Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista"

Transcrição

1 Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de lmeida Rezende rquiteta e Urbanista Disciplina: PLNEJMENTO URBNO Curso: ENGENHRI CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito ENG h/aula OPTTIV - - Turma: C01 Local Dias Horário Sala 310, Bloco C, Área III Segunda e Quinta 18h45min às 20h15min 1. HBILIDDES GERIS HG 1: Interpretar textos. HG 2: nalisar e criticar informações. HG 3: Extrair conclusões, estabelecer relações, comparações e contradições. HG 4: Fazer escolhas valorativas avaliando as consequências. HG 5: Detectar contradições. HG 6: Propor soluções para situações problema. 2. HBILIDDES E COMPETÊNCIS CH 1:plicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia. CH 2:Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. CH 3:Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. CH 4:Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia. CH 5:Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. CH 6:Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas. CH 7:Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas. CH 8:valiar criticamente a operação e a manutenção de sistemas. CH 9:Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica. CH 10:tuar em equipes multidisciplinares. CH 11:Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais. CH 12:valiar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental. CH 13:valiar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia. CH 14:ssumir a postura de permanente busca de atualização profissional. 3. EMENT spectos do processo histórico de urbanização, produção das cidades (e industrialização) no Brasil e países em desenvolvimento. Tendências e dinâmicas recentes do processo de urbanização. Instrumentos de planejamento do processo de urbanização.

2 4. OBJETIVOS GERIS Possibilitar ao aluno, conhecer e praticar, noções gerais dos elementos que compõem o espaço urbano, tais como edificações, infraestrutura urbana e serviços públicos, compreendendo o planejamento territorial como instrumento de gestão. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer e debater os conceitos básicos de cidade e planejamento territorial, compreendendo o processo de formação das cidades, apropriação do território e alterações de uso urbano-rural; Compreender as diferenças do processo de aprovação, implantação, ocupação e apropriação do espaço de uma edificação e de um parcelamento do solo, com base em estudos de casos práticos e reais; Instrumentalizar as análises do território sob os aspectos histórico, social, cultural, legal, ambiental, físico, econômico, político, e outros, possibilitando a análise crítica para tomada de decisões de gestão; preender os conteúdos, a partir de estudos dos elementos influenciadores do meio urbano-rural, para associá-los às práticas multidisciplinares e multiescalares do planejamento urbano; Estimular o raciocínio crítico-analítico por meio da leitura e do desenvolvimento de textos científicos, relacionados ao entendimento do ordenamento territorial. 6. CONTEÚDOS PROGRMÁTICOS Serão desenvolvidos trabalhos, individuais e em grupos (de, no máximo, 7 alunos), de forma integrada e participativa, proporcionando-lhes experimentarem situações reais em busca de soluções para problemas do processo do planejamento urbano, nas diversas dimensões e escalas, sendo que os trabalhos abordarão: Trabalho de Grupo-1 (TG-1) Delimitação, multidisciplinaridade e multiescalaridade no Planejamento Urbano. Valor: Participação no Grupo-1 (PG- 1)=5pts + Participação Individual-1 (PI-1)=3pts; Trabalho de Grupo-2 (TG-2) Caracterização, aspectos legais e agentes envolvidos. Valor: Participação no Grupo-1 (PG-1)=5pts + Participação Individual-1 (PI-1)=3pts; Trabalho de Grupo-3 (TG-3) Solução proposta, julgamento das ações e debate. Valor: Participação no Grupo-1 (PG-1)=5pts + Participação Individual-1 (PI-1)=3pts; Trabalho Individual-1 (TI-1) Produção de Resumo de rtigo Científico, com o tema Inovação e Planejamento Territorial. Valor: 2pts; Trabalho Individual-2 (TI-2) Produção de Peça Técnica (parecer), do problema pesquisado no TG-3. Valor: 1pts. 7. METODOLOGI Trabalhos em grupo e individuais; ulas com exposição didática; Projeções de slides; Exposição de projetos; Orientações em grupo e individuais; Pesquisa de campo; Pesquisa bibliográfica, leitura e discussão de textos; Mapa da cidade de Goiânia e outros instrumentais técnicos; presentação de vídeos; Incentivo à produção de textos científicos; Estímulo à análise crítica e ao debate; Compreensões de múltiplas competências.

