e 2 o anos) Elaborado por: Clara de Cápua

Leia mais

EB1/PE das Figueirinhas

EB1/PE das Figueirinhas EB1/PE das Figueirinhas Este projeto foi criado no ano 2012/2013 com o intuito de diminuir um dos grandes problemas da escola: A indisciplina nos recreios. A paz não é a ausência de conflitos, é a capacidade

Leia mais

Mauricio de Sousa Literatura

Mauricio de Sousa Literatura Mauricio de Sousa Literatura e Cinema de Animação: Diálogos Ricardo Macedo Mauricio Araújo de Sousa é animador de desenhos, cartunista, empresário e membro da Academia Paulista de Letras. Criador da Turma

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro faz uma abordagem sobre a vida e o nome em seu momento. Na relação entre a identificação e o tempo,

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

o menino transparente

o menino transparente projeto pedagógico o menino transparente Rua Roma, 90 Edifício Roma Business 7 o andar Lapa São Paulo SP CEP 05050-090 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

MARIA SAPEBA. roteiro de leitura. Antes de ler o livro

MARIA SAPEBA. roteiro de leitura. Antes de ler o livro roteiro de leitura MARIA SAPEBA autora Ana Maria Machado ilustradora Marilda Castanha coleção Barquinho de Papel editora Ática formato 19 x 22 cm número de páginas 24 faixa etária sugerida 6/7 anos Antes

Leia mais

22/06/2015. Literatura Infantojuvenil Aula 7. Valores da linguagem iconográfica. Álbuns Du Père Castor - anos 30

22/06/2015. Literatura Infantojuvenil Aula 7. Valores da linguagem iconográfica. Álbuns Du Père Castor - anos 30 Literatura Infantojuvenil Aula 7 A Imagem nos Livros Infantis Peculiaridades Valores da linguagem iconográfica Sensibiliza pelas impressões que provoca e aproxima o leitor do texto. Estimula e enriquece

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

Olívia e o mau humor

Olívia e o mau humor Olívia e o mau humor Texto e ilustrações de Tor Freeman Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP

joão JOÃO BOLÃO PROJETO PEDAGÓGICO RICARDO FILHO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo CEP PROJETO PEDAGÓGICO joão BOlãO JOÃO BOLÃO João Bolão quer mesmo é jogar um bolão, em vez de ser gozado pelos colegas por causa do sobrepeso. joão Bolão RICARDO FILHO ILUSTRAÇÕES ANGELO ABU Mas não é nada

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A Projeto Os Sentidos da Leitura Ano/Turma AEFGA Projeto Os Sentidos da Leitura Círculos de Leitura A ideia subjacente aos CL é organizar a aula de modo a ter pequenos

Leia mais

Sequência Didática Tema: Ano/Série: Justificativa: Objetivos:

Sequência Didática Tema: Ano/Série: Justificativa: Objetivos: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de História Escola no Mundo Contemporâneo Prof. Antônia Terra Calazans Fernandes Vespertino Lígia Nascimento Bicalho Nº USP: 8980902 Sequência

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

ALUNO (A): Aluno e Aluna, Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos do

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA INTRODUÇÃO O presente plano de aula tem como objetivo trabalhar a temática Natal, no 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças de 8 e 9 anos,

Leia mais

À procura dos números primos

À procura dos números primos Prática Pedagógica À procura dos números primos Com eles, é possível escrever outros números. Ensine a moçada a usar essa estratégia Cauê Marques NOVA ESCOLA Beatriz Vichessi A decomposição em fatores

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Quando chegam ao 1º ano, os alunos já são capazes de dar opinião sobre os livros que conhecem, já entraram em contato com textos de indicação e

Quando chegam ao 1º ano, os alunos já são capazes de dar opinião sobre os livros que conhecem, já entraram em contato com textos de indicação e Quando chegam ao 1º ano, os alunos já são capazes de dar opinião sobre os livros que conhecem, já entraram em contato com textos de indicação e conseguem fazer indicações orais em nossas rodas de biblioteca.

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Luz, Câmera e Ações de Cidadania!

Luz, Câmera e Ações de Cidadania! Luz, Câmera e Ações de Cidadania! Professora: Hailla Oliveira Sampaio Ensino Fundamental I 3º ano - Matutino 2017 Apresentação No decorrer do terceiro bimestre, os alunos do 3º ano participaram de diversas

Leia mais

RELATO DE EXPERIENCIA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA

RELATO DE EXPERIENCIA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA RELATO DE EXPERIENCIA APRESENTAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA Professor: Raimunda Alcântara Dantas Coordenador: Andreza Batalha Costa Magalhães Orientador: Enilene da Paixão

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR TEXTO E ILUSTRAÇÕES ANGELA LAGO A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR ANGELA LAGO SUGESTÕES PARA O PROFESSOR ELABORAÇÃO: ANA PAULA TORRES LAROCA NEUZA SANCHEZ

Leia mais

Da notícia à crônica

Da notícia à crônica PIBID - Língua Portuguesa Escola Estadual Professor José Fernandes Machado Turma: 1º ano A Vespertino Bolsistas: Supervisor: Ladmires Carvalho Coordenadora de área: Érica Iliovtiz Sequência didática Crônica

Leia mais

MIRIAM PORTELA. Alguém muito especial

MIRIAM PORTELA. Alguém muito especial Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente MIRIAM PORTELA Alguém muito especial ILUSTRAÇÕES: ODILON MORAES PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona Alguém muito especial MIRIAM PORTELA

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR

MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR MATERIAL DE APOIO AO Gildo Silvana Rando Elaboração do manual: Celinha Nascimento Indicação: Categoria 3 Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses) 1 AUTORA Silvana Rando nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo.

