TECNOLOGIA AVANÇADA DO CONCRETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Aditivos. Prof. Wellington Mazer 01/01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA AVANÇADA DO CONCRETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Aditivos. Prof. Wellington Mazer 01/01"

Transcrição

1 Aditivos

2 Conceituação São materiais adicionados ao concreto (que não sejam cimento, água ou agregados) em quantidades inferiores a 5% da massa de cimento.

3 Conceituação Função dos Aditivos Modificar ou melhorar a trabalhabilidade, a pega e o endurecimento, resistência às ações físicas, químicas ou mecânicas, etc. Obter regularidade na fabricação do concreto Ampliar o campo de aplicação do concreto Diminuir custos

4 Tipos (NBR 11768:2011): Conceituação Redutor de água/plastificante (, PA, PN) Alta redução de água/superplastificante tipo I (SP-I R, SP-I A, SP-I N) Alta redução de água/superplastificante tipo II (SP-II R, SP-II A, SP-II N) Incorporador de ar (IA) Acelerador de pega (AP) Acelerador de resistência (AR) Retardador de pega (RP)

5 Aditivos Redutores de Água Definições Química Efeito no sistema água-cimento Efeito nas propriedades do concreto fresco Efeito nas propriedades do concreto endurecido

6 Definições Aditivos Redutores de Água São produtos cuja função principal é produzir concretos com uma dada trabalhabilidade com menor relação água/cimento que outro concreto sem o aditivo. Caso seja mantida a relação água/cimento, haverá um aumento no abatimento.

7 Definições Aditivos Redutores de Água

8 Definições Aditivos Redutores de Água 1932 Sal sufonatado naftaleno formaldeído polimerizado. Década de Lignosulfonatos. Década de 1950 Ácidos hidrocarboxilícos.

9 Definições Aditivos Redutores de Água O uso destes aditivos pode produzir os seguintes efeitos: 1 Manter a trabalhabilidade, reduzindo a relação água/cimento com consequente aumento da resistência. 2 Aumentar a trabalhabilidade, sem reduzir a quantidade de água e mantendo a mesma resistência. 3 Reduzir a quantidade de cimento mantendo a trabalhabilidade e resistência.

10 Definições Resistência > A Trabalhabilidade = B Aditivos Redutores de Água + cimento + cimento + água Resistência = A Trabalhabilidade >= B Referência Resistência = A Trabalhabilidade = B + aditivo - água + aditivo - cimento - água + aditivo Resistência >= A Trabalhabilidade = B Resistência = A Trabalhabilidade = B Resistência = A Trabalhabilidade >= B

11 Definições Aditivos Redutores de Água Alguns destes aditivos possuem mais de uma função: 1 Redutores de água e aceleradores de pega. 2 Redutores de água e retardadores de pega. 3 Redutores de água com incorporadores de ar.

12 Definições Aditivos Redutores de Água

13 Definições Aditivos Redutores de Água

14 Química Aditivos Redutores de Água Os redutores de água são produzidos, basicamente, a partira de três bases químicas: - Lignosulfonatos; - Ácidos hidrocarboxilícos; - Polímeros hidroxilados.

15 Aditivos Redutores de Água Química Tipo de aditivo Normal Com acelerador Com retardador Com incorporador de ar Lignosulfonato purificado Lignosulfonato + CaCl 2 Lignosulfonato com açúcares Lignosulfonato impuro Lignosulfonato + agente eliminador de ar Ácido hidrocarboxilíco em baixa dosagem Polímero hidroxilado em baixa dosagem Lignosulfonato + trietanolamina Ácido hidrocarboxílico Lignosulfonato + surfactante Lignosulfonato + Ca Polímero hidroxilado Ácido hidrocarboxílico + surfactante Ácido hidrocarboxílico + CaCl 2

16 Química Lignosulfonatos: Aditivos Redutores de Água É um subproduto do processo de fabricação do papel. Os lignosulfonatos comerciais utilizam formulações predominantemente com sódio ou cálcio com carbohidratos (açúcar).

17 Química Lignosulfonatos: Aditivos Redutores de Água Os sais de sódio utilizados tendem a manter a solubilidade em baixas temperaturas, e possuem um grau de ionização maior que os sais de cálcio.

18 Química Aditivos Redutores de Água Ácidos Hidrocarboxílicos: Como o próprio nome indica, este é um composto da química orgânica que contém grupos Hidroxila e Carboxila em suas moléculas.

19 Química Aditivos Redutores de Água Ácidos Hidrocarboxílicos: Normalmente são utilizados sais de sódio e ocasionalmente são encontrados sais de amônia ou trietanolamina.

20 Química Polímeros Hidroxilados: Aditivos Redutores de Água São produtos derivados de polisacarídeos, como o amido de milho, pela hidrólise parcial de polímeros de menor peso molecular, contendo até 25 unidades de glicose.

21 Química Polímeros Hidroxilados: Aditivos Redutores de Água São eficientes redutores de água, mas retardam a pega, então pode ser necessário adicionar pequenas quantidades de cloreto de cálcico ou trietanolamina.

22 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: A fluidez de uma pasta de cimento pode ser medida através do torque produzido nela em sistema estacionário, com um viscosímetro.

23 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas:

24 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: Relações lineares indicam um escoamento plástico e o valor que intercepta o eixo das tensões de cisalhamento é denominado de limite de elasticidade transversal. A viscosidade do sistema é dada pela declividade da curva em um trecho linear.

25 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: Entre os diversos parâmetros que influenciam as propriedades do concreto no estado plástico, é possível isolar os efeitos reológicos da pasta: - A consistência ou fluidez é função da viscosidade da pasta; - A coesão será função do limite de elasticidade transversal da pasta ( yield stress ).

26 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: Mas como os aditivos redutores de água influenciam na reologia da pasta?

27 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas:

28 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: Os gráficos indicam os resultados variam em função do tipo de aditivo, da relação água/cimento e do tipo de cimento. Resultados típicos para pasta são:

29 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Considerações reológicas: Aditivos em dosagens normais Média da redução de água (%) (a/c = 0,3 a 0,5) Lignosulfonato de sódio 10 Gluconato de sódio 16 Naftaleno sulfonado de sódio Polímero formaldeído 26

30 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Efeitos de superfície inicial: 1 Forças de atração de Van der Walls são de grande magnitude mas só atuam para distâncias entre partículas de 5 a 7 mm. 2 Repulsão elétrica devido à natureza catódica das valências livres na superfície das partículas de cimento são de menor magnitude mas atuam em distâncias entre partículas de até 15nm.

31 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Efeitos de superfície inicial: A adsorção dos aditivos na superfície dos produtos da hidratação do cimento diminui a atração entre partícula devido à repulsão iônica.

32 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Efeitos na cinética e nos produtos da hidratação: Efeitos no calor de hidratação

33 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Efeitos na cinética e nos produtos da hidratação: Interpretação do modo de ação Considera-se que os aditivos redutores de água operam por adsorção sobre os produtos de hidratação do C 3 A e C 3 S formando uma película de aditivo na interface água/cimento.

34 Aditivos Redutores de Água Efeito no sistema água-cimento Efeitos na cinética e nos produtos da hidratação: Interpretação do modo de ação Isso resulta em uma repulsão elestrostática das partículas, reduzindo a fricção entre as partículas, exigindo menor quantidade de energia para induzir o escoamento no sistema.

35 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Ar incorporado: Devido ao processo de mistura do concreto já ocorre uma incorporação de ar da ordem de 1,5%. O uso de aditivos redutores de água aumenta este teor, variando com a dosagem e o tipo de aditivo, sendo em média 1% a mais.

36 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Trabalhabilidade:

37 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Trabalhabilidade:

38 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Perda de trabalhabilidade:

39 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Redução de água: Depende de diversos fatores: - relação agregados/cimento; - trabalhabilidade desejada; - quantidade de aditivo adicionada; - características do cimento; - tipo de aditivo.

40 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Redução de água: Abatimento desejado (mm) Redução na relação água/cimento (%)

41 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Redução de água: Tipo de aditivo Nível de adição Relação água/cimento Sem aditivo --- 0,55 Lignosulfonato Normal 0,51 2x 0,49 4x 0,47 Ácido hidrocarboxilíco 2x 0,48 4x 0,46

42 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto fresco Redução de água: Método de colocação (0,225% lignosulfonato de cálcio) Relação água/cimento Abatimento (mm) Redução de água (%) Sem adição 0, Inicial (junto com a água) 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,6

43 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto endurecido Parâmetros do projeto estrutural: Resistência: Tipo de agregado Relação água/cimento Aditivo Fc 28 (MPa) Ft 28 (MPa) Quartzo 0,65 Não 30,0 29,6 0,65 Sim 29,3 29,2 Calcário 0,65 Não 29,2 30,5 0,65 Sim 26,7 32,5

44 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto endurecido Parâmetros do projeto estrutural: Permeabilidade:

45 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto endurecido Aspectos de durabilidade: Resistência a sulfatos: - Melhora no caso da redução da relação a/c. - Piora no caso da redução do consumo de cimento.

46 Aditivos Redutores de Água Efeito nas propriedades do concreto endurecido Aspectos de durabilidade: Resistência a sulfatos: Amostra Realção a/c Fator de durabilidae (Ck) 10 meses 20 meses 28 meses Referência 0,50 1,00 0,73 0,45 Com plastificante 0,47 1,02 0,94 0,87 Com plastificante e redução da quantidade de cimento 0,50 0,94 0,45 0,33

47 Aditivos Superplastificantes Definições Química Efeito no sistema água-cimento Efeito nas propriedades do concreto fresco Efeito nas propriedades do concreto endurecido

48 Definições Aditivos Superplastificantes São uma categoria especial de agentes redutores de água formulado a partir de materiais que permitem maiores reduções de água sem os efeitos colaterais de incorporação de ar ou retardo da pega.

49 Aditivos Superplastificantes Química Os materiais utilizados são: - Formaldeídeo sulfonado naftaleno (SNF); - Formaldeído sulfonado melamina (SMF); - Polímeros à base de poliacrilatos.

50 Química Aditivos Superplastificantes Formaldeídeo sulfonado naftaleno: Foi um dos primeiros materiais referenciados como agente redutor de água, mas somente na década de 1970 teve uma aplicação mais extensiva na produção dos aditivos.

51 Química Aditivos Superplastificantes Formaldeídeo sulfonado naftaleno: É produzido a partir do naftaleno pela sulfonação de óleo ou trióxido de enxofre sob condições propícias para a formação do sulfonado b. Comercialmente possui uma quantidade de sólidos de 25% a 45%.

52 Química Aditivos Superplastificantes Formaldeídeo sulfonado melamina: Foi desenvolvido na década de 1950 como dispersante para várias indústrias, mas somente após 10 anos foi reconhecida a possibilidade de utilizá-lo em concretos.

53 Química Aditivos Superplastificantes Formaldeídeo sulfonado melamina: Este produto pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com o SNF. Quando utilizado sozinho apresenta pequeno efeito sobre a incorporação de ar e o tempo de pega. Para diminuir a perda de slump é adicionado ácido hidrocarboxílico em sua formulação.

54 Química Aditivos Superplastificantes Formaldeídeo sulfonado melamina: As principais características deste tipo de aditivo são: Característica Valor Concentração de sólidos 20% Viscosidade a 20º C 10 cp ph 8,5 Densidade a 20º C 1,12

55 Química Poliacrilatos: Aditivos Superplastificantes Os vários tipos de polímeros poliacrilatos são produzidos a partir de monômeros relevantes pelo processo de radical livre usando peróxido iniciador, e podem ser polímeros em bloco ou aleatórios dependendo do grau de pré-polimerização do monômero usado.

56 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Para o melhor entendimento de como os superplastificantes atuam nas propriedades do concreto, os estudos costumam ser feitos, por conveniência, em pastas de cimento.

57 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Efeitos reológicos A reologia das pastas de cimento é estudada com a utilização de um viscosímetro, e analisa-se a relação taxa de cisalhamento x tensão de cisalhamento.

58 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Efeitos reológicos

59 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Efeitos reológicos Admite-se que as pastas de cimento apresentam um comportamento plástico segundo a Lei de Bingham, onde o ponto onde a curva taxa de cisalhamento x tensão de cisalhamento intercepta a abscissa está relacionado com a coesão e a declividade da curva é a viscosidade aparente, relacionada com a consistência ou trabalhabilidade do sistema.

60 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Efeitos reológicos Os superplastificantes diminuem a tensão de cisalhamento e a viscosidade plástica das pastas. Em altas dosagens, o sistema se aproxima de um fluido Newtoniano.

61 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Adsorção Os aditivos redutores de água são adsorvidos pelo cimento hidratado, não permanecendo em solução. A adsorção é estudada através da filtragem de uma pasta de cimento com aditivo, em diversos períodos de tempo, e calculada pela diferença de aditivo utilizado e o existente na solução filtrada.

62 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Adsorção SMF e SNF são adsorvidos rapidamente pelo C 3 A e mais lentamente pelas fases silicatos.

63 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Adsorção A quantidade de superplastificante adsorvida é dependente de: - Tipo de cimento; - Finura do cimento; - Taxa C 3 S/C 2 S e C 3 A/C 4 AF.

64 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Cinética da hidratação Fase C 3 A O SNF e o SMF retardam a hidratação do C 3 A.

65 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Cinética da hidratação Fase C 3 A O peso molecular do aditivo SNF influencia na velocidade do processo de hidratação do C 3 A. A presença de sulfatos com estes aditivos retarda a conversão de etringita em monossulfatos.

66 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Cinética da hidratação Fase C 3 S O SNF e o SMF retardam a hidratação do C 3 S.

67 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Cinética da hidratação Fase C 3 S Após o retardo inicial do C 3 S, ocorre um processo de hidratação acelerado até os 28 dias, resultando em um grau de hidratação da pasta igual ou superior ao da pasta sem aditivo.

68 Aditivos Superplastificantes Efeito no sistema água-cimento Cinética da hidratação Fase C 3 S O tipo de quantidade de sulfato e de álcalis influencia no grau de retardo na hidratação da fase C 3 S. O peso molecular do aditivo influencia no grau de hidratação do C 3 S.

69 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Ar incorporado Diferentes tipos de superplastificantes alteram a quantidade de ar incorporado no concreto no estado fresco e o efeito também depende do modo como o aditivo é utilizado.

70 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Ar incorporado Quando o intuito é produzir concretos com grande trabalhabilidade, maior quantidade de ar será incorporada, sendo o efeito maior nos aditivos à base de SNF e poliacrilatos e menores nos SMF.

71 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Ar incorporado Quando o intuito é reduzir a relação água/cimento, o aumento na quantidade de ar incorporado será mínima, especialmente em concretos com alto consumo de cimento.

72 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Trabalhabilidade Perda de abatimento.

73 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Trabalhabilidade Perda de abatimento, Poliacrilato x SNF.

74 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Tempo de atuação Depende de diversos fatores, tais como tipo de superplastificante, cimento, finos, dosagem e forma de uso.

75 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto fresco Tempo de atuação Quando usado para aumentar a trabalhabilidade, tem-se: SMF < SNF < Poliacrilatos. Quando usado para reduzir a/c mantendo o slump, apresentam desempenho muito similar.

76 Aditivos Superplastificantes Efeito nas propriedades do concreto endurecido Resistência à compressão Quando utilizado para aumentar a trabalhabilidade, não apresenta grandes efeitos sobre a resistência, mas quando utilizado para diminuir a relação a/c mostra grande incremento de resistência.

77 Aditivos Superplastificantes

78 Aditivos Superplastificantes

79 Definições Aditivos Incorporadores de Ar Os aditivos incorporadores de ar são materiais orgânicos, adicionados na água de amassamento do concreto, que promovem a entrada de uma quantidade controlada de ar, na forma de microbolhas, uniformemente dispersas na massa de concreto. Durabilidade a gelo/degelo Coesão Densidade

80 Química Aditivos Incorporadores de Ar A literatura descreve diversos tipos de surfactantes para compor as formulações dos aditivos incorporadores de ar. Os mais utilizados são: - Resinas de madeiras neutralizadas; - Ácidos gordurosos; - Alquil-aril sulfonato; - Alquil sulfonato; - Etoxilatos fenólicos.

81 Química Aditivos Incorporadores de Ar Resinas de madeira neutralizadas São materiais derivados de resinas de madeira, constituídos por misturas complexas contendo ácido acético, ácido primário e compostos fenólicos. O produto final é uma solução aquosa com 5% a 20% de material ativo.

82 Química Ácidos gordurosos Aditivos Incorporadores de Ar São produtos derivados de óleo de coco e petróleo, sendo compatíveis com lignosulfonatos e ácido hidrocarboxílicos para a produção de incorporadores de ar com capacidade de reduzir água O produto final é uma solução aquosa com 5% a 20% de material ativo.

83 Química Alquil-aril sulfonatos Aditivos Incorporadores de Ar O produto mais utilizado é o ortododecilbenzeno sulfonato, que é uma base surfactante derivada do petróleo.

84 Química Alquil sulfonatos Aditivos Incorporadores de Ar Existem diversos materiais que se enquadram nesta classe, sendo compatíveis com agentes redutores de água.

85 Química Etoxilatos fenólicos Aditivos Incorporadores de Ar Estes produtos diferem dos demais por se tratar de materiais não iônicos. São muito efetivos em baixos níveis de adição e as soluções possuem dosagens de 2% a 4% da massa de água.

86 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Tipo e concentração de aditivo

87 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Tipo e concentração de aditivo

88 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Tipo de cimento e relação a/c

89 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Tipo de cimento e relação a/c

90 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Química da hidratação do cimento

91 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Química da hidratação do cimento Para aditivos à base de sódio, pico do C 3 S não é afetado, mas o pico do C 3 A é acelerado e divido em 2 para altas dosagens de aditivo, porque as reações da etringita e dos monossulfatos são retardadas.

92 Aditivos Incorporadores de Ar Efeito no sistema água-cimento Química da hidratação do cimento Para outros aditivos aniônicos, altas dosagens conduzem os retardo do pico do C 3 S e o pico do C 3 A é acelerado. Os materiais não iônicos produzem efeitos.

93 Ensaios de caracterização dos aditivos Determinação do ph Determinação do teor de sólidos Determinação da massa específica Determinação de cloretos Homogeneidade (análise infravermelho)

94 Ensaios de caracterização dos aditivos Sempre fazer a verificação da compatibilidade cimento x aditivo. De maneira prática, o desempenho do aditivo depende de fatores como: Cimento: tipo, marca, lote, local de fabricação, consumo; Adições: tipo e consumo; Agregados: forma, tipo (natural ou artificial), granulometria e proporções; Presença de outros aditivos; Tempo e seqüência de mistura do concreto; Temperatura e umidade relativa do ar (ambientes); Temperatura dos materiais do concreto e do concreto após a mistura; Consistência inicial do concreto (sem aditivo).

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (que não sejam comento, água ou agregados) em quantidades inferiores a 5% da massa de cimento. CONCEITUAÇÃO

Leia mais

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Materiais constituintes do Concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Aditivos para concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Rubens Curti, ABCP www.basf-cc.com.br www.sika.com.br Cement Concrete& Aggregates

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Histórico Aditivos para argamassas e concretos Romanos e incas: albumina (sangue e clara de ovos); álcalis (cal); Brasil: óleo de baleia; gesso cru e cloreto de cálcio; Alemanha e França: graxa de cal.

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I

Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I ADITIVOS E ADIÇÕES F e i r a d e S a n t a n a, 2 0

Leia mais

Bibliografia recomendada

Bibliografia recomendada Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I CapituloS 4 E8 Bibliografia recomendada NEVILLE, A. M. Tecnologia do

Leia mais

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8 Sumário 1 Concreto como um Material Estrutural 1 O que é o concreto? 2 O bom concreto 3 Materiais compósitos 4 Papel das interfaces 5 Forma de abordagem do estudo do concreto 6 2 Cimento 8 Produção do

Leia mais

ADITIVOS PARA CONCRETO

ADITIVOS PARA CONCRETO Materiais de Construção Civil II ADITIVOS PARA CONCRETO Professor: Yuri Cardoso Mendes 1 Introdução ADITIVO pode ser definido como um produto que não é indispensável na confecção do concreto, mas quando

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 01 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 02 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

O que é Aditivo para Concreto

O que é Aditivo para Concreto O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam

Leia mais

Aditivos. Disciplina: Materiais de Construção Civil: Concreto. Curso: Engenharia Civil Período: Noturno Prof. Thiago Dias do Espírito Santo

Aditivos. Disciplina: Materiais de Construção Civil: Concreto. Curso: Engenharia Civil Período: Noturno Prof. Thiago Dias do Espírito Santo Unida Ensino 3: Aditivos Disciplina: Materiais Construção Civil: Concreto Curso: Engenharia Civil Período: Noturno 2016.2 Prof. Thiago Dias do Espírito Santo Definição e uso Produtos adicionados em pequenas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,

Leia mais

Concreto endurecido. Concreto fresco. Como se decide qual é o concreto necessário para uma utilização especifica?

Concreto endurecido. Concreto fresco. Como se decide qual é o concreto necessário para uma utilização especifica? MATERIAL DE APOIO PONTO 06 DOSAGEM DE ESTRUTURAL NEVILLE, A. M. TECNOLOGIA DO / A. M. NEVILLE, J. J. BROOKS; TRADUÇÃO: RUY ALBERTO CREMONINI. 2ª ED. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2013. TARTUCI, R. PRINCÍPIOS

Leia mais

MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional.

MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional. MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional. DESCRIÇÃO DO PRODUTO MASTERMIX 397 N é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso e livre de cloretos. MASTERMIX 397 N possui, em sua composição,

Leia mais

Poder de retenção de água / Exsudação

Poder de retenção de água / Exsudação Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO Profª. Dr a. Marienne R. M. M. da Costa Departamento de Construção Civil - UFPR/BRASIL Alécio Júnior

Leia mais

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO O concreto, de emprego usual nas estruturas, são constituídos de quatro materiais: 1. Cimento Portland 2. Água 3. Agregado fino 4. Agregado graúdo O cimento e a água

Leia mais

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005

Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005 Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda Lisboa, 24 de Novembro 25 1.Introdução (Objectivos) Influência da adição de vermiculite expandida e perlite nas propriedades

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO. DOSAGEM é o proporcionamento adequado. e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos

DOSAGEM DE CONCRETO. DOSAGEM é o proporcionamento adequado. e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos DOSAGEM DE CONCRETO DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos 2 1 DOSAGEM Ingredientes Execução 3 MATERIAIS CONSTITUINTES ou a receita

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP Definição: DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos. Definição: Segundo a NBR 12.655 existem

Leia mais

Dosagens e aplicações de concretos estruturais de acordo com as classes de consistência da NBR 8953: de março de 2016

Dosagens e aplicações de concretos estruturais de acordo com as classes de consistência da NBR 8953: de março de 2016 Dosagens e aplicações de concretos estruturais de acordo com as classes de consistência da NBR 8953:2015 31 de março de 2016 O concreto dosado em central e a norma NBR 8953:2015 O CONCRETO E A NBR 8953:2015

Leia mais

Aditivos para concreto em Pisos industriais. Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2

Aditivos para concreto em Pisos industriais. Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2 Aditivos para concreto em Pisos industriais Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2 Rafael Bitencourt Arquiteto e Urbanista, Esp. Coordenador Técnico Regional Sika Brasil Especialista em Patologia nas

Leia mais

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Concreto nas primeiras idades Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Propriedades do concreto fresco Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Mehta e Monteiro, 2010 Degussa, 2000 3/38 Importância As primeiras 48h são

Leia mais

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. CONCRETO FRESCO CONCRETO ENDURECIDO TECNOLOGIA

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Definições Macroestrutura: Estruturas visíveis à vista humana; Olho humano 1/5 de milésimo (200µm).

Leia mais

NBR (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland

NBR (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland NBR 11768 (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis dos materiais a serem utilizados como aditivos para concreto de cimento Portland, de acordo com

Leia mais

O que é Aditivo para Concreto

O que é Aditivo para Concreto 17/05/2015 O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 17/05/2015 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de

Leia mais

DOSAGEM DEFINIÇÃO. DOSAGEM é o proporcionamento. adequado e mais econômico de. materiais: cimento, água, agregados, adições e.

DOSAGEM DEFINIÇÃO. DOSAGEM é o proporcionamento. adequado e mais econômico de. materiais: cimento, água, agregados, adições e. DOSAGEM DO CONCRETO DOSAGEM DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos DOSAGEM Ingredientes Execução DOSAGEM REQUISITOS

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DIREÇÃO ASSISTENTE DE ENSINO - DAE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES-AULAS TEÓRICAS: CARGA HOR. CONTEÚDOS (25/07) (01/08) (08/08) (15/08) CONTEÚDOS PROGRAMATICOS 1. Preparo, recebimento, transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto. 1.1.

Leia mais

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA M.P. Seabra; ; H. Paiva; J.A. Labrincha; V.M. Ferreira Universidade de Aveiro 2º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

Seminário Tecnologia de estruturas com foco em desempenho e produtividade Porto Alegre, 8 de dezembro de 2016

Seminário Tecnologia de estruturas com foco em desempenho e produtividade Porto Alegre, 8 de dezembro de 2016 Seminário Tecnologia de estruturas com foco em desempenho e produtividade Porto Alegre, 8 de dezembro de 2016 Dosagens e aplicações de concretos estruturais de acordo com as classes de consistência da

Leia mais

Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto

Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto 1 Universidade Federal do Paraná Integrantes: 1. Gustavo Batista Mohacsi; 2. Kauane Tavares; 3. Roberto Araújo

Leia mais

USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR

USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR 533 USO DO LINEAR ALQUIL BENZENO SULFONATO DE SÓDIO COMO ADITIVO INCORPORADOR DE AR Letícia Matias Martins 2, Júlia Castro Mendes 3, Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues 4 Resumo: Os aditivos que antes não

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 04 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação. Lisboa, 22 de Novembro 2007

Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação. Lisboa, 22 de Novembro 2007 Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação Lisboa, 22 de Novembro 27 1. Introdução Objectivos Influência da adição de um conjunto de polímeros nas propriedades

Leia mais

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para o

Leia mais

Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO

Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO BLOK. PARA QUALQUER DESAFIO. Solidez é palavra-chave em qualquer construção. Na construção civil ou na construção de um relacionamento,

Leia mais

Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes retardadores

Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes retardadores 1 Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes Rodrigo Jaber rodrigojaber@hotmail.com Curso de Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção Instituto

Leia mais

Apresentação. Estrutura

Apresentação. Estrutura Apresentação A MATCHEM é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de soluções inteligentes e produtos de qualidade para a indústria do concreto. Atuando no mercado de aditivos para concreto desde

Leia mais

Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes. Concreto existe para trabalhar no estado endurecido

Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes. Concreto existe para trabalhar no estado endurecido Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes Concreto existe para trabalhar no estado endurecido Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes RESISTÊNCIA Desempenho DURABILIDADE A melhor

Leia mais

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS

TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS Renato Vitti Coordenador Técnico DTM.. Somos parte do Grupo Votorantim Um dos maiores grupos de negócios do Brasil VID - Votorantim Industrial VF - Votorantim Finanças

Leia mais

Tecnologia dos Aditivos para CAA

Tecnologia dos Aditivos para CAA Tecnologia dos Aditivos para CAA Atuação no Mundo ERCA POLAND SPZOO, Garwolin ERCA SPA Grassobbio, ITA 3E CHEMICALS CO. (SUZHOU) LTD. Suzhou, CHN ERCA, Lima, PER nova unidade ERCA GROUP KIMYA AS Istanbul,

Leia mais

Hidratação do Cimento

Hidratação do Cimento Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Hidratação do Cimento Prof. Mayara Moraes Custódio Pega x Endurecimento Pega: período de fenômenos químicos em que ocorrem desprendimento de calor

Leia mais

Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto

Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto 1 Desempenho comparativo de aditivos redutores de água plastificantes e superplastificantes na produção de concreto RESUMO Os aditivos redutores de água para concreto são dispersantes de alta eficiência

Leia mais

Estrutura Interna do Concreto

Estrutura Interna do Concreto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Estrutura Interna do Concreto Referência desta aula Mehta & Monteiro

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O

Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O Instituto Federal da Bahia Campus Feira de Santana Materiais de Construção I Professora Moema Castro, MSc. T E C N O L O G I A D O C O N C R E T O CIMENTO A U L A 02 CAPITULO 2 NEVILLE, A. M. Tecnologia

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO PARA ESTRUTURAS PRÉ- MOLDADAS

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO PARA ESTRUTURAS PRÉ- MOLDADAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO PARA ESTRUTURAS PRÉ- MOLDADAS Doutoranda Alessandra Lorenzetti de Castro alcastro@sc.usp.br Prof. Dr. Jefferson B. L. Liborio liborioj@sc.usp.br

Leia mais

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland (UFPR) (DCC) Disciplina: Dosagem dos Concretos de Cimento Portland Eng. Marcelo H. F. de Medeiros Professor Dr. do Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Eng. de Constr. Civil Universidade Federal

Leia mais

ADVA. Folha de dados do produto. Descrição. Usos. Benefícios. Modo de utilização. Compatibilidade. Aditivo superplastificante (SP II) para concreto

ADVA. Folha de dados do produto. Descrição. Usos. Benefícios. Modo de utilização. Compatibilidade. Aditivo superplastificante (SP II) para concreto Aditivo superplastificante (SP II) para concreto Descrição é um aditivo superplastificante base policarboxilatos para concreto com alto poder de redução de água desenvolvido para fornecer excelente abatimento

Leia mais

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland

DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland Cimento Portland Cimento Portland 3 Cimento Portland Aglomerante hidráulico produzido a partir da moagem do clínquer constituído por

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT Definição: O concreto no estado fresco é caracterizado como o material recém-misturado, sendo que o mesmo apresenta-se no estado plástico, ou seja, ainda com a capacidade

Leia mais

Cimento Portland CIMENTO CLÍNQUER. Sumário CIMENTO PORTLAND

Cimento Portland CIMENTO CLÍNQUER. Sumário CIMENTO PORTLAND Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. TECNOLOGIA DO CONCRETO AULA 02 CAPITULO 2 NEVILLE,

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

Sumário. Conceitos. Extremos clássicos. Conceitos. TR Tecnologia dos Revestimentos

Sumário. Conceitos. Extremos clássicos. Conceitos. TR Tecnologia dos Revestimentos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 9 Reologia: conceitos básicos Sumário Conceitos Deformação em um sólido ideal Deformação em um fluido ideal Comportamento

Leia mais

Redução do custo da produção do concreto através da permuta de parte de brita por areia

Redução do custo da produção do concreto através da permuta de parte de brita por areia Redução do custo da produção do concreto através da permuta de parte de brita por areia Maria Cinara S. Rodrigues 1, Neusvaldo G. D. Júnior 2, João G. T. Silva 3 1 Aluna de Iniciação Científica, IF-AL.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER INSTRUÇÕES INICIAIS FORMA DE AVALIAÇÃO 2 Provas teoricas Dia 17/12/2013 Dia 18/03/2014 Praticas de Laboratório Nota

Leia mais

TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO CEULP/ULBRA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO Prof. Fábio Henrique de Melo Ribeiro, MSc. Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. CAR X CAD CONCEITOS CAD - concreto de alto

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Eliane B. C. Costa Rubiane P. N. Antunes Rafael G. Pileggi Vanderley M. John OBJETIVO Avaliar

Leia mais

ADIMENT SUPER. Como plastificante, realizar primeiramente uma pré-mistura do cimento e dos

ADIMENT SUPER. Como plastificante, realizar primeiramente uma pré-mistura do cimento e dos Produto ADIMENT SUPER proporciona uma alta dispersão entre agregados e cimento, permitindo grande redução da água de amassamento. Proporciona concreto com ótimas características, como alta resistência

Leia mais

Materiais de Construção II

Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Materiais de Construção II Propriedades Mecânicas do Concreto em seu estado ENDURECIDO Professora: Mayara Moraes Propriedades no estado endurecido

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

Bibliografia recomendada

Bibliografia recomendada Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Anápolis, 2017/1. Capitulo 5 Bibliografia

Leia mais

Mercado. Concreteiras. Pré-moldados. Infraestrutura

Mercado. Concreteiras. Pré-moldados. Infraestrutura Mercado Concreteiras O concreto dosado em central executado pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem, concreteiras, se caracteriza pela sua segurança, praticidade, versatilidade e economia;

Leia mais

A ÁGUA NO CONCRETO. Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa

A ÁGUA NO CONCRETO. Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa A ÁGUA NO CONCRETO Beatriz Michels Danúbia Carol Jennifer Witt Juliana Gregatti Mariane Da Rosa QUALIDADE DA ÁGUA NO CONCRETO O consumo de água em edificações se situa entre 0,4 e 0,7m³/m²; Para confecção

Leia mais

matriais Os aditivos são usados para aumentar a coesão da mistura ainda fresca. 6) Aço: de acordo com as especificações brasileiras.

matriais Os aditivos são usados para aumentar a coesão da mistura ainda fresca. 6) Aço: de acordo com as especificações brasileiras. matriais 5) Aditivos: de acordo com as especificações brasileiras. Nas argamassas industrializadas a cal é substituída por aditivos, plastificantes ou incorporadores de ar. Os aditivos são usados para

Leia mais

Diego Lima Chechin Camacho Arrebola Silvia Paula Sossai Altoé Romel Dias Vanderlei Sueli Mieko Miamonto Kelber Silva

Diego Lima Chechin Camacho Arrebola Silvia Paula Sossai Altoé Romel Dias Vanderlei Sueli Mieko Miamonto Kelber Silva Diego Lima Chechin Camacho Arrebola Silvia Paula Sossai Altoé Romel Dias Vanderlei Sueli Mieko Miamonto Kelber Silva A utilização de aditivos em centrais de dosagem de concretos é bastante recorrente,

Leia mais

REOLOGIA DOS FLUIDOS

REOLOGIA DOS FLUIDOS UNIFEB ENGENHARIA QUÍMICA FENÔMENOS DE TRANSPORTE I REOLOGIA DOS FLUIDOS Prof. Marcelo Henrique 2015 1 O QUE É REOLOGIA? É o ramo da mecânica dos fluidos que estuda as propriedades físicas que influenciam

Leia mais

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 1 / 10 Prof. Pierre Claude Aïtcin Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 O Prof. Pierre Claude Aitcin, autor do livro High Performance

Leia mais

Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização. Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain

Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização. Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain Conceito: argamassa polímerica Argamassas poliméricas são produtos

Leia mais

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura

HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS HIDRATAÇÃO Hidratação e microestrutura Cimento endurecimento lento Principalmente por causa da belite Por isso, NUNCA se considera que as reacções se completaram, mas sim que

Leia mais

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA REACTIVIDADE DE UMA POZOLANA Métodos baseados Na determinação da tensão de rotura de pastas ou argamassas Na determinação do grau de combinação do Ca(OH) 2 com a pozolana Ex:

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529 VII SEMANA Prof. Adailton de Oliveira Gomes Escola Politécnica da UFBA Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais 1 VII SEMANA DEFINIÇÃO NBR 13529 Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s)

Leia mais

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Materiais constituintes do Concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Cimento Portland Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Egydio Herve Neto Dario Dafico Silvia Selmo P.K. Mehta and P.J.M. Monteiro Eletrobras

Leia mais

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008

Prof. Pierre Claude Aïtcin. Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 1 / 9 Prof. Pierre Claude Aïtcin Livro : Binders for Durable and Sustainable concrete Série : Modern Concrete Technology 15 Taylor & Francis -2008 O Prof. Pierre Claude Aitcin, autor do livro High Performance

Leia mais

Meios de mitigar a Reação álcali agregados no concreto

Meios de mitigar a Reação álcali agregados no concreto Meios de mitigar a Reação álcali agregados no concreto G R U P O 7 M A T H E U S E D U A R D O L O P E S V Í T O R K I M U R A H E R N A N D E S J H O L V A N V I E I R A R O D R I G O R I C K E N E D

Leia mais

Tecnologia de aditivos e adições para conreto

Tecnologia de aditivos e adições para conreto santos.geniclesio@br.sika.com Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 03 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação

Leia mais

A viscosidade e a sua medição. Profa. Débora Gonçalves

A viscosidade e a sua medição. Profa. Débora Gonçalves A viscosidade e a sua medição Profa. Débora Gonçalves Reologia Termo - 1920 - escoamento (fluxo) e deformações decorrentes. - mudanças na forma e escoamento de materiais fluidos. Viscosidade resposta do

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais ASTM C125 Aditivos/adições (Admixtures): Qualquer

Leia mais

CASE: Concreto com Sílica Ativa e Aditiva Polifuncional Estação de Tratamento de Esgoto, Palmas-TO.

CASE: Concreto com Sílica Ativa e Aditiva Polifuncional Estação de Tratamento de Esgoto, Palmas-TO. Obra: ETE Estação de Tratamento de Esgoto de Palmas-TO Data: Março /2011. Localização: Vila União Palmas-TO. Especificação Técnica: Impercia Palmas Atacadista Fiscalização: SANEATINS Companhia de Saneamento

Leia mais

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS MATERIAIS DE REPARO Arthur

Leia mais

Dosagem Experimental do Concreto - Método ABCP/ACI

Dosagem Experimental do Concreto - Método ABCP/ACI UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA ICET - Instituto de Ciências de Exatas e de Tecnologias Profª. Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Dosagem Experimental do Concreto - Método ABCP/ACI Página 1

Leia mais

24/11/2016 RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO

24/11/2016 RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO RESISTÊNCIA DOS CONCRETOS DE ALTO DESEMPENHO INTRODUÇÃO Engenheiros sempre buscaram tornar suas estruturas mais eficientes, deixando-as mais leves, resistentes e duráveis. Um produto que está trazendo

Leia mais

Avaliação do Comportamento de Vigas de Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de Aço

Avaliação do Comportamento de Vigas de Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de Aço Avaliação do Comportamento de Vigas de Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de Aço Alexandre Rodrigues de Barros Paulo César Correia Gomes Aline da Silva Ramos Barboza Universidade Federal De Alagoas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I ÁGUA, ADITIVOS E ADIÇÕES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I ÁGUA, ADITIVOS E ADIÇÕES MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I, ADITIVOS E ADIÇÕES UNIDADE 04 [2018/2] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: MACO I IFBA FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO HABILIDADES: Ampliação dos conhecimentos sobre materiais

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal Materiais de Construção Civil Aula 06 Aglomerantes e Cal Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união

Leia mais

Laboratório de Pesquisa de Materiais Estruturais - Instituto Lewis - Chicago. Boletim 4 Efeito da Finura do Cimento

Laboratório de Pesquisa de Materiais Estruturais - Instituto Lewis - Chicago. Boletim 4 Efeito da Finura do Cimento pág. 1/10 Laboratório de Pesquisa de Materiais Estruturais - Instituto Lewis - Chicago Boletim 4 Efeito da Finura do Cimento por Duff A. Abrams Professor Chefe do Laboratório Edição revisada de Novembro

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas

Leia mais

CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A

CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A AGLOMERANTES CIMENTO PORTLAND F M C P R O F ª B Á R B A R A S I L V É R I A COMPOSIÇÃO Cimento Portland é a denominação técnica do material usualmente conhecido na construção civil como CIMENTO; Foi criado

Leia mais

BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA

BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA BETÃO DE RETRACÇÃO COMPENSADA 1. Introdução O betão de retracção compensada é usado para minimizar a fissuração devida à retracção do betão excluindo-se a retracção plástica havida antes do início de presa.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER Concretos Auto-Adensável Definição É o concreto capaz de fuir dentro das fôrmas, passando pelas armaduras sem que

Leia mais

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO SLIP CASTING SLIP CASTING SLIP CASTING Fatores Importantes Reologia - grau de defloculação da barbotina; Viscosidade; ph; Concentração de sólidos; Granulometria Vantagens Produção de componentes de forma

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Daniela Dolovitsch De Oliveira 2, Felipe Dalla Nora Soares 3, Giovanni Dos Santos Batista 4, Júlia Regina

Leia mais