Projeto Braço Amigo implementação do Braço Social da ESAG Jr.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Braço Amigo implementação do Braço Social da ESAG Jr."

Transcrição

1 AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS Projeto Braço Amigo implementação do Braço Social da ESAG Jr. Coordenador: Arnaldo José de Lima Bolsista: Fernando Cenirio dos Santos Voluntário: Daniel Scortegagna Pagani Visando suprir a carência na formação acadêmica dos alunos relacionadas a gestão do terceiro setor, assim como desenvolver a sociedade de forma profissional e sustentável, é que a ESAG Jr. pretende lançar esse novo projeto. Dessa forma, a ESAG Jr. poderá desenvolver seu braço social, mostrando assim sua crescente preocupação com relação a responsabilidade social e dando início a uma nova fase em que a gestão social passa a ser uma das prioridades da empresa, trazendo retorno para a sociedade de maneira geral. Utilizando o conhecimento acadêmico e comprometimento, a ESAG Jr. prestará seus serviços, Consultoria em Administração, a entidades sociais. Além de desenvolver estas entidades, a Empresa proporcionará aos acadêmicos envolvidos com o projeto a vivência socialmente responsável, aprimorando sua formação pessoal, profissional e humana. Enquanto no Brasil grande parte dos projetos sociais são assistencialistas, este se destaca pelo apelo auto-sustentável. Muito se investe anualmente por setores da iniciativa pública e privada de forma assistencialista, não resolvendo assim os problemas em sua origem. Utilizando a mão de obra de altíssima qualidade presente na ESAG, a Esag Jr. trabalhará a questão da responsabilidade social com maior profissionalismo, levando tais instituições ao desenvolvimento sustentável. As entidades beneficiadas num primeiro momento com tal projeto serão duas: NUCA (Núcleo da Criança e Adolescente) e AVOS (Associação de Voluntárias de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão). O núcleo da criança e do Adolescente NUCA da FAED/UDESC foi criado em 6 de junho de 1992 a partir da necessidade de integrar os diferentes programas e projetos, desenvolvidos nos Centros de Ensino Campos I, que tivessem como objetivo questões referentes a crianças e adolescentes em Santa Catarina. A integração entre tais centros vem acontecendo, exceto pela

2 ESAG, atualmente o único centro localizado no Campus I, a não participar dos projetos desenvolvidos por esta instituição. Além de suprir a ausência da ESAG o presente projeto busca solucionar alguns problemas de organização interna presente no projeto Entrelaços do Saber, oriundo do NUCA desde Projeto este desenvolvido na comunidade de Nova Esperança, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Este trabalho tem objetivado a rearticulação da Comunidade em questão, visando um processo educativo voltado para a inserção consciente e participativa dos seus membros no espaço da cidade. Para tanto a ESAG Jr. estará realizando, através de consultores juniores envolvidos, uma consultoria de Análise e Diagnóstico. Tal atividade visa analisar os processos administrativos do projeto oferecendo sugestões de mudança nos procedimentos da organização, como também traçando estratégias para o desenvolvimento auto-sustentado da comunidade beneficiada. Já a AVOS, que existe desde de agosto de 1975, surgiu quando um grupo de amigas resolveu proporcionar aos pequenos pacientes algo que pudesse amenizar a ausência de suas mães. Mas com o passar dos anos o trabalho das voluntárias estendeu-se em muitas outras tarefas que podem ser resumidas no bem estar do paciente e seus familiares, como através de ajuda para crianças internadas e prestando maior assistência também aos familiares. Convivendo com o dia-a-dia do hospital, os voluntários de hoje envolvidos enfrentam novos desafios, e os recursos arrecadados através de suas campanhas (como o McDia Feliz) são destinados a consecução de sua missão, que nada mais é que proporcionar o bem estar das crianças e seus familiares. Mesmo com o apoio de algumas instituições a AVOS passa por certas dificuldades, e a ESAG Jr. vem por meio deste projeto atender algumas delas. Em busca de um maior profissionalismo na gestão da instituição, os voluntários vêm tentando implementar um Planejamento Estratégico na AVOS. Frente a carência de conhecimento especializado no assunto, a ESAG Jr. vem por meio de uma Consultoria de Administração auxiliar a implementação de tal projeto, assim como repassar grande parte do Know-how adquirido ao longo dos anos pela empresa. Além deste trabalho, a Empresa Junior da ESAG efetuará um Plano de Marketing que visa dar maior visibilidade a AVOS, assim como aprimorar a forma como se buscam parceiros na iniciativa privada. Com tais atividades, a ESAG Jr. quebra a máxima presente no cenário nacional de assistencialismo. E a Extensão Universitária dá mais um passo em busca do desenvolvimento auto-sustentável.

