"Troikas no processamento salarial"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Troikas no processamento salarial""

Transcrição

1 "Troikas no processamento salarial" Sónia Rebelo Consultora Senior RH Hugo Miguel Ribeiro Coordenador RH Quidgest Portugal R. Castilho n.º 63 6.º Lisboa Portugal tel. (+351) / 652 / 660 fax. (+351)

2 ADSE Redução Remuneratória CGA Código Contributivo

3 ADSE

4 Ficheiro de Contribuições Contribuição Entidade Patronal Desconto ADSE 14 meses Ficheiro de Comparticipações

5 Legislação Contribuição da Entidade Patronal para a ADSE (art.º 163 da Lei do OE): De acordo com o disposto no art.º 47-A, aditado ao Decreto- Lei nº 118/83, de 25/02, pela Lei do OE para 2011, os serviços integrados e os serviços autónomos, enquanto entidades empregadoras, passam a pagar uma contribuição de 2,5% das remunerações sujeitas a desconto para a CGA, ou para a Segurança Social dos trabalhadores que sejam beneficiários titulares da ADSE.

6 Quidgest Para responder a esta alteração legislativa, foi desenvolvida uma tabela de descontos no módulo Processamento de Vencimentos, em que é possível definir um histórico de taxas a aplicar referentes às contribuições dos organismos, assim como as referentes aos descontos dos trabalhadores. Com a parametrização da referida tabela, é possível efectuar processamentos retroactivos de 2009 e/ou 2010, sem que as taxas a aplicar sejam abrangidas pela contribuição da entidade patronal de 2011.

7 DISPONÍVEL: GERAL TABELAS ANUAIS - DESCONTOS

8 Ficheiro de Contribuições Contribuição Entidade Patronal Desconto ADSE 14 meses Ficheiro de Comparticipações

9 Legislação Para comunicar os reembolsos com despesas de saúde registados em códigos com quantidade limite definida para mais de um ano, deverá ser utilizado um ficheiro com a seguinte estrutura: Campo formato descrição NUMUNIBEN (9) Nº de beneficiário CODCSAUDE (4) Código de cuidado de saúde DTACSAUDE AAAAMMDD Data de prestação do cuidado QTD (6) Quantidade VLPGBNEUR (11)V99 Valor acto (total) VLRMBEUR (11)V99 Valor comparticipação (total) Fonte: ADSE Estrutura de ficheiro

10 Quidgest O ficheiro de comparticipações da ADSE foi desenvolvido no módulo Comparticipações da ADSE. Para que seja gerado bastará indicar as datas que o mesmo deverá compreender. Caso seja detectada alguma incoerência de dados é gerado automaticamente um relatório identificando-a por nome de trabalhador e ano da base de dados.

11 NUB Código do cuidado Data Prestação Quantidade Valor do acto Valor comparticipação

12 Ficheiro de Contribuições Contribuição Entidade Patronal Desconto ADSE 14 meses Ficheiro de Comparticipações

13 Legislação ADSE - Subsídio de Férias e de Natal Nos termos das disposições conjugadas do n.º 1 do artigo 8.º A da Lei n.º 53 D/2006, de 29 de Dezembro, na redacção dada pelo artigo 84.º da Lei n.º 29 A/2011, de 1 de Março, e do n.º 3 do artigo 70.º da Lei n.º 12 A/2008, de 27 de Fevereiro, o desconto para a ADSE incide sobre as 14 mensalidades da remuneração anual paga aos trabalhadores da administração pública, nestas se incluindo o subsídio de férias e o de Natal.

14 Quidgest A aplicação de Processamento de vencimentos identifica se os trabalhadores descontam ADSE, independentemente da sua data de inscrição. Quando é abonado ou o subsídio de férias ou de natal os mesmos são automaticamente descontados à semelhança do vencimento base.

15 Ficheiro de Contribuições Contribuição Entidade Patronal Desconto ADSE 14 meses Ficheiro de Comparticipações

16 Legislação Assim, ao abrigo do disposto nº 2 do artigo 4º do Decreto lei nº 234/2005, de 30 de Dezembro, determino: 1. As entidades responsáveis pelo processamento do desconto para a ADSE, a deduzir nas remunerações ou nas pensões de aposentação ou de reforma dos beneficiários titulares, devem entregar mensalmente à ADSE: a) As verbas relativas ao desconto processado através de documento único de cobrança (DUC); b) Um ficheiro estruturado de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas técnicas constantes do anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante. Ficheiro de contribuições da ADSE (Ministério das Finanças e da Administração Pública, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento)

17 Quidgest O desenvolvimento efectuado na aplicação de Processamento de vencimentos, permite que na geração do ficheiro de contribuições, seja abrangido a referência do documento único de cobrança (DUC) gerado no sitio da ADSE Directa. Após o preenchimento do DUC, o ficheiro ADSE é gerado automaticamente tendo em consideração o processamento mensal de vencimentos do organismo.

