Sugestões para cada seção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sugestões para cada seção"

Transcrição

1 Escrever um Artigo Científico não das tarefas mais fáceis, mas com um as dicas (a seguir), que preparamos para auxiliar estudantes que precisam desenvolver textos científicos, ficará muito mais fácil. Confira: Título Sugestões para cada seção O Título é a principal referência para o artigo. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever adequadamente o conteúdo do artigo. Título = Reflete o conteúdo do trabalho Deve ser claro, curto e correto! Redija um Título (nome), não uma frase. Exemplo: "A educação na perspectiva da igualdade racial". Autores e Filiação Nome completo dos autores seguido da filiação (universidade, empresa, entre outras informações) de cada um. Infelizmente, não há uma regra específica para definir a ordem dos autores. A solução mais prática é colocar os nomes em ordem alfabética (do primeiro nome ou do sobrenome). Outra ideia é ordenar de acordo com a contribuição de cada autor durante o trabalho. Mas, por exemplo, um dos autores implementou toda a ferramenta e realizou os experimentos sozinho, e o outro escreveu 90% do artigo sozinho Quem aparece primeiro? Fica a critério dos autores. Uma outra opção é colocar o nome do aluno cujo trabalho de conclusão/dissertação/tese é o assunto principal do artigo como primeiro autor, demais alunos que colaboraram no trabalho como autores intermediários, e o orientador como último autor. Resumo Deve ser feito em um (01) parágrafo, geralmente, com até 250 palavras. É o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor. Deve apresentar de forma concisa (uma ou duas linhas para cada item): principais objetivos e escopo do trabalho, motivação e importância, principal resultado e contribuição. O Resumo nunca menciona informações ou conclusões que não estão apresentadas no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo (exceto em raras ocasiões, como modificações a um método publicado anteriormente).

2 Introdução Em um artigo científico, o leitor deve estar ciente do que acontece desde o início Portanto, nada de suspense! Desse modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na introdução. Geralmente, a Introdução é uma reafirmação extendida do conteúdo do Resumo. É recomendado apresentar de forma concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações: Contexto, motivação e principal contribuição. Problema: Definição do problema (sem muitos detalhes), demonstrando a sua importância, relevância (a solução do problema ajuda em quê?), entre outras informações. Trabalhos anteriores relacionados: Uma linha por trabalho relacionado Geralmente aqueles que não resolvem o problema ou apresentam apenas soluções parciais. No caso do artigo ser extensão (ou continuação) de um trabalho anterior, deve-se mencionar na introdução. Contribuições: lista de contribuições e os principais resultados. Organização: Apresente resumos breves das seções que compõem o trabalho. Como, por exemplo, "o restante do artigo está organizado da seguinte maneira", "a seção 2 apresenta alguns conceitos básicos e discute trabalhos relacionados", "a seção 3 detalha o modelo proposto". Conceitos Básicos e Trabalhos Relacionados Geralmente são apresentados em capítulos separados (podendo ser apresentados juntos, de acordo com o número de páginas estipulado pela instituição de ensino). Os Conceitos Básicos aparecem antes da apresentação da contribuição principal do artigo. Trabalhos Relacionados devem ser mencionados nesta seção (Conceitos Básicos e Trabalhos Relacionados) ou antes da Conclusão. Conceitos Básicos: definições, cenários e modelos necessários para entender o seu trabalho com as devidas referências para demais trabalhos, onde as definições são introduzidas (ou melhor detalhadas). Trabalhos Relacionados: Lista os trabalhos anteriores cujos temas sejam relacionados ao seu Forneça detalhes desses trabalhos apenas se ajudarem a demonstrar a importância do tema; e lembre-se de mencionar todos os trabalhos relacionados, principalmente dos integrantes do comitê do seu programa de pós-graduação. Aponte as desvantagens (ou pontos fracos) de trabalhos anteriores e o que será melhorado na pesquisa proposta.

3 Ideia Central É a parte principal do artigo apresente em um (01) parágrafo uma ideia geral da proposta. Esclareça novas definições (esclareça as novas definições propostas no artigo). Adicione quantos parágrafos forem necessários para apresentar "o que é e como funciona a sua pesquisa", detalhes e explicações sobre as partes principais. Análise (se necessário) Um (01)parágrafo com o resumo do que é provado nessa seção. Um parágrafo com definições específicas usadas na análise (estruturas usadas nas provas). Acrescente também as provas e análises Encerre a seção com comentários sobre o significado das provas de um modo intuitivo ou num nível mais prático. Estudo de Caso (se necessário) Alguns artigos requerem Estudo de Caso, onde o modelo proposto é aplicado. Inclua (conforme necessário) o contexto geral, regras ou condições específicas requeridas pelo caso, modelagem, funcionamento, vantagens e/ou desvantagens de usar o modelo proposto etc. Experimentos (se necessário) Comece com um resumo dos experimentos "o que é medido", "o que não é", "por que", entre outros. Adicione um (01) parágrafo com o modelo de simulação ou a infraestrutura das medições (configuração do sistema, tipo de máquinas usadas, linguagens, entre outros). Apresente os resultados dos experimentos: Use um subtítulo (em negrito) para diferenciar experimentos. Cada gráfico deve ter uma razão clara para aparecer no artigo. Explique cada gráfico (que devem conter legendas e serem facilmente compreendidos). Encerre a seção com comentários finais, discussões e explicações adicionais. Discussão (se necessário) Pode ser incluída como subseção final de Experimentos. A Discussão deve mostrar o relacionamento entre os fatos e resultados observados. Sugestões: Apresente princípios, relações, generalizações mostrados nos Experimentos. Lembrese que é uma subseção de discussão (não recapitule os resultados já apresentados). Liste qualquer exceção ou qualquer falta de relação e defina pontos incertos.

4 Mostre como seus resultados e interpretações concordam (ou não) com trabalhos previamente publicados. Discuta implicações teóricas e possíveis aplicações práticas. Resuma as evidências para cada seção (nem sempre o leitor conseguirá identificar todas as informações). Conclusão Conclusões são extremamente importantes. Após ter esclarecido as definições, é possível ser mais específico (que a Introdução) e informar (em um parágrafo ou uma linha): Resumo do conteúdo apresentado no artigo. Principais resultados e contribuições. Comentários sobre a importância/relevância do tema proposto. Dicas para o uso prático do seu trabalho. Trabalhos futuros Reforce a relevância do seu artigo. Referências Informações obrigatórias: autores, títulos das obras, nomes das conferências e/ou periódicos, volume, editora, ano de publicação todas as informações necessárias. Tente incluir referências do mesmo ano de publicação do seu artigo, para ilustrar que o tema é atual e de interesse da comunidade. Todas as obras listadas nas Referências devem ser mencionadas no texto. Dicas Gerais Algumas regras gerais que podem aumentar a qualidade do seu artigo: Geralmente, eventos, periódicos, entre outros, possuem formatos específicos para a submissão de artigos. Confira cuidadosamente as informações relacionadas a "Instrução a Autores", "Instruções para Submissão". Quando referenciar outros trabalhos, procure resumir suas ideias principais resista à cópia literal, mesmo entre aspas e com a referenciação correta. Evite frases longas e sem nexo, divida os parágrafos corretamente e se (e abuse) de corretores automáticos. "Uma imagem vale mais que mil palavras" Acrescente figuras para enriquecer o conteúdo apresentado no seu artigo. Tenha sempre um backup dos seus arquivos.

5 Revisão Final Antes de submeter o seu artigo, confira os seguintes itens: Ortografia (títulos, nomes de autores, filiação, entre outros). Gramática: crase, excesso/falta de vírgulas, concordância, paralelismo, entre outros. Numeração das seções e subseções. Imprima o seu artigo (no formato final de submissão) certifique-se de que todas as informações, figuras, tabelas etc., estão legíveis. Verifique as referências cruzadas. Revise todo o conteúdo Peça para outras pessoas revisarem seu artigo também, alguns erros podem passar despercebidos por você. Respeite as datas e horários limites para a submissão de trabalhos. 1. Relevância; 2. Originalidade; 3. Mérito Técnico-Científico; 4. Apresentação; 5. Organização; 6. Legibilidade; 7. Referências. O que o revisor avaliará? Deseja mais auxílio no seu artigo? Se precisar de apoio acadêmico, entre em contato com a equipe Mundo da Monografia: Através do site: ou pelo telefone (11) de segunda à sexta, das 10h às 18h.

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 23 A 25 DE OUTUBRO DE 2018

VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 23 A 25 DE OUTUBRO DE 2018 VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 23 A 25 DE OUTUBRO DE 2018 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. APRESENTAÇÃO A Católica do Tocantins realizará no próximo mês de outubro a 8ª

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica Elaboração de um Artigo Científico 05/10/2007 Ingredientes Principais Organização Linguagem apropriada É preciso aprender

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO O Salão do Conhecimento disponibiliza sistema próprio para inserção de trabalhos. Acessando o link de Inscrição, o participante será direcionado para o Portal

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017 TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO [centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito] (linha sem texto) Nome Completo do (a) Autor (a) 1 Nome Completo do (a) Coautor (a) 2 (caso tenha)

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EDITAL Nº. 01/2017- IV LEÃO JURIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO INSTRUÇÕES AOS AUTORES APRESENTAÇÃO O IV LEÃO JURIS com o tema: Reformas Trabalhista e Previdenciária,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 17 A 19 DE OUTUBRO DE 2017

VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 17 A 19 DE OUTUBRO DE 2017 VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO 17 A 19 DE OUTUBRO DE 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. APRESENTAÇÃO A VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE EXTENSÃO da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

Manual para elaboração de artigos

Manual para elaboração de artigos 1 Manual para elaboração de artigos ESTRELA 2016 2 APRESENTAÇÃO Este documento visa auxiliar os estudantes da Faculdade La Salle Estrela na elaboração de artigos, apresentando as regras dispostas nas normas

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Prof. Raul Sidnei Wazlawick 1 Escrita da Monografia A escrita de uma monografia depende fundamentalmente da existência de algum conteúdo para ser apresentado.

Leia mais

ATENÇÃO: O trabalho completo e revisado deve ser enviado até 23 de agosto de 2018 PELO PROFESSOR ORIENTADOR para o

ATENÇÃO: O trabalho completo e revisado deve ser enviado até 23 de agosto de 2018 PELO PROFESSOR ORIENTADOR para o Normas para elaboração de trabalho para a IV MCC Prezados alunos e professores, esse documento foi produzido com o intuito de guiá-los e de ser utilizado como base para a elaboração do trabalho escrito.

Leia mais

EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019

EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019 EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019 A Mostra de Saúde Coletiva da FCM-MG tem como objetivo ampliar as discussões sobre o campo da saúde coletiva, a partir

Leia mais

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos 1. INSCRIÇÃO 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e entregá-los na Recepção da UNDB, em UMA VIA DIGITAL GRAVADA EM CD-ROM, EXTENSÃO DOC,

Leia mais

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos.

Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. Instruções Para Autores (Artigos Científicos e Relatórios de Pesquisa) São apresentadas a seguir instruções para a preparação dos trabalhos. 1. FORMATO GERAL As contribuições para o I Encontro para o Desenvolvimento

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL NOME 1 NOME 2

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL NOME 1 NOME 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL Comentado [A1]: 3cm da borda negrito maiúsculo e centralizado NOME 1 NOME 2 Comentado [A2]: 5cm da borda negrito maiúsculo

Leia mais

EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO CURSO DE DIREITO EDITAL Nº. 02/2017- GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO INSTRUÇÕES AOS AUTORES APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS GRUPO DE PESQUISA GUETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO 1. Normas para inscrição de trabalhos As inscrições dos trabalhos serão feitas exclusivamente via online

Leia mais

VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015

VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015 VII SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA dos Cursos de Administração, Enfermagem e Psicologia 28 a 30 de outubro de 2015 NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Os trabalhos a serem submetidos

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

Normas gerais para submissão de trabalhos

Normas gerais para submissão de trabalhos Normas gerais para submissão de trabalhos A inscrição no evento é condição para o envio do resumo, inclusive para os coautores. Só serão avaliados os resumos e trabalhos em que todos os autores tenham

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS ÉTICA NA ESCRITA CITAÇÕES I. FORMAL, DIRETA OU TRANSCRIÇÃO II. INDIRETA OU PARÁFRASE III.CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO FORMAL, DIRETA OU TRANSCRITA É a citação onde você

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL VII MOSTRA ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL O Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal

Leia mais

Trabalho Prático de Introdução à Engenharia Geotécnica -Como

Trabalho Prático de Introdução à Engenharia Geotécnica -Como Trabalho Prático de Introdução à Engenharia Geotécnica -Como desenvolver o trabalho e escrever o relatório técnico- Ministrante: Profa.. Andréa Sell Dyminski,, Dr. Eng. UFPR Curitiba 11/Setembro/2007 Objetivo

Leia mais

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. Somente deverão ser apresentados trabalhos cujos dados sejam oriundos de investigação científica, tecnológica, inovação e de extensão. NÃO SERÃO

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES I MOSTRA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES MAET - UFG O curso de Engenharia de Transportes

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL 1. MISSÃO A II Semana das Engenharias Ambiental e Civil (II SEAC) tem por missão publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar,

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS.

NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC INSTRUÇÕES GERAIS: NÃO DEVE CONTER NO TCC A NUMERAÇÃO DE PÁGINAS, O SUMÁRIO E AS DEDICATÓRIAS. Seguem modelos de: 1ª página Capa 2ª página Folha de Rosto 4ª página Resumo

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º.

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da Jornada integrada das licenciaturas

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

Livro: Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos e práticas :

Livro: Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos e práticas : Livro: Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos e práticas : Normas para submissão dos trabalhos para compor o livro Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos e práticas : 1. Os trabalhos submetidos

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais

51ª SEMANA ACADÊMICA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS

51ª SEMANA ACADÊMICA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS 51ª SEMANA ACADÊMICA DE ESTUDOS JURÍDICOS E SOCIAIS 5 a 9 de novembro de 2018 Tema: Os 30 anos da Constituição Federal de 1988 Edital regulamento para apresentação e publicação de trabalhos. 1 MODALIDADES

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES Os trabalhos científicos do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente serão em forma de resumo expandido e todos apresentados

Leia mais

Escrita de Monografia

Escrita de Monografia Escrita de Monografia René Descartes (1596 a 1650) Aka Renatus Cartesius Autor de Discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência Material cedido por RAUL S. WAZLAWICK

Leia mais

V CONGRESSO MULTIDICIPLINAR DE SAÚDE UNINASSAU RECIFE EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

V CONGRESSO MULTIDICIPLINAR DE SAÚDE UNINASSAU RECIFE EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS V CONGRESSO MULTIDICIPLINAR DE SAÚDE UNINASSAU RECIFE EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1 CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 Serão aceitos para submissão trabalhos em forma resumo, desde

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da IV Jornada Integrada

Leia mais

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA - 2016 - DESCRIÇÃO DO EVENTO: O III FARMAVATES e II Mostra de trabalhos do Curso de Farmácia contará com palestras tendo como tema norteador o farmacêutico no

Leia mais

Instruções aos Autores

Instruções aos Autores Instruções aos Autores ESCOPO E POLÍTICA A Revista de Iniciação Científica (RIC) é um periódico de conteúdo multidisciplinar, aberto à comunidade científica nacional e internacional, arbitrada e distribuída

Leia mais

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico Orientações para elaboração de relatório técnico-científico SENAI, 2013. Trabalho elaborado pelo CFP 5.12 para a unidade curricular Projetos do Curso Técnico em Eletromecânica. Elaboração Renata de Fátima

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil Escrita do Artigo Orientações Retomada da aula anterior - prática Especificar o esqueleto do trabalho utilizando o editor de textos. Exemplo: Tema:

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Curso de Medicina Veterinária NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURITIBA 2008 1 SUMÁRIO CURITIBA... 0 SUMÁRIO... 1 1. FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador.

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador. ARTIGO CIENTÍFICO 1 2 ALGUMAS REGRAS não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1- Orientações gerais; 2- Estrutura de TCC (monografia); 3- Estrutura de TCC (artigo); 4- Anexo 01: modelo de capa de TCC 1 Orientações Gerais:

Leia mais

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS As revistas eletrônicas da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, de publicação semestral, têm como objetivo divulgar as produções desenvolvidas

Leia mais

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa.

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. Ela se dá por meio de: Artigos Científicos, Teses, Dissertações, etc. Assim, deve-se exercitar: coesão, precisão,

Leia mais

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Chegou a hora de desenvolver sua monografia de conclusão de curso e você ainda não tem ideia nem de como formatar seu trabalho (nos moldes das normas

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP

RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP RESUMO EXPANDIDO FATEC Araçatuba - SP Introdução O objetivo deste documento é auxiliar os autores sobre o formato a ser atendido nos resumos expandidos que forem submetidos à Fatec Araçatuba SP em seu

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES INSTRUÇÕES AOS AUTORES REVELA (ISSN 1982-646X) é o Periódico Interinstitucional de Divulgação Científica da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Faculdade Praia Grande (FPG) e Faculdade de Tecnologia

Leia mais

EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018

EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018 EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018 A Mostra de Saúde Coletiva da FCM-MG tem como objetivo ampliar as discussões sobre o campo da saúde coletiva, a partir

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO Observação Importante: A SUBMISSÃO DE TRABALHOS À II MICTEC IMPLICA NA ACEITAÇÃO PLENA DAS NORMAS A SEGUIR, CERCEANDO CONTESTAÇÃO. TODOS OS TRABALHOS SUBMETIDOS À II MICTEC

Leia mais

NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NORMAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Com respeito aos trabalhos científicos, seja o resumo simples ou expandidos, é de total responsabilidade dos autores o conteúdo e as opiniões emitidas, a adequação das

Leia mais

VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical III Encontro de Piano em Grupo. Goiânia, 28 de novembro a 01 de dezembro de 2018.

VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical III Encontro de Piano em Grupo. Goiânia, 28 de novembro a 01 de dezembro de 2018. VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical III Encontro de Piano em Grupo Goiânia, 28 de novembro a 01 de dezembro de 2018. CHAMADA DE TRABALHOS A Comissão Organizadora do VIII Encontro

Leia mais

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM

Leia mais

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. O objetivo deste documento é apresentar recomendações gerais que devem ser seguidas

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

Normas para submissão dos trabalhos

Normas para submissão dos trabalhos Normas para submissão dos trabalhos a) Serão aceitos relatos de experiência e trabalhos de pesquisa desenvolvidos na interação entre professores e estudantes. b) Cada trabalho poderá abranger no máximo

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL. FORMATAÇÃO GERAL Papel A; Fonte Arial; Espaçamento entre linha de,5 cm; Margens: a) margem esquerda:,0 cm b) margem direita:,5

Leia mais

Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem

Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem Diretrizes para a montagem do Projeto Interdisciplinar de Auto Aprendizagem Este documento visa orientar como deve ser montado um trabalho de projeto interdisciplinar, aqui será proposto um esqueleto para

Leia mais

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário 1 Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul Summário 1 Apresentação Física das Dissertações e Teses 2 1.1 Tamanho do Papel 2 2 Fonte 2 3 Numeração Progressiva 3 4 Espaçamento, Parágrafos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES Os artigos, cuja extensão será entre 15 e 20 páginas (incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências), deverão ser redigidos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL [Office1] Comentário: Fonte tamanho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Artigo Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira

Leia mais

Apresentação Prefácio Lista de tabelas e figuras 17

Apresentação Prefácio Lista de tabelas e figuras 17 Sumário Apresentação Prefácio Lista de tabelas e figuras 17 Introdução 19 Organização da sexta edição 20 Mudanças específicas na sexta edição 20 Como usar o Manual de Publicação 22 1 Escrevendo para as

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES. Prazo para a submissão: até dia 20 de julho de 2016 as 23:59h.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES. Prazo para a submissão: até dia 20 de julho de 2016 as 23:59h. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Simples. Prazo para a submissão: até dia 20 de julho de 2016 as 23:59h. Antes de acessar o site para a

Leia mais

Os títulos das seções devem seguir a mesma estrutura apresentada no tópico 2 da unidade 1. Relembrando o quadro 1 apresentado como exemplo:

Os títulos das seções devem seguir a mesma estrutura apresentada no tópico 2 da unidade 1. Relembrando o quadro 1 apresentado como exemplo: 1 FORMATO GRÁFICO DE UM PAPER / ARTIGO (caderno de estudos UNIASSELVI p. 83-87) Caro(a) acadêmico(a), você aprenderá a formatar graficamente um paper. Verá, em primeiro lugar, que um trabalho com este

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Educação Matemática em Revista EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 3

Proposta de Projeto de TCC 3 Proposta de Projeto de TCC 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 3 A Proposta de Projeto de TCC Estrutura Básica de uma proposta de Projeto de TCC A estrutura escolhida deve oferecer ao pesquisador,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES Os artigos, cuja extensão será entre 15 e 20 páginas (incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências), deverão ser redigidos

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS É necessário que um dos autores esteja com a inscrição efetuada para poder submeter o trabalho à avaliação. Atender o período de submissão dos trabalhos

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305.

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO (CURRICULAR E SOCIAL) - RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS SEGUNDO A NBR 10719 (ABNT, 1989d, p. 1) FASES DE UM RELATÓRIO a) Plano inicial Determina a natureza

Leia mais

I JORNADA DE PSICOLOGIA DA UNISULMA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

I JORNADA DE PSICOLOGIA DA UNISULMA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I JORNADA DE PSICOLOGIA DA UNISULMA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Comissão Científica da I Jornada de Psicologia da UNISULMA que tem como tema Diálogos com a profissão e com a sociedade

Leia mais

1.4 Trabalhos inscritos para as Sessões de Comunicação Oral devem observar as seguintes normas:

1.4 Trabalhos inscritos para as Sessões de Comunicação Oral devem observar as seguintes normas: NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1 - Orientações para a Comunicação Oral- PAINEL INTEGRADO 1.1. Os trabalhos científicos deverão constituir-se de textos completos inéditos de pesquisa científica

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 Nome do acadêmico 2 ORIENTADOR:Nome do orientador 3 RESUMO Inserir aqui o resumo do trabalho,

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS Normas Gerais para Submissão Fonte: Times New Roman. Página: 14cm (largura) x 21cm (altura). Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

Convocação para Entrega de Resumos

Convocação para Entrega de Resumos Convocação para Entrega de Resumos 4ª Conferência Sul Americana PHYSIO PILATES - POLESTAR PILATES Maturidade Ativa Salvador/ Bahia, Brasil 27 a 29 de setembro de 2012 Categorias de apresentações e de solicitações

Leia mais