Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA 1- QUAL O SIGNIFICADO DE SBOT? A) SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA B) SINDICATO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA C) SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA D) SINDICATO BRASILEIRO DE ORTOPEDISTAS E TRAUMATÓLOGOS 2- QUAL O SIGNIFICADO DE ASTEGO? A) ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ORTOPEDIA B) ASSOCIAÇÃO E SOCIEDADE DOS TÉCNICOS EM GESSO ORTOPÉDICO C) ASSOCIAÇÃO E SOCIEDADE DOS TÉCNICOS EM ORTOPEDIA D) ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 3- QUAL A QUANTIDADE DE OSSOS DO CORPO HUMANO ADULTO? A) 334 B) 210 C) 206 D) QUAL A QUANTIDADE DE OSSOS NOS MEMBROS SUPERIORES? A) 60 B) 62 C) 64 D) QUAL A QUANTIDADE DE OSSOS NOS MEMBROS INFERIORES? A) 60 B) 62 C) 64 D) 63

2 6- OS OSSOS OCCIPITAL, PARIETAL, FRONTAL, TEMPORAL SÃO OSSOS: A) DO TÓRAX B) DO CRÂNIO C) DA REGIÃO PÉLVICA D) DA COLUNA VERTEBRAL 7- QUAL A SEQÜÊNCIA CORRETA DAS VÉRTEBRAS DE CIMA PARA BAIXO? A) CERVICAIS, LOMBARES, TORÁCICAS, SACRAL, COCCÍGEA. B) CERVICAIS, LOMBARES, SACRAL, COCCÍGEA, TORÁCICA. C) CERVICAIS, TORÁCICA, LOMBARES, SACRAL, COCCÍGEA. D) CERVICAIS, TORÁCICA, LOMBARES, COCCÍGEA, SACRAL. 8- OS OSSOS ESCAFÓIDE, SEMILUNAR, PIRAMIDAL, PISIFORME, CAPITATO, NAMATO, TRAPÉZIO, TRAPEZÓIDE, PERTENCEM A QUAL REGIÃO DO CORPO HUMANO? A) PÉLVICA B) DO PÉ C) DA MÃO D) TORÁCICA 9- OS OSSOS NAVICULAR, CUBÓIDE, CUNEIFORME, TÁLUS, REFEREM-SE A QUAL REGIÃO DO CORPO HUMANO: A) TORÁCICA. B) DO PÉ. C) DA MÃO D) PÉLVICA. 10- OS OSSOS DO CRÂNIO SÃO UNIDOS DE QUAL MANEIRA? A) MÓVEL POR SUTURA. B) IMÓVEL POR SUTURA. C) SEMI-MÓVEL POR SUTURA. D) SEMI-IMÓVEL POR SUTURA. 11- QUAIS SÃO AS CLASSIFICAÇÕES QUANTO A FORMA DOS OSSOS: A) LONGOS, COMPRIDOS, CURTOS, IRREGULARES. B) LONGOS, CURTOS, PLANOS, LAMINARES.

3 C) LONGOS, GROSSOS, CURTOS, IRREGULARES. D) LONGOS, CURTOS, PLANOS, LAMINARES, IRREGULARES. 12- QUAL A SEQÜÊNCIA CORRETA DOS OSSOS DOS MEMBROS SUPERIORES DO CORPO HUMANO? A) OMBRO, ANTEBRAÇO, BRAÇO, MÃO. B) OMBRO, BRAÇO, ANTEBRAÇO, DEDOS. C) OMBRO, BRAÇO, ANTEBRAÇO, MÃO. D) OMBRO, ANTEBRAÇO, BRAÇO, DEDOS. 13- QUAIS OS NOMES DADOS ÀS COSTELAS DO CORPO HUMANO, E QUAL A QUANTIDADE DELAS? A) VERDADEIRA, CORAJOSA, FALSA, CONTEM 14 COSTELAS NO TOTAL. B) VERDADEIRA, FALSA, VOADORA, CONTEM 24 COSTELAS NO TOTAL. C) VERDADEIRA, FALSA, FLUTUANTE, CONTEM 24 COSTELAS NO TOTAL. D) VERDADEIRA, FALSA, FLUTUANTE, CONTEM 20 COSTELAS NO TOTAL. 14- QUAIS OS OSSOS QUE PERTENCEM A REGIÃO DA MÃO? A) CARPO, METACÁRPICO, FALANGE. B) CARPO, METATARSO, FALANGE. C) TARSO, METACÁRPICO, FALANGE. D) TARSO, METATARSO, FALANGE. 15- O PERIÓSTEO É RESPONSÁVEL PELO: A) PROCESSO DO ENDURECIMENTO DO OSSO. B) PROCESSO QUE RETARDA O CRESCIMENTO DO OSSO. C) PROCESSO DE RECEBER NUTRIENTE E CRESCIMENTO DO OSSO. D) PROCESSO DE ACELERAR O CRESCIMENTO DO OSSO. 16- O QUE É OSTEOPOROSE NO OSSO? A) AUMENTO DA MASSA ÓSSEA. B) DIMINUIÇÃO DA MASSA ÓSSEA. C) DIMINUIÇÃO DO OSSO. D) AUMENTO DO OSSO.

4 17- A POSIÇÃO ORTOSTÁTICA É: A) SENTADO. B) AGACHADO. C) EM PÉ. D) DEITADO. 18- COMO PODEM SER CLASSIFICADAS AS FRATURAS? A) SEMI-ABERTAS, FECHADAS, PATOLÓGICAS, SEMI-INDIRETAS E DIRETAS. B) ABERTAS, FECHADAS, INDIRETAS, SEMI-DIRETAS. C) FECHADAS, EXPOSTAS, DIRETAS, INDIRETAS E PATOLÓGICAS. D) SEMI-FECHADAS E SEMI-EXPOSTAS. 19- UM PACIENTE COM SUSPEITA DE FRATURA NA REGIÃO CERVICAL E NA COLUNA VERTEBRAL DEVERÁ SER MOVIMENTADO: A) COM ORIENTAÇÃO DA ENFERMAGEM. B) EM TIJOLO. C) EM BLOCO. D) NÃO DEVERÁ SER MOVIMENTADO. 20- O TÉCNICO DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA TEM O DEVER DE: A) INFORMAR O PROCEDIMENTO, QUANDO O PACIENTE PERGUNTAR. B) INFORMAR O PACIENTE SÓ NO TÉRMINO DO PROCEDIMENTO. C) OMITIR O PROCEDIMENTO A SER REALIZADO. D) INFORMAR TODO O PROCEDIMENTO QUE IRÁ SER REALIZADO NO PACIENTE 21- QUAIS DESSES MATERIAIS PERTENCEM À SALA ORTOPÉDICA? A) MEDICAMENTO CONTROLADO, GESSO, ATADURA, FAIXA, ALGODÃO ORTOPÉDICO. B) GESSO, FAIXA, ESPARADRAPO, LUVA, ATADURA, TESOURA ORTOPÉDICA, ÉTER. C) MALHA, GESSO, ATADURA, ESPARADRAPO, FAIXA, GAZES, LUVA. D) GESSO, ÉTER, GAZES, LUVA, ATADURA, BENZINA, FAIXA, ALGODÃO. 22- A FINALIDADE DO GESSO TORACOBRAQUIAL É A: A) IMOBILIZAÇÃO DO BRAÇO. B) IMOBILIZAÇÃO DO TÓRAX E BRAÇO.

5 C) IMOBILIZAÇÃO DA CINTURA ESCAPULAR E ÚMERO. D) IMOBILIZAÇÃO DA CINTURA E TÓRAX. 23- A FINALIDADE DO GESSO BRAQUIOMANUAL NO PACIENTE É A: A) IMOBILIZAÇÃO DO COTOVELO E OSSOS DO ANTEBRAÇO. B) IMOBILIZAÇÃO DO BRAÇO E ANTEBRAÇO. C) IMOBILIZAÇÃO DO BRAÇO. D) IMOBILIZAÇÃO DO ANTEBRAÇO. 24- A FINALIDADE DO GESSO ANTE-BRAQUIOMANUAL NO PACIENTE É A: A) IMOBILIZAÇÃO DO ANTEBRAÇO. B) IMOBILIZAÇÃO DO BRAÇO. C) IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO PUNHO E OSSOS DO CARPO. D) IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO PUNHO E OSSOS DO TARSO. 25- A FINALIDADE DO GESSO HEMIPELVIPODÁLICO NO PACIENTE É A: A) IMOBILIZAÇÃO DA CINTURA PÉLVICA. B) IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL E FÊMUR EM PROCESSOS UNILATERAIS. C) IMOBILIZAÇÃO DE ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL E TÍBIA E FÍBULA EM PROCESSO UNILATERAL. D) IMOBILIZAÇÃO DA PÉLVICA E FÊMUR. 26- O SALTO NA IMOBILIZAÇÃO SUROPODÁLICO DESTINA-SE: A) SOMENTE ÀS MULHERES. B) SOMENTE AOS HOMENS. C) SOMENTE ÀS CRIANÇAS. D) A PACIENTES QUE POSSAM MARCHAR COM O GESSO. 27- GOTEIRAS GESSADAS SÃO FEITAS COM: A) GESSO E RECOBREM O MEMBRO. B) GESSO E RECOBRE PARCIALMENTE O MEMBRO. C) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO E FAIXA E COBRE TODO O MEMBRO. D) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO E RECOBRE PARCIALMENTE O MEMBRO.

6 28- A FINALIDADE DA GOTEIRA GESSADA ANTEBRAQUIOPALMAR NO PACIENTE É A: A) IMOBILIZAÇÃO DOS METATARSOS E DAS FALANGES. B) IMOBILIZAÇÃO DOS METACARPOS E FALANGES. C) IMOBILIZAÇÃO DAS FALANGES E ANTEBRAÇO. D) IMOBILIZAÇÃO DOS METATARSOS. 29- A IMOBILIZAÇÃO POR TRAÇÃO SIGNIFICA: A) APLICAÇÃO DE UMA FORÇA PUXANDO UM MEMBRO ENQUANTO UMA CONTRA FORÇA PUXA EM SENTIDO CONTRARIO. B) APLICAÇÃO DE FORÇA PUXANDO O CORPO ENQUANTO UMA CONTRA FORÇA PUXA NO MESMO SENTIDO. C) A NÃO NECESSIDADE DE TRACIONAR O MEMBRO. D) UMA OPÇÃO DO MÉDICO EM DEIXAR O PACIENTE EM REPOUSO NO LEITO. 30- A FINALIDADE DA TRAÇÃO NO PACIENTE É: A) DIMINUIR O ESPASMO MUSCULAR, REDUZIR FRATURA OU LUXAÇÕES, MANTER ALINHAMENTO, IMOBILIZAR, CORRIGIR OU PREVENIR DEFORMIDADE. B) DIMINUIR O ESPASMO MUSCULAR, REDUZIR FRATURAS OU LUXAÇÕES, NÃO MANTER ALINHAMENTO, IMOBILIZAR CORRIGIR OU PREVENIR DEFORMIDADE. C) REDUZIR FRATURAS OU LUXAÇÕES AUMENTAR O ESPASMO MUSCULAR, MANTER ALINHAMENTO, PREVENIR DEFORMIDADE. D) REDUZIR FRATURAS OU LUXAÇÕES DIMINUIR ESPASMO MUSCULAR, MANTER DESALINHADO, IMOBILIZAR, CORRIGIR OU PREVENIR DEFORMIDADE. 31- AS TRAÇÕES ESQUELÉTICAS SÃO PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELO MÉDICO ORTOPEDISTA. QUE TIPO DE MATERIAL É UTILIZADO? A) MATERIAL ESTÉRIL. B) MATERIAL ASSÉPTICO. C) MATERIAL ANTISSEPSIA. D) MATERIAL NÃO ESTÉRIL. 32- A TRAÇÃO CRANIANA DE CRUTCHFIELD NO PACIENTE DESTINA-SE A: A) FRATURA E LUXAÇÕES DA COLUNA CERVICAL. B) PÓS-OPERATÓRIO DE CRANIOTOMIA. C) PRÉ-OPERATÓRIO DE CRANIOTOMIA. D) FRATURA DO CRÂNIO.

7 33- A TRAÇÃO OLECRÂNIANA DESTINA-SE A: A) FRATURA DO COTOVELO. B) FRATURA DO RADIO E ULNA. C) FRATURA DO ÚMERO. D) FRATURA DO ANTEBRAÇO. 34- A FINALIDADE DA TRAÇÃO TROCANTÉRICA LATERAL NO PACIENTE É: A) TRACIONAR COLO DO FÊMUR EM FRATURA DO ACETÁBULO COM LUXAÇÃO CENTRAL DA CABEÇA DO FÊMUR. B) TRACIONAR COLO DO FÊMUR SEM FRATURA DO ACETÁBULO COM LUXAÇÃO CENTRAL DA CABEÇA DO FÊMUR. C) TRACIONAR COLO DO FÊMUR SEM LUXAÇÃO DA CABEÇA DO FÊMUR. D) TRACIONAR COLO DO FÊMUR SEM QUE EXISTA FRATURA. 35- A FINALIDADE DA TRAÇÃO THOMAS PEARSON NO PACIENTE É O: A) TRATAMENTO DA FRATURA DO FÊMUR. B) TRATAMENTO DA FRATURA DO ÚMERO. C) TRATAMENTO DA FRATURA DA TÍBIA E FÍBULA. D) TRATAMENTO DA FRATURA DO RADIO E ULNA. 36- AS TRAÇÕES FEITAS COM ESPARADRAPO NÃO SÃO MUITO ECONÔMICAS E NEM TOLERADAS PELO PACIENTE. QUANDO USADAS POR MUITO TEMPO, E EM DIAS DE CALOR PODEM OCASIONAR AO PACIENTE DANO DO TIPO: A) DERMATITE DE CONTATO. B) FRATURA NO LOCAL. C) LUXAÇÃO NO LOCAL. D) COCEIRA. 37- AS TALAS METÁLICAS SÃO IMOBILIZAÇÕES FEITAS COM QUAL TIPO DE MATERIAL? A) FERRO. B) PAPELÃO. C) ESPÁTULA. D) METAL. 38- A TALA METÁLICA DIGITAL DESTINA-SE À IMOBILIZAÇÃO DE QUAL OSSO DO CORPO HUMANO?

8 A) FRATURA DO METACARPO. B) FRATURA DA FALANGE. C) FRATURA DO PUNHO. D) FRATURA DO RÁDIO E ULNA. 39- OS ENFAIXAMENTOS EM OITO DESTINAM-SE A QUE FRATURA DO CORPO HUMANO. A) FRATURA DO ÚMERO. B) FRATURA DA CLAVÍCULA. C) FRATURA DA COLUNA CERVICAL. D) FRATURA DO TÓRAX. 40- O ENFAIXAMENTO TORÁCICO É CONTRA-INDICADO NOS PACIENTES PORTADORES DE QUAL DIAGNÓSTICO MÉDICO? A) DOENÇA CRÔNICA EM ASMA, BRONQUITE E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. B) DOENÇA CRÔNICA DE ESOFAGITE. C) DOENÇA DE DIABETE MELITUS. D) DOENÇA DE HIPERTENSÃO. 41- A INDICAÇÃO DO ENFAIXAMENTO TORACOBRAQUIAL É DESTINADA A QUAL FRATURA NO PACIENTE? A) LUXAÇÕES PÓS-REDUÇÃO, NAS FRATURAS DA CABEÇA DO ÚMERO E A CLAVÍCULA. B) LUXAÇÕES PRÉ-REDUÇÃO, NAS FRATURAS DA CABEÇA DO ÚMERO E CLAVÍCULA. C) NÃO É INDICADO PARA PACIENTE DO SEXO FEMININO. D) NÃO É INDICADO PARA PACIENTE DO SEXO MASCULINO. 42- QUAL O NOME QUE SE DÁ À CRIANÇA QUE NASCE COM OS PÉS TORTOS, E SE HÁ CORREÇÃO? A) PÉ TORTO HEREDITÁRIO, NÃO HÁ CORREÇÃO. B) PÉ TORTO HEREDITÁRIO, HÁ CORREÇÃO. C) PÉ TORTO CONGÊNITO, NÃO HÁ CORREÇÃO. D) PÉ TORTO CONGÊNITO, HÁ CORREÇÃO. 43- A FINALIDADE DA MODELAGEM DO COTO NO PACIENTE É: A) PERMITIR A PERFEITA ADAPTAÇÃO DO COTO DE AMPUTAÇÃO À PRÓTESE. B) NÃO PERMITIR A ADAPTAÇÃO DO COTO NA PRÓTESE.

9 C) PERMITIR A IMPERFEIÇÃO À ADAPTAÇÃO DO COTO Á PRÓTESE. D) PERMITIR A ESTÉTICA À PRÓTESE. 44- A JANELA NO GESSO É INDICADA À QUAL PACIENTE? A) AOS PACIENTES DO SEXO FEMININO PARA EVITAR MAU CHEIRO. B) AOS PACIENTES DO SEXO MASCULINO E FEMININO PARA EVITAR MAU CHEIRO. C) AOS PACIENTES QUE NÃO SOFRERAM FRATURA EXPOSTA E COM CURATIVO DIÁRIO. D) AOS PACIENTES QUE NECESSITAM DE CURATIVO DIÁRIO E INSPEÇÃO DA PELE. 45- A JANELA NO GESSO É DEMARCADA POR QUAL PROFISSIONAL, E É FEITA ANTES OU APÓS O GESSO SER COLOCADO? A) REALIZADO PELO TÉCNICO EM GESSO ORTOPÉDICO, É APÓS GESSO COLOCADO. B) REALIZADO PELO TÉCNICO DE ENFERMAGEM, É PRÉ-GESSO COLOCADO. C) REALIZADO PELO MÉDICO ORTOPEDISTA, E PÓS-GESSO COLOCADO. D) REALIZADO PELO MÉDICO ORTOPEDISTA, É PRÉ-GESSO COLOCADO. 46- QUAL A SEQÜÊNCIA CORRETA DO MATERIAL PARA A COLOCAÇÃO DO APARELHO GESSANTE NO PACIENTE? A) ALGODÃO ORTOPÉDICO, MALHA, ATADURA E GESSO. B) ALGODÃO ORTOPÉDICO, MALHA, GESSO E ATADURA. C) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO, GESSO. D) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO, ATADURA E GESSO. 47- QUAL A SEQÜÊNCIA CORRETA DO MATERIAL PARA A COLOCAÇÃO DA GOTEIRA GESSADA NO PACIENTE? A) ALGODÃO ORTOPÉDICO, MALHA, ATADURA E GESSO. B) ALGODÃO ORTOPÉDICO, MALHA, GESSO E ATADURA. C) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO, GESSO E ATADURA. D) MALHA, ALGODÃO ORTOPÉDICO, ATADURA E GESSO. 48- QUAIS SÃO AS CINCO FASES DA CONSOLIDAÇÃO DA FRATURA? A) FASE HEMATOMA, PROLIFERAÇÃO CELULAR, COLO, CONSOLIDAÇÃO, REMODELAÇÃO. B) FASE HEMATOMA, PROTEFAÇÃO CELULAR, COLO, CONSOLIDAÇÃO,REMODELAÇÃO. C) FASE HEMATOMA, PROTEFAÇÃO CELULAR, COTO, CONSOLIDAÇÃO, SEDIMENTAÇÃO.

10 D) FASE HEMATOMA, PROLIFERAÇÃO, SEDIMENTAÇÃO, COTO, CONSOLIDAÇÃO, REMODELAÇÃO. 49- NO QUE CONSISTE A REDUÇÃO DE UMA FRATURA: A) CONSISTE NO ALINHAMENTO DOS FRAGMENTOS ÓSSEOS DE FORMA A RETOMAREM À SUA ESTRUTURA ANATÔMICA. B) CONSISTE NO ALINHAMENTO DOS FRAGMENTOS ÓSSEOS DE FORMA QUE NÃO RETORNA A SUA ESTRUTURA ANATÔMICA. C) CONSISTE NO PROCEDIMENTO REALIZADO PÓS-CIRURGIA. D) CONSISTE NO PROCEDIMENTO REALIZADO PRÉ-CIRURGIA. 50- QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE REDUÇÃO: A) INCRUENTA, TRAÇÃO CONTÍNUA, CIRURGIA. B) ACRESCENTA, TRAÇÃO CONTÍNUA, CIRURGIA. C) INCRUENTA, TRAÇÃO DEFINITIVA, CIRURGIA. D) ACRESCENTA, TRAÇÃO DEFINITIVA, CIRURGIA. GABARITO TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA C D C C B B C C B B D C C A C B C C C D C C A C B D B B A A A A C A A A D B B A A D A D C C C A A A

ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO. Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz

ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO. Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz ESQUELETO AXIAL 1) CABEÇA: a) Identificar e localizar os ossos da cabeça: - Crânio (8): Ossos pares ou bilaterais: Parietais e Temporais

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal

Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal SISTEMA ESQUELÉTICO ANATOMIA HUMANA Laboratório de Morfofisiologia Funções: suporte, movimento, proteção, estoque de minerais e hematopoiese. O esqueleto

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Ossos do pé mantêm-se unidos por meio de fortes ligamentos que lhe permitem sustentar o peso corporal e funcionar como

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. Centro Universitário Central Paulista UNICEP São Carlos Disciplina: Anatomia Humana Profa. Silvia Tesser.

SISTEMA ESQUELÉTICO. Centro Universitário Central Paulista UNICEP São Carlos Disciplina: Anatomia Humana Profa. Silvia Tesser. SISTEMA ESQUELÉTICO Centro Universitário Central Paulista UNICEP São Carlos Disciplina: Anatomia Humana Profa. Silvia Tesser. SISTEMA ESQUELÉTICO 1. Conceito: -Ostelogia -Esquelto -Ossos Profa. Silvia

Leia mais

Princípios do tratamento das fraturas

Princípios do tratamento das fraturas Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Princípios do tratamento das fraturas Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Tratamento conservador - indicações - imobilizações - redução incruenta

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Esquelético e Muscular Humano Parte 1. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Esquelético e Muscular Humano Parte 1. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 Prof. Daniele Duó Embriologicamente, o esqueleto é formado por cartilagens. Durante o crescimento existe a substituição por tecido ósseo. O esqueleto humano

Leia mais

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis

Leia mais

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Formador Credenciado Eng. Paulo Resende Dezembro de 2013 Anatomia e fisiologia do corpo humano OBJETIVOS Caracterizar os diversos sistemas que constituem

Leia mais

CALO EXTERNO CALO INTERNO

CALO EXTERNO CALO INTERNO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FRATURA ÓSSEA E DESLOCAMENTO ARTICULAR Prof. Dr. Carlos Cezar I. S.Ovalle FRATURA DESLOCAMENTO ARTICULAR A) FRATURA: Perda (ou quebra) da solução de continuidade de um OSSO ou cartilagem.

Leia mais

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Reprodutor e Locomotor. Profa. MSc. Ângela Cristina Ito

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Reprodutor e Locomotor. Profa. MSc. Ângela Cristina Ito Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Reprodutor e Locomotor Profa. MSc. Ângela Cristina Ito Retomando a situação hipotética mencionada anteriormente no convite ao estudo, suponha que durante

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. Prof. Esp. Bruno Gonzaga

SISTEMA ESQUELÉTICO. Prof. Esp. Bruno Gonzaga SISTEMA ESQUELÉTICO Prof. Esp. Bruno Gonzaga CONSIDERAÇÕES GERAIS 2 Nosso aparelho locomotor é constituído pelos sistemas muscular, ósseo e articular. Eles possuem 656 músculos e 206 ossos e têm como função

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA Apostila de Exercícios de Fixação Sistema Esquelético ESQUELETO AXIAL ESQUELETO APENDICULAR

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA Apostila de Exercícios de Fixação Sistema Esquelético ESQUELETO AXIAL ESQUELETO APENDICULAR ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE NITERÓI CURSO TÉCNICO ALMIR MADEIRA Estrada Caetano Monteiro, 857 Pendotiba. Niterói- RJ Tel: 21994400/21.26202173 (Centro) CURSO: DISCIPLINA: Anatomia e Fisiologia Humana DOCENTE:

Leia mais

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza Imaginologia Por radiografias Profº Claudio Souza Imaginologia Imaginologia O sufixo logia é derivado do grego e significa ciência, estudo, sendo assim imagi+logia nada mais é que a ciência que estuda

Leia mais

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU SISTEMA LOCOMOTOR OBJETIVOS Identificar as estruturas e funções dos ossos do sistema locomotor; Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção;

Leia mais

Introdução à Anatomia

Introdução à Anatomia ESTRUTURA ANIMAL 1 Introdução à Anatomia : É o fundamento de todas as outras ciências médicas. Função: Fornecer noções preciosas para as aplicações na prática médico-cirúrgica Anatomia vem do grego; Significa

Leia mais

OSTEOLOGIA. Osteon osso Logus estudo

OSTEOLOGIA. Osteon osso Logus estudo OSTEOLOGIA Osteon osso Logus estudo Osso Estruturas rígidas e esbranquiçadas que participam da formação do esqueleto Esqueleto Conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si que dão conformação

Leia mais

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Coluna Vertebral Canal Vertebral Forames intervertebrais Características de uma vértebra típica Corpo vertebral

Leia mais

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ CURSOS DE SAÚDE ANATOMIA ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Profs. Musse Jereissati, Rosi Paixão e Ana Cláudia Queiroz Ossos do membro superior: Clavícula, escápula (que constituem

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES)

ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES) ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES) 01. O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos,

Leia mais

Sistema Esquelético. O esqueleto. O esqueleto possui 5 funções. Composição dos ossos: Células ósseas:

Sistema Esquelético. O esqueleto. O esqueleto possui 5 funções. Composição dos ossos: Células ósseas: Sistema Esquelético O esqueleto O Esqueleto é o suporte do corpo, uma armação articulada que permite ao homem realizar movimentos complexos e manter-se ereto. É composto por 206 ossos e são tecidos vivos.

Leia mais

MANUAL TÉCNICO CÓD ESQUELETO HUMANO DE 85 CM

MANUAL TÉCNICO CÓD ESQUELETO HUMANO DE 85 CM MANUAL TÉCNICO CÓD. 6065 ESQUELETO HUMANO DE 85 CM Esta é uma pequena ferramenta de aprendizagem de anatomia do Sistema Esquelético Humano. Com o Modelo Anatômico de Esqueleto de 85 cm, é possível observar

Leia mais

ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR

ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Identificação das Limitações do Organismo Humano Sabendo-se que a Ergonomia tem por objetivo adequar o trabalho às características

Leia mais

Profa. Elen H. Miyabara

Profa. Elen H. Miyabara UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia OSSOS E ARTICULAÇÕES Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br DIVISÃO DO ESQUELETO HUMANO ESQUELETO AXIAL 80 ossos CRÂNIO

Leia mais

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida Punho - Mão Questão de Concurso Treinando... (NOVA ESPERANÇA DO SUL - RS) São ossos carpais: a) Trapezoide, Escafoide, Capitato, Cuboide, Estiloide, Trapézio e Hamato. b) Rádio, Capitato, Trapezoide, Talo,

Leia mais

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO

Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ESQUELÉTICO Composto de ossos e cartilagens. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio)

Leia mais

Rol Descrição do Rol de Procedimentos Médicos Unimed Qtdade

Rol Descrição do Rol de Procedimentos Médicos Unimed Qtdade Rol Descrição do Rol de Procedimentos Médicos Unimed Qtdade 0002 Consulta em consultório (no horário normal ou preestabelecido) 00039 Consulta em pronto socorro 00209 Visita hospitalar (paciente internado)

Leia mais

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular Anatomia Humana 1 Profª Fabíola Claudia Henrique da Costa Parte 01 Osteologia Partedaanatomiaque estuda o esqueleto, o qual é constituído por ossos e cartilagens. 1 Axial Ossos da cabeça, pescoço e tronco

Leia mais

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3 Profª. Tatianeda Silva Campos Ossos da coluna vertebral coluna vertebral = eixo do esqueleto e sustentação do corpo. É formada pela superposição de 33 vértebras:

Leia mais

Sistema Ósseo ou Esquelético. Aline Carrilho Menezes

Sistema Ósseo ou Esquelético. Aline Carrilho Menezes Sistema Ósseo ou Esquelético Aline Carrilho Menezes Osteologia É o estudo dos ossos que unidos formam o esqueleto. Funções principais do sistema: Sustentar a totalidade do corpo e dar-lhe forma. Tornar

Leia mais

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores Protocolo de Tomografia para Membros Superiores POSICIONAMENTO DE OMBRO (CINTURA ESCAPULAR) Posicionamento para Ombro POSIÇÃO: posição de supino. RADIOGRAFIA DIGITAL: frente. PLANO: axial, SEM ANGULAÇÃO

Leia mais

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO. 2.Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis.

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO. 2.Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO 1.Quais as funções do esqueleto? 2.Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. 3.Quais são as células ósseas e como cada

Leia mais

OSTEOLOGIA 18/03/2014 OSTEOLOGIA

OSTEOLOGIA 18/03/2014 OSTEOLOGIA OSTEOLOGIA SISTEMA ESQUELÉTICO Na verdade quando se fala em Sistema Esquelético, temos logo em mente só os ossos, o que não está completamente correto, isso porque as articulações é que na verdade mantêm

Leia mais

Sistema Esquelético: Ossos. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça

Sistema Esquelético: Ossos. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Sistema Esquelético: Ossos Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Conceito de Esqueleto Conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias

Leia mais

Anatomia e funcionamento do aparelho locomotor

Anatomia e funcionamento do aparelho locomotor Anatomia e funcionamento do aparelho locomotor APARELHO LOCOMOTOR SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ARTICULAR SISTEMA MUSCULAR PASSIVO UNIÃO ATIVO Funções do esqueleto Sustentação; Proteção; Movimento; Homeostase

Leia mais

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto

Lesões Traumáticas do Punho e Mão. Prof. Reinaldo Hashimoto Lesões Traumáticas do Punho e Mão Prof. Reinaldo Hashimoto Anatomia Óssea Articulação Vascular Nervosa Anatomia Óssea Anatomia Anatomia Articular Rádio carpiana Carpal Anatomia Vasculo Nervosa Fratura

Leia mais

DECRETO Nº 750/2014. O PREFEITO DE BARREIRAS ESTADO DA BAHIA, ANTONIO HENRIQUE DE SOUZA MOREIRA, no uso de suas atribuições, e

DECRETO Nº 750/2014. O PREFEITO DE BARREIRAS ESTADO DA BAHIA, ANTONIO HENRIQUE DE SOUZA MOREIRA, no uso de suas atribuições, e DECRETO Nº 750/2014 Aprova a Alteração na Tabela Complementar dos Procedimentos de Saúde Hospitalares e Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde SUS no âmbito do município de Barreiras, editada pelo Decreto

Leia mais

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior.

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior. Tema E Descrição e caraterização funcional do 1 Cintura escapular 1.1 Esterno-clavicular. 1.2 Acrómio-clavicular. 2 Complexo articular do ombro e o seu funcionamento nos movimentos do braço. 2.1 Ligamento

Leia mais

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico ESQUELETO APENDICULAR Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR Ombro - Escápula Braço - Úmero Antebraço Rádio e Ulna Joelho - Carpos Canela - Metacarpos

Leia mais

S UMÁRIO 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS TRAUMATOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS PREFÁCIOS...

S UMÁRIO 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS TRAUMATOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS PREFÁCIOS... S UMÁRIO PREFÁCIOS... 1-3 1 DIAGNÓSTICO DAS AFECÇÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS CONSIDERAÇÕES GERAIS... 6 1.1 INTRODUÇÃO... 6 1.2 ANAMNESE... 8 1.2.1 DOR... 8 1.2.2 DEFORMIDADE... 10 1.2.3 IMPOTÊNCIA FUNCIONAL...

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

RADIOTERAPIA. Estão corretas as afirmativas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. Resposta correta - D ITEM

RADIOTERAPIA. Estão corretas as afirmativas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. Resposta correta - D ITEM RADIOTERAPIA ITEM Avalie as afirmativas, a seguir: I) Os tomógrafos de 1º geração utilizam apenas 1 detector. II) Os tomógrafos de 2ª geração utilizam uma fileira de 30 ou mais detectores. III) Os tomógrafos

Leia mais

STADO DE MATO GROSSO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REGIÃO DO VALE DO PEIXOTO

STADO DE MATO GROSSO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REGIÃO DO VALE DO PEIXOTO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2018 CHAMADA PÚBLICA N. º 001/2017 CREDENCIAMENTO SERVIÇOS MÉDICOS COMPLEMENTARES 1. PREÂMBULO 1.1. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto/MT, por intermédio

Leia mais

Osteologia. Prof.: Gustavo Martins Pires

Osteologia. Prof.: Gustavo Martins Pires Osteologia Prof.: Gustavo Martins Pires Osteologia Osteologia A moldura de ossos e cartilagem que protege nossos órgão e permite nossos movimentos é denominada de sistema esquelético. Cada osso do sistema

Leia mais

CURSO DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA

CURSO DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA CURSO DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA SUMÁRIO Curso de imobilização ortopédica... 1 INTRODUÇÃO... 5 OSSOS... 5 ESQUELO AXIAL... 5 ESQUELETO AXIAL DO ADULTO... 6 ESQUELETO APENDICULAR... 6 CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA ESCÁPULA ÚMERO ULNA OSSOS DO CARPO METACARPOS FALANGES RÁDIO ACIDENTES ÓSSEOS - MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA CORPO DA CLAVÍCULA EXTREMIDADE ESTERNAL EXTREMIDADE ACROMIAL

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva

SISTEMA ESQUELÉTICO. Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva SISTEMA ESQUELÉTICO Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva O ESQUELETO HUMANO Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a

Leia mais

ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR. Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências

ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR. Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências INTRODUÇÃO Nosso corpo possui dois sistemas responsáveis pelos movimentos: o sistema esquelético, composto por 206 ossos, que da

Leia mais

Ossos e Articulações dos Membros Superiores

Ossos e Articulações dos Membros Superiores Ossos e Articulações dos Membros Superiores Clavícula Escapula Úmero Radio (L) Ulna (M) Ossos do carpo Ossos do metacarpo Falanges Articulações da clavícula Articulaçao do ombro Articulações do cotovelo

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Sistema Esquelético CAPÍTULO OBJETIVOS

Sistema Esquelético CAPÍTULO OBJETIVOS CAPÍTULO 2 Sistema Esquelético OBJETIVOS Conceituar osso do ponto de vista de sua constituição, discriminando os elementos formadores Conceituar osso desde o ponto de vista biomecânico, sem deixar de se

Leia mais

Osteologia. Movimentos realizados Plano Sagital (Eixo Frontal) Plano Frontal (Eixo Sagital) Plano Transverso (Eixo Longitudinal)

Osteologia. Movimentos realizados Plano Sagital (Eixo Frontal) Plano Frontal (Eixo Sagital) Plano Transverso (Eixo Longitudinal) Posiçao anatómica: Osteologia Indivíduo de pé; Face virada para o observador; Palmas das mãos viradas para cima (supinação). Planos do movimento: Plano Sagital - Divide o corpo verticalmente (Esquerda/Direira);

Leia mais

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Membros Superiores (MMSS) Membros Superiores (MMSS) A escápula está mergulhada na massa muscular do dorso do indivíduo, sem qualquer fixação direta

Leia mais

SISTEMA ÓSSEO OU ESQUELÉTICO

SISTEMA ÓSSEO OU ESQUELÉTICO SISTEMA ÓSSEO OU ESQUELÉTICO TERMINOLOGIA ÓSSEA ESQUELETO AXIAL ESQUELETO APENDICULAR Texto de apoio para a Unidade Curricular de Anatomia e Fisiologia Animais I. (Para uso exclusivo dos alunos) J.M. Martins

Leia mais

ANEXO III RELAÇÃO DAS SITUAÇÕES QUE DÃO DIREITO AO AUXÍLIO-ACIDENTE QUADRO Nº 1

ANEXO III RELAÇÃO DAS SITUAÇÕES QUE DÃO DIREITO AO AUXÍLIO-ACIDENTE QUADRO Nº 1 ANEXO III RELAÇÃO DAS SITUAÇÕES QUE DÃO DIREITO AO AUXÍLIO-ACIDENTE Aparelho visual QUADRO Nº 1 a) acuidade visual, após correção, igual ou inferior a 0,2 no olho acidentado; b) acuidade visual, após correção,

Leia mais

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Cap.10 SISTEMA ESQUELÉTICO CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 A SUSTENTAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DO CORPO - A forma do corpo humano é determinada, em grande parte, por seus ossos e músculos; - Sistema esquelético

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO. Téc.em Imobilização

CONCURSO PÚBLICO. Téc.em Imobilização ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE CHÃ GRANDE CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: Téc.em Imobilização * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno

Leia mais

18/03/2014 ARTICULAÇÃO. Funções: Movimentos Manutenção da Postura Proteção dos Órgãos Crescimento dos Ossos Longos Amortecedor. O que é Articulação???

18/03/2014 ARTICULAÇÃO. Funções: Movimentos Manutenção da Postura Proteção dos Órgãos Crescimento dos Ossos Longos Amortecedor. O que é Articulação??? O que é Articulação??? ARTICULAÇÃO É o conjunto dos elementos que promovem a união de dois ou mais ossos, com a finalidade de permitir maior ou menor possibilidade de movimento, entre os segmentos articulados

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

Antebraço e Mão Osteologia e Miologia

Antebraço e Mão Osteologia e Miologia Antebraço e Mão Osteologia e Miologia Nome: Turma: Antebraço - Osteologia A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa no cotovelo e termina no punho.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Caderno de Prova 50, Tipo 001

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Caderno de Prova 50, Tipo 001 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fevereiro/2013 Nome do Candidato Caderno de Prova 50, Tipo 001 Concurso Público para provimento de cargos de Técnico Operacional

Leia mais

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Esquelético. Prof. Me. Fabio Milioni

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Esquelético. Prof. Me. Fabio Milioni ANATOMIA HUMANA I Sistema Esquelético Prof. Me. Fabio Milioni FUNÇÕES Sustentação Proteção Auxílio ao movimento Armazenamento de minerais Formação de células sanguíneas 1 CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS Longos

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA 2018 PROTOCOLO DE ACESSO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA Elaboração: Dr. Eduardo M. Jacob Dr. Tarcisio Adilson Ribeiro Machado Aprovação: Dr.

Leia mais

RIOT 2019/20. Presidente SBOT-CE: Dr. Atualpa Junior Vice-presidente SBOT-CE: Dr. Leonardo Drumond

RIOT 2019/20. Presidente SBOT-CE: Dr. Atualpa Junior Vice-presidente SBOT-CE: Dr. Leonardo Drumond Coordenador RIOT 2019: Dr. Jonatas Brito CRONOGRAMA RESPONSÁVEL Março Ciência básica Abril 28/mar 19:00-19:30 INTRODUÇÃO RIOT 2017 Dr. Jonatas 19:30-20:30 Biologia óssea e dos tecidos moles 20:45-21:30

Leia mais

LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS

LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS 1. Base do crânio - Visão externa Canal Carótico Canal do Hipoglosso Canal e fossa condilar Canal incisivo Coana Côndilo Occipital Dorso da sela turca Espinha nasal

Leia mais

HUC Clínica Universitária de Imagiologia. Protocolos de Exames de Radiologia Geral. Orientação do Feixe. Região Anatómica. Critério de Qualidade Kv

HUC Clínica Universitária de Imagiologia. Protocolos de Exames de Radiologia Geral. Orientação do Feixe. Região Anatómica. Critério de Qualidade Kv Exposição Automática Exposição Manual Região Anatómica Designação Protecção Orientação do Feixe Critério de Qualidade Obs Kv Exposi. Autom. S (ISO) Foco Colima ção Distância fonte detector Grelha Potter

Leia mais

OSTEOLOGIA PRISCILA GOMES

OSTEOLOGIA  PRISCILA GOMES OSTEOLOGIA www.nomeiodaterra.com biologia.psilva@gmail.com PRISCILA GOMES Introdução a Osteologia A anatomia é a união das classificações, e descrições das estruturas e órgãos do corpo humano, que em contrapartida

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

Plano de Frankfurt. Posição Ortostática

Plano de Frankfurt. Posição Ortostática Plano de Frankfurt Caracteriza-se por uma linha imaginária que passa pelo ponto mais baixo do bordo inferior da órbita direita e pelo ponto mais alto do bordo superior do meato auditivo externo correspondente

Leia mais

Não deixe de preencher as lacunas a seguir.

Não deixe de preencher as lacunas a seguir. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as lacunas a seguir. Nome Nº de Identidade Órgão Expedidor UF Nº de Inscrição Prédio Sala TÉCNICO DE IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA ATENÇÃO Abra este

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana. Sistema esquelético. Profa. Dra. Silvana Boeira Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Anatomia Humana Sistema esquelético Profa. Dra. Silvana Boeira É composto por ossos e (articulações). É constituído por um total de 206 ossos.

Leia mais

Programa Ciclo IV Estratégias de Tratamento

Programa Ciclo IV Estratégias de Tratamento Módulo I 1ª parte: pelve, quadril e sacro-ilíaca. A pelve: O lugar da pelve na arquitetura global do corpo; Terrenos predisponentes à desestruturação da massa pélvica; Esquemas de desestruturação frequentes

Leia mais

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 2018/2019 CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 2018/2019 CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 2018/2019 CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PLACAS BLOQUEADAS PARA OSTEOSSÍNTESE PARAFUSOS CANULADOS EXTREMIDADES HASTES INTRAMEDULARES FIXADORES EXTERNOS ÂNCORAS

Leia mais

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica Antebraço A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa

Leia mais

GENERALIDADES DO SISTEMA ÓSSEO. MSc. Carolline Raidan Anatomia Humana- UFES Aula 3

GENERALIDADES DO SISTEMA ÓSSEO. MSc. Carolline Raidan Anatomia Humana- UFES Aula 3 GENERALIDADES DO SISTEMA ÓSSEO MSc. Carolline Raidan Anatomia Humana- UFES Aula 3 Aula 3- Generalidades do sistema ósseo Conceito Os ossos são estruturas resistentes, de número, coloração e forma variáveis,

Leia mais

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Marinei do Rocio Pacheco dos Santos 1 Considerações Iniciais As radiografias de membros

Leia mais

Estudo do Meio - O esqueleto. O esqueleto inclui apenas os ossos do corpo. O esqueleto inclui os ossos, as cartilagens, os tendões e os ligamentos.

Estudo do Meio - O esqueleto. O esqueleto inclui apenas os ossos do corpo. O esqueleto inclui os ossos, as cartilagens, os tendões e os ligamentos. A1 1. Assinala a opção correta. O esqueleto inclui apenas os ossos do corpo. O esqueleto inclui os ossos, as cartilagens, os tendões e os ligamentos. O esqueleto inclui os ossos, as cartilagens, os tendões

Leia mais

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA 6MOD205 LOCOMOÇÃO E PREENSÃO MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR OMBRO MANGUITO ROTADOR 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA TUBÉRCULO > DO 3 SUBESCAPULAR

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético ANATOMIA E FISIOLOGIA Sistema Esquelético SISTEMA ESQUELÉTICO 09/02/2018 2 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. 09/02/2018 3 SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos são órgãos

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Sistema Esquelético ANATOMIA E FISIOLOGIA Sistema Esquelético 2 SISTEMA ESQUELÉTICO 3 SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. 4 SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos são órgãos esbranquiçados, muito

Leia mais

LEI Nº 4.288, DE 03 DE AGOSTO DE 2016.

LEI Nº 4.288, DE 03 DE AGOSTO DE 2016. LEI Nº 4.288, DE 03 DE AGOSTO DE 2016. Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar o convênio com o Hospital de Caridade Sant`Ana, com a finalidade de prestação de Serviços de Traumatologia e dá outras

Leia mais

S. Esq. Anatomia geral

S. Esq. Anatomia geral S. Esq. Anatomia geral Categorias da divisão dos ossos: No adulto o esqueleto é constituído por 206 ossos Esqueleto axial: Constituído pela cabeça óssea, osso hióide, coluna vertebral e caixa torácica

Leia mais

Fraturas, luxações e contusões

Fraturas, luxações e contusões Fraturas, luxações e contusões 1. Fratura É toda solução de continuidade súbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada quando não houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Criança gosta mesmo é de brincar, correr, pular, andar de bicicleta, jogar. Isso é ótimo, porque faz parte do desenvolvimento infantil, mas também pode causar algumas lesões ou

Leia mais

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP MEMBROS INFERIORES: OSSOS Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP FUNÇÃO DOS MMII LOCOMOÇÃO SUSTENTAÇAO DE PESO OSSOS DO MEMBRO INFERIOR (62) OSSO DO QUADRIL (ILÍACO) (2)

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Músculos da cabeça e do pescoço responsáveis pelos traços do rosto e pela mímica, atuam na movimentação da cabeça e

Leia mais

Membro Superior. Sistema Esquelético. Cintura Escapular. Membro Superior. 1 Segmento ESCÁPULA E CLAVÍCULA 24/02/2016 CLAVÍCULA. CLAVÍCULA Articulações

Membro Superior. Sistema Esquelético. Cintura Escapular. Membro Superior. 1 Segmento ESCÁPULA E CLAVÍCULA 24/02/2016 CLAVÍCULA. CLAVÍCULA Articulações ANATOMIA PALPATÓRIA Marcelo Marques Soares Prof. Didi Jonas Wecker Douglas Lenz 1 Segmento Cintura Escapular E CLAVÍCULA Membro Superior Sistema Esquelético CLAVÍCULA Membro Superior 1 Segmento - Cintura

Leia mais

Posicionamento. Posicionamento. Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado

Posicionamento. Posicionamento. Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado Posicionamento Posicionamento Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado 1 24-03-2009 Posicionamento Regras gerais Área de interesse o mais próximo possível da película Centrado sobre área de

Leia mais

A brincadeira continua.

A brincadeira continua. A brincadeira continua. Produtos especialmente concebidos para crianças. medi. I feel better. medi ortopedia A solução de qualidade para os seus requisitos em termos de suportes e ortóteses especialmente

Leia mais

Centro de Gravidade e Equilíbrio. Prof. Dr. André L. F. Rodacki

Centro de Gravidade e Equilíbrio. Prof. Dr. André L. F. Rodacki Centro de Gravidade e Equilíbrio Prof. Dr. André L. F. Rodacki Centro de Gravidade n O centro de gravidade pode ser definido como o único ponto de um corpo ao redor do qual todas as partículas de sua massa

Leia mais

15/03/2016 OSTEOLOGIA GERAL E ESQUELETO AXIAL TERMINOLOGIA PARTES DE UM OSSO TERMINOLOGIA TERMINOLOGIA O SISTEMA ESQUELÉTICO EPÍFISE

15/03/2016 OSTEOLOGIA GERAL E ESQUELETO AXIAL TERMINOLOGIA PARTES DE UM OSSO TERMINOLOGIA TERMINOLOGIA O SISTEMA ESQUELÉTICO EPÍFISE O SISTEMA ESQUELÉTICO OSTEOLOGIA Estudo dos ossos que formam o esqueleto ou a estrutura do corpo Fornece a base para a estrutura externa e aparência dos vertebrados Possuem vasos sanguíneos, vasos linfáticos

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA 21. O exame radiográfico de uma criança após queda da própria altura mostra fratura supra condileana de úmero, com traço de fratura marcante

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação Acrômio-clavicular

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão Lesões do Ombro e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação

Leia mais

APARELHO LOCOMOTOR. sistema esquelético, sistema muscular, sistema articular

APARELHO LOCOMOTOR. sistema esquelético, sistema muscular, sistema articular Aparelho locomotor APARELHO LOCOMOTOR APARELHO LOCOMOTOR sistema esquelético, sistema muscular, sistema articular APARELHO LOCOMOTOR SISTEMA ESQUELÉTICO Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que

Leia mais

FILOGENIA HUMANA O PADRÃO ANATÔMICO DOS HOMINÍDEOS E SUA EVOLUÇÃO

FILOGENIA HUMANA O PADRÃO ANATÔMICO DOS HOMINÍDEOS E SUA EVOLUÇÃO FILOGENIA HUMANA O PADRÃO ANATÔMICO DOS HOMINÍDEOS E SUA EVOLUÇÃO ANATOMIA COMPARADA # Fundamental para o estudo da evolução humana. # Procura as semelhanças e as diferenças entre dois ou mais grupos orgânicos

Leia mais

2

2 PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE TÉCNICO EM ÓRTESE E PRÓTESE / GESSEIRO INSTRUÇÕES: Você receberá do fiscal: um caderno de questões e um cartão de respostas personalizado. As

Leia mais

Retificação Edital 08/2013. Anexo I

Retificação Edital 08/2013. Anexo I Retificação Edital 08/2013 Anexo I Monitoria Remunerada CURSO: Fisioterapia DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO CARGA HORÁRIA SEMANAL REQUISITOS ESPECÍFICOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Fisioterapia em

Leia mais