18 Código do serviço Mês de Processamento Número de total de beneficiários Somatório de descontos DUC Somatório de contribuições Código de movimento

19 Quidgest A Quidgest desenvolveu ainda a possibilidade de inserir ou excluir linhas da ADSE. Permitindo que sejam abrangidas reposições e pagamentos que apenas tenham sido tratados a nível de tesouraria. Estes são diferenciados através do código de movimentos, sendo que o Normal (0) e a Anulação / Regularização (9).

20 Redução Remuneratória

21 Processo 1 Processo 2 Processo 3 Processo 4 Parametrização dos dados base para a Redução Remuneratória Parametrização e construção das fórmulas para cálculo da Redução Remuneratória Parametrização dos abonos que devem ser ou não abrangidos no cálculo da redução remuneratória Preenchimento, caso necessário, de outras remunerações auferidas num outro Organismo Processamento (Processo Final)

22 Quidgest Processo 1 : - Indicar o primeiro mês de processamento em que a Redução Remuneratória deverá ser considerada. - Identificar qual o valor a partir do qual a redução será efectuada (1 501 ). - Indicar à aplicação que a taxa a aplicar aos abonos Subsidio Férias e Natal deverão ser calculados separadamente.

23 Quidgest Processo 2 : - Quando o valor a abonar excede os 4 165, a taxa de redução a aplicar será de 10%. A mesma taxa será aplicada a todos os abonos a que o trabalhador tenha direito.

24 Quidgest Processo 2 : - Quando o valor a abonar é superior a e inferior a 2 000, a taxa a aplicar será de 3.5%.

25 Quidgest Processo 2 : - Quando o valor a auferir é superior a e inferior a 4 165, a taxa de redução é apurada mediante a seguinte fórmula : ((2000*0.035) + ((VALREF-2000)*0.16))/VALREF

26 Quidgest Processo 3 : É possível indicar que abonos deverão ser considerados no cálculo da taxa de reduzir.

27 Quidgest Processo 3 : É possível indicar que abonos não deverão ser considerados no cálculo da taxa de reduzir.

28 Quidgest Processo 4 : Esta funcionalidade permite que sejam considerados valores auferidos num outro Organismo no cálculo de apuramento da taxa a reduzir.

29 Quidgest Processamento Salarial

30 CGA

31 Legislação Aumento da taxa de contribuições da Caixa Geral de Depósitos 1 Os artigos 6.º A e 37.º A do Estatuto da Aposentação, aprovado pelo Decreto Lei n.º 498/72, de 9 de Dezembro, passam a ter a seguinte redacção: «Artigo 6.º A [ ] 1 Todas as entidades, independentemente da respectiva natureza jurídica e do seu grau de autonomia, contribuem mensalmente para a CGA, I. P., com 15% da remuneração sujeita a desconto de quota dos trabalhadores abrangidos pelo regime de protecção social convergente ao seu serviço. OE 2010 Artigo 28.º Alteração ao Estatuto da Aposentação:

32 Legislação Convergência da Contribuição da CGA para a Segurança Social ( ),procede se ao aumento em um ponto percentual da contribuição dos trabalhadores da Administração Pública para a Caixa Geral de Aposentações, I. P. RELATÓRIO OE2011 Consolidação Orçamental

33 Quidgest À semelhança do desenvolvimento efectuado para a ADSE, é também possível proceder à parametrização de um histórico de taxas a aplicar do referido desconto, permitindo que não exista um conflito entre a taxa a aplicar em 2011 e as anteriores.

34 Novo Código Contributivo

35 Taxas O novo Código Contributivo adequa a taxa social de acordo com a modalidade de contrato de trabalho.

36 Taxas No módulo de Processamento de Vencimentos, bastará aceder ao menu de configuração das taxas de Segurança Social e parametrizar as novas taxas. Disponível no menu: Geral - Abonos e Descontos Taxas da Segurança Social Após o preenchimento das taxas em vigor, na situação funcional do trabalhador associaremos o respectivo centro regional e taxa. A mesma será abrangida no processamento do mês.

37 Taxas Situação funcional do trabalhador

38 Código Contributivo O Código Contributivo tem como objectivo harmonizar a base de incidência da taxa social única com os rendimentos sujeitos a tributação. Exemplos de abonos abrangidos: - Os prémios de rendimento, de produtividade, de assiduidade e outros de natureza análoga que tenham carácter de regularidade; - Despesas de Representação; - Abonos para falhas

39 Ajustamento Progressivo Artigo 277.º Ajustamento progressivo da base de incidência contributiva A integração na base de incidência contributiva das prestações referidas nas alíneas n), p), q), r), s), t), v), x), z) e aa) do artigo 46.º, nos termos aí previstos, faz se nos seguintes termos: a) 33 %do valor no ano de 2011; b) 66 %do valor no ano de 2012; c) 100 % do valor a partir do ano de 2013.

40 Ajustamento Progressivo Para as novas componentes remuneratórias que passam a integrar a base de incidência contributiva sujeitas a contribuições apenas em 33% do seu valor em 2011, 66% em 2012 e 100% em 2013, foi desenvolvido na aplicação de Processamento de Vencimentos a possibilidade de atribuir uma percentagem de incidência.

41 Regime transitório Parametrização de abono

42 Sobretaxa Extraordinária

43 Legislação Artigo 99.º - A Retenção na fonte Sobretaxa extraordinária 1 - As entidades devedoras de rendimentos de trabalho dependente e de pensões são, ainda, obrigadas a reter uma importância correspondente a 50 % da parte do valor devido do subsídio de Natal ou da prestação adicional correspondente ao 13.º mês que, depois de deduzidas as retenções previstas no artigo 99.º e as contribuições obrigatórias para regimes de protecção social e para subsistemas legais de saúde, exceda o valor da retribuição mínima mensal garantida.

44 Aplicação O cálculo da sobretaxa extraordinária é calculada automaticamente conjuntamente com o subsídio de Natal (Novembro). A fórmula aplicada ao cálculo da sobretaxa considera todos os abonos referentes ao 13º mês (já com a redução remuneratória),deduzindo os respectivos descontos (CGA; SS; ADSE: IRS), assim como deduz o valor da retribuição mensal garantida, tudo a dividir por 50%. [SN 11% (CGA ou SS) 1.5% (ADSE) IRS - RMMG] / 50%

45 Caso Prático Um trabalhador aufere 2000 de vencimento, e efectua descontos para a SS e ADSE. A sua situação de IRS é casado 2 titulares, e 1 dependente. Qual será a sua sobretaxa? [ (SS) (ADSE) 337 (IRS) ] / 50% Valor Sobretaxa Extraordinária : 433

46 Caso Prático Processamento Salarial

47 Legislação Artigo 99.º - A Retenção na fonte Sobretaxa extraordinária 4 - Quando o valor devido do subsídio de Natal ou da prestação adicional correspondente ao 13.º mês for pago fraccionadamente, retém -se, em cada pagamento, a parte proporcional da sobretaxa extraordinária, calculada nos termos do n.º 1.

48 Simulador SobretaxaPermite saber qual a sobretaxa a aplicar, caso: - O subsídio de Natal não seja abonado em Novembro (cálculo automático) - O subsídio de Natal já tenha sido pago em duodécimos ou em parcelas Disponível no menu: Abonos e Descontos Simulador da Sobretaxa Extraordinária

49 Caso Prático Simulador Sobretaxa Extraordinária

50 Caso Prático Simulador Sobretaxa Extraordinária

51 Questões?

52 Andreia Obrigada pela atenção! Equipa Funcional: Andreia, Hugo, Rui, Riddhi (Marketing) e Sónia. Equipa Técnica: André, Filipe, Márcio, Ruben e Rui. Rui Hugo Ruben Riddhi

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2013/ janeiro / 08 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2013

Leia mais

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações NOTA INFORMATIVA ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações Considerando o disposto na Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro, diploma que aprova o Orçamento de Estado para 2014, cumpre

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ GGF / 2011

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ GGF / 2011 OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ GGF / 2011 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. DATA: 2011/01/07 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2011 Face à Lei nº

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2014/ Janeiro / 28 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2014

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOTA INFORMATIVA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOTA INFORMATIVA NOTA INFORMATIVA ASSUNTO: Orçamento de Estado 2013 l Pagamento de Vencimentos Considerando o disposto na Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, diploma que aprova o Orçamento de Estado para 2013, cumpre

Leia mais

Sobretaxa em sede do IRS

Sobretaxa em sede do IRS Sobretaxa em sede do IRS 1. Contextualização O Artigo 187.º do Orçamento de Estado 2013 define que as entidades devedoras de rendimentos de trabalho dependente e de pensões são obrigadas a reter uma importância

Leia mais

MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS. Quidgest

MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS. Quidgest MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS Quidgest rh@quidgest.com AGENDA: Q Q Q Q Q Q Q Q Q Q REMISSÃO CÓDIGO DO TRABALHO TRABALHO SUPLEMENTAR FÉRIAS, FALTAS E FERIADOS SUBSÍDIO NATAL E FÉRIAS DECLARAÇÃO MENSAL DE

Leia mais

Cálculo da Sobretaxa de IRS Salários 50.

Cálculo da Sobretaxa de IRS Salários 50. Cálculo da Sobretaxa de IRS Salários 50 www.sage.pt Versão doc. Autor Data Observações 1.0 Sage Portugal Setembro 2011 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 1 O QUE É?... 1 COMO SE CALCULA?... 1 Cálculo na Declaração

Leia mais

Com a publicação da Lei n.º 49/2011, de 7 de Setembro, foi aprovada uma sobretaxa extraordinária relativamente a

Com a publicação da Lei n.º 49/2011, de 7 de Setembro, foi aprovada uma sobretaxa extraordinária relativamente a Classificação:.. GABINETE DO DIRECTOR-GERAL Direcção de Serviços do IRS Direcção de Serviços de Cobrança Sobretaxa extraordinária sobre os rendimentos sujeitos a IRS, auferidos no ano de 2011 Retenção

Leia mais

Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017

Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017 Nota Informativa nº 1/IGeFE/DGRH/2017 ASSUNTO: PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A partir de 1 de janeiro de 2017, por força da entrada em vigor do Orçamento do Estado para o ano de 2017, aprovado pela

Leia mais

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO

EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO EXERCITO PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO ( Versão Final ) 2013 IMPACTO NA AREA DE VENCIMENTOS 1. INTRODUÇÃO Após a entrega na Assembleia da República da PLOE2013, importa fazer uma breve análise da mesma

Leia mais

Circular das finanças com esclarecimentos relativos à Sobretaxa extraordinária IRS 2011

Circular das finanças com esclarecimentos relativos à Sobretaxa extraordinária IRS 2011 Circular das finanças com esclarecimentos relativos à Sobretaxa extraordinária IRS 2011 As Finanças estão a dar destaque à sua recente circular nº23/2011 de 3 de Outubro relativa à Sobretaxa extraordinária

Leia mais

Trata-se de uma situação excecional para vigorar apenas no ano em curso.

Trata-se de uma situação excecional para vigorar apenas no ano em curso. PL 157/2013 Exposição de Motivos Na sequência da decisão do Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado do ano de 2012, a Lei do Orçamento do Estado para 2013 estabeleceu que um dos subsídios anteriormente

Leia mais

C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017

C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A.S.P.A.S C I R C U L A R PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES 2017 A Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro aprovou o Orçamento do Estado para 2017. A partir de 1 de janeiro de 2017, deve ter atenção às seguintes

Leia mais

COMO CALCULAR A RETENÇÃO DE IRS, A CES, A SOBRETAXA DE 3,5%, E A REMUNERAÇÃO OU PENSÃO LIQUIDA QUE RECEBERÁ NO FIM DO MÊS?

COMO CALCULAR A RETENÇÃO DE IRS, A CES, A SOBRETAXA DE 3,5%, E A REMUNERAÇÃO OU PENSÃO LIQUIDA QUE RECEBERÁ NO FIM DO MÊS? Como se calcula a retenção de IRS, a CES, a sobretaxa de IRS de 3,5% e o valor liquido a receber Pág. 1 COMO CALCULAR A RETENÇÃO DE IRS, A CES, A SOBRETAXA DE 3,5%, E A REMUNERAÇÃO OU PENSÃO LIQUIDA QUE

Leia mais

A alteração à sobretaxa de IRS já nos vencimentos de janeiro!

A alteração à sobretaxa de IRS já nos vencimentos de janeiro! A alteração à sobretaxa de IRS já nos vencimentos de janeiro! Documento FAQs 1 No recibo de vencimento, não aparece a taxa da sobretaxa, só o valor calculado Efetivamente esse é o comportamento da aplicação,

Leia mais

15 de Dezembro de 2010.

15 de Dezembro de 2010. AVISO 1. A Direcção Geral do Orçamento (DGO) e o Instituto de Informática (II) do MFAP estão a proceder à adaptação do SRH (Sistema de Recursos Humanos) para o processamento de vencimentos a partir de

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Sobretaxa extraordinária 2016 e ficheiro mensal de remunerações

Sobretaxa extraordinária 2016 e ficheiro mensal de remunerações Sobretaxa extraordinária 2016 e ficheiro mensal de remunerações A Softnova já procedeu à alteração do módulo de Gestão de Pessoal, para contemplar o cálculo da sobretaxa extraordinária, gerar o ficheiro

Leia mais

Decreto-Lei n.º 160/2004, de 2 de Julho

Decreto-Lei n.º 160/2004, de 2 de Julho Decreto-Lei n.º 160/2004, de 2 de Julho A Lei n.º 9/2002, de 11 de Fevereiro, introduziu significativas alterações no regime aplicável à contagem do tempo de serviço militar dos antigos combatentes, prestado

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E.