3 8. SISTEM DE VLIÇÕES Os critérios adotados para as avaliações dos trabalhos estarão relacionados com os seus respectivos conteúdos e as notas divulgadas, no máximo, quinze dias após a entrega de cada etapa. pesar das notas estanques o aprendizado é continuado e ininterrupto e os seus desdobramentos só serão possíveis mediante acompanhamento individualizado por parte do professor. s notas estão em conformidade com o critério da Universidade, (Resolução 006/2017 dc 13/12/2017), que é: MF = (N1 X 0.4) + (N2 X 0.6), sendo que: N1 = (PG-1 + PI-1) + TI-1; N2 = [(PG-2 + PI-2)+(PG-3 + PI-3)] / 2 + TI-2 + I + Bônus Congressos*, sendo que esta nota final de N2 será limitada a 10,0 - (1,0 I). Poderá ser aplicada prova escrita (individual, sem consulta e de todo o conteúdo), em data a ser acordada em sala, caso a participação dos alunos durante as aulas, pesquisas e orientações, não seja satisfatória. Nesse caso, a valiação Extra (E) terá igual valor e peso aos Trabalhos de Grupo da N2, compondo essa nota. Poderá ser concedida, excepcionalmente, bonificação, a título de incentivo à Iniciação Científica, ao aluno que cumprir as atividades extra-classe (presentação de Trabalho Científico em Evento Científico) de acordo com as especificações dadas pela professora em sala. Nesse caso, a Pontuação Extra (PE) terá igual valor ao Trabalho Individual-2 e será somado à N2. 9. TIVIDDES EXTERNS D DISCIPLIN (ED) Para cada tividades Extra-Disciplinares, serão computadas 2 (duas) presenças e essas serão assim constituídas: ED-1: Resumo de artigo científico com o tema Contrapontos entre duas dimensões do Planejamento Territorial em Goiânia ; ED-2: Resumo de artigo científico com o tema O que um estudante de Engenharia Civil pode fazer pelo Planejamento Territorial de sua cidade? ; ED-3: Relatório e comprovação de participação em audiência pública referente às questões urbanas ED-4: Relatório e comprovação de participação em trabalhos voluntários referentes às questões urbanas. 10. CONSIDERCÕES GERIS Presenças -É obrigatória a participação do aluno em sala de aula de no mínimo de 75% do total de aulas, perfazendo um total mínimo necessário de 60 presenças. penas as exceções, legais e regimentais, serão analisadas e deliberadas pela professora, individualmente, desde que as justificativas sejam apresentadas até o último dia útil de cada mês. Reunião/Dispensas/Conferências/Visitas - Os alunos que se inscreverem em atividades extraclasse que sejam coincidentes com os horários das aulas, deverão solicitar, com 2 aulas de antecedência, a dispensa com frequência justificada. Deverá expor nesta solicitação as razões e as vantagens de tal participação, o que será analisada e respondida na aula posterior e suas ausências justificadas mediante certificado de participação ou atestado correspondente.

4 Entregas de trabalho - Os trabalhos deverão ser entregues nos formatos e prazos estabelecidos. entrega extemporânea dos trabalhos deverá ser autorizada pela professora e, necessariamente, ensejará a perda de pontos por atraso. presentações - Os trabalhos deverão ser apresentados segundo os modelos determinados para cada um, podendo-se utilizar programas de apresentação, bem como outros meios criativos e adequados. 11. CRONOGRM CRONOGRM DE ULS PONTIFÍCI UNIVERSIDDE CTÓLIC DE GOIÁS Disciplina de Planejamento Urbano - PU ENG Turma C /1 Prof. rq. Urb. Me. Deborah de lmeida Rezende FEV-12h/a MR-h/a BR-h/a UL SE M QUI DI 01 PRESENTÇÃO INSTITUCIONL RECEPÇÃO OS CLOUROS 01 SEG 05 PRESENTÇÃO D PROFESSOR, D DISCIPLIN E DO PLNO DE ENSINO 02 QUI 08 UL TEÓRIC/DEBTE: URBNIZÇÃO: ORIGENS HISTÓRICS SEG 12 FERIDO/RECESSO DE CRNVL 03 QUI 15 PRESENTÇÃO E DEBTE DOS VÍDEOS: "HISTÓRI D INDUSTRILIZÇÃO", "TYLORISMO, FORDISMO E TOYOTISMO", "DO FORDISMO O TOYOTISMO" E " HISTÓRI DS COISS" 04 SEG 19 UL TEÓRIC/DEBTE: CONTRDIÇÕES DS CIDDES: MITOS E ESPECIFICIDDES 05 QUI 22 UL TEÓRIC/DEBTE: MULTIDISCIPLINRIDDE: S DIVERSS DISCIPLINS ENVOLVIDS NO PLNEJMENTO URBNO 06 SEG 26 LNÇMENTO DOS DESFIOS: TG-1, TG-2, TG-3, TI-1, ED-1, ED-2, ED-3, ED-4; FORMÇÃO DE GRUPOS 07 QUI 01 UL TEÓRIC/DEBTE: MULTIESCLRIDDE: S ESCLS TEMPORIS E ESPCIIS DO PLNEJMENTO URBNO 08 SEG 05 ORIENTÇÃO DE GRUPOS TG-1 09 QUI 08 PRESENTÇÃO E DEBTE DO VÍDEO: "CIDDES: D LDEI À MEGLÓPOLE" 10 SEG 12 ORIENTÇÃO DE GRUPOS TG-1 11 QUI 15 TIVIDDE EM GRUPOS: NÁLISE, DEFES E DEBTE DE ESTUDO DE CSO: UM PLNO DE GOVERNO E SUS ESCLS DE PLNEJMENTO E IMPLNTÇÃO 12 SEG 19 ORIENTÇÃO DE GRUPOS TG-1 13 QUI 22 PRESENTÇÃO DE GRUPOS TG-1 14 SEG 26 PRESENTÇÃO DE GRUPOS TG-1; ENTREG DE TI-1: RESUMO DE RTIGO CIENTÍFICO, COM O TEM "INOVÇÃO E PLNEJMENTO TERRITORIL" QUI 29 FERIDO/RECESSO DE SEMN SNT UL SE DI M 15 SEG 02 VLIÇÃO DE GRUPOS-TG-1 (FEEDBCK RECÍPROCO); LNÇMENTO TG-2

5 16 QUI 05 UL TEÓRIC/DEBTE - PLNEJMENTO URBNO: INSTRUMENTOS LEGIS 17 SEG 09 LEITUR E DEBTE: TEXTO 1 (RQUEL ROLNIK) E RELÇÃO COM REPORTGENS TUIS SOBRE OS PROBLEMS DS CIDDES; ENTREG DS NOTS DE N1 OS DISCENTES E À SECRETRI 18 QUI 12 LNÇMENTO DE TI-2; ORIENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 19 SEG 16 UL TEÓRIC: PLNEJMENTO URBNO: DIMENSÕES E TENDÊNCIS 20 QUI 19 ORIENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 21 SEG 23 LEITUR E DEBTE: TEXTO 2 (ERMÍNI MRICTTO) E RELÇÃO COM REPORTGENS TUIS SOBRE NOVS TECNOLOGIS E SOLUÇÕES PLICÁVEIS O PLNEJMENTO URBNO 22 QUI 26 ORIENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 23 QUI 26 ED-1: RESUMO DE RTIGO CIENTÍFICO, COM O TEM "CONTRPONTOS ENTRE DUS DIMENSÕES DO PLNEJMENTO TERRITORIL EM GOIÂNI" SEG 30 FERIDO/RECESSO DO DI DO TRBLHO MI-h/a JUN-h/a UL SE DI M 24 QUI 03 ORIENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 25 SEG 07 LEITUR E DEBTE DO TEXTO 3 (FLÁVIO VILLÇ) E EXERCÍCIO CRÍTICO-NLÍTICO DE CONSOLIDÇÃO DO PRENDIZDO (PLVRS-CHVE) 26 QUI 10 VLIÇÃO INTERDISCIPLINR (I); LUNOS DISPENSDOS D UL PR RELIZÇÃO D VLIÇÃO INTERDISCIPLINR 27 SEG 14 PRESENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 28 QUI 17 PRESENTÇÃO DE GRUPOS-TG-2 29 SEG 21 VLIÇÃO DE GRUPOS-TG-2 (FEEDBCK RECÍPROCO); LNÇMENTO TG-3 30 QUI 24 V JORND D CIDDNI D PUC GOIÁS; TIVIDDE PROGRMD COM OS LUNOS, N V JORND D CIDDNI D PUC GOIÁS 31 QUI 24 V JORND D CIDDNI D PUC GOIÁS; TIVIDDE PROGRMD COM OS LUNOS, N JORND D CIDDNI D PUC GOIÁS 32 SEG 28 LEITUR E DEBTE DO TEXTO 3 (FLÁVIO VILLÇ) E EXERCÍCIO CRÍTICO-NLÍTICO DE CONSOLIDÇÃO DO PRENDIZDO (PLVRS-CHVE) 33 SEG 28 ED-2: RESUMO DE RTIGO CIENTÍFICO, COM O TEM "O QUE UM ESTUDNTE DE ENGENHRI CIVIL PODE FZER PELO PLNEJMENTO TERRITORIL DE SU CIDDE?" QUI 31 FERIDO DE CORPUS CHRISTI UL SE DI M SEG 04 RECESSO/COMPENSÇÃO DO FERIDO D PDROEIR DE GOIÂNI (24/05/2018) 34 QUI 07 ORIENTÇÃO DE GRUPOS TG-3; ENTREG DO TI-2: PRODUÇÃO DE PEÇ TÉCNIC (PRECER) REFERENTE O PROBLEM PESQUISDO NO TG-2 35 SEG 11 ORIENTÇÃO DE GRUPOS TG-3 36 SEG 11 ENTREG DE ED-3: RELTÓRIO E COMPROVÇÃO DE PRTICIPÇÃO EM UDIÊNCI PÚBLIC REFERENTE ÀS QUESTÕES URBNS

