Instrumentação Aplicada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrumentação Aplicada"

Transcrição

1 Instrumentação Aplicada Simbologia Não é que eu procure falar difícil, é que as coisas têm nome João Guimarães Rosa

2 Assuntos Conceitos Simbologia Representação Exercícios

3 Assunto Conceitos

4 Conceitos SIMBOLOGIA Identificação de Instrumentos Símbolos, gráficos e codificação para identificação de instrumentos ou funções, utilizadas nos diagramas e malhas instrumentação. Objetivo Simplificar e padronizar os diagramas. Os Diagramas de Instrumentação são também chamados de P&ID (Piping & Instrumentation Diagram, algo como Diagrama de Tubulação e Instrumentação ).

5 Conceitos O uso correto da simbologia de representação de instrumentos é fundamental para a correta apresentação de documentos na área de controle e instrumentação. Toda esta simbologia foi padronizada pelos órgãos normativos, no caso a ISA (The international society for measurement and control, antiga Instrument Society of America) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

6 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS Em geral esta notação é utilizada lado a lado com a representação dos equipamentos de processo formando um documento denominado diagrama P&ID (Process and Instrumentation/ Piping (tubulação) and Instrumentation Diagram).

7 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS Um P&ID deve incluir: Instrumentação e nomenclatura Equipamentos mecanicos com nomes e números (tags) Todas as válvulas e suas identificações Dimensões e identificação de tubulações Outros - drenos, redutores Direção de fluxo Entradas e saída de controle, intertravamentos

8 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS As normas de instrumentação estabelecem símbolos gráficos e codificação para identificação alfanumérica de instrumentos ou funções programadas, que deverão ser utilizados nos diagramas e malhas de controle de projetos de instrumentação.

9 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS Para facilitar o entendimento dos fluxogramas apresentados neste curso, mostra se a seguir, a essência da norma S 5.1 (Instrumentation Symbols and Indentification) da ISA (Instrument Society of América).

10 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS De acordo com esta norma, cada instrumento ou função programada será identificada por um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e um conjunto de algarismo que indica a malha o qual o instrumento ou função programada pertence.

11 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS Todo equipamento industrial deve ser identificado por seu TAG. Este TAGag é formado pelo nome da área, tipo do equipamento e um número seqüencial, caso haja mais de uma equipamento do mesmo tipo na mesma área, separados por hífens, o que totaliza oito caracteres. Muitas empresas adotam TAGS mais longos de 12 ou mais caracteres.

12 Conceitos SIMBOLOGIA Normas São as definições adotadas para caracterizar a simbologia. Sugerem símbolos gráficos e alfanuméricos para representação dos instrumentos e suas funções nos P&IDs. Brasil Norma ABNT NBR Brasil ISA-S5 da ISA (International Society of Automation, antiga Instrumentation Society of America). Existem diversas outras normas utilizadas (europeias e alemã).

13 Conceitos SIMBOLOGIA Planta

14 Representação Identificação dos Instrumentos

15 Representação Identificação Alfanumérica A 1ª letra representa a variável: P Pressão T Temperatura F Vazão (Flow) L Nível (Level) Letras seguintes representam a função: I Indicador R Registador C Controlador T Transmissor V Válvula S Interruptor (switch) A - Alarme H Alto (High) L Baixo (Low) PI LI 7 PS 4 FT 08 ou ou ou Indicador Local de Pressão (no campo) Indicador de Nível instalado na Frente do painel de controle PS 4 FT 08 CV 5 CV 5 Interruptor de Pressão instalado no interior do painel Transmissor de Vazão Válvula de Controle

16 Representação Identificação Alfanumérica

17 Representação Identificação Alfanumérica

18 Representação Identificação dos Instrumentos Características básicas: Tipo de dispositivo (indicado pela forma da figura); Variável medida (ou observada); Funções do dispositivo: letras; Local de montagem; Número da Malha; Identificação da área.

19 Representação Identificação dos Instrumentos 1. A identificação funcional é feita de acordo com a função e não de acordo com a construção do instrumento. Ex.: LI para um sensor de pressão usado para indicar nível. 2. A primeira letra é escolhida de acordo com a variável medida ou que inicia a ação do instrumento, e não de acordo com a variável manipulada. Ex.: LV para uma válvula que manipula vazão para manter constante o nível de um tanque. 3. Os caracteres modificadores podem modificar as primeiras letras, quanto as letras subsequentes, mas sempre devem suceder a letra a qual estão modificando. Ex.: TDAL (Medição de temperatura diferencial, com alarme em nível baixo).

