ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS
|
|
|
- Baltazar Camelo de Figueiredo
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 ARGAMASSAS E CONCRETOS ADITIVOS
2 CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (que não sejam comento, água ou agregados) em quantidades inferiores a 5% da massa de cimento.
3 CONCEITUAÇÃO Definição: Função dos Aditivos Modificar ou melhorar a trabalhabilidade, a pega e o endurecimento, resistência às ações físicas, químicas ou mecânicas, etc. Obter regularidade na fabricação do concreto Ampliar o campo de aplicação do concreto Diminuir custos
4 CONCEITUAÇÃO Definição: AÇÃO FÍSICA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA CLASSIFICAÇÃO REDUTORES DE ÁGUA EXPANSORES EFEITO INCORPORADORES DE AR ETC...
5 CONCEITUAÇÃO Principais Tipos: Redutores de água. Incorporadores de ar. Retardadores de pega. Aceleradores de pega.
6 REDUTORES DE ÁGUA Definição: São produtos cuja função principal é produzir concretos com uma dada trabalhabilidade com menor relação água/cimento que outro concreto sem o aditivo. Caso seja mantida a relação água/cimento, haverá um aumento no abatimento.
7 REDUTORES DE ÁGUA Definição:
8 REDUTORES DE ÁGUA Definição: O uso destes aditivos pode produzir os seguintes efeitos: 1 Manter a trabalhabilidade, reduzindo a relação água/cimento com consequente aumento da resistência. 2 Aumentar a trabalhabilidade, sem reduzir a quantidade de água e mantendo a mesma resistência. 3 Reduzir a quantidade de cimento mantendo a trabalhabilidade e resistência.
9 REDUTORES DE ÁGUA Definição: Resistência > A Trabalhabilidade = B + cimento + cimento + água Resistência = A Trabalhabilidade >= B Referência Resistência = A Trabalhabilidade = B + aditivo - água Resistência >= A Trabalhabilidade = B Resistência = A - cimento - água Trabalhabilidade = B + aditivo + aditivo Resistência = A Trabalhabilidade >= B
10 REDUTORES DE ÁGUA Definição: Alguns destes aditivos possuem mais de uma função: 1 Redutores de água e aceleradores de pega. 2 Redutores de água e retardadores de pega. 3 Redutores de água com incorporadores de ar.
11 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Os Plastificantes são elaborados a partir de lignosulfonatos, ácidos hidro-carboxílicos ou polímeros hidroxilados. Melhoram a deformabilidade sob a influência de compactação, eliminando os flóculos formados pelas forças de atração de Van der Waals.
12 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: São produtos tensoativos que possuem uma extremidade hidrófoba e outra hidrófila. A parte hidrófila faz com que os grãos finos se afastem, pois as cargas são iguais, produzindo dispersão.
13 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Considera-se que os aditivos redutores de água operam por adsorção sobre os produtos de hidratação do C 3 A e C 3 S formando uma película de aditivo na interface água/cimento.
14 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Atuam nas seguintes propriedades: - maior resistência mecânica; - maior impermeabilidade e durabilidade; - minimização da retração, fissuramento e exsudação; - fácil adensamento e bombeamento.
15 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Aditivos em dosagens normais Média da redução de água (%) (a/c = 0,3 a 0,5) Lignosulfonato de sódio 10 Gluconato de sódio 16 Naftaleno sulfonado de sódio Polímero formaldeído Abatimento desejado (mm) 26 Redução na relação água/cimento (%)
16 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes: Método de colocação (0,225% lignosulfonato de cálcio) Relação água/cimento Abatimento (mm) Redução de água (%) Sem adição 0, Inicial (junto com a água) 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,8 Após 2 min de mistura 0, ,6
17 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes:
18 REDUTORES DE ÁGUA Plastificantes:
19 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: São uma categoria especial de agentes redutores de água formulado a partir de materiais que permitem maiores reduções de água sem os efeitos colaterais de incorporação de ar ou retardo da pega.
20 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Os Superplastificantes podem ser de dois tipos: - Tipo I produzidos a partir de naftalenos sulfonados, melamina formaldeídeos e resinas sintéticas; - Tipo II produzidos a partir de policarboxilatos.
21 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Possuem as mesmas características dos plastificantes, porém de modo extremamente realçado. É possível produzir concretos auto-adensáveis. O aumento da resistência pode chegar a 40%.
22 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: Os superplastificantes diminuem a tensão de cisalhamento e a viscosidade plástica das pastas. Em altas dosagens, o sistema se aproxima de um fluido Newtoniano.
23 REDUTORES DE ÁGUA Superplastificantes: O tempo de atuação depende de diversos fatores, tais como tipo de superplastificante, cimento, finos, dosagem e forma de uso. Nos cimentos ricos em C 3 A a perda do slump é mais rápida.
24 Spread (cm) REDUTORES DE ÁGUA CP-II F A 3% CP-II F B 1% CP-IV A 3% CP-IV B 2% CP-V A 2,5% CP-V B 1% Time (min)
25 INCORPORADORES DE AR Definição: Os aditivos incorporadores de ar são materiais orgânicos, adicionados na água de amassamento do concreto, que promovem a entrada de uma quantidade controlada de ar, na forma de microbolhas, uniformemente dispersas na massa de concreto.
26 INCORPORADORES DE AR Definição: Produzem micro bolhas de ar, de 100 a 300mm, estáveis e elasticamente deformáveis. Estas bolhas possuem uma curva granulométrica contínua, permitem maior coesão entre os agregados e o cimento, evitam a segregação e a exsudação.
27 INCORPORADORES DE AR Tipos: A literatura descreve diversos tipos de surfactantes para compor as formulações dos aditivos incorporadores de ar. Os mais utilizados são: - Resinas de madeiras neutralizadas; - Ácidos gordurosos; - Alquil-aril sulfonato; - Alquil sulfonato; - Etoxilatos fenólicos.
28 INCORPORADORES DE AR Função: Fluidifica e plastifica o concreto devido à formação de bolhas de ar que se repelem por possuírem a mesma carga elétrica. Pode ser utilizado em concretos com baixo consumo de cimento. Tem a função principal de suprir a deficiência de finos.
29 INCORPORADORES DE AR Função: Os incorporadores de ar podem reduzir a relação água/cimento, que pode compensar a diminuição da resistência devido a maior quantidade de ar. É necessário controlar a quantidade de ar incorporado porque o excesso pode levar quedas de resistência expressivas.
30 INCORPORADORES DE AR Função: O volume de ar incorporado é influenciado por: - Quantidade de finos no traço acima de 300kg/m 3 a incorporação de ar é restrita por haver pouco espaço livre para a geração de bolhas. - proporção de água na mistura quanto mais seca for a mistura menor será a incorporação de ar.
31 RETARDADORES DE PEGA Definição: São produtos que retardam a osmose da água nos grãos de cimento, agindo por defloculação e adsorção. Têm a função de retardar a hidratação inicial dos grãos de cimento, em particular dos aluminatos, permitindo maior tempo de manuseio do concreto.
32 RETARDADORES DE PEGA Definição: Podem ser constituídos de carbohidratos (monossacarídeos, polissacarídeos, ácidos hidrocarboxílicos) e produtos inorgânicos (sais de chumbo, fosfoatos, boratos).
33 RETARDADORES DE PEGA Uso: Desenvolvem maior calor total de hidratação, porém dissipado de forma lenta, gradual e menos intensa. Exige melhor cura para evitar a secagem da mistura ainda não endurecida. O efeito da retardação cresce geometricamente com o aumento da dosagem.
34 RETARDADORES DE PEGA Uso: Superdosagens (1%) podem levar a uma retardação de pega de até alguns dias. O CP III e o CP IV necessitam menor proporção de aditivo para produzir o mesmo efeito no CP I, CP II e CP V, por possuirem menor quantidade de C 3 A.
35 ACELERADORES DE PEGA Definição: São produtos que aceleram os tempos de pega (início e fim) e o desenvolvimento de altas resistências à compressão nas idades iniciais. As matérias-primas mais utilizadas são o silicato, o carbonato e o aluminato de cálcio.
36 ACELERADORES DE PEGA Uso: Quanto maior for o consumo de cimento, maior será a eficiência do aditivo. Os cimentos CP II e CP V apresentam melhor desempenho quando utilizado aditivos à base de cloreto de cálcio, porém exigem cura cuidadosa porque desenvolvem grande calor de hidratação. Lembrando que é proibido o uso de aditivos à base de cloretos em estruturas de concreto armado ou protendido.
37 IMPERMEABILIZANTES Definição: São utilizados para evitar os danos causados pela penetração de águas de chuva, umidade do solo, infiltração e água sob pressão.
38 IMPERMEABILIZANTES Tipos: Existem três tipos: 1) Sais orgânicos que reagem com a cal livre do cimento formando sais de cálcio insolúveis. 2) Materiais hidrófugos que já se apresentam em sua forma final, não ocorrendo reações químicas. 3) Géis orgânicos ou inorgânicos à base de emulsão que aglutinam-se na presença de água reduzindo o tamanho dos poros capilares.
39 ADITIVOS
Aditivos para argamassas e concretos
Histórico Aditivos para argamassas e concretos Romanos e incas: albumina (sangue e clara de ovos); álcalis (cal); Brasil: óleo de baleia; gesso cru e cloreto de cálcio; Alemanha e França: graxa de cal.
Materiais constituintes do Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira
Materiais constituintes do Concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Aditivos para concreto Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Rubens Curti, ABCP www.basf-cc.com.br www.sika.com.br Cement Concrete& Aggregates
ADITIVOS PARA CONCRETO
Materiais de Construção Civil II ADITIVOS PARA CONCRETO Professor: Yuri Cardoso Mendes 1 Introdução ADITIVO pode ser definido como um produto que não é indispensável na confecção do concreto, mas quando
Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I
Instituto Federal da Bahia Curso Técnico Integrado em Edificações Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I ADITIVOS E ADIÇÕES F e i r a d e S a n t a n a, 2 0
Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O
Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento
Tecnologia de aditivos e adições para conreto
[email protected] Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 02 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação
Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8
Sumário 1 Concreto como um Material Estrutural 1 O que é o concreto? 2 O bom concreto 3 Materiais compósitos 4 Papel das interfaces 5 Forma de abordagem do estudo do concreto 6 2 Cimento 8 Produção do
O que é Aditivo para Concreto
O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam
Aditivos. Disciplina: Materiais de Construção Civil: Concreto. Curso: Engenharia Civil Período: Noturno Prof. Thiago Dias do Espírito Santo
Unida Ensino 3: Aditivos Disciplina: Materiais Construção Civil: Concreto Curso: Engenharia Civil Período: Noturno 2016.2 Prof. Thiago Dias do Espírito Santo Definição e uso Produtos adicionados em pequenas
O que é Aditivo para Concreto
17/05/2015 O que é Aditivo para Concreto www.mvalin.com.br 1 17/05/2015 DEFINIÇÃO: A NBR 11768 de Cimento Portland define os aditivos como produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de
Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto
Usos e Viabilidade Econômica dos Aditivos Plastificantes e Superplastificantes em Concreto 1 Universidade Federal do Paraná Integrantes: 1. Gustavo Batista Mohacsi; 2. Kauane Tavares; 3. Roberto Araújo
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER
PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER INSTRUÇÕES INICIAIS FORMA DE AVALIAÇÃO 2 Provas teoricas Dia 17/12/2013 Dia 18/03/2014 Praticas de Laboratório Nota
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF
a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,
CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria
CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A
PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO
Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. CONCRETO FRESCO CONCRETO ENDURECIDO TECNOLOGIA
Poder de retenção de água / Exsudação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa
ADVA. Folha de dados do produto. Descrição. Usos. Benefícios. Modo de utilização. Compatibilidade. Aditivo superplastificante (SP II) para concreto
Aditivo superplastificante (SP II) para concreto Descrição é um aditivo superplastificante base policarboxilatos para concreto com alto poder de redução de água desenvolvido para fornecer excelente abatimento
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II A Estrutura Interna do Concreto Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Definições Macroestrutura: Estruturas visíveis à vista humana; Olho humano 1/5 de milésimo (200µm).
MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional.
MASTERMIX 397 N Aditivo plastificante polifuncional. DESCRIÇÃO DO PRODUTO MASTERMIX 397 N é um aditivo para concreto, líquido, pronto para o uso e livre de cloretos. MASTERMIX 397 N possui, em sua composição,
Aditivos para concreto em Pisos industriais. Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2
Aditivos para concreto em Pisos industriais Texto corrido Tabulação 1 o Tabulação 2 Rafael Bitencourt Arquiteto e Urbanista, Esp. Coordenador Técnico Regional Sika Brasil Especialista em Patologia nas
Mercado. Concreteiras. Pré-moldados. Infraestrutura
Mercado Concreteiras O concreto dosado em central executado pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem, concreteiras, se caracteriza pela sua segurança, praticidade, versatilidade e economia;
Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO
Graute FICHA TÉCNICA ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE REDUTOR DE ÁGUA PARA CONCRETO BLOK. PARA QUALQUER DESAFIO. Solidez é palavra-chave em qualquer construção. Na construção civil ou na construção de um relacionamento,
DOSAGEM DE CONCRETO. DOSAGEM é o proporcionamento adequado. e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos
DOSAGEM DE CONCRETO DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico dos materiais: Cimento Água Areia Britas Aditivos 2 1 DOSAGEM Ingredientes Execução 3 MATERIAIS CONSTITUINTES ou a receita
Apresentação. Estrutura
Apresentação A MATCHEM é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de soluções inteligentes e produtos de qualidade para a indústria do concreto. Atuando no mercado de aditivos para concreto desde
Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira
Concreto nas primeiras idades Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Propriedades do concreto fresco Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Mehta e Monteiro, 2010 Degussa, 2000 3/38 Importância As primeiras 48h são
Tecnologia de aditivos e adições para conreto
[email protected] Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 01 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação
Tecnologia de aditivos e adições para conreto
[email protected] Tecnologia de Aditivos e adições para concreto Parte 04 Eng Geniclesio Santos Coordenador Técnico Salvador, 15 de setembro de 2014 1.1. Programa Parte 1 1.1. Apresentação
DOSAGEM DEFINIÇÃO. DOSAGEM é o proporcionamento. adequado e mais econômico de. materiais: cimento, água, agregados, adições e.
DOSAGEM DO CONCRETO DOSAGEM DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos DOSAGEM Ingredientes Execução DOSAGEM REQUISITOS
ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO
ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO O concreto, de emprego usual nas estruturas, são constituídos de quatro materiais: 1. Cimento Portland 2. Água 3. Agregado fino 4. Agregado graúdo O cimento e a água
Bibliografia recomendada
Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Anápolis, 2017/1. Capitulo 5 Bibliografia
ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES
ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido
CASE: Concreto com Sílica Ativa e Aditiva Polifuncional Estação de Tratamento de Esgoto, Palmas-TO.
Obra: ETE Estação de Tratamento de Esgoto de Palmas-TO Data: Março /2011. Localização: Vila União Palmas-TO. Especificação Técnica: Impercia Palmas Atacadista Fiscalização: SANEATINS Companhia de Saneamento
Concreto endurecido. Concreto fresco. Como se decide qual é o concreto necessário para uma utilização especifica?
MATERIAL DE APOIO PONTO 06 DOSAGEM DE ESTRUTURAL NEVILLE, A. M. TECNOLOGIA DO / A. M. NEVILLE, J. J. BROOKS; TRADUÇÃO: RUY ALBERTO CREMONINI. 2ª ED. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2013. TARTUCI, R. PRINCÍPIOS
CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA
CHIMICA EDILE DO BRASIL LTDA Aditivo impermeabilizante, multifuncional, em pó de nova geração para concreto de alta durabilidade. UN SUCESSO RECENTE Aditivo impermeabilizante de nova geração. FUNCIONALIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: [email protected] website: www.vigoderis.tk
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER
PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCRETOS ESPECIAIS PROF. WELLINGTON MAZER Concretos Auto-Adensável Definição É o concreto capaz de fuir dentro das fôrmas, passando pelas armaduras sem que
ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP
ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM ABCP Definição: DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos. Definição: Segundo a NBR 12.655 existem
Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas
Concreto Protendido MATERIAIS Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para o
Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: [email protected] website: www.vigoderis.tk
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A VF
a) Descreva a ruptura do concreto, relatando o seu comportamento quando submetido à tensões de compressão até 30% da ruptura, entre 30 e 50%, entre 50% e 75% e de 75% até o colapso. b) Defina cura do concreto,
TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
CEULP/ULBRA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TECNOLOGIA DO CONCRETO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO Prof. Fábio Henrique de Melo Ribeiro, MSc. Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. CAR X CAD CONCEITOS CAD - concreto de alto
ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência
Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes retardadores
1 Estudo de compatibilidade entre Cimento Portland composto e aditivos plastificantes Rodrigo Jaber [email protected] Curso de Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção Instituto
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO Profª. Dr a. Marienne R. M. M. da Costa Departamento de Construção Civil - UFPR/BRASIL Alécio Júnior
Concreto Protendido. MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas
Concreto Protendido MATERIAIS Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas Concreto Obtido pela mistura de cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Em algumas situações podem ser adicionados aditivos para
Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II
Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Materiais adotados nas camadas do pavimento [email protected] Aula Passada Histórico Definições Esforços no Pavimento Seção Tipo 2
5. ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS / AGREGADOS
5. ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS / AGREGADOS 5.1 INTRODUÇÃO 5.1.1 ESTABILIZAÇÃO - Utilização de qualquer processo de natureza física, físico-química, química ou mecânica (natural ou artificial). - Alterar propriedades
ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana
ARGAMASSAS Prof. Amison de Santana Argamassas - conceito - São materiais de construção constituídos por uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água; - São utilizadas no assentamento
Estabilização de Solos. Americas South Paving Products
Estabilização de Solos Agenda: 1. Discutir e explicar conceitos básicos de reciclagem de solos 2. Discutir e explicar conceitos básicos de estabilização de solos 3. Discutir e explicar os procedimentos
ADIMENT SUPER. Como plastificante, realizar primeiramente uma pré-mistura do cimento e dos
Produto ADIMENT SUPER proporciona uma alta dispersão entre agregados e cimento, permitindo grande redução da água de amassamento. Proporciona concreto com ótimas características, como alta resistência
CHIMICA EDILE DO BRASIL. apresenta: DRY D1 NG. Aditivo/adição para a embalagem de concretos com maior durabilidade
& CHIMICA EDILE DO BRASIL apresenta: DRY D1 NG Aditivo/adição para a embalagem de concretos com maior durabilidade Concreto com ação "compactante" para maior durabilidade dos mesmos de acordo com normas
Argamassa TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES ARGAMASSA Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Definições Pastas Resulta das reações químicas do cimento com a água. Quando há água em excesso, denomina-se nata. Argamassa São misturas
Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: [email protected] 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,
ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT
ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT Definição: O concreto no estado fresco é caracterizado como o material recém-misturado, sendo que o mesmo apresenta-se no estado plástico, ou seja, ainda com a capacidade
MÓDULO 2 PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO
MÓDULO 2 PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO Eng Rubens Curti COMPORTAMENTO FÍSICO!No estado fresco inicial! Suspensão de partículas diversas pasta de cimento agregados aditivos ou adições! Endurecimento
Hidratação do Cimento
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Hidratação do Cimento Prof. Mayara Moraes Custódio Pega x Endurecimento Pega: período de fenômenos químicos em que ocorrem desprendimento de calor
NBR (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland
NBR 11768 (1992) Aditivos para concreto de cimento Portland Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis dos materiais a serem utilizados como aditivos para concreto de cimento Portland, de acordo com
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas
PATOLOGIAS DO CONCRETO
Tecnologia da Construção I PATOLOGIAS DO CONCRETO Docente: Thalita Lima Email:[email protected] Cuiabá/MT Maio - 2017 Corrosão de Armaduras Corrosão de Armaduras É o processo de enfraquecimento
DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção
DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção Vigência: a partir de 2017/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 90 h Código: PF.EC.004 Ementa: Estudo das propriedades físicas dos materiais de
DECIV EM - UFOP Aula 07 Concreto Tipos de concretos. Propriedades e Aplicações
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DECIV EM - UFOP Aula 07 Concreto Tipos de concretos. Propriedades e Aplicações PROPRIEDADES CONCRETO FRESCO Trabalhabilidade} Fluidez e Coesão Exsudação CONCRETO ENDURECIDO Massa
Alvenaria: caracterização
Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1
TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS
TECNOLOGIA EM CONCRETOS ESPECIAIS Renato Vitti Coordenador Técnico DTM.. Somos parte do Grupo Votorantim Um dos maiores grupos de negócios do Brasil VID - Votorantim Industrial VF - Votorantim Finanças
SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45
Produto FAZGRAUTH VEDACIT é um plastificante com alto poder de redução de água, especialmente formulado para execução de concreto e graute em obra. Permite grande plasticidade e baixa relação água-cimento,
HIDRATAÇÃO. Hidratação e microestrutura
LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS HIDRATAÇÃO Hidratação e microestrutura Cimento endurecimento lento Principalmente por causa da belite Por isso, NUNCA se considera que as reacções se completaram, mas sim que
ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.
1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.
Aditivos para concreto
ARTIGO ORIGINAL DUQUE, Elisandro Pinheiro [1] Aditivos para concreto DUQUE, Elisandro Pinheiro. Aditivos para concreto. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol.
Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda. Lisboa, 24 de Novembro 2005
Estudo da influência de cargas leves nas propriedades de uma argamassa bastarda Lisboa, 24 de Novembro 25 1.Introdução (Objectivos) Influência da adição de vermiculite expandida e perlite nas propriedades
Programa Analítico de Disciplina CIV361 Materiais de Construção Civil II
0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal Períodos
Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer
Sílica Ativa e Cinza Volante Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Materiais Pozolânicos Material Pozolânico: São materiais silicosos ou silico-aluminosos, finamente divididos que, na presença de água,
24/11/2016. Principais Tipos de Retração no Concreto: Propriedades e medidas para evitar o desenvolvimento O QUE É RETRAÇÃO?
Principais Tipos de Retração no Concreto: Propriedades e medidas para evitar o desenvolvimento Ricardo Pessoa Kotzias - GRR20156345 Henrique Vieira De Col - GRR20159588 Hélio Sabino Deitos Filho - GRR20158845
4 Desenvolvimento Experimental
4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).
matriais Os aditivos são usados para aumentar a coesão da mistura ainda fresca. 6) Aço: de acordo com as especificações brasileiras.
matriais 5) Aditivos: de acordo com as especificações brasileiras. Nas argamassas industrializadas a cal é substituída por aditivos, plastificantes ou incorporadores de ar. Os aditivos são usados para
ANÁLISE DO AÇÚCAR COMO RETARDADOR DE PEGA QUANDO ADICIONADO NA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO RESUMO
95 ANÁLISE DO AÇÚCAR COMO RETARDADOR DE PEGA QUANDO ADICIONADO NA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO RESUMO Elizandra Rodrigues De Souza 1 Poliana Bellei 2 Este trabalho tem como objetivo principal analisar o potencial
Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira
Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013
Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais ASTM C125 Aditivos/adições (Admixtures): Qualquer
INFUÊNCIA DOS ENDURECEDORES DE SUPERFÍCIE SOBRE A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO
INFUÊNCIA DOS ENDURECEDORES DE SUPERFÍCIE SOBRE A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO AUTORES : Eng. Roberto J. Falcão Bauer (1) (Diretor Técnico) Eng. Vladimir Antonio Paulon (2) (Prof. Titular) Engº
LIGANTES E CALDAS BETÃO
LIGANTES E CALDAS BETÃO Mistura fabricada in situ constituída por: ligante hidráulico (cimento) agregados grosso (brita ou godo) fino (areia) água [adjuvantes] [adições] Controlo de qualidade na obra Qualidade
ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DEFINIÇÃO A Resistência à Compressão Uniaxial é a principal característica do concreto especificada em projeto, por ser simples de se efetuar o ensaio e
DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland
MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland Cimento Portland Cimento Portland 3 Cimento Portland Aglomerante hidráulico produzido a partir da moagem do clínquer constituído por
Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal
Materiais de Construção Civil Aula 06 Aglomerantes e Cal Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união
DISCUSSÃO ATUAL NÃO CONFORMIDADE DO CONCRETO
DISCUSSÃO ATUAL NÃO CONFORMIDADE DO CONCRETO Concretos fornecidos podem não estar atingindo a resistência à compressão pedida nos projetos estruturais. Polêmica envolve construtores, concreteiras, projetistas
ANÁLISE DE CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO AUTOADENSÁVEL
ANÁLISE DE CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO AUTOADENSÁVEL CARBONATION AND STEEL CORROSION ANALYSIS IN SELF- COMPACTING CONCRETE BARROS, Pedro G. dos S.; GOMES, Paulo C. C.; UCHOA, Silvia B. B.
Propriedades da água
Disciplina: TC 030 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Propriedades da água NAYARA S. KLEIN [email protected] Curitiba PR, 08 de agosto de 2016. Introdução Água: Fluido transparente que forma o mundo: lagos,
