O Ser em desequilíbrio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Ser em desequilíbrio"

Transcrição

1 Academia ATOS

2 O Ser em desequilíbrio A destruição gerada pelo pecado

3 Orar Deus não espera que você, à semelhança de Cristo, decida obedecer por seus próprios esforços. Paulo ensina que é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele (Filipenses 2.13). Sua vontade, capacitada pelo Espírito Santo, pode vencer seus sentimentos e levá-lo a agir conforme seu compromisso com Cristo. Lembro-me de certa vez ter-me hospedado num hotel que tinha uma piscina com trampolim bem alto. (...)

4 Orar (...) Com bastante medo, resolvi aventurar-me a saltar daquele trampolim. Com cuidado, subi a escada de metal até o topo e fiquei tremendo sobre a prancha de vidro. Não tinha dúvida de que a gravidade podia puxar-me para a piscina. Mas também sabia que seria improvável que isso acontecesse enquanto eu não saltasse. Podemos comparar a força da gravidade com a obra de Deus que nos capacita; sempre que escolhermos obedecer, Ele estará a nossa disposição. Keith Phillips

5 Teste De Estudo Prévio

6 1. A partir da evidente corrupção da humanidade, após a sua deliberada rejeição a Deus, a existência de diversos orientações sobre o que não se deve fazer encontradas nas escrituras, é possível concluir: a. Alguns das manifestações de depravação foram mais fortes nos primeiros anos da existência humana do que agora. b. A prática de infanticídio, abuso sexual de crianças e outras perversidades são evidentes nos últimos séculos, mas eram raros nos primeiros tempos da raça humana, pois o pecado ainda estava em processo de crescimento. c. As Escrituras apresentam uma série de leis e mandamentos que são aplicáveis nos tempos bíblicos, mas precisam ser repensados nos tempos atuais. d. Com o objetivo de proteger a vida e os mandatos culturais, sociais e espirituais, é que foram estabelecidos as leis e mandamentos nas Escrituras e. Nenhuma das alternativas é a correta.

7 1. A partir da evidente corrupção da humanidade, após a sua deliberada rejeição a Deus, a existência de diversos orientações sobre o que não se deve fazer encontradas nas escrituras, é possível concluir: a. Alguns das manifestações de depravação foram mais fortes nos primeiros anos da existência humana do que agora. b. A prática de infanticídio, abuso sexual de crianças e outras perversidades são evidentes nos últimos séculos, mas eram raros nos primeiros tempos da raça humana, pois o pecado ainda estava em processo de crescimento. c. As Escrituras apresentam uma série de leis e mandamentos que são aplicáveis nos tempos bíblicos, mas precisam ser repensados nos tempos atuais. d. Com o objetivo de proteger a vida e os mandatos culturais, sociais e espirituais, é que foram estabelecidos as leis e mandamentos nas Escrituras e. Nenhuma das alternativas é a correta.

8 2. A partir da leitura do Antigo Testamento podemos entender que a afirmação que mais se aproxima da compreensão dos profetas a respeito do pecado seria: a. O pecado pode ser definido como deixar de cumprir um compromisso assumido com Deus. b. O pecado é a violação das regras estabelecidas por Deus. c. O pecado é o rompimento, pelo ser humano, da relação pessoal com Deus. d. O pecado tem o potencial de impedir que o relacionamento de Deus com a nação de Israel seja abençoador. e. As alternativas a e c estão corretas.

9 2. A partir da leitura do Antigo Testamento podemos entender que a afirmação que mais se aproxima da compreensão dos profetas a respeito do pecado seria: a. O pecado pode ser definido como deixar de cumprir um compromisso assumido com Deus. b. O pecado é a violação das regras estabelecidas por Deus. c. O pecado é o rompimento, pelo ser humano, da relação pessoal com Deus. d. O pecado tem o potencial de impedir que o relacionamento de Deus com a nação de Israel seja abençoador. e. As alternativas a e c estão corretas.

10 3. Na literatura bíblica de autoria do apóstolo Paulo, encontramos o seguinte conceito a respeito do pecado: a. É a condição que determina a morte espiritual de todo o ser humano. b. É uma intenção determinada em não se conformar a vontade de Deus, incapacitando a pessoa a viver com Deus espera. c. O pecado pode, em alguns momentos, ser compreendido como uma força em si, personificada, que age para impedir a pessoa de acertar o alvo de viver para a glória de Deus. d. As alternativas anteriores estão corretas e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

11 3. Na literatura bíblica de autoria do apóstolo Paulo, encontramos o seguinte conceito a respeito do pecado: a. É a condição que determina a morte espiritual de todo o ser humano. b. É uma intenção determinada em não se conformar a vontade de Deus, incapacitando a pessoa a viver com Deus espera. c. O pecado pode, em alguns momentos, ser compreendido como uma força em si, personificada, que age para impedir a pessoa de acertar o alvo de viver para a glória de Deus. d. As alternativas anteriores estão corretas e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

12 4. No que diz respeito à alma humana, a partir da afirmação de Paulo em Romanos 1.21 e 22, podemos entender que: a. O pecado não é percebido claramente pela alma humana, e por isto não pode ser compreendido em suas implicações. b. O pecado gera um torpor na alma humana, e por isto o ser humano acaba perdendo o juízo e o bom senso, além de confundir claramente os valores que envolvem a vida. c. O pecado é o resultado de não se ter conhecido a Deus, portanto, de difícil constatação pela alma humana. d. O pecado prejudica nossa comunhão com Deus, mas não impede o exercício da autonomia da alma humana. e. As alternativas b e c estão corretas.

13 4. No que diz respeito à alma humana, a partir da afirmação de Paulo em Romanos 1.21 e 22, podemos entender que: a. O pecado não é percebido claramente pela alma humana, e por isto não pode ser compreendido em suas implicações. b. O pecado gera um torpor na alma humana, e por isto o ser humano acaba perdendo o juízo e o bom senso, além de confundir claramente os valores que envolvem a vida. c. O pecado é o resultado de não se ter conhecido a Deus, portanto, de difícil constatação pela alma humana. d. O pecado prejudica nossa comunhão com Deus, mas não impede o exercício da autonomia da alma humana. e. As alternativas b e c estão corretas.

14 5. O pecado gerou consequências destrutivas em todas as relações existentes, entre homem e mulher, entre ambos e o Criador, com a humanidade como um todo e com o restante da criação. Associe as diferentes SEPARAÇÕES geradas pelo pecado com o seu significado mais apropriado: a. Separação Ecológica b. Separação Espiritual c. Separação Sociológica d. Separação Psicossomática ( ) O ser humano encontra-se desestabilizado em sua harmonia inicial, não podendo conduzir-se irrepreensivelmente, e sofrendo revezes físicos, como dores, exaustão e morte física. ( ) Juntamente com o homem a natureza passa a sofrer, ficando sujeita à futilidade. Na sua relação com a natureza, agora o ser humano precisa mais esforço e dor para colher resultados e sustento. ( ) Findou-se a harmonia entre o ser humano e seu semelhante, começando pelo casal, e a desavença passa a se manifestar. ( ) O ser humano passa a ser privado da comunhão com o Criador, não podendo mais ter um relacionamento com Ele por causa da presença do pecado.

15 5. O pecado gerou consequências destrutivas em todas as relações existentes, entre homem e mulher, entre ambos e o Criador, com a humanidade como um todo e com o restante da criação. Associe as diferentes SEPARAÇÕES geradas pelo pecado com o seu significado mais apropriado: a. Separação Ecológica b. Separação Espiritual c. Separação Sociológica d. Separação Psicossomática ( d ) O ser humano encontra-se desestabilizado em sua harmonia inicial, não podendo conduzir-se irrepreensivelmente, e sofrendo revezes físicos, como dores, exaustão e morte física. ( a ) Juntamente com o homem a natureza passa a sofrer, ficando sujeita à futilidade. Na sua relação com a natureza, agora o ser humano precisa mais esforço e dor para colher res ultados e sustento. ( c ) Findou-se a harmonia entre o ser humano e seu semelhante, começando pelo casal, e a desavença passa a se manifestar. ( b ) O ser humano passa a ser privado da comunhão com o Criador,não podendo mais ter um relacionamento com Ele por causa da presença do pecado.

16 6. Sobre Satanás, após a queda do ser humano, podemos afirmar que: a. Satanás é chamado o príncipe deste mundo porque usurpou da ordem que Deus havia determinado para a sua Criação. b. Quando vira as costas para Deus, a humanidade, ainda hoje, continua favorecendo a atuação de Satanás. c. Temos que ficar atentos pois as lutas espirituais se travam no âmbito dos relacionamentos pessoais, na medida em que Satanás, usa pessoas que não se submetem a Deus. d. Que o mundo está próximo de sucumbir ao domínio do Maligno, e somente não está assim ainda, porque há pessoas que já se submeteram a Deus. e. As alternativas c e d estão incorretas.

17 6. Sobre Satanás, após a queda do ser humano, podemos afirmar que: a. Satanás é chamado o príncipe deste mundo porque usurpou da ordem que Deus havia determinado para a sua Criação. b. Quando vira as costas para Deus, a humanidade, ainda hoje, continua favorecendo a atuação de Satanás. c. Temos que ficar atentos pois as lutas espirituais se travam no âmbito dos relacionamentos pessoais, na medida em que Satanás, usa pessoas que não se submetem a Deus. d. Que o mundo está próximo de sucumbir ao domínio do Maligno, e somente não está assim ainda, porque há pessoas que já se submeteram a Deus. e. As alternativas c e d estão incorretas.

18 7. Em relação a situação do ser humano caído e a Jesus Cristo, é certo dizer a. Jesus morreu na cruz para reconciliar o ser humano separado de Deus, mas a restauração de todas as outras coisas dependerá do quanto o ser humano aceitar o seu sacrifício. b. Com o sacrifício de Jesus na cruz, quando se crê nisto, todas as separações causadas pelo pecado são imediatamente removidas. c. Cristo, por meio de sua morte na cruz oferece solução imediata para a reconciliação do homem com o Criador, meios para a cura do ser humano das consequências do pecado, e garantia de restauração completa de tudo, incluindo da natureza, no futuro. d. Cada ser humano precisa se reconciliar com Deus, por meio de Jesus, portanto cada um precisa procurar por si mesmo, este meio de restauração da vida. e. Nenhuma alternativa está correta.

19 7. Em relação a situação do ser humano caído e a Jesus Cristo, é certo dizer a. Jesus morreu na cruz para reconciliar o ser humano separado de Deus, mas a restauração de todas as outras coisas dependerá do quanto o ser humano aceitar o seu sacrifício. b. Com o sacrifício de Jesus na cruz, quando se crê nisto, todas as separações causadas pelo pecado são imediatamente removidas. c. Cristo, por meio de sua morte na cruz oferece solução imediata para a reconciliação do homem com o Criador, meios para a cura do ser humano das consequências do pecado, e garantia de restauração completa de tudo, incluindo da natureza, no futuro. d. Cada ser humano precisa se reconciliar com Deus, por meio de Jesus, portanto cada um precisa procurar por si mesmo, este meio de restauração da vida. e. Nenhuma alternativa está correta.

20 Compartilhar Grupos de 4 (15 min) Apostila pg. 26 Sintetizar Individual (5 min) Apostila pg. 26

21 Até o próximo encontro Capítulo 5 O ser que alcança, acolhe e cuida

22 Enquanto isso... Viver Decisões práticas Eu creio Confissão de fé

23 Até o próximo encontro... Leitura do material da quarta aula (site da igreja) Vida Discipular Continuação TAS Tempo a sós com Deus na semana

24 Quartas 20 horas

25 4 primeiras etapas Ser Discípulo Viver Discipular Conviver Discipular Frutificar

26 Site Essência para pesquisa e materiais:

Aula 3 Parte 2. O Ser em pecado. Os humanos seduzidos pelo orgulho. Academia Atos

Aula 3 Parte 2. O Ser em pecado. Os humanos seduzidos pelo orgulho. Academia Atos Academia ATOS O Ser em pecado Os humanos seduzidos pelo orgulho Aula 3 Parte 1 Orar em RD (2 em 2) 15 minutos 1. Compartilhar vida 2. Prestar contas da semana. Alvos? Propósito? Mudança? 3. Orar um pelo

Leia mais

Aula 1 Parte 2. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos

Aula 1 Parte 2. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos Academia ATOS Aula 1 Parte 2 O Ser de Deus Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus Aula 1 Parte 2 Método Aula anterior: Introdução do Problema Formação dos grupos Debate Inicial Aula 1 Parte 1 Método

Leia mais

O Ser discipular em diferentes contextos

O Ser discipular em diferentes contextos O Ser discipular em diferentes contextos O discípulo e seu mestre nos contextos veterotestamentário, judaico e helênico Orar A mensagem de Cristo era clara: o amor espiritual serve, e não deseja ser servido.

Leia mais

Aula 1 Parte 1. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos

Aula 1 Parte 1. O Ser de Deus. Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus. Academia Atos Academia ATOS O Ser de Deus Apontamentos Bíblicos acerca da pessoa de Deus Método - Hoje: Introdução do Problema Formação dos grupos Debate Inicial Método - Intervalo entre aulas: Pesquisa e Leitura (site

Leia mais

Aula 4: O ser em desequilíbrio A destruição gerada pelo pecado

Aula 4: O ser em desequilíbrio A destruição gerada pelo pecado Aula 4: O ser em desequilíbrio A destruição gerada pelo pecado Orar (10 min) Confira as palavras de Keith Phillips, em A formação de um discípulo: Deus não espera que você, à semelhança de Cristo, decida

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

A Criação e a Queda: O Problema da Morte

A Criação e a Queda: O Problema da Morte Sessão 4 A Criação e a Queda: O Problema da Morte Dr. William D. Barrick NO PRINCÍPIO: CRIAÇÃO E AUTORIDADE BÍBLICA CONFERÊNCIA BÍBLICA DE EXPOSITORES 2015 Introdução Quando a morte entrou na criação?

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Quando a humanidade fracassou?

Quando a humanidade fracassou? Quando a humanidade fracassou? A adolescência é uma época de muitas transformações tanto física como espiritualmente; Na versão bíblica dos fatos, Adão e Eva pareciam adultos e eram perfeitos quando foram

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

Lição 1 O Obreiro na Família de Deus

Lição 1 O Obreiro na Família de Deus Lição 1 O Obreiro na Família de Deus Há poucos meses que o António é crente, e ele está extremamente feliz com as maravilhosas verdades que encontra no seu estudo frequente da Palavra de Deus. Ele tem

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

O Reino de Deus e a Sua vontade

O Reino de Deus e a Sua vontade Versão 1.0 Ennio Gomide dos Santos Novembro de 2017 Sumário 1 Chamados para nos perdermos... 3 2 A Oferta do Pai... 4 3 O amor do Filho... 5 4 O reino entre nós... 6 5 O ensino de Jesus... 7 ii Introdução

Leia mais

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim.

PLANEJAMENTO. Tema EBF : PARE, OLHE E SIGA A JESUS. TEXTO BASE: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Rafael Lima PLANEJAMENTO SAUDAÇÕES Graça e paz amado(a). Glória a Deus por sua vida, que tem como propósito a evangelização de crianças. Preparamos um material rico em detalhes para que você e sua igreja

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

ED5607 PHILOSOPHY & CHRISTIAN FOUNDATIONS IN PRINCIPLED EDUCATION

ED5607 PHILOSOPHY & CHRISTIAN FOUNDATIONS IN PRINCIPLED EDUCATION FLORIDA CHRISTIAN UNIVERSITY MASTER OF ARTS IN EDUCATION WITH FOCUS IN PRINCIPLED EDUCATION JULIANA POMPEO HELPA ED5607 PHILOSOPHY & CHRISTIAN FOUNDATIONS IN PRINCIPLED EDUCATION 05 de Março de 2015 Orlando,

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

Aula 9. 2º Semestre. Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito

Aula 9. 2º Semestre. Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito Novo Testamento Aula 9 2º Semestre Filipenses, 1 e 2 Timóteo e Tito Lição 44 Sê o Exemplo dos Fiéis Lição 45 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé Filipenses Aprender com as Provações

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano. Slide 2

OA salvação do homem dá-se pela. graça. OAs obras jamais podem salvar o. ser humano.  Slide 2 OA salvação do homem dá-se pela graça. OAs obras jamais podem salvar o ser humano. www.portalebd.org.br Slide 2 O A palavra graça : a) no Antigo Testamento: a1) chen ou hen - favor imerecido a2) hesed

Leia mais

Bases Para Terapia Bíblica

Bases Para Terapia Bíblica Bases Para Terapia Bíblica Aula 3 A Igreja e o Aconselhamento Bíblico INTRODUÇÃO - Desenhe a igreja : Defina igreja : IGREJA ( EKKLESIA ) : Chamado para fora...com um propósito. A quem ela pertence? Mateus

Leia mais

CURSO I FUNDAMENTOS CONCEITOS E PRÁTICAS DA EP

CURSO I FUNDAMENTOS CONCEITOS E PRÁTICAS DA EP ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS CRISTÃS DE EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS JULIANA POMPEO HELPA CURSO I FUNDAMENTOS CONCEITOS E PRÁTICAS DA EP 15 de Abril de 2015 Curitiba, Paraná ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS CRISTÃS DE EDUCAÇÃO

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7?

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Ler Romanos 7: 1-6 Para poder compreender melhor a comparação que aqui faz Paulo, devemos recordar o propósito geral de Paulo ao escrever

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

Prof. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Prof. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito O Jovem e Seu Futuro 1. O Jovem com Propósito (Gn 1) 2. O Jovem e Seu Futuro Lar (Gn 2) 3. O Jovem e a Vontade de Deus Prof. Davi Merkh Buscai,

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 9 Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

A suave graça Aula 01

A suave graça Aula 01 A suave graça Aula 01 Texto bíblico: Marcos 8. 22-25 Músicas: - Brilho Celeste ( 114 HNC) - Sonda-me, Usa-me Objetivo: Levar o aluno a entender que a graça de Deus opera permanentemente na vida dos crentes:

Leia mais

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático Pneumatologia Estudo Sistemático Podemos confessar a divindade do Espírito Santo, afirmando: Ao Espírito são atribuídos nomes divinos; Ao Espírito Santo são concedidos os atributos divinos, como a onipresença,

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

A grande notícia tem a ver com algo que Deus fez em nosso favor para nos livrar e salvar

A grande notícia tem a ver com algo que Deus fez em nosso favor para nos livrar e salvar A grande notícia tem a ver com algo que Deus fez em nosso favor para nos livrar e salvar a má notícia Isaías 6.1-8 Isaías 6.1-8 1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim.

Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim. Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim. 2 O Muro de Berlim foi construído no período da Segunda Guerra Mundial para preservar os ideais e o domínio do Nazismo, dividindo não apenas

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios 17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. Por isso estou disposto a pregar

Leia mais

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade se separa daquilo que é impuro, mal e profano, dedicando-se a uma

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA[1] PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA SISTEMA EAD DE NATUREZA JURÍDICA LIVRE ALUNO (A): MAT: 000/2014 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Leia mais

AULA 04 A CONTROVÉRSIA MANIQUEÍSTA.

AULA 04 A CONTROVÉRSIA MANIQUEÍSTA. A PREDESTINAÇÃO NA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA AULA 04 A CONTROVÉRSIA MANIQUEÍSTA. PROFESSOR: THIAGO TITILLO O maniqueísmo era uma seita gnóstica que fundiu ensinamentos de Buda, Zoroastro, e Jesus Cristo.

Leia mais

A DOUTRINA DA TRINDADE

A DOUTRINA DA TRINDADE A DOUTRINA DA TRINDADE A Trindade, Ensinamento doutrinal de domínio no cristianismo, diz que, o Único Deus, revela-se em três pessoas divinas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Que a mesma divindade

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus.

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. 1 A aula de hoje, junto com as duas primeiras, fecha um ciclo: Ciclo: a felicidade do homem, em Deus. 2 Aula 1: Felicidade como um objetivo

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

Aula 13. Para lembrar da criação e queda

Aula 13. Para lembrar da criação e queda Aula 13. Para lembrar da criação e queda 13.1 O ensino da Bíblia sobre a criação Deus é o autor de toda beleza, verdade e bondade Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra (Credo Apostólico)

Leia mais

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução

Sumário. VOLUME UM A obra do Espírito Santo na Igreja como um todo. CAPÍTULO UM Introdução Sumário Prefácio do autor... 13 Nota explicativa à edição americana... 19 Lista parcial dos trabalhos do Dr. Kuyper... 23 Nota introdutória pelo Prof. Benjamin B. Warfield, D. D., LL. D.... 27 VOLUME UM

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

Lição 10 para 8 de dezembro de 2018

Lição 10 para 8 de dezembro de 2018 Lição 10 para 8 de dezembro de 2018 Embora nossa unidade está baseada na união individual com Cristo, também se vê afetada pelas relações interpessoais. A Palavra de Deus nos brinda com exemplos de problemas

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teológia sistemática Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? 1 Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define

Leia mais

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos Ler v SALMO 16:8-10 Em tua presença Senhor. Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos que 2006 passou muito rápido e tantas coisas aconteceram. A vida se

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/2016 1 A Palavra de Revelação na criação Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA CURSO: BÁSICO EM TEOLOGIA PASTORAL ALUNO (A): MAT: 002/2015 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 05 A NOVA VIDA EM JESUS CRISTO Para que possamos compreender como é a vida com Cristo, precisamos ver como era a nossa vida antes de aceitá-lo como nosso Senhor. 1. Por que

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente.

AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente. AULA 1. O CRISTÃO E SUA MENTE. Objetivo: Demonstrar ao aluno a necessidade de uma mente transformada para se crescer espiritualmente. A. O que é e como funciona nossa mente. Somos aquilo que pensamos.

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 13 CRUCIFICADO E RESSURRETO VERSO PARA MEMORIZAR: quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no

Leia mais

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze

CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram

Leia mais

help group JANEIRO TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo

help group JANEIRO TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo JANEIRO 2 0 1 8 help group TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo Crescimento Cristão INTRODUÇÃO Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com

Leia mais

COMO DEUS VÊ A IGREJA e O QUE NOS IMPEDE DE SER A IGREJA QUE DEUS VÊ

COMO DEUS VÊ A IGREJA e O QUE NOS IMPEDE DE SER A IGREJA QUE DEUS VÊ COMO DEUS VÊ A IGREJA e O QUE NOS IMPEDE DE SER A IGREJA QUE DEUS VÊ COMO DEUS VÊ A IGREJA Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o

Leia mais

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS Lição 1 para 7 de julho de 2018 O primeiro capítulo Atos narra os últimos momentos de Jesus na Terra e as primeiras reações dos discípulos após sua ascensão. As últimas palavras

Leia mais

Lição 13 A fidelidade de Deus

Lição 13 A fidelidade de Deus INTRODUÇÃO Lição 13 A fidelidade de Deus - Terminando o estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a respeito das adversidades sofridas pelo apóstolo Paulo em seu ministério. - A fidelidade

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais