Palavras-chave: analisador de SPT, sondagem SPT, N(SPT), energia. Key words: SPT Analyzer, SPT boring, N value, energy.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: analisador de SPT, sondagem SPT, N(SPT), energia. Key words: SPT Analyzer, SPT boring, N value, energy."

Transcrição

1 MEDIDAS DE ENERGIA NO ENSAIO DE SPT Engº Sergio Valverde PDI Engenharia Engº Paulo Roberto Ferraz Junior PDI Engenharia RESUMO. Neste trabalho são apresentados aspectos a respeito do Método padrão para avaliação da energia nos ensaios SPT que é apresentado no Anexo B da revisão da Norma 6486 onde os dados obtidos com o Analisador de SPT durante a execução da sondagem, são reprocessados e as grandezas apresentadas em forma tabular e gráfica por programa especifico. Palavras-chave: analisador de SPT, sondagem SPT, N(SPT), energia. ABSTRACT. In this paper are presented aspects of the "Standard method for evaluation of energy in SPT tests" which is presented in Annex B from the revision of ABNT 6486 Standard, where the data obtained with the SPT Analyzer during the execution of the survey are reprocessed, and the quantities are delivered in tabular and graphical form by a specific program. Key words: SPT Analyzer, SPT boring, N value, energy. O objetivo principal da Medida de Energia no ensaio de SPT é avaliar a quantidade de energia envolvida e determinar a eficiência do equipamento utilizado. Conhecendo-se a eficiência é possível então comparar valores de N obtidos com diferentes equipamentos. O valor obtido para o SPT não depende apenas das propriedades do solo, mas também da eficiência do equipamento utilizado no ensaio de SPT. Portanto, a medição da energia efetivamente transferida permite avaliar variações do valor de N resultante de diferenças nos equipamentos utilizados e nos modos de operação desses equipamentos. Há uma relação linear aproximada entre o incremento da penetração de um amostrador no solo e a quantidade de energia do martelo que é efetivamente transferida para a composição das hastes de perfuração e, portanto, uma relação inversa aproximada entre o valor de N e a quantidade essa energia transferida. Portanto, a perfuração e cravação dinâmica de amostrador-padrão, a cada metro, resulta na determinação do tipo de solo e de um índice de resistência N, bem como da observação do nível da água dentro do furo de sondagem. Para a definição desses resultados existem dois procedimentos de ensaio: o Sistema Manual e o Sistema Mecanizado. a) Sistema de Sondagem Manual: Procedimento de execução do ensaio em que o amostrador é cravado no solo com o uso do martelo elevado manualmente através de um corda que passa por roldana localizada na parte superior de um tripé ou torre de sondagem até a altura de 75cm, a partir da qual é deixado cair livremente, ou b) Sistema de Sondagem Mecanizado: procedimento de execução do ensaio onde o amostrador é cravado no solo com o uso de martelo acionado mecanicamente. Para a aplicação do Método padrão para avaliação da energia nos ensaios SPT é necessário introduzir conceitos e definições que já são muito bem conhecidas por aqueles que estão familiarizados com a metodologia de ensaios de carregamento dinâmico em estacas de fundação.

2 DEFINIÇÕES Golpe do martelo: ação da queda do martelo de uma altura padrão de 75 cm e impactando na cabeça de bater. Impacto: contato instantâneo entre o martelo e a cabeça de bater; a cada golpe do martelo corresponde uma sucessão de impactos. Impedância das hastes: propriedade da haste de perfuração igual ao seu módulo de elasticidade multiplicado pela área da seção transversal e dividido pela velocidade de propagação das ondas de tensão causadas pelo impacto do martelo. Acelerômetro: sensor que mede os valores de aceleração das partículas de uma seção de haste devido à propagação de uma onda de tensão causada pelo golpe do martelo. Transdutor de força: é um dispositivo elétrico destinado a medir forças normais na haste, devido à propagação de uma onda de tensão causada pelo golpe do martelo. Haste instrumentada: uma haste curta (cerca de 600 mm de comprimento) na qual são instalados um par de acelerômetros piezo-resistivos e dois transdutores de força. Conjunto de medições: conjunto de dados de medições de energia para todos os golpes correspondentes a uma determinada profundidade. SÍMBOLOS EFV (ou EMX) é a quantidade de energia transmitida à composição de hastes de perfuração devido a um golpe do martelo, durante todo o evento desse golpe. Portanto, é o valor da energia transferida para a haste, calculada como o valor máximo da integral da força vezes a velocidade, considerando-se todo o registro e este é o valor usado no cálculo da eficiência (ETR), EP é a energia potencial teórica do martelo posicionado em uma altura especifica acima da superfície de impacto, ou seja o produto de 65 kg vezes 0,75 m = 0,04875 tf.m, = ETR = (EFV / EP) é a razão entre a quantidade de energia transmitida ao topo da composição de hastes de perfuração e a quantidade de energia potencial teórica. A média destes valores ao longo dos incrementos de profundidade medidos é o coeficiente de calibração do sistema SPT em questão, E2E é a energia transferida para a haste, calculada como o valor máximo da integral da força vezes a velocidade, considerando-se apenas o tempo 2L/c inicial. Este valor deve ser semelhante (mas não é necessariamente idêntico) a EFV, L é a distância entre o local de instalação dos transdutores no subconjunto instrumentado e a extremidade inferior do Penetrômetro, c é a velocidade teórica da onda de tensão no aço ( 5123 m/s). A é a área da seção transversal da haste. E é o módulo de elasticidade do aço da haste. 2L/c é o intervalo de tempo necessário para a onda de tensão, que se desloca desde a seção instrumentada com uma velocidade c, atingir a extremidade inferior do amostrador e retorne para a seção de medições. v(t) é a velocidade das partículas na seção instrumentada da haste, determinada pela integração da aceleração em função do tempo. F(t) é a força normal na seção instrumentada.

3 Z é a impedância das hastes. CSX é a máxima tensão de compressão na região dos sensores eletrônicos, considerando-se a média dos dois transdutores de força, CSI é a máxima tensão de compressão na região dos transdutores de força, considerando-se o maior dos dois sinais de força. Quanto mais próximo CSI de CSX, menor o nível de flexão durante o golpe, o que indica um melhor o alinhamento de todo o sistema, EQUIPAMENTOS Para efetuar as medições de energia é utilizada uma haste instrumentada (fig. 01), que permite medir acelerações e forças normais, causadas pela propagação de uma onda de tensão advinda do golpe do martelo. Figura 01 Haste Instrumentada A haste instrumentada deve ter uma impedância igual a das hastes de perfuração e a sua resistência deve ser tal que os golpes de martelo não causem deformações permanentes. A seção de instalação dos instrumentos de medição deve estar localizada a uma distância igual ou superior a três diâmetros das extremidades. Os dispositivos de medição devem estar devidamente protegidos. A haste instrumentada deve ser instalada no topo da composição de hastes de perfuração, logo abaixo da cabeça de bater (fig 02). Figura 02 Equipamento com a haste acoplada Assim, a energia devido ao impacto do martelo é transmitida através da cabeça de bater e da haste instrumentada à composição de hastes de perfuração.

4 Transdutor de força: As forças normais atuantes nas hastes de perfuração devem ser medidas por um par de transdutores de força montados na haste instrumentada. Cada transdutor de força é constituído por um conjunto de extensômetros elétricos colados à haste, formando um circuito do tipo ponte completa. A deformação medida pelos extensômetros é multiplicada pelo módulo de elasticidade do aço ( Mpa), e pela área de seção da haste instrumentada, para obtenção do sinal de força. Os dois transdutores de força são dispostos diametralmente opostos e trabalha-se com a média dos dois sinais de força, de modo a minimizar os efeitos de flexão da haste. Acelerômetros: Acelerações devem ser medidas com um conjunto de dois acelerômetros, fixados diametralmente opostos na haste instrumentada a uma distância máxima de 100 mm da seção onde são medidas as forças. As direções dos eixos dos acelerômetros devem coincidir com o eixo da haste instrumentada. Os acelerômetros são fixados com o auxílio de pequenos suportes metálicos rígidos, com formato aproximadamente cúbico, que podem ser colados, parafusados ou soldados à haste instrumentada. Os acelerômetros devem apresentar resposta linear de pelo menos g e resposta de frequência utilizável de pelo menos 4.5 khz. Os sinais de aceleração devem ser integrados em relação ao tempo para se obter sinais de velocidade em função do tempo. A integração deverá ser feita de forma digital. Sistema de aquisição e digitalização de sinais: Os sinais de força e aceleração gerados pelo impacto do martelo devem ser transmitidos a um sistema de aquisição de sinais (fig.03), que funcionando acoplado a um computador, permita a gravação, processamento e exibição desses sinais. O dispositivo deve ser capaz de proporcionar condicionamento de sinal e fornecer energia de excitação para todos os transdutores instalados na haste instrumentada. Figura 03 Equipamento de aquisição de sinais O sistema de aquisição de sinais deve aplicar um filtro passa-baixa, tanto para os sinais de força como de aceleração, com uma frequência de corte de 5 khz ou superior (de preferência de 25 khz). Os sinais devem ser digitalizados com uma resolução mínima de 12 bits. Os sinais dos transdutores individuais para cada golpe devem ser permanentemente armazenados no formato digital, devendo cada sinal registrado corresponder a um tempo total após o impacto suficiente para assegurar que todo o movimento da haste tenha cessado no final do registro. O computador deve ter memória suficiente para analisar simultaneamente todos os dados correspondentes a um golpe de martelo. Programas específicos devem permitir a geração de gráficos dos sinais de força, velocidade e energia em função do tempo. O aparelho deve ser capaz de analisar cada sinal medido individualmente para confirmar a qualidade dos dados durante a aquisição. Evidentemente os instrumentos e equipamentos utilizados para a medição da energia do SPT devem ser calibrados conforme previsto no Anexo B da Norma 6486.

5 PROCEDIMENTOS PARA MEDIDAS DE ENERGIA NO ENSAIO SPT Antes de iniciar as medições de energia deve-se registrar informações, incluindo o tipo de equipamento usado para perfuração, tipo de martelo, condição da corda e disposição da roldana do topo do tripé. Para martelos de segurança, registrar o comprimento da haste-guia, indicando se a mesma é sólida ou oca. Para martelos automáticos, anotar o sistema de levantamento, altura de queda e a frequência de golpes (cadência). Observar as condições de funcionamento do martelo, tais como oxidação, verticalidade, ou deficiência na lubrificação. Informações como as dimensões da composição de hastes de perfuração, incluindo diâmetros internos e externos, comprimentos de cada haste individual e o tipo de luva utilizado são indispensáveis. Não é permitida a combinação de hastes com seções transversais variadas (por exemplo, AW com NW). Como parte da energia é consumida pela rotação e o atrito das roldanas, é importante observar as suas condições de funcionamento. Como a falta de verticalidade pode afetar o sistema de queda do martelo, a composição de hastes deve ser alinhada o mais verticalmente possível. As informações do ensaio devem incluir o nome do projeto, o nome e a localização da sondagem, os nomes dos operadores, as elevações de referência, a profundidade do amostrador, e qualquer outra informação descritiva considerada útil. Registrar quaisquer condições ou requisitos incomuns que possam afetar os resultados do ensaio. Deve-se registrar também as especificações da haste instrumentada e das hastes, incluindo o seu tipo (por exemplo, AW, NW, etc.), áreas das seções transversais e a distância entre os transdutores e a extremidade inferior do amostrador. Para a realização das medidas de energia no SPT deve-se Instalar a haste instrumentada no topo da composição de hastes de perfuração. Todas as hastes da composição, incluindo a haste instrumentada, devem ser de aço, possuir o mesmo diâmetro e mesma área nominal. As luvas devem estar devidamente apertadas. Em seguida são instalados os acelerômetros piezo-resistivos e conectados cada um dos sensores ao cabo principal e este acoplado ao equipamento de aquisição de sinais. O programa utilizado para a aquisição dos dados deve permitir introduzir todos os parâmetros relativos à sondagem e também permitir verificar se todos os sensores estão respondendo e funcionando corretamente. Em seguida aplicam-se os golpes do martelo necessários para fazer penetrar os 3 últimos trechos de 15 cm do metro considerado. Os sinais advindos dos sensores devem ser gravados pelo equipamento de aquisição de sinais. O programa para a aquisição de dados deve permitir verificar a qualidade das medições através do exame dos gráficos dos sinais de força e velocidade, os quais para sucessivos golpes devem ser similares. Ao final do evento do golpe, os sinais de velocidade e de forças devem ser aproximadamente nulos (fig.04). Figura 04 Sinal coletado As medições de energia, com dados de boa qualidade, devem ser feitas em pelo menos três profundidades do terreno, utilizando o equipamento SPT da forma a mais rotineira possível. É recomendável realizar medições para todos os golpes do martelo e considerar a média das quantidades de energia medidas, desconsiderando-se os golpes aplicados no primeiro trecho de 15 cm. Registrar o número de golpes (N) e profundidade de penetração do amostrador para cada profundidade do furo de sondagem.

6 CASOS DE OBRAS O programa de instrumentação dinâmica teve por objetivo a medição de energia em ensaios SPT realizados com equipamento mecanizado e manual (fig.05), realizado nos meses de julho e novembro de Figura 05 equipamentos manual e mecanizado Para a medição da energia foi utilizado um equipamento denominado Analisador de SPT. O Analisador de SPT empregado conta com conversor analógico-digital de 24 bits, com frequência de amostragem de 5,12 MHz (fig.06). O equipamento possui dois canais de aquisição de dados para aceleração e dois canais de aquisição de dados para força, com frequência efetiva de amostragem de 100 KHz e tamanho de amostras de 15K, o que atende tanto às especificações da ASTM quanto às do Eurocode Figura 06 Equipamento de aquisição de sinais No topo da haste metálica foi acoplada um segmento de 70 cm de haste instrumentada, padrão AW com área de aço calculada em 7,9 cm². Esta haste instrumentada possui 2 transdutores de força incorporados diametralmente opostos, de modo a compensar os efeitos de flexão da haste quando da aplicação dos golpes do martelo. As medidas de aceleração de partícula foram feitas através de 2 acelerômetros piezo-resistivos instalados diametralmente opostos por meio de parafusos na haste instrumentada.

7 Os ensaios de medidas de energia foram efetuados com a utilização de 3 equipamentos, conforme especificado na tabela abaixo (O total de golpes são os efetivos para a penetração dos dois últimos trechos de 15 cm em cada uma das profundidades consideradas): Equipamento Sondagem Golpes Prof. (m) ETR (%) Mecanizado 01 SPT ,15 a 13,45 87,3 Mecanizado 02 SPT ,15 a 13,45 85,7 Tripé Manual SM ,15 a 39,45 87,5 Tabela 1- Média dos valores de = ETR = (EFV / EP) que são os coeficientes de calibração de cada um dos sistemas considerados. A quantidade de energia (EFV) transferida à composição de hastes é calculada através da seguinte expressão: t EFV 2 F() t v() t dt t1 onde t 1 é o instante quando se inicia o evento do golpe e t 2 o primeiro instante quando as velocidades se tornam aproximadamente nulas, ou seja, o instante de máxima transmissão de energia para a haste. A integração deverá ser feita até o final do registro, e o valor máximo da energia transferida deverá ser tomado como EFV. Com a energia calculada, determina-se a eficiência ( ) ou Razão de Transferência de Energia (RTE) do equipamento, através da expressão: = ETR = (EFV / EP) PLOTAGEM DOS RESULTADOS OBTIDOS A seguir são apresentadas as representações gráficas dos sinais de força e velocidade de um golpe aplicado cujo valor de ETR se aproxima do valor médio ou seja da constante de calibração apresentado na Tabela 1, para cada um dos trechos de 15 cm considerados na obtenção dos valores de SPT.

8 A seguir são plotados os resultados das grandezas mais relevantes, obtidos com o Analisador de SPT, após o reprocessamento dos sinais dos golpes aplicados. As grandezas são apresentadas em forma gráfica pelo programa PDIPLOT. Os valores apresentados são os dos golpes aplicados para a penetração dos últimos 2 trechos de 15 cm para cada uma das medidas de SPT.

9 INTERVALO DE CALIBRAÇÃO DOS SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DO SPT A recomendação é a de calibrar cada sistema uma vez por ano, ou em intervalos menores conforme especificado pelo programa de controle de qualidade do proprietário e/ou do cliente final.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS American Society for Testing and Materials - ASTM. Penetration test and split barrel sampling of soils. Philadelphia, D1586. Associação Brasileira de Normas Tecnicas - ABNT. Execução de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos. NBR6484. Rio de Janeiro: ABNT, Belincanta, A. Avaliação de fatores intervenientes no índice de resistência à penetração do SPT. São Carlos, (Doctoral Thesis in) - Escola de Engenharia de São Carlos.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto.

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho. de determinar as características geométricas e submetê-las a uma força de impacto. ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO RESUMO Neste breve artigo apresentaremos um dos métodos que avalia fundações profundas, em especial estacas, tanto do ponto de vista da integridade do elemento estrutural

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Ensaio de Carregamento Dinâmico 1 Ensaio de Carregamento Dinâmico A partir de 1983 iniciou-se,

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

(22) Data do Depósito: 28/08/2015. (43) Data da Publicação: 07/03/2017

(22) Data do Depósito: 28/08/2015. (43) Data da Publicação: 07/03/2017 INPI (21) BR 102015020962-2 A2 (22) Data do Depósito: 28/08/2015 *BR102015020962A República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

4 Descrição dos ensaios de carregamento dinâmico

4 Descrição dos ensaios de carregamento dinâmico 4 Descrição dos ensaios de carregamento dinâmico O ensaio de carregamento dinâmico ou prova de carga dinâmica é um ensaio que objetiva principalmente a determinação da resistência mobilizada da interação

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2017 Ensaio de Carregamento Dinâmico 1 Ensaio de Carregamento Dinâmico A partir de 1983 iniciou-se,

Leia mais

Investigações Geotécnicas

Investigações Geotécnicas Investigações Geotécnicas FUNDAÇÕES SLIDES 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação das

Leia mais

2 Vibrações em estacas 2.1. Frequência natural de vibração e ressonância

2 Vibrações em estacas 2.1. Frequência natural de vibração e ressonância 2 Vibrações em estacas 2.1. Frequência natural de vibração e ressonância Todo sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências naturais de vibração, isto é, que são características do sistema

Leia mais

Métodos Práticos de previsão da carga admissível

Métodos Práticos de previsão da carga admissível Métodos Práticos de previsão da carga admissível FUNDAÇÕES SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Métodos Práticos São realizados ensaios tipo prova de carga, em que

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC

LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC 0011.2017 LAUDO BOULEVARD CASTILHO FRANÇA_SESC Saré Neto Serviços e Fundações LTDA. Cientificamente 05/04/2017 LAUDO DE SONDAGEM PARA : ESCALA TRÊS ARQUITETOS ASSOCIADOS Prezado Senhor, Apresentamos a

Leia mais

ESTACAS HELICOIDAIS. (21)

ESTACAS HELICOIDAIS. (21) ESTACAS HELICOIDAIS A P R E S E N T A Ç Ã O T É C N I C A (21) 99798-2790 www.geotechnical.com.br contato@geotechnical.com.br GEOTECHNICAL A utilização de estacas helicoidais data de 1838, Alexander Mitchell

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu)

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) NORMAS - NBR 12069: Ensaio de penetração de cone (CPT) in situ; - ASTM D-344: Standard test method for

Leia mais

Relatório: Ensaio de Integridade em Estacas (CSL e PIT) URS-02-CSL-01

Relatório: Ensaio de Integridade em Estacas (CSL e PIT) URS-02-CSL-01 2244 2245 2246 2247 2248 2249 2250 2251 2252 FUGRO IN SITU GEOTECNIA LTDA. Obra: International Testing Site Araquari - SC Relatório: Ensaio de Integridade em Estacas (CSL e PIT) URS-02-CSL-01 FPSO FUGRO

Leia mais

Métodos Práticos de previsão da carga admissível

Métodos Práticos de previsão da carga admissível Métodos Práticos de previsão da carga admissível FUNDAÇÕES SLIDES 09 / AULA 11 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Métodos Práticos São realizados ensaios tipo prova de carga,

Leia mais

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos Obras Geotécnicas Ensaios de Campo. Correlações Jaime A. Santos Ensaio de penetração dinâmica SPT O ensaio SPT (Standard Penetration Test) é realizado no interior de um furo de sondagem e consiste em cravar

Leia mais

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS

E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS PARA CRAVAÇÃO DAS ESTACAS A cravação das estacas geralmente é efetuada à percussão através de equipamentos denominados bate-estacas, os quais podem movimentar-se sobre rolos metálicos

Leia mais

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos Brasil 2017 Soluções integradas em ensaios não destrutivos AÉREAS PARA TRABALHO EM ALTURA AÉREAS PARA TRABALHO EM ALTURA 02 Emissão acústica é um fenômeno físico ocorrendo dentro dos materiais. O termo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

Investigações Geotécnicas Parte 1

Investigações Geotécnicas Parte 1 Investigações Geotécnicas Parte 1 FUNDAÇÕES AULA 03 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS Reconhecimento do subsolo Investigação preliminar Verificação

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Características dos Pilares Foram ensaiados seis pilares com as características mostradas na Figura 3.1. Os pilares têm seção transversal retangular de 12,5 cm x 15 cm e altura

Leia mais

3 Estudo experimental

3 Estudo experimental 3 Estudo experimental Neste capítulo são apresentadas as características dos pilares concebidos para permitir a variação do cobrimento das armaduras, o concreto utilizado, a instrumentação, os sistemas

Leia mais

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E IDENTIFICAÇÃO DOS SOLOS MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor ÍNDICES FÍSICOS UMIDADE (w) - % w = M água M seca. 100 w = M natural M s.estufa M s.estufa.

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Método UFRGS (2009) Utiliza os princípios básicos de conservação de energia para calcular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

SONDAGEM SPT EM MINEIROS-GO

SONDAGEM SPT EM MINEIROS-GO SONDAGEM SPT EM MINEIROS-GO Felipe Rezende Coelho 1 José Divino Campos de Oliveira¹ Roberto Yuri Pradel Rodríguez¹ Gabriel Pinto da Silva Neto 2 Resumo: O presente estudo tem como objetivo a caracterização

Leia mais

USO DE SONDAGENS COM DPL PARA AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO SOLO. Souza, Dorgival Nascimento 1 Conciani, Wilson 2 Santos, Antonio Cezar da Costa 3

USO DE SONDAGENS COM DPL PARA AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO SOLO. Souza, Dorgival Nascimento 1 Conciani, Wilson 2 Santos, Antonio Cezar da Costa 3 USO DE SONDAGENS COM DPL PARA AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DO SOLO Souza, Dorgival Nascimento Conciani, Wilson Santos, Antonio Cezar da Costa Estudante do CST em Controle de Obras, do Depto. De Construção

Leia mais

5 Concepção e Projeto da Bancada

5 Concepção e Projeto da Bancada 5 Concepção e Projeto da Bancada 5.1 Introdução O principal objetivo no projeto da bancada é simular o fenômeno da instabilidade em um rotor. O rotor foi desenvolvido a partir de um preexistente no Laboratório

Leia mais

Guia de Trabalho de Laboratório Treliça

Guia de Trabalho de Laboratório Treliça Guia de Trabalho de Laboratório Treliça 1. Descrição A treliça representada na fig. 1 permite estudar os esforços que cada elemento suporta, quando ela se encontra sob a acção de forças exteriores. As

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Avaliação da resistência do concreto por ensaio de luva expansível

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Avaliação da resistência do concreto por ensaio de luva expansível Procedimento Página 1 de 7 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, estabelece um procedimento para determinar a resistência do concreto endurecido. Contém a relação de normas complementares, referências

Leia mais

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA

RELATÓRIO DE SONDAGEM GEOTÉCNICA Cliente: CESAN COMPANHIA ESPIRITO SANTENSE DE SANEAMENTO Codificação ÍCONE: Codificação CESAN: Revisão: Data de Emissão: RL-078/234/2012 A-064-000-92-4-SD-0002 FEVEREIRO/16 SERVIÇOS DE SONDAGEM GEOLÓGICA

Leia mais

GESTEC. Processos de Construção Licenciatura em Engenharia Civil. DECivil CRAVADAS ESTACAS CAP. XV 1/47

GESTEC. Processos de Construção Licenciatura em Engenharia Civil. DECivil CRAVADAS ESTACAS CAP. XV 1/47 CAP. XV ESTACAS CRAVADAS 1/47 1. INTRODUÇÃO ESTACAS CRAVADAS 2/47 1. INTRODUÇÃO DECivil Pré-fabricadas Estacas cravadas Fundações indirectas (profundas) Alternativa às estacas moldadas ESTACAS CRAVADAS

Leia mais

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO

ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO ESTACAS ESCAVADAS TRADO MECÂNICO RESUMO Neste breve artigo abordaremos a metodologia executiva das estacas escavadas sem fluido de estabilização ou lama bentonitica. Esse tipo de fundação também é conhecido

Leia mais

RELATÓRIO EMGEO Nº 072/2014 SÃO LUIS, 10 DE DEZEMBRO DE 2014

RELATÓRIO EMGEO Nº 072/2014 SÃO LUIS, 10 DE DEZEMBRO DE 2014 RELATÓRIO EMGEO Nº 072/2014 SÃO LUIS, 10 DE DEZEMBRO DE 2014 AO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC/MA ATT: SETOR DE ENGENHARIA REF: LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO, PLANIALTIMÉTRICO E SONDAGEM A PERCUSSÃO EM IMPERATRIZ

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 12 Exploração do Subsolo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Manual de engenharia No. 18 Atualização: 04/2019 Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_18.gsp O objetivo deste capítulo é explicar

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Roberta Bomfim Boszczowski roberta.bomfim@ufpr.br Setembro 2016 Tem sido usual a aplicação da teoria

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS 2 PIT/PDA O que é e como é feito o ensaio PIT? O PIT é um ensaio que visa, principalmente, determinar a variação, ao longo da profundidade,

Leia mais

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Modelo: Semiautomático e Automático São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA

Leia mais

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Manual de engenharia No. 18 Atualização: 04/2016 Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Programa: Grupo de Estacas Arquivo: Demo_manual_18.gsp O objetivo deste capítulo é explicar

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS 2 Ultra-som Existem diversos estudos no sentido de se determinar uma propriedade física do concreto que pudesse ser relacionada com

Leia mais

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado:

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado: EQUILÍBRIO ESTÁTICO Material Utilizado: (arte A Calibração de um Dinamômetro) - 5 montagens FVE para dinamômetros constituidas de escala milimetrada em haste montada em tripé, com os acessórios: molas

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

π rad / s. NEWLAND (1989) LISTA DE FIGURAS

π rad / s. NEWLAND (1989) LISTA DE FIGURAS LISTA DE FIGURAS Figura 2.1 Aplicação da análise experimental de estruturas, ALMEIDA (1996) Figura 2.2 Ações determinísticas, BACHMANN; AMMANN (1987) Figura 2.3 Sistema dinâmico com um grau de liberdade,

Leia mais

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS

R.T. Eng. Geotécnico Prof. Edgar Pereira Filho ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS deformado para sua circunvizinhança. Essas características as fazem serem também conhecidas como estacas de deslocamento. PALAVRAS-CHAVE: Pré-moldadas

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão

Leia mais

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA 20kN - VERSÃO DIDÁTICA Figura

Leia mais

MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO

MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO Rafael Batezini Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil, rafaelbatezini@gmail.com Maciel Donato Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo,

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTO 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS As medidas de deslocamentos internos em obras geotécnicas são em geral realizadas com os instrumentos citados no Capítulo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALDO DO DISTRITO FEDERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALDO DO DISTRITO FEDERAL 7. Propriedades Mecânicas dos Materiais As propriedades mecânicas de um material devem ser conhecidas para que os engenheiros possam relacionar a deformação medida no material com a tensão associada a

Leia mais

3. Metodologia experimental

3. Metodologia experimental 3. Metodologia experimental 3.1. Introdução Os ensaios foram desenvolvidos no Laboratório de Estruturas e Materiais (LEM) do Departamento de Engenharia Civil, no Laboratório de Vibrações do Departamento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA CALIBRAÇÃO DE CENTRAIS INERCIAIS Aluno: Pedro Schuback Chataignier Orientador: Mauro Speranza Neto 1. Introdução O projeto visa desenvolver um sistema

Leia mais

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA FÍSICA Questão 1 Considere o veículo de massa M percorrendo uma curva inclinada, de ângulo, com raio R constante, a uma velocidade V. Supondo que o coeficiente de atrito dos pneus com o solo seja, calcule

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos

Brasil Soluções integradas em ensaios não destrutivos Brasil 2016 Soluções integradas em ensaios não destrutivos EMISSÃO ACÚSTICA EM VASOS DE PRESSÃO ENSAIO DE EMISSÃO ACÚSTICA APLICADO A VASOS DE PRESSÃO 01 APLICAÇÃO EM VASOS DE PRESSÃO O ensaio de emissão

Leia mais

SONDA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA

SONDA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA SONDA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA.: RELATÓRIO DE ESTUDOS GEOTÉCNICO :. SSA Nº. 089/15 Cliente: GENPOWER PARTICIPAÇÕES S.A. Endereço: Avenida das Américas, 7935, bloco 02, sala 247, Bairro Tijuca Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA. FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I 1. Queda Livre

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA. FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I 1. Queda Livre UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I 2 a Atividade Prática: Queda Livre Professor(a): turma: Data da realização do experimento: / / Data

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

Verificação de uma Fundação em Microestacas

Verificação de uma Fundação em Microestacas Manual de engenharia No. 36 Atualização 06/2017 Verificação de uma Fundação em Microestacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_en_36.gsp O objetivo deste manual de engenharia é mostrar como

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I

Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Índices Físico. Disciplina: Geotecnia 1. Prof a. : Melina Freitas Rocha. Geotecnia I Pontifícia Universidade Católica de Goiás Índices Físico Disciplina: Geotecnia 1 Prof a. : Melina Freitas Rocha O ESTADO DO SOLOS Índices físicos entre as três fases: os solos são constituídos de três

Leia mais

6 Sistema Experimental e Resultados

6 Sistema Experimental e Resultados 6 Sistema Experimental e Resultados 6.1.Sistema Experimental A metodologia proposta é aplicada a uma máquina de ensaios de fadiga. A máquina de ensaios usada é o modelo 8501 da INSTRON, a qual se encontra

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

4 Análise de Resultados

4 Análise de Resultados 4 Análise de Resultados 4.1 Medição de vazão com extensômetro Inicialmente, a resistência de cada extensômetro foi medida com um multímetro Agilent 34970 A, para cada valor de vazão, na faixa de 0 a 14

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Queda Livre Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/9 05 - Queda Livre 1.1. Objetivos Determinar a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA Disciplina:Transmissão de Energia Elétrica II TIPOS DE ESTRUTURAS Alunos: Bruno Rene Silva Mota Camila

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO 1) Determinar a tensão normal média de compressão da figura abaixo entre: a) o bloco de madeira de seção 100mm x 120mm e a base de concreto. b) a base de concreto

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I arras e treliças (1)Uma biela consiste em três barras de aço de 6.25 mm de espessura e 31.25mm de largura, conforme esquematizado na figura. Durante a montagem,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Engenharia Elétrica Física 1 - Prof. Fabio Longen Lista 3 Turma E11/14 31/08/17 1) Uma força F aplicada a um corpo de massa m1 produz uma

Leia mais

4 ENSAIO DE FLEXÃO. Ensaios Mecânicos Prof. Carlos Baptista EEL

4 ENSAIO DE FLEXÃO. Ensaios Mecânicos Prof. Carlos Baptista EEL 4 ENSAIO DE FLEXÃO Ensaio de Flexão: Bastante aplicado em materiais frágeis ou de alta dureza - Exemplos: cerâmicas estruturais, aços-ferramenta - Dificuldade de realizar outros ensaios, como o de tração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório EXPERIÊNCIA 03 ENSAIO DE FIOS CONDUTORES 1 INTRODUÇÃO Esta aula tem como objetivo principal

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Queda Livre Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/8 Experimento 05 - Queda Livre 1.1. Objetivos Determinar

Leia mais

5ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

5ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 5ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

Barras prismáticas submetidas à força axial de tração

Barras prismáticas submetidas à força axial de tração 4 Barras prismáticas submetidas à força axial de tração Este capítulo apresenta o dimensionamento de barras prismáticas submetidas à força axial de tração, incluindo barras ligadas por pinos e barras redondas

Leia mais

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação?

FUNDAÇÕES. Aspectos a considerar para a escolha da fundação? Aspectos a considerar para a escolha da fundação? DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - Tecnologia da Construção de Edifícios I FUNDAÇÕES Profs. Luiz Sergio Franco, Fernando Henrique Sabbatini, Mercia M. B. Barros e Vitor Levi C. Aly

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO Autores: Pedro Henrique Gwiggner SERIGHELLI 1, Cristiano José TURRA 2, David Roza JOSÉ 3. 1 Graduando

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 Prova de carga estática em estaca Prova de carga NBR12131 2006 1 Provas de carga Método

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 FUNDAÇÕES PROFUNDAS Métodos usados para a avaliação de segurança Valores Admissíveis Fator

Leia mais

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome:

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome: MESTRADO NTEGRADO EM ENG. NFORMÁTCA E COMPUTAÇÃO 208/209 EC004 FÍSCA 2º ANO, º SEMESTRE 23 de janeiro de 209 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário pode

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A figura acima mostra uma viga de comprimento L e rigidez à flexão EJ

Leia mais

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO Autores: Pedro Henrique Gwiggner SERIGHELLI 1, Cristiano José TURRA 1, David Roza JOSÉ 2. 1 Graduando

Leia mais

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1

MEMORIAL DE CÁLCULO / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1 MEMORIAL DE CÁLCULO 060513 / 1-0 MINI GRUA MODELO RG MG 500.1 FABRICANTE: Metalúrgica Rodolfo Glaus Ltda ENDEREÇO: Av. Torquato Severo, 262 Bairro Anchieta 90200 210 Porto alegre - RS TELEFONE: ( 51 )

Leia mais

5 Abordagem experimental

5 Abordagem experimental 5 Abordagem experimental Neste capítulo são descritos as características dos espécimes tubulares testados e os procedimentos utilizados nos testes. Todos os testes foram instrumentados e realizados no

Leia mais

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Extensometria. Prof. Marlio Bonfim.

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Extensometria. Prof. Marlio Bonfim. Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação Prof. Dr. Marlio Bonfim Fevereiro de 2009 1 Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica

Leia mais

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica

PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica PRÉMIO RICARDO TEIXEIRA DUARTE 214 1ª Circular Informação sobre o modelo físico e sobre os ensaios em plataforma sísmica 1 Introdução O concurso Prémio Ricardo Teixeira Duarte (Concurso RTD) é uma iniciativa

Leia mais

SAN.T.IN.NT 32. Especificações Técnicas de Hidrômetros Volumétricos

SAN.T.IN.NT 32. Especificações Técnicas de Hidrômetros Volumétricos 1 / 7 14..2007 Data da SUMÁRIO: 1. FINALIDADE 2. TERMOS E DEFINIÇÕES 3. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MÍNIMAS 5. CARACTERÍSTICAS METROLÓGICAS 6. ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MEDIÇÃO - IDM

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Sensor por efeito piezo-elétrico: Funciona a partir do efeito piezo-elétrico; Fenômeno físico reversível; Fornece tensão com a deformação do elemento

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Transportes EXERCÍCIOS - TOPOGRAFIA Prof.: CARLOS YUKIO SUZUKI APRESENTAÇÃO Esta apostila de apoio didático à disciplina Topografia,

Leia mais