O Processo de Certificação do Grupo Agroecológico Girassol no Território da Cidadania Vale do Jamari.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Processo de Certificação do Grupo Agroecológico Girassol no Território da Cidadania Vale do Jamari."

Transcrição

1 O Processo de Certificação do Grupo Agroecológico Girassol no Território da Cidadania Vale do Jamari. The Certification Process of the Agroecologic Group Sunflower in the Citizenship Territory of Vale do Jamari. ALMEIDA, Kárita Cristina Ferreira de 1 ; ARANTES, Ana Carolina Vitorio 2. 1 Pedagoga, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Vale do Jamari, Ariquemes, RO, karita-cris@hotmail.com; 2 Bióloga, Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial Vale do Jamari, Ariquemes, RO, anacv.arantes@gmail.com. Resumo: O presente relato descreve sucintamente o processo histórico do Grupo Girassol em relação à obtenção da certificação com base na produção agroecológica, um marco significativo não somente para o Vale do Jamari, como também para o estado de Rondônia, fortalecendo a agricultura familiar e a soberania alimentar. Como procedimento metodológico para a experiência foi realizada entrevista aberta com dois protagonistas no processo de certificação: uma liderança do Grupo Girassol e um técnico da Emater-RO, além de observação participante. Os resultados da obtenção da certificação foram significativos para a divulgação da agroecologia no território, contribuindo assim para o fortalecimento do Grupo Girassol. Palavras-chave: agroecologia, desenvolvimento rural, soberania alimentar. Abstract: This report outlines the historical process of the Sunflower group in relation to obtaining certification based on agro-ecological production, a significant milestone not only for Jamari Valley as well as to the state of Rondônia, strengthening family farming and food sovereignty. As a methodological procedure for the experiment was conducted open interviews with two protagonists in the certification process: a leading sunflower group and a technical Emater-RO, and participant observation. The results of obtaining certification were significant for the dissemination of agroecology in the territory, thus contributing to the strengthening of the Sunflower group. Keywords: agroecology, rural development, food sovereignty. Contexto A alimentação é um tema muito importante diante do contexto atual que tem acentuado as discussões sobre soberania alimentar e o uso de agrotóxicos. Repensar, discutir e debater sobre nossas práticas cotidianas é caminho essencial para construção de um mundo mais sustentável, pautado também em uma alimentação saudável.

2 Nesse contexto, nos deparamos com diversas formas de produção de alimentos que possuem como prática a não utilização de produtos químicos sintéticos que possam comprometer a saúde dos indivíduos e consequentemente do meio ambiente. A agroecologia é a ciência dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem e natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética (CECANE, 2012, p.07). Os sistemas de produção pautados a partir dessa ciência são biodiversos, eficientes energeticamente, justos socialmente e possuem capacidade de resiliência, o que dão à eles vínculos com a noção de soberania alimentar (ALTIERI, 2012). Dessa forma, enfatizar as produções agroecológicas é dar relevância a uma forma de organização social voltada às práticas mais humanizadas de respeito à natureza e ao próximo, valorizando a agricultura familiar e possibilitando novas formas de desenvolvimento e processos de produção. O Grupo agroecológico Girassol é o primeiro grupo a conseguir certificação de produção agroecológica no Território da Cidadania Vale do Jamari, Rondônia. Este trabalho descreve sucintamente o processo histórico da obtenção desta certificação, marco significativo não somente para o Vale do Jamari como também para o estado de Rondônia, valorizando a história da luta camponesa. Descrição da Experiência A experiência foi iniciada por meio da assessoria de inclusão produtiva realizada pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) Vale do Jamari ao Colegiado territorial. O NEDET é constituído por meio do edital CNPq/MDA/SPM-PR nº 11/2014, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, visando a assessoria aos colegiados na gestão participativa e desenvolvimento sustentável nos territórios. A assessoria de inclusão produtiva (ATIP) tem como objetivo ações que contribuam para a efetividade das políticas públicas e programas de inclusão produtiva, acompanhando e assessorando os agricultores familiares no fortalecimento de sua autonomia. Uma das atividades da assessoria é acompanhar o processo produtivo e de comercialização no Vale do Jamari, o que nos leva ao Grupo Girassol. A experiência

3 da assessoria foi iniciada a partir de julho de 2015, com encerramento no mês de dezembro de 2016, término do projeto do NEDET. Para o presente trabalho, além das experiências como ATIP na participação das atividades e convívio com os membros do Grupo Girassol, foi também realizada entrevistas com uma liderança do Grupo e com o técnico da Emater/RO atuante no processo, acrescentando informações e autorizando divulgação dos dados. Atualmente o Grupo Girassol é formado por seis famílias, totalizando quinze pessoas, localizadas no Travessão B - 65, RO 257, Assentamento Madre Cristina, próximo ao município de Ariquemes, Rondônia, Brasil. O Grupo iniciou-se ainda durante o acampamento no ano de 1989, e desde então alguns já produziam de forma agroecológica, mas de maneira aleatória, cada um individualmente conforme a sua consciência de produção, buscando experiências com outros grupos que já produziam dessa forma. De acordo com Altieri (2012, p. 16) a agroecologia se fundamenta em um conjunto de conhecimentos e técnicas que se desenvolvem a partir dos agricultores e de seus processos de experimentação. No ano de 2006 ocorreu a primeira audiência pública para adquirir a área pública para o assentamento, mas somente em 2010 saiu o documento de comprovação da transferência de posse do terreno. Devido ao aumento de integrantes do Grupo, seus membros reuniram-se e identificaram a importância de formarem uma organização agroecológica numa participação coletiva para reivindicarem o selo de certificação. Atualmente, o Grupo comercializa em feiras e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar, programa instituído pela Lei nº , de 02 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 7.775, de 4 de julho de 2012, Art. 2º O PAA integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, instituído pela Lei nº , de 15 de setembro de 2006, e tem as seguintes finalidades: I - incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social, com fomento à produção com sustentabilidade, ao processamento, à industrialização de alimentos e à geração de renda (BRASIL, 2012, p.03). Na comercialização em feiras, algumas pessoas chegavam a duvidar se o alimento era de fato agroecológico. Isso se deve ao fato do preço dos produtos do Grupo serem bem acessíveis e muitas vezes, menor que o de um produto de mercado da agricultura convencional. Como alternativa, os membros do Grupo convidavam quem tivesse interesse para visitar o assentamento e conhecer o processo de produção, comprovando que se tratava mesmo de produção sem agrotóxicos.

4 Inicialmente eram doze famílias que objetivavam a certificação. Várias reuniões foram realizadas, todas com atas. As famílias prepararam a documentação do processo e alguns representantes do Grupo Girassol foram pessoalmente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entregá-la. Passados seis meses da entrega do processo, os representantes do Grupo voltaram ao MAPA e foram informados que a instituição não havia recebido documentação nenhuma, mesmo o Grupo Girassol tendo o documento de comprovação do recebimento. No entanto eles decidiram não desistir. Fazendo então todo o processo novamente. Oito meses depois, em uma reunião no município de Ariquemes com a Emater, sobre a chamada pública da agroecologia, o Grupo Girassol informou ao técnico supervisor do lote 43 da chamada pública da agroecologia/emater, que haviam feito todo esse processo e ainda estavam sem respostas. O técnico comprometeu-se a ir ao MAPA e verificar a situação. Retornando, informou que no MAPA não havia nenhuma documentação do Grupo Girassol novamente. O processo já estava para completar três anos, quando o técnico da Emater Froylan veio trabalhar no município de Ariquemes e consequentemente atender o assentamento. O grupo Girassol repassou para este técnico a situação e o mesmo se comprometeu em verificar a situação no MAPA. Com os documentos em mãos entregou-os na instituição e no mês de julho de 2016, obtiveram a certificação. Foram três anos de luta das famílias para conseguir o selo de certificação. Nesse período o MDA foi visitá-los duas vezes e o MAPA uma vez, em visitas técnicas para comprovação da produção. O técnico Froylan relatou que havia uma burocracia enorme no processo feito por Brasília e informou que atualmente o processo é feito pelo escritório do MAPA localizado na capital, Porto Velho, agilizando o processo, que ocorreu em apenas um mês. Resultados Em relação às dificuldades, uma delas foi a articulação para a aquisição do selo. Na produção, o Grupo não considera que teve dificuldades em produzir agroecologicamente, visto que a produção convencional é mais cara, não precisando os integrantes do grupo irem às casas agropecuárias adquirir insumos, além de não precisarem ir às farmácias para comprar remédios, por estarem se alimentando de produtos de qualidade.

5 No início do processo de produção, o Grupo teve dificuldades no plantio de hortaliças, pois o cultivo exigia maior dedicação, de modo a identificar o que a planta estava precisando, se havia deficiências no solo. O Grupo Girassol buscava as respostas a essas perguntas em suas experiências cotidianas, pois as informações que os técnicos repassavam ao Grupo, vindas do seu conhecimento científico, na maioria das vezes (segundo o grupo) não funcionavam na prática. O Grupo acredita que isso ocorria porque os técnicos não trabalhavam com agroecologia, e havia dificuldades de encontrar um profissional com essa formação. Com o selo, o grupo pretende continuar comercializando e buscar outros meios de agregação de valor à sua produção agroecológica, como, por exemplo, através da criação de uma cooperativa regional. Em relação ao PAA, eles já fizeram a documentação necessária e enviaram ao MDA. Dessa forma, se no ano que vem o programa ainda estiver sendo executado, eles já receberiam como produção com base agroecológica. Segundo uma das lideranças entrevistadas do Grupo, muita coisa mudou, econômica e socialmente. A saúde humana melhorou muito devido ao não uso de agrotóxicos. Contribuiu também para a diversidade da produção, sendo que atualmente o grupo vai ao mercado adquirir poucas coisas, pois 95% de seu consumo é produzido por eles próprios, conforme demonstra a tabela abaixo. Tabela 1. Estimativa da produção anual. Culturas Família 1 Família 2 Família 3 Família 4 Família 5 Família 6 Mandioca kg kg 312 kg kg kg kg Banana maçã kg 260 kg 104 kg 260 kg kg 572 kg Banana kg 520 kg 520 kg 260 kg 832 kg kg nanica Banana de Kg 260 kg kg 0 fritar Kg Pupunha kg Batata doce 884 kg kg kg kg Limão 104 kg kg 156 kg Abacaxi kg kg 728 kg kg Cacau kg 416 kg Inhame kg Milho verde kg Café kg Abóbora kg Cupuaçu kg kg Banana prata kg 0 Fonte: autoras, 2016.

6 Os dados acima foram relatados pelas famílias com base no ano de Esse levantamento foi enviado individualmente na ficha de cadastro vinculada a Organização de Controle Social (OGS) para cadastramento no MAPA. A obtenção do certificado pelo Grupo Girassol trouxe alguns conflitos ao assentamento. As pessoas que vêm visitar o assentamento só procuram o Grupo Girassol, querendo conhecer somente as famílias que produzem de forma agroecológica, gerando um pouco de ciúmes nas outras famílias que produzem segundo a agricultura convencional. Para essa situação, o Grupo busca interagir com as outras famílias por meio de palestras, convites para conhecer a produção, estimulando eles a produzirem sem agrotóxicos e divulgando a importância da agroecologia. Figura 1. Produção Agroecológica. Grupo Girassol, Ariquemes-RO. O propósito do Grupo não é vender mais caro, mas ter uma alimentação saudável e cuidar do meio ambiente, sem fertilizantes químicos sintéticos e mantendo a biodiversidade, disseminando os princípios da agroecologia. Futuramente, o Grupo objetiva organizar atrações que motivem as pessoas a visitar o assentamento para conhecer a produção agroecológica, com um cartaz contendo a lei de certificação, demonstrando para a população a importância do bem-estar com o meio ambiente e com as relações sociais.

7 Para o Grupo, a melhor contribuição adquirida com a experiência é viver em um ambiente tranquilo, controlado e livre de agrotóxicos, sendo que uma das maiores gratificações é a relação da produção com as crianças do Grupo, que já visualizam uma consciência sobre os benefícios da agroecologia e os malefícios do uso dos agrotóxicos, o que para o Grupo é um processo muito educativo, além de colaborar para o desenvolvimento rural em bases agroecológicas no estado. Enquanto assessoras de inclusão produtiva, a experiência contribuiu para conhecer na prática uma produção agroecológica, enriquecendo o processo de fortalecimento a agricultura familiar e enquanto conscientização sobre uma alimentação saudável. Referências ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, p. BRASIL. Decreto nº 7.775, de 4 de julho de Regulamenta o art. 19 da Lei no , de 2 de julho de 2003, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos, e o Capítulo III da Lei no , de 14 de outubro de 2011, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 jul CECANE. Agroecologia Disponível em: < agroecologia+cecane#>. Acesso em: 31 ago

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM

Movimento dos Pequenos Agricultores MPA. Apresentação - Embrapa. Movimento dos Pequenos Agricultores. Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Apresentação - Embrapa Movimento dos Pequenos Agricultores Brasilia, 18 de Dezembro 2013 MENSAGEM SISTEMA CAMPONÊS DE PRODUÇÃO: Sustentabilidade da Agricultura Camponesa

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Mulheres de fibra: formação em agroecologia para mulheres rurais do estado da Bahia Fiber women: training in agroecology for rural women in the state of Bahia 1 DIÓRIO, Ana Paula; 2 VELLOSO, Tatiana; 3

Leia mais

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL

PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL PLANO DE ERRADICAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL ÓRGÃO/ENTIDADE: Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (EMATER/CEASA) SEGURANÇA ALIMENTAR Qualificar/ampliar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO Nº 2/2016

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO Nº 2/2016 EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO Nº 2/2016 Estão abertas inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de bolsistas para atuar como assessora no âmbito do projeto Núcleos de Extensão

Leia mais

FEDRIZZI,Tiago Zilles ¹ ²; MÜLLER, Helena de Lima ¹ ³; GIL, Eduardo Hanke ¹ ⁴; WEBER, João Miguel ¹ ⁵; ROSA, Israel Real ¹ ⁶.

FEDRIZZI,Tiago Zilles ¹ ²; MÜLLER, Helena de Lima ¹ ³; GIL, Eduardo Hanke ¹ ⁴; WEBER, João Miguel ¹ ⁵; ROSA, Israel Real ¹ ⁶. Do campo ao prato: registros fotográficos dos agricultores ecologistas fornecedores de alimentos para os restaurantes universitários From the fields to the plate: photografy records of organic growers

Leia mais

Agroecologia e trabalho coletivo: A criação de uma associação de produtores no assentamento Conquista da Liberdade

Agroecologia e trabalho coletivo: A criação de uma associação de produtores no assentamento Conquista da Liberdade Agroecologia e trabalho coletivo: A criação de uma associação de produtores no assentamento Conquista da Liberdade Agroecology and collective work: the creation of an association of producers in the Conquista

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2497/05 P.L.L. N. 118/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2497/05 P.L.L. N. 118/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O Brasil é um país que a partir de sua construção social, cultural e econômica desenvolveu uma história de desigualdade e exclusão em níveis inigualáveis. Atualmente, a partir dos

Leia mais

A Formação e Seguimento do Grupo Agroecológico Girassol do Assentamento Madre Cristina, Ariquemes, Rondônia

A Formação e Seguimento do Grupo Agroecológico Girassol do Assentamento Madre Cristina, Ariquemes, Rondônia A Formação e Seguimento do Grupo Agroecológico Girassol do Assentamento Madre Cristina, Ariquemes, Rondônia Formation and Sequence of Girassol Agroecological Group, Madre Cristina Settlement, Ariquemes,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS Danilo Prudêncio Silva Contatos E-mail: daniloprudencio2@gmail.com Telefone: (11) 997900617 Podem me escrever e me ligar! Alguém sabe? Diferença entre: Produto Orgânico

Leia mais

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT: DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT: DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS EM TANGARÁ DA SERRA-MT: DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR SANTOS, Elielton Germano dos 1 ; GIEBELMEIER, Carmo Guilherme 2, RAMBO, José Roberto 3. Palavras-chave:

Leia mais

Mutirão de agricultura ecológica (MÃE) realiza a semana de agroecologia e permacultura na universidade federal fluminense

Mutirão de agricultura ecológica (MÃE) realiza a semana de agroecologia e permacultura na universidade federal fluminense Mutirão de agricultura ecológica (MÃE) realiza a semana de agroecologia e permacultura na universidade federal fluminense Mutirão de agricultura ecológica performs the agroecology and permaculture week

Leia mais

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia

A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia A experiência brasileira de construção de políticas em favor da agroecologia Equipe Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ) Paulo Niederle

Leia mais

RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO QUE INTEGRA PESQUISA, PRÁTICA E ENSINO.

RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO QUE INTEGRA PESQUISA, PRÁTICA E ENSINO. RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO QUE INTEGRA PESQUISA, PRÁTICA E ENSINO. Juliany Serra Miranda Mestranda do Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades PPGCITI. Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA + 2 DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IMPERATRIZ-MA

RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA + 2 DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IMPERATRIZ-MA RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA + 2 DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE IMPERATRIZ-MA Tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania. Imperatriz - MA Outubro/2017 1- CONFERÊNCIA + 2

Leia mais

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II

Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Agricultura Orgânica para a Conservação da Biodiversidade PROBIO II Seminário de Integração e Missão de Supervisão DEZEMBRO-2010 COAGRE/DEPROS/SDC Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PROJETO:

Leia mais

BECKER, Cláudio 1 ; NESKE, Márcio Zamboni 2 ; GUIMARÃES, Leonardo Alonso 3. Resumo

BECKER, Cláudio 1 ; NESKE, Márcio Zamboni 2 ; GUIMARÃES, Leonardo Alonso 3. Resumo Inovações agroalimentares na agricultura do Pampa Gaúcho: construção coletiva de um mecanismo de certificação participativa em Santana do Livramento, RS. Agrifood innovations on the agriculture of the

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica

Programa Analítico de Disciplina FIT490 Agroecologia e Agricultura Orgânica 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AÇÕES COMUNICACIONAIS

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL Prof.

Leia mais

RIQUEZAS COMPARTILHADAS O QUE REALIZAMOS 7-9 MAIO 2018 BELO HORIZONTE

RIQUEZAS COMPARTILHADAS O QUE REALIZAMOS 7-9 MAIO 2018 BELO HORIZONTE Seminário Franco - Brasileiro O QUE REALIZAMOS 7-9 MAIO 2018 BELO HORIZONTE anais 1 Conexões entre a Agricultura Urbana, Agricultura Familiar, Agroecologia e a Trama Verde Azul no planejamento territorial

Leia mais

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal SETEMBRO 2016 O QUE É A EMATER-DF? Empresa Pública, criada em

Leia mais

O Mercado Institucional para a agricultura Familiar

O Mercado Institucional para a agricultura Familiar O Mercado Institucional para a agricultura Familiar Porto Alegre, 14 de novembro de 2014 Lecian Gilberto Conrad Assessor Técnico SDR/IICA lecian.conrad@iica.int (51) 3218.3378 Mercado institucional conceito

Leia mais

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Agricultores orgânicos Visita das merendeiras aos agricultores familiares D. Dalvacir e Claudino Premiação 2017 as 25 melhores Boas Práticas da Agricultura

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuário Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Leia mais

Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG

Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP-UFV/MG Agroecology and economic solidarity: the experience of Incubadora Tecnológica de Cooperativas

Leia mais

Certificação de alimentos orgânicos

Certificação de alimentos orgânicos Certificação de alimentos orgânicos Natália Salvate Brasil Doutoranda em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS nataliasalvatebrasil@gmail.com Fonte: MAPA, Cartilha Título O Olho da palestra, do Consumidor.

Leia mais

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTO ORGÂNICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O olho do consumidor vê tudo! MAS, SE EU QUISER VER SE UM PRODUTO É ORGÂNICO, COMO É QUE EU FAÇO? Vê se é fresco... Se é durável...

Leia mais

A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local. Experiências municipais: São Paulo e Araraquara

A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local. Experiências municipais: São Paulo e Araraquara A Segurança Alimentar e Nutricional como estratégia de desenvolvimento local Experiências municipais: São Paulo e Araraquara Institucionalização da SAN - A Lei 15.920, de 18 de dezembro de 2013, instituiu

Leia mais

MEMORIAS DEL V CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA Archivo Digital: descarga y online ISBN

MEMORIAS DEL V CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA Archivo Digital: descarga y online ISBN B5-447 Construção do conhecimento agroecológico nos territórios do Sertão do São Francisco: as experiências do núcleo de pesquisa e estudos sertão agroecológico Cristiane Moraes Marinho, Instituto Federal

Leia mais

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado

REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico. Altair Toledo Machado REUNIÃO TÉCNICA Agricultura familiar: Desenvolvimento Tecnológico Altair Toledo Machado gestor.mp6@embrapa.br Desenvolvimento tecnológico em agricultura familiar 1. Panorama geral do MP 6; 2. Construindo

Leia mais

BERNARDES, Maria Clara Novais¹; REZENDE, Ana Paula Capello²; SANTOS, João Dagoberto dos³; SORRENTINO, Marcos 4.

BERNARDES, Maria Clara Novais¹; REZENDE, Ana Paula Capello²; SANTOS, João Dagoberto dos³; SORRENTINO, Marcos 4. Percepções dos feirantes sobre a agroecologia nas feiras livres dos municípios de Alcobaça, Itamaraju e Prado, no Extremo Sul da Bahia Perceptions on agroecology in fairs in the cities of Alcobaça, Itamaraju

Leia mais

CASO DE UM ASSENTAMENTO

CASO DE UM ASSENTAMENTO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO CASO DE UM ASSENTAMENTO Patrícia Judith Godoy Gravonski (UEPG, pgravonski@hotmail.com) Carlos Hugo Rocha (UEPG,

Leia mais

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM

PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM PERFIL DOS PRODUTORES DE UMA FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MANAUS - AM ERAZO,Rafael de Lima ¹; PEREIRA,Henrique dos Santos ² 1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, ra-fa-erazo@hotmail.com;

Leia mais

Produção de Alimentos Orgânicos

Produção de Alimentos Orgânicos Curso FIC Produção de Alimentos Orgânicos Fernando Domingo Zinger fernando.zinger@ifsc.edu.br 03/08/2017 Qualidade dos Alimentos Preocupação da população com: Impactos sociais e ambientais dos sistemas

Leia mais

A FEIRA DO PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR FEIRA CORUJÃO NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO - SP

A FEIRA DO PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR FEIRA CORUJÃO NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO - SP A FEIRA DO PRODUTOR DA AGRICULTURA FAMILIAR FEIRA CORUJÃO NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO - SP Wilyan Rodrigo LUCIANO¹ Palavras chaves: Agricultura Familiar, Feiras Livres, Comercialização. 1 Bolsista do Programa

Leia mais

Alimentação e Nutrição na 5ª CNSAN. Encontro com Referências Nacionais de Alimentação e Nutrição Junho 2015

Alimentação e Nutrição na 5ª CNSAN. Encontro com Referências Nacionais de Alimentação e Nutrição Junho 2015 Alimentação e Nutrição na 5ª CNSAN Encontro com Referências Nacionais de Alimentação e Nutrição Junho 2015 Brasília 3 a 6 de novembro 2015 Conceito de SAN A segurança alimentar e nutricional consiste

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade

Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade José Cleber Dias de Souza Comissão da Produção Orgânica do RS CPOrg/RS DPDAG/SFA/RS Ministério da

Leia mais

Grupo Agroecológico Luz do Sol: Um Processo Endógeno de Desenvolvimento

Grupo Agroecológico Luz do Sol: Um Processo Endógeno de Desenvolvimento Grupo Agroecológico Luz do Sol: Um Processo Endógeno de Desenvolvimento Luz do Sol Agroecological Group: An Endogenous Process of Development ARANTES, Ana Carolina Vitorio 1 ; AMARAL-SILVA, Jimi 2. 1 Núcleo

Leia mais

A agroecologia e as organizações de controle social nos assentamentos rurais de Iperó/SP.

A agroecologia e as organizações de controle social nos assentamentos rurais de Iperó/SP. A agroecologia e as organizações de controle social nos assentamentos rurais de Iperó/SP. Agroecology and organizations of social control in rural settlements in Iperó / SP. SANTOS, Maria R. 1 ; ALMEIDA,

Leia mais

Grandes números (2003 a 2014)

Grandes números (2003 a 2014) Grandes números (2003 a 2014) 4,4 mi t de alimentos adquiridas R$ 5,8 bi Para aquisição de alimentos Hábitos alimentares saudáveis 3 mil itens alimentícios adquiridos Mais de 380 mil agricultores fornecedores

Leia mais

Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006)

Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006) Características da Agricultura Familiar no Brasil (Censo 2006) 84,4% de estabelecimentos rurais. 24,3% das terras, colaborando com 38% do VBP da produção e 3,42% do PIB. 87% produção de mandioca. 70% produção

Leia mais

Norma: LEI Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO

Norma: LEI Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO Norma: LEI 15973 2006 Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO Ementa: DISPÕE SOBRE A POLÍTICA ESTADUAL DE APOIO À AGRICULTURA URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Relevância: LEGISLAÇÃO BÁSICA Fonte: PUBLICAÇÃO

Leia mais

Agricultura Familiar: Politicas Públicas e Ações. Gerência da Agricultura Familiar/SEAG

Agricultura Familiar: Politicas Públicas e Ações. Gerência da Agricultura Familiar/SEAG Agricultura Familiar: Politicas Públicas e Ações Gerência da Agricultura Familiar/SEAG Programa de Aquisição de Alimentos Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de

Leia mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar Programa Nacional de Alimentação Escolar AGRICULTURA FAMILIAR Conheça um pouco mais sobre o processo de compra da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE 1 - Preços

Leia mais

OFICINA 6: Como elaborar projetos de vendas da agricultura familiar para o PNAE. IV Encontro Catarinense de Alimentação Escolar.

OFICINA 6: Como elaborar projetos de vendas da agricultura familiar para o PNAE. IV Encontro Catarinense de Alimentação Escolar. IV Encontro Catarinense de Alimentação Escolar OFICINA 6: Como elaborar projetos de vendas da agricultura familiar para o Monitores: Daniela (Eng. Agrônoma) Raphael (Nutricionista) PNAE Compras Públicas

Leia mais

Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido.

Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido. Experiência de Assessoria Técnica e Extensão Rural para a Convivência com o Semiárido. Experience of technical assistance and rural extension service for living harmoniously with semiarid climate conditions.

Leia mais

UFV - Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 03 a 07 de setembro de 2018 SBSP - Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção

UFV - Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 03 a 07 de setembro de 2018 SBSP - Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DO SUL DE MINAS GERAIS: MUITO ALÉM DE UM SELO Autor(es): Aloísia Rodrigues Hirata 1, Luiz Carlos Dias da Rocha 2, Thiago Rodrigo de Paula Assis 3, Vanilde Ferreira de

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DIRETORIA LEGISLATIVA LEI Nº , DE 21 DE DEZEMBRO DE 2018.

ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DIRETORIA LEGISLATIVA LEI Nº , DE 21 DE DEZEMBRO DE 2018. LEI Nº 10.986, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2018. O GOVERNADOR DO, Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Maranhão (Peapoma). Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia

Leia mais

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Concepção do Programa Antecedentes Até 2002: poucas experiências de aquisição da agricultura familiar, desenvolvidas a nível ( escolar municipal e estadual (alimentação

Leia mais

Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim

Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim Alimentação e agricultura em uma sociedade urbanizada perspectivas da Agricultura Urbana na região do M Boi Mirim Equipe de pesquisadores sobre Agricultura Urbana da Estação de Pesquisa Urbana M Boi -

Leia mais

Encontro Nacional da ABRACEN Edição RS

Encontro Nacional da ABRACEN Edição RS Encontro Nacional da ABRACEN Edição RS Porto Alegre, dezembro de 2012 A importância das CEASAs na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Garantia de acesso regular à uma variedade de gêneros

Leia mais

DISSEMINANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO

DISSEMINANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO DISSEMINANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO Cíntia Daniele de Freitas Gonçalves (1); Claudiney Felipe Almeida Inô (2); Aline Soares Pimentel (3); Danilo Silva dos Santos (4); Carina

Leia mais

Produção integrada de alimento, meio ambiente e energia. Miqueli Sturbelle Schiavon

Produção integrada de alimento, meio ambiente e energia. Miqueli Sturbelle Schiavon Produção integrada de alimento, meio ambiente e energia Miqueli Sturbelle Schiavon A energia e a Humanidade Recursos e Consumo e de Energia na Terra Reservas mundiais de gás natural Reservas mundiais

Leia mais

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO Curso de Agronomia SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - 6503 Professora: Cláudia Milene Nascente Neves AGRICULTURA FAMILIAR Agricultura Familiar A Agricultura Familiar consiste

Leia mais

REDE ECOVIDA AGROECOLOGIA E CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA NO SUL DO BRASIL. Florianópolis, setembro de 2004

REDE ECOVIDA AGROECOLOGIA E CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA NO SUL DO BRASIL. Florianópolis, setembro de 2004 REDE ECOVIDA AGROECOLOGIA E CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA NO SUL DO BRASIL Florianópolis, setembro de 2004 Luiz Carlos Rebelatto dos Santos: luiz@ecovida.org.br Cepagro/Ecovida/CNPq www.ecovida.org.br O

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA NA REGIÃO DE GUARAPUAVA. PALAVRAS-CHAVE: agroecologia; auditoria; produtos orgânicos

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA NA REGIÃO DE GUARAPUAVA. PALAVRAS-CHAVE: agroecologia; auditoria; produtos orgânicos ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA NA REGIÃO DE GUARAPUAVA Área Temática: Extensão Rural Autores: Andressa Bridi (PIBIS Fundação Araucária) 1, Thyron Cristovão Korobinski (UNICENTRO) 2,

Leia mais

REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA: CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS E ORGANIZAÇÃO DE NÚCLEOS REGIONAIS

REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA: CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS E ORGANIZAÇÃO DE NÚCLEOS REGIONAIS REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA: CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS E ORGANIZAÇÃO DE NÚCLEOS REGIONAIS Marcos José de Abreu, Luiz Carlos Rebelatto dos Santos Acadêmicos do Curso de Agronomia

Leia mais

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte PROJETO DE LEI Institui a Política Estadual de Incentivo a Produção Agroecológica pelos Agricultores Familiares. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Faço saber que o Poder Legislativo aprovou

Leia mais

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população

Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Mercado de orgânicos no estado da Paraíba: caracterização da produção e grau de consumo da população Organic market of Paraíba state: characterization of production and level of public consumption CAVALCANTI,

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUIÇÕES VINCULADAS À SEAPA E À SEDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO

Leia mais

No início dos anos 90, iniciou-se no Brasil a construção da REDE SEMENTE, congregada por organizações de agricultores, ong s da Rede PTA (Projetos em

No início dos anos 90, iniciou-se no Brasil a construção da REDE SEMENTE, congregada por organizações de agricultores, ong s da Rede PTA (Projetos em Soberania local na produção comunitária de semente crioula de milho Local sovereignty in community production of native maize seed NUNES, José Arcanjo 1 ; BETTERO, Antonio Renato 2 ; SALES, Márcia Neves

Leia mais

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia

Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia A Pesquisa em Agroecologia: Princípios, interações e desafios Professor: Décio Cotrim Departamento de Ciências Sociais Agrárias Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia O que é Agroecologia?

Leia mais

Lista de Siglas e Abreviaturas

Lista de Siglas e Abreviaturas Lista de Siglas e Abreviaturas - ADENE - Agência de Desenvolvimento do Nordeste - APA - Área de Proteção Ambiental - ASA - Projetos de Articulação do Semi-Árido - BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas

Leia mais

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR DOS ASSENTAMENTOS: O CASO DA COOPPSAF EM JARDIM-MS

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR DOS ASSENTAMENTOS: O CASO DA COOPPSAF EM JARDIM-MS O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR DOS ASSENTAMENTOS: O CASO DA COOPPSAF EM JARDIM-MS Arcilei da Silva Lima 1 ; Ana Maria Soares de Oliveira 2 UEMS/Jardim MS - arcy.silva.lima@gmail.com/ageo@uems.br

Leia mais

MERENDA ESCOLAR COMO PARTE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: A PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DO PARANÁ NESSE PROCESSO.

MERENDA ESCOLAR COMO PARTE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: A PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DO PARANÁ NESSE PROCESSO. MERENDA ESCOLAR COMO PARTE DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: A PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DO PARANÁ NESSE PROCESSO. Alcione Lino de Araújo 1 ;Bethânia Ávila Rodrigues 2 ; Maria Helene

Leia mais

Quadro resumo do crédito do Pronaf

Quadro resumo do crédito do Pronaf Pronaf custeio Quadro resumo do crédito do Pronaf 2016-2017 Linha Finalidade/empreendimento Condições Encargos (taxa de juros) Para financiamentos destinados ao cultivo de arroz, feijão, mandioca, feijão

Leia mais

A construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

A construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. A construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Apresentação: Mário Avila (PPG-MADER/UNB), William Assis (UFPA) Equipe: Claudia Schmitt (CPDA/UFRRJ), Paulo Niederle (PGDR/UFRGS),

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Programa Institucional de Iniciação Científica Relatório Final de Pesquisa

Universidade Federal do Espírito Santo Programa Institucional de Iniciação Científica Relatório Final de Pesquisa Identificação: Grande área do CNPq: Ciências Agrárias Área do CNPq: Agronomia Título do Projeto: Custos de produção na agricultura familiar de Alegre-ES Professor Orientador: Haloysio Miguel de Siqueira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN MCT 1 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN MCT 1 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN 3.1.6 - MCT 1 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Prestação de serviços de pessoa física para a elaboração de documento

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE: ESTAGIÁRIO(A) E PROFISSIONAL PARA AÇÕES DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE MULHERES RURAIS

EDITAL Nº 01/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE: ESTAGIÁRIO(A) E PROFISSIONAL PARA AÇÕES DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE MULHERES RURAIS EDITAL Nº 01/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE: ESTAGIÁRIO(A) E PROFISSIONAL PARA AÇÕES DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE MULHERES RURAIS O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial

Leia mais

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr.

Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. Organização de Produtores Orgânicos de Francisco Beltrão-Pr e da Associação de Produtores Agroecológicos de Verê-Pr. MEIRA, Suzana G. UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão suzanagmeira@hotmail.com CANDIOTTO,

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE SERRARIA-PB. Gustavo José Barbosa.

COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE SERRARIA-PB. Gustavo José Barbosa. COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE SERRARIA-PB Gustavo José Barbosa gustavoufpb@outlook.com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba DOI:10.15628/diálogos.2018.6787 Artigo submetido

Leia mais

Julian Perez Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) CONSEA

Julian Perez Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) CONSEA Segurança Alimentar e Nutricional e Abastecimento Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento - ABRACEN Julian Perez Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) CONSEA Persistência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSITITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSITITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO EDITAL 786/2015 CONTRATAÇÃO TÉCNICA NÍVEL MÉDIO O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Matão, no uso de suas atribuições, faz saber, que, por meio do

Leia mais

ARROIO GRANDE/RS Cidade Simpatia, Terra de Mauá.

ARROIO GRANDE/RS Cidade Simpatia, Terra de Mauá. ARROIO GRANDE/RS Cidade Simpatia, Terra de Mauá. EMATER Associação Riograndense de Empreendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural ASCAR Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural Escritório

Leia mais

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS O Movimento Camponês Popular (MCP) a partir da organização coletiva das famílias camponesas, pautado

Leia mais

III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS

III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS III ENCONTRO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E II FESTA ESTADUAL DAS SEMENTES CARTA POLÍTICA E AGENDA DE LUTAS novembro de 2013 CARTA POLÍTICA Durante os dias em que participamos do III Encontro de Agroecologia

Leia mais

APOIO A FORMAÇÃO DO GRUPO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS, AGROECOLÓGICOS E COLONIAIS EM IVAIPORÃ-PR

APOIO A FORMAÇÃO DO GRUPO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS, AGROECOLÓGICOS E COLONIAIS EM IVAIPORÃ-PR 311 APOIO A FORMAÇÃO DO GRUPO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS, AGROECOLÓGICOS E COLONIAIS EM IVAIPORÃ-PR Área temática: Meio Ambiente. Coordenador da Ação: Ellen Rubia Diniz 1 Autor: Ellen Rubia

Leia mais

130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo

130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo 130 - Núcleo de Agroecologia Itamarati: organização e desenvolvimento participativo PRATA, Valtair Gonçalves. Comissão Pastoral da Terra. valtairprata@hotmail.com; ANDRADE, Adriano Oliveira. COAAMS, adriano_tecnico10@hotmail.com;

Leia mais

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012 ARRANJOS PÚBLICOS Função do estado Sistema Público de Agricultura Novembro de 2012 O Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SEAGRI/DF Empresa

Leia mais

bruxinhas de Cristal do Sul (RS) Agriculturas v n. 4 dezembro Judit Herrera Ortuño Encontro de formação em reiki e plantas medicinais

bruxinhas de Cristal do Sul (RS) Agriculturas v n. 4 dezembro Judit Herrera Ortuño Encontro de formação em reiki e plantas medicinais bruxinhas de Cristal do Sul (RS) Encontro de formação em reiki e plantas medicinais Fotos: Judit Herrera Ortuño As práticas autônomas de cuidado em saúde das bruxinhas de Cristal do Sul (RS) Judit Herrera

Leia mais

I D A M EXTENSÃO RURAL NO AMAZONAS ATER PARA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO AMAZONAS

I D A M EXTENSÃO RURAL NO AMAZONAS ATER PARA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO AMAZONAS I D A M EXTENSÃO RURAL NO AMAZONAS ATER PARA AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO AMAZONAS Manaus-AM, 22.11.2017. IDENTIFICAÇÃO O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário

Leia mais

Identificação da diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) em Laranjeiras do Sul, PR.

Identificação da diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) em Laranjeiras do Sul, PR. Identificação da diversidade de produtos comercializados na IV Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia (FESA) em Laranjeiras do Sul, PR. Identification of product diversity commercialized in

Leia mais

GRUPO DO MUNICÍPIO DE VENTANIA-PR VISITA AGRICULTORES E SUAS ORGANIZAÇÕES NA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ.

GRUPO DO MUNICÍPIO DE VENTANIA-PR VISITA AGRICULTORES E SUAS ORGANIZAÇÕES NA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ. GRUPO DO MUNICÍPIO DE VENTANIA-PR VISITA AGRICULTORES E SUAS ORGANIZAÇÕES NA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ. Organizado pela FIEP-Federação das Indústrias do Estado do Paraná em parceria com a FACIAP - Federação

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PROJETO PROMOÇÃO DA ARTICULAÇÃO ENTRE O CAMPO E A CIDADE EM DINÂMICAS LOCAIS E REGIONAIS DE ABASTECIMENTO AGROECÓLOGICO, CONJUGADO COM INCIDÊNCIA POLITICA EM SOBERANIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. RELATÓRIO

Leia mais

PRÊMIO JULIANA SANTILLI AGROBIODIVERSIDADE Edição 2017 PRÊMIO JULIANA SANTILLI - AGROBIODIVERSIDADE

PRÊMIO JULIANA SANTILLI AGROBIODIVERSIDADE Edição 2017 PRÊMIO JULIANA SANTILLI - AGROBIODIVERSIDADE PRÊMIO JULIANA SANTILLI AGROBIODIVERSIDADE PRÊMIO JULIANA SANTILLI - AGROBIODIVERSIDADE "A conservação da agrobiodiversidade não é, entretanto, apenas uma questão ambiental. A segurança alimentar e nutricional

Leia mais

22/01/2014 Art.14 - Lei n.º /2009 Art.24 - Resolução CD/FNDE 26/2013 Seminário da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar

22/01/2014 Art.14 - Lei n.º /2009 Art.24 - Resolução CD/FNDE 26/2013 Seminário da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - UFRGS Seminário da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar Avaliação e Perspectivas da Agricultura Familiar no PNAE Porto Alegre, 21 de Janeiro

Leia mais

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ABRIL 2015 ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E ABORDAGEM TERRITORIAL PARA REFLETIR SOBRE O FUTURO DA AGRICULTURA FAMILIAR

ALIMENTAÇÃO E ABORDAGEM TERRITORIAL PARA REFLETIR SOBRE O FUTURO DA AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO E ABORDAGEM TERRITORIAL PARA REFLETIR SOBRE O FUTURO DA Profª Anelise Graciele Rambo - UFRGS - http://rete.inf.br/ INTRODUÇÃO Refletir sobre o futuro na atual diante da atual crise político-econômica

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016.

EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016. EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016. A Secretaria Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Leia mais

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Eixo 1: Fortalecimento da gestão ambiental municipal AGENDAS PRIORITÁRIAS 1. IMPLANTAR E/OU CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL

Leia mais

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas Congresso Internacional de Alimentação Escolar: Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional 04 de outubro de 2017 Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas

Leia mais

NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster

NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster Henrique Mitsuharu Suganuma 1 ; Darllan Junior Luiz Santos

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Localização: No sul do Brasil. Apresenta um dos pontos extremos do país, o arroio Chuí. Está dividido em 497 municípios. LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Principais colonizadores: Imigrantes italianos,

Leia mais

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura 134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura NASCIMENTO, Jaqueline Silva. UEMS, jaque24nascimento@hotmail.com; CONCEIÇÃO, Vanderlei. UEMS, Vander-deley@hotmail.com; FERREIRA, Fermino de Almeida.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2ª CNDRSS ROTEIRO ORIENTADOR

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais