ASPECTOS JURÍDICOS DA OUTORGA DA CONCESSÃO DO SERVIÇO COLETIVO PÚBLICO, NA MODALIDADE CONVENCIONAL, EM ÁREAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS JURÍDICOS DA OUTORGA DA CONCESSÃO DO SERVIÇO COLETIVO PÚBLICO, NA MODALIDADE CONVENCIONAL, EM ÁREAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS."

Transcrição

1 ASPECTOS JURÍDICOS DA OUTORGA DA CONCESSÃO DO SERVIÇO COLETIVO PÚBLICO, NA MODALIDADE CONVENCIONAL, EM ÁREAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. Gabriela Pinheiro Travaini Sérgio Marasco Torrecillas Curitiba, setembro de 2009

2 Princípio norteador a seleção da proposta mais vantajosa para cada uma das quatro áreas, assegurando ao Poder Público e à população a prestação do serviço de forma competente e adequada aos princípios fundamentais da universalidade do atendimento, eficiência e modalidade tarifária, garantida a acessibilidade e concretizando a implantação de uma rede de Transporte Coletivo com característica integrada, sem competição entre as diversas modalidades.

3 Até 2005 o Sistema de Transporte Coletivo Público no município de Campinas era composto, entre outros, pelo Serviço Convencional, operado com ônibus, através de empresas permissionárias cujos termos de permissão foram outorgados antes da promulgação da Constituição Federal vigente e das Leis Federais n 8.666/93 e 8.987/95, devendo portanto se rem legalizados sob a égide da previsão legal em vigência. Nas duas audiências públicas realizadas, apresentou-se a concepção da organização do novo sistema de Transporte Público Coletivo na Cidade de Campinas, tendo acrescentado as informações relativas às reuniões de bairro que vinham sendo promovidas a fim de esclarecer a população acerca do novo sistema de transporte, bem como colher sugestões. Foi amplamente esclarecido e divulgado à população que ajustes ocorreriam nas linhas antes da celebração dos novos contratos, bem como a adoção da integração tarifária temporal, através da implantação do Bilhete Único.

4 CARACTERÍSTICAS DO EDITAL Identificar empresas ou consórcios de empresas para a celebração dos contratos de outorga de concessão do serviço de transporte coletivo em Campinas levando-se em conta a combinação de dois critérios legalmente previstos em virtude das particularidades de um contrato como o de transporte público.

5 A transferência ao concessionário da execução do serviço, continuando o Poder Concedente como titular do mesmo; A realização prévia de licitação na modalidade concorrência, conforme artigo 175 da Constituição Federal; o fato de o concessionário executar o serviço a seu próprio nome e correr os riscos normais do empreendimento; A tarifa ter a natureza de preço público e ser fixado no contrato; o usuário ter direito à prestação de serviço;

6 Critério de julgamento adotado no caso em apreço, de melhor proposta técnica com preço fixado no edital teve por objetivo garantir que a tarifa a ser cobrada pelo concessionário fosse estabelecida pelo Poder concedente, nos exatos termos do artigo 8º da Lei Municipal nº /02 que dispõe sobre a organização dos serviços de transporte público coletivo de passageiros no Município de Campinas e dá outras providências.

7 A apresentação de atestado da licitante, como de um de seus sócios, garante a seleção de empresa idônea, autorizada a, oportunamente, no decorrer do certame, oferecer proposta técnica. Assim, qualquer empresa interessada, que preenchesse a exigência insculpida no edital concernente ao atestado de prestação de serviços de transporte coletivo urbano de passageiros, poderia ser habilitada. Mas não é só, além destas empresas, qualquer outra Pessoa Jurídica cujo sócio pudesse comprovar atestado nos mesmos termos, seria considerada qualificada tecnicamente. Destarte, não houve qualquer restrição à ampla participação das interessadas. Pelo contrário, a autorização de apresentação de atestado em nome do sócio da licitante aumentou o leque das empresas aptas a formular propostas, sem, no entanto, deixar de verificar sua capacidade para tanto..

8 7.2. Documentos necessários à demonstração da qualificação técnica Atestado(s) fornecido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, comprovando que a Licitante, ou um de seus sócios, prestou ou está prestando, satisfatoriamente, serviços de transporte coletivo urbano de passageiros em característica, quantidade e prazos compatíveis com o objeto licitado Para efeito de compatibilidade, considera-se a comprovação mínima do número de veículos em operação, de acordo com a tabela abaixo, podendo ser considerado mais de um atestado: Área 1 no mínimo veículos/mês; Área 2 no mínimo veículos/mês; Área 3 no mínimo veículos/mês; Área 4 no mínimo veículos/mês

9 Segundo o Excelentíssimo Senhor Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Antônio Roque Citadini[1]: As exigências quanto à qualificação técnica deverão limitar-se ao que será exigido quando da execução do contrato, sendo, portanto o objeto da licitação o melhor parâmetro para a fixação dos limites de exigências técnicas.(...). (negritamos) [1]CITADINI, Antonio Roque. Comentários e jurisprudência sobre a lei de licitações públicas. 2ª edição. Editora max limonad. Pág. 229 e ss.

10 Quantitativo relacionado ao número de veículos em operação pelo período de 1 (um) mês. Veja-se, foi admitida a soma de atestados para comprovar a prestação de serviços por 1 (um) mês. Os valores expressos no item do Edital representam o produto da frota exigida para cada área pelo número de dias contidos em um mês comercial, adotado 30 (trinta). O que o proponente deveria provar é que em um mês, somando-se a frota operada em cada um de seus dias, totalizou o valor correspondente à área que concorre. O entendimento sumular do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo nº 24, admite a exigência de realização dos serviços com características semelhantes às do objeto licitado em quantitativo acima de 60%, desde que venha devida e tecnicamente justificado.

11 Habilitação refere-se às condições do licitante, a fase de apresentação da proposta é concernente à execução do objeto licitado. Há uma radical dissociação entre habilitação (exame da presença das condições do direito de licitar) e julgamento das propostas. A classificação final dos proponentes foi feita de acordo com a somatória dos valores atribuídos a cada um dos itens previstos no edital, todos estritamente compatíveis com o objeto da licitação, de modo que não houve eliminação de empresa que não apresentou quaisquer dos atestados exigidos.

12 a licitação para outorga da concessão levará em conta, como critérios de melhor técnica, ao menos, tempo de constituição da empresa experiência no transporte urbano e metropolitano de passageiros, experiência na operação de sistema de bilhetagem eletrônica, utilização de combustíveis com menor grau de emissão de poluentes, melhor oferta quanto a veículos adaptados para pessoas com restrição de mobilidade. Os critérios para o julgamento da proposta técnica previstos no instrumento convocatório tiveram arrimo em legislação municipal que disciplinou a matéria. Ora, ao incluir os itens exigidos para a proposta técnica a Prefeitura de Campinas, por meio da comissão de licitação especial criada, deu cumprimento à norma legal a que está sujeita.

13 Provocar a apresentação de novas soluções de metodologia de operação e de execução dos serviços, com base em requisitos objetivamente previstos no edital. Os itens são cristalinos neste sentido, vejamos: 8.2. Apresentação de Metodologia Operacional: A licitante deverá apresentar uma metodologia para otimização da execução dos serviços, especificamente para o período de transição, podendo propor alteração do tipo de veículo, frota ou intervalo para cada linha, porém com a manutenção dos limites de qualidade (intervalo máximo de passageiros em pé por m²), estabelecidos no Anexo II. Os requisitos operacionais referentes às linhas, itinerários, extensão e tempo de ciclo previstos no mesmo Anexo II não poderão sofrer nenhuma alteração, não implicando, igualmente, nenhuma majoração dos custos previstos no Anexo VI.

14 8.2.2 A não apresentação da metodologia operacional prevista neste item implicará na aceitação, por parte da licitante, das condições operacionais previstas nos Anexos II e VII e exigidas desde o início da operação dos serviços concedidos Apresentação de Metodologia de Execução dos Serviços: A licitante deverá apresentar uma metodologia para a execução dos serviços, especialmente para o período de transição, a serem prestados na operação e manutenção, incluindo a descrição de sua estrutura organizacional e dos recursos materiais e humanos a serem empregados O conteúdo e organização do texto serão de livre proposição, porém deverão conter no mínimo as principais rotinas da operação e da manutenção, bem como todos os recursos a serem utilizados, inclusive os sistemas de comunicação e informatização. Deverá,ainda, ser apresentado relação de pessoal por cargo e programas de treinamentos a serem utilizados, tendo como parâmetro o disposto no Anexo III.

15 8.4. As metodologias operacional e de execução propostas pela licitante serão parâmetros para a fiscalização da execução dos serviços concedidos, desde o início da operação, incorporando-se às cláusulas contratuais como deveres da Concessionária. Estabelecem os subitens e de maneira clara os critérios de julgamento concernentes aos itens de metodologia operacional e de execução dos serviços: Metodologia Operacional: A pontuação referente a este item será obtida mediante a apresentação de proposta técnica contendo uma descrição dos conceitos e procedimentos utilizados, o resultado de sua aplicação ao conjunto de linhas da área em referência, na forma de tabela e planilhas A avaliação da metodologia apresentada considerará a compatibilidade técnica e financeira da proposta operacional fornecida pela licitante par ao período de transição, dentro dos parâmetros fixados no Anexo VII.

16 Se a metodologia operacional for aceita, por compatível, a licitante receberá 60 (sessenta) pontos. Em não havendo compatibilidade com os requisitos operacionais exigidos no Anexo VII, a licitante não receberá pontuação neste item Metodologia de execução dos serviços: A pontuação referente à metodologia de execução dos serviços será obtida mediante a apresentação da proposta técnica contendo a organização dos processos de trabalho para a prestação dos serviços, incluindo a estrutura organizacional e os recursos a serem empregados, nos termos exigidos no item 8.3 deste Edital A avaliação desse item considerará o atendimento integral de todos os requisitos exigidos no item 8.3 e Anexo III deste Edital Se a metodologia de execução for aceita, por completa, a licitante receberá 60 (sessenta) pontos. Em não havendo o preenchimento de todos os requisitos exigidos no Anexo III, a licitante não receberá pontuação neste item.

17 A empresa que apresentasse em sua proposta técnica metodologia operacional e de execução de serviço com base em quesitos objetivos estabelecidos no edital receberia pontuação e, caso sagrasse vencedora do certame, estaria obrigada a implantar a metodologia proposta. Cuidou o Poder Concedente para que não houvesse no caso em apreço qualquer subjetividade no julgamento. Uma vez apresentada metodologia, a participante receberia pontuação, sem que houvesse escolha pela Administração de melhor metodologia apresentada. Isto posto, restou demonstrado o respeito e a observância aos princípios que norteiam a Administração Pública.

18 CONCLUSÃO Administração buscou a diminuição do tempo de espera pelos veículos e também do deslocamento; Diminuição dos custos para as empresas e cooperativas; Diminuição dos gastos para os usuários do transporte coletivo por conta da implantação do Bilhete Único; Mais segurança no transporte e novas opções de linhas e itinerários, gerando uma racionalização do Sistema de Transporte Coletivo em Campinas.

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO NOTA TÉCNICA Nº 001/2011 Brasília, 16 de março de 2011. ÁREA: Saneamento Área de Desenvolvimento Urbano TÍTULO: Contratação dos serviços de saneamento básico REFERÊNCIA(S): Lei nº 11.445/2010, Decreto

Leia mais

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Etapas da Apresentação 1. Histórico 2. Informações básicas do Edital 3. Apresentação das Propostas 4. Principais Avanços 5. Metas da Concessão 6. Indicadores

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR GERAL DA AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR GERAL DA AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR GERAL DA AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EMPRESÁRIOS DE OBRAS PÚBLICAS APEOP, entidade sem fins lucrativos com sede à Rua Avanhandava,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA Processo administrativo

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA Processo administrativo RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Concorrência n.º 01/2016 OBJETO: Concessão do serviço público de estacionamento rotativo, compreendido neste a prestação dos serviços de implantação, operação,

Leia mais

Bilhete Único em Campinas

Bilhete Único em Campinas Bilhete Único em Campinas Três Anos de Inclusão Social e Melhoria dos Transportes Wilson Folgozi de Brito DIAGNÓSTICO DO TRANSPORTE COLETIVO Chegada do transporte clandestino: meados de 1997 Serviço Alternativo

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018

EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018 EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO 125/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 02/2018 TÍTULO: CONCESSÃO PARA EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO NO MUNICÍPIO DE GASPAR/SC. ANEXO

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO VERS ÃO FINAL ENVIADA AO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada, no âmbito da administração pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

ANEXO XV METODOLOGIA DE PONTUAÇÃO

ANEXO XV METODOLOGIA DE PONTUAÇÃO ANEXO XV METODOLOGIA DE PONTUAÇÃO. DO OBJETO.. Prestação de serviços regulares e especiais de Auditoria Independente, para emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis das empresas DME Distribuição

Leia mais

R E L A T Ó R I O T É C N I C O

R E L A T Ó R I O T É C N I C O R E L A T Ó R I O T É C N I C O Análise de Qualificação Técnica Concorrência nº 007/2014 Aracaju, 06 de janeiro de 2015. INTRODUÇÃO O presente Relatório Técnico visa a Análise da Qualificação Técnica das

Leia mais

ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA ANEXO III CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA Para efeito da avaliação / pontuação técnica descrita nesse Anexo. Os pontos relacionados a cada quesito serão atribuídos a cada um dos profissionais

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

LICITAÇÃO DO SERVIÇO Transporte Coletivo Urbano CARUARU

LICITAÇÃO DO SERVIÇO Transporte Coletivo Urbano CARUARU LICITAÇÃO DO SERVIÇO Transporte Coletivo Urbano CARUARU O Serviço de Transporte O sistema possui atualmente 30 linhas cadastradas, operadas por 81 veículos, realizando 1.325 viagens nos dias úteis. Empresa

Leia mais

Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço.

Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço. Salvador/BA, 14 de novembro de 2017. Ofício Circular 011/2017 GEOP. Empresas interessadas em participar da Concorrência nº 001/2017, do tipo técnica e preço. Assunto: Esclarecimentos à Licitação referente

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS:11/ PROCESSO INTERNO: 184/2017 ECM: TIPO DE LICITAÇÃO: TÉCNICA E PREÇO

TOMADA DE PREÇOS:11/ PROCESSO INTERNO: 184/2017 ECM: TIPO DE LICITAÇÃO: TÉCNICA E PREÇO TOMADA DE PREÇOS:11/2017 - PROCESSO INTERNO: 184/2017 ECM: 33.883 TIPO DE LICITAÇÃO: TÉCNICA E PREÇO OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E ELABORAÇÃO

Leia mais

Licitação da Solução de Registro Eletrônico em Saúde. Paulo Cesar de Araújo Gerente

Licitação da Solução de Registro Eletrônico em Saúde. Paulo Cesar de Araújo Gerente Paulo Cesar de Araújo Gerente SRES Constituída dos seguintes serviços: 1. Disponibilização do Software RES 2. Serviços de Integração com a Base Única 3. Serviços de Manutenção Evolutiva 4. Serviços de

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

REQUERIMENTO Nº DE 2013

REQUERIMENTO Nº DE 2013 REQUERIMENTO Nº DE 2013 Requeremos, nos termos do artigo 13, 2º, da Constituição do Estado de São Paulo e dos artigos 34 e seguintes da XIV Consolidação do Regimento Interno, a constituição de uma Comissão

Leia mais

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil Ivan Camargo Assessor da Diretoria Sumário 1. Marco Regulatório Brasileiro. Resultados. 2. Atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica. 3. Principais Desafios.

Leia mais

DECISÃO. Vistos, Trata-se de Mandado de Segurança impetrado contra ato ilegal do Presidente da Comissão Permanente de Licitações do Município

DECISÃO. Vistos, Trata-se de Mandado de Segurança impetrado contra ato ilegal do Presidente da Comissão Permanente de Licitações do Município fls. 161 DECISÃO Processo Digital nº: 1001942-65.2016.8.26.0624 Classe - Assunto Mandado de Segurança - Licitações Impetrante: e outro Impetrado: e outros Juiz(a) de Direito: Dr(a). Rubens Petersen Neto

Leia mais

LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães

LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães ) LICITAÇÃO PARA PPP Fernando Vernalha Guimarães Doutor e Mestre em Direito do Estado pela UFPR (Mestre em Direito Administrativo pela UFPR Doutor em Direito Econômico pela UFPR) Professor de Direito Administrativo

Leia mais

ANEXO VIII CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

ANEXO VIII CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS ANEXO VIII CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 1. CONSIDERAÇÕES BÁSICAS Cada proposta receberá duas notas de julgamento: 1.1 Uma Nota Técnica (NT), obtida da documentação apresentada

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 005/2015. DISPÕE SOBRE ORIENTAÇÃOES PARA DISCIPLINAR E PADRONIZAR O PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI DE CONCESSÃO E PERMISSÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Delegação e Serviços Públicos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Conceito muito amplo: os serviços públicos corresponde

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA ANO. 2016 DO MUNICÍPIO DE IPECAETA- BAHIA PODER EXECUTIVO ANO. VI - EDIÇÃO Nº 00782 DE SETEMBRO DE 2016 1 A Prefeitura Municipal de Ipecaeta, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem

Leia mais

Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público. Município de Campinas

Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público. Município de Campinas Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros no Município de Campinas Sistema de Transporte Atual Discriminação Convencional Alternativo Total Média Mensal Passageiros Transportados

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES EDITAL n. 006/2013 TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 Item 01. Requisitos básicos com justificativa a. Serviço a ser licitado: contratação

Leia mais

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR 1/6 ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº. 009/2016 NAVE DRILL Construções e Incorporações LTDA, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE - EPT AUTARQUIA MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ CONCURSO PÚBLICO EDITAL

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE - EPT AUTARQUIA MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ CONCURSO PÚBLICO EDITAL GABARITOS Nível Fundamental Áreas: OPERACIONAL Código: 101 Cargo: MOTORISTA 1. C 2. B 3. D 4. A 5. D 6. A 7. B 8. D 9. B 10. C 11. B 12. A 13. C 14. B 15. C 16. D 17. B 18. C 19. D 20. A 21. B 22. A 23.

Leia mais

Decreto N , de 06 de Outubro de (Publicação DOM de 07/10/2005)

Decreto N , de 06 de Outubro de (Publicação DOM de 07/10/2005) Decreto N 15.278, de 06 de Outubro de 2005. (Publicação DOM de 07/10/2005) REGULAMENTA OS ARTIGOS 18, 23, 24 e 25 DA LEI N 11.263, DE 05 DE JUNHO DE 2002, QUE DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA CONCORRÊNCIA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO EDITAL DE CONCORRÊNCIA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 898 Prefeitura Municipal de publica: Resposta a Impugnação de Edital Pregão Presencial nº006/2018.(tn Locadora e Serviços Ltda ME). Gestor - Mã?rcia Da Silva Sã? Teles

Leia mais

As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público*

As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público* As Concessionárias de Transporte Coletivo Terrestre e a Inobservância dos Princípios da Adequação, Eficiência e Continuidade do Serviço Público* Rodrigo José Meano Brito Juiz de Direito do TJ/RJ. Tema

Leia mais

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante,

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, Dinop/Difix 2013/1080 Brasília, 29 de agosto de 2013 À Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, RDC Presencial 2013/10406 (9600) Impugnação Referimo-nos à Impugnação ao Edital em epígrafe,

Leia mais

DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 18 de junho de 2013

DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 18 de junho de 2013 ATO CONVOCATÓRIO 09/2013 Processo de Prestação de Serviço MODALIDADE: CONCORRÊNCIA ESPECIAL CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO E CAPACIDADE TÉCNICA DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 18 de junho de

Leia mais

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada

Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Concessão de Serviço Público e Parceria Público-Privada Câmara de Transporte e Logística FIESC Florianópolis/SC 26 de julho de 2012 Histórico O Reino Unido foi o pioneiro na institucionalização financeira,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES - SETRANSP AVISO DE LICITAÇÃO Acha-se aberta na Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes - SETRANSP a Concorrência 019/2005

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Processo: Concorrência nº 001/2014 Objeto Construção da UPA 24 horas Porte I Recorrente: Construir

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue:

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 004/2019 QUESTIONAMENTO DE LICITANTE Porto Alegre, 11 de março de 2019. Em resposta aos questionamentos esclarece-se o que segue: DO ORÇAMENTO ESTIMADO: Considerando que o presente

Leia mais

ANEXO II - A CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA

ANEXO II - A CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA ANEXO II - A CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA No Envelope n o 02, a empresa licitante deverá apresentar a Proposta Técnica, contendo os documentos abaixo elencados, numerados sequencialmente,

Leia mais

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES ILMO. PREGOEIRO PROCESSO LICITATÓRIO 23122101425/2014-68 PREGÃO ELETRÔNICO 042/2014 OBJETO: RECEPÇÃO SESSÃO: 04 DE

Leia mais

Mobilidade. Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Prefeitura de Nova Iguaçu SEMTMU

Mobilidade. Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Prefeitura de Nova Iguaçu SEMTMU Mobilidade Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana Prefeitura de Nova Iguaçu Principais Ações Criação do Centro de Operações de Nova Iguaçu CONIG 76 câmeras Principais Ações Centralização

Leia mais

SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial CONCORRÊNCIA 19/2011

SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial CONCORRÊNCIA 19/2011 SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial CONCORRÊNCIA 19/2011 Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A EXECUÇÃO DA OBRA DO PRÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEP/SENAC

Leia mais

PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS

PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS À AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES ILMO. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO REF.: CONCORRÊNCIA N.º 003/2018 A empresa IMPLY RENTAL LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão

PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão Decisão Processo Administrativo nº. 212/2017 Concorrência Pública nº. 003/2017 Objeto: Contratação de empresa para construção de colégio municipal com quadra poliesportiva coberta no bairro Moisés Reis.

Leia mais

ANEXO X GLOSSÁRIO. Página 1 de 8

ANEXO X GLOSSÁRIO. Página 1 de 8 ANEXO X GLOSSÁRIO Página 1 de 8 1. Para os fins do disposto neste EDITAL, entende-se por: ACESSIBILIDADE: condição para utilização, por qualquer pessoa (seja ela portadora ou não de deficiência ou com

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018

EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018 EDITAL CARTA CONVITE Nº 001/2018 A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC, por meio de sua Comissão de Licitação, convida proponentes elegíveis a apresentarem propostas para a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BASICO REFORMA DAS COBERTURAS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO E CENTRO DE VIVÊNCIA UFOP - CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de

Leia mais

ANEXO XI PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O BILHETE ÚNICO MUNICIPAL ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO À CÂMARA DE VEREADORES

ANEXO XI PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O BILHETE ÚNICO MUNICIPAL ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO À CÂMARA DE VEREADORES ANEXO XI PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O BILHETE ÚNICO MUNICIPAL ENCAMINHADO PELO PODER EXECUTIVO À CÂMARA DE VEREADORES 1 MENSAGEM N.º 97 DE 11 DE junho DE 2010 Excelentíssimo Senhor Vereador Presidente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU

PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL nº 006/2017 Objeto: Locação de veículo, tipo caminhão, acoplado com equipamento compactador de lixo, com motorista por conta da contratada para atender a demanda

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES RJ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES trajanodemoraes.rj.gov.br DECISÃO ADMINISTRATIVA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES RJ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES trajanodemoraes.rj.gov.br DECISÃO ADMINISTRATIVA DECISÃO ADMINISTRATIVA Processo 02156/2017 Pregão Presencial n. 019/2017 Impugnante: TB FURTADO LOCAÇÃO DE VEÍCULOS-ME. Impugnada: Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes 01 Relatório: Trata-se de processo

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS

SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS SPPO Sistema de Transporte Publico por Ônibus, licitado em 2010, compreende a operação do sistema de ônibus em quatro áreas da cidade, sendo cada área operada

Leia mais

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Princípios do Serviço Público / Aula 18 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 18 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A DELEGAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO:

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e DECRETO Nº 7.174/2010, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas

Leia mais

Município de Caçapava

Município de Caçapava EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2014 REABERTURA O, com sede administrativa à Rua Capitão Carlos de Moura, 243, pelo presente Edital, torna público e leva ao conhecimento de quem interessar possa, que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013

PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013 PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013 O Instituto de Gestão e Humanização IGH, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar Processo Seletivo objetivando a Contratação de Empresa especializada

Leia mais

São Paulo, 7 de agosto de 2000

São Paulo, 7 de agosto de 2000 São Paulo, 7 de agosto de 2000 À Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Superintendência de Serviços Privados Consulta Pública No. 241, de 10 de julho de 2000 Proposta de Diretrizes para Implementação

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL. do Município de Arroio do Tigre. Terça feira, 14 de Dezembro de 2018 Edição nº 425. PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO TIGRE/RS

DIÁRIO OFICIAL. do Município de Arroio do Tigre. Terça feira, 14 de Dezembro de 2018 Edição nº 425. PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO TIGRE/RS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO TIGRE/RS AVISO DE LICITAÇÃO Processo nº 117/2018 Inexigibilidade nº 05/2.018 Contratação de Empresa prestadora de serviço para instalação de rede de energia Trifásica

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários

SERVIÇOS PÚBLICOS. 1) princípio da adaptabilidade atualização e modernização. 3) princípio da impessoalidade veda discriminações entre os usuários SERVIÇOS PÚBLICOS 1. CONCEITO - é toda atividade de oferecimento de utilidade e comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo

PROJETO DE LEI Nº 47/2016 Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, sexta-feira, 29 de abril de 2016. PRO 1 Poder Executivo Autoriza o Poder Executivo a conceder serviços de exploração das rodovias e infraestrutura

Leia mais

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública DECRETO Nº 7.174, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens

Leia mais

A Regulação da Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014

A Regulação da Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014 A Regulação da Mobilidade Urbana Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014 Estrutura da Apresentação Linhas Gerais da Regulação de Mobilidade

Leia mais

SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO

SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO SETOR PORTUÁRIO NOVO MARCO REGULATÓRIO Licitação - Como funciona o processo de outorga das autorizações dos terminais privados? Mudanças Institucionais promovidas pela Lei 12.815/2013. Junho/2013 1 Licitação:

Leia mais

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração REFERÊNCIA:Processo n 08130.000046/2012 ASSUNTO: Análise de Pedido de Impugnação - Pregão Eletrônico nº 36/2012 IMPUGNANTE: CINCO F CONSULTORIA PARTICIPAÇÕES E SERVIÇOS LTDA. Insurge a empresa CINCO F

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

CIDADES PARA PESSOAS*

CIDADES PARA PESSOAS* CIDADES PARA PESSOAS* A Tecnologia Aeromovel permite implementar novos paradigmas no Sistema de Transporte Público e na forma de organização das cidades. * Título do livro de Jan Gehl, urbanista dinamarquês.

Leia mais

k Fortaleza DEPARTAMENTO LEGISLATIVO GÃMAKAMUNIGimi DE FORTALEZA : PROTOCOLO Senhor Presidente,

k Fortaleza DEPARTAMENTO LEGISLATIVO GÃMAKAMUNIGimi DE FORTALEZA : PROTOCOLO Senhor Presidente, GÃMAKAMUNIGimi DE FORTALEZA : PROTOCOLO N _ ^ Funcionário Prefeitura de k Fortaleza MENSAGEM DE VETO N ) 02? DE DE 2014. Senhor Presidente, Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do Art. 83, inciso

Leia mais

Terminal Rodoviário e Entorno

Terminal Rodoviário e Entorno Terminal Rodoviário e Entorno Agosto de 2010 ADVISORY Cronograma da Audiência Pública Agenda da audiência 1) Abertura 10 minutos 2) Apresentação do projeto 40 minutos 3) Manifestações e perguntas 40 minutos

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA - SESSÃO: 16/09/14

PRIMEIRA CÂMARA - SESSÃO: 16/09/14 PRIMEIRA CÂMARA - SESSÃO: 16/09/14 90 TC-000968/009/11 Contratante: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba. Contratada: Única Sorocaba Vigilância e Segurança Patrimonial Ltda. Autoridade(s) Responsável(is)

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA 1 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 004/2011 O Município de Vitória da Conquista Bahia, doravante denominado neste edital, por meio do Secretário Municipal de Administração, torna público, para conhecimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o Câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS TÉCNICOS SERVIÇO DE AUDITORIA INDEPENDENTE

CADERNO DE ENCARGOS TÉCNICOS SERVIÇO DE AUDITORIA INDEPENDENTE CADERNO DE ENCARGOS TÉCNICOS SERVIÇO DE AUDITORIA INDEPENDENTE 1 OBJETO DA LICITAÇÃO Executar serviços de auditoria Independente para emissão de Parecer de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras

Leia mais

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA:

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA: DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1995. Estabelece procedimentos para prorrogação das concessões dos serviços públicos de energia elétrica de que trata a Lei n 9.074, de 7 de julho de 1995, e dá outras

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO 1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA No- 293, DE 7 DE ABRIL DE 2008 Estabelecer critérios para celebração de convênios com entidades governamentais e não governamentais para a execução

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM Prefeitura Municipal de São Domingos do Capim

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM Prefeitura Municipal de São Domingos do Capim TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO DO PROCESSO: 9/2018-00029 1.0. OBJETO. 1.1. Para atender às necessidades do(a), faz-se necessário a CONTRATAÇAO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE TUBOS DE CONCRETO,

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais

ABREU E LIMA hab 144 km². IGARASSU hab 413 km² ITAPISSUMA hab 74 km² ARAÇOIABA hab 96 km² ITAMARACÁ. 12.

ABREU E LIMA hab 144 km². IGARASSU hab 413 km² ITAPISSUMA hab 74 km² ARAÇOIABA hab 96 km² ITAMARACÁ. 12. MAPA DA RMR ABREU E LIMA 80.667 hab 144 km² IGARASSU 83.602 hab 413 km² ITAPISSUMA ITAMARACÁ ITAPISSUMA 17.047 hab 74 km² ARAÇOIABA A Região Metropolitana do Recife - RMR está localizada na zona da mata

Leia mais

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global A Câmara Municipal de Centenário do Sul, Estado do Paraná, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, suas alterações e

Leia mais

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Transportes

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Transportes ANEXO V.1 MODELO DE DECLARAÇÃO DE OBSERVÂNCIA ÀS RESTRIÇÕES AO TRABALHO DE MENORES, domiciliado na, DECLARA, sob as penas da lei, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei no 8.666, de 21 de

Leia mais

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo X Definições e Conceitos

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo X Definições e Conceitos Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Anexo X Definições e Conceitos Anexo X Definições e conceitos ACESSIBILIDADE: condição para utilização, por qualquer pessoa (seja ela portadora ou não de deficiência

Leia mais

Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de EMENTA:

Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de EMENTA: Parecer nº. 49/2017 NAJ/SEJEL Processo Administrativo: 2017/001695583. Interessado: Centrais Elétricas do Pará S/A. Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de Distribuição.

Leia mais

À AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR ATT. ILMO. SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO REF.: CONCORRÊNCIA N.º 002/2017

À AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR ATT. ILMO. SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO REF.: CONCORRÊNCIA N.º 002/2017 À AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR ATT. ILMO. SR. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO REF.: CONCORRÊNCIA N.º 002/2017 A empresa IMPLY RENTAL LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS LTDA., pessoa jurídica

Leia mais

CONCORRÊNCIA - CO N. 10/2010, realizada através processo administrativo n. representado por Orlando Pedroso Lopes Marques, assinam o presente TERMO

CONCORRÊNCIA - CO N. 10/2010, realizada através processo administrativo n. representado por Orlando Pedroso Lopes Marques, assinam o presente TERMO TRANSPORTES PRIMEIRO TERMO ADITIVO DE ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO N 04/2010, FIRMADO PELO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES COM O CONSÓRCIO SANTA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: 18.404.863/0001-90 PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: 33-3524-1277 DECRETO Nº 073/2011, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2011 Regulamenta o tratamento favorecido,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO PROCESSO Nº 001/2018/PMR CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARECER JURÍDICO 1) RELATÓRIO: PARECER SOBRE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 001/2018 PMR - CP, REFERENTE À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO. CHAMAMENTO PÚBLICO... nº 01/2016 CPL/DR/PI CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO ENTIDADE PROMOTORA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO. CHAMAMENTO PÚBLICO... nº 01/2016 CPL/DR/PI CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO ENTIDADE PROMOTORA EDITAL DE CREDENCIAMENTO CHAMAMENTO PÚBLICO... nº 01/2016 CPL/DR/PI CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO ENTIDADE PROMOTORA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, Empresa Pública, criada pelo

Leia mais

ÍNDICE. 1 - O Conceito de Licitação no Direito Público -...3

ÍNDICE. 1 - O Conceito de Licitação no Direito Público -...3 ÍNDICE I - LICITAÇÕES CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO OS ELEMENTOS E INSTRUMENTOS JURÍDICOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO QUE COMPÕEM E AJUSTAM O TEMA AO DIREITO PÚBLICO. TOSHIO MUKAI 1 - O Conceito de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 018/2013

PROCESSO SELETIVO Nº 018/2013 PROCESSO SELETIVO Nº 018/2013 O Instituto de Gestão e Humanização IGH, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar Processo Seletivo objetivando a compra de combustíveis para abastecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ATA PRELIMINAR DE ANÁLISE DE PROPOSTAS ALUSIVAS À CONCORRÊNCIA PÚBLICA N. 015/2017, OBJETIVANDO A EXECUÇÃO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO CRQV CENTRO DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DO CAMPUS SIMÃO DIAS

Leia mais

CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO E QUALIDADE DO PRODUTO. DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 15 de outubro de 2013

CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO E QUALIDADE DO PRODUTO. DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 15 de outubro de 2013 ATO CONVOCATÓRIO 41/2013 Processo de Compra de Artigos de Vestuário MODALIDADE: CONCORRÊNCIA CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO E QUALIDADE DO PRODUTO DATA LIMITE PARA ENTREGA DE ORÇAMENTO: 15 de outubro

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles

LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles LEGISLAÇÃO APLICADA ÀS PPPS E CONCESSÕES Prof a Fernanda Meirelles O CONCEITO JURÍDICO DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARTE II CONTEXTO HISTÓRICO Estado Nacional Desenvolvimentista: - controle

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 100/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2018 INTERESSADO: SECRETARIO DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO INTERESSADO: PREFEITO MUNICIPAL ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL CONTRATAÇÃO

Leia mais