Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia Elétrica. Laboratório de Automação Industrial. Professor: Marco Shawn M. Machado"

Transcrição

1 Engenharia Elétrica Laboratório de Automação Industrial Professor: Marco Shawn M. Machado

2 Introdução Sistemas de Supervisão Industrial

3 Objetivos da Aula Definição; História e introdução à sistemas de supervisão; Benefícios; Aquisição de dados; Características dos sistemas SCADA.

4 Sistemas de supervisão industrial. Aula nº 1 Introdução

5 Sistemas de supervisão industrial. A melhoria da qualidade de vida, o aumento da produtividade, redução de custos, entre outros são fatores que motivam o desenvolvimento de soluções para monitoração e controle envolvendo áreas como informática, robótica, eletro-eletrônica, mecatrônica, etc.

6 Sistemas de supervisão industrial. É um conjunto de ferramentas avançadas, prontas para atender as necessidades de gerenciamento de processos, possibilitando a comunicação com qualquer sistema, desde plantas industriais até automação predial.

7 Com um ou mais computadores ligados numa rede de equipamentos eletrônicos de chão de fábrica, o software de supervisão fornece uma foto instantânea do processo monitorado, com informações como temperatura, pressão, peças produzidas, tempo de máquina parada, etc.

8 Sistemas supervisórios permitem o controle e monitoração de qualquer instalação física ou processo normalmente com a utilização de computadores. Equipamentos coletam os dados das variáveis de campo e estes depois de serem manipulados, analisados, armazenados são apresentados ao usuário. É possível através de uma hierarquia de componentes de automação e controle apresentar uma solução mais completa ao cliente.

9 No começo dos processos de supervisão e controle, sistemas telemétricos permitiam verificar o estado do processo industrial através de painéis com indicadores visuais (lâmpadas e medidores).

10 Sistemas de supervisão industrial. Controle baseado em Computadores: A necessidade de monitorar diversos sinais dentro dos processos de produção de maneira mais eficiente e rápida, impulsiona o uso de computadores em rede conectados a dispositivos, equipamentos e sistemas de instrumentação e controle.

11 Salas de controle (antes): -Sinal padrão pneumático ou hidráulico. -Salas de controle em grandes plantas. - Os instrumentos pneumáticos do painel eram de tamanho grande e eram ligados aos instrumentos de campo através de tubos metálicos ou plásticos.

12 Evolução dos sistemas de supervisão industrial

13 Sistemas de supervisão industrial. Salas de controle UHE Itaipú (antes):

14 Sala de controle mais sofisticada: - Surgimento dos instrumentos eletrônicos robustos. - Mais medições com menor custo dos sensores. - Surgimento de novos sensores para medir variáveis que não podiam ser medidas anteriormente, por meio mecânico ou pneumático. Evolução dos sistemas de supervisão industrial

15 O controlador lógico programável ainda é um dos sistemas de controle mais utilizado na indústria. Conforme a necessidade de monitorar e controlar dispositivos cresceu com o aumento da planta, os CLPs foram distribuídos e os sistemas tornaram-se maiores tornando imprescindível o uso de softwares para supervisão.

16 Sistemas de supervisão industrial. Salas de controle UHE Itaipú:

17 Os softwares são instalados em microcomputadores conectados a uma rede de comunicação de um ou mais controladores lógicos programáveis (CLP's) ligados a um equipamento, uma máquina ou até mesmo a um processo completo de fabricação. Um processo de médio a grande porte chega a ter até 4 ou 5000 pontos de controle, entre variáveis analógicas e digitais.

18 O programa computacional busca as informações no CLP e as exibe de forma animada na tela do computador, na forma de imagens, gráficos, visores de mensagens, forma numérica ou objetos em movimento, como por exemplo, bombas e motores ou mudança de cores do objeto para identificar presença de produto em tanques e tubos ou movimento.

19 Possibilita ainda, a atuação sobre o processo, ativando/desativando elementos, modificando valores ou até mesmo interrompendo um processo. Podem realizar operações matemáticas, lógicas, com vetores ou strings, verificar a condição dos alarmes, gravação das informações em banco de dados, ativação de som, envio de mensagens, etc..

20 Sistemas de supervisão industrial. Os sistemas de instrumentação e controle automático de processos industriais utilizam controladores, registradores, e outros dispositivos individuais, utilizando microprocessadores, ou integrados baseados em computadores. Cada aplicação pode requerer um tipo específico de combinação de sistemas digitais dependendo das especificações.

21 Sistemas de supervisão industrial. Sensores e atuadores; Controladores Lógicos Programáveis (CLP); Sistemas de controle baseado em computadores; Sistema de controle distribuidos (DCS); Controle Supervisório e de Aquisição de Dados (SCADA Supervisory Control and Data Acquisition).

