Engenharia Software I Aula 02
|
|
|
- Luiz Gustavo Estrada Gil
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Engenharia Software I Aula 02 UNIDADE 1 Engenharia Requisitos Professor Fábio Codo
2 Definição Profº Fábio Codo Contatos: Telefone: (011) Perfil Profissional: Perfil Pessoal : Site:
3 O que é um requisito? Requisito (Definição - IEEE): Uma condição ou uma funcionalidade necessária a um usuário para resolver um problema. Uma condição ou funcionalidade que deve ser atingida ou influenciada por um componente de sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação, ou outro documento formalmente definido.
4 Definição de Engenharia de Requisitos A engenharia de requisitos fornece o meio adequado para entender o que o cliente deseja, analisando as necessidades, avaliando a exeqüibilidade, negociando uma condição razoável, especificando a solução de modo não ambíguo, validando a especificação e gerindo os requisitos à medida que eles são transformados em um sistema operacional. Eu sei que você pensa que entende o que eu disse, mas o que você não entende é que, o que eu disse, não é o que eu queria dizer.
5 SOMMERVILLE A Engenharia de Requisitos de Software é o ramo da Engenharia de Software que envolve as atividades relacionadas com a definição dos requisitos de software de um sistema, desenvolvidas ao longo do ciclo de vida de software (KOTONYA; SOMMERVILLE, 1998).
6 Análise de Requisitos Tem o objetivo de identificar e analisar os requisitos do software ser desenvolvido O resultado desta atividade é uma lista de requisitos especificados de acordo com os padrões do método de desenvolvimento adotado (documento de requisitos, diagramas, backlog, etc) Responde às seguintes questões: O que? Quais? Quem? Quando?
7 Stakeholders S takeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. A palavra vem de: Stake: interesse, participação, risco Holder: aquele que possui Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente. Entretanto, na prática podem existir muitos outros: A comunidade Outras áreas da empresa Concorrentes Fornecedores Investidores e acionistas Governo As famílias da equipe de projeto
8 Passos na Identificação de requsito Concepção define o escopo e a natureza do problema a ser resolvido Levantamento: ajuda o cliente a definir o que é necessário Elaboração: refina e modifica os requisitos básicos; Negociação: Verifica a prioridade, aspectos essenciais, entre outros Especificação: documenta o problema; Gestão: permite revisões e validações
9 Praticando a Engenharia de Requisitos Concepção > Reunião Primeiro Contato Ata Levantamento > Entrevista com os atores - Ata Elaboração> Escrita e detalhamento da necessidade- EA e Documento Negociação > Validação do entendimento e aprovação Ata e documento de aceite Especificação > Especificação final e documento aprovado Gestão > Avaliação em todos os passos
10 Processo engenharia de requisitos
11 Levantando requisitos Entendimento do domínio da aplicação: entendimento geral da área na qual o sistema será aplicado; Entendimento do problema: entendimento dos detalhes do problema específico a ser resolvido com o auxílio do sistema a ser desenvolvido; Entendimento do negócio: entender como o sistema irá afetar a organização e como contribuirá para que os objetivos do negócio e os objetivos gerais da organização sejam atingidos; Entendimento das necessidades e das restrições dos interessados: entender as demandas de apoio para a realização do trabalho de cada um dos interessados no sistema, entender os processos de trabalho a serem apoiados pelo sistema e o papel de eventuais sistemas existentes na execução e condução dos processos de trabalho. Consideram-se interessados no sistema, todas as pessoas que são afetadas pelo sistema de alguma maneira, dentre elas clientes, usuários finais e gerentes de departamentos onde o sistema será instalado.
12 Técnicas para Análise de Requisitos Entrevistas Questionários Observação Análise de documentos Cenários
13 Stackholders Pessoas envolvidas no projeto que participam ou influenciam as decisões: Exemplo: Gerente comercial Diretor de Ti Operadora do Sistema
14 Tipos de requisitos Requisitos Funcionais: são declarações de serviços que o sistema deve prover,descrevendo o que o sistema deve fazer (SOMMERVILLE, 2007).Um requisito funcional descreve uma interação entre o sistema e o seu ambiente (PFLEEGER, 2004), podendo descrever, ainda, como o sistema deve reagir a entradas específicas, como o sistema deve se comportar em situações específicas e o que o sistema não deve fazer (SOMMERVILLE, 2007). Requisitos Não Funcionais: descrevem restrições sobre os serviços ou funções oferecidos pelo sistema SOMMERVILLE, 2007), as quais limitam as opções para criar uma solução para o problema (PFLEEGER, 2004).Neste sentido, os requisitos não funcionais são muito importantes para a fase de projeto (design), servindo como base para a tomada de decisões nessa fase.
15 Classificação Requisitos organizacionais: são derivados de metas, políticas e procedimentos das organizações do cliente e do desenvolvedor. Incluemrequisitos de processo (padrões de processo e modelos de documentos que devem ser usados), requisitos de implementação (tal como a linguagem deprogramação a ser adotada), restrições de entrega (tempo para chegar ao mercado - time to market, restrições de cronograma etc.), restrições orçamentárias (custo, custo-benefício) etc. Requisitos externos: referem-se a todos os requisitos derivados de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento. Podem incluir requisitos de interoperabilidade com sistemas de outras organizações, requisitos legais (tais como requisitos de privacidade) e requisitos éticos. Requisitos de produto: especificam o comportamento do produto (sistema). Referem-se a atributos de qualidade que o sistema deve apresentar, tais como confiabilidade, usabilidade, eficiência, portabilidade, manutenibilidade e segurança.
16 Requisitos de Usuário: Requisitos de Sistema: Niveis de Requisitos são declarações em linguagem natural acompanhadas de diagramas intuitivos de quais serviços são esperados do sistema e das restrições sob as quais ele deve operar. Devem estar em um nível de abstração mais alto, de modo que sejam compreensíveis pelos usuários do sistema que não possuem conhecimento técnico. definem detalhadamente as funções, serviços e restrições do sistema. São versões expandidas dos requisitos de usuário usados pelos desenvolvedores para projetar, implementar e testar o sistema. Como requisitos de sistema são mais detalhados, as especificações em linguagem natural são insuficientes e para especificá-los, notações mais especializadas devem ser utilizadas.
17 Validando os Requisitos Completo: o requisito deve descrever completamente a funcionalidade a ser entregue (no caso de requisito funcional), a regra de negócio a ser tratada (no caso de regras de negócio) ou a restrição a ser considerada (no caso de requisito não funcional). Correto: cada requisito deve descrever exatamente a funcionalidade, regra ourestrição a ser construída. Consistente: o requisito não deve ser ambíguo ou conflitar com outro requisito. Realista: deve ser possível implementar o requisito com a capacidade e com as limitações do sistema e do ambiente de desenvolvimento. Necessário: o requisito deve descrever algo que o cliente realmente precisa ou que é requerido por algum fator externo ou padrão da organização. Passível de ser priorizado: os requisitos devem ter ordem de prioridade para facilitar o gerenciamento durante o desenvolvimento do sistema. Verificável e passível de confirmação: deve ser possível desenvolver testes para verificar se o requisito foi realmente implementado. Rastreável: deve ser possível identificar quais requisitos foram tratados em um determinado artefato, bem como identificar que produtos foram originados a partir de um requisito.
18 Simulando um Caso Visando aprimorar seus serviços, o gerente geral da Cervejaria BeboSim solicitou à necessário controlar o nome da equipe e a região que atende (por ex. norte do ES, empresa Avalon sul de Minas Gerais, Grande Vitória, etc). Software do Futuro que desenvolvesse um sistema de controle de produção e venda 6. Uma equipe atende somente a uma região por vez. Uma região pode ter mais de de seus produtos. Os requisitos descritos abaixo devem ser atendidos pelo sistema. uma equipe de vendas ao mesmo tempo. Uma equipe não muda de região. 1. A cervejaria produz diversos produtos líquidos, tais como: cerveja branca, cerveja 7. Cada equipe é composta por vendedores e por um gerente. Tanto do gerente escura, guaraná normal, guaraná light, água mineral com gás, água mineral sem quanto do vendedor, (ambos funcionários da cervejaria) é necessário armazenar o gás, etc, que devem estar cadastrados no sistema. De cada produto, devem ser nome, data de admissão, número da carteira de trabalho, do CPF, o endereço armazenados: nome, quantidade em estoque, preço normal de venda residencial, os telefone e de contato. atual (único em todo o país), o percentual de comissão sobre a venda e fórmula de 8. É necessário armazenar o histórico da gerência de cada equipe, armazenando produção. data de início e fim da gerência de cada pessoa. 2. A cervejaria possui diversas unidades de produção (fábricas). De cada uma delas é 9. Um funcionário pode mudar de equipe e é necessário armazenar a data de início e necessário armazenar seu nome, endereço, CNPJ, área construída e telefone de fim de cada funcionário em cada equipe. contato. 10. A cervejaria possui diversos clientes cadastrados. Somente as pessoas jurídicas 3. Cada produto pode ser produzido em mais de uma unidade de produção. Uma podem ser clientes. Dos clientes deve-se armazenar a razão social, o CNPJ, o unidade de produção pode produzir mais de um produto, mas não necessariamente endereço, o telefone e a pessoa de contato. todos. Por exemplo, na unidade da Bahia, são produzidas apenas cerveja branca e 11. O vendedor emite pedidos de venda, que devem ser registrados no sistema. Para cerveja escura. No Espírito Santo são produzidas, por exemplo, cerveja branca, cada pedido de venda é necessário armazenar o vendedor que emitiu o pedido, o água mineral com gás e sem gás e guaraná normal. cliente do pedido, o número do pedido e sua data de emissão. 4. Os produtos são engarrafados em embalagens dos mais variados tipos: garrafas 12. O pedido pode discriminar vários produtos. De cada um deles é necessário de plástico de tamanhos armazenar a quantidade vendida. variados, garrafas de vidro, latinhas de alumínio de tamanhos variados, etc. Um 13. A Cervejaria BeboSim faz constantes campanhas publicitárias, que devem ser produto pode ser armazenado em mais de uma embalagem e uma embalagem pode controladas pelo sistema De cada campanha publicitária é importante armazenar o ser usada por mais de um produto. De cada embalagem, é necessário armazenar o nome da campanha, as datas de início e fim, os produtos que farão parte da nome, uma descrição do tipo de material de que é feita (plástico, alumínio, etc.), o campanha, os preços promocionais de cada produto em cada campanha, o nome do custo de cada embalagem, o volume que ela pode conter e a unidade do volume (ex. garoto/garota propaganda da campanha (ex. Guga, Ronaldinho, Pelé, Romário, Luiza uma latinha de alumínio de 350 ml, uma garrafa de plástico de 1,5 litros, etc.). 5. A Brunet cervejaria possui várias equipes de vendas espalhadas pelo país. De cada equipe é
19 SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 6. Ed. São Paulo: Pearson SCHACH, S. Engenharia de software: Os paradigmas clássico e orientado a objetos. São Paulo: McGraw Hill, PRESSMANN, ROGER S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 2010
20 Bibliografia SOMMERVILLE, I Engenharia de Software, 6 Ed. Editora Pearson : São Paulo 2010 PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, 6 Ed. Editora CGrawHill: Porto Alegre, SCHACH, S. Engenharia de software: Os paradigmas clássico e orientado a objetos. São Paulo: McGraw Hill, PRESSMANN, ROGER S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 2010 Professora Juliana Jenny - acessado em Julho/2013
21
Exercício. Desenvolva a especificação de requisitos e a especificação de análise orientada a objetos para o contexto descrito a seguir.
Exercício Desenvolva a especificação de requisitos e a especificação de análise orientada a objetos para o contexto descrito a seguir. Sistema de Controle da Produção e Venda da Cervejaria BeboSim (origem:
Requisitos de Software
Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições
Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos. Prof. Bruno Moreno
Engenharia de Software Aula 2.1 Introdução à Engenharia de Requisitos Prof. Bruno Moreno [email protected] Engenharia de Requisitos É, talvez, o maior problema da indústria de SW; Está relacionada
Análise de sistemas. Engenharia de Requisitos
Análise de sistemas Engenharia de Requisitos Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar serviços requeridos para um sistema e suas restrições operacionais. 2 O que é
Engenharia de Software.
Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software
3. Engenharia dos requisitos de software
Renato Cardoso Mesquita Departamento de Eng. Elétrica da UFMG [email protected] Engenharia de Software 3. Engenharia dos requisitos de software.......... 3.1. Visão Geral O fluxo de Requisitos reúne
Requisitos de Sistemas
Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos (Continuação) Processos de Engenharia de Requisitos (Cont.) - Análise - Registro - Validação - Gerência 1 Processo de
Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)
COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 4 Requisitos Introdução Para que um novo sistema de informação atenda às necessidades da organização,
Requisitos de Sistemas
Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos Tipos de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos - Levantamento ou elicitação 1 Processo de software Engenharia
Requisitos de Software
Engenharia de requisitos Requisitos de Software Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições
4/14/11. Processos de Engenharia de Requisitos. Engenharia de requisitos. Elicitação e análise. A espiral de requisitos
Processos de engenharia de requisitos Processos de Engenharia de Requisitos Os requisitos e as formas de obtê-los e documentálos variam drasticamente de um projeto para o outro Contudo, existe uma série
Levantamento, Análise e Gestão Requisitos. Aula 05
Levantamento, Análise e Gestão Requisitos Aula 05 Agenda Requisitos de Software Tipos de Requisitos: funcionais e não-funcionais Definição do escopo do problema Análise do problema Compreensão da necessidade
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw
Engenharia de Software
Engenharia de Software Requisitos de Software Professor: Charles Leite Engenharia de requisitos Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições
Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS
Engenharia de Software ENGENHARIA DE REQUISITOS ENGENHARIA DE REQUISITOS - INTRODUÇÃO Para qualquer tipo de projeto, precisamos entender o que exatamente queremos e necessitamos. ENGENHARIA DE REQUISITOS
Aula 4 Engenharia de Requisitos
Aula 4 Engenharia de Requisitos O que são requisitos? O que é Engenharia de Requisitos? Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar os serviços e restrições. Engenharia de requisitos para
MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO
Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas I As falhas nos requisitos estão entre as principais razões para o fracasso de um software... 2º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 3º semestre
Engenheiros de software (algumas vezes conhecidos no mundo da TI como engenheiros de sistemas ou analistas ) e outros interessados no projeto
... definem tarefas que levam a um entendimento de qual ser ao impacto do software sobre o negócio, o que o cliente quer e como os usuários finais irão interagir com o software. (Pressman, 2011) Prof.
Análise e projeto de sistemas
Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os
Sistemas e software Proposta de especificação de software O fluxo de Requisitos Padrão para Especificação
2EQUISITOS ) 2EQUISITOS ) Sistemas e software Proposta de especificação de software O fluxo de Requisitos Padrão para Especificação 1999 Wilson de Pádua Paula Filho 1 3ISTEMAS E Conceito de sistema de
Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia
Padrão para Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia 1 Introdução 1.1 Escopo do documento Sugere-se aqui uma estrutura para a Especificação de Requisitos de Produto de Multimídia (ERPM). Esta
Engenharia de Software I
Engenharia de Software I Fundamentos da Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento Importância do software Importância do Software Qualidade é fundamental Consequências de erros no software podem
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 7
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 7 22/09/2011 Professor Leomir J. Borba- [email protected] http://professorleomir.wordpress.com 1 AGENDA Estudos de viabilidade Bibliografia 22/09/2011
Análise de Sistemas Aula 4
Análise de Sistemas Aula 4 Prof. Emerson Klisiewicz Contextualização Aula 4 Gerenciamento de Requisitos Refinamento de Requisitos Aprovação de Requisitos Matriz de Rastreabilidade O Sucesso Clientes satisfeitos
Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 1)
Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse Requisitos de sistemas
Engenharia de Requisitos
DCC / ICEx / UFMG Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Motivação Motivação Porque levantar Requisitos é importante? Motivação Porque levantar Requisitos é importante?
AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE
AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Qualidade de Produto de Software Modelo de Qualidade
MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação
MODELAGEM DE SISTEMA Apresentação Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: [email protected] Análise de Requisitos Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar
Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento com alta qualidade
Introdução a Requisitos Análise e Levantamento de Requisitos Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Uma compreensão completa dos Requisitos do Software é fundamental para obter um software e um processo de desenvolvimento
Professor Emiliano S. Monteiro
Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer
Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A
Análise de Sistemas AULA 05 BCC Noturno - EMA908915A Prof. Rafael Oliveira [email protected] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Rio Claro 2014 (Sem 2) Elicitação de requisitos
2
ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina
Engenharia de Requisitos
Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2013.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo
Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas
Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes [email protected] Nome da disciplina:
Engenharia de Requisitos
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Engenharia de Requisitos Notas de Aula E-mail: [email protected] 2017 Sumário Capítulo 1 - Introdução 1 1.1 Desenvolvimento de Software e Engenharia de Requisitos
LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES
LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou
Especificação dos Requisitos do Software Shop9
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus SEABRA Shop9 Autores: Alan Araújo, Augusto Novais, Emerson Gois, Felipe Novaes, Gustavo Vicente, Ingrid Mendes, Suele Maria e Vanessa
QUALIDADE DE SOFTWARE
QUALIDADE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Agenda Visão Geral de Qualidade Qualidade Aplicada ao Software
Eng. de Requisitos: Atividades. Engenharia de Requisitos. Eng. de Requisitos: Processo. O Documento de Requisitos. Stakeholders. Estudo de Viabilidade
DCC / ICEx / UFMG Eng. de Requisitos: Atividades Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo Inclui quatro fases principais Estudo de viabilidade Elicitação (ou análise) de Especificação de Validação dos
S14 - Engenharia de Requisitos cap.5
S14 - Engenharia de Requisitos cap.5 ENGENHARIA DE SOFTWARE PRESSMAN, 2011 Gilberto Wolff UTFPR Roteiro Engenharia de requisitos Início do processo de Engenharia de requisitos Levantamento de requisitos
Processo de Engenharia de Requisitos
Processo de Engenharia de Requisitos Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Kiev Gama [email protected] Slides originais elaborados por Ian Sommerville e adaptado pelos professores Márcio
Análise de Requisitos, Estimativas e Métricas
Análise de Requisitos, Estimativas e Métricas Marcos Dorça Gerente de Serviços Borland Latin America 1 Visão de Mercado 2 Estatísticas 82% do re-trabalho em aplicações é causado por erros em requisitos
SCM Sistema de Controle de Motel I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1
SCM Sistema de Controle de Motel I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 1.1 CONVENÇÕES, TERMOS E ABREVIAÇÕES... 3 1.1.1 Identificação dos Requisitos... 3 1.1.2 Prioridades dos
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Análise e Projeto Orientados a Objetos Requisitos Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação Requisitos Segundo Larman: São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos,
SISCOP. Documento de Requisitos SISTEMA DE CONTROLE DE PEDIDOS. Versão 1.3
SISTEMA DE CONTROLE DE PEDIDOS Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 29/8/21 1. Desenvolvimento do Adriano Marra 7/9/21 1.2 Correção dos problemas citados pelo Prof. Wilson Adriano
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões
Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio
Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio [email protected] Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos
Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.
Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos
Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language
Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que
Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia
Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti [email protected] www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti
Qualidade de Software: Visão Geral. SSC 121-Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa
Qualidade de : Visão Geral SSC 121-Engenharia de 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Qualidade de Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações Existem muitas definições
Gerência de Projetos
Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha [email protected] Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico
1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS
1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas
ISO/IEC Processo de ciclo de vida
ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207
Engenharia de Software
Introdução Engenharia de Software O principal objetivo da Engenharia de Software (ES) é ajudar a produzir software de qualidade; QUALIDADE DE SOFTWARE Empresas que desenvolvem software de qualidade são
Teste de Software. Planejamento de Teste. Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Teste de Software Planejamento de Teste Rosemary Silveira Filgueiras Melo [email protected] 1 Agenda Atividades de Teste Conceitos importante no Contexto de Teste Abordagem de Teste 2 Atividades de
UML. Rodrigo Leite Durães.
UML Rodrigo Leite Durães. [email protected] O que é Análise de Software? UML: É o estágio de um sistema que captura os requisitos e o domínio do problema, focalizando no que deve ser feito, não
Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar
Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de
ENGENHARIA DE SOFTWARE
ENGENHARIA DE SOFTWARE Qualidade de Software Qualidade do produto e do processo Padrões de software Revisões Medições e métricas de software Kele Teixeira Belloze [email protected] CONCEITO DE QUALIDADE
QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA
DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos
Engenharia de Software I Processos de desenvolvimento de SW. profa. Denise Neves
I Processos de desenvolvimento de SW profa. Denise Neves [email protected] 2018 Projeto Um projeto é um empreendimento temporário empreendido para alcançar um único conjunto de objetivos. (PMI,PMBOK
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI
- DSI Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas Informação Estudo da viabilidade Engenharia de requisitos Desenho (Modelagem) Codificação Testes e Implantação Estudo da viabilidade Estudo preliminar
15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software
Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo
PMBOK Processo Planejamento
PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do
CONCEITOS BÁSICOS E MODELO DE PROJETO
CONCEITOS BÁSICOS E MODELO DE PROJETO Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Na aula passada... Abstração Arquitetura Padrões de Projeto Separação por interesses (por afinidades) Modularidade
Qualidade de Software: Visão Geral. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa
Qualidade de : Visão Geral Engenharia de Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2017 Qualidade de Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações. Existem muitas definições de qualidade
