Aula Gratuita EBSERH.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Gratuita EBSERH. www.editorasanar.com.br"

Transcrição

1 1 2 Aula Gratuita EBSERH

2 2 Olá, concurseiros(as)! Neste Ebook-Aula GRATUITO, preparamos algo inovador. Abordamos exclusivamente a disciplina Língua Portuguesa com questões de concursos comentadas alternativa por alternativa (incluindo as falsas). Acreditamos que esse recurso é um diferencial para o aprendizado e aprovação. Este Ebook-Aula é composto por trechos do livro Língua Portuguesa para Concursos (com foco na Saúde), lançado recentemente pela Editora Sanar. Para saber mais sobre o livro, clique na imagem abaixo. Aproveite! Bons estudos!

3 3 1. (PREFEITURA DE CAMPINAS SP 2013) De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às regras de colocação pronominal, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Ninguém negou-se a prestar socorro às vítimas. (B) Campinas é um lugar onde me sinto bem. (C) Os testes realizar-se-ão em duas diferentes etapas. (D) Avisem-me se os planos forem mudados. Alternativa A VERDADEIRA - na frase A o emprego do pronome oblíquo está errado porque todo pronome indefinido atrai o pronome oblíquo, exigindo a próclise. A frase correta seria Ninguém se negou a prestar socorro às vítimas. Alternativa B FALSA - os pronomes relativos, nesse caso onde atrai o pronome oblíquo para antes do verbo exigindo a próclise, por isso a frase está correta. Alternativa C FALSA - Não se pode iniciar período com pronome oblíquo e nesse caso a mesóclise é exigida por se tratar de uma forma verbal no futuro e sem nenhum termo que atraia o pronome para antes do verbo, por isso a frase está correta. Alternativa D FALSA - Assim como na alternativa anterior não se pode iniciar período com pronome oblíquo, por isso a frase está correta com a ênclise. (CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA CETRO ) 2. Nas orações abaixo, os pronomes estão empregados em próclise. Assinale a alternativa em que esse emprego esteja incorreto. (A) Nada a deixa feliz. (B) Ninguém o abandonou, foi ele que se isolou. (C) Mesmo que se aborreça, é melhor ele saber a verdade. (D) Fique tranquilo, garanto que lhe entrego o documento pessoalmente. (E) Me enviarão o material por SEDEX.

4 4 Alternativa E VERDADEIRA a frase está incorreta porque não se começa frase com pronomes oblíquos; nesse caso emprega-se a ênclise, ou seja, o pronome oblíquo depois do verbo. Alternativa A FALSA a frase está correta porque todo pronome indefinido atrai o pronome oblíquo antes do verbo exigindo a próclise. Alternativa B FALSA - a frase está correta porque todo pronome indefinido atrai o pronome oblíquo antes do verbo exigindo a próclise. Alternativa C FALSA a frase está correta porque as conjunções subordinativas, nesse caso adverbial concessiva, atraem o pronome oblíquo para antes do verbo exigindo a próclise. Alternativa D FALSA - a frase está correta porque as conjunções subordinativas nesse caso, conjunção integrante - atraem o pronome oblíquo para antes do verbo exigindo a próclise. PREFEITURA MUNICIPAL DE MARQUINHO 2014 instituto brasil 3) Assinale a alternativa em que ocorre ERRO na colocação do pronome sublinhado. a) Sempre me disse que me amava muito. b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo. c) Diria-lhe toda a verdade, se dissesse-me por que não compareceu ao julgamento. d) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível. e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais. Alternativa C VERDADEIRA nessa alternativa há um erro de colocação pronominal uma vez que os futuros tanto do presente quanto do pretérito do indicativo exigem a mesóclise. E as conjunções subordinativas a traem o pronome oblíquo exigindo a próclise. A frase correta seria Dir-lhe-ia toda a verdade, se me dissesse por que não compareceu ao julgamento.

5 5 Alternativa A FALSA - o pronome está corretamente colocado. Os advérbios atraem os pronomes oblíquos exigindo a próclise. Alternativa B FALSA Não se inicia frase com pronome oblíquo e, além disso, o gerúndio quando não precedido da preposição EM, exige a ênclise. Alternativa D FALSA o gerúndio quando precedido da preposição EM exige a próclise. Alternativa E FALSA os pronomes indefinidos atraem os pronomes oblíquos exigindo a próclise. ASSISTENTE SOCIAL - MPE/RO FUNCAB ) De acordo com a norma culta da língua, assinale a opção correta quanto à colocação pronominal. A) Esperemos, agora, que resolvam-se todos os problemas. B) Ninguém preparou-se devidamente para aquela situação. C) Perceber-se-ia uma nova atmosfera na sala de reuniões. D) Nunca divulgou-se uma notícia como essa. E) Não constituir-se-á advogado. Alternativa C VERDADEIRA com o futuro de presente e o futuro do pretérito do indicativo, se não houver nenhum termo que exija a próclise, o pronome oblíquo estará mesoclítico. Alternativa A FALSA todo QUE atrai o pronome oblíquo; nesse caso é uma conjunção subordinativa (que também atrai o pronome oblíquo) e a frase correta seria Esperemos, agora, que se resolvam todos os problemas. Alternativa B FALSA os pronomes indefinidos atraem os pronomes oblíquos exigindo a próclise. A frase correta seria Ninguém se preparou devidamente para aquela situação. Alternativa D FALSA as palavras de valor negativo como o advérbio atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise. Alternativa E FALSA - as palavras de valor negativo como o advérbio atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise.

6 6 (NUTRICIONISTA I - PREF. SETE LAGOAS/MG FUMARC 2013) 5. Considere as seguintes frases: I. A pesquisadora Barbara Peccei Szaniecki, em Cartazes Políticos da Contemporaneidade, chega a usar o termo "Carnaval" para referir-se às manifestações. II. Para tanto, não raro se valeram da sátira e da paródia para referenciar aquilo a que respondiam. Em relação aos verbos, os pronomes átonos podem situar-se em três posições: próclise, mesóclise e ênclise. Nas frases abaixo, estão sendo utilizados, respectivamente: a) Ênclise e próclise. b) Próclise e mesóclise. c) Próclise e ênclise. d) Mesóclise e ênclise. Alternativa A VERDADEIRA a ênclise acontece quando o pronome oblíquo átono está depois do verbo; a próclise acontece quando o pronome oblíquo está antes do verbo. Obs.: A mesóclise acontece quando o pronome oblíquo átono está no meio dos verbos ou no futuro de presente ou no futuro do pretérito do indicativo. (MEDICO DO TRABALHO TRANSPETRO 2011 CESGRANRIO) 6. A colocação do pronome átono destacado está INCORRETA em: a) Quando se tem dúvida, é necessário refletir mais a respeito. b) Tudo se disse e nada ficou acordado. c) Disse que, por vezes, temos equivocado nos nesse assunto. d) Alguém nos informará o valor do prêmio. e) Não devemos preocupar-nos tanto com ela.

7 7 Alternativa C VERDADEIRA a colocação pronominal está equivocada nessa alternativa uma vez que a forma verbal no particípio não aceita a ênclise. Alternativa A FALSA a colocação pronominal está correta nessa frase, porque as conjunções subordinativas atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise. Alternativa B FALSA a colocação pronominal está correta nessa frase porque, os pronomes indefinidos atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise. Alternativa D FALSA - a colocação pronominal está correta nessa frase porque, os pronomes indefinidos atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise. Alternativa E FALSA - a colocação pronominal está correta nessa frase porque, numa locução verbal, estando o verbo principal no infinitivo, o pronome oblíquo pode situar-se nas três posições. (ASS. EM SAÚDE - TÉCNICO DE ENFERMAGEM - SES/PE - UPENET/IAUPE 2014) 07. No trecho O voto não é um gesto único, mas estende-se por todo o mandato., o pronome oblíquo átono SE encontra-se depois do verbo, resultando em uma ênclise. Qual alternativa abaixo apresenta ERRO quanto à Colocação Pronominal? a) Nunca o vi solicitando voto. b) Vê-lo-ei realizando todas as promessas de campanha. c) Deus abençoe-os, candidatos vencedores das últimas eleições! d) Quando se terá a certeza do cumprimento das promessas feitas pelos candidatos? e) Ontem me decepcionei com as notícias que circularam sobre a Petrobras.

8 8 Alternativa C VERDADEIRA Esse frase, quanto à colocação pronominal, está equivocada uma vez que nas frases optativas, ou seja, aquelas que exprimem desejo, ocorre sempre a próclise. Alternativa A FALSA os advérbios atraem o pronome obliquo para antes do verbo exigindo a próclise, por isso a frase está correta. Alternativa B FALSA com o futuro de presente e o futuro do pretérito do indicativo, se não houver nenhum termo que exija a próclise, o pronome oblíquo estará mesoclítico. Alternativa D FALSA - a colocação pronominal está correta nessa frase, porque as conjunções subordinativas atraem o pronome oblíquo exigindo a próclise. Alternativa E FALSA - os advérbios atraem o pronome obliquo para antes do verbo exigindo a próclise, por isso a frase está correta. (MÉDICO LEGISTA POLÍCIA CIVIL SE 2014) 8 - Ao substituir o objeto direto pelo pronome pessoal átono, procede-se corretamente quanto à colocação desse pronome em: a) vendem exibicionismo, exclusão (do outro), transgressão e barato. / os vendem b)...de que o uso de drogas vai prejudicar sua vida... / vai a prejudicar c)...não vendem as vantagens legais de andar de automóvel. / vendem-nas d)...não aproveita nem metade das forças a sua disposição... / aproveita-a e)...aumentando os lucros e o poder paralelo dos traficantes... / aumentandoos. Alternativa E quando a forma verbal termina com vogal ou ditongo, o pronome oblíquo que exerce a função de objeto direto não sofre mudança, logo aumentando os lucros = aumentando-os. Alternativa A FALSA - quando a forma verbal termina com M ou TIL, ao pronome oblíquo é acrescentada a letra N vendem-no.

9 9 Alternativa B FALSA quando a forma verbal termina com R, S ou Z, essas consoantes caem e emprega-se o pronome oblíquo com L ; vai prejudicá-la (a forma verbal obedece às regras de acentuação das oxítonas terminadas em A). Alternativa C FALSA nesse caso, há uma palavra que exige a proximidade do pronome oblíquo (advérbio de negação) exigindo a próclise não a vendem. Alternativa D FALSA - nesse caso, há uma palavra que exige a proximidade do pronome oblíquo (advérbio de negação) exigindo a próclise não a aproveita. (ASSISTENTE SOCIAL PREF. BELA VISTA MG 2014 GESTÃO DE CONCURSOS) 9. Assinale a alternativa em que o pronome pessoal usado para substituir a expressão sublinhada foi selecionado e colocado CORRETAMENTE a) O que você faria se tivesse nas mãos uma máquina capaz de fazer milhões de cálculos por segundo? O que você faria se tivesse ela nas mãos? b) Hoje em dia, a reação mais natural parece ser apontar a máquina para o próprio rosto. Hoje em dia, a reação mais natural parece ser apontar-lhe para o próprio rosto. c) Boas ações estimulam essas mesmas partes do cérebro. Boas ações estimulam-nas. d) Os valores são decisivos para determinar o grau de importância que damos aos outros. Os valores são decisivos para determinar o grau de importância que damos-lhes. Alternativa C VERDAEIRA - quando a forma verbal termina com M ou TIL, ao pronome oblíquo é acrescentada a letra N estimulam-nas. Alternativa A FALSA O que você faria se a tivesse nas mãos. O pronome oblíquo exerce a função sintática de objeto direto e é atraído pela conjunção subordinativa SE exigindo a próclise. Os pronomes pessoais do caso reto exercem a função sintática de sujeito.

10 10 Alternativa B FALSA - Hoje em dia, a reação mais natural parece ser apontála para o próprio rosto. O pronome oblíquo lhe exerce a função sintática de objeto indireto, logo não pode substituir um objeto direto. Alternativa D FALSA - O pronome obliquo, nesse caso, está equivocadamente colocado, uma vez que o que atrai o pronome exigindo a próclise e o lhe está empregado corretamente por ser um objeto indireto e substitui pessoa. (ANALISTA JUDICIÁRIO ENFERMAGEM FCC TJ AP) que enfrentava no Olimpo o deus da guerra...questionar a desigualdade entre os indivíduos......um símbolo atravessou os séculos... Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em: a) o enfrentava questionar-lhe atravessou-lhes b) enfrentava-lhe a questionar os atravessou c) lhe enfrentava a questionar lhes atravessou d) o enfrentava questioná-la atravessou-os e) enfrentava-lhe questioná-la os atravessou Alternativa D VERDADEIRA Os pronome oblíquos podem desempenhar várias funções sintáticas; o, a,os, as podem ser objetos diretos e lhe, lhes podem ser objetos indiretos. O QUE atrai o pronome oblíquo, logo a substituição seria... que o enfrentava... porque o deus da guerra é um objeto direto; quando os verbos terminam em R,S ou Z caem essas consoantes e ao pronome oblíquo acrescenta-se o L questioná-la; quando os verbos terminam em vogal ou ditongo, não há mudança nos oblíquos de terceira pessoa atravessou-os.

11 O que você achou deste Ebook-Aula? 11 Todo o conteúdo faz parte do livro Língua Portuguesa para Concursos (com foco na Saúde). Caso deseje ter acesso a mais questões comentadas e resumos de TODOS os assuntos, basta clicar no link abaixo e garantir seu exemplar! Ou confira nosso Curso Online Completo de Língua Portuguesa para Concursos na Saúde clicando na imagem a seguir. Muito obrigado e até a próxima!

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase.

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Raquel Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes)

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... 15

Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... 15 Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 15 QUESTÕES... 15 1. (MPF Procurador da República 27º Concurso)... 15 2. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 17

Leia mais

PREFÁCIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES...

PREFÁCIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... SUMÁRIO PREFÁCIO... 13 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 15 QUESTÕES... 17 1. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 17 2. (TJ RS Juiz Estadual RS 2012)... 18 3. (FCC Procurador do Estado

Leia mais

COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO

COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO ÁTONO Próclise É a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas:

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 2 PESSOAS... 43

SUMÁRIO CAPÍTULO 2 PESSOAS... 43 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 19 QUESTÕES... 19 1. (MPF Procurador da República 27º Concurso)... 19 2. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 21 3. (TJ RS Juiz Estadual RS

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal Bárbara da Silva Português Aula 9 Colocação pronominal A colocação pronominal observa o posicionamento dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Colocação Pronominal. Professor Arthur Scandelari. Português Colocação Pronominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A posição do pronome se destacado atende às exigências

Leia mais

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo: Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões objetivas 05 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 05 QUESTÕES

Leia mais

Aula Gratuita.

Aula Gratuita. 1 Aula Gratuita 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook- Aula, preparamos algo inovador. Abordamos o assunto Psicologia Comunitária com

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS Me Te Se, lhe, o, a Nos Vos Se, lhes, os, as LEMBRANDO... Verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

colocação do pronome antes do verbo.

colocação do pronome antes do verbo. Colocação Pronominal Aprenda a aplicá-la corretamente! Professor Lucas gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL A colocação pronominal está diretamente ligada à posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam em

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRÓCLISE 1. Palavras de sentido negativo não, nunca, jamais, nada, nenhum, nem, ninguém Estrutura: Palavra negativa + Pronome oblíquo + Verbo Ele não

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada

Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se

Leia mais

Língua Portuguesa. (Adaptado de "O Estado de São Paulo", 22/08/93)

Língua Portuguesa. (Adaptado de O Estado de São Paulo, 22/08/93) Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o enunciado: Língua Portuguesa "A Polícia Federal

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

AULA Nº 1 TCE PORTUGUÊS. Pronomes Pessoais, Relativos, Demonstrativos, Conjunções e Verbos. Professor Junia Andrade.

AULA Nº 1 TCE PORTUGUÊS. Pronomes Pessoais, Relativos, Demonstrativos, Conjunções e Verbos. Professor Junia Andrade. AULA Nº 1 Pronomes Pessoais, Relativos, Demonstrativos, Conjunções e Verbos Professor Junia Andrade PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br Pronomes pessoais a) Pronomes retos: eu, tu, ele/a, nós, vós,

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Texto. Conquistando um coração. 1. Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido 2. conquistar o nosso, é preciso que ele já

Leia mais

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as. 1- PRÓCLISE - quando o pronome está antes do verbo Usa-se a próclise

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

Emprego dos Pronomes Pessoais Prof. Alexandre Luz Caso Reto Oblíquos Átonos Oblíquos Tônicos 1ª pessoa (singular) eu me mim, comigo 2ª pessoa (singular) tu te ti, contigo 3ª pessoa (singular) ele, ela

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni. e-tec Brasil Redação e Expressão Oral

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni. e-tec Brasil Redação e Expressão Oral 8 COLOCAÇÃO PRONOMINAL Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni e-tec Brasil Redação e Expressão Oral Meta Demonstrar a aplicação e a colocação dos pronomes em uma frase. Objetivo Ao final do estudo desta aula,

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Como Criar Seu Primeiro Negócio 100% Digital

Como Criar Seu Primeiro Negócio 100% Digital 1 2 Por Tiago Bastos Como Criar Seu Primeiro Negócio 100% Digital Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa Seu Primeiro Negócio Digital" não pode fazer garantias sobre

Leia mais

IBGE / FGV Gramática

IBGE / FGV Gramática GRAN ONLINE IBGE / FGV Gramática Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal COLOCAÇÃO PRONOMINAL A colocação pronominal é a parte da gramática normativa que determina qual deve ser a posição ocupada pelos pronomes oblíquos em relação aos verbos, a depender do contexto sintático

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento

Leia mais

Bem vindo à loja Materiais de Português

Bem vindo à loja Materiais de Português Bem vindo à loja Materiais de Português Este material é um demonstrativo que contém algumas páginas da Apostila de Regência. Caso queira adquirir o material completo, você pode realizar uma compra na loja.

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA Ao escolher o Tipo de Certidão Simplificada, será exibida uma lista com o tipo da simplificada a ser escolhida. A tabela de preços vale para ambas opções. Selecione

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde.

O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde. Olá! O Planserv preparou essa cartilha para que você, beneficiário(a), conheça melhor a sua assistência à saúde. Aqui estão contidas as informações básicas para que você possa usufruir de tudo que o Planserv

Leia mais

Dificuldades da Língua Portuguesa

Dificuldades da Língua Portuguesa Dificuldades da Língua Portuguesa 1. A / há Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo. 2.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

Língua Portuguesa. O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas.

Língua Portuguesa. O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas. Língua Portuguesa O texto abaixo serve de base para as questões de 16 a 20. Leia-o atentamente. Depois, responda às perguntas. O rápido e grande avanço observado no ambiente da produção, por meio do surgimento

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TRF 1ª REGIÃO) A respeito dos aspectos linguísticos do texto 4A2AAA, julgue o item que se segue. O termo bens

Leia mais

Manual Para Peticionamento Online

Manual Para Peticionamento Online Manual Para Peticionamento Online 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv). 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS:

PONTO DOS CONCURSOS CURSO DE DIREITO ELEITORAL TRE/AP 4º Simulado de Direito Eleitoral p/ TRE-AMAPÁ! PROFESSOR: RICARDO GOMES AVISOS: AVISOS: Estamos ministrando os seguintes CURSOS: DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA (TEORIA E EXERCÍCIOS) DIREITO ELEITORAL P/ O TSE - ANALISTA E TÉCNICO ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

Analise as afirmativas feitas sobre o texto.