3 Projeto Oficinas de Gestão para as associações de moradores do bairro da Lagoa da Conceição Coordenador: Arnaldo José de Lima Bolsista: Fernando César Fiorini Ribas A necessidade de otimizar resultados, e a falta de tradição em utilizar instrumentos de gestão específicos para entidades sem fins lucrativos, constituem os aspectos que orientam o presente projeto de extensão. Busca-se abordar temas relacionados à gestão de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, voltadas para a defesa dos interesses da comunidade em que estão inseridas. Especificamente, serão repassados, para os integrantes das diversas associações de bairro atuantes na Lagoa da Conceição, conceitos básicos sobre planejamento e gestão de organizações, porém com modelos e metodologias voltadas para as especificidades destas organizações, para que elas possam atender de forma mais eficiente e eficaz os segmentos da sociedade civil que representam. A metodologia utilizada passa pela abordagem da pesquisa-ação, onde os bolsistas e os integrantes destas associações interagem para garantir a operacionalização dos conceitos básicos de gestão. Assim, os temas serão formatados em oficinas de oito horas atividades cada, para um grupo de número previamente não definido, já que o mesmo será levantado através da realização de um diagnóstico que defina o número das organizações comunitárias que atuam no bairro da Lagoa da Conceição. Ao final do projeto, algo de novo deverá irromper nas relações entre universidade e sociedade civil, e os participantes terão condições de se posicionar de forma crítica frente as necessidades a organização de suas associações, desenvolvendo ações concretas com maior efetividade para o atendimento das demandas sociais da comunidade que representam.

4 Projeto Criando um espaço único para fomentar a geração de renda para o artesão Coordenadores: Clerilei Aparecida Bier e Rodrigo Bousfield Bolsistas: Pablo Procópio Martins Felipe Cosme de Oliveira Roberta de Andreis Pires Com o objetivo de dignificar os artesãos e proporciona-lhes mais representatividade e força na busca por seus objetivos, foi criada por artesãos com o apoio da ESAG/UDESC, a Magiarte Associação dos Artesãos da Grande Florianópolis. O apoio à implementação e a consultoria prestada para a criação desta Associação de Artesãos resultaram da aplicação de conhecimentos adquiridos quando da realização das atividades desenvolvidas no projeto de capacitação de gestores para o terceiro setor, fazendo que a equipe de alunos estivesse preparada e habilitada para desenvolver trabalhos práticos junto a Organizações do Terceiro Setor e membros de Comunidades especificas e necessitadas, com qualidade e competência. Sem embargo, atingida a meta de apoiar a criação e implementação de uma Associação de Artesãos, a MAGIARTE, viu-se a equipe diante de um novo desafio, qual seja, proporcionar aos membros da mesma um local apropriado para a realização de uma grande feira de Artesanato na região metropolitana de Florianópolis. Esta necessidade foi evidenciada pelo fato de muitos artesãos reclamarem que não conseguem espaço para expor em algumas feiras espalhadas pela cidade e sentem-se prejudicados porque são obrigados a instalarem-se as margens destas feiras, em locais de pouca visitação. Assim, visando acabar com as disputas entre feiras e fortalecer o segmento artesanal da cidade, o presente projeto pretende buscar elementos que possibilitem a criação de uma feira única na cidade de Florianópolis. Com este espaço único, moradores e visitantes poderão encontrar em um mesmo lugar toda a representação artesanal e cultural de Florianópolis, e os artesãos estarão em condições de igualdade no momento de expor seus trabalhos. Esta feira única tratará um incremento para o setor turístico da cidade, ao criar um novo espaço de lazer e cultura, trará ganhos para a sociedade como um todo, além de beneficiar aos artesãos que aqui residem.

5 Projeto Aprimoramento Acesso NIPE Coordenadores: Clerilei Aparecida Bier e Adrian Sanchez Bolsistas: Arthur Reinoldo Freitag, Manoela Bessa Haberbeck O projeto de extensão proporcionou ao NIPE Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão a sua criação e ampliação gerando a um banco de dados de entidades fomentadoras de projetos sociais, disponibilizado via home-page, constituído por elementos teóricos e práticos necessários às diversas organizações e associações comunitárias que buscam recursos econômicos para viabilizar seus projetos sociais. Nesta nova etapa, busca-se a divulgação das informações contidas no web-site, tias como criação de um projeto de capacitação de recursos bem como entidades financiadoras, além dos projetos desenvolvidos no NIPE. Para isso faz-se necessário uma constante atualização do website do núcleo, artigos e banco de dados. Sendo assim, reforçando o papel social do núcleo como agente social de informação e modificação social o projeto vem de encontro aos anseios da comunidade universitária, bem como da comunidade local, visto que os conhecimentos nesta área ainda são escassos.

6 Projeto Livros e Batucadas Coordenadores: Clerilei Aparecida Bier e Fábio Pugliesi Bolsista: Cibele Debiasi Alberton O projeto Livros e Batucadas Formação da Bateria Mirim da Escola de Samba Embaixada Copa Lord em parceria com a Escola de Educação Básica Lúcia do Livramento Mayvorme faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC/ESAG. Tem o propósito de promover o Projeto Ação Cultural na Embaixada Copa Lord, já implementado na comunidade do Monte Serrat. Seu objetivo geral é o desenvolvimento social e sustentável daquela localidade, por meio de incentivo cultural e a possibilidade de uma conseqüente melhoria na qualidade de vida dos envolvidos. Esta nova etapa consiste na formação sócio-cultural e educacional dos alunos da Escola de Educação Básica Lúcia do Livramento Mayvorme, em parceria com a futura Bateria Mirim da Escola de Samba Embaixada Copa Lord. Diversas atividades serão executadas para a melhor formação das crianças. A intenção é diminuir o abandono da escola muito cedo, então serão cobradas freqüências escolares além das aulas de reforço pedagógico. Incentivar a leitura e escrita, ainda neste processo de crescimento e trabalharemos junto ás famílias envolvidas, através de reuniões e atendimento psicológico. Engajados nessa idéia queremos levar essas crianças uma realidade diferente e dar a chance de possuir perspectivas para seus futuros, com dignidade e cidadania.

7 Projeto Acesso Comunitário à tecnologia de informação e comunicação LABITC/ESAG Coordenadores: Julíbio David Ardigo e Luis G. Mattos Monteiro Bolsistas: Camila Ribeiro do Nascimento Mônica Medeiros Gaspar de Souza Tiago Souza Garcia Este projeto visa abrir o Laboratório de informática da ESAG às crianças e jovens em idade escolar da comunidade local com perfil de baixa ou média renda familiar, sob acompanhamento e orientação de professores e alunos treinados em educação tecnológica. Busca-se fomentar o uso do Laboratório ESAG pela comunidade local carente, oportunizandolhe maior familiaridade com a tecnologia disponível e combatendo a chamada exclusão digital. O projeto conta com coordenadores com formação tecnológica e humanista, possibilitando uma abordagem multidisciplinar. Cabe salientar ainda que esta iniciativa conta com a parceria da FUNCITEC, instituição que disponibiliza a rede internet às universidades, esperando dos beneficiários, a guisa de contrapartida, iniciativas de inclusão digital. O projeto tem também interface com o LabTIC, laboratório de tecnologia de comunicação e informação da Esag/UDESC, cadastrado como laboratório de pesquisa junto ao CNPq, para dar cunho científico a ação. Além dos benefícios diretos, espera-se que o projeto fortaleça a visão de responsabilidade social nos alunos da ESAG.

8 Programa Incubadora do conhecimento em Administração de Serviços Públicos Coordenador: Maria Ester Menegasso Bolsistas: Alice Jorge de Souza Iuana Silva Réus Composto dos seguintes Projetos: Projeto Laboratório de Aprendizagem em serviços Públicos: Aprender e Aprender Este projeto tem como objetivo criar um Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos voltado para a discussão e o desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão pública, onde os alunos possam aprender e socializar o conhecimento. Também faz parte das atividades do laboratório a proposta de estruturação do Portal Catarinense de Informações sobre Gestão Pública e Regionalidade, que contempla ações relacionadas à regionalização no estado de Santa Catarina. O Portal Catarinense de informações sobre Gestão Pública e Regionalidade tem como objetivo manter disponíveis informações sistematizadas nestas áreas, por meio da tecnologia informacional Internet. Ele também se constitui num espaço de difusão e compartilhamento de informações, mobilização e articulação de ações de interesse público e troca de experiências. O portal sugerido nesse projeto aprovará por premissa a praticidade e dinamismo a fim de atender de forma eficiente e eficaz os seus objetivos. Projeto Acesso Comunitário à Tecnologia de Informação e Comunicação LABITIC/ESAG Balneário Camboriú Este projeto propõe-se a dar acesso no Laboratório de Informática aos alunos do curso, professores da Escola Básica Antonio Lúcio, anexo a ESAG Balneário Camboriú, e também aos servidores administrativos da Secretaria de Educação do Município de Balneário Camboriú, sob acompanhamento e orientação de professores e alunos treinados em educação tecnológica. Busca-se com este projeto fomentar o uso do Laboratório pela comunidade escolar, oportunizando-lhe maior familiaridade com a tecnologia disponível e combatendo a chamada exclusão digital. O projeto conta com coordenadores com formação tecnológica e humanista, possibilitando uma abordagem multidisciplinar. Cabe salientar ainda que esta iniciativa conta com a parceria da FUNCITEC, instituição que disponibiliza a rede internet às universidades, esperando dos beneficiários, a guisa de contrapartida, iniciativas de inclusão digital. Além dos benefícios diretos, espera-se que o projeto fortaleça a visão de parceria entre as instituições e a comunidade.

9 Projeto Colóquio sobre Administração de serviços Públicos Este projeto propõe-se, por meio da extensão universitária, promover comunicações, troca de experiências entre professores, estudiosos e gestores públicos e acadêmicos do curso, sobre assuntos relacionados com o campo de administração de serviços públicos. Esta proposta visa estreitar os laços de proximidade e troca entre universidade e a comunidade.

10 Programa Consolidação da ESAG Universidade Sênior Coordenador: Mario César Barreto Moraes Bolsistas: Gabriela Lafourcade Kniest e Mariana Pereira Querino Composto dos seguintes Projetos: Projeto de Estruturação Acadêmica Passado um ano de atividade do curso de extensão ESAG Universidade Sênior, foi identificada a necessidade de modificação e aprimoramento de vários aspectos acadêmicos, em virtude da realidade social e cultural em que se encontram os alunos não ser exatamente como a prevista inicialmente. Para isso necessitar-se-á realizar profundos estudos, com o objetivo de atualizar a grade curricular para torná-la mais adequada ao perfil dos acadêmicos, realizar avaliações periódicas de ensino e de professores para verificar sua qualidade. Além disto, devido à dificuldade de encontrar material didático para pessoas de meia-idade, os professores e acadêmicos envolvidos no projeto de extensão universitária também deverão elaborar materiais didáticos específicos, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Projeto de Estruturação Administrativo-financeira Tendo em vista a necessidade de aprimoramento funcional do setor administrativo-financeiro da ESAG Universidade Sênior, devido ao grande aumento na quantidade de alunos atendidos pelo projeto, busca-se organizar e padronizar a geração e o armazenamento de dados e informações administrativas e financeiras de forma a facilitar e agilizar sua utilização. Pode-se por meio de um banco de dados inspirado em modelos indicados por profissionais da área acadêmica e secretarias de instituições de ensino que sejam reconhecidas pelo seu valor educacional, atribuir, desta forma, qualidade e credibilidade neste projeto de extensão universitária. Através de uma gestão voltada para o controle dos recursos disponíveis, bem como a utilização destes, pretende-se disponibilizar um meio mais eficaz de aplicação de recursos possibilitando um retorno financeiro para a própria ESAG Universidade Sênior, como também disponibilizar a prestação de contas de forma mais efetiva. Requer-se para isso, dar atenção especial as partes que envolvem estrutura organizacional da ESAG Universidade Sênior, entre elas, buscar a melhoria contínua de um plano de ação que vise estabelecer padrões de contratos, formulários, ofícios e atas. A partir daí, é possível reter dados e utilizá-los de maneira positiva para a permanente atualização do sistema organizacional.

11 Projeto de Parcerias com Empresas O projeto de parcerias com empresas socialmente responsáveis, como também com instituições que fomentam o voluntariado vem como uma forma de continuidade do curso ESAG Universidade Sênior, já que sempre teve como objetivo principal ser um meio e não fim na vida dos participantes do mesmo. Como o objetivo do curso de extensão universitária é a inserção no mercado de trabalho e a conscientização para o trabalho voluntário é ideal que existam parcerias sólidas com empresas para facilitar a realização. Além disso, através de parcerias pode-se também buscar apoio financeiro junto a tais instituições para a manutenção do curso futuramente, como também auxilio para a realização de novos investimentos em infra-estrutura e materiais, sempre visando uma melhor qualidade no ensino.

12 Programa de Complementaridade no ensino da ESAG Coordenador: Nério Amboni Composto dos seguintes Projetos: Projeto de Palestras e Cursos Periódicos em Áreas Específicas da Administração O projeto pretende desenvolver diversos cursos e palestras extracurriculares focados no desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros administradores formados pela ESAG. Também, visa o fortalecimento da integração e da imagem da UDESC, do Centro e do Curso junto ao meio. Estes cursos e palestras serão selecionados através de pesquisas e/ou por indicação de assuntos estratégicos por parte dos professores dos departamentos de ensino que integram o CCA/ESAG, a serem ministrados junto aos alunos do curso, visando a complementação do processo de ensino-aprendizagem, bem como nas empresas e associações que demonstrarem interesse nos mesmos. Objetiva, ainda, identificar as verdadeiras necessidades do mercado de trabalho, e também a visão dos alunos relativa a carência sentida no decorrer de sua introdução a vida profissional, propiciando aos acadêmicos, através de uma efetiva e eficaz extensão universitária, um completo arcabouço de competências, habilidades e de atitudes requeridas para a formação integral do ser humano. Os diferentes cursos e palestras também podem servir para os alunos complementarem a carga horária do novo projeto pedagógico do curso de administração no que concerne as Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais previstas na proposta regulamentada pelo Conselho de Centro da ESAG/UDESC. Projeto Semana Esaguiana O Projeto visa promover a interação, troca de conhecimento e experiências entre acadêmicos, professores e empresários do setor privado e público, conferindo aos alunos maiores competências e habilidades, através da oportunidade desta extensão universitária. Esta iniciativa está de acordo com as características e preceitos da ESAG de buscas constantemente adequação, reestruturação e modernização de suas atividades em relação ao mercado de trabalho, fortalecendo o sentimento e a imagem de excelência da Escola. Projeto de Visitas Interdisciplinares a Empresas É de fundamental importância que os alunos do Curso de Administração estejam sempre em contato com as pequenas, médias e grandes empresas para poderem observar a ciência da administração na prática. Tem caráter inovador o projeto de extensão universitária Visitas Interdisciplinares a Empresas e está em sintonia com a filosofia e os pressupostos teóricos e metodológicos constantes no Projeto Pedagógico do Curso de Administração. As visitas

13 interdisciplinares contribuem para: a) fortalecer as relações dos acadêmicos do curso com as empresas, objetivando o incremento do network; b) favorecer a formação de uma formação completa de acadêmicos criativos, críticos e reflexivos consagrados na missão da ESAG; c) confrontar a teoria com a prática empresarial e social; d) incentivar o espírito empreendedor, a iniciativa, o espírito do trabalho em equipe e a gestão por resultados. Através deste programa cada turma do curso de Administração terá possibilidade de visitar uma empresa de referência para os alunos adquirirem informações e conhecimentos acerca do que é praticado pelas empresas em relação aos conteúdos estratégicos da Administração que vem sendo ensinado em sala de aula.

14 Evento Encontro Catarinense dos estudantes de Administração ECEAD FLORIPA 2005 Coordenador: Octávio Renê Lebarbenchon Neto Encontro de integração para alunos de Administração do Estado de Santa Catarina e demais Estados do Sul, com a presença de professores e profissionais renomados da região. Além de palestras, serão realizadas dinâmicas e atividades de entretenimento.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO Adrián Sánches Abraham DEAG 007/1 Efetivo Mestre 0 Estatutário Tópicos Especiais V Estruturação de Pequenos Negócios 9º 10º MODALIDADE QUANTIDADE CURSO / Empresarial Plano Estratégico e de Marketing Ampliação

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre Projeto político pedagógico Sala Verde PADRE AMSTAD Identificação do projeto: Email: educredi@educredi.com.br Av. Getulio

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Reunião de Planejamento

Reunião de Planejamento Reunião de Planejamento 2015-2018 Local Data Em Itu/SP, dia 22/10/2015, reuniram-se os diretores, conselheiros administrativos e conselheiros fiscais. Pauta: Deliberar sobre o planejamento e ações para

Leia mais

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS. Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS. Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2004 - ENCERRADOS Projeto Oficinas de gestão para as associações de moradores do Bairro da Lagoa da Conceição Arnaldo José de Lima Bolsista: Fernando César Fiorini Ribas O objetivo

Leia mais

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga Resumo da ONG No ano de 2012 atendemos: 78 crianças de 2 a 6 anos a maioria em período integral oferecendo-lhes alimentação, educação, saúde, lazer etc. 46 Idosos desenvolvendo atividades como: trabalhos

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 9 22/12/2016 14:09 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS UBAJARA Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2013 (PARECER Nº 033/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2013 (PARECER Nº 033/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2013 (PARECER Nº 033/2013 CONSUN) Dispõe sobre a adequação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER-UnC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade

Leia mais

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de:

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2016 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO A FEEES e o Movimento Espírita do Estado do Espírito Santo A Federação Espírita do Espírito Santo, fundada em 1921, é constituída pelo Conselho Estadual e

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COPA 2014 Governo do Estado do Amazonas Equipe Técnica COORDENAÇÃO Marcelo Lima Filho Rodrigo Camelo de Oliveira Ronney César Peixoto ELABORAÇÃO Bernardo Monteiro de Paula Elaine

Leia mais

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração:

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento auto-sustentado

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

PORTARIA INTERNA DA ESAG Nº 090, de 22/11/2016

PORTARIA INTERNA DA ESAG Nº 090, de 22/11/2016 PORTARIA INTERNA DA ESAG Nº 090, de 22/11/2016 O DIRETOR GERAL DO E SOCIOECONÔMICAS ESAG, no uso de suas atribuições, R E S O L V E Art. 1º - APROVAR o credenciamento dos Professores do Departamento de,

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

4.536/ , APRESENTAÇÃO

4.536/ , APRESENTAÇÃO 1 - APRESENTAÇÃO A Diretoria do Instituto de Ação Comunitária Integração (IACI), após estudos, apresenta nos itens a seguir o que é e como será desenvolvido o Projeto de Inclusão Digital também designado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

extensão

extensão www.esag.udesc.br/extensao dex.esag@udesc.br DAP TV Desenvolve vídeos com os mais variados temas relativos à Administração Pública numa linguagem mais dinâmica, divertida e conectada com as novas tecnologias,

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO

PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Coordenação de Pesquisa PROPOSTA POLÍTCA DE ATIVIDADE EM PESQUISA NO CAMPUS OURO BRANCO Elaborador por: Prof Leandro Elias Morais JUNHO 2016 1 As atividades de pesquisa é uma área estratégica para o Instituto

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 7 22/12/2016 11:06 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS IGUATU Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em cursos

Leia mais

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l E s c o l a d e G o v e r n o d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o P r o g r a m a E s t a d u a l d e Q u a l if ic a ç ã o P r o f is s io n a l d o Se r v id o r P ú b l ic o P r o g r a m a d

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE AGENTES PARA SUSTENTABILIDADE DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO

PROGRAMA DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE AGENTES PARA SUSTENTABILIDADE DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO PROGRAMA DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE AGENTES PARA SUSTENTABILIDADE DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Informar a categoria: PROEXT Autor(es): Delton Luis F. Passos, Victor Mendes Gomes Resumo: Este programa

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc INTRODUÇÃO Em sinergia com os alunos dos Cursos de Graduação da Faculdade CESUSC, o Escritório Júnior, nomeado de EDGE Jr. - Escritório Júnior

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

Edição 2015/2016. Justificativa. Finalidade e Relevância

Edição 2015/2016. Justificativa. Finalidade e Relevância PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Edição 2015/2016 Justificativa Finalidade e Relevância Por um lado, a parceria já consolidada com a iniciativa privada e o poder público

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa.Ma. Giselle 2018 Carreira Fernandes. --

Leia mais

APRESENTAÇÃO Faculdades Integradas IPEP IPEP de Portas Abertas

APRESENTAÇÃO Faculdades Integradas IPEP IPEP de Portas Abertas 08 2 APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas IPEP, instituição de Ensino sem fins lucrativos, tem como missão desenvolver, orientar e estimular as competências pessoais e profissionais dos nossos alunos,

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA

PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA PLANO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE GEOMÁTICA Aprovado em Plenária Departamental na 113º reunião de Departamento realizada em 18 de maio de 2012. 1- Apresentação e história O Departamento de Geomática

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de:

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de: Relatório Despertar 2017 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

MODELO DE RESUMO EXPANDIDO

MODELO DE RESUMO EXPANDIDO MODELO DE RESUMO EXPANDIDO AMBIENTES CONTÍNUOS DE APRENDIZAGEM: CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS E A COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA DO IFC CAMPUS SANTA ROSA DO SUL ATRAVÉS DE UNIDADES EDUCATIVAS DE PRODUÇÃO

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAPP CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade São Lucas

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Junior Achievement de Santa Catarina CNPJ: 01.852.526/0001-62 Endereço: Rua Camilo Silveira de Souza Endereço Complemento: Numero: 193 Bairro: Capoeiras Cidade:

Leia mais

Considerações O mundo alcançou seu colapso nas esferas: social, ambiental e econômica, e o apelo para implantar o desenvolvimento sustentável não é

Considerações O mundo alcançou seu colapso nas esferas: social, ambiental e econômica, e o apelo para implantar o desenvolvimento sustentável não é Considerações O mundo alcançou seu colapso nas esferas: social, ambiental e econômica, e o apelo para implantar o desenvolvimento sustentável não é moda, é uma necessidade urgente. Em setembro de 2015,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº )

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº ) Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 13.2010) REALIZAÇÃO DE OFICINAS TÉCNICAS PARA VALIDAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ELABORAÇÃO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO. 1º de outubro de 2009

I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO. 1º de outubro de 2009 I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO 1º de outubro de 2009 (112 MUNICÍPIOS) (64 MUNICÍPIOS) (91 MUNICÍPIOS) (16 MUNICÍPIOS) (10 MUNICÍPIOS) (IDH Médio M Nacional = 0,766) Especificação

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art.1º - O Estágio Supervisionado é a oportunidade proporcionada pelo currículo ao aluno

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO EMPRESARIAL

NÚCLEO DE APOIO EMPRESARIAL NÚCLEO DE APOIO EMPRESARIAL Autor: Luciano ROSA Instituto Federal Catarinense - Campus São Francisco do Sul Introdução O NAPEM NÚCLEO DE APOIO EMPRESARIAL surgiu da atuação do Grupo de Pesquisas sobre

Leia mais

Avaliação SIBRATEC - Infraestrutura das Redes de Serviços Tecnológicos

Avaliação SIBRATEC - Infraestrutura das Redes de Serviços Tecnológicos Avaliação SIBRATEC - Infraestrutura das Redes de Serviços Tecnológicos Zeide Lúcia Gusmão Cunha Gomes Consultora MCTI São Paulo, 30 de outubro de 2014. FINALIDADE DO PROGRAMA SIBRATEC Apoiar o desenvolvimento

Leia mais

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Esse regulamento dispõe sobre a estrutura e modo de

Leia mais

UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA

UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA Guarantã do Norte 2013 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO IES: Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte PARCERIA: Prefeitura Municipal de

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS COSTA RICA/MS 2009 I. IDENTIFICAÇÃO Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas 2018 PLANEJAMENTO ANUAL DO DA UFAM 1 SUMÁRIO Apresentação... 4 Dimensões... 5 Programa Usuários... 5 Programa

Leia mais

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS. Programa TIC nas Comunidades. Coordenador: José Francisco Salm. Jr.

AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS ENCERRADOS. Programa TIC nas Comunidades. Coordenador: José Francisco Salm. Jr. AÇÕES DA EXTENSÃO PROJETOS 2007 - ENCERRADOS Programa TIC nas Comunidades José Francisco Salm. Jr. Diego da Rocha Piazza Ana Kiara de Freitas Furlan Tanto no âmbito do governo quanto das empresas e sociedade,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Registro SP 2018 Página 1 REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA DEFINIÇÃO Art. 1 - Responsabilidade Social é entendida como

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017.

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. Dispõe sobre a criação do Núcleo de Informática em Ciências da Saúde, bem como aprova seu Regimento Interno. O CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e realiza-se orientada para o favorecimento das condições

Leia mais

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins MISSÃO da Defensoria Pública do Estado do Tocantins 2 Assegurar

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S. PEDRO DO SUL REGULAMENTO INTERNO 2014 PARTE IV BIBLIOTECA ESCOLAR/CENTRO DE RECURSOS (BE/CR) Índice Artigo 1º - Constituição... 3 Artigo 2º - Definição... 3 Artigo 3º - Enquadramento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL Porto Alegre 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Reitor e Pró-Reitor de Graduação Roberto Pontes da Fonseca Coordenadora de Graduação Luciane Torezan

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL- PIC Os setores da Economia Criativa no Brasil - do qual fazem parte, as artes cênicas, as expressões da cultura tradicional, a música, o artesanato, a gastronomia, a moda,

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO GERÊNCIA DE ENSINO, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS PROJETO DE EXTENSÃO Saúde na Escola Unisul: gamificação e novas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO Analista de Negócio OEI/TOR/FNDE/CGETI Nº /09 1. Número

Leia mais

Relatório Anual. Associação das Damas de Caridade de Florianópolis

Relatório Anual. Associação das Damas de Caridade de Florianópolis Resumo da ONG A (ADAC), é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos,fundada em 1907 por senhoras católicas que tinham por objetivo assistir a pessoas doentes e carentes. Tendo em vista o atual contexto

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

DOMÍNIO: APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

DOMÍNIO: APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Desenvolver a articulação curricular da biblioteca com as estruturas pedagógicas e os docentes - Desenvolver atividades interdisciplinares, fomentando o espírito de cooperação e de partilha DOMÍNIO: APOIO

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFPR 1. Apresentação O Departamento de Matemática - DMAT da UFPR possui atualmente 45 professores efetivos, 42 dos quais trabalhando em regime de dedicação

Leia mais