Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de EMENTA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de EMENTA:"

Transcrição

1 Parecer nº. 49/2017 NAJ/SEJEL Processo Administrativo: 2017/ Interessado: Centrais Elétricas do Pará S/A. Assunto: Análise do Contrato de Compra de Energia Regulada e de Uso do Sistema de Distribuição. EMENTA: Direito. Administrativo. Análise dos elementos formais imprescindíveis à edição do ato administrativo de reconhecimento de dispensa de licitação. Contratação direta. Fornecimento de energia elétrica pela Centrais Elétricas do Pará S/A. - CELPA. Possibilidade legal. Recomendações necessárias. Arts. 24, inciso XXII e 26, parágrafo único, ambos da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de Trata-se de contrato a ser firmado entre a CELPA - Centrais Elétricas do Pará S/A e a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer - SEJEL, para Compra de Energia Regulada CCER e Uso do Sistema de Distribuição - CUSD. A Distribuidora é a concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, usuária de Rede Básica, que opera e mantém os Sistemas de Distribuição. Tem por objeto regular as condições, procedimentos, direitos e obrigações de ambas as partes em relação ao uso do Sistema de Distribuição, observando a demanda. Tal como, o Contrato de Compra de Energia Regulada, tem por objeto regular a compra e venda de energia Elétrica no ambiente de Contratação Regulada ACR, a ser disponibilizado pela Distribuidora à SEJEL no ponto de entrega, durante o fornecimento destinado exclusivamente ao atendimento da Unidade Consumidora, nos termos e condições previstos no contrato, e observados o disposto na legislação e regulamentação aplicável.

2 O acesso aos sistemas elétricos baseia-se nas leis n.º 9.074/95, 9.648/98, n.º /02 e n.º /04. Tal como, nos Decretos n.º 2.003/96, n.º 4.562/02 e n.º 5.163/05, e nas Resoluções da ANEEL n.º 414/2010 e 506/2012, e demais legislações pertinentes. Assim, a conexão e o uso do Sistema de Distribuição são garantidos a SEJEL, e contratados separadamente da energia elétrica. A área técnica da SEURB/UGE da Prefeitura de Belém, justifica a contratação direta da Centrais Elétricas do Pará S/A, para fornecimento de energia elétrica da seguinte forma: Após análise técnica estamos devolvendo contratos para assinatura, visto que nenhuma irregularidade foi encontrada Registramos aqui que não consta nos autos a minuta do contrato para análise jurídica, nos termos do art. 38, Parágrafo Único da Lei no 8.666, de 1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). No entanto, informação não constante nos autos, é de que a SEJEL anteriormente firmou ajuste com a Centrais Elétricas do Pará S/A, sem a necessidade de contrato administrativo, nos termos do art. 62, 2 o, da Lei no 8.666, de A Diretoria Administrativa e Financeira informou no processo, que há previsão e disponibilidade orçamentária para a contratação da despesa prevista, senão vejamos: Órgão: 2.16 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE JUVENTUDE E LAZER. Unidade: 21 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE JUVENTUDE E LAZER. Projeto/Atividade: Sub-Ação: 001. Tarefa: 001. Categoria Despesa OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA. Fundo Financeiro: 999 APLICAÇÕES GERAIS Fonte: RECURSO DO TESOURO MUNICIPAL. É O RELATÓRIO. Estabelece o art. 37, inciso XXI, da Carta Magna, a obrigatoriedade de realização de procedimento licitatório, para contratações feitas pelo Poder Público. No entanto, o próprio dispositivo constitucional reconhece a existência de exceções à regra, ao efetuar a ressalva dos casos especificados na legislação, quais sejam a dispensa e a inexigibilidade de licitação.

3 Sendo assim, o legislador Constituinte admitiu a possibilidade de existirem casos em que a licitação poderá deixar de ser realizada, autorizando a Administração Pública a celebrar, de forma discricionária, contratações diretas, sem a concretização de certame licitatório. A dispensa de licitação é uma dessas modalidades de contratação direta. O art. 24, da Lei no 8.666, de 1993 elenca os possíveis casos de dispensa, especificando em seu inciso XXII que é dispensável a licitação quando da contratação de fornecimento de energia elétrica, in verbis: Art É dispensável a licitação: XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica; (Grifado). Contudo, o art. 26, Parágrafo Único da Lei de Licitações, exige que os processos de dispensa de licitação sejam formalizados com os elementos requeridos pelos incisos I a IV, no que couber. No caso específico, temos: a) razão da escolha do fornecedor ou executante (inciso II); e b justificativa do preço (inciso III). No que respeita ao requisito da escolha do fornecedor nos parece, salvo melhor juízo, que fica caracterizado, haja vista tratar-se de fornecedor concessionário ou permissionário, onde não haveria alternativas de fornecimento de energia elétrica. Para cumprimento do requisito de justificativa de preço, entendemos desnecessária qualquer tentativa no sentido da comprovação da sua compatibilidade, com os de mercado, na medida em que se trata de tarifas preestabelecidas, que são cobradas de todos os usuários dos serviços. Não pode ser olvidado, ainda, que nos termos do art. 26 da Lei no 8.666/93, os casos de dispensa de licitação previstos a partir do inciso III do art. 24 devem ser, necessariamente, justificado se comunicados dentro de três dias à autoridade superior, para ratificação e publicação na Imprensa Oficial, no prazo de cinco dias, como condição para eficácia dos atos. Por outro lado, a Lei de Licitações deu contornos distintos aos contratos em que a Administração Pública é contratante, e em que é mera usuária de serviço público. Nessa hipótese, as regras pertinentes são ditadas pelo concessionário, permissionário, sem sujeição a algumas regras da Lei referida. É nesse sentido, o comando do art. 62, 3 o, da lei no 8.666, de 1993, in verbis: Art. 62. (...)

4 3 o Aplica-se o disposto nos arts. 55 e 58 a 61 desta Lei e demais normas gerais, no que couber: I - aos contratos de seguro, de financiamento, de locação em que o Poder Público seja locatário, e aos demais cujo conteúdo seja regido, predominantemente, por norma de direito privado; II- aos contratos em que a Administração for parte como usuária de serviço público. É preciso ter em conta que, nos casos de contratação de fornecimento de energia elétrica, a Administração figura como contratante. É usuária do serviço público prestado, sujeitando-se, pois, às condições impostas pelo concessionário ou permissionário. Não pode aqui utilizar-se de seu poder de império. Fica, pois, sujeita às mesmas condições contratuais, previstas para o usuário comum. Quanto ao contrato, o procedimento normal da Administração é aderir à minuta padrão do contrato para o fornecimento de energia elétrica da Centrais Elétricas do Pará S/A, com observância do disposto do art. 55 da Lei no 8.666, de 1993, que trata das cláusulas essenciais em todo contrato administrativo. Necessário, esclarecer que, por força do princípio da indisponibilidade do interesse público, a Administração deve agir com prudência e cautela, sempre com o intuito de resguardar o interesse público. Assim, ainda que a Administração dispense o instrumento próprio e típico de contrato, não pode dispensar as precauções fundamentais para resguardar o interesse público, prescrevendo os deveres e responsabilidades dos contratantes, nos moldes estatuídos nos incisos do artigo 55 e conforme determina o art. 62, 2 o, ambos da Lei no 8.666, de Portanto, percebe-se que os dispositivos acima transcritos autorizam a SEJEL contratar, com dispensa de licitação a concessionária de energia elétrica Centrais Elétricas do Pará S/A. Ressaltamos, contudo, a necessidade de a Diretoria Administrativa e Financeira solicitar a apresentação da documentação exigível, no que concerne ao caso em apreço. Tal como preceitua o artigo 29 da Lei de 21 de junho de 1993, e incisos transcritos abaixo: Art. 29. A documentação relativa à regularidade fiscal, conforme o caso consistirá em: I - prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

5 II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual; (grifo nosso) III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei. As cláusulas contratuais estão em consonância com a legislação em vigor, sobretudo em observância com a lei 4.320/64 e as normas das relações de consumo, motivo pelo qual aprovo o contrato. Nos termos do artigo 6º, III e VII, da Resolução /TCM-PA DE 01 DE JULHO DE 2013, devem ser publicados também no Mural de licitações do TCM, na mesma data da publicação no Diário Oficial do Município, o termo de dispensa e o extrato do contrato. Com relação aos elementos formais imprescindíveis à edição do ato administrativo de reconhecimento de dispensa de licitação, na contratação direta da Centrais Elétricas do Pará S/A, para o fornecimento de energia elétrica, ficou demonstrado que a referida empresa satisfaz os requisitos exigidos pela legislação pertinente. Portanto, opina-se pela assinatura dos contratos, e a respectiva contratação com dispensa de licitação, nos termos do artigo 24, inciso XXII, da Lei 8666/93, desde que atendidos os requisitos do art. 29 da Lei 8.666/93. É o Parecer S.M.J. Belém, 21 de novembro de Denis da Silva Farias Chefe do Núcleo de Assuntos Jurídico Mat

DISPENSA DE LICITAÇÃO 010/2016

DISPENSA DE LICITAÇÃO 010/2016 DISPENSA DE LICITAÇÃO 010/2016 Prestação de Serviços das Prestações de Contas ON LINE no SiGPC: PDDE (15 UEX e 01 Prefeitura) PDDE/EDUCAÇÃO INTEGRAL (10 UEX) PDDE/ESCOLA NO CAMPO (02 UEX) PDDE/PDE (02

Leia mais

EDITAL N.º INEXIGIBILIDADE N.º PROCESSO N.º 033/2012-CPL 004/ /2012 OBJETIVO

EDITAL N.º INEXIGIBILIDADE N.º PROCESSO N.º 033/2012-CPL 004/ /2012 OBJETIVO EDITAL N.º INEXIGIBILIDADE N.º PROCESSO N.º 033/2012-CPL 004/2012 033/2012 OBJETIVO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM PROGRAMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS (software, código fonte) E ROTINAS INFORMATIZADAS

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO 018/ /2018-CMR-DPL

PROCESSO LICITATÓRIO 018/ /2018-CMR-DPL PROCESSO LICITATÓRIO 018/2018 003/2018-CMR-DPL OBJETO CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CONTRATANTE - PA CONTRATADO COMPANHIA ENERGÉTICA DO ESTADO DO PARÁ (CELPA), CNPJ: 04.895.728/0001-80.

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

Exmo. Sr. JACIR MIORANDO DD. Prefeito Municipal N E S T A

Exmo. Sr. JACIR MIORANDO DD. Prefeito Municipal N E S T A Exmo. Sr. DD. N E S T A Na condição de Secretária Municipal de Administração, venho pelo presente solicitar sua autorização para a "Dispensa de Licitação" com a seguinte finalidade: Contratação de Fornecimento

Leia mais

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax:

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DADOS DO FORNECEDOR RAZÃO SOCIAL: CNPJ: INSC. EST.: Endereço: Bairro: Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: e-mail: Site: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Endereço: Bairro: Cep:

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO Nº 59.547/2017-DECAMP/SEMED/PMM MODALIDADE: Dispensa de Procedimento Licitatório REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Educação - SEMED OBJETO: Locação do Imóvel pertencente a Sr. Raimundo Felix

Leia mais

Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde

Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde AÇÕES E SERVIÇOS EM SAÚDE, NAS ÁREAS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR, DE ATENÇÃO AMBULATORIAL, DE APOIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO, DE CARÁTER ELETIVO E URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DISPENSA Nº 011/2017- PROCESSO Nº 056/2017 Senhora Secretária, Em atendimento a vossa solicitação, requerendo procedimento emergencial a fim de CONTRATAR EMPRESA POR SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Leia mais

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário, fábrica de cimento.

