Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições"

Transcrição

1 Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Dual Boot Windows 7 Módulo - VI versão: /05/2014

2 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de Redes de Computadores há 17 anos, Técnico/Tecnólogo em Redes (SENAC/FIAP), atuando em projetos de médio/grande porte, profissional certificado Microsoft Windows, GNU/Linux, CISCO e Furukawa, trabalhando em projetos de Design de Redes para instituições Acadêmicas e Financeiras, especialista em interoperabilidade entre plataformas operacionais e serviços de redes.

3 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop

4 Bibliografia Sugerida

5 Bibliografia Sugerida

6 Filmografias Sugeridas

7 Parceiros Profº. Isleide Wilson Profº. Leandro Ramos Profº. Jefferson Costa Profissional da área de TI, atuando em desenvolvimento de softwares, banco de dados e Pacotes office. Profissional da área de TI, atuando em hardware, redes, cabeamento e soluções Microsoft. Profissional da área de TI, atuando em seguranηa da informação, análise forense e soluções GNU/Linux e Microsoft.

8 Parceiros HC Profº. Helio Cezarei Profº. Edilson Silva Profº. Robson Vaamomde Profissional da área de TI, atuando em hardware, redes, cabeamento e GNU/Linux. Profissional da área de TI, atuando em desenvolvimento de softwares e banco de dados. Profissional da área de TI, atuando em hardware, redes, cabeamento e soluções e GNU/Linux.

9

10 Ubuntu Ubuntu Brasil Ubuntu Dicas Ubuntu BR-SP Ubuntu BR-SC Ubuntu ED Ubuntu Games Ubuntu Wikipédia Ubuntu Fórum Ubuntu Planeta-BR Ubuntutero Mundo Ubuntu Webgrafia Sugerida

11 Dual Boot Windows 7 Gerenciador de Disco do Windows 7 Inicializando o Live CD do Ubuntu Desktop Tela de Bem-vindo do Ubuntu Desktop Preparando para instalar o Ubuntu Desktop Tipo de instalação do Ubuntu Desktop Onde você está no Ubuntu Desktop Layout do teclado do Ubuntu Desktop Quem é você no Ubuntu Desktop Instalando do Ubuntu Desktop Instalação concluída no Ubuntu Desktop Remoção da mídia do Ubuntu Desktop Grub Load Ubuntu Desktop Iniciando o Ubuntu Desktop Tela de Login do Ubuntu Desktop Área de Trabalho do Ubuntu Desktop Localizando Aplicativos no Ubuntu Desktop Discos no Ubuntu Desktop Analisador de uso de discos no Ubuntu Desktop Desligar/Reiniciar o Ubuntu Desktop Sumário

12 Dual Boot utilizando o Microsoft Windows 7 (o mesmo procedimento server para o Windows Vista, 8 e 8.1, para o Windows XP, você deve utilizar softwares de terceiros para particionar o HD), nesse procedimento, a instalação do Windows 7 está ocupando todo o disco (HD), vamos executar o processo de Split, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do Meu Computador, no menu de opções selecione Gerenciar Dual Boot Windows 7

13 Gerenciador de Disco do Windows 7 No Gerenciador do Computador do Windows 7, selecione Gerenciamento de Discos, em nosso exemplo, temos o Windows 7 instalado no disco de 50GB, utilizando uma partição de 50GB total, para podermos instalar o Ubuntu em outra partição sem perder a instalação do Windows 7, vamos executar o processo de Split.

14 Gerenciador de Disco do Windows 7 Clique com o botão direito do mouse em cima da partição onde está instalado o Windows 7, no menu de opções, selecione Diminuir Volume.

15 Gerenciador de Disco do Windows 7 Na tela de diminuir o volume C:, vamos diminuir para 50% o tamanho de utilização do nosso disco, lembrando que Ubuntu Desktop v14.04 precisa do mínimo de 8GB de espaço para sua instalação, o Windows 7, no mínimo de 20GB, no campo Digite o espaço a diminuir em MB, digitamos: 25000, clique em: <Diminuir>

16 Gerenciador de Disco do Windows 7 Após diminuir o volume do disco, da partição onde o Windows 7 está instalado, teremos uma partição Não alocada, onde vamos instalar o Ubuntu Desktop, vamos reinicializar o Windows para iniciar o processo de instalação do Ubuntu Desktop.

17 Inicializando o Live CD do Ubuntu Desktop Após a configuração da BIOS para inicializar via CD/DVD-Room, o boot do Ubuntu Desktop será iniciado automaticamente. A versão tem suporte total ao layout de teclado ABNT-2 e acessibilidade para deficientes visuais e auditivos.

18 Inicializando o Live CD do Ubuntu Desktop Dependendo do seu hardware, a inicialização do Ubuntu Desktop v14.04 e muito rápida. Nessa nova versão o recurso de auto reconhecimento de hardware obsoletos e atuais está melhorado, suporte total a novas tecnologias, testado e homologado em notebook, ultrabook e processadores CPU/GPU de ultima geração.

19 Tela de Bem-vindo do Ubuntu Desktop Após a inicialização do Ubuntu Desktop v14.04, no canto superior direito, temos as opções de: Teclado, Acessibilidade, Rede, Som e Opções Desligar/Rebotar. Selecione a linguagem para iniciar o LiveCD, exemplo: Português do Brasil, clique em: Instalar o Ubuntu

20 Preparando para instalar o Ubuntu Desktop Na tela de instalação do Ubuntu Desktop, será feito algumas verificações, como: espaço em disco, se for notebook verifica se está conectado na energia, acesso a internet (necessário para baixar atualizações e softwares de terceiro), marque as opções de: Baixar atualizações e Programas de terceiros, clique em: <Continuar>

21 Tipo de instalação do Ubuntu Desktop Na tela de tipo de instalação, automaticamente será localizado uma instalação do Windows 7, temos novas opções, selecione a opção: Instalar Ubuntu ao lado do Windows 7, clique em: <Instalar agora>

22 Onde você está no Ubuntu Desktop Na tela de onde você está, será configurado a localização geográfica da instalação, por exemplo: Brasil/São Paulo, para as configurações regionais, como data, hora, moeda. Selecione no mapa: São Paulo, clique em: <Continuar>

23 Layout do teclado do Ubuntu Desktop Na tela de layout do teclado, selecione o layout do seu teclado, no Brasil, o padrão é o ABNT-2, clique em: Português (Brasil) selecione: Português (Brasil), no campo para testar as teclado, digite o ˋ e outras teclado especiais, como: /, \, <>, para ver se a detecção foi feita com sucesso, clique em: <Continuar>.

24 Quem é você no Ubuntu Desktop Na tela de quem é você, será criado o usuário para se logar no ubuntu, no campo Seu nome, digite o nome legível/exibição, no campo Nome do computador, digite o nome que será utilizado na rede, no campo Escolha o nome de usuário, será criado o usuário para se logar na área de trabalho, digite/confirme sua senha, clique em: <Continuar>.

25 Instalando do Ubuntu Desktop O processo de instalação do Ubuntu Desktop e muito simples e rápido, dependendo do seu hardware a instalação demora cerca de 10 minutos, será necessário acesso a internet para baixar as atualizações e as listas de softwares do apt-get, nesse momento, todas as configurações serão feitas.

26 Instalação concluída no Ubuntu Desktop Após o termino da instalação do Ubuntu Desktop, será apresentado a mensagem de concluída, clique em: <Reiniciar agora> para finalizar o procedimento de instalação, automaticamente o computador será reinicializado e será finalizando as configurações.

27 Grub Load Ubuntu Desktop Na primeira inicialização do Ubuntu Desktop em Dual Boot, será apresentado a tela do GNU/Grub, o gerenciado de inicialização do GNU/Linux Ubuntu Desktop padrão, por padrão, será setado o sistema operacional com maior prioridade o Ubuntu, utilizado as setas, podemos selecione o Windows 7, após 10 segundos, automaticamente o Ubuntu Desktop será iniciado ou pressionando <Enter>.

28 Tela de Login do Ubuntu Desktop Na tela de Login do Ubuntu Desktop 14.04, será apresentado o usuário criado no momento da instalação, temos as opções de usuário convidado e acesso remoto, que é uma integração com os serviços do Landscape, clique em seu usuário, digite sua senha, pressione: <Enter>

29 Área de Trabalho do Ubuntu Desktop Após a autenticação do usuário, será criado o ambiente de trabalho individual. A versão do Ubuntu Desktop v14.04 utiliza como padrão o Ambiente Gráfico Gnome , seu lançamento oficial em 17 de outubro de 2013, muitas mudanças em relação a outras versões, com uma barra lateral de buscar de aplicativos, facilidade de uso e um ótimo ambiente gráfico, moderno, robusto e flexível.

30 Localizando Aplicativos no Ubuntu Desktop Os principais aplicativos existente na versão do Ubuntu Desktop são atualizados constante, nessa versão o navegador de internet padrão e o Firefox, disponível também o Libre Office e diversas ferramentas. Suporte total a som e vídeo, auto reconhecimento de hardware.

31 Localizando Aplicativos no Ubuntu Desktop Temos alguns aplicativos importante no Ubuntu Desktop, referente ao gerenciamento de disco, digitando na busca do Ubuntu Search a palavra Disco, será apresentado dois software, o primeiro chamando Discos e outro chamando Analisador de uso de discos.

32 Discos no Ubuntu Desktop O software Discos, é igual do Gerenciador de Discos do Windows 7, nele analisamos o nosso hard disk (HD), nessas partições (Windows 7 e do Ubuntu Desktop), sistemas de arquivos, podemos excluir ou criar novas partições e os pontos de montagens.

33 Analisador de uso de discos no Ubuntu Desktop O software Analisador de uso de discos, mostra graficamente a ocupação de cada partição, tanto do Windows como do Ubuntu, mostrado o tamanho utilizado e livre, vantagem que no Ubuntu Desktop, conseguimos Ler/Gravar normalmente em partições, onde o sistema de arquivos é NTFS, utilizado pelo Microsoft Windows.

34 Desligar/Reiniciar o Ubuntu Desktop O procedimento de desligamento/reinici alização e muito simples, clicando no canto superior direito, no símbolo de engrenagem, será apresentado um menu de opções, para desligar clique em: Desligar.

35 Desligando o Ubuntu Desktop Clicando no botão Desligar, o processo de desligamento será iniciado. Todos os arquivos não salvos, serão perdidos. Qualquer mudança feita na área de trabalho será mantida.

36 Desligando o Ubuntu Desktop O processo de desligamento, todas as mensagens são ocultadas pelo Boot Splash.

37 Grub Load do Ubuntu Desktop Após reinicializar o Ubuntu Desktop, utilize as teclas para cima/abaixo para selecione o sistemas operacional Windows 7, pressione: <Enter>

38 Gerenciador de disco do Windows 7 Acessando novamente o Gerenciador do Computador, vamos novamente na opção de Gerenciamento de disco, vemos agora as partições criadas pelo Ubuntu Desktop v14.04

39 Meu Computador do Windows 7 Infelizmente a plataforma operacional do Microsoft Windows (e todas suas versões), não Ler/Grava ou localiza partições com sistemas de arquivos GNU/Linux, nesse caso, temos que utilizar softwares de terceiros.

40 Piratear é ilegal. Usar Linux é legal "O Windows é REALMENTE um sistema operacional multitarefa. Α o único que consegue formatar um disquete e travar o micro ao mesmo tempo!". Google Frase de Fórum

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 LiveCD Módulo - III versão: 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop Prof. Robson Vaamonde,

Leia mais

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Windows Installer Ubuntu Windows 7 WUBI Módulo - VII versão 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu

Leia mais

Download e Instalação do GNU/Linux Elastix UCS VoIP 2.4.0 x64

Download e Instalação do GNU/Linux Elastix UCS VoIP 2.4.0 x64 Download e Instalação do GNU/Linux Elastix UCS VoIP 2.4.0 x64 Instalação Básica do GNU/Linux Elastix UCS VoIP Módulo - I versão: 1.3-25/07/2014 Professor do Curso de Elastix UCS VoIP Prof. Robson Vaamonde,

Leia mais

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Particionado Módulo - V versão: 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop Prof. Robson Vaamonde,

Leia mais

Download e Instalação do Citrix XenServer 6.2.0 x64

Download e Instalação do Citrix XenServer 6.2.0 x64 Download e Instalação do Citrix XenServer 6.2.0 x64 Instalação Básica do Citrix XenServer Bare-Metal Hypervisor 6.2.0 x64. Módulo - I versão: 1.3-25/07/2014 Professor do Curso de Citrix XenServer 6.2.0

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7

5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7 5.4.2 Laboratório opcional: Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamento recomendado O seguinte

Leia mais

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO.

INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. INSTALANDO O UBUNTU PELA IMAGEM ISO OU LIVE-USB DA UFV PASSO-A-PASSO. 1 - Qual arquitetura devo usar para instalar no meu computador, 32bits ou 64bits? a) Simplificando bastante para ter uma opção viável,

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Configuração de Roteadores e Switches CISCO

Configuração de Roteadores e Switches CISCO Configuração de Roteadores e Switches CISCO Introdução ao CISCO IOS Endereçamento IPV4 - CIDR Módulo - II Professor do Curso de CISCO Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de Redes de Computadores

Leia mais

Procedimentos em TI www.procedimentosemti.com.br Prof. Robson Vaamonde

Procedimentos em TI www.procedimentosemti.com.br Prof. Robson Vaamonde Conceitos Básicos sobre Servidores e Serviços de Rede Introdução a Servidores e Serviços de Rede Módulo - I v2.0-10/09/2015 Professor do Curso de CISCO Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0)

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRAMENTO NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O PANDION...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME Versão 1.0 Data: 23/01/2014 Desenvolvido por: - TI Unimed Rio Verde 1 ÍNDICE

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.2 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Executando a instalação

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista

5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista IT Essentials 5.0 5.2.1.6 Lab - Instalação do Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você instalará o sistema operacional Windows Vista. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Jackson Barbosa de Azevedo <jacksonbazevedo@hotmail.com>

Jackson Barbosa de Azevedo <jacksonbazevedo@hotmail.com> Autor: Jackson Barbosa de Azevedo Revisores: Aecio Pires 1 Conteúdo Sobre o OpenSUSE... 3 Procedimento de Instalação... 3 Preparando a Instalação do

Leia mais

Instruções para desinstalação dos programas SIPRO e SIPER e instalação da nova versão do SIPRO.

Instruções para desinstalação dos programas SIPRO e SIPER e instalação da nova versão do SIPRO. Instruções para desinstalação dos programas SIPRO e SIPER e instalação da nova versão do SIPRO. 1 Clicar no botão INICIAR, selecionar a opção PROGRAMAS, localizar e selecionar o item SIPRO que mostrará

Leia mais

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual de Instalação Linux Comunicações - Servidor Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 1 Instalando o Linux Comunicações para Telecentros (servidor) 2 1.1 Experimentar o Linux

Leia mais

Fedora Linux - O sistema do mundo. Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0

Fedora Linux - O sistema do mundo. Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0 Fedora Linux - O sistema do mundo Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0 Licença - Alguns direitos reservados Introdução O futuro do código aberto chega ao Fedora com características

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS INSTALAÇÃO DO SISTEMA E CONFIGURAÇÃO PARA USO EM REDE Versão 1.1 Instalação Programa Cartosoft 1 INICIANDO 1.1 Instalando o Programa Clique no programa InstaladorCartosoft.exe.

Leia mais

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves

Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves Tutorial de instalação do Debian Rudson Ribeiro Alves UVV/2007 Sep 24, 2007 Opções de Boot Tela inicial do CD de instalação do Debian. Escolha F2 para ver mais opções de boot. 2 Opções de Boot Tela com

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Tutorial de Instalação C3SL

Tutorial de Instalação C3SL Tutorial de Instalação C3SL 1 / 27 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 5.0. Aqui, são descritos

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

1 Instalando o VirtualBox no Windows

1 Instalando o VirtualBox no Windows 1 Instalando o VirtualBox no Windows Para quem não possui o Linux instalado no computador é necessário utilizar uma Máquina Virtual, que é responsável por emular Sistemas Operacionais. O primeiro passo

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado

Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Sistema Operacional Unidade 4.2 - Instalando o Ubuntu Virtualizado Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CRIAÇÃO DA MÁQUINA VIRTUAL... 3 Mas o que é virtualização?... 3 Instalando o VirtualBox...

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44

Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44 Manual de Instalação SNEP 1.3.12 Asterisk 1.4.44 2015 Autoria: Flávio Henrique Somensi Colaboradores: Jean Carlos Coelho, Kauê Santos, Urik Barbosa da Silva, Eduardo Sotero por OpenS Tecnologia LTDA. Rua

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

Configuração de Roteadores e Switches CISCO

Configuração de Roteadores e Switches CISCO Configuração de Roteadores e Switches CISCO Introdução ao CISCO IOS Endereçamento IPv6 Módulo - III Professor do Curso de CISCO Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de Redes de Computadores

Leia mais

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple 1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple Requisitos mínimos: Conhecimentos intermediários de informática, uma cópia genuína do Microsoft Windows. 1. Certifique-se de que seu sistema

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Criado por: Flavio Henrique Somensi flavio@opens.com.br Revisão: qui, 25 de abril de 2013 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04

Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04 Guia de Instalação e Configuração do Ubuntu 12.04 Autor: Aécio Pires João Pessoa-PB FLISOL Patos - UFCG 2012 1 Guia de instalação e configuração do Ubuntu 12.04 LTS Sumário SUMÁRIO...

Leia mais

ENGENHARIA DE SERVIÇOS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA USO DO SOFTWARE

ENGENHARIA DE SERVIÇOS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA USO DO SOFTWARE IT Nº: 04.0 DATA: 22/05/2014 - SWD REQUISITANTE AUTOR Canrobert Rodrigo Krueger crkrueger@positivo.com.br Gerente de Serviços Engenharia de Serviços (41)3316-7774 Rodrigo de Pauli rdpauli@positivo.com.br

Leia mais

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO

UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO UM PBX GENUINAMENTE BRASILEIRO MANUAL DE INSTALAÇÃO COM IMAGEM ISO Revisão: Seg, 21 de Março de 2011 www.sneplivre.com.br Índice 1. Instalação...4 1.1. Pré Requisitos...4 1.2. Na Prática...4 1.2.1. Download...4

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

CONFIGURANDO O WINDOWS 7. Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional

CONFIGURANDO O WINDOWS 7. Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional ROTEIRO: CONFIGURANDO O WINDOWS 7 OBJETIVO Conhecer algumas funcionalidades do software VMware Player e do sistema operacional Windows 7. INTRODUÇÃO Devido à necessidade de preparar parar nosso sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Descomplicando Tecnologia

Descomplicando Tecnologia Descomplicando Tecnologia PROPÓSITO DESTE EBOOK Notamos que muitas pessoas tem sofrido com situações de fácil solução, envolvendo a lentidão e segurança de seus computadores e smartphones, a idéia deste

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO LIMPA INSTALAÇÃO LIMPA O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo-os

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE

INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE INSTALANDO UM SERVIDOR WINDOWS SERVER 2012 R2 SERVER CORE A Microsoft disponibilizou em seu site, o link para download da versão Preview do Windows Server 2012 R2. A licença do produto irá expirar somente

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

DESKTOP COCKPIT. Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT. HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações. Fellipe Bonifácio 19/12/2014

DESKTOP COCKPIT. Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT. HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações. Fellipe Bonifácio 19/12/2014 1. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Desktop COCKPIT HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações HP / ITAUTEC RIT171 Responsável pela elaboração Data da elaboração Fellipe

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software

HOW TO. Instalação do Firewall 6.1 Software Introdução HOW TO Página: 1 de 14 Para fazer a migração/instalação do 6.1 Software, é necessária a instalação do Sistema Operacional Linux Fedora Core 8. Explicaremos passo a passo como formatar a máquina,

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Telecom Aula: 07 versão: 1.1 30/06/2014

Arquitetura de Computadores e Telecom Aula: 07 versão: 1.1 30/06/2014 Arquitetura de Computadores e Telecom Aula: 07 versão: 1.1 30/06/2014 Robson Vaamonde http://www.vaamonde.com.br http://www.procedimentosemti.com.br Professor do Curso Prof. Robson Vaamonde, consultor

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

FORMATAR PENDRIVE. Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100

FORMATAR PENDRIVE. Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100 FORMATAR PENDRIVE Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100 CONFIGURANDO O SISTEMA PARA A FORMATAÇÃO OBS: ANTES DE FORMATAR O PENDRIVE (EXECUTAR ESSE MANUAL),

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL 16 DE ABRIL DE 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DO MÓDULO... 3 2

Leia mais

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Conhecendo o Ubuntu Desktop Módulo - II versão: 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop

Leia mais

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX. Introdução: FERRAMENTAS. Abaixo segue relação de aplicativos utilizados para realizar este roteiro:

ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX. Introdução: FERRAMENTAS. Abaixo segue relação de aplicativos utilizados para realizar este roteiro: ROTEIRO: IMPLANTANDO O SISTEMA OPERACIONAL LINUX Introdução: Vimos nas aulas passadas um dos sistemas operacionais atualmente utilizados no mundo, o Windows, mas existem outros sistemas operacionais também,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO BIOS E CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA

CONFIGURAÇÃO DO BIOS E CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA CAPÍTULO VINTE DOIS CONFIGURAÇÃO DO BIOS E CARACTERÍSTICAS DE SEGURANÇA Nesse capítulo, você irá aprender como acessar o Menu da Configuração do BIOS e manipular várias configurações para controle de hardware.

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GLPI

Manual de Utilização do Sistema GLPI Manual de Utilização do Sistema GLPI 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração de inventário de equipamentos de informática,

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Manual de Instalação SNEP 3 Asterisk 13

Manual de Instalação SNEP 3 Asterisk 13 Manual de Instalação SNEP 3 Asterisk 13 2015 Autoria: Flávio Henrique Somensi Baseado na versão 3.0-betha-rc2 por OpenS Tecnologia LTDA. Rua dos Cisnes, 541 Pedra Branca CEP 88137-300 - Palhoça - SC www.opens.com.br

Leia mais

Berimbau GNU/Linux 5. Instalação/Configuração

Berimbau GNU/Linux 5. Instalação/Configuração Berimbau GNU/Linux 5 Instalação/Configuração Data de Criação: 10/10/2012 Criador: Equipe de Desenvolvimento PISD 16/05/2013 Atualizado Versão do documento 2.0 15/05/2013 Resumo Este documento descreve

Leia mais

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do AR Soluti - Goiânia Catalogação do Documento Titulo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do Classificação Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Token SAFENET Software Gerenciador ikey2032cliente Versão 2.7 Sistemas operacionais: Microsoft Windows 2000; Microsoft Windows XP; Microsoft Windows Vista 32 bits; Navegadores: Internet

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE MUDANÇAS TENDÊNCIAS GERADORAS DE MUDANÇAS Aumento do número de usuários de telefones celulares Proliferação de dispositivos com capacidades de rede Crescente variedade de

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Manual de Instalação Seguros iseg

Manual de Instalação Seguros iseg Manual de Instalação Seguros iseg Sumário 1. Instalação para Notebooks e Desktop... 2 Pré-Requisito para instalação... 2 Obtendo o Download do arquivo de instalação do aplicativo Seguros iseg... 2 Versão

Leia mais

Configuração de Roteadores e Switches CISCO

Configuração de Roteadores e Switches CISCO Configuração de Roteadores e Switches CISCO Introdução ao CISCO IOS Protocolo MPLS Módulo - VI Professor do Curso de CISCO Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de Redes de Computadores há

Leia mais

Tutorial Kurumin GNU/Linux 6.0 1/20

Tutorial Kurumin GNU/Linux 6.0 1/20 Tutorial Kurumin GNU/Linux 6.0 1/20 Tutorial para particionamento, instalação do Kurumin GNU/Linux 6.0 e configuração de boot loader. Tutorial Kurumin GNU/Linux 6.0 2/20 Introdução... 3 Requisitos... 4

Leia mais

4.3. Manual de instalação do Libre Office 4.3. Desenvolvido por: Vitor Gabriel Coimbra Farias

4.3. Manual de instalação do Libre Office 4.3. Desenvolvido por: Vitor Gabriel Coimbra Farias 4.3 Manual de instalação do Libre Office 4.3 Desenvolvido por: Vitor Gabriel Coimbra Farias Setembro de 2014 2 Indíce 1. Objetivos Deste Manual...3 2. Pré-Requisitos...3 3. Download...4 4.Instalação...7

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

A licença é vinculada ao HD (Hard Disk) da máquina, esta não podendo ser substituída em caso de formatação ou perda de qualquer espécie do hardware.

A licença é vinculada ao HD (Hard Disk) da máquina, esta não podendo ser substituída em caso de formatação ou perda de qualquer espécie do hardware. MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 INTRODUÇÃO +SMS é um software de envio de mensagens em massa. 2 FORMA DE LICENCIAMENTO A licença é vinculada ao HD (Hard Disk) da máquina, esta não podendo ser substituída em caso

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação

Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação Histórico de Alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Deiviane F. R. de Souza Criação do documento. 2 1. Introdução As ferramentas nddcargo

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows

Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows Página 1 de 5 Guia de conexão Instruções para uma impressora conectada localmente no Windows Antes da instalação do software da impressora para Windows Uma impressora conectada localmente é uma impressora

Leia mais

Manual do Usuário DISCADOR GSM. MAN0065 - Versão: 1.4. Copyright 2011 Digivoice Eletrônica

Manual do Usuário DISCADOR GSM. MAN0065 - Versão: 1.4. Copyright 2011 Digivoice Eletrônica Manual do Usuário DISCADOR GSM MAN0065 - Versão: 1.4 Conteúdo Bem Vindo 4. Introdução 5. Requisitos Mínimos 6. Instalação 21. Funcionalidades 21. 28. 33. Tela Principal Configuracoes Avançadas Relatórios

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais