Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA"

Transcrição

1 PROGRAMA Actividades Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA Actividades lúdico-pedagógicas Cozinhas tradicionais Lavoura e pecuária Tradições rurais, concursos e muita diversão para Escolas e Famílias Tudo isto perto de si!

2 QUINTA PEDAGÓGICA Uma Quinta mesmo dentro de Lisboa Biblioteca Um local único na cidade, onde se podem ouvir os sons e sentir os cheiros do campo, observar várias espécies de animais domésticos, e experienciar o mundo rural. Aqui, recuperamos tradições e celebramos as principais festividades do calendário rural, de norte a sul do país. Aqui, participamos no processo educativo dos mais novos, e contribuímos para que os mais velhos revivam memórias, sempre que possível promovendo o contacto entre as gerações. Qualquer pessoa pode visitar livremente a Quinta, ou participar, mediante inscrição, em actividades lúdico-pedagógicas diversas, a maior parte das quais relacionadas com a vida numa quinta, incluindo afazeres da lavoura, da pecuária e das cozinhas tradicionais (padaria e doçaria), entre outras. WC Armazém Queijaria Maternidade Doçaria Posto Veterinário Padaria Estábulos Celeiro e Escritórios Pocilga Jardim das Aromáticas Palheiro Relvado Oficina de Cerâmica Vacaria Galinheiros Curral WC ENTRADA Coreto Portaria Lago Estufa Horta Passeio da Fama Pomar Coelheira Prados

3 PROGRAMAS Numa visita à Quinta é possível observar os diferentes animais, passear pela horta e pelo pomar para conhecer legumes e frutos, cheirar as ervas aromáticas no jardim ao fundo do relvado e descobrir as histórias que os azulejos contam, ver a Árvore das Chuchas e os espantalhos espalhados pela Quinta, e brincar no relvado, na carrocinha de brincar instalada aí ao pé, e nos brinquedos existentes junto do Passeio da Fama dos Animais. Neste, há estrelas com as pegadas das principais espécies de animais da Quinta. A Quinta está aberta ao público todos os dias, excepto à 2ª feira, podendo ser visitada livremente por toda a gente, de todas as idades. A entrada é gratuita e para visitar a Quinta não é necessária qualquer inscrição. A Quinta disponibiliza dois Programas de Actividades dirigidos a diferentes públicos: PROGRAMA ESCOLA Actividades em dias úteis, destinadas a estabelecimentos de ensino e outras entidades de características similares. Inscrições: Das 09h00 às 17h30, nos dias úteis. A partir de: 07 de Setembro de Dezembro de Março de Maio 2011 Para o período de: Setembro a Dezembro 2010 Janeiro a Março 2011 Abril a Junho 2011 Julho 2011 PROGRAMA FAMÍLIA Actividades em fins-de-semana ou feriados, destinadas a famílias com crianças. Miúdos e graúdos participam em conjunto. A maior parte das actividades deste programa destina-se a crianças maiores de 3 anos, sendo disponibilizadas outras, pontualmente, para crianças mais novas e suas famílias. Inscrições: Das 09h00 às 17h30, nos dias úteis imediatamente anteriores à data das actividades.

4 ACTIVIDADES REGULARES A Vida na Quinta (Maiores de 6 anos) Os participantes vão ficar a conhecer melhor os animais da Quinta, aprendendo a zelar pelo seu bem-estar: conduzi-los dos currais aos prados, limpar manjedouras, fazer camas (mudar a palha), preparar tudo para o fim do dia, são algumas das tarefas indispensáveis. Agricultura biológica A qualidade dos produtos da horta e do pomar depende da forma como tratamos as culturas. Ajudando a cuidar da horta, os participantes percebem como os factores ambientais condicionam o desenvolvimento das plantas. Aromas e Sabores A cozinha proporciona extraordinárias experiências sensoriais de aromas e sabores. Os participantes tomam contacto com texturas e características químicas dos vários ingredientes, e descobrem receitas tradicionais de vários pontos do nosso país, partilhando o prazer de as provar. Avental de Histórias A tradição de contar histórias está enraizada na vida rural. E todas as crianças gostam de ouvir histórias. Aqui são convidadas a construir uma e a contá-la, através da escrita ou da ilustração, tornando-a passível de ser partilhada pelos outros visitantes.

5 Compostagem O que fazer com os detritos produzidos numa quinta? Esta pergunta tem uma resposta imediata: composto, para utilizar na horta ou nos canteiros. Os participantes participam no processo de compostagem e ficam a perceber como este tipo de prática é importante para a defesa do ambiente e da saúde. Da Tosquia à Cor da Lã Todas as crianças conhecem a lã, mas nem todas sabem de onde vem nem por que fases passa desde a tosquia até se transformar, por exemplo, num cachecol ou numa camisola. Neste ateliê, os participantes ficam a conhecer diversas técnicas tradicionais de tratamento da lã. Farmácia Rural (Maiores de 6 anos) As plantas são uma fonte tradicional de medicamentos e outros produtos relacionados com saúde e bem-estar. Partindo de conhecimentos antigos que passam de geração em geração, observamos as plantas da quinta, e podemos fazer xaropes, pomadas e outras mezinhas. Mãos à obra Numa quinta há sempre que fazer: desde plantar legumes na horta até inventar como impedir que as aves os comam; reciclar diversos materiais e com eles construir moinhos de vento ou comedores para animais. Por isso, estes ateliês são muito diversificados.

6 O ciclo do pão Fazendo pão, os participantes aprendem todo o ciclo por que passam os cereais: desde a ceifa até à moagem, que os transforma em farinha, e, depois, todo o processo até sair do nosso tradicional forno a lenha. No final, todos podem saborear o pão acabado de fazer. Oficina de cerâmica A exploração plástica e artística sempre esteve presente em algumas actividades associadas à vida rural, como é o caso da cerâmica ou da olaria. Na Oficina de Cerâmica, os participantes exploram esta arte, e dão largas à imaginação. Veterinário por uma hora Os animais são uma componente muito importante do dia-a-dia da quinta. É preciso que estejam felizes e saudáveis. Enquanto adquirem alguns conhecimentos sobre os animais da Quinta, os participantes ajudam-nos a zelar pelo seu bem-estar. * Para além destas actividades, o público pode participar em outras, como sejam as dinamizadas por eventuais parceiros da Quinta, ou as que programamos para comemorar datas especiais (Vd. Calendário).

7 CONCURSOS / ESTÁGIOS / VOLUNTARIADO IV Concurso de Espantalhos (Pré-escolar, ensino básico e secundário) Início 4 Janeiro 2011 Entrega e exposição dos espantalhos 1 Março 2011 Divulgação dos resultados 25 Março 2011 A novidade no concurso deste ano é o seu alargamento a níveis de escolaridade mais altos. De facto, sabemos existir muita criatividade à espera de ser libertada entre os alunos do secundário. O tema é livre, pelo que esperamos tudo! IV Concurso de Histórias Infantis (Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico) Início 1 Março 2011 Entrega dos trabalhos e exposição 17 Maio 2011 Divulgação de resultados 1 de Junho 2011 Mais uma vez, queremos que as histórias sobre a Quinta sejam o tema central dos vossos trabalhos. Acontecem demasiadas coisas interessantes, que precisam ser contadas. Com a imaginação e a criatividade que têm caracterizado as participações de anos anteriores, estamos certos de que vão aparecer muitas histórias divertidas e interessantes. Estágios na Quinta Quem frequenta um curso técnico-profissional e gostaria de realizar aqui o seu estágio profissionalizante, deve enviar candidatura para a Quinta Pedagógica. Em , realizaram estágios cerca de 15 alunos de diversos cursos, que, com a sua prestação, nos ajudaram a contribuir para uma Quinta melhor. Voluntariado Este programa destina-se aos maiores de 18 anos que queiram participar num conjunto de acções de interesse social e pedagógico, sem fins lucrativos, ao serviço da comunidade: apoio às actividades, maneio dos animais e manutenção e limpeza de hortas, pomar, e restantes espaços verdes. Para mais esclarecimentos, consulte a Carta de Direitos e Deveres do Voluntário.

8 CALENDÁRIO 2010/2011 (*) São disponibilizadas outras actividades, tais como as preparadas para datas especiais (Vd. Calendário), ou outras dinamizadas por eventuais parceiros da Quinta. ACTIVIDADES REGULARES (*) Ao longo ao ano, a Quinta Pedagógica dos Olivais assinala de modo especial algumas datas, como o seu aniversário, festividades do calendário rural e outras relacionadas com a actividade da Quinta, ou com os seus visitantes, promovendo actividades específicas para o efeito. As inscrições para participar nestes eventos processam-se como as das actividades regulares. O público está sempre convidado a assistir. NOME DIA(S) / MÊS Dia Mundial do Animal 4 Out Apanha da Azeitona 8 Out.2010 Semana da Alimentação Saudável 16 a 21 Out Desfolhada 20 Out Queima dos Espantalhos 29 Out Pão por Deus 2 Nov Dia de São Martinho 11 Nov Dia de Reis 6 Jan Semana da Primavera 20 a 25 Mar Dia Internacional do Livro Infantil 2 Abr Parabéns, Quinta! 16 Abr.2011 Tosquia das Ovelhas da Quinta 10 Mai Dia Internacional da Família 15 Mai Dia Mundial da Criança 1 Jun Dia da Espiga (5ª feira da Ascensão) 2 Jun Semana do Ambiente 5 a 9 Jun PÚBLICO ALVO

9 Horários Outubro a Abril 3ª a 6ª feira 9h00 / 17h30 Sáb., Dom e Fer 10h00 / 17h30 2ª Feira Encerrada ao público Maio a Setembro 3ª a 6ª feira 9h00 / 19h00 Sáb., Dom e Fer 10h00 / 19h00 2ª Feira Encerrada ao público Contactos Rua Cidade de Lobito, Olivais Sul LISBOA Coordenadas GPS: N , W Telef.: Fax: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt Website: Facebook: Quinta Pedagógica dos Olivais Câmara Municipal Quinta Pedagógi c a dos Oli v ais DMASED/DEJ

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO

Quinta. Pedagógica dos Olivais ANO LETIVO Quinta Pedagógica dos Olivais LISBOA ANO LETIVO 12 13 atividades lúdico-pedagógicas cozinhas tradicionais lavoura e pecuária tradições rurais, concursos e muita diversão para escolas e famílias Tudo isto

Leia mais

Quinta. Pedagógica dos Olivais. a n o lectivo

Quinta. Pedagógica dos Olivais. a n o lectivo Quinta Pedagógica dos Olivais 11 12 atividades lúdico-pedagógicas cozinhas tradicionais lavoura e pecuária tradições rurais, concursos e muita diversão para escolas e famílias a n o lectivo lisboa Tudo

Leia mais

Quinta. Pedagógica dos Olivais

Quinta. Pedagógica dos Olivais Quinta Pedagógica dos Olivais 2 0 1 0 2010 ANO INTERNACIONAL da biodiversidade A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional da Biodiversidade, tendo como objectivo principal a

Leia mais

Um dia diferente onde aprender é divertido!

Um dia diferente onde aprender é divertido! Um dia diferente onde aprender é divertido! Quinta Pedagógica do Cuco Um dia diferente onde aprender é divertido! A importância das quintas pedagógicas no processo de aprendizagem das crianças Uma sociedade

Leia mais

Projeto Educativo : Mãos à Obra

Projeto Educativo : Mãos à Obra Projeto Educativo : Mãos à Obra INÍCIO DO ANO LETIVO ATÉ 1ª INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E EDUCATIVAS (15 de dezembro de 2017) VALÊNCIA DATA/ TEMA Início do ano letivo 13 SETEMBRO Dia do Animal 4

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

Contacto para informações: Marcação prévia obrigatória , ou

Contacto para informações: Marcação prévia obrigatória , ou Nome do evento: A minha família vai ao Museu! E a tua?! Especial Dia da Família Data: 15 de Maio Hora: 15h Sinopse: Vem ao Museu criar a tua árvore genealógica e assim comemorar o Dia da Família! Vamos

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Trimestre DAR VIDA no(s) encontro(s) com os amigos descobrindo o Amigo Jesus Manhã Início do ano letivo Portaria Sala Polivalente Todo o pessoal entra mais cedo para acolher cada criança e os pais Proporcionar

Leia mais

Horta Biológica uma estratégia para a inclusão e a sustentabilidade

Horta Biológica uma estratégia para a inclusão e a sustentabilidade Horta Biológica uma estratégia para a inclusão e a sustentabilidade Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes Ílhavo Coordenadora do projeto Eco-Escolas: Maria de Fátima Seabra Projeto Eco-Escolas:

Leia mais

Aventuras no Campo. O que e?

Aventuras no Campo. O que e? Aventuras no Campo O que e? Integrado na Herdade do Moinho Novo, é um espaço de lazer activo, onde crianças e jovens têm a oportunidade de experimentar viver num meio rural, com um ritmo diferente do ritmo

Leia mais

Oficinas Escolares. Para despertar o saber

Oficinas Escolares. Para despertar o saber Oficinas Escolares. Para despertar o saber As Oficinas Escolares visam promover o desenvolvimento das capacidades fundamentais de aprendizagem das crianças e jovens, aos níveis cognitivo, emocional, afetivo

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças Jogos de movimento e jogos de socialização Favorecer o desenvolvimento da auto-estima

Leia mais

Serviço Educativo

Serviço Educativo MUSEU DOS BISCAINHOS Serviço Educativo 2016-2017 VISITAS ORIENTADAS 17B17 BAs visitas orientadas fornecem pistas para uma melhor compreensão do museu. Procuram estimular os sentidos, sobretudo o ver e

Leia mais

ANEXO II ACORDO DE UTILIZAÇÃO

ANEXO II ACORDO DE UTILIZAÇÃO ANEXO II ACORDO DE UTILIZAÇÃO ENTRE Primeiro Outorgante: O Município de Castelo Branco, na qualidade de proprietário e de entidade responsável pela gestão das Hortas Sociais da Quinta do Chinco, pessoa

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

NEWSLETTER Nº 03/12 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana.

NEWSLETTER Nº 03/12 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os Produtos da Quinta à venda esta semana. NEWSLETTER Nº 03/12 PRODUTOS DA QUINTA Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana. As encomendas poderão ser feitas presencialmente na Sede da Associação Integrar (Rua do Teodoro, nº1 - S.

Leia mais

Os Espaços Verdes no projecto LIPOR

Os Espaços Verdes no projecto LIPOR Os Espaços Verdes no projecto LIPOR Congresso Internacional de Parques Urbanos e Metropolitanos Porto 24/03/2006 Benedita Chaves Lipor A Lipor Associação de Municípios - 1982 Gestão e tratamento de RSU

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2)

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2) CALENDARIZAÇÃO TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS AVALIAÇÃO - Conhecer a Instituição, os - educandos, os docentes e funcionários; Setembro Abertura do Ano Letivo - Fomentar a

Leia mais

Relatório do Plano de Atividades 2014

Relatório do Plano de Atividades 2014 Relatório do Plano de s 2014 Respostas Socais: Centro s Ocupacionais e Lar Residencial Data Objetivo Público-alvo Indicador de eficácia Janeiro Comemorar as datas anuais de maior importância no âmbito

Leia mais

HORTAS COMUNITÁRIAS DO PARQUE DA DEVESA. Conferência Modelos de desenvolvimento, sustentabilidade e ecologia urbana

HORTAS COMUNITÁRIAS DO PARQUE DA DEVESA. Conferência Modelos de desenvolvimento, sustentabilidade e ecologia urbana HORTAS COMUNITÁRIAS DO PARQUE DA DEVESA Conferência Modelos de desenvolvimento, sustentabilidade e ecologia urbana 1 Guimarães, 5 de Junho de 2014 Marisa Moreira 2 1 Cidade: 11 Km² Concelho: 201 Km² -

Leia mais

Processo e resultados do grupo de discussão Seminário Nacional ECO ESCOLAS 2014/2015 20 de Janeiro, 17.00h/19.00h Ílhavo Pressupostos Foi proposto ao grupo de educadoras e professores do 1º ciclo presentes,

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

Oferta Educativa 2016/2017 No seu sexto ano de desenvolvimento, o Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) mantém a sua aposta numa oferta educativa diversificada e de qualidade, reiterando os princípios

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

Programa para Séniores

Programa para Séniores Programa para Séniores Instituições e Universidades Séniores 2018/19 Quinta Pedagógica da Caria Rua do Pinhal Redondo 30, Casal da Barreirinha, 2560-095 Maceira, Torres Vedras 2018/19 Vantagens do contato

Leia mais

de 26 de Maio a 5 de Junho

de 26 de Maio a 5 de Junho de 26 de Maio a 5 de Junho Informações e inscrições: Casa Municipal do Ambiente Departamento de Estratégia Rua Bernardo Francisco da Costa, 42 2800-029 ALMADA Tel. 21 272 25 18 Fax 21 272 25 19 ecoteca@cma.m-almada.pt

Leia mais

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011

MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo Cabeceiras de Basto Novembro 2011 MUSEU DAS TERRAS DE BASTO Programa Educativo 2012 Cabeceiras de Basto Novembro 2011 Nesta exposição estão patentes réplicas de máquinas como Super Chief, utilizado pela empresa Atchison, Topeka e Santa

Leia mais

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas Programa de Férias Da Páscoa 2015 Inscrições Abertas Atividades Morangos 23 de Março a 6 de abril Programa atividades Morangos Inscrições: a inscrição deverá ser feita por e-mail (www.morangos.pt), por

Leia mais

Programa para Crianças

Programa para Crianças Programa para Crianças Escolas e outras Instituições 2018/19 Quinta Pedagógica da Caria Rua do Pinhal Redondo 30, Casal da Barreirinha, 2560-095 Maceira, Torres Vedras 2018/19 Vantagens do contato com

Leia mais

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas

Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias. Projeto Escolar: Hortas Biológicas Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias Projeto Escolar: Hortas Biológicas Professores: Ana Luísa Costa Ilda Azevedo Juliano Silva Pedro Lameirinhas Rui Vieira Ano Letivo:2017/2018 ÍNDICE

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

Programa Educativo 2011/2012

Programa Educativo 2011/2012 Museu Nacional de Arqueologia Sector Educativo e de Extensão Cultural Edifício do Mosteiro dos Jerónimos Praça do Império 1400-206 Lisboa tel. 21 362 00 00 fax. 21 362 00 16 mnarq.escolas@imc-ip.pt mnarq.seducativo@imc-ip.pt

Leia mais

Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU. Ano 2015

Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU. Ano 2015 Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU Ano 2015 O QUE É O CPSU CPSU Conselho Português de Saúde do Úbere Associação sem fins lucrativos Apresentação Missão Objetivos Estrutura Participação Projetos