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário, fábrica de cimento. PARECER Ementa: Exigência de documentação de regularidade fiscal perante o INSS e FGTS em contratos com a Administração Pública. Necessidade. ENTIDADE INTERESSADA: Secretaria de Administração e Tesouraria

Leia mais

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 ASSEMBLÉIA GERAL. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ACIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. IMPRENSA OFICIAL.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

PARECER DA ASSESSORIA JURÍDICA DO CAU/DF

PARECER DA ASSESSORIA JURÍDICA DO CAU/DF PARECER DA ASSESSORIA JURÍDICA DO CAU/DF Senhora Diretora, Vem à análise desta Assessoria Jurídica, atendendo ao disposto no art. 38, VI da Lei 8.666/1993, para posicionamento acerca a dispensa de licitação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL FLORESTAL ESTADO DE MINAS GERAIS REQUISIÇÃO de: X Execução de Serviço Execução de Obra Compra Setor Requisitante: Departamento Municipal de Obras Aplicação/Justificativa: Atender as necessidades do Municipio de infra estrutura do municipio

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO AUDITORIA GERAL DO ESTADO ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº. 054/2010

ESTADO DE MATO GROSSO AUDITORIA GERAL DO ESTADO ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº. 054/2010 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº. 054/2010 UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS: NÚCLEO SISTÊMICO: TODAS AS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS TODOS OS NÚCLEOS SISTÊMICOS FINANCEIRO. PROCESSO DE PAGAMENTO. ASSUNTO: CONSÓRCIO. EXIGÊNCIA DE

Leia mais

PARECER/ PROGEM

PARECER/ PROGEM PARECER/2017 - PROGEM ASSUNTO: Locação de imóvel urbano localizado na Rua 05 de Abril nº 1385, Bairro Velha Marabá, para alojamento dos equipamentos e mobiliários diversos. ORIGEM: Comissão de Licitação.

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO 1 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO COMUNICADO Senhor Presidente, Para os fins previstos no art. 26 da lei 8.666/93, comunicamos a V. Excia que esta comissão Expediu parecer, regular processo, entendendo

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB A Associação Civil Cidadania Brasil ACCB, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF PARECER JURÍDICO Nº 004/2018 - SEMGOF/NTLC/WP DISPENSA Nº 001/2018 SEMC ORIGEM: NÚCLEO TÉCNICO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS OBJETO: LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO RESIDENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO Nº 56982/2017-DEN/SEMED/PMM MODALIDADE: Dispensa de Procedimento Licitatório REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Educação - SEMED OBJETO: Locação do Imóvel pertencente ao Sra. Domingas Rodrigues

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0118004/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE PROFISSIONAL PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 07/2011

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 07/2011 EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 07/2011 A ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE APOIO ÀS COMUNIDADES CARENTES APACC torna público que fará realizar COTAÇÃO PRÉVIA, do tipo MENOR PREÇO, no âmbito do convênio nº

Leia mais

Divisão de Gestão de Materiais

Divisão de Gestão de Materiais Divisão de Gestão de Materiais Coordenadoria Administrativa do Complexo da Reitoria e Administração Central - ETAGAE Ciclo de Palestras Reitoria 27/02/14 Rua Sena Madureira, 1500 5 andar 11-3385-4209 Divisão

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES EDITAL n. 006/2013 TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 Item 01. Requisitos básicos com justificativa a. Serviço a ser licitado: contratação

Leia mais

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 03/2011

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 03/2011 EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 03/2011 A ASSOCIAÇÃO PARAENSE DE APOIO ÀS COMUNIDADES CARENTES APACC torna público que fará realizar COTAÇÃO PRÉVIA, do tipo MENOR PREÇO, no âmbito do convênio nº

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Terça-feira Ano VI Nº 911 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Ratificação de Dispensa de Licitação-DL-021/2018 - Processo Administrativo-PA-035/2018.

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 013/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 013/13/PJM Parecer 013/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de dispensa de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 107/2013. Ementa: LICITAÇÃO.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO PARECER PRÉVIO Processo nº 37/2018 PMCC CPL Convite nº 2/2018 Solicitante: Presidente da CPL. Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO DE ALTA PERFORMANCE VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DO DEPARTAMENTO

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0318001/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017 CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N 0704.004/2017 Contratação dos serviços aquisição de Material Técnico Hospitalar e Odontológico, Medicamentos em Geral, Medicamentos Farmácia Básica, Medicamentos Controlados

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Segunda-feira Ano VI Nº 869 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Ratificação de Dispensa de Licitação-DL-015/2018.(Pontosat Comercio de Artigos de

Leia mais

Jornal Oficial do Município - Sousa, Edição Nº.71, em 16 a 30 de Dezembro de 2015.

Jornal Oficial do Município - Sousa, Edição Nº.71, em 16 a 30 de Dezembro de 2015. LICITAÇÕES Extrato de 2º Aditivo Processo: Concorrência 0003/2015 Contratante: Prefeitura Municipal de Sousa/PB Contratada: R & R CONSTRUÇOES LTDA ME - CNPJ 05.052.764/0001-44 Data da Assinatura: 18/12/2015

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017

CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N /2017 CONTRATO ADMINISTRATIVO DE N 0606.001/2017 AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO HOSPITALAR, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL, POSTOS DE SAÚDE E DEMAIS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO Nº 57004/2017 PMM MODALIDADE: Dispensa de Licitação nº 018/2018-CEL/PMM REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Educação - SEMED OBJETO: Locação de imóvel, pertencente a Sra. Maria Célia da Silva

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM Parecer 019/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de inexigibilidade de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 253/2013. Ementa:

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura / Secretaria de Turismo e Lazer ANEXO XII DECRETO Nº DE 28 DE MAIO DE 2010

Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura / Secretaria de Turismo e Lazer ANEXO XII DECRETO Nº DE 28 DE MAIO DE 2010 Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura / Secretaria de Turismo e Lazer ANEXO XII DECRETO Nº 25.269 DE 28 DE MAIO DE 2010 EMENTA: Estabelece e Regulamenta procedimentos para licitação e contratação

Leia mais

Solicitação de Proposta Comercial N 001/2013

Solicitação de Proposta Comercial N 001/2013 Solicitação de Proposta Comercial N 001/2013 A Fundação Assis Chateaubriand, inscrita no CNPJ sob o n 03.657.848/0001-86, com sede no SIG/SUL Quadra 02, Nº 340, Bloco 01, Térreo, Brasília/DF, torna pública

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU. . Processo 009/ 2017 Inexigibilidade de Licitação Interessada:. Assunto: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA EM SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE SITE (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA) PARA ATENDER

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Processo Pró-Reitoria de Administração e Finanças Compra por Inexigibilidade ou Dispensa de Licitação. POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei /16 Data: 26/03/2018

Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei /16 Data: 26/03/2018 Guideline Pontos de atenção para a contratação direta por empresas estatais sob a Lei 13.303/16 Data: 26/03/2018 Este documento é o resultado de discussões e estudos realizados pelo Grupo de Trabalho de

Leia mais

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais,

Leia mais

Estado do Pará - Poder Executivo Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri/PA Assessoria Jurídica

Estado do Pará - Poder Executivo Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri/PA Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO Processo Licitatório nº. 214/2017/ GAB / PMI SEGOV Modalidade: Pregão Presencial Interessado: Secretaria Municipal de Educação. Assunto:CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

PROCESSO 003/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017

PROCESSO 003/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017 PROCESSO 003/2017 - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2017 1. OBJETO: 1.1 Trata-se de contratação de pessoa jurídica para realização de conserto de MÁQUINA PÁ - CARREGADEIRA DE RODAS, 924K, CATERPILLAR-NR

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARÁ Prefeitura Municipal de Itaituba

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARÁ Prefeitura Municipal de Itaituba PARECER JURÍDICO 2017 - PMITB PROCESSO Nº: 16022017/001-IL INTERESSADO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAITUBA-PA ASSUNTO: CESSÃO DE USO POR PRAZO DETERMINADO, ONEROSO, INTRANSFERÍVEL E NÃO EXCLUSICO DE (UM)

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Segunda-feira Ano VI Nº 908 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Ratificação de Dispensa de Licitação -DL-023/2018 - Processo Administrativo n. 055/2018.

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 623/2017-GAB/PMI PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 006/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, destinado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Condeúba publica:

Prefeitura Municipal de Condeúba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1193 Prefeitura Municipal de publica: Ato Ratificatório N 027/2017 Dispensa - Processo Administrativo Nº 027/2017. (Sr. José Maria Aires Vieira) Termo de Homologação

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACY DIRETORIA DE CULTURA

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACY DIRETORIA DE CULTURA DIRETORIA DE CULTURA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº IN00003/2017 1.0 - DO OBJETIVO Tem a presente exposição de motivos o objetivo de esclarecer, em consonância com a legislação vigente, as razões da singularidade

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 015/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 015/13/PJM Parecer 015/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de dispensa de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 210/2013. Ementa: LICITAÇÃO.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga e manutenção de extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus Guarulhos

Leia mais

6.11. PRÉDIO A ITEM EXTINTOR CARGA QUANT. CODIGOBR

6.11. PRÉDIO A ITEM EXTINTOR CARGA QUANT. CODIGOBR TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga e manutenção de extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus Guarulhos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO ANEEL Nº 665, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2002

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO ANEEL Nº 665, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2002 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO ANEEL Nº 665, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2002 Estabelece as condições para celebração de contratos distintos para a conexão, para o uso do sistema de transmissão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ CNPJ: / ADM: COM O POVO E PARA O POVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ CNPJ: / ADM: COM O POVO E PARA O POVO PARECER Nº 090420150001/2015 ASSUNTO: Contratação de Serviços de Psicologia Para Acompanhamento de Pessoal Junto à Secretaria Municipal de Educação - Inexigibilidade de Processo Licitatório Ausência de

Leia mais

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES

CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL (CRC) LEI FEDERAL Nº. 8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993 E SUAS ALTERAÇÕES 1 INSTRUÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CRC A) O fornecedor deverá apresentar os documentos necessários para

Leia mais

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Data: 19/03/2018 Comissão Permanente de Licitação CPL Assunto: Solicitação de adesão à Ata de Registro de Preços n.º 20172753, obtida através do processo licitatório n. 102/2017/FME-CPL,

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO 018/2014 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO ALIANE

PROCESSO ADMINISTRATIVO 018/2014 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO ALIANE PROCESSO ADMINISTRATIVO 018/2014 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO ALIANE GABINETE DO PRESIDENTE Itanhém-Ba, 06 de janeiro de 2014. Ao Ilmº Srº Jonathas Bahia Teixeira MD. Presidente da Comissão de Licitação

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP nº 012/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 079/2018 I DA CONSULTA Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de Registro de Preço,

Leia mais

período do evento encontro mundial das cidades criativas da gastronomia, conforme solicitação contida no Memorando 7.2.MM.CODEM.DDU.Nº 100/2017.

período do evento encontro mundial das cidades criativas da gastronomia, conforme solicitação contida no Memorando 7.2.MM.CODEM.DDU.Nº 100/2017. PARECER JURÍDICO NSAJ/CODEM Nº 101/2017 DIREITO ADMINISTRATIVO. ANÁLISE JURÍDICA DO EDITAL DE LICITAÇÃO E RESPECTIVOS ANEXOS. MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO. CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA

Leia mais

REFERÊNCIA: PROCESSO Nº /2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS.

REFERÊNCIA: PROCESSO Nº /2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. PARECER/2018-PROGEM. REFERÊNCIA: PROCESSO Nº 60.989/2017-PMM CONVITE Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. REQUISITANTE: SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. OBJETO: SERVIÇOS DE ENGENHARIA - REFORMA DO CONSELHO

Leia mais

Exmo. Sr. CLAIRTON PASINATO DD. Prefeito Municipal

Exmo. Sr. CLAIRTON PASINATO DD. Prefeito Municipal Exmo. Sr. CLAIRTON PASINATO DD. Prefeito Municipal Na condição de Secretario Municipal da Administração/Fazenda, venho pelo presente solicitar sua autorização para a "Dispensa de Licitação" objetivando

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO 020/2016 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO GRÁFICA ORIGINAL

PROCESSO ADMINISTRATIVO 020/2016 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO GRÁFICA ORIGINAL PROCESSO ADMINISTRATIVO 020/2016 MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO GRÁFICA ORIGINAL GABINETE DO PRESIDENTE Itanhém-Ba, 04 de abril de 2016. Ao Ilmº Srº Whindson Moreira Mendes MD. Presidente da Comissão

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013

PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013 PROCESSO SELETIVO Nº 016/2013 O Instituto de Gestão e Humanização IGH, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar Processo Seletivo objetivando a Contratação de Empresa especializada

Leia mais

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer CGM nº 006/2016 Solicitante: Departamento de Licitação Expediente: Processo Licitatório nº TP010/2015 Modalidade: Tomada de Preço Tratam os autos de

Leia mais

UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA. Relatório Final de Auditoria n AUDIN Santa Teresa, 30 de Outubro de 2014.

UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA. Relatório Final de Auditoria n AUDIN Santa Teresa, 30 de Outubro de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA Rodovia ES-080, Km 21 Bairro São João de Petrópolis 29660-000 Santa Teresa ES 27 3259-7801 UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA Relatório

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS. PARECER JURÍDICO 2017 - PMITB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

Leia mais

PROCESSO 047/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018

PROCESSO 047/ INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018 PROCESSO 047/2018 - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N..002/2018 1. OBJETO: 1.1 Trata-se de contratação de pessoa jurídica especializada para fornecimento de peças e mão de obra para conserto da RETROESCAVADEIRA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Pça. Divina Pastora, 300 - Tel. (0xx75) 3456.2104 CEP 48.390-000 Cardeal da Silva Bahia. C.N.P.J. N.º 14.126.254/0001-65 DECRETO Nº. 753/2007 De

Leia mais

PROCESSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 015/2015 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS

PROCESSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 015/2015 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS PROCESSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 015/2015 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS DESPACHO Não comparecendo nenhum Licitante para o Certame

Leia mais

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 /RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 O Município de Sinimbu comunica aos interessados que está procedendo ao CREDENCIAMENTO de pessoas jurídicas

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM PARECER JURÍDICO nº 099/2017 PGM PROCESSO N : 7/2017-0034 INTERESSADO: Secretaria Municipal de Infraestrutura Assunto: Dispensa de licitação em caráter emergencial para construção de pontes. Base Legal:

Leia mais

REF: Processo Administrativo Inexigibilidade de Licitação 001/2018

REF: Processo Administrativo Inexigibilidade de Licitação 001/2018 Parecer AJUR/CMA Nº 001/2018 REF: Processo Administrativo Inexigibilidade de Licitação 001/2018 INTERESADA: CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DIRETA DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADO ASSESSORIA

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 101/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 031/2018 INTERESSADO: SECRETARIO DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL CONTRATAÇÃO DE AUTOMOVÉL TIPO AMBULÂNCIA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Condeúba publica:

Prefeitura Municipal de Condeúba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1505 Prefeitura Municipal de publica: Ato Ratificatório Inexigibilidade Processo Administrativo nº131/2017.(banda Fuguetão Baiano Eventos & Promoções Ltda ME). Termo

Leia mais

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica:

Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas 1 Sexta-feira Ano VI Nº 1065 Câmara Municipal de Teixeira de Freitas publica: Aviso de Licitação Carta Convite 003/2018 - Objeto: Contratação de empresa para prestação

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO N o 665, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2002. (*) Estabelece as condições para celebração de contratos distintos para a conexão, para o uso do sistema de transmissão

Leia mais

Assim, o presente parecer busca traçar pontos legais a respeito da modalidade de pregão presencial nº. 05/2016 em análise.

Assim, o presente parecer busca traçar pontos legais a respeito da modalidade de pregão presencial nº. 05/2016 em análise. Parecer n. 028/2016. Trata-se de solicitação encaminhada a esta Consultoria Jurídica, na qual se requer análise jurídica da legalidade do Procedimento Licitatório nº. 07/2016 - modalidade de Pregão Presencial

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO - 2017/PMJ. PROCESSO Nº 8180/2017 - PMJ. 1.CONSULTA INTERESSADO: Secretaria Municipal de Urbanização, Transporte e Limpeza Urbana. ASSUNTO: Contratação por inexigibilidade de licitação

Leia mais

INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO SERVIDOR - IASS ANEXO II MODELOS MINUTA DO CONTRATO CONTRATO DE CREDENCIAMENTO N.º

INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO SERVIDOR - IASS ANEXO II MODELOS MINUTA DO CONTRATO CONTRATO DE CREDENCIAMENTO N.º ANEXO II MODELOS MINUTA DO CONTRATO CONTRATO DE CREDENCIAMENTO N.º CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS, QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO, O INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO N 152, DE 3 DE ABRIL DE 2003 Altera a metodologia de cálculo das tarifas de uso dos sistemas de distribuição de energia elétrica, atendendo o disposto

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Processo: Secretaria: Empresa: CNPJ: Objeto: LISTA DE VERIFICAÇÕES Justificativa - deverá ser elaborada pela Secretaria Requisitante, a qual identificará a necessidade administrativa

Leia mais

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica

Estado do Pará Prefeitura de Monte Alegre Procuradoria Jurídica Parecer nº 100/2018 PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2018 INTERESSADO: SECRETARIO DE SAÚDE INTERESSADO: SETOR DE COMPRAR E LICITAÇÃO INTERESSADO: PREFEITO MUNICIPAL ASSUNTO: PARECER PREGÃO PRESENCIAL CONTRATAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO 2018 - AJUR/PMJCR PROCESSO Nº: 2.123/2018 - PMJ. Assunto: licitação pregão presencial Nº 019/2018 PMJCR minuta de edital. Base Legal: Leis federais nº 10.520/02 e n 8.666/93, Lei Complementar

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

CHECK-LIST PARA PREGÃO PRESENCIAL (COMPLETO) Elaborado por Mário Vinícius Claussen Spinelli

CHECK-LIST PARA PREGÃO PRESENCIAL (COMPLETO) Elaborado por Mário Vinícius Claussen Spinelli FORMALZAÇÃO DO PROCESSO A licitação foi formalizada por meio de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado? A autorização (emitida pela autoridade competente) para realização

Leia mais

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015 Edição N 593 Cardeno I

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015 Edição N 593 Cardeno I LICITAÇÃO: PREGÃO PRESENCIAL Nº 74/2015 DATA DE REALIZAÇÃO: 21/10/2015 OBJETO: Registro de Preços para a Aquisição de 600 (seiscentos) talões de Auto de Infração de Trânsito, para uso do Departamento Municipal

Leia mais

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL EDITAL DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL Nº 005/2019 Edital de Convocação de Pessoas Físicas e Jurídicas para Inscrição ou Renovação no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Coqueiros

Leia mais