Filho de peixe, peixinho é?
|
|
|
- Cláudio Ferreira Belmonte
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Filho de peixe, peixinho é? A UU L AL A Você já percebeu como os filhotes de todos os animais se parecem com seus pais? Um filhote de cachorro, por exemplo, pode ter uma mancha no focinho igualzinha à do pai e ter os pêlos do corpo da mesma cor que os da mãe. Exercício 1 Você deve conhecer as expressões "tal pai, tal filho" ou "cara de um, focinho do outro". Tente lembrar das características (cor dos olhos, formato do queixo e do nariz, tipo de cabelo) de uma pessoa que se parece muito com os pais. Escreva abaixo essas características: a) Características iguais às do pai: b) Características iguais às da mãe: Como ocorre o processo de transmissão das características hereditárias? Você já deve ter ouvido alguém dizer: "Este é o meu filho. Ele tem o meu sangue correndo nas veias." Será que a transmissão das características ocorre através do sangue? Vejamos um exemplo: Um professor sofreu um acidente de carro e necessitou de uma transfusão de sangue. Um de seus alunos doou o sangue ao professor. Exercício 2 Você acha que após a transfusão o professor passou a ter características do aluno? Exercício 3 Na sua opinião, se o professor gerar um filho após a transfusão, as características do bebê serão parecidas com as do pai ou com as do aluno que lhe doou o sangue?
2 A U L A Exercício 4 Na Aula 6 você aprendeu um pouco a respeito da reprodução. Você viu que na mulher e no homem existem células reprodutoras, chamadas gametas. Escreva o nome do gameta: a) masculino:... b) feminino:... Os gametas são células. Assim como a maioria das células, eles possuem um núcleo no seu interior. O papel do núcleo Para realizar um experimento, um cientista fez um corte numa célula, de modo que uma das partes contivesse o núcleo e a outra não. Veja abaixo o esquema do experimento: ESQUEMA DE SEPARAÇÃO DO NÚCLEO DA CÉLULA. Exercício 5 O que aconteceu com a parte da célula que ficou sem o núcleo? Exercício 6 O que aconteceu com a parte da célula que ficou com o núcleo? O núcleo da célula é responsável pela sua reprodução. Além disso, ele possui outras funções. Um cientista alemão realizou várias experiências para pesquisar a função do núcleo da célula. Ele utilizou uma alga verde marinha bastante delgada, que, embora seja formada por uma única célula, pode atingir até 5 cm de comprimento. Em seu trabalho o cientista utilizou duas espécies desta alga - A e B. A diferença entre elas está no formato do "chapéu" (o que chamamos de chapéu é a porção dilatada que fica na parte superior da alga). A B base chapéu núcleo Algas acetabulárias. pedúnculo
3 Ao cortar algumas algas ao meio, ele percebeu que o chapéu regenerado era sempre igual ao que fora cortado. PRIMEIRO EXPERIMENTO COM ALGAS A U L A alga A alga B Quem seria o responsável pela forma do chapéu? O núcleo ou o citoplasma? Para responder a essa pergunta o cientista fez a seguinte experiência: retirou os chapéus dos dois tipos de alga - A e B. Fez dois cortes nos pedúnculos de cada alga para retirar o citoplasma. Em seguida, grudou o citoplasma de A na base de B, que contém o núcleo. Grudou também o citoplasma de B na base de A. Veja a figura abaixo e observe o resultado do experimento: SEGUNDO EXPERIMENTO COM ALGAS corte tempo tempo 1 A B 2 A 3 B Exercício 7 Ao retirar o chapéu de A e grudar o citoplasma de B na base de A, o que aconteceu? Exercício 8 Ao retirar o chapéu de B e grudar o citoplasma de A na base de B, o que aconteceu? Exercício 9 Analisando o resultado deste experimento, o que define como será o formato do chapéu, o núcleo ou o citoplasma?
4 A U L A O material contido no núcleo, transmitido de geração a geração e que faz com que os filhos sejam semelhantes aos pais, é chamado de hereditário. O núcleo das algas deste experimento, assim como os núcleos de todas as espécies de seres vivos existentes no planeta, contém o material hereditário que permite aos descendentes se assemelharem a seus progenitores, isto é, o bezerro se assemelhar ao boi e à vaca, o pintinho ao galo e à galinha, e você ao seu pai e à sua mãe. Na figura abaixo, pinte a localização do material hereditário nos gametas. ENCONTRO DE GAMETAS. Quando ocorre o encontro dos gametas na reprodução, fundem-se os núcleos de cada célula (espermatozóide e óvulo), formando uma nova célula, chamada de zigoto ou célula-ovo. O zigoto é, portanto, a primeira célula do futuro indivíduo e apresenta no seu núcleo material hereditário da mãe (proveniente do óvulo) e do pai (trazido pelo espermatozóide). Por que os seres humanos só produzem seres humanos, os gatos só produzem novos gatinhos e as laranjeiras só produzem outras laranjeiras? Os núcleos das células dos seres humanos contêm informações que dizem respeito apenas à espécie humana. Os núcleos das células dos gatos possuem informações que dizem respeito somente à sua espécie. O mesmo acontece com a laranjeira e com todas as espécies de seres vivos. Você sabia? Muitas pessoas acreditam que os ratos ao se tornarem velhos se transformam em morcegos. Isto não é verdade! Os morcegos nascem e morrem morcegos. As informações contidas no núcleo encontram-se em pequenas estruturas chamadas cromossomos. De uma espécie para outra, varia o tipo de informação contida no cromossomo, e também o número de cromossomos por célula. Veja a tabela a seguir: ESPÉCIE Homem Mosca doméstica Arroz Cebola Nº DE CROMOSSOMOS Cromossomos de uma célula de mulher, espalhados em decorrência do rompimento da célula.
5 Você viu que na fecundação os núcleos dos gametas se unem para formar um zigoto. Os gametas possuem no seu núcleo metade do número de cromossomos existentes nas células do corpo, dessa forma o número de cromossomos da espécie é mantido. Assim, na espécie humana, o óvulo possui 23 cromossomos que se unem a 23 cromossomos do espermatozóide, formando um zigoto com 46 cromossomos. A U L A Exercício 10 Sabendo que as células do corpo de um touro possuem, cada uma, 60 cromossomos, quantos cromossomos existem no espermatozóide que o touro produz, no óvulo que a vaca produz e no zigoto resultante da fecundação? a) espermatozóide:... b) óvulo:... c) zigoto:... No zigoto e em todas as células do nosso corpo, com exceção dos gametas, os cromossomos se encontram aos pares. No zigoto, cada par é formado por um cromossomo que veio do pai e um cromossomo que veio da mãe. Para cada característica hereditária, recebemos uma informação do pai e uma informação da mãe. Para que um novo indivíduo possa se originar a partir do zigoto, a célulaovo se multiplica originando duas, que também se multiplicam, e assim sucessivamente. Os núcleos das células resultantes da divisão têm os mesmos cromossomos e genes do zigoto. FORMAÇÃO DE UM NOVO INDIVÍDUO As informações que determinam os caracteres hereditários são chamadas de genes. Os genes se encontram numa seqüência alinhada nos cromossomos, cada um ocupando um lugar determinado. Agora você já sabe que: as informações que determinam as características hereditárias estão presentes nos genes, localizados nos cromossomos que, por sua vez, se encontram no núcleo; as informações são passadas aos filhos por meio da união dos gametas; não ocorre troca de sangue entre mãe e filho (como já vimos na Aula 15).
6 A U L A Exercício 11 Depois de refletir sobre estes dados, volte ao exemplo do professor que recebeu transfusão de sangue de seu aluno e responda novamente às questões: a) Após a transfusão o professor passou a ter características do aluno? b) Se, após a transfusão, o professor gerar um filho, as características do bebê serão parecidas com as do pai ou com as do aluno que doou o sangue? As características dos filhos são transmitidas pelos pais através dos genes que se encontram nos cromossomos dos gametas (espermatozóide e óvulo). Pelo processo de fecundação irá formar-se a célula-ovo. Esta célula contém cromossomos que vêm do pai e cromossomos que vêm da mãe. Assim, carrega informações provenientes do pai e informações provenientes da mãe. A célulaovo que contém cromossomos aos pares se multiplica, formando todas as células do novo indivíduo. O que determina a aparência de uma pessoa? O esquema abaixo representa um par de cromossomos de um indivíduo. Note que em posições correspondentes encontram-se genes que se referem à mesma característica. PAR DE CROMOSSOMOS DE UM INDIVÍDUO Para a mesma característica pode haver informações diferentes. Por exemplo, quanto ao lobo da orelha, existe um gene que determina o lobo descolado (representado por E) e outro qque determina lobo colado (representado por e). Lobo "descolado". TIPOS DE LOBO DA ORELHA Lobo "colado".
