LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis."

Transcrição

1 LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário. Exemplo: no direito penal, pode haver retroatividade da lei penal para beneficiar o réu; no direito tributário, a lei interpretativa tem eficácia retroativa.

2 RETROATIVIDADE DAS LEIS Retroatividade é a aplicação da lei para fatos anteriores. Lei retroage? Regra geral não! Lei pode retroagir? Sim, desde que não haja violação dos óbices constitucionais: Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Direito adquirido: É definido como o caso em que o titular preencheu todos os requisitos de aquisição do direito. É intocável. É diferente de Liberdade jurídica. Coisa Julgada: Efeito que torna imutável e irrecorrível uma decisão. Ato Jurídico Perfeito: São os atos já consumados. Por exemplo: um contrato assinado, já celebrado.

3 INTERPRETAÇÃO Interpretar é extrair um possível sentido da norma, por isso não se pode interpretar quando há omissão legal. CLASSIFICAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES AUTÊNTICA Feita pelo legislador QUANTO AO SUJEITO DOUTRINÁRIA feita pelos doutrinadores JUDICIAL Feita pelo operador de direito

4 VACACIO LEGIS: Período compreendido entre a publicação e o inicio da sua vigência Regra geral é de 45 dias mas pode ser de 3 meses para vigência no exterior Ex. lei de casamento Exceção: norma com previsão diversa Vigora no Brasil o sistema da vigência sincrônica ou seja não é um sistema de vigência gradual

5 O sistema Brasileiro admite a Vacatio constitutionis? A CF entrou em vigor na data que foi outorgada, CUIDADO Art. 34 ADCT. Portanto, admite sim. Atos Infralegais (ex.: Decreto Regulamentar, Resoluções, Portarias etc.) Caso uma Emenda à Constituição seja publicada e não mencione sobre a data de entrada em vigor, não se aplica o art. 1º da LINDB. Não haverá o prazo de 45 dias nesse caso, entrando em vigor, teoricamente, na data de sua publicação. Caso seja editado um ato infralegal, ele entrará em vigor na data de sua publicação, pois aplicam-se as regras de direito administrativo.

6 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DAS LEIS LEI NÃO MORRE Exceção: Lei temporária (art. 2º)

7 REVOGAÇÃO (quanto à extensão) DERROGAÇÃO AB-ROGAÇÃO REVOGAÇÃO PARCIAL REVOGAÇÃO TOTAL

8 REPRISTINAÇÃO É vedada! Pristino origem A repristinação é entendida como a volta da vigência de uma lei em razão da revogação da sua lei revogadora QUAL VALOR DA MULTA? Lei A Multa 2% Lei B Multa 10% Lei C REVOGA A LEI B

9 De acordo com a LINDB, no tocante ao fenômeno da repristinação, salvo disposição em contrário, a lei: a) nova que estabeleça disposições gerais a respeito de outras já existentes não revogará leis anteriores; b) revogada voltará a vigorar se a lei que a revogou for declarada inconstitucional em controle difuso; c) revogada não se restaurará se a lei revogadora perder a vigência; d) nova que estabeleça disposições especiais a respeito de outras já existentes não revogará leis anteriores; e) nova revogará a anterior se regular inteiramente a mesma matéria.

10 De acordo com a LINDB, no tocante ao fenômeno da repristinação, salvo disposição em contrário, a lei: a) nova que estabeleça disposições gerais a respeito de outras já existentes não revogará leis anteriores; b) revogada voltará a vigorar se a lei que a revogou for declarada inconstitucional em controle difuso; c) revogada não se restaurará se a lei revogadora perder a vigência; d) nova que estabeleça disposições especiais a respeito de outras já existentes não revogará leis anteriores; e) nova revogará a anterior se regular inteiramente a mesma matéria. Gabarito: C Comentário. Conforme o art. 2º, 3º da LINDB, salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaurará se a lei revogadora perder a vigência. A Lei A é revogada pela Lei B e, posteriormente, a Lei B vem a perder sua vigência. Conforme o fenômeno da repristinação, a Lei A não se restaurará, salvo disposição em contrário na Lei B.

11 Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a afirmativa correta. a) A revogação de lei anterior por lei posterior só ocorre nos casos em que expressamente declarada; b) A lei revogada é automaticamente restaurada se a lei revogadora tiver perdido a vigência; c) O casamento de estrangeiros poderá celebrar-se perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de apenas um dos nubentes; d) Salvo disposição em contrário, uma lei começa a vigorar no Brasil sessenta dias depois de oficialmente publicada; e) As regras sobre os direitos de família são determinadas pela lei do país em que a pessoa for domiciliada

12 Segundo a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, assinale a afirmativa correta. a) A revogação de lei anterior por lei posterior só ocorre nos casos em que expressamente declarada; b) A lei revogada é automaticamente restaurada se a lei revogadora tiver perdido a vigência; c) O casamento de estrangeiros poderá celebrar-se perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de apenas um dos nubentes; d) Salvo disposição em contrário, uma lei começa a vigorar no Brasil sessenta dias depois de oficialmente publicada; e) As regras sobre os direitos de família são determinadas pela lei do país em que a pessoa for domiciliada Comentário: As regras sobre os direitos de família são determinadas pela Lei do país em que a pessoa for domiciliada (art. 7º da LINDB). A Lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (art. 2º, 1º da LINDB). A Lei revogada só será restaurada se houver disposição expressa na Lei revogadora (art. 2º, 3º da LINDB). O casamento de estrangeiros poderá ser celebrado perante as autoridades diplomáticas ou consulares do país de ambos os nubentes (art. 7, 2º). É o fenômeno da repristinação. Uma Lei começa a vigorar no Brasil 45 dias depois de oficialmente publicada (art. 1º da LINDB).

13 Base legal: art. 20 e ss LIMITES PARA O CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prestígio a interpretação da época: quando for analisar o fato deve levar em conta a interpretação da época. Quando houver invalidade do ato administrativo, o órgão de controle deverá apresentar as condições para a regularização do ato (consequências práticas de declarar o ato nulo). Ex: Parar obra em andamento. A interpretação adotada pelos órgãos de controle não podem ser baseadas apenas em princípios abstratos, sendo necessário observar as consequências práticas. A responsabilidade do agente público só ocorrerá em caso de dolo ou erro grosseiro. Assim, a mera culpa não é suficiente para responsabilizar o agente público.

14 Art. 20. Nas esferas administrativa, controladora e judicial, não se decidirá com base em valores jurídicos abstratos sem que sejam consideradas as consequências práticas da decisão. Parágrafo único. A motivação demonstrará a necessidade e a adequação da medida imposta ou da invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa, inclusive em face das possíveis alternativas. Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. Parágrafo único. A decisão a que se refere o caput deste artigo deverá, quando for o caso, indicar as condições para que a regularização ocorra de modo proporcional e equânime e sem prejuízo aos interesses gerais, não se podendo impor aos sujeitos atingidos ônus ou perdas que, em função das peculiaridades do caso, sejam anormais ou excessivos.

15 Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados. 1º Em decisão sobre regularidade de conduta ou validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa, serão consideradas as circunstâncias práticas que houverem imposto, limitado ou condicionado a ação do agente. 2º Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente. 3º As sanções aplicadas ao agente serão levadas em conta na dosimetria das demais sanções de mesma natureza e relativas ao mesmo fato.

16 Art. 23. A decisão administrativa, controladora ou judicial que estabelecer interpretação ou orientação nova sobre norma de conteúdo indeterminado, impondo novo dever ou novo condicionamento de direito, deverá prever regime de transição quando indispensável para que o novo dever ou condicionamento de direito seja cumprido de modo proporcional, equânime e eficiente e sem prejuízo aos interesses gerais. Parágrafo único. (VETADO).

17 Art. 24. A revisão, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, quanto à validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa cuja produção já se houver completado levará em conta as orientações gerais da época, sendo vedado que, com base em mudança posterior de orientação geral, se declarem inválidas situações plenamente constituídas. Parágrafo único. Consideram-se orientações gerais as interpretações e especificações contidas em atos públicos de caráter geral ou em jurisprudência judicial ou administrativa majoritária, e ainda as adotadas por prática administrativa reiterada e de amplo conhecimento público.

18 Art. 26. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial. 1º O compromisso referido no caput deste artigo: I - buscará solução jurídica proporcional, equânime, eficiente e compatível com os interesses gerais; II (VETADO); III - não poderá conferir desoneração permanente de dever ou condicionamento de direito reconhecidos por orientação geral; IV - deverá prever com clareza as obrigações das partes, o prazo para seu cumprimento e as sanções aplicáveis em caso de descumprimento.

19 Art. 27. A decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos. 1º A decisão sobre a compensação será motivada, ouvidas previamente as partes sobre seu cabimento, sua forma e, se for o caso, seu valor. 2º Para prevenir ou regular a compensação, poderá ser celebrado compromisso processual entre os envolvidos. Art. 28. O agente público responderá pessoalmente por suas decisões ou opiniões técnicas em caso de dolo ou erro grosseiro.

20 Art. 30. As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas. Parágrafo único. Os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão.

21

22 1) Ano: 2016 Banca: FAURGS Sobre os direitos da personalidade no Código Civil, assinale a alternativa que apresenta afirmação correta. A) Os direitos da personalidade, com exceção dos casos previstos em lei, são intransmissíveis e irrenunciáveis, exceto no caso de limitações voluntárias ao seu exercício. B) Tem legitimação para reclamar perdas e danos por lesão a direito da personalidade de pessoa falecida o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau. C) Salvo por restrição médica, é possível o ato de disposição do próprio corpo, independentemente de importar diminuição permanente da integridade física. D) É válida, com objetivo científico ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. E) O nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, quando não houver intenção difamatória.

23 1) Ano: 2016 Banca: FAURGS Sobre os direitos da personalidade no Código Civil, assinale a alternativa que apresenta afirmação correta. A) Os direitos da personalidade, com exceção dos casos previstos em lei, são intransmissíveis e irrenunciáveis, exceto no caso de limitações voluntárias ao seu exercício. B) Tem legitimação para reclamar perdas e danos por lesão a direito da personalidade de pessoa falecida o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau. C) Salvo por restrição médica, é possível o ato de disposição do próprio corpo, independentemente de importar diminuição permanente da integridade física. D) É válida, com objetivo científico ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. E) O nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, quando não houver intenção difamatória.

24 2) Sobre os direitos da personalidade, é correto afirmar que A) protegem, além do nome, o pseudônimo. B) impedem quaisquer atos de disposição do próprio corpo. C) abrangem os direitos morais e patrimoniais de autor. D) podem ser objeto de renúncia pelo titular. E) são passíveis de proteção apenas em relação a pessoas naturais.

25 2) Sobre os direitos da personalidade, é correto afirmar que A) protegem, além do nome, o pseudônimo. B) impedem quaisquer atos de disposição do próprio corpo. C) abrangem os direitos morais e patrimoniais de autor. D) podem ser objeto de renúncia pelo titular. E) são passíveis de proteção apenas em relação a pessoas naturais.

26 3) Os pródigos A) são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. B) são capazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. C) somente são capazes de exercer os atos da vida civil quando assistidos por seu representante. D) são incapazes, relativamente a certos atos da vida civil, ou à maneira de os exercer.

27 3) Os pródigos A) são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. B) são capazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. C) somente são capazes de exercer os atos da vida civil quando assistidos por seu representante. D) são incapazes, relativamente a certos atos da vida civil, ou à maneira de os exercer.

28 4) Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito da disciplina das pessoas naturais no Código Civil. A) A personalidade civil da pessoa começa na concepção, mas a lei põe a salvo os seus direitos a partir do nascimento com vida B) Não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial sem autorização. C) É vedado o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição transitória da integridade física. D) É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. E) A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz pode adotar, de ofício, as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.

29 4) Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito da disciplina das pessoas naturais no Código Civil. A) A personalidade civil da pessoa começa na concepção, mas a lei põe a salvo os seus direitos a partir do nascimento com vida B) Não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial sem autorização. C) É vedado o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição transitória da integridade física. D) É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. E) A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz pode adotar, de ofício, as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.

30 5) A personalidade civil é atribuída a toda pessoa. Nos termos do Código Civil, é correto afirmar que A) os animais também são sujeitos de direito, dotados de personalidade civil, pois detêm proteção jurídica. B) todo embrião é sujeito de direito, por ser uma forma de vida viável. C) a personalidade civil tem início com a concepção do ser humano, assim, se nasce morto, preserva a personalidade com efeitos ex tunc. D) toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil, tendo sua personalidade civil iniciada no nascimento com vida. E) se a pessoa nascer com vida e falecer logo depois, será tratada como se nunca tivesse nascido, operando- se efeitos ex nunc.

31 5) A personalidade civil é atribuída a toda pessoa. Nos termos do Código Civil, é correto afirmar que A) os animais também são sujeitos de direito, dotados de personalidade civil, pois detêm proteção jurídica. B) todo embrião é sujeito de direito, por ser uma forma de vida viável. C) a personalidade civil tem início com a concepção do ser humano, assim, se nasce morto, preserva a personalidade com efeitos ex tunc. D) toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil, tendo sua personalidade civil iniciada no nascimento com vida. E) se a pessoa nascer com vida e falecer logo depois, será tratada como se nunca tivesse nascido, operando- se efeitos ex nunc.

32 6) À luz do disposto no Código Civil, considere: I. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. II. Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se for possível, ainda que improvável, a morte de quem, segundo ao menos duas testemunhas, estava em perigo de vida. III. Cessará, para os menores, a incapacidade, pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público ou particular, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. IV. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome. Está correto o que consta APENAS de A) I e IV. B) I e II. C) II e IV. D) II e III. E) I e III.

33 6) À luz do disposto no Código Civil, considere: I. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. II. Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se for possível, ainda que improvável, a morte de quem, segundo ao menos duas testemunhas, estava em perigo de vida. III. Cessará, para os menores, a incapacidade, pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público ou particular, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. IV. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome. Está correto o que consta APENAS de A) I e IV. B) I e II. C) II e IV. D) II e III. E) I e III.

34 7) Considere as seguintes situações I. Paulo é menor de dezesseis anos. II. Roberto tem deficiência mental que lhe retira o discernimento para a prática dos atos da vida civil. III. Tiago não pode exprimir sua vontade por causa permanente. IV. Maurício não pode exprimir sua vontade por causa transitória. De acordo com a legislação vigente a respeito das incapacidades, considerando somente as informações apresentadas, A) apenas Paulo é absolutamente incapaz. B) todos são absolutamente incapazes. C) todos são relativamente incapazes. D) apenas Paulo e Tiago são absolutamente incapazes. E) apenas Paulo, Roberto e Tiago são absolutamente incapazes.

35 7) Considere as seguintes situações I. Paulo é menor de dezesseis anos. II. Roberto tem deficiência mental que lhe retira o discernimento para a prática dos atos da vida civil. III. Tiago não pode exprimir sua vontade por causa permanente. IV. Maurício não pode exprimir sua vontade por causa transitória. De acordo com a legislação vigente a respeito das incapacidades, considerando somente as informações apresentadas, A) apenas Paulo é absolutamente incapaz. B) todos são absolutamente incapazes. C) todos são relativamente incapazes. D) apenas Paulo e Tiago são absolutamente incapazes. E) apenas Paulo, Roberto e Tiago são absolutamente incapazes.

36 8) Os direitos da personalidade A) admitem a transmissão. B) admitem a renúncia. C) possuem caráter absoluto. D) podem ter seu exercício limitado voluntariamente. E) não são oponíveis erga omnes.

37 8) Os direitos da personalidade A) admitem a transmissão. B) admitem a renúncia. C) possuem caráter absoluto. D) podem ter seu exercício limitado voluntariamente. E) não são oponíveis erga omnes.

38 9) A existência da pessoa natural termina com a morte. Presume-se a morte: A) com decretação de ausência depois de esgotadas todas as buscas e averiguações sobre a pessoa, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento. B) com decretação de ausência se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até três anos após o término da guerra. C) sem decretação de ausência se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, depois de esgotadas as buscas e averiguações. D) sem decretação de ausência se a pessoa desaparecer do seu domicílio sem deixar representante ou procurador. E) simultânea se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, ainda que seja possível averiguar se o falecimento de um deles precedeu ao do outro.

39 9) A existência da pessoa natural termina com a morte. Presume-se a morte: A) com decretação de ausência depois de esgotadas todas as buscas e averiguações sobre a pessoa, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento. B) com decretação de ausência se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até três anos após o término da guerra. C) sem decretação de ausência se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, depois de esgotadas as buscas e averiguações. D) sem decretação de ausência se a pessoa desaparecer do seu domicílio sem deixar representante ou procurador. E) simultânea se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, ainda que seja possível averiguar se o falecimento de um deles precedeu ao do outro.

40 10) Em relação à capacidade, considerando o que dispõe o Código Civil, A) por disposição expressa, a personalidade civil da pessoa começa com sua concepção. B) são absolutamente incapazes aqueles que, por causa transitória ou permanente, como o estado de coma, não puderem exprimir sua vontade. C) entre outras hipóteses, cessará, para os menores, a incapacidade, pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. D) a comoriência, isto é, a morte de duas ou mais pessoas na mesma ocasião, resolve-se na presunção de que a mais velha morreu primeiro, se não for possível provar quem faleceu em primeiro lugar. E) a morte presumida exige sempre a decretação da ausência, que se dá quando a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

41 10) Em relação à capacidade, considerando o que dispõe o Código Civil, A) por disposição expressa, a personalidade civil da pessoa começa com sua concepção. B) são absolutamente incapazes aqueles que, por causa transitória ou permanente, como o estado de coma, não puderem exprimir sua vontade. C) entre outras hipóteses, cessará, para os menores, a incapacidade, pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. D) a comoriência, isto é, a morte de duas ou mais pessoas na mesma ocasião, resolve-se na presunção de que a mais velha morreu primeiro, se não for possível provar quem faleceu em primeiro lugar. E) a morte presumida exige sempre a decretação da ausência, que se dá quando a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB)

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB) QUADRO COMPARATIVO Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº 13.655/2018 (Alterações na LINDB) PL 7.448/2017 LEI Nº 13.655/2018 Art. 1º O Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às

Leia mais

A NOVA LINDB LEI Nº / 2018

A NOVA LINDB LEI Nº / 2018 A NOVA LINDB LEI Nº 13.655 / 2018 SEMINÁRIO CONTROLE E GOVERNANÇA PÚBLICA USP - ABDIB SÃO PAULO, 16 DE AGOSTO DE 2018 1 SEGURANÇA JURÍDICA : ESSA NOSSA VELHA DESCONHECIDA CISÃO ENTRE DISCURSO E PRÁTICA

Leia mais

*4E50944F* de A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados

*4E50944F* de A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Ofício nº 304 (SF) de 2017. Brasília, em 19 de abril A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

DIREITO CIVIL LEI DE INTRODUÇÃO AS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO - LINDB. Princípios Gerais do Direito Civil Parte 6 Prof. Rafael da Mota Mendonça

DIREITO CIVIL LEI DE INTRODUÇÃO AS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO - LINDB. Princípios Gerais do Direito Civil Parte 6 Prof. Rafael da Mota Mendonça DIREITO CIVIL LEI DE INTRODUÇÃO AS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO - LINDB Parte 6 Prof. Rafael da Mota Mendonça 4. Controle de Validade. Art. 24. A revisão, nas esferas administrativa, controladora ou judicial,

Leia mais

PREFEITURA DE ARACRUZ/ES - AUDITOR Respostas aos Recurso contra o gabarito da Prova Objetiva

PREFEITURA DE ARACRUZ/ES - AUDITOR Respostas aos Recurso contra o gabarito da Prova Objetiva Página 1 de 5 Disciplina: D01 - AUDITOR DE CONTROLE INTERNO - ADMINISTRATIVO Disciplina: Direito Administrativo e Direito Constitucional 29 - T 30 V 33 - W Questão Gabarito por extenso Justificativa Conclusão

Leia mais

Aula 129 LINDB. O parágrafo único dispõe sobre o que é considerado como orientações gerais.

Aula 129 LINDB. O parágrafo único dispõe sobre o que é considerado como orientações gerais. Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Objetivo Aula: LINDB 129 Professor (a): Luiz Oliveira Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 129 LINDB Art. 24. O artigo trata da revisão

Leia mais

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques Noções de Direito Civil Professora Ana Carla Ferreira Marques E-mail: anacarlafmarques86@gmail.com P A R T E G E R A L LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DO PL 7448/2017 1

ANÁLISE PRELIMINAR DO PL 7448/2017 1 ANÁLISE PRELIMINAR DO PL 7448/2017 1 Inclui no Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro), disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação

Leia mais

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se:

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se: Personalidade É a aptidão genérica para ser titular de direitos contrair deveres. Pergunta-se: os animais possuem personalidade? 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º A personalidade

Leia mais

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DAS PESSOAS NATURAIS DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE INTRODUÇÃO Conforme

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria Decreto-Lei n.º 4.657, de 1942 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro - normas sobre normas - sobredireito; - disciplina as próprias normas

Leia mais

Monster. Concursos. 1º Encontro. Direito Privado

Monster. Concursos. 1º Encontro. Direito Privado Monster Concursos Direito Privado 1º Encontro NOSSO EDITAL Direito Privado 2.3.1. Personalidade jurídica 2.3.2. Capacidade jurídica 2.3.3. Pessoa jurídica 2.3.4. Responsabilidade 2.3.4.1 Fato jurídico

Leia mais

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS

DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS DIREITO CIVIL EM EXERCÍCIOS LINDB PROFESSOR: IVAN LUCAS LINDB DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. 1. (Quadrix- 2016- CRQ 18 Região PI- Advogado) Há pouco tempo, o atual Presidente da República

Leia mais

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase Direitos da Personalidade 1) FCC Procurador - TCE-RO (2010) A morte presumida a) não existe no ordenamento jurídico pátrio.

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42)

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42) Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 02 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC).

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). Direito Civil I 1 Pessoa natural (física): Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). 2 Personalidade : Conjunto

Leia mais

PRINCíPIO DA CONTINUIDADE DAS LEIS. Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.

PRINCíPIO DA CONTINUIDADE DAS LEIS. Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. PRINCíPIO DA CONTINUIDADE DAS LEIS Não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. (art. 2.º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro). Assim,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil LINDB. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil LINDB. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil LINDB Magistratura Federal Período 2010 2016 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2011) Publicada lei de vigência imediata que revogou normas anteriores, houve

Leia mais

Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais

Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais Sinopse Legislativa Tributos e Contribuições Estaduais/Municipais Benefícios fiscais de ICMS - Remissão e anistia - convalidação (Lei Complementar nº 160/2017) Alterações no Convênio ICMS nº 190/2017 -

Leia mais

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro Direito Civil DICAS PARA A PROVA TJ-SC LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB) 1ª Lei geral, aplicável a todas as normas. (Dto

Leia mais

VACACIO LEGIS: Vigora no Brasil o sistema da vigência sincrônica ou seja não é um sistema de vigência gradual

VACACIO LEGIS: Vigora no Brasil o sistema da vigência sincrônica ou seja não é um sistema de vigência gradual REVISÃO LINDB VACACIO LEGIS: Período compreendido entre a publicação e o inicio da sua vigência Regra geral é de 45 dias mas pode ser de 3 meses para vigência no exterior Ex. lei de casamento Exceção:

Leia mais

DECRETO Nº 9.830, DE 10 DE JUNHO DE 2019 CAPÍTULO II DA DECISÃO

DECRETO Nº 9.830, DE 10 DE JUNHO DE 2019 CAPÍTULO II DA DECISÃO DECRETO Nº 9.830, DE 10 DE JUNHO DE 2019 Regulamenta o disposto nos art. 20 ao art. 30 do Decreto- Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942, que institui a Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro.

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

PPP AWARDS & CONFERENCE

PPP AWARDS & CONFERENCE PPP AWARDS & CONFERENCE LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Rafael Domingos Faiardo Vanzella São Paulo, 11 de dezembro de 2018 ART. 26 DA LINDB: NOVO REGIME JURÍDICO DE NEGOCIAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS.

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Renato Albuquerque Coordenação

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Da Pessoa Natural.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Da Pessoa Natural. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 28/02/2018. Da Pessoa Natural. O início da personalidade civil se dá com o nascimento com vida, artigo

Leia mais

Estudo dirigido para concursos Públicos

Estudo dirigido para concursos Públicos Estudo dirigido para concursos Públicos Wilmar Borges Leal Junior PDF para Download Aula Direito Civil 1 Vigência da lei no tempo: Promulgação X Publicação Promulgação é requisito de existência da lei,

Leia mais

LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias

LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias LINDB (Decreto Lei 4.657/1942) Noções Introdutórias LINDB Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto Lei 4.657/1942) Direito Civil: Noções Introdutórias Lei ou Decreto-lei? Apesar de ser

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval M. Viana 1-) Pessoa Natural: Previsão no art. 1º ao art. 10 do C.C. ATENÇÃO: Direitos da personalidade previsão no

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 28/02/2018) Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB antiga LICC (Lei de Introdução ao Código Civil),

Leia mais

5. A cessação da menoridade pelo casamento ocorre: a) em qualquer idade;

5. A cessação da menoridade pelo casamento ocorre: a) em qualquer idade; SIMULADO DIREITO CIVIL DOMICÍLIO CIVIL CAPACIDADE DIREITOS DA PERSONALIDADE 1. Felipe, que no próximo mês irá completar 16 anos de idade, embora tenha nascido surdo-mudo, aprendeu a exprimir sua vontade.

Leia mais

REVISÃO DE DIREITO CIVIL PARA TRF 2 A REGIÃO Organizador: Dicler Forestieri Ferreira

REVISÃO DE DIREITO CIVIL PARA TRF 2 A REGIÃO Organizador: Dicler Forestieri Ferreira Prezados concurseiros que irão concorrer a uma vaga no funcionalismo público através do concurso TRF 2 a Região: Após alguns pedidos dos amigos do fórum concurseiros, www.forumconcurseiros.com, nas próximas

Leia mais

Direito Civil. Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Decreto-Lei Nº 4.657, de 4 de Setembro de 1942 Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. Presidência da República

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Prof. Wanner Franco

Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Prof. Wanner Franco Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro Prof. Wanner Franco REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BULGARELLI, Waldirio. Contratos Mercantis. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Direitos da Personalidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DIREITOS DE PERSONALIDADE: Cláusula geral constitucional que embasa os direitos de personalidade:

Leia mais

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva.

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. NOÇÕES GERAIS Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. Art. 5 º do NCPC: Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

Leia mais

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta: Art. 1º: Salvo disposição contrária,

Leia mais

Olá, amigos e amigas do Plenus,

Olá, amigos e amigas do Plenus, 1 Olá, amigos e amigas do Plenus, Este é o seu Caderno Estratégico. Este material é uma coletânea das questões mais importantes de provas objetivas específicas da matéria que será objeto de sua Sinopse

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 30/08/2017) Decreto Lei 4657/1942. LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) LINDB antiga LICC (Lei

Leia mais

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL 2018 DIREITO CIVIL Alcione Ferreira e Fabiana Reis Brandão Nunes Carneiro - provas aplicadas nos anos de 2012 e 2014 pela autora Alcione Ferreira. Dentre

Leia mais

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002 Código Civil Lei 10.406, 10 de Janeiro de 2002 DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento

Leia mais

Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO

Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino As normas de uma nova Constituição

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC 30.11.2017 AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS ANGÉLICA PETIAN Doutora em Direito I Consultora Jurídica

Leia mais

Âmbito de aplicação da lei. Conflito das leis no tempo e no espaço

Âmbito de aplicação da lei. Conflito das leis no tempo e no espaço Âmbito de aplicação da lei Conflito das leis no tempo e no espaço Âmbito de aplicação da lei Conflito das leis no espaço e no tempo O conflito das leis no tempo se preocupa em explicar qual lei é válida

Leia mais

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS Entes personalizados: pessoas que têm personalidade jurídica naturais e jurídicas - aplica-se o princípio da legalidade ampla (tudo é permitido, salvo o que é proibido

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Regime de bens. Variedade do regime de bens. Comunhão

Leia mais

A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO. A Concepção e o Nascimento

A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO. A Concepção e o Nascimento A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO Rénan Kfuri Lopes, adv. Sumário: I - A Concepção e o Nascimento II - A Incapacidade Absoluta III A Incapacidade Relativa IV - A Capacidade Civil e a Emancipação V

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

Jacintho Arruda Câmara Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público

Jacintho Arruda Câmara Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público São Paulo, 9 de abril de 2018 Prezados Senhores, A Sociedade Brasileira de Direito Público sbdp é organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1993. Desde então tem se dedicado sistematicamente

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

FORMA DE CESSAÇÃO DE VALIDADE DA NORMA: REVOGAÇÃO E CADUCIDADE

FORMA DE CESSAÇÃO DE VALIDADE DA NORMA: REVOGAÇÃO E CADUCIDADE FORMA DE CESSAÇÃO DE VALIDADE DA NORMA: REVOGAÇÃO E CADUCIDADE O ato de revogar consiste em tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade REVOGAR determinada lei significa retirar-lhe sua

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Capacidade Civil: É o estudo da possibilidade de praticar ou não os atos da vida civil, sem contaminar

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

TEORIA DA NORMA JURÍDICA

TEORIA DA NORMA JURÍDICA TEORIA GERAL DO DIREITO I AXIOLOGIA E Prof. Thiago Gomes 2. CONCEITO São normas jurídicas aquelas que apresentam regras de conduta do homem com seus semelhantes, garantida pela eventual aplicação da força

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

Aspectos cíveis da LINDB

Aspectos cíveis da LINDB TÍTULO PRELIMINAR Aspectos cíveis da LINDB Sumário: 1. Generalidades 2. Fontes do direito; 2.1. Lei (em sentido amplo); 2.2. Costumes; 2.3. Analogia; 2.4. Princípios gerais de direito; 2.5. Jurisprudência;

Leia mais

Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial.

Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial. Prof. Thiago Gomes Quem é o empresário individual? É a pessoa física que exerce atividade empresarial. O empresário individual realiza atualmente atividades que não necessitam de grandes investimentos.

Leia mais

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade 1. PERSONALIDADE: (Art. 2º, CC/02) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013)

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1 DIREITO CIVIL CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: vigência, aplicação, interpretação e integração das leis; conflito

Leia mais

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1 -texto A PESSOA NATURAL: 1.1 Pessoas reconhecidas pela ordem jurídica: naturais e jurídicas. 1.2 A personalidade jurídica: modos de aquisição e perda. 1.2.1 Docimasia

Leia mais

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade Direito Civil Existência, Personalidade e Capacidade Código Civil A parte geral do Código Civil subdivide-se em três livros: Pessoas: trata dos sujeitos da relação jurídica. Bens: trata dos objetos da

Leia mais

I (revogado); II (revogado); III (revogado)...

I (revogado); II (revogado); III (revogado)... REDAÇÃO ATUAL Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta: DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO. (EMENTA COM REDAÇÃO DADA PELA LEI Nº 12.376, DE 30/12/2010) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS AO 1.547, DO CC)

DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS AO 1.547, DO CC) DA CELEBRAÇÃO E DA PROVA DO CASAMENTO (ARTIGOS 1.533 AO 1.547, DO CC) DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO A Celebração do Casamento é um ato formal, público e solene, que envolve a manifestação livre e consciente

Leia mais

Direitos da Personalidade

Direitos da Personalidade CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Direitos da Personalidade Período 2010 2016 1) ESAF - Analista de Finanças e Controle CGU (2012) Quanto à pessoa natural, personalidade, capacidade e direitos

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO A CONCEITOS JURÍDICOS BÁSICOS DE DIREITO PRIVADO! Pessoa natural ou física! Personalidade jurídica! Capacidade de direito e de fato 1 ! Pessoa natural:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Além dos direitos fundamentais, a CF/88 prevê uma série de garantias,

Leia mais

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação)

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Controle de Constitucionalidade: Teoria geral 10 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 10 CONTROLE

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

Superveniência de constituição

Superveniência de constituição Superveniência de constituição Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Superveniência

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Direito Civil. Vigência da Lei, Conflito das Leis no Tempo e Eficácia da Lei no Espaço

Direito Civil. Vigência da Lei, Conflito das Leis no Tempo e Eficácia da Lei no Espaço Direito Civil Vigência da Lei, Conflito das Leis no Tempo e Eficácia da Lei no Espaço Vigência da Lei É o chamado ciclo vital da lei. Nasce Tem Continuidade Cessa Criação Consiste em três fases: elaboração,

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita A lei nº 9.605/98 tutela o direito de todos os homens possuírem o direito fundamental

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Passo Direito Civil p/ TRF 4ª Região (Analista Judiciário - Área Judiciária)

Livro Eletrônico. Aula 00. Passo Direito Civil p/ TRF 4ª Região (Analista Judiciário - Área Judiciária) Livro Eletrônico Professores: Lei de Introdução ao Código Civil APRESENTAÇÃO Olá! Meu nome é Thaís Rumstain e, com imensa satisfação, serei a analista de Direito Civil do Passo Estratégico! Para conhecer

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino

Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Introdução Lei que regulamenta

Leia mais

Aula 05. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 05. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 05 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 05 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.3. Direitos da Personalidade

Leia mais

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atributos são prerrogativas que existem por conta dos interesses que a Administração representa, são as qualidades que permitem

Leia mais

Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP

Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP Coordenador José Roberto Mello Porto JUIZ ESTADUAL VUNESP 2018 1 DIREITO CIVIL 1. DAS PESSOAS 1. (Vunesp/TJ/MT/Juiz/2009) Editora lança livro narrando a biografia de cantor famoso, já falecido. Na obra,

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 34, DE 02-03-2017 Dispõe sobre o arquivamento de atos de empresas, sociedades ou cooperativas de que participem estrangeiros residentes e domiciliados no Brasil, pessoas físicas,

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - A respeito da propriedade e da posse, assinale a alternativa correta: A. As concepções doutrinárias que entendem a função social como limite

Leia mais

IUS RESUMOS. Da capacidade. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Da capacidade. Organizado por: Samille Lima Alves Da capacidade Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. A TEORIA DAS INCAPACIDADES CIVIS... 3 1. Revisão sobre os termos gerais de capacidade... 3 1.1 Conceito de capacidade... 3 1.2 Capacidade de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 7.2 Integração - Enquanto as formas de interpretação partem de textos legais para alcançar,

Leia mais

DIREITO PENAL Retroatividade da lei Ultratividade da lei

DIREITO PENAL Retroatividade da lei Ultratividade da lei 1 -Aplicação da Lei Penal no Tempo ART. 1o do CP PRINCÍPIO DA LEGALIDADE PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL 2 - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Funções do Princípio da Legalidade: Proibir a

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Bateria de Questões Cespe. Prof. Dicler Forestieri

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Bateria de Questões Cespe. Prof. Dicler Forestieri Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Bateria de Questões Cespe Prof. Dicler Forestieri LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO Professor Dicler Forestieri Ferreira EXERCÍCIOS DA

Leia mais

COMO ELABORAR CONTRATOS

COMO ELABORAR CONTRATOS COMO ELABORAR CONTRATOS PARTES Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB 1. INTRODUÇÃO Foi o Decreto-lei 4.657/42 que institui a Lei de Introdução, sendo ela uma norma de sobredireito, eis que disciplina as próprias normas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

Aula 02. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Formas de Extinção da Personalidade (continuação)

Aula 02. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Formas de Extinção da Personalidade (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 02 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 02 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.1. Personalidade

Leia mais

UNIFRA. Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra

UNIFRA. Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO UNIFRA Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra 02/10/2012 1 V i g ê n c i a e V a l i d a d e d a s N o r m a s J u r í d i c a s : A validade da norma jurídica pode ser reconhecida

Leia mais