4 Avaliação Experimental
|
|
|
- Maria Luiza Almeida Porto
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 4 Avaliação Experimental Este capítulo apresenta uma avaliação experimental dos métodos e técnicas aplicados neste trabalho. Base para esta avaliação foi o protótipo descrito no capítulo anterior. Dentre os aspectos avaliados estão o método de localização da íris, o efeito da oclusão, o desempenho do sistema de captura e a implementação dos métodos de reconhecimento. Antes de apresentar os resultados propriamente ditos este capítulo descreve em sua próxima seção as características dos bancos de dados utilizados nos experimentos Bancos de dados utilizados Para a elaboração dos experimentos e testes foram construídos dois bancos de dados utilizando o dispositivo de captura das imagens descrito na seção 3.3. Utilizou-se ainda um terceiro banco de imagens produzido por outro grupo de pesquisa da universidade de Beijing, China. As características destes bancos de imagens são descritas abaixo: Banco LVC - 1 (Laboratório de Visão Computacional) Total de Imagens: 200 Dimensão da imagem: 640x480 pixels Tipo: bmp 24 bits Pessoas: 10 Íris Diferentes: 20 Numero de imagens por íris: 10 Imagens da mesma íris em sessões diferentes: Sim
2 56 Propriedade: Laboratório de Visão Computacional, Departamento de Engenharia Elétrica, PUC, Rio de Janeiro, Brasil. Banco LVC - 2 (Laboratório de Visão Computacional) Total de Imagens: 72 Dimensão da imagem: 640x480 pixels Tipo: bmp 24 bits Pessoas: 6 Íris Diferentes: 12 Numero de imagens por íris: 6 Imagens da mesma íris em sessões diferentes: Sim Propriedade: Laboratório de Visão Computacional, Departamento de Engenharia Elétrica, PUC, Rio de Janeiro, Brasil. Banco CASSIA Total de Imagens: 756 Dimensão da imagem: 320x280 pixels Tipo: bmp 256 cores. Pessoas: 80 Íris Diferentes: 108 Numero de imagens por íris: 7 Imagens da mesma íris em sessões diferentes: Sim Propriedade: Iris Recognition Research Group, National Laboratory of Pattern, Institute of Automation, Chinese Academy of Sciences, Beijing, China. A Figura 25 mostra dois exemplos de imagens dos bancos de dados LVC e CASSIA. Cabe mencionar que em todos estes experimentos as imagens foram inicialmente convertidas para tons de cinza em 8 bits por pixel.
3 57 a b Figura 25 Exemplo de imagens (a) do banco LVC-1/2 e (b) CASSIA 4.2. Análise de desempenho Esta seção apresenta um conjunto de experimentos realizados para validar o protótipo construído e para avaliar aspectos importantes do processo de reconhecimento baseado em íris Avaliação do método de localização da íris O método proposto de localização do contorno da pupila foi comparado com o método de Daugman em termos de eficiência computacional e exatidão na localização. Ambos os métodos foram implementados no ambiente MATLAB Para a implementação do método de John Daugman utilizou-se como base a descrição em [2]. Para cada experimento foram usadas as 200 imagens do banco de íris LVC-1. O acerto da localização da íris foi verificado visualmente para cada um dos métodos analisados. A tabela 1 apresenta os resultados obtidos. Os experimentos indicam, portanto, uma clara superioridade do método proposto.
4 58 Taxa de acerto do procedimento de detecção do contorno da pupila Método proposto Método de Daugman 198/200 (99%) 182/200 (91%) Tabela 1 : Resultado da avaliação do método de localização do contorno da pupila O tempo de processamento foi cerca de 25% menor para o método proposto do que para o método de Daugman. Especialmente considerando o ambiente de programação utilizado, os tempos de execução são muito dependentes da perícia e estilo do programador. A diferença observada é, diante disso, pequena, e não permite afirmar definitivamente a superioridade do método em termos computacionais. Cabe aqui mencionar que o método proposto explora particularidades do dispositivo de captura utilizado, e é, portanto, de aplicabilidade restrita. Observa-se também nos experimentos que o método de Daugman é mais robusto a situações de muita oclusão. A Figura 26 mostra exemplos de localização da pupila pelos dois métodos, a verificação de uma linha de contorno da pupila mais grossa no método de Daugman, é devido redução de dimensionalidade para pesquisa de parâmetros utilizada no método. exemplo de localização correta pelo método proposto exemplo de localização incorreta pelo método proposto
5 59 exemplo de localização correta pelo método de Daugman exemplo de localização incorreta pelo método de Daugman Figura 26 Exemplos de localização de pupila pelo método proposto e pelo método de Daugman Avaliação do efeito da oclusão No protótipo construído estima-se a área de oclusão, mas, conforme foi salientado na seção 3.4.3, esta informação é apenas usada como um indicador ao usuário quanto à qualidade da imagem capturada. A questão da oclusão não é tratada na implementação atual do sistema. Em vista disso, uma questão relevante a avaliar é o impacto da oclusão sobre o desempenho do sistema. Dois experimentos foram realizados para tratar esta questão. O primeiro experimento teve o propósito de avaliar o protótipo como um todo a partir de imagens com muito pouca ou nenhuma oclusão. Para isso foram selecionadas do banco do LVC-1 6 íris, e de cada uma entre 8 e 10 imagens com praticamente nenhuma oclusão. A partir deste conjunto foi possível criar 225 pares de imagens de uma mesma íris (positivos) e pares de imagens de íris distintas (negativos). Variando-se os limiares de aceitação, foi possível levantar o comportamento de cada método em termos de proporção de falso negativo (imagens de uma mesma íris consideradas pelo protótipo como de pessoas distintas) e de falso positivo (imagens
6 60 de íris diferentes consideradas pelo protótipo como de uma mesma íris). Os resultados estão apresentados resumidamente no gráfico 1, mostrada abaixo: Falso Negativo ,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 1,4 Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 27 - Teste de falso positivo e falso negativo do experimento com imagens praticamente sem oclusão do banco LVC-1 Contrariando a expectativa inicial, o método de Boles apresentou desempenho próximo ao método de Daugman. O método de Wildes, como, aliás, se confirmou em todos os demais experimentos realizados, é claramente o pior entre os métodos considerados. Para estimar o impacto da oclusão realizou-se um segundo experimento, semelhante ao primeiro, em que se usaram desta vez todas as imagens do banco do LVC-1, em que a porcentagem de oclusão não era superior a 20% da área da imagem normalizada. A partir destas imagens foi possível criar 626 positivos e negativos. Os resultados obtidos deste experimento encontram-se abaixo no gráfico 2, e relacionam os testes de falso positivo e falso negativo para diferentes limiares em cada um dos métodos.
7 61 Falso Negativo Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 28 - Teste de falso positivo e falso negativo do experimento com imagens com oclusão controlada do banco LVC-1 Comparando os resultados do Gráfico 1 e do Gráfico 2, constata-se que todos os métodos são fortemente afetados pela oclusão, em particular o método de Wildes. O método de Daugman demonstrou ser, entre os métodos analisados, o mais robusto. Estes resultados sugerem que acrescentar um tratamento de oclusão no processo de reconhecimento poderá trazer um ganho expressivo de desempenho para o sistema. Apesar disso, os resultados do gráfico 2 indicam claramente que o protótipo construído permite operar com elevado nível de segurança. A porcentagem de falso positivo próximo de zero no algoritmo de Daugman corresponde a 4,6% de falso negativo, que parece ser tolerável em aplicações de alta segurança, Vale mencionar que o falso negativo traz consigo apenas o inconveniente de exigir que o indivíduo falsamente rejeitado capture uma segunda vez a imagem de sua íris com mais cuidado para reduzir as oclusões.
8 Avaliação do sistema de captura Esta seção apresenta uma avaliação do sistema de captura de imagens montado neste trabalho. Para isso aplicam-se as funções de pré-processamento e os três métodos de representação e reconhecimento que compõem o protótipo usando os três bancos de imagens mencionados na seção 4.1 construídos com dispositivos de captura sob condições distintas. Cabe aqui mencionar uma diferença importante entre os bancos LVC-1 e LVC- 2 construídos no Laboratório de Visão Computacional da PUC-RIO, utilizando o dispositivo de captura descrito na seção 3.3. Na construção do banco LVC-1 houve um cuidado especial de modo a incluir apenas imagens de boa qualidade e com relativamente pouca oclusão. Durante a construção do banco LVC-2 os indivíduos tinham muito menos supervisão da equipe do Laboratório, de modo que as imagens assim obtidas são mais representativas de uma situação de operação normal. Não se conhecem as condições em que foi montado o terceiro banco de dados, denominado CASSIA, gentilmente cedido pela Universidade de Beijing. A inspeção visual das imagens deste banco indica apenas que todas possuem um nível mais ou menos constante de oclusão. Os experimentos realizados não usaram, contudo, todo o banco, mas apenas imagens de 30 íris, selecionadas aleatoriamente, 7 imagens por íris, num total de 210 imagens. O gráfico 3 apresenta os resultados obtidos usando o banco LVC-1. Neste experimento havia um total de 900 positivos e 19 mil negativos.
9 63 Falso Negativo Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 29 - Desempenho para o banco de dados LVC-1 O gráfico 4 contém os resultados experimentais obtidos a partir do banco LVC-2. O números dizem respeito a um universo de 180 positivos e negativos. Falso Negativo Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 30 - Desempenho para o banco de dados LVC-2 Já para o experimento com banco de imagens CASSIA foram usadas 30 íris diferentes num total de 210 imagens, com o que se formaram 630 positivos e negativos. Os resultados estão apresentados no gráfico 5.
10 64 Falso Negativo Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 31 - Desempenho para o banco de dados CASSIA Os resultados apresentados nos gráficos de 4 a 6 sugerem que o mecanismo de captura de imagens de íris montado neste trabalho e usado para construir os bancos de dados LVC-1 e LVC-2 têm qualidade compatível com a do sistema utilizado na montagem do banco CASSIA. Este banco de dados tem sido usado em vários outros trabalhos científicos ao redor do mundo, como por exemplo, no trabalho de Li Ma, já muitas vezes referenciado neste documento. Os experimentos relatados nesta seção provêm, assim evidência a favor da qualidade do sistema de captura de imagem construído neste trabalho Avaliação da implementação Os experimentos descritos nesta seção têm o objetivo de avaliar quão fielmente os programas escritos neste trabalho implementam os métodos de representação e reconhecimento de íris propostos por Daugman, Boles e Wildes.
11 65 O gráfico 6 contém dados publicados no trabalho de Li Ma [18] que avalia os mesmos métodos utilizando o banco de dados CASSIA. Falso Negativo Falso Positivo Daugman Boles Wildes Figura 32 - Desempenho para o banco de dados CASSIA apresentados no trabalho de Li Ma. Comparando as curvas do gráfico 6 com os dados do gráfico 5, nota-se que Li Ma obteve desempenho superior aos verificados em nosso protótipo. Esta diferença resulta de alguns fatores. Em primeiro lugar, nossos experimentos usaram apenas parte do banco CASSIA, enquanto Li Ma utilizou todo o banco. Em segundo lugar os valores dos diversos parâmetros de cada um dos três métodos considerados são muito provavelmente diferentes. De fato a documentação disponível sobre o trabalho de Li Ma não informa os valores destes parâmetros em seus experimentos. Uma terceira explicação é que foi utilizado o mesmo algoritmo de préprocessamento das imagens na avaliação dos três métodos. Há indícios de que Li Ma aplicou algoritmo de pré-processamento distintos para cada método avaliado, e em particular distinto do utilizado em nossos experimentos. O fator provavelmente mais importante que justifica a diferença de desempenho em relação ao trabalho de Li Ma é que nosso protótipo não trata do problema da oclusão no procedimento de reconhecimento, conforme já foi mencionado na seção
12 66 Conclui-se que as funções de reconhecimento do protótipo construído neste trabalho, embora apresentem bom desempenho, ainda podem ser refinadas e atingir desempenho bem superior. Acredita-se que boa parte deste ganho advirá do tratamento de oclusões.
Introdução. Capítulo. 1.1 Considerações Iniciais
Capítulo 1 Introdução 1.1 Considerações Iniciais A face humana é uma imagem fascinante, serve de infinita inspiração a artistas há milhares de anos. Uma das primeiras e mais importantes habilidades humanas
Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras
Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões
NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL
NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL Agosto de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões
Fundamentos de Imagens Digitais. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens. Aquisição e Digitalização de Imagens
Fundamentos de Imagens Digitais Aquisição e Serão apresentadas as principais características de uma imagem digital: imagem do ponto de vista matemático processo de aquisição e digitalização de uma imagem
Estudo de Casos 57. 5.1. Estudo de Caso 1: Velocidade Intervalar e Espessura da Camada
Estudo de Casos 57 5 Estudo de Casos Neste capítulo são relatados três estudos de caso com sismogramas de referência sintéticos que têm como objetivo avaliar o modelo proposto. Na descrição dos estudos
6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa
A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas
EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL
EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL Ana Rita Ramos 1 Cristina Silva 2 1 Departamento de Análise de Riscos e Solvência do ISP 2 Departamento de Estatística e Controlo de Informação do ISP As opiniões
Prof. Me. Marcos Echevarria
Prof. Me. Marcos Echevarria Já vimos que existem vários tipos de testes de software que podemos usar para que nossos sistemas tenham uma qualidade maior. Além disso, esses testes podem ser executados em
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva
Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D
Cálculo de volume de objetos utilizando câmeras RGB-D Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA 1,3 ; Marlon MARCON 2,3 1 Estudante de Engenharia de
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA INF2608 FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA RELATÓRIO: IMAGENS SÍSMICAS VISUALIZAÇÃO E DETECÇÃO
Aspectos Ambientais para Geração de Vácuo
Aspectos Ambientais para Geração de Vácuo Sumário Muitas etapas do trabalho no laboratório necessita do uso de vácuo. Para geração de vácuo uma bomba de vácuo tipo jato de água e uma bomba de vácuo (bombas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:
3 Qualidade de Software
3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo
ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL
4 Experimentos. 4.4 detalha os experimentos com os algoritmos V-Wrapper e NCE. 4.1
4 Experimentos A estratégia V-Wrapper descrita por Zheng et. al (ZSW07), resumida no Capítulo 2, foi implementada com a finalidade de comparar um método baseado em atributos visuais com o algoritmo proposto
Como estimar peso vivo de novilhas quando a balança não está disponível? Métodos indiretos: fita torácica e hipômetro
Como estimar peso vivo de novilhas quando a balança não está disponível? Métodos indiretos: fita torácica e hipômetro Introdução O principal objetivo nos sistemas de criação de novilhas leiteiras é conseguir
Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.
Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Bacharelado em Sistemas de Informação Trabalho de Diplomação
Caros alunos e orientadores de conteúdo e acadêmico, Este documento ilustra quais capítulos devemos possuir na monografia de (no mínimo), e o que cada um contempla. O formato deverá ser o utilizado pela
Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001
47 5 Redes Neurais O trabalho em redes neurais artificiais, usualmente denominadas redes neurais ou RNA, tem sido motivado desde o começo pelo reconhecimento de que o cérebro humano processa informações
6 Conclusões e sugestões para trabalhos futuros
6 Conclusões e sugestões para trabalhos futuros 6.1. Conclusões Neste trabalho estudou-se um sistema de acompanhamento de alvos do tipo pan-tilt atuado por motores de corrente contínua e fixo em um corpo
A limiarização é uma das abordagens mais importantes de segmentação de imagens. A limiarização é um caso específico de segmentação.
Limiarização A limiarização é uma das abordagens mais importantes de segmentação de imagens. A limiarização é um caso específico de segmentação. O princípio da limiarização consiste em separar as regiões
SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS
ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...
c. Técnica de Estrutura de Controle Teste do Caminho Básico
1) Defina: a. Fluxo de controle A análise de fluxo de controle é a técnica estática em que o fluxo de controle através de um programa é analisado, quer com um gráfico, quer com uma ferramenta de fluxo
TTT 2012 - VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico 17 a 20 de Junho de 2012, Atibaia, SP, Brasil
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA FORNO DE TRATAMENTO TÉRMICO A. A. Alcantara E. A. Tannuri (3) (1), (2) (1) Sun Metais Ltda. Rua Brasiliense, 79 Santo Amaro CEP 04729-110 - São Paulo - SP - [email protected]
Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.
Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp
3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa
3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos
Classificação de Imagens
Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil Classificação de Imagens Profa. Adriana Goulart dos Santos Extração de Informação da Imagem A partir de uma visualização das imagens,
Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra
Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)
Preparação do Trabalho de Pesquisa
Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa
Laboratório 7 Circuito RC *
Laboratório 7 Circuito RC * Objetivo Observar o comportamento de um capacitor associado em série com um resistor e determinar a constante de tempo do circuito. Material utilizado Gerador de função Osciloscópio
Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected]
Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected] Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as
Planificação de. Aplicações Informáticas B
Escola básica e secundária de Velas Planificação de Aplicações Informáticas B Ano letivo 2011/2012 1- Introdução à Programação Planificação de Aplicações Informáticas B Unidade Sub-Unidades Objetivos Conteúdos
Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística
Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa
Decomposição da Inflação de 2011
Decomposição da de Seguindo procedimento adotado em anos anteriores, este boxe apresenta estimativas, com base nos modelos de projeção utilizados pelo Banco Central, para a contribuição de diversos fatores
SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?
SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que
COMPUTAÇÃO APLICADA. Porém, é necessário considerar que ninguém ensina ninguém a pensar, pois todas as pessoas normais tem este dom.
1- LÓGICA A maioria das pessoas gostam de falar ou julgar que possuem e sabem usar o raciocínio lógico, porém, quando questionadas direta ou indiretamente, perdem essa linha de raciocínio, pois ele depende
Faculdade Sagrada Família
AULA 12 - AJUSTAMENTO DE CURVAS E O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS Ajustamento de Curvas Sempre que desejamos estudar determinada variável em função de outra, fazemos uma análise de regressão. Podemos dizer
defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt
defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Condensador de Placas Paralelas Instituto Superior de Engenharia do Porto- Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,
O que é coleta de dados?
O que é coleta de dados? Segundo Bandeira (2004) no projeto de pesquisa, o pesquisador deverá descrever detalhadamente o método que usará para coletar seus dados. Basicamente ele pode adotar como método
Porque estudar Gestão de Projetos?
Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos
O modelo Entidade-Relacionamento. Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento
O modelo Entidade-Relacionamento Agenda: -Modelagem de dados utilizando O Modelo Entidade-Relacionamento 1 Antes de começarmos: A modelagem conceitual é uma fase muito importante no plamejamento de um
150 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2007
150 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2007 A evolução da produção de milho no Mato Grosso: a importância da safrinha Jason de Oliveira Duarte 1 José Carlos Cruz 2 João Carlos Garcia 3 Introdução
Ferramenta para detecção de fadiga em motoristas baseada no monitoramento dos olhos
Ferramenta para detecção de fadiga em motoristas baseada no monitoramento dos olhos Rafael Dattinger Acadêmico Dalton Solano dos Reis - Orientador Roteiro Introdução/Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento
9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês
Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos
função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma
90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter
Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra
A PROIBIÇÃO DA DESPEDIDA ARBITRÁRIA NAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS: UMA PERSPECTIVA DE DIREITO COMPARADO * Halton Cheadle ** Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra para mim estar
&RPSDUDomRH$QiOLVHGH5HVXOWDGRV
&RPSDUDomRH$QiOLVHGH5HVXOWDGRV A eficiência do modelo analítico, desenvolvido no presente trabalho para vigas reforçadas à flexão, é verificada através da comparação dos resultados numéricos obtidos com
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O ENSINO DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Leugim Corteze Romio Universidade Regional Integrada URI Campus Santiago-RS [email protected] Prof.
Unidade 5: Sistemas de Representação
Arquitetura e Organização de Computadores Atualização: 9/8/ Unidade 5: Sistemas de Representação Números de Ponto Flutuante IEEE 754/8 e Caracteres ASCII Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender a representação
FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
FAZEMOS MONOGRAFIA PARA TODO BRASIL, QUALQUER TEMA! ENTRE EM CONTATO CONOSCO! DEFINIÇÃO A pesquisa experimental é composta por um conjunto de atividades e técnicas metódicas realizados para recolher as
CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE MACERAIS DE CARVÃO
CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE MACERAIS DE CARVÃO Aluno: Annita da Costa Fidalgo Orientador: Sidnei Paciornik Co-Orientador: Marcos Henrique de Pinho Mauricio Introdução O carvão é um dos materiais mais antigos
7 - Análise de redes Pesquisa Operacional CAPÍTULO 7 ANÁLISE DE REDES. 4 c. Figura 7.1 - Exemplo de um grafo linear.
CAPÍTULO 7 7 ANÁLISE DE REDES 7.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Diversos problemas de programação linear, inclusive os problemas de transporte, podem ser modelados como problemas de fluxo de redes.
Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected]
Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI [email protected] Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.
ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA - SESI/SC
ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA - SESI/SC SUMÁRIO EXECUTIVO 2015 Apresentação Integrando a agenda mundial para a promoção da saúde e produtividade, o SESI Santa Catarina realizou
ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO
ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em geral as estatísticas sobre a economia brasileira nesse início de ano não têm sido animadoras
Nota Técnica 113/2007 SRD/SRE/ANEEL Metodologia para Projeção de Investimentos para o Cálculo do Fator X Contribuição da Audiência Publica 052/2007
Nota Técnica 113/2007 SRD/SRE/ANEEL Metodologia para Projeção de Investimentos para o Cálculo do Fator X Contribuição da Audiência Publica 052/2007 1 1. Estrutura do Trabalho : De forma que se pudesse
P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR
Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),
Estatística na vida cotidiana: banco de exemplos em Bioestatística
Estatística na vida cotidiana: banco de exemplos em Bioestatística Ana Júlia Câmara, Ana Paula da Silva Prado, Dário Alves da Silva Costa, Michelle Cristiane Silva e Ilka Afonso Reis Departamento de Estatística
CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES
Caríssimos. Recebi muitos e-mails pedindo ajuda com eventuais recursos para as provas do BACEN. Em raciocínio lógico, eu não vi possibilidade de recursos, apesar de achar que algumas questões tiveram o
Medida Doppler da velocidade de uma bola de futebol
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Medida Doppler da velocidade de uma bola de futebol Anderson
1 Introdução maligno metástase
1 Introdução Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões
Memória cache. Prof. Francisco Adelton
Memória cache Prof. Francisco Adelton Memória Cache Seu uso visa obter uma velocidade de acesso à memória próxima da velocidade das memórias mais rápidas e, ao mesmo tempo, disponibilizar no sistema uma
Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução
NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais
CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT
ISSN 2177-9139 CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT Adriana Rosélia Kraisig [email protected] Universidade Regional do Noroeste do Estado
Métodos quantitativos: Experimento
AULA 7 Métodos quantitativos: Experimento O que é um experimento? Um experimento é definido como um teste ou uma série de testes em que mudanças propositais são feitas nas variáveis de entrada de um processo,
Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008
Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008 José Cechin Superintendente Executivo Carina Martins Francine Leite Nos últimos meses, vários relatórios publicados por diferentes instituições
5 Considerações finais
5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,
4 Experimentos Computacionais
33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento
4. Metodologia. Capítulo 4 - Metodologia
Capítulo 4 - Metodologia 4. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada na modelagem, estando dividida em duas seções: uma referente às tábuas de múltiplos decrementos, e outra referente
Álgebra. SeM MiSTéRio
Álgebra SeM MiSTéRio Série SeM MiSTéRio Alemão Sem Mistério Álgebra Sem Mistério Cálculo Sem Mistério Conversação em Alemão Sem Mistério Conversação em Espanhol Sem Mistério Conversação em Francês Sem
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA. comunicação técnica do CETEM Avaliação Econômica de Projetos Prof. Raul Oliveira Neto
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA comunicação técnica do CETEM Avaliação Econômica de Projetos Prof. Raul Oliveira Neto Introdução As técnicas de avaliação econômica são utilizadas para converter os dados
White-box test: Também conhecido como teste estrutural, tem por objetivo validar os dados derivados das funções do sistema.
22. Planejamento, Especificação e Execução dos Testes A implantação de um sistema de boa qualidade, dentro de um prazo específico, pode ser seriamente prejudicada caso uma etapa extremamente importante
SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS
SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS EM PLACAS AUTOMOTIVAS André Zuconelli 1 ; Manassés Ribeiro 2 1. Aluno do Curso Técnico em Informática, turma 2010, Instituto Federal Catarinense, Câmpus Videira, [email protected]
3 Procedimento experimental
3 Procedimento experimental O trabalho experimental foi realizado utilizando-se os equipamentos disponíveis na PUC-Rio, juntamente com aqueles que foram cedidos pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Probabilidade - aula I
e 27 de Fevereiro de 2015 e e Experimentos Aleatórios e Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender e descrever espaços amostrais e eventos para experimentos aleatórios. Interpretar
Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS
MINAS, IDEB E PROVA BRASIL
MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da
25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1
25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM AS CONDIÇÕES DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RETEP PRESS, MOSSORÓ
5 Considerações finais
5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente
SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas
São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
São Paulo, 14 de julho de 2004. COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E OS TRABALHADORES Pulverizado, com uma grande concentração de empresas de pequeno porte - mais de 60% dos trabalhadores estão
Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.
1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS
ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS
ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as
Exercícios Teóricos Resolvidos
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar
Classificação da imagem (ou reconhecimento de padrões): objectivos Métodos de reconhecimento de padrões
Classificação de imagens Autor: Gil Gonçalves Disciplinas: Detecção Remota/Detecção Remota Aplicada Cursos: MEG/MTIG Ano Lectivo: 11/12 Sumário Classificação da imagem (ou reconhecimento de padrões): objectivos
