MOVIMENTE-SE COM O CEREST UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOVIMENTE-SE COM O CEREST UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Transcrição

1 MOVIMENTE-SE COM O CEREST UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

2 INTRODUÇÃO A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora resulta do conjunto de várias políticas de saúde que determina os processos de saúde-doença e objetiva integrar a rede de serviços de saúde no intuito de apoiar tecnicamente a assistência, vigilância e notificações de agravos a saúde relacionados ao trabalho.

3 LER/DORT Lesões por esforços repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho: termo que refere aos distúrbios do sistema músculo-esquelético, principalmente de pescoço e membros superiores que são diagnosticados devido a relação do processo de trabalho (BRASIL, 2005); Sínteses de fatores existentes no trabalho predisponentes de LER/DORT: repetitividade, esforço e força, posturas inadequadas, trabalho muscular estático, invariabilidade da tarefa, choques e impactos, pressão mecânica, vibração, dentre outros (BRASIL,2005)

4 LER/DORT Ocupações e ou atividades que apresentam riscos aumentado (BRASIL, 2012): Embalagem de produtos e setores de controle de qualidade de indístrias; Costureiras; Montadores de componentes eletrônicos; Trabalhadores de lavanderias; Operadores de caixas; Cortadores de cana; Digitadores.

5 OBJETIVO Geral: Relatar as experiências vivenciadas junto ao Projeto Movimente-se com o Cerest. Específicos: Integralizar a rede de atenção á saúde, inserindo a atenção à saúde do trabalhador na atenção básica; Promover saúde do trabalhador; Melhorar os indicadores relacionados à saúde do trabalhador; Otimizar o número de notificações referente aos protocolos de saúde do trabalhador nos municípios e regionais

6 METODOLOGIA Carcterização do Estudo: Estudo descritivo fundamentado no relato de experiência das vivências desenvolvidas durante o Projeto Movimente-se com o Cerest (baseado no Protocolo de Lesões por esforço repetitivo); Duração: O projeto já tem dois anos de duração e está em seu terceiro ano em desenvolvimento. A ação aconteceu durante o mês do maio em decorrência alusão ao mês do trabalhador; Público alvo: trabalhadores/usuários que realizavam Atividades Físicas(caminhada) em uma avenida em Caxias-MA trabalhadores/usuários de cinco unidades básicas de saúde (UBS) em processo de planificação de Caxias-MA trabalhadores da Rede de Alta Complexidade da regional de Caxias-MA; Local: praça ou espaço cultural da área de abrangência das UBS.

7 METODOLOGIA Parcerias Institucionais: Prefeitura Municipal de Saúde de Caxias-MA Secretaria Municipal de Saúde Caxias-MA Atenção Primária à Saúde; Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Vigilância Epidemiológica; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Residência Multiprofissional (UEMA); Assessoria de Comunicação

8 METODOLOGIA Estratégias de atuação: Construção de fichas de cadastros e de acompanhamento para os trabalhadores/usuários; Sensibilização de todos a equipe de saúde, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde; Mobilização da comunidade sobre a participação no projeto; Planejamento de reuniões, ações de educação em saúde, palestras.

9 METODOLOGIA Organização e Planejamento das ações: 1º Passo: Reunião com toda a equipe executora para formalizar o protocolo de atendimento do projeto, bem como dividir as funções da equipe nas atividades; 2º Passo: Organização dos recursos didáticos a serem utilizados nas ações de educação em saúde, materiais de divulgação, divisão de equipes nas palestras, mapeamento das residências existentes na comunidade e ficha de cadastro e de acompanhamento dos trabalhadores/usuários; 3º Passo: Em parceria com as equipes da Atenção Básica de Saúde, identificar, através das fichas das famílias, a quantidade de trabalhadores existentes na comunidade com algum problema de saúde relacionado ao trabalho 4º Passo: Busca ativa do público alvo, através dos Agentes Comunitários de Saúde e dos cadastros feitos pelos enfermeiros das UBS.

10 METODOLOGIA Atividades a serem executadas: Mapeamento das atividades produtivas e busca ativa dos trabalhadores; Palestras educativas; Avaliação nutricional; Aferição de pressão arterial, glicemia capilar; Testes rápidos; Atualização de vacinas; Aula laboral; Entrega de leques educativos referente aos protocolos ministeriais.

11 1 Etapa 2018 Público Atendido: 400 pessoas. RESULTADOS O gênero mais encontrado foram as mulheres (78,5%) e homens com 21,5%. Em relação as faixas etária: de 20 a 30 anos (17,2%); mais de 60 anos (18,3%); 31 a 40 anos (19,5%); 41 a 50 anos (21,2%) e de 51 a 60 anos (23,5%). Dentre elas foram realizadas 115 avaliações nutricionais com os seguintes pontos de corte para os adultos (mulheres) na faixa etária de 20 a 59 anos foram: 2,27% com baixo peso; 25% para as obesas; 27% para as adequadas e 45,4% em sobrepeso. Para os pontos de corte estabelecidos para os adultos (homens) na faixa etária de 20 a 59 anos foram: 8,6% para os obesos; 34,7% para os adequados e 56, 5% para os em sobrepeso.

12 RESULTADOS 1 Etapa 2018 A categoria profissional mais encontrada foram: policiais (0,5%); manicure e professores (1,25%); aposentados (7%); vendedoras (5%); vigias (6,25); mototaxistas (7,5%) e domésticas (10%). Em relação ao processo de investigação, foram avaliados 267 pessoas com alguma queixas relacionada aos principais sintomas de riscos para desenvolvimento de LER/DORT. As mais citadas foram as seguintes: parte superior das costas (15%); parte inferior das costas (14%); ombro (10%); mão, joelhos e pés, (9%); tornozelos e pescoço (8%); quadril (7%); coxas (5%); punho (3%) e cotovelo (2%)

13 Varredeiras 2 Etapa:2018 RESULTADOS Dor, Formigamento, Dormência A avaliação de Ler/Dort em agentes de limpeza reflete a quantidade de profissionais que sentem dor, formigamento ou dormência 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Dor, Formigamento, Dormência Pés 22% Tornozelos 14% Joelhos 26% Quadril 35% Mão 20% Punho 16,50% Parte Inferiror Costas 35% Cotovelo 7% Parte Superior Costas 53% Ombro 18,50% Pescoço 24% em algum membro especifico, onde de um total de 54 varredeiras avaliadas, 83% alegaram sentir algum desconforto e apenas 20% relataram buscar algum atendimento de saúde. Com isso é possível verificar que grande parte destes manifestam ou já manifestaram esses sintomas em vários segmentos do corpo.

14 Professores 2 Etapa:2018 RESULTADOS Dor, Formigamento, Dormência 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Dor, Formigamento, Dormência Pés 33% Tornozelos 14% Joelhos 33% Quadril 22% Mão 24% Punho 20,50% Parte Inferiror Costas 45% Cotovelo 5% Parte Superior Costas 50% Ombro 42,50% Pescoço 24% Ao observar a avaliação de Ler/Dort nos professores, é possível identificar que os membros mais acometidos com sintomas de dor, formigamento ou dormência são parte superior e inferior das costas atingindo cerca de 94% dos professores, seguido pelos joelhos e pés, que juntos representam 66%, os ombro representando 42%, pescoço e mãos 47%, os punhos atingiram um valor de aproximadamente 21%.

15 Dor, Formigamento, Dormência BOMBEIROS 0% 5% 10% 15% 20% 25% Dor, Formigamento, Dormência Joelho 20% Mão 20% Punho 20% Cotovelo 7% Parte Inferior 20% Ombro 20% Pescoço 13% RESULTADOS 2 Etapa:2018 Observando a avaliação de Ler/Dort nos bombeiros conforme o gráfico, percebe-se que o número dos que sofrem com doenças ocupacionais é baixo, chegando a 20% do número total acerca dos sintomas de dor, formigamento ou dormência, sendo os ombros, parte inferior das costas e os punhos as regiões mais afetadas.

16 Dor, Formigamento, Dormência CAMINHONEIROS 0% 10% 20% 30% 40% 50% Dor, Formigamento, Dormência Perna 3% Joelho 7% Punho 2% Lombar 21% Costas 40% Ombro 7% Cervical 3% 2 Etapa:2018 RESULTADOS Em relação aos resultados da avaliação de Ler/Dort em caminhoneiros, fica evidente quando olha-se os números, quase 40% apresentam algum tipo de dor, formigamento ou dormência nas costas, 20% manifestam sintomas especificamente na região lombar, 10% apresentaram câimbras, sendo esses os valores mais elevados de reclamação em relação a esses sintomas.

17 IMPACTOS Capacitação/treinamento sobre agravos ocupacionais com médicos, enfermeiros, NASF, agentes comunitários da APS da Regional de Caxias-MA; Publicação de um artigo em anais de eventos no III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/2018; Criação de um projeto de intervenção, enviado a Câmara de Vereadores, para construção de um centro de apoio a desenvolvimento de atividades/orientações de prevenção de Ler/Dort: revitalização de praças com incentivo de práticas de exercícios físicos; Criação de material didático/educativo.

18 IMPACTOS

19 MOVIMENTE-SE COM O CEREST

20 MOVIMENTE-SE COM O CEREST

21 MOVIMENTE-SE COM O CEREST

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS A proposta do projeto levou em consideração a importância do trabalho na vida das pessoas e a partir dos resultados faz-se imprescindível uma política institucional que promova saúde, baseada na determinação social do processo saúde-doença. Gestores devem estar atentos à saúde intrínseca desta relação, para que o trabalhador possa contribuir com todo seu potencial.

23 Muito obrigado! MOVIMENTE-SE COM O CEREST

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

DENIZE DE LUCENA GOMES - Cursista 1, Turma E HEIDIANY MEDIM DA MOTA - Cursista 2, Turma E

DENIZE DE LUCENA GOMES - Cursista 1, Turma E HEIDIANY MEDIM DA MOTA - Cursista 2, Turma E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde EXERCÍCIOS LABORATIVOS PARA TRABALHADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE TEFÉ- AM. DENIZE DE LUCENA GOMES -

Leia mais

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG BETIM Localização: 30 Km de Belo Horizonte. É um dos principais polos de concentração Industrial

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Fernanda Ferreira Fagundes Maria de Fátima Alves de Oliveira 2016 Referências ASSUNÇÃO, A. A.; VILELA, L. V. Lesões Por Esforços Repetitivos:

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário

Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário 55 Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário Danielle da SILVEIRA 1 Matheus Raphael Guedes MORALES 2 Letícia FABBRI 3 Carmen Aparecida Malaguti BARROS

Leia mais

TÍTULO: INVESTIGAÇAO DE DOENÇAS MUSCULOESQUELETICAS EM UM FRIGORIFICO DE AVES

TÍTULO: INVESTIGAÇAO DE DOENÇAS MUSCULOESQUELETICAS EM UM FRIGORIFICO DE AVES TÍTULO: INVESTIGAÇAO DE DOENÇAS MUSCULOESQUELETICAS EM UM FRIGORIFICO DE AVES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES

Leia mais

TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DE DOR E DESCONFORTO MÚSCULO ESQUELÉTICO EM AGENTES DE TRÂNSITO

TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DE DOR E DESCONFORTO MÚSCULO ESQUELÉTICO EM AGENTES DE TRÂNSITO TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DE DOR E DESCONFORTO MÚSCULO ESQUELÉTICO EM AGENTES DE TRÂNSITO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA

Leia mais

A OCORRÊNCIA DE DISTURBIOS MUSCULARES ENTRE PROFESSORES: A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO EM SAÚDE

A OCORRÊNCIA DE DISTURBIOS MUSCULARES ENTRE PROFESSORES: A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO EM SAÚDE A OCORRÊNCIA DE DISTURBIOS MUSCULARES ENTRE PROFESSORES: A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO EM SAÚDE CEZAR-VAZ, Marta Regina 1 ALMEIDA, Marlise Capa Verde de 2 ROCHA, Laurelize Pereira 3 BORGES, Anelise Miritz 4

Leia mais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais

Terezinha Vieira Porfírio de Souza (32) /(32) CEREST Ubá/ Minas Gerais Síntese do Trabalho/Projeto Tema A Implantação do Fluxograma de conduta pós Acidente com Material Biológico e Perfurocortante nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá. Uma ação do

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

APLICAÇÃO DA ERGONOMIA PARA REDUZIR OS FATORES DE RISCO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

APLICAÇÃO DA ERGONOMIA PARA REDUZIR OS FATORES DE RISCO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL APLICAÇÃO DA ERGONOMIA PARA REDUZIR OS FATORES DE RISCO DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL ROSEMARA SANTOS DENIZ AMARILLA (1), LUIZ CARLOS WICNEWSKI (2), RODRIGO EDUARDO

Leia mais

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho O impacto da tecnologia no mercado de trabalho Tecnologia no mercado de trabalho Vivemos em uma era digital onde a sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo o computador uma das

Leia mais

INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINA-PI

INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINA-PI INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINAPI Diego Rodrigues Pessoa, Diego Pereira Barros ; Lívia Danyelle Viana Lima, Rosana Maria Nogueira Gonçalves Soares 3 ; Janaína

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC apresentam Saúde do Trabalhador Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC 1ª parte Ampliando conceitos... Da Medicina do Trabalho à Saúde

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais

AULA 7. Coluna vertebral LER / DORT

AULA 7. Coluna vertebral LER / DORT Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA 30.03.2015 AULA 7 Coluna vertebral LER / DORT Profª Mª Claudete Gebara J. Callegaro claudete.callegaro@ibirapuera.edu.br

Leia mais

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia 649 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia Karin Tavares Lugtenburg (voluntária apresentadora),

Leia mais

Elienai de Alencar Menses Klécia Oliveira Medeiros

Elienai de Alencar Menses Klécia Oliveira Medeiros Síntese do Trabalho/Projeto Tema Autores Contatos: telefone, e-mail. Instância: Área: Resumo (05 Relato de Experiência: Implantação da Ficha de Investigação Ocupacional (FIO) como instrumento de avaliação

Leia mais

LISIANE DA SILVA PEREIRA JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI JACINTA SIDEGUN RENNER Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

LISIANE DA SILVA PEREIRA JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI JACINTA SIDEGUN RENNER Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS PREVALÊNCIA DE DESCONFORTO E DOR E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE TRABALHADORES DO SETOR ADMINISTRATIVO DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTO ALEGRE, RS. LISIANE DA SILVA PEREIRA JOÃO CARLOS JACCOTTET

Leia mais

O PROFISSIONAL TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES

O PROFISSIONAL TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES 1 O PROFISSIONAL TRADUTOR/ INTÉRPRETE DE LIBRAS E O DESENVOLVIMENTO DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RESUMO Marilda Batista Santos 1 Camila Rego Amorim 2 Francislene Cerqueira Alves 3 Eixo temático: Diversidade

Leia mais

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Biomecânica Ocupacional é a área da biomecânica que possui como objeto de estudo o universo organizacional, atendo-se

Leia mais

CONDIÇÕES ERGONÔMICAS: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE COLABORADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE PELOTAS/RS

CONDIÇÕES ERGONÔMICAS: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE COLABORADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE PELOTAS/RS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE COLABORADORES DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE PELOTAS/RS NUNES, Natasha de Souza 1 ; SANTOS, Leonardo Pozza dos 1 ; MELLER,

Leia mais

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT REPETITIVE STRAIN INJURY/WORK-RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDERS DIAGNOSIS PROTOCOL AND TREATMENT Rodolpho Repullo Junior Médico, especialista em Medicina

Leia mais

Programa Corporativo Fitness Timbu

Programa Corporativo Fitness Timbu Programa Corporativo Fitness Timbu O que é? Series de exercícios físicos que utilizam movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força,

Leia mais

Lesão por esforço Repetitivo

Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço repetitivo Inrodução A lesão por esforço repetitivo ( LER),são lesões nos sistemas músculo esquelético e nervoso por tarefas repetitivas, esforços vigorosos,

Leia mais

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM ENFERMEIROS

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM ENFERMEIROS PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM ENFERMEIROS INTRODUÇÃO MILENA NUNES ALVES DE SOUSA GENILDO MEDEIROS DA SILVA TARCIANA SAMPAIO COSTA ROSA MARTHA VENTURA NUNES HELLEN RENATTA LEOPOLDINO MEDEIROS

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e ÍNDICE PARTE 1 17 Capítulo 1 ENTENDENDO OS MEMBROS SUPERIORES E A SOBRECARGA RELACIONADA AO TRABALHO 19 1.1 Estruturas Musculoesqueléticas de Interesse para Compreensão do Funcionamento dos Membros Superiores

Leia mais

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas

I I EITIC. Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do IFAL. Resumo Ciências Humanas TÍTULO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO IFAL CAMPUS MARECHAL DEODORO INGRESSOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO / ANO 2013 PARA DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL E AVALIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES Autor: Sileide da

Leia mais

SEMEANDO O BEM-ESTAR DO GARI

SEMEANDO O BEM-ESTAR DO GARI ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DA CIDADANIA GERÊNCIA EXECUTIVA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO

Leia mais

Dores em músicos causadas por movimentos repetitivos excessivos

Dores em músicos causadas por movimentos repetitivos excessivos UNIFESP Escola Paulista de Medicina Universidade Nove de Julho Dores em músicos causadas por movimentos repetitivos excessivos Alvaro Pulchinelli Jr Daniel T. Ito INTRODUÇÃO Movimentos repetidos excessivamente

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.

AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. José Felipe Costa da Silva 1, Marcelo Cardoso de Souza 2 Joyce Raquel Cândido de Medeiros 3, Juliana

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM LER/DORT Ana Isabel Buson * Mirian Sá * Sarah Tavares * Josenilda Malveira Cavalcanti **

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

Ergonomia. para. Escritórios

Ergonomia. para. Escritórios Ergonomia para Escritórios Manual de Segurança sobre Ergonomia para Escritórios Objetivos Abrangência Público Alvo Este Manual irá permitir a você: entender melhor os elementos básicos da Ergonomia para

Leia mais

Palavras-chave: síndrome do túnel do carpo, manifestações clínicas, saúde do trabalhador.

Palavras-chave: síndrome do túnel do carpo, manifestações clínicas, saúde do trabalhador. RESUMO Introdução: O processo de reestruturação produtiva acentua a sobrecarga musculoesquelética em trabalhadores, gerando lesões como a STC. Investigar e quantificar a ocorrência dessas lesões é primordial

Leia mais

MARCIANA HOLANDA LIMA NÁDJA MARIA PEREIRA DE DEUS SILVA

MARCIANA HOLANDA LIMA NÁDJA MARIA PEREIRA DE DEUS SILVA CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DE PINDORETAMA MARCIANA HOLANDA

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Rede e Linha de Cuidado FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE (LEI 8.080/90) Moradia Educação Alimentação

Leia mais

Estudo epidemiológico das doenças ocupacionais relacionadas aos membros superiores dos intérpretes de surdos.

Estudo epidemiológico das doenças ocupacionais relacionadas aos membros superiores dos intérpretes de surdos. Estudo epidemiológico das doenças ocupacionais relacionadas aos membros superiores dos intérpretes de surdos. Eugênio da Silva Lima Professor Licenciado em Biologia - ISULPAR Especialista em Libras/Língua

Leia mais

uma experiência regional do CEREST Betim/MG

uma experiência regional do CEREST Betim/MG A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: NA BUSCA DA QUALIFICAÇÃO E DA INTEGRALIDADE NO CUIDADO BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2019 Apoio técnico e pedagógico às equipes da atenção básica para o desenvolvimento

Leia mais

O que são D.O.R.T.? Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho. Grupo heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos;

O que são D.O.R.T.? Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho. Grupo heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos; O que são D.O.R.T.? Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho. Grupo heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos; Induzidos por fadiga neuro-muscular muscular devido; Ao trabalho realizado

Leia mais

OCORRÊNCIA DE SINTOMA OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA

OCORRÊNCIA DE SINTOMA OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA OCORRÊNCIA DE SINTOMA OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA FLAVIA TORRES FERNANDO PARTICA DA SILVA ANTÔNIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO.

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA AVALIAÇÃO DO RISCO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE DE CAPINA QUÍMICA Emília Pio da Silva 1 ; Luciano José Minette 1 ; Amaury Paulo de Souza 1 ; Felipe Leitão da Cunha Marzano 1 ;

Leia mais

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Prevenção das lesões músculo-esqueléticas (LME) O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Os objectivos comunitários no âmbito da Estratégia de Lisboa prevêem a criação de empregos

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 3 Profª. Lívia Bahia Atribuições comuns a todos os profissionais da Atenção Básica: Manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos no

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho com material biológico

Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho com material biológico CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Sensibilização dos trabalhadores e gestores do SUS Betim para prevenção e acompanhamento dos acidentes de trabalho

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

OPERADORES DE CHECKOUT: UM ESTUDO DO CASO NA CIDADE DE BETIM/MG

OPERADORES DE CHECKOUT: UM ESTUDO DO CASO NA CIDADE DE BETIM/MG OPERADORES DE CHECKOUT: UM ESTUDO DO CASO NA CIDADE DE BETIM/MG Joao Victor Giani (PUC) gianijoao@icloud.com Barbara Karen Siqueira (PUC) barbaraksiqueira@gmail.com Marcia Colamarco Ferreira Resende (PUC)

Leia mais

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Ações Educativas e Sociais Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Belém-PA 1 2019 SUMÁRIO Identificação do projeto 3 Apresentação 3 Justificativa 4 Público - alvo 5 Objetivos

Leia mais

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita

Leia mais

FICHA DE OCUPAÇÃO. Atuação em equipe multidisciplinar, de forma solidária, cooperativa e pertinente às políticas e às ações da saúde.

FICHA DE OCUPAÇÃO. Atuação em equipe multidisciplinar, de forma solidária, cooperativa e pertinente às políticas e às ações da saúde. FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: Ambiente e saúde SEGMENTO: Saúde OCUPAÇÃO: Agente comunitário de saúde (CBO: 5151-05) SUBORDINAÇÃO: Não há subordinação funcional, e sim administrativa ao gestor da unidade onde

Leia mais

Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems

Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems Evaluation of a protocol exercises for musicians with musculoskeletal problems Avaliação da efetividade de um protocolo de Exercícios de Relaxamento Muscular em músicos com alterações músculoesqueléticas

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018 16 TEMPO DE PROFISSÃO E SINTOMAS MUSCULOESQUELÉTICOS NO FISIOTERAPEUTA Larissa Silva de Souza Raissa Bastos de Oliveira Vanessa Cristine do Nascimento Barbosa Patrick Alan de Souza Pfeiffer Elamara Marama

Leia mais

ENTREVISTA NO ÂMBITO DO RISCO DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

ENTREVISTA NO ÂMBITO DO RISCO DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS ENTREVISTA NO ÂMBITO DO RISCO DE LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-DEMOGRÁFICA DO TRABALHADOR 1. Sexo M F 2. Idade anos 3. Peso Kg 4. Altura m 5. Estado Civil: 6. Habilitações literárias:

Leia mais

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Alma Sana in Corpo Sano A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Ginástica Laboral Porquê a Ginástica Laboral numa organização positiva? Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho; Stress Ocupacional;

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde EDUCAÇÃO PERMANENTE: PREVENÇÃO DOS ADOECIMENTOS E ACIDENTES DE TRABALHO DO SERVIDOR DO SISTEMA ÙNICO DE SAÚDE (SUS)

Leia mais

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC Apresentação Dr. Lucas Bevervanço Medicina do Trabalho / Ergonomia Equipe Vanderléia Fischer

Leia mais

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA AUDREY CABRAL FERREIRA DE OLIVEIRA, Argemiro Correia Santos Júnior. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE

Leia mais

PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE AÇO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL

PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE AÇO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL Recebido em: 26/02/2009 Emitido parece em: 28/03/2009 Artigo original PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE AÇO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica Oficina Processo de Trabalho na Atenção Básica Conceito Atenção Básica A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino

LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS NO ATLETISMO. Cristiano Frota de Souza de Laurino NO ATLETISMO Cristiano Frota de Souza de Laurino INTRODUÇÃO ATLETISMO Esporte Olímpico Ampla variedade de modalidades Características biomecânicas diversas Lesões Intrínsecas predominantes Elevada prevalência

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP

PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP Amadeu Cavichiolli Prado 1 ; Giovana Rampazzo Teixeira 1 ; Raul Fragoso Neto 2 ; Robson Chacon Castoldi 2 ; Olga Cristina de Mello

Leia mais

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria O QUE É LER? O QUE É DORT? LER Lesões por Esforço Repetitivo Entende-se

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR Poliane Mendes Gonçalves Assistente Social do CEREST Regional São Luís Secretária Executiva do FEPETIMA Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico/UFMA Esp. Em Epidemiologia

Leia mais

Apresentações do evento GGP 2013

Apresentações do evento GGP 2013 Apresentações do evento GGP 2013 Acesse outras apresentações e vídeos das palestras no site: http://www.ggp.uerj.br Uso de Geotecnologias na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro Thiago Virgilio

Leia mais

Experiência do CEREST Regional de Rio Claro / SP na inserção da PNSTT nas práticas da Estratégia de Saúde da Família do município de Rio Claro e sua

Experiência do CEREST Regional de Rio Claro / SP na inserção da PNSTT nas práticas da Estratégia de Saúde da Família do município de Rio Claro e sua Experiência do CEREST Regional de Rio Claro / SP na inserção da PNSTT nas práticas da Estratégia de Saúde da Família do município de Rio Claro e sua extensão para a área de abrangência. 2019 Conselho

Leia mais

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS 15.10.2016 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita o termo Ergonomia. 1912 - Taylor Princípios

Leia mais

SINTOMATOLOGIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA EM TRABALHADORES DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

SINTOMATOLOGIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA EM TRABALHADORES DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES SINTOMATOLOGIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA EM TRABALHADORES DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES Raquel Miguel Rodrigues Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ RJ Ana Cristina Barreto Guedes

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

Programa Saúde Perto de Você

Programa Saúde Perto de Você Programa Saúde Perto de Você OBJETIVO: Promover políticas de assistência, de prevenção e promoção da saúde no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo todos os níveis de complexidade do sistema. Projetos:

Leia mais

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica A L.E.R. é uma síndrome dolorosa e de incapacidade funcional, localizada nos membros superiores e inferiores, causada pelo uso deles em tarefas que implicam

Leia mais

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO 1 COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL RepetitivosLER Lesões por Esforços Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho DORT Sérgio Butka Presidente

Leia mais

Possibilidades e desafios

Possibilidades e desafios V Encontro Nacional IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Possibilidades e desafios 27 a 29 Setembro 2011 Diretriz 3 - Garantia da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador Leticia

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -MARINGÁ VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE Experiência Rompendo Paradigmas: A integração da Vigilância em Saúde e Atenção

Leia mais

AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS

AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS Francisco das Chagas dos Santos 1 Lincoly Dantas Frazão 2 Lucas Cardoso dos Santos 3 João Pedro da Costa Soares de

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA PARA A DIMINUIÇÃO DAS QUEIXAS OSTEOMUSCULARES DE DENTISTAS

CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA PARA A DIMINUIÇÃO DAS QUEIXAS OSTEOMUSCULARES DE DENTISTAS CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA PARA A DIMINUIÇÃO DAS QUEIXAS OSTEOMUSCULARES DE DENTISTAS Mônica Arruda Martinez Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Graciela Junqueira

Leia mais

Fisioterapeuta Priscila Souza

Fisioterapeuta Priscila Souza Fisioterapeuta Priscila Souza * Passou de 7 bilhões o número de celulares no mundo. (União Internacional de Telecomunicações UIT, 2015) *Segundo a ONU em 2000 o número de aparelhos celulares era de 738

Leia mais

Depende da aprovação do Plano

Depende da aprovação do Plano Coordenador: Liliane Espinosa de Mello Reunião de 19/08/2014 SAÚDE Visão: Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS

FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS FREQUÊNCIA DE PROCURA POR ATENDIMENTO MÉDICO DECORRENTES DE LOMBALGIAS E CERVICALGIAS RÜKERT, Tatiane Konrad 1 ; MAIA, Indiara da¹; BARBOSA, Elisa Gisélia dos Santos 2 ; THUM, Cristina Kaëfer 3 ; HANSEN,

Leia mais

Semiologia Reumatológica em Crianças

Semiologia Reumatológica em Crianças Semiologia Reumatológica em Crianças PGALS - Exame de triagem básica para problemas musculoesqueléticos em crianças na idade escolar, modificado Traduzido e adaptado de "pgals A SCREENING EXAMINATION OF

Leia mais

LER/DORT. www.cpsol.com.br

LER/DORT. www.cpsol.com.br LER/DORT Prevenção através s da ergonomia DEFINIÇÃO LER: Lesões por Esforços Repetitivos; DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR

SAÚDE DO TRABALHADOR AMBIENTE BIOLOGIA HUMANA PERFIL DE PRODUÇÃO E CONSUMO FATORES SOCIAIS ECONÔMICOS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS SAÚDE DO TRABALHADOR ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PROCESSO DE TRABALHO RISCOS: FÍSICOS QUÍMICOS BIOLÓGICOS

Leia mais

VI Encontro da RENAST. Ações em Saúde do Trabalhador. Maria Cristina da Fonseca CEREST BH- Unidade Barreiro Set/2012

VI Encontro da RENAST. Ações em Saúde do Trabalhador. Maria Cristina da Fonseca CEREST BH- Unidade Barreiro Set/2012 VI Encontro da RENAST 2ª Mostra Experiências de Políticas e Ações em Saúde do Trabalhador Maria Cristina da Fonseca CEREST BH- Unidade Barreiro Set/2012 História do Saúde do Trabalhador no SUS BH 1993-

Leia mais

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E

Christiane Rosane Barros Fróz TURMA E Djalma de Jesus Pinheiro TURMA E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE OCUPACIONAL NOS SERVIDORES DO HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES Christiane

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA RELACIONADA A ATIVIDADE DE INSTRUTORES DE UMA AUTOESCOLA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

ANÁLISE ERGONÔMICA RELACIONADA A ATIVIDADE DE INSTRUTORES DE UMA AUTOESCOLA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ ANÁLISE ERGONÔMICA RELACIONADA A ATIVIDADE DE INSTRUTORES DE UMA AUTOESCOLA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ Debora de Souza Soares (UTFPR ) deborasouzasoares@yahoo.com.br Tassio de Morais Garcia (UTFPR ) tassio.m@hotmail.com

Leia mais