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E. Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Descontos para a A.D.S.E. Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 OBJECTIVO 3 2 TRATAMENTOS PRÉVIOS 3 2.1 Situação Remuneratória

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2016

SEGUROS DE VIDA IRS 2016 SEGUROS DE VIDA IRS 2016 (Lei n.º 7 - A/2016 de 30 de Março) generali.pt 2 IRS 2016 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1.

Leia mais

IRS IRC IMI IMT EBF

IRS IRC IMI IMT EBF ADENDA AO IRS IRC IMI IMT EBF - 2010 O Decreto-Lei n.º 72-A/2010, de 30 de Junho, normas de execução do Orçamento do Estado para 2010, e as Leis n. os 12-A/2010, de 30 de Junho, e 15/2010, de 26 de Julho,

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime de Descontos dos Subsistemas de Saúde da Administração Pública Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito

Leia mais

DECRETO N.º 264/XII. Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos

DECRETO N.º 264/XII. Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos DECRETO N.º 264/XII Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de quatro anos A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A.

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. BENEFÍCIOS FISCAIS 2015 VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. ÍNDICE Nota prévia... 3 PESSOAS SINGULARES... 3 I. SEGUROS DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS... 3 1. Prémios de seguro deduções

Leia mais

Pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia foram colocadas as seguintes questões:

Pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia foram colocadas as seguintes questões: ASSUNTO: Da sujeição a tributação, em sede de IRS, dos abonos dos eleitos locais. Da sua comunicação à Autoridade Tributária. Parecer n.º: INF_DAAL_AMM_1977/2019 Data: 25-02-2019 Pelo Senhor Presidente

Leia mais

PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (2) Diário da República, 2.ª série N.º de janeiro de Gabinete do Ministro

PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (2) Diário da República, 2.ª série N.º de janeiro de Gabinete do Ministro 3094-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 15 22 de janeiro de 2013 PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Gabinete do Ministro Despacho n.º 1371-A/2013 Em execução do disposto no Decreto-Lei n.º 42/91, de 22

Leia mais

APOIO PRINCIPAL: Orçamento do Estado 2013

APOIO PRINCIPAL: Orçamento do Estado 2013 APOIO PRINCIPAL: Orçamento do Estado 2013 AGENDA Redução Remuneratória Duodécimos Subsídio de Natal Faltas por Doença Subsídio de Férias IRS CES Horário de Trabalho Esclarecimentos Horário de Trabalho

Leia mais

ANTES DE ACTUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO

ANTES DE ACTUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO GPV Gestão de Pessoal e Vencimentos Versão 5.3.62 Março de 2011 Este documento refere as principais alterações implementadas na versão 5.3.62 e passa a fazer parte integrante do manual do programa. ANTES

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Relações Contributivas para a Caixa Geral de Aposentações Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 VERSÃO 6.0-2009 3 1.1 Novas Funcionalidades

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 22 de janeiro de 2019 Direito do Trabalho e Segurança Social 1. RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 117/2018, de 27 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA A 14 DE JULHO DE 2011 1 Cenário Macroeconómico 2010 2011 2012 Despesa Nacional - taxa de variação

Leia mais

Artigo 1.º. Objecto. Artigo 2.º

Artigo 1.º. Objecto. Artigo 2.º Através do presente diploma procede-se à alteração dos Decretos-Lei n.º 118/83, de 27 de fevereiro, alterado pelos Decretos-Lei n.ºs 90/98, de 14 de abril, 279/99, de 26 de julho, e 234/2005, de 30 de

Leia mais

Diferenciação Funcional V6.70 SR2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Versão 1.0

Diferenciação Funcional V6.70 SR2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Versão 1.0 Diferenciação Funcional V6.70 SR2 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Versão 1.0 Junho de 2011 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Funcionalidades em Maintenance Builds... 4 Recursos Humanos... 4 Controlar o número máximo

Leia mais

TABELAS SALARIAIS E IRS (com aplicação das novas tabelas de IRS para 2017)

TABELAS SALARIAIS E IRS (com aplicação das novas tabelas de IRS para 2017) 1.581,91 N/CAS S/FILHOS 17,90% 283,16 0,00 55,37 174,01 94,92 1.164,29 1.026,59 e) 513,30 1.581,91 N/CAS 1/FILHO 15,50% 245,20 0,00 55,37 174,01 94,92 1.202,26 1.063,04 e) 531,52 1º Escalão 1.581,91 N/CAS

Leia mais

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT)

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT) Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fiscal. Os interessados poderão aceder à informação que lhes diga respeito

Leia mais

A declaração anual referente ao ano 2010 deverá ser apresentada, por via electrónica, até ao dia 30 de setembro de 2011.

A declaração anual referente ao ano 2010 deverá ser apresentada, por via electrónica, até ao dia 30 de setembro de 2011. Informação ACIRO 22 de setembro de 2011 IES Informação Empresarial Simplificada A declaração anual referente ao ano 2010 deverá ser apresentada, por via electrónica, até ao dia 30 de setembro de 2011.

Leia mais

Nota de enquadramento à norma de redução remuneratória

Nota de enquadramento à norma de redução remuneratória Nota de enquadramento à norma de redução remuneratória 1. A norma da redução remuneratória assegura uma diminuição global de 5% na despesa com remunerações, conjugando-se com o impedimento de quaisquer

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2018

SEGUROS DE VIDA IRS 2018 SEGUROS DE VIDA IRS 2018 (Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2018 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

Secretarias de Estado do Orçamento, dos Assuntos Fiscais e da Administração Pública. Despacho de 3 de dezembro de 2013

Secretarias de Estado do Orçamento, dos Assuntos Fiscais e da Administração Pública. Despacho de 3 de dezembro de 2013 Secretarias de Estado do Orçamento, dos Assuntos Fiscais e da Administração Pública Despacho de 3 de dezembro de 2013 ASSUNTO: Procedimentos para a operacionalização do pagamento das compensações no âmbito

Leia mais

Códigos Tributários. Actualização nº 1

Códigos Tributários. Actualização nº 1 Códigos Tributários 2011 Actualização nº 1 CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Actualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167 Coimbra

Leia mais

ANTES DE ACTUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO

ANTES DE ACTUALIZAR O PROGRAMA PARA ESTA NOVA VERSÃO GPV Gestão de Pessoal e Vencimentos Versão 5.3.60 Fevereiro de 2011 Este documento refere as principais alterações implementadas na versão 5.3.60 e passa a fazer parte integrante do manual do programa.

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 62 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA

PARECER JURÍDICO N.º 62 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO ELEITOS LOCAIS QUESTÃO A Câmara Municipal é um serviço processador de senhas de presença aos membros da Assembleia Municipal, sendo estas funções

Leia mais

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7 DL 488/2018 2018.11.30 No sentido de adequar os valores das pensões de mínimos às atualizações extraordinárias ocorridas em 2017 e 2018, impedindo um desfasamento no valor das pensões dos novos pensionistas

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2014

NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2014 NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2014 ASSUNTO: Alterações do Classificador Económico de Despesas Na elaboração das requisições de pessoal do corrente ano de 2014 deverá ter-se em atenção as presentes orientações:

Leia mais

PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (4) Diário da República, 2.ª série N.º 9 14 de janeiro de Gabinete do Ministro

PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (4) Diário da República, 2.ª série N.º 9 14 de janeiro de Gabinete do Ministro 2014-(4) Diário da República, 2.ª série N.º 9 14 de janeiro de 2013 PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Gabinete do Ministro Despacho n.º 796-B/2013 Em execução do disposto no Decreto-Lei n.º 42/91, de 22

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / 2009

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / 2009 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / Às Escolas Básicas e Secundárias Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas X X X DATA: / Janeiro / 29 ASSUNTO: REMUNERAÇÕES DE Face à publicação da Portaria nº

Leia mais

Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão

Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão Lei n.º 75/2014 de 12 de setembro Estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º

Leia mais

Processamento de Vencimentos

Processamento de Vencimentos Apresentado por: AIRC Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 ÂMBITO... 3 1.2 OBJETIVOS... 3 2. CLASSIFICAÇÃO DOS CÓDIGOS DE REMUNERAÇÃO... 4 3. PROCESSAMENTO DA DESPESA DE VENCIMENTOS... 5 3.1 COMO SÃO PROCESSADOS

Leia mais

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados em 19.4.2012 I A PERDA DO PODER DE COMPRA DAS PENSÕES 2000-2012 ANO Diploma legal Portaria

Leia mais

DECRETO N.º 254/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I

DECRETO N.º 254/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I DECRETO N.º 254/X Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios previstos na Lei n.º 9/2002, de 11 de Fevereiro,

Leia mais

Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 3/2009, de 13 de Janeiro Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios previstos nas Leis n. os 9/2002,

Leia mais

JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DO PLANO E FINANÇAS Despacho n.º 11/2013 Aprova as tabelas de retenção na fonte, em euros,

Leia mais

4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o de Julho de 2004 N.o de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041

4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o de Julho de 2004 N.o de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041 4042 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N.o 154 2 de Julho de 2004 N.o 154 2 de Julho de 2004 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 4041 Declaração de Rectificação n.o 60/2004 Para os devidos efeitos, se declara que

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Definir a metodologia de processamento de vencimentos e respectivos

Leia mais

PessoalPlus. Funcionalidades *) Standard Premier Prestige. Versão da aplicação: opção 3

PessoalPlus. Funcionalidades *) Standard Premier Prestige. Versão da aplicação: opção 3 PessoalPlus Versão da aplicação: 2015.03.01 Funcionalidades *) Funcionalidades gerais dos produtos Standard Premier Prestige Nº de postos 1 3 5 Nº de empresas 2 25 50 Multi-utilizador Base de dados MDB

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 5/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 5/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 5/XIII Exposição de Motivos De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), quando o termo da legislatura ocorre depois de 15 de outubro o Orçamento do Estado deve ser apresentado

Leia mais

Gestão de Recursos Humanos e Processamento Salarial com PRIMAVERA

Gestão de Recursos Humanos e Processamento Salarial com PRIMAVERA Gestão de Recursos Humanos e Processamento Salarial com PRIMAVERA Gestão de Recursos Humanos e Processamento Salarial com PRIMAVERA Objetivos Gerais: Este curso tem como objetivo dotar os participantes

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011 Aprova as tabelas de retenção na fonte para 2012 Em execução do disposto no Decreto -Lei n.º 42/91, de 22 de janeiro, diploma quadro do regime de retenção na fonte em sede de imposto sobre o rendimento

Leia mais

PORTARIA N.º 4 /05. de 17 de Janeiro

PORTARIA N.º 4 /05. de 17 de Janeiro MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E PLANEAMENTO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 4 /05 de 17 de Janeiro As alterações introduzidas no Orçamento do Estado para 2005 para vigorarem a partir de 1 de Janeiro, nomeadamente,

Leia mais

Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Inscrição. Artigo 3.º Condições de aposentação ordinária

Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Inscrição. Artigo 3.º Condições de aposentação ordinária Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente lei estabelece mecanismos de convergência

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 41/XIII/1.ª

PROJETO DE LEI N.º 41/XIII/1.ª PROJETO DE LEI N.º 41/XIII/1.ª REGULA A APLICAÇÃO EM 2016 DE MATÉRIAS FISCAIS CONSTANTES DA LEI QUE APROVOU O ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2015 Exposição de Motivos De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental

Leia mais

Trabalhadores dependentes

Trabalhadores dependentes Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social - Principais alterações Trabalhadores dependentes Ana Duarte PwC Agenda 1. Base de incidência (novas componentes) 2. Taxas 3.

Leia mais

Tabelas de retenção na fonte para o continente Tabela I Trabalho dependente. Não casado

Tabelas de retenção na fonte para o continente Tabela I Trabalho dependente. Não casado 6644-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 24 3 de Fevereiro de 2011 PARTE C MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Ministro Despacho n.º 2517-A/2011 Em execução do disposto no

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 6/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 6/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 6/XIII Exposição de Motivos De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), quando o termo da legislatura ocorre depois de 15 de outubro o Orçamento do Estado deve ser apresentado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 www.pwc.pt/orcamentoestado IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 IRS Rendimentos Empresariais e Profissionais Contabilidade organizada Propõe-se o aumento de 10% para 15% da taxa de tributação

Leia mais

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS 2014 Este documento tem caráter informativo e genérico, não dispensando por isso a consulta da legislação em vigor e análise direcionada à situação concreta. 2 INDICE

Leia mais

Circular. ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013

Circular. ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013 Circular N/REFª: 17/2012 DATA: 28/01/2013 ASSUNTO: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2013 Exmos. Senhores, Junto se remete informação

Leia mais

TRABALHO DEPENDENTE PENSÕES

TRABALHO DEPENDENTE PENSÕES MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 3 4 A R. P. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS MODELO 3 Anexo A Sujeito passivo A 1 CATEGORIAS A / H 2

Leia mais

Fiscalidade (Lei do OE n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro)

Fiscalidade (Lei do OE n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro) Fiscalidade 2011 (Lei do OE 2011 - n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro) 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde

Leia mais

Contra os roubos nas pensões!

Contra os roubos nas pensões! Contra os roubos nas pensões! Pela dignidade dos aposentados da Administração Pública Considerando que: - As alterações que se têm verificado nos sistemas de aposentação criaram insegurança e impedem os

Leia mais

DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES MENSAIS. Portaria n.º 6/2013, de 10 de janeiro

DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES MENSAIS. Portaria n.º 6/2013, de 10 de janeiro DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES Portaria n.º 6/2013, de 10 de janeiro QUEM DEVE APRESENTAR A DECLARAÇÃO: Pessoas ou entidades que tenham pago ou colocado à disposição rendimentos do trabalho dependente (cat.

Leia mais

CIRCULAR. Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano A Secretária-Geral

CIRCULAR. Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano A Secretária-Geral CIRCULAR N/REFª: 02/2014 DATA: 2 de Janeiro de 2014 Assunto: Regime temporário de pagamento (fraccionado) dos subsídios de Natal e de férias para vigorar durante o ano 2014 Exmos. Senhores, A Lei n.º 83-C/2013,

Leia mais

NOTA INFORMATIVA SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LABORAIS NA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA LEI N.º 42/2016, DE 28 DE DEZEMBRO

NOTA INFORMATIVA SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LABORAIS NA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA LEI N.º 42/2016, DE 28 DE DEZEMBRO NOTA INFORMATIVA SOBRE AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LABORAIS NA LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 - LEI N.º 42/2016, DE 28 DE DEZEMBRO I. Trabalhadores do setor privado Durante o ano de 2017, o subsídio

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 4 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO RECURSOS HUMANOS. A autarquia refere o seguinte:

PARECER JURÍDICO N.º 4 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO RECURSOS HUMANOS. A autarquia refere o seguinte: Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO GESTÃO RECURSOS HUMANOS A autarquia refere o seguinte: QUESTÃO Dispõe o artigo 28.º n.º 2 da Lei 66-B/2012, de 31 de Dezembro (Orçamento de Estado

Leia mais

EM QUE CONSISTE? QUAL A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL?

EM QUE CONSISTE? QUAL A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL? EM QUE CONSISTE? As entidades devedoras de pensões, com exceção das de alimentos, são obrigadas a reter o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) no momento do seu pagamento ou colocação

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Novo Regime Protecção Social

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Novo Regime Protecção Social Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Novo Regime Protecção Social Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 OBJECTIVO 3 2 FUNCIONAMENTO 3 2.1 Falta/Atribuição de Subsídio

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro Legislação ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 3/2009 de 13 de Janeiro Regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos benefícios

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2012

NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NOTA INFORMATIVA Nº 3 / DGPGF / 2012 ASSUNTO: PROCESSAMENTO DE REMUNERAÇÕES EM 2013 Tendo em atenção a necessidade de obtenção de melhores indicadores de gestão, que permitam

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 47 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

PARECER JURÍDICO N.º 47 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS QUESTÃO A Junta de Freguesia pretende saber o seguinte: 1. O regime de incompatibilidades do art. 78.º do Estatuto da

Leia mais

v6.80 AP - Continuidade ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Versão 9.1 Fevereiro de 2016 (última atualização em )

v6.80 AP - Continuidade ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Versão 9.1 Fevereiro de 2016 (última atualização em ) v6.80 AP - Continuidade ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Versão 9.1 Fevereiro de 2016 (última atualização em 11.02.2016) Índice Índice... 2 Introdução... 4 Publicação a 11 de fevereiro de 2016... 6 Publicação a 14

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 12/2018, Série II de , páginas

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 12/2018, Série II de , páginas Classificação: 060.01.01 Segurança: Pública Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Legislação Diploma - Despacho n.º 731/2018, de 17 de janeiro Estado: vigente Resumo: Despacho

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 17 de fevereiro de Série. Número 32

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 17 de fevereiro de Série. Número 32 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO PLANO E FINANÇAS Despacho Aprova as tabelas de retenção na fonte para vigorarem

Leia mais

Fiscalidade (Lei do OE n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro)

Fiscalidade (Lei do OE n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro) Fiscalidade 2012 (Lei do OE 2012 - n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro) 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde

Leia mais

PARENTALIDADE CÁLCULO DE SUBSÍDIOS INTEGRAÇÃO DO FET

PARENTALIDADE CÁLCULO DE SUBSÍDIOS INTEGRAÇÃO DO FET Av. Coronel Eduardo Galhardo 22B,1199-007 Lisboa Tel.218161710 Fax 218150095 E-mail: sti_geral@netcabo.pt www.stimpostos.pt Trabalhadores Impostos NOTA INFORMATIVA Nº 14/2010 15/07/2010 PARENTALIDADE CÁLCULO

Leia mais

Decreto-Lei n.º 361/98, de 18 de Novembro *

Decreto-Lei n.º 361/98, de 18 de Novembro * Decreto-Lei n.º 361/98, de 18 de Novembro * De harmonia com princípios constitucionalmente previstos e tendo em conta o estabelecido no artigo 70.º da Lei n.º 28/84, de 14 de Agosto, foi instituído o regime

Leia mais

Tabelas de Retenção na fonte de IRS para 2011:

Tabelas de Retenção na fonte de IRS para 2011: Tabelas de Retenção na fonte de IRS para 2011: Tabelas de retenção na fonte de IRS, para o continente - 2011 Aprovadas pelo Despacho n.º 2517-A/2011, (IIª Serie DR), de 3 de Fevereiro TABELA I Trabalho

Leia mais

NOVO MODELO 3 DE IRS

NOVO MODELO 3 DE IRS NOVO MODELO 3 DE IRS EM VIGOR A Portaria n.º 421/2012de 2 1/12, DRn.º247 SérieI - Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS Anexos alterados: -Declaração

Leia mais