20 Representação Tipo de Dispositivo Linha Instrumento Coluna Local de montagem;

21 Representação Montagem CAMPO (na planta)

22 Representação Montagem PAINEL PRINCIPAL

23 Localização primária *** Normalmente acessível ao operador Montagem do Campo Localização Auxiliar *** Normalmente acessível ao operador Instrumentos discretos 1 * 2 3 Display compartilhado, controle compartilhado Função em computador Controle Lógico Programável

24 Placa de Orifício Instrumentos montados no mesmo alojamento Medidor Venturi Luz Piloto Purga P Tubo Pitot Diafragma de selagem Intertravamento lógico indefinido i

25

26

27 IDENTIFICAÇÃO E SÍMBOLOS DE INSTRUMENTOS Exemplo: PDIT P =1 a Letra... D = Modificada... I = Passiva ou de Informação... T = Ativa ou de Saída... Pressão Diferencial Indicador Transmissor RESP.: Transmissor indicador de pressão diferencial.

28 EXERCÍCIOS FIC CONTROLADOR INDICADOR VAZÃO LT TRANSMISSOR DE NÍVEL AT TRANSMISSOR DE ANÁLISE PRC CONTROLADOR REGISTRADOR DE PRESSÃO WIC CONTROLADOR INDICADOR DE PESO FRC CONTROLADOR REGISTRADOR DE VAZÃO PIC CONTROLADOR INDICADOR DE PRESSÃO FS CHAVE DE VAZÃO ZR REGISTRADOR DE POSIÇÃO PIT TRANSMISSOR INDICADOR DE PRESSÃO

29 LSHH TDIT LIT LG TV LALL PSV ZSL FV PCV TRC EXERCÍCIOS CHAVE DE NÍVEL MUITO ALTA TRANSMISSOR INDICADOR DIFERENCIAL DE TEMPERATURA TRANSMISSOR INDICADOR DE NÍVEL VISOR DE NÍVEL VÁLVULA DE CONTROLE DE TEMPERATURA ALARME DE NÍVEL MUITO BAIXO VÁLVULA DE SEGURANÇA DE PRESSÃO CHAVE DE POSIÇÃO BAIXA VÁLVULA DE CONTROLE DE VAZÃO VÁLVULA DE CONTROLADORA DE PRESSÃO CONTROLADOR REGISTRADOR DE TEMPERATURA

30

31

32 A Fig. abaixo mostra os símbolos e funções de processamento de sinais.

33 Válvula Válvula com atuador pneumático de diafragma Válvula com atuador elétrico (senoidal ou motor) Válvula com atuador hidráulico ou pneumático tipo pistão Válvula manual Válvula auto-operada de diafragma

34 Conceitos SIMBOLOGIA Tags São identificações alfanuméricas de um instrumento. Caracteriza cada elemento e sua função. São fixados aos dispositivos

35 Simbologia Alguns instrumentos a serem representados: Indicador Registrador Unidade de Alarme Controlador Transmissor (pressão) Válvula de Controle Sensor (termômetro de tubo capilar)

36 Simbologia Diagrama de Instrumentação: Representação com instrumentos (didático).

37 Simbologia Diagrama de Instrumentação: Representação através do Diagrama de Blocos. Usado para compreensão da Malha de Controle do Processo.

38 Representação Exemplos

39 Representação Sinais Indicam no fluxograma a ligação entre elementos.

40 Representação Algumas descrições:

41 Representação Algumas descrições:

42 Representação Algumas descrições:

43 Representação Algumas descrições:

44 Representação Algumas descrições:

45 Representação Algumas descrições:

46 Representação Algumas descrições:

47 Representação Algumas descrições:

48 Representação Exemplo

49 Representação Exemplo

50 Representação Elementos Finais de Controle Muitos dos elementos finais de controle, comandos pelos atuadores, são válvulas, motores e bombas. Existem diversos símbolos para representá-los, cada um associado à sua característica. Exemplo Válvula comandada por atuador.

51 Representação Válvula Válvula de controle: válvula e atuador Indicação de manual

52 Simbologia Diagrama de Instrumentação: P&ID representação do circuito completo da malha, similar a um diagrama elétrico.

53 Representação Atuador

54 Representação Atuador

55 Representação Atuador

56 Especifique cada um dos instrumentos da malha, em função da norma S.5.l. : LT-100 LIC-100 LAH-100 LAL-100 LSL-100 LSH-100 LG-100 CAMPO CAMPO PAINEL PAINEL PAINEL PAINEL CAMPO

57 Qual o tipo de sinal de transmissão da malha LIC-100? ( ) Elétrico ( ) Pneumático ( ) Hidráulico

58 Qual o tipo de sinal de transmissão? ( ) Elétrico ( ) Pneumático ( ) Hidráulico

59 ESPECIFIQUE OS INSTRUMENTOS DO DIAGRAMA

60 Ex.: Vazão Registrador de vazãomontado no painel e transmissor local com transmissão pneumática.

61 Ex.: Vazão Registrador de vazão com registrador de pressão. Registradores no painel e transmissores locais com transmissão pneumática.

62 Ex.: Vazão Controlador e registrador de vazão comandando válvula de controle, com transmissão pneumática. Registrador no painel e transmissor local.

63 Ex.: Pressão Alarme de pressão alta montagem local.

64 Ex.: Pressão Controlador de pressão, tipo cego, comandando válvula de controle, com transmissão pneumática.

65 Ex.: Pressão Registrador-controlador de pressão, comandando válvula de controle, com transmissão pneumática. Registrador no painel e transmissor local.

66 Ex.: Temperatura Indicador e registrador de temperatura no painel, com transmissão elétrica.

67 Ex.: Temperatura Registrador controlador de temperatura, no painel (com transmissão elétrica) comandando válvula de controle, com transmissão pneumática.

68 Ex.: Temperatura Controlador-indicador de temperatura, tipo expansão comandando válvula de controle, com transmissão pneumática.

69 Ex.: Nível Visor de Nível

70 Ex.: Nível Controlador e registrador de nível comandando válvula de controle com transmissão pneumática. Controlador no painel e transmissor local.

71 Ex.: Nível LIC 301 LT 301 LCV-301 LI 301 Instrumento combinado: controlador, indicador de nível e transmissor, comandando válvula de controle, com indicador no painel e com transmissão pneumática.

72 Representação Exemplo

73 Representação Qual o P&ID?

74 Representação P&ID

75 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

76 Exercícios Respostas

77 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

78 Exercícios Respostas

79 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

80 Exercícios Respostas

81 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

82 Exercícios Respostas

83 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

84 Exercícios Respostas Instrumento combinado de registro e controle de pressão, comandando válvula de controle, com transmissão pneumática. Instrumento no painel e transmissores locais.

85 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

86 Exercícios Respostas

87 Exercícios Descreva os instrumentos abaixo

88 Exercícios Respostas

89 Exercícios

90 Exercícios Respostas

91 Exercícios Tentar... Para Casa

92 INDIQUE OS INSTRUMENTOS NO DIAGRAMA Para Casa

93 INDIQUE OS INSTRUMENTOS NO DIAGRAMA Para Casa

94 Exercício Resposta: Letra D

95 Exercício Resposta: Letra C

96 Exercícios Resposta: Letra A

97 Exercícios Resposta: Letra E

98 Exercícios Resposta: Letra A

99 Exercícios Resposta: Letra E

100

101

102

103

104

105 Exercícios Identificação Alfanumérica

106 Exercícios Identificação Alfanumérica

Quando se realiza uma seqüência de n medições de um mesmo objeto, é possível a ocorrência de alguns resultados estranhamente fora da distribuição

Quando se realiza uma seqüência de n medições de um mesmo objeto, é possível a ocorrência de alguns resultados estranhamente fora da distribuição Quando se realiza uma seqüência de n medições de um mesmo objeto, é possível a ocorrência de alguns resultados estranhamente fora da distribuição estatística esperada. Em geral, tais resultados podem ser

Leia mais

Simbologia e Identificação

Simbologia e Identificação www.iesa.com.br 1 Simbologia e Identificação As normas de instrumentação estabelecem símbolos gráficos e codificações para a identificação alfa-numérica de instrumentos que deverão ser utilizadas nos diagramas

Leia mais

Simbologia e Identificação

Simbologia e Identificação www.iesa.com.br 1 Simbologia e Identificação As normas de instrumentação estabelecem símbolos gráficos e codificações para a identificação alfa-numéricade instrumentos que deverão ser utilizadas nos diagramas

Leia mais

Instrumentação de processos químicos

Instrumentação de processos químicos Instrumentação de processos químicos D I S C I P L I N A : I N S T R U M E N TA Ç Ã O E C O N T R O L E D E P R O C E S S O S Q U Í M I COS C U R S O : 9 º E G Q D O C E N T E : M A N O E L M É N D E Z

Leia mais

Fundamentos de Automação. TAG de Instrumentos

Fundamentos de Automação. TAG de Instrumentos Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação TAG de

Leia mais

P&ID - Piping & Instrument Diagram

P&ID - Piping & Instrument Diagram P&ID - Piping & Instrument Diagram Fluxograma de Engenharia Leitura e interpretação de Fluxogramas e Diagramas de Processo Muitos de nós podemos nos lembrar de experiências na infância, quando se desenhavam

Leia mais

Aula Simbologia. INS23403 Instrumentação. Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo /1

Aula Simbologia. INS23403 Instrumentação. Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo /1 Aula INS23403 Instrumentação Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo 3 2017/1 Normas: Instrument Society of America (ISA): ISA 5.1 Instrumentation Symbols and Identification

Leia mais

Símbolos e Identificação

Símbolos e Identificação Símbolos e Identificação 1. Introdução A simbologia de instrumentação analógica e digital, compartilhada e integral, distribuída e centralizada se baseia nas seguintes normas americanas (geralmente traduzidas

Leia mais

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Heitor Medeiros Florencio Objetivos da aula

Leia mais

Instrumentação Industrial. Diagramas PNI. Leonardo Tôrres. Dezembro de 2006

Instrumentação Industrial. Diagramas PNI. Leonardo Tôrres. Dezembro de 2006 Diagramas PNI Leonardo A. B. Tôrres Dezembro de 2006 Resumo Definição dos conceitos básicos ISA-S5.1-1984. Apresentação das regras para leitura de diagramas de Processo e Instrumentação PNIs (ou Pumping

Leia mais

Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação

Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Disciplina: Instrumentação e Automação Industrial I(ENGF99) Professor: Eduardo Simas(eduardo.simas@ufba.br)

Leia mais

AULA 08 - LTC38B. Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin

AULA 08 - LTC38B. Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin AULA 08 - LTC38B Controle Supervisório Prof. Leandro Castilho Brolin UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELN Departamento de Eletrônica RESUMO (1) Introdução (2) Fluxograma de processos

Leia mais

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO Nome do arquivo: INST.lib (biblioteca) Versão: 1.0 Última atualização: LIB 27/06/2013 DOC 27/06/2013 1. INTRODUÇÃO A norma ANSI/ISA-S5.1 1984 (R1992) Instrumentation Symbols and

Leia mais

SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO

SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO 2018-2 Prof. Eduardo

Leia mais

Aula 2 Instrumentação na Ind. Química. Prof. Gerônimo

Aula 2 Instrumentação na Ind. Química. Prof. Gerônimo Aula 2 Instrumentação na Ind. Química Prof. Gerônimo Instrumentos para controle de processos Classificação dos instrumentos As diversas funções necessárias ao correto funcionamento de uma malha de controle

Leia mais

SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO

SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) SIMBOLOGIA E DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO 2018-2 Prof. Eduardo

Leia mais

Simbologia e diagramas de instrumentação

Simbologia e diagramas de instrumentação Simbologia e diagramas de instrumentação Douglas Bertol / Eduardo Cavalca DEE - Engenharia Elétrica CCT AUT0001 Automação Joinville Introdução contextualização Uma planta química padrão 2 Introdução elementos

Leia mais

OUTROS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

OUTROS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Simbologia e Nomenclatura de de Controle de Processos OUTROS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof a Ninoska Bojorge http://www.professores.uff.br/controledeprocessos-eq ff / t Departamento a e de Engenharia a Química

Leia mais

2. Simbologia de Instrumentação

2. Simbologia de Instrumentação SUFIXO 2. Simbologia de Instrumentação Com objetivo de simplificar e globalizar o entendimento dos documentos utilizados para se representar as configurações dos instrumentos e das malhas de instrumentação,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana

INSTRUMENTAÇÃO. Prof. Adrielle C. Santana INSTRUMENTAÇÃO Prof. Adrielle C. Santana Instrumentação A instrumentação é o campo da Engenharia que estuda os instrumentos e seus princípios científicos, utilizados para medir, indicar, transferir e/ou

Leia mais

Simbologia para Instrumentação e Controle

Simbologia para Instrumentação e Controle Simbologia para Instrumentação e Controle Normas Instrument Society of America (ISA): ISA 5.1 - Instrumentation Symbols and Identification (1984, revisão em 1992) Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Simbologia e Nomenclatura de de Controle de Processos

Simbologia e Nomenclatura de de Controle de Processos Simbologia e Nomenclatura de de Controle de Processos OUTROS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof a Ninoska Bojorge http://www.professores.uff.br/controledeprocessos-eq Departamento de Engenharia Química e de Petróleo

Leia mais

Simbologia e Terminologia de Instrumentação da Norma ISA 5.1

Simbologia e Terminologia de Instrumentação da Norma ISA 5.1 Simbologia e Terminologia de Instrumentação da Norma ISA 5.1 Prof. Eduardo Stockler Tognetti Laboratório de Automação e Robótica (LARA) Dept. Engenharia Elétrica - UnB Introdução Norma S51 ISA (International

Leia mais

Controle e automação Eletromecânica. Professora: Adriellen Lima de Sousa /01

Controle e automação Eletromecânica. Professora: Adriellen Lima de Sousa /01 Controle e automação Eletromecânica Professora: Adriellen Lima de Sousa E-mail: adriellen.sousa@ifsc.edu.br 2019/01 Sumário Instrumentação Simbologia ISA Instrumentação Ciência que aplica e desenvolve

Leia mais

Instrumentação. Instrumentação e CLP. Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior

Instrumentação. Instrumentação e CLP. Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Instrumentação Instrumentação e CLP Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Andouglas G. da Silva Júnior ( Professor: Instrumentação Andouglas Gonçalves da Silva Júnior 1 / 18 1 Conceito Denição

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Simbologia Instrumentação Eletroeletrônica 2 Tipos de Conexões Instrumentação Eletroeletrônica 3 Código de identificação de instrumentos

Leia mais

1 -NORMAS PARA TAGUEAMENTO

1 -NORMAS PARA TAGUEAMENTO 1 -NORMAS PARA TAGUEAMENTO 1-1 GENERALIDADES O propósito desta norma é estabelecer uma padronização, visando a uniformização dos procedimentos para identificação de instrumentos e equipamentos, bem como

Leia mais

Norma ISA D5.1. Adrielle de Carvalho Santana

Norma ISA D5.1. Adrielle de Carvalho Santana Norma ISA D5.1 Adrielle de Carvalho Santana Norma ISA D5.1 Estabelecida pela International Society of Automation (ISA) a ISA D5.1 padroniza os símbolos gráficos e codificação para identificação alfanumérica

Leia mais

2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo

2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo 1 2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de um determinado nível na

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL 1 Aula 4 2 HIERARQUIA METROLÓGICA BIPM : BOREAU INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS - laboratório

Leia mais

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo

1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo 1 1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Conhecer os instrumentos e equipamentos industriais. 2. Conhecer o funcionamento

Leia mais

Instrumentação Básica

Instrumentação Básica Instrumentação Básica 20/02/2017 1 Índice Capitulo I - Fundamentos O que é Instrumentação O Processo e suas Variáveis Malha de Controle Classes de Instrumentos Terminologia Fluxogramas de Processos Sistemas

Leia mais

Automação Industrial AULA 02: Simbologias. Apresentar e trabalhar os símbolos mais utilizados nos projetos de automação. OBJETIVO:

Automação Industrial AULA 02: Simbologias. Apresentar e trabalhar os símbolos mais utilizados nos projetos de automação. OBJETIVO: AULA 02: Simbologias OBJETIVO: Apresentar e trabalhar os símbolos mais utilizados nos projetos de automação. Contextualização: Nível 5: Gerenciamento corporativo Nível 3: Nível 2: Nível 4: Gerenciamento

Leia mais

TERMINOLOGIA. T - Temperatura F - Vazão R - Registrador C - Controladora C - Controlador V - Válvula P - Pressão L - Nível I - Indicador G Visor

TERMINOLOGIA. T - Temperatura F - Vazão R - Registrador C - Controladora C - Controlador V - Válvula P - Pressão L - Nível I - Indicador G Visor Os instrumentos de controle empregados na indústria de processos (química, siderúrgica, papel etc.) têm sua própria terminologia. Os termos utilizados definem as características próprias de medida e controle

Leia mais

Simbologia e Nomenclatura

Simbologia e Nomenclatura Simbologia e Nomenclatura CARLOS FREDERICO MESCHINI ALMEIDA A Instrumentação na Indústria de Processos Estrutura hierárquica do processo produtivo 1 A Instrumentação na Indústria de Processos osensor otransdutor

Leia mais

22/08/16. Introdução. Unidades de Medida. Unidades Fundamentais do SI. Método Científico AULA 4 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO)

22/08/16. Introdução. Unidades de Medida. Unidades Fundamentais do SI. Método Científico AULA 4 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO) AULA 4 AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO (CONCEITOS DE INSTRUMENTAÇÃO) Prof. Fabricia Introdução A história da instrumentação está ligada com a necessidade do homem de realizar medidas; } Essa necessidade levou o

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2015 E. S. Tognetti

Leia mais

1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo

1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo 1 1.ª Prática Componentes da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Conhecer os instrumentos e equipamentos industriais. 2. Conhecer o funcionamento

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina de Sistemas de Controle)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina de Sistemas de Controle) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Sistemas de Controle e Modelagem (Introdução a disciplina de Sistemas de Controle) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Ferramentas

Leia mais

Controle de Processos: Definições e terminologias (2/2)

Controle de Processos: Definições e terminologias (2/2) Controle de Processos: Definições e terminologias (2/2) Prof. Eduardo Stockler Tognetti & David Fiorillo Laboratório de Automação e Robótica (LARA) Dept. Engenharia Elétrica - UnB Conteúdo 1. Documentos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIENTA. Curso de Engenharia Química. Instrumentação Industrial e Controle de Processos I

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIENTA. Curso de Engenharia Química. Instrumentação Industrial e Controle de Processos I Apostila Instrumentação Industrial I CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIENTA Curso de Engenharia Química Instrumentação Industrial e Controle de Processos I Profº Mário Luís Penteado Betioli Profº Edson Anício

Leia mais

2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo

2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo 1 2.ª Prática Controle (PID) do Nível da Caldeira (Tanque 02) da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de um determinado nível na

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Instrumentação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Instrumentação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Instrumentação Industrial Heitor Medeiros Florencio Instrumentação x Automação Instrumentação: Chão de fábrica

Leia mais

Caderno Ilustrativo de Malhas de controle

Caderno Ilustrativo de Malhas de controle Caderno Ilustrativo de Malhas de controle Saiba como funciona uma malha de controle e os principais tipos: pressão, temperatura, nível e vazão. Seus componentes identificações e o elemento principal do

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO 1 4.ª Prática Controle (PID) DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Pressão

Leia mais

Instrumentação Industrial

Instrumentação Industrial Instrumentação Industrial Simbologia e Terminologia da Norma ISA 5.1 Prof.: Welbert Rodrigues Introdução A Norma ISA 5.1 estabelece uma padronização para designar os instrumentos e sistemas de instrumentação

Leia mais

Simbologia de Controle de Processos. Prof. Watson A. de Oliveira

Simbologia de Controle de Processos. Prof. Watson A. de Oliveira Simbologia de Controle de Processos Prof. Watson A. de Oliveira Introdução Um dos documentos mais importantes em um sistema de processo é a sua representação gráfica. Este documento será o guia da produção,

Leia mais

SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B

SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B SOLUÇÃO DA Lista de Exercícios E3-B Exercícios de Instrumentação Básica - Introdução 1. Associe a primeira coluna com a segunda. Termo Definição a) erro (F) É a razão entre a variação do valor indicado

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Controle e Automação

Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Controle e Automação Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Controle e Automação Curso Técnico em Eletrônica e Informática Industrial Material I-Bimestre Conceitos Básicos de

Leia mais

Documentação e Assuntos Relacionados Parte III

Documentação e Assuntos Relacionados Parte III PTC3421 Instrumentação Industrial Documentação e Assuntos Relacionados Parte III V2017A PROF. R. P. MARQUES Exemplos Simples Coluna INDICADOR DE NÍVEL Trata-se de um indicador localizado em campo (sem

Leia mais

Instrumentação Norma ISA 5.1

Instrumentação Norma ISA 5.1 Introdução: Instrumentação Norma ISA 5.1 A Norma ISA 5.1 (Instrument Society of America) estabelece uma padronização para designar os instrumentos e sistemas de instrumentação usados para medição e controle

Leia mais

Instrumentação Básica

Instrumentação Básica Instrumentação Básica 20/02/2017 1 Índice Capitulo I - Fundamentos O que é Instrumentação O Processo e suas Variáveis Classes de Instrumentos Terminologia Fluxogramas de Processos Sistemas de Medidas e

Leia mais

Simbologia de Controle de Processos

Simbologia de Controle de Processos Simbologia de Controle de Processos Seminário Automação Industrial 2º Semestre de 2011 Watson Oliveira RA: 510303-6 Leandro Tassi RA: 517566-0 Prof. Nilson M. Taira Faculdades Integradas de São Paulo Introdução

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.8 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO DESCRITIVO FLUXOGRAMA DE PROCESSO E

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.8 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO DESCRITIVO FLUXOGRAMA DE PROCESSO E MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO E DE ENGENHARIA VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. TIPOS DE FLUXOGRAMAS... 4 2.1 FLUXOGRAMA DE PROCESSO... 4 2.2 FLUXOGRAMA DE ENGENHARIA...

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE X MONTAGEM DE INSTRUMENTAÇÃO

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE X MONTAGEM DE INSTRUMENTAÇÃO MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE X MONTAGEM DE INSTRUMENTAÇÃO Montagem de instrumentação As indústrias que utilizam os instrumentos de medição e controle de processo, de modo intensivo e extensivo, são: químicas,

Leia mais

CONCURSO PETROBRAS DRAFT. Instrumentação, Metrologia e Controle de Processos. Questões Resolvidas. Produzido por Exatas Concursos

CONCURSO PETROBRAS DRAFT. Instrumentação, Metrologia e Controle de Processos. Questões Resolvidas. Produzido por Exatas Concursos CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR Instrumentação, Metrologia e Controle de Processos Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6395 - Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Básicos de Instrumentação Industrial 1.1. Processo...... 23 1.2. Classificações dos Processos Industriais......

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII

SUMÁRIO. Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 CONCEITOS BÁSICOS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA CONTROLE DE PROCESSOS... 1 1.1.1 Sistema em Malha Aberta.... 2 1.1.2 Sistema em Malha

Leia mais

Instrumentação 09/04/2010 1

Instrumentação 09/04/2010 1 Instrumentação Instrumentação é o ramo da Engenharia que trata de Projeto Fabricação Especificação Montagem Operação Manutenção de instrumentos para medição, alarme e controle do processo industrial 09/04/2010

Leia mais

NOTAS 02- DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO E ÁREAS CLASSIFICADAS

NOTAS 02- DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO E ÁREAS CLASSIFICADAS NOTAS 02- DIAGRAMAS DE INSTRUMENTAÇÃO E ÁREAS CLASSIFICADAS Identificação, simbologia e diagramas de Instrumentação O nível de detalhamento na representação de um sistema de instrumentação pode variar

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Introdução V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Introdução V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Introdução V2017A PROF. R. P. MARQUES A malha básica de controle CONTROLADOR ATUADOR PLANTA SENSOR Abstratamente pensamos nos blocos do diagrama acima como sistemas dinâmicos.

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização dos elementos

Leia mais

Lista de Figuras. Capitulo 1. Capitulo 2. Capitulo 3

Lista de Figuras. Capitulo 1. Capitulo 2. Capitulo 3 Capitulo 1 Figura 1.1 Esquema simplificado da RTC 5 Figura 1.2 Trocador de calor do tipo casco tubo: Estrutura interna simplificada 7 Figura 1.3 Reator com e sem integração energética 8 Capitulo 2 Figura

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica. Laboratório de Controle e Automação II

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica. Laboratório de Controle e Automação II Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Controle e Automação II Roteiro de Aula Sistemas digitais de controle distribuído Professora:

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 107484 Controle de Processos 1 o Semestre 2015 Lista de Exercícios 1 Para os exercícios abaixo considere (exceto se

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO, METROLOGIA

INSTRUMENTAÇÃO, METROLOGIA PETROBRAS TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR INSTRUMENTAÇÃO, METROLOGIA E CONTROLE DE PROCESSOS QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR EXATAS CONCURSOS www.exatas.com.br v3 RESUMÃO CONCEITOS METROLÓGICOS

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) DE VAZÃO EM UMA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo

3.ª Prática Controle (PID) DE VAZÃO EM UMA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo 1 3.ª Prática Controle (PID) DE VAZÃO EM UMA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão em uma Tubulação na planta

Leia mais

Capitulo 3 O Aparato Experimental

Capitulo 3 O Aparato Experimental Capitulo 3 O Aparato Experimental O presente capítulo tem como objetivo, descrever a RTC construída no Laboratório de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI, contemplando a instrumentação, as

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO. Eng. Marcelo Saraiva Coelho

INSTRUMENTAÇÃO. Eng. Marcelo Saraiva Coelho INSTRUMENTAÇÃO CONCEITOS E DEFINIÇÕES Nas indústrias, o termo PROCESSO tem um significado amplo. Uma operação unitária, como por exemplo, destilação, filtração ou aquecimento, é considerado um PROCESSO.

Leia mais

1. Fluxograma de Engenharia (P&I-Diagram )

1. Fluxograma de Engenharia (P&I-Diagram ) 1. Fluxograma de Engenharia (P&I-Diagram ) Fluxograma de Engenharia é conhecido internacionalmente como P&I Diagrams, já os Fluxogramas de Processo são conhecidos como PFDs (Process Flowsheets Diagrams).

Leia mais

15/02/2012. IV.2_Controle e Automação II. Introdução. Conteúdo SENSORES

15/02/2012. IV.2_Controle e Automação II. Introdução. Conteúdo SENSORES IV.2_Controle e Automação II Formando Profissionais Para o Futuro SENSORES Introdução No estudo da automação em sistemas industriais, comerciais e/ou residenciais há a necessidade de determinar as condições

Leia mais

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael

Redes Industriais. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Redes Industriais Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Histórico Década de 20 Henry Ford criou a primeira linha de produção para a fabricação de automóveis. Década de 60 Criação dos transistores.

Leia mais

PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de Questão 5 Desenhar uma linha de fornecimento de vapor e anexar o indicador de vazão na linha.

PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de Questão 5 Desenhar uma linha de fornecimento de vapor e anexar o indicador de vazão na linha. PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de 2017 Questão 1 Um sensor de fluxo tem um range de 0 a 25 m/s e uma precisão de fundo de escala de ± 4,5%. Qual é a precisão absoluta? Questão 2 Um sensor transmissor

Leia mais

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa B30.15.0-P VÁLVULAS DE REGULAÇÃO ULTIJATO Regulação da vazão e pressão Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa A Válvula Regulação ultijato, foi desenvolvida

Leia mais

Instrumentação Mecatrônica III. Professor: Anderson Borges /01

Instrumentação Mecatrônica III. Professor: Anderson Borges /01 Instrumentação Mecatrônica III Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Revisão Revisão Planta: é a parte do processo a ser controlada. Processo: é a operação a ser

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO Portaria INMETRO/DIMEL/Nº 039, de 06 de abril de 2005.

Leia mais

Fundamentos de Automação. Controle de Processos

Fundamentos de Automação. Controle de Processos Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Controle

Leia mais

A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle.

A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle. www.iesa.com.br 1 Introdução A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle. Instrumento é qualquer dispositivo, ou conjunto de dispositivos, utilizado com a finalidade

Leia mais

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo TEQ 102 Controle de Processos

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo TEQ 102 Controle de Processos Departamento de Engenharia Química e de Petróleo TEQ 102 Controle de Processos Nomenclatura, Simbologia de Malha de Controle Álgebra de Diagramas de Blocos Prof a Ninoska Bojorge Introdução Em instrumentação

Leia mais

Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado

Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado Engenharia Elétrica Laboratório de Automação Industrial Professor: Marco Shawn M. Machado Introdução Sistemas de Supervisão Industrial Objetivos da Aula Definição; História e introdução à sistemas de supervisão;

Leia mais

ENG-032 INSTRUMENTAÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL DISCIPLINA OPTATIVA

ENG-032 INSTRUMENTAÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL DISCIPLINA OPTATIVA 1 Universidade Federal da Bahia - UFBA Escola Politécnica EP Departamento de Engenharia Química - DEQ Laboratório de Controle e Otimização de Processos Industriais - LACOI Disciplina: Instrumentação aplicada

Leia mais

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018

Manual Descritivo Serviços Atividades Produtos 2018 Manual Descritivo 0 Serviços Atividades Produtos 2018 Sumário Serviços ofertados e executados:... 3 Especificação de instalação elétrica industrial... 3 Diagramação e desenhos técnicos da instalação elétrica

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou transdutor, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento e condicionamento

Leia mais

Automação Industrial Unidade 2 Controle Automático

Automação Industrial Unidade 2 Controle Automático Automação Industrial Unidade 2 Controle Automático Prof. Rodrigo Cardoso Fuentes diretor.ctism@gmail.com Prof. Rafael Concatto Beltrame beltrame@mail.ufsm.br Objetivos da Aula 1. Conceituar Malha de controle

Leia mais

Capítulo 2. Sistemas de medição

Capítulo 2. Sistemas de medição Capítulo 2 Sistemas de medição Ref: J. P. Bentley, "Principles of Measurement Systems", 4a. edição, Longman Scientific & Technical, 2005. Sistema de medição o Um processo físico gera informação: por exemplo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: FEELT31617 UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: COMPONENTE CURRICULAR: INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL SIGLA: FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INSTRUMENTAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INSTRUMENTAÇÃO 1) Com base no diagrama abaixo, numere a coluna da direita de acordo com os itens da coluna da esquerda. 1. Válvula de controle ( ) A 2. Controlador indicador de nível ( ) B 3. Transmissor de nível ( )

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. Todos os tanques são em Aço Inox e a tubulação em Aço Carbono pintado garantindo uma boa longevidade.

CARACTERÍSTICAS. Todos os tanques são em Aço Inox e a tubulação em Aço Carbono pintado garantindo uma boa longevidade. INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS O objetivo da Planta SMAR é demonstrar didaticamente a operação das diversas malhas de controle utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas de configuração, em software,

Leia mais

INSTRUMENTISTA MONTADOR NOÇÕES DE METROLOGIA

INSTRUMENTISTA MONTADOR NOÇÕES DE METROLOGIA INSTRUMENTISTA MONTADOR NOÇÕES DE METROLOGIA 1-1 - INSTRUMENTISTA MONTADOR NOÇÕES DE METROLOGIA 2 PETROBRAS Petróleo Brasileiro S.A. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19.2.1998.

Leia mais

1 Circuitos Pneumáticos

1 Circuitos Pneumáticos 1 Circuitos Pneumáticos Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados. Estes elementos estão agrupados

Leia mais

2. Simbologia e Nomenclatura

2. Simbologia e Nomenclatura 2. Simbologia e Nomenclatura Nessa seção simbologia e nomenclatura é apresentado os termos mais utilizados e padronizados em instrumentação industrial. Sua compreensão é de suma importância para o entendimento

Leia mais

FOSTEN AUTOMATION SÉRIE F500-G

FOSTEN AUTOMATION SÉRIE F500-G FOSTEN AUTOMATION SÉRIE F500-G Transmissor de Pressão Manométrica Tecnologia HART 4/20mA, ideal para aquisição de dados e controle de processos. Medição de pressão com faixas de 4 bar a 350 bar. Sobre

Leia mais

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS

CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS CATALOGO TÉCNICO DE PAINÉIS ELÉTRICOS Painéis Elétricos: São conjuntos construídos de acordo com um projeto elétrico e mecânico padrões, onde a performance do mesmo é assegurada por ensaios de tipo realizados

Leia mais

MÓDULO 1 INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO CARGA HORÁRIA 24 HORAS

MÓDULO 1 INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO CARGA HORÁRIA 24 HORAS MÓDULO 1 INTRODUÇÃO À AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO CARGA HORÁRIA 24 HORAS INTRODUÇÃO À INSTRUMENTAÇÃO 1 Introdução à instrumentação 2 A evolução da instrumentação 3 Definições na instrumentação 3.1 Classes

Leia mais

Orientando: Fernando Joo Bohn Orientador: Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila Coorientador: Eng. M.Sc. Marcio Lemos de Oliveira

Orientando: Fernando Joo Bohn Orientador: Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila Coorientador: Eng. M.Sc. Marcio Lemos de Oliveira Orientando: Fernando Joo Bohn Orientador: Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila Coorientador: Eng. M.Sc. Marcio Lemos de Oliveira AGENDA Introdução Objetivo Geral Objetivos Específicos Desenvolvimento Metodologia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais MONOGRAFIA Projeto de Automação e Instrumentação aplicados em um sistema de captação e adução de água Aluno:

Leia mais

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01

Conceitos Básicos de Automação. Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2019/01 Exemplo Motivador Furação manual: operador usava os olhos, o tato e a contração dos músculos avaliava a evolução do furo na madeira, decidindo

Leia mais

DOCUMENTOS DE TUBULAÇÃO

DOCUMENTOS DE TUBULAÇÃO DOCUMENTOS DE TUBULAÇÃO DOCUMENTOS DE TUBULAÇÃO PRINCIPAIS TIPOS - Fluxogramas ( geral - Plantas de arranjo (equipamentos, - Plantas de tubulação - Desenhos isométricos (. etc - Desenhos de detalhes (de

Leia mais