Leia mais

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016

Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Competências leitoras e escritoras no ensino da Geografia 22/09/2016 Professor do Núcleo Pedagógico de Geografia- Marco Antonio Bolotario PAUTA 1º Momento Objetivos gerais; Objetivo da Geografia e o saber

Leia mais

Senão! Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez. Elaborado por: Clara de Cápua

Senão! Projeto: leitura e produção de texto. Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez. Elaborado por: Clara de Cápua Senão! Texto de Alice Bassié ilustrações de Sylvain Diez Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Elaborado por: Clara de Cápua Indicação: Fundamental I a partir de 7 anos A obra

Leia mais

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO

43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO 43ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2017 PRODUÇÃO 2016 REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O Prêmio FNLIJ, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do International

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

45ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2019 PRODUÇÃO 2018 REGULAMENTO

45ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2019 PRODUÇÃO 2018 REGULAMENTO 45ª SELEÇÃO ANUAL DO PRÊMIO FNLIJ 2019 PRODUÇÃO 2018 REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O Prêmio FNLIJ, criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, seção brasileira do International

Leia mais

CÉU NA CALÇADA UM OLHAR PELA CIDADE

CÉU NA CALÇADA UM OLHAR PELA CIDADE roteiro de leitura CÉU NA CALÇADA UM OLHAR PELA CIDADE autor Michele Iacocca ilustrador Michele Iacocca coleção Poesia para crianças editora Ática formato 26 x 26 cm número de páginas 24 Antes de ler o

Leia mais

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora. Organizadoras: Daniela Macambira e Stefânia Sales FORTALEZA Letramundo 5º Ano Aprender Editora Todos os direitos reservados. Editora

Leia mais

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil I Encontro dos profissionais da Educação Infantil Projeto: Cada um do seu jeito Respeitando as diferenças Turma: 1 período Ano: 2015 Surgimento: Durante o projeto Vida de inseto, trabalhamos a história

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.01 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.01 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

senhor texugo e dona raposa a confusão

senhor texugo e dona raposa a confusão projeto pedagógico senhor texugo e dona raposa a confusão Uma História em Quadrinhos Senhor Texugo e Dona Raposa 2. A CONFUSÃO Série Premiada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 1. Identificação: Plano de Trabalho com Projetos Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: UMA AMIZADE (IM) POSSÍVEL

LIVRO PARADIDÁTICO: UMA AMIZADE (IM) POSSÍVEL LIVRO PARADIDÁTICO: UMA AMIZADE (IM) POSSÍVEL (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Uma amizade (im) possível: as aventuras de Pedro e Aukê no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2014.) Pedro e Aukê

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Como ser amigo Um livro sobre amizade Autor: Molly Wigand Ilustrações: Anne FitzGerald Elaboração do Projeto: Beatriz

Leia mais

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02

Daniela Macambira. Livro do Aluno Vol.02 Daniela Macambira Livro do Aluno Vol.02 Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização - 2o ano Aprender Editora Todos os direitos reservados Diretora Executiva Elaboração dos originais Ana Cristina

Leia mais

Guia Didático do Professor

Guia Didático do Professor Guia Didático do Professor Programa Vocação Química Samuel Berg Maia Entrevista Química Ensino Médio CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMÍDIA Conteúdos Digitais Multimídia Guia Didático do Professor Coordenação Didático-Pedagógica

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,

Leia mais

10 ANOS COM MAFALDA. José Douglas Alves dos Santos *

10 ANOS COM MAFALDA. José Douglas Alves dos Santos * 10 ANOS COM MAFALDA 10 years with Mafalda José Douglas Alves dos Santos * 10 anos com Mafalda (2010), publicado pela Editora WMF Martins Fontes e traduzido por Monica Stahel, é um livro que reproduz as

Leia mais

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares.

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares. ETAPA 1 ESCOLHA DO PERSONAGEM HISTÓRICO Na primeira etapa do projeto, o objetivo é simples: a turma deverá escolher e indicar um personagem histórico cujo papel irá assumir, na rede social criada exclusivamente

Leia mais

Elementos que favorecem o aprendizado do aluno

Elementos que favorecem o aprendizado do aluno Elementos que favorecem o aprendizado do aluno Acesso ao computador e à internet Nas escolas públicas encontramos os alunos oriundos das camadas sociais mais pobres e carentes, com renda familiar de 1

Leia mais

Bisa Bia Bisa Bel. Ana Maria Machado. Ilustrações Mariana Newlands. Elaboração Luísa Nóbrega. Coordenação Maria José Nóbrega.

Bisa Bia Bisa Bel. Ana Maria Machado. Ilustrações Mariana Newlands. Elaboração Luísa Nóbrega. Coordenação Maria José Nóbrega. Bisa Bia Bisa Bel Ana Maria Machado Ilustrações Mariana Newlands Elaboração Luísa Nóbrega Coordenação Maria José Nóbrega www.salamandra.com.br Um pouco sobre a autora Ana Maria Machado nasceu no Rio de

Leia mais

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 A cada ano que inicia, a Escola elege um novo tema com o propósito de mobilizar a Comunidade Escolar para uma reflexão, novos diálogos, para a ampliação e transformação de ideias, enfim, para uma mudança

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA OBJETIVOS Trabalhar as habilidades inerentes à escrita e composição textual; Interligar as áreas

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

roteiro de leitura BESOURO E PRATA autora Ana Maria Machado ilustradora Clara Gavilan coleção Barquinho de Papel editora Ática formato 19 x 22 cm

roteiro de leitura BESOURO E PRATA autora Ana Maria Machado ilustradora Clara Gavilan coleção Barquinho de Papel editora Ática formato 19 x 22 cm roteiro de leitura BESOURO E PRATA autora Ana Maria Machado ilustradora Clara Gavilan coleção Barquinho de Papel editora Ática formato 19 x 22 cm número de páginas 24 faixa etária sugerida 6/7 anos Antes

Leia mais

Os Amigos do Pedrinho

Os Amigos do Pedrinho elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Os Amigos do Pedrinho escrito por & ilustrado por Ruth Rocha Eduardo Rocha Os Projetos de Leitura: concepção Buscando o oferecimento de subsídios práticos

Leia mais

UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE

UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE O Projeto Uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca. Um acervo de 8.000 livros. Muita divulgação com carro de som, cartazes, banners

Leia mais

CADA UM MORA ONDE PODE

CADA UM MORA ONDE PODE projeto pedagógico cada um mora onde pode CADA UM MORA ONDE PODE TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Chá das cinco Lino de Albergaria Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor

Chá das cinco Lino de Albergaria Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Chá das cinco Lino de Albergaria Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Em Chá das cinco, dona Dolores é convidada para um evento imperdível: participar de um chá numa loja de antiguidades

Leia mais

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico projeto pedagógico jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA JAMBO! UMA MANHÃ COM OS BICHOS DA ÁFRICA Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 ilustrações Edu Engel divulgação

Leia mais

Atividade 1. Uma miscigenação ainda maior A Copa do Mundo e as crônicas de humor

Atividade 1. Uma miscigenação ainda maior A Copa do Mundo e as crônicas de humor Atividade 1 Uma miscigenação ainda maior A Copa do Mundo e as crônicas de humor Tema Por meio da temática Copa do Mundo no Brasil, aproveitando situações engraçadas e cômicas que acontecem entre estrangeiros

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK 21 anos Trabalhando pela construção de uma cultura de paz... Não são poucas as vezes que, desesperados, perguntamos a nós mesmos: qual é o sentido da guerra? Por que as pessoas

Leia mais

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas!

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Sala 6 Língua Portuguesa EF I E. E. Professora Zenaide Avelino Maia Professora Apresentadora: Susan Regina Veshagem Quarenta

Leia mais

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11)

O BICHINHO. o bichinho que queria crescer. projeto pedagógico. divulgação escolar (11) projeto pedagógico o bichinho que queria crescer O BICHINHO TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

Redações perigosas II, a fome

Redações perigosas II, a fome Redações perigosas II, a fome Telma Guimarães Castro Andrade Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Em Redações perigosas II, a fome, encontramos a professora de História Rosemeire, ou

Leia mais

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico

uma vez... não era não era uma vez... contos clássicos recontados REcontados clássicos contos projeto pedagógico projeto pedagógico não era uma vez... contos clássicos recontados não era uma vez... Adela Basch Angelo Machado Beatriz García Huidobro Carolina Alonso Julio Calvo Drago Miguel Ángel Tenorio David Hernández

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

Jullyana Lopes Luporini Barbosa de Souza n Docente: Antonia Terra de Calanzans Fernandes

Jullyana Lopes Luporini Barbosa de Souza n Docente: Antonia Terra de Calanzans Fernandes Jullyana Lopes Luporini Barbosa de Souza n 6839692 Docente: Antonia Terra de Calanzans Fernandes Sequência didática para alunos do 9 série do ensino fundamental. Tema: O humor como forma de protesto: a

Leia mais

Gabriel Felipe é repórter por um dia na XVI Bienal do Livro Rio

Gabriel Felipe é repórter por um dia na XVI Bienal do Livro Rio Gabriel Felipe é repórter por um dia na XVI Bienal do Livro Rio O ator Gabriel Felipe, repórter da Rede Cineplaneta esteve neste sábado (31) na XVI Bienal do livro Rio e conferiu todas as novidades da

Leia mais