6 37 SEG 11 ENTREG DE ED-4: RELTÓRIO E COMPROVÇÃO DE PRTICIPÇÃO EM TRBLHOS VOLUNTÁRIOS REFERENTE ÀS QUESTÕES URBNS 38 QUI 14 PRESENTÇÃO DE GRUPOS-TG-3 39 SEG 18 PRESENTÇÃO DE GRUPOS-TG-3 40 QUI 21 UL DE ENCERRMENTO D DISCIPLIN; VLIÇÃO DE TG-3 (FEEDBCK RECÍPROCO); PRESENTÇÃO DOS RESULTDOS FINIS (NOTS E FREQUÊNCIS) OS LUNOS SEG 25 REUNIO DE COLEGIDO (NÃO HVERÁ UL) QU 27 ENTREG DS PUTS DE NOTS E FREQUÊNCIS FINIS-SECRETRI; FINL DO SEMESTRE LETIVO * s EDs deverão ser entregues até antes do início da aula da data marcada (no máximo, até 18h45). * Cronograma sujeito a alterações, em razão da disponibilidade de salas e equipamentos, e, ainda, acordos (alunos e professora). 12. BIBLIOGRFI BÁSIC RNTES, O.; VINER, C.; MRICTO, E. cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, ROLNIK, R. cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. (Coleção cidade aberta). São Paulo: Studio Nobel/FPESP, VILLÇ, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/FPESP, BIBLIOGRFI COMPLEMENTR CIOLY, C. Densidade urbana: um instrumento de planejamento e gestão urbana. Rio de Janeiro: Mauad, MSCRÓ, J. L.; YOSHING, M. Infraestrutura urbana. Porto legre: +4Editora, SNTORO, P. (org.). Gestão social da valorização da terra. (Cadernos Pólis, 9). São Paulo: Instituto Pólis, MRICTO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, MTERIL DE POIO RNTES, Otíla B. Fiori, Urbanismo em Fim de Linha. Ed. USP, 2ª Edição, 2001, São Paulo, Brasil. BRNDÃO, Carlos ntônio. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, SP: Editora da UNICMP, CÂMR MUNICIPL DE GOIÂNI. Código de Obras e Edificações de Goiânia Lei Complementar Nº 177, de 09/01/2008. CÂMR MUNICIPL DE GOIÂNI. Plano Diretor de Goiânia Lei Complementar Nº 171, de 29/05/2007. CHOY, F. O Urbanismo. Tradução Dafne Nascimento Rodrigues. São Paulo: Perspectiva, CONGRESSO NCIONL. Estatuto das Cidades. Lei Federal Nº , de 10/07/2001. MSCRÓ, Juan Luis O Custo das Decisões rquitetônicas Ed. +4 editora, Porto legre, 3º edição, MUNFORD, Lewis. Cidade na História: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, Brasília: Ed. da UNB, SNTOS, Carlos Nelson F. dos. Cidade como um Jogo de Cartas; Niteroi, Ed. Universidade Federal Fluminense: UDUFF, SEGW, Hugo. rquiteturas no Brasil: , 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, (cadêmica; 21).

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2017/2 Professora: Me. Deborah de lmeida Rezende rquiteta e Urbanista Disciplina: PLNEJMENTO URBNO Curso: ENGENHRI CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2016/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2018/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2016/1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2015/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2017/1 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito Pré-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2015/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2015/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito

Leia mais

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista

Plano de Ensino /2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Plano de Ensino - 2017/2 Professora: Me. Deborah de Almeida Rezende Arquiteta e Urbanista Disciplina: NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga Horária Período Co-requisito

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitori de Grdução - PROGRAD Plno de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plno de Ensino é um Rscunho. Su impressão não está liberd por se trtr de um documento não

Leia mais

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado Estágio Supervisiondo Sistems de Informção 2006.2 Professores Aline de Jesus Cost Gidevldo Novis dos Sntos 1 Apresentção O Estágio Supervisiondo do curso de Bchreldo em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO d FTC vis

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA Calendário Acadêmico 1º Semestre 2016

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA Calendário Acadêmico 1º Semestre 2016 COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA Clendário Acdêmico 1º Semestre 2016 DEZEMBRO / 20 14 21ª segund qurt Período de inscrição à colção de gru pelos prováveis formndos do 2º período letivo de 20, ns Uniddes

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS RECIFE CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019.2 MESES DATAS EVENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO 08/07 14/07 Mtrícul de veternos 1ª

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO 1º semestre de 2011

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO 1º semestre de 2011 UNIVERSIDDE PRESBITERIN MCKENZIE CLENDÁRIO DE TIVIDDES D GRDUÇÃO 1º semestre de 2011 DT LUNOS DESTINTÁRIOS ORIGEM / COORDENDORI 07/02 1ª etapas GRDUÇÃO 07/02(2ª feira) 18/02(6ª feira) TIVIDDE Início das

Leia mais

Faculdade de Direito CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO

Faculdade de Direito CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO UNIVERSIDDE PRESBITERIN MCKENZIE CLENDÁRIO DE TIVIDDES D GRDUÇÃO 1º semestre de 2013 DT LUNOS DESTINTÁRIOS ORIGEM / COORDENDORI TIVIDDE 28/01/13 1ªs ETPS GRDUÇÃO Início das aulas da graduação para os calouros

Leia mais

Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta

Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta Escola de Engenharia Engº Civil 2019/1 Código ENG1560 A01 Nome da Disciplina NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO Carga Horária 60h/a 4 créditos Profº Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta Ementa: História da arquitetura.

Leia mais

Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta

Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta Escola de Engenharia Engº Civil Código ENG1560 A01 Nome da Disciplina NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO A01 Carga Horária 60 4 créditos Profº Dr. Arq. Luciano Mendes Caixeta Ementa História da arquitetura.

Leia mais

CRONOGRAMA DCHS 2019

CRONOGRAMA DCHS 2019 CRONOGRAMA DCHS 2019 DATA 1º SEMESTRE RESPONSÁVEL 08/01 11/01 27/12/2018 11/01/2019 01/01 17/02 14/01 21/01 Período pr solicitção de colção de gru Ofert de disciplins no SINGU Período utorizdo pr féris

Leia mais

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NOME DO ALUNO(A): REGISTRO ACADÊMICO: ORIENTADOR DO UNIBRASIL: SEMESTRE LETIVO: EMPRESA: PERÍODO DE REALIZAÇÃO: TOTAL DE DIAS DE ESTÁGIO: TOTAL DE HORAS: NOME DO(A) RESPONSÁVEL NA EMPRESA: FUNÇÃO: Data

Leia mais

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL 001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS O coordendor dos projetos de pesquis e desenvolvimento institucionl nº 034280, 042571, 042576, torn públic bertur de inscrições pr seleção de lunos dos cursos de grdução

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Ddos de Identificção PLANO DE ENSINO Cmpus: Jgurão Curso: Letrs Português Componente Curriculr: JLEAD011 - Prátic

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP. CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut.

ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP. CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut. ENGENHARIA ELÉTRICA EESC-USP CURSOS DE ENG. ELÉTRICA Ênfase em Eletrônica Ênfase em Sist. De Energia e Aut. OBJETIVOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO DA USP (DEFINIDO PELO COG EM 2000) Sistematização do saber

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2018/1 e 2018/2

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2018/1 e 2018/2 Dt-limite pr presentção de documentos pendentes no to d mtrícul pr os discentes veternos, que form seleciondos no 1º período letivo de 2017. 12/03/2018 Período de uls d Disciplin PQI-527 Segurnç em Lbortórios:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Faculdade de Direito CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO

Faculdade de Direito CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO UNIVERSIDDE PRESBITERIN MCKENZIE CLENDÁRIO DE TIVIDDES D GRDUÇÃO 2º semestre de 2012 DT LUNOS DESTINTÁRIOS ORIGEM / COORDENDORI TIVIDDE 30/07 1ªs ETPS GRDUÇÃO Início das aulas da graduação para os calouros

Leia mais

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório,

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, Junho/2010.1 Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, por exemplo, as reações e a energia que

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Engenharia Mecânica, reconhecido pela Portaria MEC n 767, de 21 de julho de 2017, publicada

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Coorden http://www.etecermelind.com.br/etec/sis/ptd_tec_6.php 1 de 5 18/09/2015 13:29 Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira 04/09/2015 Coorden Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente 2015 Etec Profª Ermelind Ginnini Teixeir Código: 187 Município: Sntn

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO NÃO FINALIZADO Ddos de Identificção Component e Curriculr:

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA II (APM 002) PROGRAMA

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA II (APM 002) PROGRAMA EMENT: UNIVERSIDDE FEDERL DE MINS GERIS FCULDDE DE MEDICIN DEPRTMENTO DE NTOMI PTOLÓGIC E MEDICIN LEGL (PM) 1º SEMESTRE DE 2013 DISCIPLIN DE NTOMI PTOLÓGIC II (PM 002) PROGRM Patologias prevalentes e clinicamente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plno de Trblho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Hbilitção Profissionl:Técnic de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.114, DE 27 DE ABRIL DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC - Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã - SP Eixo tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SEMESTRE LETIVO

PLANEJAMENTO DO SEMESTRE LETIVO UNIVERSIDDE FEDERL D PRÍB CENTRO DE EDUCÇÃO PROGRM DE PÓS-GRDUÇÃO EM POLÍTICS PÚBLICS, GESTÃO E VLIÇÃO D EDUCÇÃO SUPERIOR MESTRDO PROFISSIONL - MPPGV Centro de Educação UFPB Castelo Branco João Pessoa/PB

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenhri de Produção Período/Módulo: 6º Período Disciplin/Unidde Curriculr: Simulção de Sistems de Produção

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plno de Trblho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Áre de conhecimento: Ciêncis d Nturez, Mtemátic e sus Tecnologis Componente Curriculr: MATEMÁTICA

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO Código: ARQ 018 Carga horária: 68 H Pré-requisito: Semestre letivo: 2019 Turma: T020000 Horário: Ter/Qui 8h50/10h40 Docente: Titulação: Gabriela

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos

Leia mais

Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica

Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná UNIVERSIDADE PR TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Bem vindos ao Curso de Engenharia Elétrica Ministério da Educação Universidade Tecnológica

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso:

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso: Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação Coração Eucarístico 1) Perfil do curso: Conforme descrito no documento "Identidade e Missão da Universidade Católica"

Leia mais

Planejamento Ano Letivo: º semestre

Planejamento Ano Letivo: º semestre UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Planejamento Ano Letivo: 2015 2º semestre Dados da Disciplina Matriz Curricular Código Nome da disciplina Carga

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012 Composição d Antonio José Dis Grç Presidente Ann Adelide Ferreir Fecury Pires Lel Representnte do corpo cdêmico dministrtivo Virgini Mri Ribeiro Mendes Representnte do corpo

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenhri de Produção Período/Módulo: 6º Período Disciplin/Unidde Curriculr: Simulção de Sistems de Produção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.601, DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer n. 168/06-CEG, que aprova o Projeto

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 3 - Engenharia Ambiental: Curso e Profissão Professor Sandro Donnini Mancini

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE R E S U L T D O F I N L PLNO DE ENSINO I IDENTIFICÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIS BIOLÓGICS E D SÚDE Curso: Enfermagem Disciplina: TCC PROJETO Carga Horária: 40 horas Módulo: 8 II EMENT Estudo das bases teóricas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plno de Trblho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verz Código: 164 Município: Plmitl Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Hbilitção Profissionl: Técnico em Contbilidde Qulificção:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA Editl PPGEA 04/2016: http://portl.ufgd.edu.br/pos-grduco/mestrdo-engenhrigricol 1.1 Conttos: Horário de tendimento d secretri: d 8 s 11 h e ds 13 s 16 h;

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA II (APM 002) PROGRAMA

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA II (APM 002) PROGRAMA UNIVERSIDDE FEDERL DE MINS GERIS FCULDDE DE MEDICIN DEPRTMENTO DE NTOMI PTOLÓGIC E MEDICIN LEGL (PM) 1º SEMESTRE DE 2014 DISCIPLIN DE NTOMI PTOLÓGIC II (PM 002) PROGRM EMENT: Patologias prevalentes e clinicamente

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.767, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais DEBI Curso de Engenharia Ambiental DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental Assunto: Atribuições do Engenheiro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plno de Trblho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Áre de conhecimento: Ciêncis d Nturez, Mtemátic e sus Tecnologis Componente Curriculr: FÍSICA

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenhri de Produção Mecânic Período/Módulo: 6º Período Disciplin/Unidde Curriculr: Simulção de Sistems

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ314 Traçado de Cidades

Programa Analítico de Disciplina ARQ314 Traçado de Cidades 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento FNB Faculdade Nazarena do Brasil REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As ACs compõem a parte interdisciplinar do curso e são realizadas por meio de atividades das

Leia mais

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ENADE - 2005 Uma Abordagem Pragmática Prof. Dr. Cláudio A. Fleury Nov-2005 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Agenda O que é? Quando será? Como é? É obrigatório? Para

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA 1 REGULAMENTO MONITORIA GOVERNADOR VALADARES/ MG 2010 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1- Conceito... 4 2- Objetivo... 4 3- Monitoria: Forma Alternativa de Trabalho Pedagógico... 4 4- Quem é o monitor da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 2001. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 2.843, DE 5 DE SETEMBRO DE 20. Define o Currículo Pleno do Curso de Engenharia de. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ,

Leia mais

SEMESTRE LETIVO DO ANO: 2 ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I - IDENTIFICAÇÃO

SEMESTRE LETIVO DO ANO: 2 ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I - IDENTIFICAÇÃO UNIDDE: CURSO DE GRDUÇÃO: Departamento de Ciências Básicas da Saúde Curso de Química Medicinal - Corrente, Curso de Farmácia - Corrente, Curso de Gestão em Saúde - Corrente SEMESTRE LETIVO DO NO: 2 NO:

Leia mais

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 GOIÂNIA, 13/11/2013 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 1 Esta apresentação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira 24/08/2015 Coorden Unidde de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrdo o Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plno de Trblho Docente 2015 Etec Profª Ermelind Ginnini Teixeir Código: 187 Município: Sntn

Leia mais

SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO.

SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. CURSO DE GRDUÇÃO: Todos os cursos SÉRIE: Todas as série SEMESTRE LETIVO DO NO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES NO: 2019 PLNO DE ENSINO D DISCIPLIN BLOCO I IDENTIFICÇÃO Código da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA P L N O UNIVERSIDDE FEDERL DO MPÁ D E T R B L H O CURSO DE LICENCITUR EM FÍSIC PROPOST DE PLNO DE ÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONDO I, II E III I N T E G R D O Macapá p 2011 PLNO DE ÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONDO

Leia mais

Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790

Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790 Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL Código Créditos Carga Horária Período Có-requisito Pré-requisito ENG 1790 4 80 72+8 (AED) 6º - ENG 4201 1. EMENTA Os recursos hídricos.

Leia mais

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital.

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital. EDITAL DC/IT 37/2018 ABRE VAGAS INTERNAS DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF PARA O 2º SEMESTRE DE 2018. O Diretor do Campus Itatiba da Universidade

Leia mais

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital.

E D I T A L. 1º As vagas e suas especificações estão definidas no Anexo I deste Edital. EDITAL DC/IT 30/2017 ABRE VAGAS INTERNAS DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. O Diretor do Campus Itatiba da Universidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO APRESENTAÇÃO DO CURSO APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. Dr. Anael Krelling 1 BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Nome do Curso: Engenharia Mecânica Eixo/Área: Engenharia/Mecânica Tipo de Curso: Curso Superior de Graduação / Bacharelado

Leia mais

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR REGRAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA GINCANA 1º Momento Interdisciplinar (MI) 31/03/2016

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR REGRAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA GINCANA 1º Momento Interdisciplinar (MI) 31/03/2016 ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR 2016-1 REGRAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DA GINCANA 1º Momento Interdisciplinar (MI) 31/03/2016 Neste semestre a Atividade Interdisciplinar do Curso de Enfermagem, tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG

REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus Presidente Prudente REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E U

Leia mais

Plano de Ação do Coordenador do Curso

Plano de Ação do Coordenador do Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Plano de Ação do Coordenador do Curso DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Engenharia

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO - ANO LETIVO 2018

CALENDÁRIO ACADÊMICO - ANO LETIVO 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI CALENDÁRIO ACADÊMICO - ANO

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA I (APM 001) PROGRAMA

DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA I (APM 001) PROGRAMA UNIVERSIDDE FEDERL DE MINS GERIS FCULDDE DE MEDICIN DEPRTMENTO DE NTOMI PTOLÓGIC E MEDICIN LEGL (PM) 1º SEMESTRE DE 2014 DISCIPLIN DE NTOMI PTOLÓGIC I (PM 001) PROGRM EMENT: Patologias prevalentes e clinicamente

Leia mais

REGULAMENTO N 02/2016 EP/FCT/CAP/UFG

REGULAMENTO N 02/2016 EP/FCT/CAP/UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA (CAP) REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (FCT) CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO RUA MUCURI, S/N, ST. CONDE

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC - Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã - SP Eixo tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger 132 ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO O Engenheiro Ambiental deverá apresentar competência

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitori de Grdução - PROGRAD Plno de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plno de Ensino é um Rscunho. Su impressão não está liberd por se trtr de um documento não

Leia mais

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE PERÍODO: 2º TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2º ANO: 2018

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE PERÍODO: 2º TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2º ANO: 2018 CRONOGRM 2º SEMESTRE - 2018 ESCOL DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLIN: Direito Constitucional II CH: 80 PROFESSOR: RTHUR MGNO E SILV GUERR PERÍODO: 2º TURNO: MNHÃ SEMESTRE: 2º NO: 2018 EMENT Organização

Leia mais

A profissão do Engenheiro

A profissão do Engenheiro { A profissão do Engenheiro (...) o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa

Leia mais

PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL III Sistema Elevatório de Água Regulamento

PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL III Sistema Elevatório de Água Regulamento PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL III Sistema Elevatório de Água Regulamento Professores de projetos: Tauana da Rosa Carlos Carballo Professores Orientadores: Tauana da Rosa Carlos Carballo Introdução As modernas

Leia mais

SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO.

SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. CURSO DE GRDUÇÃO: Todos os cursos SÉRIE: Todas as series SEMESTRE LETIVO DO NO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES NO: 2019 PLNO DE ENSINO D DISCIPLIN BLOCO I IDENTIFICÇÃO Código da

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO

CALENDÁRIO ACADÊMICO Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS PESQUEIRA CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017.1 1º Feriado nacional Confraternização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 057, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. Rotulagem de Alimentos Quinta feira 16h às 18h

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. Rotulagem de Alimentos Quinta feira 16h às 18h PROGRD 2017 CURSO DE GRDUÇÃO: Tecnologia em limentos, Farmácia, Gastronomia, Biomedicina Diurno, Biomedicina Noturno SÉRIE: 1ª., 2ª. e 3ª. SEMESTRE LETIVO DO NO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º

Leia mais

O presente edital refere-se às vagas disponíveis e as que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula.

O presente edital refere-se às vagas disponíveis e as que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula. TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS PARA VAGAS REMANESCENTES DA FAEX EDITAL A Diretor Gerl d FAEX, torn público o presente editl pr normtizr o processo de inscrições pr trnsferêncis externs pr vgs remnescentes e celebrção

Leia mais

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR 0 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA AMBIENTAL E PEDAGOGIA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIVIL (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente edital,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a)

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) GRUPO PET PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Nº05/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB

B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB I - DA DEFINIÇÃO Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares do da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.948, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de.

Leia mais