Sobre o IEL. Nossa Missão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre o IEL. Nossa Missão"

Transcrição

1 Regulamento 2015

2 Sobre o IEL O IEL apoia o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial, identifica jovens talentos em programas de estágio, especialmente voltados às necessidades das empresas, oferece cursos de formação para dirigentes empresariais, estimula a gestão da inovação na indústria e promove a interação entre empresas e centros de conhecimento e de novas tecnologias. Nossa Missão Promover o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento, contribuindo para a competitividade da indústria brasileira. Presença Nacional Com 100 unidades localizadas em todo o território nacional, o IEL implementa soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada empresa e cadeia de valor.

3 Sumário 1. PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO POR QUE PARTICIPAR CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO ETAPA REGIONAL ETAPA NACIONAL SIGILO DAS INFORMAÇÕES DISPOSIÇÕES GERAIS...18 ANEXOS...19

4 1. Prêmio IEL de Estágio O Prêmio IEL de Estágio foi criado com a finalidade de incentivar as empresas a buscarem excelência em seus Programas de Estágio. A ação parte do entendimento de que preparar estudantes de maneira complementar ao ensino é uma forma altamente eficaz de atrair e reter bons profissionais em uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional, além de ter também uma amplitude social. Em 2015, o IEL amplia seus objetivos na forma de atuar incorporando uma nova metodologia de avaliação e categorização. Como resultado da preocupação em valorizar e reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo ampliará o escopo da premiação, aprimorando o reconhecimento às empresas com melhores práticas, aos estudantes que se destacam em seus estágios e as Instituições de Ensino que apoiam e incentivam o processo. 2. Porque Participar Empresas Reconhecidas: Atraem os melhores estagiários e jovens profissionais; Reduzem gastos com rotatividade; Possuem ambiente de aprendizado e inovação; Destacam-se na sua área de atuação; Ampliam sua evidência nos cenários Estadual e Nacional; Tornam-se referências pela responsabilidade social das ações e disseminação de bons exemplos. Estagiários Reconhecidos: Ganham visibilidade no mercado de trabalho; Colocam a teoria em prática; Somam novas experiências à formação; Compartilham o aprendizado de habilidades e atitudes, complementares à formação acadêmica.

5 Instituições de Ensino Reconhecidas: Atraem novos alunos; Ganham visibilidade no mercado; 3. Categorias de Premiações Empresa Destaque Melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários. Estagiário Destaque Experiência do estagiário no programa ou em um projeto específico. Instituição de Ensino Destaque Acompanhamento e incentivo à prática de estágio durante a formação do estudante. 3.1 Prêmio Empresa Destaque O que é Processo de premiação das melhores práticas e procedimentos organizacionais para garantir a eficácia do processo de estágio. Nesta categoria o foco da avaliação será na gestão das práticas do programa de estágio realizado a partir das evidências apresentadas pela empresa Quem pode participar Empresas públicas, privadas e entidades do terceiro setor que atendam aos requisitos de elegibilidade abaixo listados: Ser legalmente constituída; Possuir Programa de estágio em vigor, desenvolvido e executado em Goiás cumprindo a legislação de estágio e que serão comprovados em relatórios e visitas técnicas realizadas pela Comissão de Avaliação;

6 Ter contrato de prestação de serviço com o IEL e Termo de Compromisso de Estágio (TCE) vigente até Outubro de Apresentar relatório com questionário e evidências conforme item 4.1 deste edital Categoria/Classificação Serão premiadas as empresas que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias micro/pequena, médio, grande porte e Sistema FIEPE. Conforme quadro abaixo: Classificação Empresas Critério de classificação Micro/Pequena Possuir em seu quadro funcional até 99 empregados Média Possuir em seu quadro funcional de 100 a 499 empregados Grande Sistema FIEPE Possuir em seu quadro funcional mais de 500 empregados Instituições do Sistema (SESI, SENAI, Federações, ICQ Brasil e CNI) que desenvolvem programas de gestão de estágio em suas dependências.

7 3.1.4 Itens de avaliação A comissão de avaliação utilizará como critérios técnicos de avaliação os seguintes itens: Critérios Item de avaliação Programa periódico de contratação Metodologia de avaliação dos candidatos Atração Feedback aos candidatos não aprovados Política para a contratação de estagiários com deficiência Parceria com Universidades / Estágio obrigatório Processo de Integração Política de estágio Atribuições e resultados esperados Acompanhamento Desenvolvimento Plano de Capacitação Trilhas de Aprendizagem Acompanhamento de desempenho Práticas de Job Rotation Recrutamento Interno *Contratação de estagiários após término do contrato Clima organizacional Retenção Benefícios concedidos aos estagiários Instalações adequadas à realização do estágio Mudanças implantadas por iniciativa dos estagiários Outras Práticas

8 Todos os itens apresentados encontram-se em consonância com a Lei de Estágio e tendo como base as práticas indicadas pelo Manual de Operações Estágio IEL. A qualidade das evidências apresentadas contará para a avaliação no processo Etapas de Avaliação Relatório: Empresa nos enviará o relatório contendo informações que serão usadas como instrumentos a serem avaliados. (Item 4.1) Visita in Loco: Será feita uma visita pela Comissão Avaliadora Regional, acompanhada de um representante do IEL para apoiar as atividades, avaliando e verificando informações baseadas em critérios a serem seguidos. 3.2 Prêmio Estagiário Destaque O que é Processo de premiação dos estagiários que se destacaram em sua experiência durante o estágio. O foco desta etapa será a perspectiva do estudante sobre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação e os resultados advindos desta experiência Quem pode participar Estudante regularmente matriculado e efetivamente frequentando cursos da educação profissional de nível técnico ou superior; Possuir Termo de Compromisso de Estágio (TCE) firmado com o Sistema IEL em vigência até Outubro de 2015; Apresentar anuência da empresa com relação à imagem organizacional a ser veiculada a partir da participação do estudante e apresentação do projeto (Anexo II); Apresentar relatórios conforme item 4.1 deste edital.

9 3.2.3 Classificação e Categorização Serão premiados os estagiários classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar para essa classificação não haverá categorias Itens de avaliação Critérios Técnicos de Avaliação Critérios Perfil Estagiário Redação do Case Case /Projeto Apresentado Item de avaliação Capacidade de assimilar as rotinas de trabalho Capacidade de sugerir e implantar melhorias Cumprimento das normas e regulamentos Relacionamento interpessoal Senso crítico Domínio da norma padrão da língua portuguesa Compreensão da proposta de redação Seleção e organização das informações Argumentação do texto Solução proposta Criatividade, originalidade Grau de Desafio Aprendizado no processo Benefícios aos envolvidos O foco da avaliação será o relatório apresentado pelos estagiários com relação à sua experiência na rotina de atividades ou em projeto específico no qual teve oportunidade de atuar, no entanto outros critérios serão considerados, a saber: Qualidade dos relatórios atendendo aos requisitos descritos no Anexo IV deste documento e com relação à sua redação; Avaliação do supervisor da empresa com relação aos aspectos comportamentais do estagiário. (Anexo VI).

10 3.2.5 Etapas Avaliação de Relatórios: O estagiário nos enviará o relatório contendo informações que serão usadas como instrumentos a serem avaliados (Anexo IV); Visita in Loco: Será feita uma visita pela Comissão Avaliadora Regional, acompanhada de um representante do IEL para apoiar as atividades, avaliando e verificando informações baseadas em critérios a serem seguidos. Essa etapa é classificatória e eliminatória. 3.3 Instituição de Ensino Destaque O que é Reconhecimento das instituições de ensino superior e técnico que apóiam e incentivam a ampliação da formação do aluno por meio de estágios realizados com a orientação da escola Quem pode participar Instituições de ensino público ou privada, atuantes com educação profissional e/ou educação superior devidamente reconhecida pelo MEC; Possuir convênio firmado com o Sistema IEL; Possuir alunos incluídos em programas de estágio intermediados pelo IEL; Enviar relatórios conforme item 4.1 deste edital Classificação Esta categoria contará ainda com a classificação, a saber: Instituição de Ensino Classificação Educação Profissional - Nível Técnico Educação superior Critério de classificação* Ação de educação integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia, sendo desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por estratégias de educação continuada. Cursos sequenciais de graduação, pós-graduação e extensão por campo de saber ministrado, por universidades públicas ou privadas.

11 *A definição apresentada encontra-se em consonância com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) Itens de avaliação Serão avaliadas as práticas da Instituição de Ensino com relação ao incentivo e apoio ao aprendizado prático dos estudantes por meio do estágio, conforme itens abaixo: Critérios Estrutura e Logística Acompanhamento Incentivo ao aprendizado prático Item de avaliação Estágio não obrigatório no Projeto Pedagógico Política interna de estágio Acompanhamento de atividades Avaliação das instalações Designação de docentes Análise de relatórios Compatibilidade entre estágio com o curso Ações de extensão entre aluno e empresas Envolvimento dos alunos em projetos de apoio às empresas Canais de divulgação de oportunidades de estágio Espaço para compartilhamento de experiências de estágio Etapas de Avaliação Relatório: A instituição de ensino nos enviará o relatório contendo informações que serão usadas como instrumentos a serem avaliados. (Item 4.1) Visita in Loco: Será feita uma visita pela Comissão Avaliadora Regional, acompanhada de um representante do IEL para apoiar as atividades, avaliando e verificando informações baseadas em critérios a serem seguidos.

12 4. Etapa Regional 4.1. Inscrições As inscrições serão realizadas junto ao IEL Pernambuco no período de 10 de março a 30 de junho de Todos os documentos deverão ser preenchidos, carimbados, assinados e enviados para o IEL e para o Empresa (mercado@ielpe.org.br), Instituição de Ensino ( clauciene@ielpe.org.br) e Estudante ( smelo@ielpe.org.br) em formato PDF em um único arquivo nominado e categorizado Categoria Empresa Destaque Para a inscrição na Categoria Empresa Destaque deverão ser enviados ao mercado@ielpe.org.bros seguintes documentos: Termo De Adesão (Anexo I) Autorização De Uso De Imagem Organizacional (Anexo II) Questionário Empresa Com Evidências (Anexo III) Categoria Estagiário Destaque Para a inscrição na Categoria Estagiário Destaque deverão ser enviados ao smelo@ielpe.org.bros seguintes documentos: Inscrição Do Estagiário (Anexo IV) Autorização Do Uso De Imagem Pessoal (Anexo V) Autorização De Uso De Imagem Organizacional (Anexo II) Avaliação Do Supervisor/Empresa (Anexo VI) Cópia Do Termo De Compromisso De Estágio (TCE) Declaração De Matrícula Categoria Instituição de Ensino Destaque Para a inscrição na Categoria Instituição de Ensino Destaque deverão ser enviados ao clauciene@ielpe.org.bros seguintes documentos: Formulário De Inscrição Da Instituição De Ensino (Anexo VII) Autorização De Uso De Imagem Organizacional (Anexo II) Cópia Do Convênio Com O IEL Atualizado

13 Relatório Comprobatório De Estagiários Com TCE Ativos E Regularmente Matriculados 4.2. Cronograma FASE REGIONAL Período de Inscrições 10 de Março a 30 de Junho Analise do Material 01 a17 de Julho Visitas in Loco 17 a 31 de Julho Realização de 17 a 31 de Julho Filmagens dos Projetos Finalistas Entrega da Premiação Agosto de Comissão de Avaliação Será constituída uma Comissão de Avaliação representada pelos segmentos: empresa, governo e instituições de ensino, observando a idoneidade, isenção e competência para julgar os trabalhos, além de um representante do IEL para apoiar a comissão nas avaliações. Os membros da Comissão de Avaliação (empresa, governo e instituições de ensino) não poderão avaliar relatórios de estagiários vinculados a ela. A Comissão de Avaliação é soberana em suas avaliações, não cabendo recurso das decisões. 4.4 Visita Técnica In Loco A visita técnica será realizada nas empresas, estagiários e instituições de ensino finalistas na etapa regional. Na ocasião, serão validadas as informações encaminhadas e poderão ser realizadas entrevistas aleatórias com alguns profissionais e estagiários. 4.5 Filmagem Projetos Os projetos finalistas em todas as categorias receberão equipe do IEL para filmagem da prática inscrita.

14 O objetivo da filmagem é apresentar no dia da premiação as práticas ao público presente e encaminhar ao IEL Nacional como critério de avaliação para a Etapa Nacional. Ao inscrever no Prêmio IEL de Estágio 2015, as empresas, estagiários e instituições de ensino assinam Autorização de uso de imagem organizacional (Anexo II) e/ou Autorização de uso de imagem pessoal (Anexo V), para que possamos garantir a utilização das imagens captadas nas empresas, instituições de ensino e sua publicidade. Caso a empresa, instituição de ensino ou estagiário não permita a gravação de imagens, serão automaticamente desclassificados da Edição do Prêmio. 4.6 Premiação Regional A premiação ocorrerá em Agosto e contará com a presença dos representantes dos segmentos vencedores, familiares, empresas inscritas, autoridades e convidados. As empresas vencedoras, os seus estagiários e instituições de ensino, receberão as premiações conforme quadro a seguir: CATEGORIA EMPRESA Empresa 1ª Lugar Categoria Micro/Pequena Empresa Troféu + Consultoria de 40H Gestão da 1ª Lugar Categoria Média Empresa Troféu + Consultoria de 40H Gestão da 1º Lugar Categoria Grande Empresa Troféu + Consultoria de 40H Gestão da 1º Lugar Categoria Sistema Indústria Troféu + 24 horas de consultoria/capacitação Inovação Inovação Inovação 2ª Lugar Categoria Micro/Pequena Empresa 2ª Lugar Categoria Média Empresa 2º Lugar Categoria Grande Empresa 2º Lugar Categoria Sistema Indústria Troféu + Troféu + Troféu + Troféu + 12 horas de Empresa Capacitação #Foco na Carreira 6horas Capacitação #Foco na Carreira 6horas Capacitação #Foco na Carreira 6horas consultoria/capacitação (dentre 12 temas) (dentre 12 temas) (dentre 12 temas) 3ª Lugar 3ª Lugar 3ª Lugar 3ª Lugar Categoria Categoria Média Categoria Grande Categoria Sistema

15 Empresa Micro/Pequena Empresa Troféu+Capacitação #Foco na Carreira 2horas (dentre 12 temas) Empresa Empresa Indústria Troféu+Capacitação Troféu+Capacitação Troféu+ 6 horas de #Foco na Carreira #Foco na Carreira consultoria/capacitação 2horas (dentre 12 2horas (dentre 12 temas) temas) CATEGORIA ESTAGIÁRIO DESTAQUE 1ª Lugar - Estagiário Destaque iphone 6 + Certificado de Participação + Troféu 2ª Lugar - Estagiário Destaque IPad + Certificado de Participação + Troféu 3ª Lugar - Estagiário Destaque Tablet + Certificado de Participação + Troféu CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DESTAQUE 1ª Lugar Categoria Educação Profissional - Nível Técnico 1ª Lugar Categoria Educação Superior Instituição de Ensino Troféu + 24 horas de consultoria/capacitação Troféu + 24 horas de consultoria/capacitação 2ª Lugar Categoria Educação Profissional - Nível Técnico 2ª Lugar Categoria Educação Superior Instituição de Ensino Troféu + 12 horas de consultoria/capacitação Troféu + 12 horas de consultoria/capacitação 3ª Lugar 3ª Lugar Categoria Educação Profissional - Nível Técnico Categoria Educação Superior

16 Instituição de Ensino Troféu + 6 horas de consultoria/capacitação Troféu+ 6 horas de consultoria/capacitação 5.Etapa Nacional Após seleção dos finalistas na Etapa Regional o IEL de cada região fará o envio ao Núcleo Nacional de todas as informações avaliadas no processo. A partir do recebimento do material, a equipe técnica do IEL Nacional fará uma validação sobre o atendimento regional dos requisitos nas fases anteriores e encaminhará os finalistas regionais à Comissão nacional. Para a Etapa Nacional não haverá categorização para Estagiário Destaque. Assim o IEL Pernambuco encaminhará apenas 1 (um) estagiário conforme os critérios de avaliação aquele que obtiver maior nota entre os 3 ( três) vencedores da Etapa Regional. Nas categorias Empresa Destaque e Instituição de Ensino Destaque serão encaminhados todos os vencedores da Etapa Regional para concorrer a Etapa Nacional. A premiação nacional ocorrerá em solenidade especial, em data e estado a definir. O evento contará com a presença dos representantes dos segmentos vencedores e de todos os Regionais do IEL aderentes ao Prêmio IEL de Estágio. Será disponibilizado um relatório às empresas participantes da etapa final contendo um parecer quanto aos pontos fortes e pontos a aprimorar e de melhoria no seu programa de estágio. Esse relatório será elaborado pelo IEL Nacional com base no parecer da Comissão sobre cada empresa. 6.Sigilo das informações As informações sobre as empresas classificadas, recebidas pela Comissão de Avaliação Regional e Nacional serão sigilosas, não podendo haver qualquer tipo de

17 divulgação sem a sua prévia autorização, exceto para aquelas vencedoras do prêmio, que terão as práticas divulgadas em âmbito nacional. 7. Disposições Gerais Os vencedores (Empresa Destaque, Estagiário Destaque e Instituição de Ensino Destaque) concordam em ceder o uso de Imagem em campanhas de divulgação do Prêmio IEL de Estágio coordenadas pelo IEL Pernambuco e IEL Nacional. A decisão da Comissão de Avaliação será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante. Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão de Avaliação constituída por representantes dos segmentos empresa, governo, instituições de ensino e por representantes do IEL Pernambuco que acompanharão os resultados. A participação na premiação implica na aceitação, por parte dos concorrentes, de todas as exigências regulamentares.o não cumprimento de quaisquer delas acarretará em sua desclassificação. O aluno será automaticamente desclassificado se houver rescisão do Termo de Compromisso de Estágio antes de Outubro de Alunos que participaram dos anos anteriores, poderão participar novamente com novos projetos. Será autorizada formalmente a divulgação da imagem, logomarca, nome da empresa, da instituição de ensino e o nome do estagiário. Os documentos encaminhados após a data limite serão desclassificados. Fica vedada a participação de estagiários do Sistema IEL. Os vencedores têm plena liberdade para divulgar a premiação recebida, independentemente da divulgação dada pelos coordenadores do Prêmio IEL de Estágio. No entanto, qualquer peça publicitária que envolva as marcas CNI/IEL Nacional e Prêmio IEL de Estágio deve ser submetida à aprovação do IEL Nacional para análise de conformidade com as normas de utilização das marcas e idoneidade da mensagem.

18 Informações: IEL Pernambuco Ana Carolina Brigido - (81) acoliveira@ielpe.org.br Victor Antunes - (81) vantunes@ielpe.org.br Andréa Baratta (81) andreia@ielpe.org.br Flávia Petribu (81) fpetribu@ielpe.org.br Clauciene Alves (81) clauciene@ielpe.org.br Silviane Silvestre ( 81) smelo@ielpe.org.br IEL Caruaru Gilberto Vieira - (81) gvieira@ielpe.org.br IEL Petrolina Maria Aparecida - (87)

19 ANEXOS

20 ANEXO I TERMO DE ADESÃO CONSIDERANDO: 1. Que o IEL tem por objetivo institucional contribuir para a difusão das melhores práticas de gestão de carreiras e de programas de estágio; 2. O Prêmio IEL de Estágio foi criado como forma de incentivar as empresas a buscarem excelência em seus programas de estágio; 3. A execução do prêmio nos estados na formatação nacional dar-se-á mediante a adesão dos participantes; 4. O interesse da Empresa / Instituição de Ensino (incluir nome) em aderir aos termos convencionados no Guia de Execução e Regulamento do Prêmio; Resolvem firmar o presente Termo de Adesão, nas condições abaixo listadas: DAS OBRIGAÇÕES DA EMPRESA / INSTITUIÇÃO DE ENSINO ADERENTE: a) Dispor de profissional responsável pela comunicação junto ao IEL; b) Encaminhar formulários e evidências dentro do prazo estabelecido; c) Prover evidências para validação das informações enviadas; d) Participar do evento de solenidade regional, e caso seja selecionado, da etapa nacional; Por estar em acordo com as informações aqui descritas, manifestamos o interesse em participar do Prêmio IEL de Estágio Empresa / Instituição de Ensino CNPJ / CPF nº Responsável Legal Responsável pela participação Cargo Telefone Categorias de participação Empresa Estagiário Instituição de Ensino Recife - PE, de de Carimbo e Assinatura do Responsável Legal

21 Nome da Empresa ANEXO II - AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM ORGANIZACIONAL Declaramos para os devidos fins que a Empresa, inscrita no CNPJ nº, autoriza a utilização de sua imagem, sem ônus para as entidades do Sistema Indústria para o projeto de Atualização do Banco de Imagens, estando ciente e de acordo que as mesmas sejam veiculadas em folhetos, relatórios e demais materiais impressos e também por outros meios de transmissão, utilizados pelas instituições do Sistema CNI no território nacional ou ainda para veiculação em folhetos que poderão ser levados em viagem ao exterior. Estamos ainda cientes e de acordo com a divulgação das práticas e processos de estágio realizados na empresa e apresentados durante a avaliação do Prêmio IEL de Estágio. E conforme itens previstos no Regulamento, damos ciência e aceite em relação à filmagem do ambiente de trabalho da empresa e do(s) estagiário(s) com a finalidade de subsidiar produção de vídeo alusivo ao projeto inscrito no Prêmio IEL de Estágio 2015 e que também será exibido no dia da solenidade de premiação regional e/ou nacional além de estar disposto no hotsite do Prêmio. Nome daempresa: Representante Legal: RG: Recife, de de Nome/Cargo Carimbo e Assinatura

22 ANEXO III QUESTIONÁRIO EMPRESA Categoria Empresa Destaque Item 01 Formulário de Inscrição 1. PERFIL DA EMPRESA CNPJ: RAZÃO SOCIAL: NOME FANTASIA: SITE: ESTADO: SETOR ECONÔMICO Serviço Comércio Serviço / comércio Indústria Produção de matériaprima SEGMENTO DE MERCADO: Público Privado Terceiro Setor DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO Nome: Cargo / área: Telefone para contato: :

23 2. CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO Micro/Pequeno Porte Médio Porte Grande Porte NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: NÚMERO DE ESTAGIÁRIOS: POSSUI CONTRATO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO ASSINADO COM IEL VIGENTE EM2015? Sim Não 3. OUTRAS INFORMAÇÕES COMO TOMOU CONHECIMENTO DO PRÊMIO? (Assinale quantas alternativas forem necessárias) Site Visita IEL Folder Cartaz Banner Outros. Quais: O QUE MOTIVOU A INSCREVER A EMPRESA NO PRÊMIO? (Assinale quantas alternativas forem necessárias) A visibilidade que a participação pode trazer para a empresa O prêmio em si Aumentar a atratividade da empresa para novos estagiários Apoiar outras empresas no desenvolvimento de melhores práticas a partir do modelo apresentado Outros. Quais?

24 Item 02 - Questionário Empresa Para cada um dos itens das próximas sessões, solicitamos que responda da maneira mais completa possível e anexar evidências documentada que comprovem a prática apresentada 4. Sobre processo de atração de estagiários da empresa, preencha os itens a seguir: 4.1. Possui programa periódico de contratação de estagiários? Sim anual Sim semestral Não Descreva como funciona: 4.2. Possui metodologia de avaliação dos candidatos para vagas de estágio? Sim Não Assinale as etapas utilizadas: Entrevistas individuais Entrevistas por competências Prova situacional (resolução de cases) Teste de redação Dinâmica de grupo Testes de habilidade (idiomas, ferramentas, raciocínio lógico)

25 4.3. Fornece feedback aos candidatos não aprovados nos processos seletivos como prática organizacional? Sim Não Se sim, de que maneira acontece? Presencial, logo após entrevista Por Por telefone Outros meios. Quais? 4.4. Possui em sua estrutura política para a contratação de estagiários com deficiência? Sim Não Se sim, como funciona? 4.5. Oferece espaço para realização de estágio obrigatório em parceria com Instituições de Ensino? Sim Não Se sim, como funciona?

26 5. Sobre processo de desenvolvimento de estagiários 5.1. Realiza de maneira sistemática um processo de integração de novos estagiários? Sim Não Se sim, como funciona? 5.2. Possui uma política de estágio estabelecida? Sim Não Se sim, como funciona? 5.3. Ao ingressar na empresa o estagiário é informado sobre suas atribuições e resultados esperados? Sim Não Se sim, de que maneira? Presencial Por Em material impresso Outros. Quais?

27 5.4. A empresa possui programa de Mentoria, aconselhamento ou Coaching * para o estagiário? * Ver Glossário 5.5. O estagiário é incluído no plano de capacitação da empresa? Sim Não Se sim, como funciona? 5.6. São estabelecidas Trilhas de aprendizagens para os estagiários? Sim Não Se sim, como funciona? 5.7. A empresa realiza de maneira sistemática a avaliação de desempenho dos estagiários? Sim Não Se sim, como funciona?

28 5.8. São realizados feedbacks periódicos com foco no aprimoramento das competências e reconhecimento dos pontos fortes? Sim Não Com qual frequência? Mensal Trimestral Semestral Anual 5.9. A empresa possui práticas de "Job Rotation *? Sim Não Se sim, como funciona? O estagiário é convidado a participar de outras seleções da empresa? Sim Não Se sim, como funciona? 6. Sobre processo de retenção de jovens talentos 6.1. A empresa tem como prática a contratação deestagiários após o término do contrato? Sim Não Se sim, quais critérios são considerados?

29 6.2. Possui pesquisa de clima organizacional, na qual o estagiário possa participar? Sim Não Se sim, como funciona? 6.3. A empresa oferece outros benefícios aos estagiários além dos previstos na lei de estágio? Sim Não Liste aqui os demais benefícios, caso possua: 6.4. A empresa possui instalações adequadas à realização do estágio Sim Não Detalhe aqui mais informações acerca das instalações (mobiliários, equipamentos, etc.): 6.5. No último ano, houve melhorias implantadas por iniciativa de estagiários? Sim Não Se sim, relate quais foram e que impactos trouxeram:

30 7. Se sua empresa possui outras práticas não listadas acima e que merecem destaque como prática direcionada ao estágio relate aqui:

31 Item 03 Evidências do Projeto 1. O que são evidências? Trata-se de um complemento ao questionário, de modo que possamos conhecer um pouco mais das práticas apresentadas. É importante que as informações sejam verídicas e que haja coerência entre as evidências e o questionário encaminhado. 2. Formatação e Limites As informações fornecidas pela empresa devem ser apresentadas na mesma ordem em que aparecem nos itens do questionário da empresa. As evidências poderão ser em formato de textos (projetos) e/ou fotos, imagens, gráficos, tabelas. Caso a empresa opte por inserir texto/projeto os textos a serem apresentados deverão obedecer aos seguintes critérios: - fonte Arial 12 - formato papel A4 - com margens de 1,5 cm (ou superior) e espaçamento duplo - no máximo 3 (três) páginas. Para imagens, tabelas, gráficos e/ou fotos poderão ser inseridos no máximo de 5(cinco) itens no total. É fundamental que a empresa esteja devidamente identificada na capa, com razão social e nome fantasia. 3. Envio do Material As informações devem ser encaminhadas em versão complementar ao questionário seguindo a ordem proposta. O material será entregue via em formato PDF no mercado@ielpe.org.br.

32 ANEXO IV FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Estagiário Destaque Item 01 Formulário de Inscrição 1. PERFIL 1.1. ESTAGIÁRIO Nome: CPF: Instituição de ensino: Curso: Semestre: Telefone para contato: Tempo de estágio na empresa atual: 1.2. EMPRESA Nome da empresa: CNPJ: Categoria: Segmento de atuação: (Incluir Combo com opções) Supervisor: Cargo / Área: Telefone para contato: Observação: Juntamente com esse formulário deverá ser entregue o Termo de Adesão e Uso de Imagem, assinado também pela empresa na qual o estágio foi desenvolvido.

33 2. CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO 2.1. Encontra-se regularmente matriculado e frequentando regularmente as aulas em um curso técnico ou superior? Sim Não 2.2. Possui Termo de Compromisso de Estágio (TCE) firmado com Sistema IEL em vigência? Sim Não 3. OUTRAS INFORMAÇÕES 3.1. Como tomou conhecimento do prêmio? (Assinale quantas alternativas forem necessárias) Site Visita IEL Folder Cartaz Banner Outros. Quais 3.2. O que o (a) motiva a inscrever-se no prêmio? (Assinale quantas alternativas forem necessárias) A visibilidade que a participação pode trazer para a minha carreira; O prêmio em si O incentivo da empresa ou da instituição de ensino O interesse em compartilhar experiências Outros. Quais?

34 Item 02 Requisitos a serem observados para a submissão do relatório 1. IDENTIFICAÇÃO: Empresa Estagiário: Telefone: Instituição de Ensino: Curso: Período Escolar: Professor Orientador: Supervisor na Empresa: 2. RELATÓRIO DE PRÁTICAS 2.1 Estrutura Como forma de garantir a parametrização dos relatórios, os trabalhos deverão ser compostos por 5 (cinco) tópicos, sendo cada tópico com um número aproximado de 30 linhas. Abaixo, segue orientações quanto ao conteúdo de cada um dos tópicos: Tópico 1 : Embasamento teórico Tópico 2: Indicar dados necessários à compreensão das atividades desenvolvidas no campo de estágio (apresentação da empresa, do papel exercido e da área de atuação). Tópicos 3 e 4: Descrever uma das práticas de estágio realizadas, apresentando os desafios encontrados e resultados obtidos. Tópico 5 : Identificar de que maneira a prática estabelecida contribuiu para o seu desenvolvimento e conclusão.

35 2.2 Obrigatoriedade e formato para a entrega dos trabalhos Os trabalhos deverão ser apresentados no seguinte formato e ordem: Digitados, em espaçamento entre linhas duplo, em formato A4, letra Arial 12. Contendo no mínimo 02 e máximo 05 páginas. A capa deverá conter o nome do trabalho e a categoria específica, além do nome do autor pelo trabalho e logomarca da empresa. A contracapa deverá conter a identificação do estagiário, empresa e instituição de ensino. A capa e contracapa não serão contabilizadas no número de páginas do conteúdo da prática. 3. ENTREGA: O Formulário de Inscrição juntamente com o relatório deverão ser enviados ao IEL Goiás, em formato PDF no smelo@ielpe.org.br. Observação: Somente serão considerados efetivamente inscritos os trabalhos que contêm as especificações aqui contidas.

36 ANEXO V - Autorização de uso de imagem Pessoal Eu, CPF nº, declaro para os devidos fins que autorizo a utilização de minha imagem, sem ônus para as entidades do Sistema Indústria para o projeto de atualização do Banco de Imagens, estando ciente e de acordo que as mesmas sejam veiculadas em folhetos, relatórios e demais materiais impressos e também por outros meios de transmissão, utilizados pelas instituições do Sistema CNI no território nacional ou ainda para veiculação em folhetos que poderão ser levados em viagem ao exterior. Estou ainda ciente e de acordo com a divulgação das práticas e projetos nos quais me encontro vinculado e que forem apresentados na avaliação para o Prêmio IEL de Estágio. Declaro também que a presente cessão é feita em caráter universal, total e definitiva e se faz por prazo indeterminado e a título gratuito, produzindo seus efeitos não só no Brasil, mas em qualquer lugar situado fora das fronteiras nacionais. Recife, de de Assinatura

37 ANEXO VI AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR/EMPRESA Categoria Estagiário Destaque Estagiário: Empresa: Supervisor: Curso: Instituição de Ensino: Fone: Período: AVALIE DE 1 A 5 O DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO, QUANTO AOS: ASPECTOS COMPORTAMENTAIS 1 - Insuficiente 2 - Fraco 3 - Regular 4 - Bom 5 - Ótimo Capacidade de assimilar as rotinas de trabalho Capacidade de sugerir e implantar melhorias Cumprimento das normas e regulamentos Relacionamento interpessoal Senso crítico Outros itens relevantes observados na visita: Pontos fortes: Oportunidades de melhoria: Carimbo e Assinatura do Supervisor de Estágio

38 ANEXO VII FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO INSTITUIÇÃO DE ENSINO Item 01 Formulário de Inscrição 1. PERFIL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO RAZÃO SOCIAL: NOME FANTASIA: CNPJ: SITE: ESTADO: UNIDADE: SEGMENTO: Público Privado DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROCESSO Nome: Cargo / área: Telefone para contato: 2. CRITÉRIOS DE HABILITAÇÃO Categoria de participação: Ensino Profissional Nível Técnico Ensino Superior Possui convênio firmado com o sistema IEL vigente em 2015? Sim Não Possui alunos incluídos em programas de estágio intermediados pelo IEL? Sim Não Número de alunos com estágio em andamento junto ao IEL:

39 3. OUTRAS INFORMAÇÕES 3.1 Como tomou conhecimento do prêmio? (assinale quantas alternativas forem necessárias) Site Visita IEL Folder Cartaz Banner Outros. Quais: 3.2O que motivou a inscrição no prêmio? (assinale quantas alternativas forem necessárias) A visibilidade que a participação pode trazer para a empresa O prêmio em si Aumentar a atratividade da empresa para novos estagiários Apoiar outras instituições de ensino no desenvolvimento de melhores práticas a partir do modelo apresentado Outros. Quais?

40 Item 02 Questionário Para cada um dos itens das próximas sessões, solicitamos que respondam da maneira mais completa possível e anexem evidências documentais que comprovem a prática apresentada. 1. Com relação à estrutura/logística da IES de apoio às práticas de estágio: 1.1. A instituição de ensino tem o estágionão obrigatório inserido no projeto pedagógico dos cursos? Sim Não 1.2. A Instituição possui Política Interna de Estágio? Se sim, comofunciona? 2. Com relação ao acompanhamento do estágio externo: 2.1. Acompanha as atividades de estágio realizadas nas empresas? Sim Não Qual a periodicidade? 2.2. De que forma são avaliadas as instalações da parte concedente de estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do estudante: visita

41 delega ao agente de integração contato telefônico não são avaliadas Outros: 2.3. Designa professores para orientar os estudantes na realização do seu estágio? Sim Não 2.4. Analisa os relatórios de estágio? Qual a periodicidade? 2.5. Promove mudanças curriculares a partir da análise de práticas de estágio? Sim Não Como ocorre o processo? 2.6. De que maneira éavaliada a compatibilidade entre as atividades propostas para o estágioe a proposta de ensino do curso? 3. Com relação ao incentivo às práticas de estágio: 3.1. São realizadas ações de extensão que visem aproximar o estudante das empresas? Sim Não

42 Como ocorre o processo? 3.2. Os alunos são envolvidos em projetos e serviços prestados a outras empresas (pesquisas, consultoria, treinamento, entre outros.)? Sim Não Como ocorre o processo? 3.3. Oferece canais de divulgação de vagas de estágio? Sim Não Quais são os canais utilizados? 3.4. Existem mecanismos de compartilhamentodas experiências de estágio para os demais alunos do curso ou da Instituição de Ensino? Sim Não De que forma ocorre?

43 Item 03 Evidências do Projeto 1. O que são evidências? Trata-se de um complemento ao questionário, de modo que possamos conhecer um pouco mais das práticas apresentadas. É importante que as informações sejam verídicas e que haja coerência entre as evidências e o questionário encaminhado. 2. Formatação e Limites As informações fornecidas pela empresa devem ser apresentadas na mesma ordem em que aparecem nos itens do questionário da empresa. As evidências poderão ser em formato de textos (projetos) e/ou fotos, imagens, gráficos, tabelas. Caso a empresa opte por inserir texto/projeto os textos a serem apresentados deverão obedecer aos seguintes critérios: - fonte Arial 12 - formato papel A4 - com margens de 1,5 cm (ou superior) e espaçamento duplo - no máximo 3 (três) páginas. Para imagens, tabelas, gráficos e/ou fotos poderão ser inseridos no máximo de 5(cinco) itens no total. É fundamental que a empresa esteja devidamente identificada na capa, com razão social e nome fantasia. 3. Envio do Material As informações devem ser encaminhadas em versão complementar ao questionário seguindo a ordem proposta. O material será entregue via em formato PDF no clauciene@ielpe.org.br.

REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO

REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO 11ª EDIÇÃO 1. O Prêmio 1.1. O Prêmio Melhores Práticas de Estágio, iniciativa do Fórum de Estágio da Bahia, de periodicidade anual, é destinado a identificar

Leia mais

REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014

REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014 REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014 Curitiba, Fevereiro de 2014 Sumário 1. O PRÊMIO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3. CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO... 5 4. ETAPAS DE AVALIAÇÃO... 5 5. PREMIAÇÃO... 5 6. PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

A2. A modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica está dividida nas seguintes categorias:

A2. A modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica está dividida nas seguintes categorias: PRÊMIO SER HUMANO PAULO FREIRE 2015 MODALIDADE: GESTÃO DE PESSOAS / ACADÊMICA A. OBJETIVO A1. O Prêmio Ser Humano Paulo Freire Modalidade Gestão de Pessoas / Acadêmica premia trabalhos de caráter técnico

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica:

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: Estágio Curricular Obrigatório 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: 1.1 O estágio Curricular é a atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

CONCURSO LOGOMARCA FACULDADE NOVOS HORIZONTES R E G U L A M E N T O

CONCURSO LOGOMARCA FACULDADE NOVOS HORIZONTES R E G U L A M E N T O CONCURSO LOGOMARCA FACULDADE NOVOS HORIZONTES R E G U L A M E N T O Capítulo I DO CONCURSO E SEU OBJETIVO Art. 1º - A Diretoria do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda e a FACULDADE

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL CATEGORIA Desenho TEMA: As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo. O concurso é dirigido aos alunos com necessidades

Leia mais

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP.

CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. A Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, mantém o Sistema Municipal de Estágios, que é coordenado

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

Estágio Curricular Supervisionado

Estágio Curricular Supervisionado Estágio Curricular Supervisionado CURSOS TECNOLÓGICOS FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS 2016 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO - EDIÇÃO 2015

REGULAMENTO PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO - EDIÇÃO 2015 REGULAMENTO PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO - EDIÇÃO 2015 1. DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVO O Instituto Euvaldo Lodi / Núcleo Central IEL/NC, torna público o Regulamento do Prêmio IEL de Estágio 2015 e convida empresas,

Leia mais

MODALIDADE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL/ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

MODALIDADE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL/ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR PRÊMIO SER HUMANO OSWALDO CHECCIA 2013 MODALIDADE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL/ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR A. OBJETIVO A modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei.

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei. LEI Nº 1.947, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a premiar os Profissionais da Educação Básica, na categoria de Gestor e Professor, da Rede Municipal de Ensino, que obtiverem experiências

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 5º Edição do Prêmio CISER de Inovação Tecnológica

REGULAMENTO GERAL 5º Edição do Prêmio CISER de Inovação Tecnológica REGULAMENTO GERAL 5º Edição do Prêmio CISER de Inovação Tecnológica 1. O PRÊMIO O Prêmio CISER de Inovação Tecnológica, doravante denominado PRÊMIO, promovido pela Cia. Industrial H. Carlos Schneider (CISER),

Leia mais

Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão

Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão Edital PIBID/UNISC nº 02/2015 Processo Seletivo de Bolsistas de Supervisão 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) visa fomentar a iniciação à docência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

1 DO PROGRAMA DE MONITORIA DO IFPE 1.1 OBJETIVO GERAL

1 DO PROGRAMA DE MONITORIA DO IFPE 1.1 OBJETIVO GERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIREÇÃO DE ENSINO DO CAMPUS RECIFE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS CAMPUS RECIFE EDITALn

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO ISMART 2016 Projeto Bolsa Talento

EDITAL PROCESSO SELETIVO ISMART 2016 Projeto Bolsa Talento EDITAL PROCESSO SELETIVO ISMART 2016 Projeto Bolsa Talento O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) é uma entidade privada, que tem por missão concretizar o pleno potencial

Leia mais

Edital n.º 001/2015. 2. Do quadro de vagas 2.1 Serão disponibilizadas 168 vagas, conforme Quadro 01 Quadro de Vagas abaixo:

Edital n.º 001/2015. 2. Do quadro de vagas 2.1 Serão disponibilizadas 168 vagas, conforme Quadro 01 Quadro de Vagas abaixo: Edital n.º 001/2015 Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Logística, Informática para Internet, Química e Redes de Computadores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico,

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO EDITAL Nº 06, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, nomeado pela

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014

REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 REGULAMENTO DO PRÊMIO 2014 1 ÍNDICE CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------------------- 3 CATEGORIAS -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS A PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROAES E O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NEFD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO TORNAM PÚBLICO O EDITAL Nº 01/2015 PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Projeto Monitoria CAp 2014 1. Definição O Projeto Monitoria CAp é uma ação institucional que abre mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

MÉRITO LOJISTA 2014. 1.2. A ação ocorre na cidade de Bento Gonçalves, no período de 15 de fevereiro a 9 de abril de 2015.

MÉRITO LOJISTA 2014. 1.2. A ação ocorre na cidade de Bento Gonçalves, no período de 15 de fevereiro a 9 de abril de 2015. MÉRITO LOJISTA 2014 Considerações: Tradicional reconhecimento ao empreendedorismo no setor, o Prêmio Mérito Lojista é uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves que visa a distinguir

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO

REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO REGULAMENTO 1º PRÊMIO CORREIOS DE JORNALISMO 1. OBJETIVO O 1º Prêmio Correios de Jornalismo visa reconhecer e estimular a publicação, pela imprensa brasileira, de reportagens que contribuam para a informação

Leia mais

Regulamento. 3. Objetivo do concurso

Regulamento. 3. Objetivo do concurso Regulamento 1. Proponente: Federação das Entidades Assistenciais de Campinas Fundação Odila e Lafayette Álvaro FUNDAÇÃO FEAC, entidade de direito privado de assistência social, de fins não econômicos,

Leia mais

Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo

Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo Regulamento para o concurso para Seleção da Logomarca e Banner para a Campanha de Arrecadação do Óleo 1 OBJETIVOS 2 PARTICIPAÇÃO 3 ABRANGÊNCIA 4 CONCEITO 5 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 6 INSCRIÇÃO 7 SELEÇÃO

Leia mais

a) Estar regularmente matriculados no curso;

a) Estar regularmente matriculados no curso; (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) br ESTÁGIO CURRÍCULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

7 o Prêmio Jovem Jornalista

7 o Prêmio Jovem Jornalista 7 o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão Regulamento 2015 1. Sobre o Prêmio 1.1 O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem por objetivo incentivar jovens estudantes de Jornalismo

Leia mais

Edital 001/2013 CONCURSO DE LOGOMARCA PARA O DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

Edital 001/2013 CONCURSO DE LOGOMARCA PARA O DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES Edital 001/2013 CONCURSO DE LOGOMARCA PARA O DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES CAPÍTULO I DO CONCURSO E SEU OBJETIVO Art. 1º O Diretório Central dos Estudantes torna público o presente edital de CONCURSO

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

REGULAMENTO CATEGORIA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

REGULAMENTO CATEGORIA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS REGULAMENTO CATEGORIA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS apoio: organização: CATEGORIA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PRÊMIO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO E USO RACIONAL DE ENERGIA EDIÇÃO 2009 1 O PRÊMIO Instituído

Leia mais

III CONCURSO DE FOTOGRAFIA FAE

III CONCURSO DE FOTOGRAFIA FAE III CONCURSO DE FOTOGRAFIA FAE REGULAMENTO Um olhar para o futuro I PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO A. O Concurso de Fotografia da FAE é uma iniciativa promovida pela Coordenação do Núcleo Cultural do Programa de

Leia mais

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro REGULAMENTO AVOZ Regulamento para inscrição dos candidatos que participarão do Concurso de Interpretes Musicais, intitulado A voz, em comemoração aos 13 anos das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu),

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

REGULAMENTO 5º PRÊMIO APEX-BRASIL DE EXCELÊNCIA EM EXPORTAÇÃO O BRASIL QUE INSPIRA O MUNDO

REGULAMENTO 5º PRÊMIO APEX-BRASIL DE EXCELÊNCIA EM EXPORTAÇÃO O BRASIL QUE INSPIRA O MUNDO REGULAMENTO 5º PRÊMIO APEX-BRASIL DE EXCELÊNCIA EM EXPORTAÇÃO O BRASIL QUE INSPIRA O MUNDO 1 DO PRÊMIO 1.1 Fica estabelecido o 5º Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação O Brasil que inspira o mundo,

Leia mais

1ª SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL 2015

1ª SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL 2015 1ª SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL 2015 O INSTITUTO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTES- INSTITUTO CUCA, entidade privada, sem fins lucrativos, qualificada

Leia mais

PRÊMIO SER HUMANO ABRH/MA REGULAMENTO 2016 MODALIDADE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL / EMPRESA CIDADÃ

PRÊMIO SER HUMANO ABRH/MA REGULAMENTO 2016 MODALIDADE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL / EMPRESA CIDADÃ Página 1 A. OBJETIVO A.1. O Prêmio Ser Humano ABRH/MA - Modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social / Empresa Cidadã tem o objetivo de certificar projetos, a seguir denominados de

Leia mais

Concurso Fotográfico: VER A CIDADE, Edição Rio Manhuaçu. Regulamento

Concurso Fotográfico: VER A CIDADE, Edição Rio Manhuaçu. Regulamento Concurso Fotográfico: VER A CIDADE, Edição Rio Manhuaçu Regulamento A Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), através do curso de Arquitetura e Urbanismo, institui o CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Leia mais

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as etapas abaixo, a serem aplicadas a

Leia mais

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA

PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA PRÊMIO PROCEL CIDADE EFICIENTE EM ENERGIA ELÉTRICA FICHA DE INSCRIÇÃO 8 ª EDIÇÃO Prefeitura Municipal de Nome do(a) Prefeito(a) Endereço CEP UF Telefone Fax E-mail Responsável pelas informações (nome e

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA São Paulo 2010 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO MÃOS À OBRA - 2015

REGULAMENTO DO CONCURSO MÃOS À OBRA - 2015 REGULAMENTO DO CONCURSO MÃOS À OBRA - 2015 1. OBJETIVOS O Concurso MÃOS À OBRA tem por objetivo incentivar, aprofundar o debate sobre temas que impactam a competitividade da cadeia produtiva da construção

Leia mais

EDITAL Abertura de Processo Seletivo

EDITAL Abertura de Processo Seletivo EDITAL Abertura de Processo Seletivo Projeto de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC) Dispõe sobre as normas para o processo de chamada de propostas de projetos de iniciação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Departamento de Engenharia de Materiais Londrina, quarta-feira, 02 de Setembro de 2015 Regulamento do Concurso para Criação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO

EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 DIVULGAÇÃO EDITAL Nº 01/2016, de 18 de janeiro de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016 A Faculdade Católica Recife torna público aos

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO SESC SANTA CATARINA O presente documento tem como objetivo disponibilizar a divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC Santa Catarina para regulamentação dos

Leia mais

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE A Secretaria Municipal de Educação de Joinville tem por objetivo realizar a 3ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de

Leia mais

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRO-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros foi criado, em 2011, pela Confederação Nacional das

O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros foi criado, em 2011, pela Confederação Nacional das Apresentação O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros foi criado, em 2011, pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar

Leia mais

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005 Normas para certificado de atualização profissional O Conselho Federal de Medicina aprovou, em sessão plenária encerrada no dia 12 de agosto, a Resolução 1772/2005, que institui o certificado de atualização

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de

Leia mais

1º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE REGULAMENTO

1º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE REGULAMENTO 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA REGULAMENTO Do Concurso: O 1º Concurso de Fotografias do Seminário de Extensão da Unioeste - SEU, tem o objetivo de integrar os extensionistas, estimular

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO ORIENTADOR DE PÚBLICO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo. É de fundamental

Leia mais

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Câmpus Campos Belos faz saber a todos os

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012 A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) do Instituto Federal do Paraná, por meio da Diretoria de Pesquisa (DIPE)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 PALMAS TO 2011 APRESENTAÇÃO Este Regulamento de Estágio do Curso de Administração visa servir de referência

Leia mais

FAIN FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

FAIN FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO VITÓRIA DA CONQUISTA 2007 COMPOSIÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de alunos

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 - PROCIENT

EDITAL Nº 001/2015 - PROCIENT FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE - FACDO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROCIENT FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Rua Santa Cruz, 557. Centro - 77804-090

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...03 2 BASE LEGAL...03 3 OBJETIVOS...03 4 CAMPO DO ESTÁGIO...04 5 ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS REFERENTES AO

Leia mais

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior

EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior EDITAL Nº 003/2012- Graduação Sanduíche no Exterior O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, torna público o processo para a seleção de 4 (quatro) estudantes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO INSTITUCIONAL DE MONITORIA CIM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO INSTITUCIONAL DE MONITORIA CIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO INSTITUCIONAL DE MONITORIA CIM Edital nº. 1 de 28 de janeiro de 2015. A COORDENAÇÃO DA COMISSÃO INSTITUCIONAL DE

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Marília - UNIMAR,

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Concurso para criação do novo logotipo ou logomarca para a FUVEST 04-03-2016 EDITAL Nº 01/2016

Concurso para criação do novo logotipo ou logomarca para a FUVEST 04-03-2016 EDITAL Nº 01/2016 EDITAL Nº 01/2016 Concurso para criação do logotipo ou da logomarca da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) torna público o concurso para

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento.

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento. EDITAL Nº 027/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO 2º SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO [SInTE] O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 16/2015. 2.1. A atividade de monitoria acadêmica na graduação em 2015 será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 3.

APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 3. ESTÁGIIO SUPERVIISIIONADO REGULAMENTO GERAL BACHARELADO APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 3. CAMPOS DE

Leia mais

EDITAL Nº 09/ 2015, DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL Nº 09/ 2015, DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS R u a A m a p á, n º 9 3 3, J d. A m é r i c a. C E P : 1 5 6 0 0-0 0 0. F e r n a n d ó p o l i s S P. ( 1 7 ) 3 4 6 3-8 0

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

Professor de Ensino Fundamental II

Professor de Ensino Fundamental II PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR/GEOGRAFIA Comunicado de Processo Seletivo Externo Nº 009/2016 para Provimento de Vaga para Contrato por Prazo Indeterminado O SESI Piauí, assessorado pelo IEL,

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

EDITAL Concurso de Criação da Logomarca para Campanha de Autoexame Masculino Nº 01/12

EDITAL Concurso de Criação da Logomarca para Campanha de Autoexame Masculino Nº 01/12 EDITAL Concurso de Criação da Logomarca para Campanha de Autoexame Masculino Nº 01/12 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, objetivando a CHAMADA ao Concurso de Criação da Logomarca

Leia mais