7 Quando um óvulo contendo o gene e é fecundado por um espermatozóide contendo um gene E, origina-se um indivíduo com lobo descolado. Dizemos que esse indivíduo é Ee. A U L A Na fecundação, espermatozóides rodeando o óvulo. Exercício 12 Como seria o indivíduo se um espermatozóide que contivesse um gene e fecundasse um óvulo com gene e? Note que podem formar-se indivíduos que diferem nos genes que apresentam (EE EE, Ee ou ee). Quando isso acontece, dizemos que os indivíduos têm genótipos diferentes. Os indivíduos de genótipo EE e Ee possuem lobo descolado. Genótipo é o conjunto de genes de um indivíduo. Exercício 13 Se indivíduos (EE e Ee) fossem colocados na sua frente, você conseguiria dizer qual deles é EE e qual é Ee? Os dois indivíduos têm o mesmo fenótipo, isto é, a mesma aparência. Já os indivíduos ee têm aparência diferente dos outros dois - possuem lobo colado. Eles possuem, portanto, outro fenótipo. Exercício 14 Para a característica aderência do lobo da orelha, considerada acima, responda: a) Quantos e quais são os possíveis genótipos? b) Quantos e quais são os possíveis fenótipos? Mas será que o fenótipo, isto é, a aparência de uma pessoa, é determinado apenas pelo genótipo? Vamos ver um exemplo: A cor da pele de uma pessoa é determinada por certos genes, transmitidos pelos pais por meio da fecundação.
8 A U L A Exercício 15 O que acontece quando uma pessoa branca toma banho de sol durante as férias? Exercício 16 Ao voltar para o trabalho e longe do sol, o que acontecerá a essa pessoa? Uma pessoa branca que toma banho de sol freqüentemente não fica tão escura quanto um negro que herdou genes para a produção de grande quantidade de melanina. Mas consegue alterar a sua cor graças à influência dos raios solares. Assim, o fenótipo é resultado da ação combinada do genótipo e do ambiente. E o que você diz a respeito de uma criança que nasce com peso e altura normais, mas que ao longo da infância não cresce normalmente devido à insuficiência de alimentação? A baixa estatura e o peso dessa criança são determinados não só pelos genes, mas também pela alimentação que recebe, ou seja, há uma interação do ambiente (carência alimentar) com as condições hereditárias. Agora você já sabe por que todo filho de peixe, peixinho é! Ele recebeu de seus pais características transmitidas geneticamente. O peixinho pode sofrer ao longo de sua vida influências do meio e se modificar um pouco - por exemplo, perder uma parte da cauda em disputas por comida ou por fêmeas. Portanto, seu fenótipo pode ser alterado. Quadrosíntese a) Quais as funções do núcleo da célula? b) No núcleo, onde se encontram as informações que determinam as características da espécie? c) Qual a vantagem do núcleo dos gametas possuirem metade do número de cromossomos presentes nas células do corpo? d) As folhas de uma planta A possuem nervação regular (RR), enquanto que as folhas da planta B possuem nervação irregular (rr). Escreva os genótipos e os fenótipos das plantas. planta A genótipo:... fenótipo:... planta B genótipo:... fenótipo:...
9 Exercício 17 Na espécie humana há indivíduos canhotos e indivíduos destros. Essas características são determinadas por um par de genes (C, c). As pessoas destras têm em suas células pelo menos um gene C; as pessoas canhotas têm em suas células os genes cc. Para cada uma das situações descritas a seguir, responda às questões a e b. A U L A Situação 1 - Um espermatozóide que possui um gene C se une, na fecundação, a um óvulo que possui um gene C. Situação 2 - Um espermatozóide que possui um gene C se une, na fecundação, a um óvulo que possui um gene c. Situação 3 - Um óvulo que possui um gene c é fecundado por um espermatozóide que possui um gene c. a) Qual o genótipo do indivíduo formado? Situação 1:... Situação 2:... Situação 3:... b) Qual o fenótipo do indivíduo formado? Situação 1:... Situação 2:... Situação 3:... Exercício 18 Certo animal possui dois cromossomos nas suas células reprodutivas. Quantos cromossomos ele tem nas suas células musculares?
III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011
III BIMESTRE TRABALHO DE BIOLOGIA 2011 INSTRUÇÕES 1. Preencha o cabeçalho e com o nome completo de cada aluno da equipe MÉDIA = 2. Todas as respostas deverão ser apresentadas nos espaços apropriados, com
o hemofílico. Meu filho também será?
A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.
Que caracteres são herdados de geração em geração?
Músculos Cor dos olhos Membro amputado Cor do cabelo Que caracteres são herdados de geração em geração? Existem características que são transmitidas de geração em geração caracteres hereditários. Ex.:
Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE
Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A
GENÉTICA E HEREDITARIEDADE
GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A HEREDITARIEDADE E A GENÉTICA?
geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia 1. Adaptado.
Atividade extra Questão 1 Um monge britânico dedicou grande parte de sua vida ao estudo da transmissão de características de uma geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje.
21 Aumentando a produção de leite
A U A UL LA Aumentando a produção de leite Lembra-se daquela vaquinha holandesa que eu vendi pro Ariovaldo? Aqui no sítio ela dava pouco mais de três litros de leite por dia. Diz que agora tá dando quase
Uma das intenções básicas da Psicologia é a compreensão do ser humano:
Uma das intenções básicas da Psicologia é a compreensão do ser humano: Conhecê-lo na sua generalidade Conhecê-lo no que tem de mais específico. Está afastada a ideia de termos surgido repentina e completamente
O que é a vida, afinal?
Nós e outros animais obtemos açúcares e diversas substâncias orgânicas ingerindo outros seres vivos. Se comemos um bife, estamos comendo parte de um boi que, por sua vez, comeu capim. O capim, o boi e
Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento.
A genética Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e
Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR
Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou
Disciplina: Biologia
E.E. José Mamede de Aquino 3º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Genética: Conceitos (DNA, Cromossomos, Cariótipo, Gene, Genoma, Alelos)
Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI
Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características
3.2. Genética e Hereditariedade
Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida 3.2. Genética e Hereditariedade Características ou caracteres herdados dos progenitores Hereditariedade vs Genética Genética Ciência que estuda os
GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º. ALUNO(a):
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 3º ALUNO(a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência
O número de cromossomas é específico para cada espécie
O número de cromossomas é específico para cada espécie Espécie 2n de cromossomas Espécie 2n de cromossomas Drosófila 8 Humano 46 Centeio 14 Macaco 48 Coelho 44 Rato 44 Cobaia 16 Carneiro 54 Caracol 24
CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA. Prof.º Mário Castro Biologia 2017
CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA Prof.º Mário Castro Biologia 2017 INTRODUÇÃO À GENÉTICA Genética (do grego genno = fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo
GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo
GENÉTICA Profª Fernanda Toledo O que é Genética? É a ciência que estuda os genes e sua transmissão para as gerações futuras. As características são transmitidas de pais para filhos. Essa atividade é coordenada
PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01
PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 Vamos Praticar? 2 QUESTÃO - 01 Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte: I. Cada caráter hereditário
Características dos seres vivos. Equipe de Ciências
Características dos seres vivos Equipe de Ciências 1ª) Organização Celular A célula é o elemento fundamental que forma todos os seres vivos (exceto os vírus). A maioria das células é formada por: a) Membrana
Exercícios de Genética
Exercícios de Genética 1ª Lei de Mendel Questão 1: Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas
Plano de Recuperação Final EF2
Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / /
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / 1. (UFSCar) As duas sequências referem-se a moléculas
3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos.
Um homem de olhos azuis, cujos pais eram ambos de olhos castanhos, casa com uma mulher de olhos castanhos que tinha uma irmã de olhos azuis, sendo o pai de olhos castanhos e a mãe de olhos azuis. Do casamento,
10) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:
1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes
Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. concebido ciclo de vida semelhantes. adulto descendentes desenvolvimento
Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes adulto descendentes desenvolvimento reprodução nascimento fecundação O é a sequência de acontecimentos de um ser vivo, desde
As Leis de Mendel. (para os mais afeitos à biologia, talvez este material seja auto-explicável, não sei ao certo)
As Leis de Mendel As imagens a seguir foram feitas com o intuito de ajudar os alunos a entenderem os princípios gerais das leis de Mendel, ou seja, os fundamentos da genética moderna. Alguns esquemas são
Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Ciclo de Vida. Escola: Nome: Turma: N.
Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes adulto descendentes desenvolvimento adulto
Heredograma - exercícios
Heredograma - exercícios Apostila IV Unidade 11 1. Analise o heredograma e assinale a alternativa correta: b) Qual a probabilidade de o indivíduo 5 ser homozigoto recessivo? c) Qual a probabilidade de
a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado
Reprodução. Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes
Reprodução Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes GAMETAS E FECUNDAÇÃO NOS ANIMAIS *MEIOSE-significa diminuição. *Seres humanos têm 46 cromossomos nas células corporais. *Gametas apresentam
. a d iza r to u a ia p ó C II
II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está
Revisão geral 8º ANO.
Revisão geral 8º ANO. Cromossomos e Determinação do sexo biológico 46 Cromossomos (Total) 44 Cromossomos Autossomos 2 Cromossomos Sexuais Cariótipo e Cariograma XX (Feminino) XY (Masculino) Genes Alelos
Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...
A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não
Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética
Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 27 Genética HERANÇA GENÉTICA A herança biológica é constituída por todas as características morfo e fisiológicas herdadas dos pais. Sempre há diferenças, devido
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 3º Teste de Avaliação (V1) 12ºano Turma A e B TEMA: Manipulação da Fertilidade e Património Genético Nome: Nº Classificação:, valores A professora:
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:
Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio
Genética Conceitos Básicos Professor Fláudio O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: - Genética Clássica Mendel (1856 1865) - Genética Moderna
3) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:
LISTA REVISÃO BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR E GENÉTICA 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas
Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 5 Reprodução Animal
Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 5 Reprodução Animal INTRODUÇÃO A REPRODUÇÃO permite a conservação da espécies. Não se relaciona a sobrevivência do indivíduo, mas sim a perpetuação da espécie.
GENÉTICA (BIO0203) ALELOS MÚLTIPLOS (E8) 2017
GENÉTICA (BIO0203) ALELOS MÚLTIPLOS (E8) 2017 1. A herança da cor da pelagem de gado (Bos taurus) depende de vários locos, em um deles existe uma série de alelos múltiplos com a seguinte relação de dominância:
BIO Genética e Evolução Ciencias Biomedicas. Atividade 6 Montagem de cariótipos
Instituto de biociências BIO0230 - Genética e Evolução Ciencias Biomedicas Atividade 6 Montagem de cariótipos Introdução O número total de células em um humano adulto médio é algo em torno de 100 trilhões,
Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina
Cromossomos Sexuais e Herança Genética Genética Professora Catarina Espécie humana 23 pares de cromossomos 22 pares autossômicos 1 par cromossomos sexuais ( XY e XX) Cariótipo 46, XX 46, XY Sistema XY
Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano?
Psicologia B Antes de Mim Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Nós e os outros Como se explicam as caraterísticas dos diferentes seres vivos? Porque razão os seres da mesma espécie
Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais
Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais Quando observamos os conjuntos cromossômicos de células diplóides masculinas e femininas, percebemos a diferença em um dos pares dos cromossomos: os cromossomos
Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo
Conceitos Básicos de Genética Relação Fenótipo-Genótipo Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão
1ª e 2ª Leis de Mendel e Extensões do Mendelismo. Page 1
1ª e 2ª Leis de Mendel e Extensões do Mendelismo Page 1 Genética Clássica Principais eventos Page 2 Page 3 Page 4 Meiose Page 5 Meiose Page 6 Pareamento dos cromossomos homólogos Page 7 Separação dos cromossomos
Os Fundamentos da genética. Professora Débora Lia Biologia
Os Fundamentos da genética Professora Débora Lia Biologia Genética Mendeliana Nos livros didáticos da 2ª série do Ensino Médio, utilizamos a família de um personagem fictício, o professor Marcos, para
AVALIAÇÃO 04 BIOLOGIA I UNIDADE Valor = 10,0 (Dez)
Aluno(a) Turma N o Série 2 a Ensino Médio Data 19 / 03 / 13 INSTRUÇÕES: AVALIAÇÃO 04 BIOLOGIA I UNIDADE Valor = 10,0 (Dez) I. Leia cuidadosamente o enunciado de cada questão, formule suas respostas com
Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética
Princípios básicos de probabilidade e aplicação à genética 1ª Parte: Princípios básicos de probabilidade Probabilidade é a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por
GENÉTICA. PDF created with pdffactory Pro trial version Profª Fernanda Toledo
GENÉTICA Profª Fernanda Toledo Teoria pré-formista Um microscopista publicou em desenho de espermatozóide, afirmando ter observado uma miniatura de homem (homunculus) no seu interior O que é Genética?
Primeira Lei de Mendel e Heredogramas
Primeira Lei de Mendel e Heredogramas Primeira Lei de Mendel e Heredogramas 1. O heredograma refere-se a uma característica controlada por um único par de genes (A e a). Assim, em relação a esta característica,
Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM
Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar 1-2º ano EM HERANÇA QUANTITATIVA HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGÊNICA Genes cumulativos, aditivos ou multifatoriais; Também é um caso particular de interação
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:
2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras
1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do
Calendário 4º Bimestre 2ºC. Calendário 4º Bimestre 2ºA,B,D 15/10 Reunião de Pais. Calendário 4º Bimestre 2ºE
Calendário 4º Bimestre 2ºA,B,D 15/10 Reunião de Pais Calendário 4º Bimestre 2ºC 15/10 Reunião de Pais 28/10 isto Caderno - Exercícios Genética Parte 1 (3 Pontos) 26/10 isto Caderno - Exercícios Genética
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 2º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Hereditariedade 10 de dezembro de 2012 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:
BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a genética e 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética II 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente. DIIBRIDISMO, TRIIBRIDISMO E POLIIBRIDISMO
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente. DIIBRIDISMO, TRIIBRIDISMO E POLIIBRIDISMO SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE DOS CARACTERES Os alelos de dois ou mais genes de um indivíduo segregam-se (separam-se)
CRUZAGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Adriana de Souza Santos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia CRUZAGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-
Esta avaliação é composta de 12 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder.
1º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 28/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova
PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO
PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P(n) = eventos esperados eventos possíveis
GENÉTICA DO OLHO. Alex Schmidt; Guilherme Cossetin; Júlia Toral Gutteres; Sandra Gelati; Juliana Rosa
GENÉTICA DO OLHO Alex Schmidt; Guilherme Cossetin; Júlia Toral Gutteres; Sandra Gelati; Juliana Rosa Trabalho de Pesquisa; Centro de Educação Básica Francisco de Assis-EFA INTRODUÇÃO O olho é uma parte
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 2º Teste de Avaliação (V1) 12ºano Turma A e B TEMA: Manipulação da Fertilidade e Património Genético Nome: Nº Classificação:, valores A professora:
Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25
Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25 Genealogias ou Heredogramas São esquemas que apresentam, com uma série de símbolos, os indivíduos de uma família. Os símbolos indicam: o grau de
4ª FICHA DE AVALIAÇÃO
4ª FICHA DE AVALIAÇÃO NOME Nº TURMA DATA / / 2013 Enc.Ed. Prof. Classif. Obs. 1. Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 45 GENÉTICA: 1ª LEI DE MENDEL
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 45 GENÉTICA: 1ª LEI DE MENDEL célula com homólogos duplicados A A A A A a a A A a a separação de cromossomos homólogos a a primeira divisão meiótica A A a a separação de cromátides-irmãs
Lista 1 - Ciências Biológicas 2
Lista 1 - Ciências Biológicas 2 Segunda Lei de Mendel, alelos múltiplos e grupo sanguíneo LISTA 1 - BIO 2 SEGUNDA LEI DE MENDEL, ALELOS MÚLTIPLOS E GRUPO SANGUÍNEO Segunda Lei de Mendel, alelos múltiplos
2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente?
Q.01 Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.)
THARCIO ADRIANO VASCONCELOS BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) PAZ NA ESCOLA 15.03.2019 Animais, plantas, micro-organismos todos são capazes de perceber as condições ambientais e de
Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo
Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo [email protected] Genética Estuda
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO
BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO Como pode cair no enem Na espécie humana a determinação sexual é feita por um par de cromossomos, X e Y. O indivíduo do
Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis
Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre a primeira lei de Mendel e probabilidades 06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em uma certa espécie de mamíferos, há um caráter mendeliano com co-dominância
GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a
CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO pg.20
CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO pg.20 Como descobrir se é VV ou Vv? Para descobrir se um indivíduo portador de um caráter dominante é homozigoto ou heterozigoto, basta cruzá-lo com um indivíduo recessivo
Aula 3: HERANÇA MENDELIANA
Aula 3: HERANÇA MENDELIANA PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres? PROBABILIDADES PROBABILIDADES 1 de 6 faces P = 1/6 PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres?
Revisão para Prova 2017
Revisão para Prova 2017 Confira questões resolvidas sobre a 1ª Lei de Mendel: 1) (UFMG) - Representação esquemática do núcleo de uma célula em meiose. A segregação dos alelos, descoberta por Mendel, ocorre
1º trimestre Sala de Estudos - Biologia
1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº Codominância 1. Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana.
1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº
1º trimestre Sala de Estudos - Biologia Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Baviera Nome: nº Codominância 1. Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana.
Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ementa: Origem da vida e classificação
FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE.
FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE. OS JUIZES JULGARÃO ESTAS AVES, DE ACORDO COM O STANDARD DO SEU FENÓTIPO, ATRIBUIRÃO A RESPECTIVA PONTUAÇÃO,
Reprodução de animais C A P. 8
Reprodução de animais C A P. 8 Animais e reprodução Os animais precisam se reproduzir para garantir a sobrevivência da sua espécie. Sem a reprodução os indivíduos mais velhos morreriam e não haveria outros
HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3
HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3 Conceitos Hereditariedade: Relaciona os mecanismos ligados à transmissão das características genéticas. Óvulo+espermatozóide=célula-ovo ou zigoto Genética: ciência que estuda
Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT
Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT O animismo abrange a crença de que não há separação entre o mundo espiritual e físico (ou material); Esses povos antigos, acreditavam que existem(iam)
UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO
UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.1.1.Transmissão das Características Hereditárias (1ªParte) Genética Mendeliana Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO
Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto
Sexo e Herança Profª Priscila F. Binatto DETERMINAÇÃO DO SEXO Sistema XY: seres humanos XX: Mulher XY: Homem Tipo XO: alguns insetos e vermes XX: fêmea XO: Macho Tipo ZW: aves, peixes e alguns insetos
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 43 REPRODUÇÃO ASSEXUADA
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 43 REPRODUÇÃO ASSEXUADA Célula inicial Duplicação e separação do DNA células-filhas mitose zoósporos sendo liberados filamento adulto zoósporo germina e forma novo filamento Esponja
LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA
LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 3º ANO DATA: / / BIOLOGIA Genética: - Segunda Lei de Mendel - Análise de heredogramas - Interações Gênicas Roteiro de Recuperação Terceiro Ano Pagina 1 de 5 Lista
Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM
Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM HERANÇA DOS CROMOS. SEXUAIS Possuímos dois grupos de cromossos: Autossômicos Sexuais ou Halossomos Existe indivíduos denominados
Origens da genética e trabalho de Mendel
Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas
Evolução. Introdução. Algumas definições. A origem e a evolução do sexo
Evolução 9 A origem e a evolução do sexo Introdução O aluno do ensino médio típico está transitando entre as fases da puberdade e da adolescência. Seus corpos estão em transformação, assim como sua fisiologia
CAPÍTULO 1 - pág. 12
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 1 - pág. 12 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ GENÉTICA
Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria
Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo CONCEITOS GERAIS REPRODUÇÃO Phacus torta Reprodução SEXUADA
LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO
Alelos: a (chifres) e A (sem chifres) macho sem chifres: Aa cabra 1 com chifres: aa cabra 2 com chifres: aa cabra 3 sem chifres: Aa Cruzamento-teste: a fêmea com pelagem preta foi cruzada com indivíduo
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 82 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como
(O enunciado a seguir serve às questões 3 e 4).
QiD 2 8º ANO PARTE 4 CIÊNCIAS 1. (1,0) Cite a função dos testículos no aparelho reprodutor masculino. 2. (1,0) Até o fim da gravidez, o bebe fica envolvido por membranas protetoras e permanece mergulhado
APROFUNDAMENTO DE GENÉTICA TIO DARCYZÃO AGUIA PATO BRANCO-BELTRÃO-CASCAVEL
APROFUNDAMENTO DE GENÉTICA TIO DARCYZÃO AGUIA PATO BRANCO-BELTRÃO-CASCAVEL 01. Em abelhas, a cor dos olhos é condicionada por uma série de alelos múltiplos, constituída por cinco alelos, com as seguintes