Leia mais

Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros. Ano letivo 2018/2019

Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros. Ano letivo 2018/2019 Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros Resposta Social de Creche Resposta Social de Pré-escolar Resposta Social de CATL Ano letivo 2018/2019 O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2018/2019 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2)

Plano Anual de Atividades 2018/2019 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2) CALENDARIZAÇÃO TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS AVALIAÇÃO - Conhecer a Instituição, os - Receção das crianças educandos, os docentes e e Encarregados de funcionários; Setembro

Leia mais

Museu Nacional de Arqueologia Sector Educativo e de Extensão Cultural!" #!" $!%&'! $! '! http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt http://museunacionaldearqueologia-educativo.blogspot.com Visita orientada Público-alvo:

Leia mais

Jardim de Infância Os Dois Patinhos

Jardim de Infância Os Dois Patinhos Jardim de Infância Os Dois Patinhos Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 3. MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO... 9 4. METODOLOGIAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJECTO... 11 5. RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS... 12 Página 2 1. INTRODUÇÃO No

Leia mais

MEALHADA COMEMORA DIA NACIONAL DOS MOINHOS COM ATIVIDADES NOS MOINHOS DO CONCELHO

MEALHADA COMEMORA DIA NACIONAL DOS MOINHOS COM ATIVIDADES NOS MOINHOS DO CONCELHO DE 6 A 8 DE ABRIL MEALHADA COMEMORA DIA NACIONAL DOS MOINHOS COM ATIVIDADES NOS MOINHOS DO CONCELHO Voltar a ver a mó a girar, ouvir as explicações do moleiro Armindo Lopes, ver e provar o pão acabado

Leia mais

Oficinas de Verão - Serviço Área Protegida. 19 a 30 de Julho Tema: Ciência Viva

Oficinas de Verão - Serviço Área Protegida. 19 a 30 de Julho Tema: Ciência Viva Data Horário Actividade 19 de Julho 11h00 11h20 12h30 Apresentação da Oficina Jogos de Dinâmica de Grupo Lanche da manhã Continuação dos Jogos de Dinâmica de Grupo Almoço - Meio Dia em Mundo Rural Monitor

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES As datas ou atividades previstas poderão ser alteradas de acordo com o interesse das crianças Conteúdos Objetivos Atividades Setembro Dia 04 Receção das crianças Dia 23 Outono Fazer sentir às crianças

Leia mais

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012 ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA 2012/2013 Tondela, 26 de setembro de 2012 Objetivos do projeto Criar uma cultura empreendedora; Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; Partilhar experiências

Leia mais

L A B O R A T Ó R I O S C R I A T I V O S

L A B O R A T Ó R I O S C R I A T I V O S L A B O R A T Ó R I O S C R I A T I V O S L U G A R D O D O D E S E N H O FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE J u n h o - J u l h o 2 0 1 5 or que razão são tão importantes as atividades P criativas no desenvolvimento

Leia mais

Rede de Turismo Local. Agosto 2013

Rede de Turismo Local. Agosto 2013 Rede de Turismo Local Agosto 2013 0 Rede de Turismo Local Informação aos Agentes O presente dossier reveste-se como um guia dos recursos disponibilizados em rede, através da adesão à Rede de turismo local

Leia mais

Irlanda. Estágios de Experiência Profissional Remunerada

Irlanda. Estágios de Experiência Profissional Remunerada Irlanda Estágios de Experiência Profissional Remunerada Os Estágios de Experiência Profissional na Irlanda foram criados para proporcionar uma experiência profissional na prática, nas áreas de Agricultura

Leia mais

A Agricultura Familiar consiste na organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, geridas por uma família e

A Agricultura Familiar consiste na organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, geridas por uma família e ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR Os altos índices de fome, o crescimento da população mundial e as alterações climáticas levaram a ONU a declarar 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Leia mais

Futuro à vista! Sonha e Constrói. Férias Positivas! verão jun a 13 jul

Futuro à vista! Sonha e Constrói. Férias Positivas! verão jun a 13 jul Futuro à vista! Sonha e Constrói 18 jun a 13 jul Férias Positivas! Férias Positivas! é o programa de férias da Ousar Crescer. Combina: Atividades diversificadas e divertidas Desenvolvimento pessoal Oferece:

Leia mais

Plano anual de atividades 2016 / 2017

Plano anual de atividades 2016 / 2017 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças happy day setembro 2016 Fomentar o desenvolvimento da autonomia quer em relação ao

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Da Indústria Têxtil MUSEU DA INDÚSTRIA TÊXTIL 2013-2014 Responsável pelo serviço: Eng. Paulo Peixoto Contactos

Leia mais

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Ilustração Bird Life International Ilustração Bird Life International 1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 QUE DECORREM NA LAGOA PEQUENA: O mundo das aves

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE 01 Início do Ano Letivo Atividades de escolha livre. Atividades de exploração do espaço exterior. - Promover a integração / (re) adaptação das crianças; - Integração da criança no meio envolvente. Materiais

Leia mais

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena 2016/2017 Ilustração Bird Life International Ilustração Bird Life International 1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 NA LAGOA PEQUENA: O mundo das

Leia mais

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Programa Educativo do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena Ilustração Bird Life International Ilustração Bird Life International..2.3.4.5 QUE DECORREM NA LAGOA PEQUENA: O mundo das aves Pré-escolar Dominó

Leia mais

6 a 10 de Dezembro 2017

6 a 10 de Dezembro 2017 6 a 10 de Dezembro 2017 BY O QUE É? O grande evento de Natal para as famílias, composto por 4 Áreas distintas mas complementares: Mercado de Natal, Mercado de Oportunidades, Mercado do Chocolate e, este

Leia mais

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel Agrupamento De s Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel 1 Introdução Planos anual e plurianual de actividades documentos de planeamento, que definem, em função do projecto educativo, os objectivos,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA Divisão de Informação e Comunicação Largo Luís de Camões 2800-158 Almada Telef. 2 1 2 7 2 4 5 5 9 divinformacao@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt Nota de Imprensa Pais e primavera

Leia mais

BOLETIM 17. Serviços de Cultura e Museologia

BOLETIM 17. Serviços de Cultura e Museologia BOLETIM 17 Serviços de Cultura e Museologia ATIVIDADES 2017 Serviço Educativo dos Serviços de Cultura e Museologia Câmara Municipal de Espinho ATIVIDADES REGULARES» LATA A LATA OU CONTOS NO MUSEU Museu

Leia mais

programa de actividades 9 a 17 de dezembro

programa de actividades 9 a 17 de dezembro de actividades 9 a 17 de dezembro apresentação II aniversário da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Oliveira de Azeméis Cerca de 2 442 leitores inscritos, mais de 29 717 empréstimos domiciliários

Leia mais

O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares

O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares Projeto dirigido aos alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico. Tem como principais objetivos a transmissão de conhecimentos relacionados com a conservação e proteção

Leia mais

Oferta Educativa 2016/2017 No seu sexto ano de desenvolvimento, o Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) mantém a sua aposta numa oferta educativa diversificada e de qualidade, reiterando os princípios

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2016/ 2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017

Plano Anual de Actividades do ATL 2016/2017 Setembro Acolhimento das crianças Organização dos espaços Regras e rotinas Promover a adaptação e readaptação das crianças Criar laços de afecto e confiança entre os adultos, as crianças e as famílias

Leia mais

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida Preenchimento da Folha de Assiduidade. Apresentação da Oficina Jogos de dinâmicas de grupo sobre a floresta 30 de Agosto 11h20 Continuação dos jogos de dinâmicas de grupo 14h00 2 elementos: Núcleo de Meio

Leia mais

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema!

ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! ERA UMA VEZ 1, 2, 3 Projeto Pedagógico da Sala 1-2 anos Provocação é o Lema Desafios é o Tema! Educadora Ana Salvador A provocação é o desafio e o incitamento aos estímulos para que a criança, aprendendo

Leia mais

Data Actividades Objectivos Intervenientes Orçamento

Data Actividades Objectivos Intervenientes Orçamento 15 Setembro / 2011 Abertura do Ano Lectivo 23 Setembro/2011 Trabalhos de Expressão Plástica Recepção aos alunos e encarregados de educação Visita guiada à escola; Encontro com os pais e encarregados de

Leia mais

6 a 10 de Dezembro 2017

6 a 10 de Dezembro 2017 6 a 10 de Dezembro 2017 BY O QUE É? O grande evento de Natal para as famílias, composto por 4 Áreas distintas mas complementares: Mercado de Natal, Mercado de Oportunidades, Mercado do Chocolate e, este

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV RELATÓRIO FOTOGRÁFICO... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV 18... Coordenação: Parceria: Apropriação Eu gostei muito do projeto porque ele tem cuidado de todas as famílias. Eu só tenho a agradecer

Leia mais

Centro Social e polivalente da Freguesia de Murtede PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL

Centro Social e polivalente da Freguesia de Murtede PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 CATL DATA TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS setembro Integração de crianças e jovens -Promover uma integração plena das novas crianças e jovens; -Aquisição das regras

Leia mais

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Seminário Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania Lisboa 9 de Maio de 2014 Associação Nacional

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017 Setembro Dias 01 a 04 de Setembro Receção e Integração dos alunos v Integrar/adaptar as crianças no CATL; v Desenvolver laços de relação entre criança/criança; equipa do CATL/crianças; v v Atividades relacionadas

Leia mais

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Programação Semana de 30 de junho a 04 de Julho 30 de junho - 9h00-12h00 14h00-17h00 Oficina Use e Re-Use Local : CEA 01 de julho - 9h00-12h00 14h00-17h00

Leia mais

NEWSLETTER Nº 45/11 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana.

NEWSLETTER Nº 45/11 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os Produtos da Quinta à venda esta semana. NEWSLETTER Nº 45/11 PRODUTOS DA QUINTA Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana. As encomendas poderão ser feitas presencialmente na Sede da Associação Integrar (Rua do Teodoro, nº1 - S.

Leia mais

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida

Oficinas de Verão Serviço Área Protegida Oficinas de Verão Serviço Área Protegida Data Horário Actividade 04 de Julho 05 de Julho 09h00 10h00 04 a 15 de Julho de 2011-Tema: Oficina da Energia Positiva Recepção dos participantes Preenchimento

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Satisfazer as necessidades

Leia mais

NEWSLETTER Nº 24/11 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana.

NEWSLETTER Nº 24/11 PRODUTOS DA QUINTA. Apresentamos os Produtos da Quinta à venda esta semana. NEWSLETTER Nº 24/11 PRODUTOS DA QUINTA Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana. As encomendas poderão ser feitas presencialmente na Sede da Associação Integrar (Rua do Teodoro, nº1 - S.

Leia mais

P r o f e s s o r a N a t á l i a P e r e i r a - C o o r d e n a d o r a d o P r o g r a m a E c o - E s c o l a s d o A g r u p a m e n t o d e E s

P r o f e s s o r a N a t á l i a P e r e i r a - C o o r d e n a d o r a d o P r o g r a m a E c o - E s c o l a s d o A g r u p a m e n t o d e E s P r o f e s s o r a N a t á l i a P e r e i r a - C o o r d e n a d o r a d o P r o g r a m a E c o - E s c o l a s d o A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s J o ã o d a S i l v a C o r r e i a O QUE

Leia mais

10 conselhos para a adaptação das crianças a uma alimentação mais saudável.

10 conselhos para a adaptação das crianças a uma alimentação mais saudável. 10 conselhos para a adaptação das crianças a uma alimentação mais saudável www.angelaoeiras.com Uma das maiores preocupações que encontro nos meus workshops de alimentação saudável é a dificuldade que

Leia mais

Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família. Ano Lectivo 2015/2016

Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família. Ano Lectivo 2015/2016 Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família Ano Lectivo 2015/2016 Quem somos? A APDAF Associação para a promoção e dinamização do apoio à família, é uma instituição de solidariedade social

Leia mais

HORTAS URBANAS QUINTA DA BARROSA NORMAS DE FUNCIONAMENTO

HORTAS URBANAS QUINTA DA BARROSA NORMAS DE FUNCIONAMENTO HORTAS URBANAS QUINTA DA BARROSA NORMAS DE FUNCIONAMENTO Preâmbulo A actividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, assume grande importância no desenvolvimento sustentável e

Leia mais

Festa da Arqueologia Objectivos:

Festa da Arqueologia Objectivos: 1 A Festa da Arqueologia é um evento vocacionado para a divulgação da Arqueologia, dirigindo-se ao público em geral. Através de uma série de actividades, procura reforçar a ligação desta ciência à sociedade,

Leia mais

EcoAtividades. Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM

EcoAtividades. Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM EcoAtividades Crianças e jovens dos 6 14 anos Julho a Setembro EM PARCERIA COM ATIVIDADES PROPOSTAS Todas as atividades propostas assentam no primeiro desejo das crianças ou jovens que é de correr, tocar,

Leia mais

Há 5 anos no Programa Eco-Escolas...

Há 5 anos no Programa Eco-Escolas... Há 5 anos no Programa Eco-Escolas... Os 7 passos 1- Conselho Eco-Escolas Coordenadora do Programa Professores das três turmas da escola Alunos Delegados do Ambiente das três turmas Assistente Operacional

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL Apresentação do Centro Os jardins românticos do Palácio de Cristal (projetados no século XIX pelo arquitecto Émile David), a par do Pavilhão

Leia mais

Revitalização da Fábrica da Pólvora de Corroios. Paulo Jorge Rodrigues Pereira

Revitalização da Fábrica da Pólvora de Corroios. Paulo Jorge Rodrigues Pereira Revitalização da Fábrica da Pólvora de Corroios 1 Guião da Apresentação 1. Introdução Caracterização da Zona Urbana a Intervir Alternativas de Intervenção 4. Guia Orientador de Revitalização 2 Introdução

Leia mais

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018

Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões. 7ª Edição 2017/2018 Escolas Empreendedoras na CIM Viseu Dão Lafões 7ª Edição 2017/2018 Agenda 1. Enquadramento e contextualização 2. Programa de empreendedorismo para o 1º ciclo do Ensino Básico 3. Programa de empreendedorismo

Leia mais

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas. Centro de Convívio

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas. Centro de Convívio Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas Centro de Convívio Plano de trabalho para 2018/19 Plano anual Plano semanal Serviços disponíveis Plano anual: Feiras e Eventos: conhecer e participar

Leia mais

CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental

CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental CML / Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental Parque Florestal de Monsanto Mais de 300 km de percursos pedestres, circuitos cicláveis; Oferta variada de equipamentos, espaços de recreio informal,

Leia mais

REGULAMENTO HORTAS URBANAS DO CONCELHO DE ESTARREJA

REGULAMENTO HORTAS URBANAS DO CONCELHO DE ESTARREJA REGULAMENTO HORTAS URBANAS DO CONCELHO DE ESTARREJA Regulamento n.º 1/2012 Aprovado em Reunião de Câmara a 12/04/2012 Artigo 1º Norma habilitante O presente regulamento é decorrente das competências atribuídas

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

Os 5 Tesouros da Natureza

Os 5 Tesouros da Natureza Design: Sala de Desenho 2017 jun 26 a 30 jul 3 a 7, 10 a 14 e 17 a 21 Este verão, as Férias no Museu estão melhores que nunca! Inscrições abertas. Consulte o programa. EXPOSIÇÕES MUHNAC JARDIM BOTÂNICO

Leia mais

NEWSLETTER Nº 7/11. Semana de 4 de Abril a 11 de Abril de 2011

NEWSLETTER Nº 7/11. Semana de 4 de Abril a 11 de Abril de 2011 NEWSLETTER Nº 7/11 PRODUTOS DA QUINTA Apresentamos os "Produtos da Quinta" à venda esta semana. Relembramos que os nossos produtos têm certificação biológica. As encomendas poderão ser feitas na Sede da

Leia mais

PINTURA. Curso Horário Duração / Datas Preço. Anual (31 sessões) 17 Out - 5 Jun. Anual (31 sessões) 18 Out - 6 Jun. Anual (32 sessões) 8 Out - 3 Jun

PINTURA. Curso Horário Duração / Datas Preço. Anual (31 sessões) 17 Out - 5 Jun. Anual (31 sessões) 18 Out - 6 Jun. Anual (32 sessões) 8 Out - 3 Jun PINTURA Martinho Costa 6as feiras 19:15-22:00 Trimestral (15 sessões) 9 Nov - 22 Fev Martinho Costa 19:15-22:15 17 Out - 5 Jun Até 13 Fev 18 Out - 6 Jun Até 14 Fev Martinho Costa 2as feiras 19:15-22:15

Leia mais

4ª EDIÇÃO

4ª EDIÇÃO www.curtasgastronomia.pt 4ª EDIÇÃO Objetivos A quarta edição do certame Curtas Gastronomia tem como objetivo consolidar-se como um evento alternativo, partilhando o melhor da gastronomia e do audiovisual

Leia mais

Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo

Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo Plano Anual de atividades 2012/2013 1º Periodo Designação Objectivos Grupo alvo Calendarização Responsáveis pela actividade Recursos a afectar J F M A M J J A S O N D Humanos Materiais Logísticos 1ª Reunião

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO RAPOSOS SUSTENTÁVEL RAPOSOS MG MAI A JUL 16 Realização: Parceria: Patrocínio: Apropriação Cheguei em casa e dei a receita de sabão para o meu tio. Na mesma hora, ele foi à

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

PROGRAMAÇÃO MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA PROGRAMAÇÃO MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA Julho SAB 01 A SEG 31 EXPOSIÇÃO PERMANENTE O QUE NOS DIZEM OS OBJETOS DO NOSSO PASSADO MAIS DISTANTE Esta exposição tem como objetivo divulgar

Leia mais

Ano letivo 2018/2019 Atividade Objetivos Valências envolvidas Recursos materiais e logísticos Inicio do ano letivo pré-escolar. positivas face aos

Ano letivo 2018/2019 Atividade Objetivos Valências envolvidas Recursos materiais e logísticos Inicio do ano letivo pré-escolar. positivas face aos Calendarizaç ão 12 de setembro 14 de setembro 16 a 18 de Outubro Ano letivo 2018/2019 Atividade Objetivos Valências envolvidas Recursos materiais e logísticos Inicio do ano letivo pré-escolar Inicio das

Leia mais

Programa de Férias de Natal 2013

Programa de Férias de Natal 2013 Programa de Férias de Natal 2013 Programa de Férias de Natal 2013 Atividades Morangos 18 de dezembro a 3 de janeiro Programa actividades Morangos Inscrições: a inscrição deverá ser feita por e-mail (www.morangos.pt)

Leia mais