22 Sistemas de supervisão industrial. Controle Supervisório e de Aquisição de Dados (SCADA). - É um sistema baseado em computadores que permite supervisionar e controlar à distância uma instalação de qualquer tipo. - É possível um sistema SCADA em qualquer nível de controle do processo.

23 Sistemas de supervisão industrial.

24 Sistemas de supervisão industrial. Cliente Web Browser Cliente Web Browser TCP/IP Inalámbrico Cliente Web Browser Cliente Web Browser Modem Internet, Intranet, LAN Firewall Central de Base de Datos Nodo SCADA Nodo SCADA Area Local Instrumento IP Instrumento Dispositivo Activado por IP PLC PLC Microcontrolador

25 Sistemas de supervisão industrial. Funções de um sistema SCADA: Receber, armazenar e mostrar informação, de forma contínua e confiável, correspondente à sinalização de campo: estados de dispositivos, medições, alarmes, etc. Executar ações de controle iniciadas pelo operador, tais como: abrir ou fechar válvulas, partir ou parar motores, etc. Alertar ao operador de mudanças detectadas na planta, tanto situações que não se considerem normais (alarmes), como mudanças que se produzam em operações diárias. Estas mudanças devem ser armazenadas pelo sistema para a sua posterior análise. Aplicações em geral, baseadas em informações obtidas pelo sistema, tais como: reportes, gráficos de tendência, histórico de variáveis, cálculos, predições, detecção de problemas, etc.

26 Sistemas de supervisão industrial. SCADA significa Supervisão, Controle e Aquisição de Dados. É uma tecnologia que permite colecionar informações locais e remotas de um ou mais pontos, enviar instruções de controle e realizar tarefas de supervisão por parte da administração do sistema. O SCADA faz com que visitas às estações remotas não sejam necessárias.

27 Sistemas de supervisão industrial. O SCADA permite ao operador ter em uma estação central o controle do processo distribuído, para poder modificar os Valores de Referência dos controladores situados à distância, abrir ou fechar válvulas ou comutadores, monitorar alarmes e armazenar informação. Se as distâncias são consideráveis há uma maior eficiência.

28 Benefícios de um software de supervisão Informações instantâneas; Redução no tempo de produção; Redução de custos de produção; Precisão das informações; Detecção de falhas; Aumento da qualidade; Aumento da produtividade.

29 Sistemas de supervisão industrial Vantagens: Desenho com interface amigável (Xwindows); Controle automático; Processamento Off-Line e On-Line; Ambiente integrado; Manipulação extensiva de dados; Elevada saída de dados (throughput); Resposta em Tempo Real.

30 Sistemas de supervisão industrial Sistema de monitoração: Estado remoto(digital); Acumulação de pulsos; Estado remoto(analógicos); Seqüência de estados de eventos; Seqüências analógicas de eventos.

31 Sistemas de supervisão industrial Sistemas de controle: Interruptor elétrico de controle; Despacho de carga; Redução de perdas; Isolamento de falhas; Restauração de serviços.

32 Sistemas de supervisão industrial Sistemas de administração: Dados do sistema; Armazenamento de estados; Análises do sistema; Seqüência de eventos e análises; Redução de perdas; Analises de atividades.

33 Sistemas de supervisão industrial Características: Resposta a eventos externos em um tempo máximo; Drivers de comunicações com os sensores e atuadores; Alto nível de segurança; De tempo infinito, o que significa que devem estar preparados para autorecuperar-se de situações de exceção.

34 Controle c/ computador Supervisório - Uso do computador para estabelecer o ponto de ajuste e outros parâmetros dos controladores analógicos, para evitar a perda do sinal para os elementos finais de controle, quando o computador parasse. Era necessário um sistema redundante para auxiliar os operadores.

35 Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) Tipos dados coletados e armazenados: Analógicos (Contínuos no tempo): corrente de 4 a 20 ma CC; tensão de mv de células de carga; tensão de termopares dos tipos J, K, R, S, T e outros; resistências detectoras de temperatura, pulsos de turbinas medidoras de vazão, freqüência de sinais de transmissores de vazão magnéticos; Etc.

36 Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) Tipos dados coletados e armazenados: Discretos (Possuem dois estados): Dados discretos são as saídas de chave, que podem ser 0 ou 1. Exemplos: Motores ou bombas ligadas ou desligadas, chaves abertas ou fechadas, válvulas acionadas ou não, sinalizações acesas ou não, etc.

37 Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA)

38 Aquisição de dados A aquisição das informações de processo se dá através de equipamentos de aquisição de dados, tipicamente CLPs (Controlador Lógico Programável) ou placas de aquisição de dados. O CLP recebe as informações, processa os dados e atua num sensor ou equipamento. A comunicação do CLP com o computador é feita através da porta serial RS-232 ou diretamente pelas placas de aquisição.

39 Uma vez que as informações ficam disponíveis, o software de supervisão mostra, em telas gráficas e em tempo real, o status do processo. Os dados podem ficar armazenados, permitindo análises históricas, relatórios e até controle estatístico do processo.

40

41 Relembrando... O que é um sistema supervisório? É um sistema de hardware e software que permite ao operador ter informações em tempo real (online) de um processo. Quais informações? Estado operacional de um equipamento ou processo; Valores de variáveis de uma máquina ou processo; Alarmes; Relatórios; Gráficos de tendência, etc.

42 Relembrando... Quais as vantagens de um sistema supervisório? Informações instantâneas; Redução no tempo de produção; Redução de custos de produção; Precisão das informações; Detecção de falhas; Aumento da qualidade; Aumento da produtividade.

43 Sistemas de supervisão industrial. Existem vários fornecedores de softwares de supervisão no mercado, nacionais ou não. O software utilizado como modelo nesse livro será o software Elipse SCADA da empresa Elipse Software. O supervisório Elipse é constituído por quatro versões distintas indicadas segundo as necessidades do usuário: Elipse VIEW, Elipse MMI, Elipse PRO e Power.

44

45 Sistemas de supervisão industrial. Elipse SCADA - características: Interface gráfica intuitiva; Base de dados; Comunicação com equipamentos; Geração de históricos; Verificação de alarmes; Atuação por eventos (scripts); Relatórios gráficos; Criação de receitas; Conectividade com banco de dados; Controle de acesso; Acesso remoto via internet; Captura e registro de imagens.

46 Sistemas de supervisão industrial Tela exemplo Elipse SCADA

47 Sistemas de supervisão industrial. Exercícios: 1) O que quer dizer SCADA? 2) Cite aplicações onde podemos utilizar sistemas SCADA. 3) Qual é a idéia principal dos sistemas SCADA? 4) Cite alguns componentes dos sistemas SCADA.

48 Sistemas de supervisão industrial. Exercícios : Respostas 1) O que quer dizer SCADA? SCADA Supervisory, Control And Data Acquisition ou em português, Supervisão, Controle e Aquisição de Dados.

49 Sistemas de supervisão industrial. 2) Cite aplicações onde podemos utilizar os sistemas SCADA? - Centrais hidrelétricas, linhas de distribuição e transmissão, de acordo com a necessidade da demanda podem-se comandar interruptores e monitorar continuamente os dispositivos. - Controle de processos de produção de petróleo, incluindo sistemas de armazenamento, medições de fluxo e controle de bombas e motores.

50 Sistemas de supervisão industrial. Exemplos - Mineração:

51 Sistemas de supervisão industrial. Exemplos Extração de petróleo:

52 Sistemas de supervisão industrial. Exemplos Monitoração predial/urbana:

53 Sistemas de supervisão industrial. Exemplos Monitoração elétrica/água:

54 Sistemas de supervisão industrial Mais exemplos: Tubulações de gás; Transporte, pontes, engenha- Estruturais: ria; Mecânica: indústria automobilística; Eletricidade e instrumentação; Projetos de telecomunicações; Controle de drenagem e contaminação de água; Etc..

55 Sistemas de supervisão industrial. Entre outras aplicações. Alguns sistemas podem possuir milhares de variáveis em tempo real sendo coletadas, bem como milhares de curvas de registro de tendência e alarmes. Podem estar conectados à redes da polícia, bombeiros e serviços de emergência.

56 Sistemas de supervisão industrial. Exercícios - respostas: 3) Qual é a idéia principal dos sistemas SCADA? Monitoração e controle em tempo real de qualquer ponto em qualquer ponto. 4) Cite alguns componentes dos sistemas SCADA. Sensores e atuadores, CLP s, estações remotas, computadores, aplicativos em software, etc.

57 Síntese da Aula: Nessa aula estudamos: Introdução; Histórico; Vantagens dos sistemas de supervisão industrial.

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS

AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS AULA 9 ATUADORES ELÉTRICOS Prof. Fabricia Neres Tipos de Acionamento Os acionadores são dispositivos responsáveis pelo movimento nos atuadores. Podem ser classificados em: Acionamento Elétrico; Acionamento

Leia mais

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos Automação 4 de fevereiro de 2016 O que é automação? Engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização dos elementos

Leia mais

CONTROLE AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO UTILIZANDO UM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ASSOCIADO A UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA

CONTROLE AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO UTILIZANDO UM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ASSOCIADO A UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA LEMA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA E CONTROLE AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO UTILIZANDO UM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Leia mais

Simbologia e Identificação

Simbologia e Identificação www.iesa.com.br 1 Simbologia e Identificação As normas de instrumentação estabelecem símbolos gráficos e codificações para a identificação alfa-numérica de instrumentos que deverão ser utilizadas nos diagramas

Leia mais

Faculdade Pentágono. Sistema Supervisório - IHM

Faculdade Pentágono. Sistema Supervisório - IHM Faculdade Pentágono Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistema Supervisório - Aula 3: Evolução dos Sistemas Supervisórios, Sistema SCADA PROF. MSC. THIAGO ABRAÃO 18 de setembro de 2017 O que são Sistemas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. Todos os tanques são em Aço Inox e a tubulação em Aço Carbono pintado garantindo uma boa longevidade.

CARACTERÍSTICAS. Todos os tanques são em Aço Inox e a tubulação em Aço Carbono pintado garantindo uma boa longevidade. INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS O objetivo da Planta SMAR é demonstrar didaticamente a operação das diversas malhas de controle utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas de configuração, em software,

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Capítulo 1: Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos do Capítulo Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Caracterização

Leia mais

CLIENTE: Alpes Programação Industrial

CLIENTE: Alpes Programação Industrial www.alpespi.com CLIENTE: Alpes Programação Industrial PROJETO: APInjet Número do projeto: 01 Revisão: R02 Data: 29/10/2012 qualquer fim, que não o previamente acordado, sem autorização da mesma. 1 SUMÁRIO

Leia mais

O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Tubo de venturi. Ultrassônico carretel 22/2/2011. Introdução

O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Tubo de venturi. Ultrassônico carretel 22/2/2011. Introdução O que é instrumentação INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE Éaciênciaquedesenvolveeaplicatécnicasde medição, indicação, registro e controle de processos, visando a otimização e eficiência destes processos. Introdução

Leia mais

Aula 2 Instrumentação na Ind. Química. Prof. Gerônimo

Aula 2 Instrumentação na Ind. Química. Prof. Gerônimo Aula 2 Instrumentação na Ind. Química Prof. Gerônimo Instrumentos para controle de processos Classificação dos instrumentos As diversas funções necessárias ao correto funcionamento de uma malha de controle

Leia mais

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis 4.1 Introdução Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são dispositivos digitais, muito utilizados na indústria, capazes de armazenar instruções

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos.

Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos. Controle e monitoramento automático e em tempo real de refinarias, oleodutos e gasodutos. Um vazamento não detectado em uma tubulação de petróleo de vinte polegadas, de apenas 1% de seu valor nominal de

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA Recredenciada pela Portaria Ministerial nº de 07 de outubro de 2011.

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA Recredenciada pela Portaria Ministerial nº de 07 de outubro de 2011. FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA Recredenciada pela Portaria Ministerial nº 1.417 de 07 de outubro de 2011. CURSO: Engenharia Elétrica DISCIPLINA: Sistemas de Automação PROFESSOR: Allan Jacson LISTA

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. SDCD - Sistema Digital de Controle Distribuído Sistema Sistema Digital Digital de de Controle Controle Distribuído Distribuído SLIDE - 1 INTRODUÇÃO: AUTOMAÇÃO: Qualquer sistema, apoiado por computadores, que substitua o trabalho humano e que vise soluções

Leia mais

Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação

Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação Aula IV Simbologia e Diagramas de Instrumentação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Disciplina: Instrumentação e Automação Industrial I(ENGF99) Professor: Eduardo Simas(eduardo.simas@ufba.br)

Leia mais

Conceitos de instrumentação ITIA4

Conceitos de instrumentação ITIA4 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Conceitos de instrumentação ITIA4 Instrumentação, controle e automação dos processos

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PAIE 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I PAIE 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle Aula 05 Introdução ao CLP Profª Danielle Casillo CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL -CLP 2 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Leia mais

Problemas típicos com a indicação de posição em válvulas de acionamento manual Eduardo de Oliveira 1

Problemas típicos com a indicação de posição em válvulas de acionamento manual Eduardo de Oliveira 1 Problemas típicos com a indicação de posição em válvulas de acionamento manual Eduardo de Oliveira 1 Assunto O presente artigo tem por objetivo descrever os problemas típicos para proceder à indicação

Leia mais

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DIA 24/07 quarta feira - 19:00 CURSOS/ DISCIPLINAS Disciplinas SALAS DE AULA TODOS OS CURSOS Física I, II, III Q302 Metodologia Cientifica Mecânica Geral Álgebra Linear

Leia mais

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels Todos o desenvolvimento na área da Automação Industrial tem

Leia mais

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer O que é Automação Industrial? É a integração entre hardware (controlador eletrônico), software (programação) e elementos de campo (motores, atuadores, sensores) com

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Automação Industrial Heitor Medeiros Florencio Introdução O que é automação? O que é automação

Leia mais

0 MAR/09 EMISSÃO INICIAL GC MRC MRC REV. DATA NATUREZA DA REVISÃO ELAB. VERIF. APROV. EMPREENDIMENTO: ÁREA: ELÉTRICA

0 MAR/09 EMISSÃO INICIAL GC MRC MRC REV. DATA NATUREZA DA REVISÃO ELAB. VERIF. APROV. EMPREENDIMENTO: ÁREA: ELÉTRICA 0 MAR/09 EMISSÃO INICIAL GC MRC MRC REV. DATA NATUREZA DA REVISÃO ELAB. VERIF. APROV. BCM ENGENHARIA LTDA Nº DO FABRICANTE: REV. EMPREENDIMENTO: ÁREA: ELÉTRICA TÍTULO: ELAB. MRC UNIDADE TERMINAL REMOTA

Leia mais

Conheça nossa empresa. Eduardo Grachten. Automação industrial Telemetria de água e esgoto

Conheça nossa empresa. Eduardo Grachten. Automação industrial Telemetria de água e esgoto Conheça nossa empresa Automação industrial Telemetria de água e esgoto Breve história A Alfacomp foi criada em 1992 para atuar no segmento de automação industrial. Os primeiros sistemas de automação foram

Leia mais

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX

Γ INTRODUÇÃO AO IFIX Γ INTRODUÇÃO AO IFIX l O que é o ifix: - Software de automação industrial; - Fornece uma janela para o seu processo ; - Fornece dados em tempo real para a monitoração e aplicações de software. l As funções

Leia mais

Sistema Shaftless para Máquinas Gráficas

Sistema Shaftless para Máquinas Gráficas Sistema Shaftless para Máquinas Gráficas Seguindo uma tendência mundial no segmento da indústria gráfica, a Yaskawa desenvolve no Brasil o primeiro sistema Shaftless Servoacionado. O termo Shaftless em

Leia mais

AUTOMAÇÃO / Manutenção

AUTOMAÇÃO / Manutenção Page 1 of 7 Imprimir AUTOMAÇÃO / Manutenção 26/11/2008 07:43:56 Sistema de controle para processos de bateladas Há algum tempo os processos de bateladas deixaram de ser um mistério nas indústrias e no

Leia mais

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.)

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.) As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. obrigatórias Semestre Cálculo I 6 Elementos de Gestão Ambiental 2 Física I 6 1 Geometria Analítica 4 Introdução

Leia mais

FUNDAMENTOS Definições SISTEMA. Medição : Ato de medir. Medida : mesmo que medição. o resultado da medição.

FUNDAMENTOS Definições SISTEMA. Medição : Ato de medir. Medida : mesmo que medição. o resultado da medição. 1. - Definições Medição : Ato de medir. FUNDAMENTOS Medida : mesmo que medição. o resultado da medição. Instrumento de medida : é o dispositivo pelo qual pode-se avaliar (medir) uma quantidade física,

Leia mais

AULA. Processamento de Dados

AULA. Processamento de Dados UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: INF64 (Introdução à Ciência da Computação) Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Sistemas Supervisórios- Criação de Sinóticos

Sistemas Supervisórios- Criação de Sinóticos Sistemas Supervisórios- Criação de Sinóticos Prof a. Michelle Mendes Santos michelle@cpdee.ufmg.br Componentes Lógicos de um SCADA Núcleo de processamento; Comunicação com PLCs ou outras unidades remotas;

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos QUEM SOMOS A MEGAPRESS é fabricante de sistemas de pressurização inteligentes e também painéis de comandos voltados para área de aquecimento, possuímos profissionais capazes de desenvolver

Leia mais

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY SÃO PAULO AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO,

Leia mais

APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO ELIPSE E3 NO SISTEMA DE CARREGAMENTO DE GASOLINA E SOLVENTE DO POLO PETROQUÍMICO DE TRIUNFO-RS

APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO ELIPSE E3 NO SISTEMA DE CARREGAMENTO DE GASOLINA E SOLVENTE DO POLO PETROQUÍMICO DE TRIUNFO-RS APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO ELIPSE E3 NO SISTEMA DE CARREGAMENTO DE GASOLINA E SOLVENTE DO POLO PETROQUÍMICO DE TRIUNFO-RS Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicação da Elipse Software Necessidade Figura

Leia mais

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO

BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO BIBLIOTECA INSTRUMENTAÇÃO Nome do arquivo: INST.lib (biblioteca) Versão: 1.0 Última atualização: LIB 27/06/2013 DOC 27/06/2013 1. INTRODUÇÃO A norma ANSI/ISA-S5.1 1984 (R1992) Instrumentation Symbols and

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Aplicado a Automação Industrial Nelson Chimentão Júnior 09/17/2013 Título Automação do Slide Aplicada

Leia mais

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65 Manual Apresentação DGA21 Sistema Fixo com Supervisório para Detecção de Gases Nocivos e Amônia foi desenvolvido para atender

Leia mais

Benefícios de um CLP:

Benefícios de um CLP: Benefícios de um CLP: a) Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou de reparos em falhas que venham a ocorrer durante a sua operação. b) Ser instalado em cabines

Leia mais

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6457 - Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. O Que é Eletrônica... 24 1.1.1. Para que Serve o Técnico Eletrônico... 24 1.1.2.

Leia mais

P&ID - Piping & Instrument Diagram

P&ID - Piping & Instrument Diagram P&ID - Piping & Instrument Diagram Fluxograma de Engenharia Leitura e interpretação de Fluxogramas e Diagramas de Processo Muitos de nós podemos nos lembrar de experiências na infância, quando se desenhavam

Leia mais

PÁGINA HTML DISPONÍVEL O CCK 6700E disponibiliza através de uma página HTML as principais informações da entrada de energia;

PÁGINA HTML DISPONÍVEL O CCK 6700E disponibiliza através de uma página HTML as principais informações da entrada de energia; CCK 6700E Gerenciador de Energia Multifuncional GERENCIAMENTO DE ENERGIA - MEDIÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA - CONSUMIDORES LIVRES E CATIVOS -Duas portas de comunicação com medidores de concessionária com

Leia mais

Laboratório 2: Introdução à Planta didática MPS-PA Estação Compacta da Festo

Laboratório 2: Introdução à Planta didática MPS-PA Estação Compacta da Festo Laboratório 2: Introdução à Planta didática MPS-PA Estação Compacta da Festo Objetivos: Estudo dirigido da estação compacta da Festo para experimentos em controle de processos. Além da familiarização com

Leia mais

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga

3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga 1 3.ª Prática Controle (PID) de Vazão na Bancada da Bomba Centrífuga OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Vazão na bancada da bomba centrífuga. DATA: / /. Nome dos alunos: São Paulo - 2016 Prof. Dr.

Leia mais

TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIRO DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIRO DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIRO DE DAMAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA:

Leia mais

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG

ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG ANEXO: ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFCG I. CONTEÚDOS BÁSICOS (Carga horária de 1740 horas) 1.1 - FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (Carga horária: 1425 horas) 1.1.1 - MATEMÁTICA

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

Transmissores e Atuadores ou Elemento Final de Controle. Prof. Jomar T. Gontijo

Transmissores e Atuadores ou Elemento Final de Controle. Prof. Jomar T. Gontijo Transmissores e Atuadores ou Elemento Final de Controle Prof. Jomar T. Gontijo Classificação por Função Os instrumentos podem estar interligados entre si para realizar uma determinada tarefa nos processos

Leia mais

Sem data Sheet online FLOWSIC30 MEDIDOR DE GÁS

Sem data Sheet online FLOWSIC30 MEDIDOR DE GÁS Sem data Sheet online FLOWSIC30 A B C D E F H I J K L M N O P Q R S T Informações do pedido Tipo FLOWSIC30 Nº de artigo A pedido As especificações de dispositivo e os dados de desempenho exatos do produto

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO, CONTROLE DE NÍVEL E SUPERVISÃO DE UM RESERVATÓRIO DE 1m 3 PARA UMA VAZÃO CONSTANTE DE ALIMENTAÇÃO

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO, CONTROLE DE NÍVEL E SUPERVISÃO DE UM RESERVATÓRIO DE 1m 3 PARA UMA VAZÃO CONSTANTE DE ALIMENTAÇÃO PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO, CONTROLE DE NÍVEL E SUPERVISÃO DE UM RESERVATÓRIO DE 1m 3 PARA UMA VAZÃO CONSTANTE DE ALIMENTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. DESCRIÇÃO GERAL DO PROCESSO O sistema destina-se

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 3 2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 2.1 DESCRIÇÃO DO TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR O trocador de calor feixe tubular [5] instalado na planta piloto da Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia

Leia mais

CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Automação?

CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Automação? CONCEITOS E DEFINIÇÕES Automação? CONCEITOS E DEFINIÇÕES Ponto de vista mercadológico O termo automação foi introduzido nos anos 60 como apelo de marketing aos novos produtos então lançados. CONCEITOS

Leia mais

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos

Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos 107484 Controle de Processos Aula: Introdução ao controle de processos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti

Leia mais

ELT030 Instrumentação 1

ELT030 Instrumentação 1 ELT030 Instrumentação Universidade Federal de Itajubá Engenharia Eletrônica Sensores Inteligentes ELT030 Instrumentação 1 Transmissor eletrônico Um transdutor converte uma grandeza física qualquer para

Leia mais

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo Catalogo de requisitos - Processo Seletivo 006-01-2016 HABILITAÇÃO COMPONENTE TITULAÇÃO Informática Redes de Comunicação de Dados Administração de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de

Leia mais

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62)

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62) Manual DETECTOR NH3 1 APRESENTAÇÃO PHANTOM 2000 Sistema Detector Digital de NH3 foi desenvolvido para atender a NR 36 promovendo assim a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades

Leia mais

TRI TRILHAS. Telecomunicações. Eletrônica. Sistemas de Potência e Energia 100% COMPARTILHADO. Engenharia. Engenharia. de Produção.

TRI TRILHAS. Telecomunicações. Eletrônica. Sistemas de Potência e Energia 100% COMPARTILHADO. Engenharia. Engenharia. de Produção. Biomédica da Computação Elétrica de Produção Ambiental De 45 a 85% de compartilhamento de disciplinas Módulo Fundamentos 100% COMPARTILHADO Módulo Básico Comum à todas as s Civil Química de Alimentos TRI

Leia mais

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS.

ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. ANEXO AO COMUNICADO: LISTA DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS ICMS. Abrangência: indústria de processamento eletrônico de dados, inclusive de produtos fabricados de acordo com

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira

ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO É NECESSÁRIO MEDIR E CONTROLAR VARIÁVEIS EM UM PROCESSO INDUSTRIAL

Leia mais

Mini Chiller Linha Ice Control Mini Chiller compactos com condensação a AR

Mini Chiller Linha Ice Control Mini Chiller compactos com condensação a AR Mini Chiller Linha Ice Control Mini Chiller compactos com condensação a AR A linha de Unidades trocadora de CALOR (MGA ) Ice Control é uma solução econômica e compacta desenvolvida para atender diversas

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Viviane Olive Leonardo Souza SYNAPSIS BRASIL LTDA SYNAPSIS BRASIL LTDA volive@synapsis-it.com

Leia mais

Urgência e tecnologia:

Urgência e tecnologia: Urgência e tecnologia: Preceitos que fazem da Allpresse a única empresa capacitada à fabricação de máquinas injetoras de alumínio no Brasil. A Allpresse surge como a única empresa nacional tecnologicamente

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL D. E. S. Ferreira 1, J. E. S. Santos 2 RESUMO: Com evolução tecnológica e a popularização de sistemas microprocessados tornase atrativo o uso de tecnologias relacionadas

Leia mais

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS 1. INTRODUÇÃO 1.1 Histórico Durante a década de 50 os dispositivos eletromecânicos foram os únicos recursos disponíveis para se efetuarem controles lógicos tanto em nível

Leia mais

Válvulas Proporcionais

Válvulas Proporcionais Válvulas Proporcionais 14662121 Info 159 Desempenho dinâmico com a tecnologia proporcional Compacta, versátil, modular Válvula reguladora de pressão proporcional Tipo MPPE-...-B Função de regulagem de

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou elemento primário, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento dos

Leia mais

Natureza - OBRIGTEÓRICA

Natureza - OBRIGTEÓRICA 1 de 5 01 CON101 - Algorítmos e Programação - Ativa desde: CON102 - Cálculo I - Ativa desde: 16/11/2007 CON103 - Comunicação e Produção Técnico-Científica - Ativa desde: 16/11/2007 CON104 - Expressão Gráfica

Leia mais

DELCOS XL Tecnologia Touch Screen Última Tecnologia em Painel Eletrônico Para Compressores de Parafuso Estacionários

DELCOS XL Tecnologia Touch Screen Última Tecnologia em Painel Eletrônico Para Compressores de Parafuso Estacionários DELCOS XL Tecnologia Touch Screen Última Tecnologia em Painel Eletrônico Para Compressores de Parafuso Estacionários DELCOS XL painel eletronico usado nos compressores L30 - L132 e L30RS - L132RS. DELCOS

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Aspectos Gerais de Instrumentos Parte I

Aspectos Gerais de Instrumentos Parte I PTC3421 Instrumentação Industrial Aspectos Gerais de Instrumentos Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES Instrumentos Típicos Um instrumento pode ter uma ou (usualmente) várias das funções abaixo. 1. SENSOR

Leia mais

SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS

SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS BROCHURE VENTURES SMART ASSET CONTROL SOLUTION OTIMIZANDO A UTILIZAÇÃO DE ATIVOS MÓVEIS PARA MELHORES RESULTADOS O DESAFIO DO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS Com o desafio econômico atual e a alta concorrência,

Leia mais

No ANEXO I - Áreas, Habilitação, Temas e Vagas, onde se lê:

No ANEXO I - Áreas, Habilitação, Temas e Vagas, onde se lê: RETIFICAÇÃO Nº 1 - EDITAL Nº 13/2011 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Campus Formiga O EDITAL nº 13 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2011 Concurso Público de Provas e Títulos Publicado no DOU nº213, de 07 de novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Profª Danielle Casillo Eu: Professora da UFERSA desde 2009.2 Antes disso: Estava terminando meu doutorado (UFRN Engenharia Elétrica

Leia mais

TVP. Manual de Instruções. MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Deslocamento Positivo TECNOFLUID

TVP. Manual de Instruções. MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Deslocamento Positivo TECNOFLUID Português TVP MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Deslocamento Positivo Manual de Instruções Leia este manual atentamente antes de iniciar a operação do seu aparelho. Guarde-o para futuras consultas. Anote o modelo

Leia mais

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação

Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Normas de Instrumentação Industrial: Simbologia e Identificação Heitor Medeiros Florencio Objetivos da aula

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

CCK 6700E. Gerenciador de Energia Multifuncional

CCK 6700E. Gerenciador de Energia Multifuncional CCK 6700E Gerenciador de Energia Multifuncional CCK Automação - Catálogo - CCK 6700E - 2 DESCRIÇÃO GERENCIAMENTO DE ENERGIA - MEDIÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA CONSUMIDORES LIVRES E CATIVOS -Duas portas de

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I CIÊNCIAS DO AMBIENTE ÉTICA E CIDADANIA I FÍSICA GERAL I GEOMETRINALÍTICA E VETORES FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I DESENHO TÉCNICO I GEOMETRIA

Leia mais

A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle.

A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle. www.iesa.com.br 1 Introdução A Instrumentação pode ser definida como a arte e ciência da medição e controle. Instrumento é qualquer dispositivo, ou conjunto de dispositivos, utilizado com a finalidade

Leia mais

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia

Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Soluções Tecnológicas S.A. Visão de futuro dos sistemas informatizados nas grandes empresas distribuidoras de energia Belo Horizonte, 14 de julho de 2017 Visão de futuro dos sistemas nas grandes empresas

Leia mais

MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO

MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO UFC MANEJO AUTOMATIZADO DA IRRIGAÇÃO ADUNIAS DOS SANTOS TEIXEIRA adunias@ufc.br INTRODUÇÃO AUTOMAÇÃO: CONCEITOS SENSORES ATUADORES CONTROLE MALHA ABERTA MALHA FECHADA ALGORITMOS DE CONTROLE SENSORES TENSIÔMETRO

Leia mais

Norma ISA D5.1. Adrielle de Carvalho Santana

Norma ISA D5.1. Adrielle de Carvalho Santana Norma ISA D5.1 Adrielle de Carvalho Santana Norma ISA D5.1 Estabelecida pela International Society of Automation (ISA) a ISA D5.1 padroniza os símbolos gráficos e codificação para identificação alfanumérica

Leia mais

Instrumentos Analógicos e Digitais

Instrumentos Analógicos e Digitais Instrumentos Analógicos e Digitais Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Processadores II Prof. Juliano Benfica TRABALHO FINAL SMART HOME DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes

Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes Sistema de Controle Um sistema de controle é realizado por meio de hardware e software. Este sistema processa os sinais de entrada e converte estes sinais em uma ação ao qual foi programado. O software

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Controladores programáveis de motores enrolados em série Modelos 1204M / 1205M / 1209M / 1221M

Controladores programáveis de motores enrolados em série Modelos 1204M / 1205M / 1209M / 1221M Controladores de motores Controladores programáveis de motores enrolados em série Modelos 1204M / 1205M / 1209M / 1221M 1205M www.curtisinstruments.com 1 Os modelos Curtis 1204M/1205M/1209M/1221M fornecem

Leia mais

VVP10-P POSICIONADOR DE VÁLVULAS PROFIBUS PA. Alto Desempenho, Compacto, Alta Robustez em Condições Severas* Tecnologia de Bobina Eletrônica

VVP10-P POSICIONADOR DE VÁLVULAS PROFIBUS PA. Alto Desempenho, Compacto, Alta Robustez em Condições Severas* Tecnologia de Bobina Eletrônica VVP10-P POSICIONADOR DE VÁLVULAS PROFIBUS PA *Com Qualidade do Ar de Instrumentação. Alto Desempenho, Compacto, Alta Robustez em Condições Severas* Tecnologia de Bobina Eletrônica Sensor de Posição sem

Leia mais