iii encontro nacional
|
|
|
- Vergílio Canela da Mota
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 educação - leitura - educomunicação - cultura - meio ambiente - saúde
2 APRESENTAÇÃO O Encontro Nacional está em sua 3ª edição e tem como foco a troca de experiências e culturas entre os municípios atendicos pelo Instituto Brasil Solidário, juntamente com a realização de programação artístico/cultural intensa e ações educativas, além de passeio turístico pela região.
3 SÍNTESE O projeto prevê a realização da programação artística e ações educativas durante o III Encontro Nacional, evento bienal organizado pelo Instituto, a ser realizado na cidade de Lençóis (BA) em março de 2016, com duração de 14 dias. O evento compreende programação intensa de atividades culturais gratuitas para toda comunidade local, além de seminários sobre educação e mobilização social.
4 OBJETIVOS - Viabilizar a realização das atividades culturais que acontecem durante o III Encontro Nacional em março 2016, na cidade de Lençóis (BA), promovendo uma semana de programação gratuita, a fim de intensificar o caráter cultural do evento e transformar o Encontro em uma referência no calendário cultural na região; - Ocupar os espaços do Auditório Afrânio Peixoto, do Mercado Cultural e outros locais de circulação pública da cidade com atividades circenses e teatro de rua, apresentações de dança, manifestações folclóricas regionais, atividades lúdico-literárias, exposição, eventos musicais, sessões de cinema e oficinas; - Realizar atividades lúdico-literárias gratuitas, com ênfase no público escolar, tais como árvore literária, contação de história, interações poéticas e sarau de poesia; - Organizar mostra coletiva, na qual cada delegação participante (composta por representantes de municípios beneficiados por programas desenvolvidos pelo IBS) será responsável por um espaço, divulgando as ações culturais realizadas em suas escolas e expondo objetos e produções artísticas feitas por alunos e comunidade especialmente para o evento; - Convidar artista plástico para desenvolvimento de painel artístico, no decorrer do evento, em espaço aberto a visitação;
5
6 - Organizar programação com três sessões de cinema por dia, em local com capacidade estimada em 150 pessoas, com entrada gratuita, totalizando 21 sessões. Serão exibidas produções nacionais e a seleção de títulos será voltada a diferentes faixas etárias, contemplando público infantil e adulto; - Realizar oficinas gratuitas ministradas por colaboradores do IBS, para público estimado em até 30 participantes, que abordem os seguintes temas: fotografia, xilogravura, elaboração de instrumentos musicais feitos a partir de material reciclável, artesanato, dança, teatro e teatro de bonecos; - Organizar passeio guiado para integrantes do III Encontro aos pontos turísticos e históricos da região da Chapada Diamantina; - Possibilitar a diversidade, circulação e intercâmbio cultural entre municípios envolvidos e comunidade local, incluindo na programação apresentações de grupos artísticos da região da Chapada Diamantina; - Atingir com as atividades propostas: comunidade local, público escolar, turistas, delegações participantes, integrantes do IBS, representantes de empresas parceiras, representantes de órgãos públicos de cultura e educação e demais convidados.
7 JUSTIFICATIVA Desde 1998, o Instituto (qualificado como OSCIP em 2005) atua desenvolvendo projetos sustentáveis em municípios com baixo IDH Índice de Desenvolvimento Humano. Seguindo o princípio no qual a escola é a base para a implantação de projetos de êxito, o IBS leva atividades para dentro do espaço escolar e da comunidade, promovendo e incentivando ações em diferentes frentes de atuação (tais como incentivo à leitura, educomunicação, arte e cultura, educação ambiental, saúde e empreendedorismo). Todas as ações desenvolvidas são gratuitas e, a curto, médio e longo prazo buscam, a partir da valorização e desenvolvimento da cultura local, instruir e favorecer a formação do cidadão por meio de comprometimento, inovação e estímulo à autonomia.
8 De fundamental importância para o arremate dos trabalhos desenvolvidos, o Encontro Nacional é realizado ao final de um ciclo de 30 meses do Programa de Desenvolvimento Sustentável na Escola, carro-chefe da tecnologia social do IBS que realiza, entre outras ações, implantação de bibliotecas (com doação de acervo, computadores e cursos de gestão), mediação de leitura, atividades lúdico-literárias e oficinas voltadas à arte-educação (oficina de xilogravura, oficina de desenho, oficina de pintura, oficina de teatro de sombras, oficina de música, oficina de fotografia, oficina de vídeo, etc.). O Encontro compreende essencialmente a troca de experiência e culturas apresentados pelos principais agentes mobilizadores dos municípios atendidos pelo IBS e visa proporcionar a apresentação dos resultados alcançados e as possibilidades de transformação local em suas comunidades.
9 Para a viabilização do Encontro, o IBS formaliza parcerias com as prefeituras de todos os municípios participantes, que se responsabilizam em garantir o deslocamento dos integrantes das delegações até a cidade sede do evento. O IBS se responsabiliza pelas despesas com hospedagem e alimentação de até sete participantes de cada delegação municipal, estabelecidas a partir de convênios com estabelecimentos parceiros da região. Graças a uma estrutura planejada e bem articulada, o Encontro é capaz de reunir pessoas, histórias e bagagens de diferentes pontos do país e se consolida, a cada edição, como um grande evento em torno da troca de experiências de mobilização cultural, social e desenvolvimento comunitário. O fortalecimento da atuação cultural no evento, em resposta aos bons resultados adquiridos com as ações desta natureza nos eventos anteriores, tem se mostrado um caminho natural, ainda mais tendo como pano de fundo uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e diversas comunidades quilombolas existentes na região e que participam da programação. Para a 3ª edição do evento, foi pautada uma programação abrangente que leva uma série de atividades artísticas à Chapada Diamantina e que privilegia as manifestações culturais regionais, o que se alia aos objetivos do IBS de valorização, incentivo e promoção da cultura nacional em toda sua diversidade.
10
11 ACESSIBILIDADE - Toda programação será gratuita; - A programação artística se destina aos públicos de todas as idades. - Os materiais impressos serão distribuídos gratuitamente; - Os registros coletados e materiais apresentados no decorrer do evento serão disponibilizados para download gratuito no site do Instituto [ - O ingresso/convite de participação no III Encontro são entregues gratuitamente para os representantes das escolas dos municípios participantes do projeto: professores, gestores locais, entre outras pessoas da comuniade. OBS: Haverá definição de local/assentos devidamente sinalizados para portadores de deficiência e pessoas idosas próximos ao local de exibição.
12
13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O III Encontro Nacional contará com os seguintes materiais de divulgação: Assessoria de imprensa: Contratação de assessoria de imprensa especializada e fornecimento de clipagem e valoração de mídia; Cartaz: Tiragem: 100 unidades Formato: 233 x 405mm Papel Couchê brilho 180g/m2, 4x0 cores Folder: Tiragem: 100 unidades Formato aberto: 315 x 297mm Formato fehado: 105 x 297mm Papel Couchê brilho 170g/m2, 4x4 cores Catálogo: 112 páginas Tiragem: unidades Formato aberto: 460 x 300mm Formato fechado: 230 x 300mm F ormato capa: 660 x 300 mm em Triplex 300 g/m2, 4x4 cores; Miolo em Couché Fosco 150 g/m2, 4x4 cores; Acabamentos: Refile(Miolo, Capa), Verniz Base Água Fosco Total F/V (Miolo), Dobra(Miolo), Laminação BOPP Fosco F(Capa), Vincado(Capa), Lombada * Todo material será impresso em papel certificado.
14
15 OUTRAS INFORMAÇÕES Está prevista a distribuição gratuita dos exemplares impressos (folder, convite, cartaz e catálogo), incluindo patrocinadores. Também se prevê a doação de parte da tiragem dos catálogos para os municípios participantes do evento, bem como para a biblioteca das escolas trabalhadas.
16
17 O projeto III Encontro Nacional é incentivado pelo MinC, através de aprovação no artigo 18 da Lei Rouanet. Nº do projeto: Podem investir em projetos culturais aprovados pelo MinC (Ministério da Cultura) na Lei Rouanet empresas tributadas em lucro real. Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Física.
18 CONTATO Instituto - IBS (55 11) / [email protected] Av. Jorge João Saad, 241-1º andar - São Paulo
19
20 educação - leitura - educomunicação - cultura - meio ambiente - saúde
Projeto de Patrocínio 8 Fórum de Tecnologia em Software Livre
Projeto de Patrocínio 31 de Agosto a 2 de de setembro de 2016 Curitiba PR Brasil Sumário 1 Apresentação... 1 2 Local, data e site... 1 3 Público alvo... 1 4 Justificativa... 2 4.1 Fórum de Tecnologia em
ANEXO III FORMULÁRIO DE PROJETO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Governo do Estado do Espírito Santo ANEXO III FORMULÁRIO DE PROJETO ARTICULAÇÃO EM REDE Coletânea Festival Tarde no Bairro IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE Nome: APRESENTAÇÃO
www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.
PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso
PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura
ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil
PROJETO DE AMPLIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ANEPS NÚCLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PROJETO DE AMPLIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ANEPS NÚCLEO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Sede provisória: CEDAPS Centro de Promoção da Saúde Rua do Ouvidor, 86 5 andar Centro Cep: 20040-030 Rio de Janeiro RJ Tel/fax:
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,
14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL
14 a 17 de junho de 2017 Goiânia, GO PLANO COMERCIAL Ficha Técnica Evento: XVII Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia Cidade: Goiânia- Goiás Data: 14 a 17 junho de 2017 Expectativa de Público:
2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.
Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO
Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Extensão PROGRAMA DE EXTENSÃO EDITAL 01/2010 O Pró-reitor de Pesquisa, Extensão,
ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO
ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial
Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania
Instituto Nordeste Cidadania - INEC Projeto 1. Nome do Projeto: Leitura e cidadania 2. Apresentação: Em 1999, com o apoio do Banco do Nordeste, é lançado o Projeto: Leitura e Cidadania, que tem como principal
Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.
Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação
Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:
Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras
O que é o Projeto TRILHAS?
O que é o Projeto TRILHAS? É um conjunto de material elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1 º ano
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO PARA ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS Nº 01/2014
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE EXTENSÃO PARA ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS Nº 01/2014 Regras Gerais do Edital de Extensão para Atividades Artísticas e Culturais Nº 01/2014:
A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal
A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados
Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa
Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora
a questão das leis de incentivo à cultura
a questão das leis de incentivo à cultura 25/10/2004 Dia 25/10 - das 8h30 às 11h Tema: A questão das leis de incentivo à cultura Palestrante: Gilberto Gil Ministro da Cultura a questão das leis de incentivo
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO FREGUESIA
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO FREGUESIA Uma iniciativa de: Índice Capítulo I Âmbito... 1 Artigo 1.º Objeto... 1 Artigo 2.º Definições... 1 Artigo 3º Apelos Freguesia 21... 1 Artigo 4.º Objetivos dos Apelos Freguesia
PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA
PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto
ANEXO II PLANO DE TRABALHO
ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação
EDITAL / REGULAMENTO TREZE: O PALCO DA CULTURA 10ª EDIÇÃO
EDITAL / REGULAMENTO TREZE: O PALCO DA CULTURA 10ª EDIÇÃO I. DO OBJETO 1.1. Através de processo de seleção, irá proporcionar a apresentação de 25 trabalhos produzidos por artistas, grupos ou companhias
Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016
Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.
Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas
Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas 1. AÇÕES DE EXTENSÃO São consideradas ações de extensão os programas, projetos, cursos, eventos,
EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAÇÃO DOS 04 (QUATRO) EIXOS A SEREM DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Foco Nacional: Impactos da Emenda Constitucional
ONG VERDENOVO Rio das Velhas
Release de Imprensa ONG VERDENOVO Rio das Velhas Nova Lima, 2011 - A ONG VERDENOVO Rio das Velhas é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 16 de agosto de 2001, que atua no
PROJETO CIRANDA DAS ARTES
Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar
PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS
INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO
INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE Programa de Desenvolvimento da Educação PDE REFERÊNCIAS VISUAIS INCENTIVO A LEITURA O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP
Transformando vidas através da Arte
i Transformando vidas através da Arte Projeto Poetizar ARTIGO 26 60% para pessoa física (no caso de patrocínio) e 80% (no caso de doação). ABATIMENTO DE DESPESAS OPERACIONAIS As despesas não computadas
Programa de Relacionamento _ 2016. publicidade. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção
publicidade Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Ao longo dos seus 20 anos de existência,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.061, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.061, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a instituição do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - A escola aprendendo com as diferenças,
É prato cheio de saúde
SECRETARIA ESPECIAL DE AQÜICULTURA E PESCA SEAP/PR Esplanada dos Ministérios Bloco D 4º andar CEP: 70.043-900 Brasília DF Telefones: (61) 3218-3714/3812 FAX:(61) 3218-3732 É prato cheio de saúde 1. Apresentação
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO Agenda do evento: Rio de Janeiro (RJ) Dia: 14.12.2009 Local: Rua Zózimo do Amaral, 346,. Próximo a Escola Municipal
CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO
CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional
RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO 1. Identificação e caracterização Título do Projeto Nome do Prof(s) Coordenador(es) do Projeto Centro Laboratório Período Início Término Término previsto
Plano de Patrocínio MÚSICA DOC PRONAC 10 0394
Plano de Patrocínio PRONAC 10 0394 Resumo Executivo Os 30 programetes semanais do projeto Música Doc apresentarão entrevistas, cenas de ensaios, produção e shows. Serão 26 minutos de conteúdo artístico
Estrutura do PDI 2014-2018
APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) além de constituir um requisito legal, tal como previsto no Artigo
EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre
1. Garantir a educação de qualidade
1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam
Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012
Pesquisa da 10ª Semana de Museus Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Panorama geral - Pesquisa da 10ª Semana Nº entradas
Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1
Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Miriam Soares de ARAÚJO 2 Cálita Fernanda Batista de PAULA 3 Vanessa Lopes da SILVA 4 Ana Carolina de Araújo SILVA 5 Universidade
Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização
Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br
PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU
PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU CAICÓ - RN COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública
apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,
III Feira Multidisciplinar e I Mostra Científica da UnC REGULAMENTO
Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR - Concórdia SC Universidade do Contestado Campus Concórdia III Feira Multidisciplinar e I Mostra
EDITAL RED BULL HOUSE OF ART
EDITAL RED BULL HOUSE OF ART 1 - Denominação e Finalidade O que é a Red Bull House of Art? A Red Bull House of Art é uma residência artística para artistas brasileiros com sede em São Paulo. Red Bull House
Casa da Árvore Projetos Sociais Projeto Telinha de Cinema - Tecnologia, Arte e Educação
Casa da Árvore Projetos Sociais Projeto Telinha de Cinema - Tecnologia, Arte e Educação EDITAL 003/2011 1º. Circuito de Residências de Arte, Tecnologia e Educação Telinha de Cinema #ResTelinha# 1. Objeto
PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO
PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO O PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO é uma iniciativa do Instituto Votorantim, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação, que tem o
REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA
REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades
Brasília, 08 de julho de 2015. Boletim de Serviço da FUNAI Ano 28 Número 07
Brasília, 08 de julho de 2015. Boletim de Serviço da FUNAI Ano 28 Número 07 p. 1 SUMÁRIO Presidência... 01 Diretoria de Administração e Gestão...22 PRESIDÊNCIA PORTARIA Nº 635/PRES, de 07 de julho de 2015.
ACP ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ Projeto Centro Vivo
ACP ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ Projeto Centro Vivo Nome do Projeto: CENTRO VIVO Período e Local de Implementação: Início da operacionalização em outubro de 2003, na Região Central de Curitiba. Quais
MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR
MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários
PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX
PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a
O Livro Alisson Matos e Danilo Quintal
O Livro Dérbi, O Maior Clássico Paulista será um livro com conteúdo documental pesquisado pelos jornalistas Alisson Matos e Danilo Quintal representado por ilustrações e depoimentos que descreverão em
Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do trabalhador/ Betim (MG)
CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do
Edital. Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância
Edital Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância 1. OBJETIVO 1.1. Este edital tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de extensão universitária voltados a ações para o desenvolvimento
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"
"" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos
PRONAC nº- 1410893 art. 18 da Lei Rouanet. Programa de Desenvolvimento da Escola - PDE Instituto Brasil Solidário - IBS
PRONAC nº- 1410893 art. 18 da Lei Rouanet Programa de Desenvolvimento da Escola - PDE Instituto Brasil Solidário - IBS SÍNTESE O projeto tem por objeto a realização de diversas atividades gratuitas nas
EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita
Proposta Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita 2015 Programa de Educação Ambiental para a Praça Victor Civita que tenha como principal objetivo promover a Cultura da Sustentabilidade, por
PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura
PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO (Anexo 1)
Prezado(a) Professor(a), Visando orientar e otimizar as informações que deverão constar no projeto, elencamos, abaixo, os itens imprescindíveis para compreensão e apresentação da sua proposta ao Prêmio
Novas Formas de Aprender e Empreender
Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ÁREA DE INTERESSE ESPECÍFICO VILA SÃO SERAFIM
PROJETO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ÁREA DE INTERESSE ESPECÍFICO VILA SÃO SERAFIM Terreno com área de 128.500,00 m 2, registrado sob Matrícula 15.398 Lv. 2 do Cartório do Registro de Imóveis de Santa Maria
Art. 3º. As propostas devem ser apresentadas por professores mensalistas do quadro de docentes, nas seguintes condições:
EDITAL Nº 049/2015 CHAMADA DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2016 A Diretoria de Pós graduação e Extensão, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Geral do Centro Universitário
SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins.
SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. DE OLHO NO ÓLEO (Resíduos líquidos) Dulce Florinda de Souza Lins. RIO VERDE GO 2010 Identificação: EMEF José do Prado Guimarães. Série:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão
Tabela para classificação de ações de extensão
Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES
152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um
RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013
RESOLUÇÃO Nº 063 CONSUPER/2013 Dispõe sobre a regulamentação de Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. O
Rede de Mobilizadores Curso Elaboração de Projetos Sociais
Rede de Mobilizadores Curso Elaboração de Projetos Sociais Atividade Final: Elaboração de pré-projeto Aluna: Maria Adélia Alves Sousa 1. Identificação do Projeto Título do projeto: Fomento para Horta Comunitária
ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS.
ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS Calendário 2010 1. OBJETO O presente Regulamento estabelece normas