Analise as afirmativas feitas sobre o texto. Caros alunos A FEPESE não surpreendeu e elaborou uma prova relativamente fácil, repetindo seu estilo tradicional (e muito conservador) de explorar os conteúdos da língua portuguesa. Abordou os básicos

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO 1. 2016 FGV MRE Oficial de Chancelaria Um dos processos conhecidos de formação de palavras em Português é a chamada derivação imprópria, marcada pela criação de uma nova palavra pela

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

2 - CEPERJ DEGASE - Auxiliar Administrativo...às duas e tantas da madrugada... a frase correta quanto à necessidade de uso do sinal

2 - CEPERJ DEGASE - Auxiliar Administrativo...às duas e tantas da madrugada... a frase correta quanto à necessidade de uso do sinal QUESTÕES - CRASE 4 1 - CEPERJ 2011 - Secretaria de Educação de Educação de Belford Roxo Professor II 1º. ao 5º. Ano No segmento...acordava às sete horas da manhã... (l. 13), o acento indicativo de crase

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE CARMELO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE CARMELO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2010 COMUNICADO OFICIAL N.º 003, DE 10 DE JUNHO DE 2010. RESPOSTA DOS RECURSOS: GABARITO OFICIAL A Prefeitura Municipal de Monte Carmelo MG e a Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda.

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

Tomada de Preços nº 01/2016. Questionamentos

Tomada de Preços nº 01/2016. Questionamentos Tomada de Preços nº 01/2016 Questionamentos 1) Eu entendo que há o risco de existir confusão, dado que algumas agências certamente trabalharão com o valor de R$ 480 mil. Peço, então, uma orientação clara:

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS

Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS Informática para concursos PLANILHAS ELETRÔNICAS FÓRMULAS CRF RO FUNCAB 1) Em Excel, os símbolos +, -, * e /, são operadores: a) lógicos. b) de comparação. c) de referência. d) aritméticos. e) relativos.

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

Português. Orações Subordinadas Adverbiais: Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva e Condicional. Professor Arthur Scandelari

Português. Orações Subordinadas Adverbiais: Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva e Condicional. Professor Arthur Scandelari Português Orações Subordinadas Adverbiais: Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva e Condicional Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS via Controle Acadêmico de Graduação-CAGr 1º Passo: Acesso ao CAGr. 1. Acesse o CAGr por meio da página do Campus Araranguá em estudante.ufsc.br >graduação>

Leia mais

PRONOMES. nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo).

PRONOMES. nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo). PRONOMES PRONOMES Palavra usada em lugar de um substantivo ou nome para designar pessoas ou coisas (pronome substantivo) ou o acompanha para esclarecer-lhe o significado (pronome adjetivo). Pronomes Pronome

Leia mais

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM:

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM: O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito e a Coordenação de Direito da Faculdade Católica de Rondônia - FCR RESOLVEM: Estabelecer as normas inerentes à realização de atividade simulada, doravante

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O concurso do TCM RJ está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que pode cair na prova!! Sou o professor

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FORMIGUEIRO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FORMIGUEIRO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 EDITAL N 010 - RESULTADO DOS RECURSOS PREFEITURA DO MUNICIPIO DE FORMIGUEIRO, Estado do Rio Grande do Sul, através do Prefeito Gildo Benjamin Bortolotto, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 4 Rio Grande do Sul FCC 2015... 19 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada em 2014)... 20 3.3. RECEITA

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Português 7 Prof.ª Mara Gonçalves ANS. Português 7. Se você quer o arco-íris, você tem que suportar a chuva. (Dolly Parton)

Português 7 Prof.ª Mara Gonçalves ANS. Português 7. Se você quer o arco-íris, você tem que suportar a chuva. (Dolly Parton) ANS Português 7 Se você quer o arco-íris, você tem que suportar a chuva. (Dolly Parton) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 FUNÇÕES MORFOLÓGICAS E SINTÁTICAS DAS PALAVRAS QUE E SE Valores Morfológicos

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais