CULTURA. Cultura. visitmexico.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CULTURA. Cultura. visitmexico.com"

Transcrição

1 CULTURA Cultura visitmexico.com

2

3 visitmexico.com

4

5 O México é um país que por sua história e localização geográfica oferece aos viajantes uma variedade de opções difíceis de encontrar em outros lugares, desde sítios arqueológicos e cidades coloniais até urbes cosmopolitas que não deixam nada a desejar para as metrópoles mais atraentes do mundo. Mas o México não é apenas para ser visto: sua gastronomia e diversidade cultural oferecem ao viajante a oportunidade de conviver com a história, desfrutar da comida, aproveitar a vida noturna e assim tornar a sua visita uma experiência única.

6 Cidade do México Museus A cidade do México é uma das cidades com maior número de museus do mundo; um deles, o Museu Nacional de História, destaca-se por estar no único castelo da América Latina: o Castelo de Chapultepec, do século XVIII. Em sua coleção encontraremos desde numismática até uma exposição de carruagens. Outro recinto recém-inaugurado e que abriga a maior coleção de arte contemporânea na América Latina é o Museu Jumex, e falando de gigantes, o Museu Nacional de Antropologia, além de ser a referência em termos de culturas nativas, oferece aos visitantes exposições temporárias só acessíveis em museus do Egito, Grécia ou China, para citar alguns. Outros museus que se destacam são o Museu de Arte Popular (MAP) e o Museu Memória e Tolerância.

7

8 Gastronomia Na Cidade do México temos os pratos tradicionais de todo o país, mas também a gastronomia mais vanguardista. E aqui entram as grandes tendências da culinária peruana, basca ou japonesa, além da cozinhas de chefes inspiradas nas tradições pré-hispânicas ou regionais de todo o país que deram à cozinha mexicana o título de Patrimônio da Humanidade, compartilhando este prestígio somente com a cozinha francesa. E é necessário visitar, com apetite, o sustento desta gastronomia fabulosa: os mercados, que tanto por sua escala como por sua riqueza e vida são uma parte essencial da experiência culinária do Vale do México.

9 Modernidade e Luxo Paseo de la Reforma, Santa Fé e os bairros Polanco e Granada estão na vanguarda do luxo e modernidade na Cidade do México. Em Polanco, o corredor Masaryk tem boutiques ao estilo da Quinta Avenida, enquanto o bairro de Granada possui edifícios de arquitetos como David Chipperfield - o Museu Jumex -, e Fernando Serrano - o Museo Soumaya -. Santa Fé se diferencia como o distrito financeiro, com edifícios de corporações internacionais, como o emblemático Pantalón, de Teodoro González de León e Francisco Serrano. Em contraste, no Paseo de la Reforma, os arranha-céus convivem com o passado da cidade e representam uma nova forma de organização urbana: basta dizer que a maior ciclovia da cidade está nessa avenida.

10 jalisco

11 Hospicio Cabañas, Guadalajara O nome oficial é Instituto Cultural Cabañas, e o edifício - construído entre 1805 e 1810 pelo arquiteto Manuel Tolsá - foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em Apesar de ter sido projetado pelo bispo Juan Cruz Ruiz de Cabañas para dar abrigo aos órfãos e desvalidos, o edifício mudou várias vezes de vocação ao longo da história. Em 1937, o governo de Jalisco encomendou a José Clemente Orozco uma série de murais que refletem a história do país. A obra que realizou Orozco neste edifício hoje é considerada uma das mais importantes do muralismo mexicano.

12 GastronomIA O prato emblemático de Guadalajara são as tortas ahogadas, os bolinhos recheados de carne de porco e banhados em molho de tomate e pimenta. Além disso, há também a deliciosa birria e a carne com molho. O Mercado Libertad é um excelente lugar para experimentar todos esses pratos em uma colossal construção do arquiteto Alejandro Zohn. E para aqueles que querem saborear opções gastronômicas de outras partes do mundo, basta ir aos restaurantes e terraços que ocupam as charmosas casas da Rua Reforma. Tequila O povoado de Tequila, em Jalisco, é conhecido como Povo Mágico. O famoso destilado leva seu nome de origem e a primeira casa dedicada a esta bebida foi inaugurada em 1600 por Pedro Sánchez de Tagle apenas 70 anos depois da fundação do povoado em Você pode visitar as destilarias em passeios que ilustram os processos seguidos desde o plantio do agave até os barris de envelhecimento, elementos que formam parte do reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É essencial participar da Feira Nacional de Tequila, entre novembro e dezembro, ou fazer um passeio no trem turístico dedicado ao descobrimento da preciosa bebida.

13

14 guanajuato A cidade de Guanajuato é emblemática pelas lendas e a riqueza cultural que giram em torno do seu desenho urbano colonial, assim como pelo papel que desempenhou durante o período colonial como um centro de mineração, ou durante a guerra da Independência. Além disso, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988, e com uma vida cultural extraordinária, não só exigiria um complemento com mas também depois da Festival Internacional Cervantino. O visitante tem um encontro obrigatório com o Teatro Juaréz, o Museu da Alhóndiga de Granaditas e o Festival Internacional de Cinema de Guanajuato.

15 Festival Internacional Cervantino É, sem dúvida, um dos eventos culturais mais importantes da América Latina, embora as suas origens remontam a meados do século XX, e um dos seus principais temas gira em torno das obras em língua castelhana. O seu caráter internacional permite que durante outubro de cada ano se apresentem obras de dança, teatro, música e ópera dos quatro pontos cardeais. Ganhou tanto destaque que no México virou uma atividade cultural mundial.

16 San Miguel de Allende Em 13 de novembro de 2013, San Miguel de Allende - um dos destinos mais cativantes e carismáticos de Guanajuato - foi homenageado pelo Condé Nast Traveler como a melhor cidade do mundo para se visitar, isto é, acima de cidades como Florença, Salzburg, Viena ou San Sebastián. Já em 2008 foi inscrita como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. E os reconhecimentos têm a ver, em primeiro lugar, com a qualidade de vida e o ambiente na cidade e, em segundo, com a contribuição arquitetônica barroca mexicana e seu papel na história nacional. De qualquer maneira, estas distinções apontam para uma mesma direção: San Miguel de Allende é sempre uma grande ideia para férias.

17

18 YUCATÁN

19 Paseo de Montejo, Mérida Esta avenida leva o nome do conquistador da península (Francisco de Montejo) e foi concebida no final do século XIX e início do século XX como um ponto de encontro para aqueles que apreciaram o auge do henequén, ou ouro verde. Hoje, com mais de 5 quilômetros, é a via mais importante e de concentração comercial, noturna e cultural de Mérida. Ao seu lado se encontram edifícios como o Arquivo Histórico de Mérida, o Museu Regional de Antropologia de Yucatán e o Museu de Arte Contemporânea (Macay). Além disso, em suas calçadas são montadas exposições e aos domingos estão fechadas para dar lugar aos passeios dos ciclistas.

20 As antigas fazendas As fazendas henequeneras são testemunho do passado agrícola de Yucatán. Muitas delas datam dos séculos XVII e XVIII, mas foi durante o século XIX, onde tiveram seu melhor momento com o chamado auge do ouro verde. Após a Revolução, as fazendas foram abandonadas, mas hoje foram recuperadas, restauradas e convertidas em hotéis que oferecem aos visitantes acomodações em um ambiente que recria o esplendor do seu apogeu. Nelas é possível encontrar desde cenotes e museus até sítios arqueológicos maias entre os jardins mais exuberantes que um viajante possa desejar.

21 Hotelaria Boutique Muitas das casas antigas porfirianas - residências de proprietários de terras e comerciantes erguidas de acordo com as exigências afrancesadas da elite da época - hoje funcionam como esplêndidos hotéis. Esses espaços que estiveram dedicados à agricultura e a pecuária, ao processamento da fibra de henequén, mas principalmente festas e encontros financiados pelo pródigo campo na época, hoje são hotéis confortáveis, incluindo em todos os casos a riquíssima gastronomia nacional e um serviço personalizado.

22 oaxaca Gastronomia Entre as manifestações da gastronomia mexicana - considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO -, a oaxaquenha ocupa um lugar especial. Nela se fundem uma enorme variedade de ingredientes e temperos que resultam em uma extensa oferta de moles, tamales, embutidos, queijos e mescales. Os mercados de Oaxaca e Juchitán têm uma seção especial de alimentos para quem decide aventurar-se na cozinha para prová-los, mas também não faltam, cada vez mais, os lugares menos ruidosos e mais sofisticados, onde os pratos tradicionais se encontram com a cozinha do chef.

23 Os Alebrijes... Ou figuras esculpidas em madeira Os alebrijes são figuras de animais imaginários extravagantes feitos em papel marche e decoradas com cores muito vivas. Seu criador, Pedro Linares López, começou a produzi-las na cidade do México, em 1936, a raiz de um sonho. No entanto, os alebrijes oaxaquenhos contam com sua própria gênese e sua autoria é atribuída a Manuel Jiménez, na aldeia de San Antonio Arrazola, e a inspiração é a mesma: um sonho. Em Oaxaca, as figuras são esculpidas em madeira de copal e são hoje um dos artesanatos emblemáticos do estado.

24 puebla Conhecida como a Cidade dos Anjos, a capital do estado de Puebla tem o maior número de igrejas em todo o país, muitas das quais podem ser encontradas em uma caminhada no esplêndido centro histórico. A Catedral, do século XVII, é considerada uma das mais belas das Américas, com seu majestoso altar do perdão, seu altar maior e seu coro mudéjar. A Igreja de Santo Domingo, um dos exemplos mais extraordinários da arte barroca e a Igreja de São Francisco, com sua fachada de pedra cinza e cerâmica, são apenas alguns dos inumeráveis atrativos arquitetônicos desta cidade. A oito quilômetros da capital se localiza Cholula, lugar que se deve visitar pela imensa pirâmide que domina o povoado e que é a maior do México. Na sua parte superior há uma igreja dedicada à Virgem dos Remedios.

25

26 querétaro

27 No centro geográfico do país, esta cidade abriga construções coloniais neoclássicas e barrocas, com toques de estilo mudéjar, ainda que entre suas ruas também estejam harmoniosamente integradas manifestações arquitetônicas mais modernas. Entre tranquilas praças e jardins se encontram edifícios como o antigo Convento de la Santa Cruz, de estilo sóbrio classicista com notáveis pinturas dos séculos XVII e XVIII em suas paredes, ou Santa Rosa de Viterbo, exemplo primoroso do barroco mexicano. O Museu Regional de Querétaro e o Museu de Arte, no Antigo Convento de San Agustín, são magníficos exemplos da arquitetura colonial.

28 Povos Mágicos A categoria de Povo Mágico é uma distinção concedida pela Secretaria de Turismo para povoados que possuem certos atributos culturais relevantes para a história, participação em feitos históricos, que tenham gerado lendas, ou de alguma forma contribuíram para a ideia que temos do país e representam uma alternativa atraente e diferente para o turismo. No entanto, a distinção representa também, de acordo com a Sectur, um reconhecimento para os habitantes destes povoados que souberam preservar sua riqueza cultural.

29 27

30 Cidades patrimônio 28

31 Em 1972, a UNESCO estabeleceu a Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. A iniciativa nasce da necessidade de identificar bens que são considerados insubstituíveis e cuja perda seria um prejuízo para toda a humanidade. Estar inscrito nesta lista implica, para o Estado e para a população, reconhecer a importância destes locais para a história mundial. O México tem 31 bens inscritos, 10 dos quais são cidades, fazendo com que seja o país da América Latina com maior número de lugares nessa categoria.

32 mundo maia

33 Os maias são um dos povos mais fascinantes e curiosos que despertaram a curiosidade de viajantes de muitos lugares há muitos séculos, e é por isso que sua cultura é também uma das mais estudadas. No entanto, à medida que a investigação avança, cresce a admiração: sua cosmogonia, seu sistema de escrita, sua sofisticação arquitetônica, o conhecimento de astronomia e matemática, assim como o enigma que representa o fim de seu esplendor que se manteve um mistério. Hoje podemos ficar maravilhados com os vestígios de suas cidades em sítios arqueológicos como Chichén Itzá (Patrimônio da Humanidade), Tulum, Cobá, Palenque, só para citar alguns.

34 2 CULTURA DESTINOS mar de cortés Océano Pacífico GOlfO DE México MAR CARIBE Aguascalientes 2 Baja California 3 Baja California Sur 4 Campeche 5 Chiapas 6 Chihuahua 7 Coahuila 8 Colima 9 Distrito Federal 10 Durango 11 Estado de México 12 Guanajuato 13 Guerrero 14 Hidalgo 15 Jalisco 16 Michoacán 17 Morelos 18 Nayarit 19 Nuevo León 20 Oaxaca 21 Puebla 22 Querétaro 23 Quintana Roo 24 San Luis Potosí 25 Sinaloa 26 Sonora 27 Tabasco 28 Tamaulipas 29 Tlaxcala 30 Veracruz 31 Yucatán 32 Zacatecas

35 33

36 visitmexico.com

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Custos de Transporte e Disparidade Regionais das Exportações na América Latina

Custos de Transporte e Disparidade Regionais das Exportações na América Latina Custos de Transporte e Disparidade Regionais das Exportações na América Latina Mauricio Mesquita Moreira Economista Principal Banco Interamericano de Desenvolvimento. Setor de Integração e Comercio 8º

Leia mais

Conceitos hist his óric óric

Conceitos hist his óric óric Conceitos históricos Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal

Leia mais

Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote inclui: - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS;- Ônibus turístico;- Guia acompanhante;- Traslados de Chegada

Leia mais

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Pacote Inclui: - Assistência telefônica 24h; - Ônibus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslados; - Seguro Assistência; - Café da manhã, almoço e jantar.

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório de Rio D Ouro. Localização: Rio D Ouro Município:

Leia mais

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Trabalhadores da obra dizem que para a Copa não estará pronto: Só em 2020. De acordo com operários da obra, restauração do Hotel Glória está

Leia mais

Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó

Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó Beleza natural e culinária são atrativos do arquipélago do Marajó Município de Cametá também é muito procurado pelos veranistas. Praias e lagos marcam a região. Artesanato e culinária são atrativos. Beleza

Leia mais

SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB

SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB SOBRE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO/CONVENTO DE SANTO ANTONIO JOÃO PESSOA - PB O conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco/ Convento de Santo Antônio é formado pelo Adro, Igreja, Convento e Cruzeiro,

Leia mais

O Palácio: Origens: Jardim lago Jardim de buxo. Hospital real de todos-os-santos; painel em azulejo; 1º metade do séc. XVIII

O Palácio: Origens: Jardim lago Jardim de buxo. Hospital real de todos-os-santos; painel em azulejo; 1º metade do séc. XVIII MUSEU DA CIDADE O Palácio: O Museu da Cidade, também conhecido como Palácio Pimenta, situa-se no Campo Grande, em Lisboa. O Palácio Pimenta foi mandado construir por D. João V em meados do século XVIII

Leia mais

TRATADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

TRATADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS TRATADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Integrante da Confederação Maçônica do Brasil COMAB, fundada em 04.08.1973. O GOMS faz parte desde sua fundação. (atualizado até 01.10.2018): Estaduais: 1- Grande Loja

Leia mais

Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo

Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo Pacote Inclui: - Serviço assistência telefônica 24 horas; - Ônubus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslados de chegada e saída; - Café da manhã

Leia mais

CONCEPÇÃO DO TURISTA QUANTO AS CULTUAS PRESENTES EM POMERODE, BLUMENAU E GASPAR.

CONCEPÇÃO DO TURISTA QUANTO AS CULTUAS PRESENTES EM POMERODE, BLUMENAU E GASPAR. CONCEPÇÃO DO TURISTA QUANTO AS CULTUAS PRESENTES EM POMERODE, BLUMENAU E GASPAR. Autores : Letícia Santos da SILVA 1 ; Liliane Silva GALVÃO 2 ; Litielli Penning da SILVA 3 ; Isadora Balsini LUCIO 4 Identificação

Leia mais

CESKY KRUMLOV REPÚBLICA TCHECA

CESKY KRUMLOV REPÚBLICA TCHECA CESKY KRUMLOV REPÚBLICA TCHECA Patrimônio Cultural da Unesco, a cidade de arquitetura barroca do século 13 parece ter saído de um conto de fadas. È uma cidadezinha de 15000 habitantes no sul na República

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre - Serviços Incluídos - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS - Ônibus turístico. - Guia acompanhante em espanhol - Traslados

Leia mais

SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS

SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS HISTORICAL PORTO TOUR Full Day 09h30 Partida dos Hoteis, com destino à Ribeira Património da Humanidade. Visita ao imponente Palácio da Bolsa com o seu tão famoso Salão Árabe;

Leia mais

Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos

Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos Infraestrutura Turística Principais Pontos para Captação de Recursos Poderão Receber Recursos do Ministério do Turismo: Órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, direta

Leia mais

MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO MUSEU DO TEATRO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Teatro é o museu nacional e o grande arquivo das memórias e da História das artes do espetáculo em Portugal. Através das suas coleções, procura desenvolver

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Apresentação Disciplina: CONFORTO AMBIENTAL Bibliografia Professora: Elena M. Duarte de Oliveira Apresentação Bibliografia,

Leia mais

Barbados. O caribe além do esperado

Barbados. O caribe além do esperado Barbados O caribe além do esperado A ilha mais oriental do Caribe é cheia de atrações e praias lindíssimas. Apesar de pequena, possui 280 mil habitantes e está fora da rota dos furacões. Com paisagens

Leia mais

Viagens de Incentivo SERRA VERDE EXPRESS

Viagens de Incentivo SERRA VERDE EXPRESS Viagens de Incentivo SERRA VERDE EXPRESS Uma Viagem inesquecível pela História da Ferrovia A construção da ferrovia começou em fevereiro de 1880. Considerada impecável, a obra teve início em três frentes

Leia mais

MÍDIA PETRÓPOLIS - RJ RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) ISO 9001:2008

MÍDIA PETRÓPOLIS - RJ RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) ISO 9001:2008 ISO 9001:2008 RELAÇÃO DE RELÓGIOS (HORA E TEMPERATURA) PETRÓPOLIS - RJ A única cidade imperial de toda a América do Sul. Hoje todas as construções de época são um grande atrativo, pois além de sua beleza,

Leia mais

Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Consulte nesta obra 158 entradas sobre fado, Património da Humanidade

Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Consulte nesta obra 158 entradas sobre fado, Património da Humanidade grandes coleções 59. Grandes Coleções As grandes coleções estão no Círculo. Obras de referência para toda a família e para todos os momentos, sejam eles de estudo ou de lazer. Porque o saber não ocupa

Leia mais

POR NOIVA DO DIA E PARCEIROS

POR NOIVA DO DIA E PARCEIROS Noite Gourmet 2ª edição POR NOIVA DO DIA E PARCEIROS uma noite para falar de gastronomia, viagem e casamento! PREVISÃO DE DATA: 26/04 HORÁRIO: 19H30 O PROJETO 2016 O evento O Noite Gourmet foi um encontro

Leia mais

Painel de Esportes. México 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: ,0% Sexo Homem 15.

Painel de Esportes. México 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: ,0% Sexo Homem 15. 1 / 6 Painel de Esportes México Características Tamanho painel (ISO): 101.427 Pessoas perfiladas (ISO): 21.449 Taxa de resposta estimada (ISO): 32% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número de participantes

Leia mais

FUNDAÇÃO MANUEL CARGALEIRO

FUNDAÇÃO MANUEL CARGALEIRO Relatório de Atividades 2012 Nos termos das disposições legais e estatuárias a Fundação Manuel Cargaleiro apresenta o Relatório de Atividades referente ao exercício de 2012. Ao longo do ano a Fundação

Leia mais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície

Leia mais

México Espetacular 14 DIAS / 13 NOITES - SAÍDAS ÀS SEXTAS DIA 01: SÃO PAULO / CIDADE DO MÉXICO DIA 02: CIDADE DO MÉXICO SERVIÇOS INCLUSOS:

México Espetacular 14 DIAS / 13 NOITES - SAÍDAS ÀS SEXTAS DIA 01: SÃO PAULO / CIDADE DO MÉXICO DIA 02: CIDADE DO MÉXICO SERVIÇOS INCLUSOS: México Espetacular 14 DIAS / 13 NOITES - SAÍDAS ÀS SEXTAS SERVIÇOS INCLUSOS: -Aéreo saindo de São Paulo/ México/ São Paulo; -4 noites na Cidade do México com café da manhã; -1 noite em San Miguel de Allende

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho Coretos Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas 2 Já sabemos que a investigação etimológica é uma área complexa, em que existem várias teorias, pelo que devemos usar o espírito científico,

Leia mais

5 dias. 1º Dia. LISBOA Rota do Oeste. Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos

5 dias. 1º Dia. LISBOA Rota do Oeste. Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos 5 dias 1º Dia LISBOA Rota do Oeste Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos Óbidos vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da

Leia mais

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012

Objetivos. Ciências Sociais. Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Ciências Sociais Prof. Paulo Barrera Agosto 2012 Século XIX: Configuração sócio-histórica de América Latina (I) Objetivos Estudar as origens de América Latina no contexto da consolidação da dominação européia

Leia mais

ESTAGIO SUPERVISIONADO V

ESTAGIO SUPERVISIONADO V Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia Departamento de Arquitetura Coordenação de Arquitetura e Urbanismo ESTAGIO SUPERVISIONADO V Estagiário: Armando Augusto Rodrigues Mariano Matrícula:

Leia mais

«ANIVERSÁRIO DA CGD» O legado.

«ANIVERSÁRIO DA CGD» O legado. «ANIVERSÁRIO DA CGD» O legado. A 10 de abril comemora-se mais um aniversário da CGD. Com 136 anos de história, é notável a permanência da instituição na vida ativa do país, nomeadamente, na sua vertente

Leia mais

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS Uma Viagem inesquecível pela História da Ferrovia A construção da ferrovia começou em fevereiro de 1880. Considerada impecável, a obra teve início em três frentes simultâneas:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

Foto da capa: Divanildo Marques Foto: Divanildo Marques

Foto da capa: Divanildo Marques Foto: Divanildo Marques Esse local presenciou os primeiros povoamentos que surgiram na região das minas ainda no final do século 17 e lutas entre portugueses e paulistas pela posse das áreas de exploração do ouro. Muito próxima

Leia mais

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA Modernismo Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA O Modernismo Cidade limpa, sintética, funcional e racional; construções como ferramenta social econômica. Negação do ornamento; rejeição

Leia mais

Jundiaí Setor 2. AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas

Jundiaí Setor 2. AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas Jundiaí Setor 2 AUP 266 Planejamento de Estruturas Urbanas Professora Maria Cristina da Silva Leme Anelise Bertolini André Kavakama Camila nogueira Natasha Bugarin Raísa Drumond Bairros Retiro Anhangabaú

Leia mais

Locais a visitar no Concelho de Almodôvar

Locais a visitar no Concelho de Almodôvar Locais a visitar no Concelho de Almodôvar Freguesia de Gomes Aires Igreja Paroquial de S. Sebastião Monumento originário do séc. XVI, como documenta a fonte baptismal e o portal lateral, o edifício foi

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2012 MÉXICO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2012 MÉXICO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2012 MÉXICO BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DE 1 SEMESTRE ACADÊMICO EM UNIVERSIDADES CONVENIADAS

Leia mais

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Usar procedimentos de estudo, como selecionar informações, resumir e registrar as descobertas por meio de textos e desenhos;

Usar procedimentos de estudo, como selecionar informações, resumir e registrar as descobertas por meio de textos e desenhos; POR QUE MONTAR UM GUIA TURÍSTICO? No projeto "Guia Turístico", os alunos do segundo ciclo produzirão um guia turístico ilustrado sobre o lugar onde vivem, destinado a pessoas da comunidade e turistas.

Leia mais

No Bioparc Vichy, há sempre alguém ao seu lado!

No Bioparc Vichy, há sempre alguém ao seu lado! No Bioparc Vichy, há sempre alguém ao seu lado! Um sucesso incontestável Os agentes económicos da aglomeração de Vichy imaginaram desde 1993 o conceito dum parque temático dedicado à Saúde - Beleza - Fitness.

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP A paisagem das cidades

Leia mais

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA Município de Ponte de Lima Associação Cultural CAL Comunidade Artística Limiana Associação dos Amigos de Arte Inclusiva Dançando com a Diferença (AAIDD) Associação Nacional de Arte e Criatividade de e

Leia mais

BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 )

BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 ) BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 ) info@viagensarquitetura.com www.viagensarquitetura.com www.artchitectours.com.br PACOTE BARCELONA + FEIRA SMART CITY EXPO Propomos

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série

Proposta para a apresentação ao aluno. Alunos de 1ª a 4ª série Alunos de 1ª a 4ª série O QUE É ARQUEOLOGIA? Ciência que estuda a história humana através dos materiais usadas no dia a dia das pessoas no passado (ferramentas, utensílios e outras coisas antigas). Tipo

Leia mais

3 Divino Encontro História, Cultura e Tradição Resgate Cultural / Histórico Bela Vista - Consolação

3 Divino Encontro História, Cultura e Tradição Resgate Cultural / Histórico Bela Vista - Consolação 3 Divino Encontro História, Cultura e Tradição Resgate Cultural / Histórico Bela Vista - Consolação, Associação Sol Do Vale, tem tem o imenso prazer em convidá-lo (a)a participar da Terceira Edição Do

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F02 Res denominação Fazenda Palmital localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende

situação e ambiência códice AI - F02 Res denominação Fazenda Palmital localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende Parceria: denominação Fazenda Palmital códice AI - F02 Res localização Estrada Rio- Caxambú, Km 11 Engenheiro Passos município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento

Leia mais

Uma grande. oportunidade está chegando.

Uma grande. oportunidade está chegando. Uma grande oportunidade está chegando. E com ela, muito conforto e comodidade para você. A tradição no comércio de eletrônicos aliada a um novo e imenso mercado União de dois importantes pólos de consumo

Leia mais

o shopping 2 Shopping Guararapes

o shopping 2 Shopping Guararapes FOLDER CONGRESSO SG.indd 1 06/09/13 19:14 o shopping Com uma localização estratégica, o Shopping Guararapes está situado em uma das áreas de maior crescimento da Região Metropolitana do Recife. Recebe

Leia mais

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras. Bandeiras do Brasil O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

Resumo de Sociologia 2º ano

Resumo de Sociologia 2º ano Resumo elaborado pelos professores do Colégio Odete São Paio: Milra e Jorge. Resumo de Sociologia 2º ano Bens e serviços Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer

Leia mais

Fundamentos da Gastronomia

Fundamentos da Gastronomia Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina Fundamentos da Gastronomia, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

A visita técnica como tempo, espaço e estratégia de aprendizagem em um curso de Turismo

A visita técnica como tempo, espaço e estratégia de aprendizagem em um curso de Turismo P á g i n a 168 A visita técnica como tempo, espaço e estratégia de aprendizagem em um curso de Turismo Site visit as time, space and strategy of learnship in a Tourism course Prof. Dr. Thiago Rodrigues

Leia mais

Um bairro com novas cores e bem pertinho da praia.

Um bairro com novas cores e bem pertinho da praia. Com acesso facilitado pela orla, o Imbuí sempre se destacou pela sua praticidade. Próximo a grandes shoppings, faculdades e ao principal centro financeiro da cidade, o bairro foi completamente revitalizado,

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

Porto Alegre (RS) - Areal da Baronesa está perto de se tornar território quilombola

Porto Alegre (RS) - Areal da Baronesa está perto de se tornar território quilombola Porto Alegre (RS) - Areal da Baronesa está perto de se tornar território quilombola Origem de área quilombola remonta ao século XIX Foto: Ramiro Furquim/Sul21 Foi publicado nesta quinta (18) no Diário

Leia mais

SUIÇA Um destino único

SUIÇA Um destino único SUIÇA Um destino único No coração da Europa 1 Bem vindo à Suíça A suíça é um país com várias paisagens arrebatadoras. Uma mistura irresistível de cultura, eventos, lagos, montanhas e tradições. As várias

Leia mais

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA 9 - CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA Povos indígenas Também chamados de pré-colombianos Diversidade cultural e de organização Muitos desaparecidos com a conquista Ocupavam de norte a sul do continente

Leia mais

VIVE GARZÓN GARZÓN AÉREO PIQUENIQUE ENTRE OLIVEIRAS

VIVE GARZÓN GARZÓN AÉREO PIQUENIQUE ENTRE OLIVEIRAS Convidamos à descoberta de experiências únicas através de nossa Adega e nossa Fábrica Boutique de elaboração de azeite de oliva extra virgem localizadas a apenas alguns quilômetros da costa uruguaia. EXPERIÊNCIAS

Leia mais

Aula 10 CAMINHOS DO PATRIMÔNIO EM SERGIPE. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula 10 CAMINHOS DO PATRIMÔNIO EM SERGIPE. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula 10 CAMINHOS DO PATRIMÔNIO EM SERGIPE META Evidenciar a constituição do patrimônio cultural sergipano. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: conhecer que o patrimônio é uma narrativa construída;

Leia mais

Na década de 1920 nossos primeiros Arquitetos tinham essa visão futurística na Construção Civil

Na década de 1920 nossos primeiros Arquitetos tinham essa visão futurística na Construção Civil MUITO BOA TARDE Na década de 1920 nossos primeiros Arquitetos tinham essa visão futurística na Construção Civil Primeiro Edifícios na cidade de São Paulo Situado a Rua Direita no centro Teve sua construção

Leia mais

San Diego: O berço da Califórnia

San Diego: O berço da Califórnia San Diego: O berço da Califórnia Em uma atmosfera praiana e com herança espanhola vive uma população descontraída. A cidade californiana é bastante segura. É possível passear à noite pelas ruas e avenidas

Leia mais

Olhar o futuro. A agricultura de forma mais profissionalizada com produções intensivas, utilização racional e gestão de todos os recursos gera uma

Olhar o futuro. A agricultura de forma mais profissionalizada com produções intensivas, utilização racional e gestão de todos os recursos gera uma Olhar o futuro É sabido que a agricultura é uma atividade de elevado valor económico que nos dias de hoje é exercida por profissionais com 1 elevados conhecimentos técnicos, com tecnologia cada vez mais

Leia mais

Marrocos. Praias de Agadir. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens.pt. Itinerário. [Ref: RAKC07]

Marrocos. Praias de Agadir. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens.pt. Itinerário. [Ref: RAKC07] Itinerário [Ref: RAKC07] 1º Dia Lisboa / Agadir Comparência no aeroporto 90 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Agadir, via Casablanca. Assistência à chegada

Leia mais

governo do estado do paraná secretaria de estado da cultura ESPIRAIS Bens Tombados do Paraná

governo do estado do paraná secretaria de estado da cultura ESPIRAIS Bens Tombados do Paraná governo do estado do paraná secretaria de estado da cultura ESPIRAIS do Tempo Bens Tombados do Paraná curitiba paraná brasil 2006 ESPIRAIS DO TEMPO ESPIRAIS do Tempo Bens Tombados do Paraná 6 ESPIRAIS

Leia mais

As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado. Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times

As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado. Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times As Cores do Festejo Kalunga na Época de Seca do Cerrado Colors of Kalunga Celebration at the Cerrado s Drought Times Júlia de Capdeville 1 Ao norte do estado de Goiás, no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural

Leia mais

PARADOR DE CALAHORRA

PARADOR DE CALAHORRA PARADOR DE CALAHORRA Parador de Calahorra Meio Calahorra é também zona vinícola. A pouco mais de quinze minutos do hotel, em Aldeanueva del Ebro, poderá visitar o primeiro Museo Del Vino de La Rioja Baja,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª Elevação da povoação de A dos Francos a Vila Exposição de motivos I ENQUADRAMENTO HISTÓRICO A origem de A dos Francos é comummente encontrada nos alvores da fundação da nacionalidade.

Leia mais

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana.

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana. Olá amiguinhos, Meu nome é Arp e vou contar para vocês um pouco da história da Catedral da Sé.Este ano a nossa Catedral da Sé comemora 300 anos. Isto mesmo, 300 anos do início da construção! A catedral

Leia mais

A CARTOGRAFIA NO ESTUDO DA HISTÓRIA URBANA

A CARTOGRAFIA NO ESTUDO DA HISTÓRIA URBANA A CARTOGRAFIA NO ESTUDO DA HISTÓRIA URBANA MANUEL C. TEIXEIRA Centro de Estudos de Urbanismo e de Arquitectura ISCTE Av. Forças Armadas Lisboa A cartografia constitui uma fonte documental privilegiada

Leia mais

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010 A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010 Coordenação: Rômulo José da Costa Ribeiro Responsável: Rômulo José da Costa Ribeiro 1 Colaboração: Juciano Rodrigues, Rosetta

Leia mais

" Não importa o tamanho da sua Obra, a Esquadrias Bragança tem a opção mais adequada para você "

 Não importa o tamanho da sua Obra, a Esquadrias Bragança tem a opção mais adequada para você " Não importa o tamanho da sua Obra, a Esquadrias Bragança tem a opção mais adequada para você " Empresa Esquadrias Bragança ESQUADRIAS BRAGANÇA - Nosso atendimento é extremamente diferenciado; - Os produtos

Leia mais

Arapongas ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens

Arapongas ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens Arapongas Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Banco de Imagens ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS Ela é a única cidade do país onde todas as ruas têm nome de pássaros, inclusive o nome do município.

Leia mais

VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011

VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011 VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011 O Departamento Cultural convida médicos do Brasil a embarcar nesta viagem cultural rumo à Grécia, berço da civilização ocidental, das olimpíadas, da filosofia, das

Leia mais

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Enviado por DA REDAÇÃO 15-Abr-2015 PQN - O Portal da Comunicação Um estudo inédito realizado pelo Serviço

Leia mais

Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção

Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção Objetivos Identificar perfil do visitante do Brique da Redenção. Identificar os hábitos de visita ao Brique da Redenção. Conhecer a avaliação que os

Leia mais

Stand Turismo do Douro

Stand Turismo do Douro Programa de Animação Stand Turismo do Douro Bolsa de Turismo Lisboa 2011 23 a 27 de Fevereiro Dia 23, quarta-feira 11h30 Abertura Oficial do Programa de Animação Turismo do Douro 11h55 - Praça da Animação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA UNIDADE DE FOMENTO E DIFUSÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL RESOLUÇÃO SC Nº 14, DE 10 DE MARÇO DE 2015

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA UNIDADE DE FOMENTO E DIFUSÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL RESOLUÇÃO SC Nº 14, DE 10 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO SC Nº 14, DE 10 DE MARÇO DE 2015 Estabelece procedimentos quanto aos limites dos valores de incentivo fiscal, previsto no artigo 24, I, do Decreto nº 54.275, de 27 de abril de 2009 e dá outras

Leia mais

III Encontro Paulista de Museus. Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris

III Encontro Paulista de Museus. Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris III Encontro Paulista de Museus Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris TURISMO: ATIVIDADE ESTRATÉGICA Proporciona instalações turísticas e recreacionais que também podem ser usadas pela população

Leia mais

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração.

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica Da Serra Esse é o lugar em que vivemos Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica da Serra NOSSA HISTÓRIA Itapecerica da Serra tem sua origem no século

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Conheça alguns museus do Nordeste: Rio Grande do Norte. Museu Câmara Cascudo

Conheça alguns museus do Nordeste: Rio Grande do Norte. Museu Câmara Cascudo Conheça alguns museus do Nordeste: Rio Grande do Norte Museu Câmara Cascudo O Museu Câmara Cascudo (MCC) é um museu de ciências naturais e antropológicas, mantido pela Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

DEEJAY Desde 475 MÚSICA IGREJA.

DEEJAY Desde 475 MÚSICA IGREJA. PARTY & SOUND DEEJAY Desde 475 Está presente do início ao fim do casamento, ou seja, desde os aperitivos até ao fim da festa, seguindo sempre uma playlist animada e personalizada pelos noivos. Durante

Leia mais

Capitulo 1 - Historia do Bairro

Capitulo 1 - Historia do Bairro Capitulo 1 - Historia do Bairro Fonte: porbdasanaguas.blogspot.com O bairro São João está localizado na região central da cidade de Feira de Santana. De acordo com os dados fornecidos sobre este bairro,

Leia mais

O segredo mais famoso da Europa

O segredo mais famoso da Europa O segredo mais famoso da Europa Temos a certeza de que já ouviu falar dele. Talvez um amigo lhe tenha descrito uma das suas praias magníficas, se calhar viu uma reportagem sobre a sua gastronomia na televisão

Leia mais

ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Onde estamos na Terra: os pontos de orientação Ao nos deslocarmos no espaço, sentimos a necessidade de uma referência que oriente o nosso movimento. No cotidiano, utilizamos

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Nome: Data: / / 1. Lê com atenção o Documento 1. Documento 1 O arquiteto supremo escolheu o homem

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL

APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA A FABRICANTES, PRODUTORES E MARCAS DE PORTUGAL O QUE É? O centro PIC é o inovador centro de negócios, no centro de Portugal, 100% dedicado a promover e ajudar o crescimento das

Leia mais

A População e o Espaço Urbano

A População e o Espaço Urbano População e o Espaço Urbano adsense1 Na zona rural a paisagem é mais ou menos marcada pelos elementos do meio natural: a influência do solo, do clima, da declividade do relevo, a presença de água e vegetação.

Leia mais