Objectivos Pedagógicos
|
|
|
- Vinícius Alcântara Castel-Branco
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) A Higiene Este capítulo tem como objectivo ensinar aos alunos que a falta de cuidado na manipulação de alimentos, aliada à deficiente higiene das mãos e das vias respiratórias, podem levar à disseminação de micróbios e de doenças. Em 2.3, Higiene dos Alimentos, os alunos vão aprender como os micróbios potencialmente nocivos, que crescem nos alimentos crus, se podem transmitir facilmente para as pessoas. Imitando os chefes de cozinha, irão preparar uma salada de frango. Durante esta actividade vão aperceber-se até que ponto são capazes de disseminar micróbios! Objectivos Pedagógicos Todos os alunos irão aprender que Os Micróbios podem encontrar-se nos alimentos e podem transferir-se para as pessoas Ao cozinhar adequadamente os alimentos podemos matar os micróbios nocivos As Bactérias podem multiplicar-se com muita facilidade A refrigeração evita que os micróbios cresçam, mas não os mata.
2 2.3 Disseminação das Infecções Higiene dos Alimentos Enquadramento Palavras-Chave Contaminação Cruzada Intoxicação alimentar Micro-organismo Patogénico Materiais Necessários Para cada Aluno Uma cópia de SW 1 Uma cópia de SW 2 ou SW 3 Para o Grupo Uma cópia de SH 1 Uma cópia de SH 2 Óleo e canela Frango feito de Plasticina Papel Crepe (verde e encarnado) Pratos de Papel Facas de plástico Caixa de cartão para representar o forno Os micróbios nocivos que crescem nos alimentos podem originar intoxicações alimentares muito graves, que em casos raros, provocam a morte. Os sintomas podem durar vários dias e incluem dores de estômago, vómitos, náuseas, diarreia e febre. Estes sintomas aparecem de repente, mas podem ocorrer só alguns dias depois da ingestão de alimentos contaminados. Melhoram espontaneamente ao fim de alguns dias. Nem todos os micróbios que se encontram nos alimentos são nocivos. Eis alguns exemplos de micróbios associados aos alimentos. Alguns Micróbios Inofensivos podem ser utilizados para fabricar alimentos e bebidas, por ex. o micróbio do fermento, Saccharomyces cerevisiae usa-se para fazer pão e cerveja. A bactéria Lactobacilo é utilizada no fabrico de iogurtes e queijo. Os Micróbios Nocivos que podem causar intoxicações alimentares; Salmonella, E. coli e Campylobacter encontram-se habitualmente nas carnes cruas e podem causar diarreia e vómitos e por vezes, nos casos muito graves, levar à morte. Alguns Micróbios que se encontram nos alimentos fora de prazo são menos perigosos e geralmente não provocam doença. É o caso do fungo Rhizopus stolonifer que é responsável pelo bolor do pão ou da bactéria Pseudomonas que é a causa das manchas esverdeadas que aparecem no fiambre e noutras carnes. Como podemos prevenir intoxicações alimentares e atrasar a deterioração dos alimentos? A maioria dos micróbios cresce melhor com temperaturas entre os 5 o C e os 40 o C em locais quentes e húmidos. Não gostam de temperaturas excessivamente elevadas e morrem acima dos 70 o C. Em temperaturas muito baixas, inferiores a 5 o C, a maior parte das bactérias não consegue crescer nem multiplicar-se. Algumas sobrevivem, e só voltam a multiplicar-se quando o ambiente aquece. Por isso guardamos os alimentos no frigorífico, e os cozinhamos a altas temperaturas antes de comer. Por vezes os micróbios nocivos podem transferir-se para outros alimentos, através das nossas mãos ou dos utensílios de cozinha, e provocar doenças quando esses alimentos são ingeridos. Este processo designa-se por contaminação cruzada. Preparação Prévia 1. Cópia de SW 1 e SW2 ou SW 3 para cada aluno. 2. Modele um peito de frango em plasticina para cada grupo e besunte-o com óleo e depois com canela. 3. Fabrique um forno com uma caixa de cartão para cada grupo. 4. Corte tiras de papel crepe encarnadas e verdes para representar a alface e o tomate.
3 2.3 Disseminação das Infecções Higiene dos Alimentos Introdução 1. Explique aos alunos que alguns micróbios gostam de viver em locais quentes e húmidos, como o nosso corpo. Sempre que encontram condições favoráveis, crescem e multiplicamse. Mas não gostam de locais muito quentes, nem muito frios. No decurso desta lição iremos observar como os micróbios nocivos conseguem entrar no nosso organismo através dos alimentos que comemos! 2. Pergunte aos alunos se sabem qual a razão porque cozinhamos os alimentos e os guardamos em frigoríficos. Ao colocarmos os alimentos no frigorífico, impedimos as bactérias de crescer, mas não as matamos. Elas voltam a crescer quando retiramos o alimento do frio. Uma das maneiras mais práticas de matar as bactérias é cozinhá-las a altas temperaturas, porque não conseguem sobreviver nessas condições. 3. Discuta com os alunos as classes de alimentos que contêm as bactérias mais agressivas. Mostre as imagens de vários tipos de alimentos (SH 1) e pergunte se imaginam quais são os que contêm micróbios inofensivos e quais os que podem conter micróbios nocivos. Respostas Fruta e Vegetais: Inofensivos/Nocivos há muitos micróbios no solo que ajudam as culturas a crescer e que não têm efeitos nocivos para a saúde humana. Leite: Micróbios Inofensivos, o leite fresco contêm Lactobacilos que nos ajudam a digerir outros alimentos. Iogurte: Micróbios Inofensivos, o iogurte também contêm Lactobacilos que nos ajudam a digerir outros alimentos. Pão: Inofensivos/Nocivos, o fermento Saccharomyces cerevisiae ajuda a massa do pão a crescer Frango Crú: Nocivos, o frango crú pode conter as bactérias Salmonella, E. coli ou Campylobacter e todas elas podem provocar intoxicações alimentares nos humanos. Salsichas Frescas: Nocivos, as salsichas frescas podem conter as bactérias Salmonella, E. coli ou Campylobacter e todas elas podem provocar intoxicações alimentares nos humanos. Actividade Principal 1. Actividade para grupos de 2-3 alunos. 2. Diga aos alunos que vão fingir que estão a preparar uma salada de frango. Distribua os grupos pelas respectivas áreas de cozinha na sala de aulas. 3. Antes de iniciar a actividade pergunte-lhes se sabem como preparar uma salada de frango. Devem manifestar preferência pelos passos indicados em SH Quando a tarefa terminar pergunte a cada grupo se acha que a sua cozinha está limpa. Explique que o frango crú estava revestido por óleo e canela, que representa as bactérias. 5. Passe por cada grupo e mostre-lhes todos os locais para onde foram transferidas as bactérias e até que ponto estão disseminadas por objectos e alimentos, que, se fossem reais, eles iriam ingerir. 6. Pergunte o que poderiam ter feito para evitar que as bactérias nocivas não tivessem contaminado a salada. Dê 1 exemplo: poderiam ter lavado as mãos e a bancada, depois de manipular o frango cru
4 2.3 Disseminação das Infecções Higiene dos Alimentos Plenário 1. Distribua aos alunos a folha SW 1 para preencher. 2. Avalie a compreensão perguntando aos alunos: a. Porque existem bactérias nocivas na cozinha? As bactérias nocivas são disseminadas por todas as areas de preparação de alimentos pelas próprias mãos dos alunos, porque não as lavaram depois de tocarem na carne crua. b. Porque é importante lavar as mãos antes e depois de cozinhar? Podem existir bactérias nocivas nas mãos e a superfície da carne crua está cheia de bactérias nocivas que podem causar intoxicações alimentares. c. Como poderemos prevenir a disseminação de bactérias nocivas? Durante a preparação dos alimentos há várias maneiras de prevenir a disseminação de bactérias: i. Lavar sempre as mãos antes de preparer os alimentos, especialmente a carne crua, e antes de qualquer alimento que tenha de ser consumido cru, por exemplo as saladas. ii. Uso de bancadas separadas e próprias para os diferentes alimentos: carne crua, alimentos cozinhados, vegetais, pão, etc iii. Uso de facas exclusivas para alimentos crus e para os que estão cozinhados. d. Se alguém comer uma sandes de frango contaminada, o que lhe pode acontecer? Provavelmente uma intoxicação alimentar. e. Porque não existem habitualmente bactérias nocivas no frango cozinhado? Quando se cozinha o frango as bactérias nele contidas são destruídas. As altas temperaturas do cozinhado matam as batérias. f. Porque guardamos os alimentos num frigorífico? A temperatura do frigorífico é muito baixa (4 o C). Com temperaturas inferiores a 5º a maioria das bactérias multiplica-se muito devagar. Algumas até morrem, mas outras sobrevivem e voltam a multiplicar-se quando a temperature sobe. 3. Pergunte aos alunos se eles têm ideia do elevado número de superficies em que tocam quando fazem uma sandes na sua cozinha. Lembrem-lhes que, no caso das suas mãos estarem contaminadas, eles podem facilmente disseminar micróbios nocivos por todos os locais em que tocam. Actividade suplementar 1. Esta actividade pode ser desenvolvida individualmente ou em grupos de 2-4 alunos. 2. Distribua aos alunos a folha SW Os alunos devem identificar na figura as 9 situações que facilitam a disseminação de bactérias na cozinha e fornecer a razão pela qual pensam que isso acontece.
5 2.3 Disseminação das Infecções Higiene dos Alimentos Resultados Explicação dos Resultados 1. A carne crua deve ser guardada na prateleira inferior do frigorífico ou num recipient para evitar que o sangue e as bactérias nocivas contaminem os outros alimentos. 2. A temperatura normal do frigorífico (2 5 o C) evita a multiplicação e o crescimento dos micróbios. Se a porta do frigorífico ficar aberta a temperature sobe e aumenta o risco de multiplicação e crescimento dos micróbios, o que pode tornar-se muito perigoso. 3. Lamber a colher pode transferir micróbios nocivos da boca para os alimentos ou dos alimentos crús para a boca. 4. O uso de um lenço para cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra previne a transmissão de infecções. 5. O nariz contém muitos micróbios que lá ficam retidos quando respiramos. Tirar macacos do nariz pode transferir os micróbios nocivos para os alimentos através das nossas mãos. 6. Os ovos crús podem conter bactérias nocivas como a Salmonella, que, se for ingerida, pode causar infecções intestinais graves. 7. Todas as feridas e borbulhas devem estar protegidas com pensos durante os trabalhos de cozinha, para evitar que os micróbios se transmitam aos alimentos. 8. O lápis pode ter sido contaminado por micróbios. Não deve colocar-se na boca porque pode facilitar a disseminação de micróbios no nosso organismo. 9. As moscas podem transportar micróbios nocivos que adquirem nos lixos e transferi-los para os alimentos quando neles pousam.
6 Quais destes alimentos contêm micróbios inofensivos e quais contêm micróbios nocivos? Milk Fruta e Vegetais Leite Iogurte Pão Frango Crú Salsichas Frescas
7 Corta o frango em pequenos pedaços e coloca num prato de ir ao forno. Põe o frango no forno para assar. Corta a alface, os tomates e o pepino e começa a preparar a salada num prato. grande. Quando a salada estiver pronta, tira o frango do forno.. Coloca o frango junto com a salada e mistura muito bem. Serve nos pratos. Todos se sentam à volta da mesa e, bom apetite!
8 Lavar sempre as mãos antes de manipular alimentos crus. Depois de preparar a salada é que eu vi as bactérias : Na salada No frango Na área de preparação Nas minhas mãos Outros locais Imagina que todas as bactérias que estão nas tuas mãos estavam pintadas de azul e que deixavas uma mancha azul em todos os sítios onde tocavas. Desenha um plano da tua cozinha. Desenha uma marca azul em todos os sítios em que tocavas para preparar uma salada. 1. Se não lavarmos as mãos depois de tocar no frango crú, o que pode acontecer? 2. Como podemos evitar a disseminação dos micróbios do frango crú para outros locais? 3. Se alguém comesse uma salada com micróbios, o que poderia acontecer?
9 Assinala com um círculo as 9 coisas que os alunos não deviam fazer e porquê?
10 Assinala com um círculo as 9 coisas que os alunos não deviam fazer e porquê?
Objectivos pedagógicos
Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) Os Micróbios O capítulo 1.2, Micróbios Inofensivos, chama a atenção para o facto
1.2 Microrganismos Micróbios Bons
1.2 Microrganismos Micróbios Bons Ligação ao Currículo Nacional 2ª Fase Principal Ciências 1: 1a, 1b, 2a, 2b, 2c, 2d, 2g, 2j Ciências 2: 1a, 2b, 2g, 5f Unidade de Estudo Unidade 6 Microrganismos Tempo
ENSINO LIGAÇÕES OBJECTIVOS CURRICULUM NACIONAL
O Capítulo 1.2, Micróbios Inofensivos, destaca os benefícios de alguns micróbios examinando diversos meios e métodos para podermos utilizá-los em nosso benefício. Através da actividade fabricar iogurte,
Gripe H1N1 ou Influenza A
Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa
Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica
Gripe pandémica Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica De que trata esta brochura? Esta brochura apresenta informações acerca da gripe pandémica. Dá resposta a 10 perguntas importantes acerca
Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos
Secretaria Municipal de Saúde VISA Ponte Nova Manual Básico para os Manipuladores de Alimentos Elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária de Ponte Nova Índice: 1. Manipulador de Alimentos e Segurança
Bichos que a gente não vê
Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Projetos temáticos 5 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Bichos que a gente não vê Justificativa O projeto Bichos que
PREVENÇÃO DA GRIPE A(H1N1)V
PREVENÇÃO DA GRIPE A(H1N1)V Gripe A(H1N1)v Quais os sintomas? Os sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal: RECOMENDAÇÕES Qual o modo de contágio? Pessoa a pessoa através de gotículas quando tosse
1) O que entende por contaminação cruzada? Cite algumas medidas de prevenção da contaminação cruzada. 2) Quais as categorias de perigos que conhece? 3) Dê alguns exemplos de Perigos Biológicos. 4) Quais
Mulheres grávidas ou a amamentar*
Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 OMS Mulheres grávidas ou a amamentar* Destaques: A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de
MITOS X VERDADES SOBRE A DENGUE
Uma boa alimentação garante imunidade à doença? Mito. Não há algum alimento específico contra a dengue. Porém, uma alimentação incluindo frutas e vegetais, torna o organismo da pessoa mais saudável e o
Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente
GRIPE X RESFRIADO GRIPE e RESFRIADO são as mesmas coisas? Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado
Como proteger seus produtos com práticas de manuseio seguro de alimentos
Como proteger seus produtos com práticas de manuseio seguro de alimentos 4 C (39 F) -21 C (-5 F) -21 C (-5 F) 4 C (39 F) 4 C (39 F) -21 C (-5 F) 4 C (39 F) -21 C (-5 F) Assim que os peixes entrarem em
Cólera. Introdução: 1) Objetivo Geral
Cólera Introdução: A cólera se originou provavelmente na Índia e em Bangladesh, espalhando para outros continentes a partir de 1817. A descoberta da bactéria que a provoca foi feita por Robert Koch em
Origem da vida. Valdir estava doido para ir à praia e curtir. A voz do professor
A UU L AL A Origem da vida Valdir estava doido para ir à praia e curtir suas férias. Antes de viajar, porém, tomou todos os cuidados necessários: trancou bem as portas e as janelas, desligou todos os aparelhos
Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença
GUIA DO/DA FACILITADOR(A) DE SAUDE Luta contra doenças diarreicas e a Malária Inter Aide Projecto Agua e Saneamento Luta contra Malaria CP 6 Nacala a Velha 82 78 29 956 MENSAGENS CHAVES Etapa 1: A Diarreia:
omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg
omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO omeprazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de
INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA
INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A GRIPE SUÍNA Este folheto contém informação importante para o ajudar a si e à sua família Guarde-o Bem Contactos Úteis Para se manter informado acerca da gripe suína telefone
Sinais de alerta perante os quais deve recorrer à urgência:
Kit informativo Gripe Sazonal A gripe Sazonal é uma doença respiratória infeciosa aguda e contagiosa, provocada pelo vírus Influenza. É uma doença sazonal benigna e ocorre em todo o mundo, em especial,
Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão
Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei
Cólera e Escarlatina
Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar
BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS
BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento
O curativo do umbigo
Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.
Importância da Higiene
Importância da Higiene Anexo 1 1 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo I Importância da Higiene Você sabe o que é higiene? Higiene é o conjunto de medidas que tomamos para eliminar a sujeira, que
Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau
Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau 1 Lembre-se de três coisas Não tocar Isole a pessoa doente Ligue para a linha de apoio 2 Se pensa que alguém
Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de
Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui
Agroindústria. Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro
1 de 5 10/16/aaaa 10:35 Agroindústria Processamento artesanal de farinhas e farináceos Fabricação de pão caseiro Processamento artesanal de farinhas e Nome farináceos : fabricação de pão caseiro Produto
NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão
A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar
PNEUMONIA ATÍPICA? O QUE É A
O QUE É A PNEUMONIA ATÍPICA? A pneumonia atípica, essa doença que tanto ouves falar na televisão, é causada por um vírus. Um vírus é um microrganismo que, para sobreviver, ataca e mata algumas células
Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente. 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger
Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger Introdução A maioria das crianças, desde os primeiros tempos de vida, é sociável e procura ativamente
Avaliação de Risco e Pontos de Controlo Críticos (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS de CONTROLO CRÍTICOS - HACCP)
Avaliação de Risco e Pontos de Controlo Críticos (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS de CONTROLO CRÍTICOS - HACCP) A partir de 1 de Janeiro de 2009, as novas Normas de Higiene da Comunidade Europeia substituíram
Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br
Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para
Nome da experiência: "Mãos limpas, corpo saudável."
Nome da experiência: "Mãos limpas, corpo saudável." Grupos: Grupo 1- Frederico, Alexandra, Inês, Bryan e Pedro M. Grupo 2- Adulai, Margarida, Fábio, Hugo e Paulo Grupo 3-Sálibo, Diogo, Martim, Gonçalo
COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO
PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR
Alimentix 2. O teu jogo dos Alimentos. Jogar. Como Jogar?
Alimentix 2 O teu jogo dos Alimentos Jogar Como Jogar? Olá amigo! O Alimentix 2 é um jogo extraordinário onde vais poder explorar o fantástico mundo dos alimentos. Estás pronto? 1. O Alimentix 2 é composto
Folheto informativo: Informação para o Utilizador
Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bromexina Inpharma 0,2%, xarope Bromexina, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação
150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1
150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,
FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CIÊNCIAS DESAFIO DO DIA. Aula: 17.1 Conteúdo: Doenças relacionadas à água I
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula: 17.1 Conteúdo: Doenças relacionadas à água I 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Identificar algumas
NEOPRAZOL. (omeprazol)
NEOPRAZOL (omeprazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Cápsula 20mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOPRAZOL omeprazol APRESENTAÇÕES Cápsula 20mg Embalagens com 14 ou 28 cápsulas VIA
NOTA TÉCNICA N o 014/2012
NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)
Por que lavar as mãos? Introdução. Materiais Necessários
Intro 01 Introdução Uma das características importantes que diferencia nós, seres humanos dos outros seres vivos é a grande habilidade manual que possuimos. Fazemos muitas coisas com as mãos e, com isso,
Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado. (Tradução Provisória)
Será que é influenza (gripe)? Quem tem sintomas de febre repentina, tosse e dor de garganta. Guia de consulta e Cuidado (Tradução Provisória) Introdução: O outono é a estação do ano mais propícia para
Índice de Impactos Odontológicos no Desempenho das Atividades Diárias da Criança (OIDP-Infantil)
Índice de Impactos Odontológicos no Desempenho das Atividades Diárias da Criança (OIDP-Infantil) Instruções para aplicação Identificação A identificação da criança deve ser preenchida antes da aplicação
PLANO DE ATIVIDADE 1
PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário
Profa. Maria Fernanda - Química [email protected]
Profa. Maria Fernanda - Química [email protected] Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso
Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos
Atividade de Aprendizagem 10 Dengue: aqui não! Eixo(s) temático(s) Ser humano e saúde / vida e ambiente Tema Água e vida / reprodução e ocupação de novos ambientes / saúde individual e coletiva Conteúdos
Objectivos pedagógicos
Programa de Ciências da Natureza 6º Ano Tema: Ambiente de Vida Capítulo II- Agressões do meio e integridade do organismo 1) Os Micróbios Nesta lição, faz-se a introdução ao mundo dos micróbios. Em primeiro
Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.
Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando
PANDEMIA DE GRIPE. Informação importante para si e para a sua família
PANDEMIA DE GRIPE Informação importante para si e para a sua família Os peritos da Organização Mundial de Saúde estão actualmente a prever uma pandemia de gripe. O presente folheto descreve uma pandemia
Prevenção da Gripe A(H1N1)v
Prevenção da Gripe A(H1N1)v Recomendações DSD Departamento da Qualidade na Saúde Quais os Sintomas? Os sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal: Febre de início súbito (superior a 38ºC) Tosse Dores
Informação e Recomendações para Escolas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010
Informação e Recomendações para Escolas Segundo a Direcção-Geral de Saúde Ano lectivo 2009/2010 O vírus da Gripe A(H1N1) é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo, contém
Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)
Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.
PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:
Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as
muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração
A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,
Energia e suas fontes
ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 2 O homem necessita cada vez mais de energia elétrica e está constantemente buscando fontes para produzila. Uma das fontes de energia mais utilizadas
Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza
Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se
RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS
RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS R1 R2 Explosivo no estado seco. Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes
COMPRAR GATO POR LEBRE
PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013 POR JM CAVALO POR VACA É A VERSÃO ATUAL DE COMPRAR GATO POR LEBRE O consumo da carne de cavalo é encarado, ainda, com uma certa conotação
OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES
OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).
O que esperar quando é colocado em quarentena CS255151B
O que esperar quando é colocado em quarentena O que esperar quando é colocado em quarentena 1 A quarentena ajuda-nos a travar a transmissão do Ébola. Sabemos que pode ser difícil, mas é necessário para
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa
Workshop de Conhecimentos sobre Pele
Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar
Lição N o 3. Prótidos ou Proteínas. Objectivos de Aprendizagem. Introdução. No final desta lição, você será capaz de:
Lição N o 3 Prótidos ou Proteínas Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Indicar a composição química das proteínas. Identificar aminoácidos essenciais. Caracterizar os tipos
As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso
As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente
E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA
VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros
HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0.
HD 100 P 06.0.43510 Hohenstein P Cobertor elétrico Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo 1. Volume de fornecimento... 3 1.1 Descrição do aparelho...
PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?
Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre
TURMA DOM BOSCO EM AÇÃO PARA CONTROLE DA INFLUENZA A/H1N1 GRIPE SUÍNA
TURMA DOM BOSCO EM AÇÃO PARA CONTROLE DA INFLUENZA A/H1N1 GRIPE SUÍNA GUIA DE PREVENÇÃO A comunicação é fundamental no controle de qualquer doença. INFORME-SE E VIVA MELHOR! O Colégio Dom Bosco, fiel a
Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s
Secretaria Regional da Saúde Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Na sequência dos comunicados emitidos pela Direcção Regional da Saúde e atendendo à informação oficial disponível,
Manual de segurança no laboratório
1 - Para iniciar os trabalhos! Deves ler atentamente as instruções das actividades experimentais antes de as relizares. Sempre que tiveres dúvidas sobre as actividades experimentais deves consultar o teu
18/11/2005. Discurso do Presidente da República
Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005
10 dicas para. comer macarrão de maneira saudável. Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão
10 dicas para comer macarrão de maneira saudável Piccola Italia Bangu Culinária italiana saudável, feita à mão Tradicional prato da culinária brasileira, o macarrão não é geralmente considerado um bom
Os Atletas e os Medicamentos Perguntas e Respostas
Os Atletas e os Medicamentos Perguntas e Respostas O que posso fazer para evitar um caso positivo motivado pela utilização de um medicamento? Existem duas formas de obter um medicamento: através de uma
Derrotar o cancro do útero
Portuguese translation of Beating cervical cancer The HPV vaccine questions and answers for parents of girls in Year 9 Derrotar o cancro do útero A vacina HPV perguntas e respostas para os pais de jovens
Draguim, Badão e companhia - Guia de leitura - Livro 1 Dragões, Duendes e Outros Bichos
Draguim, Badão e companhia - Guia de leitura - Livro 1 Dragões, Duendes e Outros Bichos Apresentação da obra Sempre me disseram que os dragões eram todos maus e que devíamos fugir deles a sete pés. Mas,
O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,
O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,
COMIDA DE ESCOLA NA COZINHA. O que é?
Receitas COMIDA DE ESCOLA O que é? Comida de Escola é um conjunto de vídeos de culinária gravados no ambiente real da escola e destinados às merendeiras. Neles, um chefe e duas cozinheiras compartilham
Muito bem, Cícero! Vim para acompanhar o Dr. Carlos na visita a algumas pessoas que estão com sintomas de LEISHMANIOSE. Quer vir conosco?
Maria é uma das milhares de Agentes Comunitárias de Saúde que trabalham nos municípios brasileiros. Todos os dias, ela visita sua comunidade para saber como anda a saúde dos moradores. Olá, Cícero, como
Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada
Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada 06. Observe o quadrinho. Para responder às questões de números 08 a 12, leia o texto. (Folha de S.Paulo, 14.06.2013. Adaptado) Assinale
Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0
Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas
STIEMYCIN GEL. 20 mg/g
STIEMYCIN GEL 20 mg/g Stiemycin_Bula Paciente _ GDS v2.0 13/11/2013 1 Stiemycin eritromicina APRESENTAÇÃO Gel 20 mg/g (2%) em bisnaga com 60 g. USO EXTERNO VIA TÓPICA USO ADULTO E PACIENTES ACIMA DE 12
Comida suficiente e nutritiva. 25 Introdução. Comida 25 - Introdução
Comida 25 - Introdução 63 4 Comida suficiente e nutritiva 25 Introdução Existem vários sistemas simples e de baixo custo que podem melhorar a segurança alimentar e a nutrição. Estes incluem, por exemplo,
A importância da água na nossa saúde
A importância da água na nossa saúde Todos sabemos que o nosso corpo nãopodefuncionarsemágua.paraa nossa sobrevivência, a água que bebemos é tão essencial como o ar que respiramos. A água compõe maisdedoisterçosdopesodocorpo
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS Conheça os personagens: Qualimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar. Cuida do Canteiro de obras como fosse sua casa.
Gripe A (H1 N1) Orientações e cuidados
Gripe A (H1 N1) Orientações e cuidados O que é a gripe A (H1N1) ou gripe suína? É uma doença infecto-contagiosa aguda, causada pelo vírus influenza A (H1N1), que afeta o sistema respiratório e causa diversos
2- Composição e informações Sobre Ingredientes:
1- Identificação do Produto e da Empresa: Nome do produto: Adesivo ADS 5. Empresa: Rua Sílvio Neves Martins 112 80B Vera Cruz Contagem MG. CEP 322260-680 Telefone: 0XX31 3363 1343 2- Composição e informações
ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ. O caderno
ESCOLA EB 2,3 DE EIRÍZ O caderno da compostagem Saudações ambientais! Um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos produzimos. A compostagem permite não só
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa
Este questionário contém perguntas sobre as tuas experiências e tipo de aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais. Não há respostas correctas nem erradas, apenas as que correspondem à forma como
41 Por que não bebemos água do mar?
A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos
3 segurança AlimentAr CHRistianne de VasConCelos affonso Jaqueline girnos sonati 19
3 Segurança Al i m e n ta r Christianne de Vasconcelos Affonso Jaqueline Girnos Sonati 19 Segurança Alimentar Atualmente temos muitas informações disponíveis sobre a importância da alimentação e suas conseqüências
CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 4 ANO Boa alimentação
Rastreio de CPE Informação para o Doente
Rastreio de CPE Informação para o Doente Em caso de dúvidas sobre a informação fornecida neste folheto, é muito importante discuti-las com um dos membros da equipa médica ou de enfermagem responsável pelos
E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias
E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de
Minifúndio de varanda
Início Composteira Este canteiro Minhocas Pássaros Minifúndio de varanda para quem planta alface em vaso abril 19, 2009 Minhocário e compostagem em apartamento Posted by administrador under Minhocas Tags:
Cartilha do. Manipulador de Alimentos
Cartilha do Manipulador de Alimentos apresenta Cartilha do Manipulador de Alimentos Belezas naturais e lugares maravilhosos, assim é o turismo no Brasil, que se desenvolve a cada dia e ocupa um importante
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES
9º Química Marli Av. Mensal 22/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém
