Nas últimas décadas do século passado, o Clube Infante de Sagres organizava e levava a cabo, com alguma

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nas últimas décadas do século passado, o Clube Infante de Sagres organizava e levava a cabo, com alguma"

Transcrição

1

2 1 A Tradição Nas últimas décadas do século passado, o Clube Infante de Sagres organizava e levava a cabo, com alguma regularidade mas também vários interregnos, o então célebre Torneio de São João, uma das maiores e mais prestigiadas competições não oficiais de hóquei em patins para os diversos escalões principais e de formação. Sempre com um naipe de clubes desportivos com equipas de hóquei em patins de primeiro plano, também houve sempre a preocupação de fazer interagir estes emblemas com outros clubes de menor relevo, assim como fazer encontrar clubes de diferentes áreas geográficas do nosso País que nunca ou raramente se encontram, por força dos formatos competitivos oficiais das divisões ou dos escalões de formação. Também o espírito de festa, de saudável convívio e interação cultural, social e lúdica, era sempre trazido ao Torneio através da invocação do santo padroeiro da cidade do Porto, o São João. Não só para o nome do torneio, como também para o ambiente montado em torno do ringue onde se disputam os jogos. Desde há muitos anos interrompida a realização deste evento, o Clube Infante de Sagres irá agora recuperar este já hábito de fazer na sua cidade um dos melhores e mais amplos torneios de hóquei em patins do mundo! A edição 2015 do Torneio de São João do Clube Infante de Sagres terá lugar no pavilhão desportivo do C.I.S. entre 26 e 28 de junho. Sempre cheio de gente, cheio de entusiasmo e de festa, de bom hóquei e do mais puro espírito desportivo. Cheio de gritos de golo, de apertos de mão a adversários, cheio de risadas entre convivas. 2 - O Anfitrião O Clube Infante de Sagres foi fundado em 1936, na Freguesia de Lordelo do Ouro, cidade do Porto tendo tido como designação original Hóquei Club Infante de Sagres por se destinar apenas a atividades de hóquei e patinagem. Mais tarde, alterados os seus estatutos, alargou-se o âmbito desportivo do clube a outras modalidades e variantes, permanecendo atualmente apenas a impossibilidade estatutária de no C.I.S. se praticar futebol de 11.

3 Em 28 de Janeiro de 1987, o clube foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Atualmente milita na segunda divisão nacional, tendo tido, até á última jornada do campeonato nacional, possibilidades de se apurar para a 1ª divisão na temporada recentemente terminada. Todos os seus escalões de formação se apuram habitualmente para as fases finais regionais e nacionais, conseguindo por várias vezes títulos de campeões regionais. Desde sempre, e mundial marcaram e fizeram-se sobretudo no C.I.S., tal como os irmãos Gomes da Costa ou os irmãos Rendeiro, Franklim Pais, Paulo Alves, os atuais superinternacionais Luis Viana ou Pedro Gil (atleta espanhol, por muitos considerado o melhor jogador do mundo atualmente), ou o recém chamado Henrique Magalhães, para além do atual Presidente do C.I.S., Paulo Castanheira, pai de 4 hoquistas, entre os quais Tomás, promissor jovem atleta e melhor marcador de toda a 2.ª divisão nacional na época passada. 3 O Carinho O equipamento e a bandeira do, misturam as cores principais (vermelho e azul) dos 2 maiores clubes nacionais de sempre, do desporto em geral provavelmente, mas seguramente do hóquei em patins o S.L.

4 Benfica e o F.C. Porto assemelhando-se também com uma versão portuguesa do equipamento do maior clube desportivo da modalidade a nível mundial e de todos os tempos - o F. C. Barcelona. Tanto dentro como fora da área geográfica do Porto, o C.I.S. é sempre visto inegavelmente como a seguir naturalmente ao F. C. Porto, atraindo assim, e com muita facilidade, o carinho e o apoio dos adeptos não portistas. E por não ser rival do F.C. P. no futebol, nem no próprio hóquei presentemente, conta com a simpatia fácil da parte dos adeptos portistas também. C.I.S., no qual nenhum dos seus dirigentes nem atletas auferem rendimentos, nem sequer ao nível de prémios por resultados. Pelo contrário, todos os seus jogadores dos escalões de formação pagam uma mensalidade para aprenderem, evoluírem e praticarem a modalidade. Isto naturalmente faz do Clube Infante de Sagres um exemplo atraente a proteger e a acarinhar, pois sendo um mero clube de bairro, que nunca deixou de ser, se projetou já como um dos melhores emblemas de hóquei de sempre!

5 4 - A Narrativa do Torneio 2015 O Torneio de São João Cidade do Porto 2015 do Clube Infante Sagres pretende ser acima de tudo uma grande festa do hóquei em patins e do desporto não profissional. Decorrerá no pavilhão do CIS entre o dia 26, 6ª feira, e o dia 28 de junho, domingo. Ele é focado na interação de experiências de formação dos jovens praticantes da modalidade, tanto ao nível desportivo e da leal competição informal, como também nas vertentes cultural, social e recreativa. São experiências que o CIS entende poderem ser muito enriquecedoras e gratificantes para os jovens atletas, sob múltiplos aspetos, e que decerto funcionarão como pequenos contributos saudáveis para o seu crescimento enquanto homens, cidadãos e desportistas, e que decerto projetará com elevação e prestígio a própria modalidade, que tão bem sempre dignifica desportivamente o nosso País. Sendo o hóquei em patins o desporto mais típico da península ibérica, e uma das modalidades mais artísticas, genuínas e enraizadas segundo o gosto português, cabe no papel do Clube Infante Sagres, orientado pelo novo espírito consolidado que pretende ser levado a cabo, pela nova Direção do Clube tão recentemente empossada, e enquanto um dos mais antigos da clubes de hóquei em patins da cidade do Porto e de Portugal, - e enquanto clube fundador da modalidade que se mantém fielmente dedicado a ela apenas - promover este tipo de evento amplo, que assenta na sã competição desportiva, mas, acima de tudo, para ser uma grande celebração do próprio hóquei! CIS. E porque de uma festa de São João mesmo se trata, será festa desde que as equipas convidadas são acolhidas no pavilhão, e até que elas entrem em ringue. Voltarão naturalmente à festa depois de terminado o jogo, aí com maior

6 ou menor vontade de pescar umas sardinhas na broa, conforme naturalmente o resultado que for deixado dentro do próprio ringue. Mas começando pelo princípio, à chegada ao Torneio, todos os atletas e membros da comitiva serão recebidos com uma forte martelada na cabeça, instrumento que possivelmente será feito de ruidoso plástico, pois para materiais de maior dureza poderíamos simplesmente ter pensado em usar um dos muitos sticks que a nossa vida desportivo nos obriga a guardar permanentemente. Aqui, e de modo a ser logo mostrada toda dimensão hospitaleira das hostes tripeiras, as senhoras que possam vir a acompanhar as equipas - seja simplesmente com funções de familiares ou como membros dos clubes - serão adicionalmente brindadas com uma cabeça de alho porro delicadamente esfregada na cara, uma vez que o alho porro está plenamente considerado como muito positivo para a saúde em geral, e da pele em particular. Dessa forma, tê-las-emos connosco em todo o seu esplendor de beleza. Ou seja, para além de uma grande festa, teremos seguramente uma festa bonita! Depois ou antes dos jogos, os atletas e acompanhantes encontrarão barraquinhas de São João com os tão bem chamados comes e bebes, uma boa parte dos quais alinhados pelo ambiente da quadra, e que irá desde o nosso caldo verde à inevitável sardinha no pão de milho, do porco no espeto ao bolo de São João, das compotinhas caseiras até aos licores mais malandros. Tudo regado com muito manjerico, balõezinhos, correntes coloridas e música de rusga sanjoanina, que isto de cerveja, vinho ou sangria não deixa a Federação Portuguesa de Patinagem e a segurança policial regar grande coisa... Mas como, na altura, o Santo António já se acabou e o São João só dá mais um balão um pouco mais tarde, lá teremos que fazer uns jogos de hóquei, muito a sério na dedicação e no espírito competitivo enquanto as bolas não entram nas balizas, mas com toda a partilha de afetos e de agressividade mais comedida que estes torneios de jogos amigáveis sempre proporcionam aos participantes e ao público. A bem das experiências alternativas que os mais novos atletas também devem aprender a ter.

7 Desde o escalão de com os mais jovens atletas até aos 9 anos, até ao escalão de (Iniciados), o modelo competitivo passa por 4 equipas jogando em sistema de poule ( todos contra todos ), sendo uma das equipas de cada escalão competitivo sempre a equipa do CIS do respetivos escalão. Assim acontecerá também com os escalões de (Infantis) e (10 e 11 anos). Na competição de e (Juniores e Juvenis respetivamente), os grupos também são de 4 clubes, mas ao contrário dos mais novos que fazem 3 jogos cada equipa, aqui farão apenas 2, havendo sempre um clube do grupo, e apenas um, contra o qual não se irão defrontar. É pois um sistema de apuramento por vitória, com um jogo inicial, e depois a final do escalão e o jogo para o 3º lugar. Por fim, no escalão de Séniores, primeira e última razão de todos os clubes desportivos de alta competição, teremos três jogos envolvendo equipas do CIS, todos de exibição, pois o torneio é focado na competição informal dos escalões de formação e no grato convívio com inspiração sanjoanina, e não na competição mais adulta e que normalmente mais pode contar com os holofotes de todos durante as épocas desportivas. O Mui Nobre e Leal Accampamento Urbano d El Clube Infante de Sagres acolherá os atletas que quiserem pernoitar sem custos de alojamento, tanto na noite 6.ª feira, como na de sábado, podendo os atletas usufruir de um conforto semelhante ao de muitos parques de campismo, possivelmente melhor até em alguns casos, e incluindo o uso das instalações sanitárias e de higiene de que o Clube dispõe diariamente para os seus atletas. Como não é habitual os atletas da casa dormirem no próprio pavilhão, apesar do grande amor que todos eles sempre revelam para com Clube, os convidados apenas farão isso de diferente relativamente aos anfitriões. No final, despedirmo-nos da cascata sanjoanina até ao próximo ano, que a medalha de recordação é a única coisa que cada um leva de novo para sua casa, para além de tudo o que de novo se leva na alma e no estômago. Alguns clubes decerto levarão uma taça, esperemos que não todas. A ver se alguma consegue ficar em casa..! Viva o S. João!

8 5 O Calendário, o Regulamento e as Equipas 6.ª feira, 26/06 Sábado, 27/06 Domingo, 28/ h CIS - Carvalhos 8.45h CIS - O. Barcelos 9.00h CIS - Oliveirense 19.00h CIS - Valongo 9.30h Bom Sucesso - Juv. Pacense 9.45h Académica - A.D. Oeiras 19.45h Escola de Patinagem Demoshow 10.15h ED Viana - Carvalhos 10.30h Carvalhos - J. Pacense 20.45h CIS casadas - CIS solteiras (FEM.) 11.00h Viana - Sporting 11.15h CIS - Carvalhos 21.30h CIS - A. A. Espinho 11.45h Juv. Pacense - Valongo 12.15h Oliveirense - Académica 22.30h CIS (B) - Boavista F.C h F.C.Porto/DF - Viana 13.00h CIS - A.D. Oeiras 13.45h CIS - Bom Sucesso 13.45h CIS - Sporting 14.30h Sporting - O. Barcelos 14.30h Jogo 3º/4º Juniores 15.15h CIS - Oliveirense 15.30h CIS - Académica \ 16.00h CIS - Viana 16.15h A.D. Oeiras - Oliveirense Exibição Seniores 16.45h Jogo 3.º/4.º Juvenis 17.00h ED Viana - A.A.Espinho Sub 9 Poule Benjamins 17.45h A.A.Espinho - Carvalhos 18.00h CIS (A) - All Star convidados Sub 11 Poule Escolares 18.30h O. Barcelos - Viana 18.45h Jogo Final Juniores Sub 13 Poule Infantis 19.30h Valongo - Bom Sucesso 19.45h Troféus e Encerramento Sub 15 Poule Iniciados 20.15h Jogo Final Juvenis Sub 17 Eliminar Juvenis 21.00h CIS - ED Viana Sub 20 Eliminar Juniores 21.45h CIS - Juv. Pacense 22.30h Troféus 1º dia (Sub17+Benjam.)

9 Os tempos de jogo de cada partida a disputar serão os abaixo indicados, a serem controlados com elevado rigor por parte dos árbitros e comissão organizadora, rigor que se justifica pelo elevado número de partidas e consequentes dificuldades de conter atrasos acumuláveis. BENJAMINS, ESCOLARES, SUB-13 E SUB-15: - mínimo de 5 minutos mas máximo de 7 minutos para aquecimento dos atletas em ringue; - 12 minutos x 2 partes, sem a referida paragem de cronómetro; - 2 minutos de intervalo (só para troca de balizas, hidratação de atletas e orientações rápidas). SUB-17, SUB-20 e SENIORES: - mínimo de 5 minutos mas máximo de 10 minutos para aquecimento dos atletas em ringue; - 15 minutos x 2 partes, sem a referida paragem de cronómetro; - 5 minutos de intervalo.

10 Todas as restantes regras serão as regras de jogo adotadas pela Federação Portuguesa de Patinagem e atualmente em vigor para a modalidade de Hóquei em Patins. A Comissão Organizadora decidirá, por ventura, no caso de ocorrerem eventuais casos omissos relativos a questões que não decorram no tempo de disputa das partidas e no interior do ringue, cabendo naturalmente ao árbitro todas decisões de dentro de ringue e durante o tempo de jogo também, nos possíveis casos que por ventura surjam e se encontrem omissos no regulamento específico aqui indicado.

11 6 As Orientações O Torneio de São João Cidade do Porto 2015 do Clube Infante Sagres joga-se desportivamente dentro do Pavilhão do C.I.S., e socialmente também no recinto exterior contíguo à sua entrada, que fica recolhido relativamente à face da Rua Professor Augusto Nobre. Dado que nele estará montado um pequeno arraial sanjoanino, não pode existir estacionamento automóvel como habitual, permitindo-se apenas o acesso na entrada do passeio que conduz ao pavilhão desportivo apenas para descarga de materiais ou dos próprios jogadores equipados, ou não, e comitivas dos clubes convidados. Embora o Clube Infante de Sagres tenha procurado facultar pernoitas sem custos e no máximo do espirito social e de confraternização saudável seja através do acolhimento em casa de familiares de adversários do C.I.S. da mesma idade, isto no caso dos escalões mais pequenos, seja pelo uso do n/ Acampamento Urbano MUI NOBRE E LEAL ACCAMPAMENTO D EL CLUBE INFANTE DE SAGRES para os restantes atletas e todos adultos das comitivas existem algumas unidades turísticas e hoteleiras que poderão por ventura merecer a preferência para situam em áreas relativamente próximas do Pavilhão do C.I.S.: - Ipanema Park Hotel - Rua De Serralves, PORTO - 5* (1,1 km) River and Ocean Suite Rua do Campo Alegre, PORTO Alojamento Local (1,4 km) Bessa Hotel - Rua Dr. Marques de Carvalho, PORTO 4* (1,6 km) LoftAbroad Studios - Rua da Venezuela, PORTO Alojamento Local (1,9 km) Hotel Tuela HF - Rua Arquiteto Marques da Silva, PORTO 3* (2,8 km) Hotel Vice-Rei - Rua Júlio Dinis, PORTO 2* (2,9km) Vincci Porto Hotel- Alameda Basílio Teles, 26 / PORTO 4* (3,2 km) Pousada da Juventude do Porto - Rua Paulo Gama, PORTO (3,4 km) Three Houses - Rua Padre Cruz, PORTO - Alojamento Local (4,0 km) , e que

12 E também queremos que almocem connosco e jantem na festa de São João do C.I.S., mas, se contudo se pretender optar por alguma refeição mais tradicional em das proximidades: - Cufra restaurante e snack-bar Avenida da Boavista, 2504, Porto - Churrasqueira de Serralves restaurante Rua de Serralves, 583, Porto - Pastorinha pastelaria - Rua Ciríaco Cardoso, 487, Porto - Rainha de Serralves pastelaria e confeitaria - Rua Pintor António Cruz, 8, Porto - Li-Jin restaurante chinês Rua São João de Brito, 35, Porto - Pateo de Tanger restaurante e café - Rua de Tanger, 1615, Porto - Padaria Ribeiro pastelaria e confeitaria Rua João de Barros, 300, Porto - Fundação A.E.P. restaurante Avenida da Boavista, 2671, Porto - Gokobe restaurante japonês Rua de Grijó, 44, Porto - Corcel café e snack-bar - Rua São João de Brito, 52, Porto - Tasc art restaurante e café Rua Pedro Olaio, 38, Porto - El Dorado restaurante Avenida Dr. Antunes Guimarães, 65, Porto - Bacelar pastelaria e café - Praça Dom Afonso V, 55, Porto - Churrasqueira Marechal restaurante Rua Jorge Reinel, 19, Porto Na chegada ao Pavilhão do C.I.S., o de automóveis deverá ser feito na Rua Professor Augusto Nobre ou nas ruas contíguas, sugerindo-se a zona das Ruas Carlos Dubini e Raimundo de Macedo, assim como ruas adjacentes dessa pequena área residencial. Notar que o sentido é único na Rua Prof. Augusto Nobre, ascendente.

13 Assim, terá forçosamente que se fazer a subida da Rua Prof. Augusto Nobre, tendo como hipóteses de : - a subida da Rua de Serralves desde o seu início por trás do Hotel Ipanema Park, cuja fachada se situa na transição da Rua do Campo Alegre com a Rua Diogo Botelho; - a descida da Rua de Serralves pelo extremo oposto (à Avenida Marechal Gomes da Costa), até ao cruzamento com Ciríaco Cardoso e Pintor António Cruz, ou um pouco antes, desviando pela Rua de Cima. - a entrada através da Rua Ciríaco Cardoso (transversal à Avenida da Boavista), seja até ao fim e diretamente para Prof. Augusto Nobre, seja com a Rua de Cima como rua intermedia, mas que é muito estreita nesse troço; - pelo inicio da Rua Ciríaco Cardoso, voltando na Rua Carlos Dubini e Rua Raimundo de Macedo.

14 No primeiro contacto com o Pavilhão desportivo do C.I.S., um delegado/dirigente do clube competidor deverá dirigir-se ao, situado no corredor interior da área do público, de forma a procurar por informações e apoios complementares, e aí entregando os cartões de jogo dos atletas emitidos pela FPP. Receberão também indicações para a devida utilização dos.

15 Os balneários e os corredores interiores da zona de atletas poderão ser utilizados por pais ou outro responsável adulto que preste apoio aos atletas Benjamins, Escolares e Infantis, mas, em todo o caso, as áreas dos Corredores Técnicos e Ringue apenas poderão ser usadas pelos próprios atletas, técnicos, delegados, árbitros e pessoas com expressa autorização do C.I.S. tais como jornalistas. No caso de existirem atletas femininos integrados nas equipas, a Organização poderá providenciar um local distinto do balneário dos restantes atletas masculinos da equipa. As Bancadas poderão todas elas ser utilizadas indiferentemente por todas as pessoas. Uma vez equipados, os atletas poderão utilizar a sala de aquecimento situada por cima dos balneários (piso superior, não representado no mapa anterior), mas à qual só é possível aceder por escadas, até 5 minutos antes da hora marcada para entrada em ringue, podendo esses 5 minutos finais de antes do ringue serem feitos num dos corredores técnicos, de acordo com indicações que serão dadas pela Organização no próprio dia. Os períodos complementares de aquecimento dentro de ringue deverão ser escrupulosamente respeitados, sendo, de acordo com o regulamento do Torneio, de: - 5 minutos para Benjamins, Escolares, sub 13 e sub 15; - 8 minutos para sub 17, sub 20 e Seniores. (O árbitro poderá conceder, em casos excecionais e admissíveis, mais 2 minutos de tolerância como máximo) Todas as partidas serão dirigidas por árbitros credenciados segundo orientações da Federação Portuguesa de Patinagem e da A.P.P., cabendo todas as ações disciplinares estritamente aos seus órgãos competentes. O da conta com as digníssimas e com os seus produtos da quadra e não só, podendo todos os presentes ser clientes delas, desde que sejam portadores da moeda interna apropriada o. (1 Stick vale 50 cêntimos). Todos os produtos aí à disposição estão cotados e devem ser pagos em Sticks. Para os mais desprevenidos, a Organização facultará um no local para que possam proceder à troca de Euros por Sticks.

16 Clube Infante de Sagres (geral/secretaria) Organização do Torneio S. João (André Pinho) (José Antonio Cunha) (Guilherme Castelo Branco) Direção do C.I.S (Miguel Bigotte Chorão)

Juventude Vidigalense. entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos. 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00

Juventude Vidigalense. entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos. 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00 PROGRAMA HORÁRIO PROVISÓRIO Sábado, dia 23 de Julho de 2016 entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00 12:30 12:45 Disco Seniores Masculinos

Leia mais

COMUNICADO Nº 29/2014

COMUNICADO Nº 29/2014 COMUNICADO Nº 29/2014 Exmos. Senhores, Para vosso conhecimento e como único aviso oficial, informamos V. Exas. do seguinte: SUMÁRIO Pág. 1 HÓQUEI EM PATINS 1.1 Seguro Desportivo Época 2014/2015 1 1.2 Provas

Leia mais

President Communication / Comunicação do Presidente FEDERAÇÕES EUROPEIAS PRESIDENTE DO CERH

President Communication / Comunicação do Presidente FEDERAÇÕES EUROPEIAS PRESIDENTE DO CERH Para: De: FEDERAÇÕES EUROPEIAS PRESIDENTE DO CERH Data: 26 de Fevereiro de 2014 Assunto: TAÇA LATINA NOVA DATA, CALENDÁRIO E OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS Exmºs Senhores: Tendo em atenção a solicitação recebida

Leia mais

Futebol Feminino no Desporto Escolar. Plano Plurianual de desenvolvimento do projeto 2015/2016

Futebol Feminino no Desporto Escolar. Plano Plurianual de desenvolvimento do projeto 2015/2016 Futebol Feminino no Desporto Escolar Plano Plurianual de desenvolvimento do projeto 2015/2016 INTRODUÇÃO O Futebol Feminino é uma atividade que tem crescido nos últimos tempos em Portugal e por isso, sentimos

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Vitória Futebol Clube

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Vitória Futebol Clube Verde Paixão #11 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Clube Vitória Futebol Clube Rio Ave FC 2x0 Vitória FC - 17-08-2014 Rio Ave FC 1x1 Vitória FC - 15-01-2014 Rio Ave FC 1x0 Vitória FC - 04-01-2014

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS www.inatel.pt NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas pela Fundação

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direcção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

A. Disposições Gerais

A. Disposições Gerais FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Direcção Técnica Nacional Sector juvenil Versão de 29 de Maio de 2008 REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES NORMAS RELACIONADAS COM OS ESCALÕES DO ATLETISMO JUVENIL A. Disposições

Leia mais

Uma paixão pelo herói que está na sombra UM ESTADO DE VIDA! Hugo Oliveira

Uma paixão pelo herói que está na sombra UM ESTADO DE VIDA! Hugo Oliveira No guarda-redes encontramos tudo o que procuramos num desportista: reflexos e sincronização, força e velocidade, espectacularidade e movimentos perfeitos e competitividade e valentia. (John Hodgson) Uma

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 ARTIGO 1º O Campeonato Nacional de Gira- Praia de Subs é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE A LIGA DE CLUBES DE BASQUETEBOL O CLUBE NACIONAL DE IMPRENSA DESPORTIVA

PROTOCOLO ENTRE A LIGA DE CLUBES DE BASQUETEBOL O CLUBE NACIONAL DE IMPRENSA DESPORTIVA PROTOCOLO ENTRE A LIGA DE CLUBES DE BASQUETEBOL E O CLUBE NACIONAL DE IMPRENSA DESPORTIVA CAPÍTULO I PRESSUPOSTOS DO PROTOCOLO CLÁUSULA 1ª Partes A Liga de Clubes de Basquetebol e o Clube Nacional de Imprensa

Leia mais

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Há exatamente dois meses a Seleção Nacional A efetuou o seu último jogo no Campeonato do Mundo disputado no Brasil.

Leia mais

BENFICA FUTSAL TRAINING CAMP

BENFICA FUTSAL TRAINING CAMP SPORT LISBOA E BENFICA O Sport Lisboa e Benfica, Clube fundado em 28 de Fevereiro de 1904, é o maior Clube do Mundo. Está presente em 70 países através dos 14 Milhões de adeptos e tem a Águia como símbolo,

Leia mais

09H30 AF Vila Real / AF Braga. 09H30 AF Viana Castelo / AF Porto. 15H00 Apuramento do 3º e 4º classificados. 16H00 Final

09H30 AF Vila Real / AF Braga. 09H30 AF Viana Castelo / AF Porto. 15H00 Apuramento do 3º e 4º classificados. 16H00 Final 09H30 AF Vila Real / AF Braga 09H30 AF Viana Castelo / AF Porto 15H00 Apuramento do 3º e 4º classificados 16H00 Final XXVII TORNEIO DE NATAL 2013 SUB/14 DR.MACEDO VIEIRA PROGRAMA GERAL 23.DEZ.13 (2ª Feira)

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL N.º 1 ÉPOCA 2015/2016 Associação de Andebol do Algarve

COMUNICADO OFICIAL N.º 1 ÉPOCA 2015/2016 Associação de Andebol do Algarve Distribuição: FAP e Clubes Filiados 1. Direcção 1.1 A época desportiva 2014/2015 termina no dia 31/07/2015. A época desportiva 2015/2016 inicia-se no dia 01/08/2015. 1.2 Informamos que o horário de funcionamento

Leia mais

CIRCULAR PA Nº. 31 14/15 02/09/2015

CIRCULAR PA Nº. 31 14/15 02/09/2015 CIRCULAR PA Nº. 31 14/15 02/09/2015 DISTRIBUIÇÃO: Associações, Clubes P.A. ASSUNTO: 1 Abertura de época 2015/2016 2 Inscrição de equipas nas provas oficiais 3 Bola oficial 4 Taxas 5 - Regulamentos 6 Anexos

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Futsal

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Futsal Direção de Serviços do Desporto Escolar Regulamento Específico Futsal Ano Lectivo 2012-2013 LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres.

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres. DA FINALIDADE: Art. 1º - Os JOGOS DE VERÃO ARCO SPM 2013 MODALIDADE VOLEIBOL 4X4, tem como finalidade principal, promover o congraçamento das equipes e o aumento da adesão à prática de exercícios físicos

Leia mais

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL ÍNDICE CAPITULO I - O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 - Concepção do Jogo - REGRA 2 - A quem se dirige - REGRA 3 - Finalidade do Jogo CAPITULO II - INSTALAÇÕES E MATERIAL - REGRA

Leia mais

PROGRAMA. 14:30h Chegada das comitivas ao Complexo Desportivo Monte da Forca, em Vila Real; 15:30h JOGO 1: AF VISEU x AF BRAGANÇA;

PROGRAMA. 14:30h Chegada das comitivas ao Complexo Desportivo Monte da Forca, em Vila Real; 15:30h JOGO 1: AF VISEU x AF BRAGANÇA; PROGRAMA 14:30h Chegada das comitivas ao Complexo Desportivo Monte da Forca, em Vila Real; 15:30h JOGO 1: AF VISEU x AF BRAGANÇA; 16:30h JOGO 2: AF x AF VISEU; 17:30h JOGO 3: AF BRAGANÇA x AF ; 18:30h

Leia mais

Actividades Desenvolvidas

Actividades Desenvolvidas Departamento de hóquei em Campo do Casa Pia Atlético Clube Introdução Em Outubro de 2013, iniciamos as actividades da modalidade de hóquei em Campo nos CED s da Casa Pia de Lisboa. A modalidade de hóquei

Leia mais

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis De acordo com o art.º 2º dos estatutos deste clube, o Tennis Club da Figueira da Foz tem uma que se rege pelo presente regulamento. 1. A funciona nas instalações do clube, sito na Avenida 25 de Abril,

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 A partir de 1 de Janeiro de 2009 entra em vigor o presente Regulamento revogando o Regulamento do Campeonato de Derbies de

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Boavista Futebol Clube

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Boavista Futebol Clube Verde Paixão #4 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Clube Boavista Futebol Clube Rio Ave FC 4x0 Boavista - 01-09-2014 Rio Ave FC 1x1 Boavista - 01-10-2005 Rio Ave FC 2x2 Boavista - 19-02-2005 Rio Ave

Leia mais

III TRAIL TRANSFRONTEIRIÇO DE BARRANCOS

III TRAIL TRANSFRONTEIRIÇO DE BARRANCOS III TRAIL TRANSFRONTEIRIÇO DE BARRANCOS 28/11/2015 Regulamento Geral da Prova 1º - A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OMUNDODACORRIDA.COM, com o apoio da Câmara Municipal de Barrancos e do Município de Encinasola

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DE LISBOA

ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DE LISBOA Época 2008/2009 COMUNICADO Nº. 3 3 de Dezembro de 2008 Para conhecimento das Entidades Oficiais, Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Associações Distritais, Associação Portuguesa de Árbitros, Juízes

Leia mais

Continuamos com uma parceria entre a AMB e a Associação de Voleibol do Porto, em que esta ficará responsável por toda a parte competitiva do evento.

Continuamos com uma parceria entre a AMB e a Associação de Voleibol do Porto, em que esta ficará responsável por toda a parte competitiva do evento. BEM VINDOS É com enorme prazer que estamos a trabalhar no V AMB VOLLEYBALL CUP/Espinho 2016. Depois do êxito das quatro edições anteriores desta competição, continuamos a pensar e a desejar sempre o melhor.

Leia mais

O ensino aprendizagem da matemática no basquete

O ensino aprendizagem da matemática no basquete Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus Caicó Matemática Licenciatura Plena O ensino aprendizagem da matemática no basquete Caicó-RN 2013 Deisy

Leia mais

XXII JOGOS NACIONAIS SALESIANOS - 2015

XXII JOGOS NACIONAIS SALESIANOS - 2015 ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ALENTEJO Rua das 5 Cepas (Antiga Escola EB1) - Canaviais 7005-376 Évora E-mail:direccao@abalentejo.com; secretaria@abalentejo.com; dtr@abalentejo.com Website: www.abalentejo.com

Leia mais

O que é o Padel: História do Padel:

O que é o Padel: História do Padel: O que é o Padel: O jogo é disputado sempre em duplas. A bola é igual à de tênis mas o campo tem algumas diferenças em relação a este desporto, pois tem 20 m de comprimento por 10 m de largura, com paredes

Leia mais

IV Aquatlo da Calheta 2015 IV Aquatlo Jovem da Calheta 2015 IV Aquabike do Paul do Mar 2015

IV Aquatlo da Calheta 2015 IV Aquatlo Jovem da Calheta 2015 IV Aquabike do Paul do Mar 2015 IV Aquatlo da Calheta 2015 IV Aquatlo Jovem da Calheta 2015 IV Aquabike do Paul do Mar 2015 07 e 08 de MARÇO de 2015 Distância Sprint: 700m Natação / 5 km corrida 1. ORGANIZAÇÃO / ENQUADRAMENTO REGULAMENTO

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

WWW.BA-CUP.COM 23 A 30 DE JULHO, 2016 // BUENOS AIRES

WWW.BA-CUP.COM 23 A 30 DE JULHO, 2016 // BUENOS AIRES 2016 WWW.BA-CUP.COM 23 A 30 DE JULHO, 2016 // BUENOS AIRES A BA Cup se tornou a copa de futebol amador mais internacional da América, se posicionando como uma das mais atrativas do mundo todo nesta categoria.

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO ÀS ENTIDADES DESPORTIVAS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO ÀS ENTIDADES DESPORTIVAS REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO ÀS ENTIDADES DESPORTIVAS Critérios específicos de apoio para época desportiva 2011/2012 Introdução O Regulamento n.º 635/2010 Regulamento Municipal de Apoio às Entidades

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM

MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM MAFALDA DI MARTINO CALDAS LOPES SERAFIM Nasceu a 21.12.2000 em Lisboa numa família com fortes tradições desportivas e tem dois irmãos, a Vera com 7 e o Diogo com 4. Começou a ir às aulas de adaptação ao

Leia mais

V Duatlo da Ponta do Sol - Canhas - 2016

V Duatlo da Ponta do Sol - Canhas - 2016 V Duatlo da Ponta do Sol - Canhas - 2016 Sábado, 23 de Janeiro de 2016 VI DUATLO JOVEM DA PONTA DO SOL - 2016 VI DUATLO DA PONTA DO SOL 2016 REGULAMENTO 1. ORGANIZAÇÃO / ENQUADRAMENTO O VI Duatlo da Ponta

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE REMO Destinatários: Clubes Associados da FPR Circular Nº37/14 Proc. nº 2.1 Lisboa 2014-03-06 Assunto: Plano de apoio ao apetrechamento de clubes (PAAC 2014) 1. Introdução O desenvolvimento de uma qualquer modalidade

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro.

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. PLANO DE ACTIVIDADES / 2011 O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. Nesta sequência, a actual Direcção propõe um conjunto de actividades

Leia mais

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013

Ateneu Desportivo de Leiria. Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Newsletter Ginástica ABRIL 2013 Leiria, 30 de Abril de 2013 Tivemos um mês de Abril muito animado! No dia 20 participámos na 3ª Edição do LudoApta, um evento organizado pela Associação OASIS e pela Escola

Leia mais

Nestes dois dias de competição prevê-se a presença de cerca de 80 a 100 atletas, entre Portugueses e Espanhóis.

Nestes dois dias de competição prevê-se a presença de cerca de 80 a 100 atletas, entre Portugueses e Espanhóis. APRESENTAÇÃO O Núcleo Bicross de Setúbal, conjuntamente com o Forninho Futebol Clube, Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e Federação Portuguesa de Ciclismo, convidam a participar em duas importantes

Leia mais

TORNEIO NACIONAL DE SUB-14 (MASC. E FEM)

TORNEIO NACIONAL DE SUB-14 (MASC. E FEM) COMPETIÇÕES NACIONAIS TORNEIO NACIONAL DE SUB-14 (MASC. E FEM) Modelo Competitivo -Proposta de Alteração- Elaborado por: Directores Técnicos das Associações de Basquetebol de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO,

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

Taça da Europa de Patinagem Artística Nazaré / Portugal 3 a 6 Outubro 2007

Taça da Europa de Patinagem Artística Nazaré / Portugal 3 a 6 Outubro 2007 COMUNICADO N.º 1 1. Introdução A Federação de Patinagem de Portugal, com a colaboração da Associação de Patinagem de Leiria e a Câmara Municipal da Nazaré, vai concretizar a organização da Taça da Europa

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO A Câmara Municipal de Serpa no âmbito da sua politica para as áreas sócio-cultural e desportiva, considera o movimento associativo como parceiro

Leia mais

REGULAMENTOS Rock n Roll Maratona de Lisboa EDP

REGULAMENTOS Rock n Roll Maratona de Lisboa EDP REGULAMENTOS Rock n Roll Maratona de Lisboa EDP REGULAMENTO GERAL 1. Numa organização do Maratona Clube de Portugal, vai realizar-se no dia 18 de outubro, com partida às 8:30, uma prova de atletismo denominada

Leia mais

Regulamento da Wepadel

Regulamento da Wepadel Regulamento da Wepadel O presente regulamento estabelece as condições de utilização da Wepadel, situado na Travessa Vale Paraizo Norte, Ponte de Eiras Adémia, 3020-501 Coimbra, adiante designado de Clube.

Leia mais

Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio

Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio Artigo 1.º (Destinatários) 1 - Poderão candidatar-se

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Regulamento Interno Academia Pioneiros

Regulamento Interno Academia Pioneiros Regulamento Interno Academia Pioneiros Art.º 1 - Informações Gerais 1. A Academia Pioneiros decorre nas suas próprias instalações, em regime fechado; 2. Cabe à Direção dos Pioneiros de Bragança Futsal

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

Capítulo 1 Prova de 10 km

Capítulo 1 Prova de 10 km 17ª CORRIDA EM ATLETISMO CIDADE DE VENDAS NOVAS 16 DE MAIO DE 2010 Regulamento Capítulo 1 Prova de 10 km 1. Participação Podem participar atletas populares e federados masculinos e femininos desde que

Leia mais

CAMPEONATO NACIONAL KARTING TROFÉU ANTÓNIO DINIS TROFÉU FIGUEIREDO E SILVA

CAMPEONATO NACIONAL KARTING TROFÉU ANTÓNIO DINIS TROFÉU FIGUEIREDO E SILVA CAMPEONATO NACIONAL KARTING TROFÉU ANTÓNIO DINIS TROFÉU FIGUEIREDO E SILVA CIRCUITO DE PORTIMÃO 2016 REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA VISA Nº 079/2016 em 06/05/2016 Art. 1 - DEFINIÇÃO/GENERALIDADES 1.1.

Leia mais

O CLUBE SPORT BENFICA E CASTELO BRANCO O QUE É A CHUTALBI ESCOLA DE FUTEBOL? ESPIRITO CHUTALBI

O CLUBE SPORT BENFICA E CASTELO BRANCO O QUE É A CHUTALBI ESCOLA DE FUTEBOL? ESPIRITO CHUTALBI O CLUBE SPORT BENFICA E CASTELO BRANCO O Sport Benfica e Castelo Branco é um clube da cidade de Castelo Branco com 84 anos de história, foi fundado em 24 de Março de 1924. Destaca-se o facto de ser a filial

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

Federação Portuguesa de Minigolfe UPD REGULAMENTO GERAL DE PROVAS. Aprovado na Assembleia Geral de 2013-12-07

Federação Portuguesa de Minigolfe UPD REGULAMENTO GERAL DE PROVAS. Aprovado na Assembleia Geral de 2013-12-07 Federação Portuguesa de Minigolfe UPD REGULAMENTO GERAL DE PROVAS Aprovado na Assembleia Geral de 2013-12-07 REGULAMENTO GERAL DE PROVAS DESPORTIVAS 1. PROVAS FEDERATIVAS 1.1. São consideras Provas Federativas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013-2014 Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento Técnico Pedagógico 5 5. Classificação, Pontuação e Desempate 6 6.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 2011. 1 Introdução

REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 2011. 1 Introdução REGULAMENTO GERAL JOGOS DESPORTIVOS 1 Introdução Fazerem parte de uma equipa, aperceberem-se de que sozinhos e isolados muito pouco conseguirão, entenderem o valor da amizade e do apoio dos companheiros,

Leia mais

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal Regulamento da Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 9ª Copa UniBH de Futsal, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Alojamento no Ensino Superior

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Alojamento no Ensino Superior Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Alojamento no Ensino Superior Francisco Campos José Pedro Conde José Rodrigues Miguel Fernandes Miguel Silva Rafael Cardoso Relatório do Trabalho Prático

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

Programa. Xadrez. Lisboa 14 a 17 de maio

Programa. Xadrez. Lisboa 14 a 17 de maio Programa Xadrez Lisboa 14 a 17 de maio Nota Introdutória Os Campeonatos Nacionais Escolares 2015 realizam se nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio, em Lisboa. A Direção Geral da Educação e a Direção Geral dos

Leia mais

Guião de Ajuda. Inscrição. Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo

Guião de Ajuda. Inscrição. Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo Guião de Ajuda Inscrição Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo ÍNDICE Títulos Pág. Apresentação do Roteiro do Associativismo 3 Aceder ao Roteiro do Associativismo 4 Inscrever/Atualizar

Leia mais

RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS

RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS RELATÓRIO DO CHEFE DE MISSÃO Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos de Inverno - Sochi 2014 RELATÓRIO CHEFE DE MISSÃO AOS JOGOS OLÍMPICOS SOCHI 2014 2 INTRODUÇÃO A vigésima segunda edição dos Jogos Olímpicos

Leia mais

REGULAMENTO CIRCUITO SQUASH HOTEL SRA. DO CASTELO 14/15

REGULAMENTO CIRCUITO SQUASH HOTEL SRA. DO CASTELO 14/15 REGULAMENTO CIRCUITO SQUASH HOTEL SRA. DO CASTELO 14/15 O Circuito Mangualdense de Squash (Circuito Hotel Senhora do Castelo) organizado pelo Let&Stroke Secção de Squash da Casa do Povo de Mangualde, contará

Leia mais

3ª COPA INTER-ADVOGADOS

3ª COPA INTER-ADVOGADOS Data/ Local: Competição: Maio à Julho * início previsto para 26/maio Local: Centro Iraí Pinhais-PR www.centroirai.com.br Gustavo@centroirai.com.br DA PARTICIPAÇÃO: Artigo Primeiro: Só poderão participar

Leia mais

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA

A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA A 3ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CIDADANIA Depois da sua segunda edição em 2015, o Fórum da Cidadania está de volta no dia 28 de Maio de 2016, em local a anunciar. Esta iniciativa, promovida pelo Pelouro dos Direitos

Leia mais

O campismo desportivo no MMSC

O campismo desportivo no MMSC O campismo desportivo no MMSC Tal como todas as outras modalidades desportivas, o campismo desenvolve-se no seio dos clubes e manifesta-se não em competições em que vence a melhor equipa em campo, o mais

Leia mais

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial

Cristina Fernandes. Manual. de Protocolo. Empresarial Cristina Fernandes Manual de Protocolo Empresarial Lisboa Universidade Católica Editora 2014 Índice Prefácio de Catarina Zagalo 13 Parte I O enquadramento do protocolo 1 O protocolo 16 1.1. Definição de

Leia mais

PROCESSO DE CANDIDATURA A ORGANIZAÇÃO DE PROVAS NACIONAIS

PROCESSO DE CANDIDATURA A ORGANIZAÇÃO DE PROVAS NACIONAIS PROCESSO DE CANDIDATURA A ORGANIZAÇÃO DE PROVAS NACIONAIS 2014/2015 INDICE 1 NORMAS GERAIS... 3 2 QUADRO COMPETITIVO... 3 3 DIREITOS E OBRIGAÇÕES DAS ENTIDADES PROMOTORAS... 3 4 DIREITOS E OBRIGAÇÕES DA

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA FUNDADA EM 5 DE JUNHO DE 1927 Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2012. OF / CBE / PRES / Nº 2012.256 - CIRCULAR. Da Confederação Brasileira de Esgrima Aos Srs. Presidentes

Leia mais

Regulamento Municipal de Apoio Financeiro às Modalidades Desportivas

Regulamento Municipal de Apoio Financeiro às Modalidades Desportivas Regulamento Municipal de Apoio Financeiro às Modalidades Desportivas Câmara Municipal de Viana do Alentejo Divisão de Desenvolvimento Social e Humano www.cm-vianadoalentejo.pt Tel.: 266 930 010 mail: dasedu@cm-vianadoalentejo.pt

Leia mais

Navarro, F. In Planificacion del entrenamiento a largo plazo

Navarro, F. In Planificacion del entrenamiento a largo plazo Um programa de treino bem organizado e planificado, durante um período de tempo prolongado, aumenta a eficácia da preparação para as competições futuras mais importantes, uma vez que: introduz uma utilização

Leia mais

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA II COPA CINQUENTÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL AMADOR APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA Acesse o site WWW.BOTAFOGODEGUAIANASES.COM.BR REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte

Leia mais

2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR)

2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR) 2ª ETAPA NACIONAL 2016 Curitiba (PR) A Confederação Brasileira de Badminton e a Badminton Federação Paranaense (BFP) tem a honra de convidá-los para competir na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Badminton

Leia mais

VI DUATLO DE SÃO VICENTE 2016 VI DUATLO DE SÃO VICENTE - LAZER 2016

VI DUATLO DE SÃO VICENTE 2016 VI DUATLO DE SÃO VICENTE - LAZER 2016 VI DUATLO DE SÃO VICENTE 2016 VI DUATLO DE SÃO VICENTE - LAZER 2016 3 de ABRIL de 2016 Distância Standart: 10 Km Corrida / 38,6 Km Ciclismo / 5 km Corrida Distância Super Sprint: 2,5Km Corrida / 9,6 Km

Leia mais

Torneio de Futsal Inter-Associações de Mortágua

Torneio de Futsal Inter-Associações de Mortágua CÂMARA MUNICIPALL DE MORTTÁGUA TORNEIO DE FUTSAL DE 2015 INTER-ASSOCIAÇÕES DE MORTÁGUA TORNEIO DE FUTSAL INTER-ASSOCIAÇÕES 2015 1º ORGANIZAÇÃO 1- O Município de Mortágua será responsável pela estruturação

Leia mais

NEWSLETTER CETC ABRIL 2014

NEWSLETTER CETC ABRIL 2014 NEWSLETTER CETC ABRIL 2014 A B R I L 2 0 1 4 E M D E S T A Q U E : ABRIL 2014 Competição juvenil Os fundamentos do ténis V O L U M E I I, N º 4 N E W S L E T T E R C E T C @ G M A I L. C O M Adriano Carvalho

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP

CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP CONFERÊNCIA DOS MINISTROS DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL E DOS ASSUNTOS SOCIAIS DA CPLP INTERVENÇÃO DO SENHOR EMBAIXADOR DOMINGOS DIAS PEREIRA MASCARENHAS, CHEFE DA DELEGAÇÃO, SOBRE O TEMA CENTRAL OS DESAFIOS

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 Art. 1º - A Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos - FGDA realizará, o Campeonato Sul Brasileiro Masters de Natação, nos dias 19 e 20 de

Leia mais

COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008

COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008 REPÚBLICA DE ANGOLA COMITÉ ORGANIZADOR DOS CAMPEONATOS AFRICANOS DAS NAÇÕES DE ANDEBOL SENIORES MASCULINO E FEMININO MASCULINO COCAN/2008 REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO INTERNO CAPITULO I (DISPOSIÇÕES GERAIS)

Leia mais

Um sonho, uma iden/dade, uma forma de vida

Um sonho, uma iden/dade, uma forma de vida Segurança e Lazer Um sonho, uma iden/dade, uma forma de vida Competição seniores femininas Formação para alta competição juniores femininas Formação juvenis, cadetes, iniciadas e infantis Colégio Sagrado

Leia mais

Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado

Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado Futebol Mundial Redefinido, Restruturado, Revitalizado A FIFA deverá recuperar o seu estado enquanto organização de confiança, profissional e com uma gestão sólida, que respeita as necessidades e as circunstâncias

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 4ª Edição 03 de Julho de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quarta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e manuscrito

Leia mais

Dois jovens que transitaram de ano e que faziam parte do grupo anterior, mantêm-se no projeto.

Dois jovens que transitaram de ano e que faziam parte do grupo anterior, mantêm-se no projeto. O COLINAS Dezembro 2015 Depois de umas merecidas férias, regressámos em setembro para receber os novos voluntários que se inscreveram para dar apoio aos nossos meninos. Com o apoio da Sr.ª Vereadora da

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS 1. RESPONSABILIDADE Os atiradores armam-se, equipam-se, vestem-se e combatem sob a sua própria responsabilidade e por sua conta e risco, nos termos

Leia mais

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 Proposta de Plano de Atividades do Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 1. Introdução A Lei de bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pela Lei

Leia mais

CAMPEONATO REGIONAL INTER CLUBES JUNIORES D FUTSAL

CAMPEONATO REGIONAL INTER CLUBES JUNIORES D FUTSAL Rua Cônsul Dabney 9900-014 Horta DATA: 24, 25 e 26 de abril de 2015 LOCAL: Complexo Desportivo Manuel Arriaga, Pavilhão Desportivo da Horta e Pavilhão Desportivo Castelo Branco / Ilha do Faial Página Net

Leia mais