Modelagem Dinâmica. Toda a ação é designada em termos do fim que procura atingir. Niccolo Maquiavel. O pensamento é o ensaio da ação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelagem Dinâmica. Toda a ação é designada em termos do fim que procura atingir. Niccolo Maquiavel. O pensamento é o ensaio da ação."

Transcrição

1 Modelagem Dinâmica Toda a ação é designada em termos do fim que procura atingir. Niccolo Maquiavel O pensamento é o ensaio da ação. Sigmund Freud

2 Modelagem Dinâmica Identifica e modela os aspectos do sistema de software que podem mudar durante a sua execução, devido à ocorrência de eventos. Foco no comportamento que o sistema deve apresentar. Usa os diagramas dinâmicos da UML (seqüência, colaboração, atividade e estado). Especifica uma versão inicial das interfaces públicas das classes de análise. Foco no domínio do problema!

3 Eventos Ocorrências dignas de modelagem envolvendo algum tipo de troca de informação. O evento não é a informação trocada e sim o fato de alguma informação ter sido trocada. O tipo de evento mais comum encontrado durante a análise é a interação entre um ator e o sistema. Modelamos o comportamento do sistema através de eventos e das ações executadas em resposta a eles.

4 Atividades da Modelagem Dinâmica Identificar eventos do sistema Construir diagramas de seqüência para os cenários primários dos casos de uso Construir um único diagrama de colaboração para o sistema, combinando os diagramas de seqüência Atualizar a interface pública das classes (operações) Construir diagramas de estados

5 Atividade1- Identificar eventos do sistema Deve ser realizada uma nova análise textual nas especificações dos casos de uso, prestando-se atenção aos pontos nos quais trocas de informação ocorrem. Normalmente, esses pontos estão associados a verbos. Informações relevantes: verbos e os contextos nos quais aparecem.

6 Exemplo: UC1- Emprestar Exemplar Fluxo Básico : 1. O cliente solicita empréstimo de um exemplar de alguma publicação (livro, periódico, tese ou manual), fornecendo o seu número de registro e o número de tombo da publicação desejada. 2. A atendente solicita o empréstimo ao sistema, fornecendo o código do cliente e o tombo da publicação 3. O sistema valida o cliente e verifica o seu status no sistema de cadastro ( Normal ou Suspenso ) através de seu número include de registro.(<< >> Validar Usuário)

7 4. O sistema verifica se existe algum exemplar disponível da publicação desejada. 5. Se o status do cliente for Normal e algum exemplar da publicação estiver disponível 5.1. O sistema altera status do livro para emprestado; 5.2. O sistema verifica o período do empréstimo, que depende do tipo de usuário - 7 dias para alunos e 15 para professores 5.3. O sistema gera registro do empréstimo O sistema comunica o sucesso do empréstimo.

8 Fluxo Alternativo 1 : No passo 5, se o usuário estiver suspenso, o sistema informa a atendente de sua proibição de retirar exemplares e o empréstimo não é realizado. Fluxo Alternativo 2 : No passo 5, se todas as cópias da publicação estiverem emprestadas ou reservadas, o sistema informa a atendente que a publicação não está disponível, não sendo possível realizar o empréstimo.

9 Eventos identificados O cliente solicita empréstimo de um exemplar de alguma publicação; O cliente fornece o seu número de registro e o número de tombo da publicação; A atendente solicita o empréstimo ao sistema; A atendente fornece o número de registro do cliente e o número de tombo da publicação; O sist. valida o cliente e verifica o seu status; O sist. verifica se existe algum exemplar disponível da publicação desejada; O sist. altera status do livro para emprestado; O sist. verifica o período do empréstimo; O sist. gera registro do empréstimo; O sist. comunica o sucesso do empréstimo; (A1) O sist. informa a atendente da proibição de retirar exemplares; (A2) O sist. informa a atendente que não será possível realizar o empréstimo- publicação indisponível.

10 Eliminando Redundancias... O cliente solicita empréstimo O cliente não de é um um ator exemplar desse sistema, de alguma apenas o publicação; atendente, O cliente fornece o seu perceba número que esses de registro eventos indicam e o número comunicação de tombo entre da cliente e atendente e não com o sistema... publicação; A atendente solicita Consiste o empréstimo em um evento ao sistema; onde solicita o empréstimo já A atendente fornece informando o número de de registro do cliente e tombo e o número da publicação de tombo da publicação; O sist. valida o cliente e verifica o seu status; O sist. verifica se existe algum exemplar disponível da publicação desejada; O sist. altera status do livro para emprestado; O sist. verifica o período do empréstimo; O sist. gera registro do empréstimo; O sist. comunica o sucesso do empréstimo; (A1) O sist. informa a atendente da proibição de retirar exemplares; (A2) O sist. informa a atendente que não será possível realizar o empréstimo- publicação indisponível.

11 Atividade2-Construir o Diagrama de Seqüência O objetivo principal desse diagrama é: determinar a ordem em que os eventos ocorrem, as mensagens que são enviadas, os métodos que são chamados, como os objetos interagem entre si dentro de um determinado processo.

12 Construir o Diagrama de Seqüência Primeiro constrói-se o diagrama de seqüência de sistema relativo a cada caso de uso, usando-se os eventos identificados na Atividade 1.

13 Diagrama de Seqüência de Sistema

14 Refinando o Diagrama de Seqüência Em seguida refina-se esse diagrama, construindo o diagrama de seqüência de análise substituindo-se o objeto Sistema pelas classes de análise de fronteira, controle e entidade que o materializam.

15 Comunicação entre classes Para cada tipo de classe de análise, existe um estereótipo. Classes de Fronteira Classes de Controle Classes de Entidade <<boundary>> <<control>> <<entity>> Interações devem ser organizadas da seguinte maneira: Fronteira Controle Entidade

16 Diagrama de Seqüência de Análise

17 Diagrama de Seqüência de Análise O controlador de alguma forma sabe achar os objetos.abstrai a busca (se vai buscar em arquivo, em vetor, em banco... Depois de carregado o objeto posso enviar mensagens Instanciou novo objeto empréstim o não tinha linha de vida anterior Métodos privados do controlador

18 Detalhando... Com os exemplos anteriores vocês puderam ter uma noção do diagrama de seqüência, mas para construí-lo precisamos detalhar seus elementos

19 Elementos do Diagrama de seqüência Atores: Os atores são exatamente os mesmos descritos no Diagrama de Casos de Uso, ou seja, entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços, gerando dessa forma eventos que iniciam processos. Normalmente os atores são os usuários que utilizam o sistema, mas podem representar outro software, como um sistema integrado ou um hardware especial. Esses atores costumam ser apresentados como bonecos magros idênticos aos usados no diagrama de casos de uso, porém contendo uma linha de vida.

20 Elementos do Diagrama de seqüência Linha de Vida: A linha de vida representa o tempo em que um objeto existiu durante um processo. As linhas de vida são representadas por linhas finas verticais tracejadas partindo do retângulo que representa o objeto. A linha de vida é interrompida com um X quando o objeto é destruído.

21 Elementos do Diagrama de seqüência Objetos: Objetos representam as instâncias das classes envolvidas no processo ilustrado pelo Diagrama de Seqüência. Os objetos são apresentados como retângulos (ou símbolo do estereótipo da classe)contendo um texto que identifica primeiramente o nome do objeto, em minúsculo, e depois o nome da classe, com as letras iniciais maiúsculas, a qual o objeto pertence. Essas duas informações são separadas por um símbolo de dois pontos. Os objetos também contém uma linha de vida, tracejada e vertical que surge a partir do objeto.

22 Elementos do Diagrama de seqüência Objetos Criação de objeto é representada por mensagem dirigida à própria caixa que representa o objeto (em vez de ser dirigida à linha de vida). Mensagem de criação pode ter estereótipo «create» Destruição de objeto é representada por um X no fim da linha de vida do objeto. Mensagem de destruição pode ter estereótipo «destroy». ob1:c1 ob1:c1

23 Elementos do Diagrama de seqüência Foco de controle ou Ativação: Indica os períodos em que um determinado objeto está participando ativamente do processo, ou seja, identifica os momentos em que um objeto está executando um ou mais métodos utilizados em um processo específico. Aparece sobre a linha de vida do objeto quando o mesmo recebe um estímulo. Chamadas recursivas provocam barras empilhadas

24 Elementos do Diagrama de seqüência Mensagem: Uma mensagem é uma comunicação entre objetos (emissor e receptor) que veicula informação na expectativa de provocar uma resposta (ação ou atividade). Uma ação de um objeto capaz de provocar uma resposta em outro objeto pode ser modelada como uma mensagem do primeiro para o segundo objeto. Uma mensagem é representada por uma seta horizontal, do emissor para o receptor, com o nome e possíveis argumentos

25 Elementos do Diagrama de seqüência Tipos de mensagens síncrona - o emissor fica parado à espera de resposta corresponde tipicamente a chamada de operação/procedimento no receptor retorno de mensagem síncrona São opcionais assíncrona - o emissor não fica parado à espera de resposta corresponde tipicamente a envio de sinal entre dois objetos concorrentes simples - não define se é síncrona, de retorno ou assíncrona usadas normalmente na modelagem de interações na fronteira do sistema (entre atores e o sistema representado por um ou mais objetos)

26 Elementos do Diagrama de seqüência Mensagens iteradas (loop) e com retorno O valor de retorno de uma mensagem síncrona pode ser indicado na chamada, das duas formas a seguir, ou na mensagem de retorno ret := msg(args) msg(args):ret Uma mensagem iterada(loop) é indicada com asterisco *, seguido ou não de uma fórmula de iteração Exemplo: *[i:=1..n] update(i)

27 Elementos do Diagrama de seqüência Mensagens condicionais Uma mensagem condicional é indicada por uma condição de guarda entre colchetes [ ] Exemplo: [x<0] invert(x,color) A mensagem só é enviada se a condição for verdadeira Condições permitem mostrar várias sequências alternativas num único diagrama

28 Tipos de Transação Identificadas no caso de uso e transportadas para o primeiro nível do diagrama de seqüência (dos atores para a aplicação/interface): Evento e Resposta de sistema Colocadas no segundo nível (da aplicação interface para o controle/domínio), são métodos que efetivamente realizam a funcionalidade do sistema: Operação e Consulta de sistema

29 Evento de Sistema Informação flui de um dos atores para a aplicação

30 Resposta do Sistema Informação flui do sistema para o ator

31 Conseqüências - Métodos Eventos e respostas do sistema têm conseqüências na camada de aplicação de um sistema. Essas conseqüências são procedimentos (métodos) de entrada e saída que terão que ser analisadas, projetadas e implementadas para realizar os casos de uso.

32 Conseqüência de um evento Operação de Sistema, quando se tratar de entrada de dados ou controle:

33 Notação Operação (abstrata) especificação Método (concreto) implementação Apenas operações de sistema e consultas de sistema são métodos (chamadas de procedimento). Ou seja, apenas fluxos da aplicação para o controle precisam usar a notação nome(parametros)

34 Exercícios Estudo de caso: Sistema de Folha de Pagamento 1. Construa o diagrama de seqüência representando o cenário primário de sucesso dos casos de uso Adicionar evento e Gerar Demonstrativo do Funcionário

35 Adicionar evento

36 Diagrama de colaboração Semelhante ao Diagrama de Seqüência. Diferença é: diagrama de seqüência seqüência temporal em que os eventos ocorrem mensagens que são chamadas, diagrama de colaboração organização estrutural dos objetos como os objetos estão vinculados mensagens que objetos trocam entre si.

37 Diagrama de colaboração Representam como os eventos fluem de um objeto para outro. Visão geral das trocas de informação entre objetos do sistema Destaca necessidade de associação entre classes.

38 Componentes do diagrama de colaboração Objetos: instâncias de classes que participam de um processo. Conta1:Conta Vínculos: ligações existentes entre os objetos envolvidos, ocorre sempre que dois objetos colaboram entre si, seja pelo envio ou recebimento de mensagens. conta1:conta hist1:histórico

39 Componentes do diagrama de colaboração Mensagens:geralmente representam chamadas a métodos. A numeração das mensagens indica a ordem em que elas ocorrem. A direção da seta indica a direção para onde a mensagem foi enviada, a ponta da seta indica o objeto que receberá a mensagem. O exemplo a seguir ilustra o envio da mensagem solicitando o disparo do método Gravar, transmitida a partir do objeto conta1 para o objeto hist1 conta1:conta 1:Gravar() hist1:histórico

40 Componentes do diagrama de colaboração Atores: os mesmos do diagrama de caso e uso e diagrama de seqüência 1:ConCPF() fisica1:física 2:Gravar() Condições: podem ser inseridas nas mensagens 1:[Se necessário]gravar() fisica1:física

41 Exemplo Diagrama de colaboração

42 Atualizar Diagrama de classes Depois de construir os diagramas de sequencia e de colaboração, devemos associar os eventos às classes de análise e atualizar o diagrama de classes, para que passe a incluir essa informação. Os eventos recebidos por uma classe se transformam em operações de sua interface pública. Eventos produzidos por um objeto podem indicar tanto uma resposta para um evento recebido quanto o fato de que uma classe usa algum serviço oferecido por outra.

43

44 Exercícios Estudo de caso: Sistema de Folha de Pagamento 1. Construa um diagrama de colaboração representando o cenário primário de sucesso do caso de uso Gerar Demonstrativo do Funcionário

UML Diagramas de Interação

UML Diagramas de Interação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação UML Diagramas de Interação Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Análise e Projeto de Sistemas Faculdade de Computação

Leia mais

UML - Diagramas de Sequência

UML - Diagramas de Sequência UML - Diagramas de Sequência 1 Objectivo Um diagrama de sequência mostra uma interacção, isto é, uma sequência de mensagens trocadas entre vários objectos num determinado contexto (caso de utilização,

Leia mais

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação

Tópicos da Aula. Alguns Diagramas UML. Diagramas Principais. Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração. Tipos de Diagramas de Interação Engenharia de Software Aula 10 Tópicos da Aula Diagramas de Interação: Sequência e Colaboração Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 09 Abril 2012 Alguns Diagramas UML

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: marcelosantos@outlook.com SISTEMAS

Leia mais

Prática interdisciplinar em desenvolvimento de software I

Prática interdisciplinar em desenvolvimento de software I Este é um diagrama comportamental que procura determinar a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, identificando quais mensagens devem ser disparadas entre os elementos envolvidos

Leia mais

Diagrama de Sequência EDSIII. UML 2015 profa.denise

Diagrama de Sequência EDSIII. UML 2015 profa.denise Diagrama de Sequência EDSIII UML 2015 profa.denise Diagrama de seqüência mostra interações entre objetos organizada em uma seqüência de tempo e de mensagens trocadas, mas não trata de associações entre

Leia mais

Realizações de. Diagramas de Interação. Diagrama de Sequência. Análise e Projeto de Sistemas OO. Diagrama de Interação:

Realizações de. Diagramas de Interação. Diagrama de Sequência. Análise e Projeto de Sistemas OO. Diagrama de Interação: Análise e Projeto de Sistemas OO Realizações de O Diagrama Use Case apresenta uma visão externa do sistema Diagramas de Interação descrevem como use cases são realizados como interações entre associações

Leia mais

Diagrama de Sequência. Diagrama de Sequência. Atores. O que representam? Linha de Vida. Objetos

Diagrama de Sequência. Diagrama de Sequência. Atores. O que representam? Linha de Vida. Objetos DCC / ICEx / UFMG Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas Pode ser usado para detalhar um Caso de Uso Identifica O evento

Leia mais

27/02/2016 UML. Prof. Esp. Fabiano Taguchi DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA

27/02/2016 UML. Prof. Esp. Fabiano Taguchi  DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA DIAGRAMA DE SEQUENCIA Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas,

Leia mais

Tema 2: Modelo Dinâmico

Tema 2: Modelo Dinâmico Tema 2: Modelo Dinâmico Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente,

Leia mais

UML - Diagramas de Sequência

UML - Diagramas de Sequência UML - Diagramas de Sequência 1 Objetivo Um diagrama de sequência mostra uma interação, isto é, uma sequência de mensagens trocadas entre vários objetos num determinado contexto (caso de uso, operação,

Leia mais

Diagrama de Sequência

Diagrama de Sequência "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Diagrama de Sequência Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3)

Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Análise de Sistemas 4º Bimestre (material 3) Permite a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como demonstrar como elas se relacionam, complementam

Leia mais

Interações entre objetos

Interações entre objetos Interações entre objetos Interações entre Objetos Os serviços (casos de uso) são fornecidos através da colaboração de grupos de objetos Os objetos interagem através de comunicações Diagrama de Sequência

Leia mais

Fatec Ipiranga - Engenharia de Software I 18/02/2013. Agenda. 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes

Fatec Ipiranga - Engenharia de Software I 18/02/2013. Agenda. 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes Engenharia de Software I 3º. Semestre ADS Diagramas de Interação Enfoque Diagrama de Sequência Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Agenda 0. Relembrando os Relacionamentos do Diagrama de Classes 2. Diagrama

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno

Engenharia de Software. Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso. Prof. Bruno Moreno Engenharia de Software Aula 2.4 Modelos de Casos de Uso Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Comportamento do Sistema Refere-se às funcionalidades do sistema Requisitos funcionais; O comportamento

Leia mais

UML Aula I Diagramas de Caso de Uso. Ricardo Argenton Ramos

UML Aula I Diagramas de Caso de Uso. Ricardo Argenton Ramos UML Aula I Diagramas de Caso de Uso Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software II 2016.1 25/04/2016 Um Exercício Como você pode representar? Uma casa de 2 andares, 4 quartos, 2 banheiros, 1 sala, 1

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1)

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Introdução (1) Objetivos Principais dos Casos de Uso: Delimitação do contexto de um sistema Documentação e o entendimento dos requisitos Descrição dos requisitos funcionais

Leia mais

Modelagem Estática e Dinâmica: Estudo de Caso - Sistema de Caixa Automático

Modelagem Estática e Dinâmica: Estudo de Caso - Sistema de Caixa Automático Modelagem Estática e Dinâmica: Estudo de Caso - Sistema de Caixa Automático Enunciado do Problema (I) O sistema de caixa automático permite que clientes realizem saques e verifiquem seus saldos, de acordo

Leia mais

MÓDULO. Diagramas de Seqüência

MÓDULO. Diagramas de Seqüência MÓDULO Diagramas de Seqüência Objetivo Mostrar a interação, isto é, a seqüência de mensagens trocadas entre vários objetos num determinado contexto (caso de uso, operação, etc.) Enfatizar a comunicação

Leia mais

Diagrama de Comunicação

Diagrama de Comunicação Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide Medeiros, E. Desenvolvendo Software

Leia mais

Diagramas de Interacção

Diagramas de Interacção 24 Diagramas de Interacção Sumário: Tipos de Diagramas de Interacção Interacções Diagramas de Comunicação conceitos base Diagramas de Sequência conceitos base Diagramas de Comunicação conceitos avançados

Leia mais

Simbolos/Componentes desse diagrama:

Simbolos/Componentes desse diagrama: DIAGRAMA DE CASO DE USO Simbolos/Componentes desse diagrama: ATORES CASOS DE USO LINHAS: Associações (Associam os casos de usos a outros casos de uso e também a atores) Especialização / Generalização (características

Leia mais

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos

UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos UML (Linguagem Modelagem Unificada) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Roteiro A importância da UML para projetar sistemas. Principais características do diagrama de classes e de sequência.

Leia mais

Prática interdisciplinar em desenvolvimento de software I

Prática interdisciplinar em desenvolvimento de software I 7.6 Mensagens de retorno Esse tipo de mensagem identifica a resposta a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou. Uma mensagem de retorno pode retomar informações específicas do método chamado ou

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

Interações entre objetos

Interações entre objetos Interações entre objetos 1 Interações! Interações mostram os aspectos dinâmicos de um sistema, enfatizando a troca de mensagens entre objetos! Dois diagramas podem ser usados para modelar as interações:

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA UML UNIFIED MODELING LANGUAGE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br O que é?? 2 A UML

Leia mais

Diagrama de Sequência.

Diagrama de Sequência. Diagrama de Sequência Simone Sawasaki Tanaka simone.tanaka@unifil.br Diagrama de Sequência : U s ua rio Ob j eto 1: N om e da C la s s e Obje to 2 : N om e d a C las s e 3 : N o m e d a C las s e Eve nto

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto. Luiz Leão

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto. Luiz Leão Unidade 4 Modelo de Classes de Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição da Visibilidade entre Objetos Adição de Operações às Classes de Projeto Adição

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Diagramas comportamentais UML Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário

Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa,

Leia mais

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados Aula 7 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagrama de Comunicação 2 Solange N. A. de Souza Principais

Leia mais

Metodologias de Desenvolvimento (I)

Metodologias de Desenvolvimento (I) Modelagem Estática Metodologias de Desenvolvimento (I) Método é definido como sendo um conjunto de atividades sistemáticas para realizar uma tarefa. Técnica é um modo de executar as atividades recomendadas

Leia mais

DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA

DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA Extraem-se dos UCs Martins 2008 112 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA 1: withdrawmoney(amount) 2: balance = getbalance() Martins 2008 113 DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA simples síncrona assíncrona

Leia mais

Diagramas de Seqüência

Diagramas de Seqüência Diagramas de Seqüência Objetivo Mostrar a interação, isto é, a seqüência de mensagens trocadas entre vários objetos num determinado contexto (caso de uso, operação, etc.) Enfatizar a comunicação e a passagem

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2018 Diagramas de Interação de Objetos Diagramas de Interação O Diagrama de Interação

Leia mais

Diagramas de Package

Diagramas de Package 190 Diagramas de Package À medida que os sistemas software se tornam mais complexos e o número de classes aumenta: Torna-se difícil efectuar a gestão das diversas classes A identificação de uma classe

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP

TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP TerraLAB Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres Departamento de Computação - UFOP Especificação de Casos de Uso Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição

Leia mais

UML. Diagrama de Caso de Uso. Profº. Reginaldo Cândido

UML. Diagrama de Caso de Uso. Profº. Reginaldo Cândido UML Diagrama de Caso de Uso Profº. Reginaldo Cândido reginaldo.candido@etec.sp.gov.br Introdução Casos de uso (use cases) são utilizados para capturar os requisitos do sistema. De forma breve, um caso

Leia mais

ANÁLISE DE SISTEMAS UML. por. Antônio Maurício Pitangueira

ANÁLISE DE SISTEMAS UML. por. Antônio Maurício Pitangueira ANÁLISE DE SISTEMAS UML por Antônio Maurício Pitangueira 1 Diagrama de caso de uso Representa um conjunto de cenários identificados Possibilita a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer

Leia mais

Modelagem Temporal com UML

Modelagem Temporal com UML Modelagem Temporal com UML! Tipo especial de diagrama de estados, onde são representados os estados de uma atividade, ao invés dos estados de um objeto.! Estados de Atividade: "Exemplo 1: passos de um

Leia mais

Linguagem UML. Linguagem de Modelagem Unificada UML. Diagramas de Comportamento Parte 2. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Linguagem UML. Linguagem de Modelagem Unificada UML. Diagramas de Comportamento Parte 2. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Linguagem de Modelagem Unificada UML Diagramas de Comportamento Parte 2 Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Diagramas tripé da Análise Diagramas de Sequência Diagramas

Leia mais

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão

Introdução. à UML. Histórico (cont.) Histórico Definição Benefícios Notação Diagrama de Classes Diagramas de Interação Conclusões Revisão Sumário Introdução à UML BSI Bacharelado em Sistemas de Informação LOO Linguagens Orientadas a Objetos Humberto Mossri de Almeida hmossri_cursos@yahoo.com.br Marcelo Nassau Malta nassau_cursos@yahoo.com.br

Leia mais

Introdução. Diagramas de Interação. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Os modelos de análise não respondem a algumas perguntas:

Introdução. Diagramas de Interação. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Os modelos de análise não respondem a algumas perguntas: Diagramas de Interação Os modelos de análise não respondem a algumas perguntas: Como as operações do sistema são executadas internamente? A que classes estas operações internas pertencem? Quais objetos

Leia mais

Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas

Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas Engenharia de Software Engenharia de Software 2012/3 Aula 5 Modelagem de Sistemas Thiago P. da Silva thiagosilva@ufmt.br Agenda Modelagem de Sistemas Modelos de contexto Diagramas de Atividades Modelos

Leia mais

APÊNDICE D Unified Model Language (UML)

APÊNDICE D Unified Model Language (UML) APÊNDICE D Unified Model Language (UML) 299 APÊNDICE D Unified Model Language (UML) Apresenta-se neste Apêndice uma visão geral sobre a UML (Unified Modeling Language), focalizando-se nos conceitos e definições

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER)

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) slide 1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Tópicos Usando modelo de dados conceituais de alto nível

Leia mais

Panorama da notação UML

Panorama da notação UML Panorama da notação UML A notação UML (Unified Modeling Language linguagem de modelagem unificada) evoluiu desde que foi adotada a primeira vez como um padrão em 1997. Uma revisão maior para o padrão foi

Leia mais

Casos de Uso. SSC-121 Engenharia de Software I. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012

Casos de Uso. SSC-121 Engenharia de Software I. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 Casos de Uso SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 1 Definição Um caso de uso representa uma possível utilização do sistema por um ator, que pode ser uma

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso. Sistemas de Informação

Modelagem de Casos de Uso. Sistemas de Informação Modelagem de Casos de Uso Sistemas de Informação 1 Introdução O modelo de casos de uso é uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que

Leia mais

S15 - Engenharia de Requisitos continuação cap.6

S15 - Engenharia de Requisitos continuação cap.6 S15 - Engenharia de Requisitos continuação cap.6 ENGENHARIA DE SOFTWARE PRESSMAN, 2011 Gilberto Wolff UTFPR Roteiro Análise de requisitos Modelagem baseada em cenários Modelos UML que complementam o Caso

Leia mais

UML & Padrões Aula 6. UML & Padrões - Profª Kelly C C Silva

UML & Padrões Aula 6. UML & Padrões - Profª Kelly C C Silva UML & Padrões Aula 6 UML & Padrões - Profª Kelly C C Silva Diagramas da UML - Diagramas Estruturais Pacotes Classes Objetos Estrutura Composta Componentes Instalação - Diagramas Comportamentais Casos de

Leia mais

Lista Diagrama de Casos de Uso

Lista Diagrama de Casos de Uso Lista Diagrama de Casos de Uso 1. Qual é a notação da UML para um caso de uso? Qual é a notação da UML para um ator? Qual a notação utilizada na UML para o relacionamento de generalização? 2. Defina o

Leia mais

DS: notação. Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição.

DS: notação. Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição. DS: notação Falta-nos apenas dar exemplos de DSS que contenham a criação de objectos temporários e sua posterior destruição. Martins 2008 147 DS: notação Martins 2008 148 DS: notação Mensagem condicional

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 2 A Modelagem Dinâmica Diagramas de Interação Diagrama de Seqüência 1 Programa

Leia mais

A modelagem de Negócio com UML

A modelagem de Negócio com UML A modelagem de Negócio com UML Introdução A passagem do Modelo do Negócio para o Modelo do Sistema envolve a definição de quais Casos de Uso do Negócio deverão ser automatizados; No momento em que os requisitos

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama.

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama. DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Diagrama de Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento externo do sistema

Leia mais

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso

Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Modelagem ou Diagrama de Caso de Uso Objetivos principais: Delimitar o contexto de um sistema Documentar os requisitos Ajudar no entendimento dos requisitos Descrever os requisitos funcionais Facilitar

Leia mais

Diagramas de Sequência do Sistema e Contratos de Operações. SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012

Diagramas de Sequência do Sistema e Contratos de Operações. SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 Diagramas de Sequência do Sistema e Contratos de Operações SSC-121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2º semestre de 2012 1 O que já foi visto até agora Casos de Uso Completo Abstrato

Leia mais

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência

Diagramas. Abordaremos agora cada um destes tipos de diagrama: 1. Diagrama Use-Case. 2. Diagrama de Colaboração. 3. Diagrama de Sequência Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objecto, de estado, de sequência, de colaboração, de actividade, de componente e o de instalação/execução.

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Casos de Uso Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Diagrama de Casos de Uso Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento

Leia mais

Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação CASOS DE USO SSC 621: Análise e Projeto Orientados a Objetos Prof. Dr. Lucas Bueno R. Oliveira 2º Semestre 2015 DEFINIÇÃO Um

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial. ENG Sistemas de Informação Gerenciais Caso de Uso - Exercícios

Departamento de Engenharia Industrial. ENG Sistemas de Informação Gerenciais Caso de Uso - Exercícios PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Industrial ENG 1518 - Sistemas de Informação Gerenciais Caso de Uso - Exercícios 1 - Construa um modelo de casos de uso para

Leia mais

Realizando a Análise e Projeto

Realizando a Análise e Projeto Realizando a Análise e Projeto Modelagem de Negócios O que temos: Modelagem dos processos: Diagrama de Atividades Modelo de Casos de Uso de Negócio: Modelo de Objetos de Negócio Ator de negócio, trabalhador

Leia mais

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS Bacharelado em Sistemas de Informação Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 9 A Modelagem Dinâmica Diagramas de Interação Diagrama de Seqüência 1 Programa

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso

Modelagem de Casos de Uso Modelagem de Casos de Uso Introdução O modelo de casos de uso é uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com o mesmo.

Leia mais

Análise e Projeto de Software Parte I. Marcos Dósea

Análise e Projeto de Software Parte I. Marcos Dósea Análise e Projeto de Software Parte I Marcos Dósea marcosdosea@gmail.com Agenda Apresentação do professor Apresentação da disciplina Metodologia e avaliação Apresentação do professor Marcos Barbosa Dósea

Leia mais

MODELAGEM DE INTERAÇÕES

MODELAGEM DE INTERAÇÕES MODELAGEM DE INTERAÇÕES Em capítulos anteriores, dois modelos são descritos: o modelo de casos de uso e o modelo de classes de análise. Bezerra (2007) resume o que esses dois modelos fornecem de informação

Leia mais

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos:

UML Relacionamentos. Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Relacionamentos Relacionamento é uma conexão entre itens A maioria dos itens relacionam-se entre si. Quatro tipos de relacionamentos: Dependência Generalização Associação Realização Relacionamentos - Dependência

Leia mais

Aula 5 Diagramas de Seqüência do Sistema e Contratos de Operações

Aula 5 Diagramas de Seqüência do Sistema e Contratos de Operações Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 5 Diagramas de Seqüência do Sistema e Contratos de Operações Responsável Prof. Seiji Isotani

Leia mais

PRDS Módulo 3 (parte 3) Dario Ferreira Yoshiro Nagaé

PRDS Módulo 3 (parte 3) Dario Ferreira Yoshiro Nagaé PRDS 2008.1 Módulo 3 (parte 3) Dario Ferreira dario@les.inf.puc-rio.br Yoshiro Nagaé yoshiro@les.inf.puc-rio.br Diagramas de Interação Diagramas de Interação: Introdução Os objetivos de um diagrama de

Leia mais

PROJETO DE ARQUITETURA

PROJETO DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Próximas aulas: Seminários de Padrões de Projeto GoF 1º Dia: 10/11/2017, 08h 10h, Sala 04 2º Dia:

Leia mais

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos

POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos. POO Paradigma Orientado a Objetos UEG - Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Posse) Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Turma: 4 Semestre Ano: 2016 Professor: José Ronaldo Leles Júnior O que é? É uma forma de abordar um problema.

Leia mais

Análise e Projeto de Software Parte II. Marcos Dósea

Análise e Projeto de Software Parte II. Marcos Dósea Análise e Projeto de Software Parte II Marcos Dósea marcosdosea@gmail.com Agenda Aula III Análise de Software Orientado à Objetos Motivação Marcos Dósea marcosdosea@gmail.com O que é análise e projeto?

Leia mais

Diagrama de Sequência Notação Objetos. Diagrama de Sequência Notação Mensagens. Diagrama de Sequência Notação Mensagens. Tipos de Mensagens

Diagrama de Sequência Notação Objetos. Diagrama de Sequência Notação Mensagens. Diagrama de Sequência Notação Mensagens. Tipos de Mensagens Diagrama de Sequência Diagrama de Sequência Os diagramas de sequências enfatizam a perspectiva temporal Há dois tipos de utilização desse diagrama, dependendo da fase em que estamos Documentação dos casos

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS

MODELAGEM DE SISTEMAS MODELAGEM DE SISTEMAS Profa. Rosemary Melo Representa a parte dinâmica do sistema Utilizado para modelar atividades, que podem ser um método ou um algoritmo, ou mesmo um processo completo. Na visão de

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Diagrama de Máquina de Estados

Diagrama de Máquina de Estados Análise e Projeto de Sistemas OO Diagrama de Máquina de Estados Demonstra o comportamento de um elemento através de um conjunto de transições de estado. Um Estado representa a situação em que um objeto

Leia mais

Introdução a UML. Aula 04 Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski

Introdução a UML. Aula 04 Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski Introdução a UML 1 Aula 04 Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski rita.gaieski@qi.edu.br 2 Introdução a UML É uma linguagem criada para especificação, construção, visualização e documentação

Leia mais

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio janaina@les.inf.puc-rio.br Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

Projeto Integrador II. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra)

Projeto Integrador II. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra) Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML (livro de Eduardo Bezerra) Prof. Arliones Hoeller Prof. Eraldo Silveira e Silva arliones.hoeller@ifsc.edu.br eraldo@ifsc.edu.br 1 Cap.4 Modelagem de

Leia mais

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language

Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que

Leia mais

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso. Componentes do Diagrama DCC / ICEx / UFMG Diagrama de Diagrama de Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Adota uma linguagem simples Acessível ao cliente Objetivo é a compreensão do comportamento externo do sistema

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas 2012 / 1

Análise Estruturada de Sistemas 2012 / 1 Análise Estruturada de Sistemas 2012 / 1 Modelo de Contexto O que é? É o instrumento da análise funcional que serve para: Identificar os elementos externos que interagem com o sistema. Mostrar o fluxo

Leia mais

Especificação de Sistemas de Software e a UML

Especificação de Sistemas de Software e a UML Modelagem de sistema Especificação de Sistemas de Software e a UML A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema Modelo => visão simplificada e abstrata de um sistema

Leia mais

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência Diagrama de Seqüência Viviane Torres da Silva viviane.silva@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~viviane.silva/2010.2/es1 O que é? Diagrama criado para modelagem da interação entre objetos Detalha como objetos

Leia mais

Use Cases e Fluxo de Eventos. Use Case e Ator. Objetivos. Algumas Definições. Algumas Definições

Use Cases e Fluxo de Eventos. Use Case e Ator. Objetivos. Algumas Definições. Algumas Definições Objetivos Use Cases e Fluxo de Eventos Gidevaldo Novais gidevaldo.vic@ftc.br Introduzir conceitos de use case, ator e fluxo de eventos Apresentar sub-fluxos de eventos Discutir sobre identificação, evolução

Leia mais

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42

Diagrama de Classes. Régis Patrick Silva Simão. Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Diagrama de Classes Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Classes 1/42 Agenda Introdução Objetos Classes Atributos Operações & Métodos Relacionamentos Relacionamento: Associação Nome de Relacionamento

Leia mais