Olimpíada Brasileira de Robótica
|
|
|
- Juan Santarém Padilha
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Modalidade: Teórica Nível 2 GABARITO Patrocinio: Apoio: Questão 1 - Universidade se inspira em lagartixa para criar robô que escala paredes. São Paulo - Robô compacto usa pontos de contato que mimetizam sistema de sucção das lagartixas para escalar paredes a 6 centímetros por segundo. Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, anunciaram o desenvolvimento de um robô que usa mecanismos de sucção inspirados em lagartixas para subir paredes. Do tamanho de uma mão feminina, o aparelho conta com duas roldanas separadas por um eixo onde os pesquisadores do Instituto de Robótica da universidade instalaram os circuitos que respondem aos comandos remotos. Além de avançar por paredes, o robô também pode andar normalmente pelo teto graças à presença de uma nova fibra de sucção que, segundo a Technology Review, tenta mimetizar o sistema de fibras microscópicas usada pelas ventosas das lagartixas que fixam o animal na vertical. Cada uma das rodas tem três pontos de contato com a parede, onde o sistema eletrônico de fixação age, o que permite a locomoção do robô com velocidade de até seis centímetros por segundo. Notícia publicada no site: idgnow.uol.com.br Data: 30/04/2007 Considerando o conteúdo da notícia, é falso afirmar que: (a) Existem robôs que são construídos segundo características encontradas na natureza. (b) O robô não sofre ação da gravidade. (c) Em 1 minuto, o robô pode andar até 36m. (d) O robô pode ser comandado remotamente. (e) Alguma das alternativas anteriores é falsa. Resposta: ( b ) Por uma falha de digitação a alternativa (c) também ficou falsa (o valor deveria ser 3,6 ou 3.6m e não 36m). Atribuir 9 pontos para quem colocou a alternativa (c) como resposta e 10 pontos para quem colocou a alternativa (b) ou (b e c) como resposta. A CO/OBR irá deliberar sobre esse problema e decidir se atribuirá 10 pontos também para a alternativa (c). A decisão será colocada no site da OBR. A CO/OBR agradece a Profa. Núbia Cordeiro e os Profs. do Colégio Master de Fortaleza por chamar nossa atenção para esse problema.
2 Questão 2 - Sensores. Um robô utiliza sensores para retirar informações do ambiente que o circunda. Os sensores têm o mesmo papel dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para os seres humanos. Existem diversos tipos de sensores, entre eles estão os sensores de proximidade, que detectam a presença de um objeto nas proximidades. Quais das afirmativas abaixo são falsas: (a) Os sensores de proximidade podem detectar a proximidade de uma parede evitando uma colisão. (b) Os sensores de proximidade podem indicar a presença de uma peça que o robô deve pegar. (c) Os sensores de proximidade podem apontar para o robô a direção onde o caminho está livre de obstáculos. (d) Os sensores de proximidade podem indicar para o robô se a porta à sua frente está aberta ou fechada. (e) Os sensores de proximidade podem deslocar um objeto da direita para esquerda. Resposta: ( e ) Questão 3 - Alguns robôs são equipados com lagartas ao invés de rodas. A lagarta é uma esteira que se acopla às rodas com a finalidade de aumentar a aderência ao solo e a tração, permitindo que o robô se desloque através de terrenos muito difíceis. Imaginando um robô com duas lagartas que precisa fazer uma curva à esquerda, enquanto anda para a frente, como devemos mover as lagartas? (a) Com mesma velocidade. (b) Com sentidos opostos. (c) 1 mais rápido que 2. (d) 2 mais rápido que 1.
3 (e) Ele não pode virar à esquerda. Questão 4 - A palavra andróide serve para designar qualquer ser que tenha a forma de um homem, em contraponto à palavra ginóide que serve para designar seres de forma feminina. Entretanto por seu uso em várias obras de ficção científica, o termo passou a ser usado mais especificamente para descrever robôs com tais aparências. (1) Cientistas japoneses construíram o que dizem ser o andróide mais parecido com humanos já fabricado - uma andróide, aliás, chamada Repliee Q1. Ela conta com uma pele flexível de silicone ao invés do plástico duro usado em outros protótipos e vários sensores e motores permitem que se movimente de uma forma mais parecida com os humanos. Fonte: BBC Brasil em 27/07/2005 (2) Um professor japonês chamado Hiroshi Ishiguro criou um andróide à sua própria imagem... O robô, chamado Geminoid, retransmite as palavras do dono e, um dia, poderá estar em salas de reunião representando pessoas ausentes e interagindo com outros seres humanos, acredita o professor, do Laboratório ATR de Robótica Inteligente e professor da Universidade de Osaka, no Japão. Fonte: BBC Brasil em 26/04/2007 (3) O Governo da Coréia do Sul apresentou... a Ever-1, que tem as dimensões de uma mulher de 20 anos e é capaz de movimentar a cabeça e os membros superiores para expressar emoções como raiva, alegria e tristeza. O rosto, feito com camadas de silicone, conta com 15 sensores para que o robô entenda o rosto do interlocutor e responda com um vocabulário ainda limitado de 400 palavras. A andróide,... será usada pela Coréia do Sul para tarefas simples, como dar informações em museus e ler histórias para crianças. Fonte IDG Now em 10/05/2006 Qual(is) da(s) reportagem(ns) acima usa(m) a definição de andróide de forma equivocada? (a) As reportagens (1) e (2) (b) Apenas a reportagem (3) (c) Apenas a reportagem (2) (d) As reportagens (1) e (3) (e) Nenhuma das reportagens. Todas empregam a palavra andróide.corretamente. Questão 5 - O termo robô teve sua origem em uma peça teatral de nome R.U.R. (Robôs Universais de Rossum) de Karel Capek, criada em Na peça, Capek utiliza a palavra robota, que em tcheco significa escravo, trabalhador compulsório. A intenção do autor era idealizar uma fábrica de trabalhadores, ou seja, uma fábrica que produzisse robotas, tipo andróides, que mais tarde acabavam se rebelando contra o ser humano. Esta idéia de máquinas ou robôs se voltando contra os seus criadores pode ser claramente observada em filmes de ficção científica, como por exemplo: Robocop, Matrix e Exterminador do Futuro. Considerando o texto acima e que você é um cientista e criou um robô, podemos afirmar que:
4 (a) Estou correndo perigo, o robô vai me fazer mal! (b) Com certeza absoluta o robô não pode me fazer mal algum. (c) O robô só vai me fazer mal se eu fizer mal a ele. (d) O robô é programado por mim, portanto só vai poder me causar algum mal caso eu o tenho programado desta maneira. (e) O robô é uma máquina inteligente e capaz de tomar quaisquer decisões, portanto não tenho como afirmar se ele é capaz de me fazer algum mal. Questão 6 - Considere um braço robótico utilizado em linhas de montagem de veículos. Esses braços executam movimentos pré-definidos, precisos e repetitivos, que são programados por um engenheiro para realizarem uma tarefa específica (por exemplo: pintar uma carroceria, apertar parafusos, cortar chapas de metal). Tal pré-programação de todos movimentos, em geral, impede que o robô adapte-se a mudanças no seu ambiente - se ativado, ele provavelmente executará o movimento de pintura mesmo se não houver mais tinta ou sequer um carro para ser pintado. Para qual das tarefas abaixo tal tipo de robô parece ser mais INADEQUADO? (a) Copiar pinturas de grandes artistas (b) Realizar escavações em terra (c) Soldar chips eletrônicos (d) Dirigir um automóvel em uma cidade (e) Simular o movimento de dinossauros Questão 7 - Existem muitas razões para a utilização de robôs na indústria. Podemos citar algumas: - Redução de custo, pois o custo de um robô amortizado ao longo da vida útil é freqüentemente bem menor que o custo total de contratação de um operário; - melhoria da produtividade, principalmente na execução de atividades repetitivas ou monótonas, nas quais os robôs podem trabalhar mais rapidamente que os humanos; - melhoria da qualidade do produto, pois em algumas tarefas os robôs podem ser programados para conseguir precisão muito maior que os humanos; - capacidade de operar em ambientes hostis ou com ambientes perigosos como por exemplo em alta temperatura ou na presença de materiais tóxicos, radioativos, explosivos ou combustíveis. Diante disto, podemos dizer que as empresas devem se organizar e planejar para: (a) Substituir a maioria de seus operários por robôs; (b) Contratar profissionais qualificados capazes de desenvolver projetos, comandar e efetuar manutenção em robôs; (c) Robôs nunca apresentam problemas, mesmo em altas temperaturas; (d) A qualidade de um produto ou serviço na indústria está diretamente associada à utilização de robôs; (e) A aquisição de robôs para execução de tarefas na indústria, apesar de geralmente ser onerosa, são sempre viáveis na indústria, independente da aplicação. Resposta: ( b )
5 Questão 8 - A Robocup é uma parceria internacional entre empresas e universidades que tem como principal missão promover a utilização de Inteligência Artificial e aplicação de robôs. Essa organização deseja que até em 2050 seja possível criar um time de futebol de robôs que possa ganhar de um time de futebol composto por homens. Esse objetivo certamente causa espanto na maioria das pessoas, mesmo em cientistas e engenheiros que atuam na área. O motivo do espanto está relacionado com a enorme dificuldade em construir robôs que possam realizar tarefas como a tarefa de jogar futebol. Qual das características abaixo que fazem parte de um jogo de futebol que NÃO representa dificuldades para a construção de um robô? (a) Cooperação com outros jogadores (b) Agilidade e rapidez para localizar e chutar a bola (c) Processar bilhões de informações a cada segundo (d) Atuar em diferentes posições no campo (e) Medir a força necessária para que em determinadas jogadas não possa danificar (se o jogador oponente for um outro robô) ou machucar (se o jogador oponente for um homem). Resposta: ( c ) Questão 9 - Um robô autônomo é o mesmo que: (a) Um robô autodestrutivo. (b) Um robô com características humanas. (c) Um robô que decide sozinho a melhor ação a ser tomada sem a interferência humana. (d) Um robô controlado por controle remoto. (e) Um robô criado por outro robô. Resposta: ( c ) Questão 10 - Pode ser encontrado em lojas especializadas um aspirador de pó robô que limpa o chão por conta própria. Com relação a robôs que sejam projetados para esta função, marque a alternativa INCORRETA: (a) Esta máquina não deve ter fios de alimentação para evitar se enroscar em pernas de mesas e cadeiras e assim, deve utilizar baterias recarregáveis; (b) O equipamento deve perceber que está com pouca energia e se deslocar para um carregador; (c) Deve existir algum sensor que permita que o aparelho evite obstáculos e que não caia de escadas; (d) Este robô deve ser bípede, ou seja, ter duas pernas, como o ser humano, para poder se locomover para todas as direções; (e) Este aspirador deve ser capaz de avisar aos donos quando a caixa que guarda a poeira está cheia, para isto, pode ser utilizado um sinal sonoro e/ou de luz.
Olimpíada Brasileira de Robótica 2007
Olimpíada Brasileira de Robótica 2007 Modalidade: Teórica Nível 2 Para alunos dos dois últimos anos (duas últimas séries) do ensino fundamental Duração: 2 horas Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / RG:
Protótipo de um robô rastreador de objetos. Orientando: Emerson de Oliveira Orientador : Miguel Wisintainer
Protótipo de um robô rastreador de objetos Orientando: Emerson de Oliveira Orientador : Miguel Wisintainer Estrutura da apresentação Introdução Processamento e análise de imagens Redes neurais e reconhecimento
Robótica Móvel. João Alberto Fabro André Schneider de Oliveira PPGCA/UTFPR
Robótica Móvel João Alberto Fabro ([email protected]) André Schneider de Oliveira ([email protected]) PPGCA/UTFPR Parte 1 Introdução e Histórico O que é Robótica? Conceitos Básicos Robótica Móvel
Olimpíada Brasileira de Robótica 2009
Olimpíada Brasileira de Robótica 2009 Modalidade: Teórica Nível 2 (4º e 5º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Apoio: Patrocinio: Realização:
Quando utilizamos os robôs?
Quando utilizamos os robôs? Os primeiros robôs industriais começaram a ser comercializados e utilizados com o objetivo de se substituir o ser humano em tarefas em que ele, o ser humano, não poderia realizar,
Olimpíada Brasileira de Robótica
Modalidade: Teórica Nível 1 GABARITO Patrocinio: Apoio: 1 - Questão Robôs são popularmente associados a máquinas com formas humanóides (ditos antropomórficos), como no filme Exterminador do Futuro. No
13/08/15. Informática Alguns Conceitos. Informática Alguns Conceitos. Definição de Informática. Computadores
AULA 2 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (NOÇÕES DE COMPUTADORES E CONCEITOS DA ROBÓTICA) Prof. Fabricia A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES Informática Alguns Conceitos Informática Alguns Conceitos Definição de informática;
(Fonte: Modificado de https://openclipart.org/detail/191072/blue-robot ) Qual das alternativas apresenta a imagem do nome que MAX-362 vê no espelho?
1. O nome do robô abaixo é MAX-362. Ele adora se olhar no espelho e sempre se espanta com a imagem que vê! Isso porque seu nome aparece no espelho de um jeito diferente. (Fonte: Modificado de https://openclipart.org/detail/191072/blue-robot
2/5. a. ( ) 6,90 bots b. ( ) 11 bots c. ( ) 10,08 bots d. ( ) 9,45 bots e. ( ) 7 bots
1. O robô Lucas caiu e se quebrou. O engenheiro Henrique informou que seria necessária a substituição de três parafusos e a troca de óleo. Sabendo que o óleo custa 3,45 bots e cada parafuso 2,21 bots quanto
Olimpíada Brasileira de Robótica /8
1/8 1. O nome do robô abaixo é MAX-362. Ele adora se olhar no espelho e sempre se espanta com a imagem que vê! Isso porque seu nome aparece no espelho de um jeito diferente. (Fonte: Modificado de https://openclipart.org/detail/191072/blue-robot
MANUFATURA CELULAR E SISTEMAS FLEXÍVEIS
MANUFATURA CELULAR E SISTEMAS FLEXÍVEIS Aula 08 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADOS Outubro de 2016 SISTEMAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADOS O que é um sistema automatizado? É uma coleção de dispositivos que
MECATRÔNICA MANIPULADORES ROBÓTICOS
MANIPULADORES ROBÓTICOS O grande escritor americano de ficção científica Isaac Asimov estabeleceu quatro leis muito simples para a robótica: A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação.
2010 Modalidade: Teórica Nível 4 (8º e 9º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Gabarito Matr:...
2010 Modalidade: Teórica Nível 4 (8º e 9º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Gabarito Matr:... 00000000 Escola:... Nome da escola Cidade:... Minha cidade Estado:... Meu estado
GABARITO NÍVEL 1 INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES. Caro (a) Professor (a):
REALIZAÇÃO E APOIO Ensino fundamental: 1ª e 2ª série ou 2º ou 3º ano do novo regime NÍVEL 1 GABARITO INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES Caro (a) Professor (a): Todas as questões devem receber uma nota entre 0
IDENTIFICAÇÃO INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES
REALIZAÇÃO E APOIO Ensino fundamental: 1ª e 2ª série ou 2º ou 3º ano do novo regime NÍVEL 1 IDENTIFICAÇÃO NOME: ESCOLA: SÉRIE/ANO: NOTA DA PROVA (0 A 100 PONTOS) CIDADE: ESTADO: INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES
Olimpíada Brasileira de Robótica 2010
2010 Modalidade: Teórica Nível 3 (6º e 7º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização: Patrocinio: Apoio: Caro(a) Professor(a): Aviso
DEFINIÇÃO DE ROBÔ A palavra robô deriva-se da palavra eslava robota
DEFINIÇÃO DE ROBÔ A palavra robô deriva-se da palavra eslava robota, que significa trabalhador forçado. Foi usada pela primeira vez em 1921 pelo dramaturgo Karel Capek. Robotic Industries Association -
Simulação de Futebol de Robôs
Departamento de Engenharia Elétrica Simulação de Futebol de Robôs Aluna: Bianca Burgos Maron Orientadora: Marley Vellasco Introdução A inteligência computacional e suas aplicações em robôs inteligentes
Inteligência Artificial Agentes Inteligentes
Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação [email protected] Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre
Cada questão deve receber uma nota entre 0 (menor nota) e 10 (maior nota). Questões podem ter mais de uma resposta A prova do seu aluno deve receber
Cada questão deve receber uma nota entre 0 (menor nota) e 10 (maior nota). Questões podem ter mais de uma resposta A prova do seu aluno deve receber uma pontuação entre 0 e 100. Não se esqueça de lançar
Computação Embarcada Projeto e Implementação de Veículos Autônomos Inteligentes
XXV CONGRESSO DA SBC JAI 2005 Computação Embarcada Projeto e Implementação de Veículos Autônomos Inteligentes - GPVA http://www.eletrica.unisinos.br/~autonom Dr. Christian R. Kelber Dr. Cláudio R. Jung
INTRODUÇÃO À ROBÓTICA CNI CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO À ROBÓTICA CNI CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ROBÓTICA Ramo da tecnologia que estuda o design, construção e uso de máquinas (robôs) para executar tarefas tradicionalmente feitas por seres humanos
Agentes Inteligentes Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição Russel e Norvig definem Agentes Inteligentes como algo capaz de perceber o ambiente por meio de sensores e agir sobre eles por meio de atuadores.
Arm Robot Car. Instruções de Montagem. é uma marca registrada da Artec Co., Ltd. em vários países, incluindo Japão, Coréia do Sul, Canadá e EUA
Instruções de Montagem é uma marca registrada da Artec Co., Ltd. em vários países, incluindo Japão, Coréia do Sul, Canadá e EUA Componentes Unidade Studuino Servomotor 1 3 Caixa de Bateria Motor DC Acelerômetro
2010 Modalidade: Teórica Nível 4 (8º e 9º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:...
2010 Modalidade: Teórica Nível 4 (8º e 9º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização: Patrocinio: Apoio: Caro(a) Professor(a): Aviso
TDP do time RECIFE SOCCER Futebol SPL
1 TDP do time RECIFE SOCCER Futebol SPL Gabriel Alves da Silva 1, Paulo Martins Monteiro 2, Pedro Ferreira da Silva Junior 3, Simone Gomes Zelaquett 4, Tasso Luís Oliveira de Moraes 5. Resumo Este artigo
Carla Koike Depto. Ciências da Computação UnB
Robótica Modular Reconfigurável Carla Koike Depto. Ciências da Computação UnB Definição Robôs compostos de um grande número de módulos repetidos que podem organizar suas conexões e formar uma grande variedade
Olimpíada Brasileira de Robótica 2008
2008 Modalidade: Teórica Nível 3 (7º, 8º e 9º anos) Tempo de Duração: 2 horas ome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Uma das 5 Olimpíadas Científicas com apoio financeiro do: Patrocinio:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ELE228 Robótica A.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ELE228 Robótica A 1 Introdução Introdução Prof. Walter Fetter Lages 20 de março
Olimpíada Brasileira de Robótica 2012
Olimpíada Brasileira de Robótica 2012 MODALIDADE: TEÓRICA NÍVEL 1 (1º a 3º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL) DURAÇÃO: 2 HORAS NOME DO ALUNO:...GABARITO...MATR:... ESCOLA:... CIDADE:... ESTADO:... Realização: Caro
Trabalho Prático 0. Universidade Federal de Minas Gerais. Engenharia de Controle e Automação. Introdução a Robótica
Universidade Federal de Minas Gerais Engenharia de Controle e Automação Introdução a Robótica Trabalho Prático 0 Felipe N. Vianna Lucas Emídio Luam Totti Belo Horizonte 2008 Objetivo: Desenvolver um dispositivo
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO ANDRÉ LUIZ DA FONSECA PAES GABRIEL SILVA SCHAFASCHECK VITOR SANTOS ARAUJO IRON ARM
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO ANDRÉ LUIZ DA FONSECA PAES GABRIEL SILVA SCHAFASCHECK VITOR SANTOS ARAUJO IRON ARM ÁREA DE CONHECIMENTO: ELETROTÉCNICA ORIENTADOR: FLÁVIO LOPES SÃO MATEUS 03/08 1 INTRODUÇÃO
CLUBE DE ROBÓTICA E ELETRÔNICA - ESPAÇOS MAKERS
CLUBE DE ROBÓTICA E ELETRÔNICA - ESPAÇOS MAKERS Espaço Maker na escola RESUMO Este artigo pretende relatar os trabalhos, experiências e aprendizagens que os bolsistas do CNPq MNR, do 5º ano do ensino fundamental
Olimpíada Brasileira de Robótica 2009
2009 Modalidade: Teórica Nível 1 (1º a 3º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Apoio: Patrocinio: Realização: Apoio: Caro(a) Professor(a):
ROBÓTICA INDUSTRIAL MECATRÔNICA
A diversidade de tipos de robôs que existem impedem que haja uma definição de robô que seja universalmente aceita. No entanto há um conjunto comum de componentes que essa diversidade de robôs partilha,
hardware software software computador microcontrolador hardware sensores sistema de controle de malha fechada.
Sistema de Controle O sistema de controle de qualquer robô é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado.
Inteligência Artificial. Agentes computacionais. Aula IV Cap.2 Russell e Norvig (continuação)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Agentes computacionais Aula IV Cap.2 Russell e Norvig (continuação) Roteiro: Russell e Norvig,
Automação da Produção
Robótica Industrial Automação Automação da Produção É uma tecnologia que faz uso de sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos e de computação (emprego de robôs) para efetuar o controle de processos produtivos.
Smalluino O Teu Primeiro Robô
Muitos de vocês perguntam se: "Como devo de começar na robótica? Que irei eu comprar para começar a fazer uma coisa simples, sem gastar muito dinheiro? Será que o que vou comprar será fácil o suficiente
DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS MÓVEIS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM TIME DE FUTEBOL DE ROBÔS DO IFSULDEMINAS RESUMO
6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS MÓVEIS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM TIME DE FUTEBOL DE
Equipamentos de Jateamento Portátil GPV30 Paredes Vertical
INFORMES TECNICOS Equipamentos de Jateamento Portátil GPV30 Paredes Vertical O sistema de jateamento portátil vertical, por turbinas centrífuga modelo GPV30, além de ser um processo econômico, rápido e
Abrindo caminhos com produtos de limpeza simples, confiáveis e poderosos
Abrindo caminhos com produtos de limpeza simples, confiáveis e poderosos Catálogo de Produtos 2017 EMPRESA DO GRUPO NILFISK Mantenha seu negócio em alta com execução contínua O círculo da qualidade Viper
INTRODUÇÃO A ROBÓTICA. Prof. MSc. Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira
INTRODUÇÃO A ROBÓTICA Prof. MSc. Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira Um Efetuador é um dispositivo do robô que exerce um efeito sobre o ambiente. Variam desde pernas e rodas até braços e dedos. O controlador
KM 100/ 100 R. Varredeira moderna e confortavel para uso profissional tanto interno quanto externo para áreas a partir de até m2.
Varredeira moderna e confortavel para uso profissional tanto interno quanto externo para áreas a partir de 6.000 até 8.000 m2. 1 2 3 4 1 Proteção contra impactos Protege a varredeira e os obstacúlos dentro
ROBÓTICA PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS
ROBÓTICA PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS Tipos de programação de robôs Programação a nível das juntas no qual as ações básicas são posições (e possivelmente movimentos) Programação a nível do robô no qual as ações
A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Alem disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica,
Fundamentos da tecnologia de robôs A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Alem disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica, inteligência artificial,
Concursos Micro-Rato. Ciber-Rato
Concursos Micro-Rato e Ciber-Rato Luis Almeida, José Luis Azevedo, Bernardo Cunha, Pedro Fonseca, Nuno Lau, Artur Pereira, Andreia Melo Universidade de Aveiro Próxima edição: 11 de Maio de 2005 Motivação
Robótica. Executores. Prof. Oswaldo Flório Filho Profª. Alice Flora Madeira Ribeiro Flório Prof. Wagner Toscano
Executores Conteúdo 1 Executores... 3 1.1 Espaço de trabalho... 6 1.2 Graus de Liberdade... 6 2 Tipos básicos de manipuladores... 8 2.1 Braço Mecânico Articulado... 8 2.2 Classificação dos robôs manipuladores
IA Robótica Móvel I - Introdução
IA I - Introdução Professor Paulo Gurgel Pinheiro MC906A - Inteligência Articial Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 18 de Novembro de 2010 1 / 38 http://www.ic.unicamp.br/
Placa Eletrônica para Robôs Móveis
Projeto de iniciação científica Placa Eletrônica para Robôs Móveis Orientador: Flavio Tonidandel Departamento: Engenharia Elétrica Candidato: Luiz Roberto Alves Pereira N FEI: 11.206.231-0 Início: Fevereiro
GABARITO. Instruções aos Professores. As que devem receber uma nota entre 0 (menor nota) e 5 (maior nota);
Nível 1 2º e 3º anos do Ensino Fundamental GABARITO Caro(a) Professor(a): Instruções aos Professores Esta prova contém cinco tipos de questões: As que devem receber uma nota entre 0 (menor nota) e 15 (maior
Robôs Móveis Inteligentes para Área de Educação Tecnológica
Robôs Móveis Inteligentes para Área de Educação Tecnológica São Carlos, São Paulo Maio de 2008 Índice Índice...2 1. Introdução...3 2. Breve história da robótica...4 3. Como projetar um robô...6 4. Exemplos
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011 Modalidade: Teórica Nível 2 (4º e 5º ano do ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:...Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização: Apoio: Caro(a)
Efetuar a substituição, na seguinte ordem:
Como substituir os amortecedores da suspensão dianteira em Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Substitua os dois amortecedores na reparação do seu automóvel ao mesmo tempo. 2 Aperte a alavanca
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011 Modalidade: Teórica Nível 1 (1º a 3º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:.Gabarito...Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização: Caro
Agentes Inteligentes. Módulo 02 27/02/2013. Inteligência Artificial. Profª Hemilis Joyse
Agentes Inteligentes Módulo 02 1 Agente É tudo que pode ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores. 2 Agente Tabela parcial
Robô Móvel Colaborativo
Lançamento Modernize seu processo produtivo Robô Móvel Colaborativo O Robô Móvel Colaborativo da Omron é um Veículo Autônomo Inteligente (AIV) projetado para aumentar a produtividade em processos industriais
EDUCAÇÃO FÍSICA 2018
INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Prova 28 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM BRAÇO ROBÓTICO VESTÍVEL UTILIZANDO LEGO MINDSTORMS RESUMO
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM BRAÇO ROBÓTICO VESTÍVEL UTILIZANDO LEGO MINDSTORMS Luiz F. A. RODRIGUES 1 ; Rodolfo F. BECKER 2 ; Heber R. MOREIRA 3 RESUMO Atualmente, a ciência está cada vez mais extinguindo
MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE BARBEAR HR 5625 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia atentamente o manual de instruções do aparelho antes de colocá-lo em
MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE BARBEAR HR 5625 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia atentamente o manual de instruções do aparelho antes de colocá-lo em funcionamento. Mantenha o manual guardado em local seguro
Robótica Industrial: Fundamentos, Tecnologias, Programação e Simulação
Robótica Industrial: Fundamentos, Tecnologias, Programação e Simulação Winderson Eugenio dos Santos José Hamilton Chaves Gorgulho Jr Editora Erica Saraiva Robôs Industriais Capítulo 1 Karel Capek (1921)
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ROBOS MÓVEIS AUTÔNOMOS PARA COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA
6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ROBOS MÓVEIS AUTÔNOMOS PARA COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA
Olimpíada Brasileira de Robótica 2009
2009 Modalidade: Teórica Nível 3 (6º e 7º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Apoio: Patrocinio: Realização: Apoio: 1 Questão Olimpíada
Sensores que fazem uso de ultrassons encontram uma grande gama de
ESTADO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA TIAGO DOS SANTOS FERREIRA Automação Náutica
PORTA RÁPIDA ECO MANUAL DO UTILIZADOR/INSTALADOR
PORTA RÁPIDA ECO MANUAL DO UTILIZADOR/INSTALADOR v3.1 REV. 06/2018 00. CONTEÚDO 01. AVISOS DE SEGURANÇA índice ÍNDICE 01. AVISOS DE SEGURANÇA NORMAS A SEGUIR 02. A EMBALAGEM DENTRO DA EMBALAGEM 03. O AUTOMATISMO
Olimpíada Brasileira de Robótica 2010
2010 Modalidade: Teórica Nível 2 (4º e 5º anos ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:... Gabarito Matr:... 00000000 Escola:... Nome da escola Cidade:... Minha cidade Estado:... Meu estado
MANUAL DO PROPRIETÁRIO
MANUAL DO PROPRIETÁRIO v.03 O uso deste veículo poderá comprometer a integridade física do condutor e de terceiros, sem culpa do fabricante. Assim como outros veículo, é possível perder controle, mesmo
Manual de Usuário PB3000
Manual de Usuário PB3000 Conteúdo Capítulo 1 Visão geral... 1 1.1 Aparência e Dimensões... 1 1.2 Componentes dentro do gabinete... 2 1.3 Princípios de Trabalho... 3 6M (Braço principal de 3,2 m + braço
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011
Olimpíada Brasileira de Robótica 2011 Modalidade: Teórica Nível 3 (6º e 7º ano do ensino fundamental) Duração: 2 horas Nome do Aluno:.Gabarito...Matr:... Escola:... Cidade:... Estado:... Realização: Caro
Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes
Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado. O software
Efetuar a substituição, na seguinte ordem:
Como substituir o rolamento do cubo dianteiro em BMW X3 E83 Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Aperte a alavanca do travão de estacionamento. 3 2 Coloque blocos de cunha sob as rodas traseiras.
Gerações de Robôs 1ª Geração
ROBÓTICA 1 Gerações de Robôs 1ª Geração tarefas repetitivas e simples, sendo que alguns robôs realizavam as suas tarefas mediante um programa de computador de escassa complexidade sendo utilizados principalmente
Introdução. Walter Fetter Lages
Introdução Walter Fetter Lages [email protected] Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia ENG10026 Robótica A Copyright (c)
CORREÇÃO QUESTÃO 1 (10 PONTOS) 1/7
Olimpíada Brasileira de Robótica 2016 1. As equipes que participam da OBR modalidade prática, geralmente levam seus robôs em caixas. A equipe Sucateiros, ano passado, estava com dificuldades em decidir
Drones, visão computacional e inteligência artificial
Drones, visão computacional e inteligência artificial Tecnologias a serviço da gestão pública e privada Dr. Eng. Charles R. Stempniak Quem não mede, não gerencia! William Edwards Demming Um dos maiores
Microcontroladores e Robótica
Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Projetos Prof. Sergio F. Ribeiro Projetos É preciso estabelecer três equipes. Cada equipe ficará com o desenvolvimento de um projeto. Os projetos são distintos.
ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo
ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:
OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 1/2014 Prefeitura Municipal de Bom Despacho OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1)- Marque a opção CORRETA que constitui infração gravíssima. A) Dirigir sem atenção ou sem os
DEFINIÇÃO DE ROBÔ INDUSTRIAL
DEFINIÇÃO DE ROBÔ INDUSTRIAL O termo robô deriva da palavra eslava robota, que significa trabalho forçado. Em 1921, o dramaturgo Karel Capek usou-a pela primeira vez, numa peça teatral, para referir-se
Instruções aos Professores
Nível 1 2º e 3º anos do Ensino Fundamental IDENTIFICAÇÃO NOME: ESCOLA: SÉRIE/ANO: CIDADE: ESTADO: NOTA DA PROVA (0 A 100 PONTOS) Instruções aos Professores Caro(a) Professor(a): Esta prova contém 6 páginas;
