PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2015"

Transcrição

1 DISCIPLINA: Atletismo e Múltiplas Vivências Turno: Matutino PROFESSOR: Cristina Silva da Mata SÉRIE: Ensino Fundamental PERÍODO: 2015 Atletismo Identificar e vivenciar as modalidades do atletismo, participando de situações de competição Referências Bibliográficas do Atletismo: Instigar a prática a partir da visualização de imagens, vídeos, e reportagens jornalísticas de competições (Mundiais e Olímpicas) de corridas, arremessos, lançamentos e saltos. Bastões de corrida de revezamento; barreiras de corrida adaptados, blocos de largada adaptados; barra, suportes, cordas, varas e colchão para salto em altura e com vara; peso, disco, dardo e martelo de arremessos e lançamentos. Por meio de registro (do professor e aluno), observação e prática das diversas modalidades do atletismo. BOZZOLI, C.; et ali. Miniatletismo iniciação ao esporte: guia prático de Atletismo para crianças. IAAF, CBAt / IAAF. Regras oficiais de Competição : versão oficial para o Brasil. OLIVEIRA, M.C.M. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. RJ: Sprint, COICEIRO, G.A exercícios e jogos para o atletismo. 2 ed. RJ: Sprint, FERNANDES, J.L. Atletismo: Corridas. São Paulo: EPU, FERNANDES, J.L. Atletismo: Lançamentos e arremesso. 2.ed. São Paulo: EPU, FERNANDES, J.L. Atletismo: Saltos. São Paulo: EPU, FERREIRA, S.L.; et ali. Recreação jogos recreação. Rio de Janeiro: Sprint, FRÓMETA, E.R.; TAKAHASHI, K. Guia metodológico de exercícios em Atletismo: formação, técnica e treinamento. Porto Alegre: Artmed, GOMES, A.O.; MATTHIESEN, S.Q. A História do lançamento do dardo nas aulas de Educação Física. Rio Claro: Unesp, KRING, R.F. Atletismo nas escolas: guia prático de treinamento. São Paulo: Cultrix, MATTHIESEN, S.Q. Atletismo: se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p.

2 Basquetebol Estudar e praticar os fundamentos do basquete enquanto uma atividade corporal e cooperativa Compreender e vivenciar os fundamentos da modalidade, acompanhar grandes competições como NBA e NBB e a partir da reprodução de gestos técnicos, transformá-los; vídeos, fotos, slides, reportagens jornalistas. Bolas de basquetebol; cones grandes e pequenos, e arcos para fundamentos; coletes para competições dinâmicas. compreenda e explique por meio de avaliações orais, observacionais, e escritas as regras e fundamentos do basquetebol. Referências Bibliográficas do Basquete: ALMEIDA, M.B. Basquetebol: 1000 exercícios. 4 ed. Rio de Janeiro: Sprint, DAIUTO, M. Basquete: metodologia do ensino. 6 ed. São Paulo: Hemus, MELO, R.S. Esportes de Quadra. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, p. OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p. OLIVEIRA, V. Ciência do basquetebol: pedagogia e metodologia da iniciação à especialização. Londrina: Midiograf, 2004.

3 Handebol Vivenciar as regras e fundamentos básicos do Handebol. Analisar o surgimento e evolução do esporte a partir de vídeos/slides da prática do esporte de referência como Competições Mundiais, Olímpicas e Nacionais. Cones grandes e pequenos; bolas de handebol e de medicine Ball de 1kg; bomba de ar para encher as bolas; luvas de goleiro; Coletes de diversas cores para competições. A partir da vivência de regras e fundamentos espera-se que o aluno possa explicar e registrar por meio de avaliações os fundamentos e regras do Handebol. Referências Bibliográficas do Handebol: KALININE, I.; SCHONARDIE FILHO, L. Handebol: programa didático para estudantes universitários. Ijuí: Unijuí, MELO, R.S. Esportes de Quadra. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, p. MENDES, J.C. O processo de ensino, aprendizagem, treinamento do handebol no estado do Paraná. Florianópolis: UFSC, OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p. SANTOS, R. Handebol: 1000 exercícios. 6 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2012.

4 Futebol Compreender e experienciar o Futebol como lazer, esporte de rendimento, condicionamento físico e seus benefícios à saúde. Propiciar a visualização de competições nacionais e internacionais que demonstrem a relação entre o futebol fora e dentro da escola. Exposição de vídeos, fotos, slides e reportagens jornalísticas. Cartões amarelos e vermelhos e apitos; cones grandes e pequenos, arcos bolas de futebol, bomba de ar para encher as bolas, e luvas de goleiro para fundamentos; coletes de diversas cores para competições e prática dos fundamentos; entenda e pratique os diversos fundamentos do futebol, e formas de praticas como o futebol de lazer e o de rendimento. Referências Bibliográficas do Futebol: ARRUDA, M.; BOLÃNOS, M.A.C. Treinamento para jovens futebolistas. São Paulo: Phorte, COIMBRA, E.A. Método sensorial no futebol: da infância à fase adulta. Rio de Janeiro: Mauad, DAOLIO, Jocimar. Futebol, cultura e sociedade. Campinas: Autores Associados, OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p. TORRELLES, A.S.; ALCARAZ, C.F. Escolas de futebol: manual para organização e treinamento. Porto Alegre: Artmed, 2003.

5 Voleibol Assimilar e praticar as diversas evoluções das regras e fundamentos específicos do voleibol. Promover o olhar crítico por meio da observação das regras do voleibol e a influência da mídia nas evoluções do esporte. Exposição de vídeos, fotos, slides e reportagens jornalísticas. Rede de vôlei, postes de suporte de rede; cones pequenos e arcos para fundamentos; bolas de voleibol e bolas de medicine Ball de 1kg; bomba de ar. A partir das aulas almejase que o aluno analise e seja capaz de explicar a evolução do voleibol, a transformação de suas regras, e que atue de forma ativa em situações de jogo. Referências Bibliográficas do Voleibol: CARVALHO, O.M. Voleibol: 1000 exercícios. 7 ed. Rio de Janeiro: Sprint, COLLET, C. Processo de ensino, aprendizagem, treinamento no voleibol infantil masculino em Santa Catarina. Maringá: Revista da Educação Física/UEM, MELO, R.S. Esportes de Quadra. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, p. OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p.

6 Depreender a partir da Esporte Futsal prática, as diferenciações e a evolução do Futebol para o Futsal, e a transformação das regras. Referências Bibliográficas do Futsal: Desenvolver o interesse dos alunos pela prática do Futsal e seus fundamentos a partir da apreciação dos treinos e competições da equipe local de Futsal. Transporte dos alunos para treinos e competições da equipe de futsal local; medalhas para competições internas; cones grandes e pequenos; arcos; bolas de futsal e luvas de goleiro; bomba de ar para encher bolas; coletes de diversas cores. compreenda os fundamentos básicos do futsal: passe, chute, drible, finta, defesa e as regras básicas do esporte. BARBIERI, F.A. Futsal: conhecimentos teórico-práticos para o ensino e o treinamento. Jundiaí: Fontoura, COSTA JÚNIOR, E.F.; et ali. Futsal: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, MELO, R.S. Esportes de Quadra. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, p. MELO, R.S. Futsal: 1000 exercícios. 5 ed. Rio de Janeiro: Sprint, MELO, R.S.; MELO, L.B.S. Ensinando futsal. Rio de Janeiro: Sprint, OLIVEIRA, A.A.B.; et ali. Ensinando e aprendendo esportes no Programa Segundo Tempo. v.1. Maringá: Eduem, p. TENROLLER, C.A. Futsal: ensino e prática. Canoas: Ulbra, 2004.

7 Xadrez Referências Bibliográficas do Xadrez: Entender por meio da vivência, o jogo e suas estratégias, o contexto histórico em que foi construído o Xadrez. Instigar a prática do xadrez e a compreensão dos benefícios do esporte; compreender a evolução do xadrez e das suas regras. Tabuleiro de xadrez grande (alumínio) e peças de xadrez grandes com ímã para explicações. Tabuleiros, peças e relógios (cronômetros) para jogos de xadrez. compreenda as diversas particularidades e regras do xadrez, bem como as técnicas e táticas do esporte. BECKER, I. Manual de Xadrez: generalidades, aberturas, meio-jogo, finais, partidas. São Paulo: Nobel, FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Leis do Xadrez da FIDE. FIDE, GIRONA, P.C.; et ali. Xadrez para crianças. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, GUARAPUAVA. Projeto xadrez escolar: G2000. Guarapuava: Banestado, LASKER, E. Chess Strategy. Project Gutenberg ebook, MANZANO, A.L.; VILA, J.S. Iniciação ao Xadrez. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, MILOS JÚNIOR, G.; D ISRAEL, D. Xeque-mate: o xadrez nas escolas. Americana-SP: Adonis, 2000.

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Jorge Paulo G. de Carvalho e-mail: Jorge.carvalho@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Danilo Santos Catelli e-mail: danilo.catelli@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Futebol e Futsal Código: FIS24 Professor: Renan José Guedes Alcoforado Pereira

Leia mais

Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PRÓ-REITORIA DE ENSINO IV JOGOS DO IFCE - SOBRAL 0 MODALIDADE: BASQUETEBOL FEMININO Nº ATLETA DATA DE NASC MATRÍCULA 9 0 PRÓ-REITORIA DE ENSINO IV JOGOS DO IFCE - SOBRAL 0 MODALIDADE: BASQUETEBOL MASCULINO

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO

DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 01/07 Segunda-feira ABERTURA OFICIAL 19 HORAS GINÁSIO POLIESPORTIVO DIA 02/07 Terça-feira HORÁRIO MODALIDADE INSTITUIÇÃO LOCAL 08:00 ATLETISMO 100 M F 1ª BATERIA PISTA IF 08:00 NAT. 50 M LIVRE M 1ª

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO 02

INFORMATIVO TÉCNICO 02 INFORMATIVO TÉCNICO 02 JUBs Fase Final 2018 CALENDÁO OFICIAL JUBs - JOGOS UNIVERSITÁOS BRASILEIROS 04/nov 05/nov 06/nov 10/nov 11/nov DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB DOM CHEGADA DAS DELEGAÇÕES CEMÔNIA DE ABERTURA

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Jogos Abertos 37º de Cambé - 17 a 29 de julho de

Jogos Abertos 37º de Cambé - 17 a 29 de julho de 37º de Cambé - 7 a 9 de julho de 08 - RELAÇÃO DE ATLETAS ( ) Basquetebol ( ) Futsal ( ) Handebol ( ) Voleibol Masculino Feminino Nº 0 0 03 04 05 06 07 08 09 0 3 4 ASSINATURA DO OBS. - O limite máximo de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 MODALIDADE LOCAL PARTICIPANTES FORMATO COMPETIÇÃO ATLETISMO SANTOS DUMONT/RECIFE 5 CAMPUS CLASSIFICATÓRIO 24 PROVAS BADMINTON MASCULINO: 10 ALUNOS FEMININO: 8 ALUNAS TORNEIO

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Plano de Curso FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Plano de Curso Disciplina: Basquetebol Docente Responsável pela Disciplina: Prof. Dr. Ramón Núñez Cárdenas Ano

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

OBJETIVOS Geral. Específicos

OBJETIVOS Geral. Específicos Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: EMENTA Atividades físicas e saúde; nutrição básica;

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Basquete e Código: FIS04 Esportes com Raquetes Professor: Carlos Augusto Mulatinho

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS 2012 A Direção do Instituto Superior de Educação Professora Nair Fortes Abu-Merhy, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o presente regulamento.

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA O FUTSAL FEMININO NA ESCOLA MANAUS AM 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 01 23/08/2013 2 COMITÊ DE HONRA GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO Roseana Sarney Murad PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS Edivaldo Holanda Junior

Leia mais

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

ATLETISMO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior ATLETISMO Osvaldo Tadeu da Silva Junior OBJETIVO DA DISCIPLINA Conhecer, compreender e analisar os processos de ensino aprendizagem e treinamento das corridas; Conhecer, compreender e analisar os processos

Leia mais

ATLETISMO NO CAMPUS DE BLUMENAU

ATLETISMO NO CAMPUS DE BLUMENAU ATLETISMO NO CAMPUS DE BLUMENAU Deivis Elton Schlickmann Frainer 1 RESUMO Trata-se de um projeto de extensão de Atletismo, a ser realizado no campus de Blumenau. O projeto visa atingir a comunidade circunscrita

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante Lote LOTE 01 Item(*) Código Especificação Unidade Marca Unitário Valor Total 00001 00026226 BOLA DE VOLEIBOL PRO 6.0-65-67CM. 260-280G. CÂMARA AIRBILITY. MATIZADA. MICROFIBRA. MIOLO SLIP STYSTEM REMOVÍVEL

Leia mais

RELATÓRIO DE MATERIAIS/SERVIÇOS

RELATÓRIO DE MATERIAIS/SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS EMITIDO EM 04/03/2015 09:36 RELATÓRIO DE MATERIAIS/SERVIÇOS Grupo de Material: 3014 MATERIAL EDUCATIVO

Leia mais

catálogo KIT ATLETISMO

catálogo KIT ATLETISMO catálogo KIT ATLETISMO representante Pista e Campo: A PISTA e CAMPO Fundada em 2007, a Pista e Campo estabeleceu um novo padrão de qualidade e variedade no fornecimento de materiais esportivos no Brasil,

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO/PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 001/2009 ERRATA N 001

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO/PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 001/2009 ERRATA N 001 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO/PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 001/2009 ERRATA N 001 A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE DE MINAS-MG, torna públicas as seguintes correções na publicação do Edital de Concurso

Leia mais

PROFESSOR (A): Emerson Back CRÉDITOS: 2 PLANO DE ENSINO. Quinta - feira. 20:00 21:40

PROFESSOR (A): Emerson Back CRÉDITOS: 2 PLANO DE ENSINO. Quinta - feira. 20:00 21:40 CURSO: Graduação em Engenharia de Alimentos ANO/SEMESTRE: 2012/01 DISCIPLINA: Educação Física Curricular FASE: 2ª CARGA HORÁRIA: 36h TURNO: Matutino PROFESSOR (A): Emerson Back CRÉDITOS: 2 PLANO DE ENSINO

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1ª SÉRIE MANHÃ 7h30min 3257 Metodologia do Handebol 3254 Metodologia do Atletismo / PISTA DE ATLETISMO 8h20min 9h10min 3257 Metodologia do Handebol 3259 Recreação e Lazer 3254 Metodologia do Atletismo

Leia mais

III JOGOS INTERNOS WRJ 2016

III JOGOS INTERNOS WRJ 2016 III JOGOS INTERNOS WRJ 2016 Tabela dos Jogos Terça-Feira - Abertura dos Jogos 20h 20min jogo 16 Futsal 6º e 7º Handebol 8º e 9º Equipe Alaranjada 20h 30min x jogo 8 Equipe Preta Equipe Azul Celeste x Equipe

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Credenciada pela Portaria MEC nº 594 de 28 de fevereiro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/ SRP

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/ SRP RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2018-01 SRP Após analisado o resultado do Pregão Presencial nº 011/2018-01 SRP, o(a) Pregoeiro(a), Sr(a) RENATA SANDRE

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS MINEIROS - JUMs 2016 INFORME GERAL

JOGOS UNIVERSITÁRIOS MINEIROS - JUMs 2016 INFORME GERAL JOGOS UNIVERSITÁRIOS MINEIROS - JUMs 2016 INFORME GERAL UBERABA - MG -COMITÊ DE HONRA- GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS Sr. Fernando Damata Pimentel SECRETARIO DE ESPORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO 2º JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - JIFC/2017 BLUMENAU, 2017 1 ATLETISMO Art. 1º A competição de atletismo será regida pelas as regras oficiais da Federação Internacional

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 67 h.r. EMENTA Atividade física e inclusão social; noções básicas

Leia mais

Jogos do Instituto Federal do Paraná JIFPR 2016 ORIENTAÇÕES QUANTO AOS HORÁRIOS

Jogos do Instituto Federal do Paraná JIFPR 2016 ORIENTAÇÕES QUANTO AOS HORÁRIOS Jogos do Instituto Federal do Paraná JIFPR 2016 ORIENTAÇÕES QUANTO AOS HORÁRIOS Em função da quantidade de jogos, o tempo de tolerância para o inicio dos jogos é de 05 minutos apenas no PRIMEIRO JOGO de

Leia mais

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32 MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdos Curriculares 1º SEMESTRE Socorros de Urgência I 02 40 Fundamentos da Anatomia Humana I 02 40 Fundamentos Biológicos I 02 40 Atividades

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA 1ª SÉRIE MANHÃ Fisiologia Humana A Fisiologia Humana A (3259) Recreação e Lazer (3254) Atletismo PREFEITURA (3253) Ginástica (3259) Recreação e Lazer (3249) Crescimento e Desenvolvimento Motor (3254) Atletismo

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

Educação Física I OBJETIVOS DE ENSINO

Educação Física I OBJETIVOS DE ENSINO Educação Física I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física I CURSO: Técnico em Segurança no Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 100 h (120 aulas) DOCENTE: EMENTA Conhecendo

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Nerijane de Almeida Monteiro

Leia mais

FUTEBOL HANDEBOL VÔLEI DE QUADRA BASQUETEBOL FUTSAL VÔLEI DE PRAIA TÊNIS DE MESA XADREZ ATLETISMO

FUTEBOL HANDEBOL VÔLEI DE QUADRA BASQUETEBOL FUTSAL VÔLEI DE PRAIA TÊNIS DE MESA XADREZ ATLETISMO FUTEBOL HANDEBOL VÔLEI DE QUADRA BASQUETEBOL FUTSAL VÔLEI DE PRAIA TÊNIS DE MESA XADREZ ATLETISMO A modalidade de Futebol de Campo masculino será disputada por quatro (4) equipes, em chave única, e jogam

Leia mais

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA

E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane Vargas

Leia mais

FICHA 01 - MODALIDADES. Carimbo do Presidente do CA/DA MODALIDADES COLETIVAS MAS FEM MODALIDADES INDIVIDUAIS MAS FEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES

FICHA 01 - MODALIDADES. Carimbo do Presidente do CA/DA MODALIDADES COLETIVAS MAS FEM MODALIDADES INDIVIDUAIS MAS FEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES Curso Sigla Representante Telefones E-mail FICHA 0 - MODALIDADES Dados do Presidente do CA/DA Celular Marque com um X a modalidade e no gênero que o Curso vai participar. MODALIDADES COLETIVAS MAS FEM

Leia mais

CECA COMPETIÇÕES ESCOLARES CANOENSES. Regulamento Geral e Técnico

CECA COMPETIÇÕES ESCOLARES CANOENSES. Regulamento Geral e Técnico CECA COMPETIÇÕES ESCOLARES CANOENSES Regulamento Geral e Técnico ÍNDICE REGULAMENTO GERAL 1. Da Organização e Objetivo...03 2. Da Inscrição...03 3. Da Realização...04 4. Do Sistema Disciplinar...04 5.

Leia mais

NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO

NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO 1. Objetivos 1.1 A Confederação Brasileira de Atletismo CBAt, realiza e/ou autoriza a realização no Brasil

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA A proposta de implementação do Curso está organizada por disciplinas em regime de créditos com uma carga horária total de 3.370 horas relógio, sendo que, a hora/aula será de 45 (quarenta e cinco) minutos.

Leia mais

XXI OLIMATER ºs aos 5ºs anos É muito importante compromisso Data de Abertura: Horário da Abertura: Dias da Olimater: Local: Traje:

XXI OLIMATER ºs aos 5ºs anos É muito importante compromisso Data de Abertura: Horário da Abertura: Dias da Olimater: Local: Traje: XXI OLIMATER 2016 Srs. Pais, Comunicamos que realizaremos a XXI Olimater, com a participação dos alunos dos 2º s aos 5º s anos do Ensino Fundamental. É muito importante a participação de todos, portanto

Leia mais

Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão BOLETIM 2

Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão BOLETIM 2 Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão Porto Velho, 3 de julho de 2017 COMUNICADO A Coordenação Técnica informa que as provas de Atletismo

Leia mais

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/ RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/2017-033 Após constatada a regularidade dos atos procedimentais, a autoridade competente, Sr(a). JOÃO DA CUNHA ROCHA,

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV

ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV ANEXO I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES DO IMÓVEL MEMORIAL DESCRITIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UFJF-GV 1. Introdução A Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

ATLETISMO: INICIAÇÃO E PRÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ATLETISMO: INICIAÇÃO E PRÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATLETISMO: INICIAÇÃO E PRÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Prof. Eduardo Henrique de Oliveira Mestrando em Educação FFCLRP/USP APRESENTAÇÃO PESSOAL Formado em Educação Física: Licenciatura e Bacharel

Leia mais

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais.

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais. Venha jogar conosco! Estão abertas as inscrições para os Pais, Mães e os Ex-Alunos nos Jogos Salesianos 2017!!! Lembrando que as inscrições estarão abertas até dia 21/09, quinta-feira, às 15h! Abaixo os

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 Educação Física Bacharelado 16/* 1 1070161 Atividades Complementares I 1 1070260 Bases Sócio-Culturais em Educação Física 60 80 1 1070261 História da Educação Física 30 10 1 1070262 Leitura,Comunicação

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

NÚMERO 4 - RESULTADOS DO DIA 25/09 E PROGRAMAÇÃO DO DIA 26/09 ATLETISMO. SEQUÊNCIA DAS PROVAS DE ATLETISMO SEGUNDO DIA 26/09 Quarta-feira

NÚMERO 4 - RESULTADOS DO DIA 25/09 E PROGRAMAÇÃO DO DIA 26/09 ATLETISMO. SEQUÊNCIA DAS PROVAS DE ATLETISMO SEGUNDO DIA 26/09 Quarta-feira NÚMERO 4 - RESULTADOS DO DIA 25/09 E PROGRAMAÇÃO DO DIA 26/09 ATLETISMO SEQUÊNCIA DAS PROVAS DE ATLETISMO SEGUNDO DIA 26/09 Quarta-feira 5.000m feminino Salto em Distância masculino Lançamento do Disco

Leia mais

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos:

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos: RETIFICAÇÃO Nº. 01 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2012 A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas - MG, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda., com sustentação no item 20.16 do Edital 001/2012,

Leia mais

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Treinamento Futsal Xadrez BANDEIRANTES/MS 2013 Justificativa As aulas de treinamento têm como base o desenvolvimento motor e intelectual

Leia mais

NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO

NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO NORMA 04 CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ÁRBITROS ANEXO I CURSO BÁSICO DE ARBITRAGEM EM ATLETISMO 1. Objetivos 1.1 A Confederação Brasileira de Atletismo CBAt, realiza e/ou autoriza a realização no Brasil

Leia mais

Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão BOLETIM 3

Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão BOLETIM 3 Uma Organização do Câmpus Porto Velho Calama, Câmpus Porto Velho Zona Norte e Pró-Reitoria de Extensão BOLETIM 3 Porto Velho, 4 de julho de 2017 INFORMES 2 Informamos que o horário dos jogos 10 e 11 do

Leia mais

... CLÍNICA DE INICIAÇÃO EM ATLETISMO

... CLÍNICA DE INICIAÇÃO EM ATLETISMO ... CLÍNICA DE INICIAÇÃO EM ATLETISMO Rosane Cardoso Machado1 Marcos Paulo Huber2 RESUMO: O atletismo é chamado de esporte-base, pois sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano como correr,

Leia mais

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/

RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/ RESULTADO DE JULGAMENTO DA LICITAÇÃO TERMO DE ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 9/2017-033 Após analisado o resultado do Pregão Presencial nº 9/2017-033, o(a) Pregoeiro(a), Sr(a) MARIA DO SOCORRO CASTRO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Colégio Dom Barreto Olimpíadas 2016 SEGUNDA-FEIRA 10/10-MANHÃ

Colégio Dom Barreto Olimpíadas 2016 SEGUNDA-FEIRA 10/10-MANHÃ TABELA DE JOGOS- OLIMPÍADAS 2016 SEGUNDA-FEIRA 10/10 JOGO CATEGORIA EQUIPES HORA 001 Masc. A Azul X Branco 08: 00 XADREZ 002 Masc. A Vermelho X Amarelo 08: 00 XADREZ 003 Masc. A Venc. 001 X Venc. 002 FINAL

Leia mais

Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO

Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO Seletiva Nacional Gymnasiade PROGRAMAÇÃO Sexta-feira 23/03/2018 Competições conforme programação específica a seguir. Solenidade de Abertura o Local: Ginásio de Esportes Pedro Del Antonia o Endereço: Rua

Leia mais

1 de 7 03/10/ :17

1 de 7 03/10/ :17 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO 1 de 7 03/10/2016 12:17 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS JIFAC 2018

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS JIFAC 2018 PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE JOGOS JIFAC 2018 14/06/2018 Jogos 10h às 17h30 14/06/2018 Jogos 20h às 22h 14/06/2018 Abertura dos Jogos 18h30 15/06/2018 Jogos 07h30 às 18h 15/06/2018 Momento Musical/Miss e

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 02 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2016. Carga Horária

RETIFICAÇÃO Nº 02 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2016. Carga Horária RETIFICAÇÃO Nº 02 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2016 O Prefeito de Guarujá do Sul, Estado de Santa Catarina, Sr. JOSE CARLOS FOIATTO, no uso de suas atribuições, com base na Lei Municipal Complementar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Educação Física Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil VI Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade (REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER, 2013).

Leia mais

BOLETIM GERAL 51º JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE GOIÁS JUG s

BOLETIM GERAL 51º JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE GOIÁS JUG s BOLETIM GERAL 51º JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE GOIÁS JUG s 2015 03 DIRETORIA DA FGDU Sr. LUSIMAR SANTOS PRESIDENTE DA FGDU Sr. RENATO GENOVESI VICE-PRESIDENTE DA FGDU Sra. ISABELLA DAVI GERENTE DE EVENTOS DA

Leia mais

ATIVIDADES NA QUADRA QUARTA-FEIRA (20/07/2016)

ATIVIDADES NA QUADRA QUARTA-FEIRA (20/07/2016) CRONOGRAMA IV GINCANA IV SEMAC IFRJ campus DUQUE DE CAXIAS ATIVIDADES NA QUADRA TERÇA-FEIRA (19/07/2016) 10:00 apresentação de dança livre (1º grupo) 10:10 apresentação de dança livre (2º grupo) 10:20

Leia mais

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos Grade Curricular por Créditos e Data: 02/02/2018 Página: 1 Código: 2014 1 Horas- Aula Crédi tos 1º PERIODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 08101 História e Filosofia da Educação e dos 72 3.00 -- 08102 Técnicas de Comunicação

Leia mais

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO

Referenciais de Formação Específica - FICHA MODELO DE SUBUNIDADE DE FORMAÇÃO Componente Prática: 0 horas Componente Teórica: 2 horas Total de horas: 2 Introdução ao Atletismo Apresentação da Modalidade CP: 0 CT: 1 a) As diferentes disciplinas do Atletismo (Ar Livre e Pista Coberta)

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1º Matérias de Formação Básica e

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011

MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA ANO 2011 EDUCAÇÃO FÍSICA Anatomia Humana I 2 2 80 Bioquímica e Biologia Molecular 2 0 40 Filosofia e Sociologia 2 0 40 1º Fundamentos Metodológicos de Futebol I 2 2 80 Fundamentos

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA : 90 MINUTOS PROVA TEÓRICA GRUPO I Conhecer os princípios sobre alimentação e saúde Identificar os efeitos e lesões mais frequentes do exercício físico na vida atual Aptidão Física Desporto e Saúde - Condição

Leia mais