CIRCULAR INFORMATIVA Nº 240

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIRCULAR INFORMATIVA Nº 240"

Transcrição

1 CIRCULAR INFORMATIVA Nº 240 FISCALIDADE RECIBOS ELETRÓNICOS PRAZO DE EMISSÃO PRORROGADO ATÉ DEZEMBRO Exmos. Senhores Associados, A emissão dos recibos de renda eletrónicos e o registo dos contratos de arrendamento no Portal das Finanças passarão a ser obrigatórios a partir do dia 31 de dezembro, depois de um período transitório (com início a 1 maio), durante o qual o sistema foi facultativo para permitir a adaptação dos proprietários às novas regras. Relembramos que se trata de uma segunda prorrogação, sendo que na primeira o prazo terminaria a 1 de novembro. As situações abrangidas pela prorrogação do prazo são as seguintes: - inscrição de contratos de arrendamento na plataforma eletrónica do Ministério das Finanças; - a emissão de recibos eletrónicos pelos senhorios; e - registo de contratos de empresas de fornecimento de serviços nas áreas da energia, de telecomunicações e de água. De acordo com o artigo 116º do Regime Geral das Infrações Tributárias (RJIT), a falta de entrega dos recibos, bem como a sua entrega fora do prazo, é punível com coima que varia entre os 150 e Recorde-se que para poder emitir o recibo de renda eletrónico a enviar ao inquilino será necessário ter acesso ao Portal das Finanças e ter registado o respetivo contrato de arrendamento indicando os Elementos Mínimos do Contrato.

2 Recordamos que são considerados Elementos Mínimos do Contrato, designadamente: a) A identificação das partes no contrato Números de identificação Fiscal dos Locador/locatário, Sublocador/sublocatário (Senhorio/inquilino), Cedente/cessionário; b) A identificação do objeto do contrato imóvel (identificação matricial); c) O tipo de contrato arrendamento/subarrendamento/promessa de arrendamento com entrega do bem locado/cedência de uso de prédio que não arrendamento/aluguer de maquinismos associados ao bem locado; d) A finalidade do contrato habitacional (permanente) / habitacional (não permanente) / não habitacional; e) A data de início do contrato; f) O valor da renda; g) A periocidade da renda. Quem tem de emitir recibos de renda eletrónicos? Os titulares de rendimentos prediais (categoria F) que recebam mais de 838,44 anuais (duas vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais) de rendas, ou seja, acima de 69,87 mensais, ficam obrigados a emitir recibos de renda por via eletrónica no Portal das Finanças pelos valores recebidos ou colocados à disposição, ainda que a título de caução ou aditamento. Existem exceções? Sim. Existem três casos em que se verifica a dispensa de emitir recibos de renda eletrónicos: - Senhorios com idade igual ou superior a 65 anos. Neste caso, os proprietários podem entregar até ao final de janeiro do ano seguinte uma declaração de rendas nos serviços de finanças ou na Internet; - Proprietários que recebam menos de 838,88 por ano de rendas e que, cumulativamente, não possuam nem estejam obrigados a possuir caixa de correio eletrónico; - Rendas relativas aos contratos abrangidos pelo Regime de Arrendamento Rural. Qual o valor das coimas pela não emissão dos recibos via eletrónica? Os senhorios não cumpridores ficam, a partir de agora, sujeitos a uma coima que varia entre os 150 e os 3750, de acordo com o Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT).

3 A emissão do recibo de renda eletrónico é obrigatória apenas para os rendimentos provenientes de contratos de arrendamento? Não. A emissão do recibo de renda eletrónico é obrigatória para: a) As importâncias relativas à cedência do uso do prédio ou de parte dele e aos serviços relacionados com aquela cedência, onde se inclui o arrendamento, bem como a promessa do arrendamento com a entrega do bem locado; b) As importâncias relativas ao aluguer de maquinismos e mobiliários instalados no imóvel locado; c) A diferença, auferida pelo sublocador, entre a renda recebida do subarrendatário e a paga ao senhorio; d) As importâncias relativas à cedência do uso, total ou parcial, de bens imóveis para quaisquer fins especiais, designadamente publicidade; e) As importâncias relativas à cedência do uso de partes comuns de prédios em propriedade horizontal. O que acontece se só começar a emitir recibos eletrónicos a partir de janeiro? Apesar de a portaria ter efeitos a partir de maio, o Governo deu mais tempo aos senhorios para se adaptarem à nova realidade. Assim, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais assinou um despacho que dita que os senhorios podem continuar a passar recibos de quitação em papel até dezembro sem pagar coimas. Para isso, têm de regularizar a comunicação eletrónica a partir do dia 1 de janeiro. Refira-se que deverão ser passados os recibos eletrónicos dos meses compreendidos entre janeiro e dezembro. O que acontece se aceder ao Portal das Finanças para emitir um recibo de renda eletrónico e indicar que o contrato é de arrendamento e com efeitos em data posterior a 31 de março de 2015? Nesta situação, se não foi liquidado o Imposto do Selo deste contrato, deve entregar a declaração modelo 2 do Imposto do Selo.

4 Posso autorizar um terceiro a emitir recibos de renda eletrónicos em meu nome? Sim. Para contratos de arrendamento com data posterior a 1 de abril de 2015, o proprietário pode autorizar um terceiro a emitir o recibo de renda eletrónico, identificando-o no Quadro VII da declaração modelo 2 do Imposto do Selo. No caso dos contratos de arrendamentos celebrados e com efeitos antes de 1 de abril de 2015, a autorização deverá ser feita na área pessoal do proprietário no Portal das Finanças=> serviços tributários => serviços tributários => entregar => arrendamento => (proceder à autenticação com o NIF e senha de acesso) => Emitir recibo de renda. Mesmo que autorize um terceiro a emitir o recibo de renda eletrónico, a responsabilidade pelo cumprimento (ou não) desta obrigação recai sempre sobre o senhorio. E esta autorização permite o acesso a todas as minhas informações fiscais? Não. A autorização limita-se ao cumprimento da emissão do recibo de renda eletrónico e registo das alterações dos contratos associados, sendo que a pessoa autorizada para este efeito utiliza a sua senha pessoal de acesso ao Portal das Finanças, não lhe sendo permitida a consulta de quaisquer dados fiscais. Como devem proceder as pessoas/entidades legalmente mandatadas por procuração para a emissão dos recibos de renda eletrónicos em substituição/representação dos proprietários? E quais as obrigações a que estão sujeitas? Estas pessoas/entidades mandatadas por procuração devem dirigir-se a qualquer Serviço Local de Finanças, acompanhados dos documentos que lhes conferem os poderes bastantes, para que os Serviços verifiquem e registem a autorização em causa para efeitos do cumprimento da obrigação da modelo 2 do Imposto do Selo e da emissão do recibo de renda eletrónico. Existe obrigação de emissão do recibo de renda eletrónico nos casos em que o inquilino não pagou a renda? Não. Como o recibo de renda eletrónico é um documento de quitação (prova de pagamento), o mesmo só deve ser emitido quando existir um recebimento de renda.

5 Sendo emitido o recibo de renda eletrónico e caso o inquilino não pague a renda, é possível anular esse recibo? Sim, é possível a anulação de recibos de renda eletrónicos até ao final do prazo de entrega da declaração de IRS Modelo 3 do ano a que respeitam as rendas a anular. Essa anulação tem de ser solicitada pelo emitente do recibo no Portal das Finanças e determina a comunicação desse facto, pela Autoridade Tributária e Aduaneira, à pessoa/entidade a quem o recibo havia sido emitido. Em dezembro emito um único recibo no valor das rendas recebidas até à data no ano de 2015? Não. Deve emitir individualmente os recibos. É possível anular um recibo de renda eletrónico? Sim, é possível anular o recibo de renda eletrónico até ao final do prazo de entrega da declaração de IRS do ano a que respeitam as rendas a anular. No caso dos contratos de arrendamento de imóveis em copropriedade, se um dos senhorios tiver menos de 65 anos existe a obrigatoriedade de emitir recibo? Sim. Os proprietários com menos de 65 anos estão obrigados à emissão do recibo de renda eletrónico pela sua quota-parte ou, se assim desejarem, pela totalidade da renda. A dispensa da obrigação da emissão do recibo é pessoal, pelo que apenas quem tem idade superior a 65 anos fica excluído daquela obrigação. Sou proprietário de um imóvel que arrendei com efeitos a partir de uma data posterior a 31 de março de O que tenho de fazer para emitir os recibos de renda eletrónicos? Neste caso, está obrigado à apresentação de uma declaração modelo 2 para liquidação do Imposto de Selo, através da qual procede ao registo e caracterização do contrato, o qual fica registado na base de dados da Autoridade Tributária. Deste modo, para a emissão dos respetivos recibos de renda eletrónicos basta aceder ao Portal das Finanças => serviços tributários => serviços tributários => entregar =>

6 arrendamento => (proceder à autenticação com o NIF e senha de acesso) => Emitir recibo de renda. Vários inquilinos implicam vários recibos? Não é obrigatória a emissão de um recibo por inquilino. O senhorio pode emitir um recibo único para todos os inquilinos com a totalidade da renda recebida. No entanto, também pode emitir um recibo para cada inquilino indicando a quota-parte paga. Nas heranças indivisas em que o cabeça de casal tem mais de 65 anos e os restantes herdeiros são mais novos, a emissão de recibo eletrónico é ou não obrigatória? Quando esteja em causa o arrendamento de imóveis que sejam propriedade de heranças indivisas, os recibos eletrónicos de rendas devem ser emitidos pelos co-herdeiros, nas respetivas quotas-partes ou pelo cabeça de casal, pelo que deverá ser esse o procedimento adotado. Ora, se os herdeiros optarem por apresentar cada um deles o recibo eletrónico, então o que tem idade superior a 65 anos estará dispensado de o fazer. Se, pelo contrário, optarem por apresentar um único recibo, pelo cabeça de casal, entendemos que é irrelevante a idade deste, já que está a exercer uma obrigação da herança. No caso de rendimentos prediais pertença de um condomínio, quem tem o dever de comunicação dos elementos do contrato e de emissão do recibo eletrónico? O Administrador do Condomínio eleito em assembleia geral, nos termos da lei civil, deve emitir os recibos. Para tal, deve dirigir-se a qualquer Serviço Local de Finanças acompanhado da ata em que foi nomeado e que lhe confere os poderes bastantes para que os Serviços verifiquem e registem a autorização em causa para efeitos do cumprimento da obrigação da modelo 2 do Imposto do Selo e da emissão do recibo de renda eletrónico. Pode haver dispensa da obrigação de emissão de recibo eletrónico para rendimentos prediais decorrentes de partes comuns de prédios em regime de propriedade horizontal? No caso dos condomínios (prédios em regime de propriedade horizontal) não existe dispensa da obrigação de emissão de recibo de renda eletrónico relativamente aos rendimentos da categoria F provenientes das partes comuns do prédio.

7 Por quanto tempo ficam disponíveis os recibos no portal das Finanças? Os recibos de renda eletrónicos serão preenchidos e emitidos no Portal das Finanças: ficam disponíveis durante quatro anos para consulta pelos emitentes, titulares dos rendimentos e entidades obrigadas ao pagamento. Para aceder é necessária autenticação individual. Para qualquer esclarecimento adicional, ou comentários, agradecemos que contactem Gabinete Jurídico da ARAC, o qual se encontra ao vosso inteiro dispor. Com os melhores cumprimentos O Secretário-Geral Joaquim Robalo de Almeida

COMO PROCEDER. Em 2015 verifica-se uma alteração importante relativamente às obrigações fiscais dos

COMO PROCEDER. Em 2015 verifica-se uma alteração importante relativamente às obrigações fiscais dos COMO PROCEDER Em 2015 verifica-se uma alteração importante relativamente às obrigações fiscais dos senhorios. Tendo por base a Portaria 98/A 2015 e o Despacho 101/2015, temos o seguinte: Obrigatoriedade

Leia mais

Guia do Senhorio Arrendamento Residencial

Guia do Senhorio Arrendamento Residencial Guia do Senhorio Arrendamento Residencial Uniplaces 2017 Introdução Atualmente, todos os contratos de arrendamento, para serem válidos, devem ser realizados de forma escrita. Contudo, a lei confere ao

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto Diploma Aprova a declaração modelo 2, o modelo do recibo eletrónico de quitação de rendas e a declaração modelo 44, previstos no Código do Imposto do Selo e no Código do IRS Portaria n.º 98-A/2015 de 31

Leia mais

RECIBO DE RENDA ELETRÓNICO FAQ

RECIBO DE RENDA ELETRÓNICO FAQ RECIBO DE RENDA ELETRÓNICO FAQ Perguntas frequentes Recibos de renda eletrónicos 1 - Face à entrada em vigor da Portaria n.º 98-A/2015, de 31 de março, é obrigatória a emissão de recibo de renda eletrónico?

Leia mais

DIREÇÃO DE FINANÇAS DE COIMBRA - José Simões -

DIREÇÃO DE FINANÇAS DE COIMBRA - José Simões - DIREÇÃO DE FINANÇAS DE COIMBRA - José Simões - e-fatura e-arrendamento Certidões e Comprovativos específicos Objetivos Apresentação: No final da ação os formandos deverão saber: localizar os principais

Leia mais

Condomínios enquadramento e obrigações fiscais

Condomínios enquadramento e obrigações fiscais Condomínios enquadramento e obrigações fiscais O enquadramento fiscal dos condomínios e respetivas obrigações fiscais é um tema que levanta sempre dúvidas. No presente artigo vamos abordar os principais

Leia mais

isto significaria que a lei admite as duas possibilidades, podendo os sujeitos passivos optar por uma delas.

isto significaria que a lei admite as duas possibilidades, podendo os sujeitos passivos optar por uma delas. Exm.º Senhor Presidente da Associação Nacional de Proprietários geral@proprietarios.pt Sua referência Sua comunicação Nossa referência Data S-PdJ/2017/11004 16/06/2017 Q/3698/2015 (UT2) Assunto: Queixa

Leia mais

CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano

CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano Arrendamento e Direito Fiscal Paula Rosado Pereira Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 15 de abril de 2016 Tributação em IRS dos rendimentos

Leia mais

Novo ano, novas obrigações declarativas

Novo ano, novas obrigações declarativas Novo ano, novas obrigações declarativas Com a aprovação da reforma do IRS foram criadas novas obrigações declarativas que visam proporcionar o pré-preenchimento das deduções à coleta a constar das declarações

Leia mais

aurennews Novo ano, novas obrigações declarativas janeiro 2016 Flash informativo fiscal nº1 - janeiro 2016

aurennews Novo ano, novas obrigações declarativas janeiro 2016 Flash informativo fiscal nº1 - janeiro 2016 aurennews Flash informativo fiscal nº1 - Novo ano, novas obrigações declarativas Com a aprovação da reforma do IRS foram criadas novas obrigações declarativas que visam proporcionar o pré-preenchimento

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) Sujeito passivo B NIF 03 RENDIMENTOS OBTIDOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte %

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) Sujeito passivo B NIF 03 RENDIMENTOS OBTIDOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte % MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2015 ORIGINAL PARA A AT Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fi scal.

Leia mais

RENDIMENTOS PREDIAIS 01 2

RENDIMENTOS PREDIAIS 01 2 MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 3 4 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS 4001 4002 4003 4004 4005 4006 4007 4008 4009 4010 4011 4012 4013

Leia mais

A sobretaxa do IRS em 2016

A sobretaxa do IRS em 2016 DEZEMBRO 2ª QUINZENA ANO 83º 2015 N o 24 4,00 euros (IVA incl.) Diretor-adjunto: Miguel Peixoto de Sousa Diretor: Peixoto de Sousa DE11562011GRC Contrato nº 594655 A sobretaxa do IRS em 2016 O atual Primeiro-Ministro,

Leia mais

Adicional ao IMI (AIMI) Novo imposto criado pela Lei do Orçamento do Estado para 2017

Adicional ao IMI (AIMI) Novo imposto criado pela Lei do Orçamento do Estado para 2017 Adicional ao IMI (AIMI) Novo imposto criado pela Lei do Orçamento do Estado para 2017 2017-04-06 Enquadramento legal A Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro (Orçamento do Estado para 2017) criou o adicional

Leia mais

AIMI 135.º-A a 135.º-K. Oficio circulado 40115; Instrução de Serviço 40050

AIMI 135.º-A a 135.º-K. Oficio circulado 40115; Instrução de Serviço 40050 AIMI 135.º-A a 135.º-K Oficio circulado 40115; Instrução de Serviço 40050 SUJEIÇÃO (Artigo 135.º-A) SUJEITOS PASSIVOS : o Pessoas singulares : não casadas e CASADAS e UNIDAS DE FACTO ** o Pessoas coletivas

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI INFORMAÇÃO DEZEMBRO 7 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI O OE2017 cria um novo imposto no âmbito do Código do IMI, o designado adicional ao IMI

Leia mais

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007

Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem. 30 Novembro 2007 Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 30 Novembro 2007 O que é o programa Porta 65 Jovem? Como Apresentar a Candidatura? Apresentação Plataforma Informática Porta 65 - Jovem 2 Programa

Leia mais

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017

Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª. Orçamento do Estado para 2017 Proposta de alteração à Proposta de Lei n.º 37/XIII/2.ª Orçamento do Estado para 2017 Exposição de motivos Alterações ao Adicional do IMI decorrentes do debate público desde a apresentação da proposta,

Leia mais

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231 Aprova os modelos oficiais do recibo designado de recibo verde electrónico A generalização da utilização das tecnologias da informação e da comunicação nos procedimentos administrativos é reconhecida internacionalmente

Leia mais

Nota Informativa sobre o AIMI

Nota Informativa sobre o AIMI Nota Informativa sobre o AIMI O que é o AIMI Novo imposto sobre o património introduzido pelo Orçamento de Estado para 2017. É um adicional ao imposto sobre imóveis (AIMI), pelo que os proprietários pagam

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

ARRENDAMENTO & ALOJAMENTO LOCAL. Aspectos jurídico-fiscais. João Monteiro de Barros - 1

ARRENDAMENTO & ALOJAMENTO LOCAL. Aspectos jurídico-fiscais. João Monteiro de Barros - 1 . ARRENDAMENTO & ALOJAMENTO LOCAL Aspectos jurídico-fiscais João Monteiro de Barros - geral@mbaportugal.org 1 ARRENDAMENTO VS ALOJAMENTO LOCAL O ARRENDAMENTO caracterizado por contratos de duração prolongada

Leia mais

Pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia foram colocadas as seguintes questões:

Pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia foram colocadas as seguintes questões: ASSUNTO: Da sujeição a tributação, em sede de IRS, dos abonos dos eleitos locais. Da sua comunicação à Autoridade Tributária. Parecer n.º: INF_DAAL_AMM_1977/2019 Data: 25-02-2019 Pelo Senhor Presidente

Leia mais

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer?

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer? O que é a Declaração Automática de Rendimentos? É uma declaração totalmente preenchida pela AT com base nos dados que lhe são comunicados por terceiros (rendimentos e despesas) e: com base nos elementos

Leia mais

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social Proc. N-º /2017 Data: / /2017 Deliberação do Presidente e da Vogal da Ação Social: Data: / /2017 Assinaturas: REQUERIMENTO Fundo de Emergência Social Exmo. Sr. Presidente 1. Identificação do requerente:

Leia mais

O novo Adicional ao IMI. Caracterização e obrigações declarativas

O novo Adicional ao IMI. Caracterização e obrigações declarativas O novo Adicional ao IMI Caracterização e obrigações declarativas Com a aprovação da lei do Orçamento do Estado para 2017, foi criado um novo Adicional ao IMI, cujas características vamos dar a conhecer.

Leia mais

Exmos. Senhores. Intranet - Divulgação de esclarecimentos relativos ao registo de contratos de arrendamento:

Exmos. Senhores. Intranet - Divulgação de esclarecimentos relativos ao registo de contratos de arrendamento: Classificação: 0 20. 0 5. 0 1 Segurança: Processo: GABINETE DA SUBDIREÇÃO-GERAL DA ÁREA DOS IMPOSTOS Instrução de Serviço N.º: 40037 Série II, de 2015-10-26 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF):

Leia mais

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento:

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento: Classificação: 020.01.10 Segurança: Processo: 2013 001121 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA DO IVA - GABINETE DO Ofício Circulado N.º: 30154/2013 2013-10-30 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004

Leia mais

Município de Portalegre

Município de Portalegre Município de Portalegre www.cm-portalegre.pt Candidatura ao Concurso de Atribuição de Habitação em Regime de Arrendamento Apoiado A preencher pelos serviços Entrada n.º: Registado em: Processo n.º: O Funcionário:

Leia mais

IRS AUTOMÁTICO. Formador: Paulo Marques

IRS AUTOMÁTICO. Formador: Paulo Marques IRS AUTOMÁTICO Formador: Paulo Marques paulomarques@asconta.pt 966 777 506 IRS Novo! Medida no âmbito do Programa Simplex+ e pretende avançar para o fim gradual da necessidade de preenchimento da declaração

Leia mais

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT)

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT) Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fiscal. Os interessados poderão aceder à informação que lhes diga respeito

Leia mais

8698 Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de 2015

8698 Diário da República, 1.ª série N.º de outubro de 2015 8698 Diário da República, 1.ª série N.º 197 8 de outubro de 2015 Portaria n.º 338/2015 de 8 de outubro O Sistema de Emissão de s, de s e de s - é um sistema gratuito, simples e seguro, que serve para emitir

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 203/2015, Série I, de 16/10, páginas MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 203/2015, Série I, de 16/10, páginas MINISTÉRIO DAS FINANÇAS MOD. 4.3 Classificação: 0 6 0. 0 1. 0 1 Segurança: P úbl i c a Processo: Legislação Diploma Portaria n.º 366/2015, de 16 de outubro Estado: vigente Resumo: Aprova os novos modelos de impressos da declaração

Leia mais

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3 IRS ENTREGA DA MODELO 3 01 ACESSO 02 AUTENTICAÇÃO ÍNDICE 03 04 PREENCHER A FUNCIONALIDADES 05 ENTREGA DA 06 PROVA DE ENTREGA 2 01 ACESSO PARA ACEDER À ENTREGA DA DE IRS CLIQUE NA OPÇÃO TRIBUTÁRIOS > ACEDA

Leia mais

Guia do Alojamento Local

Guia do Alojamento Local Guia do Alojamento Local 1 Índice 1. O que é considerado Alojamento Local? 2. Capacidade Máxima 3. Exigências Legais 4. Tributação dos Rendimentos 5. Pagamento de IVA 6. Seguarnça Social 7. Modelo 30 8.

Leia mais

Informação aos Associados nº135.v3

Informação aos Associados nº135.v3 Data 2 de Novembro de 2012 atualizada em 25 de Novembro de 2013 Assunto: Tema: OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE FATURA REGRAS GERAIS Fiscalidade 1 É obrigatório emitir Fatura 2 Os Associados estão obrigados

Leia mais

DECRETO N.º 36/XIII. Artigo 1.º Objeto

DECRETO N.º 36/XIII. Artigo 1.º Objeto DECRETO N.º 36/XIII Cria um regime de reembolso de impostos sobre combustíveis para as empresas de transportes de mercadorias, alterando o Código dos Impostos Especiais de Consumo, aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais

Proposta de Lei n.º 156/XIII/4.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento

Proposta de Lei n.º 156/XIII/4.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento Nota Justificativa: Proposta de Lei n.º 156/XIII/4.ª Aprova o Orçamento do Estado para 2019 Proposta de Aditamento 1. A segunda alteração à lei do Orçamento de Estado para 2011, aprovada pela Lei n.º 60-A/2011,

Leia mais

NEWSLETTER # 8 ABRIL / JUNHO 2015

NEWSLETTER # 8 ABRIL / JUNHO 2015 OUTBOUND PROFISSIONAIS LIBERAIS [+] FIABILIZAÇÃO DE CONTATOS [+] ATENDIMENTO ELETRÓNICO DA AT [+] E-ARRENDAMENTO [+] PRAZOS PARA ENTREGA DO IRS [+] ALERTA: NOVOS CAMPOS NOS ANEXOS B E D [+] OFÍCIOS CIRCULADOS

Leia mais

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO Síntese do Regime Tributário O presente trabalho tem como objetivo central abordar o regime de tributação dos rendimentos provenientes de fundos de investimento mobiliário

Leia mais

NOTA INFORMATIVA. Enquadramento e ca lculo do AIMI

NOTA INFORMATIVA. Enquadramento e ca lculo do AIMI NOTA INFORMATIVA Enquadramento e ca lculo do AIMI O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) é um imposto pessoal sobre o património imobiliário que foi introduzido em janeiro de 2017. Incidência

Leia mais

CONCURSO HABITAR CENTRO HISTÓRICO PERGUNTAS FREQUENTES

CONCURSO HABITAR CENTRO HISTÓRICO PERGUNTAS FREQUENTES 1) O que é o Concurso Excecional e Transitório de Atribuição de Fogos Municipais a Residentes nas Freguesias do Centro Histórico? O concurso, aprovado através da Deliberação n.º 9/CM/2018, prevê a atribuição

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) RENDIMENTOS ENGLOBADOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte % TOTAL (ou a transportar)

IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S) PASSIVO(S) RENDIMENTOS ENGLOBADOS. RENDAS (Rendimento ilíquido) TITULAR Parte % TOTAL (ou a transportar) MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2011 ORIGINAL PARA A DGCI Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fi

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA

INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA INFORMAÇÃO SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA O Contrato de Fornecimento de Água rege-se pelas normas estabelecidas no artº 63º Decreto-Lei nº 194/2009, de 6 de Agosto, nos Regulamentos

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto enviamos a Circular nº 10/2016 Suplemento do nosso Gabinete Fiscal, sobre o assunto em epígrafe.

CIRCULAR. Para conhecimento, junto enviamos a Circular nº 10/2016 Suplemento do nosso Gabinete Fiscal, sobre o assunto em epígrafe. CIRCULAR N/REFª: 75/16 DATA: 08/11/2016 Assunto: Regime Excecional de Regularização de Dívidas de Natureza Fiscal e de Dívidas de Natureza Contributiva à Segurança Social, designado por Peres Exmos. Senhores,

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe CIRCULAR N/ REFª: 02/15 DATA: 05/02/2015 Assunto: Síntese Legislativa Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe Com

Leia mais

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3 IRS ENTREGA DA MODELO 3 01 ACESSO 02 AUTENTICAÇÃO ÍNDICE 03 04 PREENCHER A FUNCIONALIDADES 05 ENTREGA DA 06 PROVA DE ENTREGA 2 01 ACESSO PARA ACEDER À ENTREGA DA DE IRS CLIQUE NA OPÇÃO TRIBUTÁRIOS > ACEDA

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES Decreto-Lei n.º 68/2019, de 22 de maio PERGUNTAS FREQUENTES O que é o Programa de Arrendamento Acessível? O PAA é um programa de política de habitação que visa promover uma oferta alargada de habitação

Leia mais

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam.

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam. Trabalhadores independentes Atualizado em: 28-12-2018 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Obrigação contributiva A obrigação contributiva dos trabalhadores independentes

Leia mais

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira

IMI. Imposto Municipal sobre Imóveis. Cláudia Ferreira IMI Imposto Municipal sobre Imóveis Cláudia Ferreira 1 O IMI é um imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. É um imposto municipal,

Leia mais

Contributo da Autoridade Tributária e Aduaneira

Contributo da Autoridade Tributária e Aduaneira A Criminalidade Conexa com Fundos Estruturais e de Investimento Contributo para uma abordagem multidisciplinar Contributo da Autoridade Tributária e Aduaneira Base de Dados da Autoridade Tributária e Aduaneira

Leia mais

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRS Janeiro 2017 LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E. 2017 Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Os artigos 3.º, 28.º, 31.º, 33.º, 41.º, 43.º, 56.º-A,

Leia mais

ANEXO 1 Informaça o para divulgaça o

ANEXO 1 Informaça o para divulgaça o ANEXO 1 Informaça o para divulgaça o O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) é um imposto pessoal sobre o património imobiliário que foi introduzido em janeiro de 2017. Divulgação do AIMI

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Proposta de Lei n.º 176/XII Exposição de Motivos A presente proposta de lei visa proceder à alteração dos mapas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII,

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. O que é o regime especial de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI)? O regime de ARI

Leia mais

[+] NEWSLETTER # 11 JANEIRO / MARÇO 2016 NOVA APLICAÇÃO PARA CONTABILITAS CERTIFICADOS [+] REGIME DA TRANSPARÊNCIA FISCAL [+]

[+] NEWSLETTER # 11 JANEIRO / MARÇO 2016 NOVA APLICAÇÃO PARA CONTABILITAS CERTIFICADOS [+] REGIME DA TRANSPARÊNCIA FISCAL [+] Esta newsletter, com periodicidade trimestral, pretende criar um canal para a divulgação de informações, notícias e eventos com relevância fiscal na atividade dos profissionais liberais. NOVA APLICAÇÃO

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2016. Taxas

Regulamento da CMVM n.º 4/2016. Taxas Regulamento da CMVM n.º 4/2016 Taxas Os Estatutos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, aprovados pelo Decreto- Lei n.º 5/2015, de 8 de janeiro (Estatutos), preveem um regime que determina que

Leia mais

RENDIMENTOS DE CAPITAIS

RENDIMENTOS DE CAPITAIS MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 R. P. 1 CATEGORIA E 2 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE - IRS MODELO 3 Anexo E DE CAPITAIS 3 IDENTIFICAÇÃO DO(S) SUJEITO(S)

Leia mais

CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC

CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO DE AQUISIÇÃO DE LOTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO, DE HABITAÇÃO PRÓPRIA PERMANENTE NO ÂMBITO DO RALAC SM Proc. nº / Registo nº / IMP.PG.02.403.00 Exmº Sr. Presidente da REQUERENTE (Nome

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos PL 396/2013 2013.10.13 Exposição de Motivos A presente proposta de lei visa proceder à alteração dos mapas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV e XV anexos à Lei n.º 66-B/2012, de

Leia mais

NEWSLETTER I FISCAL. NEWSLETTER FISCAL I Agosto, I Instruções Administrativas 2. II Jurisprudência Nacional 6

NEWSLETTER I FISCAL. NEWSLETTER FISCAL I Agosto, I Instruções Administrativas 2. II Jurisprudência Nacional 6 NEWSLETTER I FISCAL NEWSLETTER FISCAL I Agosto, 2015 I Instruções Administrativas 2 II Jurisprudência Nacional 6 NEWSLETTER FISCAL I INSTRUÇÕES ADMINISTRATIVAS Informação Vinculativa relativa ao Processo

Leia mais

SUBSIDIO MUNICIPAL AO ARRENDAMENTO

SUBSIDIO MUNICIPAL AO ARRENDAMENTO SUBSIDIO MUNICIPAL AO ARRENDAMENTO ENQUADRAMENTO/ INFORMAÇÕES GERAIS Âmbito de aplicação O SMA visa abranger os agregados familiares que se encontrem em situação de carência habitacional efetiva ou eminente

Leia mais

registada). Deverá no requerimento informar a sua morada e, se possível um número de telefone de contacto.

registada). Deverá no requerimento informar a sua morada e, se possível um número de telefone de contacto. As perguntas apresentadas no presente documento resultam da adaptação e resumo de perguntas apresentadas à DGPA. As respostas apresentadas são o resultado da consulta, por parte de técnicos da DGPA da

Leia mais

Com a publicação da Lei n.º 49/2011, de 7 de Setembro, foi aprovada uma sobretaxa extraordinária relativamente a

Com a publicação da Lei n.º 49/2011, de 7 de Setembro, foi aprovada uma sobretaxa extraordinária relativamente a Classificação:.. GABINETE DO DIRECTOR-GERAL Direcção de Serviços do IRS Direcção de Serviços de Cobrança Sobretaxa extraordinária sobre os rendimentos sujeitos a IRS, auferidos no ano de 2011 Retenção

Leia mais

Contrato de Arrendamento Urbano para fins habitacionais com prazo certo (e com fiança opcional)

Contrato de Arrendamento Urbano para fins habitacionais com prazo certo (e com fiança opcional) Contrato de Arrendamento Urbano para fins habitacionais com prazo certo (e com fiança opcional) Entre: I -... (nome completo, estado civil, contribuinte fiscal e morada) na qualidade de senhorio e adiante

Leia mais

RENDIMENTOS DE HERANÇA INDIVISA

RENDIMENTOS DE HERANÇA INDIVISA MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 R P AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS 3 4 5 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS MODELO 3 Anexo I (Herança Indivisa) SUJEITO PASSIVO A NIF

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições Pagamento Voluntário de Contribuições Ficha Técnica Título Autor Conceção gráfica de Segurança Social Pagamento Voluntário de Contribuições Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação Edição http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro)

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro) Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 71.º 1 - Estão sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa liberatória de 26,5 %, os seguintes rendimentos obtidos em território

Leia mais

Tire as suas dúvidas Luanda, Janeiro de 2018

Tire as suas dúvidas Luanda, Janeiro de 2018 IMPOSTO PREDIAL URBANO Tire as suas dúvidas Luanda, Janeiro de 2018 Indíce 1 Noções Elementares em Sede de IPU 2 Obrigações Fiscais dos Contribuintes 1 1 IPU- Noções Elementares O que é o Imposto Predial

Leia mais

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA TRABALHADORES INDEPENDENTES SEGURANÇA SOCIAL DIRETA PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE ESCALÃO ATRAVÉS DA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA Aceda à Segurança Social Direta, em https:///consultas/ssdirecta/

Leia mais

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado n.º 13/2016 _ 16 de novembro de 2016

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado n.º 13/2016 _ 16 de novembro de 2016 Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado O Decreto-Lei n.º 67/2016, de 3 de novembro, aprova o Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), que visa a redução do elevado nível

Leia mais

34428dd0c5d34625a7bef68937eb2987

34428dd0c5d34625a7bef68937eb2987 DL 109/2018 2018.05.21 Nos termos do disposto nos artigos 55º, 81º e 83.º-A do Código dos Contratos Públicos (CCP), os fornecedores devem demonstrar, perante a entidade adjudicante, a sua idoneidade, através

Leia mais

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA FAQ s 1. VALOR DA TAXA...2 2. APLICAÇÃO NO TEMPO...2 3. A QUEM SE APLICA?...3 4. EM QUE SITUAÇÕES É DEVIDA TAXA?...4 5. QUEM COBRA A TAXA?...5 6. FATURAÇÃO DA TMT PELAS ENTIDADES

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Bolsa de Estudo da DGES (Direção Geral do Ensino Superior) 1) Qual é a legislação que regulamenta a atribuição de bolsas de estudo para a frequência de um curso superior? Relativamente

Leia mais

Regime dos bens em circulação

Regime dos bens em circulação Nova Regras de emissão e comunicação de guias de transporte AIPAN Maia Julho 2013 Paula Franco Regime dos bens em circulação Principais pontos subjacentes às alterações: Novas formas de emissão dos documentos

Leia mais

Reunião com Autoridade Tributária Esclarecimentos relativos ao regime de circulação de bens

Reunião com Autoridade Tributária Esclarecimentos relativos ao regime de circulação de bens Reunião com Autoridade Tributária Esclarecimentos relativos ao regime de circulação de bens 19/6/2013 ENQUADRAMENTO A FIPA participou numa reunião com a Autoridade Tributária e Aduaneira com vista a obter

Leia mais

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO

GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA APOIO À REDUÇÃO DA PRECARIEDADE NO EMPREGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO

Leia mais

TRABALHO DEPENDENTE PENSÕES

TRABALHO DEPENDENTE PENSÕES MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2018 3 4 A R. P. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS MODELO 3 Anexo A Sujeito passivo A 1 CATEGORIAS A / H 2

Leia mais

O Adicional ao IMI e o IS sobre Imóveis BBB

O Adicional ao IMI e o IS sobre Imóveis BBB BBB O Adicional ao IMI e o IS sobre Imóveis 2017 A Lei n.º 55-A/2012, de 29 de Outubro foi apresentada através da Proposta de Lei 96/XII, do Governo de 20 de Setembro de 2012, e menciona como motivos justificativos

Leia mais

1/10. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 2020/2006

1/10. Link para o texto original no Jornal Oficial. JusNet 2020/2006 1/10 Portaria n.º 1192-A/2006, de 3 de Novembro, Aprova o modelo único simplificado através do qual senhorios e arrendatários dirigem pedidos e comunicações a diversas entidades, no âmbito da Lei n.º 6/2006,

Leia mais

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016 O Orçamento do Estado 2016 11 Fevereiro de 2016 Índice I. Imposto do Selo II. Imposto Municipal sobre Imóveis III. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis 2 Orçamento de Estado 2016

Leia mais

FAQ DEDUÇÕES À COLETA EM IRS

FAQ DEDUÇÕES À COLETA EM IRS FAQ DEDUÇÕES À COLETA EM IRS SAÚDE 1 - Quais são as despesas de saúde que podem ser consideradas para efeitos de dedução à coleta em IRS? Podem ser deduzidos à coleta do IRS os valores suportados por qualquer

Leia mais

Calendário Fiscal - Março 2012

Calendário Fiscal - Março 2012 Calendário Fiscal - Março 2012 Dia 1 de Março: IRS - DECLARAÇÃO MODELO 3 - Rendimentos da Categoria A e/ou H A partir desta data e até 30 Março de 2012, devem ser apresentadas em qualquer repartição de

Leia mais

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250 CONSULTA JURIDICA - 40 IMÓVEIS. contrato-promessa de compra e venda: 150. contrato de compra e venda: 150. contrato de arrendamento: 100. contrato de doação: 150. contrato de empreitada: 220. revisão do

Leia mais

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO NOVAS REGRAS NOS DOCUMENTOS DE TRANSPORTE W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Pagamento Voluntário de Contribuições Pagamento Voluntário de Contribuições Ficha Técnica Título Autor Conceção gráfica de Segurança Social Pagamento Voluntário de Contribuições Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação Edição http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

Respostas às perguntas mais frequentes sobre conversão de valores mobiliários ao portador

Respostas às perguntas mais frequentes sobre conversão de valores mobiliários ao portador Respostas às perguntas mais frequentes sobre conversão de valores mobiliários ao portador O presente documento destina-se a esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a aplicação do Decreto-Lei n.º 123/2017,

Leia mais

Legislação. Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de setembro

Legislação. Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de setembro MOD. 4.3 Classificação: 060.01.01 Segurança: Pública P r o c e s s o : Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Legislação Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de

Leia mais

Calendário Fiscal 2017

Calendário Fiscal 2017 Calendário Fiscal 2017 Colaboramos com as Empresas e Pessoas na criação do valor que procuram. Presente no mercado há mais de 10 anos, oferece um conjunto de serviços alargado nas áreas de Contabilidade,

Leia mais

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015 EMPRESAS E IRC Descida da taxa de IRC (após 01.01.2015) de 23% para 21% Para PME continuam a aplicar-se os dois escalões: 17% para os primeiro 15.000 de lucro tributável 21% para o excedente a 15.000 de

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA. Deliberação nº 03_/ de Janeiro

CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA. Deliberação nº 03_/ de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA Deliberação nº 03_/13 18 de Janeiro Que autoriza o exercício de actividades geradoras de rendimento e pequenos negócios em edifícios com uso habitação Considerando que muitas

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação de empresas.

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação de empresas. INFORMAÇÃO N.º 361 Período de 23 Fevereiro a 1 de Março de 2018 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

Alteração ao Código do IMI Artigo 3.º

Alteração ao Código do IMI Artigo 3.º Inserir entre as págs. 77 e 78 http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=26394 Inserir a pág. 30 Alteração ao Código do IMI Artigo 3.º 1 São prédios rústicos os terrenos situados fora

Leia mais

PROGRAMA RENDA CONVENCIONADA

PROGRAMA RENDA CONVENCIONADA PROGRAMA RENDA CONVENCIONADA Perguntas Frequentes O que é o Programa RENDA CONVENCIONADA? O programa renda convencionada tem como objeto o arrendamento de fogos municipais em bom estado de conservação

Leia mais