Árvores Binárias Balanceadas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Árvores Binárias Balanceadas"

Transcrição

1 Árvores Binárias Balanceadas Elisa Maria Pivetta Cantarelli

2 Árvores Balanceadas Uma árvore é dita balanceada quando as suas subárvores à esquerda e à direita possuem a mesma altura. Todos os links vazios estão no mesmo nível, ou seja, que a árvore está completa. A árvore que não está balanceada, define-se como degenerada d c d b d b f a Árvore binária balanceada. b (a) f c e g a (b) e Árvore binária Degenerada f g a (c) c e g Árvore binária Incompleta Balanceada h

3 Árvores Balanceadas Balanceamento Estático O balanceamento estático de uma árvore binária consiste em construir uma nova versão, reorganizando-a. Balanceamento Dinâmico: AVL Árvore AVL em homenagem aos matemáticos russos (Adelson- Velskii e Landism -1962) Uma árvore AVL é uma árvore binária de pesquisa onde a diferença em altura entre as subárvores esquerda e direita é no máximo 1 (positivo ou negativo). A essa diferença chamamos de fator de balanceamento de n (FatBal (n)). Essa informação deverá constar em cada nó de uma árvore balanceada

4 Árvores AVL Assim, para cada nodo podemos definir um fator de balanceamento (FB), que vem a ser um número inteiro igual a FB(nodo p) = altura(subárvore direita p) - altura(subárvore esquerda p) O Fator de uma folha é sempre Zero (0)

5 Árvores Balanceadas Exemplos de árvores AVL e árvores não-avl. Os números nos nodos representam o FB para cada nodo. Para uma árvore ser AVL os fatores de balanço devem ser necessariamente -1, 0, ou 1. Exemplos de árvores AVL Exemplos de árvores não AVL

6 BALANCEAMENTO DE ÁRVORES AVL Inicialmente inserimos um novo nodo na árvore. A inserção deste novo nodo pode ou não violar a propriedade de balanceamento. Caso a inserção do novo nodo não viole a propriedade de balanceamento podemos então continuar inserindo novos nodos. Caso contrário precisamos nos preocupar em restaurar o balanço da árvore. A restauração deste balanço é efetuada através do que denominamos ROTAÇÕES na árvore.

7 Árvores AVL Se quisermos manter a árvore balanceada a cada inserção, devemos ter um algoritmo que ajuste os fatores de balanceamento O algoritmo corrige a estrutura através de movimentação dos nós, ao que chamamos de rotação.

8 BALANCEAMENTO DE ÁRVORES AVL Exemplos Vamos considerar a seguinte árvore (os números ao lado dos nodos são o FB de cada nodo): A árvore acima está balanceada, como podemos observar pelos FB de cada nodo. Os casos possíveis de desbalanceamento são 2. Veremos cada um deles.

9 Tipo 1 - ROTAÇÃO DUPLA Ao inserir o número 5 na árvore. Esta inserção produziria a seguinte árvore: O nodo 8 fica com o FB -2 e tem um filho com FB +1. Neste caso o balanceamento é atingido com duas rotações, também denominada ROTAÇÃO DUPLA. Primeiro rotaciona-se o nodo com FB 1 para a esquerda.

10 Tipo 1 - ROTAÇÃO DUPLA A árvore fica: A seguir rotaciona-se o nodo que tinha FB -2 na direção oposta (direita neste caso).

11 Tipo 1 - ROTAÇÃO DUPLA A árvore fica: Os FB nos nodos voltaram a ficar dentro do esperado das árvores AVL. O caso simétrico ao explicado acima acontece com os sinais de FB trocados, ou seja, um nodo com FB +2 com um filho com FB -1. Também utilizariamos uma rotação dupla, mas nos sentidos contrários, ou seja, o nodo com FB -1 seria rotacionado para a direita e o nodo com FB +2 seria rotacionado para a esquerda.

12 Tipo 2 - ROTAÇÃO Simples Suponha que queremos inserir o nodo 3 na árvore inicial. A inserção produziria a seguinte árvore: A inserção do nodo 3 produziu um desbalanço no nodo 8 verificado pelo FB -2 neste nodo. Neste caso, como os sinais dos FB são os mesmos (nodo 8 com FB -2 e nodo 4 com FB -1) significa que precisamos fazer apenas uma ROTAÇÃO SIMPLES à direita no nodo com FB -2. No caso simétrico (nodo com FB 2) faríamos uma rotação simples à esquerda.

13 Tipo 2 - ROTAÇÃO Simples Após a rotação simples a árvore ficaria: Observe que os FB estão dentro do esperado para mantermos a propriedade de balanceamento de árvores AVL.

14 A descrição do algoritmo em pseudo-código para construção de uma árvore AVL: 1. Insira o novo nodo normalmente (ou seja, da mesma maneira que inserimos numa ABB); 2. Iniciando com o nodo pai do nodo recém-inserido, teste se a propriedade AVL é violada neste nodo, ou seja, teste se o FB deste nodo é maior do que abs(1). Temos aqui 2 possibilidades: 2.1 A condição AVL foi violada Execute as operações de rotação conforme for o caso (Tipo 1 ou Tipo 2) Volte ao passo A condição AVL não foi violada. Se o nodo recém-testado não tem pai, ou seja, é o nodo raiz da árvore, volte para inserir novo nodo (Passo 1)

15 Dicas: Árvores AVL 1. Para identificarmos quando uma rotação é simples ou dupla observamos os sinais de FatBal: se o sinal for igual, a rotação é simples. se o sinal for diferente a rotação é dupla. 2. Se FB+ rotação para esquerda 3. Se FB- rotação para direita

16 Exercícios

17 Exercício 1 Considere a inserção dos seguintes valores (nesta ordem) em uma árvore AVL: 5,3,8,2,4,7,10,1,6,9,11. Para essas inserções nenhuma rotação é necessária. Desenhe a árvore AVL resultante e determine o fator de balanceamento de cada nó.

18 Exercício 2 Construir uma árvore AVL com os seguintes dados: a) Inserir inicialmente 10, 20, 30 b) Se necessário fazer balanceamento c) Inserir 25 e 27 d) Se necessário fazer balanceamento

19 Resolução do Exercício 2 A inserção dos 3 primeiros números resulta na seguinte árvore: Após a inserção do elemento 30 a árvore fica desbalanceada. O caso acima é do Tipo 2. Fazemos uma rotação para a esquerda no nodo com FB 2. A árvore resultante fica:

20 Resolução do Exercício 2 O passo seguinte é inserir os nodos 25 e 27. A árvore fica desbalanceada apenas após a inserção do nodo 27 Este caso é do Tipo 1. O nodo 30 tem FB -2 e o seu nodo filho tem FB 1. Precisamos efetuar uma rotação dupla, ou seja, uma rotação simples à esquerda do nodo 25, resultando:

21 Resolução do Exercício 2 seguida de uma rotação simples à direita do nodo 30, resultando: e a árvore está balanceada.

22 Exercício 3 Determinado sistema armazena registros por chaves numéricas em uma árvore AVL. Nessa árvore são inseridos os seguintes valores: 20,10,5,30,25,27 e 28 nessa ordem. Apresente passo a passo como a árvore vai sendo construída. Realize as rotações necessárias e indique qual rotação foi realizada em cada caso.

23 Resolução: Exercício 3 1) Inserção das chaves 20 e 10, nessa ordem A árvore ficou pendendo para a esquerda O fator de balanceamento do nó cuja chave é 20 é -1. O fator de uma folha é sempre 0 (zero). 2)...Continuar as inserções 20 (-1) 10 (0)

24 Árvores Multivias (Multiway tree)

25 Árvores Multivias Em uma árvore binária, cada nó possui um item de dado e pode ter até dois filhos. Se permitirmos o uso de mais itens de dados e filhos por nó, o resultado é uma árvore Multivias ou M-vias (multiway tree). Uma Estrutura Multivia com algoritmo eficiente deve considerar: Tempo de acesso a cada nó Balanceamento da árvore. As árvores 2-3-4, são árvores multivias que podem ter até quatro filhos e três itens de dados por nó.

26 Árvores Árvores são interessantes por várias razões: São árvores balanceadas. Fáceis de programar. Servem como uma introdução para árvores B.

27 Árvores A figura mostra uma pequena árvore Cada nó pode conter um, dois ou três itens de dados

28 Árvores Um nó interno deve sempre ter um filho a mais que seus itens de dados. Um nó folha, ao contrário, não possui filhos, mas ele pode conter um, dois ou três itens de dados. Nós vazios não são permitidos. Devido a uma árvore possuir nós com até quatro filhos, ela é chamada de árvore multivias de ordem 4 (multiway tree of order 4).

29 Árvores O 2, 3 e 4 no nome árvore referem-se a quantos links para filhos podem potencialmente estar contidos em um dado nó. Para nós internos (não folhas), três combinações são possíveis: um nó com um item de dado sempre possuirá dois filhos; um nó com dois itens de dados sempre possuirá três filhos; um nó com três itens de dados sempre possuirá quatro filhos

30 Árvores Por que uma árvore não échamada de árvore ? Um nó não pode ter somente um filho, como os nós na árvore binária Um nó com um item de dado precisa sempre ter dois links, a menos que seja uma folha, neste caso, ele não possui links.

31 Árvores Um nó com dois links é chamado 2-nós, Um nó com três links é chamado 3-nós Um nó com quatro links é chamado 4-nós nós nós nós

32 Árvores X Árvore Binária Em uma árvore binária, todos os filhos com chaves menores que a chave do nó estão enraizados no nó filho à esquerda, e todos os filhos com chaves maiores ou iguais a chave do nó estão enraizados no nó filho à direita. Na árvore o princípio é o mesmo, mas existe algo mais:

33 Árvores todos os itens de dados na sub-árvore enraizada no filho 0, possuem valores menores do que a chave 0; todos os itens de dados na sub-árvore enraizada no filho 1, possuem valores maiores do que a chave 0, mas menores do que a chave1; todos os itens de dados na sub-árvore enraizada no filho 2, possuem valores maiores do que a chave 1, mas menores do que a chave2; todos os itens de dados na sub-árvore enraizada no filho 3, possuem valores maiores do que a chave 2. Valores duplicados geralmente não são permitidos. Deste modo nós não necessitamos nos preocupar com a comparação de chaves iguais. A B C Nó com chaves menores do que A Nó com chaves entre A e B Nó com chaves entre B e C Nó com chaves maiores do que C

34 Pesquisa em árvores Exemplo: Para pesquisar por um item de dado com a chave 64 na árvore da figura, você inicia na raiz, porém não encontra o item. Por que 64 é maior do que 50, você vai para o filho 1, o qual nós representamos com 60,70 e 80. Você não encontra o item de dado, assim você precisa passar para o próximo filho. Aqui, devido a 64 ser maior do que 60, mas menor do que 70, você vai novamente para o filho 1. Desta vez você encontra o item específico no link 62, 64 e

35 Inserção em árvore Novos itens de dados são sempre inseridos nas folhas. Se os itens foram inseridos em um nó com filhos, então o número de filhos necessitará ser mudado para manter a estrutura da árvore, o que estipula que esta árvore deve ter um filho a mais do que os itens de dados em um nó. O processo de inserção inicia pela pesquisa do nó folha apropriado. Se nós que não estão cheios são encontrados durante a pesquisa, a inserção é fácil. A inserção pode envolver a movimentação de um ou dois itens em um nó. As chaves deverão estar na ordem correta após o novo item ser inserido.

36 Exemplo 1: Inserção em árvore Inserção de um item (18) sem divisão do nó a) Antes da inserção O item 23 vai ser deslocado para direita para abrir espaço para inserir o item 18. b) Depois da inserção é inserido 23 é deslocado para direita

37 Exemplo 2 - Inserção em árvore Com Divisão de nós As inserções tornam-se mais complicadas se um nó cheio é encontrado no caminho abaixo do ponto de inserção. Quando isto acontece, o nó precisa ser dividido (split). É este processo de divisão que mantêm a árvore balanceada. O tipo de árvore que estamos vendo é freqüentemente chamada de árvore topdown, por que os nós são divididos de maneira para baixo do ponto de inserção.

38 Inserção em árvore Chamaremos os itens de dados a serem divididos por A, B e C. assumimos que o nó a ser dividido não é o raiz, nós examinaremos a divisão da raiz depois a) Antes da inserção 62 inserção do nó a ser dividido A B C

39 Inserção em árvore a) Antes da inserção 62 inserção do nó a ser dividido A B C Um novo nó vazio é criado. Ele é parente (sibling) do nó que está sendo dividido, e é colocado a sua direita; O item de dado C é movido para o novo nó; O item de dado B é movido para o pai do nó que está sendo dividido; O item de dado A fica aonde ele está; Os dois filhos mais à direita são desconectados do nó que está sendo dividido e são conectados no novo nó. b) Após a inserção movido para cima 83 fica no lugar B 104 foi p/ direita A novo nó C 99 inserido

40 Exemplo 3 - Inserção em árvore Dividindo a raiz Quando uma raiz cheia é encontrada no inicio da pesquisa para encontrar o ponto de inserção, o resultado da divisão é ligeiramente mais complicado: inserção do 41 a) Antes da inserção raiz a ser dividido A B C

41 Inserção em árvore um novo nó é criado, tornandose a nova raiz, e os pais do novo nó são divididos; um segundo novo nó é criado, tornando-se parente (sibling) do nó que está sendo dividido; inserção do 41 a) Antes da inserção A B C o item de dado C é movido para o novo nó parente; o item de dado B é movido para a nova raiz; o item de dado A é deixado aonde está; os dois filhos mais a direita do nó que está sendo dividido são desconectados dele e conectados no novo nó do lado direito. raiz a ser dividido b) Após a inserção 49 é movido p/cima 26 fica no lugar 49 B novo nó raiz movido p/ direita 72 novo nó à direita A C inserido

42 Árvores B

43 Árvore B São árvores de pesquisa balanceadas especialmente projetadas para a pesquisa de informação em discos magnéticos e outros meios de armazenamento secundário. Minimizam o número de operações de movimentação de dados (escrita/leitura) numa pesquisa ou alteração. O grau de um nó pode ser alto. Podem ser consideradas como uma generalização natural das árvores de pesquisa binárias.

44 Árvores B As árvores são uma boa abordagem para dados em memória. Mas, as árvores trabalham com arquivos? Elas trabalham, mas um tipo diferente de árvore precisa ser usado para dados externos do que para dados em memória. A árvore apropriada é um árvore múltivias, parecida com uma árvore 2-3-4, mas com muito mais itens de dados por nó Ela se chama Árvore B (tree-b). As árvores B foram concebidas como estrutura apropriada para armazenamento externo por R. Bayer e E. M. McCreight em Árvores M-Vias permanentemente balanceadas são chamadas de Árvore B.

45 Árvores B - Um bloco por nó O acesso a disco é mais eficiente quando o dado é lido ou escrito em um bloco de uma só vez. Em uma árvore, a entidade que contêm dados é o nó. Ideal: armazenar um bloco inteiro de dados em cada nó da árvore. Deste modo, ler um nó acessa um conjunto máximo de dados em um curto espaço de tempo.

46 Árvores B - Links Em uma árvore, precisamos também armazenar os links para outros nós. Em uma árvore em memória, estas ligações são referências (ou ponteiros, em linguagens como Pascal e C) para os nós em outras partes da memória. Para as árvores armazenadas em um arquivo em disco, as ligações (links) são números de blocos em um arquivo.

47 Árvores B x Árvores Dentro de cada nó os dados são ordenados seqüencialmente pela chave, como nas árvores A estrutura de uma árvore B é similar a de uma árvore 2-3-4, exceto que na árvore B existem mais itens de dados por nó e mais links para nós filhos.

48 Árvores B Características A raiz tem no mínimo uma chave e dois filhos Uma folha tem no mínimo d chaves e não tem filhos Todas as folhas estão no mesmo nível (balanceamento)

49 Pesquisa em Árvores B Primeiro, o bloco contendo a raiz é lido. O algoritmo de pesquisa então inicia a verificação de cada um dos registros (se ele não estiver cheio, tantos quantos o nó atualmente armazena) iniciando pelo registro 0. Quando ele encontra um registro com chave maior, ele sabe que deve ir para o filho que reside entre este registro e o precedente. Este processo continua até o nó correto ser encontrado. Se uma folha é alcançada sem encontrar a chave específica, a pesquisa não obteve sucesso.

50 Inserção em Árvores B Em uma árvore B é importante manter um nó tão cheio quanto possível; deste modo cada acesso à disco, o qual lê uma entrada de um nó, pode adquirir o máximo de quantidade de dados.

51 Construção de uma pequena árvore B A figura (a) mostra um nó raiz que já está cheio; Itens com chaves 20,40,60 e 80 já foram inseridas na árvore. Um novo item de dado com a chave 70 deve inserido, resultando na divisão de um nó. A raiz está sendo dividida, dois novos nós são criados: uma nova raiz e um novo nó para a direita do que está sendo dividido. (a)

52 Construção de uma pequena árvore B Na figura (b) inserimos mais dois itens: 10 e30. Eles preenchem totalmente ofilho da esquerda, tal como apresentado nas figura (c). O próximo item a ser inserido, esquerda, como visto na figura (d). 15, divide o filho à Aqui oitem 20 foi promovido para cima, na raiz. (b) (c) (d)

53 Construção de uma pequena árvore B Na fig. (e) três itens, 75,85 e 90, são inseridos O terceiro filho é dividido, causando a criação de um novo nó e a promoção do item intermediário, 80, para a raiz. O resultado disto é visto na figura (f). (e) (f)

54 Construção de uma pequena árvore B Novamente três itens, 25, 35 e 50, são adicionados fig. (g) Os primeiros dois itens enchem totalmente o segundo filho E o terceiro filho é divido, provocando a criação de um novo nó e a promoção do item intermediário, 35, para a raiz, como pode ser visto na figura (h). (g) (h)

55 Construção de uma pequena árvore B Agora a raiz está cheia. Contudo, inserções subseqüentes não necessariamente causarão a divisão do nó, porque os nós são divididos somente quando uma nova inserção em um nó cheio é efetuada, não quando um nó cheio é encontrado em uma pesquisa sobre a árvore. Assim, 22 e 27 são inseridos no segundo filho sem causar qualquer divisão, como apresentado na figura (j) (i) (j)

56 O próximo item a ser inserido, 32, não causa uma divisão, na realidade, ele causa duas divisões. O segundo nó filho, está cheio, deste modo, ele é dividido, como visto na figura (l). O item 27, promovido a partir da divisão, não foi colocado no seu lugar porque a raiz está cheia. Portanto a raiz também precisa ser dividida, resultando no arranjo presente na figura (M) (k) (l) (M)

Árvores Binárias de Busca

Árvores Binárias de Busca Árvores Binárias de Busca Uma Árvore Binária de Busca T (ABB) ou Árvore Binária de Pesquisa é tal que ou T = 0 e a árvore é dita vazia ou seu nó contém uma chave e: 1. Todas as chaves da sub-árvore esquerda

Leia mais

Árvores Binárias Balanceadas

Árvores Binárias Balanceadas Árvores Binárias Balanceadas Elisa Maria Pivetta Cantarelli elisa@fw.uri.br Árvores Balanceadas Uma árvore é dita balanceada quando as suas subárvores à esquerda e à direita possuem a mesma altura. Todos

Leia mais

Árvores AVL. Prof. Othon M. N. Batista Estrutura de Dados

Árvores AVL. Prof. Othon M. N. Batista Estrutura de Dados Árvores AVL Prof. Othon M. N. Batista Estrutura de Dados Roteiro (/2) Árvore Binária de Pesquisa - Pior Tempo ABP Balanceada e Não Balanceada Balanceamento de Árvores Balanceamento de ABP Balanceamento

Leia mais

CT-234. Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches

CT-234. Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 4) Árvores balanceadas AVL, Rubro-Negras, B-Trees Operações em árvores binárias de busca

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Laboratório I Prof. Osório Balanceamento de Árvores Binárias Pag.: - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática LABORATÓRIO II AULA : Balanceamento

Leia mais

Árvores Balanceadas. Árvore binária completamente balanceada. Ocorre quando a árvore está cheia ou quase cheia com o nível n-1 completo

Árvores Balanceadas. Árvore binária completamente balanceada. Ocorre quando a árvore está cheia ou quase cheia com o nível n-1 completo Árvores Balanceadas As árvores binárias de pesquisa são, em alguns casos, pouco recomendáveis para as operações básicas (inserção, remoção e busca) Árvores binárias de pesquisa degeneradas tornam as operações

Leia mais

Árvore B UNITINS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 3º PERÍODO 43

Árvore B UNITINS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 3º PERÍODO 43 AULA A 3 ESTRUTURA RA DE DADOS Árvore B Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de: identificar as vantagens da árvore B em relação às árvores binária de busca e AVL; conhecer as funções de

Leia mais

Árvores Binárias de Busca

Árvores Binárias de Busca Árvores Binárias de Busca Definição Uma Árvore Binária de Busca possui as mesmas propriedades de uma AB, acrescida da seguinte propriedade: Para todo nó da árvore, se seu valor é X, então: Os nós pertencentes

Leia mais

Pesquisa em Memória Primária. Prof. Jonas Potros

Pesquisa em Memória Primária. Prof. Jonas Potros Pesquisa em Memória Primária Prof. Jonas Potros Procedimento para Inserir na Árvore Binária Critérios: Atingir um ponteiro nulo em um processo de pesquisa significa uma pesquisa sem sucesso. O ponteiro

Leia mais

INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15

INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15 INF1007 - PROGRAMAÇÃO II LISTA DE EXERCÍCIOS 15 1. Um número racional é expresso por dois inteiros: um numerador e um denominador (este último diferente de zero!). Implemente um TAD para representar números

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores Algoritmos e Estrutura de Dados III Árvores Uma das mais importantes classes de estruturas de dados em computação são as árvores. Aproveitando-se de sua organização hierárquica, muitas aplicações são realizadas

Leia mais

Unidade 5 Armazenamento e Indexação

Unidade 5 Armazenamento e Indexação Unidade 5 Armazenamento e Indexação Engenharia de Computação / Engenharia de Produção Banco de Dados Prof. Maria das Graças da Silva Teixeira Material base: Banco de Dados, 2009.2, prof. Otacílio José

Leia mais

- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Curso: Informática / Ciência da Computação

- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Curso: Informática / Ciência da Computação Programação 1I Prof. Osório Árvores Binárias Pag.: 1 - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Curso: Informática / Ciência da Computação Programação II Disciplina: Linguagem

Leia mais

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em "sub-redes". Isso pode ser feito para:

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em sub-redes. Isso pode ser feito para: Fundamentos: A máscara de pode ser usada para dividir uma rede existente em "s". Isso pode ser feito para: 1) reduzir o tamanho dos domínios de broadcast (criar redes menores com menos tráfego); 2) para

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Lista de Exercícios. Vetores

Lista de Exercícios. Vetores Lista de Exercícios Vetores LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. WWW.EDUARDOSILVESTRI.COM.BR ATUALIZADO EM: 13/03/2007 Página 1/1 1. Faça um programa que crie um vetor de inteiros de 50 posições

Leia mais

Pesquisa em Memória Primária. Prof. Jonas Potros

Pesquisa em Memória Primária. Prof. Jonas Potros Pesquisa em Memória Primária Prof. Jonas Potros Pesquisa em Memoria Primária Estudo de como recuperar informação a partir de uma grande massa de informação previamente armazenada. A informação é dividida

Leia mais

Busca. Pesquisa sequencial

Busca. Pesquisa sequencial Busca Banco de dados existem para que, de tempos em tempos, um usuário possa localizar o dado de um registro, simplesmente digitando sua chave. Uma tabela ou um arquivo é um grupo de elementos, cada um

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Estruturas de Dados. Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos

Estruturas de Dados. Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos Estruturas de Dados Prof. Gustavo Willam Pereira Créditos: Profa. Juliana Pinheiro Campos Árvores Conceitos Árvores binárias Árvores binárias de pesquisa Árvores binárias balanceadas Árvores ESTRUTURAS

Leia mais

BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I. Aula 16: Árvores (introdução) Prof. Jesús P. Mena-Chalco. jesus.mena@ufabc.edu.br

BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I. Aula 16: Árvores (introdução) Prof. Jesús P. Mena-Chalco. jesus.mena@ufabc.edu.br BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 16: Árvores (introdução) Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 1Q-2015 1 2 Árvores Uma árvore é uma estrutura de dados mais geral que uma lista

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008 Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

INTRODUÇÃO ÀS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Capítulo 1 INTRODUÇÃO ÀS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 1.1 Histórico de Linguagens de Programação Para um computador executar uma dada tarefa é necessário que se informe a ele, de uma maneira clara, como ele

Leia mais

EAD Árvore árvore binária

EAD Árvore árvore binária EAD Árvore árvore binária - Uma árvore binária é um conjunto finito de elementos (nodos) que pode ser vazio ou particionado em três subconjuntos: - raiz da árvore (elemento inicial, que é único); - subárvore

Leia mais

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Sistema de Arquivos Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Gerência de Arquivos É um dos serviços mais visíveis do SO. Arquivos são normalmente

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Projeto e Análise de Algoritmos II Lista de Exercícios 2 Prof. Osvaldo. 1. Desenvolva algoritmos para as operações abaixo e calcule a complexidade

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

PROGRAMAÇÃO II 4. ÁRVORE

PROGRAMAÇÃO II 4. ÁRVORE 4. ÁRVORE PROGRAMAÇÃO II Prof. Jean Eduardo Glazar Uma árvore impõe uma estrutura hierárquica em uma coleção de itens. Um exemplo familiar é a árvore genealógica. Árvores despontam de forma natural em

Leia mais

Árvore Binária de Busca

Árvore Binária de Busca Árvore Binária de Busca 319 Árvore Binária de Busca! construída de tal forma que, para cada nó:! nós com chaves menores estão na sub-árvore esquerda! nós com chaves maiores (ou iguais) estão na subárvore

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS (INF 1010) (a) Seja um TAD definido por uma lista circular implementada em um vetor.

ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS (INF 1010) (a) Seja um TAD definido por uma lista circular implementada em um vetor. PUC-Rio Departamento de Informática Período: 2015.1 Horário: 2as-feiras e 4as-feiras de 17-19 30 de março de 2015 ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS (INF 1010) 1 a Lista de Exercícios 1. Lista (a) Seja um TAD

Leia mais

ULA Sinais de Controle enviados pela UC

ULA Sinais de Controle enviados pela UC Solução - Exercícios Processadores 1- Qual as funções da Unidade Aritmética e Lógica (ULA)? A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como: Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento

Leia mais

Possui como idéia central a divisão de um universo de dados a ser organizado em subconjuntos mais gerenciáveis.

Possui como idéia central a divisão de um universo de dados a ser organizado em subconjuntos mais gerenciáveis. 3. Tabelas de Hash As tabelas de hash são um tipo de estruturação para o armazenamento de informação, de uma forma extremamente simples, fácil de se implementar e intuitiva de se organizar grandes quantidades

Leia mais

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4.1 Auto Preenchimento O Excel possui um recurso de grande ajuda para quem necessita digitar uma seqüência de células cujo conteúdo é seqüencial. Esse recurso, chamado

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

Pesquisa em Memória Primária. Algoritmos e Estruturas de Dados II

Pesquisa em Memória Primária. Algoritmos e Estruturas de Dados II Pesquisa em Memória Primária Algoritmos e Estruturas de Dados II Pesquisa em Memória Primária Pesquisa: Recuperação de informação em um grande volume de dados Informação é dividida em registros e cada

Leia mais

Armazenamento de Dados. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Armazenamento de Dados. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Armazenamento de Dados Prof. Antonio Almeida de Barros Junior 1 Armazenamento de Dados Todos os dados que utilizamos até o momento, ficavam armazenados apenas na memória. Ao final da execução dos programas,

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Estrutura Viewlets 21 Portlets 26 2 Estrutura Intermediário Depois de conhecer a estrutura principal do Plone e realizar as configurações

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

ÁRVORES BINÁRIAS DE PESQUISA

ÁRVORES BINÁRIAS DE PESQUISA ÁRVORES BINÁRIAS DE PESQUISA Árvores binárias de pesquisa são uma estrutura alternativa do tipo árvore binária, para guardar valores de tal forma que a recuperação dos mesmos pode ser efectuada de forma

Leia mais

Algoritmos de Busca em Tabelas

Algoritmos de Busca em Tabelas Dentre os vários algoritmos fundamentais, os algoritmos de busca em tabelas estão entre os mais usados. Considere por exemplo um sistema de banco de dados. As operações de busca e recuperação dos dados

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Exercícios de Fixação Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle

Exercícios de Fixação Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Disciplina: TCC-00.7 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: A- Data: / / Exercícios de Fixação Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle. Construa um algoritmo

Leia mais

6.3 Equivalência entre Autômatos com Pilha Não-Determinísticos e Gramáticas Livre do Contexto

6.3 Equivalência entre Autômatos com Pilha Não-Determinísticos e Gramáticas Livre do Contexto Capítulo 6. Autômatos com Pilha 6.3 Equivalência entre Autômatos com Pilha Não-Determinísticos e Gramáticas Livre do Contexto Nos exemplos da seção anterior, vimos que os autômatos com pilha existem para

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Operações Binárias. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 6-1

Programação Básica em STEP 7 Operações Binárias. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 6-1 Conteúdo Página Operações Lógicas Binárias: AND, OR...2 Operações Lógicas Binárias: OR Exclusivo (XOR)...3 Contatos Normalmente Abertos e Normalmente Fechados. Sensores e Símbolos... 4 Exercício...5 Resultado

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

Prof. Daniela Barreiro Claro

Prof. Daniela Barreiro Claro Arquivos de registros Abstração do SGBD Pode ser criado, destruido e ter registros incluidos e excluidos nele Tb suporta a varredura Uma relacao geralmente é armazenada como um arquivo de registros Camada

Leia mais

Árvore Binária de Busca. Algoritmos e Estrutura de Dados II. Operações Busca e Sucessor. Árvore Binária de Busca. Árvores Rubro-Negras

Árvore Binária de Busca. Algoritmos e Estrutura de Dados II. Operações Busca e Sucessor. Árvore Binária de Busca. Árvores Rubro-Negras Árvore Binária de Busca Algoritmos e Estrutura de Dados II Árvores Rubro-Negras Prof. Marco Aurélio Stefanes marco em dct.ufms.br Propriedades Se está na subárvore esquerda de então chave() chave() Se

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Computadores XXI: Busca e execução Final

Computadores XXI: Busca e execução Final Computadores XXI: Busca e execução Final A6 Texto 6 http://www.bpiropo.com.br/fpc20060123.htm Sítio Fórum PCs /Colunas Coluna: B. Piropo Publicada em 23/01/2006 Autor: B.Piropo Na coluna anterior, < http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=146019

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Caminho de Dados Slide 1 Sumário Introdução Convenções Lógicas de Projeto Construindo um Caminho de Dados O Controle da ULA Projeto da Unidade de Controle Principal

Leia mais

Estruturas de Armazenamento e Indexação. Rafael Lage Moreira Barbosa 10.1.4217

Estruturas de Armazenamento e Indexação. Rafael Lage Moreira Barbosa 10.1.4217 Estruturas de Armazenamento e Indexação Rafael Lage Moreira Barbosa 10.1.4217 Estruturas de Armazenamento Banco de Dados são armazenados fisicamente como arquivos de registro, que em geral ficam em discos

Leia mais

Aula 4 Pseudocódigo Tipos de Dados, Expressões e Variáveis

Aula 4 Pseudocódigo Tipos de Dados, Expressões e Variáveis 1. TIPOS DE DADOS Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem ser classificadas em dois tipos: As instruções, que

Leia mais

CRIANDO UM BANCO DE DADOS

CRIANDO UM BANCO DE DADOS CRIANDO UM BANCO DE DADOS Bem, antes de iniciarmos propriamente no delphi, devemos aprender a usar sua ferramentas, sendo uma das mais importantes o Database Desktop, pois é com esta que construímos nossos

Leia mais

Apostila de Fundamentos de Programação I. Prof.: André Luiz Montevecchi

Apostila de Fundamentos de Programação I. Prof.: André Luiz Montevecchi Apostila de Fundamentos de Programação I Prof: André Luiz Montevecchi Introdução O mundo atual é dependente da tecnologia O uso intenso de diversos aparatos tecnológicos é parte integrante do nosso dia-a-dia

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Conceitos Importantes:

Conceitos Importantes: Conceitos Importantes: Variáveis: Por Flávia Pereira de Carvalho, 2007 i O bom entendimento do conceito de variável é fundamental para elaboração de algoritmos, consequentemente de programas. Uma variável

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

INF 1007 Programação II

INF 1007 Programação II INF 1007 Programação II Aula 14 Árvores Binárias Edirlei Soares de Lima Árvores Uma estrutura de dados do tipo árvore permite que dados sejam organizados de maneira hierárquica.

Leia mais

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho. DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso

Leia mais

Análises Geração RI (representação intermediária) Código Intermediário

Análises Geração RI (representação intermediária) Código Intermediário Front-end Análises Geração RI (representação intermediária) Código Intermediário Back-End Geração de código de máquina Sistema Operacional? Conjunto de Instruções do processador? Ambiente de Execução O

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Árvores B + Prof Márcio Bueno. ed2tarde@marciobueno.com / ed2noite@marciobueno.com. Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura

Árvores B + Prof Márcio Bueno. ed2tarde@marciobueno.com / ed2noite@marciobueno.com. Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura Árvores B + Prof Márcio Bueno ed2tarde@marciobueno.com / ed2noite@marciobueno.com Material da Prof a Ana Eliza Lopes Moura Árvore B + A árvore B + é uma variação da estrutura básica da árvore B. Características:

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Classificação e Pesquisa de Dados

Classificação e Pesquisa de Dados Classificação e Pesquisa de Dados Aula 20 Árvores B e B+ B-Trees (Árvores B) [Bayer & McCreight 1970] UFRGS INF01124 B-Trees (Árvores B) Árvores de pesquisa balanceadas, projetadas para minimizar o tempo

Leia mais

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com BOM DIA!! ÁLGEBRA COM JENNYFFER LANDIM Aula 3 jl.matematica@outlook.com Números inteiros: operações e propriedades Adição Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é

Leia mais

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br Introdução INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br introdução Tópicos conceitos básicos o que é um programa um programa na memória decifrando um código referência Capítulo

Leia mais

Utilização do SOLVER do EXCEL

Utilização do SOLVER do EXCEL Utilização do SOLVER do EXCEL 1 Utilização do SOLVER do EXCEL José Fernando Oliveira DEEC FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO MAIO 1998 Para ilustrar a utilização do Solver na resolução de

Leia mais

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL)

2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção 2. A FERRAMENTA SOLVER (EXCEL) Diversas ferramentas para solução de problemas de otimização, comerciais ou acadêmicos, sejam eles lineares

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais