Construção de Marcas - Caso It's¹ Bruna MELO² Marília DIÓGENES³ Ms. Maria Iglê de MEDEIROS 4 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção de Marcas - Caso It's¹ Bruna MELO² Marília DIÓGENES³ Ms. Maria Iglê de MEDEIROS 4 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN"

Transcrição

1 Construção de Marcas - Caso It's¹ Bruna MELO² Marília DIÓGENES³ Ms. Maria Iglê de MEDEIROS 4 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN RESUMO Este estudo mostra o desenvolvimento da criação de uma agência de publicidade com o propósito de aplicar na prática, os conceitos de identidade visual na criação e na identificação de uma marca. Para tanto, se fez necessários estudos que viabilizaram o entendimento da criação de uma marca e da identidade visual para um cliente. desta forma, tomamos como referente a representação gráfica de diversas marcas presentes no mercado atual, comparando o uso da estética como recurso de discurso persuasivo em cada um dos casos. Por fim, a agência em desenvolvimento ganha a marca "It's" para representar seus valores sociais e mercadológicos, efetivando a proposta para conclusão e produto final do projeto. PALAVRAS-CHAVE: publicidade e propaganda; marca; agência de publicidade. 1 INTRODUÇÃO Nossa meta consiste em aplicar na prática os conteúdos referentes à disciplina Linguagem Publicitária, do 1º semestre do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, uma vez que busca aproveitar as definições e as propriedades do conceito de identidade visual e de construção de marcas. A identidade visual caracteriza-se como uma representação gráfica que expressa a identidade e o tipo de trabalho de uma empresa, ou seja, é trabalhar a marca, dandolhe formas visuais que constroem uma base para a atuação no mercado. 1 Trabalho submetido ao XXI Prêmio Expocom 2014, na Categoria Publicidade e Propaganda, modalidade Agência Jr. de Publicidade e Propaganda. 2 Aluno líder do grupo e estudante do 2º Semestre do Curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, bsmelo17@gmail.com. 3 Estudante do 2º Semestre do Curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, mariliadm_@hotmail.com. 4 Orientador do trabalho. Professor do Curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda iglemedeiros@gmail.com.

2 E, ao criá-la, deve-se realizar uma pesquisa sobre identidade visual e suas propriedades, que são a construção geométrica, a disposição do texto, as cores, a tipologia e as possíveis reduções. A identidade visual caracteriza-se como uma representação gráfica que expressa a identidade e o tipo de trabalho de uma empresa, ou seja, é trabalhar a marca, dandolhe formas visuais que constroem uma base para a atuação no mercado e, ao criá-la, deve-se realizar uma pesquisa sobre identidade visual e suas propriedades, que são a construção geométrica, a disposição do texto, as cores, a tipologia e as possíveis reduções. A construção geométrica é extremamente importante para a criação da marca, pois tem a função de preservar a forma da tipologia da mesma, de modo que, independentemente do local e da maneira que a forma seja usada, seu visual não é afetado. Outra propriedade da identidade visual é a escolha de cores para representar a marca, visto que cada uma delas tem uma influência sobre os seres humanos que é dada em virtude da existência das cores quentes e frias. Entre as cores quentes estão o vermelho, o laranja e o amarelo, e entre as cores frias estão o azul, o índigo e o violeta. O primeiro grupo é composto por cores que se destacam mais e que despertam em nós, seres humanos, os instintos mais instintivos, enquanto o último é composto por cores mais suaves e que entram em contato com nossos sentidos mais espirituais. Resumindo, cada cor tem seu significado e sua ação sobre nós, sendo necessário um estudo detalhado ao criar a marca e sua representação visual, pois a mesma tem que transmistir a personalidade da empresa. Ainda dentro das propriedades da identidade visual, estão a tipologia e as possíveis reduções da marca. A tipologia visa criar percepções a partir de diferentes tipos de letras e formatos, lembrando que para cada objetivo há um tipo de letra. Por exemplo, se o objetivo da marca é demonstrar-se como símbolo de sofisticação e elegância, as letras altas e finas com serifas serão as mais adequadas. Já a redução da marca consiste em aproveitar a parte que mais se destaca na logomarca para representá-la de maneira simples e direta. Porém, deve-se ter cuidado ao reproduzir a redução de uma marca, pois a redução demasiada dificulta sua leitura e compreensão, portanto, limites devem ser seguidos de acordo com com a qualidade de qualidade da reprodução.

3 Desse modo, o produto criado nesse projeto faz o uso de todos esses conceitos para promover uma maior eficiência visual da marca, dando-lhe uma boa aparência e demonstrando a partir dela, seus objetivos e suas características mais importantes. 2 OBJETIVO Expor a adequação prática dos conteúdos que foram ministrados em sala de aula, na disciplina de Linguagem Publicitária, resumidamente e interativamente, de maneira que todos os alunos participassem compartilhando suas experiências e apredizados através de seus respectivos projetos. 3 JUSTIFICATIVA A criação de uma marca durante o período de formação acadêmica é de extrema importância, visto que os conteúdos saem apenas da teoria, sendo transportados para a prática, o que promove um maior aprendizado. Além disso, ao desenvolvermos o projeto, fomos capazes de perceber que vários fatores geralmente ignorados no cotidiano, como o papel das cores, são de fato utilizados, desenvolvendo uma função importantíssima não só na criação da marca, mas em nosso contexto social em geral. 4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS Para a criação da marca, foram utilizados programa de recursos gráficos e o conhecimento da linguagem imagética na produção de uma marca. Para a criação do logotipo de It s o conhecimento sobre as cores foi importante visto que na publicidade elas passam informações e causam emoções em quem as vê. As cores de It s foram escolhidas com o intuito de passar firmeza e flexibilidade em seu trabalho. Além disso, sua forma arredondada ajuda a passar a ideia de empresa dinâmica, sem perder sua seriedade. As cores frias e tom pastel ajudam na disposição de emoções causadas em quem visualiza a marca. O tom de preto passa firmeza e o azul em tom pastel contrasta dando leveza ao logotipo.

4 O programa utilizado foi Adobe Illustrator CS6. 5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO A marca It's foi criada pensando em um contexto internacional. Tem Internacional Trade Show como seu nome fictício e It s como sua marca consolidada. O termo It s é um trocadilho com as iniciais de seu nome fictício e o termo em inglês que significa é isso, em tradução livre. Com referências de marcas presentes no mercado como a Nike, a Fiat e a Mc Donald's. A Nike foi utilizada como inspiração, pois sua marca incita ir mais longe e buscar novos horizontes. Tomando isso como base, observamos o estilo Nike como tão quanto incentivador. A marca propõe a promoção internacional de seus clientes, justificando o nome Internacional Trade Show em tradução livre, exposição comercial no exterior. Além disso, a empresa trabalha com os conceitos de intercâmbio, assim, seu logotipo é algo que facilita o entendimento em qualquer lugar do mundo. No processo de sinestesia e construção da marca, buscou-se passar desejos de mudança, como o de viajar, consolidar-se em grandes locais, entender de mercados diferentes e buscar novas perspectivas de trabalho para a própria marca e seus clientes. Tendo como base todos os itens acima citados, a marca foi criada e modifica chegando seu resultado final com a aparência que segue abaixo:

5 Explicando seu design, temos os conceitos aplicados. A fonte utilizada foi Bauhaus 93 modificada em curvas. A fonte e suas modificações foram utilizadas de forma a causar impacto a quem vê. Suas curvas bem marcadas e sua alta espessura passam a ideia de solidez e maleabilidade que se combinam a suas cores em tom pastel. Dando o ar de seriedade e ao mesmo tempo leveza. As cores foram escolhidas em CMYK com o propósito de a marca visualizada em web não destoar da marca visualizada em impressos. Além de que o tom azulado expressa uma das visões de viagem. A marca, como já dito, utiliza o processo de intercâmbio com as marcas de seus clientes em potencial. Tendo isso em vista, explica-se o motivo de um círculo azulado com leve sombreamento. O círculo tem a característica de denotar os limites do mundo, ao passo que o apóstrofo/corte da letra T passa a ideia de voo ou voar, como o conceito da empresa propõe. As letras T e S juntas dão a impressão de formar uma espécie de galo. Como se o apóstrofo/corte do T fosse um bico. Isso acontece tendo em vista o símbolo da publicidade, que é o galo. Lembrando, ainda, que It s é uma agência de publicidade e seu símbolo representa o anunciante. A marca vem com a proposta de ser o anunciante que anuncia internacionalmente. A fonte abaixo do termo It s é Century Gothic, uma fonte sans serif dando uma característica mais leve à marca, para que não dê a ideia de algo extremamente sofisticado, mostrando sua acessibilidade a todos os níveis de clientes. Retomando uma das características que a marca passa, seu design cheio de curvas e apenas uma de suas letras totalmente sem curvas, indica que It s contorna todos os tipos de mercados que precise, com toda sua exatidão e segurança. A marca foi criada no intuito de, ao mesmo tempo em que passa toda uma leveza e flexibilidade com seus clientes e com o que se fizer necessário, tem também segurança e precisão. 6 CONSIDERAÇÕES Ao fim, conseguimos compreender o processo de criação de uma marca e de análise da mesma, visto que chegamos a uma representação prática do que foi aprendido na teoria, desde o conceito de marca até a criação da mesma, dando origem a agência de publicidade jr. "It's".

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LUPETTI, M. Administração na publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Ed. Cenage Learning, SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira REIBEIRO, Júlio. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão.

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão. Cerveja Heineken 1 Lais Eloara Nunes 2 Camila Roberta Fernandes 3 Paulo Oliveira 4 Mérsia Alvarinho Casimiro 5 Thayne Cristina dos Santos 6 Cristiane Peixoto Nabarretti. 7 Faculdade Anhanguera de Limeira,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Web Design; Convergência; Produção Digital; Identidade Visual.

PALAVRAS-CHAVE: Web Design; Convergência; Produção Digital; Identidade Visual. Reformulação Visual do site DNA UFF 1 Sara Alencar DIAS 2 Tamires Teixeira SANTOS 3 Isadora Soares LESSA 4 Prof. Guilherme Bento de Faria LIMA 5 Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ RESUMO O seguinte

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

FAQ Escrita de Cases

FAQ Escrita de Cases FAQ Escrita de Cases 1. Sobre o que escrever um case e com qual foco? Sua EJ poderá escrever cases de sucesso ou insucesso que tenha trazido muito aprendizado e superação, ou seja, cases distintos da realidade

Leia mais

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 1 Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Alessandra Oliveira ARAÚJO 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

Ilustrações para a campanha publicitária dos Irmãos Green. 1

Ilustrações para a campanha publicitária dos Irmãos Green. 1 Ilustrações para a campanha publicitária dos Irmãos Green. 1 Julia Camargo CALLEGARI 2 Gabriel Muller SPACH 3 Gabriela Antunes SCHETTERT 4 Juliana Beltrão VENERI 5 Pamela Raquel Bruch GROFF 6 Renato BUIATTI

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL: Publicidade e Propaganda Código: 12 3.Modalidade(s): Bacharelado x Licenciatura

Leia mais

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 Filipe FREIBERGER 2 Rafaello Furlani DESTÉFANI 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A presença

Leia mais

Anúncio sobre o uso consciente do elevador 1

Anúncio sobre o uso consciente do elevador 1 Anúncio sobre o uso consciente do elevador 1 Ana Clara TELMO 2 Carolina FORLÉO 3 Raíza JASPER 4 Fábio HANSEN 5 Escola Superior de Propaganda e Marketing, Porto Alegre, RS RESUMO Hoje, fala-se da importância

Leia mais

É um prazer ter você como cliente da Agência WX.

É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Seja bem vindo! É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Agência WX Somos uma equipe jovem e dedicada que procura se comunicar com o cliente de forma clara e objetiva. Agora que vamos trabalhar

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

Somos Únicos, Porém Iguais 1

Somos Únicos, Porém Iguais 1 Somos Únicos, Porém Iguais 1 Juliana ZACARIAS 2 Cris Ávila DIAS Daniel de MELO Edson SOARES Fábio SIMÕES Guilherme PANGNOTTA Lorena FERREIRA Mariana MARTINO Nayni CORALINE 3 Paula GUEDES Lamounier LUCAS

Leia mais

Cartão de Visitas Serraria Werner 1. Camila Aparecida SCHMITT 2 Vinicius Rudolfo Koffke 3 Carlos Alberto Silva 4 Roberta Del-Vechio 5

Cartão de Visitas Serraria Werner 1. Camila Aparecida SCHMITT 2 Vinicius Rudolfo Koffke 3 Carlos Alberto Silva 4 Roberta Del-Vechio 5 Cartão de Visitas Serraria Werner 1 Camila Aparecida SCHMITT 2 Vinicius Rudolfo Koffke 3 Carlos Alberto Silva 4 Roberta Del-Vechio 5 FURB Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO O presente

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Índice

Manual de Identidade Visual. Índice Índice Introdução Concepção Proporção da identidade visual Limite de redução Cores institucionais Tipografia institucional Versão de assinatura Cores Fundos coloridos Papelaria Aplicação em ícone para

Leia mais

DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional. Aula 2

DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional. Aula 2 DE LA CLASE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO DCC/DCM Internacional Aula 2 Módulo 1 Formação de Agências Aula 2 Profa. Tamara Guaraldo MÓDULO 1 DO CURSO DA CLASSE AO MERCADO 2015 Quintas-feiras SALA 17

Leia mais

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012 Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré Marketing - Fevereiro de 2012 A PROPOSTA Com o passar do tempo, as empresas conquistam espaço no mercado em que atuam e tornam-se mais conhecidas e respeitadas.

Leia mais

Guindastes Constâncio: Outdoor Triplo 1

Guindastes Constâncio: Outdoor Triplo 1 Guindastes Constâncio: Outdoor Triplo 1 Valério ALVES 2 Deivi Eduardo OLIARI 3 Márcia Regina ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO O Outdoor é uma mídia de

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Memorial Descritivo. Portfólio Acadêmico Online

Memorial Descritivo. Portfólio Acadêmico Online Faculdade de Tecnologia SENAC Memorial Descritivo Portfólio Acadêmico Online Projeto Integrador do Módulo 1 Produção Multimídia Por Irene Coelho 09 de maio de 2014 Sumário 1. Introdução pág.01 2. Objetivos

Leia mais

Ensaio Fotográfico Elisetes 1. Diego Henrique COUTO 2 Israel Vinicius da SILVA 3 Lamounier Lucas PEREIRA JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva

Ensaio Fotográfico Elisetes 1. Diego Henrique COUTO 2 Israel Vinicius da SILVA 3 Lamounier Lucas PEREIRA JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva Ensaio Fotográfico Elisetes 1 Diego Henrique COUTO 2 Israel Vinicius da SILVA 3 Lamounier Lucas PEREIRA JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva RESUMO Ao planejar um ensaio, é importante pensar em todos

Leia mais

Editorial de Moda: Anos 60 1

Editorial de Moda: Anos 60 1 Editorial de Moda: Anos 60 1 Lucas Paiva de OLIVEIRA 2 Rosana Vilanova LACERDA 3 Paola Monteiro CORRÊA 4 Gabriella Grendene ZANCHI 5 Renata STODUTO 6 Centro Universitário Metodista do IPA, Porto Alegre,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Definições de Interesse... 03 Conceito... 04 Desenho... 06 Cores... 07 Tipografia... 08 Uso Incorreto da Marca... 09 Redução da Marca... 10 Versões Monocromáticas...

Leia mais

TIPOGRAFIA. Seguem-se alguns exemplos de tipografia forte, fraca, de oportunidade e e ameaçadoras para as respectivas empresas.

TIPOGRAFIA. Seguem-se alguns exemplos de tipografia forte, fraca, de oportunidade e e ameaçadoras para as respectivas empresas. TIPOGRAFIA As letras, tal como as árvores aparecem por elas próprias e quando as letras se juntam, lutam por espaço, pelo direito de serem reconhecidas, de serem lidas - Erik Spiekermann A tipografia é

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Técnicas de Exposição de Produtos CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Cavalcanti

Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Cavalcanti Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Técnicas de Pesquisa Técnica: Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Ponto e Vírgula Propaganda. Case: Tropel 1

Ponto e Vírgula Propaganda. Case: Tropel 1 Ponto e Vírgula Propaganda. Case: Tropel 1 Gabriel Moreira PAIVA 2 Vanessa Sant Ana COSTA 3 Uyacan Felipe MUNIZ 4 Camila CRAVEIRO 5 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO RESUMO Quando os clientes

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA Carlos Eduardo Carvalho Cruz Eduardo Borges Ferreira Rudiney Cordeiro Cardoso 1 Resumo: O presente trabalho trata de um estudo de caso com foco na campanha da

Leia mais

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Krislaine KUCHENBECKER 2 Nathália V. da SILVA 3 Gabriela Alexander ZABOENCO 4 Venilton REINERT 5 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 6 Universidade Regional de Blumenau, FURB,

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design Uma das empresas de comunicação e marketing mais destacadas de Ottawa, Canadá, o gordongroup oferece um design premiado para uma oferta completa de produtos de comunicação de identidades

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET WEBSITE MUNDO MULHER GABRIELA DE SOUZA DA SILVA LUANA MAIARA DE PAULA SILVA

Leia mais

Ana Paula Tinoco da SILVA 3

Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Anúncio impresso desenvolvido para a ONG Projeto Reconstruir 1 Adair Fernandes dos Santos JÚNIOR 2 Ana Paula Tinoco da SILVA 3 Geislane DIAS Ingrid Nayara RODRIGUES Leandro GUIMARÃES Lucas CORDEIRO Priscila

Leia mais

Adm. Walter Martins Júnior CRA/PR 15.063. Como apresentar? Monografia Artigo Trabalhos

Adm. Walter Martins Júnior CRA/PR 15.063. Como apresentar? Monografia Artigo Trabalhos Adm. Walter Martins Júnior CRA/PR 15.063 Como apresentar? Monografia Artigo Trabalhos APRESENTAÇÃO BÁSICA A apresentação deve compreender de forma sucinta os seguintes itens: Nome do aluno; Curso; Tema

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação... 3 Iniciando o CorelDRAW X3... 4 Componentes... 5 Barra de Menus... 6 Barra Padrão...

Leia mais

Campanha ONG Animais 1

Campanha ONG Animais 1 Campanha ONG Animais 1 Bruna CARVALHO 2 Carlos VALÉRIO 3 Mayara BARBOSA 4 Rafaela ALVES 5 Renan MADEIRA 6 Romulo SOUZA 7 Marcelo PRADA 8 Paulo César D ELBOUX 9 Faculdade Anhanguera Santa Bárbara, Santa

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

Lançamento Agência Stamina: o Tesouro Perdido 1

Lançamento Agência Stamina: o Tesouro Perdido 1 Lançamento Agência Stamina: o Tesouro Perdido 1 Yuri HORIGUCHI 2 Mariana MENEZES 3 Vanessa SIMÕES 4 Manuela CORRAL 5 Centro Universitário do Pará, CESUPA Resumo A Agência Stamina, especializada em ações

Leia mais

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1

Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Apresentação do Website Diário Manezinho: Notícias sobre a Ilha e a região 1 Ana Carolina Fernandes MAXIMIANO 2 Bruno da SILVA 3 Rita de Cássia Romeiro PAULINO 4 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

Portfólio Desenvolvimento de Trabalho

Portfólio Desenvolvimento de Trabalho Desenvolvimento de Trabalho Apis significa abelha. Mas isso você encontra em qualquer dicionário. O que você precisa mesmo saber é o que leva uma agência de comunicação a escolher Apis como seu nome. Em

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

Papeis que lembram 1

Papeis que lembram 1 Papeis que lembram 1 Clayton PEREIRA 2 Wictor FARIAS 3 Fábio SANTOS 4 Paola CORTEZI 5 Paulo VALIENGO 6 Centro Universitário Monte Serrat Unimonte, Santos/SP RESUMO Através do Projeto Papeis que lembram,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!!

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! Incrivel método para ganhar esse dinheiro todo mês www.jrceducprof.com.br (65)3637-8918 www.joserobertocesario.com.br/ganhe50milreaispormes.htm PROJETO: Além do mais, com este

Leia mais

BLOG CONVERGÊNCIA DIGITAL E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: SOCIALIZANDO CONHECIMENTO 1

BLOG CONVERGÊNCIA DIGITAL E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: SOCIALIZANDO CONHECIMENTO 1 BLOG CONVERGÊNCIA DIGITAL E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: SOCIALIZANDO CONHECIMENTO 1 Juliana BULHÕES Alberto Dantas 2 Juciano de Sousa LACERDA 3 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN RESUMO

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

Identidade Corporativa e Manual de Padronização da Marca. Última atualização do documento: 2012

Identidade Corporativa e Manual de Padronização da Marca. Última atualização do documento: 2012 Identidade Corporativa e Manual de Padronização da Marca Última atualização do documento: 2012 Seja bem-vindo Índice Bem-vindo ao Manual de Padronização de Marca Rely O que é marca? Princípios de implementação

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO Analine Bueno Scarcela Cuva Faculdade da Alta Paulista, Tupã/SP e-mail: analine.bueno@gmail.com Pôster Pesquisa Concluída Introdução Toda disciplina

Leia mais

RESUMO. Campanha Spotify 1

RESUMO. Campanha Spotify 1 Campanha Spotify 1 Lucas Beltrão RODRIGUES 2 Giovana Paes MONACO 3 Tereza Jurema ESTEVES 4 Rodrigo Duguay da Hora PIMENTA 5 Faculdade Boa Viagem Devry, Recife, PE RESUMO No presente trabalho, será apresentada

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

Centro de Cidadania Casa do Ancião 1

Centro de Cidadania Casa do Ancião 1 Centro de Cidadania Casa do Ancião 1 Alexandre Soares da SILVA 2 Gabriel dos Santos BRITZKE 3 Higor Machado de ANDRADE 4 Jardel Bispo RODRIGUES 5 Leandro Henrique de Assis SILVA 6 Mayara Lira de OLIVEIRA

Leia mais

AULA 2 15/02/11 O PROJETO DE PESQUISA

AULA 2 15/02/11 O PROJETO DE PESQUISA AULA 2 15/02/11 O PROJETO DE PESQUISA 1 O PROJETO Algumas escolas exigem que os alunos elaborem o chamado projeto de pesquisa ou projeto de monografia ao iniciarem o período final do curso, o que, na maior

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ilustração; formandos; convite; formatura.

PALAVRAS-CHAVE: Ilustração; formandos; convite; formatura. A Sina dos Traços: ilustração para o convite de formatura do curso de Publicidade e Propaganda. 1 Paulo César V. STECANELLA 2 Breno INFORZATO 3 Marília DURLACHER 4 Eloise SCHMITZ 5 Juliana Zanini SALBEGO

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Andréia Santos da SILVA 2 Tiago da Cruz Carvalho CALADO 3 Ítala Clay de Oliveira FREITAS 4 Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM RESUMO Desenvolvido por

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão Interface Homem-Computador Aula: Percepção Visual e de Cores - Parte I Professor: M.Sc. Flávio Barros flathbarros@gmail.com Conteúdo Percepção Visual e de

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Marcas e Logos. O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2

Marcas e Logos. O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2 CPG LOGOTIPO CPG 1 Marcas e Logos O bem mais valioso de uma empresa. CPG 2 História do Logo - Objetivo Identificar uma casa comercial Identificar serviço ou ramo de atividade Mostrar alguma característica

Leia mais

Pesquisa Mercadológica 1. Laíse PEDROSO 2 Tatyanna BRAGA 3 Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Pesquisa Mercadológica 1. Laíse PEDROSO 2 Tatyanna BRAGA 3 Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF Pesquisa Mercadológica 1 Laíse PEDROSO 2 Tatyanna BRAGA 3 Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF RESUMO Os restaurantes Houston e The Plates são famosos na capital por seu diferencial temático.

Leia mais

Análise sobre projeto Passo Certo

Análise sobre projeto Passo Certo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS Disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais Professor Dr. José Aires de Castro Filho Análise sobre projeto Passo

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL

ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL ENXERGUE O DEFICIENTE VISUAL Rafael SOARES Emílio MANSUETO Filipe BAXTER Rafael STANGHERLIN Paulo FALABELLA (professor orientador) Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH, Belo Horizonte, MG Resumo:

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

AUPP/UNISANTA Agência Universitária de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília 1

AUPP/UNISANTA Agência Universitária de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília 1 AUPP/UNISANTA Agência Universitária de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília 1 Igor Vilchez Ramos GOMES 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP RESUMO A Agência Universitária

Leia mais

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Curso de Sistemas de Informação Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Professora: Germana Rolim Semestre 2010.2 Agenda 1. Sistemas de Informação 2. Conceitos de Dados, Informação

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

FUJIFILM FinePix 1 RESUMO

FUJIFILM FinePix 1 RESUMO FUJIFILM FinePix 1 Bruna Karen Theodoro de SOUZA 2 Bruna Lais SILVA 3 Daiana MÜLLER 4 Daiane Alves Vila Nova RODRIGUES 5 Marcos Sérgio da Silva SARAIVA 6 Ronaldo Santana dos SANTOS 7 Edson PAIVA 8 Centro

Leia mais

Case revista Magis, o mais e o melhor da Unisinos

Case revista Magis, o mais e o melhor da Unisinos Case revista Magis, o mais e o melhor da Unisinos Definição do termo Magis Palavra latina que significa mais, é fundamental na espiritualidade inspirada em Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR INTRODUÇÃO Raquel de Oliveira Nascimento Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). E-mail: raquel.libras@hotmail.com

Leia mais

O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo,

O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo, O Alma é um projeto educacional que busca olhar e cuidar da sua fotografia como um todo, do clique ao post: técnica, fluxo de trabalho, estilo, pós-produção, referências, precificação, atendimento ao cliente,

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Varal da Mamãe 1. PALAVRA-CHAVE: fotografia publicitária; mãe; moda infantil; Chicletaria.

Varal da Mamãe 1. PALAVRA-CHAVE: fotografia publicitária; mãe; moda infantil; Chicletaria. Varal da Mamãe 1 Lucelaine Lima de SOUZA 2 Elizandra DUARTE 3 Larissa Neves de Jonas BASTOS 4 Nícolas Carrelo CABRAL 5 Elton Tamiozzo de OLIVEIRA 6 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. RESUMO

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais